Marcio Augusto Miguel Cunha

Mestre em Administração na área Financeira pela FEA-USP. Possui MBA em Controladoria e Finanças pela FUNDACE - USP (2013); MBA em Gerenciamento de Projeto pela UNISEB - FGV(2012), graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2008) e Técnico em Informática pela ETEC (2001). Experiencias profissionais: Trabalha como Engenheiro Mecânico na Welding em Sertãozinho e é professor de Estruturas no curso de Engenharia Civil da Faculdade ITES em Taquaritinga, Trabalhou como Gerente da Equipe de Desenvolvimento de software na Cheina Informática. Ministrou a disciplina Gestão Financeira no MBA em controladoria e finanças da Faculdades Anhanguera. Trabalhou por dois anos como Engenheiro Mecânico na Welding em Sertãozinho - SP, empresa de inspeção e engenharia voltada para o setor sucroalcooleiro. Experiencia de três anos como coordenador da engenharia na Plurinox Ind e Com. Ltda-Batatais, empresa que produz equipamentos inoxidáveis para o setor alimentício. Estagio de 4 meses no setor de manutenção da Usina Santo Antonio-Sertãozinho.

Informações coletadas do Lattes em 15/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado em Administração

2014 - 2016

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP (RP)
Título: Como a Governança corporativa reflete na criação de valor e na percepção dos stakeholders,Ano de Obtenção: 2016
Elizabeth Krauter.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis / Especialidade: CONTROLADORIA E FINANÇAS.

Especialização em MBA - Controladoria e Finanças

2012 - 2013

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP (RP)
Título: Valuation da Empresa Tractebel
Orientador: Fabiano Guasti Lima

Especialização em MBA - Gerenciamento de Projetos

2010 - 2012

Fundação Getúlio Vargas
Título: Aplicabilidade das boas práticas em gerenciamento de projeto em empresas de Caldeiraria
Orientador: Carlos Eugênio F. Barreto

Graduação em Engenharia Mecânica

2004 - 2008

Universidade de São Paulo

Formação complementar

2012 -

MBA em Controladoria e Finanças. (Carga Horária: 532h). , Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.

2011 - 2012

MBA em Gerenciamento de Projetos. (Carga Horária: 444h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil. , Palavras-chave: Gerenciamento de Projeto; Gerenciamento de Tempo; Metodologia PERT; Empresa de Caldeiraria.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Mecânica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia.

Produções bibliográficas

  • CUNHA, M. A. M. . SEMEAD. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Welding Soldagem e Inspeções

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 44

2012 - 2014

Welding Soldagem e Inspeções

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecanico, Carga horária: 45

Outras informações:
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA  Elaboração e execução de treinamentos para operadores de vasos de pressão e caldeira  Elaboração de projetos de engenharia para alteração e reparos em vasos de pressão.  Profissional Habilitado para enquadramento com a norma NR13  Elaboração de cálculos em vasos de pressão e caldeiras de acordo com a norma ASME VIII e ASME I.  Simulação de vasos de pressão através dos softwares Cérebro MIX e PVelite.  Elaboração de treinamentos de colaboradores para estarem em concordância com a norma NR13  Responsável pelo respaldo técnico à equipe de inspetores

2009 - 2012

Plurinox Inndustria e Comercio LTda

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador da Engenharia, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
COORDENADOR DA ENGENHARIA, de Junho de 2010 a Agosto de 2012.  Responsável pela aprovação e elaboração de projetos de equipamentos para empresas do ramo alimentício pautada nas especificações da norma ASME.  Elaboração de orçamento e proposta comercial através do levantamento de dados com o cliente;  Simulação de agitação em vasos de pressão através do software Cerebro MIX.  Responsável pelo planejamento e controle de cronogramas, escopos e custos dos projetos.  Responsável pela implementação e analise das Normas ASME VIII , ASME IX e ASME BPE .  Elaboração de projetos de engenharia através do software AutoDesk Inventor 2011.

2014 - 2016

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado em Administração, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2015

Escola Estadual Anhanguera

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

Outras informações:
PROFESSOR DA DISCIPLINA DE GESTÃO FINANCEIRA ? MBA ? CONTROLADORIA E FINANÇAS - Elaborar materiais: Slides, Exercícios e Avaliação; - Apresentar aula expositiva; - Aplicar e corrigir as avaliações.

2018 - 2019

Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor de Estruturas

2018 - 2018

Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.