Marcos Juvêncio de Moraes

Graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC, (onde adquiriu três anos de experiência em estudos e projetos de pesquisa, relacionados a multiplicidade cultural, controle social através de ações higienistas consolidadas por congregações religiosas e cultura escolar). Mestre em história pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, com dissertação intitulada: "As disputas pelo palácio governamental catarinense: As oligarquias, os autoritários e a instrumentalização do nacionalismo. Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, com Tese intitulada "As Reformas Educacionais de Santa Catarina e a Instrumentalização do Ensino Patriótico: laços políticos, oligárquicos e culturais" (1911-1945) . Dedica seus estudos as teorias sobre história política, nacionalismo, educação, Estado Novo, Santa Catarina, perpassando por abordagens da nova história.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2013 - 2017

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: AS REFORMAS EDUCACIONAIS DE SANTA CATARINA E A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO ENSINO PATRIÓTICO: LAÇOS POLÍTICOS, OLIGÁRQUICOS E CULTURAIS (1911-1945)
René Ernaini Gertz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: História da Educação em Santa Catarina; Nacionalização do ensino; Reformas escolares; Oligarquia Ramos.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História de Santa Catarina. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.

Mestrado em História

2010 - 2012

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: AS DISPUTAS PELE PALÁCIO GOVERNAMENTAL CATARINENSE: AS OLIGARQUIAS, OS AUTORITÁRIOS E A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO NACIONALISMO,Ano de Obtenção: 2012
René Ernaini Gertz.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em História

2005 - 2010

Universidade do Extremo Sul Catarinense
Título: NO TEATRO DO PODER: O GOVERNO NEREU RAMOS E A NACIONALIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO POLÍTICO EM SANTA CATARINA
Orientador: Dorval do Nascimento

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Formação continuada - Proposta Curricular de Santa Catarina. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.

2014 - 2015

Extensão universitária em Pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Fronteiras da Expansão Portuguesa e Espanhola.... (Carga horária: 60h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2013 - 2013

Ações do FNDE - Competências Básicas. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.

2013 - 2013

Ações do FNDE - controle social para uma gestão cidadã. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.

2009 - 2009

viagem de estudos. (Carga horária: 40h). , Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

2008 - 2008

GRUPO DE PESQUISA IDENTITARE. (Carga horária: 24h). , Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

2008 - 2008

Viajem de Estudos. (Carga horária: 40h). , Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

2007 - 2007

Patrimonio Cultural: Museu, Memória e Cidadania. (Carga horária: 20h). , Fundação Catarinense de Cultura, FCC, Brasil.

2006 - 2006

organização e conservação de acervos. (Carga horária: 8h). , Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

2006 - 2006

Patrimonio Cultural: Museu, Memória e Cidadania. (Carga horária: 20h). , Fundação Catarinense de Cultura, FCC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História de Santa Catarina.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MORAES, M. J. . III Encontro de pesquisas históricas. 2016. (Outro).

MORAES, M. J. . I Colóquio de História econômica e social de Santa Catarina. 2016. (Outro).

MORAES, M. J. ; MORAES, F. F. . Pensamento político e econômico em santa catarina da Primeira República a década de 1960. 2016. (Outro).

MORAES, M. J. . Conservação e organização de documentos. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Colóquio de história e educação. 2016. (Outra).

II Encontro de Pesquisas Históricas: o historiador e as novas tecnologias.Mudanças e permanências na legislação educacional de Santa Catarina: as nacionalizações do ensino. 2015. (Encontro).

Conflito e mobilização nas favelas cariocas: de 1970 pra cá, o que mudou?. 2014. (Outra).

Fronteiras da Expansão Portuguesa e Espanhola na Região Platina: cidades, missões, fortalesas. 2014. (Seminário).

I Encontro de Pesquisas Históricas: o ofício do historiador em debate ? desafios e competências.Vestígios de uma Cultura Política: a trajetória do Projeto Nacionalista da oligarquia fundadora do Partido Liberal Catarinense. 2014. (Encontro).

IV Seminário de Ciências Sociais Aplicadas. 2014. (Seminário).

Seminário Internacional Nacionalismo e Política: Portugal e Brasil. 2014. (Seminário).

