Claudio Gabriel Lima Junior
Possui graduação em Licenciatura em Química e em Química Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Possui Mestrado e Doutorado na área de Química Orgânica também pela Universidade Federal da Paraíba, tendo experiência em síntese orgânica com ênfase principalmente nos seguintes temas: síntese orgânica assistida por micro-ondas, reação de Morita-Baylis-Hillman, síntese de compostos heterocíclicos e planejamento racional de candidatos a fármacos. É professor Associado - I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Vem atuando também na área de Ensino de Química, desenvolvendo pesquisas nas linhas de Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação aplicadas ao ensino de Química e formação de professores de Química. Coordena o Laboratório de Síntese Orgânica Medicinal da Paraíba (LASOM-PB). É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPB e do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/UFPB). Orientou 5 teses de doutorado e 6 dissertações de mestrado. Co-orientou 3 teses de doutorado e 4 dissertações de mestrado. Publicou um total de 65 artigos científicos em periódicos nacionais/internacionais nas áreas de síntese orgânica/química medicinal e ensino de Química.
Informações coletadas do Lattes em 26/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Química
2009 - 2012
Universidade Federal da Paraíba
Título: Investigação da reação de Morita-Baylis-Hillman em reator de Micro-ondas usando aldeídos aromáticos e isatina como eletrófilos:avaliação da atividade citotóxica em linhagens de células de leucemia promielocítica humanas (HL-60)
Mário Luiz Araújo de Almeida Vasconcellos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Química
2007 - 2009
Universidade Federal da Paraíba
Título: Síntese de dezesseis adutos de Morita-Baylis-Hillman: Bioavaliação contra Leishmania amazonensis, Leishmania chagasi e análise da relação estrutura-atividade biológica, Ano de Obtenção: 2009
Mário Luiz Araújo de Almeida Vasconcellos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: adutos de Morita-Baylis-Hillman; Relação estrutura-atividade (SAR); Leishmanicidas.
Formação complementar
2023 - 2023
Curso de Comunicação e Escrita Científica. (Carga horária: 4h). , American Chemical Society Publications, ACS PUBLICATION, Brasil.
2022 - 2022
CURSO DE FORMAÇÃO DE BRIGADAS DE INCÊNDIO E EMERGÊNCIA. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2021 - 2021
Nivelamento em propriedade Intelectual. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.
2020 - 2020
Biossegurança em Laboratório. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2020 - 2020
Youtuber para Professores. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2020 - 2020
Docência digital e estratégias didáticas para o Ensino Remoto. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2020 - 2020
SIGAA E RECURSOS COMPUTACIONAIS PARA AULAS EAD. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2014 - 2014
Alfabetização científica no ensino de química. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2014 - 2014
Aspectos Metodol. da Pesquisa em Ensino de Química. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
2013 - 2013
Gestão em Educação a Distância. (Carga horária: 100h). , Portal da Educação SA, PED, Brasil.
2011 - 2011
Operação do Sistema HPLC. (Carga horária: 15h). , Scientific Instruments CO., SINC DO BRASIL, Brasil.
2010 - 2010
Aprendizagem Significativa e Ensino de Química. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2010 - 2010
Planejamento de candidatos a novos fármacos. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
2010 - 2010
Operação e manutenção básica no CG e software. (Carga horária: 17h). , Scientific Instruments CO., SINC DO BRASIL, Brasil.
2010 - 2010
Jogos Ens. Química: Teorias, Métodos e aplicações. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação T./P. e Operacional no Reator Discover. (Carga horária: 6h). , SUPERLAB, SUPERLAB, Brasil.
2008 - 2008
Ambiente virtual de aprendizagem Moodle. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2008 - 2008
Medicinal chemistry of Antimalarials. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
2007 - 2008
Operador básico. (Carga horária: 50h). , Solaris Infor Training, SOLARIS, Brasil.
2006 - 2006
Química Forense. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Síntese Orgânica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: ENSINO DE QUÍMICA.
Organização de eventos
FAUSTINO, W. M. ; PESCI, R. B. P. ; FRAGOSO, W. D. ; MAIA, A. S. ; SANTOS, I. M. G. ; GUEDES, A. P. M. A. ; MOREIRA, D. N. ; Lima-Junior, C.G. . VII Encontro de Química da UFPB. 2022. (Outro).
PONTES, L. F. B. L. ; SALDANHA, T. C. B. ; WEBER, K. C. ; BICHINHO, K. M. ; SOARES, P. K. ; Lima-Junior, C.G. ; OLIVEIRA, F. J. V. E. ; ALMEIDA, L. F. ; SANTANA, O. L. ; LIMA, R. A. C. . 4° Encontro de Química da UFPB. 2015. (Outro).
GUERRA, R. A. T. ; RAMOS, I. A. V. ; Lima-Junior, C.G. ; LOPES, D. B. M. . I Workshop do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância. 2013. (Outro).
Junior, Claudio G.L.. 2º Encontro de Biologia Virtual da UFPB. 2011. (Outro).
Participação em eventos
2nd Brazil France Symposium on Medicinal Chemistry. 2023. (Simpósio).
XXVIII Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal Professor Eliezer Barreiro. 2022. (Outra).
I Seminário Virtual da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2020. (Seminário).
IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. 2019. (Congresso).
37° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Artigos da Revista Química Nova na Escola como recurso didático em uma disciplina de Química: relato de experiência. 2014. (Congresso).
II Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENID) 2014.Utilização do Ambiente Virtual Pbworks como Recurso Pedagógico no Ensino de Química: uma proposta de formação continuada para professores de escolas públicas de João Pessoa. 2014. (Encontro).
XVII Encontro Nacional de Ensino de Química.Uso da Ferramenta Wiki Pbworks no Processo de Ensino- Aprendizagem de Química Orgânica: um relato de experiência.. 2014. (Encontro).
33º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Adutos de Morita-Baylis-Hillman (AMBH) derivados do acrilato de metila com atividade contra Leishmania chagasi.. 2010. (Congresso).
VI Encontro Regional de Educação, Ciência e Tecnologia do CCT/UEPB. 2010. (Encontro).
The 4th Brazilian Symposium of Medicinal Chemistry.Systems Chemical Biology. 2008. (Simpósio).
30° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Avanços Tecnológicos na Preparação de Adutos de Morita-Baylis-Hillman (AMBH) Bioativos. 2007. (Congresso).
29ª reunião anual da Sociedade Brasileira de Química. Avaliação da atividade tóxica em Artemia salina Leach. de sete adutos aromáticos de Baylis-Hillman. 2006. (Congresso).
Participação em bancas
Lima-Junior, C.G.; CIBULSKI, S. P.. DESENVOLVIMENTO DE NOVOS DERIVADOS 4-AMINOQUINOLÍNICOS, N-ACILIDRAZÔNICOS E N-FENILACETAMIDA COM POTENCIAL ATIVIDADE ANTIMALÁRICA. 2025. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS) - Universidade Estadual da Paraíba.
IAMAMOTO, Y.;Lima-Junior, C.G.. Síntese de uma Zn(II)-porfirina hidrossolúvel do tipo A3B como fotossensibilizador para inativação fotodinâmica de Candida albicans. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
LEITAO, E. F. V.;LIMA-JUNIOR, C. G.. ESTUDO EXPERIMENTAL E COMPUTACIONAL DE SOLVENTES EUTÉTICOS PROFUNDOS BASEADOS NO NÚCLEO BENZALCÔNIO. 2023. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Estadual da Paraíba.
PINHEIRO, S. M.;Lima-Junior, C.G.. SÍNTESE OTIMIZADA DE 2-AMINOCROMENOS VIA REAÇÃO SEQUENCIAL KNOEVENAGEL-MICHAEL E AVALIAÇÃO BIOLÓGICA EM CÉLULAS TUMORAIS. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
MOURA, R. O.;Lima-Junior, C.G.. SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E ESTUDO DE ATIVIDADES BIOLÓGICAS DE CHALCONAS PRODUZIDAS A PARTIR DA 1,2-DIFENIL-ETANODIONA (BENZIL). 2023. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Estadual da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; ALMEIDA, J. P.. A CULTURA DA BANANA COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA: DIÁLOGO ENTRE SABERER POPULARER, CIENTÍFICOS E ESCOLARES. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.
PINHEIRO, S. M.;Lima-Junior, C.G.. IMOBILIZAÇÃO DA LIPASES Burkhoderia cepacia EM SUPORTE DE QUITOSANA FUNCIONALIZADA COM EDTA E APLICAÇÃO NA REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
DANTAS FILHO, F. F.; ALMEIDA, J. P.;Lima-Junior, C.G.. Palma forrageira e o ensino de Química: diálogo entre os saberes e fazeres populares e escolares. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.
VIEIRA FILHO, L. D.; BEZERRA, D. P.;Lima-Junior, C.G.. Avaliação da citotoxicidade e da indução de apoptose em células tumorais de adutos de isatina da reação Morita-Baylis- Hillman. 2021. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA E FISIOLOGIA) - Universidade Federal de Pernambuco.
FISS, G. F.;Lima-Junior, C.G.. SÍNTESE E AVALIAÇÃO ANTIMICROBIANA DE DIÉSTERES DERIVADOS CINÂMICOS. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; MENDONCA JUNIOR, F. J. B.. Síntese, estudo i silico e avaliação da atividade antimicrobiana de análogos e homólogos das riparinas de Aniba riparia (Nees) Mez. 2020. Dissertação (Mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos) - Universidade Federal da Paraíba.
LIMA-JUNIOR, C. G.; ALMEIDA, J. P.. Reflexões sobre o uso de Webquest como recurso didático para abordagem do tema poluição atmosférica. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.
DANTAS FILHO, F. F.; ALMEIDA, J. P.;Lima-Junior, C.G.. MÚSICA E ENSINO DE QUÍMICA: uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases. 2020. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Estadual da Paraíba.
VASCONCELLOS, MÁRIO;Lima-Junior, C.G.; Vale, J. A.; FERRARI, J. S.. Síntese Assistida por micro-ondas de novas bases de Schiff derivadas da isatina com potencial atividade antineoplásica e anti-inflamatória. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
SANTOS, L. S.; FERNANDES, N. S.;Lima-Junior, C.G.. O uso das TICs como estratégia para promover o conhecimento em tabela periódica. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química - Rede Nacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
OLIVEIRA, F. J. V. E.;Lima-Junior, C.G.; SANTOS, L. S.. Ensino híbrido em foco: estratégias para o ensino de funções oxigenadas. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química - Rede Nacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MOURA, R. O.; CASTELLANO, L. R. C.;Lima-Junior, C.G.. Estudo in silico com possíveis alvos terapêuticos e in vitro anti-leishmania de derivados espiro-acridínicos. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; SANTIAGO, Z. M. A.. Música na formação inicial e no ensino de Química: saberes, práticas e aprendizagens. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.
CRISTIANO, R.;Lima-Junior, C.G.; MENEZES, F. G.. Síntese, caracterização e avaliação das propriedades térmicas e óticas de cristais líquidos discóticos derivados de azo-2,3-difenilquinoxalinas. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
FONSECA, M. G.; MEDEIROS, E. S.;Lima-Junior, C.G.. Sistemas bentonitas/tiabendazol - ensaios interativos e de emissão controlada. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
ATHAYDE FILHO, P. F.; LUIS, J. A. S.;Lima-Junior, C.G.. Síntese, caracterização e avaliação antimicrobiana de 1,3-diéteres-ésteres derivados da glicerina. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Vasconcellos, Mário L. A. A.;Lima-Junior, C.G.; Vale, J. A.; FISS, G. F.. Síntese, caracterização e avaliação antineoplásica de novos derivados 3-hidroxi-indolin-2-onas-3-substituídos. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
CARVALHO FILHO, J. R.; MELO, M. A. R.; VASCONCELOS, G. C.;Lima-Junior, C.G.. Extração, caracterização e confirmação das estruturas dos ácidos graxos majoritários presentes no óleo da terminalia catappa link (castanhola) através de técnicas espectroscópicas. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
CRISTIANO, R.; PINHEIRO, S. M.;Lima-Junior, C.G.. Síntese e caracterização das propriedades térmicas e óticas de materiais moleculares conjugados derivados de benzilidenocetonas. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
ATHAYDE FILHO, P. F.; LIRA, B. F.; ALMEIDA, D. K. A.;Lima-Junior, C.G.. Síntese de novos compostos organosselênicos com potencial atividade antimicrobiana e antitumoral. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
REBOUCAS, J. S.; PINHEIRO, S. M.;Lima-Junior, C.G.. Síntese de complexos de Mn(III) à base de porfirinas tricatiônicas do tipo A3B (A = 2-N-metilpiridínio; B = 3-metoxi-4-hidroxifenil ou 3,4-dimetoxifenil) como potenciais mímicos das enzimas superóxido dismutases (SOD). 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
WEBER, K. C.; FONSECA, M. G.; MELO NETO, J. F.;LIMA-JUNIOR, C. G.. Conceitos de calor e temperatura soba ótica do momento pedagógico de problematização inicial. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Vale, J. A.; FERRARI, J. S.; TAVARES, J. F.;Lima-Junior, C.G.. preparação de aril derivados hemissintéticos do ácido 8(17)-en-15-óico empregando a reação de Heck-Matsuda. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Vasconcellos, Mário L. A. A.;SILVA, F. P. L.; PINHEIRO, S. M.;Lima-Junior, C.G.. Síntese de Novos Derivados tetraidropiranílicos homólogos, com potencial atividade analgésica e anti-inflamatória. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Vasconcellos, Mário L. A. A.; GOES, A. J. S.;Lima-Junior, C.G.. Design, síntese e caracterização estrutural de novos híbridos moleculares entre a 4,7 dicloroquinolina e adutos de Morita-Baylis-Hillman com potencial atividade antiprotozoária. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
VASCONCELLOS, M. L. A. A.; Barbosa, T. P.; Vale, J. A.;LIMA-JUNIOR, C. G.. Síntese de Novos Híbridos Moleculares a partir de um derivado da piperina e anéis tetraidropiranos com potencial atividade antinociceptiva. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
BOECHAT, F. C. S.; ZAMPIERI, D. S.; MOREIRA, D. N.;LIMA-JÚNIOR, C.G.. NOVAS FRONTEIRAS EM BIOCATÁLISE: LIPASES IMOBILIZADAS EM QUITOSANA-EDTA COM APLICAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE (R,S)-1-FENILETANOL E LIPASES LIVRES EM REAÇÕES SEQUENCIAIS E MULTICOMPONENTES. 2025. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
FARIAS, F. F. S.; GRISI, C. V. B.; LUIS, J. A. S.;Lima-Junior, C.G.. SÍNTESE DE NOVOS 2-ACETANILIDA 2-ARILQUINOLINA-4-CARBOXILATOS COMO POTENCIAIS AGENTES ANTILEISHMANIAIS: PREDIÇÃO IN SILICO, ATIVIDADE IN VITRO E ESTUDOS DE TOXICIDADE. 2025. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
NISHIMURA, R. H. V.; GUERRA, F. Q. S.; MOREIRA, DAYSE DAS NEVES;Lima-Junior, C.G.. SÍNTESE DE COMPOSTOS BIOATIVOS VIA CONDENSAÇÃO DE KNOEVENAGEL E REAÇÕES SEQUENCIAIS UTILIZANDO QUITOSANA COMO ORGANOCATALISADOR RECICLÁVEL. 2025. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, M. C. F.; PEREIRA, F. A. R.;Lima-Junior, C.G.; FAUSTINO, W. M.. HIDROXIAPATITA E FLUORAPATITA MODIFICADAS COM PECTINAS E AGENTES SILILANTES APLICADAS COMO ADSORVENTES PARA ZINCO(II) E SOROALBUMINA. 2024. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
SANTOS, S. G.; LIMA, P. S. V.; VALE, JULIANA ALVES;Lima-Junior, C.G.. SÍNTESE E ESTUDO ANTIMICROBIANO IN SILICO/VITRO DE AMIDO(CETO)ÉSTERES CINÂMICOS E AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE SOBRE ARTEMIA SALINA. 2024. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
FERRARI, J. S.; MOREIRA, D. N.; LUIS, J. A. S.;Lima-Junior, C.G.. Síntese de acetanilidas e ésteres derivados de 4-hidroxichalconas: estudo de propriedades antimicrobiana, fluorescente e fotoprotetora. 2024. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
MILITÃO, GARDÊNIA; SAMPAIO, F. C.; REBOUCAS, J. S.;LIMA-JUNIOR, C. G.. DESENVOLVIMENTO DE HIDROGEL INJETÁVEL CONTENDO NANOPARTÍCULAS DE ZEÍNA PARA LIBERAÇÃO SIMULTÂNEA DE DOXORRUBICINA E QUERCETINA. 2024. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
ALMEIDA, D. K. A.; FISS, G. F.; SOUZA, A. L.;Lima-Junior, C.G.. Estudo in silico, síntese e avaliação antileishmania de novos selenetos derivados da 7-cloroquinolina e N-arilacetamidas. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
ATHAYDE FILHO, P. F.; LUIS, J. A. S.; FISS, G. F.; CRISTIANO, R.;LIMA-JUNIOR, C. G.. SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ANTIMICROBIANA DE NOVOS COMPOSTOS AMIDOÉSTERES E DIÉSTERES DERIVADOS DA FTALOILGLICINA E DA TETRACLOROFTALOILGLICINA. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Vale, J. A.; TEOTONIO, E. E. S.; FELINTO, M. C. F. C.; FREIRE, K. R. L.; GUEDES, A. P. M. A.;Lima-Junior, C.G.. Síntese e aplicações de catalisadores com propriedades magnéticas em estudos metodológicos de reações orgânicas. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
BRANDAO, M. C. R.; LUIS, J. A. S.; SOUZA, A. L.;Lima-Junior, C.G.. SÍNTESE DE NOVOS DIÉSTERES DERIVADOS DA PIPERINA COMO POTENCIAIS CANDIDATOS A AGENTES ANTIMICROBIANOS E ANTITUMORAIS. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
LOPES, L. G. F.; BERALDO, H. O.; SOUZA, A. L.;Lima-Junior, C.G.. Desenvolvimento de mímicos das enzimas superóxido dismutases (SOD) e fotossensibilizadores à base de metaloporfirinas hidrossolúveis do tipo [A3B]3+ ou [A4] 4+ (A = 2-N-alquilpiridínio; B = vanilina ou O-alquilvanilina). 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
ALCANTARA, A. C. S.; TRIGUEIRO, P. A.;Lima-Junior, C.G.; SANTOS, I. M. G.. PIGMENTOS HÍBRIDOS ORGÂNICOS/ INORGÂNICOS DERIVADOS DE ARGILOMINERAIS A PARTIR DE DIFERENTES ROTAS DE SÍNTESE. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
LUIS, J. A. S.; GUERRA, F. Q. S.; MOREIRA, D. N.;Lima-Junior, C.G.. SÍNTESE, ESTUDO IN SILICO, ELUCIDAÇÃO TEÓRICA DA ESTEREOQUÍMICA E ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE NOVAS IMIDAS DERIVADAS DO SAFROL ANÁLOGAS À PODOFILOTOXINA. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
CRISTIANO, R.;Lima-Junior, C.G.; Vale, J. A.; PINHEIRO, S. M.; MENEZES, F. G.. Materiais funcionais baseados em sistemas poliaromáticos: fenacenos-tetracarboxilatos e -tetracarbodiimidas, e azobenzenos-tetracarboxilatos. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
PUPO, A. S.;Lima-Junior, C.G.; VERAS, R. C.; CRUZ, J. C.. Derivados sulfonamídicos do LASSBio-448 relaxam a traqueia de cobaia com inflamação pulmonar alérgica crônica:papel das vias do óxido nítrico e das ciclo-oxigenasesna ação relaxante do LASSBio-1611. 2019. Tese (Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; Vale, J. A.; PINHEIRO, S. M.; MENEZES, F. G.. Semicondutores orgânicos líquido cristalinos colunares baseados em imidas policíclicas aromáticas: Síntese e estudos de suas propriedades térmicas e optoeletrônicas. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
ATHAYDE FILHO, P. F.; SOUZA, A. L.;Lima-Junior, C.G.; LIMA, E. O.; LUIS, J. A. S.. Síntese, caracterização e avaliação antomicrobiana, avaliação da atividade leishmanicida e avaliação da atividade citotóxica em células tumorais das selenoglicoliamidas. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
SCOTTI, L.;Lima-Junior, C.G.Rocha, Gerd B.; SOUZA, A. L.. Síntese de derivados do eugenol e isoeugenol e suas potencialidades antifúngica e antibiofilme. 2018. Tese (Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos) - Universidade Federal da Paraíba.
