Miriam Marques Leal

Possui graduação em Pedagogia e especialização em "Supervisão e Administração Escolar" e em "Currículo e Prática Educativa" . É professora de Didática e Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia no curso de Ciências Biológicas. Foi Assessora das Licenciaturas e atualmente é Assessora de Estágio Supervisionado, Prática como Componente Curricular, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares na Coordenação de Ensino da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Goiás e foi membro do Grupo de Trabalho do Estágio Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares da Pró-Reitoria de Graduação da UEG. É mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás.

Informações coletadas do Lattes em 18/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias

2017 - 2019

Universidade Estadual de Goiás
Título: CURRÍCULO E IDENTIDADE NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA/2011 DO CÂMPUS CSEH - UEG,Ano de Obtenção: 2019
Drª. Iria Brzezinski.Setores de atividade: Educação.

Especialização em Currículo e Prática Educativa

2000 - 2002

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Especialização em Administração Escolar e Supervisão

1989 - 1990

Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA
Título: Não era exigida na época

Graduação em Pedagogia

1977 - 1980

Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA

Formação complementar

2008 - 2008

Extensão universitária em Formação Pedagógica na Educação Superior. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

Organização de eventos

LEAL, Miriam Marques . I Curso de Formação para Coordenadores e Coordenadoras de Curso. 2017. (Outro).

LEAL, Miriam Marques . II ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E ASSESSORES PEDAGÓGICOS: ORIENTAÇÕES A CERCA DO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR. 2016. (Outro).

LEAL, Miriam Marques . II Encontro de Formação Continuada de Coordenadores e Assessores Pedagógicos: Orientações acerca do Desenvolvimento Curricular. 2016. (Outro).

LEAL, Miriam Marques . 2º Ciclo de Debates sobre o Estágio Supervisionado na UEG. 2015. (Outro).

LEAL, Miriam Marques . 3º Ciclo de Debates sobre o Estágio Supervisionado na UEG. 2015. (Outro).

LEAL, Miriam Marques . 1º Ciclo de Debates sobre o Estágio Supervisionado na UEG. 2013. (Outro).

LEAL, Miriam Marques . V EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino. 2013. (Congresso).

LEAL, Miriam Marques . IV EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino. 2011. (Congresso).

Participação em eventos

IX Encontro de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação da Universidade Estadual de Goiás. 2019. (Encontro).

Aula Inaugural do Estágio - Câmpus Quirinópolis - UEG.Estágio Supervisionado: significados e saberes da profissão docente frente as relações entre Universidade e Escola. 2018. (Encontro).

Conferência Estadual de Goiás (COEEG/2018) ? etapa preparatória para a III Conferência Nacional de Educação (CONAE). 2018. (Congresso).

I Seminário Internacional de Educação Superior. 2018. (Seminário).

IIV EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino. 2017. (Encontro).

IV CEPE - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. A Constituição da Profissionalidade e do profissionalismo Docente: Percepções dos Egressos do Curso de Pedagogia - Câmpus CSEH - UEG. 2017. (Congresso).

IV Selt - Seminário de Educação e Linguagens em Perspectivas Críticas.A Constituição da Profissionalidade e do profissionalismo Docente: Percepções dos Egressos do Curso de Pedagogia - Câmpus CSEH - UEG. 2017. (Seminário).

XII Colóquio da Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais. 2017. (Seminário).

30 Anos do Curso de História.Partícipe do quadro docente do curso. 2016. (Encontro).

4 Ciclo de Debates do Grupo de Trabalho de Estágio, Trabalho de Curso(TC) e Atividades Complementares (AC).Políticas e Parâmetros para Cálculo de Carga Horária de TC e AC. 2016. (Seminário).

2 Ciclo de Debates sobre o Estágio Supervisionado na UEG.Diretrizes Básicas para o Estágio Supervisionado nos Cursos de Graduação da UEG. 2015. (Seminário).

3 Ciclo de Debates sobre o Estágio Supervisionado na UEG.Parâmetros para Cálculo de Carga Horária de Professor de Estágio. 2015. (Seminário).

