Simonete Pereira da Silva
Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba (1992), Especialista em Pesquisa em Educação Física, pela Universidade Federal da Paraíba (1998), Mestre em Treino de Alto Rendimento Desportivo pela Universidade do Porto, Portugal (2000) e Doutora em Ciências do Desporto, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal (2010) e revalidado como Biodinâmica do Movimento Humano, pela Universidade de São Paulo, USP-SP. Estágio Pós Doutoral no Laboratório de Cineantropometria e Estatística Aplicada da Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal (2015-2016). É professora Associada do Departamento de Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA-CE). Desenvolve pesquisas sobre o crescimento, desenvolvimento motor humano, treinamento esportivo e atividade física e saúde.
Informações coletadas do Lattes em 27/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências do Desporto
2005 - 2010
Faculdade de Desporto - Universidade do Porto
Título: Estudo Longitudinal-Misto do Crescimento e Desempenho Motor em Crianças e Adolescentes da Região do Cariri Cearense, Brasil
José António Ribeiro Maia. Bolsista do(a): Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, FCT, Portugal. Palavras-chave: crescimento somático; maturação biológica; Desempenho Motor; Tracking; crianças e jovens.Grande área: Ciências da Saúde
Mestrado em Treino de Alto Rendimento Desportivo
1998 - 2000
Faculdade de Desporto - Universidade do Porto
Título: Aspectos da Performance Desportivo-Motora em Voleibol: Um estudo diferencial com o escalão de formação do sexo feminino da Associação de Voleibol do Porto, Ano de Obtenção: 2000
José António Ribeiro Maia.Palavras-chave: Performance desportivo-motora.Grande área: Ciências da Saúde
Especialização em Pesquisa em Educação Física
1997 - 1998
Universidade Federal da Paraíba
Título: Principais Lesões de Joelho na Prática do Voleibol
Orientador: Heleodório Honorato dos Santos
Pós-doutorado
2015 - 2016
Pós-Doutorado. , Universidade do Porto, UP, Portugal. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde
Formação complementar
2024 - 2024
Capacitação profissional em Musculação. (Carga horária: 20h). , Escola de Musculação MTOR, MTOR, Brasil.
2024 - 2024
Saude e treinamento da mulher. (Carga horária: 16h). , Escola de Musculação MTOR, MTOR, Brasil.
2015 - 2015
Modelling sports performance from an allometric pe. (Carga horária: 40h). , Faculdade de Desporto - Universidade do Porto, FADE_UP, Portugal.
2015 - 2015
Behavioral Genetics. (Carga horária: 40h). , Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, FADEUP, Portugal.
2015 - 2015
Mixed Effects Models: Cross-sectional and longitud. (Carga horária: 40h). , Faculdade de Desporto - Universidade do Porto, FADE-UP, Portugal.
2015 - 2015
Formação Avançada de Treinadores - Planeamento de. (Carga horária: 8h). , Comitê Olimpico Português, COP, Portugal.
2014 - 2014
Curso básico em educação para profissões de saúde. (Carga horária: 20h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.
2014 - 2014
Cursos decurta duração. (Carga horária: 6h). , Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, CELAFISCS, Brasil.
2014 - 2014
Cursos decurta duração. (Carga horária: 6h). , Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, CELAFISCS, Brasil.
2013 - 2013
Análise de Regressão e Equações Estruturais em Est. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2010 - 2010
Análise Avançada de Dados com Recurso ao SPSS. (Carga horária: 20h). , Universidade do Porto, UP, Portugal.
2009 - 2009
Training Course in the LMSChartmaker Software. (Carga horária: 40h). , Institute of Child Health, UCL, Inglaterra.
2007 - 2009
Curso de Língua Inglesa. (Carga horária: 240h). , Complexo Cultural Schoenberg, SCHOENBERG, Brasil.
2006 - 2006
Biological Maturation. (Carga horária: 40h). , Faculdade Leão Sampaio, LEÃOSAMPAIO, Brasil.
2004 - 2004
Fisiologia do Exercício. (Carga horária: 20h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2003 - 2003
Avaliação Física Relacionada à Saúde. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2002 - 2002
Medidas e Avaliação Aplicações no Treinamento Desp. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2001 - 2001
Nutrição no Desempenho Físico do Atleta de Competi. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Brasil.
2001 - 2001
Bases Fisiológicas do Condicionamento Físico Para. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Brasil.
1998 - 1998
Voleibol da Formação à Especialização. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1997 - 1997
Avaliação Postural. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1997 - 1997
Personal Training. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1997 - 1997
Sistema de Treino Esportivo Russo. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Ciências do Desporto/Especialidade: Treino de Jovens Atletas.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Ciências do Desporto/Especialidade: Exercício Físico e Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Desenvolvimento Motor.
Organização de eventos
Silva, Simonete . 1º Simpósio caririense de educação e prática Interprofissional em saúde. 2021. (Outro).
SILVA, H. M. ; SOUSA, M. S. C. ; ISIDORO, N. J. X. ; Silva, Simonete ; BANDEIRA, P. F. R. . Congresso Nacional de Educação Fisica. 2018. (Congresso).
SILVA, H. M. ; MACHADO, L. M. ; Silva, Simonete . Corrida 15 anos do Curso de Educação Física da URCA. 2018. (Outro).
Silva, Simonete ; MARTINS, A. K. ; OLIVEIRA, E. N. ; MAIA, E. R. ; ALBUQUERQUE, G. A. ; SILVA, H. M. ; MACHADO, L. M. . EXPOSUS 2016 - O SUS e suas práticas. 2016. (Exposição).
SILVA, S. P. . II Semana de Educação Física da URCA. 2013. (Outro).
Silva, S.P ; NASCIMENTO, P. R. B. . I Encontro e batizado de capoeira da URCA. 2013. (Outro).
SILVA, S. P. . Grupo de Pesquisa em Ciências da Saúde: Ações voltadas para a pesquisa e pós-graduação. 2012. (Outro).
SILVA, S. P. . I Jornada de Educação Física da URCA. 2011. (Outro).
SILVA, S. P. ; Filho, J. C.S ; Cavalcanti, E. N.O ; Gonçalves, A.M.A ; Guerra, Ialuska ; LIMA, R. B. ; SILVA, H. M. ; TRIGUEIRO, N. M. ; Mendes, J.F.L ; COSTA, K. L. . I Simpósio Internacional em Desenvolvimento Motor Humano: perspectivas para a pesquisa e a produção do conhecimento no cariri cearense. 2007. (Congresso).
Participação em eventos
ENAF - Congresso Nacional de Esporte, Fitness e Saúde. 2023. (Congresso).
XII Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação Física da URCA Físi.Avaliador de pôsters. 2023. (Seminário).
5º Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco. Análise do estado nutricional de escolares da Região Metropolitana do Cariri, CE. 2015. (Congresso).
5º Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco. Índice de sobrepeso e obesidade em escolares de 7 a 14 anos da zona rural da cidade de Crato, CE. 2015. (Congresso).
5º Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco. Composição corporal de praticantes e não-praticantes de capoeira da cidade de Crato, CE. 2015. (Congresso).
5º Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco. Coordenação motora de de crianças e adolescentes praticantes e não-praticantes de capoeira da cidade de Crato, CE. 2015. (Congresso).
62nd Annual Meeting of the American College of Sports Medicine. 2015. (Congresso).
37º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Análise descritiva da atividade física habitual de escolares Caririenses através da utilização de Pedômetros. 2014. (Simpósio).
12º Congresso da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. Valores normativos para o crescimento e o desempenho motor durante a infância e adolescência. O projeto crescer com saúde no cariri. 2013. (Congresso).
I Encontro e batizado de capoeira da URCA.Treinamento funcional em Lutas. 2013. (Oficina).
IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. Um olhar sobre o perfil da atividade física e prática esportiva de escolares caririenses. 2013. (Congresso).
XIV Congresso de Ciências do Desporto dos Países de Lingua Portuguesa. AS CARTAS DE CRESCIMENTO SOMÁTICO E DESEMPENHO MOTOR DA REGIÃO DO CARIRI: VALORES NORMATIVOS PARA CRIANÇAS E JOVENS DOS 7 AOS 17 ANOS. 2012. (Congresso).
Lançamento do Livro: A Educação Física, Esporte e Lazer no Cariri.O Projeto Crescer Com Saúde no Cariri - Resultados e Implicações. 2011. (Encontro).
3rd International Congress on Physical Activity and Healthy. 2010. (Congresso).
Congresso Internacional Sobre Saúde e Desporto. 2010. (Congresso).
I Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Física e Nutrição.Estudo Longitudinal-Misto sobre Atividade Física e Crescimento Somático em Crianças do Cariri-Ceará. 2010. (Encontro).
