Débora Regina Opolski

Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Professora permanente do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da UNESPAR. Doutora em comunicação e Linguagens (Cinema e Audiovisual) pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), com a tese "A fragmentação da performance vocal do personagem no cinema a partir da perspectiva da edição de diálogos" (2017). Bolsista Capes/Fulbright para estágio de doutorado na University of Southern California (USC), School of cinematic Arts, de agosto de 2015 a abril de 2016. Mestre em Música (Teoria e Criação) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduação em Música (Produção Sonora) também pela UFPR. Tem experiência na área de Música, Som e Audiovisual, com ênfase em Produção sonora e Tecnologia, atuando principalmente com edição de som para cinema e televisão. Dentre os trabalhos mais significativos destaca-se a produção sonora dos longa-metragens: Dois filhos de Francisco(2005), O cheiro do ralo(2006), Tropa de elite 1 e 2 (2007 e 2010), Cidade dos homens(2007), Ensaio sobre a cegueira(2008), Besouro(2009), Lula, o filho do Brasil(2009), As melhores coisas do mundo(2010), Quincas Berro D'agua(2010), Vips (2011), Boa Sorte(2014), Olhando pras estrelas (2016) e A mesma parte de um homem (2020).Autora do livro "Introdução ao desenho de som", publicado pela editora da UFPB em 2013. Autora de capítulo do livro "O som do filme", publicado pela editora da UFPR/UFPE em 2018. Autora do livro "Edição de diálogos no cinema", publicado pela editora da UFPR em 2021.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação e Linguagens

2014 - 2017

Universidade Tuiuti do Paraná
Título: A fragmentação da performance vocal do personagem no cinema a partir da perspectiva da edição de diálogo
Orientador: em University of Southern California ( Midge Costin)
com Fernando Torres Andacht. Bolsista do(a): CAPES/Fulbright, CAPES/FULBRIGHT, Estados Unidos.

Mestrado em Música

2007 - 2009

Universidade Federal do Paraná
Título: Análise do design sonoro no longa-metragem Ensaio sobre a cegueira
Orientador: Prof. Dr. Norton Dudeque
, Ano de Obtenção: 2009.

Graduação em Música - Produção Sonora

2002 - 2005

Universidade Federal do Paraná
Título: Poesia e Música na Canção: um projeto de integração entre a melodia da voz e a função do instrumental na canção popular erudita
Orientador: Prof. Dr. Maurício Dottori

Pós-doutorado

2023 - 2023

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Formação complementar

2016 - 2016

English Language Program Spring 2016. (Carga horária: 128h). , University of Southern California, USC, Estados Unidos.

2015 - 2015

English language and american culture. (Carga horária: 80h). , The University of New México, UNM, Estados Unidos.

2015 - 2015

English Language Program Fall 2015. (Carga horária: 128h). , University of Southern California, USC, Estados Unidos.

2012 - 2012

Obaobá: Educação Musical para professores. (Carga horária: 88h). , Sistema Fecomércio SESC SENAC, SESC PR, Brasil.

2012 - 2012

Canto: Belting 360˚. (Carga horária: 8h). , Centro paranaense feminino de cultura, CPRFEM CULTURA, Brasil.

2012 - 2012

Capacitação Registro do ENADE no histórico escolar. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Pós-produção em audiovisual. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Italiano 1. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2011 - 2011

Novas teorias sociais na idade dos networks. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2010 - 2010

TV's públicas e a produção das TV's universitárias. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2006 - 2006

Curso de canto popular. (Carga horária: 5h). , Centro paranaense feminino de cultura, CPRFEM CULTURA, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Musicalização infantil. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Prática de orquestra. (Carga horária: 18h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.

2005 - 2005

Escuta e Música eletroacústica. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2005 - 2005

Composição. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2005 - 2005

Concepção Formal e Pré-composição. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Música para todos - encontro com o músico. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2004 - 2004

Saxofone. (Carga horária: 80h). , Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, CMPB, Brasil.

2004 - 2004

XIII ABEM:A realidade nas escolas e a form do prof. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2004 - 2004

Arranjo - Procedimentos úteis - MPB. (Carga horária: 16h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Harmonia Funcional e Teoria da Improvisão. (Carga horária: 18h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Lab de Áudio Nutr - noções de acúst e Est Musical. (Carga horária: 30h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Prática Coral. (Carga horária: 25h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Tecnologia na música e músicos do século XX. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Piano (Música MPB). (Carga horária: 18h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Música para todos - encontro com o músico. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Improvisação para todos os instrumentos. (Carga horária: 18h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Composição. (Carga horária: 40h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.

2003 - 2003

Audio Básico. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2003 - 2003

Produção e montagem de shows e cd's. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2002 - 2002

Concerto didático - Filippo Gamba. (Carga horária: 2h). , Secretaria da Cultura do estado do Paraná, SECRET CULTURA, Brasil.

2001 - 2001

Interpretação de música brasileira. (Carga horária: 4h). , Associação das escolas de música do Paraná, AEMPR, Brasil.

2000 - 2000

Teclado. (Carga horária: 120h). , Escola de Música Studio Harmonia, E.M.STUDIO HARM., Brasil.

1993 - 2000

Piano Magistério. (Carga horária: 800h). , Academia Beltronense de Piano, ABP, Brasil.

1995 - 1997

Teoria Musical e Solfejo. (Carga horária: 240h). , Academia Beltronense de Piano, ABP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Edição de som.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Produção Sonora.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.

Organização de eventos

OPOLSKI, D. R. ; MORAES, Ulisses Quadros de ; GARCIA, D. A. . Coordenadora de simpósio do X seminário Cinema em perspectiva. 2022. (Congresso).

OPOLSKI, DÉBORA REGINA ; MORAES, Ulisses Quadros de ; GARCIA, D. A. . Coordenadora de simpósio do IX seminário Cinema em perspectiva. 2021. (Congresso).

OPOLSKI, D. R. ; CARREIRO, R. O. D. ; BARROS, F. . Coordenadora de Seminário Temático XXIII SOCINE: Seminário Estilo e som no audiovisual. 2019. (Congresso).

OPOLSKI, D. R. ; MORAES, Ulisses Quadros de ; GARCIA, D. A. . coordenadora de simpósio do VII seminário Cinema em perspectiva. 2019. (Congresso).

OPOLSKI, D. R. ; CARREIRO, R. O. D. ; BARROS, F. . Coordenadora de Seminário Temático XXII SOCINE: Seminário Estilo e som no audiovisual. 2018. (Congresso).

OPOLSKI, D. R. ; MORAES, Ulisses Quadros de . coordenadora de simpósio do VI seminário Cinema em perspectiva. 2017. (Congresso).

OPOLSKI, D. R. . Coordenadora de painel na XXI Socine. 2017. (Congresso).

Participação em eventos

11° Seminário Internacional Cinema em Perspectiva.UTILIZANDO IMAGENS ESPECTRAIS COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA EM PRÁTICAS CONDUZIDAS DE PROCESSOS DE CRIAÇÃO SONORA. 2023. (Seminário).

XI Encontro Anual da Associação dos Investigadores da Imagem. Espectrogramas como método de análise fílmica voltada para o som. 2022. (Congresso).

XV Jornadas Cinema em Português. Mesa-temática: Práticas de design sonoro no audiovisual brasileiro. 2022. (Congresso).

XXV Socine. Considerações iniciais sobre a fala cinematográfica brasileira. 2022. (Congresso).

30° Encontro Anual Da Compós.O som do silêncio: uma análise imersiva. 2021. (Encontro).

I Simpósio internacional de análise fílmica.A análise espectral como possível proposta metodológica para análise fílmica. 2021. (Simpósio).

Bit.Week.Relato de produção sonora: Processos sonoros no/do curta metragem Lirion (2018) de Camila Macedo. 2020. (Encontro).

FIMUCA - Festival Internacional de Música em Casa.Design Sonoro. 2020. (Oficina).

VIII Seminário nacional Cinema em perspectiva.FOLEY E EFEITOS SONOROS DO SOM DIRETO - COMO PROCEDER PARA TRABALHAR COM OS DOIS?. 2019. (Seminário).

XXIII SOCINE. Sobre os processos de criação e o estilo do som em curta metragens. 2019. (Congresso).

VII Olhar de Cinema.Processos de Finalização. 2018. (Outra).

VII Seminário nacional Cinema em perspectiva.A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO NO PROCESSO SONORO DO AUDIOVISUAL. 2018. (Seminário).

XXII SOCINE. O Foley entre o ator, o artista de foley e o editor. 2018. (Congresso).

SCMS 2017. Speech in Eduardo Coutinho?s documentary O fim e o princípio (2005). 2017. (Congresso).

