Cezar Laerte Natal

Possui graduação em Biomedicina (1974), mestrado em Fisiologia e Biofísica pela Universidade Estadual de Campinas (1980), doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (1987) e pós - doutorado em Neurobiologia pela City University of New York (1990). Professor adjunto 4 aposentado da Universidade Federal de Uberlândia- MG. Cordenador dos Núcleos de Extensão e de Pós-Graduação das Faculdades Dom Bosco-Curitiba-PR, agosto/2011-julho/2013. Tem experiência na área de Fisiologia Humana e Biofísica com ênfase em Sistema Nervoso.

Informações coletadas do Lattes em 12/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Fisiologia

1985 - 1987

Universidade de São Paulo
Título: Análise eletrisiológica do Núcleo Terminal Medial (Sistema Óptio Acessório) e de suas interações com o Núcle Pretectal do Trato Óptco no rato albino
Luiz Roberto Giorgetti Britto. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)

1978 - 1980

Universidade Estadual de Campinas
Título: Caracterização eletrofisiológica de neurônios do núcleo da raiz óptica basal com projeções a cerebelo em pombos,Ano de Obtenção: 1980
Orientador: Ernesto Jose Dottaviano

Graduação em Biomedicina

1971 - 1974

Centro Universitário Barão de Mauá

Pós-doutorado

1988 - 1990

Pós-Doutorado. , City University of New York. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Latim

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas/Especialidade: Neurofisiologia.

Participação em eventos

2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Nutrição.Bases neurais do comportamento alimentar.. 2015. (Simpósio).

CURSO DE RADIOFREQUENCIA BIODINAMICA E FOTOBIOESTIMULACAO. 2014. (Outra).

PRIMEIRO CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOMEDICINA ESTETICA. 2013. (Congresso).

Reunião Regional da SBPC.Bases anatômicas e fisiológicas do aprendizado/memória. 2011. (Encontro).

Revista Brasileira de Pós-graduação: "A Capes e os novos paradigmas da comunicação científica"."A Capes e os novos paradigmas da comunicação científica". 2010. (Seminário).

1º SICCOC Simpósio de Iniciação Científica das Faculdades COC de Ribeirão Preto.A problemática da redução da maioridade penal no Brasil: uma análise pautada em aspectos biológicos e sociais do desenvolvimento humano. 2008. (Simpósio).

Programa de capacitação de docente - "Cordenador gestor, o papel do coordenador gestor na gestão das instituições de ensino superior". 2007. (Oficina).

V Encontro de Lingüística, promovido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Centro Universitário de Patos de Minas.Especialização hemisférica cerebral humana e aquisição de habilidades na linguagem e na comunicação. 2006. (Encontro).

Viagem Técnica à Gruta de Maquiné - Codisburgo - MG. 2006. (Outra).

Congresso Mineiro de Ciência da Saúde Qualidade de Vida - Um Enfoque Multiprofissional da Faculdade da Saúde do Centro Universitário de Patos de Minas. Fisiologia da dor. 2004. (Congresso).

I Congresso Mineiro de Formação de Professores para a Educação Básica do Centro Universitário de Patos de Minas. Memória e história: mecanismos neurais do aprendizado e evocações dos arquivos na forma de lembranças. 2004. (Congresso).

7ª Semana da Farmácia da Faculdade da Saúde do Centro Universitário de Patos de Minas.Participaçao do sistema renal nos mecanismos homeostáticos. 2004. (Outra).

VI Semana de Estudos da Farmácia do Centro Universitário de Patos de Minas.Avaliação dos distúrbios de sono na população de Patos de Minas. 2003. (Encontro).

VIII Semana de Estudos Biológicos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas Centro Universitário de Patos de Minas.Memória e aprendizado. 2003. (Outra).

XIII Semana Científica Farmacêutica.Estudo da laterização cerebral em estudantes do curso de Farmácia de Patos de Minas. 2003. (Outra).

XV Semana Científica da Medicina da Universidade Federal de Uberlândia.Membro da Banca Examinadora. 2002. (Outra).

VIII Congresso Brasileiro de Sono. Movimento das patas durante o sono em ratos com secção total da medula espinhal (estudo preliminar). 2001. (Congresso).

XIV Semana Científica da Medicina da Universidade Federal de Uberlândia.Membro da Banca Examinadora. 2001. (Outra).