COSTA, V. C. O.;Lima-Junior, C.G.; SAMPAIO, F. C.; SOUZA, A. L.. Síntese, caracterização e avaliação antimicrobiana de novos derivados do timol e carvacrol. 2018. Tese (Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos) - Universidade Federal da Paraíba.
Vale, J. A.; PINHEIRO, S. M.;SILVA, F. P. L.Lima-Junior, C.G.; CRISTIANO, R.. Desenvolvimento de metodologias em síntese orgânica: uso do catalisador Eu-MOF na síntese de cianoidrinas e obtenção de anéis tetraidropirânicos utilizando [BIMIM][PF6]. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
VASCONCELLOS, M. L. A. A.Lima-Junior, C.G.; FERRARI, J. S.; FISS, G. F.; Vale, J. A.; SOUZA, A. L.. Síntese e avaliação da atividade leishmanicida de híbridos moleculares tetraidropiranos/adutos de Morita-Baylis-Hillman: uma abordagem clássica na busca de antiparasitários. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
CONCEICAO, M. M.; ARAUJO, A. S.; CARVALHO FILHO, J. R.; AQUINO, J. S.; MELO, M. A. R.; SANTOS, N. A.;Lima-Junior, C.G.. Potencialidades da pimenta biquinho (Capsicum chinense) como aditivo natural. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
VASCONCELLOS, MÁRIO;Lima-Junior, C.G.; Vale, J. A.; PINHEIRO, S. M.; GOES, A. J. S.. Síntese e avaliação in vitro da atividade leishmanicida de novos adutos de Morita-Baylis-Hillman (AMBH) híbridos com os constituintes eugenol-carvacrol e timol. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
ATHAYDE FILHO, P. F.; SOUZA, A. L.;Lima-Junior, C.G.; LUIS, J. A. S.; NASCIMENTO, M. R.. Novos nitratos orgânicos obtidos da biomassa com potencial atividade cardiovascular. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
ATHAYDE FILHO, P. F.; LIRA, B. F.; LUIS, J. A. S.; LIMA, E. O.; Vasconcellos, Mário L. A. A.;Lima-Junior, C.G.. Estudos químicos de derivados mesoiônicos do sistema 1,3-tiazólio-5-tiolato com acetamidas substituídas e suas potencialidades antifúnjicas contra cepas de Candida albicans. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
ATHAYDE FILHO, P. F.; LIRA, B. F.; PORDEUS, L. C. M.; GOMES FILHO, M. A.; CARVALHO FILHO, J. R.;LIMA-JUNIOR, C. G.. Estudos químicos e biológicos de compostos heterocíclicos derivados dos núcleos imidazolidina-2,4-diona e 2-tioxo-imidazolidina-4-ona. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
ATHAYDE FILHO, P. F.; LIMA, E. O.; LUIS, J. A. S.; CARVALHO FILHO, J. R.;Lima-Junior, C.G.. Síntese, caracterização e bioavaliação antimicrobiana de novos derivados do sistema 1,3,4 Oxadiazol. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
SOUZA, A. L.;Lima-Junior, C.G.. OTIMIZAÇÃO E SÍNTESE PSEUDO E MULTICOMPONENTE DE DERIVADOS DE CROMENOS: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTILEISHMANIA E ANTIMICROBIANA. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
QUEIROZ, N.;LIMA-JÚNIOR, C.G.. IMOBILIZAÇÃO DE LIPASES EM SUPORTE DE QUITOSANA FUNCIONALIZADA COM EDTA VISANDO A APLICAÇÃO EM BIOTRANSFORMAÇÃO. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
SOBRAL, M. V.; OLIVEIRA, F. A. C.;LIMA-JUNIOR, C. G.. ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA E IMUNOMODULADORA DO ADUTO DE MORITA-BAYLIS-HILLMAN 2-(3-HIDROXI-1-METIL-2-OXOINDOLIN-3-IL) ACRILONITRILA (CH3ISACN) NA SÍNDROME DA ASMA E RINITE ALÉRGICAS COMBINADAS (CARAS) EXPERIMENTAL. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos) - Universidade Federal da Paraíba.
REBOUCAS, J. S.; SOUZA, A. L.;Lima-Junior, C.G.. SÍNTESE DE HIDROGÉIS INJETÁVEIS PH-RESPONSIVOS BASEADOS EM DERIVADOS DE POLISSACARÍDEOS PARA LIBERAÇÃO DE FÁRMACOS E BIOATIVOS. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
VALE, JULIANA ALVES;Lima-Junior, C.G.. Síntese, caracterização e avaliação antimicrobiana, antitumoral e antituberculose de compostos derivados cinâmicos. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
MOREIRA, D. N.;Lima-Junior, C.G.. Síntese, caracterização, estudo fotofísico e avaliação das atividades antibacteriana e antifúngica de compostos derivados de chalconas com acetamidas. 2022 - Universidade Federal da Paraíba.
QUEIROZ, N.;Lima-Junior, C.G.. SÍNTESE DE NOVOS ÉSTERES ESTRUTURALMENTE ANÁLOGOS DE ÁCIDOS 2-ARILQUINOLINA-4-CARBOXÍLICOS NA BUSCA DE NOVOS AGENTES ANTITUBERCULOSE. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
MOREIRA, D. N.;Lima-Junior, C.G.. DESIGN, SÍNTESE E AVALIAÇÃO IN SILICO DAS PROPRIEDADES ADMET DE NOVAS 7-CLOROQUINOLINAS 4-SUBSTITUÍDAS COM POTENCIAL PARA ATUAR EM DIFERENTES ALVOS. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
LEMOS, S. G.;Lima-Junior, C.G.. DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS ANALÍTICAS UTILIZANDO SOLVENTES EUTÉTICOS PROFUNDOS PARA PREPARO DE AMOSTRAS BIOLÓGICAS, CARACTERIZAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE FÁRMACOS ASSOCIADOS À COVID-19. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
CRISTIANO, R.;LIMA-JUNIOR, C. G.. Bio-oxidação de Baeyer-Villiger em cetonas aromáticas através do uso de células íntegras de Geotrichum candidum. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
FAUSTINO, W. M.;Lima-Junior, C.G.. Sistemas baseados em pectina e hidroxiapatita aplicados como veículos para fármacos. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
REBOUCAS, J. S.;Lima-Junior, C.G.; FAUSTINO, W. M.. Complexos de Mn(III) e Zn(II) de porfirinas de baixa simetria do tipo A3B (A = 2-N-metilpiridínio; B = éteres de vanilina) como agentes terapêuticos redox ativos e fotossensibilizadores. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Vale, J. A.;Lima-Junior, C.G.; GUEDES, A. P. M. A.. Aplicações de catalisadores magnéticos em estudos metodológicos de reações orgânicas. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
SANTOS, B. V. O.;Lima-Junior, C.G.; FREIRE, K. R. L.. Síntese, caracterização e avaliação antimicrobiana de novos derivados do timol e carvacrol. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos) - Universidade Federal da Paraíba.
SOUZA, F. S.;Lima-Junior, C.G.; FREIRE, K. R. L.. Síntese de derivados de eugenol e isoeugenol e suas potencialidades antifúngica e antibiofilme. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos) - Universidade Federal da Paraíba.
VASCONCELLOS, MÁRIO;Lima-Junior, C.G.; Vale, J. A.. Síntese e avaliação in vitro da atividade leishmanicida de novos adutos de Morita-Baylis-Hillman (AMBH) híbridos com os constituintes eugenol-carvacrol e timol. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
ATHAYDE FILHO, P. F.; SOUZA, A. L.;Lima-Junior, C.G.. Síntese, caracterização e avaliação de nitratos orgânicos com potencialidades para fármacos e aditivos para combustível. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
ATHAYDE FILHO, P. F.; SOUZA, A. L.;Lima-Junior, C.G.. Síntese, caracterização e avaliação biológica de novos organoselênio. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
CRISTIANO, R.;Lima-Junior, C.G.; Vale, J. A.. Síntese e caracterização de novos compostos policíclicos aromáticos. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; RODRIGUES, L. C.; SCOTTI, M. T.. Síntese, caracterização e estudos "in silico" de novos compostos potencialmente biológicos, derivados da piperina hibridizadas com acetamidas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos) - Universidade Federal da Paraíba.
ATHAYDE FILHO, P. F.; SOUZA, A. L.;Lima-Junior, C.G.. Síntese, caracterização e avaliação biológica de novos organoselênio. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.VASCONCELLOS, M. L. A. A.. Estudos quimicos de derivados mesoiônicos do sistema 1,3-tiazólio-5-tiolato com acetamidas substituídas e suas potencialidades antifúnjicas contra cepas de Candida albicans. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
CONCEICAO, M. M.;Lima-Junior, C.G.; SANTOS, N. A.. Potencialidades da pimenta biquinho (capsicum chinense) como aditivo natural. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Vale, J. A.;Lima-Junior, C.G.; CRISTIANO, R.. Catálise em reações orgânicas: síntese de cianoidrinas e de anéis tetraidropiranos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
ATHAYDE FILHO, P. F.; CARVALHO FILHO, J. R.;Lima-Junior, C.G.. Síntese, caracterização e bioavaliação antimicrobiana de novos derivados do sistema 1,3,4 - oxadiazol. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
LIMA-JUNIOR, C. G.; CARVALHO FILHO, J. R.. Estudos Químicos e Biológicos de compostos heterocíclicos derivados dos núcleos imidazolidínicos 2,4-diona e 2-tioxo-imidazolidina-4-ona. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
FONSECA, M. G.;Lima-Junior, C.G.. Síntese de uma Zn(II)-porfirina hidrossolúvel do tipo A3B como fotossensibilizador para inativação fotodinâmica de Candida albicans. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; ATHAYDE FILHO, P. F.. SÍNTESE ECO-FRIENDLY DE 2-AMINOCROMENOS VIA REAÇÃO SEQUENCIAL KNOEVENAGEL-MICHAEL E APLICAÇÃO BIOLÓGICA EM CÉLULAS TUMORAIS. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
MOREIRA, D. N.;Lima-Junior, C.G.. SÍNTESE OTIMIZADA DE 2-AMINOCROMENOS ATRAVÉS DO USO DA IRRADIAÇÃO DE MICRO-ONDAS E SOLVENTES EUTÉTICOS. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; LEITAO, E. F. V.. ESTUDO EXPERIMENTAL E COMPUTACIONAL DE SOLVENTES EUTÉTICOS PROFUNDOS BASEADOS NO NÚCLEO BENZALCÔNIO. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Estadual da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; ALMEIDA, J. P.. A CULTURA DA BANANA COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA: DIÁLOGO ENTRE SABER POPULAR E ESCOLAR. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.
CRISTIANO, R.;Lima-Junior, C.G.. IMOBILIZAÇÃO DA LIPASES Burkhoderia cepacia EM SUPORTE DE QUITOSANA FUNCIONALIZADA COM EDTA E APLICAÇÃO NA REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
CRISTIANO, R.;Lima-Junior, C.G.. síntese, estudo físico-químico e biológico de chalconas para fins terapêuticos?. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
DANTAS FILHO, F. F.; ALMEIDA, J. P.;Lima-Junior, C.G.. Saponáceo de palma forrageira (opuntia ficus indica): compartilhando saberes-fazeres entre agricultores e alunos do ensino médio. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.
MOREIRA, D. N.;Lima-Junior, C.G.. Síntese, Caracterização Espectroscópica, Cálculo de DFT e Atividade Antifúngica de Novos Derivados de Piperina. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA, F. F.;Lima-Junior, C.G.. QUITOSANA-EDTA COMO CATALISADOR HETEROGENEIZADO BIFUNCIONAL PARA A REAÇÃO DE CONDENSAÇÃO DE KNOEVENAGEL À TEMPERATURA AMBIENTE. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
MOREIRA, D. N.;Lima-Junior, C.G.. SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E ESTUDO DE ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE ÉSTERES INÉDITOS OBTIDOS A PARTIR DE SUBSTÂNCIAS NATURAIS. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; MOREIRA, D. N.. DIÉSTERES CINÂMICOS: DERIVADOS SINTÉTICOS COM POTENCIAL ANTIBACTERIANO E ANTIFÚNGICO Thalisson. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
DANTAS FILHO, F. F.;LIMA-JUNIOR, C. G.; ALMEIDA, J. P.. A música como recurso didático auxiliar no ensino de Química: uma proposta de ensino através da temática biodigestor. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; ALMEIDA, J. P.. Uso do ambiente virtual de aprendizagem Webquest como ferramenta de apoio e estímulo à aprendizagem em Química no Ensino Médio. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.
CRISTIANO, R.;Lima-Junior, C.G.; Vale, J. A.. Síntese, caracterização e avaliação das propriedades térmicas e óticas de cristais líquidos discóticos derivados de azo-2,3-difenilquinoxalinas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
DANTAS FILHO, F. F.;Lima-Junior, C.G.; SANTIAGO, Z. M. A.. Inserção da música nas aulas de Química: uma proposta para auxiliar o ensino e aprendizagem. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; Vale, J. A.. Síntese e caracterização de novos híbridos moleculares entre a 1,3,5-triazina e adutos de Morita-Baylis-Hillman com potencial atividade antineoplásica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; MAIA, A. S.. Problematizando a temática elementos metálicos em aulas de Ciências (química) no ensino fundamental II. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
FONSECA, M. G.; MAIA, A. S.;Lima-Junior, C.G.. Sistema bentonitas/tiobendazol: ensaios interativos e de emissão cintrolada. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; Vale, J. A.. Síntese de novos derivados tetraidropiranílicos homólogos, com potencial atividade analgésica e anti-inflamatório. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
ARAUJO, R. C. M. U.; ZACCARON, C. M.;Lima-Junior, C.G.. Dímeros cíclicos de derivados de ácido metanóico: um estudo computacional de propriedades moleculares, topológicas e do efeito cooperativo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
CRISTIANO, R.;LIMA-JUNIOR, C. G.; Vale, J. A.. Sintese e caracterização das propriedades mesomórficas e óticas de cristais líquidos fotorresponsivos derivados do azobenzeno. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
WEBER, K. C.;LIMA-JUNIOR, C. G.; SANTANA, O. L.. Conceitos de calor e temperatura soba ótica do momento pedagógico de problematização inicial. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
WEBER, K. C.;Lima-Junior, C.G.; VIANA, J. O.. UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE ABORDAGENS COMPUTACIONAIS NA IDENTIFICAÇÃO DE ALVOS BIOLÓGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE FÁRMACOS. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; PONTES, L. F. B. L.. A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO CCEN-UFPB ACERCA DA INFLUÊNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
DUTRA-PEREIRA, F. K.;Lima-Junior, C.G.. QUANDO A LITERATURA ENCONTRA A QUÍMICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA FAVORECER A COMPREENSÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
DUTRA-PEREIRA, F. K.;Lima-Junior, C.G.. A INCLUSÃO DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
CASTRO, A. C.;Lima-Junior, C.G.. METODOLOGIAS VERDES PARA A SÍNTESE DE N-ACIL HIDRAZONAS A PARTIR DA ISATINA E SEUS DERIVADOS. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Quimica Industrial) - Universidade Federal da Paraíba.
