Andre Menezes Marques das Neves

Professor associado da Universidade Federal de Pernambuco Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-doutoramento pela UBI - Portugal. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Design de sistemas de computação, atuando principalmente na investigação, desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas de design como instrumento de inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação.

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Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Computação

2002 - 2005

Universidade Federal de Pernambuco
Título: iAIML - Um mecanismo para tratamento de intencionalidade em AIML
Flávia de Almeida Barros. Palavras-chave: Inteligência Artificial; webdesign; chatterbot; conversação; interface.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação. Setores de atividade: Informática.

Mestrado em Ciências da Computação

1998 - 1999

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Agentes Inteligentes em Ambientes Virtuais de Estudo,Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Flávia de Almeida Barros

Graduação em Desenho Industrial

1989 - 1994

Universidade Federal da Paraíba

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Pós-doutorado

2014 - 2015

Pós-Doutorado. , Universidade da Beira Interior, UBI, Portugal. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

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Formação complementar

2012 - 2012

Gamification. (Carga horária: 40h). , University of Pennsylvania, UPENN, Estados Unidos.

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Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

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Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Design de sistemas de computação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual/Especialidade: Design de interface.

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Organização de eventos

Neves, André . SBGames 2015 - Arts and Design Track. 2015. (Congresso).

NEVES, A. M. M. . V Brazilian Symposia on Games and Digital Entertainment. 2006. (Congresso).

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Participação em bancas

Aluno: ÁTILA MOREIRA

NEVES, A. M. M.RAMALHO, G. L.. Smart Info. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo

NEVES, A. M. M.; QUEIROZ, S. R. M.; PRUDENCIO, R. B. C.. Lateo - combinação e representação do conhecimento. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Allan Rodrigo dos Santos Araújo

NEVES, A. M. M.RAMALHO, G. L.; SANTOS, A. L. M.. PLAY4FUN: Fábrica de Jogos Digitais Casuais. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: João Paulo Cavalcante Rolim

NEVES, A. M. M.RAMALHO, G. L.; FERRAZ, A. G.. SPOTRADIO: Uma ferramenta de composição musical colaborativa com suporte a distribuição e versionamento de artefatos. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Luiz Felipe Sá Leitão Guimarães

NEVES, A. M. M.; FERRAZ, A. G.; SOUZA, F. F.. Interatividade entre dispositivos móveis e TV digital no Ginga. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Eliana Virginia Vieira de Melo

NEVES, A. M. M.Campos, F.F.C.GALINDO, Marcos. Aplicação de Técnicas de Exploração do Espaço Criativo ao Design de Jogos Digitais. 2008. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: João Paulo Cavalcanti Rolim

NEVES, A. M. M.RAMALHO, G. L.. SpotRadio: Uma Ferramenta de Composição Musical Colaborativa com Suporte a Distribuição e Versionamento de Artefatos. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Gustavo Danzi de Andrade

NEVES, A. M. M.RAMALHO, G. L.. BALANCEAMENTO DINÂMICO DE JOGOS: UMA ABORDAGEM BASEADA EM APRENDIZAGEM POR REFORÇO. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Daniel Almeida Leitão

NEVES, A. M. M.BARROS, F. A.. NLForSpec: Uma Ferramenta para Geração de Especificações Formais a partir de Casos de Teste em Linguagem Natural. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: José Pirauá Alves Gonçalves

NEVES, A. M. M.COUTINHO, S. G.CUNHA FILHO, P. C.. TAE.web-u: a construção de uma técnica para avaliação estética de websites com usuários. 2007. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Bárbara Gollner Moreira

NEVES, A. M. M.CUNHA FILHO, P. C.. Atualidade Jornalistica na Web e critérios de Usabilidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Paulo Henrique da Fonseca Melo

NEVES, A. M. M.; MEIRA, L. R. L.; FALCAO, J. T. R.. Uma abordagem semiótico interacional para o estudo de redes sociais na Web. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: GLYELSON NEPOMUCENO MONTENEGRO

