Silvia Carolina Andrade Santos

Possui Licenciatura Plena em História e Mestrado em Educação (UFS). Atuou no Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Urbano ? como coordenadora pedagógica; Formadora de professores (Ciências Humanas); e Professora de Ciências Humanas. Trabalhou com Educação a Distância na UFS (coordenadora de polo e professora tutora de Prática de Pesquisa Histórica) e na UNIT (professora preceptora de Estágio em História). Foi supervisora de curso no Programa Mulheres Mil (PRONATEC/IFS); docente colaboradora na Pós-graduação Latu Sensu da Faculdade Pio Décimo e da FAPAF. Trabalhou, também, como técnica pedagógica na Secretaria de Educação (SEDUC/SE), de 2017 a 2022. Tem experiência na área de História e História da Educação, com ênfase em História Moderna e História do Brasil, História do Ensino de História, Metodologia e Prática de Pesquisa.

Informações coletadas do Lattes em 12/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2009 - 2011

Universidade Federal de Sergipe
Título: A Escrita Histórica para Crianças: A Experiência de João Ribeiro (1900/1912)
, Ano de Obtenção: 2011.Itamar Freitas Oliveira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Livro Didático de História; João Ribeiro; História para crianças.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Licenciatura Plena em História

2000 - 2005

Universidade Federal de Sergipe
Título: Movimento estudantil em tempos de guerra
Orientador: Maria Izabel Ladeira Silva

Formação complementar

2015 - 2015

Formação inicial de Educadores. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Educação - Aracaju/SE., SEMED, Brasil.

2015 - 2015

Fundamentos da Metodologia "Mulheres Mil". (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Sergipe, IFS, Brasil.

2014 - 2014

Qualificação Téc. dos Operadores do Sistema Sócio. (Carga horária: 88h). , Fundação Renascer do Estado de Sergipe, SEIDS, Brasil.

2009 - 2010

Formação inicial e continuada de formadores. (Carga horária: 252h). , Fundação Darcy Ribeiro, FUNDAR, Brasil.

2009 - 2009

Curso de Formação Incial para educadores. (Carga horária: 160h). , Secretaria Municipal de Educação de Aracaju., SEMED, Brasil.

2007 - 2007

Formação Inicial para Educadores do ProJovem. (Carga horária: 160h). , Secretaria Municipal de Educação de Aracaju, SEMED, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Técnicas de Ensino de História. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Introdução à História dos Museus. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2005 - 2005

Formação Inicial para Educadores do ProJovem. (Carga horária: 160h). , Secretaria Municipal de Educação de Aracaju, SEMED, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Seminário de História e Cultura. (Carga horária: 20h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Históriografia Sergipana do Sec XIX. (Carga horária: 20h). , Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Sergipe, FAP-SE, Brasil.

2003 - 2004

Extensão universitária em Tendencia do Saber Históriografico Atual. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Uso das Fontes no Ensino de História. (Carga horária: 31h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Oficina de História Oral. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Projeto Universidade Solidária. (Carga horária: 170h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Folclore e Cultura Sergipana. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Pré História do Nordeste. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Fundamentos em Ensino de História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: Historia da Segunda Grande Guerra.

Participação em eventos

I Concurso Literário de Conto, Crônica, Cordel e Poesia da CGE.Avaliador na Comissão Julgadora do Concurso. 2018. (Outra).

I Encontro Estadual de Educação a Distância.Práticas de Formação Docente em EaD. 2011. (Encontro).

Curso Cinema e Animação: Possibilidades Didáticas de Utilização.Novas Tecnologias e Educação: Propostas e Reflexões. 2010. (Oficina).

III Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Um olhar sobre João Ribeiro e a sua História do Brasil. 2009. (Outra).

II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial. 2009. (Seminário).

I Semana de Ensino de História.A História ensinada: um mapa conceitual em livros didáticos de História das séries/anos finais do Ensino Fundamental. 2009. (Outra).

IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana. Um olhar sobre a História da Educação. 2009. (Congresso).

Seminário - O Núcleo de Pós-Graduação em Educação e a Pesquisa Educacional.As páginas de História de João Ribeiro. 2009. (Seminário).

XXV Simpósio Nacional de História.Uma análise historiográfica de livros didáticos de História Regional. 2009. (Simpósio).

I Congresso Sergipano de História: História e Memória. Escrita da História na trajetória intelectual de João Ribeiro. 2008. (Congresso).

II Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.O movimento estudantil em tempos de guerra. 2008. (Outra).

II Seminário Nacional de História da Historiografia.A tradição britânica dos estudos culturais. 2008. (Seminário).

I Seminário Nacional Poderes e Sociabilidades na História.MOVIMENTO ESTUDANTIL E O ESFORÇO DE GUERRA EM DEFESA DA NACIONALIDADE (1942-1943). 2008. (Seminário).

V Congresso Brasileiro de História da Educação. MOVIMENTO ESTUDANTIL EM SERGIPE: SECUNDARISTAS NO ESFORÇO DE GUERRA CONTRA O NAZI-FASCISMO (1942-1943). 2008. (Congresso).

VI Semana Nacional de Educação - A formação do professor: desafios políticos e pedagógicos.Movimento Estudantil e o esforço de guerra contra o Nazifascismo (1942-1943).. 2008. (Outra).

XII Encontro Sergipano de História: O legado intelectual de José Calasans.Movimento Social e economia de guerra no governo de Augusto Maynard (1942-1943).. 2008. (Encontro).

VII Congresso de Iniciação Científica/ XV Encontro-UFS/CNPq. VII Congresso de Iniciação Científica/ XV Encontro-UFS/CNPq. 2005. (Congresso).

XXV Encontro Nacional de Estudantes de História-ENEH.XXV Encontro Nacional de Estudantes de História-ENEH. 2005. (Encontro).

Seminário de Monitoria/UFS.Relato da experiência de Monitoria na Disciplina História Moderna e Contemporânea. 2004. (Seminário).

Encontro Nordestino de Museus. 2002. (Encontro).

Orientou

Ana Lucia Santos Menezes

A Cultura Afro-Brasileira, um Estudo na Escola Maria da Glória Menezes a partir do Livro Didático; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Silvia Carolina Andrade Santos;

Manuel Araújo Santos

O Sagrado e O Profano no Culto de Santo Antônio no Povoado Massaranduba - Carira/SE (1980 a 2008); ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Silvia Carolina Andrade Santos;

Denes Rodrigues dos Santos

A Transição do Trabalho Individual para o Trabalho Coletivo na Produção da Laranja em Sergipe (1960-1990); ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Silvia Carolina Andrade Santos;

Giovania Reis de Matos Correia

A Contribuição da Escola Municipal Manoel de Paula Menezes Lima para o Bairro Aldemar de Carvalho, Lagarto/SE (1980-1995); ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Silvia Carolina Andrade Santos;

Edicleide dos Santos

O Uso das Tecnologias nas Aulas de História; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Silvia Carolina Andrade Santos;

Eliana dos Santos Santana

A Representação do Negro na Literatura Infantil; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Silvia Carolina Andrade Santos;

Izidorio Francisco dos Santos

O Blog como Fonte de Pesquisa para o Ensino de História; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Silvia Carolina Andrade Santos;

Veraci dos Reis Santos

Parafusos: uma História de Lutas e Conquistas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Silvia Carolina Andrade Santos;

Edinaldo de Jesus

As mulheres prostitutas e o declínio dos cabarés da cidade de Boquim na década de 1971 a 1986: História e memória; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Silvia Carolina Andrade Santos;

Fábio Kléber Rocha Correia

Os bordados no município de Tobias Barreto/SE: impactos econômicos, sociais e culturais; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Silvia Carolina Andrade Santos;

Luciano Brasiliense Cardoso

A Educação e as Novas Tecnologias; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Silvia Carolina Andrade Santos;

Romário Andrade de Jesus

Umbanda em Arauá: Casa de Santo Antônio uma casa de culto afrobrasileira; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Silvia Carolina Andrade Santos;

