Julio Cezar de Oliveira Freitas

Graduado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2006), mestrado em Ciência e Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e orientador nos Programas de Pós Graduação em Química e Engenharia do Petróleo da UFRN. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ciência e Tecnologia em Cimentação de poços petrolíferos.

Informações coletadas do Lattes em 15/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo

2008 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Desenvolvimento de Sistemas de Aditivos Químicos para Aplicação em Cimentações de Poços de Petróleo
, Ano de obtenção: 2010. Antonio Eduardo Martinelli.

Mestrado em Ciência e Engenharia de Petróleo

2007 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: ADIÇÃO DE POLIURETANA EM PASTAS DE CIMENTO PARA POÇOS DE PETRÒLEO COMO AGENTE DE CORREÇÃO DE FILTRADO
, Ano de Obtenção: 2008.Antonio Eduardo Martinelli.Palavras-chave: redutores de filtrado; cimentação primária; pasta de cimento; poliuretana.

Graduação em Química Licenciatura

2004 - 2006

Universidade Federal da Paraíba
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação interrompida em 2006 em Química Industrial

2002 - Atual

Universidade Federal da Paraíba
Ano de interrupção: 2006

Formação complementar

2008 - 2008

Extensão universitária em Extensão em Petróleo e Gás Natural com ênfase em F. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2008 - 2008

Produção de Petróleo - Campos Maduros. (Carga horária: 16h). , Instituto Brasileiro do Petróleo, IBP, Brasil.

2006 - 2006

Produção de Biodiesel e Alternativos na Produção d. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ciência e Tecnologia em Cimentação de poços petrolíferos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Engenharia Química.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Petróleo e Petroquímica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Catálise e Tecnologia Ambiental.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Materiais para Aplicações na Indústria do Petróleo e Gás Natural.

Organização de eventos

FREITAS, JULIO C. O. ; Pergher, S. B. C. ; NASCIMENTO, A. F. . Workshop de apresentação dos laboratórios e grupos de pesquisa em Óleo & Gás. 2022. (Outro).

FREITAS, JULIO C. O. ; NASCIMENTO, A. F. ; VIEIRA, M. M. ; SIQUEIRA, J. B. ; PAIVA, A. . Inovação e Negócios em Óleo & Gás. 2021. (Outro).

Participação em eventos

Programa de Educação Tutorial -PET/QUÍMICA.Fluidos de perfuração aplicados em poços petrolíferos. 2011. (Outra).

Brazil Onshore.Desenvolvimento de sistema de aditivos em pastas para cimentacao primaria de pocos de petroleo. 2006. (Outra).

Rio Oil & Gas Expo and Conference.Avaliacao das Propriedades Reologicas em Pastas de Cimento Para Cimentacao Secundaria de Pocos de Petroleo. 2006. (Outra).

XXV ENEQUI - Encontro Nacional dos Estudantes de Química.XXV ENEQUI - Encontro Nacional dos Estudantes de Química. 2006. (Encontro).

XIII Encontro de Iniciacao Cientifica da UFPB.Caracterizacao termica de biodiesel derivado do oleo de soja. 2005. (Encontro).

II Congresso Pan-Americano de Analise Termica e Calorimetria. Non-isothermal kinetics parameters of mineral, semi -synthetic and fully synthetic lubrificant oils. 2004. (Congresso).

I Simposio da Regiao Nordeste Sobre Pesquisa e Desenvolvimento em Petroleo e Gas Natural.Degradacao Termica de Biodiesel de mamona. 2004. (Simpósio).

XII Encontro de Iniciacao Cientifica da UFPB.Obtencao de Catalizadores para hidrodessulfurizacao pelo metodo Pechini. 2004. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Lornna Lylian de Araújo Galvão

MARTINELLI, A. E.FREITAS, J.C.O.Melo, C. G. M.. Influência da adição de cinza do bagaço da cana em pastas de cimento para operações de cimentação primária e corretiva. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Engenharia do Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Lornna Lylian Araujo Galvão

MARTINELLI, A. E.FREITAS, J.C.O.; BARBOSA, K. G. M. E. M.. Influência da adição de cinza do bagaço de cana-de-açucar em pastas de cimento para operações de cimentação primária corretiva. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Natália Meira de Moura Amorim

MARTINELLI, A. E.MELO, D. M. A.BEZERRA, U. T.FREITAS, J.C.O.. Estudo da formulação de pré-misturas secas para cimentação de poços onshore. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Engenharia do Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: LUANNA CARLA MATIAS PAIVA

MARTINELLI, A. E.BEZERRA, U. T.; MOTTA, F. V.;FREITAS, J.C.O.. Avaliação da adição de microfibra de lã de vidro em pastas de cimento para poços de petróelo. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Engenharia do Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Wilma de Albuquerque Leloup

FREITAS, J.C.O.MARTINELLI, A. E.; NÓBREGA, A. C. V. DA; LIMA JUNIOR, H. C.. Efeito da adição de lodo têxtil e cinzas de lenha gerados no APL de confecções pernambucano em argamassa de cimento portland. 2013 - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Paulo Henrique Silva Santos

FREITAS, J.C.O.; CURBELO, F. D. S.; ARAUJO, R. M.;MELO, D. M. A.. Síntese de aditivo químico para aplicação em cimentação de poços petrolíferos a partir do bagaço da cana-de-açúcar. 2013. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Herculana Torres dos Santos

FREITAS, J.C.O.MARTINELLI, A. E.MELO, M. A. F.; ANJOS, M. A. S. Desenvolvimento de pastas leves utilizando incorporadores de ar para aplicação em poços de petróleo. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Romero Gomes da Silva Araujo Filho

MELO, M. A. F.FREITAS, J.C.O.; BARROS, J. M. F.; ANDRADE, J. M.. Desenvolvimento de sistemas de pastas leves para aplicação em cimentação de poços petrolíferos com baixo gradiente de fratura. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Tiago Roberto da Costa

MELO, D. M. A.FREITAS, J.C.O.; RUIZ, J. A. C.; BARROS, J. M. F.. Carreadores de oxigênio a base de níquel suportado em materiais mesoporosos para aplicação na recirculação química com reforma. 2012. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Flávia Melo de Lima

MELO, M. A. F.MELO, D. M. A.FREITAS, J.C.O.; GOMES, E. A. S.; ANDRADE, J. M.. Estudo de sistemas de colchões lavadores para aplicação em poços perfurados com fluídos de perfuração não aquosos. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marco Antonio Batista de Lima

Antonio Eduardo Martinelli;MELO, D. M. A.FREITAS, J.C.O.; SANTOS, M. L. L. O.. Formulação e caracterização de pastas espumadas por incorporação de ar e estabilizantes minerais. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Pablo Diego Pinheiro de Souza

MELO, D. M. A.MELO, M. A. F.; ANJOS, M. A. S;FREITAS, J.C.O.. Incorporação de Resíduo Cerâmico para Prevenção da Retrogressão da Resistência de Cimentos de Poços de Petróleo Submetidos a Injeção de Vapor. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Engenharia do Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Oldemar Ribeiro Cardoso

BALABAN, R. C.;FREITAS, J.C.O.; MAIA, A. M. S.. Entendendo as propriedades do Arenito Botucatu e sua utilização como meio poroso para estudo de injeção de fluidos poliméricos. 2014. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Valtencir Lúcio de Lima Gomes

FREITAS, J.C.O.; NASCIMENTO, R. M.;MARTINELLI, A. E.; NÓBREGA, A. C. V. DA; NOBREGA, A. K. C.. Efeito da adição de diatomita no comportamento reológico e mecânico de argamassas colantes. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Silvis de Becher Breitenbach

FREITAS, J.C.O.MARTINELLI, A. E.; NASCIMENTO, R. M.; FORTES, A. S.; MACEDO, D. A.. Formulação de novas argamassas de revestimento a base de cal e agregado fino para restauração de edifícios históricos. 2013. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Washington Charles de Macedo Gomes

FREITAS, J.C.O.MELO, D. M. A.; NASAR, R. S.; SILVA, E. L.; PIMENTEL, P. M.. Caracterização estrutural de perovisquitas Lax-1AxCoO3 (x=0 e 0,2), dopadas com Cálcio e Bário, por espectroscopia de absorção de raios X. 2013. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Erica Natasche de Medeiros Gurgel Pinto

MELO, D. M. A.SANTOS, Iêda Maria Garcia dos; BARROS, J. M. F.;FREITAS, J.C.O.Pergher, S. B. C.. Pastas geopolimericas com adicao de residuo ceramico para cimentacao de pocos de petroleo. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Valtencir Lúcio de Lima Gomes

FREITAS, J.C.O.MARTINELLI, A. E.; NASCIMENTO, R. M.. efeito da adição de diatomita no comportamento reológico e mecânico de argamassas colantes. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Natália Meira de Moura Amourim

FREITAS, J.C.O.; MOTTA, F. V.;MARTINELLI, A. E.. Estudo da formulação de pre-misturas secas para a cimentação de poços onshore. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ciência e Engenharia do Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Herculana Torres dos Santos

FREITAS, J.C.O.MARTINELLI, A. E.; DELMONTE, M. R. B.. Estudo da redução da densidade de pastas de cimento para poços de petróleo pelo uso de incorporadores de ar. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ciência e Engenharia do Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Paulo Henrique Silva Santos

FREITAS, J.C.O.MELO, D. M. A.; ARAUJO, R. M.. Síntese de aditivo químico para aplicação em cimentação de poços petrolíferos a partir do bagaço da cana-de-açúcar. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Juliana Elionara Bezerra costa

FREITAS, J.C.O.MELO, M. A. F.; MOTTA, F. V.. Análise comparativa entre as propriedades do gesso obtido através do rejeito produzido em salinas e gessos comerciais produzidos no nordeste. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: LUANNA CARLA MATIAS PAIVA

FREITAS, J.C.O.MARTINELLI, A. E.; MOTTA, F. V.. Avaliação da adição de microfibra de lã de vidro em pastas de cimento para poços de petróleo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rodolfo Luiz Bezerra de Araújo Medeiros

CURBELO, F. D. S.;FREITAS, J.C.O.; GARNICA, A. I. C.;BRAGA, R. M.. Desenvolvimento de um sistema de colchão lavador à base de tensoativos para remoção de fluidos de perfuração não-aquosos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ciro Rolim Cartaxo

CURBELO, F. D. S.; GARNICA, A. I. C.; CLERICUZI, G. Z.;FREITAS, J.C.O.. Análise de pastas de cimento para aplicação em poços de petróleo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Moisés Cavalcanti da Cruz

SANTOS, P. H. S.;BEZERRA, U. T.FREITAS, J.C.O.. Metodologia para avaliação de fissuras na interface cimento-revestimento aditivados com látex submetidos a altas temperaturas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química do Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Pollyna da Silva Lima

SANTANA, V. C.; DUARTE, L. J. N.;FREITAS, J.C.O.. Influência de fonte pozolânica no comportamento mecanico de pasta de cimento para poços de petróleo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Karina Cavalcanti de Oliveira

FREITAS, J.C.O.; SANTOS, P. H. S.;MELO, M. A. F.. Síntese de retardador de pega a partir da lignina obtida do bagaço da cana para aplicação em cimentação de poços de petróleo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Felipe Oliveira dos Santos

FREITAS, J.C.O.; SANTOS, L. S.; MARANHAO, T. A.. Adsorção de metais da água produzida e determinação por HR-CSFAAS utilizando como adsorvente o carvão ativado proveniente do coco. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química do Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Daniele Alves Ribeiro da Silva

FREITAS, J.C.O.; BARILLAS, J. L. M.; SANTANA, V. C.. Influência de controlador de filtrado na reologia pastas de cimento para poços petrolíferos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Everton Henrique A de Araújo

FREITAS, J.C.O.MELO, M. A. F.; MELO, V. R. M.. Estudo e caracterização fisico química do caulim proveniente da região pegmatítica de borborema do seridó entre RN/PB. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maurity Saderson de Lima Soares

FREITAS, J.C.O.; SANTOS, L. S.; LIMA, K. M. G.. O uso da espectroscopia do infravermelho próximo na detecção de aduterantes em gasolinas comerciais empregando ferramentas quimiométricas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química do Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Hugo Leonardo D

FREITAS, J.C.O.; SANTIAGO, R. C.;MELO, D. M. A.. Pereira.Desenvolvimento de sistemas de pastas contendo aditivos químicos para aplicação em cimentação em poços petrolíferos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: POLLYANA DA SILVA LIMA

FREITAS, J.C.O.; SANTANA, V. C.; RODRIGUES, M. A. F.. Formulação de pastas de cimento para poços de petróleo sugeitos a injeção de vapor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ítalo Ranniery de Albuquerque