Physical Activity, Fitness and Health: From Numbers to Genes. 2010. (Seminário).
Seminário Internacional: Challenges in Longitudinal Studies. 2010. (Seminário).
XIII Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Lingua Portuguesa. Desafios e soluções em estudos do crescimento e desenvolvimento. 2010. (Congresso).
XXV International Symposium of Pediatric Work Physiology.Profiling Physical Fitness of Children and Adolescents as a Function of Sports Participation. 2009. (Simpósio).
XII Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Lingua Portuguesa. A Investigação em Crescimentos, Aptidão Física e Saúde nos Países de Lingua Portuguesa: Projeto Crescer com Saúde no Cariri. 2008. (Congresso).
I Programa Especial em Ética na Pesquisa: Experiência no Nordeste do Brasil. 2007. (Encontro).
XI Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Lingua Portuguesa. Estudo da relação entre o índice de massa corporal e percentagem de massa gorda com a capacidade funcional~de adultos jovens. 2006. (Congresso).
IV Congresso Pernambucano de Ciências do Esporte. Ciência, Cultura, Política e Vida no Século XXI. Realidade e Desafios para a Educação Física e Lazer no Nordeste o Brasil.. IV Congresso Pernambucano de Ciências do Esporte. Ciência, Cultura, Política e Vida no Século XXI. Realidade e Desafios para a Educação Física e Lazer no Nordeste o Brasil.. 2005. (Congresso).
10° congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Lingua Portuguesa. 2004. (Congresso).
VI Simpósio Nordestino de Atividade Física e Saúde. 2004. (Congresso).
V Simpósio Nordestino de Atividade Física e Saúde. 2003. (Simpósio).
9° Congresso de Educação Física e Desporto dos Paíse de Lìngua Portuguesa. 2002. (Congresso).
III Simpópsio Internacional em Treinamento Desportivo. Aplicações e Implicações. 2001. (Simpósio).
IV Seminário Internacional Sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade e III Congresso Internacional de Educação Física Esporte e Lazer.IV Seminário Internacional Sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade e III Congresso Internacional de Educação Física Esporte e Lazer. 2001. (Seminário).
I Congresso Anual da ANEIS. Sobredotação. Pensar desafios, construir respostas. I Congresso Anual da ANEIS. Sobredotação. Pensar desafios, construir respostas. 2000. (Congresso).
II Simpósio Internacional em Treinamento Desportivo. II Simpósio Internacional em Treinameto Desportivo. 2000. (Congresso).
I Mostra Científica dos Estudantes Brasileiros da Universidade do Porto.I Mostra de Científica dos Estudantes Brasileiros da Universidade do Porto. 2000. (Encontro).
A Qualidade de Vida do Idoso. O Papel da Actividade Física.A Qualidade de Vida do Idoso. O Papel da Actividade Física. 1999. (Seminário).
XIV Jornada Norte Nordeste de Reumatologia. 1997. (Congresso).
3° Congresso Nacional de Ergometria e Reabilitação Cardiovascular. 1996. (Congresso).
Participação em bancas
Silva, Simonete; LOPES, M. S. V.; SILVA, H. M.; MAIA, E. R.; MARTINS, M. E. P.. Implementação de um programa de intervenção educativo sobre cuidados com postura para escolares do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; PITOMBEIRA, M. G. V.; BRITO JUNIOR, F. E.. Associação entre fatores do estilo de vida e saúde corporal de adolescentes. 2017.
Silva, Simonete; Rocha, A.M; FORTE, F. D. S.; VIEIRA, M. S.. Mestrado Profissional em Saúde da Familia. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Regional do Cariri.
SILVA, S. P.; Amorim, M.A.F; Campos, F.A.C. Programação Fetal e Aptidão Física em Crianças de 7 a 10 anos de Idade do Município de Vitória de Santo Antão-PE. 2011. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco.
Silva, Simonete; Leandro, Carol Góis; CASTRO, A. E. T. M. S.; SILVA, J. H. C.; SANTOS, M. A. M.. Efeito do treino pliométrico sobre o desempenho neuromotor de crianças dos 7 aos 9 anos de idade: um estudo de intervenção. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco.
SILVA, S. P.; CORREA, U. C.; TANI, G.. Estudo comparativo dos efeitos biopsicossociais de dois programas de atividade física para a terceira idade em Moçambique. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Escola de Educação Física e Esporte - USP.
Silva, S.P; SILVA, H. M.; OLIVEIRA, E. N.; MACHADO, M. F. A. S.; BRITO JUNIOR, F. E.. Promoção da saúde postural em escolares do ensino fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; ROCHA, A. M.; MAIA, E. R.; VIEIRA, M. S.. Análise dos métodos de maturação cervical e calcificação dentária como indicadores de idade biológica e do crescimento puberal em Iguaracy-Pernambuco. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Regional do Cariri.
SILVA, S. P.; BASSO, L.; OLIVEIRA, J. A.. Avaliação Motora: Validação concorrente entre KTK e TGMD-2. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Escola de Educação Física e Esporte - USP.
Silva, S.P; SILVA, H. M.; ISIDORO, N. J. X.. Envolvimento da força muscular na prática do Jiu Jitsu. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, S.P. O marketing do personal trainer: reflexões preliminares e contemporaneidade. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, S.P. Motivos para adesão de um personal trainer em academias de ginastica. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; ISIDORO, N. J. X.; CUNHA, R. C. L.. Fatores motivacionais entre idosos praticantes de caminhada orientados e não orientados por um Educador Físico. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; SILVA, H. M.; MOREIRA, D.. Perspectivas de indivíduos surdos em atividades físicas do Crato/CE como fator de inclusão. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; SILVA, H. M.; Rocha, A.M. A obesidade infantil na produção científica da América latina. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; ISIDORO, N. J. X.; OLIVEIRA, J. C.. Os hábitos alimentaresdos alunos do primeiro semestre da Faculdade Leão Sampio do curso de Educação Física. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; SILVA, H. M.; Rocha, A.M. Treinamento de Força e aeróbico na glicemia sanguíneo em diabéticos do tipo II em idosos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; SILVA, H. M.; Guimarães, E.S.. PERFIL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUA COMO PERSONAL TRAINER NA REGIÃO DO CARIRI. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; SILVA, H. M.; MACHADO, L. M.. ATIVIDADE FÍSICA COMO FERRAMENTA PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS E MANUTENÇÃO DA SAÚDE EM IDOSOS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; SILVA, D. P.; MACHADO, L. M.. TAXAS DA MORTALIDADE POR DOENÇA CARDÍACA HIPERTENSIVA DO ESTADO DO CEARÁ: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; OLIVEIRA, E. N.; MACHADO, L. M.. O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA- NASF. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; SILVA, D. P.; MACHADO, L. M.. O BEM ESTAR SUBJETIVO EM INDIVÍDUOS DE 30 A 70 ANOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA NASF NA CIDADE DE CRATO ? CE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; MACHADO, L. M.; Guimarães, E.S.. ANÁLISE DA PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO FÍSICO E SUAS ESPECIFICIDADES NO ESTILO DE VIDA PARA PESSOAS COM DIABETES MELLITUS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; ISIDORO, N. J. X.; SILVA, D. P.. Análise do IMC em corredores de rua amadores da cidade de Juazeiro do Norte. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; SILVA, H. M.; ISIDORO, N. J. X.. ATIVIDADE FISICA COMO FATOR DE EMAGRECIMENTO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; SILVA, H. M.; ISIDORO, N. J. X.. COMPARAÇÃO ENTRE EXERCÍCIOS DE ALTA E MODERADA INTENSIDADE SOBRE O EMAGRECIMENTO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; ISIDORO, N. J. X.; MENDONCA, G. C. A.. ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA E AUTOIMAGEM CORPORAL DE IDOSAS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CRATO-CE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; ISIDORO, N. J. X.; CUNHA, R. C. L.. Treinamento funcional enquanto método de treino dos Personal Trainers da cidade de Juazeiro do Norte-CE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; MACHADO, L. M.; ISIDORO, N. J. X.. Análise dos Níveis de Aptidão Física dos Participantes do Grupo de Corrida Star Runners da cidade do Crato-CE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; MACHADO, L. M.; CUNHA, R. C. L.. Índice de obesidade entre escolares da rede pública e privada de ensino de Juazeiro do Norte-CE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; MENDONCA, G. C. A.; OLIVEIRA, E. N.. Perfil dos Praticantes de Pilates de um Estudio na Cidade de Crato-CE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; ISIDORO, N. J. X.; SILVA, H. M.. Avaliação da aptidão física dos idosos participantes do grupon Aconchego do Sertão da cidade de Araripina-PE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; ISIDORO, N. J. X.; ALVES JUNIOR, T. A.. Aptidão Funcional de idosas praticantes de hidroginástica na cidade de Crato-CE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; MENDONCA, G. C. A.; MACHADO, L. M.. Aspectos motivacionais de adolescentes praticantes de treinamento resistido em academias da cidade de Crato-CE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; Rocha, A.M; SILVA, H. M.. Treinamento de força e aeróbico na glicemia sanguinea em diabéticos do tipo II em idosos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; ISIDORO, N. J. X.; OLIVEIRA, E. N.. Análise da qualidade de vida e autoimagem corporal de idosas praticantes de atividade física em Crato-CE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; SILVA, H. M.; MACHADO, L. M.. Comparação entre exercício de alta e moderada intensidade sobre a composição corporal. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Personal Training: teoria e prática do treino pe) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; ISIDORIO, N. J. X.; DUARTE, M. O.. Qualidade de vida de estudantes de Educação Física da Universidade Regional do Cariri durante a pandemia da COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; SILVA, H. M.; LEAL, D. P.. DESVIOS POSTURAIS E OS FATORES ASSOCIADOS EM ESCOLARES DA CIDADE DE CRATO-CE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; SOUSA, M. S. C.. ADAPTAÇÕES NA FORÇA MUSCULAR E CAPACIDADE RESPIRATÓRIA INDUZIDAS PELO TREINAMENTO AERÓBIO TRADICIONAL E COM RESTRIÇÃO DE FLUXO SANGUÍNEO (RFS) EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; SOUSA, M. S. C.; SILVA, H. M.. Associação entre avaliação postural e índice de massa corporal em escolares da cidade de Crato-CE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, S.P; SILVA, H. M.; ISIDORO, N. J. X.. Efeito do treinamento intervalado de alta intensidade e do aeróbio contínuo associado ao treinamento de força na composição corporal de mulheres fisicamente ativas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, S.P; SILVA, H. M.; SOUSA, M. S. C.. Educação física escolar: prevalência de desvios posturais e a relação com o nível socioeconômico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, S.P; SILVA, H. M.; BANDEIRA, P. F. R.. Aptidão física e percepção de competência motora de crianças e adolescentes participantes de um programa institucional de bolsas de iniciação à docência em educação física. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; SILVA, H. M.; ISIDORO, N. J. X.. Perfil do estilo de vida dos praticantes de Jiu-Jitsu da região do CRAJUBAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