PONTES, L. F. B. L.;Lima-Junior, C.G.. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CENÁRIO PANDÊMICO: O ENSINO DE QUÍMICA REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA-PB. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
LIMA-JÚNIOR, C.G.; MOREIRA, DAYSE DAS NEVES. Mapas Conceituais e TDICs: Uma Abordagem Alternativa para a Aprendizagem Significativa no Ensino Superior de Química. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
DAS-NEVES-MOREIRA, DAYSE;Lima-Junior, C.G.. A ABORDAGEM DAS ISOMERIAS GEOMÉTRICA E ÓPTICA NO ENSINO DE QUÍMICA COM ENFOQUE NA PROBLEMÁTICA DA AUTOMEDICAÇÃO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
BRAGA, C. F.;Lima-Junior, C.G.. Um Panorama da associação entre a Química Computacional e o Ensino de Química Orgânica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
CASTRO, A. C.;Lima-Junior, C.G.. CONTEXTUALIZAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
DE OLIVEIRA FERREIRA, JOÃO MARCOS GOMES;LIMA-JUNIOR, C. G.. ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DINÂMICO INCLUSIVO NO ENSINO DE QUÍMICA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
MAIA, A. S.;Lima-Junior, C.G.. REFLETINDO O ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA EM AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOCENTE E PROPOSTAS DE ATIVIDADES. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
LIMA, M. A.;Lima-Junior, C.G.. EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA CIDADE DE ITAMBÉ-PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba.
PONTES, L. F. B. L.;Lima-Junior, C.G.. Uma sequência didática aplicada em aulas remotas envolvendo o tema lixo para o ensino de cinética química. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
CASTRO, A. C.;Lima-Junior, C.G.. Desenvolvimento e avaliação preliminar de um jogo digital para o ensino de cinética química. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
PONTES, L. F. B. L.;Lima-Junior, C.G.. A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E OS DESAFIOS PRESENTES DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
PIUVEZAM, M. R.; de Assis, Priscilla A.C.;LIMA-JUNIOR, C. G.. Atividades biológicas dos Adutos de Morita-Baylis-Hillman: uma revisão. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Paraíba.
RODRIGUES, J. B. S.;Lima-Junior, C.G.. Atividades Lúdicas em Ciências: jogos aplicados no ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
PONTES, L. F. B. L.; WEBER, K. C.;LIMA-JÚNIOR, C.G.. História em Quadrinhos no Ensino de Química: uma breve revisão. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
WEBER, K. C.; PONTES, L. F. B. L.;Lima-Junior, C.G.. Utilização de um aplicativo no ensino fundamental II para o desenvolvimento de habilidades de acordo com a BNCC. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
PONTES, L. F. B. L.; WEBER, K. C.;Lima-Junior, C.G.. AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; SILVA JUNIOR, C. A.. UM ESTADO DA ARTE SOBRE ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.
PINHEIRO, S. M.;LIMA-JUNIOR, C. G.. Otimização da reação de Biginelli em condições eco-amigáveis utilizando nanocatalisador magnético. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
FONSECA, M.G.; MAIA, A. S.;Lima-Junior, C.G.. ADSORVENTES PARA FÁRMACOS À BASE DE ARGILOMINERAIS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; PONTES, L. F. B. L.. Uma proposta didática para o ensino de misturas e seus processos de separação utilizando experimentação e jogo didático. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
FERRARI, J. S.; DANTAS, B. B.;Lima-Junior, C.G.. PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE DITERPENOS DO TIPO LABDANO E SEUS DERIVADOS COMO AGENTES ANTICÂNCER. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
REGO, R. G.;Lima-Junior, C.G.. Perfis conceituais de equações utilizadas em Química: articulações entre letramento matemático e científico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; PONTES, L. F. B. L.. A formação dos professores de Química na Paraíba no contexto da educação inclusiva. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; PINHEIRO, S. M.. Hibridização Molecular: Síntese, caracterização e avaliação antimicrobiana de 4-amino(5-metilisoxazol-3-il)-7-cloroquina. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; ANDRADE, R. B.. Revisão da literatura sobre estudos computacionais das interações entre antidepressivos e o transportador de serotonina humano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; WEBER, K. C.. Acidez e basicidade em aulas do ensino médio: uma proposta contextualizada com mudanças na disposição dos conteúdos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; PONTES, L. F. B. L.. Utilização de Jogo Didático Interdisciplinar para melhoria no ensino-aprendizagem na disciplina de química. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; PONTES, L. F. B. L.. Efeitos das drogas e suas consequencias: uma proposta de intervenção no ensino e aprendizagem de química com o uso de jogos e experimentação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA, M. A.;Lima-Junior, C.G.. Organix: uma proposta de jogo didático como ferramenta auxiliar no ensino de funções orgânicas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; PONTES, L. F. B. L.. Satisfação e motivação profissional do professor de Química das escolas estaduais de João Pessoa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; ANDRADE, R. B.. Uma sequencia didática para o ensino de eletroquímica utilizando recursos computacionais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
PONTES, L. F. B. L.;Lima-Junior, C.G.. O caminho da água até a nossa casa: uma sequência didática para o ensino de Química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; PONTES, L. F. B. L.. A composição química dos alimentos como temática pars o ensino de Ciências: uma abordagem na perspectiva CTSA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; COSTA, I. M.. Análise da avaliação escolar na disciplina de Química em duas escolas da paraíba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; SILVA, F. F.. Utilizando a luminescência como ferramenta didática no ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; FONSECA, M. G.. Percepções de professores e alunos sobre os fatores que influenciam a aprendizagem de Química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; PONTES, L. F. B. L.. O ensino de Tabela Periódica utilizando a temática dos resíduos eletrônicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; WEBER, K. C.. Utilização de recursos computacionais e diferentes métodos pedagógicos na aprendizagem de reações orgânicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; FISS, G. F.. Construção de modelos moleculares usando garrafas PET como metodologia alternativa para o ensino de Química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; WEBER, K. C.. Proposta de sequencia didática para o ensino médio: o biodiesel e jogos educacionais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
ARAUJO, A. F.;Lima-Junior, C.G.. Benefícios da utilização de modelos moleculares tridimensionais nas aulas de Química do ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; PONTES, L. F. B. L.. 30 anos do acidente com o césio 137: uma seuencia didática para contribuir com a alfabetização científica no ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; WEBER, K. C.. Utilização de histórias em quadrinhos no ensino de reações orgânicas para o ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
CUNHA, C. O.;Lima-Junior, C.G.. A visão de (ex)coordenadores da licenciatura em Química da Universidade Federal da Paraíba sobre evasão discente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
WEBER, K. C.;Lima-Junior, C.G.; AZEREDO, M. A.. Categorização de níveis de letramento científico utilizando casos investigativos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
WEBER, K. C.;Lima-Junior, C.G.; ALMEIDA, D. K. A.. Jogos lúdicos no ensino de química: os desafios da prática escolar na disciplina de Química. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; FISS, G. F.. Síntese, caracterização, avaliação in silico e biológica do tereftalato de bis(2-oxo-2-(fenilamina)etila usando garrafas PET como matéria-prima. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; SALDANHA, T. C. B.. Utilização de momentos pedagógicos para compreensão das novas alternativas energéticas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; SALDANHA, T. C. B.. O uso da história da ciência no ensino de Química: uma alternativa para a aprendizagem dos modelos atômicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
DANTAS, H. J.;Lima-Junior, C.G.; SANTOS, J. C. O.. Aulas Práticas com Materiais Alternativos utilizando o Método Cooperativo Jigsaw: um Recurso Didático para o Ensino de Química no Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.
SALDANHA, T. C. B.; CARVALHO FILHO, J. R.;Lima-Junior, C.G.. A utilização de programas computacionais e simuladores virtuais: uma alternativa para o ensino de Química no ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
MONTEIRO, C. H.; SILVA, M. B.;LIMA-JUNIOR, C. G.. Jogos pedagógicos no ensino de ciências. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba.
CRUZ, D. D.;Lima-Junior, C.G.; SILVA, M. B.. ESCASSEZ DE ÁGUA: SENSIBILIZAÇÃO ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba.
LIMA-JUNIOR, C. G.; BARRETO, I. S.; ALMEIDA, L. F.. Produção de Vídeos Digitais para o Ensino de Química Experimental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba.
Lima-Junior, C.G.; CRUZ, R. M. D.. Avaliador de trabalhos apresentados no XXIV Encontro de Iniciação Científica da UFPB. 2016. Universidade Federal da Paraíba.
LIMA-JUNIOR, C. G.; LEMOS, S. G.; S. A. do Monte; TEOTONIO, E. E. S.; PONTES, M. J. C.; CARVALHO FILHO, J. R.; SANTANA, O. L.; ESPINOLA, J. G. P.. Banca Examinadora de defesas dos Projetos para ingresso no Curso de Doutorado no período 2015.1. 2015. Universidade Federal da Paraíba.
FONSECA, M. G.;Rocha, Gerd B.; PONTES, M. J. C.; LIMA, R. A. C.;Lima-Junior, C.G.. Banca Examinadora de defesas dos Projetos para ingresso no Curso de Doutorado no período 2014.1. 2014. Universidade Federal da Paraíba.
LIMA-JUNIOR, C. G.; S. A. do Monte; LEMOS, S. G.; TEOTONIO, E. E. S.; SANTANA, O. L.. Banca Examinadora de defesas dos Projetos para ingresso no Curso de Doutorado para o período 2014.2. 2014. Universidade Federal da Paraíba.
Orientou
Investigações da reação de Doeber em solventes alternativos visando potenciais agentes antimaláricos; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Aplicação de modelo de rotação para o ensino de Química usando a temática da automedicação; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Mestrado Profissional em Química) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);
"Olha a banana, olhe o bananeiro": planejamento eaplicação de metodologia de rotação por estação com caráter interdisciplinar para o ensino de química; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Mestrado Profissional em Química) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);
Investigação de novos polímeros e coordenação e MOFs na síntese de cumarinas potencialmente bioativas; Início: 2024; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Síntese de novos compostos quinolínicos com potencial atividade leishmanicida; Início: 2024; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Síntese de ácidos 2-arilquinolino-4-carboxílicos hibridizados com carvacrol com potencial atividade antitumoral e antiparasitário; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Síntese e caracterização de novos ácidos estirilquinolínicos usando vanilina como substrato com potencial atividade antitumoral e antiparasitária; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Síntese e caracterização estrutural de novas N-acilidrazonas derivadas de isatina utilizando [BMIM][BF4]; 2026; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA A SÍNTESE DE N-ACILIDRAZONAS DERIVADAS DE ISATINAS; 2025; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Síntese e avaliação da atividade larvicida de ácidos quinolino-4-carboxílicos derivados da 5-fluorisatina e acetofenonas substituídas; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Investigação do Solvente Eutético Cloreto de Colina/Etilenoglicol na preparação de adutos de Morita-Baylis-Hillman derivados da acrilonitrila; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Síntese de adutos de Morita-Baylis-Hillman entre o acrilato de 2-((7-cloroquinolin-4-il)oxi) etila e derivados de isatina com potencial atividade anticâncer; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Síntese de ácidos 2-arilquinolino-4-carboxílicos através da reação de Pfitzinger sob irradiação de micro-ondas; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Síntese assistida por micro-ondas de novos espiros 1,3,4-tiadiazóis derivados da isatina com potencial atividade biológica; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Síntese de b-tiofenilsemicarbazonas derivadas de isatina e estudo in vitro da atividade bacteriana; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Síntese assistida por micro-ondas de novas bases de Schiff derivadas da Isatina com potencial atividade antineoplásica e anti-inflamatória; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Síntese e caracterização de novos adutos de Morita-Baylis-Hillman (AMBH) homodiméricos com potencial anticâncer; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Síntese assistida por micro-ondas de tiossemicarbazonas derivadas da isatina com potencial atividade biológica; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Síntese, caracterização e avaliação antineoplásica de novos derivados 3-hidroxi-indolin-2-onas- 3-substituídos; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Investigação do efeito sinérgico catalítico do uso de polímeros de coordenação e solventes eutéticos profundos para a síntese de adutos de Morita-Baylis-Hillman; 2025; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
ÓXIDO DE NIÓBIO(V)/FILOSSILICATOS COMO CATALISADORES ANFIFÍLICOS PARA A PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE BIODIESEL; 2024; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Investigação do uso de bentonita e solventes eutéticos profundos na síntese de N´-(2-oxoindolin-3-ilideno) hidrazidas assistida por micro-ondas com potencial atividade biológica; 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Síntese de Adutos de Morita-Baylis-Hillman simétricos derivados de isatina com atividade anticâncer e leishmanicida; 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Investigação do uso de solventes eutéticos profundos como co-catalisador na reação de Morita-Baylis-Hillman envolvendo derivados de isatina e ésteres acrílicos; 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, ; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
INVESTIGAÇÃO DO USO DE MICROONDAS/SOLVENTES EUTETICOS PROFUNDOS NA SÍNTESE DE ESPIRO 1,3,4-TIADIAZOLINAS DERIVADAS DA ISATINA; 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Síntese de Novos Adutos de Morita-Baylis-Hillman derivados da 7-cloroquinolina como potenciais agentes antimaláricos; 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Síntese e avaliação da atividade leishmanicida de híbridos moleculares tetraidropiranos/adutos de Morita-Baylis-Hillman: uma abordagem clássica na busca de antiparasitários; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Uso da estratégia drogas gêmeas para a síntese de novos homodímeros de adutos de Morita-Baylis-Hillman potenciais candidatos a fármacos antiparasitários; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
2023; Universidade Federal da Paraíba, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba; Claudio Gabriel Lima Junior;
Água como tema gerador no Ensino de Química: uma revisão em periódicos nacionais; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Estudo de caso e modelos tridimensionais: tecnologia assistiva para inclusão de deficientes visuais no ensino de Química; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Proposta de uma disciplina eletiva envolvendo o tema de pigmentos e corantes naturais com enfoque nas culturas afro-brasileira e indígena; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
METODOLOGIAS VERDES PARA A SÍNTESE DE HÍBRIDOS ESTRUTURAIS COM ATIVIDADE LEISHMANICIDA: UMA REVISÃO DA LITERATURA; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
História da Química como ferramenta para promoção da alfabetização científica: uma abordagem para o ensino fundamental II; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Elaboração e avaliação de uma história em quadrinhos para o ensino de radioatividade: garotas do rádio e a pintura radioativa; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO MODELO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA USANDO COMO TEMÁTICA O USO E DESCARTE CONSCIENTE DE MEDICAMENTOS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
USO DE ARGILA BENTONITA COMO CATALISADORES EM REAÇÕES ORGÂNICAS: UMA BREVE REVISÃO EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
O JOGO DE BINGO DE TABELA PERIÓDICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA APLICADA SOB PERSPECTIVA PIAGETIANA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Análise comparativa dos Projetos Pedagógicos de Cursos e Matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em química de universidades federais da região nordeste; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
SALA DE AULA INVERTIDA E MODELO POR ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA KAHOOT! PARA O ENSINO DE SEGURANÇA DE LABORATÓRIO EM AULAS DE QUÍMICA BÁSICA EXPERIMENTAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
ESTEROIDES E HORMÔNIOS SESUAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE CTS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA EDUCACIOBNAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO BRASILEIRA E INTERNACIONAL (2016-2022); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Contribuições do PIBID e do PRP na percepção dos egressos para sua formação docente em Química; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
ANÁLISE EM ANAIS DO ENPEC/ENEQ SOBRE A TEMÁTICA DE ENSINO HÍBRIDO COM FOCO NOS NÍVEIS DO CONHECIMENTO QUÍMICO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Educação inclusiva no ensino de Química: uma revisão em periódicos nacionais; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: CLASSIFICAÇÃO NAS LINHAS TEMÁTICAS DO ENEQ 2021 E ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Adutos de Morita-Baylis-Hillman e perfil farmacológico: uma revisão em periódicos internacionais; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
VIVÊNCIA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA EM PERÍODO DE PANDEMIA: UM OLHAR PARA O ENSINO SUPERIOR; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
ANÁLISE DAS QUESTÕES DE QUÍMICA ORGÂNICA NA PROVA DO ENEM PARA O EIXO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO PERÍODO DE 2009 A 2020; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Avaliação dos programas PIBID e RP nos campus I e II da UFPB: um estudo sobre seu desenvolvimento em períodos remotos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O LÚDICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Uma proposta de Sequencia Didática para o Ensino de Radioatividade; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
ACIDIFICAÇÃO DOS OCEANOS: PROPOSTA E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE CTSA EM AULAS DE QUÍMICA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM FOCO: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
PLANEJAMENTO, PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE VÍDEOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA EXPERIMENTAL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Instrumentação eletrônica com materiais alternativos para aulas experimentais de Química: uma revisão integrativa; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
O caso de Grace Fryer e as garotas fantasmas: uma proposta de sequencia didática com abordagem CTS para o estudo da radioatividade; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Construção e aplicação de um jogo lúdico como ferramenta de ensino-aprendizagem em química: ?? Dominó das funções inorgânicas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
CIÊNCIA E A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE INTRODUÇÃO A QUÍMICA ORGÂNICA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Ensino híbrido: planejamento, aplicação e avaliação da modalidade de ensino rotação por estações em Química; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
O jogo "trilha do QR Code" como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Mobile Learning no ensino de Química: um olhar para a geometria e propriedades das moléculas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
MODELO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA: PLANEJAMENTO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
ESTUDO ETNOBOTÂNICO E O CONHECIMENTO DA QUÍMICA ORGÂNICA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Ensino Híbrido em Química: planejamento, aplicação e avaliação no ensino médio; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE CTS NO ENSINO DE QUÍMICA: PROTETOR SOLAR COMO TEMA GERADOR; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
DO USO POPULAR A CONCEPÇÃO CIENTÍFICA: PLANTAS MEDICINAIS COMO TEMA CONTEXTUALIZADOR NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Laboratório Rotacional no Ensino de Química: planejamento, aplicação e avaliação; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
O uso da linguagem química como indicador de alfabetização científica: um estudo de caso; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Jogos e ensino de Química: avaliando uma proposta de atividade para o ensino de soluções e gases; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Jogo "Pôquer da tabela periódica": preparação de material didático para o ensino de Química; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Sala de aula invertida no ensino de Química: planejamento, aplicação e avaliação no ensino médio; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Diagnóstico do uso e importância de tecnologias no ensino de ciências entre docentes e discentes do ensino fundamental na escola estadual Padre Hildon Bandeira no município de Alagoa Grande - PB; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Concepções de contextualização e interdisciplinaridade entre professores de química do ensino médio: uma investigação em escolas públicas de João Pessoa - PB; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Síntese de novos híbridos moleculares contendo os núcleos quinolina/cumarina com potencial atividade anticâncer e leishmanicida; 2025; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Síntese de novos híbridos moleculares contendo os núcleos quinolina e carvacrol com potencial atividade anticâncer e leishmanicida; 2025; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Desenvolvimento de novas metodologias sintéticas sustentáveis para a preparação de Adutos de Morita-Baylis-Hillman potencialmente bioativos; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Síntese de novos híbridos moleculares contendo os núcleos 3-hidroxi-2-oxindois e 7-cloroquinolina com potencial atividade leishmanicida; ; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Síntese de adutos de Morita-Baylis-Hillman usando cicloexen-2-ona como aceptor de Michael e derivados de isatina como substrato; ; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Desenvolvimento de novas metodologias sintéticas sustentáveis para a preparação de quinolinas potencialmente bioativas; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Síntese assistida por micro-ondas de quinolinas potencialmente bioativas; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Síntese assistida por micro-ondas de novas bases de Schiff de derivados de isatina com potencial atividade biológica; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
SÍNTESE DE HETERODÍMEROS DE ADUTOS DE MORITA-BAYLIS-HILLMAN DERIVADOS DA ISATINA COM POTENCIAL ATIVIDADE ANTITUMORAL; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Síntese de heterodímeros de tiossemicarbazonas derivados da isatina com potencial atividade antitumoral; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
ÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NOVOS DERIVADOS 1,3,4 OXADIAZÓLICOS A PARTIR DO NAPROXENO E IBUPROFENO COMO POTENCIAIS INIBIDORES SELETIVOS DA COX-2; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Síntese de adutos de Morita-Baylis-Hillman homodiméricos com potencial atividade antitumoral; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
síntese de homodímeros de tiossemicarbazonas derivdas da isatina com potencial atividade antineoplásica; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
SÍNTESE DE DERIVADOS OXADIAZÓLICOS DO IBUPROFENO E CETOPROFENO COM POTENCIAL ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA E ANTITUMORAL; 2016; Iniciação Científica - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
SÍNTESE DE HOMODÍMEROS DE ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO ESTERÓIDES COM POTENCIAL ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA; 2016; Iniciação Científica - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Síntese e caracterização de novos derivados 1,3,4 oxadiazólicos a partir do naproxeno e ibuprofeno como potenciais inibidores seletivos da COX-2; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
; SÍNTESE DE NOVOS ADUTOS DE MORITA-BAYLIS-HILLMAN E DERIVADOS POTENCIAIS CANDIDATOS A FÁRMACOS ANTIPARASITÁRIOS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
USO DA ABORDAGEM DE REPLICAÇÃO MOLECULAR NA PREPARAÇÃO DE NOVOS AMBH COM POTENCIAL ATIVIDADE ANTIPARASITÁRIA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Gabriel Lima Junior;
Produções bibliográficas
-
ALENCAR FILHO, EDILSON BESERRA DE ; SANTOS, VANESSA COSTA ; DA SILVA, LUANA BEATRIZ ROCHA ; NOVAES, LUANA NUNES ; ARAÚJO, EDIGÊNIA CAVALCANTE DA CRUZ ; OLIVEIRA, BOAZ GALDINO ; JÚNIOR, CLÁUDIO GABRIEL LIMA ; LOPES, BRUNO GALDINO ; CRISTIANO, RODRIGO ; GALVÃO, JOSÉ LUCAS F.M. ; VERAS, ANA CAROLINE M.F. ; LIMA, EDELTUDRES DE OLIVEIRA ; PARANHOS, BEATRIZ AGUIAR JORDÃO ; SANTOS, MARIANE TELES . Larvicidal n?-hydroxy-4-methoxychalcones: Synthesis mediated by -cachaça-, DFT/PCM/AIM structural/reactivity analysis, photophysical studies and biological activities against Aedes aegypti and non-target organisms. JOURNAL OF MOLECULAR STRUCTURE , v. 1349, p. 143846, 2026.