BALABAN, R. C.; FAGUNDES, F. P.;FREITAS, J.C.O.. Preparação e avaliação das propriedades viscoelásticas de géis de fraturamento à base de goma guar e hidroxipropril guar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química do Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rafael Augusto Ventura

FREITAS, J.C.O.MELO, D. M. A.; SOUZA, P. D. P.. Degradação de pastas cimentícias pela ação do dióxido de carbono. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química do Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Caio Victor Fernandes de Souza

Pergher, S. B. C.Neto, A.O.W.FREITAS, J.C.O.. Estudo da eficiência de tensoativo álcool etoxilado na recuperação avançada de petróleo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

FREITAS, J.C.O.; SANTOS, L. S.;Pergher, S. B. C.. Influência do dispersante no controle do filtrado em pastas de cimento para poços de petróleo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Caio Victor Fernandes de Souza

Neto, A.O.W.FREITAS, J.C.O.Pergher, S. B. C.. Estudo da eficiência do tensoativo álcool lautílico etoxilado na recuperação avançada de petróleo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vicente de Paulo de Freitas Sobrinho

FREITAS, J.C.O.. Avaliação da aplicabilidade de biopolímero como agentes inibidores de incrustação em poços de petróleo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química do Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Geilson César Braga Albano

BALABAN, R. C.; FAGUNDES, F. P.;FREITAS, J.C.O.. Estudo da influência da granulometria da calcita e do grau de substituição da carboxinetilcelulose sobre as propriedades de fluídos aquosos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química do Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MELO, M. A. F.; SOUZA, D. F. S.;FREITAS, J.C.O.. Processo de Hidratação de Ligantes Hidráulico da Cimentação de Poços de Petróleo. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Orientou

Paulo Henrique Silva Santos

Desenvolvimento de aditivos químicos a partir de biomassa para aplicação em cimentação de poços petrolíferos; Início: 2011; Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Flávia Melo de Lima

Desenvolvimento de colchões lavadores para aplicação em poços petrolíferos; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Romero Gomes da Silva Araujo Filho

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE PASTAS LEVES PARA APLICAÇÃO EM CIMENTAÇÃO DE POÇOS PETROLÍFEROS COM BAIXO GRADIENTE DE FRATURA; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Coorientador);

Willian Barbosa Lima do Nascimento

SINTESE DE NANOPARTICULAS POLIMERICAS PARA APLICACAO EM CIMENTACAO DE POCOS DE PETROLEO; 2021; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

Fabricio Pereira Feitoza da Silva

Avaliação da permeabilidade na interface revestimento metálico ? bainha de cimento em poços submetidos à injeção de vapor; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

Mizraim Bessa Teixeira

Influencia da cinza da casca de arroz em pastas de cimento para fases iniciais de pocos de petroleo offshore, uma alternativa sustentavel e economica; ; 2021; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

Igor Pires de Melo Braga

Avaliacao Critica de Cenarios de Abandono de Pocos Petroliferos Onshore do Nordeste Brasileiro; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

Willame Gomes da Silva Batista

Avaliacao da Resina Poliester como material alternativo para aplicacao em operacao de Tamponamento e Abandono de Pocos de Petroleo; ; 2020; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

Carlos Alberto Panta Salazar

PROPRIEDADES MECÂNICAS DE PASTAS DE CIMENTO CONTENDO FLÚOR-ELASTÔMERO FKM PARA POÇOS SUBMETIDOS À INJEÇÃO DE VAPOR; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

Mailon Aguimar de Lima

CARACTERIZAÇÃO E FUNCIONALIZAÇÃO DE RESÍDUO DE MICROFIBRAS DE CELULOSE PARA APLICAÇÃO EM PASTAS DE CIMENTO PARA POÇOS DE PETRÓLEO; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

Anderson Wanderley Vidal

ESTUDO DE COMPOSIÇÕES DE PASTAS DE CIMENTO CONTENDO CINZA DE CASCA DE ARROZ PARA APLICAÇÃO EM POÇOS COM ELEVADAS TEMPERATURAS; 2016; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

Anderson Wanderley Vidal

ESTUDO DE COMPOSIÇÕES DE PASTAS DE CIMENTO CONTENDO CINZA DE CASCA DE ARROZ PARA APLICAÇÃO EM POÇOS COM ELEVADAS TEMPERATURAS; 2016; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

Dennys Salvino Sergio Pereira

INFLUÊNCIA DO TEMPO DE ADIÇÃO DO POLICARBOXILATO EM PASTAS DE CIMENTO PORTLAND PARA CIMENTAÇÃO DE POÇOS PETROLÍFEROS; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

Rafael Augusto Ventura

AVALIAÇÃO DE PASTAS DE CIMENTO ADITIVADAS COM SÍLICA EM AMBIENTES DE ALTA CONCENTRAÇÃO DE DIÓXIDO DE CARBONO; 2015; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

Angelo Araújo Soares

AVALIAÇÃO DE COMPATIBILIDADE ENTRE PASTA DE CIMENTO E FLUIDO DE PERFURAÇÃO NÃO-AQUOSO UTILIZADOS EM POÇOS PETROLÍFEROS; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

Paulo Henrique Silva Santos

Desenvolvimento de um aditivo retardador de pega para aplicação em cimentação de poços petrolíferos; 2013; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

RAMÓN VICTOR ALVES RAMALHO

ANALISE DE PROPRIEDADES MECANICAS DE PASTAS DE CIMENTO ADITIVADAS COM OXIDO DE MAGNESIO E LATEX SBR; 2022; Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

Mailon Aguimar de Lima

Obtenção de nanocristais de celulose de resíduo de algodão e sua potencial aplicação em pastas de cimento para poços de petróleo; 2021; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

Romero Gomes da Silva Araujo

Uso da cinza da casca do arroz em tampoes de cimento para abandono de pocos petroliferos; 2020; Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

Paulo Henrique Silva Santos Moreira

DESENVOLVIMENTO DA CARBOXIMETIL LIGNINA COMO ADITIVO MULTIFUNCIONAL PARA A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO: uma alternativa para o aproveitamento de biomassas lignocelulósicas; 2018; Tese (Doutorado em ´Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

JOSE FRANCINALDO DE OLIVEIRA

CONCEPÇÃO DE UM MODELO TEÓRICO: "PREDIÇÃO DA RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO EM CIMENTOS PORTLAND UTILIZANDO MODELAGEM ESTATÍSTICA"; 2015; Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

EDUARDO JORGE DA CUNHA LINS

ANALISE CRITICA DOS METODOS DE PRECIPITACAO DE SAIS DE MAGNESICO E CALCIO DE AGUAS MARINHAS; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

Oberdan Nascimento da ilva

Influência do dispersante no controle do filtrado em pastas de cimento para poços de petróleo; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

Raimundo Cosme da Silva Filho

Caracterização de um polímero como aditivo controlador de filtrado em pastas de cimento para poços de petróleo; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu/Sensu em Engenharia de Petróleo) - Faculdade Câmara Cascudo; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

Ciro Rolim Cartaxo

Análise de pastas de cimento para aplicação em poços de petróleo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

CARLOS ARTHUR ROCHA RIBEIRO DE SOUSA

Desenvolvimento de sistemas de pasta de cimento com curto período de transição para aplicação em poços petrolíferos com risco de migração de gás; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Química do Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

ANA LUDMILLA CORREIA BOTELHO

Pastas de cimento contendo CMC e HEC para aplicação em poços com riscos de migração de gás; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Química do Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

MATHEUS MUNIZ DE ARAUJO

Desenvolvimento de pastas leves de cimento utilizando bentonita tratada superficialmente por ácidos; 2016; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

TAIANNIE SORIANO ANDRELINO DE SOUSA

Influência da cristalinidade de materiais pozolânicos no comportamento mecânico de pastas de cimento submetidas à elevadas temperaturas; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Química do Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

Luanna Cristina Cavalcanti Eufrázio

Influencia do tempo de hidratação de sistemas de pastas de cimento para aplicação em poços submetidos a elevadas temperaturas; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Química do Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

RENATA DE OLIVEIRA ARAÚJO

COMPORTAMENTO MECÂNICO DE PASTAS DE CIMENTO PARA POÇOS DE PETRÓLEO; 2012; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

MOISÉS CAVALCANTE DA CRUZ

Estudo da pemeabilidade de matrizes de cimento aditivadas com materiais pozolânicos; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Química do Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

THIAGO LUCENA DE MACEDO GUEDES

Estudo do comportamento mecânico de pastas de cimento para altas temperaturas; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química do Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas;

Produções bibliográficas

  • SABINO, THALITA DAYANE DE M.M. ; NUNES, UESLEI S. ; MARINHO, GEORGE SANTOS ; FREITAS, JULIO CEZAR DE OLIVEIRA ; MARTINELLI, ANTONIO EDUARDO ; VIEIRA DA NÓBREGA, ANA CECÍLIA . Limestone calcined clay cement (LC³) coating mortars as an energy-efficient option for construction. CONSTRUCTION AND BUILDING MATERIALS , v. 437, p. 136954, 2024.

  • AGISTA, M.N. ; KHALIFEH, M. ; BRAGA, R.M. ; FREITAS, J.C.O. . Low-density granite-based geopolymer for well cementing: The role of burnt lime in enhancing early strength. Geoenergy Science And Engineering , v. 242, p. 213249, 2024.

  • QUEIROZ NETO, JOSÉ CAVALCANTE DE ; REMBOSKI, THIAGO ALVES ; LEAL, GIOVANNA LAÍS RODRIGUES ; PESSOA, MARIA EDUARDA ARAÚJO ; FREITAS, JÚLIO CÉZAR DE OLIVEIRA ; CURBELO, FABIOLA DIAS DA SILVA . From Nanotechnology to Oilfields: the Potential of Microemulsions and Nanoemulsions in Preflush Fluids for a Sustainable Alternative. RGSA (ANPAD) , v. 18, p. e08648, 2024.

  • BRAGA, GLAUCO SOARES ; FREITAS, JÚLIO CÉZAR DE OLIVEIRA . Gypsum slurries to apply in oil well: An insight into thickening time. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 13, p. e7413345299, 2024.

  • SILVA, RAPHAEL R. ; GARNICA, ALFREDO I.C. ; LEAL, GIOVANNA L.R. ; VIANA, LUARA R. ; FREITAS, JÚLIO C.O. ; BARROS, ALEX N. ; SILVA, THALES L.S. ; NETO, JOÃO ADAUTO DE S. ; CURBELO, FABIOLA D.S. . Evaluation of novel microemulsion-based (O/W) drilling fluid with nonionic surfactant and shale interaction mechanisms. JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING , v. 213, p. 110327-., 2022.

  • BRAGA, RENATA M. ; MELO, DULCE M. A. ; MELO, MARCUS A. F. ; FREITAS, JULIO C. O. ; BOATENG, AKWASI A. . Effect of pretreatment on pyrolysis products of Pennisetum purpureum Schum. by Py-GC/MS. JOURNAL OF THERMAL ANALYSIS AND CALORIMETRY , v. 147, p. 6655-6663, 2022.

  • LEAL, GIOVANNA L.R. ; GARNICA, ALFREDO I.C. ; SILVA, RAPHAEL R. ; VIANA, LUARA R. ; JÚNIOR, AGOSTINHO C. BEZERRA ; FREITAS, JÚLIO C.O. ; CURBELO, FABIOLA D.S. . Formulation of novel ecofriendly microemulsion-based drilling fluids for improving rheological and filtration characteristics. JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING , v. 215, p. 110562-., 2022.

  • CHAMSSINE, FAWZI ; GASPAROTTO, LUIZ H. S. ; SOUZA, MIGUEL ANGELO FONSECADE ; KHALIFEH, MAHMOUD ; DE OLIVEIRA FREITAS, JULIO CEZAR . Retarding mechanism of Zn2+ species in geopolymer material using Raman spectroscopy and DFT calculations. Scientific Reports , v. 12, p. 21036, 2022.

  • SANTIAGO, R.C. ; COSTA, B.L.S. ; SILVA, F.P.F. ; MEDEIROS, R.L.B.A. ; NASCIMENTO, R.A.B. ; AUM, P.T.P. ; FREITAS, J.C.O. . Sustainable cement blends for oil well steam injection using rice husk ash. JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING , v. 199, p. 108281, 2021.

  • BATISTA, W.G.S. ; COSTA, B.L.S. ; AUM, P.T.P. ; OLIVEIRA, Y.H. ; FREITAS, J.C.O. . Evaluation of reused polyester resin from PET bottles for application as a potential barrier material. JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING , v. 205, p. 108776, 2021.

  • COSTA, B.L.S. ; FREITAS, J.C.O. ; ARAUJO, R.G.S. ; OLIVEIRA, Y.H. ; SANTIAGO, R.C. ; OLIVEIRA, F.S. . Analysis of different oil well cement slurry formulations exposed to a CO2-rich environment. Journal of CO2 Utilization , v. 51, p. 101636, 2021.

