SANDRA MARIA BASTOS PIRES

Graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982). Especialista em Projetos Assistenciais de Enfermagem - Educação Continuada pela Universidade Federal do Paraná (1998). Especialista em Educação Profissional na Área da Saúde - Enfermagem pela Fundação Oswaldo Cruz (2003). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (2007). Doutora em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016-2020). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Possui experiência profissional em gestão do cuidado com ênfase em gerência de enfermagem hospitalar e acreditação hospitalar. Experiência em Sistematização de enfermagem e Processo de enfermagem. Enfermeira premiada com Excelência em Enfermagem pelo COREN-PR (2010).

Informações coletadas do Lattes em 18/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Tecnologia em Saúde

2016 - 2020

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: Subconjunto terminológico da classificação internacional para a prática de enfermagem (CIPE) para o cuidado as pessoas com úlceras vasculogênicas, fundamentado na teoria da adaptação de Callista Roy
Dra. Márcia Regina Cubas. Coorientador: Dra. Andreia Maluceli. Palavras-chave: cuidados de enfermagem; teoria de enfermagem; tecnologia em enfermagem; úlcera da perna.

Mestrado em Enfermagem

2005 - 2007

Universidade Federal do Paraná
Título: SISTEMATIZAÇÃO DEO CUIDADO EM ENFERMAGEM: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO, Ano de Obtenção: 2007
Dra. Marineli Joaquim Meier.

Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde Enfermagem

2002 - 2003

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Construindo a Competência da Equipe de Enfermagem: Uma Proposta de Ação Pedagógica em Parceria
Orientador: Professora Mestre Anice Fatima Ahmad Balduíno

Especialização em Projetos Assistênciais de Enfermagem Educação Cont

1998 - 1999

Universidade Federal do Paraná
Título: A Formação Continuada no Contexto da Prática do Enfermeiro
Orientador: Professora Dra Telma Elisa Carraro

Aperfeiçoamento em Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE)

2011 - 2011

Secretaria de Educação do Estado do Paraná
Título: Segurança do Paciente: Conhecimentos impescindíveis na formação do técnico de enfermagem. Ano de finalização: 2011
Orientador: Professora Mestre Maria Dagmar da Rocha Gaspar

Graduação em Enfermagem

1978 - 1982

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Formação complementar

2019 - 2019

Percurso e estratégias para desenvolver estudos de revisão integrativa. (Carga horária: 4h). , Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 20º SENPE, Brasil.

2019 - 2019

Minicurso: Processo de Enfermagem em pacientes com lesão de pele. (Carga horária: 3h). , 3º Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem, 3º CONSSAE, Brasil.

2019 - 2019

Aplicabilidade das teorias de enf. em pesquisas na saúde da mulher e RN. (Carga horária: 4h). , 20º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 20º SENPE, Brasil.

2018 - 2018

Raciocínio clínico: inserção ao longo do período de formação profissional. (Carga horária: 4h). , Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem, SENADEN, Brasil.

2018 - 2018

Sistematização da prática de enfermagem e o uso de linguagens padronizadas. (Carga horária: 8h). , Congresso Brasileiro de Enfermagem, CBEN, Brasil.

2018 - 2018

Simulação clínica no ensino de enfermagem. (Carga horária: 4h). , Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem, SENADEN, Brasil.

2017 - 2017

CIPE para Iniciantes. (Carga horária: 8h). , SESC - PR, SESC - PR, Brasil.

2017 - 2017

Financiamento do Sistema Único de Saúde - SUS. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2016 - 2016

Preparação da pele como estratégia para prevenir infecções cirúrgicas. (Carga horária: 1h). , 3M Health Care Academy, 3M HEALTH CARE, Brasil.

2014 - 2014

Metodologias Ativas na relação ensino-serviço: modalidades, desafios e pe. (Carga horária: 8h). , Instituto de Estudos de Saúde Coletiva, INESCO, Brasil.

2014 - 2014

Segurança do Paciente. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2013 - 2013

Preparatório de avaliadores SBA/ONA. (Carga horária: 2013h). , Organização Nacional de Acreditação - Associação, ONA, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em curso de extensão Bioestatística e Stata 2. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Curso de extensão: Bioestatística e Stata 1. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2012 - 2012

Formação Pedagógica sobre metodologias ativas de ensino na área da. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2010 - 2010

Capacitação e Enucleação de Tecidos Ocular Humanos do HC/UFPR. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2009 - 2009

Como me preparar para as Certificações nos C.O.?. , Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anest, SOBECC, Brasil.

2007 - 2008

Extensão universitária em Enfermagem. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2007 - 2007

Prevenção Gravidez na Adolescência. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, SESA, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO. , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2005 - 2005

Metodologia Pós Estruturalista Em Pesquisa. (Carga horária: 4h). , 9º Encontro do Leifams, LEIFAMS, Brasil.

2005 - 2005

Metodologia pós-estruturalista em pesquisa. (Carga horária: 4h). , Seminário Nacional sobre Saúde e Violência na perspectiva da Vulnerabilidad, ABEN/RS, Brasil.

Organização de eventos

PIRES, SANDRA MARIA BASTOS . 11ª Semana de Enfermagem - Valorização do Trabalho em Enfermagem com Desenvolvimento Sustentável e Bem Viver. 2023. (Outro).

PIRES, SANDRA MARIA BASTOS . Comitê científico do Evento à Distância - 10ª Semana de Enfermagem: uma voz para liderar, investimento e respeito 10ª edição. 2022. (Outro).

SCHEFFER, S. M. ; PIRES, S.M.B . Coordenador(a) de sessão de apresentação de trabalhos - 19º CONEX e 4º EAEX. 2021. (Outro).

PIRES, S.M.B . 20º. SENPE - Coordenadora de sessão de apresentação de trabalhos em pôster. 2019. (Outro).

PIRES, S.M.B . 1ª Semana Acadêmica de Enfermagem. 2017. (Outro).

PIRES, S.M.B . 4º Semana de Enfermagem. 2016. (Outro).

PIRES, S.M.B . 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva e 2ª Mostra Paranaense de Projetos de Pesquisa para SUS. 2016. (Congresso).

RINALDI, E. C. A. ; BASTOS, Sandra Maria . III Semana de Enfermagem da UEPG. Tema: "Formação em enfermagem no contexto do fortalecimento do Sistema Único de Saúde". 2015. (Outro).

GRDEN, C. R. B. ; BASTOS, Sandra Maria . Evento Expo e Flor. 2015. (Exposição).

ZIMMERMANN, M. H. ; LEMOS, J. R. D. ; RINALDI, E. C. A. ; BASTOS, Sandra Maria . Membro da Comissão Científica da 2ª Semana de Enfermagem. 2014. (Outro).

BASTOS, Sandra Maria . Coordenadora do evento de extensão: Sistematização da Assistência de Enfermagem: Conhecimento imprescindível para a formação do enfermeiro. 2013. (Outro).

BASTOS, Sandra Maria . II Fórum de Enferrmagem em Ética- Cuidados no Cuidar. 2010. (Outro).

BASTOS, Sandra Maria . I Fórum do Cuidador. 2010. (Outro).

BASTOS, Sandra Maria . I Fórum de Enfermagem da Santa Casa de Ponta Grossa em Tecnologia Instrumental do Cuidado ao Ser Humano. 2009. (Outro).

BASTOS, Sandra Maria . II Fórum do Cuidador - Ética: Entender para Aprimorar o Fazer. 2009. (Outro).

BASTOS, Sandra Maria . Capacitando os Profissionais da Eduacação na Prevenção da Gravidez na Adolescência. 2007. (Outro).

Participação em eventos

20º Encontro Conversando Sobre a Extensão - CONEX 5º Encontro Anual de Extensão Universitária - EAEX. 2022. (Encontro).

Live: Ciência aberta: desafios e perspectivas. 2022. (Outra).

Live: O que mudou na resolução 358/2009?. 2022. (Outra).

VII Forum Multiprofissional SEBISA - Biologia do Esporte: Saúde em Movimento. 2022. (Outra).

19º Encontro Conversando sobre a Extensão e 4º Encontro Anual de Extensão. 2021. (Outra).

9ª Semana de Enfermagem da UEPG. 2021. (Outra).

Roda de conversa Ensino a distância e os impactos no trabalho e formação em Enfermagem - 82ª (SEBEn). 2021. (Outra).

Roda de conversa Retorno às aulas presenciais: quando e como? - 82ª (SEBEn). 2021. (Outra).

17º SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem / 14º SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem. 2020. (Seminário).

18º Encontro Conversando sobre a Extensão e 3º Encontro Anual de Extensão. 2020. (Outra).

Vamos falar sobre Enfermagem na atuação frente ao COVID-19: atividades remotas educativas 1ª Edição. 2020. (Outra).

20º SENPE (Seminário Nacional de Pesquisa em Enf.) e 1º SINPE (Seminário Internacional de Pesquisa em Enf.). 2019. (Seminário).

III Seminário do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.Subconjunto Terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE), para cuidado às pessoas com úlceras vasculogênicas, sustentado na teoria de adaptação de Roy. 2019. (Seminário).

16º SENADEn - Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem.Diagnósticos de enfermagem relacionados as úlceras venosas. 2018. (Seminário).

