Andressa de Freitas Ribeiro
Doutora pelo programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com realização do doutorado sanduíche pelo período de um ano na França, em Aix-Marseille Université, financiado pela CAPES. Possui mestrado em Ciências Sociais e graduação ( licenciatura em Ciências Sociais e bacharelado em Antropologia) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante o doutorado, realizou pesquisa sobre a relação entre corpo, gênero e desejo em experiências transmasculinas. Também realizou, durante o mestrado e a graduação, estudos nas temáticas de gênero, sexualidade, corpo e espaço. Ainda na graduação, realizou pesquisa na área de sociologia urbana, mais especificamente, sobre o crescimento dos condomínios horizontais fechados, vulnerabilidade social e a dinâmica urbana na cidade de Salvador-BA. Realizou, também, monitoria e trabalho de campo em sete bairros periféricos de Salvador através da disciplina de redução de danos em substâncias psicoativas, em uma parceria da UFBA com a instituição Fátima Cavalcanti. Entre os anos de 2012 e 2013 foi professora temporária de sociologia do IFBaiano e entre 2017 e início de 2018 foi professora temporária de sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professora adjunta A da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira e autora do livro "Da Av. Cerqueira Lima ao Beco dos Artistas: um espaço de sociabilidade GLS". Integra os grupos de pesquisas ECSAS (Núcleo e Estudos em Corporalidades, Sociabilidades e Ambientes) e FEMPOS (Pós-colonialidades, feminismos e epistemologias anti-hegemônicas)
Informações coletadas do Lattes em 20/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Sociais
2013 - 2018
Universidade Federal da Bahia
Título: Experiências transmasculinas: o limiar entre corpo, gênero e desejo na constituição de um sentido de si.
Orientador: em Aix-Marseille Université ( Laurence Hérault)
com Maria Gabriela Hita. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Mestrado em Ciências Sociais
2009 - 2011
Universidade Federal da Bahia
Título: Da Av. Cerqueira LIma ao Beco dos Artistas: um espaço de sociabilidade GLS., Ano de Obtenção: 2011
Maria Gabriela Hita.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: gênero; sexualidade; espaço.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. Setores de atividade: Educação.
Graduação em Ciências Sociais
2005 - 2008
Universidade Federal da Bahia
Título: O Beco dos Artistas: um espaço de sociabilidade GLS.
Orientador: Jeferson Bacelar
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2011 -
Formação avançada em Inglês. (Carga horária: 1080h). , Escola de Inglês Sunshine, SUNSHINE, Brasil.
2010 -
Curso de formação em Psicanálise. , Escola Brasileira de Psicanálise, EBP, Brasil.
2023 - 2023
Mediação de conflitos, comunicação não violenta e círculos de construção de. (Carga horária: 16h). , Sociedade Brasileira de Sociologia, SBS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Ferramentas de TIC na educação no contexto de pandemia. (Carga horária: 60h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2019 - 2019
CURSO DE FORMAÇÃO BASICA NO MAGISTÉRIO SUPERIOR. (Carga horária: 60h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2019 - 2019
TODO MUNDO FAZ TEATRO E CANTO BÁSICO. (Carga horária: 90h). , Escola de Teatro TODO MUNDO FAZ TEATRO, TMFT, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Curso Intermediário de Francês. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2014 - 2014
Mini-Curso - Genealogias Pós-pornô. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2013 - 2013
Introdução ao pensamento de John Dewey. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Sexualidade e Gênero.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia de substâncias psicoativas.
Organização de eventos
RIBEIRO, A. F. . XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. 2006. (Outro).
Participação em eventos
34 ABA. 2024. (Congresso).
34 ABA. Experiências transmasculinas: a ingestão de testosterona, as modificações corporais e a constituição de uma identidade masculina. 2024. (Congresso).
ConQueer. TRAJETÓRIAS DE VIDA TRANSMASCULINAS: AADOLESCÊNCIA E A TRASFORMAÇÃO CORPORAL. 2024. (Congresso).
ConQueer. 2024. (Congresso).