Wellington Batista dos Santos

A Procissão dos Penitentes em Nossa Senhora das Dores/SE; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Silvia Carolina Andrade Santos;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Em busca da trajetória intelectual de João Ribeiro. In: Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luís/MA. Infância, Juventude e Relações de Gênero na História da Educação, 2010.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . As páginas de História de João Ribeiro. In: Seminário - O Núcleo de Pós-Graduação em Educação e a Pesquisa Educacional, 2009, São Cristóvão. Anais do Seminário - O Núcleo de Pós-Graduação em Educação e a Pesquisa Educacional, 2009.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade ; ALMEIDA, M. W. A. ; MOURA, A. M. G. ; OLIVEIRA, C. K. S. . A História ensinada: um mapa conceitual em livros didáticos de História das séries/anos finais do Ensino Fundamental. In: I Semana de Ensino de História, 2009, Mossoró. Tendências (Crato), 2009.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Um olhar sobre a História da Educação. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, 2009, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, 2009.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Um olhar sobre João Ribeiro e a sua História do Brasil. In: III Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2009, Itabaiana. Anais do III Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2009.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Movimento Estudantil e o esforço de guerra contra o Nazifascismo. In: VI Semana Nacional de Educação - A formação do professor: desafios políticos e pedagógicos, 2008, São Cristóvão. Anais da VI Semana Nacional de Educação - A formação do professor: desafios políticos e pedagógicos, 2008.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Movimento Social e economia de guerra no governo de Augusto Maynard (1942-1943).. In: XII Encontro Sergipano de História: O legado intelectual de José Calasans, 2008, São Cristóvão. Anais do XII Encontro Sergipano de História: o legado intelectual de José Calasans, 2008.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Escrita da História na trajetória intelectual de João Ribeiro. In: I Congresso Sergipano de História: História e Memória, 2008, Aracaju. Anais do I Congresso Sergipano de História: História e Memória, 2008.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . O movimento estudantil em tempos de guerra. In: II Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2008, São Cristóvão. Anais do II Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2008.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . A tradição britânica dos estudos culturais. In: II Seminário Nacional de História da Historiografia, 2008, Mariana. Caderno de Resumos e Anais do II Seminário Nacional de História da Historiografia. Ouro Preto: EDUFOP, 2008.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . MOVIMENTO ESTUDANTIL EM SERGIPE: SECUNDARISTAS NO ESFORÇO DE GUERRA CONTRA O NAZI-FASCISMO (1942-1943). In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracaju. Anais do V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . MOVIMENTO ESTUDANTIL E O ESFORÇO DE GUERRA EM DEFESA DA NACIONALIDADE (1942-1943). In: I Seminário Nacional Poderes e Sociabilidades na História, 2008, Recife. Anais do I Seminário Nacional Poderes e Sociabilidades na História, 2008.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Relato da experência na monitoria da Disciplina História Moderna e Contemporânea. In: Seminário de Monitoria/UFS, 2004. Anais do 2º Seminário de Monitoria, 2004.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Um olhar sobre a História da Educação. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, 2009, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, 2009.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade ; ALMEIDA, M. W. A. ; MOURA, A. M. G. ; OLIVEIRA, C. K. S. . A História ensinada: um mapa conceitual em livros didáticos de História das séries/anos finais do Ensino Fundamental. In: I Semana de Ensino de História, 2009, Mossoró. Tendências (Crato), 2009.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Um olhar sobre João Ribeiro e a sua História do Brasil. In: III Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2009, Itabaiana. Anais do III Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2009.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Uma análise historiográfica de livros didáticos de História Regional. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. Anais do XXV Simpósio Nacional de História, 2009.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . As páginas de História de João Ribeiro. In: Seminário - O Núcleo de Pós-Graduação em Educação e a Pesquisa Educacional, 2009, São Cristóvão. Anais do Seminário - O Núcleo de Pós-Graduação em Educação e a Pesquisa Educacional, 2009.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Escrita da História na trajetória intelectual de João Ribeiro. In: I Congresso Sergipano de História: História e Memória, 2008, Aracaju. Anais do I Congresso Sergipano de História: História e Memória, 2008.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . O movimento estudantil em tempos de guerra. In: II Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2008, São Cristóvão. Anais do II Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2008.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Movimento social e economia de guerra no governo de Augusto Maynard (1942-1943). In: XII Encontro Sergipano de História: O legado intelectual de José Calasans, 2008, São Cristóvão. Anais do XII Encontro Sergipano de História: o legado intelectual de José Calasans, 2008.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . A tradição britânica dos estudos culturais. In: II Seminário Nacional de História da Historiografia, 2008, Mariana. Caderno de Resumos e Anais do II Seminário Nacional de História da Historiografia. Ouro Preto: EDUFOP, 2008.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . MOVIMENTO ESTUDANTIL EM SERGIPE: SECUNDARISTAS NO ESFORÇO DE GUERRA CONTRA O NAZI-FASCISMO (1942-1943). In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracaju. Anais do V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . MOVIMENTO ESTUDANTIL E O ESFORÇO DE GUERRA EM DEFESA DA NACIONALIDADE (1942-1943). In: I Seminário Nacional Poderes e Sociabilidades na História, 2008, Recife. Anais do I Seminário Nacional Poderes e Sociabilidades na História, 2008.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Engajamento Estudantil no Esforço de guerra.. In: VII Congresso de Iniciação Científica/ XV Encontro de Iniciação Científica-UFS/CNPq, 2005, São Cristóvão. Anais do VII Congresso de Iniciação Científica/ XV Encontro de Iniciação Científica-UFS/CNPq. São Cristóvão: EDUFS, 2005.

