João Agostinho Neto

Profissional de Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2009). Doutorado em Saúde Pública na Universidade Federal do Ceará (2024); Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (2018); Residência Multiprofissional em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará (2017); especializações latu sensu em Gestão (2012), Educação e EaD (2015) pelas universidades Estadual e Federal do Ceará - UECE e UFC. Docente do Curso de Educação Física na Universidade Regional do Cariri (URCA) campus Iguatu; Membro do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física, Esporte e Saúde (NUPAFES/URCA). Egresso do Grupo de Pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN/URCA) e do Observatório de Políticas Públicas de Saúde (OPP-Saúde/UFC). Preceptor e docente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (RMSC/URCA). Sócio da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Pública

2020 - 2024

Universidade Federal do Ceará
Título: interface do campo da saúde cole�va com a pós-graduação stricto sensu ensino na saúde e a integração ensino-serviço-comunidade
Ricardo José Soares Pontes. Coorientador: Maria do Socorro de Sousa. Palavras-chave: Pós-Graduação; Ensino na Saúde; Saúde Coletiva.

Mestrado profissional em Ensino na Saúde

2017 - 2018

Universidade Estadual do Ceará
Título: A Formação do Profissional de Educação Física nas Residências Multiprofissionais em Saúde no Estado do Ceará, Ano de Obtenção:
Orientador: Drª Maria do Socorro de Sousa

Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde

2015 - 2017

Escola de Saúde Pública do Ceará
Título: Contribuições das Práticas Corporais para a Saúde e Qualidade de Vida de Indivíduos que fazem uso de Psicofármacos
Orientador: Drª Laura Hevila Inocêncio Leite
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.

Especialização em Especialização em Educação à Distância

2014 - 2015

Universidade Estadual do Ceará
Título: A Educação a Distância no Processo de Formação de Residentes Multiprofissionais
Orientador: Drº Antônio Cavalcante Filho

Especialização em Gestão Escolar

2013 - 2014

Universidade Federal do Ceará
Título: O Cotidiano dos Professores e Funcionários de uma Escola Pública e a sua Relação com a Gestão Democrática e o Projeto Político Pedagógico
Orientador: Drº Carlos Rafael Caxile

Especialização em Gestão Pública Municipal

2011 - 2012

Universidade Estadual do Ceará
Título: A democracia participativa na visão dos professores das escolas estaduais do município de Barro - Ceará
Orientador: Gláucia Mirian de Oliveira de Souza

Graduação em Educação Física

2005 - 2009

Universidade Estadual da Paraíba
Título: Níveis de Flexibilidade Linear dos Idosos Cadastrados no Projeto Tai Chi Chuan e Práticas Corporais para a Terceira Idade da Universidade Estadual da Paraíba
Orientador: Drº José Damião Rodrigues

Formação complementar

2018 - 2018

Formação em Saúde Mental. (Carga horária: 60h). , Escola Técnica do SUS, ETSUS, Brasil.

2018 - 2018

Qualificação em Desenvolvimento Infantil. (Carga horária: 100h). , Instituto de Primeira Infância, IPREDE, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Aperfeiçoamento em Didática e Metodologia para Formação de Tutores EaD. (Carga horária: 120h). , Centro de Educação a Distância do Estado Ceará, CEAD, Brasil.

2017 - 2017

Aperfeiçoamento em Processos Educacionais na Saúde. (Carga horária: 160h). , Instituto de Educação Sírio Libanês, IEP SÌRIO, Brasil.

2016 - 2016

Promoção de Estilos de Vida Saudáveis na Atenção Básica. (Carga horária: 6h). , II Simpósio Internacional de Pesquisas em Estilos de Vida e Saúde, SIPES, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Política e Gestão Cultural. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2011 - 2011

Disseminadores da Educação Fiscal. (Carga horária: 160h). , Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.

2010 - 2011

Extensão universitária em Prevenção ao uso indevido de drogas. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2010 - 2011

Extensão universitária em Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 160h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2010 - 2010

Oficina de Capacitação Cine Mais Cultura. (Carga horária: 50h). , Ministério da Cultura, MINC, Brasil.

2010 - 2010

Modalidades Esportivas de Quadra. (Carga horária: 125h). , Serviço Social da Indústria e do Comércio, SESC, Brasil.

2010 - 2010

Programa de capacitação em Projetos Culturais. (Carga horária: 39h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2009 - 2009

Proj. Soc: Elaboração, Avaliação e Captação de Rec. (Carga horária: 200h). , Centro de Treinamento e Desenvolvimento, CETRED, Brasil.

2008 - 2008

Lazer, Saúde e Qualidade de Vida na Empresa. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2008 - 2008

Reformulação dos Modelo de Atenção e Gestão no SUS. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2008 - 2008

Infecção Hospitalar: Disseminação de bactérias. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2008 - 2008

Avaliação Física da Escola a Academia. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2008 - 2008

Estratégia e o Desenvolvimento do Ser Humano. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2008 - 2008

Nutrição do Exercício e do Esporte. (Carga horária: 40h). , Laboratório de Atividades Físicas Professora Socorro Cirilo, LAAFISC, Brasil.

2008 - 2008

Avaliação Física Funcional. (Carga horária: 40h). , Laboratório de Atividades Físicas Professora Socorro Cirilo, LAAFISC, Brasil.

2008 - 2008

Curso Profissionalizante de Socorrista Avançado. (Carga horária: 240h). , Fundação Rev. Ageu Lídio Pinto, FRALP, Brasil.

2007 - 2007

Envelhecimento e Qualidade de Vida. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2006 - 2006

Ed Física dialogando com Inovações Tecnologógicas. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Física Escolar.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação na Saúde.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Saúde Mental.

Organização de eventos

AGOSTINHO NETO, J. . Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. 2024. (Congresso).

AGOSTINHO NETO, J. . Monitor - 5º Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde. 2021. (Outro).

AGOSTINHO NETO, J. . IV Congresso Internacional do Envelhecimento Humano. 2015. (Congresso).

AGOSTINHO NETO, J. . Copa do Mundo Brasil FIFA. 2014. (Outro).

AGOSTINHO NETO, J. . III Encontro das Clínicas, LAC e Laboratórios da UEPB: Humanização da Saúde: Qualidade e Resolutividade. 2008. (Outro).

AGOSTINHO NETO, J. . II Semana de Extensão da UEPB: Extensão, Cidadania e Diversidade Cultural. 2007. (Outro).

Participação em eventos

Mesa Temática Educação Física e Saúde Coletiva.Mesa Temática Educação Física e Saúde Coletiva. 2024. (Outra).

I Econtro Nordeste de Saúde da Família.Residência Multiprofissional em Saúde. 2018. (Encontro).

Encontro de Educação Permanente - Educap. 2017. (Encontro).

II Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde.A Educação Física e as suas Configurações no Campo da Saúde Mental. 2016. (Simpósio).

I Congresso Norte Nordeste de Saúde Baseada em Evidências. Fluxograma: Caminho real, resolutivo e coerente para o Centro de Atenção Psicossocial. 2015. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. A Percepção de Qualidade de Vida em Idosas Residentes em uma Instituição de Longa Permanência. 2015. (Congresso).

I Congresso Nordestino de Pesquisadores em Educação Física. A Formação e a atuação do Professor de Educação Física: O desafio entre a práxis teórica nas universidades e a prática nas escolas públicas de educação básica. 2014. (Congresso).

