Sergio Marcelino da Motta Lopes

Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo (Conservação e Restauro) pela Universidade Federal da Bahia (2011) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1999). Atualmente é Professor Assistente II do Colegiado de Engenharia Civil e Assessor de Infraestrutura do Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). É também doutorando do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (PPG-AU/UFBA). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, expressão gráfica, projeto arquitetônico e urbanístico e acessibilidade ao meio físico.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Arquitetura e Urbanismo

2013 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Título: As missões franciscanas da Província de Santo Antônio na Bahia: do projeto colonizador aos ?lugares? do sertão,
Orientador: em Universidade do Algarve ( Renata Malcher de Araujo)
com Odete Dourado Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ocupação do território; Ordem Franciscana; Bahia (Brasil); Lugar.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: Conservação e Restauro. Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.

Doutorado em andamento em Arquitetura e Urbanismo

2012 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Título: As missões franciscanas da Província de Santo Antônio na Bahia: do projeto colonizador aos ?lugares? do sertão,
Odete Dourado Silva. Palavras-chave: Ocupação do território; Ordem Franciscana; Bahia (Brasil); Lugar.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: Conservação e Restauro. Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

2008 - 2011

Universidade Federal da Bahia
Título: Os ?lugares? como dignos de proteção: a questão da preservação do patrimônio cultural de Juazeiro da Bahia,Ano de Obtenção: 2011
Odete Dourado Silva.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Patrimônio cultural; Preservação; Valor cultural; Lugar; Juazeiro (BA).Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: Conservação e Restauro. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano; Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

1994 - 1999

Universidade Federal do Ceará
Título: Juazeiro da Bahia... entre o rio e a história: delimitação, inventariação e requalificação de áreas de interesse histórico-arquitetônico em Juazeiro (BA)
Orientador: Romeu Duarte Junior

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Modelagem BIM: Projetos de Arquitetura. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2016 - 2016

Introdução ao BIM (building information modeling). (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Escrita Científica. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2016 - 2016

Gestão e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia. (Carga horária: 24h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Arte Sacra - A Imaginária Devocional. (Carga horária: 20h). , Faculdade São Bento da Bahia, FSBB, Brasil.

2013 - 2013

Iconografia: pesquisa e aplicação em estudos de AV. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2012 - 2013

Curso de Capacitação de Tutores em EaD. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2012 - 2012

Introdução à Fotogrametria Arquitetônica Digital. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2012 - 2012

Sensibilizando e Capacitando Tutores para Educação. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2010 - 2010

Programa de Treinamento do Portal de Periódicos CA. (Carga horária: 4h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2010 - 2010

ArcGIS 9.3 (software de georeferenciamento). (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2010 - 2010

Capacitação para Profissionais em Ensino a Distânc. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Past and present of globalization (Module 1). (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2005 - 2005

Eduacação Inclusiva: direito à diversidade. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Petrolina, PMPETROLINA, Brasil.

2003 - 2003

Estatuto da Cidade: como implementar?. (Carga horária: 15h). , Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais, POLIS, Brasil.

2002 - 2002

Gerenciamento de Obras. (Carga horária: 15h). , Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco, CREA, Brasil.

1997 - 1997

Metodologia de Análise e Apreensão do Espaço Urban. (Carga horária: 15h). , Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, Brasil.

1997 - 1997

AutoCAD R14 (software de desenho por computador). (Carga horária: 54h). , Gama Consultoria, GAMA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Conservação e Restauro.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projeto da Edificação e do Espaço Urbano.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Acessibilidade ao Meio Físico.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Expressão Gráfica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LOPES, S. M. M. . 3ª Conferência Municipal das Cidades em Juazeiro - BA. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Projeto Tempos de Produção: ?Infraestrutura Urbana: Projetos, Perspectivas e Cenário Social?. 2017. (Outra).

Conferência Final do Plano Municipal de Saneamento Básico. 2016. (Outra).

II Encontro de Usuários BIM - Bahia. 2016. (Encontro).

Palestra "Paisagismo Ambiental e Arborização". 2016. (Outra).

I Seminário Nacional "A Música na Província Portuguesa da Ordem Franciscana". 2014. (Seminário).

Seminário "Património e Território". 2014. (Seminário).

Workshop Internacional "Salvador da Bahia: porto afro-atlântico e cidade de muitas culturas (séculos XVII - XIX)".Franciscanos na ocupação do sertão baiano e as populações indígenas. 2014. (Outra).

Arquitectos, obras e desenhos: contributos para uma história da construção nos séculos XVII-XVIII, no Brasil e Ilhas Atlânticsa. 2013. (Outra).

Colóquio "Luís Serrão Pimentel (1613-1679) e a Ciência em Portugal no Séc. XVII". 2013. (Seminário).

II Encontro de Estudos das Culturas dos Sertões.As missões franciscanas da Província de Santo Antônio na Bahia: do projeto colonizador aos ?lugares? do sertão. 2013. (Encontro).

IV Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado - ARQUIMEMÓRIA 4. As missões franciscanas da Província de Santo Antônio na Bahia: indicações para o seu entendimento de projeto colonizador a. 2013. (Congresso).

III Seminário Internacional Morte e Vida dos Centros Urbanos ? Urbicentros#3. 2012. (Seminário).

II Seminário Nacional sobre Documentação do Patrimônio Arquitetônico com o Uso de Tecnologias Digitais.Fotogrametria arquitetônica digital: análise do processamento e dos produtos obtidos no levantamento de fachadas para fins de restauro. 2012. (Seminário).

I Seminário As Culturas no Vale dos São Francisco - Memorial do Ribeirinho. 2012. (Seminário).

I Semana de Arquitetura do Vale do São Francisco.Patrimônio Cultural: um conceito ainda em evolução. 2011. (Seminário).

Semana Universitária de Artes 2011 da Universidade Federal do Vale do São Francisco.Declaração Nacional do Valor Cultural do Rio São Francisco: o relato da construção de uma perspectiva que se abre. 2011. (Encontro).

Seminário do Patrimônio Cultural do Rio São Francisco. 2011. (Seminário).

I Seminário Internacional Urbicentros.Intervenções em pré-existências de interesse cultural: uma análise do espaço-ambiente da obra de arte. 2010. (Seminário).

