Rejane Sobrino Pinheiro

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), Mestrado em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ (1988), Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1999) e Pós-doutorado em Epidemiologia e Saúde Pública pela Fiocruz (2010/2011). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Medicina Preventiva/Faculdade de Medicina e do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (UFRJ). É membro do Conselho Editorial dos Cadernos Saúde Coletiva, tendo atuado como Editora Adjunta e Editora Chefe, Editora Associada da Cadernos de Saúde Pública. Foi Secretária da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica entre 1994 a 1996. Cordenadora do grupo de pesquisa do CNPq "Data Science em TB: métodos estatísticos, computacionais, de machine learning, System Science e linkage de bases de dados numa abordagem de Secretaria Acadêmica de Saúde para apoio ao controle da tuberculose no Brasil". Membro dos grupos de pesquisa "Linkage de registros: aspectos éticos, metodológicos e aplicação na pesquisa e avaliação em saúde" e "Big Data Mining" e membro da International Population Data Linkage Network. Participa da linha de pesquisa "Processos Inovadores na Análise de Dados Populacionais em Saúde", atuando principalmente nos seguintes temas: Linkage de Bases de Dados, Avaliação de Programas e Serviços de Saúde, Acesso, Desigualdade, Informação em Saúde, Análise de Dados Espaciais, Modelagem Multinível, Fratura de fêmur, cirurgia cardíaca, tuberculose.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Pública

1995 - 1999

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Estudos sobre Variações no uso de Serviços de Saúde: abordagens metodológicas e a utilização de grandes bases de dados nacionais
Orientador: Cláudia Maria Travassos
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: variação na utilização de serviços hospitalares; mercados hospitalares; modelos hierárquicos; desigualdade; idosos; fratura de fêmur. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas / Especialidade: Análise de Dados Espaciais. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas. Setores de atividade: Saúde Humana.

Mestrado em Engenharia Biomédica

1983 - 1988

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Estudo do Alisamento Exponencial para Aplicaçäo na Compressäo e Extraçäo de Pontos Singulares do Eletrocardiograma,Ano de Obtenção: 1988
Orientador: Flávio Fonseca Nobre
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: alisamento exponencial; compressão de dados; identificação de ondas do ECG; eletrocardiograma.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Informática; Saúde Humana.

Graduação em Engenharia Eletrônica

1978 - 1982

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2010 - 2011

Pós-Doutorado. , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística / Especialidade: Análise Multivariada. , Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas / Especialidade: Análise de Dados Espaciais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Conceitos Métodos Epidemiologia:abordagem históric. (Carga horária: 24h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2011 - 2011

Competing Risks & Multi-state Models:concepts,meth. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2011 - 2011

Análise de Sobrevivência. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2010 - 2010

Statistics for Biological Networks. (Carga horária: 8h). , The International Biometric Society, IBS, Estados Unidos.

2010 - 2010

Support Vector Machine na Análise de Dados Biomédi. (Carga horária: 10h). , Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, SBEB, Brasil.

2002 - 2002

Modelagem Hierárquica de Dados Dependentes. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Francês

, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas/Especialidade: Análise de Dados Espaciais.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Planejamento Em Saúde.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise Multivariada.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Mineração de dados.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PINHEIRO, R. S. . Comissão Organizadora Local do 12o. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - Abrascão 2018.X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2018. (Congresso).

COELI, Cláudia Medina ; XAVIER, R. M. A. ; SANTOS, A. M. R. ; CAMARGO JR, Keneth ; PINHEIRO, R. S. ; JUNGER, W. L. ; MACHADO, C. J. ; CHERCHIGLIA, M. L. . I Seminário Internacional de Linkage de Base de Dados. 2010. (Congresso).

SANCHES, K. R. B. ; PINHEIRO, R. S. . Seminario sobre Sistemas de Informação em HIV/Aids. 2000. (Outro).

PINHEIRO, R. S. . World Congress on Medical Physics and Biomedical Engineering - Liaison Committee. 1997. (Congresso).

PINHEIRO, R. S. . World Congress on Medical Physics and Biomedical Engineering - Comitê Local. 1994. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário Big Data em Saúde.Big Data em Saúde. 2016. (Seminário).

II Seminário de Gestão do Conhecimento.Saúde Suplementar e Uso as Bases de Dados Existentes: difusão de tecnologias em saúde, qualidade e relacionamento de bases de dados. 2010. (Seminário).

XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. Avaliação de Tecnologia em Saúde. 2010. (Congresso).

8o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11o Congresso Mundial de Saúde Pública. Painel: Fluxo de Pacientes e Regionalização: estudando o acesso aos serviços de saúde. 2006. (Congresso).

8o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11o Congresso Mundial de Saúde Pública. 8o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11o Congresso Mundial de Saúde Pública. 2006. (Congresso).

XI Congresso Mundial de Saúde Pública e VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Oficina: Relacionamento Nominal de Bancos de Dados sob Gestão do Ministério da Saúde: responsabilidades e atribuições. 2006. (Congresso).

XI Congresso Mundial de Saúde Pública e VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Avaliador de trabalhos. 2006. (Congresso).

III Congresso Latinoamericano de Engenharia Biomédica e Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. Modelando a acessibilidade a serviços de saude por meio de redes neurais artificiais. 2004. (Congresso).

2a. Oficina de Ensino de Pediatria do estado do Rio de Janeiro.Uso das Bases de Dados Científicos e Acesso aos Sistemas de Informação em Saúde. 2003. (Oficina).

I Jornada de Atendimento Domiciliar Interdisciplinar - PADI - do Hospital Clementino Fraga Filho.O perfil do atendimento ao idoso com fratura de fêmur no SUS. 2003. (Outra).

Seminário para Construção da Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde.Grupo: Informação em Saúde. 2003. (Seminário).

V Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Avaliação de serviços de saúde: o uso de modelos hierárquicos na análise do efeito do hospital na indicação de tratamentos. 2002. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Apresentação do palestrante: Impacto de intervenções sobre eventos localizados pontualmente: eficácia da localização de postos policiais sobre a ocorrência de crimes. 2002. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Mesa Redonda - Mercados Hospitalares em Área Urbana. 2000. (Congresso).

Mesa Redonda: Medicina e Meio Ambiente - Palestra: A Informática e o SUS - Utilização de Indicadores para Avaliação e Planejamento.XXX Aniversário do Hospital Universitário Pedro Ernesto. 1992. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ricardo Farias Junior

PINHEIRO, R. S.; VIDAL, Edison e Iglesias de Oliveira;TORRES, Tania Zdenka Guillen de. Vulnerabilidade e o índice de desenvolvimento sustentável: uma análise sobre a mortalidade após a fratura proximal do fêmur no idoso no município do Rio de Janeiro entre 2008 e 2015. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Camilla Zarlotti da Costa Scudese Dessimoni

COELI, Cláudia MedinaPINHEIRO, R. S.SARACENI, V.. Acurácia de diferentes rotinas de linkage para identificação de óbitos em uma coorte de nascidos vivos. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: NYTALE LINDSAY CARDOSO PORTELA

Pinheiro, R. S.; OLIVEIRA, R. V. C.; MELO, Enirtes Caetano Prates de. Análise Espacial da hanseníaseno Estado do Maranhão, 2004 a 2015. 2018. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Camila Zarlotti da Costa Scudese Dessimoni

SARACENI, V.PINHEIRO, R. S.; Coeli, C. M.. Acurácia de diferentes rotinas de linkage para identificação de óbitos em uma coorte de nascidos vivos. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Caroline Dias Ferreira

RODRIGUES, N. C. P.; GRISOLA, A. M. M.;PINHEIRO, R. S.. Proposta de implantação de ferramenta de visualização para comunicação em saúde: o caso da tuberculose. 2018. Dissertação (Mestrado em Telemedicina e Telesaúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bernardo Paulino Sotero

BRAGA, U.;Pinheiro, R. S.; RODRIGUES, P. H. A.. Análise das internações por condições sensíveis à atenção primária no âmbito do Sistema Único de Saúde por regiões de saúde do estado do Rio Grande do Sul, 2009 a 2015. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Soares de Oliveira

BRITO, A. DOS S.;Pinheiro, R. S.; BARBOSA, F. S.. Tendências de morbidade e mortalidade por diarreia, entre menores de um ano, nas macrorregiões brasileiras de 1998 a 2012. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Suzanne Pereira Leite

Pinheiro, R. S.; BASTA, P. C.; ALBUQUERQUE, M. F. P. M.. Situação epidemiológica da tuberculose drogarresistente no estado do Rio de Janeiro: relacionamento de bases de dados do GAL e do SITETB. 2016. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Angélica Pereira da Rocha

Pinheiro, R. S.; Engstrom E M; Giovanella, L. Regulação assistencial ambulatorial no município do Rio de Janeiro - RJ: efeitos da inserção da APS na regulação. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Fernando Andrés Hilal

Pinheiro, R. S.; STRUCHINER, C. J.; BRAGA, U.. Determinantes Sociales de Incidencia de Tuberculosis Pulmonar en la Republica Argentina. 2015 - Administración Nacional de Laboratorios e Institutos de Salud.

Aluno: María Gimena Luque

Pinheiro, R. S.; CARDOSO, A. M.; CRUZ, O. G.. Análisis Espacial de la Accesibilidd Geográfica a Servicios de Salud y el Abandono del Tratamiento en Casos de Tuberculosis en las Ciudades de Santa Fe y Rosario, Provincia de Santa Fe, Argentina. 2015 - Administración Nacional de Laboratorios e Institutos de Salud.

Aluno: Juliana Calazans de Cerqueira

Pinheiro, R.S.; BRITO, A. DOS S.;OLIVEIRA, E. X. G.. Mamografia e Papanicolaou como indicadores de saúde da mulher: análise a partir das PNADs de 2003 e 2008. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Helen Regina Mota Marchareth

Pinheiro, R.S.; CAETANO, R.;SOUZA, R. C.. Avaliação da qualidade dos serviços hospitalares utilizando taxa demortalidade: construção de uma medida de ajuste de risco. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Fabricia Borges Freitas

Pinheiro, R.S.; KUSCHNIER, M. C. C.; OLIVEIRA, C. L.. Alimentação na escola e excesso de peso em adolescentes do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes - ERICA. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Wisley Donizette Velasco

SOUZA JUNIOR, P. R. B.;PINHEIRO, R.S.; NORONHA, J. C.. Regionalização em Goiás e o acesso a serviços de média complexidade: um estudo avaliativo do uso da mamografia. 2014. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Audrey Fischer

Pinheiro, Rejane SobrinoSá Carvalho, Marilia; CRUZ, O. G.; MELO, Enirtes Caetano Prates de. Distribuição espacial de óbitos em menores de um ano na Área de Planejamento 4.0, município do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marli Souza Rocha

PINHEIRO, R. S.; MAGNANINI, M. M. F.;SARACENI, V.CARVALHO, M. S.. Fatores associados à sobrevivência de uma coorte de casos diagnosticados com tuberculose, no município do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Francisca de Fátima de Araújo Lucena

COELI, Cláudia Medina; BASTOS, V. M.;PINHEIRO, R.S.. Uso de algoritmos computacionais para a classificação de pares de registros provenientes do relacionamento probabilístico de bancos de dados: uma aplicação em saúde pública. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Alberto Dias Pinto

Pinheiro, R.S.; MARTINS, M. S.; GRIEP, R. H.. Assistência e informação sobre óbitos por AVC em Cachoeiras de Macacu: avaliação sob o enfoque da qualidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marli Souza Rocha

Pinheiro, R.S.; MAGNANINI, M. M. F.;SARACENI, V.CARVALHO, Marilia Sa. Fatores associadosà sobrevivência de uma coorte de casos diagnosticados com a tuberculose no município do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Raíla de Souza Santos

Pinheiro, R.S.; MELO, Enirtes Caetano Prates de. Sobrevivência de mulheres com diagnóstico de câncer de mama no município do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Janaina Furtado Botelho

PINHEIRO, R.S.; MARTINS, M. S.; PORTELA, M. C.. Internações por condições sensíveis à atenção primária e sua relação com a qualidade da atenção aos serviços de saúde primários em Itaboraí, RJ. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Márcio Tavares Malheiros

MEDRONHO, R. A.;PINHEIRO, R. S.; FERREIRA, D. F.. Análise de soroprevalência de anticorpos contra a dengue em funcionários e alunos do SESC/SENAC-Rio. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: MARLY EUGENIA CABEZAS SALAMANCA

PINHEIRO, R. S.; MARTINS, M. S.; PORTO, S. M.. Equidad em la utilización de servicios de salud em el Sistema General de Seguridad Social em Colombia. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Felipe Machado Huguenin

INFANTOSI, A. F. C.; ICHINOSE, R. M.;PINHEIRO, R. S.; LOBO, M. S. C.. Caracterização das internações por infarto agudo do miocárdio no estado do Rio de Janeiro por meio de Análise de Correspondência Múltipla e Distância de Tolerância. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Programa de Engenharia Biomédica - COPPE/UFRJ.

Aluno: Cleonice Moreira Cordeiro

PINHEIRO, R. S.; CAETANO, R.; SILVA, L. K.. Tecnologia de prevenção secundária e tratamento da fratura osteoporótica em mulheres na pós-menopausa no Brasil: análise de custo-efetividade como ferramenta de gestão. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Cláudia Lima Vieira

HASSELMANN, M. H.;PINHEIRO, R. S.; BRANDAO, E. R.. Gestação na Adolescência: avaliação de desfechos adversos ao nascimento e repetição rápida da gestação. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Vinícius de Barros Pinheiro

BARCELLOS, C. C. L.;CARVALHO, M. S.PINHEIRO, R. S.. Construção e comparação dos mercados com as áreasde abrangência e influência das unidades básicas de saúde no município do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula Chagas Bortolon

PINHEIRO, R. S.; PORTELA, M. C.; ANDRADE, C. L. T.. Envelhecimento e osteoporose senil: descrição do atendimento hospitalar para fratura de fêmur no SUS. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Alessandra Gonçalves Lisbôa Pererira

ESCOSTEGUY, C. C.; WERNECK, G. L.;PINHEIRO, R. S.. Distribuição espacial da tuberculose e sua correlação com variáveis socioeconômicas no município do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thainá Alves Malhão

GAMERMAN, DaniCOELI, Cláudia MedinaPINHEIRO, R. S.. Sobremortalidade durante epidemia de dengue. Região Metropolitana do Rio de Janeiro, 2007-2008. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gisele Pinto de Oliveira

KRITSKI, A. L.; MEDRONHO, R. A.;PINHEIRO, R. S.. Subnotificação dos óbitos por tuberculose: associação com indicadores socioeconômicos e de desempenho dos programas municipais de controle. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Roberto Gomes dos Santos

MATOS, G. C.;PINHEIRO, R. S.; ALTENBURG, S. P.. Programa de Medicamentos de Dispensação em Caráter Excepcional: avaliação da aplicação do protocolo clínico e diretrizes terapêuticas da esquizofrenia refratária em adolescentes no estado do Rio de Janeiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcelo Sette Gutierrez

TRAVASSOS, Claudia; CASTRO, M. S. M.;PINHEIRO, R. S.. Oferta de tomógrafo computadorizado para o tratamento do acidente vascular cerebral agudo, no Brasil, sob o ponto de vista das desigualdades sociais e geográficas. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria Dolôres Santos da Purificação Nogueira

PINHEIRO, R. S.; MARTINS, M. S.; SILVA, L. K.. Delineamento de estratégias para a gestão da incorporação de tecnologias associadas à prevenção secundária e ao tratamento da fratura de fêmur osteoporótica em mulheres na pós-menopausa. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Plauto Ricardo de Sá e Benevides

PINHEIRO, R. S.; BITTENCOURT, S. D. A.; ANDRADE, C. L. T.. Sistema de Comunicação de Internação Hospitalar (CIH/SAS/MS):avaliação da qualidade das informações. 2009. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Andréia Cristinas dos Santos

PINHEIRO, R. S.; BITTENCOURT, S. D. A.; MARTINS, M. S.. Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde: uma contribuição pra expandir seu potencial. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Gisele Macedo da Silva

PINHEIRO, R. S.; MACHADO, C. J.; ANDRADE, E. I. G.; CHERCHIGLIA, M. L.. Fatores Associados à Provisão de Acesso Vascular Permanente para Hemodiálise: um marcador de qualidade da assistência prestada ao portador de doença renal crônica terminal no Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Luiza Braz Pavão

REICHENHEIM, M. E.; LOPES, C. S.;COELI, Cláudia MedinaPINHEIRO, R. S.. Avaliação da eqüidade no uso de serviços de saúde em uma população brasileira em idade laboral: o estudo Pró-Saúde. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniela Aires Leme

SANTANNA, C. C.;PINHEIRO, R. S.; BERGMANN, A.. Efeitos da hiperinsuflação pulmonar terapêutica por meio de ventilador mecânico em pacientes com infecção pulmonar. 2008. Dissertação (Mestrado em Clínica Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Renato Crepaldi Alves

MELO, F. C. Q.; DIAS, C. M.;PINHEIRO, R. S.. Limitação de fluxo expiratório durante ELTGOL em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica. 2008. Dissertação (Mestrado em Clínica Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Darze Rocha da Cunha

PINHEIRO, R. S.; ALMEIDA, R. T.;ALMEIDA, Renan Moritz Varnier Rodrigues de; LUIZ, R. R.. Interação entre planos de saúde e a utilização do SUS em municípios brasileiros a partir de dados da PNAD 2003: um estudo ecológico. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Programa de Engenharia Biomédica - COPPE/UFRJ.

Aluno: Rejane de Souza Reis

PINHEIRO, R. S.; THULER, L. C. S.; REBELO, M. S.. Análise da tendência e perfil de incidência por câncer de cólon e reto em Porto Alegre e Fortaleza. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva.

Aluno: Mariangela Nigro

OLIVEIRA, D. S. F.;PINHEIRO, R. S.; SANCHES, K. R. B.. A voz do professor universitário: um estudo sobr eos comportamentos e os cuidados vocais realziados por professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva.

Aluno: Vera Regina do Carmo Mendonça

TAVARES, M. F. L.;PINHEIRO, R. S.; ANDREAZZI, M. F. S.. Avaliação do PSF: um estudo de caso em Volta Redonda. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva.

Aluno: Otilia Pimenta Azevedo

LIMA, L. A.;PINHEIRO, R. S.; LOPES, C. S.. Tentativa de suicíduo em hospitais de emrgência do Rio de Janeiro: um evento preditor do óbito?. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva.

Aluno: Gissela Mauricio Ramos de Oliveira

PINHEIRO, R. S.; TRAVASSO, C.; MORENO, A. B.. Estudo do perfil dos atendimentos e da mortalidade em idosos com fratura proximal de fêmur: uma qestão de acesso a serviço de saúde de qualidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva.

Aluno: Bruna de Souza Sixel

DIAS, C. M.;PINHEIRO, R. S.; MELO, F. C. Q.. Análise da mecânica respiratória de asmáticos submetidos a desobstrução brônquica por meio de Flutter. 2007. Dissertação (Mestrado em Pos-graduação em Clínica Médica) - Faculdade de Medicina.

