Antonio Frederico Saturnino Braga

Possui Licenciatura em História pela PUC-RJ (1989), Mestrado em Filosofia pela UFRJ (1994) e Doutorado em Filosofia pela UERJ (2007). É professor do IFCS-UFRJ.

Informações coletadas do Lattes em 30/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Filosofia

2004 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O Debate entre Deontologismo e Consequencialismo. Uma proposta de esclarecimento a partir de Kant e Rawls.
Luiz Bernardo Leite Araújo. Palavras-chave: Deontologismo; Conseqüencialismo; Contratualismo; Razoabilidade.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outros Setores.

Mestrado em Filosofia

1990 - 1994

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O Princípio da Finalidade e o Sistema Crítico Kantiano.,Ano de Obtenção: 1994
Luiz Eduardo de Oliveira Bicca.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Licenciatura Em História

1985 - 1989

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.

Organização de eventos

BRAGA, A. F. S. ; BUENO, V. C. A. ; JORGE FILHO, E. J. ; PEREIRA, L. C. ; Pinheiro, Ulysses ; ROCHA, E. M. ; LOPES, C. ; ESTEVES, J. C. R. . II Congresso Kant - 200 anos da Metafísica dos Costumes. 1997. (Congresso).

Participação em eventos

A distinção entre normas e valores; sua relevância para a Filosofia do Direito e para a Filosofia Política Pol.John Rawls e a distinção entre normas e valores. 2018. (Encontro).

I Encontro de Filosofia e Teoria Política; Normas e Valores.Descrição e Idealização nos posicionamentos de Rawls e de Habermas sobre o pluralismo e a diferença.. 2018. (Encontro).

VI Congresso Nacional da Sociedade Kant Brasileira. O arbítrio e as pretensões da razão pura prática. 2018. (Congresso).

XII Seminário dos Alunos do Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica.Os desafios do ensino de filosofia no Brasil; uma análise a partir da Teoria Crítica proposta por Habermas. 2018. (Seminário).

I Workshop Dunamis na Historia da Filosofia.Ideia, Poder e Possibilidade na teoria da liberdade de Kant. 2016. (Encontro).

XVII Encontro Nacional ANPOF.Habermas e as possibilidades de transformação da sociedade geradas pelo processo de racionalização.. 2016. (Encontro).

Encontros de Filosofia.Direito, política e moral no modelo de Teoria Crítica desenvolvido por Habermas. 2015. (Encontro).

XXI Semana de Filosofia da UFAM.O construtivismo kantiano na filosofia política contemporânea.. 2014. (Seminário).

1 Seminário sobre contratualismo moral e político..John Rawls e a tradição do contratualismo. 2011. (Seminário).

XII ENANCIB. Ruído, Perturbação e Informação: notas para uma teoria crítica dos sistemas autopoiéticos.. 2011. (Congresso).

VI Colóquio Habermas. Habermas e a questão da validade cognitiva dos enunciados teóricos e morais.. 2010. (Congresso).

XIV Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia.Habermas e a questão do realismo moral.. 2010. (Encontro).

V Simpósio Internacional Principia.Pode Rawls tachar o utilitarismo de doutrina abrangente do bem?. 2007. (Simpósio).

XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. O Construtivismo de J. Rawls no contexto do debate entre deontologismo e utilitarismo. 2006. (Congresso).

Colóquio Justiça, Virtude e Democracia. Posição do conceito de direitos individuais no contexto do debate entre deontologismo e conseqüencialismo. 2005. (Congresso).

X Congresso Kant Internacional - Direito e paz na filosofia de Kant.. Breves Comentários sobre o conceito de imperativo categórico.. 2005. (Congresso).

XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.Posição da Ética Kantiana no Panorama Geral do Debate entre Deontologismo e Conseqüencialismo.. 2004. (Encontro).

Promessas e Ameaças da Ciência Moderna.Aspectos Filosóficos da Noção de Espaço na Ciência Moderna. 2001. (Seminário).

Promessas e Ameaças da Ciência Moderna.As Noções de Forma e Matéria na Ciência Antiga e na Ciência Moderna. 2001. (Seminário).

Promessas e Ameaças da Ciência Moderna.Aspectos Filosóficos da Revolução Científica do Século XVII. 2001. (Seminário).

II Congresso Kant: 200 anos da Metafísica dos Costumes.. Motivação e Imputabilidade na Filosofia Prática de Kant. 1997. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Ulysses Ferraz de Camargo Filho

Araújo, L. B. L.; VELASCO, M. I.;BRAGA, A. F. S.. Regimes Socioeconômicos ideais à luz da teoria da justiça de John Rawls: a crítica rawlsiana ao capitalismo de bem-estar social e a defesa de uma democracia de cidadãos-proprietários. 2021. Dissertação (Mestrado em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcio Daniel Da Costa Nicodemos

BRAGA, A. F. S.; PINTO, F. G.; SILVA, J. A. F.; GUIMARAES, M. S.. Filosofia e Ensino no Cárcere: leis, conceitos, contextos e sujeitos. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Aluno: Marcos Felipe de Freitas Araujo

BRAGA, A. F. S.; Gonçalves, Guilherme F L; Assy, Bethânia A. Dialética e Estado na Filosofia de Hegel. 2018. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cleber de Lira Farias

OLIVA, A.;BRAGA, A. F. S.. A possibilidade de conhecimento de Deus na perspectiva da concepção humeana da causalidade.. 2017. Dissertação (Mestrado em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Wellington Araujo de Oliveira