NEVES, A. M. M.; TINOCO, M.; BENTES, D.. A PRODUÇÃO DO MOBILIÁRIO URBANO EM ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS REVITALIZADO. 2005. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marco Tulio Caracciolo

NEVES, A. M. M.RAMALHO, G. L.; MEIRA, S. L.. GameCuts: framework para desenvolvimento de gameplay. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Vicente Vieria

NEVES, A. M. M.RAMALHO, G. L.. Game Scoring. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Filipe Calegario

NEVES, A. M. M.RAMALHO, G. L.. Probatio. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Fernando Antonio Mota Trinta

NEVES, A. M. M.RAMALHO, G. L.; MEIRA, S. L.; CARLOS,. SUPORTE A PERVASIVIDADE EM JOGOS MASSIVAMENTE MULTIUSUÁRIO. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: André Wilson Brotto Furtado

NEVES, A. M. M.RAMALHO, G. L.; BORBA, P. H. M.; FEIJO, B.. Empowring Digital games Development trhough Software Factories. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

NEVES, A. M. M.Campello, S. B.. Professor Adjunto. 2008. Universidade Federal de Pernambuco.

NEVES, A. M. M.; MEDEIROS, W. G.; GUIMARAES, L. E. C.. Professor Adjunto. 2008. Universidade Federal de Campina Grande.

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Comissão julgadora das bancas

Geber Lisboa Ramalho

RAMALHO, G. L.. Ambiente Virtuais de Estudo Cooperativo. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Geber Lisboa Ramalho

RAMALHO, G. L.BARROS, Flávia de Almeida. XBotML: uma linguagem de marcação para criação de chatterbots. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Frederico Luiz Gonçalves de Freitas

FREITAS, F.; MELO, Cristina; PERRELLI, Hermano; TEDESCO, Patricia;RAMALHO, Geber L. Uma ferramenta para tratamento de intencao de chatterbots. 2005. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

PATRICIA CABRAL DE AZEVEDO RESTELLI TEDESCO

TEDESCO, P. C. A. R.RAMALHO, G. L.; FREITAS, F. L. G.; MOURA, H. P.; MELO, C. T. V.. Um Mecanismo para TRatamento de Intenção em Chatterbots. 2005. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Centro de Informática - UFPE.

Hermano Perrelli de Moura

NEVES, A. M. M.;MOURA, H. P.RAMALHO, G.; TEDESCO, Patrícia; FREITAS, F. L. G.; MELO, C. T. V.. Um Mecanismo para Tratamento de Intençao em Chatterbots. 2005. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

CRISTINA TEIXEIRA VIEIRA DE MELO

MELO, Cristina Teixeira Vieira de. Um mecanismo para tratamento de intenção em chatterbots. 2005. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

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Orientou

Zózimo Neto

Modelos de Negócio em Design de Artefatos Digitais; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Rowan Sarmento

Design de Personagens para Game; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Farley Millano

Design Thinking e Metodolgias Ágeis; Início: 2013; Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Cecilia da Fonte Alves

Cultura Independente; 2015; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Luis Rodrigo Gomes Brandão

Análise de Emergencia em Games; 2015; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

BRENO JOSÉ ANDRADE DE CARVALHO

Doodles games: análise da marca mutante jogável no Google; 2014; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Camilla Avellar Silveira

MODELO DE ANÁLISE PARA GAMIFICAÇÃO EM REDES SOCIAIS; 2012; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Maria Eduarda Nery da Fonseca Belému

UMA ANÁLISE DA CENOGRAFIA EM GAMES REALISTAS; 2012; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

MARINA DE LIMA NEVES BARROS

EXERGAMES: O PAPEL MULTIDISCIPLINAR DO DESIGN NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DE EXERCÍCIO FÍSICO-FUNCIONAL PARA AUXÍLIO NO COMBATE DA OBESIDADE INFANTIL; 2012; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Gabriela Batista da Silva Bandeira de Melo