III Semana Científica da Medicina da Universidade Federal de Uberlândia.Neurofisiologia, distúrbios clínicos e prespectivas de pesquisa em sono. 2001. (Outra).

XV Semana Científica de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia.Fisiologia do sistema visual de mamíferos. 2000. (Outra).

II Semana de Farmácia e I Encontro Regional de Farmácia da Fundação Educacional de Patos de Minas.Os avanços na pesquisa sobre drogas que atuam sobre o sistema nervoso e modulam o comportamento. 1999. (Encontro).

XIV Reunião Anual da FESBE.Alterações comportamentais e imunológicas do molusco Biomphalaria tenagophila induzidas pela quebra do ciclo-circadiano como consequência de iluminação contínua. 1999. (Encontro).

XII Semana Científica da Medicina - Universidade Federal de Uberlândia.Membro da Comissão de Especialistas Avaliadora dos Temas Livres. 1999. (Encontro).

I Simpósio do Laboratório de Neurofisiologia e Neuroetologia Experimental - Neurociências Integradas. 1998. (Seminário).

II Workshop do curso de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas.Modelo experimental de infecção in vitro de células da neuro-retina pelo parasita Toxoplasma gondii. 1996. (Seminário).

XI Reunião Anual da FESBE.Efeito do tratamento simultâneo com droga depressora da resposta imune celular e bloqueador dopaminérgico em ratos experimentalmente infectados com Toxoplasma gondii. 1996. (Encontro).

IX Semana Científica do Curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia.Membro da comissão Avaliadora de Trabalhos - Sessão Temas Livres (apresentação oral). 1996. (Encontro).

Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia 20. Níveis de anticorpos anti-Toxoplasma gondii em ratos experimentalmente infectados e bloqueio de vias dopaminérgicas centrais. 1995. (Congresso).

VIII Semana Científica da Medicina da Universidade Federal de Uberlândia.Dor em Pediatria. 1995. (Encontro).

IX Reunião Anual da FESBE.Proteólise de miosina V e alterações no perfil de proteínas em cerebelo e medula de ratos induzidas pela estimulação elétrica do complexo olivar inferior. 1994. (Encontro).

III Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Uberlândia.Elaboração de um software aplicado à Hodologia do Sistema Neural. 1993. (Seminário).

VIII Reunião Anual da FESBE.Estudo do sono e suas queixas em portadores de secção medular. 1993. (Encontro).

I Congresso Científico da Universidade Federal de Uberlândia. Epidemiologia do padrão de sono em portadores de lesão medular. 1992. (Congresso).

II Seminário de Iniciação Cientítica da Universidade Federal de Uberlândia.Um programa computacional aplicado à Hodologia Neural. 1992. (Seminário).

IX Semana Científica de Estudos Biológicos.Bacharelado em Ciências Biológicas X Biomedicina. 1992. (Encontro).

V Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE).O sistema óptico acessório e os movimentos oculares. 1991. (Encontro).

VIII Semana Científica do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.A organização funcional do sistema neural segundo Luria. 1991. (Outra).

III Semana Científica de Estudos Biológicos da Universidade Federal de Uberlândia.A profissão do biólogo no Brasil. 1985. (Outra).

Simpósio de Neurofisiologia do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia.Presidente dos Trabalhos Científicos. 1983. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Andrea Maculano Esteves

NATAL, C. L.. Avaliação da incidência de movimentos das patas durante o sono em ratos com lesão medular. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Sidiney Ruocco Junior

NATAL, C. L.. Avaliação da influência das aferências olfatórias sobre a interação dos sistemas neural e imunológico em ratos(rattus norvegicus). 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Parasitologia e Imunologia Aplicadas) - Universidade Federal de Ubelândia.

Aluno: Maria Aparecida Guerra Lage

NATAL, C. L.. Resposta imune humoral e celular em ratos(rattus norvegicus). 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Parasitologia e Imunologia Aplicadas) - Universidade Federal de Ubelândia.

Aluno: Neide Maria da Silva

NATAL, C. L.. Imunorreatividade dos cistos cerebrais de T.gonddi, frente a diferentes antisoros, em camundongos C57BL/6 que sofreram depleção de cálulas T CD4 e/ou T CD8 ou que foram neutralizados de IFN-GAMA ou TNF-ALFA. 1997. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Parasitologia e Imunologia Aplicadas) - Universidade Federal de Ubelândia.