BRAGA, A. F. S.; VELASCO, M. I.; Araújo, L. B. L.. O dilema Igualdade ou Liberdade em três concepções do Estado. 2017. Dissertação (Mestrado em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael de Souza Martins

SILVEIRA, W. V. O.; CORDEIRO, R. V.;BRAGA, A. F. S.. A justiça como equidade e a viabilidade de uma sociedade democrática bem-ordenada em John Rawls. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno de Andrade Albarelli

Pinheiro, Ulysses;BRAGA, A. F. S.. Domínio e Resistência Civil segundo Spinoza. 2015. Dissertação (Mestrado em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Abuzaglo Elias Martins

BRAGA, A. F. S.; ROCHA, E. M.; GLEIZER, M. A.. Observações sobre a Moral em Descartes. 2014. Dissertação (Mestrado em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leticia Barbosa Pimentel

Ganem, A; Malta, Maria M;BRAGA, A. F. S.. O projeto de ciência moderna e os caminhos da economia: revolução marginalista e materialismo histórico dialético.. 2013. Dissertação (Mestrado em Economia Política Internacional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcela Borges Martinez

Araújo, L. B. L.; Berten, André;BRAGA, A. F. S.. O conceito moderno de tolerância e seu papel na formação deliberativa da vontade.. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Aluf Alba Villar Elias

BRAGA, A. F. S.; Gonzales de Gómes, M.N.. A Vontade de verdade, a informação e o arquivo.. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - IBICT-UFRJ.

Aluno: Anderson Avelino de Souza

Araújo, L. B. L.;BRAGA, A. F. S.; VELASCO, M. I.. Universalidade e Contexto Histórico no Liberalismo Político de John Rawls. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado em Doutorado)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maikon Chaider Silva Scaldaferro

Araújo, L. B. L.; VELASCO, M. I.; PEREIRA, T. S.;BRAGA, A. F. S.; DUTRA, D. J. V.. Consenso e Conflito: uma reconstrução da Teoria Crítica da Democracia. 2020. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Louis de Freitas Richard Blanchet

BRAGA, A. F. S.; ROCHA, E. M.; Marques, E.M.. A Algebrização da geometria em Descartes: fundamentação ontológica e consequência epistemológica. 2019. Tese (Doutorado em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gilmar do Nascimento Santos

BRAGA, A. F. S.; Araújo, Marcelo de; Araújo, L. B. L.; KIRALY, C.; RODRIGUES, F. A. R.. Antropologia Filosófica e teoria da liberdade em J.S. Mill. 2019. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Vargas de Paulo

BRAGA, A. F. S.; Pereira, Roberto Horácio. O Self como uma construção narrativa: identidade e ilusão na constituição do Eu. 2018. Tese (Doutorado em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcela Borges Martinez

BRAGA, A. F. S.; Araújo, L. B. L.; Araújo, Marcelo de; Berten, André. O direito à justificação: sobre a dialética entre igualdade e diversidade à luz da teoria da tolerância de Rainer Forst. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Anderson Avelino de Souza

Araújo, L. B. L.;BRAGA, A. F. S.; Berten, André; Araújo, Marcelo de; Silva, Walter Valdevino. A transfiguração secular: uma proposta de integração entre religião e razão pública no liberalismo político de John Rawls.. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado em Doutorado)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Otávio Luiz Kajevski Junior

ROCHA, E. M.;BRAGA, A. F. S.; GLEIZER, M. A.; Marques, E.M.; Haddad, A.B.. Entre o Possibilismo e o Necessitarismo: livre criação das verdades eternas segundo Descartes. 2015. Tese (Doutorado em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Taís Silva Pereira

Araújo, L. B. L.;BRAGA, A. F. S.; Ramos, C A; Berten, André; Araújo, Marcelo de. Pluralismo, política e julgamento: para um projeto crítico à luz da filosofia de Charles Taylor.. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Andréa Alves de Abreu

BRAGA, A. F. S.; ROCHA, E. M.; Pinheiro, Ulysses. O tempo é um problema na filosofia de Descartes? Sua busca no contexto heurístico-inventivo das Meditações Metafísicas.. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maikon Chaider Silva Scaldaferro

BRAGA, A. F. S.; Araújo, L. B. L.; VELASCO, M. I.; PEREIRA, T. S.. Consenso e Conflito: uma reconstrução da Teoria Crítica da democracia. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Louis de Freitas Richard Blanchet

BRAGA, A. F. S.; ROCHA, E. M.; Marques, E.M.. Matemática segundo Descartes. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Monteiro de Castro

BRAGA, A. F. S.; ROCHA, E. M.; GLEIZER, M. A.. Sobre aquilo que garante o dualismo cartesiano. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gilmar do Nascimento Santos

BRAGA, A. F. S.; Araújo, Marcelo de; Araújo, L. B. L.. Antropologia filosófica e teoria moral em John Stuart Mill: Entre liberalismo e republicanismo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: OLIVIA MARIA KLEM DIAS

BRAGA, A. F. S.; VELASCO, M. I.; ROCHA, E. M.. Alguns marcos teóricos da perspectiva intuicionista, tendo em vista a análise da teoria dos valores de Max Scheler.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Abuzaglo Elias Martins

ROCHA, E. M.;BRAGA, A. F. S.; GLEIZER, M. A.. Introdução ao problema da circularidade em Descartes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcela Borges Martinez

Araújo, L. B. L.; Berten, André;BRAGA, A. F. S.. O Direito à justificação: sobre um possível acordo entre igualdade e diversidade. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Anderson Avelino de Souza

