Cesar Augusto Orazem Favoreto

Médico graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983). Fez residência médica em Doenças Infecto-Parasitárias (1985, Hospital Universitário Pedro Ernesto-UERJ). Mestrado em Saúde Coletiva (2002) e doutorado em Saúde Coletiva (2007) no Instituto de Medicina Social da UERJ. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador da Comissão Acadêmica Local do Mestrado PROFSAUDE da Faculdade de Ciência Médicas. Membro do corpo permanente do Mestrado Profisional em Atenção Primária à Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na interface entre a Clinica Médica e a Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção Primária à Saúde, Medicina da Família, Educação Médica, Medicina Narrativa e Clinica Ampliada.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Coletiva

2004 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A Narrativa na e sobre a Clínica na Atenção Primária: uma reflexão sobre o modo de pensar e agir dirigido pelo diálogo à integralidade e ao cuidado em saúde
Kenneth Rochel de Camargo Jr. Palavras-chave: Narrativa na medicina; Clinica Integral; Relação Médico Paciente; Educação Médica; Atenção Primária à Saúde.

Mestrado em Saúde Coletiva

1999 - 2002

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Saúde da Família no Brasil: do discurso e das práticas,Ano de Obtenção: 2002
Kenneth Rochel de Camargo Junior.

Especialização - Residência médica

1984 - 1986

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Residência médica em: Doenças Infecciosas e ParasitáriasNúmero do registro: CNRM numero 0695, no livro 51, folha 7244 de 01/03/91. Bolsista do(a): Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Palavras-chave: Doença Infecto contagiosas.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização em Curso de Especialização em Pneumologia Sanitária

1988 - 1988

Escola Nacional de Saúde Pública

Graduação em Medicina

1978 - 1983

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Oficina de Capacitação na Formação da DIPEX Brasil. (Carga horária: 40h). , DATABASE OF INDIVIDUAL PATIENTS EXPERIENCE OF ILNESS, DIPEX, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Preventiva/Especialidade: Atenção Primária à Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Coletiva/Especialidade: Saúde da Família.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Coletiva/Especialidade: Educação Medica.

Grande área: Outros / Área: Biomedicina / Subárea: Medicina Ambulatorial.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Coletiva/Especialidade: Medicina Preventiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Coletiva/Especialidade: Planejamento e Administração Em Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FAVORETO, C. A. O. . 47 Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

4o Congresso da AMFaC-RJ. Painle: Medicina baseada em narrativa. 2014. (Congresso).

4o Congresso da Associação Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro e I. Painel: Políticas de Provimento - diálogo entre acesso , qualidade e fortalecimento da APS. 2014. (Congresso).

Congresso Médico 2014 da UNIFOA - Volta Redonda.O desafio da Atenção Básica como escola. 2014. (Seminário).

Oficina de Desenvolvimento Docente em Avaliação para uso do O.S.C.E. na FCM.Oficina de Desenvolvimento Docente em Avaliação para uso do O.S.C.E. na FCM. 2014. (Oficina).

Congresso Brasileiro de Ciencias Sociais e Humanas em Saúde. Coordenador de Apresentações Orais do GT 1 - Itinerários Terapêuticos e o Cuidado na Integralidade em Saúde 2. 2013. (Congresso).

I SEMANA ACADÊMICA DE MEDICINA DA UERJ/V SIMPOSIO ACADÊMICO DE MEDICINA UERJ.A Saúde Mental dos Estudantes de Medicina. 2013. (Simpósio).

OFICINAS DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE EM AVALIAÇÃO PARA USO DO OSCE NA FCM.DESENVOLVIMENTO CODENTE EM AVALIAÇÃO PARA USO DO OSCE. 2013. (Oficina).

III Congresso de Medicina de Familia e Comunidade do estado do Rio de Janeiro. Educação a Distancia, MFC e Saude da Familia: avanços e perspectivas. 2012. (Congresso).

I SEMINÁRIO PRÓ/PET-SAÚDE: INTEGRAÇÃO.INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: VISÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. 2012. (Seminário).

I Congresso Mineiro de Atenção Primária a Saude, XIII Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde. A busca da integralidade na construção do ato de cuidar. 2011. (Congresso).

XI Seminário do Projeto Integralidade - Cidadania no Cuidado.racionalidades médicas e práticas de saúde: desafios para a clínica e a promoção em saúde na integralidade do cuidado. 2011. (Seminário).

71a Semana da Enfermagem "O Poder do Cuidado".O Cuidado na Saúde. 2010. (Simpósio).

47 Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Contribuições das Ciências Sociais para a Clínica na APS. 2009. (Congresso).

IX Seminário do Projeto Integralidade - Etica, Tecnica e Formação: as razões do cuidado como Direito à Saúde.Usuário, estuddante e o trabalhador: é possível construir novas abordagens avaliativas na interface saúde, educação e trabalho centradas no direito e ética.. 2009. (Seminário).

IX Seminário do Projeto Integralidade - Etica, Tecnica e Formação: as razões do cuidado como Direito à Saúde.Ateliê Integralidade em Serviços de Saúde. 2009. (Oficina).

VIII Seminário Nacional do Projeto Integralidade: Saberes e práticas no cotidiano da instituições de saúde.Ética e técnica no cuidado: é possível conciliar na prática educativa na saúde?. 2008. (Seminário).

1o Congresso da Associação de Medicina de Família e Comunidade do estado do Rio de Janeiro. Significado do Adoecimento e do Risco na Estratégia de Adesão aos Projetos Terapêuticos. 2007. (Congresso).

45 Congresso Científico do HUPE.Medicina Baseada em Evidência e Medicina Baseada na Narrativa: diferentes formas na abordagem de um mesmo problema. 2007. (Seminário).

I Congresso da Associação de Medicina de Família e Comunidade do estado do Rio de Janeiro. Significado do Adoecimento e do Risco na estratégia de Adesão aos Projetos Terapêuticos. 2007. (Congresso).

I Jornada de saúde Mental e Psicologia Médica / I Jornada da Abordagem Centreada na Pessoa em Unidades Gerais de saúde.O Médico de Família e a Narrativa como Instrumento Terapêutico. 2007. (Simpósio).

VII Seminário do Projeto Integralidade- Razões públicas para a integralidade em saúde: o cuidado como valor.Escuta como Cuidado: é possível ensinar?. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Giselle Soares Fagundes

FAVORETO, C. A. O.; Fortes, S; CAMPOS, M. R.; FAUSTO, M. C. R.. Matriciamento em Saúde Mental - análilse das ações e do cuidado às pessoas em sofrimento psiquico na Atenção Básica. 2019. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO SAÚDE PUBLICA) - Escola Nacional de Saúde Pública/ FIOCRUZ.

Aluno: Jadilson Wagner Silva do Carmo

FAVORETO, C. A. O.; RAMOS, A. A. M.; CRUZ, D. T.. RASTREIO DE DECLÍNIO COGNITIVO LEVE E PRÁTICAS DE CUIDADO EM IDOSOS ATENDIDOS NA ESTRATÉGIA DE SAUDE DA FAMILIA. 2019. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM SAUDE DA FAMILIA - PROFSAUDE - UFJF) - Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora - NATES.

Aluno: Thais de Andrade Figueira Quadra

FAVORETO, C. A. O.; PORTES, A. J. F.; FIGUEIREDO, V. C.. INTERVALO DE TEMPO DO PRIMEIRO SINTOMA AIO INICIO DO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE NA ÁREA PROGRAMÁTICA 1.0 NO RIO DE JANEIRO. 2019. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAUDE DA FAMÍLIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Rita Helena do Espirito Santo Borret

FAVORETO, C. A. O.; SOUZA, A. R. N. D.; RIBEIRO, F. M. L.. Pentencostalismo, sofrimento social e cuidado na Atenção Primária à saúde:uma etnografia na Favela do Jacarezinho. 2019. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA MESTRADO PROFISSIONAL ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE) - FACULDADE DE MEDICINA UFRJ/HOSPITAL ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS.