I Seminário de Estágio do Curso de Letras- Campus: São Luís de Montes Belos.A importância e a concepção do Estágio Supervisionado na UEG. 2015. (Seminário).

VI EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensnio. 2015. (Encontro).

XXII Simpósio da Faculdade de Educação/UFG.ST 5 Os estágios nas licenciaturas: formação de professores e trabalho docente. 2015. (Simpósio).

I ELU - I Encontro das Licenciaturas UnUCET e XIV Encontro de Matemática. 2014. (Encontro).

1 Ciclo de Debates sobre o Estágio Supervisionado na UEG - Cursos de Bacharelado e Superiores de Tecnologia lICE.As normatizações do Estágio Supervisionado na UEG. 2013. (Encontro).

1 Ciclo de Debates sobre o Estágio Supervisionado na UEG - Cursos de Licenciatura.As normatizações do Estágio Supervisionado na UEG. 2013. (Encontro).

Ciclo de Debates sobre Formação de Professores na UFG. 2013. (Encontro).

V EDIPE. 2013. (Encontro).

II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 2011. (Seminário).

I Seminário de Estágio do Curso de Pedagogia na UEG - Unidade Universitária de São Luis de Montes Belos.O Estágio no Curso de Pedagogia: uma reflexão necessária. 2011. (Seminário).

IV Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino. 2011. (Encontro).

Seminário: Problematizando o Conceito de Didática e seu Campo Investigativo e Profissional. 2011. (Seminário).

Semana de Planejamento Pedagógico da Universidade Estadual de Goiás- Unidade Universitária de Jataí.Currículo e Práticas Educativas. 2010. (Encontro).

III Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino - EDIPE. 2009. (Seminário).

II Semana de Ciências Biológicas - "Biólogo em Ação"- Faculdade Anhanguera de Anápolis.A Didática e suas Dimensões na Prática Educativa. 2009. (Encontro).

Palestra: "Planejamento e Metodologia de Ensino na Universidade". 2009. (Encontro).

XVIII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação-UFG.(Des) estímulo à Docência na Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UNUCET - da UEG em Anápolis. 2009. (Simpósio).

Grupo de Trabalho de Estágio nas Licenciaturas na UnCETC E UnUCSEH.O Estágio nas Licenciaturas na UnUCET e UnUCSEH. 2008. (Encontro).

I Encontro de Coordenadores - Coordenar: Ação, Atitude, Legislação e Rotina. 2008. (Encontro).

Jornada Coletiva - Estreitando Laços" Pró-reitoria de Graduação e UnUCET.Estreitando Laços -PrG E UnUCET. 2008. (Encontro).

1 Encontro Nacional de Coordenadores Pedagógicos da RSE - O coordenado r pedagógico e sua prática reflexiva. 2007. (Congresso).

Encontro de Educadores da Rede Salesoana de Escolas. 2006. (Encontro).

I Jornada de Educação e Ciências Sociais do ISE/UniEVANGÉLICA.Metodologia para Aulas Práticas de Temas em Ciências e Biologia. 2005. (Encontro).

Encontro Pedagógico de 2003. 2003. (Encontro).

I Encontro para Estudos Didáticos Pedagógicos da Docência Universitária.Importância da Formação Didático Pedagógica do Docente Universitário. 2002. (Encontro).

I Encontro para Estudos Didáticos Pedagógicos da Docência Universitária. 2002. (Encontro).

II Encontro de Desenvolvimento Curricular da Universidade Estadual de Goiás. 2002. (Encontro).

X Encontro de Biologia.Desafios do Biólogo na Educação. 2002. (Encontro).

XI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2002. (Congresso).

Congresso Pensar XXI. 2001. (Congresso).

IX Encontro de Biologia da Universidade Estadual de Goiás.Educação e Pesquisa. 2001. (Encontro).

I Seminário Institucional sobre Formação de Professores e Política Institucional da UEG. 1999. (Encontro).

I Encontro de Atualização em Metodologia do Ensino Superior. 1998. (Encontro).