VI seminário nacional cinema em perspectiva.Reflexões sobre o processo de edição de diálogos. 2017. (Seminário).

XXI SOCINE. O ato da fala como gerador da violência em filmes brasileiros. 2017. (Congresso).

I Seminário avançado do CINECRIARE. 2016. (Seminário).

V seminário Nacional Cinema em Perspectiva.A sonoridade da fala e o corpo físico do personagem, vinculos cinematográficos verossímeis. 2016. (Seminário).

XX SOCINE. A constituição do estilo da voz falada no cinema de ficção comercial. 2016. (Congresso).

III seminário de produção Cênica.Performance Recortes. 2015. (Seminário).

Sixth International Conference on the Image. A representação do real no audiovisual a partir de uma abordagem dos diálogos do personagem. 2015. (Congresso).

The art of sound design: Music, effects and dialogue in an immersive world. 2015. (Encontro).

Ações performáticas lab.artes 2013. Experimento escada: objeto espaço caminho. 2014. (Exposição).

III Olhar de Cinema ? Festival Internacional de Curitiba.Lançamento do Livro Introdução ao desenho de som. João Pessoa: Editora UFPB, 2013.. 2014. (Outra).

XVIII SOCINE.A manifestação da fala na representação do cinema sonoro. 2014. (Encontro).

14 Festival de artes de Areia.Mesa redonda: Quem tem medo de arte contemporânea?. 2013. (Outra).

20 Festival Latinoamericado de vídeo e artes audiovisuais de Rosário.Participação como jurada do festival. 2013. (Outra).

Ações performáticas Laboratório de Artes 2013. Experimento escada: objeto espaço caminho. 2013. (Exposição).

I Encontro Nacional de profissionais de som do cinema.Mesa redonda: Edição de som. 2013. (Encontro).

I Encontro sobre hibridações artísticas.O som no processo de hibridação artística do laboratório. 2013. (Encontro).

I Seminário de linguagens, mídias e educação2.SImpósio: Aproximação entre linguagens nas criações artísticas. 2013. (Seminário).

Música sem fronteiras - Encontro internacional de experiências em educação musical. 2013. (Encontro).

Seminário Internacional Cultura, Arte e Comunidades.Experimento escada: objeto espaço caminho. 2013. (Outra).

Seminário Internacional Cultura Arte e Comunidades.Processos colaborativos: uma reflexão sobre improvisação nas ações do laboratório de criação e produção artística da Universidade Federal do Paraná. 2013. (Seminário).

Simpósio de pesquisa em música 6.Composição modular para obras audiovisuais interativas. 2013. (Simpósio).

VI Mostra de projetos e II Semana integrada de ensino pesquisa e extensão.Projeto de extensão: Laboratório de Criação e Produção Artística. 2013. (Encontro).

XIV Encontro de coordenadores de curso de graduação da UFPR. 2012. (Encontro).

2011 - INTERCOM NORDESTE. A construção do sentido através do som ? Relato do processo de construção sonora do Spot Dramatizado Zabumba, Triângulo e Sanfona. 2011. (Congresso).

Demid Diálogos 2.0.Áudio digital. 2010. (Outra).

I CESQ ? Conferência de Estudos sobre o Quotidiano. 2010. (Congresso).

I SECITEAC.Apresentação do Grupo vocal ÉoQueHômi?! na abertura do evento. 2010. (Outra).

Música em performance - edição 2010.2.Apresentação do Grupo vocal ÉoQueHômi?! na abertura do evento. 2010. (Outra).

Show beneficente MarinaChina.Apresentação do Grupo vocal ÉoQueHômi?!. 2010. (Outra).

VI Fest Aruanda - Oficina de pós-produção de som.Oficina de pós-produção de som. 2010. (Oficina).

VI Fest Aruanda - Oficina TV's Públicas. 2010. (Oficina).

V encontro de música e mídia.A paisagem sonora e a ambientação do desenho de som: Os Sons ambiente como localizadores espaciais e temporais no filme Ensaio Sobre a Cegueira. 2009. (Encontro).

FETACAM.Não assim tão longe. 2008. (Outra).

V Seminário de pesquisa em música.O processo de edição do som em filmes: do retrato à concepção Sonora. 2008. (Seminário).

III Simpósio de pesquisa cognição e artes musicais. O contraponto do som no cinema. 2007. (Congresso).

II Seminario de pesquisa em música.O contraponto do som no cinema. 2007. (Seminário).

27ª FEMUCIC ? Festival de Música Cidade Canção.Femucic. 2005. (Outra).

III Encontro Nacional de compositores universitários. 2005. (Encontro).

I Simpósio de pesquisa cognição e artes musicais. Análise de parâmetros da linguagem sonora aplicada à propaganda. 2005. (Congresso).

13º encontro anual da Associação brasileira de educação musical. 2004. (Encontro).

23º Oficina de Musica de Curitiba. 2004. (Oficina).

Concertos nossa música - Canções.Apresentação de arranjo vocal e instrumental da música Olhos nos olhos - Chico Buarque. 2004. (Outra).

Concertos nossa música - Música aplicada, trilhas sonoras.Jingles institucionais. 2004. (Outra).

II Encontro Nacional de compositores universitários.Atras Dali. 2004. (Encontro).

13º Festival de Inverno de Antonina. 2003. (Oficina).

22º Oficina de Música de Curitiba. 2003. (Oficina).

Festival de Música Nova.Arranjos Corais - Rodolfo Coelho de Souza. 2003. (Encontro).

Música para todos - encontro com o músico. 2003. (Encontro).

Música para todos - Sonora III - Terceira mostra ciclo sonora.Alguém / Último poema. 2003. (Outra).

Música para todos - Sonora II - Segunda mostra ciclo sonora.Tudo. 2003. (Outra).

Sonora.Só. 2002. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: RODRIGO JANISZEWSKI

OPOLSKI, D. R.; WOSNIAK, C. R.; MIRANDA, S. R.. Música original para filmes: uma música sem forma?. 2024. Dissertação (Mestrado em PPG-CINEAV) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: LARISSA PORTES DE ALMEIDA

OSINSKI, D. R. B.; KAMINSKI, R.; BENCOSTTA, M. L. A.;OPOLSKI, D. R.. A POÉTICA DAS IMAGENS DE VLADIMIR KOZÁK: CONTRIBUIÇÕES PARA O CINEMA EDUCATIVO DO MUSEU PARANAENSE (1955- 1958). 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação-Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: BRUNO ALVES DA SILVA PEREIRA

CARREIRO, R. O. D.; CRUZ, N. V. E.;OPOLSKI, D. R.. RASTROS DE CRIAÇÃO DO SOM NO CINEMA: PROCESSOS CRIATIVOS E A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO SONORO NA FILMOGRAFIA CONTEMPORÂNEA DO RECIFE. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: DANIEL ROJAS DA SILVA

LESNOVSKI, A.;OPOLSKI, D. R.; MARTINS, I. M.. DO CAOS AO COSMOS: UMA ANÁLISE DO PERCURSO CRIATIVO EM 190_LFA. 2023. Dissertação (Mestrado em PPG-CINEAV) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Gisele Filippetto

ARAUJO, D.;ANDACHT, F. T.OPOLSKI, D. R.. O Jazz e o Cinema pela análise de trajetória de Miles Davis no documentário Miles Davis: Bisth Of The Cool. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Daniel Silva Rodrigues

LEMOS JUNIOR, W.; XAVIER, C. R. P.;OPOLSKI, D. R.. Educação Sonora na Educação Profissional e Tecnológica: Prática Criativa no Ensino Médio Integrado. 2021. Dissertação (Mestrado em ProfEPT) - Instituto Federal do Paraná.