SILVA, S. P.; MACEDO, A. C. L.; OLIVEIRA, E. N.. Estudo do impacto dos fatores socioeconômicos e de estrutura física das escolas na coordenação motora de crianças caririenses. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
SILVA, S. P.; MARTINS, L. M.; CAVALCANTE, M. L. F. L.. Nível de atividade física e desempenho motor de estudantes de escola pública e privada do Crato. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
SILVA, S. P.COSTA, C. L. A.; ROCHA, A. M.. Análise das ações motorase interação social de crianças no brincarlivre em brinquedoteca. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
MACHADO, A. A. N.; ISIDORO, N. J. X.;SILVA, S. P.. Nível de Atividade Física e Risco Cardiovascular em Espaços Públicos do Crato-CE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; SILVA, H. M.; OLIVEIRA, E. N.. Processo seletivo para contratação de professor substituto/temporário da Universidade Regional do Cariri. 2017. Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; Leandro, Carol Góis; Machado, A. A.. Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor Efetivo. 2016. Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; MACEDO, A. C. L.; SILVA, H. M.. Processo Seletivo para Contratação de professor Substituto. 2016. Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete; MACEDO, A. C. L.; SILVA, H. M.. Processo Seletivo para Contratação de Professor Temporário. 2016. Universidade Regional do Cariri.
Silva, S.P; Rocha, A.M; Guimarães, E.S.. Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto da URCA. 2014. Universidade Regional do Cariri.
SILVA, S. P.; OLIVEIRA, E. N.; LETIERI, R. V.. Processo seletivo para contratação de professor temporário da Universidade Regional do Cariri. 2013. Universidade Regional do Cariri.
SILVA, S. P.. Banca de Concurso de Provas e Títulos para Docentes do Magistério Superior da Universidade Federal de Pernambuco. 2013. Universidade Federal de Pernambuco.
SILVA, S. P.; Vieira, E.M; Gonçalves, A.M.A. Processo seletivo para contratação de professor substituto da Universidade Regional do Cariri. 2012. Universidade Regional do Cariri.
SILVA, S. P.; Machado, A. A.; Guimarães, E.S.. Processo seletivo para contratação de professor temporário da Universidade Regional do Cariri. 2012. Universidade Regional do Cariri.
SILVA, S. P.; MACHADO, A. A. N.; Guimarães, E.S.. Processo seletivo para contratação de professor temporário da Universidade Regional do Cariri. 2012. Universidade Regional do Cariri.
Rocha, A.M;SILVA, S. P.. Processo seletivo para contratação de professor substituto da Universidade Regional do Cariri. 2012. Universidade Regional do Cariri.
SILVA, S. P.; Sousa, P.F.B; MENDES JUNIOR, B. B.. Processo seletivo para contratação de professor substituto da Universidade Regional do Cariri. 2011. Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete. Comitê Assessor de Avaliação Interna - Seleção de bolsistas Pibic/FUNCAP/CNPq. 2016. Universidade Regional do Cariri.
Silva, Simonete. Comitê Assessor de Avaliação Interna - Seleção de projetos PIBIC/FUNCAP. 2014. Universidade Regional do Cariri.
SILVA, S. P.; LACERDA, S. R.; MAIA, E. R.. Avaliação de Progressão Funcional. 2014. Universidade Regional do Cariri.
SILVA, S. P.. Avaliação de trabalhos científicos da II Semana de Educação Física da URCA. 2013. Universidade Regional do Cariri.
SILVA, S. P.. Membro da comissão de temas livres do 12º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. 2013.
SILVA, S. P.. Membro do Comitê Assessor de Avaliação Interna - PIBIC/FUNCAP. 2013. Universidade Regional do Cariri.
SILVA, S. P.; MACHADO, A. A. N.; Rocha, A.M. Comitê Assessor de Avaliação Interna na Seleção de Projetos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação PIBIC/CNPq 2012/2013. 2012. Universidade Regional do Cariri.
Orientou
Análise dos métodos de maturaçãocervical e calcificação dentária como indicadores de idade biológica e do crescimento puberal em Iguaracy-Pernambuco; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Regional do Cariri; (Orientador);
Efeitos da prática da capoeira no desempenho motor e composição corporal de crianças e adolescentes da região do CRAJUBAR; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; (Orientador);
Perfil nutricional e socioeconômico de escolares da zona rural de Crato: análise a partir de indicadores antropométricos e de qualidade de vida; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; (Orientador);
Perfil nutricional e socioeconômico de escolares da zona rural de Crato: análise a partir de indicadores antropométricos e de qualidade de vida; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; (Orientador);
Efeitos da prática da capoeira no desempenho motor e composição corporal de crianças e adolescentes da região do CRAJUBAR; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; (Orientador);
Efeitos da prática da capoeira no desempenho motor e composição corporal de crianças e adolescentes da região do CRAJUBAR; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; (Orientador);
Implementação de um programa de intervenção educativo sobre cuidados com postura para escolares do ensino fundamental; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Regional do Cariri, ; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
Análise dos Métodos de Maturação Cervical e Calcificação Dentária como Indicadores de da Idade Biológica e do Crescimento Puberal; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Regional do Cariri, ; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
Estilo e qualidade de vida; uma abordagem nos centros de refer~envia e assistência social da cidade de Crato-CE; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional e Saúde Coletiva) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
TREINAMENTO FUNCIONAL: EFEITOS FUNCIONAIS E MOTIVACIONAIS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
EFEITOS MORFOFUNCIONAIS EM PRATICANTES DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO FUNCIONAL DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
Perfil Morfofuncional dos Estudantes do Curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri- URCA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
Análise dos níveis de coordenação motora de escolares Cratenses; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
Composição corporal e potência anaeróbia de ciclistas da Região do Cariri; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
Perfil morfofuncional dos praticantes de musculação da Academia Escola da Universidade Regional do Cariri; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
Estudo do impacto dos fatores socioeconômicos e de estrutura física das escolas na coordenação motora de crianças caririenses; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
Nível de atividade física e desempenho motor de estudantes de escola pública e privada de Crato/CE; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
O nível de condicionamento físico dos corredores de rua da cidade de Crato-CE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
Prevalências de sobrepeso e obesidade em escolares de diferentes classes socioeconômicas da cidade de Crato-CE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
Perfil Morfo-Funcional dos Discentes do Curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
Nível de aptidão física dos atiradores do Tiro de Guerra de Crato, CE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
Estudo Diferencial da Estrutura Somática, Composição Corporal e Aptidão Cardiorespiratória de Escolares Caririenses; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
Perfil Morfológico e Motivacional dos Praticantes de Treinamento Funcional do Projeto MOVIMENTE/URCA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
Monitoramento e análise de dados dos projetos de pesquisa do NUPAFES; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
Efeitos da prática da capoeira no desenvolvimento motor e composição corporal de crianças e adolescentes; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
Efeitos da prática da capoeira no desenvolvimento motor e composição corporal de crianças e adolescentes; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
Perfil nutricional e socieconômico de escolares da zona rural de Crato: análise a partir de indicadores antropométricos e de qualidade de vida; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
Monitoramento e análise de dados dos projetos de pesquisa do NUPAFES; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
Diagnóstico de sobrepeso e obesidade em escolares Caririenses: utilização de diferentes marcadores antropométricos para estimativa do grau de adiposidade corporal segundo padrões internacionais; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
O Projeto Crescer com Saúde no Cariri; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
Desempenho neuromotor, estado nutricional e baixo peso ao nascer: um estudo com crianças dos 7 aos 10 anos de idade da Cidade do Crato; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Simonete Pereira da Silva;
Produções bibliográficas
-
SOUSA, M. S. C. ; SILVA, S. P. ; ISIDORIO, N. J. X. ; Silva, Andressa ; MELO, A. F. ; SOUSA, M. L. ; ALENCAR, P. H. S. ; BRITO, A. T. S. . ACADEMIA ESCOLA E CENTRO DE ATIVIDADES DE PRÁTICAS CORPORAIS E ESPORTIVAS (CENAPES) URCA: UMA VIA DE ACESSO PARA MELHORIA DOS NÍVEIS DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA. Revista de Extensão (REVEXT) , v. 3, p. 130-140, 2024.
