Deivison Venicio Souza
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2008), Mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2011) e Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2020). No período de 2009 a 2011 exerceu o cargo de Analista Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará, na Gerência de Projetos Agrossilvipastoris (GEPAF), com atuação direta na etapa de análise técnica, para fins de licenciamento ambiental, de Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), Projetos de Desbastes e Reflorestamento e Supressão Florestal. Desde 2011 é professor da Faculdade de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira, Pará. É responsável por ministrar as disciplinas Estatística Básica, Dendrometria, Experimentação Florestal e Inventário Florestal, integrantes do desenho curricular do Curso de Graduação em Engenharia Florestal. Tem experiência na área de Gestão e Manejo dos Recursos Florestais, com ênfase em Silvicultura de Florestas Naturais, Inventário Florestal e Mensuração Florestal. Atualmente, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC) da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Campus Altamira, responsável pela disciplina Estatística Computacional. Seus interesses científicos incluem o uso da inteligência artificial e visão computacional na conservação da biodiversidade (com ênfase na flora Amazônica explorada comercialmente) e emprego de técnicas de aprendizado de máquina na modelagem preditiva de variáveis biométricas, com uso das Linguagens R e Python. Além disso, tem atuado em projetos sustentáveis com ênfase em inventário e manejo florestal de produtos não madeireiros, estruturação e fortalecimento de cadeias produtivas da sociobiodiversidade, com atuação em comunidades indígenas. Finalmente, tenho um repositório GitHub (https://github.com/DeivisonSouza) no qual disponibilizo para toda a comunidade científica/acadêmica os slides de aulas (.html), códigos R (.Rmd), tutoriais e bases de dados usados em cursos e disciplinas ministradas em nível de graduação e pós-graduação.
Informações coletadas do Lattes em 29/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Florestal
2016 - 2020
Universidade Federal do Paraná
Título: APRENDIZADO DE MÁQUINA PARA PREDIÇÃO DE BIOMASSA E VOLUME COMERCIAL DE ÁRVORES EM FLORESTAS TROPICAIS
Carlos Roberto Sanquetta. Coorientador: Ana Paula Dalla Corte; Júlio Cesar Nievola. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: rede neural artificial; aplicação web; engenharia de variáveis; florestas naturais inequiâneas.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produção Florestal.
Mestrado em Ciências Florestais
2008 - 2011
Universidade Federal Rural da Amazônia
Título: RESPOSTA INICIAL DE UMA FLORESTA NATURAL DE TERRA FIRME NA AMAZÔNIA ORIENTAL BRASILEIRA APÓS EXPLORAÇÃO DE IMPACTO REDUZIDO E TRATAMENTOS SILVICULTURAIS, Ano de Obtenção: 2011
João Olegário Pereira de Carvalho.Coorientador: Fernando Cristovam da Silva Jardim. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Floresta Tropical; Tratamentos Silviculturais; Crescimento Diamétrico.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produção Florestal.
Especialização em Data Science e Big Data
2018 - 2019
Universidade Federal do Paraná
Título: RECONHECIMENTO DE ESPÉCIES DA FLORA BRASILEIRA BASEADO EM IMAGENS MACROSCÓPICAS DE MADEIRAS
Orientador: Luís Eduardo Silva Oliveira
Formação complementar
2008 -
Extensão universitária em I Programa de Vivência Estudantil-Camponesa. , Secretaria de Estado de Governo, SEGOV, Brasil.
2022 - 2022
Deep Learning: Visão Computacional, CNNs e Transfer Learnig. (Carga horária: 6h). , Udemy Online Courses, UDEMY, Brasil.
2022 - 2022
Visão Computacional Aplicada ao Reconhecimento de Imagens. (Carga horária: 20h). , QualiFacti, QUALIFACTI, Brasil.
2022 - 2022
Regressão Não Linear Aplicada. (Carga horária: 15h). , Ômega Data Academy, ÔMEGA, Brasil.
2021 - 2021
Machine Learning: Como Automatizar Todo Processo com Pacote Tidymodels. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2021 - 2021
Modelagem Estatística Para Data Science. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2021 - 2021
Probabilidade e Estatística Para Data Science com R. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2018 - 2018
Deep Learning com R. (Carga horária: 6h). , Curso R, CURSO R, Brasil.
2017 - 2017
Introdução ao Software R e suas AplicaçÕes Estatísticas na Biologia da Cons. (Carga horária: 80h). , Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, ESCAS, Brasil.
2015 - 2015
Uso da linguagem R para análise e manipulação dado. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Sistema de Informação Geográfica (QGis). (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Sistema de Informação Geográfica (QGis). (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2012 - 2012
I Curso de Instalação e Medição de PPM. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
2012 - 2012
I Curso de Capacitação dos Programas MFT/MFTS. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
2011 - 2011
Gerenciamento de Exploração de Impacto Reduzido. (Carga horária: 55h). , Instituto Floresta Tropical, IFT, Brasil.
2009 - 2009
Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. (Carga horária: 60h). , Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazonia, IMAZON, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Identificação Botânica. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Manejo Florestal.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Inventário Florestal.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Dendrometria.
Grande área: Outros / Área: Bioética / Subárea: Aprendizado de Máquina aplicado às Ciências Florestais.
Grande área: Outros / Área: Bioética / Subárea: Ciência de Dados.
Grande área: Outros / Área: Bioética / Subárea: Reconhecimento de Imagens.
Participação em eventos
II Seminário de Estudos Avançados de Engenharia Florestal. 2015. (Seminário).
II Simpósio de Ciências Agrárias da Amazônia. 2015. (Simpósio).
II Encontro Nacional de Mensuração Florestal. 2014. (Encontro).
VII Feira de Máquinas, Móveis e Produtos do Setor Madeireiro e VIII Congresso Internacional de Compensado e Madeira Tropical. 2007. (Congresso).
II Encontro Amazônico de Preservação Florestal. 2006. (Encontro).
Seminário "Dinâmica de Florestas Tropicais". 2006. (Seminário).
VIII Ciclo de Palestras: Geoprocessamento como Ferramenta de Avaliação de Imóveis Rurais. 2006. (Outra).
Participação em bancas
LEAO, F. M.; BARROS, Q. S.;SOUZA, D. V.. ANÁLISE MULTICRITÉRIO E FUZZY-AHP NA MODELAGEM DE RISCO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS NA AMAZÔNIA ORIENTAL. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação) - Universidade Federal do Pará.
LEAO, F. M.; BARROS, Q. S.;SOUZA, D. V.. VARIAÇÕES SAZONAIS DE TEMPERATURA RELACIONADAS ÀS MUDANÇAS DE USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NA AMAZÔNIA ORIENTAL. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação) - Universidade Federal do Pará.
KEPPELER, F. W.; REIS FILHO, J. A.;SOUZA, D. V.. MONITORAMENTO INTELIGENTE DE PEIXES AMAZÔNICOS: DETECÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E CONTAGEM COM APRENDIZADO PROFUNDO EM PASSAGENS DE PEIXES. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação) - Universidade Federal do Pará.
SCHWARTZ, G.; SILVA, J. N. M.;SOUZA, D. V.; DIONISIO, L. F. S.. PROJEÇÃO DE ÁREA BASAL COM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS EM CLAREIRAS MANEJADAS. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS) - Universidade Federal Rural da Amazônia.
BEHLING, A.;SOUZA, D. V.. Fatores de Forma Versus Modelos de Regressão na Estimação Volumétrica do Fuste de Eucalyptus urograndis. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação MBA em Manejo Florestal de Precisão) - Universidade Federal do Paraná.
OLIVEIRA, T. W. G.;SOUZA, D. V.. Modelagem Mista e Redes Neurais Articifiais para Forma do Fuste de Eucalipto em Diferentes Arranjos de Plantios e Espaçamentos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação MBA em Manejo Florestal de Precisão) - Universidade Federal do Paraná.
PELISSARI, A. L.;SOUZA, D. V.. Planejamento e Execução do Inventário Florestal da Erva-Mate (Ilex paraguariensis A. St. - Hil. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação MBA em Manejo Florestal de Precisão) - Universidade Federal do Paraná.
ARCE, J. E.; BEHLING, A.;SOUZA, D. V.. Planejamento otimizado de uma empresa florestal visando a maximização de lucros. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação MBA em Manejo Florestal de Precisão) - Universidade Federal do Paraná.
FRANCEZ, L. M. B.;SOUZA, D. V.. COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE INVENTÁRIO FLORESTAL POR AMOSTRAGEM DE ÁREA FIXA E PRODAN EM PLANTIO DE Eucalyptus sp.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal Rural da Amazônia.
ROCHA, L. K. F.;SOUZA, DV; COSTA, M. M. S.; VIEIRA, T. B.. Diversidade de formigas (Hymenoptera: Formicidae) em fragmentos florestais na área urbana do Município de Altamira-PA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.
FIGUEIREDO, L. T. M.;SOUZA, DV; LEAO, F. M.. Utilização das redes neurais artificiais e modelos predefinidos para estimativa volumétrica das espécies do PDS Virola Jatobá - Anapu, PA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, DV; HAMADA, M. O. S.. Efeito da poda radicular e do hidrogel no crescimento de mudas de jatobá. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.