I Seminário Nacional Documentação do Patrimônio Arquitetônico com o Uso de Tecnologias Digitais - ARQ.DOC 2010.Análise de produtos obtidos com a aplicação da fotogrametria terrestre no levantamento de fachadas para fins de restauro. 2010. (Seminário).

XIX Congresso Brasileiro de Arquitetos - CBA. Análise e diagnóstico de patologias como ferramentas da conservação e do restauro: o caso da Estação Ferroviária de Piranga, Juazeiro (BA). 2010. (Congresso).

II SEMPRE - Seminário de Preservação do Patrimônio Cultural.A fotogrametria terrestre como ferramenta no levantamento de fachadas para fins de restauro: o caso da estação ferroviária de Juazeiro (BA). 2009. (Seminário).

I Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia.Preservação do patrimônio cultural e política urbana municipal: o caso de Juazeiro (BA). 2009. (Simpósio).

Oficina Os Recursos Multimídia e a Preservação do Patrimônio Cultural. 2009. (Oficina).

Seminário Arquitetura Fraciscana: referências arquitetônicas e e ações na recupeação do patrimônio. 2009. (Seminário).

Seminário Qualidade na Conservação dos Monumentos - DEPAM/IPHAN/MINC. 2009. (Seminário).

Simpósio Internacional Salvador/Hamburgo: Passado e Presente da Globalização. 2009. (Simpósio).

III Encontro Nacional de Arquitetos sobre Preservação do Patrimônio Arquitetônico - ARQUIMEMÓRIA 3.Síntese do processo de preservação do patrimônio cultural de Juazeiro (Ba). 2008. (Encontro).

Seminário Arquitetura, Patrimônio e Paisagem - UFBA e UÉvora. 2008. (Seminário).

Seminário Paisagem Urbana, Espaço Público e Memória. 2008. (Seminário).

III Encontro de Engenharia e Arquitetura do Vale do São Francisco. 2007. (Encontro).

I Seminário de Avaliação de Ensino e Aprendizagem da UNIVASF. 2007. (Seminário).

XXXV Congresso Brasileiro de Ensino em Engenharia - COGENGE 2007. A abordagem de tópicos em acessibilidade ao meio físico no curso de graduação em Engenharia Civil. 2007. (Congresso).

V Encontro Regional de Expressão Gráfica - EREG 2006. 2006. (Congresso).

XI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - EnANPUR 2005. 2005. (Congresso).

II Seminário de Engenharia e Arquitetura do Vale do São Francisco. 2002. (Seminário).

Seminário Técnico Programa URBIS. 2001. (Seminário).

I Seminário de Engenharia e Arquitetura do Vale do São Francisco. 2000. (Seminário).

Seminário Patrimônio Imaterial - Estratégias e Formas de Proteção. 1997. (Seminário).

XIV Congresso Brasileiro de Arquitetos - CBA 94. 1994. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Atila Almeida Rios de Assuncao

COELHO, S. P. O. S.;LOPES, S. M. M.; TURCO, S. H. N.. Análise do Desempenho Térmico de Cobertas em Habitações Unifamiliares de Interesse Social em Função da Radiação Solar na Cidade de Petrolina-PE: Estudo de Casos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Aluno: Felipe Malacarne Rocha

BARBOSA, A. H.;LOPES, S. M. M.; OLIVEIRA, S. L.. Aplicabilidade das ferramentas BIM para o desenvolvimento de projetos de edificações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Aluno: Andreza Kaline Lima de Santana

RODRIGUES, M. A. N.; CRUZ, L. S.;LOPES, S. M. M.. Centro Educacional Ivan Brito. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Salvador.

CHECCUCCI, E. S.; COELHO, S. P. O. S.;LOPES, S. M. M.. Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto da UNIVASF - Área Expressão Gráfica. 2014. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

GOMES, J. L.;LOPES, S. M. M.; LOPES, A. V. F.. Seleção Pública de Provas e Títulos para Professor Assitente da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Área Representação Bidimensional e Tridimensional; Perspectiva; Tratamento da Imagem; Geometria Gráfica; Gráfica Computacional. 2013. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

LOPES, S. M. M.; SANTOS, F. A. A. S; CAMPOS, M. D.. Concurso Público para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IF Sertão Pernambucano - Área Construção Civil I. 2011. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

LOPES, S. M. M.; COELHO, S. P. O. S.; SANTOS, F. A. A. S. Concurso Público para Professor Substituto da UNIVASF - Área Expressão Gráfica. 2010.

SANTOS, F. A. A. S; CAMPOS, M. D.;LOPES, S. M. M.. Concurso Público para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IF Sertão Pernambucano - Área Construção Civil II. 2010. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

PESSIS, A. M.; OLIVEIRA, C. A.; GAUDENCIO, F. S.;LOPES, S. M. M.. Concurso Público para Professor do Quadro Permanente da UNIVASF - Área Preservação Patrimonial. 2006.

AVILA, M. G. M.; MEDEIROS, R. P.; UCHOA, D. P.;LOPES, S. M. M.. Concurso Público para Professor do Quadro Permanente da UNIVASF - Área Preservação Patrimonial. 2006.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maurício de Almeida Chagas

DOURADO, Odete;CHAGAS, M. A.; SANT'ANNA, Márcia. Os "lugares" como dignos de proteção: a questão da preservação do patrimônio cultural de Juazeiro (BA). 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Arquitetura e Urbanismo / PPGAU) - Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia.

Maurício de Almeida Chagas

DOURADO, Odete;CHAGAS, M. A.; SANT'ANNA, Márcia; LINS, Eugênio. O não-histórico como digno de proteção: a questão da preservação do patrimônio cultural de Juazeiro (BA). 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA.

Odete Dourado Silva

Dourado, Odete; CHAGAS, M.; SANTANNA, M.. Os lugares como digno de proteção: a questão da preservação do patrimônio cultural. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Faufba) - Universidade Federal; da Bahia.