  • SOUSA, ROXANA P. F. DE ; BRAGA, GLAUCO S. ; SILVA, RAPHAEL R. DA ; LEAL, GIOVANNA L. R. ; FREITAS, JÚLIO C. O. ; MADERA, VIVIAN S. ; GARNICA, ALFREDO I. C. ; CURBELO, FABIOLA D. S. . Formulation and Study of an Environmentally Friendly Microemulsion-Based Drilling Fluid (O/W) with Pine Oil. Energies , v. 14, p. 7981, 2021.

  • APOLONIO, P. H. ; LIMA, J. S. ; MARINHO, E. P. ; NOBREGA, A. C. V. ; FREITAS, J.C.O. ; MARTINELLI, A. E. . Produção de geopolímeros utilizando cinza da casca de arroz como fonte complementar de sílica. CERÂMICA , v. 66, p. 172-178, 2020.

  • GOMES DA SILVA ARAUJO, ROMERO ; PEREIRA FEITOZA DA SILVA, FABRÍCIO ; LEONARDO DE SENA COSTA, BRUNO ; HENRIQUE SILVA SANTOS MOREIRA, PAULO ; ALLYSON FELIPE RODRIGUES, MARCOS ; CEZAR DE OLIVEIRA FREITAS, JULIO . Study of cement blend containing rice husk ash for oil well plug and abandonment operations. CONSTRUCTION AND BUILDING MATERIALS , v. 254, p. 119217, 2020.

  • DA SILVA, DENNYS CORREIA ; BARBOSA DE ARAÚJO, CAROLINA RAYANNE ; FREITAS, JÚLIO CÉSAR DE OLIVEIRA ; FELIPE RODRIGUES, MARCOS ALYSSON ; NETO, ALCIDES DE OLIVEIRA WANDERLEY . Formulation of new microemulsion systems containing produced water for removal of filter cake from olefin-based drilling fluid. JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING , v. ., p. 107425, 2020.

  • WANDERLEY NETO, ALCIDES OLIVEIRA ; DA SILVA, VALDIC LUIZ ; RODRIGUES, DANIELA VENÂNCIO ; RIBEIRO, LAÍS SIBALDO ; NUNES DA SILVA, DANIEL NOBRE ; DE OLIVEIRA FREITAS, JÚLIO CÉSAR . A novel oil-in-water microemulsion as a cementation flushing fluid for removing non-aqueous filter cake. JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING , v. 184, p. 106536, 2020.

  • SOUSA, ROXANA PEREIRA FERNANDES DE ; CURBELO, FABÍOLA DIAS DA SILVA ; GARNICA, ALFREDO ISMAEL CURBELO ; ARAÚJO, ELAYNE ANDRADE ; FREITAS, JÚLIO CÉZAR DE OLIVEIRA ; BRAGA, GLAUCO SOARES . Efeito da goma xantana e da bentonita no desempenho de um fluido de perfuração base microemulsão. HOLOS (NATAL. ONLINE) , v. 2, p. 1-12, 2020.

  • ARAÚJO, ELAYNE A. ; CAMINHA, THAINE T. ; PAIVA, EVANICE M. ; SILVA, RAPHAEL R. ; FREITAS, JÚLIO CÉZAR O. ; GARNICA, ALFREDO ISMAEL C. ; CURBELO, FABÍOLA D. S. . Application of Microemulsion Systems in the Formulation of Biodegradable Pre-Flush Fluid for Primary Cementing. Energies , v. 13, p. 4683-., 2020.

  • DA SILVA, VALDIC LUIZ ; RIBEIRO, LAÍS SIBALDO ; DE OLIVEIRA FREITAS, JÚLIO CEZAR ; DA SILVA, DANIEL NOBRE NUNES ; DE CARVALHO, LUCIENE SANTOS ; RODRIGUES, MARCOS ALLYSON FELIPE ; WANDERLEY NETO, ALCIDES DE OLIVEIRA . Application of SDS surfactant microemulsion for removal of filter cake of oil-based drilling fluid: influence of cosurfactant. Journal Of Petroleum Exploration And Production Technology , v. 10, p. 2845-2856, 2020.

  • COSTA, BRUNO L. DE S. ; Freitas, Julio C. de O. ; MELO, DULCE M. DE A. ; ARAUJO, ROMERO G. DA S. ; OLIVEIRA, YVIS H. DE ; SIMÃO, CRISTINA A. . Evaluation of density influence on resistance to carbonation process in oil well cement slurries. CONSTRUCTION AND BUILDING MATERIALS , v. 197, p. 331-338, 2019.

  • MEIRELES, PETRUCIA D.D. ; PEREIRA, DENNYS S.S. ; MELO, MARCUS A.F. ; BRAGA, RENATA M. ; FREITAS, JULIO C.O. ; MELO, DULCE M.A. ; SILVESTRE, F.R.S. . Technical Evaluation Of Calcium Sulphate α-Hemihydrate In Oilwell Application: An Alternative To Reduce The Environmental Impacts Of Portland Cement. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION , v. 220, p. 1215-1221, 2019.

  • RAMALHO, RAMÓN VICTOR ALVES ; ALVES, SALETE MARTINS ; FREITAS, JULIO CEZAR DE OLIVEIRA ; COSTA, BRUNO LEONARDO DE SENA ; BEZERRA, ULISSES TARGINO . Evaluation of mechanical properties of cement slurries containing SBR latex subjected to high temperatures. JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING , v. 178, p. 787-794, 2019.

  • SILVA, JANDUIR E. ; CALIXTO, GUILHERME Q. ; DE ALMEIDA, CASSIA C. ; MELO, DULCE M. A. ; MELO, MARCUS A. F. ; FREITAS, JULIO C. O. ; BRAGA, RENATA M. . Energy potential and thermogravimetric study of pyrolysis kinetics of biomass wastes. JOURNAL OF THERMAL ANALYSIS AND CALORIMETRY , v. ., p. 1-9, 2019.

  • MARTINS, K. ; DA CUNHA COELHO BRITO, EDILENE BETÂNIA ; DE OLIVEIRA FREITAS, J.C. ; QUIRINO, M. ROCHA ; DE OLIVEIRA, J.B. LUCENA ; DA SILVA, E.B. SABINO . Assessment of the anthropogenic influence on contamination level present in Vitória's bay - Espírito Santo, Brazil. City and Environment Interactions , v. 4, p. 100030, 2019.

  • COSTA, BRUNO LEONARDO DE SENA ; FREITAS, JULIO CEZAR DE OLIVEIRA ; SANTOS, PAULO HENRIQUE SILVA ; MELO, Dulce Maria de Araújo ; ARAUJO, ROMERO GOMES DA SILVA ; OLIVEIRA, YVIS HENRIQUE DE . Carbonation in oil well Portland cement: Influence of hydration time prior to contact with CO 2. CONSTRUCTION AND BUILDING MATERIALS , v. 159, p. 252-260, 2018.

  • MOREIRA, PAULO HENRIQUE SILVA SANTOS ; DE OLIVEIRA FREITAS, JULIO CEZAR ; BRAGA, RENATA MARTINS ; ARAÚJO, RENATA MENDONÇA ; DE SOUZA, MIGUEL ANGELO FONSECA . Production of carboxymethyl lignin from sugar cane bagasse: A cement retarder additive for oilwell application. INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS , v. 116, p. 144-149, 2018.

  • DA SILVA ARAUJO FILHO, ROMERO GOMES ; DE OLIVEIRA FREITAS, JULIO CESAR ; DE FREITAS MELO, MARCUS ANTÔNIO ; BRAGA, RENATA MARTINS . Lightweight oil well cement slurry modified with vermiculite and colloidal silicon. CONSTRUCTION AND BUILDING MATERIALS , v. 166, p. 908-915, 2018.

  • DE SENA COSTA, BRUNO LEONARDO ; DE OLIVEIRA FREITAS, JULIO CEZAR ; SILVA SANTOS, PAULO HENRIQUE ; GOMES DA SILVA ARAÚJO, ROMERO ; DOS SANTOS OLIVEIRA, JUAN FÁBIO ; DE ARAÚJO MELO, DULCE MARIA . Study of carbonation in a class G Portland cement matrix at supercritical and saturated environments. CONSTRUCTION AND BUILDING MATERIALS , v. 180, p. 308-319, 2018.

  • BATISTA DA SILVA, ÍTALO ; MARTINELLI, ANTÔNIO EDUARDO ; MEDEIROS DE SOUZA, WENDELL ROSSINE ; CEZAR DE OLIVEIRA FREITAS, JÚLIO ; FELIPE RODRIGUES, MARCOS ALYSSON . Dilatometric behavior and crystallographic characterization of Portland-polyurethane composites for oilwell high-temperature cementing applications. JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING , v. 169, p. 553-559, 2018.

  • CURBELO, F.D.S. ; GARNICA, A.I.C. ; ARAÚJO, E.A. ; PAIVA, E.M. ; CABRAL, A.G. ; FREITAS, J.C.O. . Vegetable oil-based preflush fluid in well cementing. JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING , v. 170, p. 392-399, 2018.

  • VIDAL, ANDERSON V. ; ARAUJO, ROMERO G.S. ; FREITAS, JULIO C.O. . Sustainable cement slurry using rice husk ash for high temperature oil well. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION , v. 204, p. 292-297, 2018.

  • PAIVA, LUANNA C.M. ; FERREIRA, IRANTÉCIO M. ; MARTINELLI, ANTONIO E. ; FREITAS, JULIO C.O. ; BEZERRA, ULISSES T. . Milled basalt fiber reinforced Portland slurries for oil well applications. JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING , v. 175, p. 184, 2018.

  • DE OLIVEIRA, ANDRÉ H. ; SILVA, WELISSON P. ; DA SILVA, JORDAN K. ; FREITAS, JÚLIO.C.O. ; DE SOUZA, MIGUEL A.F. ; CRISTIANO, RODRIGO ; MENEZES, FABRÍCIO G. . Non-symmetrical three and two-core ring mesogens based on quinoxaline and benzimidazole derivatives: Supramolecular layers through amphoteric donating/accepting H-bonds. JOURNAL OF MOLECULAR STRUCTURE , v. 1180, p. 399, 2018.

  • ARAÚJO, ELAYNE ANDRADE ; CURBELO, FABÍOLA DIAS DA SILVA ; GARNICA, ALFREDO ISMAEL CURBELO ; SOUSA, ROXANA PEREIRA FERNANDES ; ARAÚJO, EDSON DE ANDRADE ; BRAGA, GLAUCO SOARES ; FREITAS, JÚLIO CÉZAR DE OLIVEIRA . RHEOLOGICAL PROPERTIES OF BRINE/VEGETABLE OIL/POLYETHOXYLATED NON-IONIC SURFACTANTS BASED MICROEMULSION. HOLOS (NATAL. ONLINE) , v. 2, p. 16-25, 2018.

  • COSTA, BRUNO LEONARDO DE SENA ; FREITAS, JÚLIO CEZAR DE OLIVEIRA ; SANTOS, PAULO HENRIQUE SILVA ; MELO, Dulce Maria de Araújo ; OLIVEIRA, YVIS HENRIQUE DE . Effects of carbon dioxide in Portland cement: A relation between static sedimentation and carbonation. CONSTRUCTION AND BUILDING MATERIALS , v. 150, p. 450-458, 2017.

  • SOARES, ANGELO ARAUJO ; CÉZAR DE OLIVEIRA FREITAS, JÚLIO ; MARIA DE ARAUJO MELO, DULCE ; BRAGA, RENATA MARTINS ; AMARAL-MACHADO, LUCAS ; SILVA SANTOS, PAULO HENRIQUE ; OLIVEIRA SOARES, LECH WALESA . Cement slurry contamination with oil-based drilling fluids. JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING , v. 158, p. 433-440, 2017.

  • COSTA, BRUNO LEONARDO DE SENA ; DE SOUZA, GULLYTY GOMES ; DE OLIVEIRA FREITAS, JULIO CEZAR ; DA SILVA ARAUJO, ROMERO GOMES ; SANTOS, PAULO HENRIQUE SILVA . Silica content influence on cement compressive strength in wells subjected to steam injection. JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING , v. 158, p. 626-633, 2017.

  • CURBELO, FABIOLA DIAS DA SILVA ; ARANHA, RAYANNE MACEDO ; GARNICA, ALFREDO ISMAEL CURBELO ; ARAÚJO, EDSON DE ANDRADE ; FREITAS, JÚLIO CEZAR DE OLIVEIRA . REMOÇÃO DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO BASE ÓLEO POR COLCHÕES LAVADORES COMPOSTOS POR ÓLEO VEGETAL, TENSOATIVO E SALMOURA. HOLOS (NATAL. ONLINE) , v. 4, p. 125, 2017.