VELOSO, G. A.;SOUZA, DV; ALVAREZ, W. P.. IDENTIFICAÇÕES DE DRENAGENS ASSOREADAS A PARTIR DO ÍNDICE DE SOLO POR DIFERENÇA NORMATIZADA (NDSI) NA SUB-BACIA DO JAURUCU. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, DV; SCHUH, M. S.; BATISTA, F. J.. EFICIÊNCIA DE DIFERENTES PROCESSOS DE AMOSTRAGEM NO INVENTÁRIO FLORESTAL DE UMA FLORESTA DE TERRA FIRME NA AMAZÔNIA PARAENSE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, DV; LEAO, F. M.; FIGUEIREDO, L. T. M.. Equações volumétricas para sete espécies nativas em uma área de manejo florestal na Amazônia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, DV; FIGUEIREDO, L. T. M.; LEAO, F. M.. AMOSTRAGEM MÍNIMA PARA COMPOSIÇÃO DE EQUAÇÃO DE VOLUME EM UMA FLORESTA OMBRÓFILA DENSA NO MUNICÍPIO DE NOVO REPARTIMENTO, PARÁ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, DV; LEAO, F. M.; FIGUEIREDO, L. T. M.. Teste de identidade de modelos hipsométricos para povoamentos de Eucalyptus urophylla em diferentes espaçamentos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, DV; LEAO, F. M.; FIGUEIREDO, L. T. M.. Inteligência artificial na estimativa volumétrica de árvores em Novo Repartimento, Pará. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.
LEAO, F. M.; MENEZES, M. da C.;SOUZA, D. V.. Sazonalidade e dinâmica de raízes finas em um fragmento de floresta primária no município de Brasil Novo-Pará.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.
LEAO, F. M.; MENEZES, M. da C.;SOUZA, D. V.. Intensidade arbustral em Floresta Ombrofila Aberta na Resex Verde Para Sempre, Porto de Moz, Pará.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.
REIS, A. R. S.SOUZA, D. V.; LEAO, F. M.. Fitossociologia de Sistemas Agroflorestais com diferentes idades no município de Medicilândia-PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.
FREITAS, A. D. D.; SILVA, S. A. S da;SOUZA, D. V.. Diagnóstico quali-quantitativo da arborização das praças no município de Altamira, Pará. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.
POMPEU, G. do S. dos S.;REIS, A. R. S.SOUZA, D. V.. Diagnóstico da produção e identificação de resíduos de uma serraria no município de Jacundá-PA.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.
POMPEU, G. do S. dos S.;REIS, A. R. S.SOUZA, D. V.. Volume de resíduos produzidos no desdobro de toras em Anapu-PA: um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.
POMPEU, G. do S. dos S.;SOUZA, D. V.; SILVA, J. W. P.. Uso e adequação da madeira para a construção civil na cidade de Altamira, Pará. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.
COSTA, M. M.; LEAO, F. M.;SOUZA, D. V.. Danos da exploração florestal em área manejada na Fazenda Rio Uruará, Pará. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.
LEAO, F. M.;SOUZA, D. V.; MENEZES, M. da C.. Equação de volume como ferramenta da gestão comunitária de empreendimento florestal em Anapu, Pará. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.
POMPEU, G. do S. dos S.; SILVA, S. A. S da;SOUZA, D. V.. Experiências agroflorestais em uma propriedade familiar na Gleba Assurinir, Altamira-PA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.
PARAENSE, V. C.;REIS, A. R. S.SOUZA, D. V.. Viabilidade Economica de um modelo agroflorestal de cacau e essencias florestais na Agrovila Princesa do Xingu, Altamira-PA.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, DV; CABACINHA, C. D.;REIS, A. R. S.. Manejo de Florestas Plantadas. 2022. Universidade Federal do Pará.
SHIBATA, M.; NASCIMENTO, R. G. M.;SOUZA, DV. Instrumentalização e Mensuração Florestal. 2021. Universidade Federal Rural da Amazônia.
MENEZES, M. da C.;SOUZA, D. V.; LEAO, F. M.. Silvicultura Tropical e Manejo de Recursos Florestais Não-Madeireiros. 2013. Universidade Federal do Pará.
Orientou
Reconhecimento Automático de Espécies no Manejo Florestal Sustentável Baseado em Imagens Digitais da Casca e Inteligência Artificial; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Pará, Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do MT; (Orientador);
Estimativa do volume de árvores de Eucalyptus usando regressão tradicional e aprendizado de máquina; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará; (Orientador);
Modelos paramétricos e não paramétricos na predição do volume de árvores nativas da Amazônia; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará; (Orientador);
Reconhecimento Automático de Espécies no Manejo Florestal Madeireiro Baseado em Imagens e Inteligência Artificial; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa; (Orientador);
Diálogo em boas práticas de manejo e extração de óleo de copaíba na Terra Indígena Xipaya; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Pará; Universidade Federal do Pará; (Orientador);
Cartilha de divulgação de etnomapeamento e inventário florestal de áreas de copaibais nativos na Terra Indígena Xipaya; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Pará; (Orientador);
O OLHAR DA MULHER RIBEIRINHA SOBRE CONSERVAÇÃO FLORESTAL E RESTAURAÇÃO DE CLAREIRAS ORIUNDAS DO MANEJO FLORESTAL: O CASO DA RESERVA EXTRATIVISTA VERDE PARA SEMPRE; 2023; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA, RECURSOS NATURAIS E SUSTENTABILID) - Universidade do Estado do Pará,; Coorientador: Deivison Venicio Souza;
REDES NEURAIS ARTIFICIAIS E REGRESSÃO NÃO LINEAR NA ESTIMATIVA DO VOLUME DE OCO DE TRONCOS NA FLONA DE SARACÁ-TAQUERA, ESTADO DO PARÁ; 2023; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Deivison Venicio Souza;
MODELOS LINEARES GENERALIZADOS NA PREDIÇÃO DO TAMANHO DE CLAREIRAS DE EXPLORAÇÃO FLORESTAL PLANEJADA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA; 2020; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Deivison Venicio Souza;
PLANTIOS DE REVEGETAÇÃO PARA O ESTABELECIMENTO DE ÁREAS VERDES: UMA ANÁLISE TEMPORAL NO LOTEAMENTO RESIDENCIAL FAZENDA SANTA ROSA; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Manejo Florestal de Precisão) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Deivison Venicio Souza;
MODELOS DE REGRESSÃO NA PREDIÇÃO DO VOLUME DE MADEIRA DE ANGELIM VERMELHO EM ÁREA DE MANEJO FLORESTAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Deivison Venicio Souza;
MÉTODOS DE CLASSIFICAÇÃO DA CAPACIDADE PRODUTIVA EM UM POVOAMENTO DE EUCALIPTO NÃO DESBASTADONA REGIÃO OESTE DO PARÁ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Deivison Venicio Souza;
Relação Hipsométrica para um plantio experimental de Tectona grandis no Sudeste do Pará, Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Deivison Venicio Souza;
Florística, fitossociologia e crescimento diametrico em floresta ombrófila densa de terra firme, Anapu, Pará; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Deivison Venicio Souza;
Equação de volume para um plantio experimental de Tectona grandis no Sudeste do Pará, Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Deivison Venicio Souza;
Licenciamento ambiental de Projetos de Manejo Florestal Sustentável, no Estado do Pará, Brasil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Deivison Venicio Souza;
FATOR DE FORMA ARTIFICIAL PARA O HÍBRIDO Eucalyptus urophylla vs; Eucalyptus grandis NA AMAZÔNIA ORIENTAL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Deivison Venicio Souza;
CADEIA PRODUTIVA DA BORRACHA NO ARQUIPÉLAGO DO TABULEIRO DO EMBAUBAL, SENADOR JOSÉ PORFÍRIO, PARÁ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Deivison Venicio Souza;
MODELAGEM DA RELAÇÃO HIPSOMÉTRICA PARA UM POVOAMENTO HÍBRIDO DE EUCALIPTO, NA AMAZÔNIA BRASILEIRA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Deivison Venicio Souza;
MODELAGEM VOLUMÉTRICA POR CLASSE DE DIÂMETRO PARA UM HÍBRIDO DE EUCALIPTO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Deivison Venicio Souza;
Avaliação do manejo florestal comunitário no PDS Virola-Jatobá, Anapu-PA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Deivison Venicio Souza;
Avaliação dos acidentes e condições de trabalho em serrarias no município de Pacajá, Pará; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Deivison Venicio Souza;
Diagnóstico das condições de segurança no trabalho em uma serraria, Uruará-PA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Deivison Venicio Souza;
APRENDIZADO DE MÁQUINA NA PREDIÇÃO DA BIOMASSA AÉREA EM UM PLANTIO EXPERIMENTAL DE TECA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Deivison Venicio Souza;
Modelos baseados em árvores na predição da altura de uma população urbana de mogno brasileiro; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Deivison Venicio Souza;
Predição de biomassa e carbono baseada em Inventário Florestal; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Deivison Venicio Souza;
Modelagem da altura comercial de árvores em povoamento urbano de Teca; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Deivison Venicio Souza;
Florística e estrutura horizontal de uma floresta de terra firme não explorada no PDS Virola-Jatobá, Anapu, Pará; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Deivison Venicio Souza;
"LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO R NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESTATÍSTICA BÁSICA; 2023; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará; Orientador: Deivison Venicio Souza;
Produções bibliográficas
-
NAIDE ACOSTA, TAWANI LORENA ; VIEIRA, HELENA CRISTINA ; XIPAIA DOS SANTOS, JOIELAN ; SILVA DA SILVA, WASHINGTON DUARTE ; STANGE, RAFAELA ; SOUZA, DEIVISON VENICIO ; CADEMARTORI, PEDRO HENRIQUE GONZALEZ DE ; MUIZ, GRACIELA INÉS BOLZON DE ; NISGOSKI, SILVANA . 'Marfim pattern? of wood species in the Southern Brazilian timber market: colorimetry and visible spectra. Wood Material Science and Engineering , v. 1, p. 1-10, 2024.
-
ZEFERINO, SUZANA LIGOSKI ; GAMA, NATALLY CELESTINO ; SOUZA, DEIVISON VENICIO ; DE SOUZA, ALEX SOARES ; RUZ, EMIL JOSÉ HERNÁNDEZ ; DA SILVA, SANDRA DEZUITE BALIEIRO . Generalized Linear Models for Describing Tree Gaps in Forest Management Areas in the Brazilian Amazon. Forests , v. 14, p. 841-857, 2023.