II Encontro do PIBID/URCA - I Encontro PIBID Diversidade - V Colóquio de Formação Docente. 2014. (Encontro).

XII Semana de Iniciação Científica da URCA. 2009. (Outra).

Congresso Nacional de Educação Física - Discutindo a Motricidade Humana no Mundo Globalizado ? IV Fórum de Educação Física. ?Níveis de Flexibilidade Linear dos Idosos Cadastrados no Projeto Tai Chi Chuan e Práticas Corporais para a Terceira Idade da Universidade Estadual da Paraíba?. 2008. (Congresso).

III Encontro das Clínicas, LAC e Laboratórios da UEPB: Humanização da Saúde: Qualidade e Resolutividade.?A Flexibilidade Coluna Vertebral/Membros Inferiores como Fator de Melhora na Qualidade de Vida para Idosos?. 2008. (Encontro).

III Semana de Extensão da UEPB: Extensão, Educação e Desenvolvimento Regional.?Cultura Corporal em Auxílio à Saúde?. 2008. (Outra).

Simpósio Nacional Sobre Atualidades da Pesquisa Paleontológica na Bacia Sedimentar do Araripe. 2008. (Simpósio).

XX ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer.? ?As Atividades de Lazer Relacionadas com o Aumento da Flexibilidade Linear na Terceira Idade?. 2008. (Encontro).

I Congresso Internacional de Envelhecimento Ativo - I Encontro Brasil/Espanha sobre Envelhecimento. Espaços Públicos de Lazer e Terceira Idade. 2007. (Congresso).

III Mostra Científica de Educação Física da UEPB.Análise dos Espaços Públicos de Lazer para a Terceira Idade no Município de Campina Grande - PB. 2007. (Simpósio).

II Semana de Extensão da UEPB: Extensão, Cidadania e DIversidade Cultural.Avaliação Morfofuncional. 2007. (Outra).

XIX Encontro Nacional de Recreação e Lazer.Análise dos Espaços Públicos de Lazer para Terceira Idade. 2007. (Encontro).

III Fórum de Educação Física da UEPB ? Educação Física dialogando com as Inovações Tecnológicas. 2006. (Outra).

I Mostra Científiva do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UEPB: Interfaces do Conhecimento. 2006. (Outra).

I Semana de Extensão da UEPB: Universidade, Cidadania e Inclusão Social.Laboratório Itinerante - Avaliação Física. 2006. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Joana Paula Bezerra de Araújo

SOUSA, M. S.;AGOSTINHO NETO, J.; FRANCA, T. M. S.; PINTO, A. G. A.. Programa Saúde na Escola: estratégias para sensibilização para a importância da vacinação de crianças e adolescentes. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: JORGE HENRIQUE RODRIGUES DE MACEDO

MACEDO, A. J. R.; GOMES, M. J. P.;AGOSTINHO NETO, J.. PÓS-COVID-19, A RELEVÂNCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS EQUIPES UNIPROFISSIONAL E MULTIPROFISSIONAL. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: RENAN MARTORELLI LIMA

SIQUEIRA, R. C. L.; OLIVEIRA, B. N.;AGOSTINHO NETO, J.. A PERCEPÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CUIDADO DO USUÁRIO COM TRANSTORNO MENTAL: RELATO DE EXPERIENCIA. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Camila Ytala Pinheiro Fernandes

BEZERRA, L. M. M. R.;AGOSTINHO NETO, J.. A influência das Práticas Corporais e nutricionais na saúde e qualidade de vida de mulheres adultas. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: BÁRBARA MIRELA FEITOSA MAGALHÃES

LEITE, L. H. I.;AGOSTINHO NETO, J.; BRANDAO, M. O. F.. REFLEXÕES ACERCA DO DESFINANCIAMENTO DA POLÍTICA INTERVENTIVA DO NASF-AB ENTRE OS ANOS 2019 A 2022. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Agna Ratyelly Sampaio de Souza

BEZERRA, L. M. M. R.; BRITO JUNIOR, F. E.;AGOSTINHO NETO, J.. Atuação do Profissional de Educação Física na Assistência ao Tratamento Oncológico: Relato de Experiência. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Marcelo Silva Damasceno

DAMASCENO, M. S.; SILVA, M. C. C. B.; ARRUDA, C. A. M.;AGOSTINHO NETO, J.. INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENFRENTAMENTO À COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Fernanda Greicy Santos de Oliveira

AGOSTINHO NETO, J.; OLIVEIRA, E. N.; SILVA, H. M.. A inserção do Profissional de Educação Física em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: MÁRCIA MICHELLY PEREIRA DUARTE

SANTOS, D. P.; SILVA, K. C. L.;AGOSTINHO NETO, J.. Gestão em Saúde Pública na Ótica dos Gestores de Saúde: perspectivas fundamentadas nos determinantes sociais da saúde. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Prefeitura Municipal de Recife.

Aluno: Luciana Nunes de Sousa

SILVA, H. M; OLIVEIRA, E. N.;AGOSTINHO NETO, J.. Efeito de um programa de ginástica aeróbica sobre variáveis da composição corporal e aptidão física de idosas em projeto na Atenção Básica em Saúde. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Cícera Luana de Lima Teixeira

SILVA, H. M; BEZERRA, L. M. M. R.; OLIVEIRA, E. N.;AGOSTINHO NETO, J.. Programa Saúde na Escola sob o olhar de profissionais de saúde e gestores escolares. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Eduardo Augusto de Carvalho Lira

SILVA, M. C. C. B.;NETO, J. N.; TORRES, A. C. S.. Educação Física e saúde mental: possibilidades a partir da residência integrada em saúde. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Maria Carolina Gonçalves Dutra

AGOSTINHO NETO, J.; SILVA, H. M.; OLIVEIRA, E. N.. Formação do profissional de educação física para atuação no campo da saúde coletiva. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Túlio Dleon Catunda de Sousa

BEZERRA, L. M. M. R.;AGOSTINHO NETO, J.; MENDONCA, G. C. A.. Educação Física Inclusiva na Percepção de Docentes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Maria Betânia Guedes da Silva

AGOSTINHO NETO, J.; BEZERRA, L. M. M. R.; SOUSA, L. N.. A Prática de Atividade Física no Controle da Ansiedade: Revisão Integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Vanessa Clarindo dos Santos

BEZERRA, L. M. M. R.;AGOSTINHO NETO, J.. Qualidade de vida dos alunos de Educação Física da Universidade Regional do Cariri no Cenário pandêmico da COVID-19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Cláudio Gomes dos Santos

BEZERRA, L. M. M. R.; Santos, L. S.;AGOSTINHO NETO, J.. As representações sociais de profissionais de Educação Física egressos do PET - Saúde Interprofissionalidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Epaminondas Trigueiro Santos

BEZERRA, L. M. M. R.; OLIVEIRA, E. N.;AGOSTINHO NETO, JOÃO. Análise de políticas públicas em saúde indutoras da atuação do profissional de educação física na saúde pública. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Barbara Silva Batista

BEZERRA, L. M. M. R.; OLIVEIRA, E. N.;AGOSTINHO NETO, JOÃO. A promoção da saúde na percepção de professores de educação física nos municípios de Crato e Juazeiro do Norte. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Wendell Alencar Rodrigues

AGOSTINHO NETO, J.. Interdisciplinaridade e educação física ? estratégia para formação discente em um curso de graduação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Aluno: Janaina Delmondes de Araújo

AGOSTINHO NETO, JOÃO. A importância da educação física no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Aluno: Raniane Nunes do Nascimento