BRAGA, A. F. S.; Araújo, L. B. L.; Araújo, Marcelo de; Berten, André. A transfiguração secular: religião e razão pública no liberalismo político de John Rawls.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Taís Silva Pereira

BRAGA, A. F. S.; Araújo, Marcelo de; Araújo, L. B. L.; Berten, André. Crítica e Política face ao Pluralismo Contemporâneo. Para uma saída ao problema da incomensurabilidade à luz da filosofia de Charles Taylor.. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Julia Sichieri Moura

BRAGA, A. F. S.; Araújo, L. B. L.. Os limites da razão pública e a atuação das cortes constitucionais: um estudo a partir da teoria de John Rawls. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: ALMIR PAULO RANGEL DE ALMEIDA

BRAGA, A. F. S.; IMAGUIRE, G.; OLIVA, A.. A questão da metafísica: eliminação ou aproveitamento?. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: André Guimarães Borges Brandão

BRAGA, A. F. S.; SILVA, W. V. O.; VELASCO, M. I.. A autonomia em Habermas a partir da relação discursiva entre moral, direito e política. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniele Pacheco do Nascimento

BRAGA, A. F. S.; ROCHA, E. M.; Marques, E.M.. A Indiferença da Vontade Divina e nos homens: o que nos assemelha a Deus?". 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristiano de Oliveira Gomes

BRAGA, A. F. S.; VELASCO, M. I.; Pinheiro, Ulysses. Duas abordagens sobre a Liberdade: Isaiah Berlin e Mikhail Bakunin. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Wellington de Araujo de Oliveira

BRAGA, A. F. S.; Araújo, L. B. L.; VELASCO, M. I.. O dilema igualdade ou liberdade em três concepções do Estado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: OLIVIA MARIA KLEM DIAS

BRAGA, A. F. S.; Araújo, L. B. L.; VELASCO, M. I.. Uma comparação entre as éticas de M. Scheler e I. Kant. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cleber de Lira Farias

OLIVA, A.;BRAGA, A. F. S.; Pinheiro, Ulysses. A possibilidade de conhecimento de Deus na perspectiva da concepção humeana da causalidade.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael de Souza Martins

SILVA, W. V. O.;BRAGA, A. F. S.. Entre uma Teoria da Justiça e o Liberalismo Político: a Justiça como Equidade e a viabilidade de uma sociedade democrática bem-ordenada.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Aluf Alba Villar Elias

BRAGA, A. F. S.; GOMES, M. N. G.;BRAGA, A. F. S.. A Informação e o Arquivo: entre a verdade e a justificação. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciencia da Informacao) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo de Oliveira Valory

OLIVA, A.;BRAGA, A. F. S.. A crise da ideia de autoridade política no mundo moderno: a análise de Hannah Arendt. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Maurício Xavier

JARDIM, R.;BRAGA, A. F. S.. Wilhelm Dilthey e sua contribuição para a filosofia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristiano de Oliveira Gomes

VELASCO, M. I.;BRAGA, A. F. S.. A liberdade política nas teorias políticas de Thomas Hobbes e Immanuel Kant. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: ALMIR PAULO RANGEL DE ALMEIDA

OLIVA, A.;BRAGA, A. F. S.; Pinheiro, Ulysses. O problema do critério de demarcação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: William Freire Ribeiro

ROHM, R. H. D.;BRAGA, A. F. S.. A Importância das Universidades na Formação Ética de Lideranças Transformadoras.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana de Oliveira Burgos

Rego, Pedro;BRAGA, A. F. S.. Sobre Liberdade no Idealismo Transcendental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ewerton Rocha de Paula Silva

Rego, Pedro;BRAGA, A. F. S.. A Refutação do idealismo de Kant. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Eduardo Vilela Tiago

ROHM, R. D.;BRAGA, A. F. S.. Governança Corporativa: uma abordagem teórico-crítica dos principais modelos de gestão atuais e seus principais desafios no contexto global. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinicius Ferreira Zambelli

Carvalho, José Luis Felício;BRAGA, A. F. S.. Os desafios da gestão do conhecimento sob a ótica da tecnologia da informação: um estudo de caso no setor farmacêutico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Natália Fonseca Lopes

ROHM, R. H. D.;BRAGA, A. F. S.. A ambiguidade do trabalho na pós-modernidade: a nova subjetividade e os vínculos humanos na sociedade gerencial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinicius Mothé Maia

Carvalho, José Luis Felício;BRAGA, A. F. S.. A influência do perfil do estudante em suas escolhas profissionais: um estudo no curso de administração da UFRJ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Valesca de Souza Almeida

Carvalho, José Luis Felício;BRAGA, A. F. S.. A alienação atualizada: a permanência de alguns aspectos da Administração Científica de Taylor em uma empresa prestadora de serviços no Rio de Janeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Alexandre da Rocha Kaezer

ROHM, R. H. D.;BRAGA, A. F. S.. Gestão Estratégica de Recursos Humanos nas Teias Globais. Como obter qualidade no processo de expatriação?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luis Paulo Senra Huber

ROHM, R. H. D.;BRAGA, A. F. S.. Análise do comprometimento organizacional em empresas juniores.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Alves dos Santos

SERPA, Daniela;BRAGA, A. F. S.. Responsabilidade Social: estudo de caso da empresa Shell Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel BArbosa Damasceno Raposo

ALBUQUERQUE da Costa, José;BRAGA, A. F. S.. Programas de incentivos de longo prazo. Estudo de caso na Anglo Ferrous Brazil.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: MÁRCIO JOUBERT GONÇALVES LIMA