Aluno: HENRIQUE SATER DE ANDRADE

FAVORETO, CESAR AUGUSTO ORAZEM. MEDICINA DE FAMILIA E COMUNIDADE: EMERGENCIA E CRÍTICA DE UMA FORMAÇÃO DISCURSIVA. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM SAÚDE COLETIVA) - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - PROG DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAUDE COLETIVA.

Aluno: Camille Xavier de Mattos

FAVORETO, C. A. O.; CABRAL, I. E.; ALVIM, N. T.. NECESSIDADES DE SAÚDE DE FAMILIARES DE CRIANÇAS COM LEUCEMIA: CONVERSAS E METÁFORAS NO ITINERÁRIO DE CUIDADOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariane Martha Azevedo Aragão Cunha

FAVORETO, C. A. O.; SOUZA NRM; CAMPOS, CEA. A Coordenação do Cuidado pela Atenção Primária à Saúde aos Usuários com Problemas Musculoesqueléticos na Area Programática 3.1 Municipio do Rio de Janeiro. 2017.

Aluno: Marcia Cristina Lemos dos Santos

FAVORETO, C. A. O.; NORMAN, A. H.; SOUZA, A. R. N. D.. CUIDADOS PALIATIVOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: a perspectiva de médicos e enfermeiros preceptores em Saúde da Família no município do Rio de Janeiro. 2017.

Aluno: Marcia Cristina Lemos dos Santos

FAVORETO, C. A. O.; NORMAN, A. H.; SOUZA, A. R. N. D.. Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde: a perspectiva de medicos e enfermeiros preceptores em Saúde da Família no municipio do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA MESTRADO PROFISSIONAL ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE) - FACULDADE DE MEDICINA UFRJ/HOSPITAL ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS.

Aluno: Mariane Martha Azevedo Aragão Cunha

FAVORETO, C. A. O.; SOUZA NRM; CAMPOS, CEA. A Coordenação do Cuidado pela Atenção Primária à Saúde aos usuários com problemas musculoesqueléticos na Área Programática 3.1, Município do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA MESTRADO PROFISSIONAL ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE) - FACULDADE DE MEDICINA UFRJ/HOSPITAL ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS.

Aluno: Márcia Dias Alfena

FAVORETO, C. A. O.; CAMPOS, CEA; AMARANTE, P. D. C.. US DE PSICOTRÓPICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE) - Escola Nacional de Saúde Pública/ FIOCRUZ.

Aluno: Mariana Gomes Fernandes

Favoreto, César Augusto Orazem; CAMPOS, CEA; SOUZA, A. R. N. D.. A MEDICINA CENTRADA NA PESSOA : O COMPONENTE ESPIRITUAL NA ABORDAGEM PELO MÉDICO DE FAMILIA E COMUNIDADE. 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE) - Escola Nacional de Saúde Pública/ FIOCRUZ.

Aluno: Cristiane da Fonseca Colão

FAVORETO, C. A. O.; RODRIGUES, Ricardo Donato; ROMANO, V.. SAUDE DO HOMEM HOMEM - CONHECIMENTO. 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE) - Escola Nacional de Saúde Pública/ FIOCRUZ.

Aluno: Mariana Tomasi Scardua

FAVORETO, C. A. O.; SILVA, N. E. K. E.; FERREIRA, J. T.. O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAUDE NA RECEPÇÃO DAS UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA. 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE) - Escola Nacional de Saúde Pública/ FIOCRUZ.

Aluno: Thaís Pereira Goulart

FAVORETO, C. A. O.; CAMPOS, EMS; CINTRA, J. R. D.. Dimensões Influenciadoras da não Realização do Exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero. 2014. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA) - Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora - NATES.

Aluno: Amanda Asunción Lovera Arellano

FAVORETO, C. A. O.; UGA, M. A. D.; PEPE, V. L. E.. MEDICINA ALTERNATIVA Y CMPLEMENTARIA EM AMERICA LATINA: EXPERIENCIA Y REGLAMENTACIÓN EN PAÍSES SELECIONADOS. 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO SAÚDE PUBLICA) - Escola Nacional de Saúde Pública/ FIOCRUZ.

Aluno: Elizabeth da Silva de Alcantara

FAVORETO, C. A. O.; Silva Junior, A G; MACHADO, M. C.. A Construção da Integralidade em Saude na Comunidade da Mangueira. 2013. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM SAUDE COLETIVA) - NSTITUTO DE SAUDE COLETIVA / UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMNENSE.

Aluno: MARCELE BOACATER PAULO DE PAIVA

FAVORETO, C. A. O.; OLIVEIRA S P; MENDES JR, W V. Uma Contribuição para um Modelo de Avaliação da Estratégia de Saúde da Família pela Perspectiva do Usuário. 2013. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA) - Escola Nacional de Saúde Pública/ FIOCRUZ.

Aluno: Cristiane Otoni Gomes

FAVORETO, C. A. O.; MATTA G C; BATISTA E SILVA M B. Agente Comunitário de Saúde (ACS): Construção dos Percursos Identitários a partir da História de Vida. 2013. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM SAUDE COLETIVA) - UERJ.

Aluno: Marcele Bocater Paulo de Paiva

FAVORETO, C. A. O.; OLIVEIRA, S. P.; MENDES JUNIOR, W. V.. Uma Contribuição para um Modelo de Avaliação da Estratégia da Saúde da Família pela Perspectiva do Usuário. 2013. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA) - Escola Nacional de Saúde Pública/ FIOCRUZ.

Aluno: Regina Ferreira Pinto Bezerra da Silva

FAVORETO, C. A. O.; CAMPOS, CEA; ENGSTROM, E. M.. Relação entre oferta e demanda no trabalho cotidiano das equipes de Saúde da Família sob a ótica do cuidado em saude. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública/ FIOCRUZ.

Aluno: ROSANE COSTA FARIA

FAVORETO, C. A. O.; SILVA, G A; CAMPOS, EMS. PRATICAS PROFISSIONAIS EM SAUDE DA FAMILIA: UMA ANÁLISE DE ATENDIMENTO À DEMANDA ESPONTANEA. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leandro Felipe Mufato

FAVORETO, C. A. O.; ARAUJO, LFS; MARUYAMA, S. A. T.; COSTA, A. L. R. C.. MEDIAÇÃO NAS REDES PARA O CUIDADO A SAÚDE NA EXPERIENCIA DE ADOECIMENTO POR CONDIÇÃO CRÔNICA DECORRENTE DE CANCER COLORETAL. 2011. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE MESTRADO EM ENFERMAGEM DA UFMT) - FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UFMT.

Aluno: Thaís Sayuri Yamamoto

Senna MCM;FAVORETO, C. A. O.; Silva Junior, A G. POLITICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SUS: ESTUDO DA EXPERIENCIA DO MUNICIPIO DE TERESÓPOLIS/RJ. 2011. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM SAUDE COLETIVA) - NSTITUTO DE SAUDE COLETIVA / UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMNENSE.

Aluno: Débora Carvalho Ferreira

ALVES, GS; CAMPOS, EMS;FAVORETO, C. A. O.. O Itinerário Terapêutico de Pessoas Convivendo com HIV. 2011. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS -GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Adriana Paula de Almeida

FAVORETO, C. A. O.; Silva Junior, A G; Senna MCM. Análise da gestão Municipal na Implantação da Estratégia da Saúde da Família em Divinópolis-MG. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniele Garcia de Almeida Silva

FAVORETO, C. A. O.; Mattos, RA; Mendes, MASM. Programa de Imunização Infantil em Umuarama - PR um Estudo dos Fatores Associados a Ãtrasos de Vacinação. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado de Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social UERJ.