Aluno: Márcio Luís Moreira de Souza

PINHEIRO, R. S.ALMEIDA, Renan Moritz Varnier Rodrigues de; ALMEIDA, R. T.; ICHINOSE, R. M.. Modelagem do impacto de mecanismo externo de avaliação hospitalar: ISO9000. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Programa de Engenharia Biomédica - COPPE/UFRJ.

Aluno: Karina Alvitos Pereira

PINHEIRO, R. S.; GUIMARAES, F.; SILVA, J. R. L. E.. Perfil funcional e radiológico dos paceintes tratados para tuberculose pulmonar e disseminada com componente pulmonar de um Programa de controle para tuberculose de um hospital universitário. 2007. Dissertação (Mestrado em Clínica Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcia da Cunha Brandão Pereira

CASTRO, H. A.;PINHEIRO, R. S.; ASMUS, C. I. R. F.. Estudo de dematoses ocupacionais em trabalhadores do serviço de limpeza. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva.

Aluno: Monique Zita dos Santos Fazzi

KUSCHNIR, R. C.;PINHEIRO, R. S.; BAHIA, L.. Um estudo exploratorio sobre o acesso à cirurgia ortopédica no SUS no Rio de Janeiro: a fila do Instituto Nacional de Traumato Ortopedia. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva.

Aluno: Rosimar Vianna Silva

PINHEIRO, R. S.. Fatores relacionados à asfixia perinatal em recém-natos a termo no estado do Rio de Janeiro: a análise dos dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos no período de janeiro de 2001 a de 2003. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Raideline Lopes Negreiros

PINHEIRO, R. S.; ROSENFELD, S.. Agravos provocados por medicamentos em crianças até 12 anos de idade, no estado do Rio de Janeiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gil Duarte

ALMEIDA, Renan Moritz Varnier Rodrigues dePINHEIRO, R. S.; BAHIA, L.; LUIZ, R. R.. Escore de propensão na avaliação do risco moral em planos de saúde: uma análise dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - IBGE/2003. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Angela Maria Cascão

LAURENTI, R.; MELLO-JORGE, M. H.;PINHEIRO, R. S.; COSTA, A. J. L.. Avaliação da qualidade do sistema de informações sobre mortalidade - SIM - a partir do relacionamento de bases de dados. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alessandra Martini Amorim

PINHEIRO, R. S.. Intoxicações por medicamentos em hospitais de emergência da região Metropolitana do Rio de janeiro, 2001 a 2004. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva.

Aluno: Germana Pérrissé de Abreu

MELO, E. C. P.; WERNECK, G. L.;PINHEIRO, R. S.. Mortalidade por doença isquêmica do coração em idosos, município do Rio de Janeiro, ano 2000. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva).

Aluno: Mariana Miranda Autran Sampaio

PINHEIRO, R. S.; COUTINHO, E. S. F.; WERNECK, G. L.;COELI, Cláudia Medina. Avaliação da Classificação Internacional de Cuidados Primários na codificação dos motivos de interrupção de atividades habituais no estudo Pró-Saúde. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: João de Farias Figueiredo

MELO, E. C. P.; MEDRONHO, R. A.;ESCOSTEGUY, C. C.PINHEIRO, R. S.. Mortalidade por doença isquêmica do coração no Estado do Rio de Janeiro: influência de fatores sociais, da oferta e da micro-região de saúde. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica Regina Filippo de Alencar

BARKER, S. L.; LIBERAL, E. F.;PINHEIRO, R. S.. Ocorrência de trabalho precoce em um CIEP estadual do Programa de Saúde na Escola (PES/RJ): rlações entre trabalho e escola na infância e adolescência. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: João de Farias Figueiredo

MELO, E. C. P.; MEDRONHO, R. A.;ESCOSTEGUY, C. C.PINHEIRO, R. S.. Taxa de mortalidade por doença isquêmica no Estado do Rio de Janeiro: influência de fatores sociais da oferta e da micro-região de saúde. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Otilia Pimenta Azevedo

LIMA, L. A.;PINHEIRO, R. S.; WERNECK, G. L.. (Qualificação) Tentativas de suicídio em hospitais de emergência do Rio de Janeiro: um preditor de óbito?. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: CYNTIA PACE SCHMTZ CORREA

ROSARIO, N.;PINHEIRO, R. S.; BAHIA, L.. O repasse financeiro do Ministério da Saúde para a reabilitação motora é suficiente? O exemplo da cidade de Juiz de Fora/MG. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva.

Aluno: Antonio Luís Dias Manhães

MARTINS, M. S.; NADANOVSKY, P.;PINHEIRO, R. S.. Padrões de acesso e utilização de serviços odontológicos no estado do Rio de Janeiro em 1998: uma análise exploratória a partir da PNAD - 1998. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Sá Bigni

PINHEIRO, R. S.. O conhecimento de estatística por médicos e sua importância na formação médica. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mauricio Ferreira de Vasconcellos

GIAVANELLA, L.; GONCALVES, M. C. V. R.;PINHEIRO, R. S.; CAMPOS, C. E. A.. Análise dos processos de descentralização e regionalização dos serviços odontoógicos na rede do SUS no estado do Rio de Janeiro - 1996 - 2003. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cynthia Azeredo Cordeiro

PINHEIRO, R. S.. Vigilância Epidemiol[ogica: avaliação de incapacidade ocular em hanseníase no município do Rio de Janeiro. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vânia da Silva Cardoso

MENDONCA, G. A. E. S.; ALMEIDA, R. T.;PINHEIRO, R. S.. Análise do perfil da assistência oncológica no município do Rio de Janeiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Alvarenga Vieira

TRAVASSO, C.;COELI, Cláudia MedinaPINHEIRO, R. S.. Sobrevida após fratura proximal de fêmur em pacientes idosos atendidos pelo SUS no município do Rio de Janeiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudio Luiz dos Santos Teixeira

TRAVASSOS, ClaudiaCOELI, Cláudia MedinaPINHEIRO, R. S.. Relacionamento e reclassificação dos óbitos de causa mal definida com as Autorizações de Internação Hospitalar no Sistema Único de Saúde, no Rio de Janeiro em 1998r. 2004. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Luiza Latini de Carvalho e Mello

PINHEIRO, R. S.. Prevalência e Sobrevida de Casos de Acidente Vascular Encefálico no Município do Rio de Janeiro no ano de 1998. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Heloisa dos Reis Malheiro Maximo

PINHEIRO, R. S.. Saúde mental num Hospital Público: interface com o saber médico. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sonia Maria Cezar Góes

PINHEIRO, R. S.; COSTA, A. J. L.. Relacionamento Probabilístico entre Bases de Dados sobre Medicamentos e Notificação: uma aplicação na Vigilância Epidemiológica hospitalar da Aids. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Débora da Cruz Payão Pellegrini

PINHEIRO, R. S.. Análise Espaço-temporal da Leptospirose no Município do Rio de Janeiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria José Barbosa de Lima

PINHEIRO, R. S.. Desenvolvimento de um Instrumento para Medição de Qualidade de Vida Relacionada à Saúde entre Idosos Assistidos por programas Ambulatoriais. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Simone Fernandes

PINHEIRO, R. S.. Processo de Trabalho e os Distúrbios Musculoesqueléticos dos Motoristas de Ônibus Urbanos do Municiípio do Rio de Janeiro: estudo de caso de uma empresa de transporte coletivo. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva.

Aluno: Ricardo Cerqueira Campos Braga

PINHEIRO, R. S.. Estimativa de Áreas de Risco de Hepatite A em uma região do Município de Duque de Caxias ? Rio de Janeiro. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva.

Aluno: Haroldo Lopes dos Santos

PINHEIRO, R. S.. Novas Tecnologias da Informação e os Sistemas de Infromações sobre Mortalidade e sobre Nascidos Vivos: potencialidades de uso na Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. 2001. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sergio Pacheco

PINHEIRO, R. S.NOBRE, Flávio FonsecaALMEIDA, Renan Moritz Varnier Rodrigues de; FREIRE, S.M.. Sistema de Agendamento Cirúrgico para Hospitais Gerais. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Programa de Engenharia Biomédica - COPPE/UFRJ.

Aluno: Miriam Carvalho de Souza

PINHEIRO, R. S.. Modelos de Regressão Ecológica: uma aplicação em doença isquêmica do coração, Rio de Janeiro ? 1991. 2000. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Luciana Silva da Costa

PINHEIRO, R. S.. Acessibilidade a Serviços de Saúde em Unidades do Município do Rio de Janeiro. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Programa de Engenharia Biomédica - COPPE/UFRJ.

Aluno: Gabriela Fonte Pessanha

PINHEIRO, R. S.; PAIVA, N. S.;SARACENI, V.; DUROVNI, B.; OLIVEIRA, P. B.. Associa;áo da tuberculose e HIVAids no munic[ipio do Rio de Janeiro? an[alise do perfilde detec;áo de casos e sobrevida na rede assistencial, 2004 a 2013. 2020. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Laís Paiva das Chagas

PINHEIRO, R. S.; BASTOS, L. S.; MELO, Enirtes Caetano Prates de. Uso de serviços de saúde: análise das redes e internações no estado do Rio de Janeiro no ano de 2018. 2019. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Cledir de Araujo Amaral

PINHEIRO, R. S.; KOIFMAN, R. J.; LINO, V. T. S.; CAMACHO, L. A. B.. Força de preensão manual como biomarcador de saúde em adultos e idoso de Rio Branco, Acre. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Carlos Gomide da Silva

LUIZ, R. R.; BAHIA, L.;PINHEIRO, R. S.; MENDONCA, P. E. X.; TRAVASSO, C.. Utilização do Sistema Única de Saúde (SUS) pelos clientes de plano de saúde: uma abordagem de acordo com as informações da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS-2013). 2018. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thainá Alves Malhão

COELI, Cláudia MedinaPinheiro, R. S.; ALENCAR, G. P.; GRIEP, R. H.; CABRAL, C. S.. Diabetes e gênero: diferenças na mortalidade, prevalência e modificação de efeito do status socioeconômico. 2017. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gisele Pinto de Oliveira

PINHEIRO, R. S.CARVALHO, Marilia SaSARACENI, V.; CARVALHO, L. C. S.; CRUZ, O. G.. Abandono de tratamento de tuberculose no município do Rio de Janeiro: construção de modelo sistêmico e análise de fatores associados a partir de bases de dados secundários. 2017. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Virgínia Maria de Azevedo Oliveria Knupp

MELO, Enirtes Caetano Prates de;Pinheiro, R. S.; SILVA, R. C. F.; BARBOSA, M. T. S.; SIMOES, B. F. T.. Rastreamento do câncer de mama no Brasil: um estudo de padões. 2016. Tese (Doutorado em Enfermagem e Biociências) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberta Rodrigues Teixeira de Castro

Pinheiro, R. S.; MENDONCA, P. E. X.; BASTOS, V. M.; GRABOIS, M. F.;OLIVEIRA, E. X. G.. Assitência oncológica: o uso de dados secundários e técnicas de visualização de grande quantidade de dados na análise do atendimento ambulatorial ao câncer de mama prestado na rede SUS, no Brasil, de 2000 a 2013. 2016. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Silvia Cristina de Carvalho Cardoso

Medronho, Roberto de AndradePinheiro, R. S.; LUIZ, R. R.; FERREIRA, D. F.; MAGALHAES, M. A. F. M.. Distribuição eapacial e fatores associados à ocorrência do dengue no município do Rio de Janeiro. 2016. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Oliveira Leão e Silva

COELI, Cláudia Medina; BLOCH, KÁTIA VERGETTI;Pinheiro, R. S.SOUZA, R. C.; VIDAL, Edison e Iglesias de Oliveira. Mortalidade relacionada à hipertensão arterial sistêmica: uso de mineração de dados na avaliação de causas múltiplas de morte. 2016. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Carlos Prado Junior

MEDRONHO, R. A.;Pinheiro, R. S.; CRUZ, O. G.; DUROVNI, B.; PINTO, L. F.. Distribuição espacial e determinantes socioeconômicos de tuberculose no município do Rio de Janeiro: uma comparação entre o modelo de saúde da família e a atenção básica tradicional. 2016. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lu~is Felipe Leite Martins

COELI, CLAUDIA MEDINA;Pinheiro, R. S.MELO, E. C. P.; RUSSOMANO, F. B.; ZEFERINO, L. C.. Estudo dos fatores associados ao n"ao acesso ao resultado do exame preventivo para o cäncer de colo de ~utero na rede SUS do munic~ipio do Rio de Janeiro. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luis Iván Ortiz Valencia

Medronho, Roberto de AndradePinheiro, R. S.; CODECO, C. T.; BARCELLOS, C. C. L.; CRUZ, O. G.. Abordagem da estatística espacial em um modelo de difusão espacial da dengue no município do Rio de Janeiro. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cláudia Lima Vieira

COELI, Cláudia MedinaPinheiro, R. S.TORRES, Tania Zdenka Guillen de; MELO, Enirtes Caetano Prates de; CABRAL, C. S.. Efeito do intervalo interpartal no baixo peso ao nascer em adolescentes. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniele Bittencourt Ferreira

Pinheiro, R. S.; THULER, L. C. S.; LEAL, M. C.;FONSECA, M. J. M.. Câncer de mama no Rio de Janeiro: padrão de mortalidade e análise da comorbidade como fator associado à sobrevida e à realização completa de quimioterapia adjuvante. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria Rita Lustosa Byington

Pinheiro, R. S.; SOUZA, M. C.; MELO, Enirtes Caetano Prates de; PNA, M. F. R. P.;Sá Carvalho, Marilia. A evolução da mortalidade por câncer de colo de útero no Brasil: uma discussão sobre idade, período e coorte. 2015. Tese (Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sídio Werdes Sousa Machado

Medronho, Roberto de Andrade; COSTA, A. J. L.;Pinheiro, R. S.; PAIXAO, M. I. C. N. P.; PENNA, M. L. F.. Estudo de séries temporais de dengue no Riop de Janeiro: análise da incidência no período 2000-2012 e avaliação das intervenções de assistência e medidas de controle da epidemia 2007-2008. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Saar da Costa

BAHIA, L.;Pinheiro, Rejane Sobrino; FERREIRA, C. G. M.; NOVAES, H. M. D.; ELIAS, F. T. S.. O papel das avaliações de tecnologia em saúde na rede de pesquisa e assistência oncológica no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica Avelar Figueiredo Mafra Magalhães

MEDRONHO, R. A.;PINHEIRO, R.S.; WERNECK, G. L.; BARCELLOS, C. C. L.; SANTOS, R. S.. Tuberculose no espaço urbano: um estudo ecológico utilizando análise espacial no município do Rio de Janeiro nos anos de 2005 a 2008. 2014. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: PATRÍCIA VIANA GUIMARÃES FLORES

COELI, CLAUDIA MEDINA; LUIZ, R. R.;PINHEIRO, R.S.CARVALHO, Marilia Sa; AZEVEDO, G. L.. Escolaridade materna, peso ao nascer e mortalidade neonatal: análise de dois períodos no estado do Rio de Janeiro. 2013. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Faria Coutinho

PINHEIRO, R. S.; GOMES, M. A. S. M.; NORONHA, M. F.; ANDRADE, C. L. T.; PORTELA, M. C.. Sobrepeso/obesidade e intercorrências obstétricas e neonatais no município do Rio de Janeiro. 2012. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: José Alexandre de Seixas

LIMA, B. S. L. P.; EBECKEN, N. F. F.; BARBOSA, H. J. C.;PINHEIRO, R. S.; PEREIRA, G. C.. Integração de Mineração de Dados e Visualização de Informações Geográficas Aplicadas à Saúde Pública. 2011. Tese (Doutorado em PEC - COPPE/UFRJ - Programa de Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marilia Fornaciari Grabois

PINHEIRO, R. S.; MENDONCA, G. A. E. S.;TRAVASSOS, Claudia; PORTELA, M. C.;CARVALHO, M. S.. O acesso à assistência oncológica infantil no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Solange Kanso El Ghaouri

RODRIGUES, R. N.; MOREIRA, A. A. C. M.;PINHEIRO, R. S.; NORONHA, M. F.;LEITE, I. C.. Causas de morte evitáveis para a população idosa brasileira. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria Stella de Castro Lobo

LINS, M. P. E.; MACULAN FILHO, N.; OLIVEIRA, M. J. F.;PINHEIRO, R. S.; SILVA, A. C. M.. Aplicação da Analise de Envoltória de Dados (DEA) para apoio às Políticas Públicas de Saúde: o caso dos hospitais de ensino. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria orges Cabral

PINHEIRO, R. S.NOBRE, Flávio Fonseca; ALMEIDA, R. T.. Proposta de relacionamento probabilístico dos registros da base de dados do programa de rastreamento do câncer de colo de útero. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernando Cesar Coelli

ALMEIDA, Renan Moritz Varnier Rodrigues de; PEREIRA, W.C.A.; ICHINOSE, R. M.; MELO, P. F. F. F. E.; PORTELA, M. C.;PINHEIRO, R. S.. Simulação computacional por eventos discretos de clínicas de mamografia do INCa, Rio de Janeiro. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia Biomédica) - Programa de Engenharia Biomédica - COPPE/UFRJ.

Aluno: Tereza Maria Piccinini Feitosa

ALMEIDA, R. T.;NOBRE, Flávio FonsecaPINHEIRO, R. S.; MENDONCA, G. A. E. S.; RUSSOMANO, F. B.. IDENTIFICAÇÃO DE MUNICÍPIOS COM PADRÃO SEMELHANTE DE DESEMPENHO PARA AS AÇÕES DE RASTREAMENTO. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia Biomédica) - Programa de Engenharia Biomédica - COPPE/UFRJ.

Aluno: Cosme Marcelo Furtado Passos da Silva

MINAYO, C.;PINHEIRO, R. S.; ALMEIDA, R. T.;NOBRE, Flávio Fonseca. Modelagem dos acidentes de trânsito com vítimas no município do Rio de Janeiro. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sonia Duarte de Azevedo Bittencourt

COELI, Cláudia Medina; TRAVASSO, C.; ROSENFELD, S.; CAMACHO, L. A. B.; TRAJANO, A. J. B.;PINHEIRO, R. S.. Sistema de Informação Hospitalar do Sistema Único de Saúde: aplicações na Saúde Coletiva. 2006. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Saint Clair dos Santos Gomes Junior

PINHEIRO, R. S.; SILVA, N. A. S.. Simulação da infra-estrutura de um serviço de assistência oncológica. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia Biomédica) - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia.

Aluno: Luciana Tricai Cavalini

BARCELLOS, C. C. L.;PINHEIRO, R. S.; MONTEIRO, M. F. G.; VALENTE, J. G.; LEON, A. C. M. P.. Morbi-mortalidade nos municípios brasileiros: associação com indicadores sócioeconômicos e de assistência à saúde. Um estudo multinível. 2005. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Simone Lucas

PINHEIRO, R. S.. Cáries - crianças 12 anos MG. 2005. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Enirtes Caetano Prates Melo

PINHEIRO, R. S.. Infarto agudo do miocárdio no município do Rio de Janeiro: qualidade dos dados, sobrevida e distribuição espacial. 2004. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Luciana Silva da Costa

PORTELA, M. C.;PINHEIRO, R. S.ALMEIDA, Renan Moritz Varnier Rodrigues de; ALMEIDA, R. T.. Modelagem do acesso de pacientes com fratura no fêmur a hospitais públicos por meio de redes neurais artificiais e regressão linear múltipla. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia Biomédica) - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia.