70º CBEn - Congresso Brasileiro de Enfermagem. Subconjunto terminológico da CIPE, para o cuidado a pessoas com úlceras vasculogênicas, sustentado na teoria de adaptação de Roy - nota prévia. 2018. (Congresso).

II Seminário do Programa de Pós Graduação de Tecnologia em Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 2018. (Seminário).

1ª Semana de Enfermagem da UEPG. 2017. (Outra).

International Conference ACENDIO/AENTDE.Diagnóstico, intervenções e resultados de enfermagem do paciente com dor torácica no pré-hospitalar de emergência: estudo de caso. 2017. (Outra).

172ª Reunião Científica.Processo de Trabalho na Enfermagem. 2015. (Outra).

18º SENPE.Banco de Termos de Linguagem Especial de Enfermagem. 2015. (Seminário).

1ª Semana de Enfermagem.Conquistas da Enfermagem em Ponta Grossa. 2015. (Outra).

3 Jornada Pontagrossense de Atualização em Ginecologia e Obstetrícia SOGIPA/UEPG. 2015. (Outra).

76º SBEn. 2015. (Outra).

I Encontro de Talentos HURCG. 2015. (Encontro).

III Semana de Enfermagem da UEPG. Tema:.Prevalência dos Eventos Adversos na Assistência a Saúde em um Hospital Público de Ponta Grossa- PR. 2015. (Outra).

2ª Semana de Enfermagem.Disciplina de Semiotécnica na formação do profissional de Saúde. 2014. (Outra).

2ª Semana de Enfermagem.Prescrição de Enfermagem e Segurança do Paciente. 2014. (Outra).

IV Simpósio de Segurança do Paciente Círurgico. 2014. (Simpósio).

V Encontro de Prevenção de Infecção em Serviços de Saúde/HURCG; I Encontro de Qualidade Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. 2014. (Encontro).

VII Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem na Formação em Saúde.As mudanças na ensinagem do raciocínio clínico e nos diagnósticos de enfermagem: O desafio na aplicação. 2014. (Outra).

11º Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem (SINADEn)Sistematização da Assistência de Enfermagem e Responsabilidade Social nos Cenários da Prática Profissional. 2013. (Simpósio).

11º Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem (SINADEn)Sistematização da Assistência de Enfermagem e Responsabilidade Social nos Cenários da Prática Profissional.Relação de intervenções de enfermagem e diagnósticos de enfermagem identificados em pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva. 2013. (Simpósio).

11º Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem (SINADEn)Sistematização da Assistência de Enfermagem e Responsabilidade Social nos Cenários da Prática Profissional.Enfermeiro como sinalizador do cuidado: uma ação gerencial por meio do uso de diagnósticos de enfermagem. 2013. (Simpósio).

1ª Semana de Enfermagem da UEPG. 2013. (Encontro).

IV Encontro de Prevenção de Infecção em Serviços de Saúde e III Semana de Enfermagem. 2013. (Encontro).

Workshop para docentes: raciocínio clínico durante o 11º Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem (SINADEn)Sistematização da Assistência de Enfermagem e Responsabilidade Social nos Cenários da Prática Profissional. 2013. (Simpósio).

X ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão e III Encontro de Bioética de ECuritiba.Avaliação da disciplina de Semiotécnica pelo acadêmico de Medicina. 2013. (Encontro).

X ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão e III Encontro de Bioética de ECuritiba.Feedeback no Processo Ensino-Aprendizagem por Simulação. 2013. (Encontro).

XII Fórum das CCIHs dos Hospitais de Ponta Grossa e Região; V Encontro de Prevenção de Infecção em Serviços de Saúde/HURCG; I Encontro de Qualidade Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. 2013. (Outra).

I Encontro Científico da Semana de Enfermagem da UNIMED.Apresentação do Acervo dos materiais pessoais da Enfermaira Wanda Horta. 2012. (Encontro).

II Workshop de Enfermagem - CESCAGE.Curso: Atendimento ao Portador de feridas. 2012. (Outra).

II Workshop de Gestão da Qualidade. 2012. (Outra).

14º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem e do 8º Congresso Nacional de Residência em Enfermagem. 2011. (Congresso).

1° Encontro de Enfermagem dos Campos Gerais.Encontro de Enfermagem. 2010. (Encontro).

18° Jornada Paranaense de Enfermagem.Experiências de Aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem. 2010. (Encontro).

5° Encontro de Pesquisa em Saúde no Município de Ponta Grossa."Método Brainstorming: Desenvolvendo o Pensamento Crítico para a qualidade dos serviços na UTI Adulto do Hospitalo Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa". 2010. (Encontro).

Curso de Extensão.Do Projeto ao Artigo: Metodologia Científica para o Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná". 2010. (Outra).

Semana de Enfermagem e Controle de Infecção Hospitalar Santa Casa de Maringá.Vida e obra de Wanda Horta. 2010. (Seminário).

V SIEN - Simpósio Internacional de Enfermagem.Gerenciamento de Riscos para Segurança do paciente.. 2010. (Simpósio).

70ª Semana Brasileira de Enfermagem. 2009. (Encontro).

9° Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Materiais e Esterelização - SOBEC. A Integralidade da assistência ao cliente no período perioperatório. 2009. (Congresso).

9º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização - SOBECC. 2009. (Congresso).

CESCAGE - Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais.Trajetória de Enfermagem. 2009. (Outra).

I Encontro de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. 2009. (Encontro).

I Encontro de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde". 2009. (Encontro).

I Encontro de Gestão da Qualidade em Serviços de Sáude"."Acreditação: O que muda para o paciente". 2009. (Encontro).

I Fórum de Enfermagem da Santa Casa de Ponta Grossa em Tecnologia Instrumental do Cuidado ao Ser Humano.Palestra: Sistematização de Enfermagem baseado em Wanda Horta. 2009. (Outra).

I Fórum de Enfermagem da Santa Casa de Ponta Grossa em Tecnologia Instrumental e Cuidado ao Ser Humano.Sistematização da Assistência de Enfermagem baseado em Wanda Horta. 2009. (Outra).

IV Reunião da rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente - REBRAENSP. 2009. (Encontro).

V Encontro Gaúcho de Microbiologia Aplicada ao Controle de Infecção.O Conhecimento da Equipe de Enfermagem quanto o Gerenciamento de Risco Hospitalar de uma Instituição Filantrópica de Ponta Grossa/PR. 2009. (Encontro).

VIII Sul Encontro de Controle de Infecção. O Conhecimento da Equipe de Enfermagem quanto o Gerenciamento de Risco Hospitalar de uma Instituição Filantrópica de Ponta Grossa/PR. 2009. (Congresso).

1ª Conferência Regional de Políticas Públicas.1ª Conferência Regional de Políticas Públicas. 2008. (Outra).

1ª Jornada de Cirurgia Vascular de Ponta Grossa: Pé Diabético.Cuidados de Enfermagem. 2008. (Outra).

6º Seminário Coren/PR.Da Visibilidade Profissional à Ética Institucional. 2008. (Seminário).

6º Seminário Coren/PR.Exposição de Wanda Aguiar Horta. 2008. (Seminário).

6º Seminário Coren-PR 2008.Experiência da Implantação da SAE em Hospital Filantrópico. 2008. (Seminário).

6º Seminário Coren-PR 2008.Como estão os protocolos frente aos avanços tecnológicos?. 2008. (Seminário).

6º Seminário Coren-PR 2008.Qualidade dis relatórios/registros de enfermagem quanto os aspectos de auditoria, éticos e legais. 2008. (Seminário).

9º Curso de Cuidador de Idoso.Primeiros Socorros. 2008. (Outra).

I FORUM REGIONAL DE PREVENÇÃO DE MORTALIDADE MATERNA E INFANTIL. Prevenção Mortalidade Materna e Infantil. 2008. (Congresso).

I Fórum Regional de Prevenção de Mortalidade Materna e Infantil.As Equipes de Saúde e a Assistência Integral de Qualidade: um desafio para a redução da Mortalidade Infantil. 2008. (Outra).

IX Seminário Administrativo de Recursos Humanos.Liderança no Trabalho. 2008. (Seminário).

XI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde em uma determinada instituição de Saúde de Ponta Grossa-PR: a educação permanente como subsídio. 2008. (Congresso).

XXV SEURS.Atendimento aos portadores de feridas agudas e crônicas em ambulatório. 2008. (Seminário).

Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem em Hospitais: aspectos quali-quantitativos.Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem em Hospitais: aspectos quali-quantitativos. 2006. (Outra).

Encontro Estadual de Aleitamento Materno.Encontro Estadual de Aleitamento Materno. 2006. (Encontro).

II Ciclo de Palestras em Diabetes.Exame Físico do Pé Diabético. 2006. (Outra).

III Simpósio de Aleitamento Materno de Londrina e Região. 2005. (Simpósio).

I Seminário de Pesquisa Científica em Saúde e na Enfermagem.I Seminário de Pesquisa Científica em Saúde e na Enfermagem: Integração do saber científico e da pesquisa na área da saúde e na enfermagem. 2005. (Seminário).

Seminário Nacional sobre Saúde e Violência e perspectiva da Vulnerabilidade. 2005. (Seminário).

Seminário Nacional sobre Saúde e Violência na Perspectiva da Vulnerabilidade e 9º Encontro do LEIFAMS.Brinque, se encante. Veja diferente.. 2005. (Seminário).