  • BRAGA, RENATA M. ; MELO, DULCE M.A. ; SOBRINHO, ELEDIR V. ; BARROS, JOANA M.F. ; MELO, MARCUS A.F. ; CARVALHO, ALEXANDRE F.M. ; DO SOCORRO B FONTES, MARIA ; FREITAS, JULIO C.O. . Catalytic upgrading of Elephant grass (Pennisetum purpureum Schum) pyrolysis vapor using WO3 supported on RHA and RHA-MCM-41. CATALYSIS TODAY , v. 279, p. 224-232, 2016.

  • SOARES, LECH W.O. ; BRAGA, RENATA M. ; FREITAS, JULIO C.O. ; VENTURA, RAFAEL A. ; PEREIRA, DENNYS S.S. ; MELO, DULCE M.A. . The effect of rice husk ash as pozzolan in addition to cement Portland class G for oil well cementing. Journal of Petroleum Science & Engineering , v. 131, p. 80-85, 2015.

  • BRAGA, R. M. ; QUEIROGA, T. S. ; CALIXTO, G. Q. ; ALMEIDA, H. N. ; MELO, D. M. A. ; MELO, M. A. F. ; FREITAS, J.C.O. ; CURBELO, F. D. S. . The energetic characterization of pineapple crown leaves. Environmental Science and Pollution Research International , v. 22, p. 18987-18993, 2015.

  • BRAGA, RENATA M. ; MELO, DULCE M. A. ; AQUINO, FLAVIA M. ; FREITAS, JULIO C. O. ; MELO, MARCUS A. F. ; BARROS, JOANA M. F. ; FONTES, MARIA S. B. . Characterization and comparative study of pyrolysis kinetics of the rice husk and the elephant grass. Journal of Thermal Analysis and Calorimetry , v. 115, p. 1915-1920, 2014.

  • BRAGA, RENATA M. ; COSTA, TIAGO R. ; FREITAS, JULIO C. O. ; BARROS, JOANA M. F. ; MELO, DULCE M. A. ; MELO, MARCUS A. F. . Pyrolysis kinetics of elephant grass pretreated biomasses. Journal of Thermal Analysis and Calorimetry , v. 117, p. 1341-1348, 2014.

  • BRAGA, R. M. ; BARROS, J. M. ; MELO, D. M. A. ; MELO, M. A. F. ; AQUINO, F. M. ; FREITAS, J.C.O. ; SANTIAGO, R. C. . Kinetic study of template removal of MCM-41 derived from rice husk ash. Journal of Thermal Analysis and Calorimetry , v. 111, p. 1013-1018, 2013.

  • ANJOS, M. A. S. ; MARTINELLI, A. E. ; Dulce M.A. Melo ; RENOVATO, T. ; SOUZA, P. D. P. ; FREITAS, J.C.O. . Hydration of oil well cement containing sugarcane biomass waste as a function of curing temperature and pressure. JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING , v. 109, p. 291-297, 2013.

  • BRAGA, RENATA M. ; TEODORO, N. ; AQUINO, F.M. ; AQUINO, F. M. ; BARROS, J. M. ; MELO, D. M. A. ; FREITAS, J.C.O. . SÍNTESE DA PENEIRA MOLECULAR MCM-41 DERIVADA DA CINZA DA CASCA DO ARROZ. HOLOS (NATAL. ONLINE) , v. 5, p. 40, 2013.

  • SOUZA, P. ; SOARES, R. ; ANJOS, M. ; FREITAS, J. ; MARTINELLI, A. ; MELO, D. . CEMENT SLURRIES OF OIL WELLS UNDER HIGH TEMPERATURE AND PRESSURE: THE EFFECTS OF THE USE OF CERAMIC WASTE AND SILICA FLOUR. Brazilian Journal of Petroleum and Gas , v. 6, p. 105-113, 2012.

  • MARTINELLI, A. E. ; NÓBREGA, A. C. V. DA ; MELO, Dulce Maria de Araújo ; MELO, Marcus Antonio de Freitas ; FREITAS, J.C.O. ; OLIVEIRA, F. S. . Effect of Mud Acid on Portland-Aqueous Polyurethane Composites to Oil Well Cementing. Materials Science Forum (Online) , v. 730-732, p. 307-312, 2012.

  • AQUINO, F. M. ; MARTINELLI, A. E. ; MELO, M. A. F. ; ARAúJO, L. C. B. ; FREITAS, J.C.O. ; SANTIAGO, R. C. ; MELO, D. M. A. . Thermal decomposition kinetics of PrMO3 (M = Ni or Co) ceramic materials via thermogravimetry. Journal of Thermal Analysis and Calorimetry (Dordrecht Online) , v. 104, p. 701-705, 2011.

  • ANJOS, M. A. S ; SANTOS, T. R. ; MELO, D. M. A. ; MELO, M. ; FREITAS, J.C.O. . Cement Slurry With Silica Flour and Metakaolin for Cementation of Oil-Wells Subject to High Temperature. Journal of Materials Science and Engineering , v. 4, p. 1-5, 2010.

  • R. A. CANDEIA, ; FREITAS, J.C.O. ; M. A. F. SOUZA, ; CONCEIÇÃO, Marta Maria da ; SANTOS, Iêda Maria Garcia dos ; L. E. B. Soledade ; SOUSA, Antonio Gouveia de . Thermal and rheological behavior of diesel and methanol biodiesel blends. Journal of Thermal Analysis and Calorimetry , v. 1, p. 1-4, 2007.

  • CANDEIA, Roberlúcia Araújo ; FREITAS, J.C.O. ; CONCEIÇÃO, Marta Maria da ; F.C. Silva ; SANTOS, I.M.G. ; SOUZA, A. G. . Análise comparativa do biodiesel de óleo de soja obtido com diferentes álcoois. P@rtes (São Paulo) , v. 12, p. 30-32, 2007.

  • CANDEIA, Roberlúcia Araújo ; FREITAS, J.C.O. ; CONCEIÇÃO, Marta Maria da ; SANTOS, Iêda Maria Garcia dos . Analise comparativa do biodiesel de oleo de soja obtido com diferentes alcoois. Revista biodiesel, p. 30 - 32, 01 jan. 2007.

  • ARAÚJO, ROMERO GOMES DA SILVA ; FREITAS, JULIO CEZAR DE OLIVEIRA ; COSTA, BRUNO LEONARDO DE SENA ; MOREIRA, PAULO HENRIQUE SILVA SANTOS ; SILVA, FABRÍCIO PEREIRA FEITOZA DA ; OLIVEIRA, YVIS HENRIQUE DE . Alternative Material to be Applied in Oil Well Cementing Subjected to High Temperatures to Avoid Compressive Strength Retrogression. In: Offshore Technology Conference, 2019, Houston. Offshore Technology Conference, 2019.

  • GARNICA, A. I. C. ; CURBELO, F. D. S. ; VALE, M. M. ; Freitas, J. C. O. . OBTENÇÃO E ESTUDO REOLÓGICO DE UM FLUIDO DE PERFURAÇÃO À BASE DE ÁGUA. In: I CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS, 2015, Campina Grande. I CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS, 2015.

  • CURBELO, F. D. S. ; GARNICA, A. I. C. ; Freitas, J. C. O. ; MOCHIZUKI, V. L. . OBTENÇÃO DE COLCHÃO LAVADOR A BASE DE TENSOATIVO E ÓLEO VEGETAL PARA REMOÇÃO DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO NÃO AQUOSO.. In: I CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS, 2015, Campina Grande. I CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS, 2015.

  • SOARES, L. W. O. ; BARROS, M. V. C. ; MELO, D. M. A. ; BRAGA, R. M. ; Freitas, J. C. O. . Avaliação da atividade pozolânica da cinza da casca do arroz em pastas de cimento portland de poços petrolíferos. In: VIII Congresso brasileiro e III Congresso Pan-Americano de Análise Térmica e Calorimetria, 2012, Campos do Jordão - SP. Análise térmica, 2012.

  • PAIVA, L. C. M. ; LIMA, C. ; BARROSO, C. A. M. ; OLIVEIRA, T. ; BARROS, M. V. C. ; MARTINELLI, A. E. ; BEZERRA, U. T. ; Freitas, J. C. O. . Evaluation of rheological and mechanical properties of cement slurries doped with fiber of glass wool. In: Rio Oil & Gas Expo and Conference, 2012, Rio de Janeiro. Rio Oil & Gas Technical Papers, 2012.

  • MEDEIROS, R. L. B. A. ; BARROS, M. V. C. ; Freitas, J. C. O. ; MELO, D. M. A. . Hydration study of class G portland cement through XRD analysis. In: Rio Oil & Gas Expo and Conference, 2012, Rio de Janeiro. Rio Oil & Gas Technical Papers, 2012.

  • BARROS, M. V. C. ; SOARES, R. C. A. ; PEREIRA, D. S. S. ; Freitas, J. C. O. ; MARTINELLI, A. E. ; MELO, D. M. A. . Influence of the addition time of the superplasticizer admixture in portland cement slurry systems to oil wells. In: Rio Oil & Gas Expo and Conference, 2012, Rio de Janeiro. Rio Oil & Gas Technical Papers, 2012.

  • RIBEIRO, D. B. ; Freitas, J. C. O. ; BARROS, M. V. C. ; COSTA, B. L. S. ; Flank Melo de Lima ; MELO, M. A. F. ; MELO, D. M. A. . ESTUDO DAS PROPRIEDADES REOLÓGICAS E MECÂNICAS DE PASTAS DE CIMENTO ADITIVADAS COM NANO SÍLICA PARA APLICAÇÃO EM OPERAÇÕES DE CIMENTAÇÃO PRIMÁRIA. In: IV Encontro Nacional de Hidráulica de Poços de Petróleo e Gás, 2011, Foz do Iguaçu. IV Encontro Nacional de Hidráulica de Poços de Petróleo e Gás, 2011.

  • PEREIRA, D. S. S. ; SILVA, O. N. ; BARROS, M. V. C. ; RIBEIRO, D. B. ; Freitas, J. C. O. ; MELO, D. M. A. . Influência do aditivo dispersante no controle do filtrado. In: 6º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2011, Florianópolis/SC. 6º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2011.

  • VENTURA, R. A. ; PEREIRA, D. S. S. ; RIBEIRO, D. B. ; BARROS, M. V. C. ; Freitas, J. C. O. ; MELO, D. M. A. . Eficiência do Silicato de Sódio como estendedor. In: 6º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2011, Florianópolis/SC. 6º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2011.

  • BRAGA, R. M. ; MELO, D. M. A. ; MELO, M. A. F. ; Freitas, J. C. O. ; Pergher, S. B. C. . Thiophene removal by residual biomass. In: 16 CBCat, 2011, Campos do Jordão - SP. Catálise ambiental, fotocatálise e Eletrocatálise, 2011.

  • BRAGA, R. M. ; SANTIAGO, R. C. ; MELO, D. M. A. ; MELO, M. A. F. ; Freitas, J. C. O. . Rejeito de xisto como adsorvente de compostos sulfurados. In: 6º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2011, Florianópolis/SC. 6º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2011.

  • Melo, C. G. M. ; MARTINELLI, A. E. ; MELO, D. M. A. ; MELO, M. A. F. ; FREITAS, J.C.O. . Efeito do NaCl na bombeabilidade e resistência mecânica de pastas para cimentação de poços de petróleo em zonas evaporíticas. In: Rio Oil & Gás Expo and Conference, 2010, Rio de Janeiro. Rio Oil & Gás Expo and Conference, 2010.

  • Nobrega A.C.V. ; MARTINELLI, A. E. ; MELO, D. M. A. ; PONTES, M. R. F. ; NASCIMENTO, J. H. ; FREITAS, J.C.O. . Ataque ácido em compósitos Portland-polímeros para poços de petróleo: Mecanismos de ação.. In: 4 Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2007, Campinas. 4 PDPETRO, 2007.

  • CANDEIA, Roberlúcia Araújo ; FREITAS, J.C.O. ; CONCEIÇÃO, Marta Maria da ; SANTOS, Iêda Maria Garcia dos ; SOUSA, Antonio Gouveia de . Análise Comparativa do Biodiesel Derivado do Óleo de Soja Obtidocom diferentes Álcoois.. In: I CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL, 2006, Brasília. I CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL, 2006.

  • CURBELO, F. D. S. ; GARNICA, A. I. C. ; Freitas, J. C. O. . OIL VEGETABLE BASED MICROEMULSION CLEANER FLUID FOR APPLICATION IN PETROLEUM WELLS. In: PetroPhase - The 18th International Conference on Petroleum Phase Behavior & Fouling, 2017, França. PetroPhase 2017, 2017. v. 1. p. 46-47.