Aluno: Mönica Silva Monteiro de Castro

PINHEIRO, R. S.TRAVASSOS, ClaudiaCARVALHO, M. S.LEITE, I. C.. A Utilização das Internações Hospitalares no Brasil: fatores associados, grandes usuários, reinternações e efeito da oferta de serviços sobre o uso. 2004. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Simone Dutra Lucas

PINHEIRO, R. S.. Cumprimento de algumas metas da OMS para cárie dentária em Minas Gerais. 2004. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Tiago Maria Lapa

PINHEIRO, R. S.. Análise da Demanda aos Serviços de Saúde Através do Uso de Técnicas de Análise Espacial. Hanseníase - Olinda. 2003. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães ? CpqAM/ ENSP/FIOCRUZ.

Aluno: Claudia Caminha Escosteguy

PINHEIRO, R. S.; TRAVASSO, C.. Avaliação de Qualidade da Assistência Hospitalar ao Infarto Agudo do Miocárdio no Município do Rio de Janeiro. 2000. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Renata de Saldanha da Gama Gracie Carrijo

Medronho, Roberto de AndradePINHEIRO, R. S.; WERNECK, G. L.; MAGALHAES, M. A. F. M.. Impactos das intervenções urbanas no ambiente e na ocorrência de laptospirose no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiana Regolin

PINHEIRO, R. S.; SANTOS, M. A. B.; PEPE, V. L. E.; NORONHA, M. F.. Artroplastia de quadril no estado do Rio de Janeiro: acesso, utilização e regulação. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Gabriela Fonte Pessanha

PINHEIRO, R. S.SARACENI, V.; DUROVNI, B.. Associação da tuberculose e HIV/aids no munic[ipio do Rio de Janeiro: análise do perfil de detecção de casos e sobrevida na rede assistencial, 2004 a 2013. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Helen Regina Mota Machareth

PINHEIRO, R. S.; BASTOS, V. M.;COELI, Cláudia Medina; PACHECO, M. L. C.; Rochel de Camargo, Kenneth. Construção de índices de ajuste de risco no uso de Sistema de Informações Hospitalares do SUS na avaliação da mortalidade entre diferentes hospitais, explorando diferentes técnicas de mineração de dados e aprendizado de máquina para melhoria do processo de linkage: o caso da fatura proximal de fêmur. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marli Souza Rocha

Pinheiro, R. S.; BYINGTON, R.;SARACENI, V.; CRUZ, O. G.. Sobrevida de pacientes com tuberculose no município do Rio de Janeiro: influênciada área de residência, do perfil da unidade de saúde em uma análise multinível com seguimento por meio de linkage. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Carlos Prado Junior

Medronho, Roberto de AndradePinheiro, R. S.; PINTO, L. F.. Distribuição epacial e determinantes socioeconômicos de tuberculose no município do Rio de Janeiro: uma comparação entre o modelo de saúde da família e a atenção básica priimária. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jociele Malacarne

PINHEIRO, R. S.; BASTOS, L. S.; BASTA, P. C.. Fatores Associados ao Adoecimento por Tuberculose em Indígenas de Mato Grosso do Sul. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Virgínia Maria de Azevedo Oliveria Knupp

MELO, Enirtes Caetano Prates de;Pinheiro, R. S.; SILVA, R. C. F.; BARBOSA, M. T. S.. Câncer de mama no Brasil: fatoes contextuais ou de composição?. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem e Biociências) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata dos Santos Rabelo

Pinheiro, R.S.; MELO, Enirtes Caetano Prates de; STRUCHINER, C. J.. Avaliação do acesso na Estratégia de Saúde da Família sob a perspectiva dos usuários hipertensos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Gisele Pinto de Oliveira

Pinheiro, Rejane SobrinoCARVALHO, Marilia SaSARACENI, V.. O indivíduo, o contexto e o serviço de saúde influenciando o abandono de tratamento da tuberculose: um desafio para o controle da doença no Brasil. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cláudia Lima Vieira

COELI, Cláudia MedinaPinheiro, R.S.; MELO, Enirtes Caetano Prates de;FLORES, PATRÍCIA VIANA GUIMARÃES. Associação entre a ocorrência entre baixo peso ao nascer na gestação índice e na gestação subsequente com intervalo interpartal curto. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sídio Werdes Sousa Machado

Pinheiro, R.S.. Comparação entre colóides no tratamento da ddengue grave em crianças: metanálise. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rejane de Souza Reis

ALMEIDA, L. M.; HASSAN, C. E. A. R.;COELI, Cláudia Medina; SILVA, M. L. M.;PINHEIRO, R.S.. Fatores associados ao risco de desenvolver leucemia aguda na primeira infância - crianças de 0 a 5 anos de idade. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em ONCOLOGIA) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Roberta Rodrigues Teixeira de Castro

PINHEIRO, R.S.OLIVEIRA, E. X. G.SOUZA, R. C.. Acesso ä assistência oncológica: uma análise do fluxo realizado pelos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) para obtenção do tratamento para o câncer de mama. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica Avelar Figueiredo Mafra Magalhães

PINHEIRO, R.S.; MEDRONHO, R. A.; SANTOS, R. S.. A tuberculose no espaço urbano: um estudo ecológico utilizando análise espacial no município do Rio de Janeiro nos anos de 2005 a 2008. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marilia Fornaciari Grabois

MENDONCA, G. A. E. S.;PINHEIRO, R. S.CARVALHO, M. S.. O acesso à assitência oncológica infantil: do diagnóstico à sobrevida. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Arthur Orlando Correa Schilithz

NOBRE, Flávio Fonseca; ALMEIDA, R. T.;PINHEIRO, R. S.. Modelagem do Ganho de Peso com Uso de Medidas Repetidas no Tempo. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Stella de Castro Lobo

PINHEIRO, R. S.; MACULAN FILHO, N.; SILVA, A. C. M.; OLIVEIRA, M. J. F.. Aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA) para apoio às políticas públicas de saúde: o caso dos hospitais de ensino. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Solange Kanso El Ghaouri

RODRIGUES, R. N.;PINHEIRO, R. S.; MOREIRA, A. A. C. M.; NORONHA, M. F.;LEITE, I. C.. Estrutura e composição das causas de morte evitáveis da população idosa no Brasil. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Rômulo Cristovão Souza

PINHEIRO, R. S.; GOMES JUNIOR, S. C. S.; ALMEIDA, R. T.; MATTOS, H.. Integração de bases de dadosdo Sistema Único de Saúde para apoiar a tomada de decisão sobre a assistência oncológica. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tereza Maria Piccinini Feitosa

ALMEIDA, R. T.;NOBRE, Flávio FonsecaPINHEIRO, R. S.; GOMES JUNIOR, S. C. S.; MENDONCA, G. A. E. S.. Classificação de municípios para o monitoramento das ações de rastreamento do câncer do colo do útero em Minas Gerias. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Biomédica) - Programa de Engenharia Biomédica - COPPE/UFRJ.

Aluno: Patrícia Passos Santos

PINHEIRO, R. S.; NADAL, J.;ALMEIDA, Renan Moritz Varnier Rodrigues de. Utilização de redes neurais artificiais e algoritmos genéticos na modelagem da mortalidade materna em hospitais públicos-Rio de Janeiro. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Biomédica) - Programa de Engenharia Biomédica - COPPE/UFRJ.

Aluno: Saint Clair dos Santos Gomes

PINHEIRO, R. S.. Simulação da infra-estrutura dos serviços de oncologia do SUS utilizando dados secundários. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Silva da Costa

PINHEIRO, R. S.. Modelagem do Acesso de pacientes com Fraturas no Fêmur a Hospitais Públicos por meio de Redes Neurais Artificiais. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Biomédica) - Programa de Engenharia Biomédica - COPPE/UFRJ.

Aluno: Mönica Silva Monteiro de Castro

PINHEIRO, R. S.. As Admissões Hospitalares no Brasil são Equitativas? Uma Análise Comparativa da Experiência de Hospitalização da População Brasileira. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Fernanda da Silva Rocha Torres

KAWA, H.; REIS, A. C. G. V.;PINHEIRO, R. S.. Mortalidade por tuberculose e condiçõesde vida no município do Rio de Janeiro. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Laís Paiva Chagas

PINHEIRO, R. S.; SANTOS, I. S.; MELO, Enirtes Caetano Prates de. Acesso aos serviços de saúde: mapeamento dos fluxos origem-destino das internações no ELSA-BRASIL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ricardo Farias Junior

VIDAL, Edison e Iglesias de Oliveira;TORRES, Tania Zdenka Guillen dePINHEIRO, R. S.. Vulnerabilidailde3 social e Estratégia da Saúde da Família: uma análise sobre a mortalidade após fratura proximal do fêmur. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila Zarlotti da Costa Scudese Dessimoni

COELI, Cláudia MedinaPINHEIRO, R. S.SARACENI, V.. Acurácia dem uma coorte de nascidos vivose diferentes rotinas de linkage para identificação de óbitos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: NIVIA ALVES AMOÊDO

Pinheiro, R. S.; MELO, Enirtes Caetano Prates de;OLIVEIRA, E. X. G.. Territorialização na organização de serviços de saúde: técnicas de mercados utilizando casos de tuberculose, no município do Rio de Janeiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: NYTALE LINDSAY CARDOSO PORTELA

PINHEIRO, R. S.; OLIVEIRA, R. V. C.; MELO, Enirtes Caetano Prates de. Análise espacial da hanseníase no estado do Maranhão, 2004 a 2015. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Luize Barbosa Antunes

GONZALES, R. I. C.; NUNES, B. P.;Pinheiro, R. S.. Do registro das ações em tuberculose à produção de informação na Atenção Primária à Saúde no município de Pelotas/RS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Bernardo Paulino Sotero

MELO, Enirtes Caetano Prates de;Pinheiro, R. S.; CAETANO, R.; MATTOS, R. A.. Análise das internações por condições sensíveis à atenção primária no âmbito do Sistema Único de Saúde por regiões de saúde do estado do Rio Grande do Sul, 2008 a 2014. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Soares de Oliveira

BRITO, A. DOS S.;Pinheiro, Rejane Sobrino; BARBOSA, F. S.. Tendências de morb9idade e mortalidade infantil por diarreia nas macrorregiões brasileiras de 1998-2012. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Angélica Pereira da Rocha

Pinheiro, Rejane Sobrino; Engstrom E M; Giovanella, L. Regulação assistencial ambulatorial no município do Rio de Janeiro-RJ: efeitos da inserção da APS na regulação. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Uiara Beatriz Gomes de Oliveira

MELO, Enirtes Caetano Prates de;Pinheiro, Rejane Sobrino; BRAGA, U.. Avaliação do grau de incapacidade e da qualidade de vida entre hansenianos em um centro de referência em Teresina. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Juliana Borges freitas

BLOCH, K. V.PINHEIRO, R. S.; VEIGA, G. V.. Fatores associados à obesidade em adolescentes do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes - ERICA - estudo piloto. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Fabricia Borges Freitas

BLOCH, K. V.Pinheiro, R.S.; VEIGA, G. V.. Fatores associados à obesidade em adolescentes do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes - ERICA - estudo piloto. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Wisley Donizette Velasco

SOUZA JUNIOR, P. R. B.;Pinheiro, R.S.. Avaliação de desempenho dos serviços de saúde nas regiões de saúde no estado de Goiás: uma avaliação do acesso e da efetividade. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Helen Regina Mota Marchareth

PINHEIRO, R.S.COELI, Cláudia Medina; MARTINS, M. S.;SOUZA, R. C.. Avaliação da qualidade dos serviços hospitalares utilizando taxa de mortalidade: construção de uma medida de ajuste de risco. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Audrey Fischer

PINHEIRO, R.S.CARVALHO, Marilia Sa; CRUZ, O. G.. Distribuição espacial de risco para óbito em menores de 1 ano, na Área de Planejamento 4.0 - MRJ. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Mônica Miguel Bronchini

PINHEIRO, R. S.; MELO, Enirtes Caetano Prates de; MATTOS, T. C.. Completude do estadiamento e perfil das pacientes atendidas antes e após 60 dias do diagnóstico de câncer de uma unidade de referência. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva - modalidade Residência) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Kelly Cristina da Silva Cunha

PINHEIRO, R. S.; SILVA, N. E. K. E.; DUROVNI, P. B. P.. Perfil da tuberculose drogarresistente no município do Rio de Janeiro, 2013 a 2016. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva - modalidade Residência) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cézar Donizetti Luquine Júnior

COELI, Cláudia Medina; CUNHA, A. P.;PINHEIRO, R. S.. População atendida e ações realizadas em centros de atenção psicossocial. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva - modalidade Residência) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago Rodrigues de Paula

BRANDAO, A. L.;Pinheiro, R. S.; MENDONCA, P. E. X.. Análise de instrumento de avaliação do Contrato de Gestão de uma UPA no município do Rio de Janeiro. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva - modalidade Residência) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: LORENA RIBEIRO SOUZA DOS SANTOS

MACHARETH, H. R. M.; SALLES, T. C. S.;Pinheiro, R. S.. Perfil das gestantes e dos recém-nascidos atendidos em um hospital de referência localizado na zona Oeste do Rio de Janeiro e uma avaliação de completude e consistência do Sistema de Informação sobre nascidos Vivos-SINASC. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva - modalidade Residência) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: JOYCE DE CASTRO MARTIN

PINHEIRO, R. S.. Sífilis congênita no município do Rio de Janeiro: um estudo descritivo no período de 2007 a 2010. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva - modalidade Residência) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: JOYCE DE CASTRO MARTIN

BARBOSA, J. R.;Pinheiro, R.S.; PERES, D. D. G. S.. Sífilis congênita no município do Rio de Janeiro: um estudo descritivo no período de 2007 a 2010. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva - modalidade Residência) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marli Souza Rocha

OLIVEIRA, G. P.SARACENI, V.PINHEIRO, R. S.. Análise dos óbitos ocorridos em uma coorte de casos notificados por tuberculose. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva - modalidade Residência) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ludmilla Monfort de Oliveira Souza

SARACENI, V.BLOCH, K. V.PINHEIRO, R. S.. Óbitos e internações por tuberculose não-notificados no SINAN: acesso ao tratamento e qualidade do sistema de informação no município do Rio de Janeiro. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva - modalidade Residência) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Raquel Maria Cardoso Torres

CASCAO, A.; BELTRI, C.;PINHEIRO, R. S.. Análise da implementação das comissões de análise de óbito em oito unidades hospitalares da rede própria da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva - modalidade Residência) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael S

PINHEIRO, R. S.; BASTOS, V. M.; COSTA, M. C. A.; VIVACQUA, A. S.. Sampaio.Ambiente Analítico de Dados do SIHSUS com MongoDB. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael S

BASTOS, V. M.; COSTA, M. C. A.; VIVACQUA, A. S.;PINHEIRO, R. S.. Sampaio.Ambiente Analítico de Dados do SIHSUS com MongoDB. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leticia da Silva Alves

MENDONCA, P. E. X.; COSTA, A. J. L.;PINHEIRO, R. S.; MATTOS, T. C.. Análise da produção oncológica no SUS: produção ambulatorial (SIA/SUS) e hospitalar (SIH/SUS), no período de 2008 a 2015, por região brasileira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ingrid Almeida e Raphael Oliveira

PINHEIRO, R. S.; BASTOS, V. M.; COSTA, M. C. A.. Ambiente de exploração de dados de saúde usando um banco de dados NoSQL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Araújo

BLOCH, KÁTIA VERGETTI; CANCELLA, M.;PINHEIRO, R. S.; COELI, CLÁUDIA M.. Mortalidade pelos principais tipos de câncer no Brasil segundo sexo, raça/cor da pele e regiões brasileiras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PINHEIRO, REJANE; NOBRE, A. A.; FONSECA, A. B. M.. Concurso para Professor Assistente de Bioestatística 40h DE - UFRJ. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pinheiro, R. S.BRITO, Alexandre dos SantosTORRES, Tania Zdenka Guillen de; MAGNANINI, M. M. F.. Concurso para Professor Substituto de Bioestatística ed. 141 2015. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CRUZ, M. M.; CARVALHO, D. M.;Pinheiro, R. S.. Pesquisador/ENSP-Determinação biológica e social dos processos endêmico-epidêmicos. 2014. Fundação Oswaldo Cruz.

PINHEIRO, R.S.; BRITO, A. DOS S.;TORRES, Tania Zdenka Guillen de. Concurso para Professor Substituto de Bioestatística. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CAVALLINI, L. T.; ROSA, M. L. G.;PINHEIRO, R. S.; MORENO, A. B.; JUNGER, W. L.. Professor Adjunto 40DE Métodos Quantitativos em Epidemiologia - ISC/UFF. 2009. Universidade Federal Fluminense.

PINHEIRO, R. S.COELI, Cláudia MedinaBLOCH, K. V.. Seleção para o Curso de Mestrado em Saúde Coletiva. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BLOCH, K. V.; MEDRONHO, R. A.;COELI, Cláudia MedinaPINHEIRO, R. S.. Seleção para o Curso de Mestardo em Saúde Coletiva. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

LOPES, Clayre;PINHEIRO, R. S.; GONCALVES, M. C. V. R.; BRAGA, F.; VIANNA, E. C.; LACERDA, L.;BLOCH, K. V.. Comissão de Seleção do Curso de Residência em Saúde Coletiva. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

COELI, Cláudia Medina; CAETANO, R.;PINHEIRO, R. S.. Assistente de Pesquisa - Área de atuação Educação Profissional em Saúde e Perfil Educação Profissional de Nível Médio na Área de Informações em Saúde. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

PINHEIRO, R. S.; MUNCK, S.. Tecnologista Júnior - Área de atuação Educação Profissional em Saúde e Perfil Profissional de Nível Médio na Área de Informações em Saúde. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

PINHEIRO, R. S.. Assistente de Pesquisa - Área de atuação Informação em Ciência e Saúde e Perfil Informação em Saúde. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

PINHEIRO, R. S.. Saude e Trabalho - Fiocruz. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

LOPES, Clayre;PINHEIRO, R. S.; BRAGA, F.; VIANNA, E. C.; FILHOTE, M. I. F.. Comissão de Seleção para o Curso de Residência em Saúde Coletiva. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BLOCH, K. V.; COSTA, A. J. L.;PINHEIRO, R. S.; LEGAY, L.. Banca de Seleção para Mestrado em Saúde Coletiva. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

LOPES, Clayre; FILHOTE, M. I. F.; BRAGA, F.;PINHEIRO, R. S.. Comissão de Seleção para Residência em Saúde Coletiva. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BLOCH, K. V.; LUIZ, R. R.;PINHEIRO, R. S.; COSTA, A. J. L.. Banca de Seleção para o Curso de mestrado em Saúde Coletiva. 2003. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PINHEIRO, R. S.. Avaliação de trabalhos do XXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. 2018. Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Pinheiro, R. S.. Avaliação dos resumos submetidos à 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PINHEIRO, R. S.. Avaliação de solicitações de bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UFRJ. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PINHEIRO, R. S.. Avaliação de Projetos para solicitação de bolsa de Iniciação Científica - UFRN. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Pinheiro, R. S.. Avaliação dos resumos submetidos à 8a. Siac - Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PINHEIRO, R. S.. Capes: Avaliação de solicitações de bolsas - Programa Doutorado Pleno no Exterior 2016. 2017. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

PINHEIRO, R. S.. Avaliadora de seção de trabalhos apresentados na 8a. Siac - Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pinheiro, R. S.; MEYER, A.; FERREIRA, J.; LIMA, L. A.. Seleção para o curso de Doutorado em Saúde Coletiva. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pinheiro, R. S.. Avaliação dos resumos submetidos à 7a. Siac - Semana de Integração Acadêmica da UFRJl. 2016. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PINHEIRO, R. S.. Avaliação de seção de trabalhos apresentados na 7a. Siac - Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PINHEIRO, R. S.. Avaliação de trabalhos completos submetidos ao XXV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PINHEIRO, R. S.. Avaliação de resumos da IV Semana de Saúde Coletiva - IESC/UFRJ. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pinheiro, R. S.. Avaliação de solicitação de bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UFRJ. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pinheiro, Rejane Sobrino. Avaliação dos resumos submetidos à Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pinheiro, R. S.. Avaliação dos trabalhos completos submetidos ao Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pinheiro, R. S.. Avaliação de projetos de pesquisa para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Pinheiro, R. S.. Avaliação de projetos de pesquisa submetidos ao PROGRAMA DE APOIO E DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ESTADO DE SERGIPE. 2014. Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe.