-
NISGOSKI, S. ; SANTOS, J. X. ; VIEIRA, H. C. ; NAIDE, T. L. ; STANGE, R. ; SILVA, W. D. S. ; SOUZA, D. V. ; GAMA, N. C. ; HAMADA, M. O. S. . Provenance identification of leaves and nuts of Bertholletia excelsa Bonpl by near-infrared spectroscopy and color parameters for sustainable extraction. Sustainability , v. 15, p. 4-15, 2023.
-
CORTE, ANA PAULA DALLA ; DA CUNHA NETO, ERNANDES M. ; REX, FRANCIEL EDUARDO ; SOUZA, DEIVISON ; BEHLING, ALEXANDRE ; MOHAN, MIDHUN ; SANQUETTA, MATEUS NIROH INOUE ; SILVA, CARLOS ALBERTO ; KLAUBERG, CARINE ; SANQUETTA, CARLOS ROBERTO ; VERAS, HUDSON FRANKLIN PESSOA ; DE ALMEIDA, DANILO ROBERTI ALVES ; PRATA, GABRIEL ; ZAMBRANO, ANGELICA MARIA ALMEYDA ; TRAUTENMÜLLER, JONATHAN WILLIAM ; DE MORAES, ANIBAL ; KARASINSKI, MAURO ALESSANDRO ; BROADBENT, EBEN NORTH . High-Density UAV-LiDAR in an Integrated Crop-Livestock-Forest System: Sampling Forest Inventory or Forest Inventory Based on Individual Tree Detection (ITD). Drones , v. 6, p. 48-66, 2022.
-
VIEIRA, HELENA CRISTINA ; DOS SANTOS, JOIELAN XIPAIA ; SOUZA, DEIVISON VENICIO ; RIOS, POLLIANA D? ANGELO ; BOLZON DE MUIZ, GRACIELA INÉS ; RIBEIRO MORRONE, SIMONE ; NISGOSKI, SILVANA . Applying colorimetry for wood differentiation of fabaceae species grown in southern Brazil. Maderas-Ciencia y Tecnologia , v. 24, p. 1-12, 2022.
-
SANTOS, JOIELAN XIPAIA DOS ; VIEIRA, HELENA CRISTINA ; SOUZA, DEIVISON VENICIO ; MUIZ, GRACIELA INÊS BOLZON DE ; SOFFIATTI, PATRÍCIA ; NISGOSKI, SILVANA . Colorimetry as a tool for description of some wood species marketed as -tauari- in Brazilian Amazon. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS , v. 94, p. 1-14, 2022.
-
SOUZA REIS, ALISSON RODRIGO ; COSTA GONDIM, MATHEUS DA ; BILHALVA DOS SANTOS, PATRÍCIA SOARES ; RODRIGUES SOARES, CAROLINE ; VENICIO SOUZA, DEIVISON ; ZANATTA, PAULA . The quality of artisanal charcoal sold for domestic use in Tucuruí municipality in the Brazilian Amazon. INTERNACIONAL WOOD PRODUCTS JOURNAL , v. 13, p. 1-8, 2022.
-
DOS SANTOS, JX ; VIEIRA, HC ; NAIDE, TL ; SOUZA, DV ; STYGAR, M ; MUIZ, GIB ; SOFFIATTI, P ; NISGOSKI, S . ANATOMICAL TRAITS OF -LOUROS? WOOD FROM THE BRAZILIAN AMAZON FOR WOOD IDENTIFICATION. JOURNAL OF TROPICAL FOREST SCIENCE , v. 34, p. 415-425, 2022.
-
LUCENA, PRICYLLA JORGE ; SOUSA, FELIPE CORREA ; SANTOS, CATHERINE RIOS ; ALMEIDA JR., EDUARDO BEZERRA DE ; CAMPOS, JAMERSON RODRIGO DOS PRAZERES ; SOUZA, DEIVISON VENICIO . Fitossociologia e crescimento diamétrico em floresta não manejada, Anapu, Pará, Brasil. Naturae , v. 3, p. 6-19, 2022.
-
CAMPOS, JAMERSON RODRIGO DOS PRAZERES ; SOUZA, DEIVISON VENICIO ; SOUSA, FELIPE CORREA ; ALMEIDA JUNIOR, EDUARDO BEZERRA DE ; JARDIM, FERNANDO CRISTÓVAM DA SILVA . Dinâmica da regeneração natural de uma população de Eschweilera ovata em floresta de terra firme explorada seletivamente no Pará. Naturae , v. 3, p. 21-30, 2022.
-
SOUZA, D. V. ; FERRARI, L. S. ; COUTINHO, V. M. ; SANTOS, J. X. ; PÉLLICO NETTO, S. ; SANQUETTA, C. R. ; CORTE, A. P. D. . Diameter Structure, Spatial Pattern, and Management Scenarios of Acapu Trees: A Case Study. FLORAM , v. 28, p. e20190023, 2021.
-
SANTOS, J. X. ; VIEIRA, H. C. ; SOUZA, D. V. ; MENEZES, M. C. ; MUNIZ, G. I. B. ; SOFFIATTI, P. ; NISGOSKI, S. . Discrimination of ?Louros? wood from the Brazilian Amazon by near-infrared spectroscopy and machine learning techniques. EUROPEAN JOURNAL OF WOOD AND WOOD PRODUCTS , v. 79, p. 1-11, 2021.
-
SANTOS, JOIELAN XIPAIA DOS ; VIEIRA, HELENA CRISTINA ; NAIDE, TAWANI LORENA ; SOUZA, DEIVISON VENICIO ; MUIZ, GRACIELA INÉS BOLZON DE ; SOFFIATTI, PATRÍCIA ; NISGOSKI, SILVANA . Vis spectroscopy and CIELAB parameters of six wood species of the Fabaceae family marketed in the Brazilian Amazon. INTERNACIONAL WOOD PRODUCTS JOURNAL , v. 13, p. 1-8, 2021.
-
SANTOS, JOIELAN X. ; VIEIRA, H. C. ; SouzaD.-V. ; COSTA, P. A. B. ; MUNIZ, G. I. B. ; SOFFIATTI, P. ; NISGOSKI, S. . Characterization of wood popularly known as ?Louros? in the Brazilian amazon by visible spectroscopy and CIELAB parameters. Forest Systems , v. 30, p. 1-7, 2021.
-
SOUZA, DEIVISON VENICIO ; SANTOS, JOIELAN XIPAIA ; VIEIRA, HELENA CRISTINA ; NAIDE, TAWANI LORENA ; NISGOSKI, SILVANA ; OLIVEIRA, LUIZ EDUARDO S. . An automatic recognition system of Brazilian flora species based on textural features of macroscopic images of wood. WOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY , v. 54, p. 1065-1090, 2020.
-
SOUZA, DEIVISON VENICIO ; NIEVOLA, JÚLIO CESAR ; CORTE, ANA PAULA DALLA ; SANQUETTA, CARLOS ROBERTO . k-NEAREST NEIGHBOR AND LINEAR REGRESSION IN THE PREDICTION OF THE ARTIFICIAL FORM FACTOR. FLORESTA (ONLINE) (CURITIBA) , v. 50, p. 1669-1678, 2020.
-
CORTE, ANA PAULA DALLA ; SOUZA, DEIVISON VENICIO ; REX, FRANCIEL EDUARDO ; SANQUETTA, CARLOS ROBERTO ; MOHAN, MIDHUN ; SILVA, CARLOS ALBERTO ; ZAMBRANO, ANGELICA MARIA ALMEYDA ; PRATA, GABRIEL ; ALVES DE ALMEIDA, DANILO ROBERTI ; TRAUTENMÜLLER, JONATHAN WILLIAM ; KLAUBERG, CARINE ; DE MORAES, ANIBAL ; SANQUETTA, MATEUS N. ; WILKINSON, BEN ; BROADBENT, EBEN NORTH . Forest inventory with high-density UAV-Lidar: Machine learning approaches for predicting individual tree attributes. COMPUTERS AND ELECTRONICS IN AGRICULTURE , v. 179, p. 105815-105825, 2020.
-
VIEIRA, H. C. ; SANTOS, J. X. ; SOUZA, D. V. ; RIOS, P. D. ; MUNIZ, G. I. B. ; MORRONE, S. R. ; NISGOSKI, S. . Near-infrared spectroscopy for the distinction of wood and charcoal from Fabaceae species: comparison of ANN, KNN AND SVM models. Forest Systems , v. 29, p. 1-10, 2020.
-
SOUZA, DEIVISON V. ; NIEVOLA, JÚLIO C. ; SANTOS, JOIELAN X. ; WOJCIECHOWSKI, JAIME ; GONÇALVES, ALEXANDRE L. ; CORTE, ANA PAULA D. ; SANQUETTA, CARLOS R. . k -Nearest Neighbor Regression in the Estimation of Tectona G randis Trunk Volume in the State of Pará, Brazil. Journal of Sustainable Forestry , v. 39, p. 1-14, 2019.
-
DA SILVA, RENILDO MEDEIROS ; MENDES, FERNANDA DA SILVA ; SOUZA, DEIVISON VENÍCIO ; DA SILVA, JAQUELYNE ROSA ; DE OLIVEIRA, ALANA LETÍCIA PEREIRA . MODELAGEM DA RELAÇÃO HIPSOMÉTRICA PARA UM POVOAMENTO URBANO DE Swietenia macrophylla King NO MUNICÍPIO DE MARABÁ, PARÁ, BRASIL. Revista Agroecossistemas , v. 11, p. 204-220, 2019.