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Novas Tecnologias e Educação: Propostas e Reflexões. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . As páginas de História de João Ribeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Um olhar sobre a História da Educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Um olhar sobre João Ribeiro e a sua História do Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade ; MOURA, A. M. G. ; OLIVEIRA, C. K. S. ; ALMEIDA, M. W. A. . A História ensinada: um mapa conceitual em livros didáticos de História das séries/anos finais do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Movimento Estudantil e o esforço de guerra contra o Nazifascismo (1942-1943).. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Movimento Social e economia de guerra no governo de Augusto Maynard (1942-1943). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Escrita da História na trajetória intelectual de João Ribeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . O movimento estudantil em tempos de guerra. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Engajamento Estudantil no esforço de guerra. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Relato da experiência na monitoria da Disciplina História Moderna e Contemporânea. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . A Escrita Histórica para Crianças: A Experiência de João Ribeiro (1900/1912) 2011 (Mestrado).

  • SANTOS, Silvia Carolina Andrade . Movimento Estudantil em Tempos de Guerra 2005 (Monografia de Conclusão de Curso).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    A Escrita Histórica para Crianças: A Experiência de João Ribeiro (1900/1912)., Descrição: Esta pesquisa teve como objeto a escrita didática da História para crianças e por objetivo analisar os atributos dessa escrita - quanto à sua função, estrutura e forma - na experiência de João Ribeiro. Dessa forma, os livros História do Brasil - Curso Superior (1900) e História do Brasil (Rudimentos de ) - Curso Primário (1912) foram analisados com base no método de análise de conteúdo. As edições foram analisadas comparativamente com o intuito de traçar o perfil da obra para a infância - investigando quem faz a História, onde a experiência brasileira se desenrola, como ela está periodizada, qual a sua forma de exposição, qual a dimensão e tipo de texto e como o enredo se organiza no nível do foco narrativo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silvia Carolina Andrade Santos - Coordenador / Itamar Freitas Oliveira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2003 - 2005

    Movimento Estudantil em Tempos de Guerra, Descrição: Este trabalho tem como tema o Movimento Estudantil em Sergipe, procurando compreender o grau de atuação dos estudantes secundaristas sergipanos na luta em ?defesa da democracia? diante da ameaça nazi-fascista. Neste contexto, centralizamos as nossas análises no período de 1942-43, já que entendemos que o clima de guerra instalado em Aracaju com os torpedeamentos de 1942 provocou a indignação popular, fazendo com que a classe estudantil, principalmente, manifestasse o seu repúdio aos nazi-fascistas e reivindicasse a entrada do Brasil na II Guerra Mundial ao lado dos países aliados. O interesse pelo Movimento Estudantil surgiu da necessidade de entendermos que sua força e atuação política se fizeram presente durante a Guerra em vários estados brasileiros, e Sergipe não ficou de fora dessa tendência por conta da agressão sofrida com os naufrágios no litoral sergipano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silvia Carolina Andrade Santos - Coordenador / Maria Isabel Ladeira Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 13

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2022

Secretaria de Educação do estado de Sergipe

Vínculo: Cargo Comissionado - Assessor, Enquadramento Funcional: Técnica pedagógica, Carga horária: 40

Outras informações:
Técnica pedagógica na SEED/SE, Departamento de Apoio ao Sistema de Ensino (DASE), setor da Coordenação do Pré-Universitário (PREUNI).

2012 - 2017

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora do Curso de História (UAB/CESAD/UFS), Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora à distância da disciplina Prática de Pesquisa Histórica (UAB/CESAD/UFS).

2009 - 2011

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora com bolsa CAPES (NPGED/UFS), Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisadora bolsista CAPES vinculada ao Núcleo de Pós-Graduação em Educação(NPGED) da Universidade Federal de Sergipe. Projeto: A Escrita Histórica para Crianças: A Experiência de João Ribeiro (1900/1912). Descrição: O objetivo principal do projeto foi analisar os atributos da escrita didática da História para crianças - quanto à sua função, estrutura e forma - na experiência de João Ribeiro. A pesquisa resultou na minha dissertação de mestrado.