Pinheiro, Rejane Sobrino. Avaliação dos painéis selecionados para o Hall da Reitoria - Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BARCELLOS, C. C. L.; VIANA, L. C. S.;PINHEIRO, R. S.; NICOLAU, H. J.. Avaliação de Projetos do programa de Indução à Pesquisa & Desenvolvimento Tecnológico (PIPDT). 2012. Fundação Oswaldo Cruz.

BLOCH, K. V.; FERREIRA, J.;PINHEIRO, R. S.. Comissão de Avaliação de Bolsas do curso de Pós-graduação em Saúde Coletiva. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pinheiro, Rejane Sobrino. XX Reunião Anual de Iniciação Científica membro de banca avaliadora). 2012. Fundação Oswaldo Cruz.

PINHEIRO, R. S.. Jornada de Iniciação Científica para Avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC Fiocruz/CNPq - ENSP e ICICT/Fiocruz. 2010. Fundação Oswaldo Cruz.

PINHEIRO, R. S.. XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica - Corpo de Revisores. 2010. Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

TRAVASSOS, ClaudiaPINHEIRO, R. S.; BRITO, C.. Jornada de Iniciação Científica para Avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC Fiocruz/CNPq - ENSP e ICICT/Fiocruz. 2008. Fundação Oswaldo Cruz.

PINHEIRO, R. S.. Avaliação de projeto de Pós-Doutorado - A morbi-mortalidade das pessoas vivendo com HIV e aids através do relacionamento probabilístico de bancos de dados (record linkage). Brasil, 2002 a 2006. 2008. ENSP.

PINHEIRO, R. S.. Avaliador trabalhos do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde - Abrasco - Salvador - jul/2007. 2007. Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

PINHEIRO, R. S.. Avaliador de trabalhos - XX Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (23/10/2006 a 26/10/2006), São Pedro, SP. 2006. Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

PINHEIRO, R. S.. Avaliador de trabalhos - Congresso Mundial de Saúde Coletiva - 2006. 2006. Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

PINHEIRO, R. S.. Avaliador de trabalhos - VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia 2004. 2004. Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

PINHEIRO, R. S.. Avaliador de trabalhos - XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. 2004.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Wagner Coelho de Albuquerque Pereira

PEREIRA, W. C. A.. Implementação em Microcomputador de Algoritmo para Evidenciar Complexos QRS em Tempo-Real. 1985. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Eletrônica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Margareth Crisostomo Portela

PORTELA, M. C.. Membro Efetivo da Banca Examinadora da Defesa de Tese de Doutorado Intitulada 'Estudos sobre Variações no Uso de Serviços de Saúde: Abordagens Metodológicas e a Utilização de Grandes Bases de Dados Nacionais', apresentada por Rejane Sobrino Pinheiro, na Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz. 1999. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Claudia Maria de Rezende Travassos

TRAVASSOS, C. M. R.. Estudo das Variações na Utilização de Serviços Hospitalares na Cidade do Rio de Janeiro. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Cláudia Medina Coeli

PORTELA, Margareth Crisostomo; VERAS, Cláudia Maria Travassos; NOBRE, Flavio Fonseca;CARVALHO, Marilia SáCOELI, C. M.. Estudos sobre variações no uso de serviços de saúde:abordagens metodológica e a utilização de grandes bases de dados nacionais.. 1999. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Luis Guilherme Santos Buteri Alves

Estratégias para linkage de bases de dados em saúde; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Clarisse Claussen Rodrigues Silva

Sobrecarga da COVID-19 no atendimento ao idoso com fratura proximal de fêmur; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Lucas Vega Martinez Veras Ferreira

Diferentes aspectos do diagnóstico da tuberculose e sua relação com desfechos negativos no município do Rio de Janeiro; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Patrícia Barbosa Peixoto Durovni

Morbimortalidade relacionada à tuberculose no Município do Rio de Janeiro: estudo com base em dados secundários e entrevistas com profissionais da Atenção Primária à Saúde; Início: 2018; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Rúbia Walquíria de Carvalho

Análise da conduta terapêutica e sobrevida em mulheres portadoras de neoplasia maligna da mama, tratadas no Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio de Janeiro; Início: 2018; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Caroline Dias Ferreira

Painel de visualização de indicadores da tuberculose para a gestão; Início: 2018; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Monique de Souza Bloise

Prontuários eletrônicos nas unidades de atenção primária do município do Rio de Janeiro: potencialidades para o aprimoramento da prática clínica e gestão; Início: 2017; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Andréa de Paua Lobo

A tuberculose no Brasil: Análise de sobrevida e estratégias para vigilância dos óbitos no país; Início: 2017; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; (Coorientador);

Mariana Soares Puppin

Novas soluções para a vigilância epidemiológica da tuberculose e a avaliação do Programa de Controle de Tuberculose no município do Rio de Janeiro: relacionamento de banco de dados, big data e data mining; ; Início: 2016; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

LARISSA DA SILVA MACHADO

Perfil de acompanhamento laboratorial dos pacientes com tuberculose e o efeito da COVID-19; Início: 2020; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva - modalidade Residência) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ministério da Saúde/Núcleo Regional do Rio de Janeiro; (Orientador);

Leticia da Silva Alves

Influëncia do Teste Rápido Molecular no diagnóstico da tuberculose e tuberculose resistente; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva - modalidade Residência) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ministério da Saúde/Núcleo Regional do Rio de Janeiro; (Orientador);

Chris Goodsgod Chinedozie

Padrões emergentes de tuberculosis droga-resistentes por mineração de dados com regras de associação; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Francine Malinoski de Sousa

Revisão das Vigilâncias da Tuberculose Droga-resistente no mundo; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Gustavo Luis Veloso de Carvalho

Trajetória de pacientes com tuberculose droga-resistente usando grafos; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Gregório Alexandre Llado Salva

Tuberculose droga-resistente no município do Rio de Janeiro usando bases de dados relacionadas; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Júlio Cézar Correa de Paiva

Big Data e datamining na pesquisa e avaliação em saúde: técnicas computacionais, dados secundários e linkage de bases de dados; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Ricardo Farias Junior

Perfil do atendimento em ortopedia no município do Rio de Janeiro; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Helen Regina Mota Macharet

Internações prévias como indicativo da gravidade do paciente internado por fartura proximal de fêmur; 2014; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Francisca Lucena

Uso de algoritmos computacionais para a classificação de pares de registros provenientes do relacionamento probabilístico de bancos de dados: uma aplicação em saúde pública; Redes Neurais Artificiais na identificação de registros de um mesmo indivíduo no relacionamento de bases de dados distintas; 2013; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Marli Souza Rocha

Sobrevida de pacientes notificados por tuberculose; 2013; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Marcos Vinícius de Barros Pinheiro

Comparação entre área de abrangência, adscrição e mercado das unidades básicas com atendimento aos pacientes com tuberculose; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Gisele Oliveira

Subnotificação dos casos de tuberculose: recuperaçãop pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade - Brasil; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Gissela Mauricio Ramos de Oliveira

Estudo do perfil dos atendimentos e da mortalidade em idosos com fratura proximal de fêmur: uma qeustão de acesso a serviços de saúde de qualidade; 2007; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Claudia Beltri Alves

Fatores associados à mortalidade em diferentes períodos após cirurgia para correção de fratura proximal de fêmur em idosos; 2007; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva,; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

João de Farias Figueiredo

Mortalidade por doença isquêmica do coração no estado do Rio de Janeiro: influência de fatores sociais, da oferta e da micro-região de saúde; 2006; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Rafael Daher de Carvalho

Contexto socioeconômico do local de residência das mulheres com câncer de mama no município do Rio de Janeiro: análise multinível; 2006; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Rômulo Cristovão Souza

Mortalidade de pacientes com fratura proximal de fêmur em um hospital universitário do município do Rio de Janeiro: fatores de risco e comparação de ajuste de risco em base de dados secundária; 2005; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Maria Tereza Trindade

Avaliação do Programa de Controle da Tuberculose em Nova Iguaçu; 2005; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Maurício Vasconcellos

Análise da municipalização na atenção odontológica no estado do Rio de Janeiro: SIA-SUS 1995 a 2003; 2005; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Renata Alvarenga Vieira

Sobrevida de pacientes com fratura de parte proximal de fêmur no SUS; 2004; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Vânia da Silva Cardoso

Perfil da assistência ao câncer de mama no município do Rio de Janeiro; 2004; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Alexandre dos Santos Brito

Uso de serviços de saúde e gênero: modelagem hirárquica e nível da família; 2002; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Henrique de Albuquerque Carvalho

Sistema de informações para acompanhamento da implantação do programa de atenção ao deficiente auditivo da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro; 2002; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Helen Regina Mota Machareth

Construção de índices de ajuste de risco no uso do Sistema de Informações Hospitalares do SUS na avaliação de desfechos entre diferentes hospitais: os casos da fratura proximal de fêmur e das cirurgias cardíacas; 2020; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Gabriela Fonte Pessanha

Associação da Tuberculose e HIV/Aids no município do Rio de Janeiro: análise do perfil de detecção de casos e sobrevida na rede assistencial, 2004 a 2013; 2019; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Patrícia Bartholomay Oliveira

A tuberculose dogra resistente no Brasil; 2019; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília,; Coorientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Marli Souza Rocha

MORTALIDADE DE PACIENTES COM TUBERCULOSE PULMONAR NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E A INFLUÊNCIA DE CARACTERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS, DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E DO CONTEXTO DE RESIDÊNCIA: QUALIFICAÇÃO DOS DADOS DO SINAN-TB, MINERAÇÃO DE DADOS E ANÁLISE MULTINÍVEL COM SEGUIMENTO POR MEIO DE LINKAGE; 2018; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Gisele Pinto de Oliveira

ABANDONO DE TRATAMENTO DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: CONSTRUÇÃO DE MODELO SISTÊMICO E ANÁLISE DE FATORES ASSOCIADOS A PARTIR DE BASES DE DADOS SECUNDÁRIAS; 2017; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Roberta Rodrigues Teixeira de Castro

Assistência oncológica: uso de dados secundários e técnicas de visualização de grande quantidade de dados na análise do atendimento ambulatorial ao câncer de mama prestado na rede SUS, no Brasil, de 2000 a 2013; 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Carolina Dutra Degli Esposti

DESIGUALDADES SOCIAIS E GEOGRÁFICAS NO DESEMPENHO DA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO, BRASIL; 2015; Tese (Doutorado em Pós-graduação em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Fátima Lima Paula

Readmissão hospitalar de idosos após internação por fratura proximal do fêmur no Município do Rio de Janeiro; 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Luciana S Costa

Modelagem do acesso de pacientes com fratura de parte proximal de fêmur a hospitais públicos por meio de redes neurais artificiais; 2004; Tese (Doutorado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Mônica Brochini

Completude do estadiamento e perfil das pacientes atendidas antes ou após 60 dias do diagnóstico de câncer de mama usando os dados do Registro Hospitalar de Câncer de uma unidade de referência; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva - modalidade Residência) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ministério da Saúde/Núcleo Regional do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

KELLY CRISTINA DA SILVA CUNHA DURVAL

PERFIL DA TUBERCULOSE DROGA RESISTENTE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, 2013 A 2016; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva - modalidade Residência) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ministério da Saúde/Núcleo Regional do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Marli Souza Rocha

Análise da distribuição dos casos de tuberculose segundo área adscrita de unidade Saúde da Família; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva (Residência)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ministério da Saúde/Núcleo Regional do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Fernanda Pinheiro Aguiar

SOBREVIDA DE IDOSOS INTERNADOS POR FRATURA PROXIMAL DE FÊMUR NA SAÚDE SUPLEMENTAR E EM OUTRAS INTERNAÇOES NÃO FINANCIADAS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO, 2006 E 2007; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Planos de Saúde) - Universidade Anhanguera-Uniderp, Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Renata Pestana Vianna

Análise da rede de cirurgias cardiovasculares de alta complexidade no Estado do Rio de Janeiro, no período de 2006 a 2009; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva (Residência)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ministério da Saúde/Núcleo Regional do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Maura Pereira Dias

Estudo da rede dos serviços de saúde para idosos com fratura proximal de femur do estado do Rio de Janeiro de 2006 a 2009; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva (Residência)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ministério da Saúde/Núcleo Regional do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Vanusa de Lemos Andrade

Casos de tuberculose não-notificados no sistema de vigilância em uma cidade da Região Metropolitana II do Estado do Rio de Janeiro: abandono primário, captação de casos em diferentes fontes de informação e acesso aos serviços de saúde para apoio ao Programa de Controle da Tuberculose; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva (Residência)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ministério da Saúde/Núcleo Regional do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Ludmilla Monfort de Oliveria Souza

Óbitos e internações por tuberculose não-notificados no SINAN: acesso ao tratamento e qualidade do sistema de informação no município do Rio de Janeiro; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva - modalidade Residência) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ministério da Saúde/Núcleo Regional do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Catarina Soares

Sobrevida por infarto agudo do miocárdio; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva (Residência)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ministério da Saúde/Núcleo Regional do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

João Pedro M Bettencourt

Perfil das amputações realizadas nos hospitais da rede SUS, no município do Rio de Janeiro, 1998 a 2001; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva (Residência)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Alessandra M S Pinto

Os caminhos do acesso à cirurgia cardíaca de alta complexidade no Estado do Rio de Janeiro; 2004; 100 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva (Residência)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Ethel Cristina S

Santos; Análise da qualidade das informações geradas na Autorização de Internação Hospitalar em um hospital municipal no município do Rio de Janeiro; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva (Residência)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Patrícia Vanda dos Santos Rocha

Análise das internações por amputações de mebros inferiores em pacientes diabéticos, segundo sistemas de informação, no município do Rio de Janeiro, ano de 2000; 2002; 61 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva (Residência)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Juliana Domenico

Demandas judiciais na saúde e o uso da informação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Renan Duarte dos Santos

Qual o grau de regionalização das unidades básicas de saúde que atendem pacientes com tuberculose no Município do Rio de Janeiro?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Pedro Willian Marques de Oliveira

Big Data e datamining na pesquisa e avaliação em saúde: técnicas computacionais, dados secundários e linkage de bases de dados; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Daniel Artine Mastub

Uso de data mining na classificação de links provenientes de algoritmo de linkage; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Jonas Betrand

Metodologias na Avaliação de Programas e Serviços de Saúde - Rotinas computacionais para melhoria do processo de linkage; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Victor Neves Martorelli

Desenvolvimento de rotinas para qualidade de bases de dados; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Daniele Braga Peçanha

Teste de algoritmo automático de classificação de links; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Marina dos Santos Coelho

Qualidade do Programa de Controle da Tuberculose; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Mayara Eringer Borges

Qualidade do Programa de Controle da Tuberculose: uso de linkage de bases de dados; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Marina Coelho

Efetividade do PCT no município do Rio de Janeiro; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Bernardo Paulino Sotero

QUALIDADE DO PROGRAMA DE CONTROLE DA TUBERCULOSE: ANÁLISE QUALI-QUANTI DO ACESSO, ABANDONO AO TRATAMENTO E DOS SERVIÇOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Juliana Domenico

O uso da informação na análise de demandas judiciais na saúde; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Gabriella Ferreira Nascimento Vicente

Metodologias na Avaliação de Programas e Serviços de Saúde - Georreferenciamento dos casos de Tuberculose e abandono no município do Rio de Janeiro; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Renan Duarte dos Santos

Acesso geográfico ao tratamento da tuberculose; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Beatriz da Costa Soares

Análise da qualidade dos sistemas de informação, do programa e do acesso aos pacientes com tuberculose; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Monique Carmel Belmont Moreira

Análise das internações prévias no SUS dos pacientes internados por fratura proximal de fêmur no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Fernando Cesário

Causas de óbito e comorbidades em pacientes com fratura proximla de fêmur em hospital universitário do estado do Rio de Janeiro; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Vanessa da Silva Neves Moreira

Análise das internações prévias no SUS dos pacientes internados por fratura proximal de fêmur no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Sharon Stefani Rivera Caldeira

Confiabilidade da Comunicação de Internação Hospitalar: proposta de análise da qualidade usando relacionamento probabilístico bancos de dados; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais e Metalúrgica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Fernanda Pinheiro Aguiar

Acesso à assitência odontológica no Brasil - dados da PNAD; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Fernanda Pinheiro Aguiar

Acesso aos serviçso odontológicos no Brasil; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Paola Estefan Sass

Acesso aos serviços odontológicos no Brasil; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Maria Juliana Vilela

Acesso aos serviços odontológicos no Brasil; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Edison E Iglesias de Oliveira Vidal

Mortalidade por fratura de colo de fêmur no SUS; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Alice P Régula

Perfil do atendimento a pacientes idosos internados com fratura de colo de fêmur no SUS, 1996 a 1999; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Débora B M Costa

Perfil do atendimento a pacientes idosos internados com fratura de colo de fêmur no SUS, 1996 a 1999; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Lana Areas Caldeira

Perfil do atendimento a pacientes idosos internados com fratura de colo de fêmur no SUS, 1996 a 1999; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Maristela Groba Andres

Perfil do atendimento a pacientes idosos internados com fratura de colo de fêmur no SUS, 1996 a 1999; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Clay Ferreira da Silva

Mortalidade por fratura de colo de fêmur no SUS; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Simone Mattos do Nascimento

Adesão ao Programa de Caminhada e Atividade Física da Casa Gerontológica Brigadeiro Eduardo Gomes; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Luiz Eduardo

Análise das internações por Aids no município do Rio de Janeiro; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Nelson Sampaio de Araújo Júnior

Entrepi: Entrada de dados para Sistema de Informação de Malária no Estrado do Tocantins; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Informática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Vladimir Varizo Tavares

Gerenciados de Bases de Dados; 1992; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Renan Duarte

Produção e divulgação do periódico científico Cadernos Saúde Coletiva do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva; 2010; Orientação de outra natureza; (Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ - Bolsa PIBEX - Extensão Universitária; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Fernanda Pinheiro Aguiar

Sistemas de Informação em Saúde: relacionamento probabilístico, avaliação de programas e serviços de saúde; 2009; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Daniele Novellino e Thainá

Mercados hospitalares de cirurgia cardíaca de alta complexidade: comparação entre Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul; 2006; Orientação de outra natureza; (Especialização em Saúde Coletiva) - Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Gisele Oliveira

Perfil do atendimento aos pacientes com fratura proximal de fêmur no SUS, estado do Rio de Janeiro, 2005; 2006; Orientação de outra natureza; (Especialização em Saúde Coletiva) - Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Juliana Domênico Queiroz

POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES NO USO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE NO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO: ensaio da inserção na 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Saúde da Capital do Rio de Janeiro; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Domênico Queiroz;

Marília Sá Carvalho

Estudos sobre Variações no Uso de Serviços de Saúde: abordagens metodológicas e a utilização de grandes bases de dados nacionais; 2010; Escola Nacional de Saúde Pública,; Marilia Sa Carvalho;

Claudia Maria de Rezende Travassos

Estudos sobre Variações no Uso de Serviços de Saúde: Abordagens Metodológicas e a Utilização de Grandes Bases de Dados; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Claudia Maria de Rezende Travassos;

Flavio Fonseca Nobre

"Estudo do Alisamento Exponencial Para Aplicacao Na Compressao e Extracao de Pontos Singulares do Eletrocardiograma"; 1988; Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Flavio Fonseca Nobre;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ROCHA, M. S. ; OLIVEIRA, P. B. ; CAVALCANTE, M. V. ; MEDEIROS, F. C. ; CODENOTTI, S. B. ; PELISSARI, DANIELE MARIA ; ANDRADE, K. B. ; SILVA, G. D. M. ; ARAKAKI-SANCHEZ, DENISE ; PINHEIRO, REJANE S. . Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan): principais características da notificação e da análise de dados relacionada à tuberculose. EPIDEMIOLOGIA E SERVIÇOS DE SAÚDE , v. 29, p. 1-13, 2020.