-
DE SOUSA, FELIPE BEZERRA ; LOPES, BRUNO GALDINO ; SANTOS, EMELLY SUELEN FREITAS REIS ; DOS REIS, MALU MARIA LUCAS ; DE OLIVEIRA, RODRIGO JOSÉ ; DE OLIVEIRA, ANDRÉ H. ; MENEZES, FABRÍCIO G. ; BALABAN, ROSANGELA C. ; LIMA-JUNIOR, Claudio Gabriel ; MOREIRA, DAYSE DAS NEVES ; CRISTIANO, RODRIGO . Green synthesis of isatin-based N-acylhydrazones: A platform for colored molecular gels. JOURNAL OF MOLECULAR STRUCTURE , v. 1353, p. 144702, 2026.
-
ABRANTES, PALOMA G. ; SILVA, GILDILAYNE M. ; COSTA, ISRAEL F. ; LIMA-JUNIOR, CLAUDIO G. ; SANTOS, EMELLY S.F.R. ; SOUSA, NATÁLIA F. ; SCOTTI, MARCUS T. ; FERNANDES, ANA L.M. ; LAMEC, DELVA T.F. ; KEESEN, TATJANA S.L. ; TEOTÔNIO, ERCULES E.S. ; VALE, JULIANA A. . Synthesis, antileishmanial activity and in silico study of isatin-derived Knoevenagel adducts. JOURNAL OF MOLECULAR STRUCTURE , v. 1353, p. 144641, 2026.
-
DE ARAÚJO, LIDIANE GOMES ; SOARES, RAFAEL GOMES ; LOPES, BRUNO GALDINO ; DE SOUSA FRANÇA, ANA RITA ; BRANDÃO, KAREN ISABELLY SANTOS CARDOSO ; DE ALENCAR FILHO, EDILSON BESERRA ; DOS SANTOS, YURI VIRGÍLIO ; MILITÃO, GARDENIA CARMEN GADELHA ; LIMA-JUNIOR, Claudio Gabriel ; CRISTIANO, RODRIGO . Luminescent dihydroquinolines: fluorescence in aqueous media and insights into anticancer activity. BIOORGANIC & MEDICINAL CHEMISTRY , v. 134, p. 118528, 2026.
-
MELO, CINTHIA RODRIGUES ; LIMA, CALIANDRA MARIA BEZERRA LUNA ; DE MELO MARCELINO, BRENNA MARCELIANE ; LIMA-JÚNIOR, CLAUDIO GABRIEL ; OLIVEIRA FILHO, ABRAHÃO ALVES DE ; SILVA RAMALHO, IGOR GABRIEL DA ; DE OLIVEIRA, KARDILANDIA MENDES ; DIAS, GABRIELA TAFAELA ; VIEIRA, GICIANE CARVALHO ; ANDRADE-NETO, VALTER FERREIRA DE ; DINIZ, MARGARETH DE FÁTIMA FORMIGA MELO . Study of antiplasmodial activity, toxicity, pharmacokinetic profiles of n-methyl-isatin (CH3ISACN) derivative. EXPERIMENTAL PARASITOLOGY , v. 270, p. 108910, 2025.
-
OLEGÁRIO, TAYNÁ RODRIGUES ; DE ARAÚJO, LIDIANE GOMES ; LOPES, BRUNO GALDINO ; ZACCARON CRISTIANO, CLÁUDIA M. ; DE OLIVEIRA VIANA, JÉSSIKA ; WEBER, KAREN C. ; DANTAS, JOSÉ ROBERTO ; DE OLIVEIRA LIMA, EDELTRUDES ; SANTOS, VANESSA COSTA ; ROCHA DA SILVA, LUANA BEATRIZ ; BARBOSA, EUZÉBIO GUIMARÃES ; MARTINS, LUCAS FERREIRA ; LIÃO, LUCIANO MORAIS ; DE ALENCAR FILHO, EDILSON BESERRA ; CRISTIANO, RODRIGO ; LIMA-JUNIOR, Claudio Gabriel . Solvatochromic fluorophores based on 6-fluoro-2-(aryl)quinoline-4-carboxylic acids: Synthesis, optical studies and evaluation of their antimicrobial and larvicidal properties. SPECTROCHIMICA ACTA PART A-MOLECULAR AND BIOMOLECULAR SPECTROSCOPY , v. 333, p. 125886, 2025.
-
DE LIMA, FERNANDA RODRIGUES ; DE OLIVEIRA VIANA, JÉSSIKA ; DE CASTRO, ALEFF CRUZ ; CRISTIANO, RODRIGO ; PERELLÓ, MARCIA ALBERTON ; CZECZOT, ALEXIA DE MATOS ; BIZARRO, CRISTIANO VALIM ; MACHADO, PABLO ; BASSO, LUIZ AUGUSTO ; LIMA'JUNIOR, CLAUDIO GABRIEL ; RODRIGUES'JUNIOR, VALNÊS DA SILVA ; WEBER, KAREN CACILDA . In Vitro and In Silico Evaluation of Isatin-Derived Spirooxindoles as Antituberculosis Drug Candidates. Chemical Biology & Drug Design , v. 106, p. 1/e70152-11, 2025.
-
DA SILVA, MARÍLIA CECÍLIA ; VIANA, JÉSSIKA DE OLIVEIRA ; OLEGÁRIO, TAYNÁ RODRIGUES ; SABINO, JAYNE MARIA ; BARBOSA, EUZÉBIO GUIMARÃES ; CHAVES, ELTON JOSÉ FERREIRA ; ROCHA, GERD BRUNO ; LIMA-JUNIOR, Claudio Gabriel ; WEBER, KAREN CACILDA . In silico target identification and pharmacokinetic profiling of 2-aryl-quinoline-4-carboxylic acid derivatives as potential antileishmanial agents. Frontiers in Pharmacology , v. 16, p. 1/1621059, 2025.
-
ALVES, ROSA MARIA B. ; SANTOS, EMELLY SUELEN F.R. ; SILVA, MAYARA VITÓRIA S. ; SOUSA, FELIPE B. ; SILVA, JÉSSICA JENNIFER B. ; DOS REIS, MALU MARIA LUCAS ; SANTOS, RHAYANE O. ; WEBER, KAREN C. ; LIMA-JUNIOR, Claudio Gabriel ; MOREIRA, DAYSE N. . Design, in silico study, and efficient synthesis of N-acylhydrazones in deep eutectic solvents: potential anticonvulsant agents. BIOORGANIC & MEDICINAL CHEMISTRY , v. 131, p. 118398, 2025.
-
DE ARAÚJO, LIDIANE GOMES ; DE PONTES SILVA, WELISSON ; CRISTIANO, CLÁUDIA M. ZACCARON ; DE MENDONÇA, JOSÉ GUTEMBERGUE ; Rocha, Gerd B. ; VAZ, BONIEK GONTIJO ; DOS SANTOS, GABRIEL FRANCO ; LIMA-JUNIOR, Claudio Gabriel ; CRISTIANO, RODRIGO . Impact of alkyl chains, electron donor substituents and acidic group on aggregation-induced emission of carboxylic acid functionalized quinoxalines. JOURNAL OF MOLECULAR STRUCTURE , v. 1300, p. 137275, 2024.
-
VASCONCELOS, ALINY ; XAVIER, FRANCISCO ; CASTRO, ALEFF ; LIMA, MATHEUS ; TERCEIRO, LUCAS ; SILVA, FÁBIO ; VASCONCELLOS, MARIO ; DANTAS, BRUNA ; BARBOSA, ANDREZZA ; DUARTE, SÂMIA ; ARAÚJO, DEMETRIUS ; LIMA-JUNIOR, CLAUDIO . Synthesis and Analysis of Carvacrol-Derived Morita-Baylis-Hillman Adducts as Potential Anticancer Agents. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY , v. 35, p. 1/e-20240022-16, 2024.
-
MELO, C. R. ; Lima-Junior, C.G. ; OLIVEIRA FILHO, A. A. ; ANDRADE-NETO, V. F. ; DINIZ, M. F. F. M. . Inibição das cisteínas proteases como alvos de candidatos a antimaláricos: Uma revisão narrativa. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE , v. 13, p. 937-941, 2024.
-
LOPES, BRUNO GALDINO ; DE ARAÚJO, LIDIANE GOMES ; SOARES, RAFAEL GOMES ; LIMA-JUNIOR, Claudio Gabriel ; VAZ, BONIEK GONTIJO ; SANTOS, GABRIEL FRANCO DOS ; WILL, SABRINA FELIPPE ; WESTPHAL, EDUARD ; BECHTOLD, IVAN H. ; STADTLOBER, CARLOS H. ; ECCHER, JULIANA ; CRISTIANO, RODRIGO . Study of mesomorphism behavior and protonation-induced emission of symmetrical benzalazines. JOURNAL OF MOLECULAR STRUCTURE , v. 1312, p. 138571, 2024.
-
DE ARAÚJO, LIDIANE GOMES ; DE JESUS, ASHLEY.A.S.S. ; DANTAS, JOSÉ ROBERTO ; DE OLIVEIRA LIMA, EDELTRUDES ; VAZ, BONIEK GONTIJO ; DOS SANTOS, GABRIEL FRANCO ; CRISTIANO, CLÁUDIA M. ZACCARON ; LIMA-JUNIOR, Claudio Gabriel ; DE OLIVEIRA VIANA, JÉSSIKA ; WEBER, KAREN C. ; BARBOSA, EUZÉBIO GUIMARÃES ; CRISTIANO, RODRIGO . 2-Styryl-quinoline-4-carboxylic acids: synthesis, characterization, and investigation of their optical properties and antimicrobial activity. DYES AND PIGMENTS , v. 229, p. 112294, 2024.
-
GUEDES, ANA PAULA DE MELO ; MIRANDA, DÉBORA LUÍSA ROSENDO TOMÉ DE ; GONDIM, AMANDA DUARTE ; LIMA JUNIOR, Claudio Gabriel . Niobium Pentoxide as an Acid Catalyst: An Overview. The Journal of Engineering and Exact Sciences , v. 10, p. 19766, 2024.
-
MENDES, RHUAN KARLOS SANTOS ; SANTOS, EMELLY SUELEN DE FREITAS REIS ; DE ANDRADE, SANDRO DUTRA ; DA SILVA, GIRLYANDERSON ARAÚJO ; GALVÃO, JOSÉ LUCAS FERREIRA MARQUES ; DOS SANTOS, JOSÉ ROBERTO DANTAS DE ANDRADE ; LIMA, EDELTRUDES DE OLIVEIRA ; DA SILVA, RODOLFO B. ; CRISTIANO, RODRIGO ; DA SILVA, FAUSTHON FRED ; LIMA-JUNIOR, Claudio Gabriel . Choline Chloride-Urea Deep Eutectic Solvent/Cu-Mn Iminodiacetate Coordination Polymer as an Efficient Catalytic System for Synthesis of Morita-Baylis-Hillman Adducts with Antimicrobial Activity. ACS Omega , v. 9, p. 45911-45919, 2024.
-
ADILIS MARIA PAIVA FERREIRA, LARISSA ; KARLA DIEGA PAIVA FERREIRA, LAÉRCIA ; FRAGOSO PEREIRA CAVALCANTI, RAQUEL ; ALLYSSON DE ASSIS FERREIRA GADELHA, FRANCISCO ; MANGUEIRA DE LIMA, LOUISE ; FRANCISCO ALVES, ADRIANO ; GABRIEL LIMA JÚNIOR, CLÁUDIO ; REGINA PIUVEZAM, MARCIA . Morita-Baylis-Hillman adduct 2-(3-hydroxy-1-methyl-2-oxoindolin-3-il) acrylonitrile (CISACN) ameliorates the pulmonary allergic inflammation in CARAS model by increasing IFN-γ/IL-4 ratio towards the Th1 immune response. INTERNATIONAL IMMUNOPHARMACOLOGY , v. 130, p. 111737, 2024.
-
SANTOS, G. F. ; MILITÃO, GARDÊNIA ; SILVA, THIAGO D. S. ; SOUZA, JÚLIA L. C. ; BRITO, VINICIUS B. M. ; MOURAO, E. D. S. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. ; ALENCAR-FILHO, EDILSON B. ; LIMA-JÚNIOR, C.G. . Antiproliferative Activity, Preliminary QSAR Analysis and in silico ADME Studies of Morita-Baylis-Hillman Adducts from Isatin Derivatives in Four Cancer Cell Lines. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA , v. 15, p. 3-11, 2023.
-
DE-ANDRADE, SANDRO-DUTRA ; ANDRADE, ISADORA-MARIA-GOUVEIA ; CASTRO, ALEFF ; MONTENEGRO, YOHANA-MARIA-RODRIGUES ; DAS-NEVES-MOREIRA, DAYSE ; MAIA, RACHEL-AZEVEDO ; MARTINS, FELIPE-TERRA ; VAZ, BONIEK-GONTIJO ; FRANCO-DOS-SANTOS, GABRIEL ; LIMA, EDELTRUDES-DE-OLIVEIRA ; OLIVEIRA, NAYANA-DA-ROCHA ; FARIAS, BRENDA-KERCYA-DA-SILVA ; LIMA-JUNIOR, CLAUDIO-GABRIEL . Deep eutectic solvent co-catalyzed synthesis and antimicrobial activity of Morita-Baylis-Hillman adducts from isatin derivatives. JOURNAL OF MOLECULAR STRUCTURE , v. 1273, p. 134323, 2023.
-
Lima-Junior, C.G. ; ARAUJO, R. S. A. ; BARBOSA, K. F. ; WEBER, K. C. ; PONTES, L. F. B. L. . Sala de Aula Invertida e Modelo de Rotação por Estações no Ensino de Ciências: uma breve revisão. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA , v. 15, p. 827-843, 2023.
-
COELHO, M. C. ; CASTRO, A. C. ; OLEGÁRIO, TAYNÁ ; CRISTIANO, R. ; VAZ, BONIEK ; DOS SANTOS, GABRIEL FRANCO ; MACHADO, L. S. ; MILITÃO, GARDÊNIA ; SILVA, P. B. N. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. ; Lima-Junior, C.G. . Synthesis and Anticancer Activity of Homodimeric Morita-Baylis-Hillman Adducts Based on 3-Hydroxyindolin-2-one Core. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY , p. 1273-1283, 2023.