Congresso Internacional História, Memória e Justiça. 2011. (Congresso).

V Encontro de Economia Catarinense.DO GOVERNO PROVISÓRIO AO FIM DA PRIMEIRA REPÚBLICA: 30 ANOSDO GOVERNO PROVISÓRIO AO FIM DA PRIMEIRA REPÚBLICA: 30 ANOS DE INTRIGAS POLÍTICAS NO GOVERNO CATARINENSE. 2011. (Encontro).

VIII CIEIA - 2011 História, Literatura e Mito: Viajantes europeus na América do Sul. 2011. (Congresso).

XI SEMANA DE ESTUDOS HISTÓRICOS - HISTÓRIA E CINEMA. 2009. (Seminário).

VII SEMANA ACADÊMICA DE HISTÓRIA - ASIA EM PAUTA:ORIENTALISMO, CONFLITOS ÉTNICOS E CONTEMPORANEIDADE. 2008. (Seminário).

XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA: HISTÓRIA ENSINO E PESQUISA; III ENCONTRO ESTADUAL DO GRUPO DE TRABALHO GÊNERO DE SANTA CATARINA; IV JORNADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO TRABALHO. 2008. (Encontro).

I ENCONTRO DE ECONOMIA CATARINENSE.A ATUAÇÃO DA COMPANHIA NACIONAL DE MINERAÇÃO DO CARVÃO BARRO BRANCO EM SANTA CATARINA: COTIDIANO, DEGRADAÇÃO, MISÉRIA E DOMINAÇÃO. 2007. (Encontro).

IX SEMANA DE ESTUDOS HISTÓRICOS - A HISTÓRIA E OS HISTORIADORES: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. 2006. (Seminário).

SIMPÓSIO NACIONAL DIMENSÕES DO URBANO. 2006. (Simpósio).

VI SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA - AMBIENTE, SOCIEDADE E CULTURA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI. 2006. (Seminário).

VI SEMNA ACADÊMICA DE HISTÓRIA - AMÉRICA LATINA: DITADURAS MILITARES E EXPERIÊNCIAS SOCIALISTAS. 2006. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Flávio Booz

MORAES, M. J.; Possa, André Dla; Miranda Júnior, Jaime. Edublogs e a Proposta Curricular da Rede Pública de Santa Catarina: gêneros digitais em favor da educação. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Juliano Cota Guerreiro

DONADEL, Beatriz D'agostin; Martins Filho, Vilson;MORAES, M. J.. O Uso do Facebook e o Ensino de Geografia no Ensino Fundamental. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Kátia de Paiva Lima e Silva

MORAES, M. J.; SCHMITZ, A. L. F.; MACHADO, A. B.. As possibilidades usuais do blog no cenário educacional do Ensino Médio na disciplina de Biologia. 2013.

Aluno: Natalia Rovares da Silva

Zanelatto, J.H;MORAES, M. J.; Coelho, T. S. Disputas pelo poder político no município de Urussanga na Primeira República (1889-1930). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: KRISLAINE DA CRUZ DE CAMPOS

Zanelatto, J.H;MORAES, M. J.; Coelho, T. S. Imprensa e Política: O discurso anticomunista no Jornal Tribuna Criciumense (1955-1965). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Tamires Polla Antonio

Zanelatto, J.H;MORAES, M. J.; Coelho, T. S. UDN e Afonso Ghizzo: O domínio Político de Araranguá na Terceira República (1945-1965). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Valdemir Piltz Fandres

Osório, PS;MORAES, M. J.; Zanelatto, J.H. Emancipação de Forquilhinha: Do povo para a política, ou da política para o povo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Greice Kelly Kila da Silva

Zanelatto, J.H;MORAES, M. J.; Coelho, T. S. Disputa pelo poder em Laguna: da consolidação dos liberais à acensão de Giocondo Tasso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Luciana Farias de Medeiros

MORAES, M. J.. A Colonização Açoriana no Litoral Catarinense. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luciano Aronne de Abreu

GERTZ; ZANELATTO, J. H.;ABREU, L. A.. As Nacionalizações do Ensino em Santa Catarina: um projeto político da oligarquia Ramos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Dóris Bittencourt Almeida

GERTZ, R. E.; ZANELATTO, J. H.; REBELO, G.; BASTOS, M. H. C.;ALMEIDA, D. B.. As Reformas Educacionais de Santa Catarina e a instrumentalização do ensino patriótico: laços políticos, oligárquicos e culturais (1911-1945). 2017 - Programa de Pós-graduação em História/PUCRS.