21 Congresso Brasileiro de Sociologia. MODIFICAÇÕES CORPORAIS, CIRURGIAS E A PRODUÇÂO DE CORPOS TRANSMASCULINOS. 2023. (Congresso).
21 Congresso Brasileiro de Sociologia. 2023. (Congresso).
Raízes - Artes e ancestralidade.Oficina de fotografia. 2022. (Oficina).
Seminário Transicionar o Acolhimento: Construindo Possibilidades de Atenção Integral à Saúde de Pessoas trans e Travestis.RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE HOMENS TRANS SOBRE O ATENDIMENTO MÉDICO, NA CIDADE DE SALVADOR- BA, NO PROCESSO DE HORMONIZAÇÃO.. 2022. (Seminário).
2a SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - CAMPUS DOS MALÊS.Gênero, raça e sexualidade nas ciências sociais. 2021. (Outra).
Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 ? ?Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos?.A relação entre corpo, gênero e desejo em experiências transmasculinas. 2021. (Seminário).
VI REA - Reuniao Equatorial de Antropologia. Experiências transmasculinas e seus circuitos e circulações na cidade de Salvador-BA. 2019. (Congresso).
VI SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UNILAB.Debates contemporâneos sobre gênero e sexualidade. 2019. (Outra).
13o Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11. Trajetória e caminhos: a narrativa de vida de um homem trans. 2017. (Congresso).
1o ENAHT - Encontro Nacional de Homens Trans. 2015. (Encontro).
Emotions, genre et famile au Moyen Âge. 2015. (Seminário).
HOMOPARENTALITÉ BRESIL-FRANCE. 2015. (Exposição).
Le Genre en traduction: autour de (et avec) Judith Butler. 2015. (Outra).
PARENTÉ, GENRE ET SEXUALITÉ. 2015. (Seminário).
RACONTER LES SEXUALITES DEPUIS LA MARGE. 2015. (Encontro).
38º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS.A RELAÇÃO ENTRE ESPAÇO E IDENTIDADE: BECO/GUETO E A IDENTIDADE HOMOSSEXUAL. 2014. (Encontro).
XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. Beco dos Artistas: A Rua e o Estigma.. 2013. (Congresso).
I SIMPÓSIO NACIONAL DE POLÍTICA PARA TRANSEXUAIS - promoção ao respeito e visibilidade de transexuais.. 2012. (Simpósio).
I SIMPÓSIO NACIONAL DE POLÍTICAS PARA TRANSEXUAIS -"promoção ao respeito e visibilidade de transexuais".. 2012. (Simpósio).
VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH. Gina D`Mascar: uma performance do ridículo.. 2012. (Congresso).
VIIII Enecult - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.Beco dos Artistas: o medo e a aceitação. 2012. (Encontro).
XVII Simpósio Baiano de Pesquisadoras/es Sobre Mulheres e Relações de Gênero, Estudos Feministas e de Gênero e as Matrizes de Desigualdades: sexismo, racismo e lesbo-homofobia.A Heteronormatividade, o Beco dos Artistas e o sentimento de libertação. 2012. (Simpósio).
II Encontro de São Lázaro.O corpo e o comportamento. 2011. (Encontro).
Encontro de São Lázaro.Um diálogo entre Durkheim, weber e Tarde - Uma breve reflexão sobre o fazer sociológico.. 2010. (Outra).
FAZENDO GÊNERO IX. 2010. (Seminário).
II Seminário de Sociologia e Política.O corpo na cultura e a cultura no corpo: uma breve reflexão sobre o corpo e a categoria de gênero.. 2010. (Seminário).
VI ENECULT.Identidade. 2010. (Seminário).
XXVII SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA/ IX SEMINÁRIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.OS CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS FECHADOS EM SALVADOR. 2008. (Seminário).
A Metrópole no Brasil Contemporâneo. 2007. (Seminário).
XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. 2007. (Congresso).
XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. 2006. (Encontro).
Participação em bancas
REA, Caterina; FERREIRA, Sergio Rodrigo;RIBEIRO, A. F.. Não se nasce mulher, torna-se monstro: entre existências e desistências de gênero.. 2022.