Aluno: Luciano Padilha dos Prazeres

Bonet, OAR; Dal Poz Neto, João;FAVORETO, C. A. O.. Acesso e Cuidado: a inserção da população rural no sistema público de saúde. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Sirlene de Fátima da Silva Dela Torre

FAVORETO, C. A. O.CAMARGO JR, Kenneth Rochel de; LIMA, RCD. INTEGRALIDADE NO CUIDADO À SAÚDE DA MULHER EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE TOLEDO (PR). 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva. IMS) - iNSTITUTO DE M EDICINA SOCIAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Aluno: Rosana Freitas Arantes

FAVORETO, C. A. O.; Silva Junior, A G; Senna MCM. Avaliação Qualitativa da Atenção à saúde de Usuários com HIV/AIDS: A Contribuição da Integralidade. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa Estudos Pós Graduados em Política Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alice Lopes do Amaral Menezes

FAVORETO, C. A. O.; CAVALCANTI, M. T.; BELMONTE, P. R.; LIMA, R. C.; GUERRERO, F. J. O.. SAUDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UM ESTUDO LOCAL SOBRE SOFRIMENTO EMOCIONAL E ACESSO AO CUIDADO EEM TEMPOS DE SAUDE MENTAL GLOBAL. 2018. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM SAUDE COLETIVA) - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL / UERJ.

Aluno: Natalia Helou Fazzioni

FAVORETO, C. A. O.; Bonet, OAR; RUSSO, J.; RABOSSI, F.; FONSECA, C.. Nascer e Morrer no Complexo da Alemão: políticas de saúde e arranjos de cuidado. 2018. Tese (Doutorado em programa de Pós Graduação em Solciologia e Antropologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.

Aluno: KAREN SANTO ATHIÉ

FAVORETO, CÉSAR AUGUSTO ORAZEN; TAQUETTE, S.; TAVARES, M.; CAMPOS, M.. A integração do cuidado em saude mental na atenção primária : um estudo sobre o matriciamento na área programática 2.2 do municipio do Rio de Janeiro. 2017. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS) - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS UERJ.

Aluno: Vanessa Andrade Martins Pinto

FAVORETO, C. A. O.; GOMES, A. L. C.; ENGSTROM, E. M.; FAUSTO, M. C. R.. Os sentidos atribuídos pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família aos "casos" de saúde mental. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva) - Escola Nacional de Saúde Pública/ FIOCRUZ.

Aluno: Alfredo de Oliveira Neto

FAVORETO, C. A. O.; Mattos, RA; ANTOUN, H.;CAMARGO JR, Kenneth Rochel de; VAZ, P. R. G.. INTERNET E HIV/AIDS: O PODER DA INFORMAÇÃO E DA DESINFORMAÇÃO. 2015. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - DOUT) - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Aluno: Débora Carvalho Ferreira

FAVORETO, C. A. O.; Silva Junior, A G; REGO, S.; GOMES, A. P.; COSTA, A. S.. Do Conhecimento ao Cuidado: a tomada de decisão em prevenção quaternária na medicina de familia e comunidade. 2015. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA, ETICA APLICADA E SAUDE COLETIVA) - PPGBIOS (UFRJ, UERJ, FIOCRUZ, UFF).

Aluno: Gisele Damian Antonio

VERDI, M. I. M.; BIAVANTTI, M. W.; BITTENCOURT, S. C.; ZANETTE, V. C.;FAVORETO, C. A. O.. Fitoterapia na Atenção Primária à Saúde: interação de saberes e práticas de saúde. 2013. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Priscila Menezes de Aragão

FAVORETO, C. A. O.CAMARGO JR, Kenneth Rochel de; Bonet, OAR;PINHEIRO, R; BRANDÃO, E R. REDES ONLINE NOVAS POSSIBILIDADES NA AUTENTICAÇÃO E CONVIVIO COM A DOENÇA CRÔNICA. 2011. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM SAUDE COLETIVA) - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL / UERJ.

Aluno: Sonia Maria Batista da Silva

FAVORETO, C. A. O.; AGUIAR, AC; SZAPIRO, AM; CAMPOS, CEA;CAETANO, Rosangela. O DIAGNÓSTICO ANTI-HIV NO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO: PROCESSOS DE CUIDADO EM SAÚDE. 2011. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - DOUT) - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Aluno: Rubens Cavalcanti Freire da Silva

FAVORETO, C. A. O.; OLIVEIRA NETO, A.; RABELLO, E. T.. A FORMAÇÃO DE MEDICAS E MÉDICOS COMPROMETIDOS COM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM SAUDE COLETIVA) - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL DA UERJ.

Aluno: Marcele Bocater Paulo de Paiva

FAVORETO, CESAR A. O.; CAMPOS, CEA; NEY, M. S.; PIERANTONI, C. R.. O MÉDICO DE FAMILIA E O CUIDADO CENTRADO NA PESSOA: DESFECHOS DO CUIDADO. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM SAUDE COLETIVA) - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL / UERJ.

Aluno: Karen dos Santos Matsumoto

FAVORETO, C. A. O.; NEY, M. S.; SCHFFER, M. C.; DAL POZ, M. R.; GAIDZINSKI, R. R.. Parametrospara Dimensionamento de Médicos na Estratégia de Saúde da Família. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM SAUDE COLETIVA) - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL DA UERJ.

Aluno: Débora Carvalho Ferreira

FAVORETO, C. A. O.; Silva Junior, A G; REGO, S.; KOIFMAN, L.. A Tomada de decisão na prevenção quaternária na prática da medicina de familia e comunidade. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva) - Escola Nacional de Saúde Pública/ FIOCRUZ.

Aluno: Flávia Lopes Carvalho

FAVORETO, C. A. O.; Fortes, S. Síndrome de Burnout nas equipes multidisciplinares da estratégia saude da familia. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIENCIAS MÉDICAS) - UERJ- FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS.

Aluno: KAREN SANTO ATHIÉ

FAVORETO, C. A. O.. Avaliação do Cuidado em saúde Mental na Atenção Primária na Area Programatica 2.2. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIENCIAS MÉDICAS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alfredo de Oliveira Neto

CAMARGO JR, Kenneth Rochel deFAVORETO, C. A. O.; PEREIRA NETO A F; MENDONÇA ALO. INTERNET E HIV/AIDS: O PODER DA INFORMAÇÃO E DA DESINFORMAÇÃO. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM SAUDE COLETIVA) - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL DA UERJ.

Aluno: Moisés Vieira Nunes

FAVORETO, C. A. O.; SOUZA, A. R. N. D.; NORMAN, A. H.. AVALIAÇÃO DO ENSINO DE RACIOCÍNIO CLÍNICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE EM CONSULTAS OBSERVADAS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA MESTRADO PROFISSIONAL ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE) - FACULDADE DE MEDICINA UFRJ/HOSPITAL ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS.

Aluno: Rita Helena do Espirito Santo Borret

FAVORETO, C. A. O.; SOUZA, A. R. N. D.; RIBEIRO, F. M. L.. PENTECOSTALISMOS NA COMUNIDADE DO JACAREZINHO: SOFRIMENTO SOCIAL E VIOLENCIA URBABA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA MESTRADO PROFISSIONAL ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE) - FACULDADE DE MEDICINA UFRJ/HOSPITAL ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS.

Aluno: CLARICE DE AZEVEDO SARMET MOREIRA SMIRDERLE

FAVORETO, C. A. O.; Bonet, OAR; CABRAL, I. E.. ESTUDO DAS RELAÇÕES DE CUIDADO DE PESSOAS QUE VIVEM COM HIV NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO RIO DE JANEIRO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA MESTRADO PROFISSIONAL ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE) - FACULDADE DE MEDICINA UFRJ/HOSPITAL ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS.

Aluno: Vinicius Ladeira Fonseca

FAVORETO, C. A. O.; GOMES, M. K.; HALFOU, V. L. R. C.. Sofrimento Mental e Tramstornos Mentais comuns em Residentes de Medicina de Familia e Comunidade do Rio de Janeiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA MESTRADO PROFISSIONAL ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE) - FACULDADE DE MEDICINA UFRJ/HOSPITAL ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS.