Araújo, L. B. L.;BRAGA, A. F. S.; Araújo, Marcelo de. O Princípio de razoabilidade na justiça como equidade de Rawls. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Breno de Andrade Assumpção

ROHM, R. H. D.;BRAGA, A. F. S.. Gestão cultural no Brasil: especificidades do negócio e desafios da gestão.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Diego Pensado Pazos Carneiro

ROHM, R. H. D.;BRAGA, A. F. S.. E-Learning: Impactos desta tecnologia em treinamento nas organizações.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciano Silveira Andrade

Falcão, Paulo Roberto S;BRAGA, A. F. S.. A Ética e a Validade do Código de Conduta de uma Empresa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luize de Melo Resende

ROHM, R. H. D.;BRAGA, A. F. S.. Consultoria Interna de Recursos Humanos: o caso da Losango na Percepção de seus funcionários.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniel Protógenes Guimarães

NUNES, G. L. R.;BRAGA, A. F. S.. .Relevância Estratégica da Motivação dos Colaboradores frente ao ambiente organizacional.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Liliane da Costa Câmara

SANTOS, Ruthberg;BRAGA, A. F. S.. A Gestão do Conhecimento na Prática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thainá dos Santos Trindade

SANTOS, Ruthberg;BRAGA, A. F. S.. Fatores de estímulo e desestímulo dos consumidores à compra de produtos piratas.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alice Freitas Delgado Amaral da Cruz

ROHM, R. H. D.;BRAGA, A. F. S.. Oportunidades e desafios na organização de megaeventos esportivos com foco na gestão de recursos humanos.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renato Alves Claramonte

COUTINHO, Maria Teresa Correia;BRAGA, A. F. S.. Comprometimento organizacional. Um estudo das diferenças entre efetivos e terceiros.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Botelho da Silva

SANTOS, Ruthberg;BRAGA, A. F. S.. Governança corporativa. Implementação das práticas de governança corporativa nas empresas familiares. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Roberto Triani Dario Junior

SERPA, Daniela;BRAGA, A. F. S.. A influência da imagem das marcas das operadoras de telefonia móvel na decisão de consumo dos jovens da cidade do Rio de Janeiro.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mery Lucy Guimarães Regueira

ROHM, R. H. D.;BRAGA, A. F. S.. Gestão do conhecimento: a experiência do Banco do Brasil.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Wagner do Nascimento Freitas

Falcão, Paulo Roberto S;BRAGA, A. F. S.. Educação corporativa. Desenvolvendo o capital intelectual.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabel de Abreu Farias

FARIAS, I. A.; FONSECA, Ana Carolina;BRAGA, A. F. S.. Estratégia de Atuação no Mercado Externo. Uma análise do setor de serviços. Os casos das churrascarias Porcão e Plataforma.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Taline Pires de Sá

BRAGA, A. F. S.; COUTINHO, Maria Teresa Correia; FONSECA, Ana Carolina. Ambiente de Trabalho - Questão de Respeito. Estudo de Caso: Política Anti-Intimidação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BRAGA, A. F. S.; BIERI, A.. Membro titular externo da comissão de avaliação do concurso público para a carreira de magistério superior - classe Adjunto Nível 1. 2011. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: concurso público para professor substituto do departamento de administração da UFRJ

BRAGA, A. F. S.; Iório, Vítor; Carvalho, José Luis Felício. 2009.

BRAGA, A. F. S.. Participação na comissão de avaliadores do prêmio ANPOF 2010 (referente ao biênio 2008-2009). 2010.

Comissão julgadora das bancas

Luiz Bernardo Leite Araujo

ARAUJO, Luiz Bernardo Leite; ARAÚJO, Marcelo de; BARBOSA, Ricardo José Corrêa; TERRA, Ricardo Ribeiro; VELASCO, Marina. O debate entre deontologismo e conseqüencialismo. Uma proposta de esclarecimento a partir de Kant e Rawls. 2007. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Luiz Bernardo Leite Araujo

ARAUJO, Luiz Bernardo Leite; ARAÚJO, Marcelo de; BARBOSA, Ricardo José Corrêa; VELASCO, Marina. O debate entre deontologismo e conseqüencialismo: um estudo à luz de Kant e Rawls. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo José Corrêa Barbosa

BRAGA, A. F. S.;BARBOSA, R. J. C.; Bicca, L.; PEREIRA, Luiz Carlos. O Princípio de Finalidade no sistema crítico kantiano. 1994. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ricardo José Corrêa Barbosa

BARBOSA, R. J. C.; ARAÚJO, Luiz Bernardo Leite; VELASCO, M.; ARAUJO, M.; Terra, Ricardo Ribeiro. O debate entre deontologismo e conseqüencialismo. Uma proposta de esclarecimento, a partir de Kant e Rawls. 2007. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo José Corrêa Barbosa

BARBOSA, R. J. C.; ARAÚJO, Luiz Bernardo Leite; ARAUJO, M.; VELASCO, M.. O debate entre deontologismo e conseqüencialismo. Uma proposta de esclarecimento, a partir de Kant e Rawls. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marina Isabel Velasco

de Araujo, Luiz Bernardo; Marcelo de Araújo; Barbosa, Ricardo José Corrêa; Terra, Ricardo Ribeiro;Marina Velasco. O debate entre o Deontologismo e o Conseqüencialismo. Uma proposta de esclarecimento a partir de Kant e Rawls. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduaçao em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marina Isabel Velasco

Marina Velasco; Marcelo de Araújo; Antonio Videira. O debate entre deontologismo e conseqüencialismo: um estudo à luz de kant e Rawls. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduaçao em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marcelo de Araujo

ARAUJO, L. B. L.;ARAUJO, Marcelo de; VELASCO, Marina; BARBOSA, Ricardo; TERRA, R.. O Debate entre o Deontologismo e o Consequencialimso: Uma Proposta de Esclarecimento a Partir de Kant e Rawls. 2007. Tese (Doutorado em Filosofia) - UERJ - Pós-Graduação em Filosofia.