Aluno: Daniel Paulino Venâncio

NATAL, C. L.. Efeito da privação de sono sobre a densidade de receptores androgênicos e glicocorticóides no músculo esquelético de ratos.. 2010. Tese (Doutorado em Pós graduação em nutrição) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Andrea Maculano Esteves

NATAL, C. L.. Alternativa de Tratamento do Movimento Periódico de Pernas Durante o Sono com a Prática de Exercícios Físicos. 2007. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Tales Alexandre Aversi

NATAL, C. L.. Efeitos Pós-natais do Etanol sobre o desenvolvimento do neocórtex de ratos wistar. 2004. Tese (Doutorado em Mestrado em Clínica e Cirurgia Veterinária) - Universidade Federal de Ubelândia.

Aluno: Dírlley de Sousa Gonçalves

NATAL, C. L.. Participação dos Neurotransmissores nos Processos de Envelhecimento do Sistema Neural. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Patos de Minas.

Aluno: Gladson Gabriel da Silva

NATAL, C. L.. Tratamento do Diabetes mellitus através do uso de cissus sicyoides. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Patos de Minas.

Aluno: Vânia da Silva Mendonça

NATAL, C. L.. Toxoplasmose congênita: orientação aos grupos de gestantes do Posto André Luiz da cidade de Patos de Minas-MG. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Patos de Minas.

NATAL, C. L.. Presidente da Banca Examinadora para Concurso Público destinado à contratação de professor da disciplina Anatomia nos cursos de Fisioterapia e Nutrição. 2006. Centro Universitário de Patos de Minas.

NATAL, C. L.. Presidente da Banca Examinadora para Concurso Público destinado à contratação de professor da disciplina Anatomia. 2005. Centro Universitário de Patos de Minas.

NATAL, C. L.. Presidente da Banca Examinadora para Concurso Público destinado à contratação de professor da disciplina Fisiologia Humana. 2003. Centro Universitário de Patos de Minas.

NATAL, C. L.. Presidente da Comissão Julgadora para Concurso Público para Carreira do Magistério Superior na Área de Biofísica. 2002. Centro Universitário de Patos de Minas.

NATAL, C. L.; PESQUERO, J.B.; PESQUERO, J.L.; STANZIOLA, L.; NAIKE, C.R.; BRITO, P.E.. Presidente da Comissão Julgadora do Concurso Público para o Ingresso na Carreira do Magistério Superior na área de Biofísica. 2002. Universidade Federal de Ubelândia.

NATAL, C. L.. Presidente da Comissão Julgadora do Processo Seletivo para Contratação Temporária de Professor Substituto do Departamento de Ciências Fisiológicas na Área de Fisiologia. 1998. Universidade Federal de Ubelândia.

NATAL, C. L.. Presidente da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Seleção de Professor Substituto na área de Fisiologia. 1997. Universidade Federal de Ubelândia.

NATAL, C. L.. Presidente da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Seleção de Professor Substituto na área de Fisiologia. 1996. Universidade Federal de Ubelândia.

NATAL, C. L.. Presidente da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Seleção de Professor na disciplina de Anatomia e Fisiologia Geral e Humana do Curso de Ciências Biológicas. 1996. Fundação Municipal de Ensino Superior de Uberaba.

NATAL, C. L.. Presidente da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Seleção de Professor Substituto na área de Fisiologia. 1995. Universidade Federal de Ubelândia.

NATAL, C. L.. Presidente da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Seleção de Professor Integrante da Carreira do Magistério Superior área de Fisiologia. 1994. Universidade Federal de Ubelândia.

NATAL, C. L.. Presidente da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Seleção de Professor Integrante da Carreira do Magistério Superior. 1994. Universidade Federal de Ubelândia.

NATAL, C. L.. Membro Titular da Comissão Julgadora do Concurso para a Carreira do Magistério Superior do Departamento de Fisiologia. 1992. Universidade Federal do Paraná.

NATAL, C. L.. Membro Titular da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para admissão de docente do Departamento de Ciências Fundamentais para a Saúde na área de Fisiologia. 1992. Universidade Federal de Ubelândia.

NATAL, C. L.. Professor Examinador na Banca Examinadora do Processo Seletivo para Professor Substituto na Área de Farmacologia. 2001. Universidade Federal de Ubelândia.