I Seminário Institucional sobre Formação de Professores e Política Institucional da Universidade Estadual de Anápolis. 1998. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Érica Puglise e Tais Louis Quinan

LEAL, Miriam Marques. A escolha do livro didático: um saber necessário ao professor moderno. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Querem Hapuque de Oliveira Santana

LEAL, Miriam Marques; BRZEZINSKI, I.. Diálogos com Walter Benjamim sobre brinquedos e brincadeiras infantis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Érica de Barros Silva

TIRADENTES, Cibele Pimenta; OLIVEIRA, V. L. C.;LEAL, Miriam Marques. Ensino de Biologia por Investigação no Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Lorena Araújo Agra Alvarenga

TIRADENTES, Cibele Pimenta;LEAL, Miriam Marques; OLIVEIRA, V. L. C.. O ensino de Biologia por meio investigativo: possibilidades de intervenções em sala. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Ludmyla dos Santos Cabral Ferreira

CAMPOS, E. S.;LEAL, Miriam Marques; OLIVEIRA, G. L.. Propor e testar um jogo didático para favorecer o ensino de Biologia nas turmas da 2ª série do Ensino Médio numa escola da rede pública em Anápolis ? GO.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Conrado Moreira Rodrigues de Araujo

TIRADENTES, Cibele Pimenta;LEAL, Miriam Marques; PEREIRA, R. D.. Especialização de gestores SEDUC ? GO. As percepções de gestores em relação a formação continuada vivenciada, as tecnologias e mídias utilizadas na educação a distância e a possibilidade de um novo olhar na sua prática de gestão escolar.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Marília Carvalho Silva

LEAL, Miriam Marques; OLIVEIRA, V. L. C.. A Influência da mídia sobre questões relacionadas ao sexo em alunos do Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Aline de Jesus Martins

LEAL, Miriam Marques; OLIVEIRA, V. L. C.; TIRADENTES, Cibele Pimenta. Representação social de alunos da rede estadual de educação sobre doenças sexualmente transmissíveis - Anápolis Goiás. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Raphael Borges Gertrudes

LEAL, Miriam Marques; TIRADENTES, Cibele Pimenta. A educação e as possibilidades de Inclusão de deficientes visuais:material didático pedagógico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Raíza Caroline Soares da Cruz

LEAL, Miriam Marques; TIRADENTES, Cibele Pimenta. Docentes superiores da Universidade Estadual de Goiás - UnUCET - Anápolis e a Síndrome de Burnout. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Gioás.

Aluno: ANNY SUELLEN TAVARES DE CARVALHO

LEAL, Miriam Marques; ALMEIDA, Cláudio Magalhães; PAULO, P. O.. Mensuração dos conteúdos de evolução e geociências em livros didáticos do ensino médio adotados pela rede pública do Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Gioás.

Aluno: Aline Santana de Souza

CAMPOS, E. S.; OLIVEIRA, V. L. C.; LEAL, M. M.;LEAL, Miriam Marques. Análise sobre a utilização e produção de recursos tecnológicos por professores de Biologia das principais escolas públicas estaduais da cidade de Anápolis-GO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Gioás.

Aluno: Jéssica Tatiana da Silva Fonseca

LEAL, Miriam Marques. Análise do ensino de Biologia Evolutiva e o perfil dos alunos deste conteúdo em escolas do Ensino Médio de Anápolis - GO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Franciele Modesto de Souza

LEAL, Miriam Marques. Percepção do nível de conhecimento sobre drogas dos alunos do Ensino Médio de uma escola da zona rural do distrito de Interlândia - Anápolis - GO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Rafael Bezerra Oliveri

LEAL, Miriam Marques. Proposta de um jogo pedagógico para construção do conhecimento em Ciências. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Jessyka Mayara Machado Ribeiro

LEAL, Miriam Marques. Utilização de modelos didáticos no ensino de Botânica e suas implicações no processo de ensino aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Karen Cristina Rodrigues Medeiros

LEAL, Miriam Marques. Análise da eficiência da utilização de um modelo didático para o ensino de Genética. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Lanusse Andrade Fernandes

LEAL, Miriam Marques. Utilização de moldes de papel no ensino-aprendizagem de amplificação de DNA pela técnica de PCR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Janaino Pereira de Melo e Ruben valdo Lopes Rocha