BARROS, Z.;DE FREITAS RIBEIRO, Andressa.; ROMERO, F. L.. PANORAMA CRÍTICO DA SITUAÇÃO DAS CRIANÇAS TALIBÉS NA GUINÉ-BISSAU. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
ROMERO, F. L.;DE FREITAS RIBEIRO, Andressa.; SILVA, Jorge Luzio. O bagalum no processo ritual dos Manjacos de Calequisse na Guiné-Bissau. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
DE FREITAS RIBEIRO, Andressa.; BARROS, Z.; BUTI, R. P.. ?O DINHEIRO É POUCO, MAS NÃO TEMOS ALTERNATIVA? O trabalho das mulheres na produção manual de espetinhos na comunidade tradicional pesqueira e quilombola de São Braz. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
SOARES, Maria Andrea dos Santos; REA, Caterina;RIBEIRO, ANDRESSA DE FREITAS. A colonização da Sexualidade: uma análise dos discursos sobre sexo e sexualidade no funk brasileiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
DOURADO, J. B.; SOUZA, Ana Claudia Gomes;RIBEIRO, ANDRESSA DE FREITAS. PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NAS ATIVIDADES AGRÍCOLAS NA GUINÉ BISSAU. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
RIBEIRO, ANDRESSA DE FREITAS; SANTOS, Jucélia Bispo; ROMERO, F. L.. Mulher Katandera: protagonismo sociopolítico e espiritualidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
SOUZA, Ana Claudia Gomes;RIBEIRO, A. F.; TELO, F.. Fuga à paternidade em Angola: um estudo social à luz das políticas públicas voltadas ao exercício da paternidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
SOARES, Maria Andrea dos Santos;RIBEIRO, ANDRESSA DE FREITAS; SOUZA, Ana Claudia Gomes. FANADU DAS MULHERES NA GUINÉ-BISSAU: UMA DISCUSSÃO SOBRE RITOS DE PASSAGEM E SEXUALIDADE FEMININA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
RIBEIRO, A. F.; DOURADO, J. B.; BENEDICTO, Ricardo Matheus. Violência doméstica contra a mulher: um estudo na cidade de Sao Sebastião do Passé - Ba.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
RIBEIRO, A. F.; SOUZA, Cristiane Santos; PASSOS, Marlon Marcos Vieira. Cinesia Joelma - trajetórias e corporeidade da expoente do movimento calipso brasileiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
RIBEIRO, A. F.; BENEDICTO, Ricardo Matheus; SILVEIRA, Andreia Cardoso. Impactos da colonização portuguesa na educação em Angola: uma analise dos processos de assimilação e aculturação no período (1960-1974). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
RIBEIRO, A. F.; SOUZA, Cláudio A.; MATTIOLI, E. A. K.. Vozes do soturno: um estudo sobre representação social da depressão na perspectiva dos jovens são franciscanos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
RIBEIRO, A. F.; SANTOS, Jucélia Bispo; SOUZA, Cláudio A.. Saúde ou lazer? O uso de álcool durante a adolescência em Feira de Santana. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
Orientou
SENTAR À MESA DO REINO: UMA NETNOGRAFIA SOBRE AS SAFICRENTES, MULHERES QUE SÃO SÁFICAS E CRENTES; ; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Coorientador);
A ASCENSÃO DAS MULHERES CANTORAS NO PAGODE BAIANO: PROTAGONISMO FEMININO E QUESTÕES DE GÊNERO; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Coorientador);
LONGEVIDADE FEMININA: OLHARES SOBRE O PAPEL SOCIAL DE MULHERES IDOSAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA; ; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; (Orientador);
AS MULHERES E OS DESAFIOS DENTRO O ESPORTE NA GUINÉ-BISSAU; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; (Orientador);
As simbologias do pano de pinti do povo papel; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; (Orientador);
AMOR DE FÃ?: O ITINERÁRIO AUTOBIOGRÁFICO DE UM DEVOTADO À CANTORA JOELMA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Andressa de Freitas Ribeiro;
Mulher Katandera: protagonismo sociopolítico e espiritualidade; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Andressa de Freitas Ribeiro;
AS MULHERES E OS DESAFIOS DENTRO DO FUTEBOL NA GUINÉ-BISSAU; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Andressa de Freitas Ribeiro;
SOLIDÃO DA MULHER NEGRA IDOSA NO RECÔNCAVO BAIANO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Andressa de Freitas Ribeiro;
?Violência escolar vivenciada por pessoas LGBTQIA+ em São Francisco do Conde - Ba; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Andressa de Freitas Ribeiro;
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DAS MASCULINIDADES NEGRAS ENTRE ESTUDANTES ESTRANGEIROS AFRICANOS E AFRO-DIÁSPORICOS BRASILEIROS NA UNILAB - CAMPUS DOS MALÊS ? BAHIA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Andressa de Freitas Ribeiro;
Paternidade e abandono afetivo em Angola: na província de Luanda, no município de Viana, bairro Estalagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Andressa de Freitas Ribeiro;
Produções bibliográficas
-
DA HORA DOS SANTOS, ROSEMEIRE ; DE FREITAS RIBEIRO, ANDRESSA . SOLIDÃO DA MULHER NEGRA IDOSA NO RECÔNCAVO BAIANO. REVISTA FEMINISMOS , v. 12, p. 1-26, 2024.