-
GONÇALVES, ALEXANDRE LEÃO ; DA CRUZ, VANESSA MARIA SILVA ; CAMPOS, JAMERSON RODRIGO DOS PRAZERES ; SOUZA, DEIVISON VENICIO . COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E FITOSSOCIOLÓGICA DO MANGUEZAL DA ZONA PORTUÁRIA DE SÃO LUÍS, MARANHÃO, BRASIL. BIOFIX SCIENTIFIC JOURNAL , v. 3, p. 01, 2018.
-
SOUZA, DEIVISON ; CAMPOS, JAMERSON ; CRUZ, VANESSA ; CORTE, ANA ; SANQUETTA, CARLOS . MODELOS HIPSOMÉTRICOS PARA UM POVOAMENTO EXPERIMENTAL DE TECA, PARÁ, BRASIL. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA , v. 15, p. 131-141, 2018.
-
DE SOUZA, ALEX SOARES ; DOS SANTOS, JOIELAN XIPAIA ; SOUZA, DEIVISON VENICIO . MODELAGEM DA RELAÇÃO HIPSOMÉTRICA PARA UM POVOAMENTO DO HÍBRIDO DE EUCALIPTO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. BIOFIX SCIENTIFIC JOURNAL , v. 2, p. 44, 2017.
-
CARNEIRO, A. C. C. ; SOUZA, D. V. ; MEURER, J. S. ; SOUZA, M. L. S. ; PARAENSE, V. C. . EXTRATIVISMO DA BORRACHA NO ARQUIPÉLAGO DO TABULEIRO DO EMBAUBAL: CADEIA PRODUTIVA E ENTRAVES. Observatorio de la Economía Latinoamericana , v. 1, p. Nao Paginado, 2016.
-
LUCENA, D. D. ; SOUZA, D. V. ; REIS, A. R. S. ; SANTOS, J. X. ; CAMPOS, J. R. P. . CONDIÇÕES DE TRABALHO E OCORRÊNCIA DE ACIDENTES EM SERRARIAS NO MUNICÍPIO DE PACAJÁ, PARÁ, BRASIL. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA , v. 11, p. 3048-3058, 2015.
-
REIS, A. R. S. ; REIS, J. S. F. ; SILVA, J. R. ; CARVALHO, J. C. ; SOUZA, D. V. ; REIS, L. P. . Comparação entre carvão de coco babaçu e carvão de resíduos madeireiros comercializados em Altamira ? PA. Ciência da Madeira , v. 6, p. 100-106, 2015.
-
SOUZA, DEIVISON VENICIO ; CARVALHO, JOÃO OLEGÁRIO PEREIRA DE ; MENDES, FERNANDA DA SILVA ; MELO, LIA DE OLIVEIRA ; SILVA, JOSÉ NATALINO MACEDO ; JARDIM, FERNANDO CRISTÓVAM DA SILVA . CRESCIMENTO DE ESPÉCIES ARBÓREAS EM UMA FLORESTA NATURAL DE TERRA FIRME APÓS A COLHEITA DE MADEIRA E TRATAMENTOS SILVICULTURAIS, NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS, PARÁ, BRASIL. CIÊNCIA FLORESTAL (ONLINE) , v. 25, p. 873-883, 2015.
-
FREITAS, A. D. D. ; LEAO, N. V. M. ; POTIGUARA, R. C. V. ; REIS, A. R. S. ; SOUZA, D. V. . CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DO FRUTO, SEMENTE E DESENVOLVIMENTO PÓS-SEMINAL DE Aspidosperma spruceanum BENTH. EX MULL. ARG. (APOCYNACEAE). Enciclopédia Biosfera , v. 10, p. 863-873, 2014.
-
SOUZA, O. de P. S. de ; SOUZA, P. T. S. de ; FREITAS, A. D. D. ; PARAENSE, V. C. ; SOUZA, D. V. . INDICADORES DE ÁREA VERDE E COBERTURA ARBÓREA PARA AS PRAÇAS DO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA, PARÁ.. Enciclopédia Biosfera , v. 10, p. 1955-1962, 2014.
-
ALVES, A. S. ; SOUZA, D. V. ; REIS, A. R. S. ; FREITAS, A. D. D. ; MENDES, F. S. . DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EM SERRARIA, URUARÁ, PARÁ, BRASIL. Enciclopédia Biosfera , v. 10, p. 2879-2887, 2014.
-
BARRETO, W. F. ; LEAO, F. M. ; MENEZES, M. da C. ; SOUZA, D. V. . Equação de volume para apoio ao manejo comunitário de empreendimento florestal em Anapu, Pará. Pesquisa Florestal Brasileira (Online) , v. 34, p. 321-329, 2014.
-
SOUZA, DEIVISON VENICIO ; CARVALHO, João Olegário Pereira de ; MENDES, FERNANDA DA SILVA ; MELO, LIA DE OLIVEIRA ; SILVA, JOSÉ NATALINO MACEDO ; JARDIM, FERNANDO CRISTÓVAM DA SILVA . GROWTH OF Manilkara huberi AND Man. FLORESTA (ONLINE) (CURITIBA) , v. 44, p. 485-495, 2014.
-
MENDES, FERNANDA DA SILVA ; JARDIM, FERNANDO CRISTÓVAM DA SILVA ; CARVALHO, JOÃO OLEGÁRIO PEREIRA DE ; SOUZA, D. V. ; ARAÚJO, CLÍVIA BEZERRA ; OLIVEIRA, MARIANA GOMES DE ; Leal, Eduardo da Silva ; LEAL, E. S. . Dinâmica da estrutura da vegetação do sub-bosque sob influência da exploração em uma floresta de terra firme no município de Moju - PA. CIÊNCIA FLORESTAL (ONLINE) , v. 23, p. 377-389, 2013.
-
PIOVESAN, P. R. R. ; REIS, A. R. S. ; SOUZA, D. V. . Rendimento na produção de madeira serrada de Ipê (Handroanthus sp). Enciclopédia Biosfera , v. 9, p. 2315-2329, 2013.
-
MENDES, F. S. ; JARDIM, F. C. S. ; CARVALHO, J. O. P. ; LIMA, T. T. S. ; SOUZA, D. V. . Dinâmica da composição florística do sub-bosque em floresta tropical manejada, no município de Moju, estado do Pará, Brasil. AMAZONIAN JOURNAL OF AGRICULTURAL AND ENVIRONMENTAL SCIENCES / REVISTA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS , v. 55, p. 67-73, 2012.
-
SOUZA, D. V. ; OLIVEIRA, T. W. G. ; PIVA, L. R. O. ; SANTOS, J. X. ; SANQUETTA, C. R. ; CORTE, A. P. D. . Introdução ao R: Aplicações Florestais. 1. ed. Curitiba: Ed. do Autor, 2018. 135p .
-
FRANCEZ, L. M. B. ; BATISTA, F. J. ; TAKEHANA, C. L. I. ; BARROS, P. L. C. ; SOUZA, D. V. ; CORUMBA, W. C. ; RAMOS, E. M. L. S. . Manual para Análise de Inventário Florestal e Equações de Volume em Projetos de Manejo Florestal Sustentável - PMFS. 1. ed. Belém: Edufra, 2017. 100p .
-
SILVA, W. D. S. ; LEITE, F. K. R. G. ; BATISTA, F. J. ; SOUZA, D. V. ; SCHUH, M. S. . EFICIÊNCIA DE DIFERENTES PROCESSOS DE AMOSTRAGEM NO INVENTÁRIO FLORESTAL DE UMA FLORESTA DE TERRA FIRME NA AMAZÔNIA PARAENSE. In: VI Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal, 2023, Recife. VI Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal, 2023.
-
GAMA, N. C. ; OLIVEIRA, A. F. ; SILVA, A. C. L. ; OLIVEIRA, M. G. ; FIGUEIREDO, L. T. M. ; NAVA, R. A. ; SOUZA, D. V. ; MENEZES, M. C. . APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS NA ESTIMAÇÃO DO VOLUME DE ÁRVORES DE EUCALIPTO. In: VI Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal, 2023, Recife. VI Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal, 2023.
-
MENEZES, M. C. ; ZEFERINO, SUZANA LIGOSKI ; GAMA, N. C. ; SOUZA, D. V. ; LEAO, F. M. ; FLORES, M. S. A. ; BARBOSA, W. L. R. . FALHAS OPERACIONAIS E PERDAS VOLUMÉTRICAS EM EMPREENDIMENTO COMUNITÁRIO DE MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA. In: VI Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal, 2023, Recife. VI Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal, 2023.
-
NAVA, R. A. ; OLIVEIRA, M. G. ; GAMA, N. C. ; FIGUEIREDO, L. T. M. ; ARAUJO JUNIOR, C. A. ; SOUZA, D. V. ; LEAO, F. M. . ÍNDICES DE COMPETIÇÃO INDEPENDENTES DA DISTÂNCIA EM ÁRVORES INDIVIDUAIS DE EUCALIPTO. In: VI Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal, 2023, Recife. VI Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal, 2023.
-
SILVA, J. R. ; SOUZA, D. V. ; SILVA, G. C. C. . REGRESSÃO PARAMÉTRICA E NÃO PARAMÉTRICA NA PREDIÇÃO VOLUMÉTRICA. In: VI Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal, 2023, Recife. VI Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal, 2023.
-
LIMA, J. M. ; OHAZE, S. B. ; FRANCEZ, L. M. B. ; SOUZA, D. V. ; BATISTA, F. J. . COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE INVENTÁRIO FLORESTAL NA ESTIMATIVA DE VOLUME COMERCIAL EM PLANTIO DE Eucalyptus sp.. In: VI Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal, 2023, Recife. VI Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal, 2023.