Enfermeira - Empreendedora do Cuidar.Enfermeira - Empreendedora do Cuidar. 2004. (Outra).

III Fórum de CCIH's dos Estabelecimentos de Saúde de Ponta Grossa.III Fórum de CCIH's dos Estabelecimentos de Saúde de Ponta Grossa. 2004. (Outra).

Indicadores de Produtividade e Qualidade em Enfermagem.Indicadores de Produtividade e Qualidade em Enfermagem. 2004. (Outra).

XV Jornada Paranaense de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar.XV Jornada Paranaense de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. 2004. (Outra).

1° Encontro de Humanização Hospitalar - Região Sul.1° Encontro de Humanização Hospitalar - Região Sul. 2003. (Encontro).

Curso de Auditoria de Enfermagem nos Hospitais.Curso de Auditoria de Enfermagem nos Hospitais. 2003. (Outra).

I SEMINÁRIO SOBRE ÉTICA E SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM - SAE PARA ENFERMEIROS CHEFES DE SERVIÇO DE PONTA GROSSA E REGIÃO. 2003. (Seminário).

IV Simpósio Internacional Tendencias em Processos de Esterilização para Instituições de Saúde.IV Simpósio Internacional Tendencias em Processos de Esterilização para Instituições de Saúde. 2003. (Simpósio).

Treinamento:Qualificação da Gestão Hospitalar.Treinamento: Qualificação da Gestão Hospitalar. 2003. (Outra).

Congressista Evento Conjunto do Setor Saúde. XXV Encontro Catarinense de Hospitais e Prestadores de Serviços de Saúde. 2002. (Congresso).

Enfermagem no Século XXI.Enfermagem no Século XXI. 2002. (Outra).

I Simpósio de Oncologia.I Simpósio de Oncologia. 2002. (Simpósio).

Projeto de Educação Permanente em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus.Projeto de Educação Permanente em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. 2002. (Oficina).

SAE - Visão Gerencial - Avaliando Resultados.SAE - Visão Gerencial - Avaliando Resultados. 2002. (Outra).

53° Congresso Brasileiro de Enfermagem. 53° Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2001. (Congresso).

Curso de Facilitadores para Acreditação Hospitalar.Curso de Facilitadores para Acreditação Hospitalar. 2001. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Qualidade em Enfermagem. II Congresso Brasileiro de Qualidade em Enfermagem. 2001. (Congresso).

II Congresso Catarinense de Administração Hospitalar, Planos de Saúde, Diretores Clínicos e Enfermagem. II Congresso Catarinense de Administração Hospitalar, Planos de Saúde, Diretores Clínicos e Enfermagem. 2001. (Congresso).

O Papel do Enfermeiro no Faturamento Hospitalar. 2001. (Outra).

Programa de Desenvolvimento de Lideranças.Programa de Desenvolvimento de Lideranças. 2001. (Outra).

Simulado com Mútiplas Vítimas.Simulado com Mútiplas Vítimas. 2001. (Outra).

XIV Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. XIV Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. 2001. (Congresso).

Ministrante durante o Treinamento do Programa Universidade Solidária.Primeiros Socorros. 2000. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Guilherme Arcaro

PIRES, SANDRA MARIA BASTOS; FARAGO, P. V.; CAMPESATTO, E. A.; MINOZZO, B. R.; MANFRON, J.. Desenvolvimento, carcaterização e avaliação de membranas poliméricas reticuladas contendo mucilagem de Ocotea puberula Rich. Ness no tratamento de feridas. 2023. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Celso Bilynkievycz dos Santos

PILATTI, L. A.; PEDROZO, B.; GUIMARAES, A. M.; XAVIER, A. A. P.; CARVALHO, D. R.; ISHIKAWA, G.;PIRES, S.M.B. Previsão do índice de desenvolvimento humano e da expectativa de vida da América Latina por meio de técnicas de mineração de dados. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Susana Bastos Martins

GASPAR, M.D.R; PILEGGI, Marcos;BASTOS, Sandra Maria. Implantação do Controle de Infecção em UTI - Neo Natal. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle de Infecção Hospitalar) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Maria Teresa Techy

BUSATO, C.R.; MORO, R.S.;BASTOS, Sandra Maria. Implementação de Rotinas de Enfermagem. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle de Infecção Hospitalar) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Cristiane Stremel Barros Écheli

BUSATO, C.R.; MORO, R.S.;BASTOS, Sandra Maria. Tratamento Tópico de Úlcera de Estase. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle de Infecção Hospitalar) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Sonia Maria Ribas Domingos

BUSATO, C.R.; MORO, R.S.;BASTOS, Sandra Maria. O Perfil de Um Programa Educacional de Controle de uso de Antimicrobianos em um Município de Guarapuava-PR. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle de Infecção Hospitalar) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Maria Isabel Raimondo Ferraz

BUSATO, C.R.; MORO, R.S.;BASTOS, Sandra Maria. Gerenciamento de Resíduo Químico em Clínica de Oncologia. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle de Infecção Hospitalar) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Stella Maris Araújo

GASPAR, M.D.R; MAZZA, V.A.;BASTOS, Sandra Maria. Anotações de Enfermagem: Reflexo na Qualidade do Cuidado. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Projetos Assistênciais) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ana Andrade

GASPAR, M.D.R; MAZZA, V.A.;BASTOS, Sandra Maria. Assistência Integral Humanizada. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Projetos Assistênciais) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Suellen Morgana Sacchet

PIRES, SANDRA MARIA BASTOS. Lesão por pressão resultante do posicionamento cirúrgico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Carolina Ribeiro Duarte

ARCARO, G.; BASTOS, C. R. B.;PIRES, S.M.B. Qualidade de vida dos portadores de lesões crônicas atendidos em um hospital de ensino associado às características da ferida e tratamento. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Hevelyn Mayara Traleski Martins

ARCARO, G.; BASTOS, C. R. B.;PIRES, S.M.B. Fatores sociodemográficos relacionados à qualidade de vida de portadores de lesão crônica tendidos em um ambilatório de um Hospital de Ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Patrícia Puska de Paula

RODRIGUES, A. L.PIRES, S.M.B; BASTOS, C. R. B.. Consulta de enfermagem em pré-operatório de cirurgia pediátrica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Caroline Cappelletti

RODRIGUES, A. L.PIRES, S.M.B; BASTOS, C. R. B.. Consulta de enfermagem em pré-operatório de cirurgia ortopédica: revisão integrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Leticia Ferreira Matoso

PIRES, S.M.BRODRIGUES, A. L.; BASTOS, C. R. B.. Úlcera hipertensiva: um estudo de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Jully Caroline Rosa Andreata

PIRES, S.M.BRODRIGUES, A. L.; BASTOS, C. R. B.. Cuidados de enfermagem a pacientes com úlceras vasculogênicas: revisão integrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Juliana Ferreira Leal

CAVALHEIRO, M. A.;PIRES, S.M.BRODRIGUES, A. L.. Perfil de notificações de incidentes em um hospital público pediátrico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Amanda Steudel Silva

GASPAR, M.D.R;PIRES, S.M.B; CAMPOS, C. G. P.. Manejo de sepses em Unidade de Terapia Intensiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Flavia Bagatelli Bocz

PIRES, S.M.B; ANDRADE, S. M.; RINALDI, E. C. A.. A utilização da mineração de texto para visualização do prontuário de um paciente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Bruna D'Alves Tavares Luz

PIRES, S.M.BRODRIGUES, A. L.; REUSING, L.. A responsabilidade civil do Enfermeiro: uma análise do processo de enfermagem em um Hospital Universitário no interior do Paraná. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Mariana Braga

BASTOS, Sandra Maria. Representações sociais de pacientes em Quimioterapia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Fracielly de Souza Campos

BASTOS, Sandra Maria. Avaliação da Cultura de Segurança do paciente da equipe de enfermagem em um Hospital Pediátrico de Ponta Grossa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Débora Popovicz

RODRIGUES, A. L.BASTOS, Sandra Maria. Esterilização de Materiais e Segurança do Paciente no Centro Cirúrgico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Kelly Kopke Cruz

BASTOS, Sandra Maria. Perfil dos hospitais de Ponta Grossa em relação às estratégias utilizadas para implantação de qualidade e segurança do paciente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Raissa Luana Iurkiv

BASTOS, Sandra Maria. Identificação de Diagnósticos de Enfermagem e Intervenções de Enfermagem de acordo com a avaliação nutricional de crianças escolares de 7 a 9 anos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Margarete Aparecida de Oliveira

BASTOS, Sandra Maria. Identificação do Estado Nutricional de Crianças escolares de 7 a 9 anos: a necessidade do olhar da enfermagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Alloma Chistine de Madureira Paula

BASTOS, Sandra Maria. Terminalidade da vida e o conhecimento de Enfermagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Bianca Souza

BASTOS, Sandra Maria. Avaliação da representatividade celular em amostras de exames citopatológicos do colo do útero. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Lorena Gusmão

BASTOS, Sandra Maria. Cateter Intravenoso Periférico: Há indicação de trocas rotineiras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Renata Zanardini Christoforo

BASTOS, Sandra Maria. Cuidados de Enfermagem para Segurança do Paciente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Caroline de Oliveira Pedroso

BASTOS, Sandra Maria. Identificação dos diagnósticos de enfermagem segundo a classificação internacional para as práticas de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Ana Paula Prohmann

BASTOS, Sandra Maria. Idoso e Hipertensão: Uma questão de Orientação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.