Aluno: LUANA THAMIRES ROCHA DOS SANTOS

FAVORETO, C. A. O.; CORVINO, M. P. F.; CASOTTI, E.. AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE EM NITEROI: integralidade e coordenação do cuidado usando o PCATOOL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM SAÚDE COLETIVA) - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - PROG DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAUDE COLETIVA.

Aluno: Mariana Tomasi Scardua Maia

FAVORETO, C. A. O.; SILVA, N. E. K. E.; FERREIRA, J. T.. As Percepções do agente comunitário de saúde sobre seu trabalho na porta de entrada das Unidades Básicas de Saúde. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional de Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública/ FIOCRUZ.

Aluno: Rodrigo Macedo Pacheco

FAVORETO, C. A. O.; FEUERWERKER, L. C. M.; MOREIRA, L. C. H.. MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE : EMBATES E DISPUTAS ENTRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DO CUIDADO. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE) - Escola Nacional de Saúde Pública/ FIOCRUZ.

Aluno: Julia Barban Morelli Rosas

Favoreto, César Augusto Orazem. AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE REGULAÇÃO EM SAUDE : UM ESTUDO DE CASO DO MUNICIPIO DE RIO BONITO. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em mESTRADO EM sAÚDE cOLETIVA) - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL / UERJ.

Aluno: Regina Ferreira Pinto Bezerra da Silva

Favoreto, César Augusto Orazem; ENGSTROM, E. M.; CAMPOS, CEA. Relação entre oferta e demanda no trabalho cotidiano da ESF sob a ótica do cuidado em saúde. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional de Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública/ FIOCRUZ.

Aluno: Elizabeth da Silva de Alcantara

FAVORETO, C. A. O.; MACHADO, M. C.; COHEN, M. M.. A Construção da Integralidade na Comunidade da Mangueira. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/ UFF.

Aluno: Marcella Figueiredo Gonzalez Amoreira

FAVORETO, C. A. O.; PINTO, A. L. M.. A ENTRADA DA RESIDENCIA DE MEDICINA DE FAMILIA E COMUNIDADE EM UMA EQUIPE DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMILIA E O IMPACTO NOS INDICADORES DE SAUDE. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDENCIA MEDICA EM MEDICINA DE FAMILIA E COMUNIDADE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FAVORETO, C. A. O.; Silva Junior, A G; Riomano, V. Concurso para Professor Adjunto do Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária/ FCM/UERJ. 2010. Faculdade de Ciencias Médicas da UERJ.

FAVORETO, C. A. O.; HERDY, Denise H A. Concurso para Residencia Médica. 2007. Faculdade de Ciencias Médicas da UERJ.

FAVORETO, C. A. O.. Concurso Público para acesso a Residência Médica. 1995. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FAVORETO, C. A. O.. Concursos Público de Residência Médica na área de Medicina Preventiva e Social e Medicina Geral e Comunitária. 1992. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FAVORETO, C. A. O.; ANDERSON, M. I. P.; VARELA, T.; JORGE, R. R.. Avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Saúde da Família UNASUS/UERJ. 2013. UERJ.

FAVORETO, C. A. O.; SILVA, K. S.; RAMOS, A. A. M.. Coordenação Nacional do Concuro de Seleção Nacional do Mestrado Profissional de Saúde da Família. 2018.

FAVORETO, C. A. O.; CHAZAN, A C S; HERDY, Denise; FORTES, SANDRA; SOUZA NRM. Avaliação do modelo de OSCE para alunos de graduação da Faculdade de Ciências Médicas UERJ. 2017. Faculdade de Ciencias Médicas da UERJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marco Antônio Teixeira Porto

PORTO, M.A.T.; SILVA, A. G.. A Narrativa na e sobre a Clínica na Atenção Primária: uma reflexão sobre o modo de pensar e agir dirigido pelo diálogo à integralidade e ao cuidado em saúde. 2007. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Kenneth Rochel de Camargo Jr

Camargo Jr., Kenneth Rochel de. A narrativa na e sobre a clínica na atenção primária: uma relfexão sobre o modo de pensar e agir dirigido ao diálogo, à integridade e ao cuidado em saúde. 2007. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Kenneth Rochel de Camargo Jr

Camargo Jr., Kenneth Rochel de. O papel da narrativa médica na estruturação de uma clínica integral e dirigidsa ao cuidado em saúde nos cenários de atenção primária. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluísio Gomes da Silva Junior

SILVA JUNIOR, A. G.. Programa de Saúde da Família no Brasil: Do Discurso e das Práticas. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saude Publica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo Donato Rodrigues

CAMARGO JR., K. R.; SILVA JUNIOR, A. G.; BONET, O. A. R.;RODRIGUES, R. D.; MATTOS, R. A.. A Narrativa na e sobre a Clínica na Atenção Primária: uma reflexão sobre o modo de pensar e agir dirigido pelo diálogo à integralidade e ao cuidado em saúde. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social/UERJ.

Ricardo Donato Rodrigues

RODRIGUES, R. D.; BONET, O. A. R.; MATTOS, R. A.. O PAPEL DA NARRATIVA MÉDICA NA ESTRUTURAÇÃO DE UMA CLÍNICA INTEGRAL E DIRIGIDA AO CUIDADO EM SAÚDE NOS CENÁRIOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Mrdicina Social - UERJ.

Octavio Andres Ramon Bonet

BONET, O. A. R.; CAMARGO JR, Kenneth Rochel de; GOMES, Aluisio; MATTOS, Ruben Araujo de; RODRIGUES, Ricardo Donato. A Narrativa na e sobre a clínica na Atenção Primaria: uma reflexão sobre o modod e pensar e agir dirigido ao diálogo, à integralidade e ao cuidado em saúde. 2007. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social.

Octavio Andres Ramon Bonet

BONET, O. A. R.; CAMARGO JR, Kenneth Rochel de; RODRIGUES, Ricardo Donato; MATTOS, Rubem Araujo de. O Papel da narrativa médica na estruturação de uma clínica integral e dirigida ao cuidado em saúde nos cenários de atenção primaria. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social Uerj.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Cássia Kirsch Lanes

Mudanças percebidas pelas mulheres médicas de família e comunidade no trabalho e na atuação médica após a maternidade; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional - PROFSAUDE) - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS UERJ; (Orientador);

Kênia Silva Pereira

O EMPODERAMENTO DO USUÁRIO FACE A ANÁLISE DOS GRUPOS EDUCATIVOS; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA MESTRADO PROFISSIONAL ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE) - FACULDADE DE MEDICINA UFRJ/HOSPITAL ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS; (Orientador);

Marcos Paulo Veloso Correia

Matriciamento em dor na atenção primária à saúde: análise de experiência; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional - PROFSAUDE) - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS UERJ; (Coorientador);

carolina da Silva Pereira

Análise dos Indicadores de internações por condições sensíveis à APS nas equipes de Residência em Medicina de Família e Comunidade e de egressos do programa no município do Rio de Janeiro; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA MESTRADO PROFISSIONAL ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE) - FACULDADE DE MEDICINA UFRJ/HOSPITAL ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS; (Orientador);

Clarice de Azevedo Sarmet Moreira Smiderle

ESTUDO DAS RELAÇÕES DE CUIDADO DE PESSOAS QUE VIVEM COM HIV NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde da Faculdade de Medicina) - Curso de Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde da Faculdade de,; Orientador: Cesar Augusto Orazem Favoreto;

Moisés Vieira Nunes

IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO RACIOCINIO CLÍNICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A PARTIR DE CONSULTAS OBSERVADAS; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde Fac; Medicina UFRJ-HESFA) - Faculdade de Ciencias Médicas da UERJ,; Orientador: Cesar Augusto Orazem Favoreto;

Maria Alzira Gonçalves de Lima de Moraes

REFLEXÃO SOBRE ADOLESCÊNCIA RURURBANA: CONSTRUINDO UMA ABORDAGEM INTEGRAL NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Família - PROFSAUDE -UERJ) - Faculdade de Ciencias Médicas da UERJ,; Orientador: Cesar Augusto Orazem Favoreto;