  • CURBELO, F. D. S. ; GARNICA, A. I. C. ; Freitas, J. C. O. . COMPARATIVE STUDY OF DIFFERENT VEGETABLE OILS FOR THE PREPARATION OF MICROEMULSIONS USED AS CLEANER FLUIDS OF BASED OIL DRILLING FLUID. In: PetroPhase - The 18th International Conference on Petroleum Phase Behavior & Fouling, 2017, Le Havre. PetroPhase 2017, 2017. v. 1. p. 85-86.

  • CURBELO, F. D. S. ; GARNICA, A. I. C. ; Freitas, J. C. O. . ADSORPTION STUDY AND OIL RECOVERY BY ANIONIC AND NONIONIC SURFACTANTS IN SANDSTONE BOTUCATU - BRAZIL. In: PetroPhase - The 18th International Conference on Petroleum Phase Behavior & Fouling, 2017, Le Havre. PetroPhase 2017, 2017. v. 1. p. 89-90.

  • CURBELO, F. D. S. ; GARNICA, A. I. C. ; Freitas, J. C. O. . STUDY OF THE REOLOGICAL BEHAVIOR OF A MICROEMULSION BASED DRILLING FLUID. In: PetroPhase - The 18th International Conference on Petroleum Phase Behavior & Fouling, 2017, Le Havre. PetroPhase 2017, 2017. v. 1. p. 116-117.

  • CURBELO, F. D. S. ; GARNICA, A. I. C. ; Freitas, J. C. O. . INFLUENCE OF GLICERYN AND XANTHAM GUM IN RHEOLOGICAL PROPRIETY OF MICROEMULTION DRILLING FLUID. In: PetroPhase - The 18th International Conference on Petroleum Phase Behavior & Fouling, 2017, Le Havre. PetroPhase 2017, 2017. v. 1. p. 128-129.

  • CURBELO, F. D. S. ; GARNICA, A. I. C. ; Freitas, J. C. O. . APLICATION OF GLYCERIN INFLUENCE IN SURFACTANTS SOLUTION FOR ENHACED OIL RECOVERY. In: PetroPhase - The 18th International Conference on Petroleum Phase Behavior & Fouling, 2017, Le Havre. PetroPhase 2017, 2017. v. 1. p. 222-223.

  • BRAGA, R. M. ; MELO, D. M. A. ; MELO, M. A. F. ; Freitas, J. C. O. ; VITOR SOBRINHO, E. ; BARROS, J. M. F. ; CARVALHO, A. F. M. . CATALYTIC PYROLYSIS OF ELEPHANT GRASS USING WO3 SUPPORTED IN RHA AND RHA-MCM-41.. In: 3 CatBior, 2015, Rio de Janeiro. thermochemical transformation of biomass and related catalytic upgrading technologies for for bio-oil, 2015.

  • ARAUJO, L. C. B. ; MELO, D. M. A. ; MELO, M. A. F. ; BRAGA, R. M. ; BARROS, J. M. F. ; Freitas, J. C. O. . Catalisadores à base de níquel suportado em óxido de zinco para reforma a seco de metano. In: 10 Encontro Norte-Nordeste de Catálise - 10 Encat, 2014, Recife. Catalisadores estruturados, 2014.

  • BRAGA, R. M. ; FONTES, M. S. B. ; AQUINO, F. M. ; MELO, D. M. A. ; MELO, M. A. F. ; FREITAS, J.C.O. ; BARROS, J. M. F. . Estudo comparativo da cinética da pirólise do capim elefante e casca do arroz. In: VIII CBRATEC - Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria e III Congresso Pan-Americano de Análise Térmica e Calorimetria, 2012, Campos do Jordão/SP. VIII CBRATEC, 2012.

  • RIBEIRO, D. B. ; BARROS, M. V. C. ; PEREIRA, D. S. S. ; Freitas, J. C. O. ; MELO, D. M. A. ; MELO, M. A. F. . Influence of CaO addition on the mechanical behavior of geopolymer slurries for oil well cementing. In: XI Encontro da SBPMAT, 2012, Florianópolis/SC. Encontro da SBPMAT - Anais, 2012.

  • ARAUJO FILHO, R. ; PEREIRA, D. S. S. ; BARROS, M. V. C. ; Freitas, J. C. O. ; MELO, D. M. A. . Development of the lightweight slurries with addition of vermiculite to oil well cementing. In: XI Encontro da SBPMAT, 2012, Florianópolis/SC. XI Encontro da SBPMAT - Anais, 2012.

  • SILVA, R. F. ; OLIVEIRA, F. S. ; BARROS, M. V. C. ; RIBEIRO, D. B. ; Freitas, J. C. O. ; MELO, D. M. A. . Influence of SBR Latex in the mechanical properties of cementing matrices. In: X Brazilian MRS Meeting, 2011, Gramado/RS. X Brazilian MRS Meeting, 2011.

  • BARROS, M. V. C. ; PEREIRA, D. S. S. ; SILVA, R. F. ; RIBEIRO, D. B. ; Freitas, J. C. O. ; MELO, D. M. A. ; MARTINELLI, A. E. . Influence of superplasticizers and hyperplasticizers admixtures on the mechanical behavior of Portland cement slurries. In: X Brazilian MRS Meeting, 2011, Gramado/RS. X Brazilian MRS Meeting, 2011.

  • BRAGA, R. M. ; SANTIAGO, R. C. ; Araújo, L. C. B. ; MELO, D. M. A. ; Freitas, J. C. O. . Caracterização da Bentonita Cálcica e Sódica e suas Aplicações como Adsorvente de Fenol. In: 8 Encontro Norte - Nordeste de Catálise, 2010, Natal/RN. 8 Encontro de Catalise Norte-Nordeste, 2010.

  • Fernandes M.R.P. ; Silva, P. D. ; MARTINELLI, A. E. ; MELO, D. M. A. ; MELO, M. A. F. ; FREITAS, J.C.O. . INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE POLÍMERO NA ELASTICIDADE E RESISTÊNCIA COMPRESSIVA DE PASTAS CIMENTANTES. In: 5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS, 2009, FORTALEZA. 5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS, 2009.

  • Silva, P. D. ; Fernandes M.R.P. ; MARTINELLI, A. E. ; MELO, D. M. A. ; MELO, M. A. F. ; FREITAS, J.C.O. . ESTUDO DA RETROGRESSÃO DE PASTAS CIMENTANTES COMPÓSITAS CIMENTO/SÍLICA/POLIURETANA. In: 5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS, 2009, FORTALEZA. 5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS, 2009.

  • Melo, C. G. M. ; MARTINELLI, A. E. ; MELO, D. M. A. ; MELO, M. A. F. ; FREITAS, J.C.O. . AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE PASTAS DE CIMENTO PARA POÇOS DE PETRÓLEO EM ZONAS EVAPORÍTICAS. In: 5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS, 2009, FORTALEZA. 5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS, 2009.

  • ANJOS, M. A. S ; SANTOS, T. R. ; SOUZA, P. D. P. ; MELO, D. M. A. ; MARTINELLI, A. E. ; FREITAS, J.C.O. . Efeito da metacaulinita e da silica flour como aditivos minerais em pastas cimentícias submetidas a altas temperaturas e pressão em poços de recuperação térmica. In: 5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS, 2009, FORTALEZA. 5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS, 2009.

  • PONTES, M. R. F. ; MARTINELLI, A. E. ; Nobrega A.C.V. ; NASCIMENTO, J. H. ; FREITAS, J.C.O. . Adição de polimero em pasta cimentante e estudo da sua durabilidade quando submetido a ataque químico.. In: Brazil On-shore, 2006, Natal. Brazil On-shore, 2006.

  • CANDEIA, Roberlúcia Araújo ; SANTOS, Nataly Albuquerque dos ; CONCEIÇÃO, Marta Maria da ; SOUSA, Antonio Gouveia de ; DANTAS, Hermesson Jales ; BEZERRA, Aline Fonseca ; FREITAS, J.C.O. ; GONDIM, A. D. . Capacidade Calorífica de Biodiesel de Mamona. In: I Simpósio da Região Nordeste Sobre Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás Natural., 2004, Recife. I Simpósio da Região Nordeste Sobre Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás Natural., 2004.

  • SANTIAGO, R. C. ; BRAGA, R. M. ; MELO, D. M. A. ; MELO, M. A. F. ; Freitas, J. C. O. . Kinetics of decomposition of CTMABr surfactant on molecular sieve MCM-41 type synthesized with alternative source of silica. In: IX Encontro SBPMat, 2010, Ouro Preto/MG. Materiais, 2010.

  • PINTO, E. N. M. G. ; RIBEIRO, D. B. ; MELO, D. M. A. ; MARTINELLI, A. E. ; FREITAS, J.C.O. . The influence of metakaulinite crystallinity on the properties of a geopolymer. In: 11º International Conference on Advanced Materials ICAM 2009 - VII Encontro da SBPMat, 2009, Rio de Janeiro. ICAM - SBPMat - 2009. Rio de Janeiro, 2009. v. 01.

  • PINTO, E. N. M. G. ; RIBEIRO, D. B. ; MELO, D. M. A. ; MARTINELLI, A. E. ; MELO, M. A. F. ; FREITAS, J.C.O. . The influence of cation polymerization Na/K in the properties of a geopolymer. In: 11º International Conference on Advanced Materials ICAM 2009 - VII Encontro da SBPMat, 2009, Rio de Janeiro. ICAM - SBPMat - 2009, 2009. v. 01.

  • PONTES, M. R. F. ; Silva, P. D. ; MARTINELLI, A. E. ; MELO, D. M. A. ; MELO, M. A. F. ; FREITAS, J.C.O. . Acid leaching resistance of composite Portland-polymeric oilwell slurries. In: 11º International Conference on Advanced Materials ICAM 2009 - VII Encontro da SBPMat, 2009, Rio de Janeiro. ICAM - SBPMat - 2009. Rio de Janeiro, 2009. v. 01.

  • CANDEIA, Roberlúcia Araújo ; FREITAS, J.C.O. ; SILVA, M.C.D. ; CONCEIÇÃO, Marta Maria da ; SANTOS, Iêda Maria Garcia dos ; SOUSA, Antonio Gouveia de . Avaliação de parâmetros Físico-químicos de Misturas de Biodiesel de Soja/Diesel Fóssil. In: Seminário Internacional de Soja - Recurso Renovável para usos Industriais Não-Alimentares, 2007, Rio de Janeiro. Seminário Internacional de Soja - Recurso Renovável para usos Industriais Não-Alimentares, 2007.

  • CANDEIA, Roberlúcia Araújo ; FREITAS, J.C.O. ; SILVA, M.C.D. ; CONCEIÇÃO, Marta Maria da ; SANTOS, Iêda Maria Garcia dos ; SOUSA, Antonio Gouveia de . Estudo Reológico de Misturas de Biodiesel de Soja/Diesel Fóssil. In: Seminário Internacional Soja-Recurso Renovável para usos Inustriais Não Alimentares, 2007, Rio de Janeiro. Seminário Internacional de Soja - Recurso Renovável para usos Industriais Não-Alimentares, 2007.

  • Nobrega A.C.V. ; MARTINELLI, A. E. ; MELO, D. M. A. ; FREITAS, J.C.O. ; NASCIMENTO, J. H. . Portland-Polymer Cementing Composites Submitted To Mud Acid Attack.. In: 19 World Petrolleum Congress, 2007, Madrid. 19 World Petrolleum Congress, 2007.

  • FREITAS, J.C.O. ; SANTOS, Iêda Maria Garcia dos ; CONCEIÇÃO, Marta Maria da ; SOUSA, Antonio Gouveia de . Caracterização do Biodiesel Obtido do Óleo de Soja. In: XXV ENEQUI - Encontro Nacional dos Estudantes de Química, 2006, Campina Grande, 2006.

  • Tulio Wagner Batista Jacinto ; Flank Melo de Lima ; Antonio Eduardo Martinelli ; Dulce Maria de Araujo Melo ; Marcus Antonio de Freitas Melo ; FREITAS, J.C.O. . Avaliacao das Propriedades Reologicas em Pastas de Cimento para Cimentacao secundaria de Pocos de petroleo. In: Rio Oil & Gas Expo and Conference 2006, 2006, Rio de Janeiro. Avaliacao das Propriedades Reologicas em Pastas de Cimento para Cimentacao secundaria de Pocos de petroleo, 2006.