Aluno: EMANOEL SEVERO

GASPAR, M.D.R;BASTOS, Sandra Maria. Pé diabético: abordagem transdisciplinar na prevenção e tratamento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Claudia Regina Bincato

BASTOS, Sandra Maria. Sugestão de Protocolo Para Mulheres Submetidas a Mastectomia Radical. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Lindomar Nivaldo de Aguiar

BASTOS, Sandra Maria. Informação e Orientação: Contribuições do Enfermeiro ao Cliente Cardíaco em Situação Cirúrgica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Alessandra Gonçalves Partica

BASTOS, Sandra Maria. Informação e Orientação: Contribuições do Enfermeiro ao Cliente Cardíaco em Situação Cirúrgica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

BASTOS, Sandra Maria. Banca Examinadora: Fundamentos de Enfermagem II. 2005. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

BASTOS, Sandra Maria. Banca Examinadora: Estágio Supervisionado. 2005. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

BASTOS, Sandra Maria. Banca Examinadora: O Cuidar de Enfermagem em Saúde Pública. 2004. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

BASTOS, Sandra Maria. Banca Examinadora: Assitência de Enfermagem em Situações Clínicas e Cirúrgicas. 2004. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

BASTOS, Sandra Maria. Banca Examinadora: Saúde Mental. 2004. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

BASTOS, Sandra Maria. Banca Examinadora: Fundamentos de Enfermagem. 2004. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

BASTOS, Sandra Maria. Banca Examinadora: Administração da Assistência de Enfermagem. 2001. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

PIRES, S.M.B; RAIMONDO, M. L.; MELHEM, A. R. F.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Admissão de Professores Colaboradores. 2022. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

PIRES, S.M.B. Banca Examinadora de Processo Seletivo Simplificado ao Cargo de Professor Colaborador. 2021. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

PIRES, S.M.B. Banca Examinadora de Processo Seletivo Simplificado ao Cargo de Professor Colaborador. 2021. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

PIRES, S.M.B. Banca Examinadora de Processo Seletivo Simplificado ao Cargo de Professor Colaborador. 2019. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

GRDEN, C. R. B.;PIRES, S.M.B; RECHE, P. M.. Comissão Avaliadora para Ascensão de Nível de Professor. 2018. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

PIRES, S.M.B. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2018. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

SOUSA, J. A. V.;PIRES, S.M.B; RECHE, P. M.. Comissão Avaliadora para Ascensão de Nível de Professor. 2016. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

LIRA, E. N.; SUCKOW, P. P. T.;BASTOS, Sandra Maria. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2015. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

LIRA, E. N.; SUCKOW, P. P. T.;BASTOS, Sandra Maria. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2015. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

LIRA, E. N.; SUCKOW, P. P. T.;BASTOS, Sandra Maria. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2015. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

BASTOS, Sandra Maria. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2015. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

BASTOS, Sandra Maria. Membro de Banca Examinadora de Teste Seletivo para Professor Colaborador na área de Saúde do Adulto e do Idoso. 2012. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Orientou

Susana Bastos Martins

Implantação Implementação do Controle de Infecção Hospitalar em UTI - Neo natal; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle de Infecção Hospitalar) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Sandra Maria Bastos Pires;

Maíra Helena Ferreira

Avaliação de fatores preditores para o aparecimento de úlcera vasculogênica; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Sandra Maria Bastos Pires;

Camila Martim

Gestão de leitos:indicadores de resultados do Núcleo Interno de Regulação; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Sandra Maria Bastos Pires;

PAOLA HEIL PLEM

Aplicabilidade do Subconjunto terminológico CIPE para pessoas com úlceras vasculogênicas; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Sandra Maria Bastos Pires;

Tayane Diniz Batista

Perfil microbiológico das lesões do pé diabético e os cuidados de enfermagem: uma revisão integrativa; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Sandra Maria Bastos Pires;

Leticia Ferreira Matoso

Úlcera hipertensiva: um estudo de caso; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Sandra Maria Bastos Pires;

Jully Caroline Rosa Andreata

Cuidados de enfermagem a pacientes com úlceras vasculogênicas: revisão integrativa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Sandra Maria Bastos Pires;

Flavia Bagatelli Bocz

A utilização da mineração de texto para visualização do prontuário de um paciente; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Sandra Maria Bastos Pires;

Bruna D'Alves Tavares Luz

A responsabilidade civil do Enfermeiro: uma análise do processo de enfermagem em um Hospital Universitário no interior do Paraná; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Sandra Maria Bastos Pires;

Kelly Kopke Cruz

Perfil dos hospitais de Ponta Grossa em relação às estratégias utilizadas para implantação de qualidade e segurança do paciente; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Sandra Maria Bastos Pires;

Débora Popovicz

Esterilização de Materiais e Segurança do Paciente no Centro Cirúrgico; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Sandra Maria Bastos Pires;

Loriane Cotovicz

Núcleo de Segurança do Paciente: um olhar em UTI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Sandra Maria Bastos Pires;

Katia Cristina Orthey Soriano

O Processo de Enfermagem como ferramenta do Cuidado sob a visão do Enfermeiro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Sandra Maria Bastos Pires;

Lindomar Nivaldo de Aguiar

Protocolo de Orientações de Enfermagem ao Cliente em Pré, Trans e Pós-Operatório de Cirurgia Cardíaca; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Sandra Maria Bastos Pires;

Alessandra Gonçalves Partica

Protocolo de Orientações de Enfermagem ao Cliente em Pré, Trans e Pós-Operatório de Cirurgia Cardíaca; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Enfermagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Sandra Maria Bastos Pires;

Produções bibliográficas

  • BASTOS, CLAUDIA REGINA BIANCATO ; MATTEI, FRANCINE DUTRA ; PIRES, SANDRA MARIA BASTOS ; RODRIGUES, ANA LUZIA ; CUBAS, MARCIA REGINA . Indicadores clínicos de diagnósticos de enfermagem e as dimensões do cuidado holístico. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 24, p. e15191, 2024.

  • PIRES, SANDRA MARIA BASTOS ; LOPATA, CARLYNE ; BASTOS, CLAUDIA REGINA BIANCATO ; TORRES, FERNANDA BROERING GOMES ; GOMES, DENILSEN CARVALHO ; CUBAS, MARCIA REGINA . TEORIA DE CALLISTA ROY EM PESQUISAS NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA. ENFERMAGEM EM FOCO DO COFEN , v. 13, p. 1-8, 2022.

  • TRALESK, HEVELYN MAYARA ; ARCARO, GUILHERME ; RODRIGUES, ANA LUZIA ; PIRES, SANDRA MARIA BASTOS ; SKUPIEN, SUELLEN VIENSCOSKI ; FARAGO, PAULO VITOR . Fatores sociodemográficos relacionados à qualidade de vida de portadores de lesões em ambulatório de Hospital Universitário. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e491111335780, 2022.

  • PIRES, SANDRA MARIA BASTOS ; RODRIGUES, ANA LUZIA ; BASTOS, CLAUDIA BIANCATO ; CUBAS, MARCIA REGINA . CONTENT VALIDATION OF ICNP® SUBSET ENUNCIATES FOR PEOPLE WITH VASCULOGENIC ULCERS. REME. REVISTA MINEIRA DE ENFERMAGEM , v. 25, p. e-1363, 2021.

  • LEAL, R. G. ; BASTOS, CLAUDIA BIANCATO ; RODRIGUES, A. L. ; PIRES, S.M.B ; CARVALHO, D. R. ; CUBAS, M. R. . VALIDAÇÃO DA DEFINIÇÃO DE TERMOS IDENTIFICADOS EM REGISTROS ELETRÔNICOS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. CIÊNCIA, CUIDADO E SAÚDE (ONLINE) , v. 16, p. 1, 2017.

  • MEIER, M. J. ; DANSKI, M. T. R. ; BASTOS, Sandra Maria . Fragmentos da trajetória pessoal e profissional de Wanda Horta: contribuições para a área da enfermagem. História da Enfermagem - Revista Eletrônica (HERE) , v. 2, p. 1-13, 2011.

  • PIRES, S.M.B ; FARIA, C. M. P. ; STEFANI, L. . Processo cicatricial de úlcera mista em paciente com insuficiência venosa crônica: relato de caso. In: BARROS, R. N.; ALVES, G. S. B.; OLIVEIRA, E.. (Org.). Tópicos em Ciências da Saúde. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2022, v. 29, p. 47-52.

  • GASPAR, M.D.R ; SILVA, A.B.F ; BASTOS, Sandra Maria . Triagem em Serviços de Emergência. In: Virginia Helena Spares de Souza; Nelson Mozachi. (Org.). O Hospital-Manual do Ambiente Hospitalar. 3ªed.Curitiba/PR: Manual Real, 2009, v. 50, p. 783-794.

  • PIRES, SANDRA MARIA BASTOS ; TAQUES, T. I. ; RODRIGUES, A. L. . Processamento de materiais nos serviços de atendimento móvel de urgência. In: 16º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, 2023, São Paulo. Anais 16º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, 2023.