Orientou

OLIVIA MARIA KLEM DIAS

Alguns marcos teóricos da perspectiva intuicionista, tendo em vista a análise da teoria dos valores de Max Scheler; ; Início: 2018; Tese (Doutorado em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

OLIVIA MARIA KLEM DIAS

A crítica de Max Scheler ao formalismo da ética kantiana; 2017; Dissertação (Mestrado em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Diego Borghetti de Queiroz Campos

A justiça na doutrina utilitarista de John Stuart Mill; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Ulysses Ferraz de Camargo Filho

Uma exploração das possíveis implicações econômicas da parte ideal da teoria da justiça de John Rawls; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Martina Ribeiro Florencio

O conceito filosófico de trabalho - da Fenomenologia do Espírito ao Jovem Marx; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Jean Ilg

Dialética: a razão de ser em Hegel e Marx; introdução a uma teoria do conhecimento materialista dialética; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Lívia Carlos dos Reis

A Linguagem como um fenômeno público em "Outras Mentes" de John L Austin; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Maria Silvia Possas

A Teoria Moral de Adam Smith; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Giovanna Cioci Ferreira Gonçalves

A Responsabilização de um Indivíduo na Teoria da Liberdade Kantiana; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Rejane Beatris Schneider

Liberdade Prática: a vontade autônoma determinada pela Lei Moral; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Tárcio Lutier Souza Viana

Estudo de Caso: A Inserção da Informática Educativa na Escola Municipal Heitor Dantas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Rodrigo Nunes de Oliveira

Mapeamento de gestão por processos como ferramenta de auxílio para gestão de pessoas; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Gleice Gorita de Lima

Controle Gerencial e Perspectivas Éticas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Danilo Lima Furtado

As Possibilidades de uma Administração Cooperativa em um Horizonte Altermundista; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Heloísa Coelho Coutinho

Fundamentos Éticos dos Indicadores ETHOS de Responsabilidade ambiental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Henrique Baur Vieira

Ética e Responsabilidade Social nas Empresas: Por Que?; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Beatriz Matos Alvernaz

A Inclusão de Deficientes no Ambiente Organizacional; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Marco Provenzano

A Responsabilidade sócio-ambiental das empresas: imagem meramente externa ou elemento incorporado à identidade da organização?; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Juliana Carvalho Muniz

Ética nos negócios: uma abordagem aristotélica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Júlia Canella Dias Campos

Códigos de ética: a compreensão das normas éticas no mercado financeiro brasileiro; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Juliana Camelo de Paiva

Responsabilidade Social e Valores Éticos nas Empresas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Tiago Carneiro da Silva

Equilíbrio Reflexivo, Justificação e Autoevidência; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

LIVIA REIS

Austin e Habermas: os atos de fala e as pretensões de validade dos proferimentos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Ulysses Ferraz de Camargo Filho

Uma exploração das possíveis implicações da parte ideal da teoria da justiça de John Rawls; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Martina Ribeiro Florencio

O conceito filosófico do trabalho - do Idealismo ao Materialismo; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Ana Vitória Correia Viana

História e Realização do Dever-Ser na Filosofia Kantiana; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Colégio de Aplicação UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Martina Ribeiro Florencio

A categoria do trabalho na universalização da consciência de si na Fenomenologia do Espírito; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Pablo Torralbas

A negação determinada e a dialética hegeliana; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Claudia Soares La Civita

A forma da liberdade na estética de Schiller; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

João Vitor Abreu de Souza

Moral e Estado em Hobbes e Kant; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Ana Vitória Correia Viana

Proximidades e Diferenças entre as concepções de razão prática e liberdade em Hume e Kant; 2017; Iniciação Científica - Colégio de Aplicação UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Alexandre Nasajon

Liberdade humana em Kant; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Gabriel Prado Rodrigues

O problema da indução em Hume; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Maria Silvia Possas

A teoria moral de Adam Smith: influências e características; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Amanda Cristine Direito Henriques e Poliana Suliano Pais

Razão e Natureza nas teorias da liberdade de Hume e Kant; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Colégio de Aplicação UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

João Wesley de Queiroz

A noção de máxima na filosofia prática kantiana; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Maria Silvia Possas

A teoria moral de Adam Smith: características e influências; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

OLIVIA MARIA KLEM DIAS

A Antropologia Filosófica de Max Scheler; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Raisa Inocencio Ferreira Lima

Teoria Crítica e Canclini: análise da indústria cultural segundo o conceito de hibridismo cultural; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

SIMONE CARVALHO DA COSTA

Teoria Crítica e Responsabilidade Social das Organizações; 2010; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Rodrigo Nunes de Oliveira

Relatório Final de estágio supervisionado na empresa Diretoria de Engenharia Naval; ; 2011; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Tárcio Lutier Souza Viana

Relatório Final de Estágio Supervisionado na Escola Municipal Heitor Dantas; 2011; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Paulo Roberto Triani Dario Junior

Relatório final de estágio supervisionado; 2009; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Lucas Soliva Costa