  • AGUIAR, F. P. ; FLORES, PATRÍCIA VIANA GUIMARÃES ; TORRES, L. C. G. ; SANTOS, H. P. S. ; ALVES, L. G. S. B. ; Rochel de Camargo, Kenneth ; PINHEIRO, R. S. ; COELI, CLÁUDIA M. . Analysis of the application of a deterministic routine for identifying multiple pregnancies on SINASC, Brazil. EPIDEMIOLOGIA E SERVICOS DE SAUDE , v. 29, p. e2018454-8, 2020.

  • BARTHOLOMAY, PATRICIA ; Pinheiro, Rejane Sobrino ; JOHANSEN, FERNANDA DOCKHORN COSTA ; OLIVEIRA, SILVANO BARBOSA DE ; ROCHA, MARLI SOUZA ; PELISSARI, DANIELE MARIA ; ARAÚJO, WILDO NAVEGANTES DE . Lacunas na vigilância da tuberculose drogarresistente: relacionando sistemas de informação do Brasil. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 36, p. e00082219-13, 2020.

  • ESPOSTI, CAROLINA DUTRA DEGLI ; SANTOS-NETO, EDSON THEODORO DOS ; OLIVEIRA, ADAUTO EMMERICH ; TRAVASSOS, Claudia ; Pinheiro, Rejane Sobrino . Desigualdades sociais e geográficas no desempenho da assistência pré-natal de uma Região Metropolitana do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva , v. 25, p. 1735-1750, 2020.

  • BARTHOLOMAY, PATRICIA ; Pinheiro, Rejane Sobrino ; PELISSARI, DANIELE MARIA ; ARAKAKI-SANCHEZ, DENISE ; DOCKHORN, FERNANDA ; ROCHA, JORGE LUIZ ; PENNA, ESTEFANIA QUILMA ANDRADE DE ARAÚJO ; BARREIRA, DRAURIO ; ARAÚJO, WILDO NAVEGANTES DE ; DALCOLMO, MARGARETH . Sistema de Informação de Tratamentos Especiais de Tuberculose (SITE-TB): histórico, descrição e perspectivas*. EPIDEMIOLOGIA E SERVICOS DE SAUDE , v. 28, p. 1-12, 2019.

  • ROCHA, M. S. ; OLIVEIRA, G. P. ; TORRES, L. C. G. ; COELI, Cláudia Medina ; SARACENI, V. ; PINHEIRO, R. S. . Qualificação da base de dados do Sinan-Tuberculose a partir de regras de scripting e de linkage. Cadernos de Saude Publica , v. 1, p. 1-12, 2019.

  • LINO, RENATA RODRIGUES GARCIA ; FONSECA, SANDRA COSTA ; KALE, PAULINE LORENA ; FLORES, PATRÍCIA VIANA GUIMARÃES ; Pinheiro, Rejane Sobrino ; COELI, Cláudia Medina . Tendência da incompletude das estatísticas vitais no período neonatal, estado do Rio de Janeiro, 1999-2014*. EPIDEMIOLOGIA E SERVICOS DE SAUDE , v. 28, p. 1-12, 2019.

  • ROCHA, M. S. ; OLIVEIRA, G. P. ; SARACENI, V. ; AGUIAR, FERNANDA PINHEIRO ; COELI, CLÁUDIA M. ; PINHEIRO, R. S. . Effect of inpatient and outpatient care on treatment outcome in tuberculosis: a cohort study. REVISTA PANAMERICANA DE SALUD PUBLICA-PAN AMERICAN JOURNAL OF PUBLIC HEALTH , v. 42, p. 1-8, 2018.

  • FONSECA, S. C. ; FLORES, PATRÍCIA VIANA GUIMARÃES ; Rochel de Camargo, Kenneth ; Pinheiro, R. S. ; Coeli, C. M. . Maternal education and age: inequalities in neonatal death. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE) , v. 51, p. 94-101, 2017.

  • FLORES, PATRÍCIA VIANA GUIMARÃES ; FONSECA, S. C. ; Pinheiro, R. S. ; AGUIAR, F. P. ; Rochel de Camargo, Kenneth ; COELI, CLAUDIA MEDINA . The absence of birthweight paradox as a marker of disadvantages faced by low maternal education children. Journal of Public Health , v. 39, p. 704-711, 2017.

  • PAULA, F. L. ; CUNHA, G. M. ; VALENTE, J. G. ; LEITE, I. C. ; Pinheiro, R. S. . Readmission of older patients after hospital discharge for hip fracture: a multilevel approach. Revista de Saúde Pública (Online) , v. 50, p. 1-9, 2016.

  • OLIVEIRA, G. P. ; BIERRENBACH, A. L. S. ; Camargo Jr., Kenneth Rochel de ; Pinheiro, R. S. ; COELI, CLAUDIA MEDINA . Accuracy of probabilistic and deterministic record linkage: the case of tuberculosis. Revista de Saúde Pública (Online) , v. 50, p. 1-9, 2016.

  • HUGUENIN, F. M. ; Pinheiro, Rejane Sobrino ; ALMEIDA, Renan Moritz Varnier Rodrigues de ; INFANTOSI, A. F. C. . Caracterização dos padrões de variação dos cuidados de saúde a partir dos gastos com internações por infarto agudo do miocárdio no sistema único de saúde. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso) , v. 19, p. 229-242, 2016.

  • VIEIRA, C. L. ; GUIMARAES, P. V. ; AGUIAR, F. P. ; FONSECA, S. C. ; CABRAL, C. S. ; Pinheiro, R. S. ; COELI, Cláudia Medina . Rapid repeat pregnancy in Brazilian adolescents: interaction between maternal schooling and age. Journal of Pediatric & Adolescent Gynecology , v. x, p. 1-4, 2016.

  • MALHAO, T. A. ; BRITO, A. DOS S. ; CABRAL, C. S. ; CAMARGO, T. M. C. R. ; Pinheiro, R. S. ; COELI, CLAUDIA MEDINA . Sex Differences in Diabetes Mellitus Mortality Trends in Brazil, 1980-2012. Plos One , v. 11, p. 1-11, 2016.

  • MELO, Enirtes Caetano Prates de ; OLIVEIRA, E. X. G. ; CHOR, D. ; Sá Carvalho, Marilia ; Pinheiro, R. S. . Inequalities in socioeconomic status and race and the odds of undergoing a mammogram in Brazil. International Journal for Equity in Health (Online) , v. 15, p. 1-16, 2016.

  • MARTINS, LUÍS FELIPE L. ; ALMEIDA, LIZ MARIA DE ; SZKLO, ANDRÉ S. ; SZKLO, MOYSES ; THULER, LUIZ CLAUDIO S. ; ENES, MARIA DE FÁTIMA G. ; PINHEIRO, REJANE S. ; COELI, CLÁUDIA M. . Factors associated with the lack of access to cervical cancer screening test results in the Brazilian unified health system network in the municipality of Rio de Janeiro. EUROPEAN JOURNAL OF CANCER PREVENTION , v. 25, p. 1, 2016.

  • PAULA, F. L. ; CUNHA, G. M. ; LEITE, I. C. ; PINHEIRO, R. S. ; VALENTE, J. G. . Elderly readmission and death after discharge from treatment of hip fracture, occurred in public hospitals from 2008 to 2010, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Epidemiologia , v. 18, p. 439-453, 2015.

  • ROCHA, M. S. ; OLIVEIRA, G. P. ; AGUIAR, F. P. ; SARACENI, V. ; PINHEIRO, R. S. . Do que Morrem os Pacientes com Tuberculose: Causas Múltiplas de Óbito de uma Coorte de Casos Notificados e uma Proposta de Investigação de Causas Presumíveis. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 31, p. 709-721, 2015.

  • Sá Carvalho, Marilia ; CARVALHO, L. C. S. ; CHOR, D. ; FONSECA, M. J. M. ; Pinheiro, R. S. ; Coeli, C. M. . The Challenge of Cardiovascular Diseases and Diabetes to Public Health: A Study Based on Qualitative Systemic Approach. Plos One , v. 10, p. e0132216, 2015.

  • ROCHA, M. S. ; OLIVEIRA, G. P. ; SARACENI, V. ; AGUIAR, F. P. ; Coeli, C. M. ; Pinheiro, R. S. . Confiabilidade do desfecho do tratamento usando linkagede bases de dados para a tuberculose. Cadernos Saúde Coletiva , v. 23, p. 150-156, 2015.

  • COELI, Cláudia Medina ; PINHEIRO, R. S. ; Rochel de Camargo, Kenneth . Conquistas e desafios para o emprego das técnicas de record linkage na pesquisa e avaliação em saúde no Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde , v. 24, p. 795-802, 2015.

  • OLIVEIRA, P. B. ; OLIVEIRA, G. P. ; VASCONCELOS, A. M. N. ; PINHEIRO, R.S. . Melhoria da qualidade das informações sobre tuberculose a partir do relacionamento entre bases de dados. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 30, p. 2459-2470, 2014.

  • VIDAL, Edison e Iglesias de Oliveira ; Moreira-Filho, D. C. ; Pinheiro, R. S. ; SOUZA, R. C. ; ALMEIDA, L. M. ; Camargo Jr., Kenneth Rochel de ; Boas, P. J. F. Villas ; Fukushima, F. B. ; Coeli, C. M. . Hip Fracture in a Developing Country: a picture in need of change. Journal of Aging Research & Clinical Practice , v. 3, p. 159-162, 2014.

  • COELI, Cláudia Medina ; Pinheiro, Rejane Sobrino ; Carvalho, Marilia Sá . Neither better nor worse, simply different. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 30, p. 1363-1365, 2014.

  • AGUIAR, FERNANDA PINHEIRO ; Melo, Enirtes Caetano Prates ; OLIVEIRA, Evangelina Xavier Gouveia de ; Carvalho, Marilia Sá ; Pinheiro, Rejane Sobrino . Confiabilidade da informação sobre município de residência no Sistema de Informações Hospitalares - Sistema Único de Saúde para análise do fluxo de pacientes no atendimento do câncer de mama e do colo do útero. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 21, p. 197-200, 2013.

  • CARDOSO, REGINA COELI AZEREDO ; FLORES, PATRÍCIA VIANA GUIMARÃES ; VIEIRA, CLÁUDIA LIMA ; BLOCH, KÁTIA VERGETTI ; Pinheiro, Rejane Sobrino ; FONSECA, SANDRA COSTA ; COELI, CLAUDIA MEDINA . Infant mortality in a very low birth weight cohort from a public hospital in Rio de Janeiro, RJ, Brazil. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Impresso) , v. 13, p. 237-246, 2013.

  • Pinheiro, Rejane Sobrino ; OLIVEIRA, G. P. ; OLIVEIRA, E. X. G. ; MELO, E. C. P. ; COELI, CLAUDIA MEDINA ; Sá Carvalho, Marilia . Determinantes sociais e acesso ao diagnóstico da tuberculose: Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios, regiões metropolitanas, Brasil'. Revista Panamericana de Salud Publica (Print) , v. 34, p. 446-451, 2013.

  • Vieira, C.L. ; Coeli, C.M. ; Pinheiro, R.S. ; Brandão, E.R. ; Camargo, K.R. ; Aguiar, F.P. . Modifying Effect of Prenatal Care on the Association Between Young Maternal Age and Adverse Birth Outcomes. Journal of Pediatric & Adolescent Gynecology , v. 25, p. 185-189, 2012.

  • Pinheiro, Rejane Sobrino ; Silva, Juliana Romualdo do Nascimento da ; Lima, Cláudia Risso de Araujo ; COELI, Cláudia Medina . Cobertura da Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial (CIHA) utilizando os partos registrados no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, Brasil, 2006 a 2009. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 28, p. 991-997, 2012.

  • Vidal, E. I. O. ; Moreira-Filho, D. C. ; Pinheiro, R. S. ; SOUZA, R. C. ; Almeida, L. M. ; Camargo, K. R. ; Boas, P. J. F. Villas ; Fukushima, F. B. ; Coeli, C. M. . Delay from fracture to hospital admission: a new risk factor for hip fracture mortality?. Osteoporosis International , v. online, p. 1-1, 2012.

  • OLIVEIRA, G. P. ; PINHEIRO, R. S. ; COELI, Cláudia Medina ; BARREIRA, D. ; CODENOTTI, S. B. . Uso do sistema de informação sobre mortalidade para identificar subnotificação de casos de tuberculose no Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso) , v. 15, p. 468-477, 2012.

  • NASCIMENTO, Simone Mattos Do ; PINHEIRO, R. S. . Participação no programa de atividade física de idosos residentes em uma casa gerontológica, no Rio de Janeiro. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 20, p. 106-112, 2012.

  • GUIMARAES, P. V. ; COELI, Cláudia Medina ; CARDOSO, R. C. A. ; FONSECA, S. C. ; Medronho, Roberto de Andrade ; Pinheiro, Rejane Sobrino ; Pinheiro, Rejane Sobrino . Confiabilidade dos dados de uma população de muito baixo peso ao nascer no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos 2005-2006. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso) , v. 15, p. 694-704, 2012.

  • MELO, Enirtes Caetano Prates de ; OLIVEIRA, Evangelina Xavier Gouveia de ; PINHEIRO, R. S. ; CARVALHO, Marilia Sa ; Sá Carvalho, Marilia . Determinants of access to mammography in Brazil: what has changed between 2003 and 2008. European Journal of Epidemiology , v. 27, p. 84-84, 2012.

  • PINHEIRO, R. S. ; ANDRADE, V. L. ; OLIVEIRA, G. P. . Subnotificação da tuberculose no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN): abandono primário de bacilíferos e captação de casos em outras fontes de informação usando linkage probabilístico. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 28, p. 1559-1568, 2012.

  • Oliveira, Evangelina Xavier Gouveia de ; Melo, Enirtes Caetano Prates ; Pinheiro, R. S. ; Noronha, Cláudio Pompeiano ; Carvalho, Marilia Sá . Acesso à assistência oncológica: mapeamento dos fluxos origem-destino das internações e dos atendimentos ambulatoriais. O caso do câncer de mama. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 27, p. 317-326, 2011.

  • Sousa, Ludmilla Monfort Oliveira ; PINHEIRO, R. S. . Óbitos e internações por tuberculose não notificados no município do Rio de Janeiro. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 45, p. 31-39, 2011.

  • Oliveira, Evangelina Xavier Gouveia de ; Pinheiro, Rejane Sobrino ; Melo, Enirtes Caetano Praates ; Carvalho, Marilia Sá . Condicionantes socioeconômicos e geográficos do acesso à mamografia no Brasil, 2003-2008. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 16, p. 3649-3664, 2011.

  • OLIVEIRA, E. X. G. ; PINHEIRO, R. S. ; MELO, E. C. P. ; CARVALHO, M. S. . Resposta ao debate: CONDICIONANTES SOCIOECONÔMICOS E GEOGRÁFICOS DO ACESSO À MAMOGRAFIA NO BRASIL, 2003 ? 2008. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 16, p. 3669-3670, 2011.

  • COELI, Cláudia Medina ; Barbosa, Flávia dos Santos ; BRITO, Alexandre dos Santos ; Pinheiro, Rejane Sobrino ; Camargo Jr., Kenneth Rochel de ; Medronho, Roberto de Andrade ; Bloch, Katia Vergetti . Estimativas de parâmetros no linkage entre os bancos de mortalidade e de hospitalização, segundo a qualidade do registro da causa básica do óbito. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 27, p. 1654-1658, 2011.

  • OLIVEIRA, G. P. ; PINHEIRO, R. S. ; COELI, Cláudia Medina ; CODENOTTI, S. B. ; BARREIRA, D. . Linkage entre SIM e SINAN para a melhoria da qualidade dos dados do Sistema de Informação da Tuberculose: a experiência nacional. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 18, p. 107-111, 2010.

  • PINTO, A. M. S. ; PINHEIRO, R. S. . Utilização de cirurgias cardíacas de alta complexidade no Estado do Rio de Janeiro numa perspectiva regionalizada: SIH-SUS ? 1999 a 2007. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 18, p. 445-455, 2010.

  • SOUZA, R. C. ; PINHEIRO, R. S. ; COELI, Cláudia Medina ; CAMARGO JR, Keneth . The Charlson comorbidity index (CCI) for adjustment of hip fracture mortality in the elderly: analysis of the importance of recording secondary diagnoses. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 24, p. 315-322, 2008.

  • PINHEIRO, R. S. ; WERNECK, G. L. . Cadernos Saúde Coletiva (editrorial). Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 16, p. 5-6, 2008.

  • PINHEIRO, R. S. ; COSTA, Luciana S ; ALMEIDA, Renan Moritz Varnier Rodrigues de . Access by elderly patients with hip fractures to public hospitals in the city of Rio de Janeiro, Brazil. Public Health (London) , v. 121, p. 525-528, 2007.

  • PINHEIRO, R. S. ; SOUZA, R. C. ; COELI, Cláudia Medina ; CAMARGO JR, Keneth ; TORRES, Tania Zdenka Guillen de . Aplicação de medidas de ajuste de risco para a mortalidade após fratura proximal de fêmur. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 41, p. 625-631, 2007.

  • WERNECK, G. L. ; PINHEIRO, R. S. . Cadernos Saúde Coletiva: um panorama dos avanços nos últimos sete anos. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 15, p. 5-8, 2007.