Maria Helena Camara Bastos

GERTZ, René; ZANELATTO, J. H.; RABELO, G.; ALMEIDA, DÓRIS BITTENCOURT;BASTOS, M. H. C.. As reformas educacionais de Santa Catarina e a instrumentalização do ensino patriótico: laços políticos, oligárquicos e culturais (1911 - 1945). 2017. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Maria Helena Camara Bastos

GERTZ, René; ZANELATTO, J. H.; RABELO, G.; ALMEIDA, DÓRIS BITTENCOURT;BASTOS, M. H. C.. As reformas educacionais de Santa Catarina e a instrumentalização do ensino patriótico: laços políticos, oligárquicos e culturais (1911 - 1945). 2017. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

João Henrique Zanelatto

ZANELATTO, J. H.. No Teatro do Poder: o governo Nereu Ramos e a Nacionalização como Instrumento Político em Santa Catarina. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Giani Rabelo

GERTZ, R. E.; BASTOS, M. H. C.; ZANELATTO, J. H.;RABELO, GIANI; ALMEIDA, D. B.. ?AS REFORMAS EDUCACIONAIS DE SANTA CATARINA E A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO ENSINO PATRIÓTICO: LAÇOS POLÍTICOS, OLIGÁRQUICOS E CULTURAIS (1911-1945)?. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Giani Rabelo

GERTZ, R. E.; BASTOS, Maria Helena Câmara; ZANELATTO, João Henrique;RABELO, GIANI; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. AS REFORMAS EDUCACIONAIS DE SANTA CATARINA E A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO ENSINO PATRIÓTICO: LAÇOS POLÍTICOS, OLIGÁRQUICOS E CULTURAIS (1911-1945). 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Flávio Booz

Blogs e Educação: Refletindo na perspectiva da proposta curricular de Santa Catarina; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Santa Catarina; Orientador: Marcos Juvencio de Moraes;

Kátia de Paiva Lima e Silva

As possibilidades usuais do blog no cenário educacional do ensino médio; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Santa Catarina; Orientador: Marcos Juvencio de Moraes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Dorval do Nascimento

No Teatro do Poder: O Governo Nereu Ramos e a nacionalização como instrumento político em Santa Catarina; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dorval do Nascimento;

Dorval do Nascimento

Cultura Escolar e Práticas de Identidade nas Escolas Étnicas do Sul Catarinense na Primeira República; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dorval do Nascimento;

Dorval do Nascimento

Mosaico Cultural - A Produção Acadêmica Sobre Identidade Étnica Catarinense; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dorval do Nascimento;

René Ernaini Gertz

As disputas pelo palácio governamental catarinense: as oligarquias, os autoritários e a instrumentalização do nacionalismo; 2012; Dissertação (Mestrado em História) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: René Ernaini Gertz;

René Ernaini Gertz

As reformas educacionais de Santa Catarina e a instrumentalização do ensino patriótico: laços políticos, oligárquicos e culturais (1911-1945); 2017; Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: René Ernaini Gertz;

Giani Rabelo

As experiências educativas promovidas pelas freiras do Instituto Coração de Jesus na Vila Operária de Guatá da Companhia Barro Branco em Lauro Müller; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense/SC; Orientador: Giani Rabelo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MORAES, M. J. . O Nacionalismo como Projeto Político de legitimação de uma oligarquia na luta pelo Governo do estado de Santa Catarina. Embornal: revista eletrônica da ANPUH-CE , v. 4, p. 20-41, 2013.

  • MORAES, M. J. . EXPERIÊNCIAS DE UM DEPOIMENTO: DIÁLOGO SOBRE A POLÍTICA CATARINENSE E SUL-RIO-GRANDENSE. Revista de Iniciação Científica (Criciúma) , v. 10, p. 172-187, 2012.