-
MILEO, J. A. C. ; NAVA, R. A. ; SOUZA, D. V. ; FIGUEIREDO, L. T. M. ; MILEO, R. C. ; SANTOS, J. X. . EQUAÇÕES ALOMÉTRICAS PARA ESTIMAR A BIOMASSA NO FUSTE DAS ÁRVORES EM UM PLANTIO DE TECA (Tectona grandis L.f.) EM ALTAMIRA-PARÁ.. In: VII Congresso Florestal Latino Americano, 2018, Vitória. Even3, 2018.
-
SANTOS, J. S. P. ; NAVA, R. A. ; FIGUEIREDO, L. T. M. ; ARAUJO JUNIOR, C. A. ; SOUZA, D. V. . Índices de competição em árvores individuais em floresta Ombrófila Densa, PA. In: VII Congresso Florestal Latino-Americano, 2018, Vitória. Even3, 2018.
-
ALVES, R. F. ; PIOVESAN, P. R. R. ; MARREIROS, L. F. L. ; REIS, A. R. S. ; SOUZA, D. V. . Caracterização Morfobiométrica de sementes na identificação de espécies de Fabaceae. In: 13ª Semana de Integração de Ciências Agrárias - Ações e Reflexos dos Grandes Empreendimentos no Território da Trasamazônica e Xingu, 2013, Altamira. Anais da 13ª Semana de Integração de Ciências Agrárias, 2013.
-
SOUZA, D. V. ; CARVALHO, J. O. P. ; MENDES, F. S. ; JARDIM, F. C. S. ; AMORIM, D. M. . Influência do grau de iluminação de copas sobre o crescimento de árvores em uma floresta natural de terra firme, em Paragominas, Pará.. In: 12ª Semana de Integração das Ciências Agrárias, 2012, Altamira. Organização Produtiva para o Desenvolvimento Rural na Amazônia, 2012. v. único. p. 132-137.
-
SOUZA, D. V. ; CARVALHO, J. O. P. ; MENDES, F. S. ; JARDIM, F. C. S. ; SOUSA, L. C. M. . Eficácia da redução de cipós após a colheita de madeira em uma floresta natural de terra firme, Paragominas, Pará.. In: 12ª Semana de Integração das Ciências Agrárias, 2012, Altamira. Organização Produtiva para o Desenvolvimento Rural na Amazônia, 2012. v. único. p. 123-127.
-
AMORIM, D. M. ; SOUSA, L. C. M. ; PIOVESAN, P. R. R. ; SOUZA, D. V. . Crescimento inicial de mudas de Ipê amarelo em diferentes níveis de sombreamento em viveiro.. In: 12ª Semana de Integração das Ciências Agrárias, 2012, Altamira. Organização Produtiva para o Desenvolvimento Rural na Amazônia, 2012. v. 1. p. 118-122.
-
SOUZA, O. de P. S. de ; SOUZA, P. T. S. de ; FREITAS, A. D. D. ; SOUZA, D. V. ; ARAÚJO, P. A. de . Composição fitogeográfica e análise da arborização da praça Dom Eurico Krautler em Altamira_PA. In: 12ª Semana de Integração das Ciências Agrárias, 2012, Altamira. Organização Produtiva para o Desenvolvimento Rural na Amazônia, 2012. v. 1. p. 86-90.
-
SOUZA, D. V. ; SILVA, M.F.F . Crescimento de Espécies Florestais Submetidas à Intervenções Silviculturais em Florestas Secundárias, Bragança, Pará.. In: XVI Seminário de Iniciação Científica, 2008, Belém. Biodiversidade e Conhecimento Tradicional, 2008.
-
SOUZA, D. V. ; SILVA, M.F.F . Avaliação dos Efeitos de Tratamentos Silviculturais em Florestas Secundárias de Diferentes Estágios Sucessionais no Município de Bragança, Pará.. In: XV Seminário de Iniciação Científica, 2007, Belém. Amazônia e Mudanças Globais, 2007.
-
CUNHA, J. P. R. ; URBINATI, C. V. ; SOUZA, D. V. . O olhar da mulher ribeirinha sobre conservação florestal e restauração de clareiras oriundas do manejo florestal: O caso da reserva extrativista Verde para Sempre. In: Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, 2023, Brasília. Anais do XIV Seminário de Pesquisa e XV Encontro de Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade: A retomada da importância da pesquisa para a gestão ambiental pública. Brasília: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ? ICMBio, 2023. v. 15. p. 120-121.
-
CASTRO, . L. ; LEITE, F. K. R. G. ; SOUZA, D. V. ; SCHUH, M. S. ; BATISTA, F. J. . COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES PROCESSOS DE AMOSTRAGEM NO INVENTÁRIO FLORESTAL DE UMA FLORESTA DE TERRA FIRME. In: III Simpósio de Integração das Ciências Agrárias - SICA, 2022, Altamira. III Simpósio de Integração das Ciências Agrárias - SICA, 2022.
-
SOARES, I. A. S. ; GAMA, N. C. ; MENEZES, M. C. ; LEAO, F. M. ; FIGUEIREDO, L. T. M. ; SOUZA, D. V. . Volumetria de espécies nativas da reserva extrativista Verde para Sempre, Porto de Moz, Pará. In: Congresso Online Internacional Florestal, 2021. Congresso Online Internacional Florestal, 2021.
-
REIS, A. R. S. ; PIOVESAN, P. R. R. ; CALDEIRA, I. R. C. ; SANTOS FILHO, B. G. ; LEAO, N. V. M. ; SOUZA, D. V. . Caracterização morfobiométrica de frutos e sementes de Apuleia molaris (Fabaceae). In: 64 Congresso Nacional de Botânica e XXXIII Encontro Regional de Botânicos MG, BA e ES, 2013, Belo Horizonte. 64 Congresso Nacional de Botânica e XXXIII Encontro Regional de Botânicos MG, BA e ES, 2013.
-
PIOVESAN, P. R. R. ; ALVES, R. F. ; MONTEIRO, A. M. N. ; REIS, A. R. S. ; SOUZA, D. V. . Morfobiometria de sementes de três espécies de Ormosia (Fabaceae). In: 64 Congresso Nacional de Botânica e XXXIII Encontro Regional de Botânicos MG, BA e ES, 2013, Belo Horizonte. 64 Congresso Nacional de Botânica e XXXIII Encontro Regional de Botânicos MG, BA e ES, 2013.
-
PIOVESAN, P. R. R. ; AMORIM, D. M. ; SOUZA, D. V. ; MELO, B. M. . Aspectos biométricos e tecnológicos de sementes de Aspidosperma desmanthum (Apocynaceae). In: 64 Congresso Nacional de Botânica e XXXIII Encontro Regional de Botânicos MG, BA e ES, 2013, Belo Horizonte. 64 Congresso Nacional de Botânica e XXXIII Encontro Regional de Botânicos MG, BA e ES, 2013.
-
SOUZA, D. V. ; CAMPOS, J. R. P. ; MASCENA, I. V. ; BALDEZ, C. C. ; SANTOS, S. M. . Florística e fitossociologia de comunidades aluviais (Várzea) na zona industrial de São Luis, Maranhão. In: XI Congresso de Ecologia do Brasil e I Congresso Internacional de Ecologia, 2013, Porto Seguro. XI Anais do XI Congresso de Ecologia do Brasil e I Congresso Internacional de Ecologia, 2013.
-
REIS, A. R. S. ; PIOVESAN, P. R. R. ; FERREIRA, G. N. ; SANTOS FILHO, B. G. ; LEAO, N. V. M. ; SOUZA, D. V. . Caracterização morfo-anatômica de plântulas de Apuleia molaris (Fabaceae). In: 64 Congresso Nacional de Botânica e XXXIII Encontro Regional de Botânicos MG, BA e ES, 2013, Belo Horizonte. 64 Congresso Nacional de Botânica e XXXIII Encontro Regional de Botânicos MG, BA e ES, 2013.
-
SOUSA, L. C. M. ; AMORIM, D. M. ; PIOVESAN, P. R. R. ; SOUZA, D. V. ; SANTOS, E. B. dos . Crescimento de mudas de Handroanthus serratifolius (A. H. Gentry) S. Grose (Bignoniaceae) em diferentes níveis de sombreamento.. In: 63 Congresso Nacional de Botânica, 2012, Joinville. Botânica Frente às Mudanças Globais, 2012.
-
AMORIM, D. M. ; SOUSA, L. C. M. ; PIOVESAN, P. R. R. ; SOUZA, D. V. . Qualidade de mudas de Handroanthus serratifolius (A.H.Gentry) S.Grose (Bignoniaceae) submetidas à diferentes níveis de intensidade luminosa.. In: 63 Congresso Nacional de Botânica, 2012, Joinville. Botânica Frente às Mudanças Globais, 2012.
-
AMORIM, D. M. ; SOUSA, L. C. M. ; PIOVESAN, P. R. R. ; SOUZA, D. V. ; REIS, A. R. S. . Aspectos tecnológicos básicos de sementes e biometria de frutos Handroanthus serratifolius (A.H.Gentry) S.Grose (Bignoniaceae). In: 63 Congresso Nacional de Botânica, 2012, Joinville. Botânica Frente às Mudanças Globais, 2012.
-
SOUSA, L. C. M. ; AMORIM, D. M. ; SOUZA, D. V. ; SANTOS, E. B. dos . Avaliação da germinação de Handroanthus serratifolius (A. H. Gentry) S. Grose (Bignoniaceae) em diferentes níveis de sombreamento. In: 63 Congresso Nacional de Botânica, 2012, Joinville. Botânica Frente às Mudanças Globais, 2012.