  • CAPISTRANO, Breno José Sousa ; FREITAS, J.C.O. ; SANTOS, Maria Rita de Cassia ; SANTOS, Iêda Maria Garcia dos ; SOUSA, Antonio Gouveia de ; Severino J. G. Lima ; Elson Longo ; Carlos A. Paskocimas . Analise termica dos pigmentos Zn2-xCoXTiO4 com 0

  • CANDEIA, Roberlúcia Araújo ; SOUSA, Antonio Gouveia de ; SANTOS, Iêda Maria Garcia dos ; FREITAS, J.C.O. ; M. A. F. SOUZA, ; CONCEIÇÃO, Marta Maria da . Avaliação Termogravimétrica e Cinética do Biodiesel Derivado do Óleo de Soja. In: V CBRATEC - Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria, 2006, Poços de Caldas. V CBRATEC, 2006. v. Unico. p. 208-208.

  • CANDEIA, Roberlúcia Araújo ; SOUSA, Antonio Gouveia de ; FREITAS, J.C.O. ; SANTOS, Iêda Maria Garcia dos ; M. A. F. SOUZA, . Comportamento Térmico e Cinético dasMisturas do Biodiesel Derivado do Óleo de Soja com Diesel Fóssil. In: V CBRATEC - Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria, 2006, Minas Gerais. V CBRATEC, 2006. v. Único. p. 209-209.

  • FREITAS, J.C.O. ; CAPISTRANO, Breno José Sousa ; SOUSA, Antonio Gouveia de . Caracterização Térmica de Biodiesel Derivado do Óleo de Soja. In: XIII Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2005, João Pessoa, 2005.

  • FREITAS, J.C.O. ; SANTOS, Nataly Albuquerque dos ; CONCEIÇÃO, Marta Maria da ; SOUSA, Antonio Gouveia de . Degradação Térmica de Biodiesel de Mamona. In: I Congresso Brasileiro de Mamona, 2004, Campina Grande, 2004.

  • FREITAS, J.C.O. ; SANTOS, Nataly Albuquerque dos ; CONCEIÇÃO, Marta Maria da ; SOUSA, Antonio Gouveia de . Propriedades Físico-quimicas de Biodiesel de Mamona. In: I Congresso Brasileiro de Mamona, 2004, Campina Grande, 2004.

  • FREITAS, J.C.O. ; SANTOS, Nataly Albuquerque dos ; SINFRÔNIO, Francisco Sávio Mendes ; BEZERRA, Aline Fonseca ; SANTOS, José Carlos de Oliveira ; DANTAS, Hermesson Jales ; CANDEIA, Roberlúcia Araújo ; CONCEIÇÃO, Marta Maria da ; FERNANDES JUNIOR, Válter José ; SOUSA, Antonio Gouveia de . Caracterização Termoanalítica do Biodiesel de Babaçu. In: I Simpósio da Região Nordeste Sobre Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás Natural, 2004, Recife, 2004.

  • FREITAS, J.C.O. ; CAPISTRANO, Breno José Sousa ; SANTOS, Iêda Maria Garcia dos ; SANTOS, Maria Rita de Cassia ; MAURERA, Maria Aldeiza M A ; SOUSA, Antonio Gouveia de . Comportamento Térmico de Catalisadores a Base de Óxido de Tungstênio Dopado com Níquel e Cobalto. In: IV Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria e II Congresso Pan-Americano de Análise Térmica e Calorimetria, 2004, Poços de Caldas, 2004.

  • FREITAS, J.C.O. ; SILVA, Arilson José N ; SINFRÔNIO, Francisco Sávio Mendes ; SANTOS, José Carlos de Oliveira ; CONCEIÇÃO, Marta Maria da ; SANTOS, Iêda Maria Garcia dos ; FERNANDES JUNIOR, Valter José ; VITOR SOBRINHO, Eledir ; SOUSA, Antonio Gouveia de . Cinética Isotérmica da Degradação Térmica de Óleos Lubrificantes Automotivos. In: IV Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria e II Congresso Pan-Americano de Análise Térmica e Calorimetria, 2004, Poços de Caldas, 2004.

  • FREITAS, J.C.O. ; SINFRÔNIO, Francisco Sávio Mendes ; CONCEIÇÃO, Marta Maria da ; SANTOS, Iêda Maria Garcia dos ; FERNANDES JUNIOR, Valter José ; VITOR SOBRINHO, Eledir ; SANTOS, José Carlos de Oliveira ; SOUSA, Antonio Gouveia de . Non-isothermal Kinetics Parameters of Mineral Semi-synthetic and Fully Synthetic Lubricant Oils. In: IV Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria e II Congresso Pan-Americano de Análise Térmica e Calorimetria, 2004, Poços de Caldas, 2004.

  • FREITAS, J.C.O. ; SOUSA, Antonio Gouveia de . Obtenção de Catalizadores para Hidrodessulfurização pelo Método Pechini. In: XII Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2004, João Pessoa, 2004.

  • Flank Melo de Lima ; Antonio Eduardo Martinelli ; Dulce Maria de Araujo Melo ; Tulio Wagner Batista Jacinto ; Pinto E.N.M. ; FREITAS, J.C.O. ; Mrcus Antonio de Freitas Melo . Desenvolvimento de Sistemas de Aditivos em Pastas para Cimentacao Primaria de Pocos de Petroleo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, J.C.O. ; SOUSA, Antonio Gouveia de ; CONCEIÇÃO, Marta Maria da ; SANTOS, Iêda Maria Garcia dos . Caracterizacao do Biodiesel obtido do Oleo de Soja. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Fernandes M.R.P. ; Antonio Eduardo Martinelli ; Dulce Maria de Araujo Melo ; Nobrega A.C.V. ; J.H.O. ; FREITAS, J.C.O. . Adicao de Polimero em Pasta Cimentante e Estudo da sua Durabilidade Quando Submetido a Ataque Quimico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, J.C.O. . Mini-curso: Fundamentos de cimentação de poços petrolíferos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • FREITAS, J.C.O. . Mini-curso: Fundamentos de cimentação de poços petrolíferos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • FREITAS, J.C.O. . Palestra: Fluidos de perfuração aplicados em poços petrolíferos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • FREITAS, J.C.O. . Revestimento e cimentação, no curso de capacitação em fluidos de perfuração, completação e estimulação. 2010. .

  • FREITAS, J.C.O. . Producao de Biodiesel e Alternativos na producao de Oleo e Alcool. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • FREITAS, J.C.O. . Manipulacao de perfumes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2011

    Estudo de novas técnicas de aditivação de pastas de cimento baseadas no uso combinado de aditivos tradicionais e alternativos para a cimentação de poços onshore do Rio Grande do Norte, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador / Antonio Eduardo Martinelli - Integrante / Marcus Antonio de Freitas Melo - Integrante / Dulce Maria de Araujo Melo - Integrante., Financiador(es): PETROBRAS - Remuneração.

  • 2006 - 2008

    Aditivação de cimento Portland classe Especial com dispersão aquosa de poliuretana como redutor de filtrado, Descrição: O objetivo desta proposta é a formulação e caracterização de pastas à base de Portland Especial com adição de poliuretana como redutor de filtrado e demais aditivos necessários à adequação das pastas para cimentação primária de seções de poços a 500, 800, 1000, 1200, 1500 e 2000 m de profundidade. Esta última profundidade requer uma câmara de cura HPHT, solicitada na proposta. A ação da poliuretana na tenacidade do material também será analisada. Serão formuladas, ainda, pastas adequadas para squeeze, a fim de corrigir poços com bainhas já comprometidas utilizando-se um material com melhor comportamento plástico. Com isto, espera-se obter formulações adequadas para aplicação direta no campo, particularmente na região Nordeste. As novas formulações serão estudadas, também, sob o ponto de vista de ação sistêmica, levando-se em consideração a interação entre a poliuretana e os demais aditivos nas propriedades das pastas... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Integrante / Antonio Eduardo Martinelli - Coordenador / Marcus Antonio de Freitas Melo - Integrante / Dulce Maria de Araujo Melo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

  • 2006 - 2008

    Consolidação da infra-estrutura do Laboratório de Cimentos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para a especificação de cimentos e aditivos, formulação e caracterização de pastas cimentantes para poços de petróleo., Descrição: O objetivo do projeto é complementar a infra-estrutura do Laboratório de Cimentos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, adequando-o à consolidação das atividades de especificação, pesquisa e desenvolvimento de aditivos e pastas de cimentos para a cimentação primária e corretiva de poços de petróleo, em especial aqueles sujeitos à injeção de vapor. As seguintes metas específicas podem ser delineadas para este fim: 1. Complementação da infra-estrutura de equipamentos e acessórios necessários à especificação de cimentos e aditivos e à preparação e caracterização de pastas de cimento para poços com profundidade de até 5.000 m. 2. Ampliação dos recursos destinados à informatização das atividades do laboratório de cimentos e à realização de eventos de divulgação e acompanhamento de projetos. 3. Adequação e modernização das instalações disponíveis ao funcionamento de novos equipamentos. 4. Readequação das instalações físicas gerais do laboratório. 5. Reforma e climatização do ambiente destinado à realização de ensaios mecânicos em pastas de cimento. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Integrante / Antonio Eduardo Martinelli - Coordenador / Marcus Antonio de Freitas Melo - Integrante / Dulce Maria de Araujo Melo - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Formulação de grautes para cimentação de poços em operações onshore e offshore, Descrição: Assim, a finalidade desse projeto é desenvolver grautes cimentícios utilizados na construção civil, constituídos de cimento Portland CPP-Classe Especial para poços de petróleo. Serão avaliados os comportamentos individual e sistêmico de aditivos para grautes no comportamento global do cimento, selecionando-se os produtos que possam ser empregados como aditivos em pastas produzidas a partir de cimento Portland CPP-Classe Especial na cimentação de poços de petróleo, por meio da análise dos resultados dos ensaios laboratoriais recomendados pela API RP 10B. Para isso, serão empregados Schedules de poços normalmente utilizados na região Nordeste, durante a formulação e preparação de composições de pastas tanto para operações cimentação primária quanto para operações de cimentação corretiva (Squeeze), para profundidades que podem variar desde 500 m até 2000 m... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Integrante / Priscila Siqueira de Gouveia - Integrante / Irantécio Mendonça Ferreira - Integrante / Antonio Eduardo Martinelli - Coordenador / Marcus Antonio de Freitas Melo - Integrante / Dulce Maria de Araujo Melo - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