  • PINHEIRO, R. S. ; COELI, Cláudia Medina . Sistema de Informações Hospitalares do SUS: aprimoramento da qualidade e inclusão de campos adicionais. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 15, p. 167-168, 2007.

  • PINHEIRO, R. S. ; AGUIAR, F. P. ; SASS, P. E. ; VILELA, M. J. . Diferença no uso de serviços odontológicos. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 14, p. 141-148, 2006.

  • PINHEIRO, R. S. ; VIDAL, Edison e Iglesias de Oliveira ; COELI, Cláudia Medina ; CAMARGO JR, Keneth . Mortality within 1Âyear after hip fracture surgical repair in the elderly according to postoperative period: a probabilistic record linkage study in Brazil. Osteoporosis International (Internet) , v. 17, p. 1569-1576, 2006.

  • PINHEIRO, R. S. ; TRAVASSOS, C.M. ; GAMERMAN, Dani . Desigualdade no tratamento à fratura proximal de fêmur no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso) , v. 9, p. 374-383, 2006.

  • PINHEIRO, R. S. ; COELI, Cláudia Medina ; VIDAL, Edison e Iglesias de Oliveira ; CAMARGO JR, Keneth . Mortalidade após fratura proximal de fêmur. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 14, p. 327-336, 2006.

  • PINHEIRO, R. S. ; TORRES, Tania Zdenka Guillen de . Uso de serviÃos odontolÃgicos entre os Estados do Brasil. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 11, p. 999-1010, 2006.

  • PINHEIRO, R. S. ; COELI, Cláudia Medina ; VIEIRA, R. A. ; VIDAL, Edison e Iglesias de Oliveira ; CAMARGO JR, Keneth . Utilização do SIH-SUS e do SIM para o cálculo da mortalidade hospitalar e em 30 dias para as internações de pacientes com fratura proximal de fêmur. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 14, p. 337-344, 2006.

  • SOARES, C. C. P. ; PINHEIRO, R. S. ; ESCOSTEGUY, C. C. . Sobrevida após Infarto Agudo do Miocárdio em Pacientes Internados em Hospitais Vinculados ao Sistema Único de Saúde no Estado do Rio de Janeiro. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 14, p. 411-416, 2006.

  • TEIXEIRA, C. L. S. ; BLOCH, K. V. ; PINHEIRO, R. S. ; KLEIN, C. H. . Concordâncias entre causas de óbito nas declarações de óbito e diagnósticos nas autorizações de internação hospitalar em regiões do Estado do Rio de Janeiro, em 1998, usando relacionamento probabilístico de dados. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 14, p. 405-410, 2006.

  • CARDOSO, V. S. ; PINHEIRO, R. S. ; COSTA, M. C. E. . Perfil do atendimento no SUS às mulheres com câncer de mama atendidas na cidade do Rio de Janeiro: relacionando os sistemas de informações SIH e APAC-SIA. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 14, p. 375-398, 2006.

  • PINHEIRO, R. S. ; CAMARGO JR, Keneth ; COELI, Cláudia Medina . Relacionamento de Bases de Dados em Saúde. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 14, p. 195-196, 2006.

  • PINHEIRO, R. S. ; COSTA, Luciana S ; NASSI, C. D. ; ALMEIDA, Renan Moritz Varnier Rodrigues de . Accessibility of selected hospitals and medical procedures by means of aerial and transit network-based measures. Health Services Management Research , v. 16, n.2, p. 136-140, 2003.

  • COSTA, Luciana S ; PINHEIRO, R. S. ; ALMEIDA, Renan Moritz Varnier Rodrigues de . Análise da possibilidade de recuperação e seleção de endereço relativo à fratura de fêmur na base da AIH-Datasus. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 11, n.2, p. 131-141, 2003.

  • PINHEIRO, R. S. ; VIACAVA, F. ; TRAVASSOS, Claudia ; BRITO, Alexandre dos Santos . Gênero, morbidade, acesso e utilizaÃÃo de serviÃos de saÃde no Brasil. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 7, n.4, p. 687-707, 2002.

  • PINHEIRO, R. S. ; TRAVASSOS, Claudia ; VIACAVA, F. ; BRITO, Alexandre dos Santos . UtilizaÃÃo dos serviÃos de saÃde no Brasil: gênero, caracterÃsticas familiares e condiÃÃo social. Revista Panamericana de Salud Pública (Impresa) / Pan American Journal of Public Health (Impresa) , v. 11, n.5/6, p. 365-373, 2002.

  • PINHEIRO, R. S. ; TRAVASSOS, Claudia ; GAMERMAN, Dani ; CARVALHO, M. S. . Mercados hospitalares em área urbana. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 17, p. 1111-1121, 2000.

  • PINHEIRO, R. S. ; TRAVASSOS, C.M. . Estudo da desigualdade na utilizaÃÃo de serviÃos de saÃde por idosos em três regiÃes da cidade do Rio de Janeiro. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 15, n.3, p. 487-496, 1999.

  • FONSECA NOBRE, F ; BRAGA, A. L. ; PINHEIRO, R. S. ; LOPES, J. A. S. . GISEPI: A Simple Geographical Information System to Support Public Health Surveillance and Epidemiological Investigation. Computer Methods and Programs in Biomedicine (Print) , v. 53, p. 33-45, 1997.

  • NOBRE, Flávio Fonseca ; BRAGA, A. L. ; PINHEIRO, R. S. ; LOPES, J. A. S. . SIFEpi: Um Sistema Básico de Informação Geográfica para Apoio à Vigilância Epidemiológica. Informe Epidemiológico do SUS , n.3, 1996.

  • PINHEIRO, R. S. ; NOBRE, Flávio Fonseca . Compressão e Identificação de Pontos Singulares do ECG Usando Alisamento Exponencial. Revista Brasileira de Engenharia. Caderno de Engenharia Biomédica , v. 6, n.2, p. 264-271, 1989.

  • VIDAL, Edison e Iglesias de Oliveira ; COELI, Cláudia Medina ; PINHEIRO, R. S. ; CAMARGO JR, Keneth . Variações das taxas de mortalidade dentro de um ano após a cirurgia para correção de fratura de colo de fêmur: aplicação da metodologia de relacionamento probabilístico de registros. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 8, n.1, p. 545-545, 2003.

  • BRAGA, A. L. ; PINHEIRO, R. S. ; NOBRE, Flávio Fonseca . SIGEPI - A Geographical Information System for Application in Epidemiology and Public Health. Physics in Medicine and Biology , v. 39A, n.2, p. 541, 1994.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PINHEIRO, R. S. ; Coeli, C. M. . Análise acurácia da metodologia do VINCULASUS - Datasus. 2015.

URIBE, F. J. ; LOPES, Clayre ; PINHEIRO, R. S. ; BURZTIN, I. ; ARTMANN, E. . Démarche Estrategique - análise das especialidades clínicas dos Hospitais da Lagoa e de Ipanema. 1999.

PINHEIRO, R. S. ; INFANTOSI, A. F. C. . Avaliação Regional do Impacto em Saúde da Barragem de Balbina. 1988.

BERTRAND, J. M. ; PAIVA, J. C. C. ; LUCENA, F. ; PINHEIRO, R. S. . Classificador de pares da área cinza no linkage de bases de dados. 2018.

ROCHA, M. S. ; OLIVEIRA, G. P. ; PINHEIRO, R. S. ; SARACENI, V. . Script de qualificação do SINAN-TB. 2017.

PINHEIRO, R. S. ; ABREU, E. S. . Plugin para elaboração de mapas de Regionalização e Área de abrangência das Unidades de Saúde. 2015.

ABREU, E. S. ; PINHEIRO, R. S. ; CARVALHO, M. S. ; ROSIM, S. . Plugin sobre Mercados de Unidades de Saúde (Regionalização e Área de abrangência "real"). 2008.

BRAGA, A. L. ; NOBRE, Flávio Fonseca ; LOPES, J. A. S. ; PINHEIRO, R. S. . SIGEPI: Sistema de Informações Geográficas para uso em Epidemiologia. 1996.

PINHEIRO, R. S. ; ALMEIDA, A. C. O. ; NOBRE, Flávio Fonseca . SIOSS - Sistema Informatizado sopbre Oferta de Serviços de Saúde. 1992.

PINHEIRO, R. S. ; RISSO, C. ; VIACAVA, F. ; SCULTORI JUNIOR, L. ; ANDREAZZI, M. . Sistema de Avalialção do Cadastro Nacional de Saúde - CNES - como membro do Comitê Temático Interdisciplinar sobre Qualidade de Sistemas de Informação em Saúde da Rede Interagencial de Informações para a Saúde - CTI-Qualidade/RIPSA. 2010.

RISSO, C. ; PINHEIRO, R. S. ; CASCAO, A. ; VIACAVA, F. ; ANDREAZZI, M. ; SCULTORI JUNIOR, L. ; MONTEIRO, M. F. G. . Membro do Comitê Temático Interdisciplinar - Qualidade de Sistemas de Informação em Saúde - Rede Interagencial de Informações para a Saúde ? RIPSAPSA. 2009.

PINHEIRO, R. S. ; TRAVASSOS, Claudia . Gênero e Utilização de Serviços de Saúde no Brasil. 2001.

PINHEIRO, R. S. ; TRAVASSOS, Claudia . Desigualdade de gênero no consumo de serviços de saúde: o uso da PNAD, Brasil. 2000.

PINHEIRO, R. S. ; TRAVASSOS, Claudia ; GAMERMAN, Dani . Desigualdade na utilização de serviços hospitalares na Cidade do Rio de Janeiro, Brasil: Estudos sobre variações no uso de serviços de saúde Abordagens metodológicas e a utilização de grandes bases de dados nacionais. 2000.

PINHEIRO, R. S. . Conselho Editotial da Revista Científica CAdernos de Saúde Coletiva. 2000.

PINHEIRO, R. S. ; MACÊDO, M. M. A. . Oficina de Trabalho em Sistemas de Informação para Vigilância à Saúde no Distrito Sanitário. 1992.

Sá Carvalho, Marilia ; MONTEIRO, A. M. V. ; PINHEIRO, R. S. . Moderadora - Enfrentando a complexidade: por que, para que e como. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MCGRAIL, K. ; Coeli, C. M. ; BARRETO, M. L. ; PINHEIRO, R. S. . Moderadora - Experiências de linkage de bases de dados populacionais. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PINHEIRO, R. S. ; MACHARETH, H. R. M. ; PACHECO, M. L. C. . Visita ao Dep de Ingeniería Informática, Universidad de Santiago de Chile - parceria em pesquisa. 2018. (Parceria internacional).

PINHEIRO, R. S. . QUALIDADE DO PROGRAMA DE CONTROLE DA TUBERCULOSE: ANÁLISE QUALI-QUANTI DO ACESSO, ABANDONO AO TRATAMENTO E DOS SERVIÇOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2016. (Relatório de pesquisa).

PINHEIRO, R. S. . Relatório Projeto CNPq_Universal 14/2012: Métodos Estatísticos e Computacionais na Avaliação de Programas e Serviços de Saúde: efetividade, acesso, equidade, comparação SUS e não-SUS e integração de bases de dados para apoio à gestão em saúde. 2015. (Relatório de pesquisa).

PINHEIRO, R. S. . Reltório PQ_2012: Metodologias na Avaliação de Programas e Serviços de Saúde: métodos estatísticos e computacionais, indicadores de resultado, ajuste de risco, unidade geográfica de análise, medidas de acesso e linkage de bases de dados, numa perspectiva de ?Secretaria Acadêmica de Saúde. 2015. (Relatório de pesquisa).

COELI, Cláudia Medina ; MELO, Enirtes Caetano Prates de ; OLIVEIRA, Evangelina Xavier Gouveia de ; CARVALHO, Marilia Sa ; Pinheiro, Rejane Sobrino . Uso de bases de dados secundárias na pesquisa e avaliação de saúde - Epi2014. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COELI, Cláudia Medina ; MORENO, A. B. ; Pinheiro, R.S. . Uso de Dados Secundários na Pesquisa e Vigilância em Saúde - Abrascão2012. 2012. .

PINHEIRO, R. S. ; COELI, Cláudia Medina ; MELO, E. C. P. ; OLIVEIRA, E. X. G. ; CARVALHO, M. S. . Uso de Bases de Dados Secundários na Pesquisa e Avaliação em Saúde - Epi2011. 2011. .

PINHEIRO, R. S. . Relatório Técnico Projeto CNPq Processo no. 481100/2009-1 Edital CNPq Universal No 14/2009. 2011. (Relatório de pesquisa).

PINHEIRO, R. S. ; TORRES, Tania Zdenka Guillen de . Sistema de Informações Hospitalares do SUS - SIH/SUS e Relacionamento de Bases de Dados em HIV/Aids. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIACAVA, F. ; TRAVASSO, C. ; PINHEIRO, R. S. . Gênero e Utilização de Serviços de Saúde no Brasil. 2001. (Relatório de pesquisa).

VIACAVA, F. ; TRAVASSO, C. ; PINHEIRO, R. S. . Desigualdade de gênero no consumo de serviços de saúde: o uso da PNAD, Brasil. 2000. (Relatório de pesquisa).

PINHEIRO, R. S. . Desigualdade na Utilização de Serviços Hospitalares na Cidade do Rio de Janeiro, Brasil: estudos sobre variações no uso de serviços de saúde ? abordagens metodológicas e a utilização de grandes bases de dados nacionais. 1999. (Relatório de pesquisa).

MORAES, I. H. S. ; NOBRE, Flávio Fonseca ; ARTMANN, E. ; PESSOA, I. F. ; SCULTORI JUNIOR, L. ; FIGUEIREDO, M. C. B. ; VASCOLCELOS, M. M. ; PINHEIRO, R. S. ; ALMEIDA, Renan Moritz Varnier Rodrigues de . III Curso de Aperfeiçoamento em Sistemas de Informação em Saúde. 1994. .

NOBRE, Flávio Fonseca ; PINHEIRO, R. S. ; ALMEIDA, Renan Moritz Varnier Rodrigues de . Módulo de Análise Exploratória de Dados no III Curso de Aperfeiçoamento em Sistemas de Informação em Saúde. 1994. .

INFANTOSI, A. F. C. ; PINHEIRO, R. S. ; PEREIRA, W.C.A. . Secretária da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica. 1994 (Sociedade Científica) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Ciência de Dados em Saúde Pública: linkage, mineração de dados e aprendizado de máquina numa perspectiva de Secretaria de Saúde Acadêmica, Descrição: Os problemas de Saúde Pública possuem relações dinâmicas e recíprocas entre indivíduos e contextos, estruturas complexas de dados e de relações, com interconexão, bidirecionalidade e não-linearidade, demandando abordagem multifatorial e o emprego de ampla quantidade de dados. A Ciência de Dados é um campo que usa mineração de dados, estatística, aprendizado de máquina, reconhecimento de padrões, bancos de dados e visualização. KDD (Knowledge Discovery in Databases) é o processo de descoberta de conhecimento em bancos de dados para identificar padrões novos, válidos, potencialmente úteis e compreensíveis. A análise da qualidade da Atenção Primária e hospitalar é relevante na gestão da saúde. Fratura de fêmur, câncer, cirurgia cardíaca, tuberculose, diabetes e hipertensão são condições marcadoras com potencial de apontar fragilidades e potencialidades da prestação de serviços. Projetos de cooperação entre o serviço e a academia, sob o modelo de ?Secretaria de Saúde Acadêmica?, traz ganhos potenciais para a atenção, vigilância e gestão, e para o ensino e pesquisa, com o contato com situações práticas (?o mundo real?) que podem estimular o desenvolvimento de metodologias a partir da reflexão para a sua solução. O município do Rio de Janeiro expandiu a cobertura da Estratégia de Saúde da Família, com incorporação do prontuário eletrônico e sistema de regulação, aumentando consideravelmente a geração de dados. É tímido o uso de dados secundários na pesquisa, em especial de linkage de bases de dados para ampliação do escopo das análises. O projeto objetiva analisar questões relevantes da Saúde Pública, utilizando estatística, mineração de dados e aprendizado de máquina, sob a perspectiva de ?Secretaria de Saúde Acadêmica?, buscando a melhoria da qualidade dos dados, disponibilização de indicadores novos e informativos, alarmes e painéis de visualização, e desenvolvimento de soluções computacionais para apoiar a vigilância e gestão em saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Rejane Sobrino Pinheiro - Coordenador / Rômulo Cristóvão de Souza - Integrante / Valéria Saraceni - Integrante / COELI, CLAUDIA MEDINA - Integrante / Valéria Menezes Bastos - Integrante / Myrian Christina de Aragão Costa - Integrante / Max Leonardo Chacón Pacheco - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Ciência de Dados em Saúde Pública: linkage, mineração de dados e aprendizado de máquina numa perspectiva de Secretaria de Saúde Acadêmica, Descrição: Os problemas de Saúde Pública possuem relações dinâmicas e recíprocas entre indivíduos e contextos, estruturas complexas de dados e de relações, com interconexão, bidirecionalidade e não-linearidade, demandando abordagem multifatorial e o emprego de ampla quantidade de dados. A Ciência de Dados é um campo que usa mineração de dados, estatística, aprendizado de máquina, reconhecimento de padrões, bancos de dados e visualização. KDD (Knowledge Discovery in Databases) é o processo de descoberta de conhecimento em bancos de dados para identificar padrões novos, válidos, potencialmente úteis e compreensíveis. A análise da qualidade da Atenção Primária e hospitalar é relevante na gestão da saúde. Fratura de fêmur, câncer, cirurgia cardíaca, tuberculose, diabetes e hipertensão são problemas de saúde com potencial de apontar fragilidades e potencialidades da prestação de serviços. Projetos de cooperação entre o serviço e a academia, sob o modelo de ?Secretaria de Saúde Acadêmica?, traz ganhos potenciais para a atenção, vigilância e gestão, e para o ensino e pesquisa, com o contato com situações práticas (?o mundo real?) que podem estimular o desenvolvimento de metodologias a partir da reflexão para a sua solução. O município do Rio de Janeiro expandiu a cobertura da Estratégia de Saúde da Família, com incorporação do prontuário eletrônico e sistema de regulação, aumentando consideravelmente a geração de dados. É tímido o uso de dados secundários na pesquisa, em especial de linkage de bases de dados para ampliação do escopo das análises. O projeto objetiva analisar questões relevantes da Saúde Pública, utilizando estatística, mineração de dados e aprendizado de máquina, sob a perspectiva de ?Secretaria de Saúde Acadêmica?, buscando a melhoria da qualidade dos dados, disponibilização de indicadores novos e informativos, alarmes e painéis de visualização, e desenvolvimento de soluções computacionais para apoiar a vigilância e gestão em saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Rejane Sobrino Pinheiro - Coordenador / Valéria Saraceni - Integrante / COELI, CLAUDIA MEDINA - Integrante / Valéria Menezes Bastos - Integrante / Myrian Christina de Aragão Costa - Integrante / Max Leonardo Chacón Pacheco - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Ciência de Dados na Tuberculose Droga Resistente, Descrição: Dados secundários de diferentes sistemas de informação disponíveis podem ser vinculados possibilitando o seguimento do paciente dentro da rede de serviços de saúde, dando subsídios para ações oportunas de prevenção da tuberculose droga-resistente. Atividades deste tipo não são comuns da vigilância da doença. O uso de linkage de base de dados na prática diária dos serviços de saúde e de técnicas de análise que a interrelação, não-linearidade e complexidade inerente aos problemas de saúde pública são barreiras importantes para a extração de conhecimento útil e oportuno na vigilância das doenças. A Ciência de Dados é um campo que reúne a Ciência da Computação, a Matemática e a Estatística. A Ciência de Dados emprega técnicas de mineração de dados e aprendizado de máquina para a extração de conhecimento de grandes bases de dados. A incorporação da Ciência de Dados na saúde pública vem trazer um novo olhar sobre as questões existentes, possibilitando a extração de padrões complexos, não conhecidos. Esse projeto tem por objetivo aplicar técncias de linkage, de mineração de dados e de aprendizado por máquinas para: (1) identificar os fatores associados à TB droga resistente, e elaborar um modelo preditivo do risco; (2) estudar a trajetória do paciente na rede de serviços de saúde, considerando unidades laboratoriais, de atenção primária e hospitalar; (3) analisar o acesso ao diagnóstico da TBDR pela introdução do teste rápido molecular na rede de serviços de saúde; (4) aprimorar os instrumentos da vigilância da TBDR e dos casos de risco, a partir dos dados dos sistemas de informação existentes, para aumentar a efetividade do controle da doença no país; (5) Aprimorar e desenvolver novas técnicas de linkage de bases de dados para reduzir revisão manual, que ainda é necessária e extensa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Rejane Sobrino Pinheiro - Coordenador / Valéria Saraceni - Integrante / Gisele Pinto de Oliveira - Integrante / Patrícia Bartholomay Oliveira - Integrante / Coeli, C. M. - Integrante / Marli Souza Rocha - Integrante / Valéria Menezes Bastos - Integrante / Myrian Christina de Aragão Costa - Integrante / Max Leonardo Chacón Pacheco - Integrante., Financiador(es): Bill & Melinda Gates Foundation - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2019