-
CAMPOS, J. R. P. ; SOUZA, D. V. ; LEAL, E.S. ; CUNHA, R.L.M. . Avaliação de Parâmetros Fisiológicos em Cupuaçu (Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.) K. Schum.) Sadios e Infectados por Vassoura de bruxa (Crinipellis perniciosa (Stahel) Singer), em Belém, Pará, Brasil.. In: 59 Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal. Atualidades, desafios e perspectivas da Botânica no Brasil, 2008.
-
CAMPOS, J. R. P. ; OHASHI, S. T. ; SOUZA, D. V. . Caracterização morfológica de acessos de Schefflrea morototonii (Morototó) na Ilha de germoplasma Tucuruí, Pará, Brasil.. In: 58° Congresso Nacional de Botânica, 2007, São Paulo. A Botânica no Brasil: Pesquisa, Ensino e Políticas Públicas Ambientais, 2007.
-
CASTRO, . L. ; LEITE, F. K. R. G. ; SOUZA, DV ; SCHUH, M. S. ; BATISTA, F. J. . COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES PROCESSOS DE AMOSTRAGEM NO INVENTÁRIO FLORESTAL DE UMA FLORESTA DE TERRA FIRME. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUZA, D. V. . Aprendizado de Máquina na Mensuração Florestal: Técnicas, Modelagem e Aplicação Web. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, D. V. . Biomassa florestal: como construir e colocar em produção modelos de aprendizado de máquina usando a linguagem R?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, D. V. . O vizinho mais próximo ponderado na predição da biomassa da parte aérea de árvores em florestas tropicais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, D. V. . Machine Learning com Linguagem R. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, D. V. . Crescimento de Espécies Florestais Submetidas à Intervenções Silviculturais em Florestas Secundárias, Bragança, Pará.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, D. V. . Avaliação dos Efeitos de Tratamentos Silviculturais em Florestas Secundárias de Diferentes Estágios Sucessionais no Município de Bragança, Pará.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FRANCEZ, L. M. B. ; SOUZA, D. V. ; TAKEHANA, C. L. I. ; BARROS, P. L. C. . Manual para análise de inventário florestal e equação de volume em projetos de manejo florestal sustentável - PMFS. Belém: Secretaria de Estado de Meio Ambiente, 2010 (Manual).
Outras produções
SOUZA, D. V. ; SANQUETTA, C. R. ; NIEVOLA, J. C. ; CORTE, A. P. D. ; COSTA, P. A. B. ; WOJCIECHOWSKI, JAIME . MLMVol - Aplicação na web com modelos de aprendizado de máquina para predição do volume comercial com casca de espécies manejadas na Amazônia brasileira. 2020.
SOUZA, D. V. ; SANQUETTA, C. R. ; NIEVOLA, J. C. ; CORTE, A. P. D. ; COSTA, P. A. B. ; WOJCIECHOWSKI, JAIME . MLMBio - Aplicação na web com modelos de aprendizado de máquina para predição da biomassa aérea total de árvores em florestas tropicais. 2020.
SOUZA, D. V. . Visualização de dados com ggplot2 e extensões. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, D. V. . Introdução ao R para Análise de Dados. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, D. V. ; OLIVEIRA, T. W. G. ; PIVA, L. R. O. . Linguagem R para iniciantes: da programação básica à análise de dados. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Aprendizado de máquina na modelagem e reconhecimento de padrões: aplicações em ciências florestais, Descrição: A Inteligência Artificial (IA) é uma das áreas de estudo mais amplamente discutidas e de grandes avanços nos mais diversos campos de conhecimento. Particularmente, na mensuração florestal técnicas de "Aprendizado de Máquina - AM" (Machine Learning), um subcampo da IA, tem sido explorado para modelagem preditiva de variáveis biométricas, sobretudo, biomassa, volume e altura de árvores individuais e povoamento. Neste contexto, poderosos algoritmos de aprendizado supervisionado, como Redes Neurais Artificiais (RNA) e Máquinas de Vetores de Suporte (MVS), têm sido preferidos (ou mais estudados) e, por vezes, mostrado maior acurácia do que os métodos tradicionais. Este fato é estimulo para a continuidade de pesquisas com enfase em modelagem preditiva usando técnicas de AM, sobretudo porque ainda existem dezenas de técnicas por explorar e novos algoritmos com grande potencial preditivo têm surgido. Além disso, métodos têm sido desenvolvidos para obter algum nível de explicação para os modelos de aprendizado de máquina (MAM) aprendidos, o que está contribuindo para desmistificar a metáfora da "caixa preta", usada para simbolizar a dificuldade e/ou impossibilidade de explicar a função modelada pelos algoritmos de aprendizado supervisionado. Portanto, este projeto de pesquisa objetiva explorar diversas técnicas de aprendizado de máquina ainda não (ou pouco) experimentadas para a modelagem de variáveis florestais. Adicionalmente, pretende-se estudar poderosos algoritmos de aprendizado de máquina e visão computacional para construção de modelos de reconhecimento de espécies, usando imagens de partes de plantas como inputs. Por fim, pretende-se usar abordagens de AM para modelar a distribuição potencial de espécies raras, ameaçadas de extinção e protegidas legalmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Deivison Venicio Souza - Coordenador / Jamerson Rodrigo dos Prazeres Campos - Integrante / Fernanda da Silva Mendes - Integrante / Fábio Miranda Leão - Integrante / Joielan Xipaia dos Santos - Integrante / Lívia Thais Moreira de Figueiredo - Integrante / Eduardo B de Almeida Júnior - Integrante.
-
2019 - Atual
AUTOMAÇÃO NAS ESTIMATIVAS DENDROMÉTRICAS PARA INVENTÁRIOS FLORESTAIS - UM ENFOQUE GEOTECNOLÓGICO, Descrição: Existe uma tendência na aplicação de geotecnologias para a coleta de forma automática de informações dendrométricas das árvores principalmente aplicados aos inventários florestais. Destacam-se os VANT (Veículos Aéreos Não Tripulados) com câmeras embarcadas e sensores LiDAR (Light Detection and Ranging), tanto terrestre quanto aéreo. Este projeto tem como objetivo principal desenvolver e integrar metodologias para a aplicação de informações geotecnológicas para a automação na obtenção de variáveis para inventários florestais. Pretende-se gerar metodologias alternativas, tanto para dados de VANTs quanto para LiDAR, para aplicações nos inventários florestais (IF) de sobrevivência (IS), IF contínuo (IFC), IF pré-corte (IPC) e o aprimoramento das informações para o IF qualitativo (IFQ). Também pretende-se testar a extração de métricas em florestas nativas (Floresta Ombrófila Mista ? FOM), como: área basal, volume e biomassa. Os dados de campo serão coletados em plantios do gênero Pinus e Eucalyptus localizados em áreas de empresas parceiras do projeto. A coleta das variáveis do remanescente da FOM será em uma propriedade da UFPR. Serão tomadas fotografias aéreas com VANT e feitos levantamentos LiDAR (Light Detection and Ranging), ALS (Airborne Laser Scanner) e TLS (Terrestrial Laser Scanner). Serão utilizados VANT eBee-Ag (Sensefly) e Phantom 4 Pro da DJI. O ajuste será realizado no software Agisoft Photoscan Professional Edition 1.2.4 (Licença UFPR). Será gerado o Modelos Digitais de Superfície (DSM) e o Modelo Digital de terreno (MDT) no software Fusion/LDV. Será realizada a classificação dos pontos para a obtenção do DSM normalizado. Em seguida as métricas serão extraídas. Os inventários florestais serão realizados em campo visando avaliar o desempenho das técnicas testadas. Serão construídas as correlações entre as informações geotecnológicas e campo, bem como, desenvolvidas equações para geração de estimativas de forma automática. Serão testados três algoritmos de aprendizado de máquina (AM): k-vizinho mais próximo (k-NN), algoritmo Random Forest (RF) e Redes neurais artificiais (RNA) para as estimativas, treinados no R e no Weka 3.7.12. Os resultados obtidos serão avaliados conforme a correlação de Pearson (r) entre os valores observados e preditos, raiz quadrada do erro médio (RSME%) em porcentagem, bem como, através da análise gráfica. Deverão ser construídas rotinas para a automação dos melhores procedimentos observados, bem como, construídos tutoriais para sua implementação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Deivison Venicio Souza - Integrante / Alexandre Behling - Integrante / Carlos Roberto Sanquetta - Integrante / Ana Paula Dalla Corte - Coordenador / Bruna Nascimento de Vasconcellos - Integrante / Ana Paula Marques Martins - Integrante / ALINE BERNARDA DEBASTIANI - Integrante / Sylvio Pellico Neto - Integrante / Allan Libanio Pelissari - Integrante / Adriane Avelhaneda Mallmann - Integrante / Franciel Eduardo Rex - Integrante / Verônica Satomi Kazama - Integrante / MARKS MELO MOURA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2014 - 2017
Governança local, gestão territorial e sustentabilidade do manejo florestal comunitário em Projetos de Desenvolvimento Sustentável em Anapu, Descrição: O presente projeto proporcionará subsídios técnico-científicos para viabilizar a efetiva integração do manejo florestal de base comunitária como componente fundamental na construção de meios de vida sustentáveis de produtores familiares em áreas de assentamento ambientalmente diferenciadas na Amazônia. Tal se dará através do fortalecimento de capacidades locais para a identificação de uma estratégia revisada de gestão e manejo florestal, delineada a partir da avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes dos cinco anos de execução do Plano de Manejo Florestal Comunitário do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Virola-Jatobá (Anapu), realizado em parceria com uma empresa privada de exploração madeireira. Num contexto de transição, em que o governo que permitia acordos empresa-comunidade e até mesmo os incentivava, passa a coibí-los (Instrução Normativa 65 - INCRA, de 2010), este projeto visa apoiar comunidades de agricultores familiares que estabeleceram acordos e/ou contratos com empresas e agora buscam executar seus projetos autonomamente, desprovidos de subsídios suficientes. O projeto gerará tais subsídios pela análise comparativa de alternativas colocadas a partir de cenários futuros, para a situação específicas do PDS Virola-Jatobá, no município de Anapu, na região da rodovia Transamazônica. No PDS Virola-Jatobá, após cinco anos do início das atividades de manejo florestal comunitário com execução por empresa contratada, e coincidindo com a alteração na modalidade de gestão da exploração, é oportuno e necessário examinar as consequências socioeconômicas e ambientais. A equipe de pesquisadores da Embrapa Amazônia Oriental, Universidade Federal do Pará, e Universidade Federal Rural da Amazônia colaborará com as organizações dos produtores locais para desenvolver protocolos e estudos de campo que terão como produtos: (1) análises do impacto econômico, social e ambiental após cinco anos do manejo florestal comunitário realizado pela empresa; (2) recomendações para adequações na gestão e implementação de uma estratégia otimizada de manejo florestal pelas próprias comunidades, com apoio e parcerias com instituições públicas, tomando como base a análise de cenários futuros para um maior empoderamento e governança local; (3) o fortalecimento na formação de recursos humanos nas associações e cooperativas dos PDS Virola-Jatobá em temas relacionados ao manejo florestal comunitário e à gestão e governança de recursos naturais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Deivison Venicio Souza - Integrante / Marlon Menezes da Costa - Integrante / Alisson Rodrigo Souza Reis - Integrante / Luiz Carlos Bastos Santos - Integrante / Roberto Porro - Coordenador / Milton Kanashiro - Integrante / Noemi Miyasaka Porro - Integrante / Tatiana Deane de Abreu Sá - Integrante / Lucas Jose Mazzei de Freitas - Integrante / Ana Laura dos Santos Sena - Integrante / Regina Celia Viana Martins da Silva - Integrante / Fernanda Ilkiu Borges de Souza - Integrante / Jair Carvalho dos Santos - Integrante / Orlando dos Santos Watrin - Integrante / César Tenório - Integrante / Fabricio Rebello - Integrante / Giovanilda Costa Viana - Integrante / Marcia Hamada - Integrante / Nayra Glaís Pereira Trindade - Integrante., Financiador(es): Embrapa Amazônia Oriental - Auxílio financeiro / Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.