Romeu Duarte Junior

DUARTE JUNIOR, Romeu. Urbanização e Revitalização da Área Portuária do Rio São Francisco em Juazeiro da Bahia-BA. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Valéria Fidélis Alecrim

Rotas acessíveis e possíveis: uma proposta para o centro de Juazeiro (BA); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Sérgio Marcelino da Motta Lopes;

Pedro Augusto Bastos Ribeiro

Avaliação da acessibilidade ao meio físico na mobilidade urbana por transporte aquaviário entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Sérgio Marcelino da Motta Lopes;

Patrícia Regina Batista da Silveira

Análise do conforto ambiental de edificação residenciais de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Sérgio Marcelino da Motta Lopes;

Samira Viana Nascimento Marques

Análise do conforto ambiental em edificações residenciais de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Sérgio Marcelino da Motta Lopes;

Valéria Fidélis Alecrim

Acessibilidade ao meio físico; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Sérgio Marcelino da Motta Lopes;

Valéria Fidélis Alecrim

Reabilitação e acessibilidade voltada a uma comunidade atendida pelo SUS; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Educação; Orientador: Sérgio Marcelino da Motta Lopes;

Julimar da Silva Rocha

Reabilitação e acessibilidade voltada a uma comunidade atendida pelo SUS; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Educação; Orientador: Sérgio Marcelino da Motta Lopes;

Anisio Dário Barbosa Torres

Reabilitação e acessibilidade voltada a uma comunidade atendida pelo SUS; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Educação; Orientador: Sérgio Marcelino da Motta Lopes;

Tamires dos Santos Silva

Guia de Referência em Acessibilidade ao Meio Físico; 2008; Orientação de outra natureza; (2º Ano do Ensino Médio) - Colégio Estadual Professor Agostinho Muniz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Sérgio Marcelino da Motta Lopes;

Tardelli Wendel Pires de Oliveira

Programa PRODESCAPE, subprograma I - Monitoria (Expressão Gráfica); 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Sérgio Marcelino da Motta Lopes;

Irkis Dias da Silva

Acessibilidade ao meio físico por pessoas com deficiência na cidade de Juazeiro ? BA; 2007; Orientação de outra natureza; (2º Ano do Ensino Médio) - Colégio Estadual Artur Oliveira da Silva, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Sérgio Marcelino da Motta Lopes;

Tiago Emanuel Borges da Silva

Programa PRODESCAPE, subprograma I - Monitoria (Expressão Gráfica); 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Sérgio Marcelino da Motta Lopes;

Carla de Almeida Colichini

Estágio junto à Comissão de Orientação e Fiscalização de Obras e Execução de Projetos da Prefeitura Universitária da UNIVASF; 2005; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agrícola e Ambiental) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Sérgio Marcelino da Motta Lopes;

Roberto Noronha Silveira Junior

Estágio junto à Comissão de Orientação e Fiscalização de Obras e Execução de Projetos da Prefeitura Universitária da UNIVASF; 2005; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Sérgio Marcelino da Motta Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Odete Dourado Silva

"Os Lugares da Missão": por uma cartografia dos aldeamentos franciscanos no sertão da Bahia; Início: 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Faufba) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Odete Dourado Silva

Os lugares como digno de proteção: a questão da preservação do patrimônio cultural; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Faufba) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odete Dourado Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LOPES, S. M. M. . Juazeiro da Bahia: o património à margem. Promontoria: Revista de História, Arqueologia e Património da Universidade do Algarve , v. 11, p. 127-152, 2014.

  • SAMPAIO, L. R. ; PEREIRA, M. A. T. ; JESUS, M. L. ; PINHEIRO, F. A. ; RIBEIRO, M. S. S. ; MENEZES, A. H. N. ; LOPES, S. M. M. ; SOUSA, G. M. C. . Núcleos Temáticos: uma proposta pedagógica interdisciplinar para o ensino superior. Cadernos de Educação (UFPel) , v. 37, p. 185-205, 2010.

  • LOPES, S. M. M. . Da Glória de Jacobina às Dores de Aricobé: indicações sobre o patrimônio artístico das missões franciscanas no sertão da Bahia. In: Maria Herminia Olivera Hernández e Eugênio de Ávila Lins. (Org.). Iconografia: pesquisa e aplicação em estudos de Artes Visuais, Arquitetura e Design. 1ed.Salvador (BA): Editora da Universidade Federal da Bahia, 2016, v. , p. 268-281.

  • LOPES, S. M. M. . Os "lugares" como dignos de proteção: a questão da preservação do patrimônio cultural de Juazeiro da Bahia. In: Agência Nacional de Águas (ANA); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). (Org.). Água e Patrimônio Cultural. 1ed.Brasília: ANA, 2013, v. 1, p. 200-221.

  • LOPES, S. M. M. ; MAITAM, F. C. . Apropriação, expropriação e ressemantização dos signos barrocos na arquitetura religiosa do interior do Brasil: dois estudos de caso adversos. In: OLIVEIRA, A.; VARANDA, J.; PEIXOTO, J. C.; GONÇALVES, E. C.; PEREIRA, V.. (Org.). O Barroco em Portugal e no Brasil. 1ed.Braga - Portugal: ISMAI/CEDTUR, 2012, v. , p. 701-713.

  • LOPES, S. M. M. ; ALMEIDA, M. O. . Estação Ferroviária de Piranga, Juazeiro (BA): análise e diagnóstico de patologias. In: I Encontro Luso-Brasileiro de Degradação em Estruturas de Concreto Armado - DEGRADA 2014, 2014, Salvador. Anais do I Encontro Luso-Brasileiro de Degradação em Estruturas de Concreto Armado, 2014. v. único. p. 701-716.

  • LOPES, S. M. M. . As missões franciscanas da Província de Santo Antônio na Bahia: indicações para o seu entendimento de projeto colonizador a 'lugares' do sertão. In: IV Encontro Internacional sobre Patrimônio Edificado - Arquitemória 4, 2013, Salvador. Anais do IV Encontro Internacional sobre Patrimônio Edificado. Salvador: IAB-BA, 2013.

  • FRANÇA, J. E. M. ; MEDEIROS, J. B. ; DANTAS, A. C. S. ; COSTA, G. J. ; LOPES, S. M. M. ; SILVA NETO, J. P ; PINTO, A. C. ; AMARAL, T. M. ; SAAD, K. R. ; CAVALCANTI, D. . Núcleo Temático: interdisciplinariedade e ensino baseado na solução de problemas, um estudo de caso. In: VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM 2012, 2012, São Luís (MA). Anais do VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2012.