AGOSTINHO NETO, JOÃO. A interdisciplinaridade e a educação física escolar a partir de evidências científica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Aluno: Ana Janaína de Oliveira Lima

AGOSTINHO NETO, JOÃO. O ciclismo como estratégia pedagógica nas aulas de educação física escolar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Aluno: Airlys Kalinny Freitas de Souza Albuquerque

AGOSTINHO NETO, J.. Desafios e Potencialidades da Formação em Educação Física à Distância. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Aluno: Elenilton Regis Araújo

AGOSTINHO NETO, J.. A capoeira como um potencial conteúdo da educação física no ensino médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Aluno: Ana Clécia Delmondes

AGOSTINHO NETO, J.. Capoeira: historicidade e desafios como conteúdo da educação física no ensino médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Aluno: Bruna Nadyelle

AGOSTINHO NETO, J.. A importância da musicalidade na capoeira com a utilização das danças afro-brasileiras nas aulas de educação física. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Aluno: Thayna de Oliveira Lobo

AGOSTINHO NETO, J.. Entendimento dos profissionais da saúde e educação acerca do desenvolvimento do programa saúde na escola. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: JOBSON SILVA NASCIMENTO

AGOSTINHO NETO, J.. Nível de atividade física e qualidade de vida em idosos: revisão narrativa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Adriana Darla Carvalho de Sá e Thiciane Araripe Borges

AGOSTINHO NETO, J.; ARAUJO, G. C.. Formação em educação física na educação à distância: Percepções e desafios. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Aluno: Ygor Cleiton de Oliveira

Elizaudo, B.J.; Belém, J. M.; Santos, L. S.;AGOSTINHO NETO, J.. Fatores Preditores da Síndrome de burnout em enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Francisca Marinho da Silva

AGOSTINHO NETO, J.; LEITE, L. H. I.. Uso de plantas medicinais na percepção de alunos de uma escola pública de ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Cariri.

AGOSTINHO NETO, J.. Concurso Professor Substituto URCA. 2021. Universidade Regional do Cariri.

AGOSTINHO NETO, J.. Concurso Professor Substituto URCA. 2019. Universidade Regional do Cariri.

Orientou

THAYS CRISTINNE SANTOS DE LIMA

Grupo de exercício físico como estratégia de cuidado em saúde mental em um CAPS: Relatando a experiência; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde) - Escola de Saúde Pública do Ceará; Orientador: João Agostinho Neto;

Maria Carolina Gonçalves Dutra

Análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação em Educação Física na Ótica da Formação para o Campo da Saúde Coletiva; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: João Agostinho Neto;

Fabrícia Cândido Nunes

Aprendizados e desafios do estágio curricular em educação física: um relato de experiência; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: João Agostinho Neto;

Arianny Montes Soares

A Educação Física escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista: revisão de literatura; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: João Agostinho Neto;

Érica Mota de Sousa

A Educação Física na educação infantil: Revisão de literatura/narrativa; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: João Agostinho Neto;

José Jeferson Alves de Lima

Formação e aplicação da unidade temática esportes: um estudo de caso; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: João Agostinho Neto;

Josenice Torquato Lima

Aplicação da unidade temática esporte de rede: subtema voleibol no ensino fundamental de uma escola pública; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: João Agostinho Neto;

Letycia Josino de Oliveira

Educação Física escolar e inclusão de crianças com deficiência; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: João Agostinho Neto;

Rosana Neves de Figueiredo

Formação e aplicação do campo de experiência corpo, gestos e movimentos: Um estudo de caso; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: João Agostinho Neto;

Synthia Silvestre Cavalcante

A relevância da psicomotricidade na educação infantil; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: João Agostinho Neto;

José Carlos Custódio

O voleibol no processo de inclusão e formação social de estudantes no município de Orós - Ceará: um relato de experiência; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: João Agostinho Neto;

Francisco Klévio Morais Bravo

Formação e aplicação da unidade temática esportes: subtema basquete - um estudo de caso; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: João Agostinho Neto;

Ana Janaina de Oliveira Lima, et al

O ciclismo como estratégia pedagógica nas aulas de educação física escolar; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: João Agostinho Neto;

Francisco Israel Souza, et al

Desafios e potencialidades da formação em educação física a distância; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: João Agostinho Neto;

Adriana Darla Carvalho de Sá e Thiciane Araripe Borges

Percepções sobre a formação em educação física na educação à distância a partir de uma revisão de literatura; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: João Agostinho Neto;

Wendell Alencar Rodrigues, et al

Interdisciplinaridade e educação física ? estratégia para formação discente em um curso de graduação; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: João Agostinho Neto;

Janaina Delmondes de Araújo

A importância da educação física no processo de ensino aprendizagem na educação infantil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: João Agostinho Neto;

Raniane Nunes do Nascimento,et al

A interdisciplinaridade e a educação física escolar a partir de evidências científica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: João Agostinho Neto;

Produções bibliográficas

  • MAGALHAES, B. M. F. ; AGOSTINHO NETO, J. ; BRANDAO, M. O. F. ; LEITE, L. H. I. . Reflexões sobre o desfinanciamento do nasf-ab entre os anos 2019 a 2022. Revista da ESP , v. 18, p. 1-8, 2024.

  • NETO, JOAO AGOSTINHO ; GONÇALVES DUTRA, MARIA CAROLINA ; OLIVEIRA NASCIMENTO, IASMIM ; FILGUEIRA LEITE, GERLIANE ; MACHADO RIBEIRO BEZERRA, LIS MARIA ; DE SOUSA, MARIA DO SOCORRO . A Educação Física e seus processos de trabalho nas Residências em Saúde no Estado do Ceará. REVISTA SAÚDE EM REDES , v. 9, p. 3829, 2023.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; CAVALCANTE, P. S. ; SILVA FILHO, J. D. ; SANTOS, F. D. ; MAIA, A. M. P. C. ; SIMIAO, A. R. . O ensino da saúde coletiva no Brasil: uma revisão integrativa. Saúde em Debate , v. 46, p. 281-297, 2022.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; DUTRA, M. C. G. ; SOUSA, M. S. . Análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação em Educação Física na Ótica da Formação para o Campo da Saúde Coletiva. REVISTA SAÚDE EM REDES , v. 7, p. 1-14, 2021.

  • BRITO JUNIOR, F. E. ; CALISTO, M. O. ; SOUSA, S. ; DUAVY, S. ; TEIXEIRA, Y. ; LACERDA, I. ; AGOSTINHO NETO, J. . Territorialização com uso de georreferenciamento e estratificação de vulnerabilidade social familiar na atenção básica. Ciência & Saúde Coletiva , v. 26, p. 2141, 2021.

  • LIMA, VERINEIDA SOUSA ; AZEVEDO, NARCELI AMÉRICA DE ALENCAR ; GUIMARÃES, JOSÉ MARIA XIMENES ; PEREIRA, MARIANA MONTEIRO ; AGOSTINHO NETO, JOÃO ; SOUZA, LÍVIA MARQUES ; PEQUENO, ALICE MARIA CORREIA ; SOUSA, MARIA DO SOCORRO DE . Produção de vídeo-educacional: estratégia de formação docente para o ensino na saúde. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde , v. 13, p. 428-438, 2019.