-
RIBEIRO, ANDRESSA DE FREITAS . A descoberta da identidade de homem trans e a metáfora do corpo errado. REVISTA ÁRTEMIS , v. 35, p. 94-113, 2023.
-
RIBEIRO, ANDRESSA DE FREITAS . TRAJETÓRIAS TRANSMASCULINAS, A DESCOBERTA DE UMA IDENTIDADE E AS RELAÇÕES FAMILIARES. A REVISTA CRONOS , v. 23, p. 108-123, 2023.
-
RIBEIRO, A. F. . O Beco dos Artistas e a subversão das normas de gênero. ILHA - REVISTA DE ANTROPOLOGIA , v. 19, p. 163-182, 2017.
-
RIBEIRO, A. F. . Espaço e sociabilidades: entre o beco e o gueto. SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD (RIO DE JANEIRO) , p. 130-156, 2016.
-
RIBEIRO, A. F. . Gina D'Mascar: a performance do ridículo. CADERNOS DE GÊNERO E TECNOLOGIA (CEFET/PR) , v. 9, p. 72-83, 2016.
-
RIBEIRO, A. F. . O BECO DOS ARTISTAS E O ESTIGMA: INSTERSECÇÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E CLASSE SOCIAL. Iluminuras (Porto Alegre) , v. V.16, p. 317-337, 2015.
-
RIBEIRO, A. F. . TEMPO, VIDA E NARRATIVA. Estudos de Sociologia , v. V.20, p. 177-194, 2015.
-
RIBEIRO, A. F. . Taylorismo, fordismo e toyotismo. Lutas Sociais (PUCSP) , v. v.19, p. 65, 2015.
-
RIBEIRO, ANDRESSA DE FREITAS . HITA, Maria Gabriela. 2014. A casa das mu lheres n'outro terreiro: famílias matriarcais em Salvador-Ba. Salvador: Edufba. 513pp.. MANA (UFRJ. IMPRESSO) , v. 20, p. 621-623, 2014.
-
RIBEIRO, ANDRESSA DE FREITAS . Experiências Transmasculinas: o limiar entre corpo, gênero e desejo na constituição de um sentido de si. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2023. 348p .
-
RIBEIRO, A. F. . Da Av. Cerqueira Lima ao Beco dos Artistas: um espaço de sociabilidade GLS. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2015. v. 1. 210p .
-
RIBEIRO, A. F. . O corpo na cultura e a cultura no corpo: uma breve reflexão sobre a relação entre corpo e gênero. In: Maria Gabriela Hita. (Org.). Cidade(s), Gênero e Raça em contextos de pobreza urbana. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2022, v. 1, p. 9-406.
-
RIBEIRO, A. F. . Beco dos Artistas: o medo, o acostumar-se e a aceitação do desejo homossexual. In: Maria Gabriela Hita. (Org.). Cidade(s), Gênero e Raça em contextos de pobreza urbana. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2022, v. 1, p. 9-406.