    Absenteísmo em consultas e exames especializados na Região Metropolitana de Saúde do Espírito Santo, Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa que tem por objetivo identificar as principais causas de absenteísmo em consultas e exames especializados ofertados pelo SUS na Região Metropolitana de Saúde do estado do Espírito Santo. A pesquisa será desenvolvida em quatro etapas: Na primeira etapa será conduzida uma Metassíntese dos estudos publicados sobre o tema. Numa segunda etapa será realizado um diagnóstico do Absenteísmo por meio da análise dos dados secundários. Na terceira etapa será executado um estudo de casos por município para definição dos motivos do absenteísmo. Numa quarta etapa será realizado um estudo qualitativo para compreender os motivos do absenteísmo e possibilitar ações estratégicas a serem adotadas pelas secretarias de saúde. A pesquisa de campo será realizada por meio de entrevistas, com aplicação de questionário semi-estruturado, e entrevista em profundidade com usuários faltosos e não faltosos, residentes nos 20 municípios que compõem a Região Metropolitana de Saúde do Estado do Espírito Santo. Espera-se que os resultados subsidiem a formulação de novas políticas de saúde, criativas e viáveis em âmbito local, regional e nacional para a redução do absenteísmo em consultas e exames especializados... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rejane Sobrino Pinheiro - Integrante / Cláudia Maria Travassos - Integrante / Carolina Dutra Degli Esposti - Integrante / Edson Theodoro dos Santos Neto - Coordenador / Adauto Emmerich Oliveira - Integrante / Cynthia Moura Louzada Farias - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Avaliação de programas e serviços de saúde: Big data, métodos estatísticos e computacionais e linkage de bases de dados para apoio à gestão em saúde, Descrição: O desenvolvimento da modelagem computacional viabiliza a adoção do referencial da complexidade em Saúde Pública. Técnicas de manipulação e visualização de grandes quantidades de dados, assim como as de extração de padrões e de incorporação de não-linearidade são recursos que se mostram relevantes na abordagem de problemas em Saúde Pública. A avaliação e a monitoração dos resultados decorrentes das ações em saúde é parte importante da gestão do setor saúde. Indicadores de resultados obtidos de bases de dados administrativos, como a mortalidade hospitalar, têm sido utilizados em estudos sobre a performance da assistência hospitalar, tanto internacionalmente como no Brasil. A mortalidade hospitalar não considera momentos após a alta, como a mortalidade precoce (em 30 dias) ou em outros períodos de tempo, que têm sido utilizados na literatura sobre avaliação dos cuidados prestados a pacientes internados. Pode-se obter esses indicadores a partir do seguimento passivo do paciente em outras bases e dados. Diferenças nos resultados em saúde podem refletir não somente diferenças na saúde da população como também no acesso aos serviços adequados de forma oportuna. Longas distâncias aos serviços podem ser impedimentos à utilização de um serviço de saúde necessário. Conhecer a organização do fluxo dos pacientes entre locais de residência e de atendimento é tarefa de interesse à gestão do setor saúde. Estudos de avaliação de programas, serviços e sistemas de saúde contemplam questões metodológicas diversas. A adequação dos indicadores de resultados em saúde, a metodologia de ajuste de risco empregada para eliminar um importante fator de confundimento nesses estudos, a escolha do desenho do estudo, a qualidade das fontes de dados a serem utilizadas, a definição da unidade geográfica de análise a ser considerada, o método de análise quantitativa empregado e a relação entre as áreas e os níveis individual e contextual são questões que não são simples de serem abordadas e que podem impactar consideravelmente nos resultados desses estudos. O objetivo deste projeto é analisar a qualidade de programas e serviços de saúde, usando linkage de bases de dados secundárias e técnicas estatísticas e computacionais que permitam a abordagem complexa e de grande volume de dados, com enfoque na atenção hospitalar, atenção básica, Programa de Controle da Tuberculose e Programa Mais Médicos, numa abordagem de Big data, a partir de técnicas estatísticas e computacionais que permitam a inclusão de não-linearidade e a análise simultânea de características individuais e do contexto, além da relação entre áreas, assim como os relacionados à organização da rede e fluxo dos pacientes ao atendimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Rejane Sobrino Pinheiro - Coordenador / Gisele Pinto de Oliveira - Integrante / Marli Souza Rocha - Integrante / Helen Regina Mota Machareth - Integrante / Gabriela Fontes Pessanha - Integrante / Ricardo Farias - Integrante / Nívia Amoêdo - Integrante / Mariana Puppin - Integrante / Monique Bloise - Integrante / Daniel Artine - Integrante / jJulio Cezar Corrêa de Paiva - Integrante / Pedro Willian Marques de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2013 - 2017

    DESIGUALDADES SOCIAIS E GEOGRÁFICAS NO DESEMPENHO DA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO, BRASIL, Descrição: Na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), Espírito Santo (ES, Brasil) existem diferentes realidades sociais e diferentes realidades quanto à organização dos serviços de saúde que podem estar influenciando o desempenho dos serviços de assistência pré-natal. O projeto propõe analisar as desigualdades sociais e regionais no acesso e na adequação à assistência pré-natal médico-odontológica no SUS da RMGV-ES, Brasil para fornecer um diagnóstico sobre como a organização dos serviços pode reduzir as iniquidades sociais e geográficas no acesso a esses serviços. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rejane Sobrino Pinheiro - Integrante / Cláudia Maria Travassos - Integrante / Carolina Dutra Degli Esposti - Coordenador / Edson Theodoro dos Santos Neto - Integrante / Adauto Emmerich Oliveira - Integrante.

  • 2012 - 2015

    Universal: Métodos Estatísticos e Computacionais na Avaliação de Programas e Serviços de Saúde: efetividade, acesso, equidade, comparação SUS e não-SUS e integração de bases de dados para apoio à gestão em saúde, Descrição: A avaliação e a monitoração dos resultados decorrentes das ações em saúde é parte importante da gestão do setor saúde. Indicadores de resultados obtidos de bases de dados administrativos, como a mortalidade hospitalar, têm sido utilizados em estudos sobre a performance da assistência hospitalar, tanto internacionalmente como no Brasil. A mortalidade hospitalar não considera momentos após a alta. A mortalidade precoce (em 30 dias), assim como em outros períodos de tempo, têm sido utilizados na literatura sobre avaliação dos cuidados prestados a pacientes internados. Pode-se obter esses indicadores a partir do seguimento passivo do paciente em outras bases e dados. Diferenças nos resultados em saúde entre grupos populacionais, como entre os atendidos com financiamento público ou com privado, pode refletir não somente diferenças na saúde da população, como também no acesso aos serviços adequados de forma oportuna. Longas distâncias aos serviços podem ser impedimentos à utilização de um serviço de saúde necessário. Ao utilizar um serviço a população não necessariamente respeitará os limites político-administrativos de sua residência. Conhecer o fluxo dos pacientes entre local de residência e local de atendimento, como estes fluxos se organizam é tarefa de interesse à gestão do setor saúde. Estudos de avaliação de programas, serviços e sistemas de saúde contemplam questões metodológicas diversas. A adequação dos indicadores de saúde ou de resultados em saúde para medirem o que se deseja analisar, a metodologia de ajuste de risco empregada para eliminar um importante fator de confundimento nesses estudos, a escolha do desenho do estudo, a qualidade das fontes de dados a serem utilizadas, a definição da unidade geográfica de análise a ser considerada, o método de análise quantitativa empregado e a relação entre as áreas e os níveis individual e contextual são questões que não são simples de serem abordadas e que podem impactar consideravelmente nos resultados desses. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rejane Sobrino Pinheiro - Coordenador / Marília Sá Carvalho - Integrante / Cláudia Medina Coeli - Integrante / Keneth Camargo Jr - Integrante / Fernanda Pinheiro Aguiar - Integrante / Rômulo Cristóvão de Souza - Integrante / Enirtes Caetano Prates Melo - Integrante / Evangelina Xavier Gouveia de Oliveira - Integrante / Valéria Saraceni - Integrante / Gisele Pinto de Oliveira - Integrante / Renan Duarte - Integrante / Beatriz de Souza Leite Pires de Lima - Integrante / Marli Souza Rocha - Integrante / Lia Selig - Integrante / Ana Luíza de Souza Bierrenbach - Integrante / José Leonardo Ribeiro Macrini - Integrante / Sharon Stefani Rivera Caldeira - Integrante / Helen Regina Mota Machareth - Integrante / Jonas Medeiros Bertrand - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2015

    Metodologias na Avaliação de Programas e Serviços de Saúde: métodos estatísticos e computacionais, indicadores de resultado, ajuste de risco, unidade geográfica de análise, medidas de acesso e linkage de bases de dados, numa perspectiva de ?Secretaria Aca, Descrição: A avaliação e a monitoração dos resultados decorrentes das ações em saúde é parte importante da gestão do setor saúde. Indicadores de resultados obtidos de bases de dados administrativos, como a mortalidade hospitalar, têm sido utilizados em estudos sobre a performance da assistência hospitalar, tanto internacionalmente como no Brasil. A mortalidade hospitalar não considera momentos após a alta. A mortalidade precoce (em 30 dias), assim como em outros períodos de tempo, tem sido utilizada na literatura sobre avaliação dos cuidados prestados a pacientes internados, na maioria das vezes com seguimento passivo do paciente na base e dados de óbitos. Diferenças nos resultados em saúde entre grupos populacionais, como entre os atendidos com financiamento público ou com privado, pode refletir não somente diferenças na saúde da população, como também no acesso aos serviços adequados de forma oportuna. Longas distâncias aos serviços podem ser impedimentos à utilização de um serviço de saúde necessário. Ao utilizar um serviço, a população não necessariamente respeitará os limites político-admisnitrativos de sua área de residência. Conhecer o fluxo dos pacientes entre local de residência e local de atendimento, e como estes fluxos se organizam, é tarefa de interesse à gestão do setor saúde. Estudos de avaliação de programas, serviços e sistemas de saúde contemplam questões metodológicas diversas. A adequação dos indicadores de saúde ou de resultados em saúde para medirem o que se deseja analisar, a metodologia de ajuste de risco empregada para eliminar um importante fator de confundimento nesses estudos, a escolha do desenho do estudo, a qualidade das fontes de dados a serem utilizadas, a definição da unidade geográfica de análise a ser considerada, o método de análise quantitativa empregado e a relação entre as áreas e os níveis individual e contextual são questões que podem influenciar consideravelmente os resultados desses estudos. O objetivo deste projeto é analisar diferentes questões metodológicas relacionadas com a avaliação da qualidade da atenção prestada no sistema de saúde brasileiro, para apoiar a tomada de decisão no setor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Rejane Sobrino Pinheiro - Coordenador / Evangelina Xavier Gouveia de Oliveira - Integrante / Valéria Saraceni - Integrante / Gisele Pinto de Oliveira - Integrante / Coeli, C. M. - Integrante / Marli Souza Rocha - Integrante / ENIRTES CAETANO PRATES DE MELO - Integrante / Marilia Sa Carvalho - Integrante / José Leonardo Ribeiro Macrini - Integrante / Helen Regina Mota Machareth - Integrante / Renan Duarte dos Santos - Integrante / Valéria Menezes Bastos - Integrante / Kenneth Rochel de Camargo Jr - Integrante / Juliana Domênico Queiroz - Integrante / Roberta Rodrigues Teixeira de Castro - Integrante / José Alexandre Seixas - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - Atual

    Qualidade do programa de controle da tuberculose no município do Rio de Janeiro: análise quali-quantitativa do acesso, abandono ao tratamento e dos serviços de saúde, Descrição: A tuberculose (TB) continua um grave problema de saúde pública. O estudo será desenvolvido em duas etapas correlacionadas e complementares, uma quantitativa e outra qualitativa, no município do Rio de Janeiro, e tem como objetivos: 1) Avaliar a efetividade do programa e dos serviços de saúde na abordagem à TB, com ênfase no abandono de tratamento; 2) Analisar a distribuição espacial do abandono e o acesso aos serviços de saúde para tratamento da TB; 3) Implantar modelo de ?Secretaria de Saúde Acadêmica?. Serão analisados os dados do Sistema de Informação de Agravo de Notificação (SINAN) dos anos de 2006, 2008 e 2010. A situação de encerramento será corrigida quando necessário por meio da informação contida no Sistema de Informação sobre Mortalidade nos dois anos subseqüentes a cada período analisado do SINAN. Será elaborado modelo de regressão da chance de abandono segundo variáveis sociodemográficas do paciente, do serviço de saúde e da área de residência. Serão elaboradas entrevistas para análise do abandono de tratamento. Serão elaborados mapas com a distribuição dos casos, dos abandonos e das taxas de abandono em toda a região da cidade do Rio de Janeiro, para cada ano analisado. Será elaborado modelo operacional sobre abandono de tratamento da TB por meio de técnica de System Science.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rejane Sobrino Pinheiro - Coordenador / Fernanda Pinheiro Aguiar - Integrante / Rômulo Cristóvão de Souza - Integrante / Gisele Pinto de Oliveira - Integrante / Coeli, C. M. - Integrante / Marli Souza Rocha - Integrante / Renan Duarte dos Santos - Integrante / Nívea Amoêdo - Integrante / Gabriella Ferreira Nascimento Vicente - Integrante / Gabriela Fontes Pessanha - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância em Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2013

    Universal: Avaliação de Serviços de Saúde: comparação SUS e não-SUS, fluxo de pacientes e integração de bases de dados, Descrição: O objetivo do presente projeto é analisar a qualidade da atenção hospitalar, estudando a existência de diferenças na sobrevida de pacientes internados com financiamento público ou privado, e estudos relacionados à organização da rede, fluxo dos pacientes e acesso ao atendimento, utilizando média e alta complexidade, em especial internações para cirurgias cardíacas, de pacientes idosos com fratura proximal de fêmur e de pacientes oncológicos. 1. Comparar a sobrevida de pacientes SUS e não-SUS, analisando as cirurgias cardíacas e as fraturas proximais de fêmur de idosos, questões de saúde apontadas na lista de indicadores da AHRQ. 2. Analisar a influência do volume de internações na sobrevida. 3. Analisar a influência da distância percorrida para atenção na sobrevida dos pacientes. 4. Analisar a diferença entre as causas básicas de óbito dos pacientes internados com financiamento público e privado. 5. Analisar se houve diferença entre os fluxos de atendimento antes e após a portaria que institui a Política Nacional de Atenção Oncológica de dezembro de 2005. Serão analisados os dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS e da Comunicação de Informações Hospitalares. Será realizado o seguimento passivo dos pacientes por meio de relacionamento com o Sistema de Informações sobre Mortalidade usando o programa Reclink 3. Serão elaborados mapas de fluxo e das áreas de abrangência ?reais? (mercados hospitalares/regionalização do serviço) com ferramentas de domínio público: Tabwin e TerraView. Será analisada a associação da sobrevida com variáveis contextuais sobre o perfil sociodemográfico, de serviços, do fluxo e dos mercado hospitalares. Os dados referentes a este problema possuem estrutura aninhada, com os pacientes compondo as unidades de 1o. nível, hospitais as de 2o. nível e municípios ou regiões de saúde as de 3o. nível. Será utilizada modelagem hierárquica, para correção dos erros padrão das estimativas dos modelos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rejane Sobrino Pinheiro - Coordenador / Marília Sá Carvalho - Integrante / Cláudia Medina Coeli - Integrante / Fernanda Pinheiro Aguiar - Integrante / Katia Vergetti Bloch - Integrante / Rômulo Cristóvão de Souza - Integrante / Enirtes Caetano Prates Melo - Integrante / Evangelina Xavier Gouveia de Oliveira - Integrante / Sharon Stefani Rivera Caldeira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Avaliação econômico-epidemiológica do tratamento oncológico no Sistema Único de Saúde, 2000 - 2007 Descrição: O câncer representa a segunda causa de morte no Brasil. Em 2005 foram aproximadamente 190 mil mortes, o que representa 15% de todos os ób, Descrição: O câncer representa a segunda causa de morte no Brasil. Em 2005 foram aproximadamente 190 mil mortes, o que representa 15% de todos os óbitos ocorridos no país. Estima-se que para 2008 sejam identificados aproximadamente 466 mil novos casos de câncer sendo que a neoplasia de pele do tipo não melanoma será o mais incidente na população brasileira, seguido pelos tumores de próstata,de mama feminina, de pulmão, de estômago e de colo do útero. Em 1998, o Ministério da Saúde instituiu o sistema de Autorização de Procedimentos de Alta Complexidade em Oncologia (Apac/Onco) onde são registrados e pagos os procedimentos oncológicos no no Sistema Único de Saúde (SUS). Grandes bases de dados administrativas vêm sendo cada vez mais empregadas na elaboração de políticas, no planejamento e gestão, avaliação e controle dos serviços de saúde prestados à população. O uso desses bancos possui algumas vantagens, como o grande número de casos registrados, o reduzido tempo entre a ocorrência do evento e seu registro no sistema e a possibilidade de identificação do paciente. O objetivo deste projeto é construir uma base de dados centrada no paciente que permita obter uma série histórica de pacientes submetidos ao tratamento oncológico no Sistema Único de Saúde (SUS) para os anos de 2000 a 2007 Base Onco e a composição de indicadores epidemiológicos, de resultado da assistência prestada e de gastos do SUS com o tratamento desses pacientes. Essa Base será desenvolvida por meio de pareamento probabilístico entre os dados dos sistemas de informação em saúde: APAC, Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e Sistema de Informação Hospitalar (AIH).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rejane Sobrino Pinheiro - Integrante / Cláudia Medina Coeli - Integrante / Mariangela Leal Cherchiglia - Coordenador / Wagner Meira Júnior - Integrante / Carla Jorge Machado - Integrante / Francisco de Assis Acúrcio - Integrante / Eli Iola Gurgel Andrade - Integrante / Augusto Afonso Guerra Júnior - Integrante / Daniele Araújo Campos Szuster - Integrante / Elaine Leandro Machado - Integrante / Odilon Vanni de Queiroz - Integrante / Alessandra Maciel Almeida - Integrante / Juliana Alvares - Integrante / Isabel Gomes - Integrante / Maria Cristina Ferreira Drummond - Integrante / Gisele Macedo Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2010