  • LOPES, S. M. M. . Fotogrametria arquitetônica digital: análise do processamento e dos produtos obtidos no levantamento de fachadas para fins de restauro. In: II Seminário Nacional sobre Documentação do Patrimônio Arquitetônico com o Uso de Tecnologias Digitais, 2012, Belém (PA). Anais do II Seminário Nacional de Documentação do Patrimônio Arquitetônico com o Uso de Tecnologias Digitais. Belém (PA): LACORE/UFPA, 2012. v. I.

  • LOPES, S. M. M. . Preservação do Patrimônio Cultural e políticas públicas municipais em cidades ?não-históricas?. In: Congresso Luso Brasileiro de Direito do Patrimônio Cultural, 2011, Ouro Preto - MG. Anais do Congresso Luso Brasileiro de Direito do Patrimônio Cultural. Ouro Preto - MG: Editora UFOP, 2011. p. 864-882.

  • FERREIRA, S. R. S. ; LIMA, T. S. S. ; MARTINS, I. S. M ; PARAGUASSU, N. O. ; PESSOA, G. P. ; TORRES, H. D. B. ; LOPES, S. M. M. ; SILVA NETO, J. P . Mapeamento de rotas percorridas por pessoas com deficiência atendidas pelo SUS em Juazeiro (BA). In: III Encontro Nacional de Ergonomia do Espaço Construído, 2011, João Pessoa - PB. Anais do III Encontro Nacional de Ergonomia do Espaço Construído, 2011.

  • LOPES, S. M. M. . Intervenções em pré-existências de interesse cultural: uma análise do espaço-ambiente da obra de arte. In: I Seminário Internacional Urbicentros, 2010, João Pessoa - PB. Anais do I Seminário Internacional Urbicentros. João Pessoa - PB: Editora Universitária UFPB, 2010.

  • LOPES, S. M. M. ; MAITAM, F. C. ; SILVA, A. C. R. . Preservación del patrimonio edificado en Brasil: marcos legales y políticas de intervención en el tiempo. In: X Congreso Internacional de Rehabilitación del Patrimonio Arquitetónico y Edificación, 2010, Santiago - Chile. Actas del X Congreso Internacional de Rehabilitación del Patrimonio Arquitetónico y Edificación. Santiago - Chile: CICOP Chile, 2010. p. 113-119.

  • LOPES, S. M. M. . Análise de produtos obtidos com a aplicação da fotogrametria terrestre no levantamento de fachadas para fins de restauro. In: I Seminário Nacional Documentação do Patrimônio Arquitetônico com o Uso de Tecnologias Digitais - ARQ.DOC 2010, 2010, Salvador - BA. Anais do I Seminário Nacional Documentação do Patrimônio Arquitetônico com o Uso de Tecnologias Digitais - ARQ.DOC 2010. Salvador - BA: FAUFBA, 2010.

  • LOPES, S. M. M. . Preservação do patrimônio cultural e política urbana municipal: o caso de Juazeiro (BA). In: I Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia, 2009, Salvador - BA. Anais do I Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia. Salvador: EdUFBA, 2009.

  • LOPES, S. M. M. . A fotogrametria terreste como ferramenta no levantamento de fachadas para fins de restauro: o caso da estação ferroviária de Juazeiro (BA). In: II SEMPRE - Seminário de Preservação do Patrimônio Cultural, 2009, Juiz de Fora - MG. Anais do II Seminário de Preservação do Patrimônio Cultural. Juiz de Fora - MG: EdUFU, 2009.

  • LOPES, S. M. M. . Síntese do processo de preservação do patrimônio cultural de Juazeiro (BA). In: III Encontro Nacional de Arquitetos sobre Preservação do Patrimônio Edificado - ARQUIMEMÓRIA 3, 2008, Salvador - BA. Anais do III Encontro Nacional de Arquitetos sobre Preservação do Patrimônio Edificado. Salvador - BA, 2008. v. C069.

  • ALMEIDA, M. O. ; LOPES, S. M. M. ; CHECCUCCI, E. S. ; CEOTTO SOBRINHO, B. . Mudança de uso em uma edificação: alterações arquitetônicas e conseqüentes impactos financeiros no seu orçamento geral fixo.. In: 50º Congresso Brasileiro do Concreto - IBRACON 2008, 2008, Salvador - BA. Anais do 50º Congresso Brasileiro do Concreto. São Paulo - SP: IBRACON, 2008. v. único. p. 1-14.

  • LOPES, S. M. M. . A abordagem de tópicos em acessibilidade ao meiofísico no curso de graduação em Engenharia Civil - COBENGE 2007. In: XXXV Concgresso Brasileiro de Ensino em Engenharia, 2007, Curitiba - PR. Anais do XXXV Concgresso Brasileiro de Ensino em Engenharia.

  • MACHADO, A. A. D. ; SILVA, D. S. ; GOMES, J. A. P. ; MORAES, R. N. C. ; BEZERRA, R. A. ; NASCIMENTO, R. R. ; LOPES, S. M. M. . Atualização do 'Inventário Arquitetônico de Identificação e Registro', anexo da Lei Municipal n.º 1.667/2002. In: VII Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2012, Juazeiro - BA. Anais VII JIC / I JOINT / I Mostra de Pós-Graduação / UNIVASF, 2012.

  • VASCONCELOS, G. F. ; TORRES, A. D. B. ; ROCHA, J. S. ; ALECRIM, V. F. ; SILVA NETO, J. P ; LOPES, S. M. M. ; SOUSA, J. G. G. . Pré-diagnóstico da acessibilidade ao meio físico nos estabelecimentos escolares dos pacientes do CERPRIS, em Juazeiro (BA). In: VII Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2012, Juazeiro - BA. Anais VII JIC / I JOINT / I Mostra de Pós-Graduação / UNIVASF, 2012.

  • SANTOS JUNIOR, N. P. ; TORRES, A. D. B. ; ROCHA, J. S. ; ALECRIM, V. F. ; SILVA NETO, J. P ; LOPES, S. M. M. ; SOUSA, J. G. G. . Diagnóstico da mobilidade reduzida no corpo discente da rede pública de ensino de Juazeiro (BA). In: VII Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2012, Juazeiro - BA. Anais VII JIC / I JOINT / I Mostra de Pós-Graduação / UNIVASF, 2012.