-
COUTINHO, P. H. S. ; Silva, Simonete Pereira . ANÁLISE COMPARATIVA DO VO2 MAXIMO EM PRATICANTES DE CROSSFIT® COM BASE EM DOIS DIFERENTES PROTOCOLOS DE TESTES. REVISTA BRASILEIRA DE PRESCRIÇÃO E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO , v. 18, p. 273-281-281, 2024.
-
SILVA ; MENDES ; FREITAS ; PRISTA ; TANI ; KATZMARZYK ; BAXTER-JONES ; VALDIVIA ; MAIA . Development of Physical Performance Tasks during Rapid Growth in Brazilian Children: The Cariri Healthy Growth Study. International Journal of Environmental Research and Public Health , v. 16, p. 5029, 2019.
-
FULGENCIO, G. T. ; MENDONCA, G. C. A. ; Simonete P. Silva ; ISIDORO, N. J. X. ; SILVA, H. M. . Comparação dos níveis de desempenho físico de lutadores de diferentes artes marciais da cidade de Crato, Ceará, Brasil. MOTRICIDADE (SANTA MARIA DA FEIRA) , v. 14, p. 263-269-269, 2018.
-
Silva, Simonete ; FREITAS, Duarte Luis de ; MAIA, José A R . Curvas de velocidade da altura e os parâmetros do salto pubertário de crianças e adolescentes Caririenses. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte , v. 31, p. 729-739, 2017.
-
Silva, Simonete ; BAXTER-JONES, ADAM ; MAIA, JOSÉ . Fat Mass Centile Charts for Brazilian Children and Adolescents and the Identification of the Roles of Socioeconomic Status and Physical Fitness on Fat Mass Development. International Journal of Environmental Research and Public Health , v. 13, p. 151, 2016.
-
GOMES, T. N. ; Silva, Simonete ; Saranga, Silvio ; Maia JAR . CRESCIMENTO FÍSICO, MATURAÇÃO BIOLÓGICA E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE CRIANÇAS E JOVENS MOÇAMBICANOS: um resumo breve do conhecimento publicado nas duas últimas décadas. Revista Científica da UEM , v. 1, p. 5-22, 2016.
-
Silva, Simonete ; GOMES, T. N. ; BUSTAMANTI, Alcibíades ; Prista, Antonio ; MIRZAEI, S. ; MAIA, José António Ribeiro . CRESCIMENTO FÍSICO DE CRIANÇAS E JOVENS MOÇAMBICANOS, BRASILEIROS, PERUANOS E PORTUGUESES: uma análise transcultural. Revista Cientifica da Universidade Pedagógica de Maputo - UEM , v. 1, p. 84-99, 2016.
-
Silva, Simonete ; BUSTAMANTE, Alcibíades ; NEVILL, ALAN ; KATZMARZYK, PETER T. ; FREITAS, DUARTE ; PRISTA, António ; MAIA, JOSÉ . An Allometric Modelling Approach to Identify the Optimal Body Shape Associated with, and Differences between Brazilian and Peruvian Youth Motor Performance. PLoS One , v. 11, p. e0149493, 2016.
-
SILVA, S. P. ; BEUNEN, GASTON PRUDENCE ; FREITAS, DUARTE LUIZ DE ; Maia JAR . Estudos longitudinais sobre o crescimento somático e desempenho motor: delineamentos, desafios, necessidades. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Online) , v. 15, p. 130-143, 2013.
-
SILVA, S. P. ; BEUNEN, Gaston ; PRISTA, António ; Maia JAR . Short-term tracking of performance and health-related physical fitness in girls: The Healthy Growth in Cariri Study. Journal of Sports Sciences (Print) , v. 31, p. 104-113, 2013.
-
Silva, Simonete ; MAIA, JOSÉ ; CLAESSENS, ALBRECTH L. ; BEUNEN, Gaston ; PAN, HUIQI . Growth references for Brazilian children and adolescents: Healthy growth in Cariri study. Annals of Human Biology , v. 39, p. 11-18, 2012.
-
SILVA, S. P. ; Beunen, G. ; MAIA, J. A. R. . Valores normativos do desempenho motor de crianças e adolescentes: o estudo longitudinal-misto do Cariri. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso) , v. 25, p. 111-125, 2011.
-
SILVA, S. P. ; FREITAS, Duarte Luis de ; BEUNEN, Gaston Prudence ; MAIA, J. A. R. . Maturação biológica: da sua relevância à aprendizagem do método TW3. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Online) , p. 352-358, 2010.
-
SILVA, S. P. ; SANTOS, A. C. S. ; SILVA, H. M. ; COSTA, C. L. A. ; NOBRE, G. C. . Aptidão cardiorespiratória e composição corporal em crianças e adolescentes. Motriz (Rio Claro) (Cessou em 2006) , v. 16, p. 664-671, 2010.
-
MAIA, José A R ; Sousa, M. A ; FERMINO, Rogério César ; SEABRA, Andre Filipe Teixeira e ; SILVA, S. P. ; SILVA, Rui Garganta da ; LOPES, Vitor Pires ; VALDÍVIA, Alcibíades Bustamante ; SILVA, António Prista e ; FREITAS, Duarte Luis de . Análise e interpretação dos níveis de actividade física de crianças: um tutorial baseado na modelação hierárquica ou multinível.. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Impresso) , v. 9, p. 424-435, 2007.
-
MAIA, J. A. R. ; GARGANTA, Rui Manuel ; SEABRA, Andre Filipe Teixeira e ; LOPES, Vitor Pires ; VALDÍVIA, Alcibíades Bustamante ; FERMINO, Rogério César ; FREITAS, Duarte Luis de ; SILVA, António Prista e ; Prista, Antonio ; MEIRA JÚNIOR, Cássio ; SILVA, S. P. . Uma ajuda na análise e interpretação de informação da aptidão física de crianças e jovens provenientes de amostras de grande dimensão. Um tutorial centrado na modelação hierárquica ou multinível.. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto , v. 7, p. 379-390, 2007.
-
MAIA, J. A. R. ; VASQUES, Catarina ; LOPES, Vitor Pires ; SEABRA, Andre Filipe Teixeira e ; GARGANTA, Rui Manuel ; SILVA, S. P. ; FERMINO, Rogério César . Fatores genéticos na variação inter-fratrias das componentes do somatótipo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte , v. 21, p. 46-60, 2007.
-
MAIA, J. A. R. ; SILVA, Rui Garganta da ; SEABRA, André ; LOPES, Vitor Pires ; Silva, Simonete . Explorando a noção e significado de tracking. Um percurso didático para investigadores. Psicologia.com.pt , v. 1, p. 1-23, 2007.
-
SILVA, S. P. ; MAIA, José A R ; MAGALHÃES, Maria ; GARGANTA, Rui Manuel ; SEABRA, André Teixeira e ; BUSTAMANTE, Alcibíades . Padrão de actividade física de escolares. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano , Brasil, 2006.