-
RIBEIRO, ANDRESSA DE FREITAS . Experiências transmasculinas: o corpo no mundo e a constituição de um sentimento de masculinidade. In: Nelma Cabral; Paula Gaudenzi. (Org.). Ensaios sobre transexualidades: diálogos entre psicanálise e estudos de gênero. 1aed.Curitiba: Calligraphie, 2020, v. 1, p. 118-135.
-
RIBEIRO, A. F. . Trajetória e caminhos: a narrativa de vida de um homem trans. In: 13o Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11, 2017, Florianópolis. 13st Women?s Worlds & Fazendo Gênero 11, 2017.
-
RIBEIRO, A. F. . Beco dos Artistas: A Rua e o Estigma.. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, Salvador. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013.
-
RIBEIRO, A. F. . GINA D'MASCAR: A PERFORMANCE DO RIDÍCULO. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO DA ABEH, 2013, SALVADOR. VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO DA ABEH, 2013.
-
RIBEIRO, A. F. . O Corpo na cultura e a cultura no corpo: uma breve reflexão sobre o corpo e a categoria de gênero.. In: II Seminário Nacional Sociologia e Política: Tendências e Desafios Contemporâneos, 2010, Curitiba. II Seminário Nacional Sociologia e Política: Tendências e Desafios Contemporâneos, 2010.
-
RIBEIRO, A. F. . Identidade. In: VI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - VI ENECULT, 2010, Salvador. VI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - VI ENECULT, 2010.
-
RIBEIRO, A. F. . A heteronormatividade, o Beco dosArtistas e o sentimento de libertação.. In: XVII Simpósio de Pesquisadoras/es sobre Mulheres e Relações de Gênero 'Estudos Feministas e de Gênero e as matrizes de Desigualdades: sexismo, racismo e lesbo-homofobia', 2012, Salvador. XVII Simpósio de Pesquisadoras/es sobre Mulheres e Relações de Gênero "Estudos Feministas e de Gênero e as matrizes de Desigualdades: sexismo, racismo e lesbo-homofobia", 2012.
-
RIBEIRO, A. F. . O corpo e o comportamento. In: II Encontro de São Lázaro, 2011, Salvador. II Encontro de São Lázaro. Salvador: Quarteto Editora, 2011. v. 1. p. 1p-336p.
-
RIBEIRO, A. F. . Um diálogo entre Durkheim, Weber e Tarde - Uma breve reflexão sobre o fazer sociológico.. In: Encontro de São Lázaro, 2010, Salvador. Encontro de São Lázaro. Salvador: Quarteto, 2010.
-
RIBEIRO, ANDRESSA DE FREITAS . RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE HOMENS TRANS SOBRE O ATENDIMENTO MÉDICO, NA CIDADE DE SALVADOR- BA, NO PROCESSO DE HORMONIZAÇÃO.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIBEIRO, A. F. . A relação entre corpo gênero e desejo em experiências transmasculinas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIBEIRO, ANDRESSA DE FREITAS . Experiências transmasculinas e seus circuitos e circulações na cidade de Salvador-BA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIBEIRO, A. F. . Trajetória e caminhos: a narrativa de vida de um homem trans. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIBEIRO, A. F. . Expériences transmasculines au Brésil: le seuil entre corps, genre et désir. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIBEIRO, A. F. . A RELAÇÃO ENTRE ESPAÇO E IDENTIDADE: BECO/GUETO E A IDENTIDADE HOMOSSEXUAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, A. F. . O Beco dos Artistas : A rua e o estigma.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, A. F. . A Heteronormatividade, o Beco dos Artistas e o sentimento de libertação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RIBEIRO, A. F. . Beco dos Artistas: o medo e a aceitação.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO, A. F. . GINA D'MASCAR: A PERFORMANCE DO RIDÍCULO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, A. F. . O corpo e o comportamento.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO, A. F. . O corpo na cultura e a cultura no corpo: uma breve reflexão sobre o corpo e a categoria de gênero.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RIBEIRO, A. F. . Identidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO, A. F. . Um diálogo entre Durkheim, weber e Tarde - Uma breve reflexão sobre o fazer sociológico.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO, A. F. ; CARVALHO, I. M. M . Os condomínios horizontais fechados em Salvador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIBEIRO, A. F. . HITA, Maria Gabriela. 2014. A casa das mu lheres n'outro terreiro: famílias matriarcais em Salvador-Ba. Salvador: Edufba. 513pp.. Rio de Janeiro: Mana, 2014 (Resenha).