Maria Alzira Gonçalves de Lima de Moraes

REFLEXÃO SOBRE ADOLESCÊNCIA RURURBANA: CONSTRUINDO UMA ABORDAGEM INTEGRAL NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Família - PROFSAUDE -UERJ) - Faculdade de Ciencias Médicas da UERJ,; Orientador: Cesar Augusto Orazem Favoreto;

Philipp Rosa de Oliveira

Ánalise da Realização da Cirurgia Ambulatorial na Atenção Primária a Saúde na Perspectiva da Qualificação e Resolutividade do Cuidado; 2017; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA MESTRADO PROFISSIONAL ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE) - FACULDADE DE MEDICINA UFRJ/HOSPITAL ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS,; Orientador: Cesar Augusto Orazem Favoreto;

Rafael Cangemi Reis

CASOS COMPLEXOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: narrativas de Residentes em Medicina de Família e Comunidade; 2017; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA MESTRADO PROFISSIONAL ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE) - FACULDADE DE MEDICINA UFRJ/HOSPITAL ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS,; Coorientador: Cesar Augusto Orazem Favoreto;

MARIA ALZIRA GONÇALVES DE LIMA DE ,ORAES

rEFLEXÃO SOBRE A ADOLESCENCIA RURURBANA- CONSTRUINDO UMA ABORDAGEM INTEGRAL NA esf; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional - PROFSAUDE) - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS UERJ,; Orientador: Cesar Augusto Orazem Favoreto;

Cristiane da Fonseca Colão

SAÚDE DO HOMEM - ATITUDE E CONHECIMENTO SOBRE RASTREAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA POR PROFISSIONAIS DA ESF NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO; 2014; Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE) - Escola Nacional de Saúde Pública,; Orientador: Cesar Augusto Orazem Favoreto;

Rodrigo Macedo Pacheco

MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE: EMBATES E DISPUTAS; 2014; Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE) - Escola Nacional de Saúde Pública,; Orientador: Cesar Augusto Orazem Favoreto;

Keyla Roberta Libanio

A CONSTRUÇÃO DA INTEGRALIDADE NAS PRÁTICAS EM SAÚDE: O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA DA DENGUE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE PIRAÍ ? RJ; 2011; Dissertação (Mestrado em mestrado profissional em Integralidade) - Instituto de Medicina Social - UERJ,; Coorientador: Cesar Augusto Orazem Favoreto;

Daniela Vieira Leal Borges

A inserção do Cirurgião-Dentista na Atenção Primária à Saúde do município de Piraí: desafios, potencialidades e percepções de novas práticas; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado de Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social UERJ,; Coorientador: Cesar Augusto Orazem Favoreto;

Valentina Leão Joels

Grupos Balint como estratégia pedagógica na residência de Medicina de Familia e Comunidade; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Médica em Medicina de família e Comunid) - Faculdade de Ciencias Médicas da UERJ; Orientador: Cesar Augusto Orazem Favoreto;

Débora Carvalho Ferreira

A ANALISE DA NARRATIVA DOS PACIENTES COM HIV: O PAPEL DO PROTAGONISMO NA CONSTRUÇÃO DA ADESÃO TERAPÊUTICA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Médica em Medicina de família e Comunid) - Faculdade de Ciencias Médicas da UERJ; Orientador: Cesar Augusto Orazem Favoreto;

Cristiane Coelho Cabral

Narrativas sobre Processo Saúde-Doença: Experiências em Grupos Operativos de Educação; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Médica em Medicina de família e Comunid) - Faculdade de Ciencias Médicas da UERJ; Orientador: Cesar Augusto Orazem Favoreto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Kenneth Rochel de Camargo Jr

Programa de Saúde da Família no Brasil: do discurso e das práticas; 2002; 122 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Kenneth Rochel de Camargo Junior;

Kenneth Rochel de Camargo Jr

Narrativa na e sobre a Clínica na Atenção Primária: Uma reflexão sobre o modo de pensar e agir dirigido ao diálogo, à integralidade e ao cuidado em saúde; ; 2007; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Kenneth Rochel de Camargo Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MENEZES, A. ; FAVORETO, C. A. O. ; Fortes, S ; ORTEGA, F. . Narrativas de sofrimento emocional na Atenção Primária à Saúde: contribuições para uma abordagem culturalmente sensível em Saúde Mental Global. Interface - Comunicação, Saúde, Educação , v. 23, p. 1/17-17/17, 2019.

  • OLIVEIRA, PHILIPP ROSA ; FAVORETO, CESAR AUGUSTO ORAZEM . Análise da realização da cirurgia ambulatorial na perspectiva da qualificação e resolutividade do cuidado prestado pelo médico de família e comunidade na Atenção Primária à Saúde na cidade do Rio de Janeiro. REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE , v. 14, p. 1864, 2019.

  • ATHIÉ, KAREN ; DOWRICK, CHRISTOPHER ; MENEZES, ALICE LOPES DO AMARAL ; CRUZ, LUANDA ; LIMA, ANA CRISTINA ; DELGADO, PEDRO GABRIEL GODINHO ; Favoretto, Cesar ; FORTES, SANDRA . Anxious and depressed women's experiences of emotional suffering and help seeking in a Rio de Janeiro favela. Ciência & Saúde Coletiva (Online) , v. 22, p. 75-86, 2017.

  • 2016 VIEIRA, DANIELA KOELLER RODRIGUES ; FAVORETO, CÉSAR AUGUSTO ORAZEN . Narrativas em saúde: refletindo sobre o cuidado à pessoa com deficiência e doença genética no Sistema Único de Saúde (SUS). Interface (Botucatu. Online) , v. 20, p. 89-98, 2016.

  • FAVORETO, CESAR A. O. . Abordagem comunitária e ensino médico: análise da experiência do DMIF/FCM/UERJ. REVISTA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO (ONLINE) , v. 15, p. 271-277, 2016.

  • 2014 CHAZAN, ANA CLÁUDIA SANTOS ; SILVEIRA, LIA MÁRCIA CRUZ DA ; FAVORETO, CESAR AUGUSTO ORAZEM . Revisão de prontuário como estratégia de ensino-aprendizagem da medicina centrada na pessoa em um ambulatório universitário no município do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Medicina da Família e Comunidade , v. 9, p. 96-103, 2014.

  • 2014 LIBANIO, K. R. ; FAVORETO, C. A. O. ; PINHEIRO, R . Análise da Integração da Vigilância Ambiental no controle da Dengue com a Estratégia Saúde da Família: impacto nos saberes e práticas dos Agentes Comunitários de Saúde. Physis (UERJ. Impresso) , v. 24, p. 147-163, 2014.

  • 2012 FERREIRA, D. C. ; Favoreto, César Augusto Orazem ; GUIMARÃES, MBL . A influência da religiosidade no conviver com o HIV. Interface (Botucatu. Impresso) , v. 16, p. 383-394, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FAVORETO, C. A. O. ; DAIN, Sulamis ; CAETANO, Rosangela ; TAVARES, L. . Análise da Reestruturação dos Modelos Assistenciais de Saúde em Grandes Cidades Brasileiras. 2001.

FAVORETO, C. A. O. ; MAIA, KD ; ANDERSON, M. I. P. ; SOUZA, MIC ; RENDEIRO M M P ; MOVARELLA, T. C. M. Y. ; MONTEIRO V O . CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAUDE DA FAMILIA/UNASUS/UERJ/GUIA DO ALUNO. 2011.

Favoreto, César Augusto Orazem ; MAIA, KD ; ANDERSON, M. I. P. ; SOUZA, MIC ; RENDEIRO M M P ; MOVARELLA, T. C. M. Y. ; MONTEIRO V O ; JORGE, R. R. . Curso de Especialização em Saúde da Família UnA-SUS/UERJ - Guia do Tutor. 2011.