  • TORRES, A. D. B. ; ROCHA, J. S. ; SILVA NETO, J. P ; LOPES, S. M. M. . Inclusão escolar por meio do diagnóstico e eliminação de barreiras arquitetônicas à acessibilidade ao meio físico. In: VII Mostra de Extensão da UNIVASF, 2012, Juazeiro - BA. Anais da VII Mostra de Extensão - PROEX - UNIVASF, 2012.

  • FERREIRA, S. R. S. ; MARTINS, I. S. M ; LOPES, S. M. M. ; SILVA NETO, J. P . Mapeamento de rotas percorridas por pessoas com deficiência atendidas pelo SUS em Juazeiro (BA). In: VI Mostra de Integração da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2011, Juazeiro - BA. Anais da VI Mostra de Integração da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2011.

  • SILVA, T. S. ; ALECRIM, V. F. ; LOPES, S. M. M. ; SOUSA, G. M. C. . Guia de referência sobre acessibilidade ao meio físico por pessoas com deficiência. In: III Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2008, Juazeiro - BA. Anais da III Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Petrolina - PE: UNIVASF, 2008. v. único.

  • SILVA, I. D. ; LOPES, S. M. M. ; BATISTA, M. S. . Acessibilidade ao meio físico por pessoas com deficiência na cidade de Juazeiro ? BA. In: II Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2007, Petrolina. Anais da II Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF. Petrolina - PE: UNIVASF, 2007.

  • LOPES, S. M. M. . As missões franciscanas da Província de Santo Antônio na Bahia: indicações para o seu entendimento de projeto colonizador a 'lugares' do sertão. In: IV Encontro Internacional sobre Patrimônio Edificado - Arquitemória 4, 2013, Salvador. Anais do IV Encontro Internacional sobre Patrimônio Edificado. Salvador: IAB-BA, 2013. p. 107-107.

  • LOPES, S. M. M. . Intervenções em pré-existências de interesse cultural: uma análise do espaço-ambiente da obra de arte. In: I Seminário Internacional Urbicentros, 2010, João Pessoa - PB. Anais do I Seminário Internacional Urbicentros. João Pessoa - PB: Editora Universitária UFPB, 2010.

  • LOPES, S. M. M. . Análise e diagnóstico de patologias como ferramentas da conservação e do restauro: o caso da Estação Ferroviária de Piranga, Juazeiro (BA). In: XIX Congresso Brasileiro de Arquitetos - CBA, 2010, Recife - PE. Anais do XIX Congresso Brasileiros de Arquitetos, 2010.

  • LOPES, S. M. M. . A fotogrametria terreste como ferramenta no levantamento de fachadas para fins de restauro: o caso da estação ferroviária de Juazeiro (BA). In: II SEMPRE - Seminário de Preservação do Patrimônio Cultural, 2009, Juiz de Fora - MG. Caderno de Resumos do II Seminário de Preservação do Patrimônio Cultural. Juiz de Fora - MG: EdUFU, 2009. p. xix-xx.

  • LOPES, S. M. M. . Síntese do processo de preservação do patrimônio cultural de Juazeiro (BA). In: III Encontro Nacional de Arquitetos sobre Preservação do Patrimônio Edificado, 2008, Salvador - BA. Livro de Resumos do III Encontro Nacional de Arquitetos sobre Preservação do Patrimônio Edificado. Salvador - BA, 2008. v. único. p. 125-126.

  • LOPES, S. M. M. . As missões franciscanas na Bahia: indicações para a sua compreensão como ?lugares? do sertão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, S. M. M. . Franciscanos na ocupação do sertão baiano e as populações indígenas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, S. M. M. . The Franciscan missions in Bahia, Brazil: from the colonizing project to ?places? of the hinterlands. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, S. M. M. . Missionação na ocupação do território do Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, S. M. M. . As missões franciscanas da Província de Santo Antônio na Bahia: indicações para a compreensão de projeto colonizador a ?lugares? do sertão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, S. M. M. . As missões franciscanas da Província de Santo Antônio na Bahia: do projeto colonizador aos ?lugares? do sertão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LOPES, S. M. M. . Juazeiro da Bahia: ocupação do território, formação histórica e evolução urbanística. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, S. M. M. . Mesa Redonda 'Conceitos de Acessibilidade e Desenho Universal'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, S. M. M. . Acessibilidade ao meio físico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, S. M. M. . Patrimônio Cultural: um conceito ainda em evolução. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, S. M. M. . Declaração Nacional do Valor Cultural do Rio São Francisco: o relato da construção de uma perspectiva que se abre. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, S. M. M. . Análise de produtos obtidos com a aplicação da fotogrametria terrestre no levantamento de fachadas para fins de restauro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, S. M. M. . O patrimônio cultural de Juazeiro (BA): construção, desconstrução e ressemantização.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, S. M. M. . Preservação do patrimônio cultural e política urbana municipal: o caso de Juazeiro (BA). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, S. M. M. . A fotogrametria terreste como ferramenta no levantamento de fachadas para fins de restauro: o caso da estação ferroviária de Juazeiro (BA). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, S. M. M. . Síntese do processo de preservação do patrimônio cultural de Juazeiro (BA). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, I. D. ; LOPES, S. M. M. . Acessibilidade ao meio físico por pessoas com deficiência na cidade de Juazeiro - BA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LOPES, S. M. M. . A abordagem de tópicos em acessibilidade ao meiofísico no curso de graduação em Engenharia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, S. M. M. . Acessibilidade ao Meio Físico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, S. M. M. . Acessibilidade ao Meio Físico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, S. M. M. . Acessibilidade ao Meio Físico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, S. M. M. . O Direito à Cidade: Reforma Urbana Apoiada numa Plataforma Democrática. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, S. M. M. . Origem e Evolução Urbana dos Núcleos de Juazeiro - BA e Petrolina - PE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, S. M. M. . As missões franciscanas na Bahia: indicações para a sua compreensão como ?lugares? do sertão. Salvador (BA) / Lisboa (PT): EdUFBA / CHAM, 2017 (Capítulo de livro aceito para publicação (no prelo, ainda sem ISBN)).