Outras produções
SILVA,, Ruy Cezar ; FONTES, Daiane ; RIBEIRO, A. F. ; FAIR, R. ; SIQUEIRA, M. . Produção dos textos que compõem o livro: no espelho da mata....Ibirataia - Projeto Meconta. 2015.
SILVA,, Ruy Cezar ; FONTES, Daiane ; RIBEIRO, A. F. ; AMÉRICO, José ; VASCONCELOS, Hieros . Produção dos textos e das fotografias que compõem o livro 'Nas terras e nas águas...Ipiaú' para o Projeto Meconta. 2015.
RIBEIRO, A. F. ; ROGÉ, Mariana Garzón ; VILAN, Philip ; HITA, Maria Gabriela ; POSSAS, Mariana . O IMPACTO DO GIRO PRAGMÁTICO/PRAGMATISTA NA HISTÓRIA E NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
RIBEIRO, A. F. . O declínio da sexualidade normativa: a emergência de sexualidades diversas e os dilemas contemporâneos. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
RIBEIRO, A. F. . Raízes, Arte e Ancestralidade - Oficina de Fotigrafia. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIBEIRO, A. F. . Debates contemporâneos sobre gênero e sexualidade. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, A. F. . Um olhar Socio-antropologico dos Estudos de Gênero. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIBEIRO, A. F. ; CARVALHO, I. M. M . Condomínios horizontzais fechados na cidade de Salvador. 2008. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Natureza e Cultura, Corpo e Psique: interfaces entre o pensamento antropológico, a psicanálise e a fenomenologia, Descrição: Este projeto visa realizar uma pesquisa de cunho teórico sobre as possíveis interfaces entre a psicanálise freudiana, a antropologia, através das obras "Pasos hacia una ecologia de la mente" e Mente e Natureza, de Gregory Bateson (1972, 1979), e a fenomenologia da percepção através da obra "Fenomenologia da Percepção" de Merleau-Ponty (1994). A ideia de separação entre corpo e mente é fundante do construto "homem racional' que marca a modernidade. Emerge da idade das luzes, século VXIII, na Europa Ocidental, a ideia de um homem dotado de razão e superior às outras espécies animais e à natureza, de um modo geral, justamente por sua faculdade da razão. A díade cultura versus natureza reverbera, então, na díade corpo e mente. Se para o evolucionismo, o ser humano, por ser dotado de cultura, encontra-se no topo da escala evolutiva em uma relação de oposição com a natureza, o atributo que marca esta distinção é, justamente, o desenvolvimento da linguagem e, por conseguinte, do pensamento. Se o pensamento está para a cultura, o corpo está para a natureza. A superioridade na cosmologia existencial, atribuída ao humano, tornou-se inversamente proporcional a sua proximidade com a natureza. A natureza se tornou, assim, em uma lógica dicotômica, aquilo mesmo que a humanidade nega e esconde na constituição do seu ilusório sentido de si, da sua ficção lingüística. A cultura se torna, então, a negação da natureza, a oposição à natureza. (LATOUR, 1994) O mesmo ocorre entre as categorias de mente e corpo. Se a civilização deve dominar a natureza, a mente deve dominar os instintos primitivos do corpo. Como bem coloca Latour(1994) essa díade é fundante do pensamento moderno. É sob o fundamento desta díade, por exemplo, que a Europa Ocidental percebe a si mesma como civilizada e moderna enquanto projeta "nos outros" o título de primitivos e atrasados. Essa díade também marca o pensamento biomédico contemporâneo e resvala na neurociência no momento em que esta hipostasia a importância do cérebro e, ao mesmo tempo, instaura um campo de estudo que parte de uma noção de cérebro separa do resto do corpo (VIDAL, 2001). Neste sentido, esta pesquisa se propõe a iniciar um caminho de investigação teórica que permita a instauração de novas concepções entre mente e corpo. Se, por um lado, um dos nortes desta pesquisa consiste em investigar a relação entre psique e corpo, por outro, consiste, também, em buscar os eixos de conexão entre diferentes campos teóricos - a antropologia, a psicanálise e a fenomenologia da percepção - em um exercício reflexivo transdisciplinar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andressa de Freitas Ribeiro - Coordenador / Isabel Catarina José - Integrante., Financiador(es): Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Bolsa.