Projetos de desenvolvimento

  • 2014 - 2016

    Desenvolvimento de pastas leves utilizando nanoestendedor a base de sílica coloidal para aplicação em poços onshore e offshore, Descrição: Em alguns casos, poços a serem cimentados possuem baixas pressões de fratura, sendo assim necessária a utilização de pastas leves (12-14 ppg) para evitar que a pressão hidrostática seja maior do que a pressão de fratura. Existem três maneiras de reduzir a densidade das pastas de cimento: aditivos estendedores de água, microesferas e pasta espumada. O aditivo estendedor de água mais utilizado é a bentonita sódica, que é uma argila com uma boa capacidade de absorção de água e expansão do seu volume, entretanto, a grande desvantagem desse aditivo é que o aumento de sua concentração implica na redução de resistência a compressão da matriz de cimento. Atualmente, a utilização de partículas em escala nanométrica tem recebido uma atenção especial, principalmente pelo fato de obter novas funcionalidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Júlio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    Desenvolvimento de pastas leves utilizando nanoestendedor a base de sílica coloidal para aplicação em poços onshore e offshore, Descrição: Em alguns casos, poços a serem cimentados possuem baixas pressões de fratura, sendo assim necessária a utilização de pastas leves (12-14 ppg) para evitar que a pressão hidrostática seja maior do que a pressão de fratura. Existem três maneiras de reduzir a densidade das pastas de cimento: aditivos estendedores de água, microesferas e pasta espumada. O aditivo estendedor de água mais utilizado é a bentonita sódica, que é uma argila com uma boa capacidade de absorção de água e expansão do seu volume, entretanto, a grande desvantagem desse aditivo é que o aumento de sua concentração implica na redução de resistência a compressão da matriz de cimento. Atualmente, a utilização de partículas em escala nanométrica tem recebido uma atenção especial, principalmente pelo fato de obter novas funcionalidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Júlio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    Desenvolvimento de pastas leves utilizando nanoestendedor a base de sílica coloidal para aplicação em poços onshore e offshore, Descrição: Em alguns casos, poços a serem cimentados possuem baixas pressões de fratura, sendo assim necessária a utilização de pastas leves (12-14 ppg) para evitar que a pressão hidrostática seja maior do que a pressão de fratura. Existem três maneiras de reduzir a densidade das pastas de cimento: aditivos estendedores de água, microesferas e pasta espumada. O aditivo estendedor de água mais utilizado é a bentonita sódica, que é uma argila com uma boa capacidade de absorção de água e expansão do seu volume, entretanto, a grande desvantagem desse aditivo é que o aumento de sua concentração implica na redução de resistência a compressão da matriz de cimento. Atualmente, a utilização de partículas em escala nanométrica tem recebido uma atenção especial, principalmente pelo fato de obter novas funcionalidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Júlio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    Desenvolvimento de pastas leves utilizando nanoestendedor a base de sílica coloidal para aplicação em poços onshore e offshore, Descrição: Em alguns casos, poços a serem cimentados possuem baixas pressões de fratura, sendo assim necessária a utilização de pastas leves (12-14 ppg) para evitar que a pressão hidrostática seja maior do que a pressão de fratura. Existem três maneiras de reduzir a densidade das pastas de cimento: aditivos estendedores de água, microesferas e pasta espumada. O aditivo estendedor de água mais utilizado é a bentonita sódica, que é uma argila com uma boa capacidade de absorção de água e expansão do seu volume, entretanto, a grande desvantagem desse aditivo é que o aumento de sua concentração implica na redução de resistência a compressão da matriz de cimento. Atualmente, a utilização de partículas em escala nanométrica tem recebido uma atenção especial, principalmente pelo fato de obter novas funcionalidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    Desenvolvimento de pastas leves utilizando nanoestendedor a base de sílica coloidal para aplicação em poços onshore e offshore, Descrição: Em alguns casos, poços a serem cimentados possuem baixas pressões de fratura, sendo assim necessária a utilização de pastas leves (12-14 ppg) para evitar que a pressão hidrostática seja maior do que a pressão de fratura. Existem três maneiras de reduzir a densidade das pastas de cimento: aditivos estendedores de água, microesferas e pasta espumada. O aditivo estendedor de água mais utilizado é a bentonita sódica, que é uma argila com uma boa capacidade de absorção de água e expansão do seu volume, entretanto, a grande desvantagem desse aditivo é que o aumento de sua concentração implica na redução de resistência a compressão da matriz de cimento. Atualmente, a utilização de partículas em escala nanométrica tem recebido uma atenção especial, principalmente pelo fato de obter novas funcionalidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    SISTEMAS DE PASTAS DE CIMENTO CONTENDO CINZA DA CASCA DO ARROZ PARA APLICAÇÃO EM CIMENTAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO, Descrição: Chamada CNPq 11/2016 - Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT O presente projeto tem como objetivo desenvolver e estudar composições de pastas de cimento a partir de pozolana obtida da biomassa da casca do arroz, para aplicação em poços petrolíferos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Desenvolvimento de sistemas de pastas de cimento para aplicação em poços onshore e offshore, Descrição: Pastas de cimento para aplicação em poços petrolíferos são projetadas para atender às exigências de três situações distintas: preparação, deslocamento e pós-colocação no anular do poço. Para cada uma dessas etapas, as pastas devem apresentar propriedades dinâmicas e estáticas adequadas. Inicialmente, os componentes das formulações de pastas devem ser facilmente misturados na superfície, antes de seu deslocamento. O uso de aditivos químicos e o entendimento do seu mecanismo de atuação com o cimento, é de fundamental importância para se garantir sucesso operacional durante o processo de cimentação de poços. Uma das atividades de pesquisa desempenhada pelos pesquisadores docentes e discentes do Núcleo Tecnológico em Cimentação de Poços de Petróleo-NTCPP da UFRN consiste na especificação das condições de uso e modificação de produtos químicos alternativos para uso na cimentação de poços de petróleo. Vários aditivos com bases químicas diferenciadas têm sido testados e especificados no NTCPP para uso nas diferentes funções a serem desempenhadas por pastas de cimento aplicadas em poços de petróleo. Apesar de o comportamento individual desses produtos ter sido determinado em laboratório, seu comportamento sistêmico para diferentes condições de campo e em ação conjunta com aditivos convencionais não é conhecido. O objetivo da presente proposta é selecionar e estudar o comportamento sistêmico de aditivos de diferentes bases químicas, visando o desenvolvimento de formulações de pastas de cimento adequadas às condições de poços onshore e/ou offshore do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador / MOREIRA, PAULO HENRIQUE SILVA SANTOS - Integrante / MARTINELLI, ANTONIO E. - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Desenvolvimento de pastas leves utilizando nanoestendedor a base de sílica coloidal para aplicação em poços onshore e offshore, Descrição: Em alguns casos, poços a serem cimentados possuem baixas pressões de fratura, sendo assim necessária a utilização de pastas leves (12-14 ppg) para evitar que a pressão hidrostática seja maior do que a pressão de fratura. Existem três maneiras de reduzir a densidade das pastas de cimento: aditivos estendedores de água, microesferas e pasta espumada. O aditivo estendedor de água mais utilizado é a bentonita sódica, que é uma argila com uma boa capacidade de absorção de água e expansão do seu volume, entretanto, a grande desvantagem desse aditivo é que o aumento de sua concentração implica na redução de resistência a compressão da matriz de cimento. Atualmente, a utilização de partículas em escala nanométrica tem recebido uma atenção especial, principalmente pelo fato de obter novas funcionalidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    SISTEMAS DE PASTAS DE CIMENTO CONTENDO CINZA DA CASCA DO ARROZ PARA APLICAÇÃO EM CIMENTAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO, Descrição: Chamada CNPq 11/2016 - Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT O presente projeto tem como objetivo desenvolver e estudar composições de pastas de cimento a partir de pozolana obtida da biomassa da casca do arroz, para aplicação em poços petrolíferos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Desenvolvimento de sistemas de pastas de cimento para aplicação em poços onshore e offshore, Descrição: Pastas de cimento para aplicação em poços petrolíferos são projetadas para atender às exigências de três situações distintas: preparação, deslocamento e pós-colocação no anular do poço. Para cada uma dessas etapas, as pastas devem apresentar propriedades dinâmicas e estáticas adequadas. Inicialmente, os componentes das formulações de pastas devem ser facilmente misturados na superfície, antes de seu deslocamento. O uso de aditivos químicos e o entendimento do seu mecanismo de atuação com o cimento, é de fundamental importância para se garantir sucesso operacional durante o processo de cimentação de poços. Uma das atividades de pesquisa desempenhada pelos pesquisadores docentes e discentes do Núcleo Tecnológico em Cimentação de Poços de Petróleo-NTCPP da UFRN consiste na especificação das condições de uso e modificação de produtos químicos alternativos para uso na cimentação de poços de petróleo. Vários aditivos com bases químicas diferenciadas têm sido testados e especificados no NTCPP para uso nas diferentes funções a serem desempenhadas por pastas de cimento aplicadas em poços de petróleo. Apesar de o comportamento individual desses produtos ter sido determinado em laboratório, seu comportamento sistêmico para diferentes condições de campo e em ação conjunta com aditivos convencionais não é conhecido. O objetivo da presente proposta é selecionar e estudar o comportamento sistêmico de aditivos de diferentes bases químicas, visando o desenvolvimento de formulações de pastas de cimento adequadas às condições de poços onshore e/ou offshore do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador / MOREIRA, PAULO HENRIQUE SILVA SANTOS - Integrante / MARTINELLI, ANTONIO E. - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Desenvolvimento de pastas leves utilizando nanoestendedor a base de sílica coloidal para aplicação em poços onshore e offshore, Descrição: Em alguns casos, poços a serem cimentados possuem baixas pressões de fratura, sendo assim necessária a utilização de pastas leves (12-14 ppg) para evitar que a pressão hidrostática seja maior do que a pressão de fratura. Existem três maneiras de reduzir a densidade das pastas de cimento: aditivos estendedores de água, microesferas e pasta espumada. O aditivo estendedor de água mais utilizado é a bentonita sódica, que é uma argila com uma boa capacidade de absorção de água e expansão do seu volume, entretanto, a grande desvantagem desse aditivo é que o aumento de sua concentração implica na redução de resistência a compressão da matriz de cimento. Atualmente, a utilização de partículas em escala nanométrica tem recebido uma atenção especial, principalmente pelo fato de obter novas funcionalidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    SISTEMAS DE PASTAS DE CIMENTO CONTENDO CINZA DA CASCA DO ARROZ PARA APLICAÇÃO EM CIMENTAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO, Descrição: Chamada CNPq 11/2016 - Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT O presente projeto tem como objetivo desenvolver e estudar composições de pastas de cimento a partir de pozolana obtida da biomassa da casca do arroz, para aplicação em poços petrolíferos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Desenvolvimento de sistemas de pastas de cimento para aplicação em poços onshore e offshore, Descrição: Pastas de cimento para aplicação em poços petrolíferos são projetadas para atender às exigências de três situações distintas: preparação, deslocamento e pós-colocação no anular do poço. Para cada uma dessas etapas, as pastas devem apresentar propriedades dinâmicas e estáticas adequadas. Inicialmente, os componentes das formulações de pastas devem ser facilmente misturados na superfície, antes de seu deslocamento. O uso de aditivos químicos e o entendimento do seu mecanismo de atuação com o cimento, é de fundamental importância para se garantir sucesso operacional durante o processo de cimentação de poços. Uma das atividades de pesquisa desempenhada pelos pesquisadores docentes e discentes do Núcleo Tecnológico em Cimentação de Poços de Petróleo-NTCPP da UFRN consiste na especificação das condições de uso e modificação de produtos químicos alternativos para uso na cimentação de poços de petróleo. Vários aditivos com bases químicas diferenciadas têm sido testados e especificados no NTCPP para uso nas diferentes funções a serem desempenhadas por pastas de cimento aplicadas em poços de petróleo. Apesar de o comportamento individual desses produtos ter sido determinado em laboratório, seu comportamento sistêmico para diferentes condições de campo e em ação conjunta com aditivos convencionais não é conhecido. O objetivo da presente proposta é selecionar e estudar o comportamento sistêmico de aditivos de diferentes bases químicas, visando o desenvolvimento de formulações de pastas de cimento adequadas às condições de poços onshore e/ou offshore do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador / MOREIRA, PAULO HENRIQUE SILVA SANTOS - Integrante / MARTINELLI, ANTONIO E. - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Desenvolvimento de pastas leves utilizando nanoestendedor a base de sílica coloidal para aplicação em poços onshore e offshore, Descrição: Em alguns casos, poços a serem cimentados possuem baixas pressões de fratura, sendo assim necessária a utilização de pastas leves (12-14 ppg) para evitar que a pressão hidrostática seja maior do que a pressão de fratura. Existem três maneiras de reduzir a densidade das pastas de cimento: aditivos estendedores de água, microesferas e pasta espumada. O aditivo estendedor de água mais utilizado é a bentonita sódica, que é uma argila com uma boa capacidade de absorção de água e expansão do seu volume, entretanto, a grande desvantagem desse aditivo é que o aumento de sua concentração implica na redução de resistência a compressão da matriz de cimento. Atualmente, a utilização de partículas em escala nanométrica tem recebido uma atenção especial, principalmente pelo fato de obter novas funcionalidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    SISTEMAS DE PASTAS DE CIMENTO CONTENDO CINZA DA CASCA DO ARROZ PARA APLICAÇÃO EM CIMENTAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO, Descrição: Chamada CNPq 11/2016 - Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT O presente projeto tem como objetivo desenvolver e estudar composições de pastas de cimento a partir de pozolana obtida da biomassa da casca do arroz, para aplicação em poços petrolíferos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Desenvolvimento de sistemas de pastas de cimento para aplicação em poços onshore e offshore, Descrição: Pastas de cimento para aplicação em poços petrolíferos são projetadas para atender às exigências de três situações distintas: preparação, deslocamento e pós-colocação no anular do poço. Para cada uma dessas etapas, as pastas devem apresentar propriedades dinâmicas e estáticas adequadas. Inicialmente, os componentes das formulações de pastas devem ser facilmente misturados na superfície, antes de seu deslocamento. O uso de aditivos químicos e o entendimento do seu mecanismo de atuação com o cimento, é de fundamental importância para se garantir sucesso operacional durante o processo de cimentação de poços. Uma das atividades de pesquisa desempenhada pelos pesquisadores docentes e discentes do Núcleo Tecnológico em Cimentação de Poços de Petróleo-NTCPP da UFRN consiste na especificação das condições de uso e modificação de produtos químicos alternativos para uso na cimentação de poços de petróleo. Vários aditivos com bases químicas diferenciadas têm sido testados e especificados no NTCPP para uso nas diferentes funções a serem desempenhadas por pastas de cimento aplicadas em poços de petróleo. Apesar de o comportamento individual desses produtos ter sido determinado em laboratório, seu comportamento sistêmico para diferentes condições de campo e em ação conjunta com aditivos convencionais não é conhecido. O objetivo da presente proposta é selecionar e estudar o comportamento sistêmico de aditivos de diferentes bases químicas, visando o desenvolvimento de formulações de pastas de cimento adequadas às condições de poços onshore e/ou offshore do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador / MOREIRA, PAULO HENRIQUE SILVA SANTOS - Integrante / MARTINELLI, ANTONIO E. - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Desenvolvimento de pastas leves utilizando nanoestendedor a base de sílica coloidal para aplicação em poços onshore e offshore, Descrição: Em alguns casos, poços a serem cimentados possuem baixas pressões de fratura, sendo assim necessária a utilização de pastas leves (12-14 ppg) para evitar que a pressão hidrostática seja maior do que a pressão de fratura. Existem três maneiras de reduzir a densidade das pastas de cimento: aditivos estendedores de água, microesferas e pasta espumada. O aditivo estendedor de água mais utilizado é a bentonita sódica, que é uma argila com uma boa capacidade de absorção de água e expansão do seu volume, entretanto, a grande desvantagem desse aditivo é que o aumento de sua concentração implica na redução de resistência a compressão da matriz de cimento. Atualmente, a utilização de partículas em escala nanométrica tem recebido uma atenção especial, principalmente pelo fato de obter novas funcionalidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    SISTEMAS DE PASTAS DE CIMENTO CONTENDO CINZA DA CASCA DO ARROZ PARA APLICAÇÃO EM CIMENTAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO, Descrição: Chamada CNPq 11/2016 - Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT O presente projeto tem como objetivo desenvolver e estudar composições de pastas de cimento a partir de pozolana obtida da biomassa da casca do arroz, para aplicação em poços petrolíferos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Desenvolvimento de sistemas de pastas de cimento para aplicação em poços onshore e offshore, Descrição: Pastas de cimento para aplicação em poços petrolíferos são projetadas para atender às exigências de três situações distintas: preparação, deslocamento e pós-colocação no anular do poço. Para cada uma dessas etapas, as pastas devem apresentar propriedades dinâmicas e estáticas adequadas. Inicialmente, os componentes das formulações de pastas devem ser facilmente misturados na superfície, antes de seu deslocamento. O uso de aditivos químicos e o entendimento do seu mecanismo de atuação com o cimento, é de fundamental importância para se garantir sucesso operacional durante o processo de cimentação de poços. Uma das atividades de pesquisa desempenhada pelos pesquisadores docentes e discentes do Núcleo Tecnológico em Cimentação de Poços de Petróleo-NTCPP da UFRN consiste na especificação das condições de uso e modificação de produtos químicos alternativos para uso na cimentação de poços de petróleo. Vários aditivos com bases químicas diferenciadas têm sido testados e especificados no NTCPP para uso nas diferentes funções a serem desempenhadas por pastas de cimento aplicadas em poços de petróleo. Apesar de o comportamento individual desses produtos ter sido determinado em laboratório, seu comportamento sistêmico para diferentes condições de campo e em ação conjunta com aditivos convencionais não é conhecido. O objetivo da presente proposta é selecionar e estudar o comportamento sistêmico de aditivos de diferentes bases químicas, visando o desenvolvimento de formulações de pastas de cimento adequadas às condições de poços onshore e/ou offshore do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador / MOREIRA, PAULO HENRIQUE SILVA SANTOS - Integrante / MARTINELLI, ANTONIO E. - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Desenvolvimento de pastas leves utilizando nanoestendedor a base de sílica coloidal para aplicação em poços onshore e offshore, Descrição: Em alguns casos, poços a serem cimentados possuem baixas pressões de fratura, sendo assim necessária a utilização de pastas leves (12-14 ppg) para evitar que a pressão hidrostática seja maior do que a pressão de fratura. Existem três maneiras de reduzir a densidade das pastas de cimento: aditivos estendedores de água, microesferas e pasta espumada. O aditivo estendedor de água mais utilizado é a bentonita sódica, que é uma argila com uma boa capacidade de absorção de água e expansão do seu volume, entretanto, a grande desvantagem desse aditivo é que o aumento de sua concentração implica na redução de resistência a compressão da matriz de cimento. Atualmente, a utilização de partículas em escala nanométrica tem recebido uma atenção especial, principalmente pelo fato de obter novas funcionalidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador.