  • ARAUJO, N. J. S. ; MORAIS, L. P. ; AGOSTINHO NETO, J. . O papel do profissional biólogo na residência multiprofissional em saúde coletiva: um relato de experiência. REVISTA SAÚDE EM REDES , v. 5, p. 217, 2019.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; LEITE, L. H. I. ; J.A., NETO . Uso de Psicofármacos e Práticas Corporais para a Saúde em um Grupo Terapêutico. SANARE (SOBRAL) , v. 16, p. 42-50, 2017.

  • A.E.A., MOREIRA ; C.A.P., SILVA ; R.T., PESSOA ; E.B., SILVA ; S.N.L., MATOS ; E.R.F., SOUSA ; J.A., NETO ; H.M., SILVA ; S.M.P., DUAVY . CAPÍTULO 5 PRÁTICAS COLABORATIVAS EM SAÚDE A PARTIR DA INSERÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE. INTERPROFISSIONALIDADE E PRÁTICAS COLABORATIVAS: EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO EM SAÚDE. 1ed.: EDITORA CRV, 2023, v. , p. 87-98.

  • J.A., NETO ; E.N., OLIVEIRA ; F.G., OLIVEIRA ; B.P., ANDRADE ; S.K.S., CLEMENTE ; I.B., PEREIRA ; M.S., SOUSA ; A.K.L., MARTINS . CAPÍTULO 11 FORMAÇÃO MULTIPROFISSIONAL E INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: a tessitura do ensino-serviço no município do Crato-Ceará. INTERPROFISSIONALIDADE E PRÁTICAS COLABORATIVAS: EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO EM SAÚDE. 1ed.: EDITORA CRV, 2023, v. , p. 179-196.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; VASCONCELOS, G. S. ; RUIZ, E. M ; SOUSA, M. S. ; LEITE, L. H. I. ; PEREIRA, V. C. . Aplicação do Arco de Maguerez em um curso de Medicina na Região Metropolitana do Cariri. In: Estelita Lima Candido; Poliana de Lima Nunes Barreto; Laura Hevila Inocêncio Leite. (Org.). Diálogos Interdisciplinares em Saúde Coletiva: tecendo redes com as políticas públicas. 1ed.Juazeiro do Norte: UFCA, 2022, v. 1, p. 1-250.

  • PEREIRA, A. M. C. ; AGOSTINHO NETO, J. ; LOPES, L. S. ; SOUSA, M. S. ; DUAVY, S. ; SILVA, V. L. S. E. ; PAIVA, L. M. L. . Importância da formação profissional para manejo do sobrepeso de obesidade. In: Maria Marlene Marques Ávila; Ilana Nogueira Bezerra; Cláudia Machado Coelho Souza de Vasconcelos; Daniela de Vasconcelos Azevedo; Maria do Socorro de Sousa. (Org.). O Panorama do Sobrepeso e Obesidade no Estado do Ceará. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2022, v. 1, p. 1-168.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; PEREZ, L. B. ; MENDONCA, I. ; PERNAMBUCO, M. L. ; LIMA, F. A. C. . Intervenções iniciais dos governos da Argentina e do Brasil diante da pandemia do novo coronavírus. In: José Adelmo da Silva Filho; Antonio Germane Alves Pinto. (Org.). ENTRE ONDAS: Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde na Pandemia de Covid-19. 1ed.Sobral: Sertão Cult, 2022, v. 1, p. 1-390.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; NASCIMENTO, I. O. ; LEITE, G. F. ; BEZERRA, L. M. M. R. ; MOURAO, B. M. O. ; J.A., NETO . Diálogos e reflexões a partir de um encontro virtual sobre educação na saúde em tempos de Covid-19. In: José Adelmo da Silva Filho; Antonio Germane Alves Pinto. (Org.). ENTRE ONDAS: Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde na Pandemia de Covid-19. 1ed.Sobral: Sertão Cult, 2022, v. 1, p. 299-311.

  • SOUSA, L. N. ; TEIXEIRA, C. L. L. ; DUTRA, M. C. G. ; AGOSTINHO, J. N. ; SILVA, H. M. . O profissional de educação física e a experiência da criação de um grupo de práticas corporais na atenção básica. In: Antonio Germane Alves Pinto; José Adelmo da Silva Filho; Geanne Maria Costa Torres. (Org.). Entrelace do SUS: Saberes, fazeres e cuidado em saúde. 1ed.Sobral: SertaoCult, 2020, v. 1, p. 37-.

  • OLIVEIRA, F. G. S. ; ARAUJO, N. J. S. ; OLIVEIRA, E. N. ; ANDRADE, B. P. ; AGOSTINHO, J. N. . O profissional de educação física na residência multiprofissional em saúde coletiva: vivenciando a formação em uma instituição de longa permanência para idosos. In: Antonio Germane Alves Pinto; José Adelmo da Silva Filho; Geanne Maria Costa Torres. (Org.). Entrelace do SUS: Saberes, fazeres e cuidado em saúde. 1ed.Sobral: SertaoCult, 2020, v. 1, p. 423-.

  • FERREIRA, L. N. ; ANDRADE, B. P. ; AGOSTINHO, J. N. ; SILVA, M. V. R. ; SILVA, H. E. O. . Aplicação do arco de Maguerez para a formação interprofissional na saúde: um relato de experiência. In: Antonio Germane Alves Pinto; José Adelmo da Silva Filho; Geanne Maria Costa Torres. (Org.). Entrelace do SUS: Saberes, fazeres e cuidado em saúde. 1ed.Sobral: SertaoCult, 2020, v. 1, p. 412-.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; SOUSA, M. S. ; ARAUJO, N. J. S. . Atividades de Educação em Saúde na Atenção Básica: Um relato de experiência com uso de metodologias ativas. In: Maria do Socorro de Sousa. (Org.). EXPERIENTIA: reconhecendo saberes e práticas para a Qualidade de Vida e Promoção da Saúde?. 1ed.: EDITORA CRV, 2018, v. 1, p. 165-176.

  • DOURADO, J. V. L. ; AGOSTINHO NETO, JOÃO ; PEREZ, L. B. ; ANDRADE, N. R. N. ; SILVA, B. M. ; SILVA, S. M. N. B. ; SEGALES, S. D. S. ; CARMONA, A. R. ; RAULINO, A. B. ; ARAUJO, C. E. L. . Ensino em tempos de distanciamento social: um relato de experiência na modalidade stricto sensu. In: IX Congresso Virtual de Gestão, Educação e Promoção da Saúde, 2020, Virtual. Gestão, Educação e Promoção da Saúde, 2020. v. 1.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; BRITO, J. G. C. . A Percepção de Qualidade de Vida em Idosas Residentes em uma Instituição de Longa Permanência. In: IV Congresso Internacional do Envelhecimento Humano, 2015, Campina Grande. 4º CIEH. Campina Grande: Realiza, 2015. v. 2.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; MOREIRA, D. J. ; SANTOS, C. ; MACEDO, E. M. T. ; SILVA, S. M. N. B. ; MANZANO, L. A. N. ; MENDONCA JUNIOR, J. O. ; SOUZA, M. S. . Experiência formativa de egressos de um programa de pós-graduação stricto sensu em saúde pública no nordeste brasileiro. In: 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022, Salvador/BA. Democracia é saúde: diversidade, equidade e justiça social, 2022. v. 13.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; SANTOS, C. ; MOREIRA, D. J. ; MACEDO, E. M. T. ; MANZANO, L. A. N. ; MENDONCA JUNIOR, J. O. ; SILVA, S. M. N. B. ; SOUSA, MARIA DO SOCORRO DE . Fortalecimento da saúde coletiva e do sus na ótica de egressos de um programa de pós-graduação stricto sensu. In: 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022, Salvador/BA. Democracia é saúde: diversidade, equidade e justiça social, 2022. v. 13.