-
CASTRO, ALEFF ; ANDRADE, ISADORA MARIA GOUVEIA ; COELHO, MAÍSA CAVALCANTI ; DA COSTA, DANIEL PEREIRA ; MOREIRA, DAYSE DAS NEVES ; MAIA, RACHEL AZEVEDO ; LIMA, GESIANE DA SILVA ; DOS SANTOS, GABRIEL FRANCO ; VAZ, BONIEK GONTIJO ; MILITÃO, GARDÊNIA CARMEN GADELHA ; DA SILVA, PAULO BRUNO NORBERTO ; VASCONCELLOS, MÁRIO LUIZ ARAUJO DE ALMEIDA ; LIMA'JUNIOR, CLAUDIO GABRIEL . Multicomponent synthesis of spiro 1,3,4-thiadiazolines with anticancer activity by using deep eutectic solvent under microwave irradiation. JOURNAL OF HETEROCYCLIC CHEMISTRY , v. 60, p. 392-405, 2023.
-
DE ABRANTES, PALOMA GOMES ; COSTA, ISRAEL FERREIRA ; FALCÃO, NATHALIA KELLYNE DA SILVA MARINHO ; DE OLIVEIRA FERREIRA, JOÃO MARCOS GOMES ; JUNIOR, CLAUDIO GABRIEL LIMA ; TEOTONIO, ERCULES EPAMINONDAS DE SOUSA ; VALE, JULIANA ALVES . The Efficient Knoevenagel Condensation Promoted by Bifunctional Heterogenized Catalyst Based Chitosan-EDTA at Room Temperature. CATALYSIS LETTERS , v. 153, p. 945-955, 2023.
-
FALCÃO, NATHÁLIA ; PIRES, GILVAN ; ABRANTES, PALOMA ; ABRANTES, POLIANA ; RESENDE FILHO, JOÃO ; LIMA JUNIOR, CLAUDIO ; TEOTONIO, ERCULES ; VALE, JULIANA . Magnetic Nanoparticles Based on DABCO as Catalysts in the Knoevenagel Reaction and Synthesis of Isatin-β-thiosemicarbazones. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY , v. 34, p. 1175-1184, 2023.
-
SUELEN DE FREITAS REIS SANTOS, EMELLY ; HOFFIMAM MIRANDA NUNES PAULINO, ELLEM ; DA SILVA MADRUGA, MARIA FRANCILEIDE ; FERREIRA BARBOSA, KAROLINE ; LIMA-JUNIOR, Claudio Gabriel . PIBID/QUÍMICA/UFPB em Período Remoto: A Importância da Educação Inclusiva na Formação de Professores. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 9, p. 122-145, 2023.
-
DA SILVA, JULIANE SANTOS DE FRANÇA ; CARVALHO, DEYSE CRISTINA MADRUGA ; CAVALCANTE-SILVA, LUIZ HENRIQUE AGRA ; LIMA, ÉSSIA DE ALMEIDA ; SALES NETO, JOSÉ MARREIRO DE ; FERREIRA, LARISSA ADILIS MARIA PAIVA ; OLEGÁRIO, TAYNÁ RODRIGUES ; MENDES, RHUAN KARLOS SANTOS ; LETTNIN, ALINE PORTANTIOLO ; VOTTO, ANA PAULA DE SOUZA ; VASCONCELLOS, MÁRIO LUIZ ARAÚJO DE ALMEIDA ; LIMA-JUNIOR, Claudio Gabriel ; RODRIGUES-MASCARENHAS, SANDRA . Morita-Baylis-Hillman adduct 2-(3-hydroxy-2-oxoindolin-3-yl)acrylonitrile (ISACN) modulates the inflammatory process during LPS-induced acute lung injury. IMMUNOPHARMACOLOGY AND IMMUNOTOXICOLOGY , v. 45, p. 1-12, 2023.
-
PIUVEZAM, MARCIA REGINA ; PAIVA FERREIRA, LARISSA ADILIS MARIA ; DE LIMA, LOUISE MANGUEIRA ; PAIVA FERREIRA, LAERCIA KARLA DIEGA ; BERNARDO, LARISSA RODRIGUES ; CASTRO, ALEFF ; LIMA JUNIOR, Claudio Gabriel ; DE ALMEIDA VASCONCELLOS, MÁRIO LUIZ ARAÚJO . Biological Activities of Morita-Baylis-Hillman Adducts (MBHA). MINI-REVIEWS IN MEDICINAL CHEMISTRY , v. 23, p. 1691-1710, 2023.
-
PIMENTEL, R. L. G. ; DA SILVA, RODOLFO BEZERRA ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. ; Lima-Junior, C.G. ; SILVA, F. F. . Mixed-Metal Cu-Mn iminodiacetate coordination polymer as heterogeneous catalyst for Morita-Baylis-Hillman reactions. JOURNAL OF MOLECULAR STRUCTURE , v. 1263, p. 133133, 2022.
-
XAVIER, FRANCISCO J. S. ; LIRA, ANDRESSA B. ; VERISSIMO, GABRIEL C. ; DE S. SARAIVA, FERNANDA S. ; DE OLIVEIRA FILHO, ABRAHÃO A. ; DE SOUZA-FAGUNDES, ELAINE M. ; DE F. F. M. DINIZ, MARGARETH ; GOMES, MARIA A. ; CASTRO, ALEFF C. ; Silva, Fábio P. L. ; LIMA-JUNIOR, CLAUDIO G. ; Vasconcellos, Mário L. A. A. . Morita-Baylis-Hillman adducts derived from thymol: synthesis, in silico studies and biological activity against Giardia lamblia. MOLECULAR DIVERSITY , v. 26, p. 1969-1982, 2022.
-
DA SILVA, GIRLYANDERSON ARAÚJO ; DE CASTRO, ALEFF CRUZ ; MENDES, RHUAN KARLOS SANTOS ; MOREIRA, DAYSE DAS NEVES ; CAVALCANTI, GRAYCYELLÊ RODRIGUES DA SILVA ; DA FONSECA, MARIA GARDENNIA ; GOMES, JOÃO PEDRO AGRA ; DE ALENCAR-FILHO, EDILSON BESERRA ; VAZ, BONIEK GONTIJO ; FRANCO DOS SANTOS, GABRIEL ; LIMA, GESIANE DA SILVA ; DA SILVA, FAUSTHON FRED ; LIMA-JUNIOR, Claudio Gabriel . Bentonite catalyzed solvent-free synthesis of N¿-(2-oxoindolin-3-ylidene)benzohydrazide derivatives under microwave irradiation. JOURNAL OF MOLECULAR STRUCTURE , v. 1270, p. 133914, 2022.
-
ALVES, F. S. ; BARBOSA, K. F. ; WEBER, K. C. ; Lima-Junior, C.G. . ACIDIFICAÇÃO DOS OCEANOS: PROPOSTA E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE CTSA EM AULAS DE QUÍMICA. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 8, p. 359-376, 2022.
-
DE ANDRADE, JULYANNA CANDIDO DUTRA ; SILVA, LUCAS ARAUJO TRAJANO ; LIMA-JÚNIOR, CLAUDIO GABRIEL ; CHOJNACKI, JAROSLAW ; DE ALMEIDA VASCONCELOS, MÁRIO LUIZ ARAÚJO ; DA SILVA, RODOLFO BEZERRA ; ALVES JÚNIOR, SEVERINO ; DA SILVA, FAUSTHON FRED . Copper and copper-manganese 1D coordination polymers: Synthesis optimization, crystal structure and preliminary studies as catalysts for Baylis-Hillman reactions. INORGANICA CHIMICA ACTA , v. 514, p. 119985, 2021.
-
OLIVEIRA, JOÃO PAULO ; CALEFFI, GUILHERME ; SILVA, EVERTON ; COELHO, MAÍSA ; CASTRO, ALEFF ; MENDES, RHUAN ; OLEGÁRIO, TAYNÁ ; LIMA-JUNIOR, CLAUDIO ; VASCONCELLOS, MARIO ; SOUZA, JÚLIA ; SOUZA, SÍLVIA ; MILITÃO, GARDÊNIA ; VAZ, BONIEK ; RAMALHO, RUVER . Morita-Baylis-Hillman Reaction with 7-Chloroquinoline Derivatives-New Compounds with Potential Anticancer Activity. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY , p. 347-354, 2021.
-
COSTA, DANIEL PEREIRA ; CASTRO, ALEFF CRUZ ; SILVA, GIRLYANDERSON ARAÚJO ; LIMA'JUNIOR, CLAUDIO GABRIEL ; ANDRADE JÚNIOR, FRANCISCO PATRICIO ; OLIVEIRA LIMA, EDELTRUDES ; VAZ, BONIEK GONTIJO ; SILVA, LIDYA CARDOSO . Microwave-assisted synthesis and antimicrobial activity of novel spiro 1,3,4-thiadiazolines from isatin derivatives. JOURNAL OF HETEROCYCLIC CHEMISTRY , v. 58, p. 766-776, 2021.
-
DE FRANÇA, JULIANE SANTOS ; DE SALES-NETO, JOSÉ MARREIRO ; CARVALHO, DEYSE CRISTINA MADRUGA ; DE ALMEIDA LIMA, ÉSSIA ; OLEGÁRIO, TAYNÁ RODRIGUES ; MENDES, RHUAN KARLOS SANTOS ; LIMA-JUNIOR, Claudio Gabriel ; DE ALMEIDA VASCONCELLOS, MÁRIO LUIZ ARAÚJO ; RODRIGUES-MASCARENHAS, SANDRA . Morita-Baylis-Hillman Adduct 2-(3-Hydroxy-2-oxoindolin-3-yl)acrylonitrile (ISACN) Modulates Inflammatory Process In vitro and In vivo. INFLAMMATION , v. 44, p. 899-907, 2021.
-
FERREIRA, JOÃO MARCOS GOMES DE OLIVEIRA ; DA SILVA, GIRLYANDERSON ARAÚJO ; COELHO, MAÍSA CAVALCANTI ; JUNIOR, CLAUDIO GABRIEL LIMA ; VALE, JULIANA ALVES . Quick synthesis of isatin-derived knoevenagel adducts using only eco-friendly solvent. Results in Chemistry , v. 3, p. 100135, 2021.
-
ALVES, B. X. P. ; PONTES, L. F. B. L. ; Lima-Junior, C.G. . Uso do aplicativo -moléculas- para o ensino de geometria molecular: uma abordagem na perspectiva do mobile learning. Scientia Naturalis , v. 3, p. 1576-1586, 2021.
-
SANTOS, P. M. S. ; NUNES, P. H. P. ; WEBER, K. C. ; Lima-Junior, C.G. . Educação inclusiva no Ensino de Química: uma análise em periódicos nacionais. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL , v. 33, p. 1, 2020.
-
PEREIRA, M.B.B. ; HONÓRIO, L.M.C. ; LIMA-JÚNIOR, C.G. ; SILVA FILHO, E.C. ; GASLAIN, FABRICE ; RIGAUD, B. ; FONSECA, M.G. ; JABER, M. . Modulating the structure of organofunctionalized hydroxyapatite/tripolyphosphate/chitosan spheres for dye removal. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL CHEMICAL ENGINEERING , v. 8, p. 103980, 2020.
-
Lima-Junior, C.G. ; OLIVEIRA, N. L. ; BARBOSA, A. C. R. ; LIMA JUNIOR, A. B. . Aplicação do modelo híbrido de rotação por estações no ensino de química. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 6, p. 133-162, 2020.
-
BRITO, VINICIUS B. M. ; SANTOS, GILMAR F. ; SILVA, THIAGO D. S. ; SOUZA, JÚLIA L. C. ; MILITÃO, GARDENIA C. G. ; MARTINS, FELIPE T. ; Silva, Fábio P. L. ; OLIVEIRA, BOAZ G. ; ARAÚJO, EDIGENIA C. C. ; Vasconcellos, Mário L. A. A. ; LIMA-JÚNIOR, CLAUDIO G. ; ALENCAR-FILHO, EDILSON B. . Synthesis, anti-proliferative activity, theoretical and 1H NMR experimental studies of Morita-Baylis-Hillman adducts from isatin derivatives. MOLECULAR DIVERSITY , v. 24, p. 265-281, 2020.
-
DA CÂMARA ROCHA, JULIANA ; DA FRANCA RODRIGUES, KLINGER ANTONIO ; DO NASCIMENTO NÉRIS, PATRÍCIA LIMA ; DA SILVA, LARISSE VIRGOLINO ; ALMEIDA, FERNANDA SILVA ; LIMA, VIVIANE SILVA ; PEIXOTO, REPHANY FONSECA ; DA CÂMARA ROCHA, JULIENE ; DE AZEVEDO, FÁTIMA DE LOURDES ASSUNÇÃO ARAÚJO ; VERAS, ROBSON CAVALCANTI ; DE MEDEIROS, ISAC ALMEIDA ; DA SILVA, WAGNER ANDRÉ VIEIRA ; LIMA-JUNIOR, CLAUDIO G. ; DE ALMEIDA VASCONCELLOS, MÁRIO LUIZ ARAÚJO ; DO AMARAL, IAN PORTO GURGEL ; DE OLIVEIRA, MÁRCIA ROSA ; DE SOUZA LIMA KEESEN, TATJANA . Biological activity of Morita-Baylis-Hillman adduct homodimers in L. infantum and L. amazonensis: anti-Leishmania activity and cytotoxicity. PARASITOLOGY RESEARCH , v. 118, p. 3067-3076, 2019.
-
J. S. XAVIER, FRANCISCO ; G. LIMA JÚNIOR, CLÁUDIO ; L. A. A. VASCONCELLOS, MARIO ; G. DE OLIVEIRA, RAMON ; P. L. SILVA, FÁBIO ; C. DE CASTRO, ALEFF ; V. G. DE ARAÚJO, PRISCILA ; A. BRAGA, VALDIR ; S. FRANÇA-SILVA, MARIA . Vasorelaxant Activity of Morita-Baylis-Hillman Adducts Derived from Eugenol on Superior Mesenteric Artery of Normotensive Rats. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA , v. 11, p. 1277-1288, 2019.
-
DA SILVA CALEFFI, GUILHERME ; DE OLIVEIRA, JOÃO PAULO GOMES ; DA PAZ SILVA, EVERTON ; OLEGÁRIO, TAYNÁ RODRIGUES ; MENDES, RHUAN KARLOS SANTOS ; LIMA-JUNIOR, CLÁUDIO GABRIEL ; SILVA, FÁBIO PEDROSA LINS ; MARTINS, FELIPE TERRA ; VASCONCELLOS, MÁRIO LUIZ ARAÚJO DE ALMEIDA . Synthesis and structural characterization by NMR and X-ray of new Morita-Baylis-Hillman adducts derived from 7-chloroquinoline. Journal of Molecular Structure (Print) , v. 1133, p. 358-368, 2017.
-
SOUSA, SUERVY ; ROCHA, JULIANA ; KEESEN, TATJANA ; SILVA, EVERTON ; DE ASSIS, PRISCILLA ; DE OLIVEIRA, JOÃO ; CAPIM, SAULO ; XAVIER, FRANCISCO ; MARINHO, BRUNO ; SILVA, FÁBIO ; LIMA'JUNIOR, CLAUDIO ; VASCONCELLOS, MÁRIO . Synthesis of 16 New Hybrids from Tetrahydropyrans Derivatives and Morita-Baylis-Hillman Adducts: In Vitro Screening against Leishmania donovani. Molecules (Basel. Online) , v. 22, p. 207, 2017.
-
FAHEINA-MARTINS, GLAUCIA V. ; LEITE, JACQUELINE ALVES ; DANTAS, BRUNA BRAGA ; LIMA-JÚNIOR, CLÁUDIO G. ; Vasconcellos, Mário L. A. A. ; RODRIGUES-MASCARENHAS, SANDRA ; ARAÚJO, DEMETRIUS A. M. . Morita-Baylis-Hillman Adducts Display Anti-Inflammatory Effects by Modulating Inflammatory Mediator Expression in RAW264.7 Cells. MEDIATORS OF INFLAMMATION , v. 2017, p. 1-9, 2017.
-
OLIVEIRA, N. L. ; MONTEIRO JUNIOR, J. M. A. ; ANJOS JUNIOR, R. H. ; Lima-Junior, C.G. . Usando uma ferramenta wiki para melhorar uma disciplina de Química Orgânica: Avaliação de um curso no formato híbrido. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE QUÍMICA , v. 12, p. 57-70, 2017.
-
Lima-Junior, C.G. ; CAVALCANTE, A. M. A. ; OLIVEIRA, N. L. ; SANTOS, G. F. ; MONTEIRO JUNIOR, J. M. A. . SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE QUÍMICA: PLANEJAMENTO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 3, p. 120-145, 2017.
-
DA SILVA, WAGNER A.V. ; RODRIGUES, DANIELE C. ; DE OLIVEIRA, RAMON G. ; MENDES, RHUAN K.S. ; OLEGÁRIO, TAYNÁ R. ; ROCHA, JULIANA C. ; KEESEN, TATJANA S.L. ; LIMA-JUNIOR, CLAUDIO G. ; Vasconcellos, Mário L.A.A. . Synthesis and activity of novel homodimers of Morita-Baylis-Hillman adducts against Leishmania donovani: A twin drug approach. Bioorganic & Medicinal Chemistry Letters (Print) , v. 26, p. 4523-4526, 2016.
-
LIMA-JUNIOR, CLAUDIO ; FAHEINA-MARTINS, GLÁUCIA ; BOMFIM, CAIO ; SILVA, EVERTON ; DE ARAÚJO, DEMETRIUS ; FILHO, EDILSON ; VASCONCELLOS, MÁRIO . SYNTHESIS, CYTOTOXIC ACTIVITY ON LEUKEMIA CELL LINES AND QUANTITATIVE STRUCTURE-ACTIVITY RELATIONSHIPS (QSAR) STUDIES OF MORITA-BAYLIS-HILLMAN ADDUCTS. Medicinal Chemistry (Hilversum) , v. 12, p. 1-1, 2016.
-
XAVIER, FRANCISCO ; RODRIGUES, KLINGER ; DE OLIVEIRA, RAMON ; LIMA JUNIOR, CLAUDIO ; ROCHA, JULIANA ; KEESEN, TATJANA ; DE OLIVEIRA, MARCIA ; SILVA, FÁBIO ; VASCONCELLOS, MÁRIO . Synthesis and In Vitro Anti Leishmania amazonensis Biological Screening of Morita-Baylis-Hillman Adducts Prepared from Eugenol, Thymol and Carvacrol. Molecules (Basel. Online) , v. 21, p. 1483, 2016.