CAETANO, Rosangela ; FAVORETO, C. A. O. ; FORTES CPDD ; BASTOS, CRG ; MENDES, R. ; OLIVEIRA, I. A. G. ; RODRIGUES R R D ; COSTA R J M . USO DA TOMOGRAFIA POR EMISSÃO DE PÓSITRONS (PET) NO DIAGNÓSTICO, ESTADIAMENTO E RE-ESTADIAMENTO DO CÂNCER DE ESÔFAGO. 2009.

CAETANO, Rosangela ; BASTOS, C. R. G. ; FAVORETO, C. A. O. ; FORTES CPDD ; MENDES, R. ; OLIVEIRA, I. A. G. ; GONÇALVES FAI ; SILVA, F. V. C. E. . USO DA TOMOGRAFIA POR EMISSÃO DE PÓSITRONS (PET) NO DIAGNÓSTICO, ESTADIAMENTO E RE-ESTADIAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO. 2009.

FAVORETO, C. A. O. . Análise da reestruturação de modelos assistenciais em grandes cidades do Brasil. 2001.

FAVORETO, C. A. O. ; CABRAL, I. ; CYRINO, A. ; FILICE, N. . Seminário Internacional Narrativas em Saúde. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VENTURA, M. ; TEIXEIRA, D. ; FERRAZ, H. F. ; MORAES, M. A. G. L. ; FAVORETO, CESAR A. O. . Movimentos Migratórios e os processos de vulnerabilização e exclusão social deles decorrentes. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FAVORETO, C. A. O. . PROGRAMA COMO SERÁ - SÉRIE SOS SUS. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FAVORETO, C. A. O. ; DUPAS, D. ; PINTO, A. L. . A abordagem centrada na pessoa - Um desafio cotidiano das equipes de Saúde da Família.. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo aula).

FAVORETO, C. A. O. ; PINTO, M. E. B. . Disciplina de Gestão do Cuidado. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de conteúdo em EAD do Mestrado Profissional em Saúde da Família PROFSAUDE).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Mudanças percebidas pelas mulheres médicas de família e comunidade no trabalho e na atuação médica após a maternidade, Descrição: A realização da maternidade ainda é um dilema para as mulheres que querem seguir uma carreira profissional (SCAVONE, 2001). Para as médicas, a maternidade pode trazer mais desafios do que aqueles que são comuns a outras mulheres. Se conciliar carreira e filhos já é difícil para trabalhadoras que têm uma rotina definida de horários, para as médicas pode ser ainda mais complexo devido às características do processo e do objeto de trabalho, como os regimes de trabalho em plantões, a frequência de intercorrências que modificam os horários de saída, entre outras. Estas características podem fazer com que ao sair de casa estas profissionais não tenham, por exemplo, certeza da hora e de como estarão ao voltar para o cuidado da família. Contar com uma rede de apoio apropriada, tanto no espaço privado, quanto nos espaços públicos, torna-se um elemento necessário para planejar e distribuir o tempo e lidar com a sobrecarga emocional e física causada pela relação da mulher nas atividades de trabalho e de cuidado da família. Este projeto visa analisar como a experiência pessoal e os conhecimentos adquiridos na gestação, parto, puerpério, amamentação e na criação dos próprios filhos podem estimular a busca por novos conhecimentos e desenvolver novas habilidades e atitudes profissionais entre as médicas de família e comunidade. O objetivo deste trabalho é explorar as percepções das médicas de família e comunidade da relação entre a maternidade e a atividade profissional. Dentre os objetivos específicos busca-se: Identificar se e como fatores do processo e do ambiente de trabalho influenciam e são influenciados na relação entre o trabalho e a maternidade; Analisar as perspectivas sobre a vida profissional a partir do lugar de ser mãe; Explorar possíveis competências e atitudes da MFC desenvolvidas a partir da maternagem. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Cesar Augusto Orazem Favoreto - Coordenador / Cássia Kirsch Lanes - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2018 - Atual

    Desenvolvimento de práticas de educação e atenção à saúde na Clinica da APS, Descrição: As transformações epidemiológicas e demográficas e a crise do modelo de atenção centrado no médico, na perspectiva hospitalocêntrica, com foco na doença e na racionalidade biomédica, traz barreiras ao cuidado de portadores de agravos crônicos à saúde. No âmbito da Atenção Primária, a partir de seus atributos de primeiro contato, longitudinal idade, coordenação e integralidade no cuidado, se forma novos contextos e novas necessidades de saberes e práticas para o desenvolvimento de uma prática clínica centrada no sujeito, sua família e no contexto de vida onde está inserido. Na perspectiva da formação profissional este projeto visa desenvolvimento da aprendizagem profissional e avaliação de novas tecnologias de cuidado no contexto da APS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Cesar Augusto Orazem Favoreto - Coordenador / Sandra Fortes - Integrante / MARCOS PAULO VELOSO CORREIA - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2018 - Atual

    Análise dos Indicadores de internações por condições sensíveis à APS nas equipes de Residência em Medicina de Família e Comunidade e de egressos do programa no município do Rio de Janeiro, Descrição: Avaliar o desempenho das unidades que contam com a residência em medicina da família, comparado ao das unidades sem a residência, no município do Rio de Janeiro, de 2016 a 2018, através da análise do indicador Internações por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP),. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Cesar Augusto Orazem Favoreto - Coordenador / Carolina da Silva Pereira - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2018 - Atual