  • MOURAO, B. M. O. ; SOUSA, MARIA DO SOCORRO DE ; MOTA, M. V. ; AGOSTINHO NETO, J. . A síndrome congênita do zika vírus e a percepção de mães sobre atendimento no núcleo de estimulação precoce de Sobral - Ceará. In: 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022, Salvador/BA. Democracia é saúde: diversidade, equidade e justiça social, 2022. v. 13.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; MOURAO, B. M. O. ; LIMA, G. H. ; DELERINO, A. L. ; FROTA, A. C. ; ARAUJO, C. E. L. . Ciclo de Encontros com o uso de novas tecnologias digitais para educação em saúde em tempos de covid 19. In: IV Congresso Brasileiro de Planejamento, Política e Gestão da Saúde, 2021. O SUS e o processo civilizatório..., 2021.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; MENDONCA, I. ; PEREZ, L. B. ; PERNAMBUCO, M. L. ; LIMA, F. A. C. ; PONTES, R. J. S. ; ARAUJO, C. E. L. . A pandemia da Covid 19 no Brasil e na Argentina a partir das intervenções dos governos durante até o mês de julho de 2020. In: IV Congresso Brasileiro de Planejamento, Política e Gestão da Saúde, 2021. O SUS e o processo civilizatório..., 2021.

  • MOURAO, B. M. O. ; SOUSA, MARIA DO SOCORRO DE ; MOTA, M. V. ; AGOSTINHO NETO, J. . Reflexões teórico-metodológicas de um processo formativo em politicas de saúde, planejamento, organização e epidemiologia nos serviços de saúde. In: IV Congresso Brasileiro de Planejamento, Política e Gestão da Saúde, 2021. O SUS e o processo civilizatório..., 2021.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; VASCONCELOS, G. S. ; DUTRA, M. C. G. ; PINTO, A. G. A. ; SOUSA, M. S. . Aspectos históricos das fases da educação física no brasil e reflexões sobre a relação com o tema saúde. In: Congresso de Educação Física Escolar do Ceará, 2019, Fortaleza. Congresso de Educação Física Escolar do Ceará. Fortaleza, 2019. v. 3.

  • LIMA, VERINEIDA SOUSA ; AGOSTINHO NETO, J. . Paciente com tuberculose, HIV e AIDS: Retrospectiva de uma década. In: Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018, Rio de Janeiro. Fortalecer o SUS, os direitos e a democracia, 2018.

  • LIMA, VERINEIDA SOUSA ; AGOSTINHO NETO, JOÃO . SEPSE Como motivo de internação hospitalar. In: 12ª Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018, Rio de Janeiro. Fortalecer o SUS, os direitos e a democracia, 2018.

  • AGOSTINHO NETO, J. . Academia da Saúde: Cenário e desafios para a implantação no Ceará. In: VI Seminário Internacional de Promoção da Saúde, 2017, Fortaleza. Os desafios para o desenvolvimento sustentável, 2017. v. 30.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; LIMA, V. S. ; LIMA, E. D. L. P. ; AGUIAR, M. S. ; PEQUENO, A. M. C. . Hipertensão Essencial (primária) - Morb CID-10 como motivo de internamento no Estado do Ceará, no período de 2008 a 2016. In: VI Seminário Internacional em Promoção da Saúde, 2017, Fortaleza. Os desafios para o desenvolvimento sustentável, 2017.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; MACEDO, M. P. S. . Atuação do núcleo regional de educação permanente em saúde, Superintendência Regional de Saúde. In: As mil e uma saúdes dos territórios: cuidados, bem viver, liberdade e democracia como atributos éticos da educação e do trabalho no SUS, 2024, Santa Maria. As mil e uma saúdes dos territórios: cuidados, bem viver, liberdade e democracia como atributos éticos da educação e do trabalho no SUS, 2024.

  • MACEDO, M. P. S. ; AGOSTINHO NETO, J. . Atualização do plano de ação da rede de cuidados à pessoa com deficiência no cariri cearense: um relato de experiência. In: As mil e uma saúdes dos territórios: cuidados, bem viver, liberdade e democracia como atributos éticos da educação e do trabalho no SUS, 2024, Santa Maria. As mil e uma saúdes dos territórios: cuidados, bem viver, liberdade e democracia como atributos éticos da educação e do trabalho no SUS, 2024.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; MACEDO, M. P. S. . Plano de ação da rede cegonha no cariri cearense: uma análise documental. In: 16º Congresso Internacional da Rede Unida, 2024, Santa Maria. As mil e uma saúdes dos territórios: cuidados, bem viver, liberdade e democracia como atributos éticos da educação e do trabalho no SUS, 2024.

  • MACEDO, M. P. S. ; AGOSTINHO NETO, J. . Participação e Controle Social: Relato de experiência sobre a conferência regional de saúde. In: 16º Congresso Internacional da Rede Unida, 2024, Santa Maria. As mil e uma saúdes dos territórios: cuidados, bem viver, liberdade e democracia como atributos éticos da educação e do trabalho no SUS, 2024.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; SOUSA, MARIA DO SOCORRO DE ; PONTES, R. J. S. . A experiência de um percurso formativo decolonizador em saúde a partir da integração ensino-serviço-comunidade. In: 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas, 2023, Recife. Emancipação e saúde, 2023.

  • BEZERRA, L. M. M. R. ; AGOSTINHO NETO, J. ; SILVA, H. M. . Eixo da educação permanente em saúde no pet interprofissionalidade no período remoto. In: Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde, 2021, Joinvile. Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde, 2021.

  • MARTINS, A. K. L. ; RODRIGUES, A. L. B. A. ; AGOSTINHO NETO, J. ; CAVALCANTE, E. G. R. ; SILVA, M. Y. ; MOTA, D. N. . Ações do pet saúde interprofissionalidade no campo da vigilância sanitária: um relato de experiência de integração ensino-serviço-comunidade. In: II Congresso Internacional Saúde e Sociedade, 2019, Sobral. Saúde e Sociedade, 2019.

  • DUTRA, M. C. G. ; AGOSTINHO NETO, J. . A atuação do profissional de educação física no cenário de uma UBS. In: III Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilos de vida e saúde, 2018, Porto de Galinhas. Promoção de estilos de vidas saudáveis como estratégia chave para o desenvolvimento sustentável e para melhoria da saúde pública, 2018.

  • ARAUJO, N. J. S. ; SANTOS, A. K. M. ; SILVA, D. G. ; OLIVEIRA, F. G. S. ; ARAUJO, J. R. ; AGOSTINHO NETO, J. . Aplicação de tecnologias lúdicas nas ações de educação em saúde em uma unidade básica de saúde: um relato de experiência. In: VI Encontro Cearense de Residências em Saúde, 2018, Fortaleza. Cenários, desafios e contradições na formação, 2018.

  • TEIXEIRA, C. L. L. ; ALVES, A. B. C. ; VIEIRA, C. K. R. ; QUEIROZ, F. B. ; AGOSTINHO NETO, J. . Alimentação Saudável e atividade física durante a gestação: relato de experiência de uma educação em saúde na gestação. In: I Encontro Nordeste de Saúde da Família, 2018, Fortaleza. Em defesa do SUS e da ESF, 2018.