DÉTOURNEMENT EM JOGOS DIGITAIS; 2012; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Felipe Matheus Calado Oliveira de Souza

O uso de metodologia de design em propostas comerciais de advergames no APL-PE de jogos digitais; 2012; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Valeska Martins

Ilustração em Jogos Casuais; 2012; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Vania Teofilo Alves

Aplicação do Persona Card Game em Design de Jogos não Eletrônicos e Estamparia de Camisetas; 2011; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Artur de França Mittelbach

Concept Demo: Conceito de Jogos Intermediado por Protótipos; 2011; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Luis José Barbosa de Moura Souza

Multimídia como Alternativa para Documentação no Desenvolvimento de Jogos Digitais; 2011; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Andre Araujo

Mercado de Jogos Digitais; 2011; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Rafael Formiga

Gestão gamificada de projetos; 2011; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Allisson Ricardo

Animação e semântica em jogos digitais; 2011; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Mirela Paiva

Inovação e Design; 2011; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Bruno Santana

Cards Persona: Aplicação de Técnica de Personas na Criação de Jogos Digitais; 2010; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Frank Malcher

Inventariado de Similares para o Design de Jogos no APL-PE; 2010; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Felipe Borba Breyer

Adaptação de métodos de avaliação heurística para jogos digitais; 2008; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Vinícius Gomes

Design de Personagens em Jogos Digitais; 2008; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Leonardo Falcão

Investigações a respeito de estruturas narrativas em jogos digitais; 2008; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Dinara Moura

Navegabilidade em Jogos Eletrônicos; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Manoel Guedes

Prototipagem rápida; 2007; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Diego Lopes Rocha

Peripatécnica - técnica para avaliação estética de artefatos digitais; 2007; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

diego credidio

metodologia para design de jogos eletrônicos; 2007; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Leonardo Falcão

narrativas em jogos digitais; 2007; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Felipe Matheus

Inovação e Design; 2016; Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Clarissa Sóter

Sustentabilidade e Metodologia de Design; 2016; Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Bruno Oliveira

Jogos digitais e engenharia reversa; 2015; Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Márcia Mendes

Fotografia em Jogos Digitais; 2015; Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Marcel Calbusch

As aventuras do menino pontilhado; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Daniel Braga

Monitoramento de Jogos em App Stores; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

RENATO RAMOS

Técnicas de ARM para jogos digitais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Rebeca Castelo Branco de Sá

ícono: design de interface gráfica para visualização de iconografias em bilbiotecas digitais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Pedro Henrique Lucas de Almeida

ambientes de jogos online para múltiplos jogadores; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

fellipe silva câmara

multiboard: desenvolvimento de um tabuleiro universal para jogos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

henrique daniel gomes pimentel

qualihouse - interface de automação residencial; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Gabriela Batista da Silva Bandeira de Melo

cellbit: um companheiro virtual no celular; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Vinícius Gomes

design de personagem para jogos digitais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

tiago rafael sales de souza

projeto de seriado televisivo infantil com animação digital, uma proposta para aprendizagem de cores; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

jarbas domingos

tiras temáticas em blog interativo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Diego dos Santos Silva

seminário estadual de tecnologia assistiva; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

giovanni amorim

portal saúde; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

flávio pessoa sant'ana

website do suplemento cultural do diário oficial do estado; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

cecília urioste

ultrason 3G: pré-fotografia digital; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

mauricio nunes

coleta seletiva: animação em pixelation; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Felipe Souza

Levantamento de Equipamentos para Jogos Digitais; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Mateus Ximenes

Ontologia de Métodos e Técnicas de Design; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Luiz Vasnconcelos

Ontologia de Jogos Casuais; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Giulia Cavalcanti