-
2013 - Atual
Experiências transmasculinas: o limiar entre corpo, gênero e desejo na constituição de um sentido de si., Descrição: Este projeto de pesquisa busca compreender a relação que se dá entre corpo, gênero e desejo em experiências transmasculinas na constituição de um sentido de si. Ele busca responder, sobretudo, a pergunta: como uma pessoa que foi designada mulher no momento do nascimento se torna homem no decorrer da vida? Como corpo, gênero e desejo se relacionam na constituição deste sentido de si? Para tanto, eu fiz contato com doze homens trans e outras transmasculinidades que vivem na cidade de Salvador ? Ba, todos estavam na faixa de idade entre os 18 e 28 anos. O nível de proximidade que eu conquistei com cada um variou. Alguns, eu tive apenas uma conversa; outros me concederam vários encontros e me permitiram segui-los mais de perto em suas trajetórias. Eu também pude entrevistar a mãe e a namorada, à época, de um dos meus interlocutores e o pai e a namorada de outro. Além disso, eu participei do I Encontro Nacional de Homens Trans (I ENAHT), entrevistei a defensora pública do estado da Bahia e o médico psiquiatra Alexandre Sadeeh, tudo isso contribui para a construção desta tese. O projeto se tece, entretanto, primordialmente, através das narrativas dos meus interlocutores e tem por objetivo tanto compreender estas experiências no movimento da vida, levando em consideração os diferentes agenciamentos entre corpo, gênero e desejo, quanto fornecer, através desta compreensão, outras possibilidades interpretativas, para estas experiências, que não aquelas fundadas em um paradigma patológico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andressa de Freitas Ribeiro - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
-
2009 - 2011
Da Av.Cerqueira Lima ao Beco dos Artistas: um espaço de sociabilidade GLS., Descrição: Esta pesquisa se propõe a pensar um espaço de sociabilidade homossexual em Salvador, o Beco dos Artistas, refletindo sobre como as pessoas vivem esse espaço, o significado e sentido que lhe atribuem, e sobre as práticas, relações e comportamentos que se dão espaço à dentro. Proponho-me a pensar, também, os motivos da existência de tal espaço e quais as consequências de sua existência tanto para os frequentadores, quanto para o tecido social de forma mais ampla. Para isso, realizo uma etnografia sobre o espaço, descrevo suas características físicas e sociais, sempre com o intuito de utilizar essa descrição como material para reflexões de cunho mais crítico e teórico, tentando sempre perceber quais as questões sociais que aquele espaço particular suscita. Com essa perspectiva, a discussão sobre espaço e sexualidade ganhou um lugar central no meu projeto de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Andressa de Freitas Ribeiro - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2006 - 2007
Dinâmica Metropolitana no Brasil Contemporâneo, Descrição: Esta pesquisa pretendeu: a) aprofundar a discussão sobre as relações entre o território e a vulnerabilidade social, analisando como a vivência em certos espaços mina o acesso a mecanismos básicos para a integração social, como a escola e o mercado de trabalho; b) estabelecer comparações entre a Região Metropolitana de Salvador e outras metrópoles brasileiras, avaliando em que medida elas apresentam tendências comuns em termos da evolução contemporânea de suas estruturas social e urbana, e identificando os fatores que contribuem para explicar as semelhanças e diferenças. A mim, neste projeto de pesquisa, coube estudar a emergência dos condomínios horizontais fechados na cidade de Salvador-Ba e ver quais as principais consequências desta forma de moradia para a configuração do espaço urbano e para as relações sociais. A pesquisa tinha com principais objetivos: 1) pesquisar o histórico dos condomínios horizontais fechados na cidade de Salvador - como e em que contexto surgiram? 2) averiguar as principais motivações que levam alguém a optar por este tipo de moradia 3) analisar se estas motivações estão relacionadas a um movimento urbano específico 4) tentar entender qual relação estas motivações guardam com a atual configuração social 5) observar como os moradores se comportam dentro dos condomínios horizontais fechados (Existe excesso de regras? Existe muitos conflitos? Como se dá a relação entre moradores e funcionários?) 6) analisar as consequências deste tipo de moradia para o espaço urbano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Andressa de Freitas Ribeiro - Integrante / Inaiá Maria Moreira de Carvalho - Coordenador / Rafael Arantes de Aguiar - Integrante / Gilberto Corso Pereira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2024
Livro de minha autoria recebeu menção honrosa na área de ciências sociais, na 10a Premiação ABEU ( Associação Brasileira de editoras Universitárias), ABEU.