  • PIRES, SANDRA MARIA BASTOS ; TAQUES, T. I. ; RODRIGUES, A. L. . Tempo de reprocessamento de perfuradores na Central de Material e Esterilização. In: 16º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, 2023, São Paulo. Anais 16º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, 2023.

  • PIRES, SANDRA MARIA BASTOS ; TAQUES, T. I. ; SACCHET, S. ; RODRIGUES, A. L. . Lesão por pressão e posicionamento cirúrgico. In: 16º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, 2023, São Paulo. Anais 16º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, 2023.

  • QUIRRENBACH, J. ; ROCHA, M.D. ; CRUZ, B. M. ; BASTOS, Sandra Maria . Comitê de Gestão de Risco: Conhecimento essencial nas organizações em saúde. In: 4º CIEPG - Congresso Internacional de Educação Pesquisa e Gestão, 2012, Ponta Grossa. Anais do 4º CIEPG - Congresso Internacional de Educação Pesquisa e Gestão Políticas e Práticas Educacionaise-, 2012. v. 4. p. 1-9.

  • CRUZ, B. M. ; DVOLATKA, J. M. ; BAUMEL, J. A. ; ROCHA, M.D. ; BASTOS, Sandra Maria . O Papel do Enfermeiro docente na formação inicial do Técnico de Enfermagem na Segurança do Paciente. In: 4º CIEPG - Congresso Internacional de Educação Pesquisa e Gestão, 2012, Ponta Grossa. Anais do 4º CIEPG - Congresso Internacional de Educação Pesquisa e Gestão Políticas e Práticas Educacionaise-, 2012. v. 4. p. 1-9.

  • BASTOS, C.A. ; BASTOS, Sandra Maria . Brinque, se encante. Veja diferente. In: 9º Encontro do Leifams, 2005, Porto Alegre. Anais 9º Encontro do Leifams, 2005.

  • PIRES, SANDRA MARIA BASTOS ; RODRIGUES, ANA LUZIA ; FERREIRA, M. H. . Avaliação de fatores preditores para o aparecimento de ulceras vasculogenicas. In: 22 CONEX, 2024, Ponta Grossa. 22 Conex, 2024. p. 1334-1339.

  • RODRIGUES, A. L. ; PIRES, S.M.B ; SILVEIRA, G. S. ; FOLTRAN, A. P. . Escolha adequada de cobertura: um fator decisivo no processo de cicatrização de feridas. In: 22 CONEX, 2024, Ponta Grossa. 22 Conex, 2024. p. 1881-1885.

  • PONTES, C. C. ; SCHULTZ, W. M. ; MARTINS, M. ; RODRIGUES, A. L. ; BASTOS, Sandra Maria . Ensino aprendendo e aprendo ensinando. In: 13º CONEX - Encontro Conversando Sobre Extensão - 'Gestão e Avaliação da Extensão Universitária: a construção de indicadores de qualidade', 2015, Ponta Grossa. Anais 13º CONEX - Encontro Conversando Sobre Extensão -, 2015.

  • ANDREATA, J. C. R. ; ROCHA, M. D. ; PIRES, S.M.B ; RODRIGUES, A. L. . Úlcera hipertensiva: um estudo de caso. In: 17º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão e 2º EAEX - Encontro Anual de Extensão Universitária, 2019, Ponta Grossa. Anais do 17º CONEX - ISSN: 2238-9113, 2019.

  • ANDREATA, J. C. R. ; RODRIGUES, A. L. ; PIRES, S.M.B . Julgamento clínico de úlceras venosas. In: 16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG, 2018, Ponta Grossa. Anais do 16º CONEX - ISSN 2238-9113, 2018.

  • FARIA, C. M. P. ; STEFANI, L. ; PIRES, S.M.B . Processo cicatricial de úlcera mista em paciente portador de insuficiência venosa crônica: relato de caso. In: 16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG, 2018, Ponta Grossa. Anais do 16º CONEX - ISSN 2238-9113, 2018.

  • RODRIGUES, A. L. ; BASTOS, C. R. B. ; PIRES, S.M.B ; SANTOS, O. M. ; LEAL, R. G. . Método de desenvolvimento de estudos de caso como apoio no ensino do raciocínio clínico, ancorado na teoria de Wanda Horta. In: 16º SENADEN - Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem, 2018, Florianópolis. Diretrizes Curriculares Nacionais, formação profissional e Sistematização da Assistência de Enfermagem, 2018.

  • PIRES, S.M.B ; RODRIGUES, A. L. ; BASTOS, C. R. B. ; VALLE, M. L. ; MALUCELLI, A. ; CUBAS, M. R. . Subconjunto Terminológico da CIPE, para o cuidado a pessoas com úlceras vasculogênicas, sustentado na teoria de adaptação de Roy - nota prévia. In: 70º CBEn - Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2018, Curitiba. Congresso>Trabalhos Científicos>Grade dos Trabalhos E-poster, 2018.

  • BASTOS, C. R. B. ; RODRIGUES, A. L. ; PIRES, S.M.B ; BITTENCOURT, R. ; DALGALO, L. ; MENDES, R. M. . Perfil de pacientes atendidos pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) que sofreram queda de mesmo nível em um município do Paraná. In: 70º CBEn - Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2018, Curitiba. Congresso>Trabalhos Científicos>Grade de Trabalhos E-pôster, 2018.

  • RODRIGUES, A. L. ; SANTOS, E. A. P. ; PIRES, S.M.B ; BASTOS, C. R. B. ; DALGALO, L. . Risco de lesão por posicionamento perioperatório e a tomada de decisão do enfermeiro apoiada pela modelagem de processos flexíveis - nota prévia. In: 70º CBEn - Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2018, Curitiba. Congresso>Trabalhos Científicos>Grade de Trabalhos E-pôster, 2018.

  • KONTZE, V. A. ; WEIGERT, V. A. ; PIRES, S.M.B ; VALLE, M. L. ; DALGALO, L. ; CUBAS, M. R. . Termos relevantes para construção de diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem da CIPE para pessoas com úlceras vasculogênicas. In: 70º CBEn - Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2018, Curitiba. Congresso>Trabalhos Científicos>Grade de Trabalhos E-pôster, 2018.

  • PIRES, S.M.B ; RODRIGUES, A. L. ; BASTOS, C. R. B. ; VALLE, M. L. ; RODRIGUES, M. S. . Diagnósticos de enfermagem relacionados as úlceras venosas. In: 16º SENADEn - Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem, 2018, Florianópolis. Diretrizes Curriculares Nacionais, formação profissional e Sistematização da Assistência de Enfermagem, 2018.

  • FARIA, C. M. P. ; STEFANI, L. ; PIRES, S.M.B . Projeto de feridas na formação de acadêmicos de Enfermagem e Medicina. In: 15º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão, 2017, Ponta Grossa. Anais do 15º CONEX - ISSN 2238-9113, 2017.

  • RODRIGUES, A. L. ; BASTOS, C. R. B. ; CUBAS, M. R. ; VALLE, M. L. ; PIRES, S.M.B . Terapêutica de feridas de etiologia venosa e diabética. In: XII Congresso Brasileiro de Estomaterapia, 2017, Belo Horizonte. Anais XII Congresso Brasileiro de Estomaterapia, 2017.

  • BASTOS, C. R. B. ; CUBAS, M. R. ; CARVALHO, D. R. ; PIRES, S.M.B ; RODRIGUES, A. L. ; BITTENCOURT, R. . Relato de experiência: implementação do processo de enfermagem informatizado em dois hospitais do interior do Paraná, fundamentado em teorias da Enfermagem. In: I Encontro Internacional do Processo de Enfermagem, 2017, São Paulo. O raciocínio clínico de enfermagem e a era digital, 2017.

  • PIRES, S.M.B ; PIZZOLATO, A. C. ; SARQUIS, L. M. M. ; GOMES, D. C. ; SILVEIRA, S. N. . Diagnóstico, intervenções e resultados de enfermagem do paciente com dor torácica no pré-hospitalar de emergência: estudo de caso. In: International Conference ACENDIO/AENTDE, 2017, Valencia. eHealth and Standardized Nursing Languages: supporting practice, advancing science, 2017.

  • VALLE, M. L. ; BASTOS, C. R. B. ; PIRES, S.M.B ; CUBAS, M. R. ; RODRIGUES, A. L. . A instrumentalização acadêmica das teorias de enfermagem e suas implicações no processo de enfermagem. In: 15º SENADEn - Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem, 2016, Curitiba. Formação em Enfermagem: cuidado profissional e cidadania, 2016.

  • BASTOS, C. R. B. ; PIRES, S.M.B ; RODRIGUES, A. L. ; LEAL, R. G. ; PELICI, A. P. V. D. ; CUBAS, M. R. . Identificação do leito conforme classificação de risco baseada em diagnósticos de enfermagem da CIPE. In: Simpósio internacional de Cuidados de Saúde Baseados na Evidência e V Congresso de Investigação em Enfermagem Ibroamericano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, 2016, Coimbra. Identificação do leito conforme classificação de risco baseada em diagnósticos de enfermagem da CIPE, 2016.