  • OLIVEIRA, F. G. S. ; SANTOS, A. K. M. ; ARAUJO, J. R. ; AGOSTINHO NETO, J. . Projeto terapêutico singular na atenção básica: um olhar multiprofissional. In: VI Encontro Cearense de Residências em Saúde, 2018, Fortaleza. Cenários, desafios e contradições na formação, 2018.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; ARAUJO, N. J. S. . As metodologias ativas como alternativa aos métodos tradicionais nas atividades de educação em saúde na atenção básica. In: IX Semana de Iniciação Científica, 2017, Juazeiro do Norte. Ética, Política e Competências, 2017.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; LIMA, VERINEIDA SOUSA . Educação à Distância no processo de formação de residentes multiprofissionais em saúde no Ceará. In: V Encontro Internacional e perspectiva de formação dos trabalhadores, 2017, Fortaleza. Educação para emancipação humana, formação para o trabalho e as lutas sociais, 2017.

  • AGOSTINHO NETO, J. . A Educação Física e as suas Configurações no Campo da Saúde Mental. In: Simpósio Internacional de Pesquisas em Estilo de Vida e saúde, 2016, Ipojuca (Porto de Galinhas). Estilos de Vida e Eventos Sanitários Contemporâneos em Saúde Pública. Recife: Conqualis, 2016.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; LEITE, L. H. I. . Fluxograma: Caminho real, resolutivo e coerente para o Centro de Atenção Psicossocial. In: I Congresso Norte e Nordeste de Saúde Baseada em Evidências, 2015, Crato. I Congresso Norte e Nordeste de Saúde Baseada em Evidências. Crato: URCA, 2015.

  • AGOSTINHO NETO, J. . Intervenção Multiprofissional em usuários do Caps I: Melhoria das capacidades física e mentais. In: 3º Congresso de Formação para o SUS, 2015, Juazeiro - BA. Intervenção Multiprofissional em usuários do Caps I: Melhoria das capacidades física e mentais, 2015.

  • AGOSTINHO NETO, J. . Consciência Ambiental: Um elo entre a Saúde e a educação. In: 3º Congresso de Formação para o SUS, 2015, Juazeiro - BA. Congefor e Simpósio de Residência em Saúde, 2015.

  • AGOSTINHO NETO, J. . Saúde Mental na Escola: Um debate necessário. In: Congresso de Formação para o SUS, 2015, Juazeiro - BA. Congrefor e Simpósio de Residências em Saúde, 2015.

  • AGOSTINHO NETO, J. . Educação Permanente em Saúde Mental: Fortalecendo o matriciamento nos bairros. In: Congresso de Formação para o SUS, 2015, Juazeiro - BA. Congrefor e Simpósio de Residências em saúde, 2015.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; LEITE, L. H. I. . A Formação e a Atuação do Professor de Educação Física: O Desafio entre a Práxis Teórica nas Universidades e a Prática nas Escolas Públicas de Educação Básica. In: Congresso Nordestino de Pesquisadores em Educação Física, 2014, Crato. I Congresso Nordestino de Pesquisadores em Educação Física e IV Encontro Caririense de Pesquisadores em Educação Física, 2014.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; MOREIRA, D. J. ; SANTOS, C. ; MACEDO, E. M. T. ; SILVA, S. M. N. B. ; MANZANO, L. A. N. ; MENDONCA JUNIOR, J. O. ; SOUZA, M. S. . Experiência formativa e profissional dos egressos do programa de pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará. RBPG - REVISTA BRASILEIRA DA PÓS-GRADUAÇÃO , 2024.

  • AGOSTINHO NETO, J. ; SOUZA, M. S. ; PONTES, R. J. S. . A experiência de um percurso formativo decolonizador em saúde a partir da integração ensino-serviço-comunidade. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AGOSTINHO NETO, J. . Educação Permanente em saúde e intersecções com a gestão, assistência e educação em saúde: caminhos e possibilidades para a formação e o trabalho interprofissional em saúde e para o SUS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGOSTINHO NETO, JOÃO ; PINTO, A. G. A. ; MORAES, A. P. P. ; SOUZA, M. S. ; PONTES JUNIOR, J. A. F. . A formação do profissional de educação física nas Residências Multiprofissionais em Saúde no estado do Ceará - Nordeste - Brasil. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DOURADO, J. V. L. ; MOURAO, B. M. O. ; AGOSTINHO NETO, JOÃO ; TAVARES, M. M. M. ; SOUZA, M. S. ; MOTA, M. V. . Estudo reflexivo sobre abordagem qualitativa entre discentes de pós-graduação stricto sensu em saúde. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AGOSTINHO NETO, JOÃO ; SOUSA, MARIA DO SOCORRO DE . Cuidado em Saúde Mental na Atenção Básica a partir da Residência Multiprofissional em Saúde. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AGOSTINHO NETO, J. ; ANDRADE, B. P. . Vivência e compreensão de discentes do Programa de Educação para o Trabalho sobre Interprofissionalidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AGOSTINHO NETO, J. ; PINTO, A. G. A. ; ANDRADE, B. P. ; MARTINS, A. K. L. . Potencialidades da formação ensino-serviço a partir da reflexão da Educação Permanente em Saúde em atividades extra-curriculares. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AGOSTINHO NETO, J. ; ANDRADE, B. P. ; OLIVEIRA, E. N. . Coompreensão de Educação Permanente em Saúde a partir da visão de discentes do Programa PET Saúde Interprofissionalidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, L. N. ; BESERRA, T. L. ; TEIXEIRA, C. L. L. ; DUTRA, M. C. G. ; AMORIM, A. R. V. ; TAVARES, H. C. ; BEZERRA, L. M. M. R. ; AGOSTINHO NETO, J. . Implantação de projetos de práticas corporais na Atenção Básica em Saúde: um relato de experiência. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AGOSTINHO NETO, J. ; ARAUJO, N. J. S. ; OLIVEIRA, E. N. . A Educação Física na Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva no Cariri Cearense. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AGOSTINHO NETO, J. . Atividade Física e Qualidade de Vida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGOSTINHO NETO, J. ; Damião Rodrigues, J. . ?Níveis de Flexibilidade Linear dos Idosos Cadastrados no Projeto Tai Chi Chuan e Práticas Corporais para a Terceira Idade da Universidade Estadual da Paraíba?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AGOSTINHO NETO, J. ; CHAO, C. H. N. ; MENDONCA, L. C. P. ; SILVA, M. V. . Infra-estrutura e Segurança Relacionados com a Freqüência nas Atividades de Lazer pelo Idoso nos Espaços Públicos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AGOSTINHO NETO, J. ; Damião Rodrigues, J. . A Flexibilidade Coluna Vertebral/Membros Inferiores como Fator de Melhora na Qualidade de Vida para Idosos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AGOSTINHO NETO, J. ; Damião Rodrigues, J. . Cultura Corporal em Auxílio à Saúde. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AGOSTINHO NETO, J. ; Damião Rodrigues, J. ; MENDONCA, L. C. P. . As Atividades de Lazer Relacionadas com o Aumento da Flexibilidade Linear na Terceira Idade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AGOSTINHO NETO, J. ; SILVA, M. B. ; NOBREGA, D. B. ; MENDONCA, L. C. P. ; SILVA, M. V. ; CHAO, C. H. N. . Espaços Públicos de Lazer e Terceira Idade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AGOSTINHO NETO, J. ; CHAO, C. H. N. ; MENDONCA, L. C. P. ; NOBREGA, D. B. ; SILVA, M. B. ; SILVA, M. V. . Análise dos Espaços Públicos de Lazer para Terceira Idade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AGOSTINHO NETO, J. ; SILVA, M. B. . Avaliação Física. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AGOSTINHO NETO, J. ; CHAO, C. H. N. ; MENDONCA, L. C. P. ; SILVA, M. V. . Análise dos Espaços Públicos de Lazer para Terceira Idade no Município de Campina Grande-PB. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AGOSTINHO NETO, J. ; SILVA, M. B. . Avaliação Morfofuncional. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

COSTA, M. S. ; CANDIDO, E. L. ; MOREIRA, M. R. C. ; MAIA, E. R. ; OLIVEIRA, M. F. ; AGOSTINHO NETO, J. . Projeto Pedagógico da Especialização em Promoção da Saúde. 2022.