  • 2022 - Atual

    Desenvolvimento de geopolímeros ecológicos à base de metacaulim para cimentação e abandono de poços de petróleo-MGeo, Descrição: As barreiras instaladas em profundidades especificadas ao longo do poço que devem garantir o isolamento são usualmente conhecidas como tampões (mecânicos ou de cimento). Segundo o Oil & Gas UK Guidelines for Well Decommissioning (Oil & Gas UK, 2018), um elemento de barreira ou um tampão de abandono necessita apresentar, dentre outras propriedades físicas, baixa permeabilidade ao gás e resistência à compressão adequada; deve possuir estabilidade química; não pode reagir ou sofrer degradação pelo meio ambiente ou pelos fluidos ou materiais com os quais manterá contato e deve garantir esta estabilidade durante toda vida do poço. O cimento é um material largamente utilizado, tanto na atividade da construção civil quanto na construção de poços de petróleo, bem como na elaboração de tampões para abandono temporário e permanente. Entretanto, o cimento possui limitações relacionadas à retração, susceptibilidade de reação com o meio e ao desenvolvimento de microcanais, podendo, ainda, devido a esforços mecânicos, fissurar, abrindo caminhos para que fluidos da formação escapem entre camadas ou possam atingir a superfície. Embora o cimento Portland tenha sido amplamente utilizado em operações de abandono, qualquer material adequado que esteja em conformidade com os requisitos funcionais específicos para a condição do poço pode ser escolhido. Ultimamente, outros materiais foram desenvolvidos para minimizar algumas das preocupações relacionadas ao cimento, trazer soluções duradouras e garantir que os poços abandonados permanentemente nunca vazem. Os geopolímeros se destacam como alternativa ao cimento Portland, como material para cimentação e abandono de poços de petróleo, devido a propriedades tais como, alta resistência à compressão e durabilidade, resistência ao congelamento e degelo, resistências ao fogo, ao meio ácido, à corrosão e à umidade, baixa retração e baixa condutividade térmica. Além disso, é importante destacar que o geopolímero possui como vantagem a baixa emissão de CO2, o que reduz significativamente o impacto ambiental associado à sua produção, quando comparado à produção do cimento Portland. Geopolímeros são uma classe de polímeros inorgânicos obtidos a partir de aluminossilicatos por policondensação. Os geopolímeros não precisam de calcinação e são produzidos a partir de minerais naturais ("rochas artificiais"). Geralmente, as emissões de CO2 derivadas da produção de geopolímeros são entre 70-80% menores que o cimento Portland. Os geopolímeros são baseados em diferentes matérias-primas (ou seja, materiais precursores) como cinzas volantes, caolinita e vários tipos de rochas. Ao variar o tipo de matéria-prima, diferentes tipos de geopolímeros com propriedades selecionadas podem ser obtidos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador / MARTINELLI, ANTONIO E. - Integrante / WILLAME GOMES DA SILVA BATISTA - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Desenvolvimento de blendas especiais a partir de cimento Portland classe G para aplicação em poços petrolíferos com cenários de baixa e alta temperatura, Descrição: Pastas de cimento utilizadas na construção de poços de petróleo submetidos à injeção de vapor precisam de uma atenção especial na sua composição. Sob condições de elevada temperatura, pastas de cimento tradicionais reagem e produzem silicatos de cálcio hidratados com elevada relação Ca/Si que são porosos e permeáveis, reduzindo a resistência à compressão da matriz do cimento. Estas alterações geram falhas no isolamento hidráulico do poço, podendo causar catástrofes ambientais e redução de sua vida produtiva. Os sistemas de pastas de cimento aplicados em poços com temperaturas superiores a 110 ºC são compostos por 35-40% de SiO2, em relação a massa de cimento. Esse percentual de SiO2 reduz a relação CaO/SiO2 para valores próximos de 1 que, por sua vez, modifica o mecanismo de conversão dos silicatos, convertendo o C-S-H em Xonotlita, que apresenta baixa permeabilidade e alta resistência à compressão. Atualmente, a adição mineral mais utilizada em sistemas de pastas para uso em poços com elevada temperatura é a farinha de quartzo (sílica Flour). Operações de cimentação em fases iniciais de poços marítimos ocorrem, geralmente, em temperaturas próximas a 4° C, o que pode retardar a hidratação da pasta de cimento, gerando aumento do tempo de pega, redução da estabilidade e resistência à compressão. Sendo assim, se faz necessário adequar tais sistemas utilizando aceleradores e estendedores para otimizar as propriedades da pasta. As blendas desenvolvidas no projeto serão compostas de materiais reativos com alto teor de sílica e elevada área superficial para se obter sistemas de pastas que se adequem a cenários de poços petrolíferos de alta e baixa temperatura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador / MARTINELLI, ANTONIO E. - Integrante.

  • 2017 - Atual

    SISTEMAS DE PASTAS DE CIMENTO CONTENDO CINZA DA CASCA DO ARROZ PARA APLICAÇÃO EM CIMENTAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO, Descrição: Chamada CNPq 11/2016 - Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT O presente projeto tem como objetivo desenvolver e estudar composições de pastas de cimento a partir de pozolana obtida da biomassa da casca do arroz, para aplicação em poços petrolíferos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Desenvolvimento de sistemas de pastas de cimento para aplicação em poços onshore e offshore, Descrição: Pastas de cimento para aplicação em poços petrolíferos são projetadas para atender às exigências de três situações distintas: preparação, deslocamento e pós-colocação no anular do poço. Para cada uma dessas etapas, as pastas devem apresentar propriedades dinâmicas e estáticas adequadas. Inicialmente, os componentes das formulações de pastas devem ser facilmente misturados na superfície, antes de seu deslocamento. O uso de aditivos químicos e o entendimento do seu mecanismo de atuação com o cimento, é de fundamental importância para se garantir sucesso operacional durante o processo de cimentação de poços. Uma das atividades de pesquisa desempenhada pelos pesquisadores docentes e discentes do Núcleo Tecnológico em Cimentação de Poços de Petróleo-NTCPP da UFRN consiste na especificação das condições de uso e modificação de produtos químicos alternativos para uso na cimentação de poços de petróleo. Vários aditivos com bases químicas diferenciadas têm sido testados e especificados no NTCPP para uso nas diferentes funções a serem desempenhadas por pastas de cimento aplicadas em poços de petróleo. Apesar de o comportamento individual desses produtos ter sido determinado em laboratório, seu comportamento sistêmico para diferentes condições de campo e em ação conjunta com aditivos convencionais não é conhecido. O objetivo da presente proposta é selecionar e estudar o comportamento sistêmico de aditivos de diferentes bases químicas, visando o desenvolvimento de formulações de pastas de cimento adequadas às condições de poços onshore e/ou offshore do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador / MOREIRA, PAULO HENRIQUE SILVA SANTOS - Integrante / MARTINELLI, ANTONIO E. - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Desenvolvimento de pastas leves utilizando nanoestendedor a base de sílica coloidal para aplicação em poços onshore e offshore, Descrição: Em alguns casos, poços a serem cimentados possuem baixas pressões de fratura, sendo assim necessária a utilização de pastas leves (12-14 ppg) para evitar que a pressão hidrostática seja maior do que a pressão de fratura. Existem três maneiras de reduzir a densidade das pastas de cimento: aditivos estendedores de água, microesferas e pasta espumada. O aditivo estendedor de água mais utilizado é a bentonita sódica, que é uma argila com uma boa capacidade de absorção de água e expansão do seu volume, entretanto, a grande desvantagem desse aditivo é que o aumento de sua concentração implica na redução de resistência a compressão da matriz de cimento. Atualmente, a utilização de partículas em escala nanométrica tem recebido uma atenção especial, principalmente pelo fato de obter novas funcionalidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Julio Cezar de Oliveira Freitas - Coordenador.

Prêmios

2011

Prêmio local de iniciação científica: Estudo da adição do metacaulin como substituinte parcial do cimento Portland e sua influência nas propriedades mecânicas de pastas cimentíceas, UFRN.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Química. , AV: Senador Salgado Filho / Laboratório de Cimentos, Lagoa Nova, 59072970 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 32119241, Ramal: 20, Fax: (84) 32119241, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Supervisor e Consultor técnico dos projetos fomentados pela Petrobras no Laboratório de Cimentos da UFRN.

Atividades

  • 04/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Exatas.,Linhas de pesquisa

2013 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador

Outras informações:
Pesquisa e Desenvolvimento de novas tecnologias na indústria do petróleo.

2002 - 2006

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de Combustíveis, Carga horária: 20

Atividades

  • 10/2002 - 03/2006

    Estágios , Centro de Ciências Exatas e da Natureza - Campus I, Departamento de Química.,Estágio realizado, Programa de Controle de Qualidade dos Combustíveis Petroquímicos da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Propriedade Intelectual

Patentes (6)