2008 - 2011

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora (GPEH/UFS), Carga horária: 10

Outras informações:
Membro do grupo de pesquisas em Ensino de História, sob a orientação do prof. Dr. Itamar Freitas.

2009 - 2009

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Pesquisador bolsista, Enquadramento Funcional: Coord. de Pólo (Educação a Distância/UAB).

Outras informações:
Coordenadora de Pólo (Areia Branca/SE) do CESAD/ UFS. Educação a Distância/UAB.

2009 - 2009

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Tirocínio docente (Teorias do Currículo/DED)

Outras informações:
Tirocínio docente na disciplina Teorias do Currículo (Departamento de Educação-DED/UFS). Realizado com a turma de Pedagogia, período 2009/2, sob a orientação do professor Dr. Itamar Freitas.

Atividades

  • 06/2003 - 06/2005

    Estágios , Centro de Educação de Ciências Humanas, Museu do Homem Sergipano.Estágio realizado, Atendimento.

  • 06/2003 - 12/2004

    Estágios , Centro de Educação de Ciências Humanas, Departamento de História.Estágio realizado, Monitoria da Disciplina História Moderna.

  • 12/2003 - 02/2004

    Estágios , Reitoria, Colégio de Aplicação Codap.Estágio realizado, Estágio Curricular.

2016 - 2016

FACULDADE ANTONIO PROPICIO DE AGUIAR FRANCO - FAPAF

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente Colaboradora, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora colaboradora da FAPAF, no Curso de Especialização em Educação. Disciplinas ministradas no Município de Monte Alegre/SE, Areia Branca/SE e Nossa Senhora da Glória/SE: História dos Projetos Educacionais no Brasil; Currículo em Rede; Metodologia do Ensino Superior; e Metodologia do Trabalho Científico.

2015 - 2015

Instituto Federal de Sergipe

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora de Curso, Carga horária: 20

Outras informações:
Supervisora de Curso do Programa Mulheres Mil - IFS/PRONATEC - em Carmópolis/SE.

2014 - 2015

Instituto Federal de Sergipe

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora da disciplina Ética, Cidadania e Trabalho pelo IFS/PRONATEC.

2011 - 2012

Universidade Tiradentes

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Preceptora de Estágio - História, Carga horária: 40

2002 - 2002

Universidade Tiradentes

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária do Memorial de Sergipe da UNIT, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária do Memorial de Sergipe da Universidade Tiradentes (UNIT). Pesquisadora e Monitora.

Atividades

  • 04/2002 - 09/2002

    Estágios , Universidade Tiradentes - Campus II, Memorial de Sergipe.Estágio realizado, Atendimento ao público.

2012 - 2012

Faculdade Pio Décimo, -

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor pós-graduação Latu Sensu

Outras informações:
Ministrei a disciplina Metodologia Científica no curso de Psicologia do Trânsito (pós-graduação Lautu Sensu) da Faculdade Pio Décimo (Aju/SE).

2015 - 2017

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências Humanas, Carga horária: 30

Outras informações:
Programa de Inclusão de Jovens (18 a 29 anos). Nível: Ensino Fundamental. Turno: noturno.

2012 - 2013

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências Humanas, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora de Ciências Humanas no Projovem Urbano. Atuando por 18 meses, período de duração do Programa.

2003 - 2005

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária no Museu do Homem Sergipano (UFS), Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária do Museu do Homem Sergipano (UFS). Pesquisa e monitoria.

2009 - 2010

Sociedade de Estudos Múltiplos, Ecológica e de Artes, Sociedade Semear

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Formadora de professores (Ciências Humanas)

Outras informações:
Formadora dos educadores de Ciências Humanas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Urbano. Atuando na formação inicial e continuada dos professores deste Programa.

2006 - 2009

Sociedade Eunice Waever de Aracaju

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenação Pedagógica de uma das Estações Juventude (Êxito) implantada pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM - no município de Aracaju/SE.

Atividades

  • 01/2006

    Direção e administração, Projovem, Estação Juventude III.Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 01/2006

    Serviços técnicos especializados , Projovem, Estação Juventude III.Serviço realizado, Coordenação Pedagógica.