-
SILVA, S. P. ; MAIA, José A R ; VASQUES, Catarina ; LOPES, Vitor Pires ; SEABRA, André Teixeira e . Semelhança Somatotipológica entre irmãos. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano , 2006.
-
MAIA, J. A. R. ; CARNEIRO, Maria ; GARGANTA, Rui ; SILVA, S. P. ; SEABRA, Andre Filipe Teixeira e ; FERMINO, Rogério César . Um esforço de interpretação empírica da variação dos níveis de aptidão física a partir da modelação hierárquica: um estudo em crianças dos seis aos 10 anos de idade da região de Amarante - Portugal. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte , v. 20, p. 71-82, 2006.
-
SILVA, S. P. ; MAIA, J. A. R. . Classificação Morfológica de Volibolistas do Sexo Feminino em Escalões de Formação.. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Impresso) , Florianópolis Santa Catarina, v. 5, n.2, p. 61-68, 2003.
-
SILVA, S. P. ; MAIA, J. A. R. ; ESTRIGA, M. L. ; SILVA, Rui Garganta da . Aptidões Diferenciais, Estrutura Somática e Distinção no Sucesso Desportivo: um estudo em voleibolistas do sexo feminino dos 12 aos 14 anos de idade. Sobredotação , Portugal, v. 2, n.2, p. 83-104, 2001.
-
Rocha, A.M (Org.) ; SILVA, S. P. (Org.) . 10 anos do curso de Educação Física da URCA. uma trajetória de lutas e conquistas. 1. ed. Fortaleza: RDS Editora, 2014. v. 1. 105p .
-
Silva, Simonete ; MAIA, J. A. R. ; BEUNEN, Gaston . Crescer Com Saúde no Cariri - O estudo do crescimento físico e desempenho motor de crianças e adolescentes caririenses. 1ª. ed. Fortaleza: RDS Gráfica e Editora Ltda, 2014. v. 1. 160p .
-
Simonete P. Silva ; MACHADO, L. M. ; PEREIRA, D. F. ; MOURA, V. A. ; SILVA JUNIOR, V. T. ; GUEDES, T. M. G. ; AMORIM, A. R. V. ; SILVA, M. P. ; BARBOSA FILHO, V. C. . Interprofissionalidade, Trabalho em equipe e cuidado. In: Alissan Karine Lima Martins; Hudday Mendes da Silva; Rosely Leyliane dos Santos. (Org.). Interprofissionalidades e Práticas Colaborativas. 1ed.: , 2023, v. 1, p. 33-52.
-
ALENCAR, L. B. ; MENDONÇA, G.C.A. ; MACHADO, L. M. ; ISIDORIO, N. J. X. ; Silva, Simonete . Análise dos aspectos motivacionais de praticantes de musculação. Uma revisão bibliográfica. In: Lúcio Marques Vieira Souza. (Org.). Ciencias do Esporte: Saúde e Desempenho. 1ed.Ponta Grossa PA: Atena, 2022, v. 1, p. 175-186.
-
SANTOS, E. A. ; SILVA, H. M. ; MACHADO, L. M. ; ISIDORIO, N. J. X. ; Silva, Simonete Pereira . ASPECTOS MOTIVACIONAIS PARA PRÁTICA DE TREINAMENTO FUNCIONAL E SEUS EFEITOS SOBRE AS CAPACIDADES FÍSICAS. In: Lucio Marques Vieira Souza. (Org.). Educação física e ciências do esporte: pesquisa e aplicação de seus resultados. 1ed.Ponta Grossa -PA: Atena, 2021, v. 1, p. 72-84.
-
ALENCAR, L. B. ; FULGENCIO, J. S. ; NASCIMENTO, F. F. ; COUTINHO, P. H. S. ; SILVA, F. ; TOMAZ, J. F. ; SILVA, H. M. ; MARTINS, C. F. ; Silva, Simonete Pereira . PERCEPÇÃO E SATISFAÇÃO CORPORAL E O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM INTEGRANTES DE UM PROGRAMA DE TREINO NO AMBITO DO CENAPES ? URCA. In: Lucio Marques Vieira Souza. (Org.). Educação física e ciências do esporte: pesquisa e aplicação de seus resultados. 1ed.Ponta Grossa -PA: Atena, 2021, v. 1, p. 108-116.
-
SARAIVA, D. A. ; MARTINS, C. F. ; BRITO, I. G. O. S. ; SILVA, C. A. ; LIMA, D. R. ; LEITE NETO, M. B. ; MENDONCA, G. C. A. ; SILVA, H. M. ; Silva, Simonete Pereira . EFEITO DE DIFERENTES MODELOS DE CARGA NO TREINAMENTO RESISTIDO SOBRE VARIÁVEIS HEMODINÂMICAS: ESTUDO PILOTO. In: Lucio Marques Vieira Souza. (Org.). Educação física e ciências do esporte: pesquisa e aplicação de seus resultados. 1ed.Ponta Grossa -PA: Atena, 2021, v. 1, p. 241-246.
-
Silva, Simonete ; CIRILO-SOUZA, M. S. ; MACHADO, L. M. ; GARGANTA, Rui Manuel . Treinamento Funcional: Uma abordagem teórico-metodológica. In: Maria do Socorro Cirilo-Sousa; Gilmário Ricarte Batista. (Org.). PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM CINEANTROPOMETRIA APLICABILIDADE PRÁTICA NO CONTEXTO MORFOLÓGICO, METABÓLICO E NEUROMUSCULAR. 2ed.Vila Real: Sílabas Didáticas, 2021, v. 1, p. 337-350.
-
AMORIM, S. I. F. ; LOPES, M. S. V. ; ALBUQUERQUE, G. A. ; Silva, Simonete ; NUTO, S. A. S. ; MACHADO, M. F. A. S. . Reconhecendo os domínios de competência do CompHP no levantamento das necessidades de saúde bucal no município de Quixelô/CE. In: Dorival Pedroso da Silva, Mariana Gabriel, Mariana Lopes Galante. (Org.). Inovação no Cuidado e Clinica Ampliada. 1ªed.São Paulo: Faculdade de Odontologia da USP, 2019, v. 1, p. 79-83.
-
PINTO, A. G. A. ; PEREIRA, C. C. S. S. ; VIDAL, E. C. F. ; MARINHO, M. N. A. S. B. ; VIDAL, E. C. F. ; Silva, Simonete . Reconhecendo os movimentos de promoção da saúde e o acesso aos serviços comunitários de lazer e atividade física: pesquisa avaliativa em saúde. In: Antonio Germane Alves Pinto. (Org.). Programa Academia da Saúde. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 67-78.
-
SILVA, S. P. ; Rocha, A.M . Grupos de Pesquisa: uma ferramenta a serviço da produção científica. In: Ariza Rocha; Simonete Silva. (Org.). 10 anos do curso de Educação Física da URCA: uma trajetória de lutas e conquistas. 1ed.Fortaleza: RDS Editora, 2014, v. 1, p. 33-43.
-
SILVA, S. P. ; Beunen, G. ; CLAESSENS, Albrecht ; BAXTER-JONES, A. ; SILVA, António Prista e ; FREITAS, Duarte Luis de ; SEABRA, Andre Filipe Teixeira e ; SILVA, Rui Garganta da ; MAIA, Jose A R . Longitudinal changes in strength of children from Cariri, Brazil: a multilevel approach. In: PETER TODD KATZMARZYK; MANUEL J COELHO E SILVA. (Org.). GROWTH AND MATURATION IN HUMAN BIOLOGY AND SPORTS. 1ed.Coimbra: IMPRENSA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, 2013, v. 1, p. 71-86.
-
PRISTA, António ; MAIA, José António Ribeiro ; SARANGA, Silvio ; Nhantumbo, Leonardo ; SILVA, S. P. . Padrão de adiposidade subcutânea em crianças e jovens de Calanga: pontas e voltas de uma simplicidade complexa. In: António Prista; José Maia; Leonardo Nhantumbo; Silvio Saranga. (Org.). O Desafio de Calanga - Do lugar e das pessoas à aventura da ciência. Porto, Portugal: Universidade do Porto, 2010, v. , p. 59-80.
-
MAIA, J. A. R. ; Santos,Daniel ; SILVA, S. P. . Do Crescimento do Corpo. In: José Maia. (Org.). Santo Tirso com Vida e com Saúde. Porto: Greca Artes Gráficas, 2010, v. , p. 33-45.
-
Santos,Daniel ; SILVA, S. P. ; MAIA, J. A. R. . Do Valor da Aptidão Física. In: José Maia. (Org.). Santo Tirso com Vida e com Saúde. Porto: Greca Artes Gráficas, 2010, v. , p. 61-76.