-
SANTOS, MARILIA ; COELHO, FERNANDO ; LIMA-JUNIOR, CLÁUDIO ; VASCONCELLOS, MÁRIO . The Morita-Baylis-Hillman Reaction: Advances and Contributions from Brazilian Chemistry. Current Organic Synthesis , v. 12, p. 830-852, 2015.
-
Sandes, Jana M. ; FONTES, ADRIANA ; REGIS-DA-SILVA, CARLOS G. ; DE CASTRO, MARIA C. A. BRELAZ. ; LIMA-JUNIOR, CLAUDIO G. ; Silva, Fábio P. L. ; Vasconcellos, Mário L. A. A. ; FIGUEIREDO, REGINA C. B. Q. . Trypanosoma cruzi Cell Death Induced by the Morita-Baylis-Hillman Adduct 3-Hydroxy-2-Methylene-3-(4-Nitrophenylpropanenitrile). Plos One , v. 9, p. e93936, 2014.
-
DE PAIVA, YEN G. ; PINHO JÚNIOR, WALDOMIRO ; DE SOUZA, ANTONIO A. ; COSTA, CÍCERO O. ; Silva, Fábio P.L. ; LIMA-JUNIOR, CLÁUDIO G. ; VASCONCELLOS, MARIO L.A.A. ; GOULART, MARÍLIA O.F. . Electrochemical and computational studies, in protic medium, of Morita-Baylis-Hillman adducts and correlation with leishmanicidal activity. Electrochimica Acta , v. 140, p. 557-563, 2014.
-
Paiva, Yen G. de ; Souza, Antônio A. de ; Lima-Junior, Claudio G. ; Silva, Fábio P. L. ; A. Filho, Edilson B. ; Vasconcelos, Camila C. de ; Abreu, Fabiane C. de ; Goulart, Marília O. F. ; Vasconcellos, Mário L. A. A. ; LIMA-JUNIOR, C. G. . Correlation between electrochemical and theoretical studies on the leishmanicidal activity of twelve Morita-Baylis-Hillman adducts. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , v. 23, p. 894-904, 2012.
-
Lima¿Junior, Claudio G. ; Vasconcellos, Mário L.A.A. ; LIMA-JUNIOR, C. G. . Morita¿Baylis¿Hillman adducts: Biological activities and potentialities to the discovery of new cheaper drugs. Bioorganic & Medicinal Chemistry (Print) , v. 20, p. 3954-3971, 2012.
-
C. A. LEITE, JOCELMO ; G. L. JUNIOR, CLAUDIO ; P. L. SILVA, FABIO ; C.O. SOUSA, SUERVY ; L. A. A. VASCONCELLOS, MARIO ; F. MARQUES-SANTOS, LUIS . Antimitotic Activity on Sea Urchin Embryonic Cells of Seven Antiparasitic Morita-Baylis-Hillman Adducts: A Potential New Class of Anticancer Drugs. Medicinal Chemistry (Hilversum) , v. 8, p. 1003-1011, 2012.
-
Silva, Fábio P.L. ; de Assis, Priscilla A.C. ; Junior, Claudio G.L. ; de Andrade, Natália G. ; da Cunha, Saraghina M.D. ; Oliveira, Márcia R. ; Vasconcellos, Mário L.A.A. . Synthesis, evaluation against Leishmania amazonensis and cytotoxicity assays in macrophages of sixteen new congeners Morita¿Baylis¿Hillman adducts. European Journal of Medicinal Chemistry , v. 46, p. 4295-4301, 2011.
-
Junior, Claudio G.L.; SILVA, F. P. L. ; Andrade, N. G. ; Oliveira, R. G. ; Subrinho, F. L. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. . Microwave irradiation or low temperature improved synthesis of antiparasitic Morita-Baylis-Hillman adducts. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , v. 22, p. 2220-2224, 2011.
-
SOUSA, S. C. O. ; Junior, Claudio G.L. ; Silva, Fábio P.L. ; de Andrade, Natália G. ; Barbosa, Ticiano P. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. . Microwave-promoted morita-baylis-hillman reactions: efficient synthesis of new monoacylglycerols (MAGs) as potential anti-parasitic compounds. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , p. 1634-1643, 2011.
-
Sandes, Jana M. ; Borges, Andrezza R. ; Junior, Cláudio G.L. ; Silva, Fábio P.L. ; Carvalho, Gabriel A.U. ; Rocha, Gerd B. ; Vasconcellos, Mário L.A.A. ; Figueiredo, Regina C.B.Q. . 3-Hydroxy-2-methylene-3-(4-nitrophenylpropanenitrile): A new highly active compound against epimastigote and trypomastigote form of Trypanosoma cruzi. Bioorganic Chemistry (Print) , v. 38, p. 190-195, 2010.
-
Junior, Cláudio G.L.; de Assis, Priscila A.C. ; Silva, Fábio P.L. ; Sousa, Suervy C.O. ; de Andrade, Natália G. ; Barbosa, Ticiano P. ; Nerís, Patrícia L.N. ; Segundo, Luiz V.G. ; Anjos, Ítalo C. ; Carvalho, Gabriel A.U. . Efficient synthesis of 16 aromatic Morita¿Baylis¿Hillman adducts: Biological evaluation on Leishmania amazonensis and Leishmania chagasi. Bioorganic Chemistry (Print) , p. 279-284, 2010.
-
LIMA-JUNIOR, C. G. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. ; Oliveira, M. R. ; Lopes, H. M. ; SILVA, F. P. L. ; Batista, G. N. . Improved Synthesis of seven aromatic Baylis-Hillman adducts (BHA): evaluation against Artemia salina Leach. and Leishmania chagasi.. European Journal of Medicinal Chemistry , v. 44, p. 1726/4-1730, 2009.
-
Vasconcellos, Mário L. A. A. ; Lima Junior, Cláudio G. . Cloração do anisol, tolueno e nitrobenzeno com ácido tricloroisocianúrico (ATCI): aspectos computacionais sobre a reatividade e regiosseletividade. Química Nova (Impresso) , v. 32, p. 244-249, 2009.
-
VASCONCELLOS, M. L. A. A. ; E. B. A. Filho ; LIMA-JUNIOR, C. G. ; E. Ventura ; S. A. do Monte ; B. G. Oliveira . Synthesis and conformational study of a new class of highly bioactive compounds. Chemical Physics Letters , v. 449, p. 336-340, 2007.
-
SOUSA, F. B. ; SANTOS, E. S. F. R. ; SILVA, J. J. B. ; MOREIRA, D. N. ; Lima-Junior, C.G. . N-ACILIDRAZONAS DERIVADAS DE ISATINAS: ASPECTOS SINTÉTICOS E PROPRIEDADES BIOLÓGICAS. In: Giselle Medeiros da Costa One. (Org.). Inovação e sustentabilidade nas ciências naturais e exatas: avanços em química, biotecnologia e meio ambiente. 1ed.João Pessoa: IMEA, 2025, v. , p. 116-133.
-
SILVA, J. J. B. ; SANTOS, E. S. F. R. ; SOARES, RAFAEL GOMES ; Lima-Junior, C.G. ; MOREIRA, D. N. . UTILIZAÇÃO DE LÍQUIDOS IÔNICOS EM REAÇÕES DE ADIÇÃO DE MICHAEL. In: Giselle Medeiros da Costa One. (Org.). INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NAS CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS: AVANÇOS EM QUÍMICA, BIOTECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE. 1ed.João Pessoa: IMEA, 2025, v. , p. 154-171.
-
SILVA, G. I. ; MORENO-RODRIGUEZ, A. S. ; Lima-Junior, C.G. . POTENCIALIDADES DOS ESTUDOS DE CASO PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL, INTERCULTURAL E CRÍTICA NA AMÉRICA LATINA: DESDOBRAMENTOS DE UMA NARRATIVA. In: Andrei Steveen Moreno-Rodríguez;Robson Simplicio de Sousa. (Org.). HORIZONTES LATINO-AMERICANOS NA EDUCAÇÃO QUÍMICA: singularidades e perspectivas de pesquisa. 1ed.São Paulo: LF Editorial, 2025, v. , p. 185-200.
-
CAPIM, S. L. ; Lima-Junior, C.G. ; ALCANTARA, P. C. B. . O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na popularização do ensino de ciências na educação básica. In: Alexandra Souza de Carvalho; Marcelo Souza Oliveira. (Org.). Educação científica e popularização das ciências: práticas multirreferenciais. 1ed.Salvador: Edufba, 2016, v. , p. 85-100.
-
Lima-Junior, C.G. . Estudo da UFPB desenvolve medicamentos contra câncer. A União, João Pessoa, p. 5 - 5, 30 set. 2020.
-
SOUSA, F. B. ; SANTOS, E. S. F. R. ; ALVES, R. M. B. ; TEIXEIRA, B. A. ; LIMA, E. O. ; MOREIRA, D. N. ; Lima-Junior, C.G. . SÍNTESE, ESTUDO IN SILICO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE NOVAS ISATINAS N-PRENILADAS. In: 63º Congresso Brasileiro de Química, 2024, Salvador. 63º Congresso Brasileiro de Química - Química: O farol na descoberta de novos horizontes, 2024.
-
SILVA, A. J. P. ; SILVA, A. V. ; TOMAZ, S. S. ; SILVA, R. F. ; ELIZIARIO, S. A. ; Lima-Junior, C.G. . PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO PROFQUI/UFPB SOBRE A UTILIZAÇÃO DE SALA DE AULA INVERTIDA E TDICs NO ENSINO MÉDIO. In: 63º Congresso Brasileiro de Química, 2024, Salvador. 63º Congresso Brasileiro de Química - Química: O farol na descoberta de novos horizontes, 2024.
-
ALVES, B. X. P. ; PONTES, L. F. B. L. ; LIMA-JUNIOR, C. G. . MOBILE LEARNING NO ENSINO DE QUÍMICA: UM OLHAR PARA A GEOMETRIA E PROPRIEDADES DAS MOLÉCULAS. In: 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, 2021, Recife. Anais do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ Pernambuco). Recife: Even3, 2021.
-
NASCIMENTO, W. C. ; Lima-Junior, C.G. . Jogos e ensino de Química: avaliando uma proposta de atividade para o ensino de soluções e gases. In: IV Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa. IV Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize, 2017. v. 1. p. 1-9.
-
MONTEIRO, T. M. ; BARBOSA, A. C. R. ; COELHO, E. N. S. ; Lima-Junior, C.G. . Projeto 'Sábado com Ciência': motivando o interesse científico a partir da experimentação. In: IV Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa. IV Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize, 2017. v. 1. p. 1-12.
-
OLIVEIRA, N. L. ; Lima-Junior, C.G. . Planejamento, aplicação e avaliação de um modelo misturado no ensino de Química: relato de experiência no ensino médio. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal. III Congresso Nacional de Educação, 2016.
-
LIMA-JUNIOR, C. G. ; SILVA, E. P. . Uso da Ferramenta Wiki Pbworks no Processo de Ensino- Aprendizagem de Química Orgânica: um relato de experiência.. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014. p. 3073-3082.
-
CAPIM, S. L. ; LIMA-JUNIOR, C. G. . Integrando laboratório virtual às aulas práticas tradicionais: uma experiência na disciplina de Química Geral. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014. p. 3014-3021.
-
SILVA, A. J. P. ; SILVA, E. D. ; PAULINO, E. H. M. N. ; MADRUGA, M. F. S. ; GONCALVES, M. V. ; SILVA, H. C. ; Lima-Junior, C.G. . Acompanhamento de uma estudante surda em aulas remotas: um relato de experiência no PIBID/química/UFPB. In: XXIII Encontro de Iniciação à Docência, 2022, João Pessoa. XXIII Encontro de Iniciação à docência - Desafios da docência: inovações e tecnologias no ensino remoto. João Pessoa: UFPB, 2021. p. 167-169.
-
SANTOS, E. S. F. R. ; SANTOS, L. R. ; CASTRO, E. S. ; SILVA, R. C. A. ; SILVA, G. L. ; SILVA, H. C. ; Lima-Junior, C.G. . Proposta de um jogo didático para o ensino de força dos ácidos: um relato de experiência do PIBID/Química/UFPB em tempos de ensino remoto. In: XXIII Encontro de Iniciação à Docência, 2022, João Pessoa. XXIII Encontro de Iniciação à docência - Desafios da docência: inovações e tecnologias no ensino remoto. João Pessoa: UFPB, 2021. p. 173-175.
-
DE ABRANTES, PALOMA GOMES ; ABRANTES, P. G. ; COSTA, ISRAEL FERREIRA ; FALCÃO, NATHALIA KELLYNE DA SILVA MARINHO ; DE OLIVEIRA FERREIRA, JOÃO MARCOS GOMES ; LIMA-JUNIOR, C. G. ; TEOTONIO, E. E. S. ; VALE, JULIANA ALVES . The efficient Knoevenagel condensation promoted by bifunctional heterogenized catalyst-based chitosan-EDTA at room temperature. In: 18th Brazilian Meeting on Organic Chemistry, 2022, Tiradentes. 18th BMOS Brazilian Meeting on Organic Chemistry, 2022.
-
CORREIA, L. F. O. ; PONTES, L. F. B. L. ; Lima-Junior, C.G. . Elaboração, aplicação e avaliação de uma sequencia didática com enfoque CTSA no ensino de Química: protetor solar como tema. In: 4° Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências (CONAPESC), 2019, Campina Grande. Anais IV CONAPESC. Campina Grande: Realize, 2019. v. 1. p. 1-6.
-
CABRAL, M. S. ; RODRIGUES, J. B. S. ; Lima-Junior, C.G. ; PONTES, L. F. B. L. . O uso de materiais alternativos para a experimentação no ensino de densidade. In: 4° Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências (CONAPESC), 2019, Campina Grande. Anais IV CONAPESC. Campina Grande: Realize, 2019. v. 1. p. 1-5.
-
OLIVEIRA, N. L. ; Lima-Junior, C.G. ; BARBOSA, A. C. R. . Plataforma Pbworks: criando um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de química no ensino médio. In: 4° Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências (CONAPESC), 2019, Campina Grande. Anais IV CONAPESC. Campina Grande: Realize, 2019. v. 1. p. 1-12.
-
BERNARDO, L. C. ; TERCEIRO, L. E. L. ; Lima-Junior, C.G. ; Vasconcellos, Mário L. A. A. ; FAHEINA-MARTINS, G. V. ; ARAÚJO, DEMETRIUS A. M. . In vivo anti-inflammatory effect of A2CN in murine ascites tumor of Erlich. In: XIX Congress of the Brazilian Society for Cell Biology, 2018, São Paulo. XIX Congress of the Brazilian Society for Cell Biology, 2018.
-
DA SILVA, WAGNER A.V. ; Vale, J. A. ; VASCONCELLOS, MARIO L.A.A. ; Lima-Junior, C.G. . Síntese e investigação de um novo organocatalisador enantiosseletivo para a reação de Morita-Baylis-Hillman. In: VIII Encontro Regional de Química da SBQ NE, 2018, Itabaiana. VIII Encontro Regional de Química da SBQ NE, 2018.
-
FAHEINA-MARTINS, G. V. ; DANTAS, BRUNA BRAGA ; Lima-Junior, C.G. ; VASCONCELLOS, MÁRIO ; ARAUJO, D. A. M. . Avaliação da toxicidade aguda do aduto de Morita-Baylis-Hillman A2CN. In: XXXII Reunião Anual FeSBE, 2017, Campos do Jordão. Avaliação da toxicidade aguda do aduto de Morita-Baylis-Hillman A2CN, 2017.
-
BORGES, R. S. C. ; MOREIRA, D. N. ; Lima-Junior, C.G. ; SANTANA, S. R. . Active pharmaceutical ingredients and amino acids as building blocks for a new ionic liquids synthesis. In: 39° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2016, Goiânia. 39° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - Criar e empreender. São Paulo: SBQ, 2016. v. 1. p. 1-1.
-
SANTOS, G. F. ; Junior, C. G. L. . Ensino Híbrido: a inclusão digital e uma nova abordagem metodológica para o ensino de Química. In: VII SBQ Nordeste, 2016, Recife. VII SBQ Nordeste, 2016.
-
Lima Jr., C. G. . Artigos da Revista Química Nova na Escola como recurso didático em uma disciplina de Química: relato de experiência. In: 37° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014, Natal. 37° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014.
-
PAIVA, Y. G. ; GOULART, M. O. F. ; PINHO JUNIOR, W. ; SOUZA, A. A. ; Lima Jr., C. G. ; SILVA, F. P. L. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. . Estudos eletroquímicos em meio prótico de adutos de Morita- Bayllis- Hillman - potenciais agentes leishmanicidas. In: 37° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014, Natal. 37° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014.
-
FAHEINA-MARTINS, G. V. ; LEITE, J. A. ; Junior, C. G. L. ; Vasconcellos, Mário L. A. A. ; MASCARENHAS, S. R. ; ARAUJO, D. A. M. . MORITA-BAYLIS-HILLMAN ADDUCTS SHOWN IN VITRO ANTI-INFLAMMATORY ACTIVITY ASSOCIATED WITH IL-1, IL-6 AND NITRIC OXIDE REDUCTION. In: 11th World Congress on Inflammation, 2013, Natal. 11th World Congress on Inflammation, 2013.
-
FAHEINA-MARTINS, G. V. ; CARVALHO, L. C. T. ; GONCALVES, J. C. R. ; ARAUJO, D. A. M. ; de Assis, Priscila A.C. ; Junior, C. G. L. ; Vasconcellos, Mário L. A. A. . Increased Expression o potassium channels Kv1.3 and Kv3.1 by adducts Morita Baylis Hilllman and cytotoxicity on human colon carcinoma HT-29 cell line.. In: I Simpósio de Medicina Molecular da Paraíba, 2012, Campina Grande. I Simpósio de Medicina Molecular da Paraíba - Desafios da Medicina Molecular - Revelando a ponta do Iceberg, 2012.