Orientou

Dírlley de Sousa Gonçalves

Participação dos Neurotransmissores nos Processos de Envelhecimento do Sistema Neural; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Cezar Laerte Natal;

Gladson Gabriel da Silva

Tratamento do Diabetes Mellitus através do uso de Cissus sicyoides; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Cezar Laerte Natal;

Tânia Jordana Lourenço

Epidemiologia das Queixas de Sono em Estudantes do Ensino Fundamental, de 5ª a 7ª Séries, de 11 a 13 anos, de Patos de Minas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Cezar Laerte Natal;

Luana Alves da Silva

Estudo do Padrão de Sono em Estudantes do Ensino Fundamental, de 5ª a 7ª Séries, de 11 a 13 anos, de Patos de Minas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Cezar Laerte Natal;

Produções bibliográficas

  • NATAL, C. L. ; LOURENÇO, T.J. ; SILVA, L.A. ; BOSCOLO R. A. ; SILVA A. ; TUFIK, S. ; MELO, M. T. . Diferenças nos hábitos de sono entre gêneros nos escolares de 11 a 13 anos de idade.. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo) , v. 31, p. 358-361, 2009.

  • WAISSEL, I. ; MINEO, J. R. ; NATAL, C. L. . Changes in the behavioral and immunological aspects of the mollusk Biomphalaria tenagophila induced by disruption of the circadian cycle as a consequence of continuous illumination. Brazilian Journal of Medical and Biological Research , v. 32, p. 1539-1543, 1999.

  • MELO, M. T. ; NATAL, C. L. ; CUNHA, J. M. ; TUFIK, S. . Epidemiologia do padrão de sono em adultos desportistas portadores de lesão medular. Revista Portuguesa de Medicina Desportiva , v. 13, p. 89-100, 1995.

  • NATAL, C. L. ; BRITTO, L.R.G. . The rat accessory optic system: effects of cortical lesions on the directional selectivity of units within the medial terminal nucleus. Neuroscience Letters , v. 91, p. 154-159, 1988.

  • NATAL, C. L. ; BRITTO, L.R.G. . The pretectal nucleus of the optic tract modulates the direction selectivity of accessory optic neurons in rats. Brain Research , v. 419, p. 320-323, 1987.

  • BRITTO, L.R.G. ; NATAL, C. L. ; MARCONDES, A.M. . The accessory optic system in pigeons: receptive field properties of identified neurons. Brain Research , v. 206, p. 149-154, 1981.

  • WAISSEL, I. ; MINEO, J. R. ; NATAL, C. L. . Alterações comportamentais e imunológicas do molusco 'Biomphalaria tenagophila' induzidas pela quebra do ciclo-circadiano como consequência de iluminação contínua.. In: XIV Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental, 1999, Caxambu. Livro de Resumos da XIV Reunião da FESBE, 1999.

  • ROCHA, C. C. ; SILVA, F. R. D. ; MOTA, R. A. ; MINEO, J. R. ; NATAL, C. L. . Efeito de lesão da área tegmental ventral na resposta imunológica ao 'Toxoplasma gondii', em 'Rattus novergicus'. In: XIV Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental, 1999, Caxambú. Livro de Resumos da XIV Reunião Anual da FESBE, 1999.

  • CASTRO, P. ; NATAL, C. L. . Perfil da colesterolemia e sua relação com aspectos sócio-econômicos, etários e fenotípicos na população de Patos de Minas, Minas Gerais, 1999. In: 1 Encontro Regional de Farmácia, 1999, Patos de Minas. Livro de Resumos do 1º Encontro Regional de Farmácia, 1999.

  • CASTRO, P. ; NATAL, C. L. . Perfil da glicemia e sua relação com aspectos sócio-econômicos, etários e fenotípicos na população de Patos de Minas, Minas Gerais, 1999.. In: 1º Encontro Regional de Farmácia, 1999, Patos de Minas. Livro de Resumos do 1º Encontro Regional de Farmácia, 1999.

  • CASTRO, P. ; NATAL, C. L. . Perfil da Pressão Arterial Média e correlações com aspectos etários, comportamentais, fenotípicos e metabólicos da população de Patos de Minas em 1999.. In: 1º Encontro Regional de Farmácia, 1999, Patos de Minas. Livro de Resumos do 1º Encontro Regional de Farmácia, 1999.