Cultura Organizacional como forma de retenção de talentos; ; 2009; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Simone Arruda de Farias

A Metodologia nas Ciências Naturais e Sociais; 2008; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

POLYTA SILVA DO NASCIMENTO AZEVEDO

Relatorio final de estagio supervisionado; 2007; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Frederico Saturnino Braga;

Foi orientado por

Luiz Eduardo de Oliveira Bicca

O Principio da Finalidade e O Sistema Kantiano; 1995; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Luiz Eduardo de Oliveira Bicca;

Luiz Eduardo de Oliveira Bicca

O Principio da Finalidade e O Sistema Critico Kantiano; 1994; Dissertação - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Luiz Eduardo de Oliveira Bicca;

Rejane Beatris Schneider

LIBERDADE PRÁTICA: A VONTADE AUTÔNOMA DETERMINADA PELA LEI MORAL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Beatris Schneider;

Luiz Bernardo Leite Araujo

O debate entre deontologismo e conseqüencialismo; Uma proposta de esclarecimento a partir de Kant e Rawls; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Luiz Bernardo Leite Araujo;

Produções bibliográficas

  • SATURNINO BRAGA, ANTONIO FREDERICO . O papel das idealizac-o-es na interpretac-a-o pragmatista da tradic-a-o da Teoria Cri-tica. ANALYTICA (UFRJ) , v. 22, p. 28-49, 2020.

  • BRAGA, A. F. S. . O Problema da Fraqueza da Vontade na Filosofia Prática Kantiana. Analytica , v. 21, p. 123-141, 2018.

  • BRAGA, A. F. S. . O conceito de 'ação comunicativa fraca' na teoria de Habermas. Veritas (Porto Alegre) , v. 62, p. 98-115, 2017.

  • BRAGA, A. F. S. . A questão da liberdade prática na Crítica da Razão Pura.. SINTESE (BELO HORIZONTE. 1974) , v. 44, p. 193-220, 2017.

  • BRAGA, A. F. S. . Realidade, Coerência e Consenso na Teoria da Verdade do Pragmatismo Kantiano proposto por Habermas. Analytica (UFRJ) , v. 18, p. 83-108, 2015.

  • BRAGA, A. F. S. . Biblioteconomia, Filosofia da Informação e Epistemologia Social. Notas para uma possível discussão entre Floridi e Habermas.. Educação e Filosofia (Online) , v. V. 27, p. 453-475, 2013.

  • BRAGA, A. F. S. . Os construtivismos kantianos e a construção dos princípios de justiça na obra de Rawls. Dois Pontos (UFPR) , v. V.10, p. 11-36, 2013.

  • BRAGA, A. F. S. . Habermas e a Questão do Realismo Moral. Analytica (UFRJ) , v. 15, p. 71-90, 2012.

  • BRAGA, A. F. S. . Habermas e a questão da validade cognitiva dos enunciados teóricos e morais.. Revista Philósophos , v. 14, p. 11-44, 2010.

  • BRAGA, A. F. S. . O Argumento de J. Rawls para a prioridade das liberdades básicas.. Sintese (Belo Horizonte. 1974) , v. 36, p. 131-150, 2009.

  • BRAGA, A. F. S. . Contrato Social e Processos de Aprendizagem na Concepção Imperativa da Ética. Revista Índice (Rio de Janeiro) , v. 01, p. 01-24, 2009.

  • BRAGA, A. F. S. . Estrutura básica e posição original em The Law of Peoples de J. Rawls. Ethic@ (UFSC) , Florianópolis - SC, v. 4, n.2, p. 157-173, 2005.

  • BRAGA, A. F. S. . Linearidade e Circularidade na Dialética Platônica: o método hipotético no Fédon e na República. O Que nos Faz Pensar (PUCRJ) , Rio de Janeiro, v. 11, n.1, p. 37-72, 1997.

  • BRAGA, A. F. S. ; Braga, Roberto Saturnino . Positivismo e construtivismo nas teorias do conhecimento, da sociedade e das organizações.. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014. v. 01. 226p .

  • BRAGA, A. F. S. . Kant, Rawls e o utilitarismo: justiça e bem na filosofia política contemporânea.. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011. 326p .

  • BRAGA, A. F. S. ; HADDOCK-LOBO, R. ; FEITOSA, C. ; SUAREZ, R. . As teorias da experiência de Kant e Hegel. In: Feitosa, Charles; Haddock-Lobo, Rafael; Suarez, Rosana. (Org.). Entre vales, montanhas e bares: sentidos expansivos no pensamento de Luiz Bicca. 1ªed.Rio de Janeiro: Circuito, 2020, v. , p. 67-79.

  • BRAGA, A. F. S. . Posição do conceito de direitos individuais no contexto do debate entre deontologismo e conseqüencialismo. In: Daniel Tourinho Peres. (Org.). Justiça, Virtude e Democracia. 1ed.Salvador: Quarteto Editora, 2006, v. , p. 25-42.

  • BRAGA, A. F. S. ; WEBER, T . Habermas e as possibilidades de transformação da sociedade geradas pelo processo de racionalização típico da modernidade. In: XVII Encontro Anpof (Associação Nacional Pós-Graduação em Filosofia), 2018, Aracaju. Coleção ANPOF XVII Encontro. Justiça e Direito. São Paulo: ANPOF, 2016. p. 206-214.

  • BRAGA, A. F. S. . Ruído, Perturbação e Informação: notas para uma teoria crítica dos sistemas autopoiéticos.. In: XII ENANCIB, 2011, Brasília. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.. Brasília: Thesaurus Editora de Brasília, 2011. p. 72-87.