    O EMPODERAMENTO DO USUÁRIO FACE A ANÁLISE DOS GRUPOS EDUCATIVOS, Descrição: Analisar os grupos educativos desenvolvidos na Atenção Primária à Saúde na ESF da Cidade do Rio de Janeiro (AP 1.0 ) em relação a sua capacidade de promoção do cuidado individual a pessoas portadoras de sofrimento crônico. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Cesar Augusto Orazem Favoreto - Coordenador / Kênia SILVA PEREIRA - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    Promoção e Educação em Saúde na Adolescência, Descrição: A ação do cuidado, de forma integral, ao adolescente pela Atenção Primária à Saúde (APS) é contundente. Adolescer é um processo multidimensional que pode ser influenciado pelas paisagens do território. Na presença de mesclas de cenários urbanos e rurais pode haver singularidades do sujeito, as quais devem ser compreendidas. Há vários estudos sobre o adolescente rural, entretanto ante uma perspectiva fragmentada. De forma a prover cuidado é imprescindível àa aproximação e o entendimento do sujeito. Ampliar a percepção dos envolvidos embasa as intervenções da Estratégia de Saúde da Família (ESF), tal como a promoção de saúde, fundamentada na mudança do paradigma do adoecimento e orientada à vida saudável. Utilizando-se do potencial transformador e multiplicador do adolescente, da mesma maneira que fomenta a horizontalidade do cuidado, o protagonismo juvenil e o trabalho intersetorial. Objetivos: O presente estudo tem por objetivo explorar as percepções do adolescer em adolescentes escolares que vivem em regiões com características rururbanas. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa participativa. Os adolescentes que frequentam a escola local do distrito de Taboas localizada no município de Rio das Flores, na faixa etária de 15 a 18 anos, serão convidados a participar de grupos focais, nos quais se utilizará um roteiro previamente elaborado. A gravação desse conteúdo, previamente autorizada pelos participantes da pesquisa, será avaliada através da analise temática. Além da gravação os mediadores farão anotações, como um diário de campo, sobre o desenvolvimento do grupo. Espera-se desta forma obter-se uma leitura mais fidedigna desse adolescente inserido em contexto rururbano, de forma a alicerçar as ações de promoção de saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Cesar Augusto Orazem Favoreto - Coordenador / MARIA ALZIRA GONÇALVES DE LIMA MORAES - Integrante / Eloisa Grossman - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    ESTUDO DAS RELAÇÕES DE CUIDADO DE PESSOAS QUE VIVEM COM HIV NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO RIO DE JANEIRO, Descrição: O acompanhamento das pessoas vivendo com HIV (PVHIV) aconteceu desde o início da epidemia (nos anos 1980) sob a responsabilidade de especialistas focais (infectologistas), em serviços de saúde secundário ou terciário, onde eram realizadas as ações de diagnóstico e tratamento. As unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) eram responsáveis por atividades de educação em saúde e fornecimento de métodos contraceptivos, principalmente preservativos. (ALVES, 2017) A introdução da terapia antirretroviral (TARV) no final da década de 1980 e da TARV combinada (no final da década de 1990) transformaram a infecção pelo HIV progressivamente de uma afecção rapidamente letal - que já era diagnosticada em estágios avançados de imunodeficiência com poucas opções terapêuticas e alta morbimortalidade - a uma doença crônica, com aumento considerável do número de pessoas que vivem com o vírus. Porém, mais do que se pensar na capacidade dos sistemas de saúde de absorver as pessoas infectadas, é fundamental a atenção à qualidade do cuidado prestado a elas. Este projeto se estrutura, justamente, em torno destas questões, que envolvem as relações de cuidado às PVHIV no cenário e contextos relativos à APS. Parte-se da hipótese de que nas relações de cuidado no âmbito da APS ainda são priorizadas as questões relacionadas ao diagnóstico e tratamento da infecção. Contudo, estas relações se realizam em contextos em que há maior aproximação das relações das pessoas que vivem com HIV com sua rede social e com os objetos e sentidos envolvidos em viver e adoecer com o HIV. Objetivo Geral: Contribuir para o entendimento das relações de cuidado de pessoas que vivem com HIV no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) Objetivos Específicos: Analisar o processo de acompanhamento de saúde de pessoas que vivem com HIV pelos profissionais de saúde na APS; Identificar percepções e expectativas de profissionais de saúde e pessoas que vivem com HIV em relação às práticas de cuidado na APS; Analisar dilemas éticos, referidos por profissionais e pacientes em relação à atenção às PVHIV na APS à luz da perspectiva da "Lógica do Cuidado".. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Cesar Augusto Orazem Favoreto - Coordenador / CLARICE DE AZEVEDO SARMET MOREIRA SMIDERLE - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    Implantação e Avaliação da aprendizagem do Raciocínio Clínico na Atenção Primária a partir de Consultas Observadas, Descrição: No amplo e indiferenciado espectro clínica que envolve a APS, uma das competências centrais é a capacidade de lidar judiciosamente com as informações trazidas pelos pacientes, analisá-la frente ao perfil epidemiológico, aos recursos disponíveis e as evidências científicas estabelecidas na literatura e ser capaz de construir opiniões diagnósticas e de tomar decisões clínicas sólidas e resolutivas. Este raciocínio sobre a clínica apresenta especificidades no cenário de práticas da APS. A reflexão sobre a competência do raciocínio clínico e o processo de aprendizagem será delineada a partir de uma busca dos referencias teóricos e experiências de ensino encontradas na literatura. A tomada de decisão clínica apresenta complexidades para além do uso judicioso das informações. Num plano ético-epistemológico, o raciocínio clínico dependente da concepção sobre o que seja o cuidado, do que seja a medicina e do papel que ela cumpre ou deve cumprir na sociedade. A prática médica mais prescritora provavelmente apresenta lógicas de tomada de decisão diferente das práticas facilitadora do autocuidado ou das práticas de tutela autonomizadora. O raciocínio clínico na prática médica da APS abrange um conjunto de processos mentais complexos, difícil de serem destacados e aferidos individualmente, por sua intrínseca relação com outras competências clínicas. Nesse sentido, a definição de Kessirer e col. (2010) compreende o conjunto de estratégias de raciocínio que nos permitem combinar e sintetizar diversos dados em uma ou mais hipóteses diagnósticas, fazer as compensações complexas entre os benefícios e riscos de testes e tratamentos e formular planos para o gerenciamento de pacientes. Objetivo Geral: Desenvolver ensino do raciocínio clínico e da metacognição em seus diversos domínios, em pós-graduandos da residência de medicina de família e comunidade. 4.2 - Objetivos específicos: ? Adaptação de método de ensino do Raciocínio Clínico a residentes de MFC por observação direta de consulta ? Explorar as percepções dos preceptores e dos residentes acerca da aplicação do Método para o aprendizado do RC em observação de consultas na APS ? Avaliar qualitativamente a adaptação do roteiro de extração de Raciocínio Clínico em Observação de Consulta em APS. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Cesar Augusto Orazem Favoreto - Coordenador / Moisés Vieira Nunes - Integrante.

  • 2011 - 2013

    DIREITO À SAÚDE E A CONSTRUÇÃO DA INTEGRALIDADE NO CONTEXTO DAS ÁREAS PROGRAMÁTICAS ESTRATÉGICAS, Descrição: Trata-se de um estudo avaliativo que tem como objeto as ações das áreas técnicas da Secretaria Municipal de saúde de Rio Branco, de modo a caracterizar elementos que favoreçam a articulação dessas ações com a integralidade e o direito à saúde. A abordagem metodológica ancora-se nos referenciais teóricos-conceituais do campo da avaliação de práticas institucionais, visando o desenvolvimento de inovações tecnologias de gestão e cuidado no âmbito das áreas programáticas estratégicas.Como técnicas de pesquisa serão empregadas aquelas oriundas do escopo qualitativo, que incluem, grupo focal, entrevista em profundidade e analise documental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Cesar Augusto Orazem Favoreto - Integrante / Aluísio Gomes da Silva Junior - Integrante / Roseni Pinheiro - Coordenador / Alda Lacerda - Integrante / Felipe Rangel de Souza Machado - Integrante / Francine Guizardi - Integrante / Felipe Dutra Asensi - Integrante / Rodrigo Pinheiro Silveira - Integrante / Fabio Hebert da Silva - Integrante / Tatiana Coelho Lopes - Integrante / Paulo Henrique Martins - Integrante / Inesita Soares de Araujo - Integrante / Ana Silvia Gesteira - Integrante / Fátima Ticianel - Integrante / Geny Lopes - Integrante / Juliana Lofego - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2011 - 2013

    DIREITO À SAÚDE E A CONSTRUÇÃO DA INTEGRALIDADE NO CONTEXTO DAS ÁREAS PROGRAMÁTICAS ESTRATÉGICAS, Descrição: Trata-se de um estudo avaliativo que tem como objeto as ações das áreas técnicas da Secretaria Municipal de saúde de Rio Branco, de modo a caracterizar elementos que favoreçam a articulação dessas ações com a integralidade e o direito à saúde. A abordagem metodológica ancora-se nos referenciais teóricos-conceituais do campo da avaliação de práticas institucionais, visando o desenvolvimento de inovações tecnologias de gestão e cuidado no âmbito das áreas programáticas estratégicas.Como técnicas de pesquisa serão empregadas aquelas oriundas do escopo qualitativo, que incluem, grupo focal, entrevista em profundidade e analise documental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Cesar Augusto Orazem Favoreto - Integrante / Aluísio Gomes da Silva Junior - Integrante / Roseni Pinheiro - Coordenador / Alda Lacerda - Integrante / Felipe Rangel de Souza Machado - Integrante / Francine Guizardi - Integrante / Felipe Dutra Asensi - Integrante / Rodrigo Pinheiro Silveira - Integrante / Fabio Hebert da Silva - Integrante / Tatiana Coelho Lopes - Integrante / Paulo Henrique Martins - Integrante / Inesita Soares de Araujo - Integrante / Ana Silvia Gesteira - Integrante / Fátima Ticianel - Integrante / Geny Lopes - Integrante / Juliana Lofego - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2010 - Atual