  • MORAES, M. J. . VESTÍGIOS DE UMA CULTURA POLÍTICA: A TRAJETÓRIA DO PROJETO NACIONALISTA DA OLIGARQUIA FUNDADORA DO PARTIDO LIBERAL CATARINENSE. Tempos Acadêmicos , v. 9, p. 101-119, 2011.

  • MORAES, M. J. . A construção da identidade catarinense e a formação do litoral açoriano. Oficina do Historiador , v. 2, p. 20-33, 2010.

  • MORAES, M. J. . Mudanças e permanências na legislação educacional de Santa Catarina: as nacionalizações do ensino. In: Marcelo Vianna, e outros. (Org.). O Historiador e as novas tecnologias. 1ed.Porto Alegre: Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul, 2015, v. , p. 1387-1401.

  • MORAES, M. J. . NACIONALISMO, O MITO DO AUTORITARISMO: UMA ANÁLISE DO ESTADO CATARINENSE. AUTORITARISMO E DESENVOLVIMENTO: Conceitos e Práticas. 1ed.Porto Alegre: EdiPUCRS, 2013, v. , p. 72-.

  • MORAES, M. J. . Modificações estruturais no ensino catarinense: as nacionalizações do ensino. In: Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, 2015, Criciúma. Anais do Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, 2015. p. 1-8.

  • MORAES, M. J. . O NACIONALISMO COMO PROJETO POLÍTICO DE LEGITIMAÇÃO DE UMA OLIGARQUIA NA LUTA PELO GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA. In: IV Seminário de Ciências Sociais Aplicadas, 2014, Criciúma. IV Seminário de Ciências Sociais Aplicadas ? 20 a 22 de maio 2014 Desenvolvimento Socioeconômico: Uma abordagem interdisciplinar, 2014. v. 4. p. 1-21.

  • MORAES, M. J. . Experiências de um depoimento: diálogo sobre a política catarinense e sul-rio-grandense. In: 6º Congresso Internacional de Educação: Desenvolvimento e sustentabilidade: a América Latina e suas propostas, 2013, Orleans. Anais do 6º Congresso Internacional de Educação UNIBAVE, 2013. p. 366-383.

  • MORAES, M. J. . DO GOVERNO PROVISÓRIO AO FIM DA PRIMEIRA REPÚBLICA: 30 ANOS DE INTRIGAS POLÍTICAS NO GOVERNO CATARINENSE. In: V Encontro de Economia catarinense, 2011, Florianópolis. Encontro de Economia Catarinense, 2011. p. 1-24.

  • MORAES, M. J. . IDENTIDADE CATARINENSE E A FORMAÇÃO DO LITORAL AÇORIANO. In: II Seminário de Ciências Sociais Aplicadas, 2010, Criciuma. II Seminário de Ciências Sociais Aplicadas, 2010. p. 1-15.

  • MORAES, M. J. ; Bona, Beatriz de. . A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DE SANTA CATARINA. In: XII ENCONTROESTADUAL DE HISTÓRIA: HISTÓRIA, ENSINO E PESQUISA; III ENCONTRO ESTADUAL DO GRUPO DE TRABALHO GÊNERO DE SANTA CATARINA; IV JORNADA NACIONA DE HISTÓRIA DO TRABALHO, 2008, Criciúma. Expressa Extensão (UFPel), 2008. p. 1-13.

  • MORAES, M. J. . A ATUAÇÃO DA COMPANHIA NACIONAL DE MINERAÇÃODO CARVÃO BARRO BRANCO EM SANTA CATARINA: COTIDIANO, DEGRADAÇÃO, MISÉRIA E DOMINAÇÃO. In: I Encontro de Economia Catarinense, 2007, Rio do Sul. I Encontro de Economia Catarinense, 2007. p. 1-20.

  • MORAES, M. J. . A REFORMA DO ENSINO DE VIDAL RAMOS (1911-1914): CARACTERÍSTICAS DOS MODELOS ESCOLARES. In: III Encontro de pesquisas históricas, 2016, Porto Alegre. A interdisciplinaridade no fazer histórico, 2016.

  • MORAES, M. J. ; Bona, Beatriz de. . MOSAICO CULTURAL: A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE IDENTIDADE ÉTNICA CATARINENSE (1985 ? 2006). In: VIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2008, Criciúma. VIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Criciúma: Unesc- editora, 2008.