LEAL, Miriam Marques. Percepção ambiental dos acadêmicos dos períodos inicial e final dos cursos de graduação da UEG: UnUCET. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Camila Costa da Silveira

LEAL, Miriam Marques. A inclusão de alunos com síndrome de Dow: Percepção dos agentes educacionais na rede estadual no município de Goiânia - GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Cristina Akemi Murayama e Rahyane Nôleto Pereira

LEAL, Miriam Marques. Análise qualitativa do conteúdo referente à Evolução em livros didáticos de volume único de Biologia do Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Keila Cristina Dias

LEAL, Miriam Marques. O uso do software Graphequation para o ensino de funções. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Mel de Oliveira Duarte

LEAL, Miriam Marques. Genética e ética: Levantamento de opiniões entre alunos de escola pública e particular no município de Goiânia - GO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Bilenjiany Eduarda Coutinho Carneiro

LEAL, Miriam Marques. Proposta de jogo didático para complementação dos conteúdos de replicação e transcrição do DNA para alunos do Ensino Médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Débora Silva Cintra

LEAL, Miriam Marques. O uso da régua e do compasso para confeccionar caixas de presente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Sidney Alvarenga Neto

LEAL, Miriam Marques. Produção de uma ferramenta didática no ensino de Citogenética. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Paulo Henrique C

LEAL, Miriam Marques. Rodrigues e Paulo Vinícius Santos.Análise do Conteúdo referente à Genética e Biologia Molecular em livros didáticos do Ensino Médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Johélia de Paula Alves Cavalcante e Magaly Jeane Freire

LEAL, Miriam Marques. Educação inclusiva: visão dos professores em relação ao processo de inclusão de deficientes auditivos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Vanessa Oliveira Gonçalves

LEAL, Miriam Marques. A importância dos recursos didáticos no ensino de Biologia para deficientes visuais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Elisângela Rabelo Nunes e Mayanna Rodrigues Bernardes

LEAL, Miriam Marques. O ensino direcionado para portadores de transtorno de défict de atenção e hiperatividade (TDAH). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Ana Regina Dalmaschio e Carla Julia de Oliveira Letti

LEAL, Miriam Marques. O erro cometido pelo aluno na avaliação escolar sob o ponto de vista do aluno e do professor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Marcel José Alves Gonçalves Taucci Marques

LEAL, Miriam Marques. O livro didático- Uma abordagem crítica de alguns critérios do ensino de Paleontologia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Marine Souza Lima

LEAL, Miriam Marques. Levantamento do material didático utilizado pelos docentes de Biologia que atuam na cidade de Anápolis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Rejane Cristina de Faria Silveira

LEAL, Miriam Marques. Os conflitos inerentes à adolescência no processo ensino-aprendizagem de Química. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Gislane Silvério Neto Barreto

LEAL, Miriam Marques. O papel dos jogos lúdicos no ensino de Química. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Bruno Vinicius Alves de Oliveira

LEAL, Miriam Marques. Uma avaliação do comportamento sexual sob a ótica adolescente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Fernanda Neiva Uto e Lorena Lemes Martins

LEAL, Miriam Marques. Análise qualitativa sobre aprendizagem ficológica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Ana Paula de Souza e Fernada Cabral Nascimento

LEAL, Miriam Marques. A importância das aulas práticas no ensino de Ciências com sugestões de atividades práticas que utilizam materiais alternativos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Flávia Bittencourt da Cunha

LEAL, Miriam Marques. Principais dificuldades do processo ensino-aprendizagem de Biologia nas escolas da rede pública de Anápoils. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Simone Lie Sugawara

LEAL, Miriam Marques. Aplicação metodológica do computador no ensino de Ciências. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Orientou

Marília Carvalho Silva

A influência da mídia sobre questões relacionadas ao sexo em alunos do ensino médio; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Aline Santana de Souza

ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS POR PROFESSORES DE BIOLOGIA DAS PRINCIPAIS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Ludmyla dos Santos Cabral Ferreira