  • LOPES, S. M. M. . Juazeiro da Bahia... entre o rio e a história: delimitação, inventariação e requalificação de áreas de interesse histórico-arquitetônico em Juazeiro da Bahia 1999 (Trabalho Final de Graduação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LOPES, S. M. M. . Consolidação do Instituto de Pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco. 2007.

LOPES, S. M. M. . Implantação do Instituto de Pesquisas de Substâncias Bioativas da Universidade Federal do Vale do São Francisco. 2007.

LINHEIRO, M. E. V. ; LOPES, S. M. M. . Consultoria na área de Patrimônio Histórico-cultural. 2004.

LOPES, S. M. M. . Anexo da Lei Municipal nº 1667/2002. 2002.

LOPES, S. M. M. . Estação Ferroviária ?Velha? de Piranga: memorial descritivo do monumento. 2015.

LOPES, S. M. M. . Conjunto Arquitetônico da Antiga FRANAVE: memorial descritivo do monumento. 2015.

LOPES, S. M. M. . Parecer Técnico em Ação Civil Pública Cautelar de autoria do Ministério Público do Estado da Bahia. 2007.

LOPES, S. M. M. ; CHECCUCCI, E. S. . Anteprojeto Arquitetônico do Campus da UNIVASF em Petrolina - PE. 2006.

LOPES, S. M. M. . Anteprojeto Arquitetônico do Campus da UNIVASF em São Raimundo Nonato - PI. 2006.

LOPES, S. M. M. . Projeto Arquitetônico Executivo do Instituto de Pesquisa da UNIVASF em Juazeiro - BA. 2006.

LOPES, S. M. M. ; CHECCUCCI, E. S. . Projeto Arquitetônico Executivo do Bloco de Laboratórios da Fazenda Experimental da UNIVASF em Petrolina - PE. 2005.

LOPES, S. M. M. . Parecer Técnico de Tombamento Estadual (CE) dos Galpões da RFFSA. 2004.

LOPES, S. M. M. . 'Prof. Sérgio Motta falando sobre patrimônio arquitetônico de Juazeiro'. 2018.

LOPES, S. M. M. . 'Pesquisador Sérgio Motta fala sobre conservação de patrimônio'. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LOPES, S. M. M. . VI Conferência Municipal da Cidade de Juazeiro - BA. 2016. (Delegado).

LOPES, S. M. M. . Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2010. 2010. (Coordenador de Centro de Aplicação das Provas na 2ª fase).

LOPES, S. M. M. . Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2007. 2007. (Coordenador de Centro de Aplicação das Provas na 2ª fase).

LOPES, S. M. M. . III Conferência Municipal da Cidade de Juazeiro - BA. 2007. (Coordenador da Mesa Diretora e Delegado).

OLIVEIRA, L. M. S. R. ; LOPES, S. M. M. . Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo do Município de Petrolina - PE. 2006. (Membro, representante da Universidade Federal do Vale do São Francisco).

LOPES, S. M. M. . Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2006. 2006. (Coordenador de Centro de Aplicação das Provas na 2ª fase).

LOPES, S. M. M. . Fórum do Programa Brasil Acessível do Ministério das Cidades. 2005. (Membro, representante da Universidade Federal do Vale do São Francisco).

LOPES, S. M. M. . Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará - COEPA. 2004. (Conselheiro, representante da Coord. de Patr. Histórico Cultural, da Secretaria da Cultura do Ceará).

LOPES, S. M. M. . Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de Juazeiro - BA. 2003. (Conselheiro, representante da Secretaria de Infra-estrutura, da Prefeitura Municipal de Juazeiro).

LOPES, S. M. M. . 'There are times of non-desire'. 2015. Fotografia.

LOPES, S. M. M. . 'Sigue seguro, Capitán!'. 2013. Fotografia.

LOPES, S. M. M. . 'Aqueduto do Horto Florestal', Juazeiro (BA). 2012. Fotografia.

LOPES, S. M. M. . Obras várias. 2010. Fotografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    As missões franciscanas da Província de Santo Antônio na Bahia: do projeto colonizador aos ?lugares? do sertão, Descrição: Considerando um elaborado elenco que inquietações, a problemática deste trabalho pode ser definida através da seguinte questão principal: de que modo as missões franciscanas da Província de Santo Antônio no sertão baiano do Rio São Francisco participaram e determinaram a ocupação desta região do Brasil e através de que permanências e transformações os remanescentes desta atividade chegou à atualidade, de maneira que se possam estabelecer processos efetivos de preservação? Deste questionamento principal se depreende quão laboriosa será a empreitada de respondê-la, se fazendo inexorável a busca pelas respostas nas fontes primárias de documentação. E aqui, se faz oportuna a sábia observação de Hoornaert et al (2008, p. 75) de que o elemento cultural de fundo, que marca esta inegável influência da missionação, é a cultura penitencial, típica do São Francisco, que ?se tornou sempre mais o rio de São Francisco das Chagas, das ?lamentações das almas?, dos penitentes?.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sérgio Marcelino da Motta Lopes - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Tradução da obra conhecida de Paul Philippot, Descrição: Na linha das proposições formuladas no período pós-guerra ― e sua inflexão teórica característica ―, as contribuições de autores como Paul Philippot merecem oportuno destaque, pois, embora possam as suas formulações haver se desenvolvido de forma praticamente paralela em relação a Brandi e outros a ele contemporâneos, convergem na discussão em torno da noção de valor, oferecendo meios para a crítica e aprofundamentos recíprocos. Aliás, foi exatamente este debate que conduziria à Carta de Veneza (IPHAN, 1995). Tendo desempenhado papel fundamental na elaboração da Carta de Veneza, sua obra é ainda pouco divulgada e conhecida no Brasil, donde destaca-se seu livro intitulado Conservação de Pinturas Murais (1977), co-autoria de Laura e Paolo Mora, ainda considerado um clássico (ICCROM, 2010). Este projeto visa à tradução para o português de três de seus escritos, a partir de versões em espanhol, italiano e inglês: El problema de la integración de las lagunas en la restauración de pinturas (1959), Restauro: filosofía, criteri, linee guida [s.d.] e Restoration from the perspective of the humanities (1996). Pretende-se, assim, que a obra deste fundamental teórico seja mais amplamente difundida no Brasil, permitindo-se compreensão maior de seu pensamento, cuja amplitude se dá em direção à compreensão da palavra restauro no seu sentido mais geral, como equivalente a conservação, ou ?a forma moderna de manter um vivente, um genuíno contato com as obras culturais do passado? (PHILIPPOT, s.d.).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sérgio Marcelino da Motta Lopes - Coordenador / Fernanda Contarini Maitam - Integrante.