-
Vale, J. A. ; SILVA, F. P. L. ; Junior, Claudio G.L. ; Rodrigues, J. A. R. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. . Deracemization of Morita-Baylis-Hillman adducts by Microbial Whole Cells in Ionic Liquids. In: 14th Brazilian Meeting on Organic Chemistry, 2011, Brasília. 14th Brazilian Meeting on Organic Chemistry, 2011.
-
LIMA-JUNIOR, C. G. ; SILVA, F. P. L. ; Barbosa, T. P. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. ; Oliveira, M. R. . Adutos de Morita-Baylis-Hillman (AMBH) derivados do acrilato de metila com atividade contra Leishmania chagasi. In: 33º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. 33º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.
-
SOUSA, S. C. O. ; LIMA-JUNIOR, C. G. ; SILVA, F. P. L. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. . Uso de microondas/resina Amberlist 15 na síntese do Acrilato de 2,3-dihidroxipropila: um precursor para novos adutos de Baylis-Hillman. In: 33º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. 33º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.
-
SILVA, F. P. L. ; LIMA-JUNIOR, C. G. ; Andrade, N. G. ; Cunha, S. M. D. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. . Síntese de 16 novos adutos de Baylis-Hillman a partir dos acrilatos de propila e de 2-Hidroxietila como potenciais Leishmanicidas. In: 33º Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. 33º Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.
-
de Assis, P. A. C. ; LIMA JUNIOR, Claudio Gabriel ; SILVA, F. P. L. ; SOUSA, S. C. O. ; Andrade, N. G. ; RODRIGUES, Y. K. S. ; Maracajá, P. M. F. ; Oliveira, M. R. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. . O aduto 2-(Hidroxi(naftalen-2-il)metil) acrilonitrila gerado pela reação de Morita-Baylis-Hillman apresenta atividade antileishmania em camundongos. In: V Reunião Regional FESBE 2010, 2010, Aracajú. V Reunião Regional FESBE 2010, 2010. p. 41.006-41.006.
-
LIMA-JUNIOR, C. G. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. ; SILVA, F. P. L. ; Oliveira, M. R. ; Batista, G. N. . Bioavaliação de sete adutos de Baylis-Hillman (ABH) em Leishmania chagasi. In: 31° Reunião AAnual da Sociedade Brasileira de Química, 2008, Águas de Lindóia. 31°RASBQ. São Paulo: USP, 2008. v. 31. p. QB-021.
-
Leite, J. C. A. ; LIMA-JUNIOR, C. G. ; SOUSA, S. C. O. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. ; Marques-Santos, L. F. . Antimitotic Activity of Seven Morita-Baylis-Hillman adducts on Sea Urchin Embryonic Cells. In: The 4th Brazilian Symposium on Medicinal Chemistry, 2008, Porto de Galinhas. CD - The 4th Brazilian Symposium on Medicinal Chemistry, 2008.
-
LIMA-JUNIOR, C. G. ; de Assis, P. A. C. ; SOUSA, S. C. O. ; SILVA, F. P. L. ; NERIS, P. L. N. ; Oliveira, M. R. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. . Evaluation in vitro and in vivo of Morita-Baylis-Hillman adducts against Leishmania chagasi and Leishmania amazonensis. In: The 4th Brazilian Symposium on Medicinal Chemistry, 2008, Porto de Galinhas. CD - The 4th Brazilian Symposium on Medicinal Chemistry, 2008.
-
LIMA-JUNIOR, C. G. ; SILVA, F. P. L. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. ; SANDES, J. M. ; Figueiredo, R. C. B. Q. . Biological Activity in vitro of 3-Hydroxy-2-metylene-3(4-nitrophenyl) propanenitrile against Trypanosoma cruzi. In: The 4th Brazilian Symposium on Medicinal Chemistry, 2008, Porto de Galinhas - PE. CD - The 4th Brazilian Symposium on Medicinal Chemistry, 2008.
-
LIMA-JUNIOR, C. G. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. . Avanços Tecnológicos na Preparação de Adutos de Morita-Baylis-Hillman (AMBH) Bioativos.. In: 30a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007, AGUAS DE LINDÓIA. 30RASBQ-ANAIS. SÃO PAULO: USP, 2007. v. 30. p. QO-160-QO-160.
-
LIMA-JUNIOR, C. G. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. . Síntese e avaliação da atividade tóxica em Artemia salina Leach. de adutos de Morita-Baylis-Hillman (AMBH). In: 30a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia. 30RASBQ-ANAIS. SÃO PAULO: USP, 2007. v. 30. p. QB-004-QB-004.
-
LIMA-JUNIOR, C. G. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. . THE SYNTHETIC COMPOUND 2-METHYLENE-3-(4-BROMINEPHENYL)-PROPANENITRILE PRESENT HIGH ACTIVITY AGAINST (L.) Chagasi. In: SBPz SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTOZOOLOGIA, 2006, CAXAMBU. XXII REUNIÃO ANUAL DA SBPz/ XXXIIIREUNIÃO ANUAL SOBRE PESQUISA BASICA EM DOENÇA DE CHAGAS. CAXAMBU: SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTOZOOLOGIA, 2006. v. 1. p. 1.
-
VASCONCELLOS, M. L. A. A. ; LIMA-JUNIOR, C. G. . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE TÓXICA EM ARTEMIA SALINA LEACH DE SETE ADUTOS AROMÁTICOS DE BAYLIS-HILLMAN. In: 29a reunião anual da sociedade brasileira de química, 2006, Águas de Lindóia. 29a reunião anual da sociedade brasileira de química. SÃO PAULO: USP, 2006. v. 1. p. 46-46.
-
PEREIRA, G. M. A. ; FORMIGA, A. L. D. ; CARVALHO, L. M. M. ; LACERDA, M. S. M. ; LEITE, J. P. F. B. ; UCHOA, A. F. C. ; TORRES, C. C. M. M. ; BEZERRA, J. A. F. ; MARQUES, K. K. G. ; SILVA, G. A. ; Lima-Junior, C.G. ; GONCALVES, J. C. R. ; XAVIER JUNIOR, F. H. . ANTITUMOR ACTIVITY AGAINST BREAST ADENOCARCINOMA CELLS OF OPTIMIZED CHITOSANFUNCTIONALIZED ISATIN DERIVATIVE-LOADED NANOCAPSULES. In: 15th International Congress of Pharmaceutical Sciences, 2025, Ribeirão Preto. 15th International Congress of Pharmaceutical Sciences, 2025.
-
FERREIRA, R. S. ; ANACLETO, H. J. I. ; LAMEC, D. T. F. ; FERNANDES, A. L. M. ; CARDOSO, L. L. ; VANDERLEY, S. E. R. ; COMBERLANG, F. C. ; SANTOS, E. S. F. R. ; Lima-Junior, C.G. ; ALMEIDA, F. S. ; DE SOUZA LIMA KEESEN, TATJANA . ANTI-LEISHMANIAL AND CYTOTOXIC ACTIVITY OF NEW MORITA-BAYLIS-HILLMAN ADDUCTS. In: 59° MEDTROP, 2024, São Paulo. Medicina Tropical sob olhar da saúde única. São Paulo, 2024. p. 266.
-
OLEGÁRIO, TAYNÁ ; MENDES, RHUAN ; CRISTIANO, R. ; SANTOS, V. C. ; SILVA, L. B. R. ; E. B. A. Filho ; Lima-Junior, C.G. . SYNTHESIS AND EVALUATION OF THE LARVICIDIC ACTIVITY OF QUINOLINE-4-CARBOXYLIC ACIDS. In: 3rd Brazil-France Symposium on Medicinal Chemistry, 2024, Maceió. 3rd Brazil-France Symposium on Medicinal Chemistry, 2024.
-
MENDES, RHUAN ; OLEGÁRIO, TAYNÁ ; SANTOS, E. S. F. R. ; DA SILVA, GIRLYANDERSON ARAÚJO ; CRISTIANO, R. ; SILVA, F. F. ; LIMA, E. O. ; LIMA-JÚNIOR, C.G. . EVALUATION OF ANTIMICROBIAL ACTIVITY OF MORITA-BAYLIS-HILLMAN ADDUCT DERIVATIVES OF ISATIN. In: 3rd Brazil-France Symposium on Medicinal Chemistry, 2024, Maceió. 3rd Brazil-France Symposium on Medicinal Chemistry, 2024.
-
ALVES, R. M. B. ; SILVA, M. V. S. ; SANTOS, E. S. F. R. ; SOUSA, F. B. ; SILVA, J. J. B. ; LIMA'JUNIOR, CLAUDIO ; MOREIRA, D. N. . Efficient synthesis of Nacylhydrazones in deep eutectic solvents: design of potential anticonvulsant agents and in silico study. In: 3rd Brazil-France Symposium on Medicinal Chemistry, 2024, Maceió. 3rd Brazil-France Symposium on Medicinal Chemistry, 2024.
-
SILVA, M. V. S. ; ALVES, R. M. B. ; SANTOS, E. S. F. R. ; SOUSA, F. B. ; SILVA, J. J. B. ; LIMA-JÚNIOR, C.G. ; MOREIRA, D. N. . NEW IONIC LIQUIDS IN THE MORITA BAYLIS HILLMAN ADDUCT SYNTHESIS WITH ANTILEISHMANIAL. In: 3rd Brazil-France Symposium on Medicinal Chemistry, 2024, Maceió. 3rd Brazil-France Symposium on Medicinal Chemistry, 2024.
-
VANDERLEY, S. E. R. ; CARDOSO, L. L. ; ALMEIDA, F. S. ; FERNANDES, A. L. M. ; COMBERLANG, F. C. ; COELHO, M. C. ; Lima-Junior, C.G. ; DE SOUZA LIMA KEESEN, TATJANA . ACTIVITY AND CYTOTOXIC PROFILE OF HOMODIMERIC 3- HYDROXYINDOLIN-2-ONE MORITA-BAYLISHILLMAN ADDUCTS. In: 2nd Brazil France Symposium on Medicinal Chemistry, 2023, João Pessoa. 2nd Brazil France Symposium on Medicinal Chemistry - Recents approaches in Drug Design & Discovery for Neglected and Infectious diseases, 2023.
-
SANTOS, R. O. ; DA SILVA, GIRLYANDERSON ARAÚJO ; Lima-Junior, C.G. ; WEBER, K. C. . VIRTUAL SCREENING OF LIGANDS WITH ANTIEPILEPTIC ACTIVITY BASED ON THE STRUCTURE OF THE GABAA RECEPTOR. In: 2nd Brazil France Symposium on Medicinal Chemistry, 2023, João Pessoa. 2nd Brazil France Symposium on Medicinal Chemistry - Recents approaches in Drug Design & Discovery for Neglected and Infectious diseases, 2023.
-
SILVA, M. C. ; VIANA, J. O. ; SANTOS, J. M. S. ; BARBOSA, E. G. ; Lima-Junior, C.G. ; WEBER, K. C. . IN SILICO TARGET FISHING APPROACHES FOR ANTILEISHMANIAL QUINOLINE DERIVATIVES. In: 2nd Brazil France Symposium on Medicinal Chemistry, 2023, João Pessoa. 2nd Brazil France Symposium on Medicinal Chemistry - Recents approaches in Drug Design & Discovery for Neglected and Infectious diseases, 2023.
-
ARAUJO, L. G. ; JESUS, A. A. S. S. ; DANTAS, J. R. ; LIMA, E. O. ; Lima-Junior, C.G. ; CRISTIANO, R. . SYNTHESIS, CHARACTERIZATION AND ANTIMICROBIAL ACTIVITY OF COMPOUNDS DERIVED FROM 2-STYRYLQUINOLINE-4-CARBOXYLIC ACID. In: 2nd Brazil France Symposium on Medicinal Chemistry, 2023, João Pessoa. 2nd Brazil France Symposium on Medicinal Chemistry - Recents approaches in Drug Design & Discovery for Neglected and Infectious diseases, 2023.
-
CASTRO, A. C. ; LIRA, A. B. ; XAVIER, F. J. S. ; OLIVEIRA FILHO, A. A. ; SOUSA, H. E. ; FAGUNDES, :. E. M. S. ; Lima-Junior, C.G. ; GOMES, M. A. . IN SILICO AND ANTIPARASITIC ACTIVITY AGAINST GIARDIA LAMBLIA OF MORITA?BAYLIS?HILLMAN ADDUCTS DERIVED FROM THYMOL. In: 2nd Brazil France Symposium on Medicinal Chemistry, 2023, João Pessoa. 2nd Brazil France Symposium on Medicinal Chemistry - Recents approaches in Drug Design & Discovery for Neglected and Infectious diseases, 2023.
-
ARAUJO, T. K. L. ; SILVA, F. M. W. V. ; ALVES, B. X. P. ; PONTES, L. F. B. L. ; WEBER, K. C. ; Lima-Junior, C.G. . ?CHERNOBYL ATACA? E ?NOBEL OU NADA?: UTILIZANDO JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE RADIOATIVIDADE E TABELA PERIÓDICA. In: 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, 2021, Recife. Anais do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ Pernambuco), 2021.
-
RODRIGUES, J. B. S. ; PONTES, L. F. B. L. ; Lima-Junior, C.G. . REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO DA LICENCIATURA EM QUÍMICA USANDO COMO FERRAMENTA O DIÁRIO DE BORDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, 2021, Recife. Anais do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ Pernambuco), 2021.
-
SOUZA, JÚLIA L. C. ; SILVA, THIAGO D. S. ; Lima-Junior, C.G. ; MILITÃO, GARDENIA C. G. . AVALIAÇÃO DA CITOTOXICIDADE DE ADUTOS DA REAÇÃO MORITA-BAYLIS-HILLMAN EM CÂNCER DE CÓLON. In: XV Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2021, Recife. XV Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2021.
-
COELHO, M. C. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. ; Lima-Junior, C.G. ; ALENCAR-FILHO, EDILSON B. . Screening virtual de derivados de Lapachol e isatina com potencial atividade antitumoral. In: VII Simpósio de plantas medicinais do Vale do São Francisco, 2019, Juazeiro. VII Simpósio de plantas medicinais do Vale do São Francisco, 2019.
-
SILVA, M. B. ; NASCIMENTO, B. P. ; PONTES, A. S. ; RODRIGUES, J. B. S. ; PONTES, L. F. B. L. ; Lima-Junior, C.G. . PIBID E A EXPERIMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: VI Encontro de Química da UFPB, 2019, João Pessoa. VI Encontro de Química da UFPB, 2019.
-
FERREIRA, H. S. L. ; SILVA FILHO, I. C. ; LUNA, J. A. ; PONTES, L. F. B. L. ; Lima-Junior, C.G. ; SILVA, H. C. . Palavras cruzadas como recurso didático no ensino de funções orgânicas. In: VI encontro de Química da UFPB, 2019, João Pessoa. VI encontro de Química da UFPB, 2019.
-
BARBOSA, K. F. ; SANTOS, V. B. ; RODRIGUES, J. B. S. ; PONTES, L. F. B. L. ; Lima-Junior, C.G. . A estratégia de ensino por estudo de caso e a literatura de cordel como recurso didático potencializando a educação ambiental nas aulas de ciências. In: VI encontro de Química da UFPB, 2019, João Pessoa. VI encontro de Química da UFPB, 2019.
-
SILVA, M. B. ; NASCIMENTO, B. P. ; PONTES, A. S. ; RODRIGUES, J. B. S. ; PONTES, L. F. B. L. ; Lima-Junior, C.G. . Pibid e a experimentação em aulas de Ciências: um relato de experiência. In: VI encontro de Química da UFPB, 2019, João Pessoa. VI encontro de Química da UFPB, 2019.
-
Lima-Junior, C.G. ; MONTEIRO, T. M. . JOGO ?PÔQUER DA TABELA PERIÓDICA?: PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA. In: Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2016, Campina Grande. Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. Campina Grande: Realize, 2016. v. 1. p. 1-6.
-
Vasconcelos, A. P. ; FAHEINA-MARTINS, G. V. ; ARAUJO, D. A. M. ; Junior, C. G. L. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. . EFEITO DO COMPOSTO SINTÉTICO A2CN SOBRE A CORRENTE TOTAL DE POTÁSSIO DE CÉLULAS DE LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA (K562). In: IX Reunião Regional FeSBE, 2014, João Pessoa. IX Reunião Regional FeSBE, 2014. v. 1. p. 70-71.
-
Moraes, I. A. ; E. B. A. Filho ; Junior, Claudio G.L. ; Vasconcellos, Mário L. A. A. . Conformational preferences and QTAIM study of bioactive Morita-Baylis-Hillman adducts. In: XVI Simpósio Brasileiro de Química Teórica, 2011, Ouro Preto. XVI Simpósio Brasileiro de Química Teórica, 2011.
-
LIMA-JUNIOR, C. G. ; Batista, G. N. ; Cruz, A. A. S. ; Lopes, H. M. ; SILVA, F. P. L. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. ; Oliveira, M. R. . Compostos derivados da reação de Baylis-Hillman apresentam atividade leishmanicida e leishmanistática. In: XXII Reunião anual da Federação de Sociedade de Biologia Experimental, 2007, Águas de Lindóia. XXII Reunião anual da Federação de Sociedade de Biologia Experimental, 2007.
-
F. FRANÇA, VANESSA ; A. COSTA, WILLYAN ; S. S. SOUZA, LAYANNY ; C. LIMA, LAÍS ; T. RIBEIRO, VITOR ; S. SANTOS, EVERALDO ; O. CUNHA, CLÁUDIA ; F. B. L. PONTES, LILIANA ; L. Junior, Claudio Gabriel . Solvente Eutético Profundo à Base de Cloreto de Colina para Deslignificação do Bagaço de Cana-de-Açúcar. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA , 2026.