Progames - Processos e ferramentas de deisgn de jogos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Rodrigo Mazulo

Progames - Processos e ferramentas de deisgn de jogos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Luiz José Barbosa

Progames - Processos e ferramentas de deisgn de jogos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Lucas Marinho

Progames - Processos e ferramentas de deisgn de jogos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Arthur Elihimas

Progames - Processos e ferramentas de design de jogos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Diego Lemos

Progames - Processos e ferramentas de design de jogos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

henrique pimentel

processo de avaliação de jogos digitais - interface do sistema; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Bruno Oliveira

processo de avaliação de jogos digitais - jogos para celular; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

Mateus Ximenes

processo de avaliação de jogos digitais - jogos para pc; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

rafael efrem

processo de avaliação de jogos digitais - análise de jogos; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andre Menezes Marques das Neves;

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Foi orientado por

FLAVIA DE ALMEIDA BARROS

Ambientes Virtuais de Estudo cooperativo; 1999; Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Flávia de Almeida Barros;

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Produções bibliográficas

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  • NEVES, A. M. M. ; Credidio, D. ; Silva, A. . Adaptabilidade de imagens pra jogos móveis. In: SBgames, 2006, Recife. sbgames - V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2006.

  • NEVES, A. M. M. ; MOURA, D. ; Rocha, D. . Direção de fotografia aplicada ao Games-art. In: SBgames, 2006, Recife. sbgames - V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2006.

  • Rocha, D. ; NEVES, A. M. M. . Avaliação Estética de Games. In: SBgames, 2006, Recife. sbgames - V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2006.

  • NEVES, A. M. M. ; BARROS, F. A. . iAIML: a Mechanism to Treat Intentionality in AIML Chatterbots. In: IEEE International Conference on Tools with Artificial Intelligence, 2006, Washington D.C.. IEEE International Conference on Tools with Artificial Intelligence, 2006.

  • ALCOFORADO, Manoel Guedes ; NEVES, A. M. M. . Personas Virtuais. In: 7º Congresso de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, 2006, Curitiba. Anais do 7º Congresso de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, 2006. v. 1.

  • NEVES, A. M. M. ; BARROS, F. A. . Um Mecanismo para Tratamento de Intenção em Chatterbots. In: V ENIA - Encontro Nacional de Inteligência Artificial/ SBC, 2005, São Leopoldo/RS. Anais do XXV Congresso da SBC/ENIA, 2005, 2005. v. 1. p. 1032-1042.

  • MOURA, D. ; NEVES, A. M. M. . Navegabilidade: a interpretação de sinais em ambientes físicos e virtuais. In: SBGames - Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital, 2005, São Paulo. Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital. São Paulo: M. K. Zuffo & R. D. Lopes, 2005.

  • NEVES, A. M. M. ; Santos, S. C. ; MEIRA, L. R. L. . An e-learning environment based on authored information. In: IADIS International Conference e-Commerce 2005, 2005, Porto. IADIS International Conference e-Commerce 2005. Porto, 2005. v. single. p. 395-399.

  • NEVES, A. M. M. ; BARROS, F. A. ; GALVÃO, Adjamir ; RAMALHO, G. L. . Adding Personality to Chatterbots Using the Persona-AIML Architecture. In: IX Ibero-American Conference on Artificial Intelligence - Iberamia 2004, 2004, Puebla. Advances in Artificial Intelligence: Iberamia 2004, 2004. p. 1-10.

  • NEVES, A. M. M. ; CUNHA FILHO, P. C. ; PEIXOTO, Joanny ; GATTIS, Guilherme . Ensino do Jornalismo na Web: um case sobre o uso de ambientes virtuais. In: V Congreso Iberoamericano de periodismo en internet, 2004, Salvador. Anais do V Congreso Iberoamericano de periodismo en internet, 2004. p. 50-60.