  • BRAGA, A. F. S. . Pode Rawls tachar o utilitarismo de doutrina abrangente do bem?. In: V Simpósio Internacional Principia, 2009, Florianópolis. Anais do V Simpósio Internacional Principia 2009. Florianópolis: NEL-UFSC, 2009. p. 259-272.

  • BRAGA, A. F. S. . Brief Comments on the Concept of Categorical Imperative. In: 10th International Kant Congress, 2008, São Paulo. Akten des X. Internationalen Kant-Kongresses. Berlim: Walter de Gruyter, 2008. v. 3. p. 13-22.

  • BRAGA, A. F. S. . Habermas e a questão do realismo moral.. In: XIV Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia, 2010, Águas de Lindóia. XIV Encontro Nacional da ANPOF. Campinas: ANPOF, 2010. p. 64-64.

  • BRAGA, A. F. S. . Pode Rawls tachar o utilitarismo de doutrina abrangente do bem?. In: V Simpósio Internacional Principia, 2007, Florianópolis. V Simpósio Internacional Principia - Resumos. Florianópolis: NEL/UFSC, 2007. p. 28-29.

  • BRAGA, A. F. S. . O Construtivismo de J. Rawls no contexto do debate entre deontologismo e utilitarismo. In: XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2006, Salvador. ANPOF - Atas do XII Encontro Nacional de Filosofia. Salvador: Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2006.

  • BRAGA, A. F. S. . Posição da ética kantiana no panorama geral do debate entre deontologismo e conseqüencialismo. In: XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2004, Salvador. XI Encontro nacional de Filosofia da ANPOF - Livro de Atas. Salvador: Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2004.

Outras produções

BRAGA, A. F. S. . Avaliador em sessões do CCJE na Jornada de Iniciação Científica da UFRJ. 2012.

BRAGA, A. F. S. . Avaliador em sessões do CCJE na Jornada de Iniciação Científica da UFRJ. 2011.

BRAGA, A. F. S. . Avaliador em sessões do CCJE na Jornada de Iniciação Científica da UFRJ. 2008.

BRAGA, A. F. S. . Participação como consultor externo da sessão FILOSOFIA da 16ª Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2007.

BRAGA, A. F. S. . Parecer Ad hoc para 'Cadernos de Ética e Filosofia Política' n 33. 2018.

BRAGA, A. F. S. . Parecer Ad hoc para revista 'Kinesis' vol.10 n 23. 2018.

BRAGA, A. F. S. . Parecer para a revista de filosofia Philósophos. 2013.

BRAGA, A. F. S. . Parecer para a revista de filosofia DoisPontos. 2013.

BRAGA, A. F. S. . Parecer para a revista de filosofia "Analytica".. 2009.

BRAGA, A. F. S. . Parecer para a revista de filosofia "O que nos faz pensar".. 2008.

BRAGA, A. F. S. . Uma análise da ética kantiana a partir do contraste com a ética das virtudes e a ética utilitarista.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Diálogos sobre o Ensino de Filosofia, Descrição: O presente projeto de ação de extensão baseia-se na ideia de que uma das grandes dificuldades do ensino de filosofia no ensino médio deriva de uma tradição de compreensão da atividade pedagógica como atividade de transmissão de conteúdos bem definidos, cujo significado e validade são independentes e prioritários em relação aos processos mais situados de comunicação dos referidos conteúdos através das atividades didáticas em sala de aula. Se este tipo de compreensão já gera dificuldades em outros domínios do conhecimento, no campo da filosofia ele se revela particularmente problemático. Com efeito, no âmbito da filosofia, o significado e a validade dos conteúdos teóricos são particularmente dependentes de um processo de construção do sentido através de atividades de caráter essencialmente dialógico. A grande dificuldade é combinar o caráter essencialmente dialógico das atividades didáticas com a necessidade de fazer tais atividades convergirem para um resultado que vá além daquilo que os alunos já pensavam ou tendiam a pensar, que represente um amadurecimento reflexivo da parte dos alunos. Diante da dificuldade acima apresentada, a metodologia da pesquisa-ação em educação oferece uma perspectiva de trabalho bastante interessante, por focalizar, justamente, a complementariedade entre a reflexão teórica e a prática concreta desenvolvida em contextos educacionais. No âmbito do ensino de filosofia, como dito acima, a prática precisa se estruturar como construção situada do sentido dos conceitos e argumentos filosóficos, uma prática que deve ser continuamente aprimorada pela investigação teórica a respeito não apenas dos princípios que norteiam esta construção dialógica, mas também das potencialidades e dificuldades das diversas abordagens que podem emergir nos esforços de construir de modo bem sucedido o sentido dos conteúdos filosóficos, através da discussão de textos, filmes, músicas, etc. O princípio norteador da presente proposta é que a teoria da ação comunicativa e a ética discursiva propostas por Jürgen Habermas fornecem os princípios hoje em dia mais fecundos e promissores para as atividades de construção dialógica acima referidas, orientadas para o fim do amadurecimento reflexivo dos alunos. A teoria de Habermas oferece uma interpretação para a dificuldade pedagógica acima descrita, apresentando-a em termos de autoritarismo dos conteúdos chancelados por uma tradição estranha às demandas e interesses dos alunos. Para encaminhar de modo positivo esta dificuldade, a teoria de Habermas começa apontando as falhas envolvidas em uma crítica direta e imediata de tal autoritarismo; para ele, uma tal crítica equivaleria a uma rejeição externa, que dependeria do apoio de um instrumental teórico alternativo, o qual, em nome de uma crítica direta das estruturas e instituições tradicionais, poderia acabar sendo percebido por boa parte dos alunos como em certo sentido tão autoritário quanto os conteúdos criticados. A proposta de Habermas é então a de uma crítica indireta, mediada por uma discussão em que nenhum conteúdo é por princípio válido, e que se baseia em princípios de caráter mais formal, como a igualdade nas oportunidades de participar, a ausência de relações de poder entre os participantes, inclusive o poder de manipular psicologicamente o outro, e o interesse de entender-se com os outros, em vez de sobrepor-se aos outros. O grande desafio, como sugerido acima, é combinar tais princípios com a exigência, própria dos processos educacionais em geral, de certa disciplina na prática pedagógica, associada ao fim de amadurecimento reflexivo, que só pode ser alcançado por meio de um processo dotado de um grau mínimo de foco e direcionamento, avesso a participações demasiado dispersas e divergentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) . , Integrantes: Antonio Frederico Saturnino Braga - Coordenador / Ethel Menezes Rocha - Integrante / Íris Rodrigues de Oliveira - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Subjetividade e liberdade em três pensadores da modernidade: Hume, Kant e Hegel, Descrição: A proposta da pesquisa se orienta pelos seguintes objetivos. (1) Compreender de que modo os pensamentos de Hume, de Kant, e de Hegel ilustram e veiculam as mudanças nas concepções do sujeito e da liberdade ocorridas na passagem da antiguidade à modernidade. (2) Analisar e compreender as ligações conceituais e históricas entre os pensamentos dos três autores. (3) Investigar e avaliar a importância dos pensamentos desses três autores para concepções do sujeito e da liberdade influentes na época atual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Antonio Frederico Saturnino Braga - Coordenador., Número de orientações: 10