    Saúde Suplementar e Uso das Bases de Dados Existentes: difusão de tecnologias em saúde, qualidade e relacionamento de bases de dados, Descrição: A Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) tem por objetivo planejar a incorporação de tecnologias médicas e gerenciar o modo de utilização destas tecnologias. Para o processo de ATS, a informação oportuna e ágil exerce papel fundamental. A existência de uma base de dados nacional que cubra a produção hospitalar de todos os serviços financiados pelo setor privado representa um instrumento que merece ser analisado, enquanto uma fonte em potencial de informações passíveis de serem utilizadas na análise da difusão das tecnologias e da assistência prestada na realização do procedimento indicado desse conjunto de hospitais. Foi implantado em 1999 a Comunicação de Internação Hospitalar (CIH), de abrangência nacional, que pode gerar informações sobre a morbidade hospitalar, consumo de recursos, uso de procedimentos diagnósticos e de alta complexidade, características demográficas e geográficas, natureza e complexidade dos hospitais. Portanto, o CIH pode vir a constituir um instrumento valioso para o planejamento, para a avaliação da qualidade da assistência, distribuição geográfica da oferta e produção dos serviços e em estudos da variação do uso de recursos hospitalares, da morbidade e da mortalidade hospitalar. Ainda que questões relacionadas à cobertura dos sistemas, à qualidade dos dados e à falta de algumas variáveis fundamentais devam ser consideradas, esses bancos de dados representam fontes importantes que podem ser utilizadas rotineiramente em estudos epidemiológicos, na vigilância em saúde e na avaliação de programas e serviços de saúde. O uso integrado de bases de dados potencializa a utilidade das mesmas contribuindo para a melhoria da qualidade dos dados registrados, ampliando o escopo das análises e permitindo o seguimento longitudinal, fundamental no monitoramento da cuidado em saúde. O objetivo deste projeto é, a partir do uso de bases de dados existentes, analisar a difusão de tecnologias em saúde na saúde suplementar, o perfil desta distribuição e fatores. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Rejane Sobrino Pinheiro - Coordenador / Cláudia Medina Coeli - Integrante / Keneth Camargo Jr - Integrante / Tania Zdenka Guillen de Torres - Integrante / Cláudia Caminha Escosteguy - Integrante / Fernanda Pinheiro Aguiar - Integrante / Rosângela Caetano - Integrante / Katia Vergetti Bloch - Integrante / Saint Clair dos Santos Gomes Júnior - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2010

    Fatores associados à mortalidade após cirurgia para correção de fratura proximal do fêmur para a construção de índice de ajuste de risco específico, Descrição: Os indicadores de desempenho são medidas indiretas da qualidade utilizadas como instrumento de monitoramento de processos e serviços. Entre os diversos indicadores a mortalidade é um dos tradicionalmente empregados. Estudos apontam que a mortalidade de pacientes com fratura proximal de fêmur é maior entre os mais velhos, entre os homens, entre os que têm mais comorbidade, para pacientes que apresentam demência e depende do tipo de anestesia. Na análise de mortalidade, recomenda-se que sejam aplicados métodos visando ao ajuste do risco da população estudada. Todos concordam com a necessidade desse ajuste, mesmo não havendo um consenso quanto ao melhor meio de fazê-lo. Diversos métodos de ajuste de risco têm sido desenvolvidos, entre eles o Índice de Comorbidade de Charlson, que já foi em estudos sobre mortalidade após a fratura proximal de fêmur. Este trabalho tem como propósito analisar o perfil das causas de óbito e as comorbidades associadas à mortalidade, em diferentes períodos, de pacientes submetidos à cirurgia para correção de fratura proximal de fêmur. O estudo também visa comparar a performance de um índice empírico construído com as comorbidades significativas e do índice de Comorbidade de Charlson (ICC).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rejane Sobrino Pinheiro - Integrante / Rômulo Cristóvão de Souza - Coordenador., Financiador(es): Fundação Educacional Serra dos Órgãos Centro Educacional Serra dos Órgãos - Bolsa.

  • 2007 - Atual

    Registro Integrado de Saúde: Aplicações na Avaliação e Pesquisa em Saúde, Descrição: Criar e manter, com todos os requisitos de segurança de dados, um registro ampliado de saúde no Estado do Rio de Janeiro baseado no relacionamento probabilístico de bases de dados nacionais de saúde para estabelecer procedimentos para melhoria da qualidade dos dados a serem incorporados rotineiramente aos serviços de saúde, e identificar os limites e as vantagens da utilização de sistemas de informação integrados na resposta às demandas de informação para apoiar a gestão em saúde e pesquisa. Pretende-se um modelo em que gestores e pesquisadores trabalhem em conjunto em áreas de interesse comum com ganhos potenciais tanto para as atividades de gestão, com o reforço das bases científicas para a tomada de decisões em Saúde Pública, como para as atividades de ensino e pesquisa, com o acesso a situações e questões práticas. METAS 1.Criar um ambiente de dados que permita a integração da pesquisa básica e clínica com a pesquisa em Saúde Coletiva permitindo o adequado manuseio de grandes bases de dados garantindo a segurança das informações. 2.Padronizar e relacionar as bases de dados do SIM, SIH-SUS e SINAN-TB do período de 2000 a 2005 do Estado do Rio de Janeiro; 3.Analisar as bases relacionadas para avaliação da qualidade de serviços utilizando-se como doenças traçadoras a doença isquêmica do coração e a fratura proximal de fêmur estimando-se a sobrevida dos pacientes pós-alta hospitalar; 4.Avaliar a qualidade da informação dos sistemas através da identificação e quantificação da sub-notificação e da duplicidade de dados do SINAN-TB e da investigação de prováveis causas de óbitos classificados como mal definidos no SIM utilizando-se informação do SIH-SUS; 5.Integrar as atividades de ensino de graduação, pós-graduação e pesquisa com as atividades de vigilância e gestão da SES-RJ, por meio do desenvolvimento de monografias, dissertações, teses e artigos que tenham como objetivos responder a demandas específicas da SES-RJ no âmbito da pesquisa avaliativa Valor: 68.353,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rejane Sobrino Pinheiro - Integrante / Cláudia Medina Coeli - Coordenador / Katia Vergetti Bloch - Integrante / Roberto de Andrade Medronho - Integrante / Regina Coeli Azeredo Cardoso - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2009

    Sistemas de Informação em Saúde Nacionais: confiabilidade dos dados, integração entre os sistemas e o uso dos dados integrados para a discussão das possibilidades e limites para o apoio à gestão em saúde, Descrição: Analisar os limites e vantagens da utilização de sistemas de informação integrados na resposta às demandas de informação para apoiar a gestão em saúde, e da confiabilidade da informação contida em alguns sistemas. Como objetivos específicos, tem-se: 1.Analisar a atenção aos pacientes com doença isquêmica, dentre elas o infarto agudo do miocárdio, e dos pacientes com fratura proximal de fêmur, após a alta hospitalar, utilizando a sobrevida dos pacientes, segundo tipo de atendimento, perfil do hospital e perfil sócio-demográfico do paciente. 2.Analisar a utilização do tempo de permanência e do tempo de permanência padronizado como forma de ajuste da gravidade do paciente em análises da qualidade da atenção hospitalar com base em indicadores de resultados, como a sobrevida, a letalidade hospitalar e a mortalidade precoce (30 dias). 3.Analisar a transferência de pacientes entre unidades de saúde para o atendimento cirúrgico aos paciente com fratura proximal de fêmur. 4.Analisar as re-internações dos pacientes que receberam cirurgia e dos que não receberam cirurgia para o tratamento da fratura proximal de fêmur, como um indicador do acesso ao tratamento adequado. 5.Analisar as internações prévias dos pacientes como indicativo da gravidade do paciente e utilização da informação para ajuste da gravidade do paciente nas análises comparativas entre prestadores de cuidados. 6.Analisar se há ocorrência de alta precoce a partir da análise do tempo ocorrido entre o óbito e a alta hospitalar e se esta alta precoce está relacionada a um perfil determinado de unidade de saúde. 7.Analisar se há diferença no preenchimento do campo saída por óbito nas bases de dados do SIH-SUS e o SIM, e do SINAN-TB e do SIM, para melhoria da qualidade do preenchimento desta variável nesses sistemas. 8.Analisar a discrepância de registro de pacientes com tuberculose entre os sistemas SINAN, SIM e SIH-SUS, para analisar a qualidade do programa, o acesso e a cobertura do atendimento. Conhecer o. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rejane Sobrino Pinheiro - Coordenador / Cláudia Medina Coeli - Integrante / Tania Zdenka Guillen de Torres - Integrante / Cláudia Caminha Escosteguy - Integrante / Fernanda Pinheiro Aguiar - Integrante / Katia Vergetti Bloch - Integrante / Roberto de Andrade Medronho - Integrante / LUDMILLA MONFORT OLIVEIRA SOUSA - Integrante / Marli Souza Rocha - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Sistemas de Informação em Saúde Nacionais: qualidade dos dados, integração entre os sistemas e o uso dos dados integrados em análises para diagnóstico da condição de saúde e para análise e monitoramento dos serviços de saúde no Estado do Rio de Janei, Descrição: Este trabalho é composto por 2 sub-projetos, cujos objetivos básicos são: Identificar os diagnósticos que motivaram as internações dos indivíduos cujas causas de óbito foram classificadas como mal definidas nas declarações de óbito, com a finalidade de estudar as possibilidades de uso das informações das internações para correção das causas básicas dos OCMD, tanto pela construção de algoritmos automáticos de recuperação de informação como pela identificação de áreas prioritárias para atuação na melhoria da qualidade do registro do óbito por investigação. Analisar as discrepâncias entre as bases de dados do SINAN-TB, SIM e SIH-SUS, o nível de modificação na distribuição espacial dos casos após a correção das bases de dados e a distribuição espacial de indicadores importantes da dificuldade de acesso ao tratamento adequado, para os municípios do Estado do Rio de Janeiro Disponibilizar bases de dados corrigidas para instrumentalizar pesquisas feitas diferentes instituições de ensino e pesquisa e pelos serviços de saúde, e para apoiar a elaboração de políticas e ações em saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) . , Integrantes: Rejane Sobrino Pinheiro - Integrante / Cláudia Medina Coeli - Integrante / Tania Zdenka Guillen de Torres - Integrante / Claudio Luiz dos Santos Teixeira - Integrante / Katia Vergetti Bloch - Coordenador / Carlos Henrique Klein - Integrante / Roberto de Andrade Medronho - Integrante / Guilherme Loureiro Werneck - Integrante / Pauline Lorena Kale - Integrante / Claudia Beltri - Integrante / Ângela Cascão - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Acesso à assistência oncológica ? mapeamento dos fluxos origem-destino, Descrição: Considerando que uma questão fundamental para o planejamento da saúde é a distribuição no espaço geográfico dos serviços bem como a acessibilidade aos mesmos, o principal objetivo deste projeto é mapear o fluxo de pacientes com câncer de mama e colo uterino entre local de residência e local de assistência oncológica do SUS, a partir dos Sistemas de Informações em Saúde. Serão analisados os dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) e do Sistema de Informações Ambulatoriais de Alta Complexidade em Oncologia (APAC). A primeira análise será em nível de Brasil, com detalhamento para o Estado do Rio de Janeiro, neste caso por município de origem e local de atendimento (hospitalar ou ambulatorial). Dentro do município do Rio de Janeiro se analisará a origem por bairro. Os dados serão processados no TabWin e no Sistema de Informações Geográficas TerraView. Espera-se identificar redes de alerta para problemas de acesso, sinalizar áreas com poucas opções, configurar pontos de estrangulamento, ou oportunidades de desconcentração e regionalizações alternativas, e a classificar os fluxos quanto à adequação da acessibildade dos grupos de maior risco aos serviços de maior complexidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rejane Sobrino Pinheiro - Integrante / Marília Sá Carvalho - Coordenador / Enirtes Caetano Prates Melo - Integrante / Gulnar Azevedo e Silva Mendonça - Integrante / Evangelina Xavier Gouveia de Oliveira - Integrante / Cláudio Pompeiano Noronha - Integrante / Marceli de Oliveira Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2005 - Atual

    Desenvolvimento e aplicação do linkage probabilístico em estudos de coorte, Descrição: O estudo apresenta um eixo de desenvolvimento e um eixo de aplicação. O eixo de desenvolvimento tem por objetivos propor novos algoritmos para inspeção de tabelas e identificação de registros duplicados a serem implementados no programa RecLink. Na parte de aplicação o método foi empregado para o seguimento de coortes de população restrita, de exposição especial e de base populacional.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rejane Sobrino Pinheiro - Integrante / Cláudia Medina Coeli - Coordenador / Keneth Camargo Jr - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1997 - Atual

    Avaliação de Programas e Serviços da Saúde: uso de sistemas de informação em saúde e de métodos estatísticos e computacionais para análise do uso, acesso e desigualdade em saúde, Descrição: Uso dos Sistemas de Informação em Saúde, bases de dados relacionadas a paritr dos SIS, juntamento com ferramentas matemáticas, como modelos de regressão em saúde, modelagem hierárquica de dados, redes neurais, análise espacial de dados, para analisar questões da qualidade dos programas e serviços de saúde no atendimento aos pacientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rejane Sobrino Pinheiro - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Menção Honrosa - Algoritmo de classificação de pares no linkage de bases de dados de saúde (Júlio Paiva), 9A. Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.

2018

Menção Honrosa - Perfil dos pacientes encerrados por trasnferência em uma coorte de casos diagnosticados com tuberculose no município do Rio de Janeiro no ano de 2009 (Pedro William Oliveira), 9A. Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.

2017

Menção Honrosa - Algoritmo de classificação de links para apoio ao processo de linkage de bases de dados(Daniel Mastub), 8A. Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.

2013

Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2013 - categoria Dissertação de Mestrado de Marli Rocha Souza, Secretaria de Ciência e Tecnologia.

2009

Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2009 - categoria Especialização, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos/Ministério da Saúde.

2009

Menção Honrosa-pôster Uso dos casos de TB na comparação das áreas de abrangência com os mercados das Unidades Básicas do muni, Abrasco-Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva - XI Congresso Brasileiro de Saúde.

2007

Melhor Tema Livre - Pôster - Geriatria - com o trabalho Sobrevida após fratura proximal de fêmur em pacientes idosos atendidos pelo SUS no município do Rio de Janeiro no ano de 1998, IV Congresso de geriatria e Gerontologia de Minas Gerais.

2002

Menção Honrosa para o trabalho Recuperação de Informação Relativa a Endereços a Partir do Banco de Dados AIH: percentual de aproveitamento, Abrasco - V Congresso Brasileiro de Epidemiologia.

2001

Menção Honrosa para o trabalho Fatores associados à indicação de tratamento clínico e cirúrgico para fratura de colo de fêmur em hospitais da cidade do Rio de Janeiro, Abrasco - VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.

2000

Concurso Regional de Investigación 1999 sobre "Género y equidad en el acceso a la atención de la salud en las reformas de los sistemas de salud y seguridad social", recebendo um dos seis auxílios conc, Coordinación de Investigaciones de la Organización Panamericana/Organización Mundial de la Salud.

1999

Um dos 5 premiados no concurso do Programa de Subvenciones para Tesis de Postgrado en Salud Pública de América Latina y el Caribe, Coordinación de Investigaciones de la Organización Panamericana/Organización Mundial de la Salud.

1995

1o. Lugar no Concurso Nacional de Software Tecnológico e Educacional para as Instituições de Ensino Superior, na categoria Docente, Ministério da Educação e do Desporto.

1995

Mérito no Concurso Nacional de Software Tecnológico e Educacional para as Instituições de Ensino Superior, como melhor trabalho na área Tecnológica, Ministério da Educação e do Desporto.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva. , Avenida Horácio Macedo, s/n -S/N - Próximo a Prefeitura Universitária da UFRJ - Ilha do Fundão, Cidade Universitária, 21941598 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39389339, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 1997 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2018

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Internato em Medicina da Famílica, Saúde Mental e Saúde Coletiva

    • 04/2017

      Direção e administração, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, .,Cargo ou função, Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva.

    • 03/2017

      Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AISC - Ações Integradas em Saúde Coletiva VII e VIII

    • 03/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2012

      Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática em Saúde II, Modelagem de Dados Epidemiológicos

    • 03/2000

      Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Construção e Análise de Dados em Saúde, Informação e Apoio à Decisão em Saúde - Uso de Grandes Bases de Dados Nacionais em Saúde, Modelos de Regressão em Saúde, Modelos Hierárquicos em Saúde, Tópicos em Métodos Computacionais, Tópicos em Bases de Dados Secundárias, Tópicos em Análise de Dados

    • 03/1999

      Ensino, Especialização em Saúde Coletiva (Residência), Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Epi Info, Bioestatística, Informação em Saúde

    • 03/1999

      Extensão universitária , Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva, .,Atividade de extensão realizada, Treinamento em análise de dados em DST/Aids.

    • 09/1997

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística

    • 03/2014 - 03/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, .,Cargo ou função, Comissão de Pós-graduação do PPG Saúde Coletiva.

    • 07/2013 - 07/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Graduação do curso de Graduação em Saúde Coletiva.

    • 06/2013 - 07/2016

      Direção e administração, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, .,Cargo ou função, Coordenadora da Área de Epidemiologia e Bioestatística.

    • 03/2015 - 03/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, .,Linhas de pesquisa

    • 09/1997 - 02/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2000 - 03/2008

      Direção e administração, Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva, .,Cargo ou função, Coordenador Adjunto do Curso de Especialização em Saúde Coletiva - modalidade Residência.

    • 03/2000 - 12/2004

      Direção e administração, Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva, .,Cargo ou função, Representante da área de Bioestatística no curso de Especialização em Saúde Coletiva - modalidade Residência.

    • 05/1999 - 12/2004

      Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epi Info, Epidemiologia e Bioestatística, Informação e Apoio à Decisão em Saúde - Uso de Grandes Bases de Dados Nacionais em Saúde, Programação, Avaliação e infromação em Saúde, Tópicos Especiais em Informação - Avaliação de Programas e Serviços de Saúde

    • 04/2002 - 04/2004

      Direção e administração, Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva, .,Cargo ou função, Gerente de Documentação e Divulgação.

    • 03/1999 - 12/2002

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia

    • 02/2000 - 04/2002

      Direção e administração, Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva, .,Cargo ou função, Coordenador de Extensão.