-
OLIVEIRA, N. L. ; LIMA-JÚNIOR, C.G. . ESTÁGIO À DOCÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA REMOTO: UMA EXPERIÊNCIA DURANTE A PÓS-GRADUAÇÃO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA-JUNIOR, C. G. . Síntese orgânica aplicada ao desenvolvimento de novos fármacos: fundamentos e contribuições recentes. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Lima-Junior, C.G. . Síntese química verde ? Inovações em síntese química, utilizando materiais que não agridem o meio ambiente. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Lima-Junior, C.G. . Uso de Novas TICs no processo de ensino-aprendizagem de Química: aplicações e tendências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DA SILVA, WAGNER A.V. ; Lima-Junior, C.G. . Utilizando o inventário de Kolb na orientação da prática docente em Química Orgânica: um olhar acerca dos estilos de aprendizagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Lima-Junior, C.G. ; MONTEIRO, T. M. . JOGO ?PÔQUER DA TABELA PERIÓDICA?: PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Lima-Junior, C.G. . Construindo conhecimentos de química orgânica através da química medicinal: do laboratório de pesquisa à sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Junior, C. G. L. ; SILVA, E. P. . Uso da Ferramenta Wiki Pbworks no Processo de Ensino- Aprendizagem de Química Orgânica: um relato de experiência.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAPIM, S. L. ; LIMA-JUNIOR, C. G. . Integrando laboratório virtual às aulas práticas tradicionais: uma experiência na disciplina de Química Geral. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Lima-Junior, C.G. . Novas Tecnologias da Informação e Comunicação e Ensino de Ciências: e agora professor?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA-JUNIOR, C. G. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. . Síntese de Adutos de Baylis-Hillman com atividade potencial contra a Leishmaniose. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA-JUNIOR, C. G. ; VASCONCELLOS, M. L. A. A. . SÍNTESE DE ADUTOS DE BAYLIS-HILLMAN COM ATIVIDADE POTENCIAL CONTRA LEISHMANIOSE. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
LIMA-JUNIOR, C. G. . Parecerista externo ad hoc na avaliação de projetos de pesquisa submetidos aos editais de iniciação científica nº 001, 002, 003/2021-PROPEG/UERN. 2021.
Lima-Junior, C.G. . Parecer ad hoc de projetos de pesquisa submetidos aos editais n.os 001, 002, 003/2020-PROPEG/UERN. 2020.
Lima-Junior, C.G. . Parecerista 'Ad Hoc' do processo de seleção de projtos Edital 10/2019 PIBITI-CNPq-UNIVASF. 2019.
Lima-Junior, C.G. . Parecer ad hoc de projetos de pesquisa submetidos aos editais n.os 003, 004, 005/2016-DP/PROPEG/UERN. 2017.
Lima-Junior, C.G. . Parecer 'Ad Hoc' do processo de seleção de projetos PIBIC/FAPESB-UNIVASF, edital 05/2016 da Universidade Federal do Vale do São Francisco. 2016.
Lima-Junior, C.G. . Parecer 'Ad Hoc' do processo de seleção de projetos PIBIC, PIBIC-EM e PIBITI, editais 003, 004, 005/2015-DPI/PROPEG/UERN da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 2016.
LIMA-JUNIOR, C. G. . Parecerista ?Ad Hoc? do Processo de Seleção de Projetos PIBIC/PIVIC-CNPq-UNIVASF, Edital 04/2015. 2015.
Lima-Junior, C.G. . Parecerista ?Ad Hoc? externo do edital 07/2014 do programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação (PIBITI) Univasf. 2014.
Lima-Junior, C.G. . PARECER ad hoc DO EDITAL Nº 26/2013 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (PIBICT) DO IFPB. 2013.
Lima-Junior, C.G. . Estudo da Paraíba desenvolve dois candidatos a fármacos anticâncer. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
Lima-Junior, C.G. ; RODRIGUES-MASCARENHAS, SANDRA . Remédios para o tratamento do câncer. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Lima-Junior, C.G. . Uso de novas tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem de ciências: aplicações e tendências. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA-JUNIOR, C. G. . Redes Sociais, blogs e wikis no ensino de Ciências: princípios e aplicações na promoção da aprendizagem colaborativa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA-JUNIOR, C. G. . Elaboração de Projetos e Execução de Feira de Ciências e Biologia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA-JUNIOR, C. G. . Elaboração de Projetos e Execução de Feira de Ciências e Biologia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Lima-Junior, C.G. . Uso de Ferramentas Colaborativas no Processo de Ensino-Aprendizagem de Ciências. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA-JUNIOR, C. G. ; CAPIM, S. L. ; DANTAS, H. J. . A Química computacional como ferramenta para análise de aspectos estruturais da Química Orgânica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Laboratórios Associados de Ciências Moleculares (Lab-CiMol), Descrição: Projeto FINEP 0613/24 aprovado no âmbito da Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT Infraestrutura de Pesquisa PROINFRA 2023 EXPANSÃO, executado na Universidade Federal da Paraíba, tendo a FADE - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento - UFPE como proponente institucional. Projeto visa a aquisição de 02 (dois) equipamentos de uso compartilhado fundamentais para atender a um corpo de pesquisadores altamente qualificado que atua em colaboração no âmbito das Ciências Moleculares: 1) Espectrômetro de Massas de alta resolução (LC-MS/MS) que permitirá o desenvolvimento de metodologias de análise qualitativa, estrutural e quantitativa na ordem de partes por trilhão (ng/L); e, 2) um módulo integrado para ampliação dos nós computacionais para processamento paralelo (Cluster) com propósito de ampliar a capacidade de processamento e a consequente ampliação dos sistemas moleculares que poderão ser tratados in sílico. Todos os equipamentos são de emprego inerentemente multiusuário e podem fornecer resultados valiosos de caracterização (incluindo a análise in silico), detecção e quantificação em níveis de traços em qualquer tipo de amostra associada às linhas de pesquisa do projeto. Trata-se de uma temática atual que conecta diversos grupos de pesquisa no Brasil e no exterior que atuam em investigações científicas envolvendo: 1. Aspectos Fundamentais em Ciências Moleculares, 2. Química da Biologia, 3. Medicina e Saúde, 4. Ambiental e biogeoquímica, 5. Energia e sustentabilidade, 6. Ciências Moleculares dos Alimentos, 7. Materiais e nanociência. O investimento solicitado atende a 30 pesquisadores da UFPB, distribuídos em 10 Programas de Pós-Graduação (PPG) da UFPB, além de parceiros do INCT-CiMol em várias IES e empresas do Brasil. O projeto foi aprovado em sua totalidade, com nota máxima na avalição e sem cortes orçamentários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Gabriel Lima Junior - Integrante / Rocha, Gerd B. - Integrante / Márcio José Coelho de Pontes - Integrante / Sherlan Guimarães Lemos - Integrante / Ércules Epaminondas de Sousa Teotônio - Integrante / KAREN CACILDA WEBER - Integrante / Dayse das Neves Moreira - Integrante / Rodrigo Cristiano - Integrante / Petrônio Filgueiras de Athayde Filho - Integrante / Demétrius Antonio Machado de Araújo - Integrante / Liliana de Fátima Bezerra Lira de Pontes - Integrante / Claudia de Oliveira Cunha - Integrante / Júlio Santos Rebouças - Coordenador / Marta maria da Conceição - Integrante / Nataly Albuquerque dos Santos - Integrante / Antônia Lúcia de Souza - Integrante / Fausthon Fred da Silva - Integrante / Marcus Tullius Scotti - Integrante / Wagner de Mendonça Faustino - Integrante / VALE, JULIANA ALVES - Integrante / MARGARETH DE FÁTIMA FORMIGA MELO DINIZ - Integrante / Wallace Duarte Fragoso - Integrante / Cosme Rafael Martinez Salinas - Integrante / Elizete Ventura do Monte - Integrante / Flávio Luiz Honorato da Silva - Integrante / Silmar Andrade do Monte - Integrante / Ângela Maria Tribuzy de Magalhâes Cordeiro - Integrante / Marta Suely Madruga - Integrante / Renaldo Tenório de Moura Júnior - Integrante / Renate Maria Ramos Wellen - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos (RJ) - Auxílio financeiro.
-
2024 - Atual
Olha a banana, olhe o bananeiro: planejamento eaplicação de metodologia de rotação por estação com caráterinterdisciplinar para o ensino de química, Descrição: O presente projeto tem como objetivo elaborar e avaliar a metodologia híbrida de rotação por estações com caráter interdisciplinar aplicada no Ensino de Química Orgânica em turmas do ensino médio a partir do tema banana (Musa spp.). Sabe-se que o modelo de Ensino Híbrido (EH) vem sendo abordado de forma mais expressiva em espaços escolares brasileiros, motivado principalmente pelo período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) provocado pela pandemia da COVID-19. De forma específica, no ensino de Química, ainda são poucos os relatos da aplicação desta abordagem, que busca unir ações em ambientes online e presencial, sendo os modelos de rotação os mais empregados. Dado a importância da Química como ciência central para compreensão de fenômenos relacionados a outros campos de conhecimento, esta pesquisa buscará responder à seguinte questão: a construção e posterior aplicação em sala de aula de modelos híbridos de rotação com enfoque interdisciplinar possibilitará ao estudante maior engajamento nas aulas de Química e favorecerá uma visão não fragmentada do conhecimento? . Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam contribuir para se pensar o ensino de Química em modelo híbrido, aproveitando a potencialidade das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDC) adicionando elementos que promovam interdisciplinaridade, visando incorporá-la no fazer docente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Claudio Gabriel Lima Junior - Coordenador / KAREN CACILDA WEBER - Integrante / Lusineide Caiana Leite de Sousa - Integrante.
-
2022 - Atual
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciências Moleculares (INCT-CiMol), Descrição: O presente projeto INCT-CiMol foi aprovado na CHAMADA Nº 58/2022 - PROGRAMA INSTITUTOS NACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - INCT e tem como objetivo fomentar pesquisas de cunho inter e multidiscipinares visando investigações de problemas nas interfaces das Ciências Exatas e Engenharias, Ciências Biológicas e de Saúde, conectando áreas de conhecimentos e pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais, promovendo assim formação de recursos humanos altamente qualificados e com potencial geração de novas tecnologias para os setores públicos e privado, além de promover forte conexão com ações no ensino básico, principalmente no campo do letramento científico dos estudantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Gabriel Lima Junior - Integrante / Márcio José Coelho de Pontes - Integrante / Ricardo Alexandre Cavalcanti de Lima - Integrante / Sherlan Guimarães Lemos - Integrante / Luciano Farias de Almeida - Integrante / KAREN CACILDA WEBER - Integrante / Rodrigo Cristiano - Integrante / Liliana de Fátima Bezerra Lira de Pontes - Integrante / Claudia de Oliveira Cunha - Integrante / Júlio Santos Rebouças - Coordenador / Antônia Lúcia de Souza - Integrante / Fausthon Fred da Silva - Integrante / Lúcio Roberto Cançado Castellano - Integrante / VALE, JULIANA ALVES - Integrante / Ezequiel Fragoso Vieira Leitão - Integrante / Wallace Duarte Fragoso - Integrante / Ana Lucia Vendel - Integrante / Carlos Vinícius Carvalho do Nascimento - Integrante / Cosme Rafael Martinez Salinas - Integrante / Décio Luis Samenssatto Junior - Integrante / Elizete Ventura do Monte - Integrante / Enéas Ricardo de Morais Gomes - Integrante / Felipe Hugo Alencar Fernandes - Integrante / Fernanda Mikainy Antas Lunguinho Dantas - Integrante / Flávio Luiz Honorato da Silva - Integrante / Gilson de Freitas SIlva - Integrante / Guilherme Sippel Machado - Integrante / Joelma Rodrigues de Souza - Integrante / José Euzébio Simões Neto - Integrante / Kelly das Graças Fernandes Dantas - Integrante / Krystyna Gorlach-Lira - Integrante / Marcelo Machado Viana - Integrante / Neirivaldo Cavalcante da Silva - Integrante / Silmar Andrade do Monte - Integrante / Simone da Silva Simões - Integrante / Demétrio Antônio da Silva Filho - Integrante / Fernando Henrique Cristovan - Integrante / José Germano Veras Neto - Integrante / Kassio Michell Gomes de Lima - Integrante / Shirley Nakagaki - Integrante / Adélia Justino Aguiar Aquino - Integrante / Alejandro C. Olivieri - Integrante / Alfredo Juan - Integrante / Danilo Roccatano - Integrante / Ethel Ermínia Perez - Integrante / Gabriel Martin Eggly - Integrante / Hans Lischka - Integrante / Ines Batinic-Haberle - Integrante / Ivan Spanik - Integrante / Ivan Spasojevic - Integrante / Jose Gonzalez-Rodriguez - Integrante / Marcelo Fabián Pistonesi - Integrante / Mariana Alvarez - Integrante / Mario Cesar Barbatti - Integrante / Pablo Gabriel Del Rosso - Integrante / Paula Veronica Messina - Integrante / Rodrigo Santos - Integrante / Rui Fausto Martins Ribeiro da Silva Lourenço - Integrante / Silvana Mariela Azcarate - Integrante / Valéria Haydee Springer - Integrante / Adriano de Araújo Gomes - Integrante / Bruno Silva Leite - Integrante / Clarice Neuenschwander Lins de Morais - Integrante / Dayse Carvalho da Silva Martins - Integrante / Fábio Souza Nunes - Integrante / Francisco Bolivar Correto Machado - Integrante / Geórgia Christina Labuto Araújo - Integrante / Gildiberto Mendonça de Oliveira - Integrante / Glauco Favilla Bauerfeldt - Integrante / Heronildes Adonias Dantas Filho - Integrante / Itamar Borges Junior - Integrante / Joana Luiza Pires Siqueira - Integrante / Juneo Freitas Silva - Integrante / Juracy Regis de Lucena Junior - Integrante / Miguel Angelo Fonseca de Souza - Integrante / Patrícia Jacqueline Thyssen - Integrante / Priscila Gubert - Integrante / Thiago Messias Cardozo - Integrante / Vinícius Santos da Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Auxílio financeiro.
-
2021 - 2025
Síntese de novos compostos heterocíclicos com potencial atividade antiparasitária Chamada CNPq/MCTI/FNDCT N 18/2021, Descrição: O presente projeto foi aprovado em Chamada CNPq/MCTI/FNDCT N 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes e está voltado ao desenvolvimento de novas moléculas com potencial atividade antiparasitária. Estas substâncias inéditas possuem núcleos ou porções presentes em uma gama de produtos naturais com atividade antiparasitária. Dentre estas porções, podemos destacar os núcleos oxindólicos, oxadiazóis, quinolínicos, tiadiazolinonas e quinoxalínicos. Todas estas porções estão presentes em nossos compostos finais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Claudio Gabriel Lima Junior - Coordenador / KAREN CACILDA WEBER - Integrante / Dayse das Neves Moreira - Integrante / Rodrigo Cristiano - Integrante / Sávio Moita Pinheiro - Integrante / VALE, JULIANA ALVES - Integrante / José Maurício dos Santos Filho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Auxílio financeiro.
-
2021 - 2024
Desenvolvimento de novos compostos espiro-tiadiazolínicos homodiméricos derivados de isatina candidatos a fármacos anticâncer e antimicrobianos, Descrição: PROJETO REFERENTE A CHAMADA INTERNA PRODUTIVIDADE EM PESQUISA PROPESQ/PRPG/UFPB N 03/2020 - CUSTEIO. VISA DESENVOLVIMENTO DE NOVOS COMPOSTOS HETEROCÍCLICOS POTENCIAIS CANDIDATOS A FÁRMACOS ANTIMICROBIANOS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Claudio Gabriel Lima Junior - Coordenador / Dayse das Neves Moreira - Integrante / CASTRO, ALEFF - Integrante / SILVA, GIRLYANDERSON ARAÚJO - Integrante / Jayne Maria Sabino dos Santos - Integrante / Isadora Maria Gouveia Andrade - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Auxílio financeiro.
-
2014 - 2018
SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NOVOS 1,3,4 OXADIAZÓIS DERIVADOS DE ANTIINFLAMATÓRIOS NÃO ESTERÓIDES (Apoio a Projetos de Pesquisa / MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 - Faixa A), Descrição: Este projeto objetiva a síntese e caracterização de 6 novos candidatos a antiinflamatórios inibidores seletivos da COX-2, sendo a estrutura dos mesmos, planejada com base na união da estrutura de AINEs clássicos contendo a porção 1,3,4 oxadiazólica como bioisóstero da porção carboxílica ao grupo metil sulfona, presente em vários inibidores seletivos da COX-2. Um objetivo posterior é a síntese de 21 compostos inéditos homo e heterodímeros de AINEs com potencialatividade antiinflamatória e anticâncer, usando também da estratégia de unir AINEs clássicos usando a porção 1,3,4 oxadiazólica como espaçador. A execução desse projeto será de grande relevância para a projeção do Laboratório de Síntese Orgânica Medicinal da Paraíba (LASOM-PB) e da Universidade Federal da Paraíba no cenário nacional, no que se refere ao desenvolvimento de tecnologias sintéticas atraentes e busca racional de novos candidatos a fármacos para o tratamento de processos inflamatórios e câncer.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Claudio Gabriel Lima Junior - Coordenador / Mário Luiz Araújo de Almeida Vasconcellos - Integrante / Vale, J. A. - Integrante / JOCIANE MAYARA DE SENA ALVES - Integrante / Anna Guerra Cabral - Integrante / Dayse das Neves Moreira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Prêmios
2024
Prêmio Jovem Pesquisador - XXXI Encontro de Iniciação Científica da UFPB, Universidade Federal da Paraíba.
2018
Menção Honrosa no 1° Curso de Inverno em Biociências, Universidade Federal de Pernambuco.
2017
Prêmio "Iniciação à docência - 2017", Universidade Federal da Paraíba - Pró-Reitoria de graduação.
2016
Melhor pôster da área de Ensino de Química, Sociedade Brasileira de Química Nordeste.
2015
Prêmio Iniciação a Docência 2014, Universidade Federal da Paraíba.
2013
Prêmio Baldacci de Publicação Científica - Um dos 10 principais trabalhos de categoria artigo original com importância geral, Laboratórios Baldacci.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e da Natureza - Campus I. , Universidade Federal da Paraíba - Campus I, Castelo Branco, 58051900 - João Pessoa, PB - Brasil, Telefone: (83) 32167200, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto - C, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Química Orgânica I, Química Orgânica II, Química Orgânica Experimental I, Química Orgânica Experimental II, Pesquisa aplicada a Química, Trabalho de conclusão de curso I, Estágio da licenciatura II e Estágio da Licenciatura III.
2012 - 2013
Instituto Federal de SergipeVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor DIII-I, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Claudio Gabriel Lima Junior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?