-
2014 - 2016
Seleção de matrizes, fenologia reprodutiva e germinação de sementes de Patauá (Oenocarpus bataua Mart.) e Tucumã (Astrocaryum vulgare Mart.) nas comunidades rurais no município de Almeirim-PA., Descrição: A importância das Comunidades Rurais do Município de Almeirim-PA, está no alto percentual de áreas protegidas e na atividade florestal com fonte significativa de geração de renda e emprego, porém é necessário desenvolvimento nas pesquisas das espécies com alto potencial nas comunidades da zona III, como Patauá e Tucumã. Dessa maneira, a caracterização por meio da fenologia reprodutiva das árvores e a germinação de sementes dessas palmeiras, pode dispor de informações sobre o ciclo biológico das espécies para propiciar o fortalecimento do uso das mesmas pelas comunidades rurais de Almeirim, Pará.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Deivison Venicio Souza - Integrante / Marlon Menezes da Costa - Integrante / Vinicius Campos Paraense - Integrante / Alessandra Doce Dias de Freitas - Coordenador / Elisana Batista dos Santos - Integrante / Noemi Viana Martins Leão - Integrante / Raírys Cravo Herrera - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.
-
2014 - 2016
DIAGNÓSTICO E CAPACITAÇÃO NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS NÃO MADEIREIROS, UTILIZADOS PELAS AS COMUNIDADES INDÍGENAS TUKAMÃ E KUJUBIN DO RIO IRIRI: UMA ESTRATÉGIA PARA O FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS, Descrição: O projeto por objetivo Identificar e capacitar indígenas na produção e comercialização de sementes e mudas de espécies florestais, envolvendo aspectos tecnológicos e morfológicos de sementes e mudas visando contribuir para o fortalecimento do artesanato e cultura das tribos indígenas ocorrentes ao longo do rio Iriri.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Deivison Venicio Souza - Integrante / Alisson Rodrigo Souza Reis - Coordenador / Joilan Xipaia dos Santos - Integrante / Sonia da Conceição Abreu - Integrante / Alex Soares de Souza - Integrante / Cássio Melo da Silva - Integrante., Financiador(es): Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2016
USO DE PARCELAS PERMANENTES PARA O MONITORAMENTO DA DINÂMICA FLORESTAL NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL VIROLA-JATOBÁ, MUNICÍPIO DE ANAPÚ, PARÁ, BRASIL, Descrição: Este projeto visa avaliar a composição florística, a estrutura horizontal e vertical e a dinâmica de uma floresta natural de terra firme sob regime de manejo florestal comunitário no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Virola-Jatobá através do uso de parcelas permanentes de monitoramento, no município de Anapú, Pará. A metodologia utilizada para a instalação e medição das parcelas permanentes baseou-se em Silva et al. (2005). O projeto fora devidamente aprovado sob a Portaria 134/2012. O projeto de pesquisa em epígrafe constitui-se, entre outros aspectos, em uma forma de incentivar a continuidade do manejo florestal comunitário no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Virola-Jatobá, visto que por meio da Instrução Normativa n 65 de 27 de dezembro de 2010, o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), estabeleceu que as atividades do manejo florestal deverão ser executadas de forma direta pelas comunitários. Neste contexto, a Universidade Federal do Pará (UFPA) insere-se com instituição colaboradora junto à outros órgãos federais no sentido de auxiliar os comunitários nesta fase transitória.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Deivison Venicio Souza - Coordenador / Marlon Menezes da Costa - Integrante / Alisson Rodrigo Souza Reis - Integrante / Vinicius Campos Paraense - Integrante / Alessandra Doce Dias de Freitas - Integrante / Luiz Carlos Bastos Santos - Integrante / Maria Luiza Maciel Petri - Integrante.
-
2012 - 2013
Crescimento de mudas de espécies florestais sob diferentes níveis de sombreamento no município de Altamira-PA., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deivison Venicio Souza - Integrante / Alessandra Doce Dias de Freitas - Integrante / Luiz Carlos Bastos Santos - Integrante / Maria Luiza Maciel Petri - Integrante / Gisele do Socorro dos Santos Pompeu - Integrante / Elisana Batista dos Santos - Coordenador.
-
2012 - 2013
Relações entre as Mudanças Climáticas e a Dinâmica de uma Floresta Tropical Prístina na Região de Altamira-PA., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Deivison Venicio Souza - Coordenador / Fábio Miranda Leão - Integrante / Jaime Barros dos Santos Junior - Integrante.
-
2012 - Atual
Manejo e silvicultura em floresta nativa, Paragominas, Pará, Descrição: O Manejo e silvicultura em floresta nativa, Paragominas, Pará tem como missão incentivar empresas florestais da região de Paragominas a adoção de boas práticas de manejo, que garantam a sustentabilidade econômica, social e ambiental da exploração madeireira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Deivison Venicio Souza - Integrante / Luciana Maria de Barros Francez - Coordenador / Fernando Cristóvam da Silva Jardim - Integrante / João Olegário Pereira de Carvalho - Integrante / Fábio de Jesus Batista - Integrante / Carlos Eduardo Pereira Tamasauskas - Integrante / Thamires Mendes Coelho Ferreira - Integrante / Thais Matias de Oliveira - Integrante / Janderson de Oliveira Silva - Integrante / JHULIA MELO NOBREGA - Integrante / Jhonnathan Lima da Silva - Integrante / Fábio Gomes da Silva - Integrante / José Jaime Pessoa do Nascimento Filho - Integrante.
-
2006 - 2009
Projeto Silvicultura Pós-colheita na Amazônia brasileira, Descrição: O Projeto Silvicultura Pós-colheita na Amazônia Brasileira, em sua primeira fase, foi realizado na Fazenda Rio Capim, que pertence a Cikel Brasil Verde Madeiras Ltda. no município de Paragominas, PA, pela Embrapa com apoio da UFRA e recursos financeiros do CNPq, PPG7 e ITTO. Os principais resultados no final do projeto foram: relação de espécies arbóreas suscetíveis ao tratamento silvicultural por anelagem; relação de espécies arbóreas resistentes ao tratamento; relação de espécies plantadas que se adaptaram nas clareiras causadas pela exploração; relação de espécies de regeneração natural que se adaptaram nas clareiras; taxa de crescimento de árvores beneficiadas pelos tratamentos silviculturais após o corte de cipós e a anelagem; taxa de crescimento de mudas plantadas e de mudas de regeneração natural em clareiras de exploração florestal; custos de implantação de um sistema silvicultural pós-colheita de madeira; ec custos de monitoramento de um sistema silvicultural pós-colheita de madeira. Doze instituições, incluindo o CNPq, de alguma forma fazem parte do projeto, sendo uma instituição de pesquisa, três universidades (uma estrangeira), um instituto de treinamento de pessoal, uma empresa madeireira, uma de processamento de dados, o Serviço Florestal Brasileiro e três agências de fomento à pesquisa. Participaram 10 pesquisadores e 15 estudantes/colaboradores, que desenvolveram atividades de pesquisa com orientação dos pesquisadores. Duas dissertações de mestrado foram desenvolvidas e sete artigos técnico-científicos foram elaborados no decorrer do projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Deivison Venicio Souza - Integrante / João Olegário Pereira de Carvalho - Coordenador / José Natalino Macedo Silva - Integrante / Benno Pokorny - Integrante / Ulisses Sidnei da Conceição Silva - Integrante / Josué Evandro Ribeiro Ferreira - Integrante / Simone Marinho do Nascimento - Integrante / Celso Paulo de Azevedo - Integrante / Roberto Wagner Cabral Batista - Integrante / Marcela Gomes da Silva - Integrante / Jaqueline Macêdo Gomes - Integrante / Tatiana da Cunha Castro - Integrante / Deusa Nara Viana Nobre - Integrante / Marisol Taffarel - Integrante / Marcus Vinicius da Silva Ferreira - Integrante., Financiador(es): Embrapa Amazônia Oriental - Cooperação.
