Diego de Castro
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2013), mestre em Estudos de Literatura pela Universidade Federal de São Carlos (2016), atualmente é doutorando na área de Estudos de Literatura, pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Tem experiência na área de Filosofia e Estudos Literários. Na área da Filosofia tem experiência em História da Filosofia Moderna, Iluminismo britânico e Estética. Na área de Estudos Literários atua nos seguintes temas: Literatura e crítica literária inglesa, Samuel Johnson, William Shakespeare, Fredric Jameson, crítica marxista e estudos culturais.
Informações coletadas do Lattes em 18/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Estudos de Literatura
2018 - Atual
Universidade Federal de São Carlos
Título: O PROJETO CRÍTICO DE SAMUEL JOHNSON NO THE RAMBLER,
Carla Alexandra Ferreira. Palavras-chave: Samuel Johnson; Rambler; Crítica Materialista.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos Literários. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura inglesa.
Mestrado em Estudos de Literatura
2014 - 2016
Universidade Federal de São Carlos
Título: A REAVALIAÇÃO DA DOUTRINA DAS UNIDADES NO PREFACE TO SHAKESPEARE (1765): O PRENÚNCIO DA RUPTURA COM O ANCIEN RÉGIME,Ano de Obtenção: 2016
Carla Alexandra Ferreira.Palavras-chave: Literatura e crítica literária inglesa; Samuel Johnson; crítica shakespeariana; Fredric Jameson.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura inglesa.
Graduação em Filosofia
2009 - 2013
Universidade Federal de São Carlos
Título: A noção de crítica na obra Prefácio a Shakespeare de Samuel Johnson.
Orientador: Luís Fernandes dos Santos Nascimento
Formação complementar
2012 -
My English Online Nível 5. , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura inglesa.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.
Participação em eventos
200 anos de Anne Brontë. 2020. (Seminário).
7 Seminário de Estudos de Literatura (SELit). 2020. (Seminário).
Minicurso: Sandman no ?Sandmanverso?: uma breve exploração pela HQ de Neil Gaiman. 2020. (Outra).
I Semana de Filosofia e Literatura UFSCar. 2018. (Seminário).
II SELIT ? Entre a teoria e a crítica: mobilizando diferenças. 2015. (Seminário).
VI Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFSCar: Filosofia e suas Interfaces.Estética. 2014. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
CASTRO, D. ; FERREIRA, C. A. . A DIFERENÇA ENTRE A CRÍTICA DE SAMUEL JOHNSON E O FORMALISMO RUSSO: A RELAÇÃO ENTRE CRÍTICA LITERÁRIA E A ESFERA PÚBLICA. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU , v. 6, p. 104-116, 2015.
-
CASTRO, D. . Entre o curso do Mundo e a Solidez da Verdade: Um Shakespeare de Johnson além da Obra Prefácio a Shakespeare. Revista de Letras Dom Alberto , v. 1, p. 81-97, 2015.
-
CASTRO, D. . THE RAMBLER DE SAMUEL JOHNSON: A RUPTURA ENTRE O INTELECTUAL E O SOCIAL. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CASTRO, D. . The Rambler : o projeto crítico de Samuel Johnson?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CASTRO, D. . THE RAMBLER: O PROJETO CRÍTICO DE SAMUEL JOHNSON. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CASTRO, D. . O projeto crítico de Samuel Johnson no The Rambler. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CASTRO, D. . A leitura política de uma questão no Preface to Shakespeare de Johnson. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CASTRO, D. . A RELAÇÃO DA CRÍTICA LITERÁRIA DE SAMUEL JOHNSON COM A ESTÉTICA CLÁSSICA NO PREFACE TO SHAKESPEARE (1765). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CASTRO, D. . A reavaliação da Doutrina das Unidades no Preface to Shakespeare (1765): a relação da crítica literária de Samuel Johnson com a Estética Clássica.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CASTRO, D. . ?A ?crítica ensaística? e o ?Humanismo?: o inconsciente político no Prefácio a Shakespeare?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CASTRO, D. . A crítica literária de Samuel Johnson: a reavaliação da regra das três unidades do teatro neoclássico na obra 'Prefácio a Shakespeare'.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CASTRO, D. . A noção de crítica no Prefácio a Shakespeare de Samuel Johnson. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CASTRO, D. . O espelho da vida: leitura da obra de Shakespeare por Samuel Johnson.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Diálogos literários: leitura política de autores/autoras contemporâneos norte-americanos., Descrição: O grupo de pesquisa Diálogos Literários, composto de pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino, tem por objetivo refletir teoricamente sobre o texto literário no campo da cultura, memória, história e sociedade, respeitando as especificidades de diferentes correntes teóricas que fundamentam as diversas leituras produzidas pelos membros do grupo. Destaca-se o caráter teórico-prático da abordagem buscada espaço, o que beneficia o desenvolvimento das pesquisas de seus membros. Abre-se, ainda, a possibilidade de uma abordagem transdisciplinar entre literatura e outras artes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Diego de Castro - Integrante / Carla Alexandra Ferreira - Coordenador / Adelle Paiva Proença de Moraes - Integrante / Camila Cano Caporale - Integrante / Fabiana Vicentim - Integrante / Juliana Cristina Terra de Souza - Integrante / Lara Martelini Marins - Integrante / Maria Luiza Ribeiro Buzian - Integrante / Vanessa Aparecida Kramer - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - 2020
Colégio Objetivo ErentrudVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do ensino básico, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2018 - 12/2020
Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia, Inglês, Literatura brasileira e portuguesa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Diego de Castro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?