2021
Melhores teses do PPGCS entre os anos de 2018 e 2021 com indicação e financiamento para publicação de livro no ano de 2022, UFBA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. , Estrada de São Lázaro, 197, Federação, 40000000 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32354635
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-BrasileiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2021
Direção e administração, UNILAB - Campus Malês.,Cargo ou função, Coordenadora dos estágios supervisionados do curso de Ciências Sociais.
-
09/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNILAB - Campus Malês.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente.
-
08/2018
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficinas de etnografia e historia oral, Epistemologia das ciências sociais, Estagio docente supervisionado de sociologia, Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar em Humanidades I, Metodologia do Ensino de Ciências Sociais
-
05/2021 - 05/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNILAB - Campus Malês.,Cargo ou função, Membro da Comissão avaliadora Programa Bolsa Monitoria Edital PROGRAD 12/2021.
-
09/2018 - 12/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNILAB - Campus Malês.,Cargo ou função, Membro do Conselho do Instituto de Humanidades e Letras.
-
08/2019 - 08/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNILAB - Campus Malês.,Cargo ou função, Membro de Comissão de elaboração do Regimento interno do curso de Ciências Sociais UNILAB/Malês.
-
04/2019 - 04/2019
Direção e administração, UNILAB - Campus Malês.,Cargo ou função, Coordenadora do curso de Ciências Sociais.
-
04/2019 - 04/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNILAB - Campus Malês.,Cargo ou função, Presidente da comissão avaliadora para seleção de candidatos a tutores do programa Pulsar do Bacharelado Interdisciplinar de de Humanidades.
2017 - 2018
Universidade Federal da BahiaVínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora Temporária de Sociologia, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora Temporária de Sociologia da Universidade Federal da Bahia. Disciplinas lecionadas: Introdução a Sociologia I, Introdução a sociologia II, Indivíduo e Sociedade
2017 - 2017
Universidade Federal da BahiaVínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora Temporária de Sociologia, Carga horária: 40
2010 - 2010
Universidade Federal da BahiaVínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4
Outras informações:
Estagio docente realizado, durante o mestrado, junto a professora Maria Gabriela Hita na disciplina Fundamentos Sociológicos da Família.
Atividades
-
12/2017 - 02/2018
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia I, Introdução à Sociologia II, Indivíduo e Sociedade
-
05/2017 - 06/2017
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à sociologia I, Introdução à Sociologia II
2012 - 2013
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia BaianoVínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora Temporária de Sociologia, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2012 - 05/2013
Ensino,,Disciplinas ministradas, Sociologia
2013 - 2017
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Fapesb, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsa Fapesb para realização de pesquisa de doutorado sobre experiências transmasculinas.
2006 - 2006
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da BahiaVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista/Monitoria, Carga horária: 20
2009 - 2011
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado da CAPES
2006 - 2007
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC-PIBIC/CNPQ, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto: "Dinâmica Metropolitana no Brasil Contemporâneo"
2012 - 2012
Escola Via MagiaVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Trabalho realizado para o instituto cultural e escola Via Magia para a produção de verbetes, através de pesquisa, sobre a região do sul da Bahia.
2006 - 2006
Grupo Ambientalista da Bahia- GambáVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Trabaho Voluntário, Carga horária: 5
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Andressa de Freitas Ribeiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?