  • NEVES, A. M. M. ; CUNHA FILHO, P. C. ; PEIXOTO, Joanny . VirtusClass: a funcionalidade dos ambientes virtuais no ensino do Jornalismo. In: IX Taller Internacional de Software Educativo TISE 2004, 2004, Santiago do Chile. MEMORIAS TISE 2004. Santiago do Chile : Taller Internacional de Software Educativo, 2004, 2004. v. 1. p. 125-131.

  • NEVES, A. M. M. ; BARROS, F. A. . XbotML: A Markup Language for Human Computer Interaction via Chatterbots. In: International Conference on Web Engineering - ICWE 2003, 2003, Oviedo. Lecture Notes in Computer Science. Oviedo - Spain : Springer-Verlag Berlin Heidelberg New York, 2003. p. 171-181.

  • NEVES, A. M. M. ; GALVÃO, Adjamir ; BARROS, F. A. . Persona-AIML: Uma Arquitetura para Desenvolver Chatterbots com Personalidade. In: Encontro Nacional de Inteligência Artificial - ENIA 2003/SBC 2003, 2003, Campinas. Anais do Congresso da SBC´2003, 2003. p. 1-10.

  • NEVES, A. M. M. ; BARROS, F. A. . Intelligent Agents in Virtual Learning Environments. In: TELEMATICA-2001, 2001, Saint Petesburgh. TELEMATICA-2001, 2001.

  • NEVES, A. M. M. ; BARROS, F. A. ; BARROS, S. G. ; PARAGUAÇU, Fábio ; CAVALCANTE, Patrícia Smith . Projeto FIACI - Concepção de Ferramentas Inteligentes para Aprendizagem Cooperativa na Internet. In: XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2001), 2001, 2001, Vitória. Anais do XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2001. p. 469-476.

  • NEVES, A. M. M. ; CUNHA FILHO, P. C. . Projeto Virtus nas Escolas: Ambientes Virtuais de Estudo. In: I Fórum de Informática na Educação da UFPE, 2000, Recife. Anais do I Fórum de Informática na Educação da UFPE, 2000.

  • NEVES, A. M. M. ; PINTO, Romulo Cesar ; BARROS, S. G. . Project Virtus Virtual Environments of Study. In: The 19th ICDE World Conference on Open Learning and Distance Education, 1999, Viena. The 19th ICDE World Conference on Open Learning and Distance Education, 1999.

  • FIGUEROA, D. L. ; Campello, S. B. ; Campos, F.F.C. ; NEVES, A. M. M. . Conceituando ?Web Design? através de Categorização. In: P & D 2008, 2008, São Paulo. Anais do oitavo congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design. São Paulo, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • FIGUEROA, D. L. ; Campos, F.F.C. ; NEVES, A. M. M. . Game Design baseado em Plataforma. In: P & D 2008, 2008, São Paulo. Anais do congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design. São Paulo, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • FIGUEROA, D. L. ; Campos, F.F.C. ; NEVES, A. M. M. . O Paradigma do Projeto baseado em Plataforma aplicado ao Web Design. In: P & D 2008, 2008, São Paulo. Anais do congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design. São Paulo, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • Melo, E. V. V. ; Campos, F.F.C. ; NEVES, A. M. M. . Geração de idéias para jogos digitais: vantagens da utilização de técnica de criatividade. In: P & D 2008, 2008, São Paulo. Anais do congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design. São Paulo, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • NEVES, A. M. M. ; BARROS, F. A. ; BARROS, S. G. . A Chatterbot for Virtual Learning Environment. In: TELEMATICA-2001, 2001, Saint Petesburgh. TELEMATICA-2001, 2001.

  • NEVES, A. M. M. ; VASCONCELOS, A. . A Design Model for Hypermedia Graphic Interfaces. In: 8th International Conference on Human-Computer Interaction, 1999, Munich. 8th International Conference on Human-Computer Interaction, 1999.