  • SANTOS, O. M. ; RODRIGUES, A. L. ; BASTOS, C. R. B. ; PIRES, S.M.B ; MATTEI, F. D. ; CUBAS, M. R. . O processo de implantação da sistematização da assistência de enfermagem e a instrumentalização profissional do enfermeiro e sua equipe. In: 12º SINADEn - Simpósio Nacional de Diagnóstico em Enfermagem, 2016, Recife. Sistematização da Assistência de Enfermagem: Avanços e Desafios na Qualidade da Assistência, Gestão, Ensino e Pesquisa, 2016.

  • QUIRRENBACH, J. ; ROCHA, M.D. ; RODRIGUES, A. L. ; NASCIMENTO, J. S. ; BASTOS, Sandra Maria . Prevalência dos Eventos Adversos na Assistência a Saúde em um Hospital Público de Ponta Grossa- PR. In: III Semana de Enfermagem da UEPG. Tema: 'Formação em enfermagem no contexto do fortalecimento do Sistema Único de Saúde', 2015, Ponta Grossa. Anais III Semana de Enfermagem da UEPG. Tema:, 2015.

  • OLIVEIRA, M. A. ; TRACZ, E. C. ; SILVA, C. L. ; BASTOS, Sandra Maria . Identificação do Estado Nutricional de Crianças Escolares de 7 a 9 Anos: A Necessidade do Olhar da Enfermagem. In: III Semana de Enfermagem da UEPG. Tema: 'Formação em enfermagem no contexto do fortalecimento do Sistema Único de Saúde', 2015, Ponta Grossa. Anais III Semana de Enfermagem da UEPG. Tema: "Formação em enfermagem no contexto do fortalecimento do Sistema Único de Saúde", 2015.

  • SILVA, C. S. ; PEREIRA, J. N. ; LOPES, B. G. ; BRAGA, M. ; BASTOS, Sandra Maria . Didática Prática Para a Importância da Padronização na Higienização das Mãos. In: III Semana de Enfermagem da UEPG. Tema: 'Formação em enfermagem no contexto do fortalecimento do Sistema Único de Saúde', 2015, Ponta Grossa. Anais III Semana de Enfermagem da UEPG. Tema: "Formação em enfermagem no contexto do fortalecimento do Sistema Único de Saúde", 2015.

  • FERNANDES, L. C. ; SILVA, M. T. ; PADILHA, B. C. ; ROCHA, M.D. ; BASTOS, Sandra Maria . Percepção do Papel dos Monitores Inseridos na Disciplina de Semiotécnica. In: III Semana de Enfermagem da UEPG. Tema: 'Formação em enfermagem no contexto do fortalecimento do Sistema Único de Saúde', 2015, Ponta Grossa. Anais III Semana de Enfermagem da UEPG. Tema: "Formação em enfermagem no contexto do fortalecimento do Sistema Único de Saúde", 2015.

  • BASTOS, C. R. B. ; MEROTTO, F. ; CUBAS, M. R. ; RODRIGUES, A. L. ; BASTOS, Sandra Maria . 'Pit Stop' da Cirurgia Segura: Uma inovação que fortalece a segurança do paciente e oportuniza a humanização ao paciente cirúrgico. In: 17º EnfSul, 2015, Curitiba. Anais do 17º EnfSul, 2015.

  • CRUZ, B. M. ; CAVALHEIRO, M. A. ; BASTOS, C. R. B. ; SILVA, C. L. ; BASTOS, Sandra Maria . Padronização da linguagem: uma necessidade real. In: 1ª Semana de Enfermagem da UEPG, 2013, Ponta Grossa. Anais do 1ª Semana de Enfermagem da UEPG, 2013. v. 1. p. 1-1.

  • BARRETO, M. F. C. B. ; CRUZ, B. M. ; BAUMEL, J. A. ; CAVALHEIRO, M. A. ; BASTOS, Sandra Maria . Cirurgia segura: Uso do checklist e a garantia da segurança do paciente.. In: I Semana de Enfermagem da UEPG, 2013, Ponta Grossa. Anais do 1ª Semana de Enfermagem da UEPG, 2013. v. 1. p. 1-1.

  • QUIRRENBACH, J. ; CRUZ, B. M. ; ROCHA, M.D. ; BASTOS, Sandra Maria . Comitê de Gestão de Risco: Conhecimento essencial nas organizações em saúde. In: 4º Congresso Internacional de Educação, 2012, Ponta Grossa. Anais 4º Congresso Internacional de Educação, 2012.

  • MAIA, V. R. ; BASTOS, C. R. B. ; RODRIGUES, A. L. ; BASTOS, Sandra Maria ; CHARNESKI, S. N. ; ROCHA, M.D. . O conhecimento da Equipe de Enfermagem quanto ao Gerenciamento de Risco Hospitalar de uma Instituição Filantrópica de Ponta Grossa/PR. In: VIII Sul Encontro de Controle de Infecção, 2009, Gramado/RS. VIII Sul Encontro de Controle de Infecção, 2009.

  • GASPAR, M.D.R ; ALVES, E.L. ; SILVA, C. L. ; BASTOS, Sandra Maria . Plano de gerenciamento de resíduos de serviço de saúde em uma determinada instituição de saúde em Ponta Grossa-PR: a educação permanente como subsídio. In: XI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2008, Rio de Janeiro. The Brazilian Journal of Infectious diseases, 2008. v. 12.

  • GASPAR, M.D.R ; BASTOS, Sandra Maria . Atendimento aos portadores agudos e crônicas em ambulatório. In: XXV SEURS, 2007, Guarapuava. Extensão Universitária, 2007.

  • BASTOS, C. R. B. ; MATTEI, F. D. ; RODRIGUES, A. L. ; BASTOS, Sandra Maria ; CUBAS, M. R. . Indicadores Clínicos de Diagnósticos de Enfermagem e as Dimensões do Cuidado Holístico: Revisão Integrativa. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , 2024.

  • PIRES, S.M.B ; LOPATA, C. ; BASTOS, C. R. B. ; TORRES, F. B. G. ; GOMES, D. C. ; CUBAS, M. R. . Teoria de Callista Roy em pesquisas na pós-graduação brasileira.. Enfermagem em Foco , 2022.