Aluno: Marina Marcon Moreira

RIBEIRO, F. A.;MORAES, Ulisses Quadros deOPOLSKI, D. R.. Música meta diegética: A música eletroacústica como uma estratégia composicional para o audiovisual. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Música) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marina Marcon Moreira

BARBOSA, R. V.;OPOLSKI, D. R.; LOUREIRO, E. C. V.; LANNA, O. J.;MORAES, Ulisses Quadros de. Silêncios Diegéticos e a Composição Musical Audio Visual. 2024. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alexandre Rafael Garcia

PINTO, P. P.;OPOLSKI, D. R.; OLIVEIRA JUNIOR, L. C. G.; BAGGIO, E. T.; MASCARELLO, F. S.. Filmes de conversação: Conceito, história e análise de um estilo cinematográfico. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pos graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Roberta Ambrozio de Azeredo Coutinho

CARREIRO, R. O. D.; CRUZ, N. V. E.; SOARES, T.;OPOLSKI, D. R.; COSTA, F. M.. O PAPEL DO EFEITO SONORO NO CINEMA DE FICÇÃO. ANÁLISE DE UMA TRAJETÓRIA EXPRESSIVA. 2022. Tese (Doutorado em PPGCOM) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Daniel Doria Possollo Carrijo

PINTO, P. P.;MORAES, Ulisses Quadros deOPOLSKI, DÉBORA REGINA; EGG, A. A.; OLIVEIRA, D.. A chicago do Blues em Cadillac Records (2008): pensando o lugar sonoro histórico. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pos graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Jeferson Ferro

ANDACHT, F. T.REGINA OPOLSKI, DÉBORA; BAGGIO, E. T.; UCHÔ ARAÚ. O INDEX APPEAL NA FICÇÃO CINEMATOGRÁFICA CONTEMPORÂNEA - UM NOVO ESTATUTO VEROSSÍMIL. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Liliana Barros Tavares

CRUZ, N. V. E.; SOARES, T.; CARREIRO, R. O. D.; MOTTA, L. M. V. M.;OPOLSKI, D. R.. VerOuvindo: Investigações sobre a relação entre a audiodescrição e as pistas sonoras que compões a trilha sonora de um filme. 2019. Tese (Doutorado em PPGCOM) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ian Costa Cavalcanti

CARREIRO, R. O. D.; CRUZ, N. V. E.;OPOLSKI, D. R.. O hiper-realismo sonoro no cinema paraibano contemporâneo. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em PPGCOM) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Marina Marcon Moreira

BARBOSA, R. V.; LANNA, O. J.;OPOLSKI, D. R.. Silêncio diegético: relação entre os ruídos da cena e a música. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Roberta Ambrozio de Azeredo Coutinho

CARREIRO, R. O. D.; BARROS, F.; PRYSTHON, A.;OPOLSKI, D. R.. O papel do efeito sonoro no cinema contemporâneo. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em PPGCOM) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Daniel Doria Possollo Carrijo

PINTO, P. P.;OPOLSKI, D. R.MORAES, Ulisses Quadros de. A chicago do Blues em Cadillac Records (2008): pensando o lugar sonoro histórico. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pos graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Jeferson Ferro

ANDACHT, F. T.; BAGGIO, E.; ARAUJO, D.; UCHOA, F.;OPOLSKI, D. R.. O INDEX APPEAL NA FICÇÃO CINEMATOGRÁFICA CONTEMPORÂNEA ? UM NOVO ESTATUTO DO VEROSSÍMIL?. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Felipe Renã Golim Stocco

OPOLSKI, D. R.; BARONE, L.; SCHIRIGATTI, E. L.. Cineastas da voz na animação brasileira: criação de diálogos de desenhos animados. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em PPG-CINEAV) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: ‭ Dyone‬‭ Arruda‬‭ Cypriano

ALVES, G. ‭ PIRES, R. S.;OPOLSKI, D. R.. Insecure:‬ ‭ feminino‬‭ negro,‬‭ narrativa‬‭ seriada‬‭ e‬‭ a‬‭ territorialidade‬‭ das‬‭ vozes‬‭ de‬ ‭ mulheres‬‭ da‬‭ trilha‬‭ musical. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Territorialidades) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Gisele Filippetto

ANDACHT, FERNANDO; CARVALHO, M.;OPOLSKI, D. R.. O Jazz e o cinema pela análise de trajetória de Miles Davis no documentário Miles Davis: Birth Of The Cool. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: RODRIGO JANISZEWSKI

OPOLSKI, D. R.; WOSNIAK, C. R.; MIRANDA, S. R.. Música original para filmes: a música sem forma. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em CINEMA E ARTES DO VÍDEO) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: BRUNO ALVES DA SILVA PEREIRA,

CARREIRO, R. O. D.; CRUZ, N. V. E.;OPOLSKI, D. R.. EXPERIENCIAR O SOM: Processos criativos e intenções estéticas do Coletivo Som em Pernambuco. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: DANIEL ROJAS DA SILVA

LESNOVSKI, A. F. M.;OPOLSKI, D. R.; MARTINS, I. M.; WOSNIAK, C. R.. O percurso criativo em ?190_LFA?: simbiose entre som e imagem na ruína. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em PPG-CINEAV) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Juliano Carpen Schultz

OPOLSKI, D. R.; BAGGIO, E. T.; CARREIRO, R. O. D.. Sobre o processo de criação de Foley. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em PPG-CINEAV) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: VITOR DROPPA WADOWSKI FONSECA

OPOLSKI, D. R.; WOSNIAK, C. R.; FERNANDES, P. M.. Música Visual: movimentos do som e da imagem no cinema abstrato. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em PPG-CINEAV) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: LARISSA PORTES DE ALMEIDA

OSINSKI, D. R. B.; KAMINSKI, R.; BENCOSTTA, M. L. A.;OPOLSKI, D. R.. A POÉTICA DAS IMAGENS DE VLADIMIR KOZÁK: CONTRIBUIÇÕES PARA O CINEMA EDUCATIVO DO MUSEU PARANAENSE (1955- 1958). 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação-Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: MARCELO AUGUSTO TOIGO

OPOLSKI, D. R.; WOSNIAK, C. R.; SOARES, T.. VIDEOCLIPE EM PLANO-SEQUÊNCIA: UMA ANÁLISE DE CRIAÇÃO DE 3 VIDEOCLIPES EM PLANO-SEQUÊNCIA DA DÉCADA DE 2010. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em PPG-CINEAV) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Lívia Zafanelli

NORONHA, F. J.; PRANDO, F. C. M.; VASCONCELLOS, B. A.; JUNG, A. E.;REGINA OPOLSKI, DÉBORA. VIOLÊNCIA, VIGILÂNCIA. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em PPG-CINEAV) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Daniel Silva Rodrigues

LEMOS JUNIOR, W.;OPOLSKI, D. R.. ARTES NA EDUCAÇÃO PROFISISONAL E TECNOLÓGICA: OFICINA DE PRÁTICAS DE CRIAÇÃO MUSICAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.

Aluno: Marina Marcon Moreira

RIBEIRO, F. A.;MORAES, Ulisses Quadros deREGINA OPOLSKI, DÉBORA. MÚSICA E IMAGEM: teorias de som-imagem aplicadas à composição musical. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Noeli Joucoski

OPOLSKI, D. R.RUSCHMANN, Carla Beatriz Franco; PAGLIA, E. C.. A importância do ensino da música nas escolas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Questão social pela perspectiva interdisciplinar) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Raiza Mirna Rodrigues

MORAES, Ulisses Quadros deGARCIA, D. A.OPOLSKI, D. R.. Considerações sobre o processo de pré-mixagem de som de cinema. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso cinema - ênfase em produção cinematográfica) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: VICTOR CORREIA DA SILVA

OPOLSKI, D. R.; FREITAS, A. E. C.; FERREIRA, L.. KBELA E O CINEMA NEGRO CONTEMPORÂNEO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Felipe Renã Golim Stocco

OPOLSKI, D. R.; KUMODE, R.; FERREIRA, L.. A CRIAÇÃO ARTÍSTICA NA DUBLAGEM. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Thalia Filgueiras

OPOLSKI, D. R.; LESNOVSKI, A.; SCHIOCCHET, M. L.; SANTOS, C. G.. RELATO DE PROCESSO DE CRIAÇíO ARTíSTICA COLETIVA PARA O ESTUDO DE STOP MOTION. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Flavia Ferreira de Liz

ALMEIDA, F. F.; MARTINS, P.;OPOLSKI, DÉBORA REGINA. DJ - Discotecagem digital como prática artística. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Januária Holmes

NEVES, M. V. M.; VIEIRA JUNIOR, E. M.;OPOLSKI, D. R.. Som e horror. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Matheus Felipe Cunha Ramos

FERREIRA, L.;FAUSTO, F.OPOLSKI, D. R.. 25 anos de Rock em Matinhos:1990 a 2015. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Karine Ramos Antônio

ZAGARRA, M. A. G.;OPOLSKI, D. R.KLIEMANN, G.. Educação musical nas séries iniciais: uma proposta de oficina de música. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Karoline Ramos Antônio

ZAGARRA, M. A. G.;OPOLSKI, D. R.KLIEMANN, G.. Textos sobre educação musical: uma análise comparativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Felipe Augusto Ribeiro de Souza e Silva

MORAES, Ulisses Quadros deOPOLSKI, D. R.; PINTO, P. P.. As possibilidades sonoras de Alberto Cavalcanti. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Janete dos Santos Pereira

CARVALHO, A.OPOLSKI, D. R.RESENDE, L. M. G.. VIvências como aluna e professora. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ana Carolina do Amaral