-
B. Salgado ; S. Vidal ; SILVA, S. P. ; R. Miranda ; R. Deus ; GARGANTA, Rui ; MAIA, J. A. R. ; Rebelo, A ; SEABRA, André . Somatotype and body composition in Portuguese youth soccer. In: Barry Drust; Thomas Reilly; A. Mark Williams. (Org.). International Research in Science and Soccer. USA: Routledge, 2009, v. , p. 141-145.
-
SILVA, S. P. ; MAIA, José António Ribeiro . Análise dos aspectos relacionados com a performance desportivo-motora de voleibolistas femininas dos 12 aos 14 anos. In: Isabel Mesquita; Carlos Moutinho; Rui Faria. (Org.). Investigação em Voleibol. Estudos Ibéricos. 1ªed.Porto: FCDEF- UP, 2003, v. 1, p. 220-228.
-
CABRAL, D. A. ; Feitosa, A. L. ; CRUZ, G. S. ; COSTA, C. P. ; SILVA, S. P. . Análise da aptidão física relacionada à saúde de escolares Caririenses. In: II CONNEPI 2007, 2007, João Pessoa. II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, 2007.
-
SILVA, S. P. ; RODRIGUES, Amanda Raquel ; TRIGUEIRO, Nilene Matos . Análise da Atividade Física Habitual da População da Cidade de Crato- Ceará. In: IV Congresso Pernambucano de Ciências do Esporte, 2005, Recife. Anais do CONPECE. Recife: UFPE, 2005. v. 1. p. 26-31.
-
SILVA, S. P. ; PESSOA, A. R. ; TRIGUEIRO, Nilene Matos . Análise Multifatorial do Nível de Atividade Física da População de Crato.. In: I Encontro Caririense de Pesquisadores em Educação Física, 2004, Crato, 2004.
-
SILVA, S. P. ; MAIA, J. A. R. ; ESTRIGA, M. L. ; SILVA, R. M. G. . Aptidões Diferenciais, Estrutura Somática e Distinção no Sucesso Desportivo: Um estudo em Voleibolistas do Sexo Feminino. In: I Congresso Anual da A.N.E.I.S. Sobredotação. Pensar desafios, construtir respostas., 2000, Évora. Atas do I Congresso Anual da A.N.E.I.S. Sobredotação. Pensar desafios, construtir respostas.. Évora: ANEIS - Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação, 2000. v. 1. p. 83-104.
-
SILVA, S. P. ; MAIA, José A R ; BEUNEN, Gaston Prudence . Projeto Crescer com Saúde no Cariri. In: XII Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Lingua Portuguesa, 2008, Porto Alegre. LIvro Digital - XII Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Lingua Portuguesa, 2008.
-
LEAL, J. A. M. ; SOARES, H. T. A. ; GOMES, A. S. A. ; Silva, Simonete . Referências do Cariri Cearense: posto percentil de desempenhos físicos metabólicos e neuromusculares. In: COINCISA - Congresso Internacional de Ciências da Saúde, 2018, Juazeiro do Norte. Anais da Revista Human Growth and Development - JHGD, 2018. v. 1.
-
Silva, S.P ; SILVA, H. M. . Uma análise sobre o perfil da atividade física e de prática esportiva de escolares da região metropolitana do cariri. In: XIII Simpósio Nordestino de Atividade Física e Saúde, 2016, Caruaru. Anais do XIII Simpósio Nordestino de Atividade Física e Saúde, 2016. v. 1.
-
Silva, Simonete ; SILVA, H. M. ; SOUZA, L. N. . Análise descritiva da atividade física habitual de escolares Caririenses através da utilização de pedômetros. In: 37º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2014, Sâo Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento - Edição Especial 22 (4), 2014. v. 1. p. 120-120.
-
Silva, Simonete ; MENDONCA, G. C. A. ; SILVA, H. M. . Um olhar sobre o perfil da atividade física e prática esportiva de escolares caririenses. In: IX Congresso Brasileiro de atividade física e saúde, 2013, Curitiba. Revista Brasileira de atividade física e saúde. Pelotas-RS: Rev Bras Ativ Fis e Saúde, 2013. v. suplem. p. 189-189.
-
MENDONCA, G. C. A. ; SILVA, H. M. ; Silva, Simonete . Monitoramento da atividade física habitual de crianças e adolescentes através utilização de pedômetros. In: IX Congresso Brasileiro de atividade física e saúde, 2013, Curitiba. Revista Brasileira de atividade física e saúde. Pelotas/RS: Rev Bras Ativ Fis e Saúde, 2013. p. 188-188.
-
SILVA, S. P. ; Beunen, G. ; CLAESSENS, Albrecht ; Prista, Antonio ; MAIA, J. A. R. . AS CARTAS DE CRESCIMENTO SOMÁTICO E DESEMPENHO MOTOR DA REGIÃO DO CARIRI: VALORES NORMATIVOS PARA CRIANÇAS E JOVENS DOS 7 AOS 17 ANOS. In: XIV Congresso de Ciências do Desporto dos Países de Lingua Portuguesa, 2012, Belo Horizonte. XIV Congresso Ciências do Desportodos pa[ises de Lingua Portuguesa ; DVD de resumos selecionados, 2012.
-
SILVA, S. P. ; Beunen, G. ; FREITAS, Duarte Luis de ; Prista, Antonio ; MAIA, J. A. R. . A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE E DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE RECOLHA DE DADOS: O ESTUDO LONGITUDINAL-MISTO DO CARIRI. In: XIV Congresso de Ciências do Desporto dos Países de Lingua Portuguesa, 2012, Belo Horizonte. XIV Congresso Ciências do Desportodos pa[ises de Lingua Portuguesa ; DVD de resumos selecionados, 2012.
-
SILVA, S. P. ; CHAVES, R. N. ; MAIA, J. A. R. ; Beunen, G. . Sports Participation and Physical Fitness in Children and Adolescents from Cariri Region, Brazil. In: 3rd International Congress on physical Activity and Public Healthy, 2010, Toronto. Presentation Abstracts, 2010.
-
SILVA, S. P. ; SILVA, H. M. ; Glauber Carvalho Nobre ; COSTA, K. L. ; COSTA, C. L. A. . Relação entre os níveis de composição corporal e desempenho em provas de aptidão física de crianças e adolescentes da região do cariri cearense.. In: XII Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Lìngua Poruguesa, 2008, Porto Alegre. Caderno de Resumos - XII Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Lingua Portuguesa, 2008.
-
SILVA, S. P. ; TRIGUEIRO, N. M. ; Mendes, J.F.L ; MONTEIRO, G. M. . Um olhar sobre as políticas públicas para o esporte e lazer em Juazeiro do Norte: análise da prática esportiva em função do estatuto sócio-econômico de crianças e adolescentes.. In: XII Congresso de Ciências do Desporto e de Educaçao Física dos Países de Lingua Portuguesa, 2008, Porto Alegre. Caderno de Resumos - XII Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Lingua Portuguesa, 2008.
-
SILVA, S. P. ; TAVARES, A. L. ; COSTA, K. L. ; Mendes, J.F.L ; SANTOS, A. C. S. . Estudo comparativo da prática esportiva e aptidão física de meninos e meninas participantes do Projeto Crescer com Saúde no Cariri. In: XII Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Lingua Portuguesa, 2008, Porto Alegre. Caderno de Resumos - XII Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Lingua Portuguesa., 2008.
-
SILVA, S. P. ; SILVA, Rui Garganta da ; SEABRA, André ; MAIA, José A R ; VALDÍVIA, Alcibíades Bustamante ; FERMINO, Rogério César . Estudo da relação entre o índice de massa corporal e percentagem de massa gorda com a capacidade funcional de adultos jovens.. In: XI Congresso de Ciências do Desporto dos Países de Lingua Portuguesa, 2006, São Paulo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo: USP, 2006. v. 20. p. 312-312.
-
SILVA, S. P. ; VALDÍVIA, Alcíbíades Bustamante ; MAIA, José A R ; SILVA, Rui Garganta da ; SEABRA, André . Análise diferencial da prontidão motora: um estudo em escolares peruanos.. In: XI Congresso de Ciências do Desporto dos Países de Lingua Portuguesa, 2006, São Paulo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo: USP, 2006. v. 20. p. 321-321.
-
SILVA, S. P. ; GARGANTA, Rui Manuel ; VALDÍVIA, Alcíbíades Bustamante ; MAIA, J. A. R. ; SEABRA, Andre Filipe Teixeira e ; FERMINO, Rogério César . Crescimento Somático, Actividade Física, Sobrepeso e Obesidade em Escolares do município de Amarante, Portugal. In: XI Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Lingua Portuguesa, 2006, São Paulo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo: USP, 2006. v. 20. p. 310-310.