  • 2008 - 2011

    Os ?lugares? como dignos de proteção: a questão da preservação do patrimônio cultural de Juazeiro da Bahia, Descrição: Portadores de referência à identidade e à memória de diversos grupos sociais ou capazes de ilustrar uma tradição, os bens culturais são testemunhos da evolução de cada sociedade ou de cada comunidade. Amplamente discutido por diversos autores, a evolução do ideário sobre o patrimônio, no Brasil, no intervalo entre o Decreto-lei n.º 25/37 e o processo brasileiro de redemocratização que culminou na promulgação da Constituição Federal, em 1988, é incontestável. Condizente com esta evolução, a Constituição Federal redefine os componentes desse patrimônio e admite a sua proteção como uma competência comum da União, dos Estados e dos Municípios. Entretanto, mesmo considerando a evolução do conceito de patrimônio e a trajetória da gestão urbana brasileira, a proteção do patrimônio cultural urbano parece ainda esbarrar em questões como as que tangem ao que é ou não ?digno de preservação? por cada ente da Federação e, consequentemente, a qual deles cabe o ?ônus de preservar? o patrimônio em questão. O resultado é o descaso para com o patrimônio cultural regional ou municipal, notadamente em cidades que não possuam acervos patrimoniais com ?relevância? federal ou estadual, o que vai de encontro aos preceitos constitucionais de complementaridade das competências federal e estadual também na preservação dos bens culturais de expressão local. Este é um estudo que evidencia e analisa tal problemática ao investigar os processos de preservação em Juazeiro (BA), considerando os limites conceituais e de ação sobre a gestão urbana e do patrimônio cultural pela municipalidade. Primeiramente, investiga as lacunas teóricas e metodológicas que impossibilitam a ressemantização do acervo remanescente, por considerarem exclusivamente a corporeidade no trato dos espaços do homem. Assim, avalia a extensão da validade do conceito de ?relevância? e explicita como foram construídos os mecanismos de consideração oficial dos bens constituintes de seu patrimônio. Para, enfim, demonstrar a necessidad. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sérgio Marcelino da Motta Lopes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 11

  • 2007 - 2008

    Guia de Referência em Acessibilidade ao Meio Físico, Descrição: Entendida como a possibilidade de acesso a um lugar, a acessibilidade é imprescindível para tornar a cidade inclusiva a todos, inclusive àquelas com deficiência. Cidadania pressupõe a acessibilidade de todos à informação, aos bens e serviços e ao meio físico em geral. Sendo assim, o presente projeto de pesquisa se insere neste contexto ao, partindo do levantamento bibliográfico desenvolvido por outro projeto de Iniciação Científica Junior, intitulado Acessibilidade ao Meio Físico por Pessoas com Deficiência em Juazeiro ? BA, sistematizar informações pertinente às questões de acessibilidade ao meio físico ? que poderão subsidiar projetos e trabalhos futuros sobre o tema ? e posterior difusão do conhecimento gerado. No desenvolvimento da pesquisa, contará o bolsista com a coorientação do Prof. Sérgio Motta Lopes, do Colegiado de Engenharia Civil da UNIVASF, que também co-orientou o projeto anterior, supracitado. Constituirá, assim, mais uma etapa de um processo, que se pretende ininterrupto, de conscientização da necessidade de adaptação dos espaços às necessidades do usuário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sérgio Marcelino da Motta Lopes - Coordenador / Geida Maria Cavalcanti de Sousa - Integrante / Tamires dos Santos Silva - Integrante / Valéria Fidélis Alecrim - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2006 - 2007

    Acessibilidade ao Meio Físico por pessoas com Deficiência da Cidade de Juazeiro - BA, Descrição: A acessibilidade é entendida como a possibilidade de acesso as um lugar e é imprescindível para tornar a cidade inclusiva a todos, inclusive àqueles com deficiência. Cidadania pressupõe a acessibilidade de todos à informação, aos bens e serviços e ao meio físico em geral. O presente projeto de pesquisa tem o objetivo de levantar bibliografia e avaliar as questões de acessibilidade ao meio físico na cidade de Juazeiro, que poderá subsidiar projetos e trabalhos futuros sobre o tema. A difusão do conhecimento gerado, através de seminário público, será a etapa inicial de um processo de conscientização da necessidade de adaptação dos espaços às necessidades do usuário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sérgio Marcelino da Motta Lopes - Coordenador / Marcelo da Silba Batista - Integrante / Irkis Dias da Silva - Integrante / Valéria Fidélis Alecrim - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Proficient User (level C1) - TOEFL ITP, Educational Testing Service (ETS) / Ministério da Educação (MEC).

2014

Certificado de Honra ao Mérito pelos 10 anos de Relevante Atuação, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

2014

Sócio Fundador, Instituto Arqueológico Histórico e Ambiental de Petrolina (IAHAP).

2012

Semifinalista do Prêmio ANA 2012 - Categoria Água e Patrimônio Cultural, Agência Nacional de Águas (ANA).

2011

Aprovado com distinção - Defesa de dissertação de mestrado, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo / UFBA.

2007

Menção Honrosa pela Coordenação da 3ª Conferência Municipal das Cidades em Juazeiro - BA, Prefeitura Municipal de Juazeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Vale do São Francisco, Colegiado de Engenharia Civil. , Avenida Antônio Carlos Magalhães, 510, Country Club, 48902-300 - Juazeiro, BA - Brasil, Telefone: (74) 21027624, Fax: (74) 21027624, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2004 - Atual

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2017

    Extensão universitária , Colegiado de Engenharia Civil, .,Atividade de extensão realizada, Núcleo de Estudos em Representação Gráfica Computacional (NERG).

  • 05/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Gestora do Portal Institucional.

  • 01/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da comissão de estudo e desenvolvimento do portal da UNIVASF.