OPOLSKI, D. R.LIMA, J.; AZOUBEL, J. A. P.. Entre corte e percussão: as mulheres no Maracatu. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Rodrigo Henrique de Siqueira

OPOLSKI, D. R.LIMA, J.; SILVA, L. E.. Concerto Didátido: Música Popular Brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Jefferson Ramos

OPOLSKI, D. R.LIMA, J.RESENDE, L. M. G.. A música corporal como ferramenta pedagógica para a musicalização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Lidiane Vieira Silveira

OPOLSKI, D. R.LIMA, J.RESENDE, L. M. G.. Aula de música na escola municipal Iraci Miranda Kruger: jogos no processo de musicalização infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Rúbia Paulita Chagas Cardoso

OPOLSKI, D. R.RUSCHMANN, Carla Beatriz Franco; FERREIRA, L.. Musicalização na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Michele Alves das Neves

ESTEVAM, J. Z.OPOLSKI, D. R.; FERREIRA, L.. UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS SÉRIES DE 1° AO 5° ANO: SEGUNDO A LEI 11.769 DE 18 DE AGOSTO DE 2008. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Éverton Caetano de Souza

Nocko Caio, M.; Machado, Sedenilson;OPOLSKI, D. R.. Reggae na escola como forma de ação social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Escola Superior de Estudos Empresariais e Informática..

Aluno: Rafael Eduardo Gomes

Nocko Caio, M.; Machado, Sedenilson;OPOLSKI, D. R.. Reggae na escola como forma de ação social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Escola Superior de Estudos Empresariais e Informática..

ABBEMA, F. M. M. V.;BOURSCHEIDT, L.OPOLSKI, D. R.. Teste seletivo para professor do IFPR. 2022. INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.

OPOLSKI, D. R.; BERGMANN FILHO, J.; ROMANELLI, G. G. B.; LEMOS JUNIOR, W.; PEREIRA, R. M.; SCHMID, A. L.. Concurso Público para professor da Carreira EBTT, área de conhecimento Luteria. 2018. Universidade Federal do Paraná.

OPOLSKI, D. R.LIMA, J.; MARQUES, P. H. C.. Comissão julgadora de teste seletivo música. 2017. Universidade Federal do Paraná.

OPOLSKI, D. R.LIMA, J.; MARQUES, P. H. C.. Comissão homologação de inscrição de teste seletivo música. 2017. Universidade Federal do Paraná.

OPOLSKI, D. R.LIMA, J.. Banca de seleção para a bolsa de extensão do Projeto: Musicalização infantil da UFPR Litoral. 2015. Universidade Federal do Paraná.

OPOLSKI, D. R.KLIEMANN, G.. Banca de seleção para a bolsa PID: Programa de iniciação a docência. 2015. Universidade Federal do Paraná.

OPOLSKI, D. R.; FERREIRA, L.. Banca de seleção para a bolsa de extensão do Projeto: Musicalização infantil da UFPR Litoral. 2014. Universidade Federal do Paraná.

OPOLSKI, D. R.KLIEMANN, G.. Banca de seleção para a bolsa PID: Programa de iniciação a docência (plano 4286). 2014. Universidade Federal do Paraná.

KLIEMANN, G.OPOLSKI, D. R.. Banca de seleção para a bolsa PID: Programa de iniciação a docência (plano 4295). 2014. Universidade Federal do Paraná.

KLIEMANN, G.OPOLSKI, D. R.. Banca de seleção para a bolsa PID: Programa de iniciação a docência ( plano 4298). 2014. Universidade Federal do Paraná.

OPOLSKI, D. R.KLIEMANN, G.. Banca de seleção para a bolsa PID: Programa de iniciação a docência (plano 4287). 2014. Universidade Federal do Paraná.

RUSCHMANN, Carla Beatriz FrancoKLIEMANN, G.OPOLSKI, D. R.. Banca de seleção para bolsas de extensão do Projeto: Laboratório de criação e produção artística da UFPR Litoral. 2013. Universidade Federal do Paraná.

OPOLSKI, D. R.LIMA, J.KLIEMANN, G.. Banca de seleção para a bolsa de extensão do Projeto: Musicalização infantil da UFPR Litoral. 2013. Universidade Federal do Paraná.

OPOLSKI, D. R.KLIEMANN, G.. Banca de seleção para a bolsa PID: Programa de iniciação a docência. 2013. Universidade Federal do Paraná.

AZOUBEL, J. A. P.;OPOLSKI, D. R.. Banca de seleção dos bolsistas PIBID. 2012. Universidade Federal do Paraná.

Orientou

Jimmy Free Aquino Leão

Cinema, som e surdez: Explorando a linguagem sonora para fomentar uma experiência cinematográfica mais inclusiva para surdos; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em PPG-CINEAV) - Universidade Estadual do Paraná; (Orientador);

Ruan Leandro Sommer Galvão

O som do horror nos filmes de Mojica Marins; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em PPG-CINEAV) - Universidade Estadual do Paraná; (Orientador);

Felipe Renã Golim Stocco

A voz na animação brasileira; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em PPG-CINEAV) - Universidade Estadual do Paraná; (Orientador);

RODRIGO JANISZEWSKI

Música original para filmes: uma música sem forma?; 2024; Dissertação (Mestrado em PPG-CINEAV) - Universidade Estadual do Paraná, ; Orientador: Débora Regina Opolski;

VITOR DROPPA WADOWSKI FONSECA

Música Visual: movimentos do som e imagem no cinema abstrato; 2023; Dissertação (Mestrado em PPG-CINEAV) - Universidade Estadual do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Débora Regina Opolski;

Juliano Carpen Schultz

PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE FOLEY: TRANSFORMANDO SONS EM ELEMENTOS DE EXPRESSIVIDADE NARRATIVA; 2023; Dissertação (Mestrado em PPG-CINEAV) - Universidade Estadual do Paraná, ; Orientador: Débora Regina Opolski;

MARCELO AUGUSTO TOIGO

Análise do processo criativo do videoclipe em plano-sequência; 2022; Dissertação (Mestrado em PPG-CINEAV) - Universidade Estadual do Paraná, ; Orientador: Débora Regina Opolski;

Noeli Joucoski

A importância do ensino da música nas escolas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Questão social pela perspectiva interdisciplinar) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Débora Regina Opolski;

VICTOR CORREIA DA SILVA

KBELA E O CINEMA NEGRO CONTEMPORÂNEO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Débora Regina Opolski;

Maira Graziela da Rocha Moreira

ANÁLISE DO FILME NISE - O CORAÇÃO DA LOUCURA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Débora Regina Opolski;

Thalia Filgueiras

RELATO DE PROCESSO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA COLETIVA PARA O ESTUDO DE STOP MOTION; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Débora Regina Opolski;

Felipe Renã Golim Stocco

A CRIAÇÃO ARTÍSTICA NA DUBLAGEM; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Débora Regina Opolski;

LUCIANO NASCIMENTO JUNIOR

A arte da resistência caiçara sob as lentes da fotoetnografia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Débora Regina Opolski;

Ane Caroline Iaramenco Carnin Lopes

A música como ferramente de aprendizado de histórias infantis; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Débora Regina Opolski;

Andrei Felipe da Silva Lopes

Memorial descritivo da exposicão: O sonho de um músico; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Débora Regina Opolski;

Ana Carolina do Amaral

Entre corte e percussão: as mulheres no Maracatu; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Débora Regina Opolski;

Rodrigo Henrique de Siqueira

Concerto Didátido: Música Popular Brasileira; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Débora Regina Opolski;

Lidiane Vieira Silveira

Aula de música na escola municipal Iraci Miranda Kruger: jogos no processo de musicalização infantil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Débora Regina Opolski;

Jefferson Ramos

A música corporal como ferramenta pedagógica para a musicalização; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Débora Regina Opolski;

Rúbia Paulita Chagas Cardoso

Musicalização na educação infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Débora Regina Opolski;

Thalia Filgueiras

Processos de criação: a tríade pesquisa, arte e docência no curso de Licenciatura em Artes da UFPR; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Artes) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Débora Regina Opolski;

VICTOR CORREIA DA SILVA

O cinema negro brasileiro: Os processos de criação que circundam o movimento Dogma Feijoada; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Artes) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Débora Regina Opolski;

Nicolas Veloso Sitis

Produção sonora para audiovisual; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Artes) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Débora Regina Opolski;

Lucas Henrique Serpe Diaz

Produção sonora para audiovisual interativo; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Débora Regina Opolski;

Alexandre Campos Moraes e Silva

Produção sonora para audiovisual interativo: Linguagens computacionais para a Composição Musical em Audiovisual interativo; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Música - Produção Sonora) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Débora Regina Opolski;

Jessica Mattos dos Santos

Monitoria de disciplina; 2015; Orientação de outra natureza; (Artes) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Débora Regina Opolski;

Adilson Frizon

Monitoria de disciplina; 2014; Orientação de outra natureza; (Artes) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Débora Regina Opolski;

Produções bibliográficas

  • FONSECA, V. D. W. ; OPOLSKI, D. R. . Seeing sounds or hearing images. AURA. REVISTA DE HISTORIA Y TEORÍA DEL ARTE , v. 18, p. 135-151, 2024.

  • CARREIRO, R. O. D. ; OPOLSKI, D. R. ; MEIRELES, R. . Sound of Metal: an immersive analysis. Music Sound And The Moving Image , v. 17, p. 111-135, 2023.

  • FONSECA, V. D. W. ; OPOLSKI, D. R. . Vendo sons (ou)vindo imagens: Mary Ellen Bute a partir da Teoria de Cineastas. O MOSAICO: REVISTA DE PESQUISA EM ARTES , v. jan/jun, p. 252, 2022.

  • CARREIRO, RODRIGO ; OPOLSKI, DÉBORA . espectro do som como ferramenta de análise fílmica. Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG , v. 12, p. 388-414, 2022.

  • OPOLSKI, DÉBORA . Os diálogos dos personagens como geradores da violência: estudo sobre filmes brasileiros. REVISTA BRASILEIRA DE MUSICA (RIO DE JANEIRO. 1934) , v. 33, p. 337-360, 2020.

  • OPOLSKI, DÉBORA REGINA . A música e a estrutura cinematográfica dos filmes de Robert Bresson. GALÁXIA (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 1, p. 175-178, 2018.

  • ANDACHT, F. T. ; OPOLSKI, D. R. . A representação audiovisual do real a partir de uma abordagem das falas dos personagens. COMUNICAÇÃO & INOVAÇÃO (ONLINE) , v. 18, p. 1-16, 2017.

  • ANDACHT, FERNANDO ; REGINA OPOLSKI, DÉBORA . A fala no documentário O fim e o princípio (2005) de Eduardo Coutinho. DOC ON-LINE: REVISTA DIGITAL DE CINEMA DOCUMENTARIO , v. 1, p. 122-142, 2017.

  • OPOLSKI, DÉBORA REGINA ; LIMA, H. C. ; MEIRING, R. . Lirion: relato de uma captação de som direto. O MOSAICO: REVISTA DE PESQUISA EM ARTES , v. 15, p. 109-128, 2017.

  • OPOLSKI, D. R. . Entrevista com Midge Costin e Douglas Vaughan. Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual , v. 9, p. 402, 2016.

  • OPOLSKI, D. R. ; RIBEIRO, Everton . Sexualidade na infância: justaposições e parataxes sobre heteronormatividade e família. Revista Hipótese , v. 2, p. 230-239, 2016.

  • OPOLSKI, D. R. . A continuidade nos diálogos do personagem: uma leitura sobre a montagem de imagens e voz a partir de uma sequência do filme Meu nome não é Johnny. Temática (João Pessoa. Online) , v. 11, p. 01-15, 2015.

  • RUSCHMANN, Carla Beatriz Franco ; OPOLSKI, D. R. ; KLIEMANN, G. . Investigación, docencia y extensión universitaria en el proceso creativo de la performance multimedia ?recortes?. REVISTA ELECTRÓNICA DE INVESTIGACIÓN, DOCENCIA Y CREATIVIDAD , v. 04, p. 59-74, 2015.

  • OPOLSKI, D. R. . A Comunicação no Cinema dos Sentidos: Abordando a Imersão sob a Perspectiva do Som. Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura , v. 09, p. 01-13, 2015.

  • OPOLSKI, DÉBORA REGINA . Edição de diálogos no cinema. 1. ed. Curitiba: Editora da UFPR, 2021. v. 1. 258p .

  • OPOLSKI, D. R. ; BARROS, F. (Org.) ; CARREIRO, R. O. D. (Org.) . Estilo e Som no audiovisual. 1. ed. São Paulo: Socine, 2019. v. 1. 265p .

  • OPOLSKI, D. R. . Introdução ao desenho de som: uma sistematização aplicada na análise do longa-metragem Ensaio sobre a cegueira. 1. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. 200p .

  • TOIGO, M. A. ; OPOLSKI, D. R. . O design sonoro do videoclipe Oração. In: Paulo Cunha; Manuela Penafria; Fernando Cabral;Tiago Fernandes. (Org.). CINEMA EM PORTUGUÊS ? XV JORNADAS. 1ed.Covihã: Editora Labcom, 2024, v. , p. 27-44.

  • CARREIRO, R. O. D. ; OPOLSKI, D. R. . Inteligibilidade da voz e customização da escuta: Primeiras impressões do Dialogue Boost. In: Rodrigo Carreiro. (Org.). O corpo sensório: Cinema, imersão e sentidos. 1ed.Parahyba - João Pessoa: Marca de Fantasia, 2023, v. 14, p. 13-54.

  • CARREIRO, R. O. D. ; GODOY, J. ; OPOLSKI, D. R. . O som na pós-produção cinematográfica. In: Rodrigo Carreiro. (Org.). O som do filme. 1ed.: Editora UFPR - Editora UFPE, 2018, v. , p. 181-.

  • REGINA OPOLSKI, DÉBORA . Reflexões sobre o som de A poeira dos pequenos segredos. In: Glauber Lacerda; Rogério Oliveira. (Org.). Técnica e estética. 1ed.Vitória da Conquista: Edições UESB, 2017, v. 1, p. 41-44.

  • RUSCHMANN, Carla Beatriz Franco ; KLIEMANN, G. ; OPOLSKI, D. R. . INVESTIGATION, TEACHING AND UNIVERSITY EXTENSION COURSE ON THE ARTISTIC CREATION LABORATORY AT FEDERAL UNIVERSITY IN PARANA. In: PABLO GARCÍA SEMPERE; PABLO TEJADA ROMERO; AYELÉN RUSCICA. (Org.). PROPUESTAS Y EXPERIENCIAS DE INVESTIGACIÓN Y DOCENCIA EN LA CREACIÓN ARTÍSTICA. 1ed.Granada: Editorial Universidad de Granada., 2014, v. , p. 67-76.

  • OPOLSKI, DÉBORA REGINA . Som de cinema: escutando os outros. Revista Tinteiro, 01 dez. 2021.

  • OPOLSKI, D. R. . UTILIZANDO IMAGENS ESPECTRAIS COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA EM PRÁTICAS CONDUZIDAS DE PROCESSOS DE CRIAÇÃO SONORA. In: 11° Seminário Internacional Cinema em Perspectiva, 2023, Curitiba. ANAIS DE ARTIGOS COMPLETOS: 11º SEMINÁRIO INTERNACIONAL CINEMA EM PERSPECTIVA, 2023. p. 365-373.

  • CARREIRO, R. O. D. ; OPOLSKI, D. R. ; MEIRELES, R. . O som do silêncio: uma análise imersiva. In: 30° Encontro Anual Da Compós, 2021. ANAIS DO 30° ENCONTRO ANUAL DA COMPóS. Campinas: Galoá, 2021. v. 30.

  • STOCCO, F. R. G. ; OPOLSKI, DÉBORA REGINA . A CRIAÇÃO ARTÍSTICA NA DUBLAGEM. In: IX Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, 2021, Curitiba. Anais de Artigos Completos do 9º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, 2021.

  • FONSECA, V. D. W. ; OPOLSKI, DÉBORA REGINA . VER OS SONS, OUVIR AS IMAGENS: A MÚSICA VISUAL DE MARY ELLEN BUTE. In: IX Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, 2021, Curitiba. Anais de Artigos Completos do 9º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, 2021.

  • SCHULTZ, J. ; OPOLSKI, DÉBORA REGINA . VEROSSIMILHANÇA EM FOLEY: USANDO ?MENTIRAS? PARA CRIAR ?REALIDADES?. In: IX Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, 2021, Curitiba. Anais de Artigos Completos do 9º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, 2021.

  • OPOLSKI, D. R. . Reflexões sobre o processo de edição de diálogos. In: Cinema em perspectiva, 2017, curitiba. ANAIS DO 6o SEMINÁRIO NACIONAL CINEMA EM PERSPECTIVA, 2017. p. 495-504.

  • RUSCHMANN, Carla Beatriz Franco ; KLIEMANN, G. ; OPOLSKI, D. R. ; RIBEIRO, Everton . Processos colaborativos: uma reflexão sobre improvisação nas ações do laboratório de criação e produção artística da Universidade Federal do Paraná. In: Seminário Internacional Cultura, Arte e Comunidades, 2013, Irati. Seminário Internacional Cultura, Arte e Comunidades, 2013.