-
SILVA, S. P. ; PESSOA, A. R. ; TRIGUEIRO, Nilene Matos . Estudo do Nível de Atividade Física da População do Cariri Cearense: uma análise apartir do indicadores de gênero, idade, estatuto sócio-econômico, e índice de massa corporal IMC.. In: VI Simpósio Nordestino de Atividade Física e Saúde, 2004, Recife, 2004.
-
SILVA, S. P. ; MAIA, J. A. R. . A performance desportivo-motora de jovens atletas: um estudo diferencial com equipes de voleibol do sexo feminino. In: 9° Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Lingua Portuguesa, 2002, São Luís. Cultura e Contemporaneidade na Educação Física e no Desporto. E agora?. São Luís: Editora Universidade Federal do Maranhão, 2002. v. 1.
-
SILVA, S. P. ; MAIA, J. A. R. . Avaliação Somatotipológica de Voleibolistas do Sexo Feminino: um estudo diferencial com equipes de níveis de formação da cidade do Porto- Portugal. In: IV Seminário InternacionalSobre Atividades Físicas para a Terceira Idade e III Congresso Científico Internacional de Educação Física Esporte e Lazer., 2001, João Pessoa. Anais do IV Seminário Internacional Sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade e III Congresso Científico Internacional de Educação Física esporte e Lazer.. João Pessoa: Unipê Editora, 2001. v. 1. p. 150-150.
-
SILVA, S. P. ; MAIA, José António Ribeiro . Níveis de Aptidão Física de Voleibolistas do Sexo Feminino em Escalões de Formação: Um estudo com Equipes de Voleibol da Associação de Voleibol do Porto.. In: IV Seminário Internacional Sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade e III Congresso Científico Internacional de Educação Física Esporte e Lazer., 2001, João Pessoa. IV Seminário Internacional Sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade e III Congresso Científico Internacional de Educação Física Esporte e Lazer.. João Pessoa: Unipê Editora, 2001. v. 1. p. 150-150.
-
SILVA, S. P. ; MAIA, José António Ribeiro . Avaliação da Força Explosiva dos Membros Inferiores: Um estudo com Equipes de Voleibol da Associação de Voleibol do Porto.. In: IV Seminário InternacionalSobre Atividades Físicas para a Terceira Idade e III Congresso Científico Internacional de Educação Física esporte e Lazer., 2001, João Pessoa. IV Seminário Internacional Sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade e III Congresso Científico Internacional de Educação Física esporte e Lazer.. João Pessoa: Unipê Editora, 2001. v. 1. p. 148-148.
-
SILVA, S. P. ; MAIA, José António Ribeiro . Análise da Força Explosiva de Jovens Atletas: Um Estudo com Equipes de Voleibol do Sexo Feminino. In: III Simpósio Internacional em Treinamento Desportivo. Aplicações e Implicações, 2001, João Pessoa. Anais do III Simpósio Internacional em Treinamento Desportivo. Aplicações e Implicações. João Pessoa: Ideia, 2001. v. 1. p. 203-203.
-
SILVA, S. P. . Estudo diferencial de aspectos da performance desportivo-motora no escalão de formação do sexo feminino da Associação de Voleibol do Porto. In: II Simpósio Internacional em Treinamento Desportivo, 2000, João Pessoa. Anais do II Simpósio Internacional em Treinamento Desportivo. João Pessoa/PB: Editora Universitária - UFPB, 2000. v. 1. p. 93-93.
-
SILVA, S. P. ; MAIA, J. A. R. . Aspectos Condicionantes da Performance Desportivo-Motora em Voleibol.. In: I Mostra Científica dos estudantes Brasileiros da Universidade do Porto - Portugal, 2000, Porto. I Mostra Científica dos Estudantes Brasileiros da Universidade do Porto - Portugal, 2000.
-
SILVA, S. P. ; SANTOS, H. H. . Lesões de Joelho Frequentes na prática do Voleibol. In: II Congresso Científico de Educação Física e Esporte do Norte Nordeste, 1997, João Pessoa. Anais do II Congresso Científico de Educação Física e Esporte do Norte Nordeste. Joaõ Pessoa: Ideia, 1997. v. 1. p. 131-131.
-
SILVA, S. P. ; NASCIMENTO, M. A. ; SILVA, R. M. ; TOSCANO, J. J. O. . O Perfil dos Praticantes de Caminhada na Orla marítima de João Pessoa. In: II Congresso Científico de Educação Física e Esporte do Norte Nordeste, 1997, João Pessoa. Anais do II Congresso Científico de Educação Física e Esporte do Norte Nordeste. João Pessoa: Ideia, 1997. v. 1. p. 132-132.
-
SILVA, S. P. ; NASCIMENTO, M. A. ; SILVA, R. M. ; TOSCANO, J. J. O. . Características na Prática da Caminhada na Orla Marítima de João Pessoa. In: II Congresso Científico de Educação Física e Esporte do Norte Nordeste, 1997, João Pessoa. II Congresso Científico de Educação Física e Esporte do Norte Nordeste. João Pessoa: Ideia, 1997. v. 1. p. 93-93.
-
SILVA, S. P. ; TOSCANO, J. J. O. ; NASCIMENTO, M. A. ; SILVA, R. M. . O Professor de Educação Física na Praia e na Imprensa. In: II Congresso Científico de Educação Física e Esporte do Norte Nordeste, 1997, João Pessoa. II Congresso Científico de Educação Física e Esporte do Norte Nordeste. João Pessoa: Ideia, 1997. v. 1. p. 132-132.
-
SILVA, S. P. . Principais Lesões de Joelho na Prática do Voleibol. In: II Ciclo de Debates de produção Científica em Educação Física, 1996, João Pessoa. Anais do II Ciclo de Debates de Produção Científica em Educação Física. João Pessoa: Editora Universitária - UFPB, 1996. v. 1. p. 47.
-
Silva, S.P ; SILVA, H. M. . Uma análise do perfil de atividade física e de prática esportiva de escolares da região metropolitana do Cariri-CE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALVES, A. M. ; SOUSA, L. N. ; FERREIRA, E. S. ; SILVA, S. P. . Análise do desempenho motor de escolares de 7 a 12 anos em instituição pública e privada da Região Metropolitana do Cariri. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, L. N. ; ALVES, A. M. ; ARRAES, E. A. ; SILVA, S. P. . Perfil antropométrico de escolares da Região Metropolitana do Cariri. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva, Simonete Pereira ; SOUSA, L. N. ; JUSTINO, L. L. . Classificação motora de crianças: um estudo comparativoentre o gênro sexual e o nível sócioeconômico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Silva, S.P ; SOUSA, L. N. ; JUSTINO, L. L. . Avaliação da coordenação corporal de escolares através dos testes da Bateria KTK. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, S. P. . Valores normativos para o crescimento e desempenho motor durante a infância e adolescência. O projeto crescer com saúde no Cariri - CE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, S. P. ; Leandro, Carol Góis . Conversa Científica - Qual a melhor forma de atividade física?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Silva, Simonete ; MENDONCA, G. C. A. ; SILVA, H. M. . Um olhar sobre o perfil da atividade física e prática esportiva de escolares caririenses. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENDONCA, G. C. A. ; SILVA, H. M. ; Silva, Simonete . Monitoramento da atividade física habitual de crianças e adolescentes através utilização de pedômetros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, S. P. . Cartas Centílicas de Crescimento e Desenvolvimento Motor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, S. P. . A importância da análise estatística como ferramenta de exploração dos dados de pesquisa: O Projeto Crescer com Saúde no Cariri. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, L. N. ; JUSTINO, L. L. ; SOUSA, M. L. ; SILVA, S. P. . O grau de adiposidade corporal de escolares em função do sexo e da estrutura socioeconômica da cidade de Crato-CE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JUSTINO, L. L. ; SOUSA, L. N. ; Domingos, V.J ; SILVA, S. P. . O padrão motor de crianças dos 7 aos 12 anos: um estudo com escolares da rede pública e privada de ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, L. N. ; JUSTINO, L. L. ; SOBREIRA, C. C. S. ; SILVA, S. P. . Correlaçãoentre aspectos gestacionais e saúde materna. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, L. N. ; RAMOS, C. K. F. ; JUSTINO, L. L. ; SALES, M. V. ; FERREIRA, R. S. ; SILVA, S. P. . Prevalência de obesidade em escolares de Crato-CE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, S. P. ; SILVA, H. M. ; Glauber Carvalho Nobre ; COSTA, K. L. ; COSTA, C. L. A. . Relação entre os níveis de composição corporal e desempenho em provas de aptidão física de crianças e adolescentes da região do cariri cearense. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, S. P. ; TRIGUEIRO, N. M. ; Mendes, J.F.L ; MONTEIRO, G. M. . Um olhar sobre as políticas públicas para o esporte e lazare em Juazeiro do Norte: análise da prática esportiva em função do estatuto sócio-econômico de crianças e adolescentes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, S. P. ; TAVARES, A. L. ; COSTA, K. L. ; CABRAL, D. A. ; Mendes, J.F.L . Estudo comparativo da prática esportiva e aptidão física de meninos e meninas participantes do projeto crescer com saúde no cariri. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Mendes, J.F.L ; SILVA, H. M. ; COSTA, K. L. ; SILVA, A. C. ; SILVA, S. P. . Análise da Estrutura Somática de Crianças e Adolescentes de Juazeiro do Norte em Relação ao Estatuto Sócio-Econômico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALBUQUERQUE, G. A. ; SILVA, S. P. . Indicadores de Sobrepeso e Obesidade em Escolares de Juazeiro do Norte. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, S. P. ; PESSOA, A. R. R. ; TRIGUEIRO, Nilene Matos . Análise da atividade física habitual da popualção de Crato-Cearál. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva, S.P . Medidas e avaliação para atividade física e esporte. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SILVA, S. P. . Cineantropometria Morfo-Funcional - Métodos e Técnicas de Avaliação em Esporte e Saúde. 2011. .