  • 2012 - Atual

    Questões Fundamentais da Discussão Contemporânea sobre a Concepção Procedimental da Justiça, Descrição: A proposta da pesquisa é discutir o conceito de justiça procedimental, analisando-o tanto no plano da metaética quanto no plano da ética normativa propriamente dita. No âmbito da metaética, onde o conceito de justiça procedimental equivale a uma concepção construtivista da moral, trata-se de analisar as condições que distinguem tal concepção das diferentes concepções subjetivistas e anticognitivistas, por um lado, e, por outro, das diferentes concepções realistas. Fundamentalmente, trata-se nesse plano de analisar a condição formal da imparcialidade, como condição essencial do "construtivismo" da razão prática da tradição kantiana. No plano da ética normativa, trata-se de discutir a compatibilidade e as implicações da condição da imparcialidade em relação aos princípios normativos dos diferentes tipos de liberalismo e de utilitarismo. A pesquisa gira em torno de Rawls, Scanlon e Habermas, e seus respectivos comentadores, intérpretes e seguidores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Antonio Frederico Saturnino Braga - Coordenador., Número de orientações: 3

  • 2010 - 2012

    Informação, Teoria Crítica e Ética da Informação., Descrição: A teoria dos sistemas sociais autopoiéticos proposta por Niklas Luhmann permite estabelecer relações entre dois campos teóricos de grande interesse na ciência da informação: por um lado, aquele que se desenvolve em torno dos conceitos de informação e ruído pioneiramente elaborados por Shannon; por outro, o campo que se articula a partir dos conceitos habermasianos de agir comunicativo e discurso. No terreno configurado por essas relações, a proposta da pesquisa é discutir a possibilidade de uma ética da informação que atenda ao requisito básico de uma teoria crítica da sociedade, tal como interpretada por Habermas: exibir e fecundar o potencial normativo incrustado nos padrões de comunicação e entendimento facticamente vigentes na atual realidade social. Trata-se, basicamente, de testar a seguinte hipótese: se a "informação" é o nutriente dos sistemas autopoiéticos operacionalmente fechados, o "ruído" não poderia ser um fator de perturbação desse fechamento operacional e, consequentemente, de abertura ao potencial discursivo próprio da totalidade comunicativamente mediada?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Frederico Saturnino Braga - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Prêmios

2010

Prêmio ANPOF de melhor tese do biênio 2006-2007, ANPOF.

2009

Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses 2008., Capes.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro. , Avenida Pasteur, n.250, Urca, 22290-240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Experiência profissional

1998 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica.,Linhas de pesquisa

  • 07/1998

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia das Organizações, Ética da Administração, Filosofia da Administração

  • 08/2012 - 07/2019

    Ensino, Lógica e Metafísica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Questões de Filosofia Analítica I, Seminário de Teoria da Ação I

  • 03/2011 - 06/2012

    Ensino, Ciencia da Informacao, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Informação

  • 12/2010 - 06/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas - CCJE.,Cargo ou função, Representante do PPGCI na Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa do CCJE.

  • 10/2010 - 06/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.,Linhas de pesquisa

  • 09/2009 - 12/2009

    Ensino, Ética e Filosofia Política, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, O Princípio de universalização na ética moderna e contemporânea

2008 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador do PPGFil

Atividades

  • 03/2008

    Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Questões de Filosofia Política, Filosofia Política I, Tópicos especiais de filosofia política

  • 01/2008

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Filosofia.,Linhas de pesquisa

1992 - 1994

Universidade Católica de Pelotas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/1992 - 12/1994

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da História, História da Filosofia

  • 05/1993 - 09/1994

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e da Educação, Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão "Literatura e Filosofia".