  • MORAES, M. J. . DEGRADAÇÃO, MISÉRIA, DOMINAÇÃO: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DAS FREIRAS DO INSTITUTO CORAÇÃO DE JESUS NA VILA OPERÁRIA DE GUATÁ EM LAURO MÜLLER/SC. In: VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2007, Criciúma. VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2007.

  • MORAES, M. J. . A instalação da Reforma do Aparelho Escolar Catarinense de 1930: novo governo, outras normas e um sistema educativo padronizado. In: X Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos, 2015, Porto Alegre. X Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos, 2015.

  • MORAES, M. J. ; Bona, Beatriz de. ; NASCIMENTO, D. . CULTURA ESCOLAR E PRÁTICAS DE IDENTIDADE NAS ESCOLAS ÉTNICAS DO SUL CATARINENSE NA PRIMEIRA REPÚBLICA.. In: IX Seminário de Iniciação Científica e I Salão de Extensão, 2009, Criciúma. IX Seminário de Iniciação Científica e I Salão de Extensão. Criciúma: Unesc- editora, 2009.

  • MORAES, M. J. . As Reformas do Ensino em Santa Catarina de 1911, 1930 e 1938. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, M. J. . A REFORMA DO ENSINO DE VIDAL RAMOS (1911-1914): CARACTERÍSTICAS DOS MODELOS ESCOLARES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, M. J. . INTERVENTORES GAÚCHOS GOVERNAM SANTA CATARINA: AÇÕES GOVERNAMENTAIS AUTORITÁRIAS NO PERÍODO DO GOVERNO PROVISÓRIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, M. J. . OS MODELOS ESCOLARES EXISTENTES NA REFORMA DO ENSINO DE VIDAL RAMOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, M. J. . A instalação da Reforma do Aparelho Escolar Catarinense de 1930: novo governo, outras normas e um sistema educativo padronizado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, M. J. . Mudanças e permanências na legislação educacional de Santa Catarina: as nacionalizações do ensino. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, M. J. . As características da reforma do ensino de 1911 em Santa Catarina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, M. J. . Modificações estruturais no ensino catarinense: as nacionalizações do ensino. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, M. J. . Ações e Discursos Nacionalistas: O Governo de Santa Catarina sob as Ordens do Interventor Nereu Ramos (1937-1945). 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, M. J. . Vestígios de uma Cultura Política Catarinense. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, M. J. . O NACIONALISMO COMO PROJETO POLÍTICO DE LEGITIMAÇÃO DE UMA OLIGARQUIA NA LUTA PELO GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, M. J. . Vestígios de uma Cultura Política: a trajetória do Projeto Nacionalista da oligarquia fundadora do Partido Liberal Catarinense. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, M. J. . DO GOVERNO PROVISÓRIO AO FIM DA PRIMEIRA REPÚBLICA: 30 ANOS DE INTRIGAS POLÍTICAS NO GOVERNO CATARINENSE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, M. J. . Identidade Catarinense e a Formação do Litoral Açoriano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, M. J. . TENSÕES E CONEXÕES NAS DISPUTAS PELO PODER POLÍTICO CATARINENSE: Um estudo das relações entre as Oligarquias/Políticos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul na década de 1930. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, M. J. ; Bona, Beatriz de. . Mosaico Cultural: a produção acadêmica sobre identidade étnica catarinense (1985-2006). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, M. J. . A Construção da Identidade Cultural de Santa Catarina. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, M. J. . A atuação da Companhia Nacional de Mineração do Carvão Barro Branco em Santa Catarina: cotidiano, degradação, miséria e dominação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, M. J. . Degradação, miséria, dominação: Experiências Educativas das Freiras do Instituto Coração de Jesus na Vila Operária de Gutá em Lauro Muller/SC. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, M. J. . Aspectos da personalidade juvenil e experiências de seu ambiente social. Florianópolis: UFSC, UFFS e Secretaria do Educação de Santa Catairna, 2015 (Compêndio de artigos).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MORAES, M. J. . Conservação e higienização de documentos históricos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Destaque Jovem Pesquisador - Modalidade apresentação em pôster, universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC.