Marlene Santos Cardoso
Atualmente Coordenadora de Projetos na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos/SUDEF do estado da Bahia. Atuou como Coordenadora da Educação Especial na perspectiva Inclusiva, na Secretaria da Educação do Estado da Bahia (2019 2023). Especialista em Educação Especial, pedagoga com ênfase atendimento a estudantes surdos e Libras - Língua brasileira de sinais como língua materna. Proficiência em Libras\MEC. Graduada em Letras/Libras. Experiência na área de Educação para surdos nos últimos 29 anos. Especialista em atendimento a estudantes surdos na correção de TCC. Coordenadora de equipe formadora para cursos de Libras e atendimento especializado no INSTITUTO APOIO DE SURDOS DE SERGIPE, IPAESE, Brasil. Gestora na faculdade FTC EAD nos cursos de licenciatura com a disciplina de Libras - Língua brasileira de sinais. Elaboração de material Didático na pela Faculdade FTC presencial e EAD. Professora e coordenadora na APADA - Associação de pais de deficientes auditivos da Bahia. Avaliadora em mesa de TCCs com estudantes surdos e ouvintes em diversos cursos nas faculdades e IFBA. Co-fundadora da AESOS Associação Educacional Sons no Silencio. Gestora e professora em faculdades, FTC, FANESE, UNIME, BAHIANA DE MEDICINA, FACULDADE D. PEDRO II em graduação e Pós graduação. Formadora para o mercado de trabalho de pessoas com deficiência. Intérprete de Libras pela UFS - Universidade Federal de Sergipe, Procuradoria da República, Mistério Público, redes de hotéis e supermercados em Salvador, Ministério do trabalho de Salvador/BA e Aracaju/SE, e faculdades.
Informações coletadas do Lattes em 18/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Especialização em LIBRAS
2004 - 2006
Federação Nacional de Educação Integral de Surdos
Título: Bilinguismo: Portugues e LIBRAS
Graduação em LETRAS/LIBRAS
2020 - 2023
Faculdade do Grupo UNIASSELVI
Título: ADEQUAÇÃO EM MATERIAL DIDÁTICO PARA SURDOS
Orientador: JANAINA
Formação complementar
2024 - 2024
LIBRAS. (Carga horária: 10h). , ESCOLA LIBRAS EM AÇÃO, LIBRAS EM AÇÃO, Brasil.
2009 - 2009
LIBRAS. (Carga horária: 40h). , APAE, APAE, Brasil.
2009 - 2009
LIBRAS. (Carga horária: 40h). , CEDAP, CEDAP, Brasil.
2009 - 2009
Pedagogia. (Carga horária: 40h). , Pró Saber, PRÓ SABER, Brasil.
2007 - 2007
Workshop de Atend. à Pessoa c/ Deficiên. Reduzda. (Carga horária: 24h). , EMPRESA BRASILEIRA DE INFRA-ESTRUTURA AEROPORTUÁRIA, INFRAERO, Brasil.
2002 - 2002
Assesoria Técnica sobre Alfabetização e Surdez. (Carga horária: 8h). , Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2002 - 2002
ASSESSORIA TÉCNICA. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2002 - 2002
Assesoria Técnica sobre Alfabetização e Surdez. (Carga horária: 16h). , Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2001 - 2001
CURSO DE LIBRAS - MODULO II. , Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da Bahia, APADABA, Brasil.
1998 - 1998
ESCOLHENDO UM NOVO CAMINHO ATRAVÉS DA PNL. (Carga horária: 30h). , GESTAO EMP. E DESENV. PROCESSOS GRUPAIS, FATORHUMANO, Brasil.
1997 - 1997
CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA. (Carga horária: 24h). , GESTAO EMP. E DESENV. PROCESSOS GRUPAIS, FATORHUMANO, Brasil.
1997 - 1997
INCLUSÃO DA PESSOA P. N. ESPECIAL MERC TRABALHO. (Carga horária: 28h). , FACULDADE PAULISTA DE SERVIÇO SOCIAL, FAPSS, Brasil.
1996 - 1996
LIGUAGEM DE SINAL - LIBRAS. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (BA), SENAC, Brasil.
Organização de eventos
CARDOSO, M. S. . Ministro Palestra. 2011. (Exposição).
CARDOSO, M. S. . Palestrante - Marlene Santos Cardoso. 2011. (Exposição).
Participação em eventos
IICOLÓQUIO DE LIBRAS.TEMATICA GRAMÁTICA DE LIBRAS. 2017. (Outra).
II Colóquio de LIBRAS: criação literária, metodologia e cognição.II Colóquio de LIBRAS: criação literária, metodologia e cognição. 2017. (Outra).
VIII Congresso Internacional XIV Seminário Nacional. participante. 2009. (Congresso).
VIII CONGRESSO INTERNACIONAL XIV SEMINÁRIO NACIONAL. PALESTRAS E OFICINAS. 2009. (Congresso).
II Seminário Baiano sobre Inclusão do Surdo na Sociedade.Inclusão do Surdo no Mercado de Trabalho. 2001. (Seminário).
VI Seminário Nacional do INES, SURDEZ: Diversidade Social. 2001. (Seminário).
I Seminário Bahiano sobre a Inclusão do Surdo na Sociedade.Inclusão do Surdo na Sociedade. 2000. (Seminário).
V Seminário Nacional do INES SURDEZ: Desafios para o Próximo Milênio. 2000. (Seminário).
Participação em bancas
CARDOSO, M. S.. INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM SALA DE AULA REGULAR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNIME.
CARDOSO, M. S.. "O processo de inclusão do aluno surdo no Ensino Regular". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - União Metropolitana de Educação e Cultura.
CARDOSO, M. S.. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: a percepção dos estudantes com necessidades educacionais especiais em escolas públicas de Lauro de Freitas". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - União Metropolitana de Educação e Cultura.
CARDOSO, M. S.. BANCA EXAMINADORA DA CONCEPÇÃO CONSULTORIA TECNICA. 2013. CONCPÇAÕ CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA.
Orientou
A IMPORTÂNCIA DE LIBRAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NAS SERIES INICIAIS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS: TRADUÇAO, INT) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE ? FANESE; Orientador: Marlene Santos Cardoso;
AS DIFICULDADES DE DISCENTES SURDOS NA FORMAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR NA ÁREA CONTÁBIL: estudo de casos em faculdade particular; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE ? FANESE; Orientador: Marlene Santos Cardoso;
A EDUCAÇÃO DE SURDOS NAS ESCOLAS REGULARES MUNICIPAIS DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO: ensino de língua portuguesa como L2 e o atendimento nas salas de recursos multifuncionais; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe; Orientador: Marlene Santos Cardoso;
"O processo de Inclusão do aluno surdo no Ensino Regular"; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - União Metropolitana de Educação e Cultura; Orientador: Marlene Santos Cardoso;
Produções bibliográficas
-
CARDOSO, M. S. . MEDIAÇÃO DO PROFESSOR COM ALUNO SURDO: UMA PRÁXIS PEDAGÓGICA POSSÍVEL. FEIRA DE SANTANA-BA: BIBLIOTECA CENTRAL JULIETA CARTEADO, 2010 (POSTER).
Outras produções
CARDOSO, M. S. . LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - FACULADADE FTC).
CARDOSO, M. S. . CURSO DE LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. 2016. .
CARDOSO, M. S. . CURSO DE LIBRAS - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS. 2015. .
CARDOSO, M. S. . CURSO DE LIBRAS. 2014. .
CARDOSO, M. S. . CURSO DE LIBRAS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDOSO, M. S. . APAE. 2010. .
CARDOSO, M. S. . APAE. 2010. .
CARDOSO, M. S. . APAE. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDOSO, M. S. . APAE. 2009. .
CARDOSO, M. S. . LIBRAS(Língua brasileira de sinais). 2009. (MATERIAL IMPRESSO).
CARDOSO, M. S. . LIBRAS(Língua brasileira de sinais). 2009. (MATERIAL DIDÁTICO).
CARDOSO, M. S. . LIBRAS. 2008. .
CARDOSO, M. S. . Curso sobre surdez e LIBRAS. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo AVA para disciplina EAD).
CARDOSO, M. S. . Oficina de Atualização em Lígua Brasileira de Sinais-LIBRAS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, M. S. ; MORAES, M. . Oficina de LIBRAS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, M. S. ; MORAES, M. . Oficina de LIBRAS. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDOSO, M. S. . Linguagem de Sinal para Professores. 1998. .
CARDOSO, M. S. . Linguagem de Sinal para Professores. 1997. .
Prêmios
2013
PARTICIPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA, CONSULTORIA - CONCEPÇÃO.
2010
PROFESSRA HOMENAGEADA, UNIME.
2008
PROFESSRA HOMENAGEADA, FACULDADE DOM PEDRO II.
Histórico profissional
Experiência profissional
1997 - 1999
Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora e Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - Atual
Faculdade D.Pedro IIVínculo: PROFESSORA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 12
2008 - Atual
Instituto Mantenedor de Ensino Superior da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Gestora, Carga horária: 40
Outras informações:
Gestora da Disciplina LIBRAS - Ligua Brasileira de Sinais
2008 - Atual
União Metropolitana de Educação e CulturaVínculo: PROFESSORA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 12
Outras informações:
até o momento presente
2015 - 2016
INSTITUTO APOIO DE SURDOS DE SERGIPEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA/INTERPRETE, Carga horária: 20
2016 - Atual
FaneseVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA/INTERPRETE, Carga horária: 30
2018 - Atual
Universidade Federal de SergipeVínculo: INTERPRETE DE LIBRAS, Enquadramento Funcional: PROFESSORA/INTERPRETE, Carga horária: 30
1993 - Atual
Rosa AzulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, Carga horária: 30
1996 - 2012
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DO DEFICIENTE AUDITIOVOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DA EDUCAÇÃO NA AREA DA SURDEZ, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marlene Santos Cardoso e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?