  • OPOLSKI, D. R. ; DOTTORI, Maurício ; DIAZ, L. ; CAMPOS, A. . Composição modular para obras audiovisuais interativas. In: SIMPEMUS 6, 2013, Curitiba. Anais do Simpósio de Pesquisa em Música. Curitiba: DeArtes- UFPR, 2013. p. 234-241.

  • MORAES, Cleber ; CARVALHO, N. M. ; TANAKA, M. ; OPOLSKI, D. R. ; COUTINHO, G. O. F. ; INIZ, A. C. A. D. ; LEITAO, G. P. ; EIXEIRA, M. C. R. T. ; BRANDAO, W. L. S. . Linguagem Interativa Gestual (LIG) : Hipertexto e Vídeos Interativos. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012.

  • OPOLSKI, D. R. . A paisagem sonora e a ambientação do desenho de som: Os sons ambiente como localizadores espaciais e temporais no filme Ensaio Sobre a Cegueira. In: Musimid, 2009, São Paulo. Anais do 5º Encontro de Música e Mídia: Estéticas do Som, 2009. p. 1-18.

  • CARREIRO, R. O. D. ; OPOLSKI, D. R. . Espectrogramas como método de análise fílmica voltada para o som. In: XI Encontro Anual da Associação dos Investigadores da Imagem, 2022, Évora. Programa e livro de resumos:. Lisboa (Portugal): AIM, 2022, 2022. v. 1. p. 88-88.

  • FERREIRA, A. C. ; OPOLSKI, D. R. . A construção do sentido através do som ? Relato do processo de construção sonora do Spot Dramatizado Zabumba, Triângulo e Sanfona. In: 2011 - INTERCOM NORDESTE, 2011, Maceió. Anais do XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2011.

  • OPOLSKI, D. R. . O contraponto do som no cinema: a exploração do som e seu efeito dramático na sonoplastia musical. In: 3º simpósio de cognição e artes musicais internacional, 2007, Bahia. 3º simpósio de cognição e artes musicais internacional, 2007. v. 1. p. 588-589.

  • OPOLSKI, D. R. . Análise de parâmetros da linguagem sonora aplicada à propaganda. In: 1º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2005, Curitiba. Anais do 1º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: Editora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná, 2005. v. 01. p. 431-434.

  • OPOLSKI, D. R. . O processo de edição do som em filmes: do retrato à concepção Sonora. In: Simpósio de pesquisa em música, 2008, Curitiba. Anais do 5º Simpemus, 2008. p. 301-302.

  • OPOLSKI, D. R. . O contraponto do som no cinema: a exploração do som e seu efeito dramático. In: II Seminário de pesquisa em artes, 2007, Curitiba. II Seminário de pesquisa em artes da Faculdade de artes do Paraná, 2007. v. 1. p. 1-2.

  • OPOLSKI, D. R. . Considerações iniciais sobre a fala cinematográfica brasileira. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OPOLSKI, D. R. . Processos criativos no audiovisual. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OPOLSKI, DÉBORA REGINA ; KRUZIELSKI, L. F. . Acústica Geek (bate-papo): A importância sonora nos filmes e o cinema nacional. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OPOLSKI, DÉBORA REGINA ; CARREIRO, R. O. D. . A análise espectral como possível proposta metodológica para análise fílmica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OPOLSKI, D. R. . Design Sonoro. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OPOLSKI, D. R. . Relato de produção sonora: Processos sonoros no/do curta metragem Lirion (2018) de Camila Macedo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OPOLSKI, D. R. ; BOURSCHEIDT, L. . Sobre os processos de criação e o estilo do som em curta metragens. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OPOLSKI, D. R. . FOLEY E EFEITOS SONOROS DO SOM DIRETO - COMO PROCEDER PARA TRABALHAR COM OS DOIS?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OPOLSKI, D. R. ; BOURSCHEIDT, L. . O Foley entre o ator, o artista de foley e o editor. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OPOLSKI, D. R. . A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO NO PROCESSO SONORO DO AUDIOVISUAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OPOLSKI, D. R. . Reflexões sobre o processo de edição de diálogos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OPOLSKI, D. R. ; BOURSCHEIDT, L. . Speech in Eduardo Coutinho?s documentary O fim e o princípio (2005). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OPOLSKI, D. R. . O ato da fala como gerador da violência em filmes brasileiros. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OPOLSKI, D. R. ; CASERTA, J. ; DEWES, J. . SAIM 2 - MESA REDONDA: A inserção do bacharel em música no mercado de trabalho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OPOLSKI, D. R. . Áudio para audiovisual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OPOLSKI, D. R. . A constituição do estilo da voz falada no cinema de ficção comercial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OPOLSKI, D. R. . PALESTRA: A trilha sonora do filme Ensaio sobre a cegueira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OPOLSKI, D. R. . PALESTRA: Continuidade da voz na edição de diálogos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OPOLSKI, D. R. . O som no cinema brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OPOLSKI, D. R. ; CARREIRO, R. O. D. ; COSTA, F. M. . FESTIVAL FICBIC - Mesa Redonda: Som para cinema, conceito e técnica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OPOLSKI, D. R. . WORKSHOP - Criando foley para o seu vídeo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OPOLSKI, D. R. . MESA - Conceitos básicos de sound design para cinema. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OPOLSKI, D. R. . A manifestação da fala na representação do cinema sonoro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OPOLSKI, D. R. . Técnicas de edición de diálogos para la postproducción de sonido en cine. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OPOLSKI, DÉBORA REGINA . Técnicas de edição de diálogos para pós produção de som em cinema. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OPOLSKI, D. R. . Áudio digital. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OPOLSKI, D. R. ; PACHECO, Caroline ; GRAMANI, Daniella ; CATARINA, Ana . Apresentação do Grupo vocal ÉoQueHômi?! na abertura do evento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CATARINA, Ana ; GRAMANI, Daniella ; OPOLSKI, D. R. ; PACHECO, Caroline . Apresentação do Grupo vocal ÉoQueHômi?!. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GRAMANI, Daniella ; OPOLSKI, D. R. ; PACHECO, Caroline ; CATARINA, Ana . Apresentação do Grupo vocal ÉoQueHômi?!. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OPOLSKI, D. R. . A paisagem sonora e a ambientação do desenho de som: Os Sons ambiente como localizadores espaciais e temporais no filme Ensaio Sobre a Cegueira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DALDELGAN, Valentina ; OPOLSKI, D. R. . O mistério da Rosa Manca. Curitiba: UFPR Departamento De Artes, 2009 (Publicação de composição).

Outras produções

OPOLSKI, D. R. . Membro da comissão científica da IV Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual (Jisma). 2019.

CARREIRO, R. O. D. ; BARROS, F. ; OPOLSKI, D. R. . Organização de livro: Estilo e Som no audiovisual. 2019.

OPOLSKI, D. R. . Parecer ad hoc para revista Vortex (Unespar) (ISSN 2317-9937) no volume 6, número 1 (2018).. 2018.

OPOLSKI, D. R. . Membro da comissão científica da III Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual (Jisma). 2018.

REGINA OPOLSKI, DÉBORA . Parecer ad hoc para revista O Mosaico (UNESPAR). 2017.

GARCIA, A. R. ; OPOLSKI, D. R. ; CARNEIRO, P. O. ; TOMITA, R. . Filmes de Conversação. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OPOLSKI, D. R. ; CARREIRO, R. O. D. ; GODOY, J. . Encontros Virtuais Editora UFPR: O som do filme. 2020. 2020.

CARREIRO, R. O. D. ; ALVIM, L. B. A. M. ; REGINA OPOLSKI, DÉBORA . Pesquisas sobre o som de Cinema no Brasil (PPGCOM UFPE). 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MANZANO, L. A. ; GODOY, J. ; OPOLSKI, D. R. ; DIAS, W. . Método de trabalho do som direto - Os procedimentos de trabalho empregados no captação do som direto na era do digital multipista: tradição e ruptura. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARQUES, I. ; TAMAOKI, V. ; DEWATCHER, Y. ; MACERA, A. ; OPOLSKI, D. R. . Quem tem medo de arte contemporânea?. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OPOLSKI, D. R. . Edição de som no cinema brasileiro. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OPOLSKI, D. R. . Espaço Experimental. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OPOLSKI, D. R. . Em tese. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OPOLSKI, DÉBORA REGINA ; BOURSCHEIDT, L. . Processos de edição de som e a narratividade no audiovisual. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OPOLSKI, D. R. . Sound design e educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BOURSCHEIDT, L. ; OPOLSKI, D. R. . Cine Musikae. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OPOLSKI, D. R. ; BOURSCHEIDT, L. . Sonoridades do audiovisual. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OPOLSKI, D. R. . Desenho de som para audiovisual. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OPOLSKI, D. R. . Técnicas de edição de diálogos para pós-produção de som no cinema. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MADALOZZO, T. ; BOURSCHEIDT, L. ; BARBOSA, V. D. ; OPOLSKI, D. R. . Fazendo música com crianças. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção Sonora).

OPOLSKI, D. R. ; BOURSCHEIDT, L. . Oficina de produção audiovisual. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OPOLSKI, D. R. . Análise de trilhas sonoras em cinema. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OPOLSKI, D. R. . O som do filme. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OPOLSKI, D. R. ; BOURSCHEIDT, L. ; SCHULTZ, J. ; MORAES, Ulisses Quadros de . O Batismo. 2023. Trilha Sonora.

OPOLSKI, D. R. ; BOURSCHEIDT, L. . As cartas de William Michaud. 2023. Trilha Sonora.

OPOLSKI, D. R. . A mesma parte de um homem. 2020. Trilha Sonora.

OPOLSKI, D. R. ; BOURSCHEIDT, L. . Vazante. 2018. Trilha Sonora.

OPOLSKI, D. R. ; BOURSCHEIDT, L. . Brasil X Holanda. 2018. Trilha Sonora.

REGINA OPOLSKI, DÉBORA ; BOURSCHEIDT, L. . Tentei. 2017. Trilha Sonora.

OPOLSKI, D. R. ; LIMA, H. C. ; MEIRING, R. ; GENERO, L. T. . Lirion. 2017. Trilha Sonora.

OPOLSKI, D. R. . Órium. 2016. Trilha Sonora.

OPOLSKI, D. R. . Olhando pras estrelas. 2016. Trilha Sonora.

OPOLSKI, D. R. . Super Pai. 2015. Trilha Sonora.

OPOLSKI, D. R. . Redemunho. 2015. Trilha Sonora.

OPOLSKI, D. R. . Winter Gala Concert. 2015. Interpretação.

OPOLSKI, D. R. . Boa Sorte. 2014. Trilha Sonora.

OPOLSKI, D. R. . Trilha sonora para a coreografia O império do meio. 2013. Trilha Sonora.

REGINA OPOLSKI, DÉBORA . Catástrofe. 2013. Trilha Sonora.

OPOLSKI, D. R. . Nona Sinfonia de Beethoven. 2012. Interpretação.

LIRA, B. S. ; OPOLSKI, D. R. ; BOURSCHEIDT, L. ; ROMANELLI, G. . A poeira dos pequenos segredos. 2012. Trilha Sonora.

OPOLSKI, D. R. . VIPS. 2011. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . O diário de Márcia. 2011. Trilha Sonora.

OPOLSKI, D. R. . Os alquimistas de Camalaú. 2011. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . As melhores coisas do mundo. 2010. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Quincas Berro D'água. 2010. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Nosso Lar. 2010. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Tropa de Elite 2. 2010. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . À Deriva. 2009. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Som e Fúria. 2009. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Filhos do Carnaval. 2009. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Besouro. 2009. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Lula - o filho do Brasil. 2009. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Naftalinas, doces e traças. 2009. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Silêncio e sombras. 2009. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . O príncipe encantado. 2009. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Nós. 2008. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Convergências. 2008. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . O mistério da Rosa Manca. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

OPOLSKI, D. R. . Ensaio sobre a Cegueira. 2008. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Era uma vez. 2008. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Blackout. 2008. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Paiol. 2008. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Caqui. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

OPOLSKI, D. R. . O sal da terra. 2008. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Antonia. 2007. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Tropa de Elite. 2007. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Chega de saudade. 2007. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Cidade dos Homens. 2007. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Filhos do Carnaval. 2006. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . O cheiro do Ralo. 2006. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Irma Vap - O retorno. 2006. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . O ano em que meus pais saíram de férias. 2006. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Antonia. 2006. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Cidade dos Homens. 2005. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Dois Filhos de Francisco. 2005. Audiovisual.

OPOLSKI, D. R. . Menina da Lua. 2005. Arranjo.

OPOLSKI, D. R. . Madrigal do Depto de Artes da UFPR. 2003. Interpretação.

OPOLSKI, D. R. . Só. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

OPOLSKI, D. R. . Prelúdio e Fuga em Sol Maior - Bach. 2001. Interpretação.

MADALOZZO, T. ; BOURSCHEIDT, L. ; BARBOSA, V. D. ; OPOLSKI, D. R. . CD integrante do livro "Fazendo música com crianças". 2012 (Produção Sonora).

OPOLSKI, D. R. . Diário de gravação do CD da Banda Mais Bonita da Cidade. 2012 (Making of).

BOURSCHEIDT, L. ; OPOLSKI, D. R. . Video clip Oração - A Banda Mais Bonita Da Cidade. 2011 (Video Clip).

OPOLSKI, D. R. ; BOURSCHEIDT, L. . CD "O pião entrou na roda: cantos e contos de todos os cantos". 2008 (Produção Sonora).

HICKMANN, F. ; BOURSCHEIDT, L. ; OPOLSKI, D. R. ; LIMA, J. . Menino dos cataventos no show - uma homenagem musical às canções de Mário Quintana. 2008 (Show).

BOURSCHEIDT, L. ; HICKMANN, F. ; OPOLSKI, D. R. . Menino dos cataventos - As canções das canções de Quintana. 2008 (Show).

BOURSCHEIDT, L. ; OPOLSKI, D. R. . Zazueira Trio - Elas na pauta: mulheres e canções. 2008 (Show).

OPOLSKI, D. R. ; BOURSCHEIDT, L. ; NICOLAU, A. ; SCHUBERT, F. . Deguste. 2008 (Show do grupo Cozinha e Voz).

OPOLSKI, D. R. . Vela. 2005 (Composição).

OPOLSKI, D. R. . Demo do Grupo Vocal Flor que se Cheire. 2005 (Produção Sonora).

OPOLSKI, D. R. . Concerto de conclusão de curso. 2000 (Concerto).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Processos criativos no audiovisual, Descrição: O projeto de pesquisa, vinculado ao Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP), especificamente à linha de pesquisa (2) Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo e também ao curso de Licenciatura em Artes da Universidade Federal do Paraná, visa analisar, discutir e refletir sobre processos de criac#807;a#771;o no audiovisual, produzindo conhecimento cienti#769;tico e acade#770;mico sobre a pra#769;tica arti#769;stica. Para tanto, usamos a metodologia proposta por Salles (1998), (2006), (2008) para analisar processos de criaca#771;o arti#769;stica de diversas obras audiovisuais a partir dos rastros, vestigios e verso#771;es das obras produzidas pelo/a artista durante o processo. Nesses quatro anos, pretendemos produzir material de reflexa#771;o para os estudantes de artes, bem como para os artistas que na#771;o pertencem a comunidade acade#770;mica.início 07/05/2021. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Débora Regina Opolski - Coordenador / Felipe Renã Golim Stocco - Integrante / Victor Correia da Silva - Integrante / LARISSA EMANUELLE FERREIRA - Integrante / THALIA DE SOUZA FILGUEIRAS - Integrante / marcelo augusto toigo - Integrante / gabriel stocco - Integrante / Juliano Schultz - Integrante / Rodrigo Janiszewski - Integrante / Vitor Droppa Wadowski Fonseca - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / CAPES/PROEX - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 1

  • 2017 - 2020

    Produção sonora para audiovisual, Descrição: O projeto desenvolve trabalhos de pesquisa e prática em produção sonora. Aliando a pesquisa acadêmica com a prática profissional, dialogando com o mundo do trabalho dentro das seguintes grandes áreas: - Áudio básico: trabalhando com ferramentas básicas de áudio para abordar questões de treinamento auditivo, bem como questões técnicas da prática com equipamentos e softwares de manipulação sonora. - Música: propondo utilizar ferramentas básicas de composição musical que possam ser aplicadas em trilhas sonoras; - Áudio específico para audiovisual: sintetizando os conhecimentos dos dois eixos anteriores na prática de criação sonora aplicada à imagem. Acompanhando desde o planejamento das obras até o produto final, proporcionando a experimentação e a verificação do conhecimento teórico na prática da produção sonora. Esse projeto está inserido na linha de pesquisa Sonoridades do audiovisual. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Débora Regina Opolski - Coordenador / Luís Bourscheidt - Integrante / Maurício Dottori - Integrante / Felipe Renã Golim Stocco - Integrante / Nicolas Veloso Sitis - Integrante / Victor Correia da Silva - Integrante / LARISSA EMANUELLE FERREIRA - Integrante / THALIA DE SOUZA FILGUEIRAS - Integrante / marcelo augusto toigo - Integrante., Número de produções C, T & A: 14