  • CASTRO, P. ; NATAL, C. L. . Aspectos sócio-econômicos e metabólicos associados à incidência de obesidade na população de Patos de Minas. In: 1 º Encontro Regional de Farmácia, 1999, Patos de Minas. Livro de Resumos do 1º Encontro Regional de Farmácia, 1999.

  • NATAL, C. L. ; LAGE, M. A. G. ; SILVA, D. A. O. ; MINEO, J. R. . Efeito do tratamento simultâneo com droga depressora da resposta imune celular e bloqueador dopaminérgico em ratos experimentalmente infectados com Toxoplasma gondii.. In: XI Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experiental, 1996, Caxambú. Livro de Resumos da XI Reunião Anual da FESBE, 1996.

  • NATAL, C. L. ; SHIGUEKAWA, K. Y. M. ; SILVA, D. A. O. ; MINEO, J. R. . Bloqueio das vias dopaminérgicas centrais e imunidade em ratos experimentalmente infectados com 'Toxoplasma gondii'.. In: XI Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental, 1996, Caxambu - MG. Livro de Resumos da XI Reunião Anual da FESBE, 1996.

  • SILVA, N. M. ; MINEO, J. R. ; NATAL, C. L. ; SILVA, D. A. O. . Modelo experimental de infecção "in vitro" de células da neuro-retina pelo parasita 'Toxoplasma gondii'.. In: II Workshop do curso de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas., 1996, Uberlândia - MG. Livro de Resumos do II Workshop da Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas., 1996.

  • SILVA, F. R. D. ; MINEO, J. R. ; NATAL, C. L. . Efeitos de lesões químicas com exitotoxinas na substância cinzenta periaquedutal sobre a resposta imunológica a Toxoplasma gondii.. In: II Workshop do Curso de Pós-Graduação em Imulogia e Parasitologia Aplicadas, 1996, Uberlândia - MG. Livro de Resumos do II Workshop da Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas, 1966.

  • MOTA, R. A. ; NATAL, C. L. ; MINEO, J. R. . Efeito de bloqueador de receptores endorfinérgicos na resposta imunológica ao 'Toxoplasma gondii'.. In: II Workshop da Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas, 1996, Uberlândia - MG. Livro de Resumos do II Workshop da Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas, 1996.

  • RUOCCO JUNIOR, S. ; NATAL, C. L. ; MINEO, J. R. . Avaliação da influência das aferências olfatórias sobre a interação dos sistemas neural e imunológico em ratos experimentalmente infectados com 'Toxoplasma gondii'.. In: II Workshop da Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas., 1996, Uberlândia - MG. Livro de Resumos do II Workshop da Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas, 1996.

  • MELO, M. T. ; NATAL, C. L. ; CUNHA, J. M. ; TUFIK, S. . An epidemiologic study of sleep and complaints of subjects with spinal cord injury. In: Annual Meeting of Sleep Research Society, 1994, Boston. Sleep Research Society Abstracts, 1994.

  • WAISSEL, I. ; NATAL, C. L. ; MINEO, J. R. . Changes in the behavioral and immunological aspects of the mollusk 'Biomphalaria tenagophila' induced by disruption of the circadian cycle as a consequence of continuous illumination.. Brazilian Journal of Medical and Biological Research , Ribeirão Preto, v. 32, p. 1539-1543, 1999.