    Saúde mental no Programa de Saúde da Família/Atenção Básica, Descrição: A importância da assistência em saúde mental se deve a alta prevalência desses transtornos, à escassez de recursos mundiais, ao impacto na qualidade de vida das pessoas e de sua importância na carga global de doença. Dentre as dificuldades se destacam a inadequação da formação dos recursos humanos e a articulação dessa assistência dentro de um modelo integral com a atenção geral à saúde. A Política Nacional de Saúde Mental, a lei 10216/01, preconiza que o cuidado se dê dentro da comunidade e integrado com a atenção primária. Nessa perspectiva, a integração da rede de atenção primária, incluindo a capacitação de seus profissionais, na assistência em saúde mental vem sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro dentro da Área Programática (AP) 2.2, com a participação de professores da Faculdade de Ciências Médicas, e o apoio do Centro Biomédico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Essa integração vem sendo acompanhada de atividades investigativas, com financiamento de projetos do Grupo de Pesquisa Saúde Mental na Atenção Primaria liderado pela professora Sandra Fortes, responsável por este projeto de Bolsa de Iniciaçao Cientifica, que se insere em parte das atividades da pesquisa Avaliação do cuidado em saúde mental na atenção primária na área programática 2.2 do município do Rio de Janeiro . Objetivos Principal: estudar a assistência em saúde mental no SUS na AP 2.2 do município do Rio de Janeiro. Especifico: estudar o papel do médico generalista da atenção básica/primaria na assistência em saúde mental:, sua pratica atual, dificuldades, possibilidades de atuação e a integração com a atenção especializada. Metodologia: Trata-se de um estudo quanti-quali a partir das seguintes questões: que tipo de cuidado em saúde mental é realizado na AP2.2, por quem e para quem, de que forma e com que grau de integração entre os distintos níveis de assistência. Serão realizados: 1) mapeamento dos recursos humanos que prestam assistência Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cesar Augusto Orazem Favoreto - Integrante / Sandra Fortes - Coordenador / Karen Athie - Integrante / Pedro Gabriel Delgado - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Estudos sobre Tomografia por emissão de pósitrons (PET scan) e pareceres técnico-científicos para o Ministério da Saúde, Descrição: O projeto visa a atualização dos dados e agrupamento dos estudos primários sobre Tomografia por emissão de pósitrons (PET scan) para responder sobre o benefício desta intervenção em sete aplicações oncológicas (Melanoma, linfomas e cânceres de mama, pulmão, coloretal, esôfago e cabeça e pescoço), bem como a elaboração de pareceres técnico-científicos de avaliação em tecnologias em saúde. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cesar Augusto Orazem Favoreto - Integrante / Rosangela Caetano - Coordenador / BASTOS, Claudia Regina Garcia - Integrante / CARISSE PEREIRA DIAS DRUMOND FORTES - Integrante / FRANCIS VALERIA COSTA E SILVA - Integrante / IONE AYALA GUALANDI DE OLIVEIRA - Integrante / RONDINELI MENDES - Integrante / RODOLFO REGO DEUSDARÁ RODRIGUES - Integrante., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2006

    Experiência Brasileira em Sistemas de Informação em Saúde, Descrição: : O estudo, realizado sob a coordenação do Prof. Franscisco Viacava, do CICT/FIOCRUZ, tem por objetivos: 1. realização de um diagnóstico avaliativo dos sistemas de informação do país 2. discussão das lições aprendidas, experiências virtuosas e pontos fracos do sistema 3. elaboração de um quadro que aponte para o que seria os componentes relevantes de um sistema de informação "ideal" para os próximos 10 ou 15 anos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cesar Augusto Orazem Favoreto - Integrante / Rosangela Caetano - Integrante / FRANCISCO VIACAVA - Coordenador / Celia Leitão - Integrante / Monica Senna - Integrante / Vera Lucia Edais Pepe - Integrante., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Análise de reestruturação dos modelos assistenciais de saúde em grande cidades: Padrões de custo e formas de financiamento, Descrição: Projeto contatado pelo Ministério da Saúde que teve por objetivos analisar as estratégias de reestruturação dos sistemas de atenção à saúde em grandes centros urbanos brasileiros, identificando e avaliandoo os custos de transição da assistência à saúde a elas associados, de modo a sugerir mudanças nos padrões de financiamento e sistema de incentivos vigentes. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cesar Augusto Orazem Favoreto - Integrante / Sulamis Dain - Integrante / Rosangela Caetano - Integrante / Laura Tavares - Integrante / FRANCISCO VIACAVA - Coordenador., Financiador(es): MINISTÉRIO DA SAUDE DO BRASIL - Remuneração., Número de produções C, T & A: 3

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

Premio Hésio Cordeiro na Caterforia Tese de Doutorado, Instituo de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2006

Menção Honrosa, XI Congresso Mundial de Saúde Pública e VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro Biomédico, Faculdade de Enfermagem. , Avenida São Francisco Xavier, 524, Maracanã, 20559-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25876660, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Mestrado PROFSAUDE UERJ, Carga horária: 8

Outras informações:
Coordenador do Mestrado Profissional em saúde da Familia em Rede Nacional - PROFSAUDE

1997 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Outras informações:
Chefe do Departamento de Medicina Integral Familiar e Comunitária FCM-UERJ no período de 03/2011 a 03/2015 Sub-chefe do Departamento de Medicina Integral Familiar e Comunitária FCM-UERJ no período de 03/2015 ate o momento Coordenador do Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional - Profsaude Uerj

2011 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefia Depto Medicina Família e Comunidade, Carga horária: 40

Outras informações:
Chefe do Departamento Acadêmico de Medicina Integral Familiar e Comunitária da Faculdade de Ciências Medicas da UERJ entre março de 2011 a março de 2015

2007 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SubChefe do Depto Medicina Familia Comunidade, Carga horária: 8

Outras informações:
Subchefe do Departamento Acadêmico de Medicina Integral Familiar e Comunitária da Faculdade de Ciências Medicas da UERJ entre março de 2007 a março de 2011

1991 - 1997

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Medico, Carga horária: 20

Atividades

  • 05/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciencias Médicas, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciencias Médicas, .,Linhas de pesquisa

  • 04/2007

    Direção e administração, Faculdade de Ciencias Médicas, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 08/2004

    Extensão universitária , Centro Biomédico, Faculdade de Ciências Médicas.,Atividade de extensão realizada, PROJETO DE INTERIORIZAÇÃO DE INTERNOS DE MEDICINA NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA.

  • 10/1997

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Medicina Integral, Saúde da Família

  • 01/2011 - 12/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Medicina Social, .,Linhas de pesquisa

  • 03/1991 - 09/1997

    Ensino, Medicina, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Atenção ambulatorial

1996 - Atual

secretaria municipal de saude do rio de janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: estatutário, Carga horária: 24

Outras informações:
Médico Clínico plantonista no Hospital Municipal de Geriatria e Gerontologia Miguel Pedro

1993 - 1995

secretaria municipal de saude do rio de janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: estatutário, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador de Atenção Integral à Saúde do Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão

Atividades

  • 01/1993 - 12/1995

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde, Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão.,Cargo ou função, Outro.

2016 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Coordenação Provab RJ, Enquadramento Funcional: Coordenador - bolsista MS, Carga horária: 2

Outras informações:
Coordenador da supervisão presencial e a distancia dos médicos do Programa de valorização da Atenção Básica (PROVAB) - bolsista do Ministério da Saúde

2015 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof Mestrado Profissional, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor do Corpo Permanente do Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde da UFRJ Coordenador da Disciplina de Gestão do Cuidado no Mestrado Profissional Atenção Primária à Saúde, UFRJ

2014 - 2016

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Prof Colaborador Mestrado APS, Enquadramento Funcional: Professora orientador, Carga horária: 2

Outras informações:
Participação nas disciplinas e em orientação de dissertação de alunos do Mestrado profissional em APS organizado pela ENSP/FIOCRUZ em parceria com a SMSRJ

1988 - 1989

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 24

2016 - Atual

UERJ- FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coord Mestrado Profissional PROFSAUDE-UERJ, Carga horária: 6

Outras informações:
Coordenador da Comissão Academica Institucional do Mestrado Profissional PROFSAUDE - UERJ

2010 - 2018

UERJ- FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenação pedagógica na área médica, Carga horária: 2

Outras informações:
Coordenador da área médica do Curso de Especialização em Saúde da Família UNASUS-UERJ