  • PIRES, SANDRA MARIA BASTOS . Teorias de Enfermagem e Plano de cuidados. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DALZOTTO, M. L. ; SILVA, A. C. L. S. ; SANTOS, L. S. ; PIRES, SANDRA MARIA BASTOS ; RODRIGUES, A. L. . Central de Material e Esterilização de um Hospital Universitário e Hospital Materno Infantil. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SLUSARSKI, A. P. ; SESCATTO, M. ; PIRES, SANDRA MARIA BASTOS . Cuidados de enfermagem em paciente com pé diabético. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AMBROSIO, A. G. T. ; LOPES, C. ; SOUZA, V. A. O. ; PIRES, SANDRA MARIA BASTOS . Habilidades desenvolvidas no Projeto Ensinando e Aprendendo com Feridas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SLUSARSKI, A. P. ; SANTOS, E. P. ; MATEUS, G. R. ; OLIVEIRA, R. M. ; CZORNOBAY, S. F. L. ; PIRES, SANDRA MARIA BASTOS . Relato de aprendizado acadêmico na avaliação de feridas pelo método TIMERS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AIRES, L. ; CAVALHEIRO, A. P. G. ; PIRES, SANDRA MARIA BASTOS ; RODRIGUES, A. L. ; BASTOS, C. R. B. ; ROCHA, M. D. . Método de compressão para cicatrização de uma úlcera mista crônica: um estudo de caso. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CZORNOBAY, S. F. L. ; MARTINS, M. ; PIRES, SANDRA MARIA BASTOS . Relato de experiência: projeto ensinando e aprendendo com as feridas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AMBROSIO, A. G. T. ; BORGO, P. ; ROCHA, T. ; RODRIGUES, A. L. ; ROCHA, M. D. ; PIRES, SANDRA MARIA BASTOS . Experiências vivenciadas no Projeto Ensinando e Aprendendo com Feridas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CZORNOBAY, S. F. L. ; CZORNOBAY, S. F. L. ; PIRES, S.M.B ; RODRIGUES, A. L. ; SANTOS, E. P. . Ensinando e aprendendo com as feridas em tempos de pandemia: relato de experiência. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, E. P. ; RODRIGUES, A. L. ; PIRES, S.M.B . Projeto Ensinando e Aprendendo com as feridas na modalidade remota. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, E. P. ; SILVA, B. A. P. ; RODRIGUES, A. L. ; PIRES, S.M.B . Paciente Cirúrgico na Unidade Basica de Saúde (UBS). 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, E. P. ; SILVA, B. A. P. ; RODRIGUES, A. L. ; PIRES, S.M.B . O paciente cirúrgico na Unidade Básica de Saúde (ESF). 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIRES, S.M.B . Palestra de Abertura - 7ª. Semana de Enfermagem da UEPG. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIRES, S.M.B ; CUBAS, M. R. ; VALLE, M. L. ; BASTOS, C. R. B. ; RODRIGUES, A. L. . Acervo da história de vida de Wanda de Aguiar Horta. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIRES, S.M.B . Subconjunto terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE), para cuidado às pessoas com úlceras vasculogênicas, sustentado na teoria de adaptação de Roy. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANDREATA, J. C. R. ; ROCHA, M.D. ; PIRES, S.M.B ; RODRIGUES, A. L. . Úlcera hipertensiva: um estudo de caso. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIRES, S.M.B . Pilares da atuação da enfermagem: papel do enfermeiro na assistência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIRES, S.M.B . Subconjunto terminológico da classificação internacional para a prática de enfermagem (CIPE), estruturado em ontologia, para cuidado às pessoas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIRES, S.M.B ; RODRIGUES, A. L. ; BASTOS, C. R. B. ; VALLE, M. L. ; RODRIGUES, M. S. . Diagnósticos de enfermagem relacionados as úlceras venosas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANDREATA, J. C. R. ; RODRIGUES, A. L. ; PIRES, S.M.B . Julgamento clínico de úlceras venosas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FARIA, C. M. P. ; STEFANI, L. ; PIRES, S.M.B . Processo cicatricial de úlcera mista em paciente portador de insuficiência venosa crônica: relato de caso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODRIGUES, A. L. ; BASTOS, C. R. B. ; PIRES, S.M.B ; SANTOS, O. M. ; LEAL, R. G. . Método de desenvolvimento de estudos de caso como apoio no ensino do raciocínio clínico, ancorado na teoria de Wanda Horta. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PIRES, S.M.B ; RODRIGUES, A. L. ; BASTOS, C. R. B. ; VALLE, M. L. ; MALUCELLI, A. ; CUBAS, M. R. . Subconjunto terminológico da CIPE, para o cuidado a pessoas com úlceras vasculogênicas, sustentado na teoria de adaptação de Roy - nota prévia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BASTOS, C. R. B. ; RODRIGUES, A. L. ; PIRES, S.M.B ; BITTENCOURT, R. ; DALGALO, L. ; MENDES, R. M. . Perfil de pacientes atendidos pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) que sofreram queda de mesmo nível em um município do Paraná. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, A. L. ; SANTOS, E. A. P. ; PIRES, S.M.B ; BASTOS, C. R. B. ; DALGALO, L. . Risco de lesão por posicionamento perioperatório e a tomada de decisão do enfermeiro apoiada pela modelagem de processos flexíveis - nota prévia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KONTZE, V. A. ; WEIGERT, V. A. ; PIRES, S.M.B ; VALLE, M. L. ; DALGALO, L. ; CUBAS, M. R. . Termos relevantes para construção de diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem da CIPE para pessoas com úlceras vasculogênicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FARIA, C. M. P. ; STEFANI, L. ; PIRES, S.M.B . Portador de insuficiência venosa crônica: relato de caso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIRES, S.M.B . SAE - Sistematização da Assistência de Enfermagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIRES, S.M.B . Implantação da sistematização da assistência da Enfermagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIRES, S.M.B ; PIZZOLATO, A. C. ; SARQUIS, L. M. ; GOMES, D. R. C. ; CUBAS, M. R. ; SILVEIRA, S. N. . Diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem para pacientes com dor torácica: estudo de caso no serviço de emergência pré-hospitalar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIRES, S.M.B . Subconjunto terminológico da CIPE, estruturado em ontologia para indivíduos com úlceras vasgulogênicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BASTOS, C. R. B. ; CUBAS, M. R. ; CARVALHO, D. R. ; PIRES, S.M.B ; RODRIGUES, A. L. ; BITTENCOURT, R. . Relato de experiência: implementação do processo de enfermagem informatizado em dois hospitais do interior do Paraná, fundamentado em teorias da enfermagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODRIGUES, A. L. ; BASTOS, C. R. B. ; CUBAS, M. R. ; VALLE, M. L. ; PIRES, S.M.B . Terapêutica de feridas de etiologia venosa e diabética. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FARIA, C. M. P. ; STEFANI, L. ; PIRES, S.M.B . Projeto de feridas na formação de acadêmicos de Enfermagem e Medicina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIRES, S.M.B ; PIZZOLATO, A. C. ; SARQUIS, L. M. M. ; GOMES, D. C. ; SILVEIRA, S. N. . Diagnóstico, intervenções e resultados de enfermagem do paciente com dor torácica no pré-hospitalar de emergência: estudo de caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BASTOS, C. R. B. ; BASTOS, S.M ; RODRIGUES, A. L. ; Rodrigo Guerra Leal ; PELICI, A. P. V. D. ; CUBAS, M. R. . Identificação do leito conforme classificação de risco baseada em diagnósticos de enfermagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PONTES, C. C. ; SCHULTZ, W. M. ; MARTINS, M. ; RODRIGUES, A. L. ; BASTOS, S.M . Gestão e avaliação da Extensão universitária: a construção de indicadores de qualidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PONTES, C. C. ; SCHULTZ, W. M. ; MARTINS, M. ; RODRIGUES, A. L. ; BASTOS, S.M . Gestão e avaliação da Extensão universitária: a construção de indicadores de qualidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VALLE, M. L. ; BASTOS, C. R. B. ; PIRES, S.M.B ; CUBAS, M. R. ; RODRIGUES, A. L. . A instrumentalização acadêmica das teorias de enfermagem e suas implicações no processo de enfermagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, O. M. ; RODRIGUES, A. L. ; BASTOS, C. R. B. ; PIRES, S.M.B ; MATTEI, F. D. ; CUBAS, M. R. . O processo de implantação da sistematização da assistência de enfermagem e a instrumentalização profissional do enfermeiro e sua equipe. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BASTOS, C. R. B. ; PIRES, S.M.B ; RODRIGUES, A. L. ; LEAL, R. G. ; PELICI, A. P. V. D. ; CUBAS, M. R. . Identificação do leito conforme classificação de risco baseada em diagnósticos de enfermagem da CIPE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNADES, L. C. ; SILVA, M. T. ; PADILHA, B. C. ; BASTOS, S.M ; ROCHA, M.D. . Percepção do Papel dos Monitores Inseridos na Disciplina de Semiotécnica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, C. S. ; PEREIRA, J. N. ; LOPES, B. G. ; BASTOS, S.M ; BRAGA, M. . Didática prática para a importância da padronização na higienização das mãos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, M. A. ; TRACZ, E. C. ; SILVA, C. L. ; BASTOS, S.M . Identificação do Estado Nutricional de crianças escolares de 7 a 9 anos: a necessidade do olhar da enfermagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NASCIMENTO, J. S. ; ROCHA, M.D. ; BASTOS, S.M ; RODRIGUES, A. L. ; QUIRRENBACH, J. . Prevalência dos Eventos Adversos na Assistencia a Saude em um hospital público de Ponta Grossa -PR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PONTES, C. C. ; SCHULTZ, W. M. ; MARTINS, M. ; RODRIGUES, A. L. ; PIRES, S.M.B . Ensino aprendendo e aprendo ensinando. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BASTOS, Sandra Maria . Histórico da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE); Diferença entre SAE, metodologia da Assistência de enfermagem (MAE) e Processo de enfermagem (PE); Resoluções que regem a enfermagem nesta temática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, A. L. ; FLORES, C.M. ; ATAYA, L.R. ; CLARINDO, L.H.M.S. ; BASTOS, Sandra Maria . Grupo de Estudos: O Despertar do Conhecimento. Curitiba: Portal Dia a Dia Educação Educadores, 2010 (Artigo).

  • GASPAR, M.D.R ; BASTOS, Sandra Maria . Segurança o Paciente: Conhecimentos Imprescindíveis na Formação do Técnico de Enfermagem. Curitiba: Portal Dia-a-Dia Educação, 2010 (Artigo).

Outras produções

PIRES, S.M.B ; RODRIGUES, A. L. . Úlceras Vasculogênicas Orientações aos familiares. 2021. (Produção de cartilha).

PIRES, S.M.B ; RODRIGUES, A. L. . CUIDADOS FRENTE AO PACIENTE COM ÚLCERAS VASCULOGÊNICAS. 2021. (Cartilha de orientação).

PIRES, S.M.B ; CUBAS, M. R. . Estruturação do Subconjunto terminológico da CIPE para pessoas com úlceras vasculogênicas. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de cartilha).

BASTOS, Sandra Maria . Projeto Mundo Melhor. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BASTOS, Sandra Maria . Como Instituir um Hospital Amigo da Criança. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTOS, Sandra Maria . Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BASTOS, Sandra Maria . PRIMEIROS SOCORROS. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BASTOS, Sandra Maria . Paródias. 2005. Outra.

BASTOS, Sandra Maria . Aleitamento Materno em Paródias. 2009 (Coral).

BASTOS, Sandra Maria . Encontro Estadual de Aleitamento Materno e Encerramento da Semana Mundial de Amamentação. 2005 (Coral).

BASTOS, Sandra Maria . Trajetória de Enfermagem. 2009 (Palestra) .

BASTOS, Sandra Maria . Amamentação e Cuidados com o Recém-Nascido. 2007 (Palestra) .

BASTOS, Sandra Maria . Semana Pedagógica. 2004 (Demais trabalhos relevantes) .

BASTOS, Sandra Maria . 4° Seminário Sepam Profissões. 2001 (Demais trabalhos relevantes) .

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2024

    Assistência de enfermagem no perioperatório e central de materiais e esterilização, Descrição: Promover discussão e pesquisas relacionadas ao período perioperatório e na aplicação das boas práticas no reprocessamento de materiais para a assistência à saúde afim de melhoria da qualidade da assistência prestada, segurança do paciente e diminuição dos índices de infecções relacionadas a assistência a saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sandra Maria Bastos Pires - Integrante / Maria Dagmar da Rocha Gaspar - Integrante / Ana Luzia Rodrigues - Coordenador.