-
2006 - 2008
Manejo Sustentável de Florestas Secundárias para fins Diversificados no Nordeste Paraense, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Deivison Venicio Souza - Integrante / Monoela Ferreira Fernandes da Silva - Coordenador / Fabrizia de Oliveira Alvino - Integrante / Rivaldo Costa Cardoso Junior - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2022 - Atual
Sistema de Visão Computacional para Reconhecer Espécies no Manejo Florestal Madeireiro na Amazônia Brasileira, Descrição: No âmbito do Manejo Florestal Sustentável - MFS para fins madeireiro, o censo florestal é uma atividade essencial para o planejamento da exploração florestal, na qual todas árvores a partir de um diâmetro mínimo pré-estabelecido são mapeadas e identificadas, em geral, por nomes vernaculares. Neste contexto, a identificação de espécies é um grande desafio, pois não é incomum a ocorrência de erros de identificação em censos florestais. Esses erros podem ter origem no campo, pela confusão devido ao compartilhamento de características entre espécies, uso de diferentes nomes vernaculares para identificar uma mesma espécie, ou mesmo pelo uso do mesmo nome vernacular, por diferentes ``mateiros'', para identificar espécies distintas. Porém, talvez o maior problema seja a conversão de nomes vernaculares para nomes científicos baseado em listas pré-existentes de orgãos ambientais. Portanto, erros de identificação de espécies podem comprometer o tripé da sustentabilidade preconizado pelo MFS e, assim, gerar potenciais prejuízos econômicos aos manejadores florestais e a credibilidade do empreendimento no mercado. Fato este devido à exploração e comercialização equivocada de espécies, além de impactos negativos na conservação da diversidade da flora brasileira, aumentando o risco de extinção de espécies. Portanto, tecnologias que auxiliem na diminuição dos erros de identificação são urgentes e de grande interesse para o manejo e conservação de espécies florestais. Nesse sentido, o principal objetivo deste projeto é desenvolver uma tecnologia baseada em inteligência artificial, combinando métodos de aprendizado de máquina e visão computacional, para reconhecer espécies em censos florestais no MFS para fins madeireiros. Em síntese, o foco é desenvolver uma aplicação web para reconhecimento de espécies florestais a partir de imagens digitais de cascas (ritidoma) e alburno de árvores, visando a melhoria da acurácia na identificação de árvores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Deivison Venicio Souza - Coordenador / Eduardo da Silva Leal - Integrante / Samuel de Pádua Chaves e Carvalho - Integrante / Luiz Eduardo Soares de Oliveira - Integrante / Márcia Orie de Sousa Hamada - Integrante / Bruno Vilela Faller - Integrante / Jackson Rosa Silva - Integrante / Natally Celestino Gama - Integrante.
-
2022 - Atual
Sistema de Visão Computacional para Reconhecer Espécies no Manejo Florestal Madeireiro na Amazônia Brasileira, Descrição: No âmbito do Manejo Florestal Sustentável - MFS para fins madeireiro, o censo florestal é uma atividade essencial para o planejamento da exploração florestal, na qual todas árvores a partir de um diâmetro mínimo pré-estabelecido são mapeadas e identificadas, em geral, por nomes vernaculares. Neste contexto, a identificação de espécies é um grande desafio, pois não é incomum a ocorrência de erros de identificação em censos florestais. Esses erros podem ter origem no campo, pela confusão devido ao compartilhamento de características entre espécies, uso de diferentes nomes vernaculares para identificar uma mesma espécie, ou mesmo pelo uso do mesmo nome vernacular, por diferentes ``mateiros'', para identificar espécies distintas. Porém, talvez o maior problema seja a conversão de nomes vernaculares para nomes científicos baseado em listas pré-existentes de orgãos ambientais. Portanto, erros de identificação de espécies podem comprometer o tripé da sustentabilidade preconizado pelo MFS e, assim, gerar potenciais prejuízos econômicos aos manejadores florestais e a credibilidade do empreendimento no mercado. Fato este devido à exploração e comercialização equivocada de espécies, além de impactos negativos na conservação da diversidade da flora brasileira, aumentando o risco de extinção de espécies. Portanto, tecnologias que auxiliem na diminuição dos erros de identificação são urgentes e de grande interesse para o manejo e conservação de espécies florestais. Nesse sentido, o principal objetivo deste projeto é desenvolver uma tecnologia baseada em inteligência artificial, combinando métodos de aprendizado de máquina e visão computacional, para reconhecer espécies em censos florestais no MFS para fins madeireiros. Em síntese, o foco é desenvolver uma aplicação web para reconhecimento de espécies florestais a partir de imagens digitais de cascas (ritidoma) e alburno de árvores, visando a melhoria da acurácia na identificação de árvores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Deivison Venicio Souza - Coordenador / Eduardo da Silva Leal - Integrante / Samuel de Pádua Chaves e Carvalho - Integrante / Luiz Eduardo Soares de Oliveira - Integrante / Márcia Orie de Sousa Hamada - Integrante / Bruno Vilela Faller - Integrante / Jackson Rosa Silva - Integrante / Natally Celestino Gama - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Pará, Faculdade de Engenharia Florestal/Altamira. , Rua José Porfírio, nº 2515, São Sebastião, 68370000 - Altamira, PA - Brasil, Telefone: (93) 21220607, URL da Homepage:
Experiência profissional
2004 - 2008
Universidade Federal Rural da AmazôniaVínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de graduação
2011 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
É professor Adjunto IV da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira, Pará. É responsável por ministrar as disciplinas Estatística Básica, Dendrometria, Experimentação Florestal e Inventário Florestal, integrantes do desenho curricular do Curso de Graduação em Engenharia Florestal. Em 2020, obteve o título de Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná, realizando pesquisa em Aprendizado de Máquina (Machine Learning) aplicado à modelagem de variáveis biométricas florestais.
Atividades
-
12/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Engenharia Florestal/Altamira.,Linhas de pesquisa
-
03/2015 - 02/2016
Direção e administração, Faculdade de Engenharia Florestal/Altamira.,Cargo ou função, Diretor da Faculdade de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário Altamira (Portaria 1098/2015).
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Aplicada à Educação
-
03/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Experimentação Florestal , Inventário Florestal , Dendrometria , Estatística Básica
-
03/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Experimentação Florestal , Inventário Florestal , Dendrometria , Estatística Básica
-
01/2013 - 07/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Aplicada à Educação
-
03/2012 - 11/2012
Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Experimentação Florestal , Inventário Florestal , Dendrometria , Estatística Básica
-
07/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dendrometria, Estatística Básica, Experimentação Florestal, Inventário Florestal
2009 - 2011
Secretaria de Estado de Meio AmbienteVínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Gestão de Meio Ambiente, Carga horária: 30
Outras informações:
Desenvolver atividades de planejamento, execução, supervisão, coordenação, orientação, pesquisa e execução de projetos na área de Engenharia Florestal, voltados para o meio ambiente, de forma compatível com suas atribuições profissionais. Participou de análise técnica, para fins de licenciamento ambiental, de Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), Projetos de Desbastes e Reflorestamento e Supressão Florestal.
2009 - 2011
Embrapa Amazônia OrientalVínculo: Outro (Mestrado), Enquadramento Funcional: Pesquisa (Dissertação Mestrado), Carga horária: 20
Outras informações:
Participou do Projeto Silvicultura Pós-colheita na Amazônia Brasileira, em sua primeira fase, realizado na Fazenda Rio Capim, que pertence a Cikel Brasil Verde Madeiras Ltda. no município de Paragominas, PA, pela Embrapa com apoio da UFRA e recursos financeiros do CNPq, PPG7 e ITTO. No âmbito do projeto desenvolveu sua Dissertação de Mestrado intitulada "RESPOSTA INICIAL DE UMA FLORESTA NATURAL DE TERRA FIRME NA AMAZÔNIA ORIENTAL BRASILEIRA APÓS EXPLORAÇÃO DE IMPACTO REDUZIDO E TRATAMENTOS SILVICULTURAIS". Da pesquisa desenvolvida foi publicado o artigo científico "Growth of Manilkara huberi and Manilkara paraensis after logging and silvicultural treatments in the municipality of Paragominas, Pará, Brazil". Além deste, o artigo "Crescimento de espécies arbóreas em uma floresta natural de terra firme após a colheita de madeira e tratamentos silviculturais, no município de Paragominas, Pará, Brasil", foi aceito e aguarda publicação.
Atividades
-
01/2009 - 03/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Embrapa Amazônia Oriental.,Linhas de pesquisa
2006 - 2008
Museu Paraense Emílio GoeldiVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Foi bolsista de iniciação científica pelo Projeto "Manejo Sustentável de floresta secundária para fins diversificados no nordeste paraense", durante 2 anos, quando estudou o manejo e silvicultura de florestas secundárias, culminando em dois trabalhos:
Crescimento de Espécies Florestais Submetidas à Intervenções Silviculturais em Florestas Secundárias, Bragança, Pará.
Avaliação e análise dos efeitos de tratamentos silviculturais em florestas secundárias de diferentes estágios sucessionais no Município de Bragança, Pará.
Atividades
-
02/2006 - 07/2008
Estágios , Conselho Técnico Científico, Cbo.,Estágio realizado, Manejo Sustentável de Florestas Secundárias para fins Diversificados no Nordeste Paraense.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Deivison Venicio Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?