  • NEVES, A. M. M. ; VASCONCELOS, A. . Model for Alternative Analysis. In: 8th International Conference on Human-Computer Interaction, 1999, Munich. 8th International Conference on Human-Computer Interaction, 1999.

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Outras produções

Neves, Andre . HBA1C prev. 2016.

NEVES, A. M. M. . Blue Ocean Curve. 2014.

NEVES, A. M. M. . Design Thinking Canvas. 2013.

NEVES, A. M. M. ; OLIVEIRA, B. ; XIMENES, M. . Space Invaders N800. 2007.

NEVES, A. M. M. . Zorg - Asteróides. 2006.

NEVES, A. M. M. ; BARROS, F. A. . virtusbots - sistemas inteligentes para conversação em diferentes idiomas. 2005.

NEVES, A. M. M. ; CUNHA FILHO, P. C. ; PINTO, Romulo Cesar ; BARROS, S. G. . virtusclass - salas de aula virtuais. 2004.

NEVES, A. M. M. . Design Thinking Canvas. 2014.

NEVES, A. M. M. . Design Card Game. 2013.

NEVES, A. M. M. . XDM - Extensible Design Methods. 2008.

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Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    BEPiD, Descrição: Bazillan Educational Program of iOS Development. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andre Menezes Marques das Neves - Integrante / Rafael Formiga Bem - Integrante / Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo - Coordenador / Pedro Alessio - Integrante.

  • 2012 - 2014

    CNPQ - Universal Leitura em jogos digitais, Descrição: Pesquisa a respeito dos processos de leitura em jogos digitais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andre Menezes Marques das Neves - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Jogos Digitais e Nutrição, Descrição: Investigações a respeito do uso de jogos digitais como instrumento de auxílio no processo de formação de jovens brasileiros a respeito de princípios de nutrição em busca de uma alimentação saudável.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Andre Menezes Marques das Neves - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    CNPq Universal - Exergames, Descrição: Uso de Jogos Digitais baseados em movimento como elemento de apoio ao combate ã obesidade infantil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andre Menezes Marques das Neves - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    GDRLab, Descrição: Laboratório Avançado de Pesquisa em Design de Jogos Digitais vinculado ao APL de Jogos de Pernambuco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andre Menezes Marques das Neves - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - Atual

    CNPq - Bolsa de Produtividade em Extensão Inovadora - Aplicação de Métodos e Tecnicas de Design nas empresas de jogos do Porto Digital, Descrição: Neste projeto investigamos a aplicação e Métodos e Tecnicas de Design nas empresas de jogos do Porto Digital com a intenção de desenvolver uma metodologia própria para o Design de Artefatos Digitais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Andre Menezes Marques das Neves - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2007 - 2009

    PROGAMES - Processos e Ferramentas para Jogos Digitais, Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de métodos e técnicas de design de jogos digitais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andre Menezes Marques das Neves - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    CNPq Universal - Usabilidade em Jogos Digitais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andre Menezes Marques das Neves - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

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Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - Atual

    OJE - Olimpíada de Jogos e Educação, Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de métodos e técnicas de design aplicadas à concepção de jogos digitais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Andre Menezes Marques das Neves - Coordenador / Geber Lisboa Ramalho - Integrante / Luciano Rogerio de Lemos Meira - Integrante., Financiador(es): Centro de Tecnologia de Software para Exportação do Recife - Bolsa.

  • 2008 - Atual

    OJE - Olimpíada de Jogos e Educação, Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de métodos e técnicas de design aplicadas à concepção de jogos digitais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Andre Menezes Marques das Neves - Coordenador / Geber Lisboa Ramalho - Integrante / Luciano Rogerio de Lemos Meira - Integrante., Financiador(es): Centro de Tecnologia de Software para Exportação do Recife - Bolsa.

  • 2015 - Atual

    BEPID - Brazilian Educational Program of IOS Development, Descrição: Programação nacional de formação de desenvolvedores para o ecossistema IOS. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) . , Integrantes: Andre Menezes Marques das Neves - Coordenador / Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo - Integrante.