AGOSTINHO NETO, J. . Corpo Editorial da Revista de Educação do Vale do São Francisco (Revasf). 2021.

AGOSTINHO NETO, J. . Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde de Crato - CE. 2019.

AGOSTINHO NETO, J. . Projeto de formação em serviço para desenvolvimento de ações de prevenção e controle da obesidade no Ceará. 2019.

AGOSTINHO NETO, J. . Promoção da saúde e Qualidade de vida de adultos e idosos na Estratégia Saúde da Família ? Região do Cariri. 2017.

AGOSTINHO NETO, J. . Educação Permanente em Saúde como prática de ensino-aprendizagem em serviço de saúde. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

AGOSTINHO NETO, J. . Debatedor - I Simpósio Caririense Online Sobre Educação e Prática Interprofissional em Saúde. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).

AGOSTINHO NETO, J. . Oficineiro - I Simpósio Caririense Online Sobre Educação e Prática Interprofissional em Saúde. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).

AGOSTINHO NETO, JOÃO . Café com Saúde - Educação Permanente em Saúde. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AGOSTINHO NETO, J. . Ativador de Roda de Conversa - 14º Congresso Internacional da Rede Unida. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

AGOSTINHO NETO, J. . Suicídio: Prevenção e Valorização da Vida. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

AGOSTINHO NETO, J. ; MARTINS, A. K. L. . Integração Ensino-Serviço-Comunidade. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

AGOSTINHO NETO, JOÃO . IV CONPESQ - Congresso de Pesquisa, pós-graduação e inovação. 2023. (Avaliador/Moderador).

AGOSTINHO NETO, J. . IV CONPESQ - Congresso de Pesquisa, pós-graduação e inovação. 2023. (Avaliador/Moderador).

AGOSTINHO NETO, J. . VII Jornada Científica do PRODER. 2023. (Avaliador/Moderador).

AGOSTINHO NETO, J. . III CONPESQ - Congresso de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. 2022. (Avaliador/Moderador).

AVILA, M. M. M. ; BEZERRA, I. N. ; AZEVEDO, D. V. ; VASCONCELOS, C. C. M. ; PEREIRA, A. M. C. ; SANTOS, F. C. R. ; SOUZA, L. R. C. V. E. ; LEONARDO, A. C. S. ; DUAVY, S. M. P. ; AGOSTINHO NETO, J. . Curso Cuidado Integral à Pessoa com Sobrepeso e Obesidade na Atenção Primária em Saúde. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia para facilitadores).

AGOSTINHO NETO, J. . Ativador de Roda de Conversa Rede Unida. 2020. (Ativador de Roda de Conversa).

PONTES, R. J. S. ; PEREZ, L. B. ; DELERINO, A. L. ; AGOSTINHO NETO, J. . Comitê de Enfrentamento do Coronavírus da FAMED-UFC. 2020. (GT de Políticas e Gestão em Saúde em tempos de COVID-19).

AGOSTINHO NETO, J. . Aperfeiçoamento em desenvolvimento infantil. 2019. .

AGOSTINHO, J. N. . Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde. 2019. (Plano Municipal).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2021

    Formação em serviço para desenvolvimento de ações de prevenção e controle da obesidade., Descrição: No Brasil ainda existem muitos desafios relacionados a prevenção e manejo da obesidade, agravo nutricional que apresenta importante tendência de evolução no País e que especificamente no Ceará incide em todos os ciclos de vida. Este projeto tem como objetivo geral desenvolver estratégias para formação interprofissional de gestores e trabalhadores da saúde integrantes dos NASF-AB no estado do Ceará e de monitoramento e avaliação de ações de promoção da alimentação adequada e saudável com foco no manejo da obesidade. Para isto contempla atividades de pesquisa (diagnostica e avaliativa); formação de gestores e trabalhadores de saúde; desenvolvimento de novas tecnologias para auxiliar a gestão das ações de alimentação e nutrição e difundir conhecimentos entre os municípios, visando melhorar a atenção e o cuidado prestados aos usuários do SUS no tocante ao sobrepeso/obesidade. Para sua execução foi formada uma equipe interprofissional que conta com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. As atividades previstas para um período de 24 meses, serão planejadas e executadas de forma participativa e abrangerão as cinco macrorregionais de saúde do Ceará. Os principais resultados esperados são: o diagnóstico da organização da gestão e da atenção nutricional nos municípios; formação de gestores da Atenção Básica e trabalhadores de saúde dos NASF-AB. A pesquisa é financiada pelo Edital CNPq/MS/SAS/DAB/CGAN N 26/2018 Enfrentamento e Controle da Obesidade no Âmbito do SUS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Agostinho Neto - Integrante / Maria do Socorro de Sousa - Integrante / Maria Marlene Marques Ávila - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2018

    Promoção da saúde e Qualidade de Vida de adultos e idosos na Estratégia Saúde da Família - Região do Cariri., Descrição: O objeto de estudo se delimita na análise dos determinantes de saúde e qualidade de vida da população adulta e idosa adscrita no território da Estratégia Saúde da Família. O desfecho da correlação entre as práticas de promoção da saúde cotidianas da população e a ocorrência de situações clínicas expressa a significância e probabilidade do bem-estar, vida saudável e sustentabilidade sócio-ambiental no espaço urbano. O enfoque investigativo da pesquisa se faz necessário para o estímulo na promoção do envelhecimento saudável, ações intersetoriais e relações sociais intergeracionais. Visando à integralidade da atenção, a diversidade das intervenções é capaz de assegurar a qualidade da atenção à saúde adulta e idosa, estimulando à participação e fortalecimento do controle social, em conjunto com a formação e educação permanente dos profissionais de saúde do SUS. Objetiva-se analisar as ações de promoção da saúde e níveis de qualidade de vida entre adultos e idosos atendidos na Estratégia Saúde da Família da Região do Cariri cearense. O estudo será realizado nos municípios da macrorregião de saúde Cariri, Estado do Ceará, prioritariamente em Crato e Iguatu. Espera-se que os resultados e evidências desta proposta investigativa estimulem a inovação nas ações de promoção da saúde e qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e práticas preventivas no território. A pesquisa é financiada pelo Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização BPI e à Inovação Tecnológica- Edital 09/2015 Processo: BP2-0107-00084.01.00/15.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Agostinho Neto - Integrante / Antonio Germane Alves Pinto - Coordenador., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Projetos de desenvolvimento