  • 09/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional - PROPLADI, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Gestor do Programa UNIVASF Sustentável.

  • 07/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Espaços Físicos, .,Cargo ou função, Vice-presidente.

  • 06/2016

    Direção e administração, Assessoria de Infraestrutura (INFRA), .,Cargo ou função, Assessor de Infraestrutura.

  • 08/2007

    Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico, Núcleo Temático - Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (NT-ERA)

  • 02/2006

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico

  • 02/2005

    Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico

  • 10/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Colegiado de Engenharia Civil, .,Linhas de pesquisa

  • 10/2004

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico, Elementos de Arquitetura, Núcleo Temático - Desenvolvimento Regional Sustentável (NT-DRS), Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II

  • 10/2004

    Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico

  • 10/2004

    Ensino, Engenharia Agrícola e Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico

  • 04/2014 - 04/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Julgadora do Concurso para o brasão da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

  • 03/2012 - 12/2012

    Extensão universitária , Colegiado de Engenharia Mecânica, .,Atividade de extensão realizada, Reabilitação e acessibilidade voltada a uma comunidade atendida pelo SUS.

  • 11/2007 - 12/2007

    Ensino, Arqueologia e Preservação Patrimonial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Arqueológico I

  • 10/2004 - 12/2007

    Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico, Introdução ao Desenho Técnico

  • 08/2005 - 10/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Integração - PROIN, .,Cargo ou função, Representante do Colegiado de Engenharia Civil na Câmara de Integração da Pró-reitoria de Integração - PROIN.

  • 08/2007 - 08/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Engenharia Civil, .,Cargo ou função, Comissão de Recebimento Definitivo da Elaboração do Projeto Básico do Campus de São Raimundo Nonato - PI, conforme Processo nº 23402.000248/2006-47.

  • 02/2007 - 06/2007

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Núcleo Temático Educação e Políticas Públicas (NUTEPP)

  • 09/2006 - 01/2007

    Serviços técnicos especializados , Prefeitura Universitária, .,Serviço realizado, Gerente do Contrato 23/2006 - Contratação de empresa para a elaboração de projeto básico completo cara a construção do campus da UNIVASF em São Raimundo Nonato - PI.

  • 10/2005 - 01/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Prefeitura Universitária, .,Cargo ou função, Comissão Técnica de Acompanhamento e Fiscalização da obra obejto do Processo nº 23402.000385/2005-09 - Construção dos Blocos de Salas de Aula/Atividades Acadêmicas e Pavilhão de Laboratórios no Campus da UNIVASF em Petrolina - PE.

  • 01/2005 - 01/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Prefeitura Universitária, .,Cargo ou função, Orientador e Fiscalizador de Execução de Obras.

  • 10/2006 - 12/2006

    Extensão universitária , Colegiado de Engenharia Civil, .,Atividade de extensão realizada, +ACESSO - Projeto de eliminação de barreiras arquitetônicas à acessibilidade ao meio físico.

  • 10/2005 - 11/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Prefeitura Universitária, .,Cargo ou função, Comissão de Vistoria e Emissão do Termo de Recebimento Definitivo da Obra de Reforma e Adequação de Edificação no Campus de Petrolina (Fazenda Experimental), com recursos do convênio 500/2004-SESU/MEC.

2018 - Atual

Conselho Municipal de Cultura - Juazeiro (BA)

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor da Comissão de Patrimônio e Memória

2015 - 2017

Conselho Municipal de Cultura - Juazeiro (BA)

Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Suplente do segmento Patrimônio e Memória

Outras informações:
Conselheiro suplente, sociedade civil, segmento "Patrimônio e Memória".

2014 - 2014

Universidade Técnica de Berlim, TU Berlim

Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Carga horária: 30

Outras informações:
Under the guidance of Prof. Dr. Martina Löw, from Institut of Sociology (special field Planning and Architectural Sociology), Technical Universtity of Berlin. In this context, was held a public lecture on "The Franciscan Missions in Bahia, Brazil: From the Colonizing Project to 'Places' of the Hinterlands".

2012 - 2013

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutor online do Curso de Formação Pedagógica em Artes Visuais (UAB/UNIVASF), nas disciplinas: Introdução aos Estudos à Distância, Psicologia da Educação e Organização e Políticas Públicas Educacionais no Brasil.

2004 - 2004

Secretaria de Cultura do Estado do Ceará

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Cargo comissionado, Carga horária: 40

Outras informações:
Supervisor do Núcleo de Patrimônio Material da Coordenação de Patrimônio Histórico-cultural. Responsável pelas atividades de resgate, proteção, preservação, restauração e divulgação do patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado, bem como ações que promovam seu conhecimento através da educação patrimonial.

Atividades

  • 05/2004 - 09/2004

    Direção e administração, Coordenação de Patrimônio Histórico-cultural, .,Cargo ou função, Supervisor do Núcleo de Patrimônio Material.

  • 05/2004 - 09/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará, .,Cargo ou função, Conselheiro, representante da Coordenadoria de Patrimônio Histórico Cultural, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará..

2001 - 2004

Prefeitura Municipal de Juazeiro

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Cargo Comissionado, Carga horária: 40

Atividades

  • 05/2003 - 05/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, .,Cargo ou função, Conselheiro, representante da Secretaria de Infra-estrutura e Habitação, da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

  • 01/2001 - 05/2004

    Direção e administração, Secretaria de Infra-estrutura e Habitação, .,Cargo ou função, Cargo administrativo.

  • 05/2000 - 12/2000

    Serviços técnicos especializados , Assessoria de Planos e Desenvolvimento, .,Serviço realizado, Arquiteto do Escritório Técnico do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano.

2001 - 2002

Cartaxo Smith Pesquisas Planos e Projetos Ltda

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Arquiteto, Carga horária: 40

Atividades

  • 11/2001 - 03/2002

    Serviços técnicos especializados , Cartaxo Smith Pesquisas Planos e Projetos Ltda, .,Serviço realizado, Chefe de Equipe do Inventário Nacional dos Bens Imóveis em Sítios Urbanos Tombados (INBI-SU / SOBRAL).

1997 - 1998

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/1997 - 12/1998

    Estágios , 4a Superintendência Regional - IPHAN / 4ª SR, .,Estágio realizado, Estagiário sênior.