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Relação entre o volume máximo de oxigênio e variáveis morfofuncionais em corredores de rua em diferentes níveis de desempenho, Descrição: Considerando a relevância das variáveis fisiológicas e morfofuncionais no controle e prescrição do treinamento físico, o presente projeto de pesquisa pretende verificar os efeitos de um programa de treino especifico para corredores de rua sobre estas variáveis durante em indivíduos com diferentes níveis de desempenho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Simonete Pereira da Silva - Coordenador.
-
2020 - Atual
Efeitos de um programa de treinamento funcional sobre a composição corporal ? Um estudo em mulheres fisicamente ativas usuárias dos programas de treinos do CENAPES, Descrição: A atividade física pode certamente ser considerada como um comportamento saudável, além de ser vista como importante componente na profilaxia de risco de doenças cardiovasculares. Desse modo, objetiva-se verificar se um programa de treinamento físico pode promover a diminuição da gordura corporal, o aumento da massa magra em mulheres fisicamente ativas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Simonete Pereira da Silva - Coordenador.
-
2018 - 2019
Percepção e distorção da autoimagem corporal dos participantes de um programa de exercício físico sistemático no âmbito do CENAPE - URCA, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo central identificar a percepção e ou distorção da autoimagem corporal dos praticantes dos programas de exercicio físico oferecidos no âmbito do centro de práticas corporais e esportivas da URCA (CENAPE-URCA) ao longo do programa de treino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Simonete Pereira da Silva - Coordenador / maria do Socorro Cirilo de Sousa - Integrante.
-
2018 - 2019
Efeitos crônicos de um programa de treinamento intervalado e funcional sobre as variáveis morfológicas, físicas e funcionais dos participantes de um projeto de extensão do CENAPE ? URCA, Descrição: Este projeto de pesquisa pretende analisar e quantificar a magnitude dos efeitos da pratica de exercícios físicos baseados no programa de treinamento intervalado e funcional sobre a estrutura morfologia e capacidades físicas dos praticantes. O objetivo central deste estudo é avaliar e comparar os efeitos de um programa regular de exercícios físicos para a comunidade acadêmica e demais usuários participantes deste programa de treino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Simonete Pereira da Silva - Coordenador / maria do Socorro Cirilo de Sousa - Integrante.
-
2016 - 2018
Perfil Morfo-Funcional e motivacional dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da URCA., Descrição: O projeto de pesquisa pretende traçar um perfil dos estudantes do curso de Educação Física desta IES, mapeando os aspectos morfológicos, funcionais e motivacionais que levaram estes estudantes a escolha deste curso de formação superior, além de procurar identificar as áreas de atuação de preferência dos futuros profissionais e relacionar com a formação recebida nesta IES.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Simonete Pereira da Silva - Coordenador / Hudday Mendes da Silva - Integrante.
-
2014 - 2016
Efeitos da prática da capoeira no desempenho motor e composição corporal de crianças e adolescentes da região do CRAJUBAR, Descrição: A capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira que congrega luta, dança, cultura popular e música. É caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Por conter inúmeros movimentos realizados em vários planos e eixos, a capoeira pode se tornar interessante recurso pedagógico para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, favorecendo com a sua prática a solicitação de várias qualidades físicas: agilidade, destreza, coordenação, flexibilidade, entre outras, melhorando a estimulação das habilidades motoras. O objetivo central do presente projeto de pesquisa é analisar o perfil morfo-funcional, bem como o padrão motor de crianças e adolescentes praticantes de capoeira na região do CRAJUBAR (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Simonete Pereira da Silva - Coordenador / paulo Rogério Barbosa do Nascimento - Integrante.
-
2014 - 2016
Perfil nutricional e socioeconômico de escolares da zona rural de Crato: análise a partir de indicadores antropométricos e de qualidade de vida, Descrição: O objetivo central do presente projeto de pesquisa é apresentar um perfil nutricional, a partir de indicadores antropométricos e de qualidade de vida dos escolares da zona rural. O delineamento desta pesquisa é de natureza transversal. A amostra é constituída por escolares de ambos os sexos dos 7 aos 12 anos da cidade do Crato, Ceará. As escolas envolvidas na pesquisa foram selecionadas por diferentes localidades da zona rural e distritos do Município de Crato/CE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Simonete Pereira da Silva - Coordenador.
-
2013 - 2015
Mapeamento e análise da estrutura física das escolas para a prática da Educação Física - Inter-relações com possíveis implicações no padrão motor das crianças do ensino fundamental, Descrição: O objetivo central desta pesquisa analisar a quantidade e qualidade das instalações existentes e utilizadas pela Educação Física nas escolas do Ensino Fundamental do Município de Crato e as suas possíveis implicações no desenvolvimento do padrão motor das crianças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Simonete Pereira da Silva - Coordenador.
-
2012 - 2014
Diagnóstico de sobrepeso e obesidade em escolares Caririenses: utilização de diferentes marcadores antropométricos para estimativa do grau de adiposidade corporal segundo padrões internacionais, Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende realizar um diagnóstico do grau de adiposidade corporal de escolares da rede de ensino pública e privada da Região do Cariri, Ceará. Este estudo justifica-se pela necessidade de fornecer dados de valor inquestionável para auxiliar profissionais de diversas áreas inclusive pediatras, professores de educação física, nutricionistas que trabalhem com o estado nutricional de crianças e jovens, tendo como meta a prevenção do aparecimento de doenças crônico-degenerativas. Ademais, os resultados deste estudo poderão subsidiar futuras estratégias de intervenção, no âmbito da epidemiologia da atividade física, tendo em vista a evidente escassez de informações a respeito desses indicadores ponderais em crianças e adolescentes desta região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Simonete Pereira da Silva - Coordenador / Vanderlan Júlio da Silva Domingos - Integrante / Leandro Lima Justino - Integrante / Luciana Nunes de Sousa - Integrante.
-
2011 - 2013
Desempenho neuromotor, estado nutricional e baixo peso ao nascer: um estudo com crianças dos 7 aos 10 anos de idade da Cidade do Crato, Descrição: O objetivo central deste projeto de pesquisa é estudar o crescimento físico, o estado nutricional e de desempenho motor de crianças nascidas ou não com baixo peso. A amostra será constituída de crianças da região do cariri, precisamente das cidades do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, com idades compreendidas entre os 7 e os 11 anos. As varáveis estudadas serão: Peso ao nascer ? obtido através de dados fornecidos pela carteira de saúde da maternidade, bem como de informações sobre os dados gestacionais fornecidos pelas mães.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Simonete Pereira da Silva - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Regional do Cariri, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física. , Rua Coronel Antonio Luiz, 1161, Pimenta, 63105000 - Crato, CE - Brasil, Telefone: (88) 31021202, Ramal: 2784, URL da Homepage:
Experiência profissional
2002 - Atual
Universidade Regional do CaririVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2012
Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
06/2006
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Linhas de pesquisa
-
08/2002
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cineantropometria, Desenvolvimento Motor, Exercício Físico na Promoção da Saúde, Metodologia do Ensino do Voleibol, Nutrição e Metabolismo, Treinamento Desportivo
-
08/2002 - 05/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Membro Titular do Comitê Científico.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Simonete Pereira da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?