  • NATAL, C. L. ; Neurociencia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOVAES, E.D. ; NATAL, C. L. . A problemática da redução da maioridade penal no Brasil: uma análise pautada em aspectos biológicos e sociais do desenvolvimento humano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ROCHA, M.V. ; TEIXEIRA, D.G. ; CAMPOS, L.C. ; NATAL, C. L. ; CUNHA, J.L. . Avaliação dos distúrbios de sono na população de Patos de Minas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMPOS, L.C. ; TEIXEIRA, D.G. ; ROCHA, M.V. ; CUNHA, J.L. ; NATAL, C. L. . Avaliação do padrão de sono na população de Patos de Minas - MG. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L.I. ; SILVA, L.A. ; CUNHA, J. M. ; NATAL, C. L. . Estudo da laterização cerebral em estudantes do curso de Farmácia de Patos de Minas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NATAL, C. L. ; MELO, M. T. ; TUFIK, S. . Movimento das patas durante o sono em ratos com secção total da medula espinhal (estudo preliminar). 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WAISSEL, I. ; MINEO, J. R. ; NATAL, C. L. . Alterações comportamentais e imunológicas do molusco Biomphalaria tenagophila induzidas pela quebra do ciclo-circadiano como consequência de iluminação contínua. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, C. C. ; SILVA, F. R. D. ; MOTA, R. A. ; MINEO, J. R. ; NATAL, C. L. . Efeito de lesão da área tegmental ventral na resposta imunológica ao Toxoplasma gondii, em Rattus novergicus. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NATAL, C. L. ; Incidência da automedicação na cidade de Patos de Minas-MG, relacionada a indicação de medicamentos, riscos e problemas já constatados. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NATAL, C. L. ; Incidência de automedicação na cidade de Patos de Minas-MG, relacionada à escolaridade, classe social, à locais de venda de medicamentos e distribuição por sexo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, N. M. ; MINEO, J. R. ; NATAL, C. L. ; SILVA, D. A. O. . Modelo experimental de infecção in vitro de células da neuro-retina pelo parasita Toxoplasma gondii. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. R. D. ; NATAL, C. L. ; MINEO, J. R. . Efeitos de lesões químicas com exitotoxinas na substância cinzenta periaquedutal sobre a resposta imunológica a Toxoplasma gondii, em ratos. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOTA, R. A. ; NATAL, C. L. ; MINEO, J. R. . Efeito de bloqueador de receptores endorfinérgicos na resposta imunológica ao Toxoplasma gondii, em ratos. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RUOCCO JUNIOR, S. ; NATAL, C. L. ; MINEO, J. R. . Avaliação da influência das aferências olfatórias sobre a interação dos sistemas neural e imunológico em ratos experimentalmente infectados com Toxomplasma gondii. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NATAL, C. L. ; LAGE, M. A. G. ; SILVA, D. A. O. ; MINEO, J. R. . Efeito do tratamento simultâneo com droga depressora da resposta imune celular e bloqueador dopaminérgico em ratos experimentalmente infectados com Toxoplasma gondii. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NATAL, C. L. ; SHIGUEKAWA, K. Y. M. ; SILVA, D. A. O. ; MINEO, J. R. . Bloqueio das vias dopaminérgicas centrais e imunidade em ratos experimentalmente infectados com Toxoplasma gondii. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NATAL, C. L. ; SHIGUEKAWA, K. Y. M. ; SILVA, D. A. O. ; MINEO, J. R. . Níveis de anticorpos anti-Toxoplasma gondii em ratos experimentalmente infectados e bloqueio de vias dopaminérgicas centrais. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, J.F. ; PROCÓPIO, L.D. ; OLIVEIRA, R.A. ; LEME, F.P. ; COELHO, M.V. ; NATAL, C. L. . Proteólise de miosina V e alterações no perfil de proteínas em cerebelo e medula de ratos induzidas pela estimulação elétrica do complexo olivar inferior. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELO, M. T. ; NATAL, C. L. ; CUNHA, J. M. ; TUFIK, S. . Estudo do sono e suas queixas em portadores de secção medular. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, M.F. ; CUNHA, C.R. ; REIS, H. ; NATAL, C. L. . Elaboração de um software aplicado à hodologia do sistema neural. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, F.A. ; SILVA, L.I. ; PAULA, M.S. ; TUFIK, S. ; NATAL, C. L. ; CUNHA, J. M. . Estudo epidemiológico do sono e suas queixas. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, M.F. ; CUNHA, C.R. ; REIS, H. ; NATAL, C. L. . Elaboração de um software aplicado à Hodologia do Sistema Neural. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELO, M. T. ; CUNHA, J. M. ; NATAL, C. L. . Epidemiologia do padrão de sono em portadores de lesão medular. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, M.F. ; CUNHA, C.R. ; REIS, H. ; NATAL, C. L. . Um programa Computacional aplicado à Hodologia Neural. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAULA, M.S. ; CUNHA, J. M. ; SILVA, L.J. ; NATAL, C. L. . Incidência de queixas de sono na população de Uberlândia. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, M.F. ; NATAL, C. L. . Um programa computacional aplicado à Hodologia Neural. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, F.A. ; NATAL, C. L. . Incidência de queixas de sono na população de cidade de médio porte. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

NATAL, C. L. ; Fiiologia do sistema visual de mamíferos. 2002. (Palestra).