  • 2008 - Atual

    OJE - Olimpíada de Jogos e Educação, Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de métodos e técnicas de design aplicadas à concepção de jogos digitais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Andre Menezes Marques das Neves - Coordenador / Geber Lisboa Ramalho - Integrante / Luciano Rogerio de Lemos Meira - Integrante., Financiador(es): Centro de Tecnologia de Software para Exportação do Recife - Bolsa.

  • 2015 - Atual

    BEPID - Brazilian Educational Program of IOS Development, Descrição: Programação nacional de formação de desenvolvedores para o ecossistema IOS. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) . , Integrantes: Andre Menezes Marques das Neves - Coordenador / Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo - Integrante.

  • 2008 - Atual

    OJE - Olimpíada de Jogos e Educação, Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de métodos e técnicas de design aplicadas à concepção de jogos digitais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Andre Menezes Marques das Neves - Coordenador / Geber Lisboa Ramalho - Integrante / Luciano Rogerio de Lemos Meira - Integrante., Financiador(es): Centro de Tecnologia de Software para Exportação do Recife - Bolsa.

  • 2015 - Atual

    BEPID - Brazilian Educational Program of IOS Development, Descrição: Programação nacional de formação de desenvolvedores para o ecossistema IOS. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) . , Integrantes: Andre Menezes Marques das Neves - Coordenador / Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo - Integrante.

  • 2008 - Atual

    OJE - Olimpíada de Jogos e Educação, Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de métodos e técnicas de design aplicadas à concepção de jogos digitais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Andre Menezes Marques das Neves - Coordenador / Geber Lisboa Ramalho - Integrante / Luciano Rogerio de Lemos Meira - Integrante., Financiador(es): Centro de Tecnologia de Software para Exportação do Recife - Bolsa.

  • 2015 - Atual

    BEPID - Brazilian Educational Program of IOS Development, Descrição: Programação nacional de formação de desenvolvedores para o ecossistema IOS. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) . , Integrantes: Andre Menezes Marques das Neves - Coordenador / Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo - Integrante.

  • 2008 - Atual

    OJE - Olimpíada de Jogos e Educação, Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de métodos e técnicas de design aplicadas à concepção de jogos digitais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Andre Menezes Marques das Neves - Coordenador / Geber Lisboa Ramalho - Integrante / Luciano Rogerio de Lemos Meira - Integrante., Financiador(es): Centro de Tecnologia de Software para Exportação do Recife - Bolsa.

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Prêmios

2009

Best Full Paper, SBGames 2009 - Art & Design.

2008

Best Full Paper, P & D 2008.

Histórico profissional

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Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação. , Av dos Reitores s/n, Cidade Universitária, 50000000 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 21268316, URL da Homepage:

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Experiência profissional

  • 1996 - Atual

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 05/2016

      Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Design.,Cargo ou função, Vice-chefe do Departamento.

    • 01/2006

      Ensino, Design, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Design de Artefatos Digitais, Seminários em Design, Metodologia de Design, Fundamentos em Artefatos Digitais

    • 03/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Design.,Linhas de pesquisa

    • 07/1996

      Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Design Contemporâneo, Projeto de Conclusão de Curso I, Projeto de Conclusão de Curso II, Design e Tecnologia, Design e CIências, Design e Sociedade, Design e Estética

    • 07/2012 - 12/2014

      Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Design.,Cargo ou função, Vice-coordenador do programa de pós-graduação em Design.

    • 07/2010 - 06/2012

      Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Design.,Cargo ou função, vice chefe de departamento.

    • 07/2007 - 06/2011

      Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Design.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 07/2009 - 06/2010

      Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Design.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 07/2006 - 06/2008

      Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Design.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 07/2006 - 07/2007

      Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Design.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

    • 01/2005 - 06/2006

      Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Design.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.