Propor e testar um jogo didático para favorecer o ensino de Biologia nas turmas da 2ª série do Ensino Médio numa escola da rede pública em Anápolis ? GO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Miriam Marques Leal;

Marília Carvalho da Silva

A Influência da mídia sobre questões relacionadas ao sexo em alunos do Ensino Médio; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Miriam Marques Leal;

Aline Santana de Souza

Análise sobre a utilização e produção de recursos tecnológicos por professores de Biologia das principais escolas públicas da cidade de Anápolis- Go; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Gioás; Orientador: Miriam Marques Leal;

Rafael Bezerra Olivieri

Proposta de um jogo pedagógico para a construção do conhecimento em Ciências; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Miriam Marques Leal;

Cristina Akemi Murayama e Rahyane Nôleto Pereira

Análise qualitativa do conteúdo referente à Evolução nos livros didáticos de volume único de Biologia de Ensino Médio; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Miriam Marques Leal;

Paulo Henrique C

Rodrigues e Paulo Vinícius Santos; Análise do conteúdo referente à genética e Biologia Molecular em livros didáticos do Ensino Médio; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Miriam Marques Leal;

Vanessa Oliveira Gonçalves

A impotância dos recursos didáticos no ensino de Biologia para deficientes visuais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Miriam Marques Leal;

Elisângela Rabelo Nunes e Mayanna Rodriges Bernardes

O ensino direcionado para portadores de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Miriam Marques Leal;

Johélia de Paula Alves Cavalcante e Magaly Jeane Freire

Educação inclusiva: visão dos professores em relação ao processo de inclusão de deficientes auditivos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Miriam Marques Leal;

Marcel José Alves Gonçalves Taucci Marques

Uma abordagem crítica de alguns critérios do ensino de Paleontologia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Miriam Marques Leal;

Ana Regina Dalmaschio e Carla Julia de Oliveira Letti

O erro cometido pelo aluno na avaliação escolar sob o ponto de vista do aluno e do professor do ensino superior do curso de Ciências Biológicas da UnUCET-UEG-Anápolis; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Miriam Marques Leal;

Ana Paula de Souza e Fernanda Cabral Nascimento

A importância das aulas práticas para o ensino de Ciências com sugestões de atividades práticas que utilizam materiais alternativos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Miriam Marques Leal;

Flávia Bittencourt da Cunha

Principais dificuldades do processo ensino-aprendizagem de Biologia nas escolas da rede pública de Anápolis; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Miriam Marques Leal;

Produções bibliográficas

  • LEAL, Miriam Marques ; BRZEZINSKI, I. . A constituição da profissionalidade e do profissionalismo docente - percepções a dos egressos do curso de pedagogia - CCSEH - UEG. Brazilian Applied Science Review , v. 3, p. 333-342, 2019.

  • FERNANDES, LANUSSE ; SANTO, CRISTIANE ; LEAL, MIRIAM ; CALDEIRA, ANDRÉIA ; AYRES, FLÁVIO . USO DE MOLDES DE PAPEL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE AMPLIFICAÃ?Ã?O DE DNA PELA TÃ?CNICA DE PCR. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA , v. 15, p. 1413-1420, 2018.

  • LEAL, Miriam Marques ; BRZEZINSKI, I. . A Constituição da Profissionalidade e do Profissionalismo Docente - Percepções dos Egressos do Curso de Pedagogia - CCSEH ? UEG. Anais do IV Congresso Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG â013 (CEPE) , v. V.4, p. 1-10, 2018.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Goiás, Estadual, Unidade de Ciências Exatas e Tecnológicas. , BR 153 Km 98, Arco Verde, 75001970 - - Brasil, Telefone: (62) 33281160, URL da Homepage:

Experiência profissional

1999 - Atual

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: rti, Carga horária: 40

1991 - 1998

Universidade Estadual de Anápolis

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo Comissionado, Carga horária: 16

1977 - 2007

Colegio Auxilium

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 30

Outras informações:
Durante este período exerceu as funções de Professora do Ensino Fundamental e Coordenadora Pedagógica das Séries Iniciais do Ensino Fundamental