  • 2019 - Atual

    Formação em serviço para desenvolvimento de ações de prevenção e controle da obesidade., Descrição: No Brasil ainda existem muitos desafios relacionados a prevenção e manejo da obesidade, agravo nutricional que apresenta importante tendência de evolução no País e que especificamente no Ceará incide em todos os ciclos de vida. Este projeto tem como objetivo geral desenvolver estratégias para formação interprofissional de gestores e trabalhadores da saúde integrantes dos NASF-AB no estado do Ceará e de monitoramento e avaliação de ações de promoção da alimentação adequada e saudável com foco no manejo da obesidade. Para isto contempla atividades de pesquisa (diagnostica e avaliativa); formação de gestores e trabalhadores de saúde; desenvolvimento de novas tecnologias para auxiliar a gestão das ações de alimentação e nutrição e difundir conhecimentos entre os municípios, visando melhorar a atenção e o cuidado prestados aos usuários do SUS no tocante ao sobrepeso/obesidade. Para sua execução foi formada uma equipe interprofissional que conta com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. As atividades previstas para um período de 24 meses, serão planejadas e executadas de forma participativa e abrangerão as cinco macrorregionais de saúde do Ceará. Os principais resultados esperados são: o diagnóstico da organização da gestão e da atenção nutricional nos municípios; formação de gestores da Atenção Básica e trabalhadores de saúde dos NASF-AB. A pesquisa é financiada pelo Edital CNPq/MS/SAS/DAB/CGAN Nº 26/2018 ? Enfrentamento e Controle da Obesidade no Âmbito do SUS. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: João Agostinho Neto - Coordenador / Maria Marlene Marques Ávila - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Promoção da saúde e Qualidade de Vida de adultos e idosos na Estratégia Saúde da Família - Região do Cariri, Descrição: O objeto de estudo se delimita na análise dos determinantes de saúde e qualidade de vida da população adulta e idosa adscrita no território da Estratégia Saúde da Família. O desfecho da correlação entre as práticas de promoção da saúde cotidianas da população e a ocorrência de situações clínicas expressa a significância e probabilidade do bem-estar, vida saudável e sustentabilidade sócio-ambiental no espaço urbano. O enfoque investigativo da pesquisa se faz necessário para o estímulo na promoção do envelhecimento saudável, ações intersetoriais e relações sociais intergeracionais. Visando à integralidade da atenção, a diversidade das intervenções é capaz de assegurar a qualidade da atenção à saúde adulta e idosa, estimulando à participação e fortalecimento do controle social, em conjunto com a formação e educação permanente dos profissionais de saúde do SUS. Objetiva-se analisar as ações de promoção da saúde e níveis de qualidade de vida entre adultos e idosos atendidos na Estratégia Saúde da Família da Região do Cariri cearense. O estudo será realizado nos municípios da macrorregião de saúde Cariri, Estado do Ceará, prioritariamente em Crato e Iguatu. Espera-se que os resultados e evidências desta proposta investigativa estimulem a inovação nas ações de promoção da saúde e qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e práticas preventivas no território. A pesquisa é financiada pelo Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização BPI e à Inovação Tecnológica- Edital 09/2015 Processo: BP2-0107-00084.01.00/15. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: João Agostinho Neto - Coordenador / Antonio Germane Alves Pinto - Integrante.

Prêmios

2021

Egresso destaque na Avaliação Quadrienal 2017-2020 Plataforma Sucupira, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

2019

Premiação de Trabalho Científico - III Congresso de Educação Física Escolar do Ceará, Universidade Estadual do Ceará.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor Formador - Licenciatura em Educação Física UECE - UAB Disciplinas - Estágio Curricular I, II, III, IV e Esportes Coletivos II, Monografia I

2021 - 2021

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Facilitador, Carga horária: 8

Outras informações:
Facilitador no Curso Cuidado Integral à Pessoa com Sobrepeso e Obesidade na Atenção Primária à Saúde como umas das ações do Projeto de formação em serviço para desenvolvimento de ações de prevenção e controle da obesidade no estado do Ceará.

2008 - 2008

Universidade Estadual da Paraíba - PROEAC

Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Estagio, Carga horária: 2

Outras informações:
Projeto tai Chi chuan e Praticas Corporais para a Terceira Idade da Universidade Estadual da Paraíba

2008 - 2008

Universidade Estadual da Paraíba - PROEAC

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 4

Outras informações:
Academia do Departamento de Educação Física e Projeto Cultura Corporal em Auxílio à Saúde

2006 - 2008

Universidade Estadual da Paraíba - PROEAC

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 2

Outras informações:
Projeto Laboratório Itinerante

2010 - 2011

secretaria municipal de educação de Barro

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 20

2011 - 2013

Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2024 - 2024

Escola de Saúde Pública do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoiador Institucional da Educação Permanente, Carga horária: 40

2019 - 2019

Escola de Saúde Pública do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 60

2015 - 2017

Escola de Saúde Pública do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente Multiprofissional, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2017

Secretaria de Saúde de Brejo Santo

Vínculo: Residente, Enquadramento Funcional: Prof_ Ed_Física Residência Multiprofissional, Carga horária: 60

2017 - 2021

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Online CAPES, Carga horária: 20

2024 - Atual

Universidade Regional do Cariri

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2021 - 2022

Universidade Regional do Cariri

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Disciplina: Educação Física e o campo da saúde mental - Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, núcleo Educação Física

2020 - 2021

Universidade Regional do Cariri

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Disciplina: Educação Física e o campo da saúde mental - Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, núcleo Educação Física

2019 - 2021

Universidade Regional do Cariri

Vínculo: PET Interprofissionalidade, Enquadramento Funcional: Preceptor, Carga horária: 8

2019 - 2020

Universidade Regional do Cariri

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Disciplina Educação Física e o campo da Saúde Mental - Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, Núcleo Educação Física - Períodos 2019.2; 2020.2; 2021.2

2018 - 2020

Universidade Regional do Cariri

Vínculo: Convênio SMS Crato, Enquadramento Funcional: Preceptor de Campo, Carga horária: 12

Outras informações:
Preceptoria de campo na área de Educação Permanente no Curso de Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

2017 - 2020

Universidade Regional do Cariri

Vínculo: Convênio SMS Crato, Enquadramento Funcional: Preceptor de Núcleo, Carga horária: 12

Outras informações:
Preceptoria de núcleo para a área de Educação Física no Curso de Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

2019 - 2019

Universidade Regional do Cariri

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor de Estágio, Carga horária: 8

Outras informações:
Supervisão de estágio Curricular Profissionalizante na área da saúde.

Atividades

  • 07/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Educação Física, NUPAFES - Núcleo de Pesquisa em Atividade Física, Esporte e Saúde.Linhas de pesquisa

  • 03/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ciências Físicas e Biológicas, Departamento de Ciências Físicas e Biológicas.Atividade realizada, Preceptoria.

  • 03/2018 - 04/2024

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Enfermagem, GPCLIN - Grupo de Pesquisa - Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde.Linhas de pesquisa

2020 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Estudante de doutorado

Atividades

  • 02/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Comunitária.Linhas de pesquisa

2017 - 2018

Faculdades Integradas do Ceará, UniFIC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Disciplina: Crescimento e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente - Especialização em Educação Física Escolar

2011 - Atual

Prefeitura Municipal de Crato

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor de Educação Física - Secretaria Municipal de Educação/ Secretaria Municipal de Saúde

2024 - Atual

Universidade Federal do Cariri

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor no Curso de Especialização em Promoção da Saúde, Disciplina Práticas de promoção da saúde na comunidade: alimentação, atividade física e desenvolvimento sustentável.