  • 2014 - 2018

    Cinecriare, Descrição: Grupo de pesquisa sediado na UNESPAR, campus Curitiba que pretende discutir as teorias dos cineastas nos campos da reflexão, criação e prática cinematográfica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Débora Regina Opolski - Coordenador / Demian Albuquerque Garcia - Integrante / Cristiane do Rocio Wosniak - Integrante / Eduardo Tulio Baggio - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Produção sonora para audiovisual interativo, Descrição: O presente projeto é parte do projeto de pesquisa mais amplo, dentro do qual se insere, ?Princípios cognitivos da composição musical?, que tem como modelo central a visão da música como uma análise auditiva de cena ampliada. Uma das implicações deste modelo é tomar a música como jogo ? que se constrói segundo categorizações, ritmos (proto-simetrias) e padrões recursivos. No âmbito daquele projeto, planejamos o desenvolvimento, junto ao Projeto Miror (Musical Interaction Relying on Information ? http://www.mirorproject.eu/default.aspx) e à Universidade de Bolonha, de sofwares para a composição musical e neles pôr em prática o modelo descrito como de tripla estrutura (categorização; rítmica enquanto fôrma; e recursividade) para o ensino da composição. O Projeto MIROR trata do desenvolvimento de um sistema adaptativo inovador para o aprendizado e o ensino musical baseado no paradigma da interação reflexiva; inicialmente desenvolvia softwares para a improvisação como atividade de aprendizado, mas agora teve seu foco mudado para softwares ligados à composição para crianças pequenas. Naquele âmbito, a pesquisa é direcionada à simulação por software dos mecanismos de recursividade da mente humana, para que seja possível modelá-los na criação de música.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Débora Regina Opolski - Integrante / Maurício Dottori - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2014

    MPg - GRUPO DE PESQUISA EM MÍDIA PORTÁTIL, PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS INTERATIVOS., Descrição: Produzir hipermídias para Tablet, Celular,iPod. - Desenvolver recursos interativos audiovisuais. - Criar aplicativos para a linguagem de toque gestual em tela. - Aplicar a linguagem de toque em diferentes conteúdos (educativo, informativo, artístico e de entretenimento).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Débora Regina Opolski - Integrante / Misaki Tanaka - Coordenador / Cleber Matos de Moraes - Integrante / Nadja de Moura Carvalho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra., Número de produções C, T & A: 1

  • 2010 - 2012

    NEPPAU - Grupo de estudo pesquisa e produção audiovisual (Modos de abordagem do real), Descrição: Uma análise da produção do cinema documental brasileira de longa-metragem das duas últimas décadas tendo em vista a utilização dos diferentes modos de representação do real, verificando como as estratégias de abordagem utilizadas redundam em tendências estéticas diversas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Débora Regina Opolski - Integrante / Bertrand de Souza Lira - Coordenador.

Prêmios

2017

Indicação Publicação da Tese de Doutorado: A fragmentação da performance vocal do personagem no cinema, UTP.

2017

Melhor som filme Tentei, Fest Aruanda.

2017

Melhor som filme Tentei, Festival Kinoarte de Cinema.

2015

Bolsa doutorado sanduíche, Fulbright.

2013

Melhor trilha sonora original ou adaptada - A poeira dos pequenos segredos, Comunicurtas - Campina Grande UEPB. Fonte: http://comunicurtas.com.br/index.php/noticias/106-premiad.

2011

Melhor som para longa-metragem de ficção - Tropa de Elite 2, ABC - Associação Brasileira de cinematografia. Fonte: http://www.abcine.org.br/premio-abc/?id=554&/v.

2010

Melhor edição de som Longa metragem As melhores coisas do mundo, CINE PE - Festival do Audiovisual. Fonte: http://www.cine-pe.com.br/2011/v2/index.php?i=resultados.

2009

Melhor som para longa-metragem de ficção - Ensaio sobre a cegueira, ABC - Associação Brasileira de cinematografia. Fonte: http://abcine.org.br/site/index.php?option=com.

2009

Melhor edição de som para curta-metragens de 35mm - Blackout, CINE PE - Festival do Audiovisual, fonte: http://www.cine-pe.com.br/index.php?i=resultados.

2008

Melhor som para longa-metragem de ficção - Tropa de Elite, ABC - Associação Brasileira de cinematografia. Fonte: http://abcine.org.br/site/index.php?option=com.

2007

Melhor som para longa-metragem de ficção - O ano em que meus pais saíram de férias, ABC - Associação Brasileira de cinematografia. Fonte: http://abcine.org.br/site/index.php?option=com.

2007

Melhor som - Tropa de Elite, Academia brasileira de cinema. Fonte: http://www.academiabrasileiradecinema.com.br/site/index.php?op.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. , Jaguariaíva, 512, Caiobá, 83260000 - Matinhos, PR - Brasil, Telefone: (041) 35118381, URL da Homepage:

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Estadual do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora do PPG-CINEAV

Atividades

  • 06/2020

    Ensino, PPG-CINEAV, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de pesquisa, Tópico especial - Sonoridades do audiovisual

  • 03/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Curitiba.,Linhas de pesquisa

2012 - 2024

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Magistério superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora de música do curso de Licenciatura em Artes do Setor Litoral

Atividades

  • 05/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Artes e Música.,Linhas de pesquisa

  • 03/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Setor Litoral.,Linhas de pesquisa

  • 04/2012

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Música

  • 04/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor Litoral, Curso de licenciatura em Artes.,Cargo ou função, Integrante da comissão de avaliação das atividades formativas complementares do curso de licenciatura em Artes.

  • 08/2020 - 08/2022

    Direção e administração, Setor Litoral.,Cargo ou função, Coordenadora do curso de Licenciatura em Artes.

  • 04/2012 - 07/2013

    Direção e administração, Setor Litoral, Curso de licenciatura em Artes.,Cargo ou função, Vice coordenadora do curso de Licenciatura em Artes.

  • 11/2012 - 12/2012

    Direção e administração, Setor Litoral, Curso de licenciatura em Artes.,Cargo ou função, Coordenadora em exercício do curso de Licenciatura em Artes.

2010 - 2012

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Magistério superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora do Departamento de Mídias Digitais.

Atividades

  • 01/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de comunicação em mídias digitais.,Linhas de pesquisa

  • 01/2012 - 06/2012

    Ensino, Comunicação em Mídias Digitais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Audio I - Turma 2011, Produção e controle de áudio em televisão e cinema

  • 07/2010 - 04/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de comunicação em mídias digitais.,Cargo ou função, Integrante do Núcleo Docente Estruturante do curso de comunicação em mídias digitais.

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Comunicação em Mídias Digitais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Audio I

  • 04/2011 - 12/2011

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I.,Atividade de extensão realizada, CURSO Som para Audiovisual.

  • 01/2011 - 06/2011

    Ensino, Comunicação em Mídias Digitais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Audio II

  • 09/2010 - 02/2011

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I.,Cargo ou função, Vice-chefe do departamento.

  • 09/2010 - 12/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de comunicação em mídias digitais.,Cargo ou função, Integrante da equipe de organização de concurso público para professor de nível superior do Departamento de Comunicação em Mídias Digitais.

  • 06/2010 - 12/2010

    Ensino, Comunicação em Mídias Digitais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases psico-fisiológicas da percepção do som, Tecnologias da informação e comunicação I

2009 - 2010

CineTV - PR

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: professora da graduação, Carga horária: 4

Outras informações:
Exercício de magistério no ensino superior - graduação. Professora convidada para ministrar a disciplina intitulada Som e Trilha Sonora para o quinto período do curso superior de cinema e vídeo.

2005 - 2010

1927Audio

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Editora de som, Carga horária: 40

Outras informações:
Edição de som para cinema e televisão SIte:http://1927audio.com/

2005 - 2005

Gramophone

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Assistente de estúdio, Carga horária: 20

Outras informações:
Assistente e auxiliar de gravação e edição do estúdio

2005 - 2005

CNA Escola de Ingles e Espanhol

Vínculo: estágiário, Enquadramento Funcional: Acompanhadora de coro, Carga horária: 4

Outras informações:
Pianista acompanhadora do coral da escola.

1999 - 2000

Colégio Estadual Padre Jose de Anchieta

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Regente de grupo de canto infanto-juvenil, Carga horária: 2

Outras informações:
Regente do grupo de canto infanto-juvenil do Colégio

2024 - Atual

Instituto Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.