NATAL, C. L. ; Neurociências: aspectos Neuropsicológicos da Teoria de Luria. 1993. (Palestra).

NATAL, C. L. ; Organização Funcional do Sistema óptico acessório e sua relação com a atividade oculomotora. 1992. (Seminário).

NATAL, C. L. ; Cérebro: Organização funcional do córtex cerebral. 1992. (Seminário).

NATAL, C. L. ; Aspectos Neurofisiológicos da Percepção. 1992. (Palestra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade Dom Bosco, Campus Marumby, Campus Mercês. , Rua Paulo Martins, 298, 80710-010 - Curitiba, PR - Brasil

Experiência profissional

2012 - 2013

Faculdade Dom Bosco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cordenador de Extenção e de Pós-Graduação, Carga horária: 40

2011 - 2012

Faculdade Dom Bosco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cordenador do Núcleo de Pós-Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2010

Faculdades COC de Ribeirão Preto

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmico, Carga horária: 44

Atividades

  • 04/2008

    Direção e administração, Unidade I, .,Cargo ou função, Diretor Administrativo.

  • 04/2007 - 04/2008

    Direção e administração, Unidade I, .,Cargo ou função, Coordenador da CPA - Comissão Própria de Avaliação.

  • 02/2007 - 04/2008

    Direção e administração, Unidade I, .,Cargo ou função, Coordenador Acadêmico.

1999 - 2007

Centro Universitário de Patos de Minas

Vínculo: Professor efetivo, Enquadramento Funcional: Professor universitário

Atividades

  • 02/2000 - 12/2006

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Humana

  • 02/1999 - 12/2006

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biofísica, Fisiologia

  • 02/1999 - 12/2006

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biofísica, Fisiologia

  • 02/1999 - 12/2006

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biofísica, Fisiologia

  • 02/1999 - 12/2006

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Neurofisiologia

1982 - 2005

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBELÂNDIA

Vínculo: Professor Universitário, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

  • 12/2000 - 12/2007

    Direção e administração, Departamento de Ciências Fisiológicas, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento.

  • 02/2000 - 12/2004

    Ensino, Mestrado em Clínica e Cirurgia Veterinária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Fisiologia

  • 07/2003 - 07/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Estudos para Expansão de novos Cursos, .,Cargo ou função, Membro da Comissão.

  • 11/2001 - 10/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Biomédicas, .,Cargo ou função, Membro do Conselho.

  • 08/2002 - 08/2003

    Direção e administração, Instituto de Ciências Biomédicas, .,Cargo ou função, Coordenador das Disciplinas do Ciclo Básico.

  • 03/2000 - 12/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Docentes do Instituto de Ciências Biomédicas, .,Cargo ou função, Membro da Comissão.

  • 11/1998 - 12/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado e da Comissão de Bolsas.

  • 04/1997 - 12/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Fisiológicas, .,Cargo ou função, Consultor Ad Hoc de Projetos Ciêntíficos.

  • 05/1997 - 07/1997

    Ensino, Mestrado em Parasitologia e Imunologia Aplicadas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Neurobiologia Celular

  • 05/1995 - 07/1995

    Ensino, Mestrado em Parasitologia e Imunologia Aplicadas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Neurobiologia Celular

  • 06/1993 - 07/1993

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa Especial de Treinamento no Curso de Medicina, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção Responsável de Bolsistas.

  • 07/1990 - 01/1992

    Ensino, Educação Física para Portadores de Deficiência, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Neurofisiologia

1979 - 1982

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4

Atividades

  • 03/1979 - 04/1982

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia

  • 03/1979 - 04/1982

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia

  • 03/1979 - 04/1982

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia

  • 03/1979 - 04/1982

    Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia

1976 - 1977

Curso Objetivo - Setor Campinas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

1974 - 1976

Escola de 1º e 2º Graus e de Educação Infantil Santo André

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1974 - 12/1976

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Biotecnica, Biologia

1974 - 1976

Faculdade de Educação Física de Jaboticabal

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 06/1974 - 02/1976

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Humana, Anatomia Humana

1973 - 1975

Fernando Costa Vestibulares Ltda.

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia

2007 - 2010

União dos Cursos Superiores SEB

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.