  • 2022 - 2024

    Assistência de enfermagem a pessoa com feridas, Descrição: Promover discussões e pesquisas sobre feridas a fim de oportunizar uma assistência de Enfermagem com qualidade e segurança dentro dos princípios éticos e científicos. Trata-se de um projeto de pesquisa, que tem interlocução com um projeto de extensão intitulado Ensinando e aprendendo com as feridas desenvolvido desde 2015. Demostrando vasta trajetória profissional e conhecimento científico dos envolvidos no projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sandra Maria Bastos Pires - Coordenador / Maria Dagmar da Rocha Gaspar - Integrante / Ana Luzia Rodrigues - Integrante / Guilherme Arcaro - Integrante.

  • 2006 - 2008

    Projeto de Pesquisa: Controle de Vetores, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Maria Bastos Pires - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2001 - 2001

    Participação como Membro da Comissão de Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem da UEPG, Descrição: Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem da UEPG. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sandra Maria Bastos - Integrante / Arlete Bernini Fernandes e Silva - Coordenador.

  • 2001 - 2001

    Participação como Membro da Comissão de Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem da UEPG, Descrição: Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem da UEPG. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sandra Maria Bastos - Integrante / Arlete Bernini Fernandes e Silva - Coordenador.

  • 2001 - 2001

    Participação como Membro da Comissão de Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem da UEPG, Descrição: Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem da UEPG. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sandra Maria Bastos Pires - Integrante / Arlete Bernini Fernandes e Silva - Coordenador.

  • 2001 - 2001

    Participação como Membro da Comissão de Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem da UEPG, Descrição: Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem da UEPG. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sandra Maria Bastos Pires - Integrante / Arlete Bernini Fernandes e Silva - Coordenador.

  • 2001 - 2001

    Participação como Membro da Comissão de Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem da UEPG, Descrição: Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem da UEPG. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sandra Maria Bastos Pires - Integrante / Arlete Bernini Fernandes e Silva - Coordenador.

  • 2001 - 2001

    Participação como Membro da Comissão de Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem da UEPG, Descrição: Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem da UEPG. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sandra Maria Bastos Pires - Integrante / Arlete Bernini Fernandes e Silva - Coordenador.

  • 2001 - 2001

    Participação como Membro da Comissão de Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem da UEPG, Descrição: Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem da UEPG. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sandra Maria Bastos Pires - Integrante / Arlete Bernini Fernandes e Silva - Coordenador.

  • 2001 - 2001

    Participação como Membro da Comissão de Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem da UEPG, Descrição: Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem da UEPG. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sandra Maria Bastos Pires - Integrante / Arlete Bernini Fernandes e Silva - Coordenador.

Prêmios

2017

Membro Honorário do Corpo de Enfermagem do Hospital Regional dos Campos Gerais, Hospital Regional dos Campos Gerais.

2016

Prêmio Genoveva Paczkowski Antunes Pinto - Mulher do século XXI, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

2016

Menção Honrosa - contribuição e dedicação à administração pública, Paraná Previdência - Governo do Estado do Paraná.

2014

Menção Honrosa: Enfermeiro e o técnico de enfermagem profissionais indispensáveis para o cuidado, 2ª Semana de Enfermagem.

2013

1º Lugar -Categoria Pós-Graduação Stricto Sensu - Feedeback no Processo Ensino-Aprendizagem por Simulação, Faculdades Pequeno Príncipe - X Encontro de Pesquisa e Extensão.

2010

Menção Honrosa - Coral da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa/PR, Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

2010

Prêmio Paranaense de Excelência em Enfermagem - Reconhecimento Nacional, COREN/PR.

2008

Moção de aplauso Nº 146/2008, Câmara Municipal de Ponta Grossa.

2006

Moção de aplauso Nº 370/2006, Câmara Municipal de Ponta Grossa.

2004

Troféu Personalidade Especial, Rotary Ponta Grossa.

2002

Associação Brasileira de Enfermagem Seção Paraná - Sócia, ABEn-PR.

2001

Ética, Um princípio que não pode ter fim, Rotary Ponta Grossa.

2001

Homenagem aos Relevantes Serviços Prestados à Comunidade Princesina na sua Vida Profissional, Rotary Ponta Grossa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2016

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão Coordenadora TCC: Enfermag, Carga horária: 1

Outras informações:
Membro da Comissão Coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso, do curso, Bacharelado em Enfermagem

2008 - 2008

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Estágio Supervisionado, Carga horária: 24

2005 - 2005

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

2003 - 2005

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Professor concedido SEED, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor concedido pelo Núcleo de Educação da SEED - Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná.

2001 - 2001

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Elaboração do Projeto Político Pedagógico, Carga horária: 20

Atividades

  • 10/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Enfermagem.Cargo ou função, Chefe do Departamento de Enfermagem.

  • 04/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Enfermagem.Cargo ou função, Coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Bacharelado em Enfermagem.

  • 01/2013

    Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Semiotécnica, Disciplina Integradora I

  • 01/2013

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração da Assistência de Enfermagem, Ética e Bioética no Processo de Assistência de Enfermagem, Orientação de TCC, Saúde do Adulto e do Idoso, Supervisão de Estágio, Gerenciamento em Enfermagem, Sistematização da Assistência em Enfermagem

  • 12/2006

    Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão: Atendimento aos portadores de feridas agúdas e crônicas em ambulatório na Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa.

  • 05/2013 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Enfermagem.Cargo ou função, Suplente como representante da UEPG (DENSP), junto a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente..

  • 02/2013 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Enfermagem.Cargo ou função, Membro da Comissão Coordenadora de TCC.

  • 03/2003 - 12/2016

    Estágios , Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Biologia Geral.Estágio realizado, Fundamentos de Enfermagem II.

  • 03/2003 - 12/2012

    Ensino, Bacharelado Em Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração da Assistência de Enfermagem, Fundamentos de Enfermagem II, Metodologia da Assistência de Enfermagem

  • 08/2005 - 08/2005

    Extensão universitária , Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Biologia Geral.Atividade de extensão realizada, Atuou na qualidade de ministrante no curso "Iniciativa Hospital Amigo da Criança".

  • 08/2004 - 11/2004

    Extensão universitária , Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Biologia Geral.Atividade de extensão realizada, Ministrou aulas no curso "Enfermagem, rumo a uma vida saudável através do suporte de vida".

  • 08/2004 - 11/2004

    Extensão universitária , Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Biologia Geral.Atividade de extensão realizada, Assessoria de Coordenação "Enfermagem, rumo a uma vida saudável através do suporte de vida".

  • 10/2003 - 11/2003

    Extensão universitária , Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Biologia Geral.Atividade de extensão realizada, Ministrou aulas no curso "Enfermagem, rumo a uma vida saudável através do suporte de vida".

  • 10/2003 - 11/2003

    Extensão universitária , Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Biologia Geral.Atividade de extensão realizada, Assessoria de Coordenação "Enfermagem, rumo a uma vida saudável através do suporte de vida".

  • 10/2003 - 10/2003

    Extensão universitária , Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Biologia Geral.Atividade de extensão realizada, Atuou no evento "Mostra de Ciência, Tecnologia & Arte".

  • 03/2003 - 04/2003

    Ensino, Controle de Infecção Hospitalar, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Especialização em Controle de Infecção Hospitalar - Estudos do Ambiente I, Especialização em Controle de Infecção Hospitalar - Estudos do Ambiente II

1986 - 2012

Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 30

Atividades

  • 05/2002 - 03/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Enfermagem, Gerência de Enfermagem.Cargo ou função, Membro efetivo da Comissão de Qualidade da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa.

  • 03/2002 - 03/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Enfermagem, Gerência de Enfermagem.Cargo ou função, Membro da Equipe de Terapia Nutricional.

  • 03/2001 - 03/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, 3ª Regional de Saúde.Cargo ou função, Membro do Comitê Regional de Mortalidade Materna.

  • 08/1986 - 03/2012

    Direção e administração, Enfermagem, Gerência de Enfermagem.Cargo ou função, Gerente do Serviço de Enfermagem.

1983 - 2013

Secretaria de Estado da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio

Atividades

  • 03/1983 - 03/2013

    Ensino,Disciplinas ministradas, Qualificação Profissional - Auxiliar de Enfermagem

2003 - 2003

Associação Brasileira de Odontologia Ponta Grossa

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor de Especialização, Carga horária: 0

2001 - 2001

Associação Brasileira de Odontologia Ponta Grossa

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor de Especialização, Carga horária: 0

Atividades

  • 10/2003 - 10/2003

    Ensino, Cirúrgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Introdução ao Centro Cirúrgico e Biosegurança

  • 07/2001 - 07/2001

    Ensino, Cirúrgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Técnica Cirúrgica - Preparo do Paciênte e Equipe - Pré Operatório

2001 - 2002

Centro de Ensino Superior de Campos Gerais

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/2001 - 12/2002

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Semiologia

2001 - 2001

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itararé

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor de Especialização, Carga horária: 0

Atividades

  • 02/2001 - 02/2001

    Ensino, Pós Graduação Educação Especial, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia, Fisiologia, Neurologia, Noções de Enfermagem