Clarissa de Brito Pereira

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará e atuação como docente em cursos técnicos e cursos de curta duração (FIC) nas áeras de técnico em mecânica e técnico em refrigeração e climatização. Atuação profissional como supervisora em instalação de sistemas VRF e HVAC.

Informações coletadas do Lattes em 17/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Engenharia de Segurança do Trabalho

2018 - Atual

Faculdade Estácio de Macapá, Estácio Macapá

Graduação em Engenharia Mecânica

2008 - 2013

Universidade Federal do Pará
Título: Material Compósito de Poliéster e Fibras de Cipó-Titica (Heteropsis jenmanii)
Orientador: Prof. Dr. Roberto Tetsuo Fujiyama

Formação complementar

2018 -

Comandos Elétricos. (Carga horária: 90h). , SENAI - Departamento Regional do Amapá, SEDNAI/DR/AP, Brasil.

2018 - 2018

NR 35 - Trabalho em Altura. (Carga horária: 16h). , SENAI - Departamento Regional do Pará, SENAI/DR/PA, Brasil.

2018 - 2018

Mecatrônica. (Carga horária: 120h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

2017 - 2018

NR 33 - Espaços Confinados. (Carga horária: 24h). , SENAI - Departamento Regional do Pará, SENAI/DR/PA, Brasil.

2017 - 2017

Refrigeração Aplicada. (Carga horária: 40h). , Danfoss, DF, Brasil.

2017 - 2017

Carga térmica em Refrigeração. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira Refrigeração Ar Cond. Ventil. e Aquecimento, ABRAVA, Brasil.

2017 - 2017

Dimensionamento de Rede de Dutos. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira Refrigeração Ar Cond. Ventil. e Aquecimento, ABRAVA, Brasil.

2017 - 2017

Fundamentos da Docência. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional do Distrito Federal, SENAI/DR/DF, Brasil.

2017 - 2017

Introdução a Docência. (Carga horária: 45h). , SENAI - Departamento Regional do Distrito Federal, SENAI/DR/DF, Brasil.

2017 - 2017

NR 10. (Carga horária: 24h). , SENAI - Departamento Regional do Pará, SENAI/DR/PA, Brasil.

2017 - 2017

Formação de Tutores EaD em Climatização. (Carga horária: 24h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.

2017 - 2017

NR 20. (Carga horária: 24h). , SENAI - Departamento Regional do Pará, SENAI/DR/PA, Brasil.

2016 - 2016

Instalação e Manutenção de Ar Condicionado Slipt. (Carga horária: 40h). , Data Corporation, DC, Brasil.

2009 - 2009

AUTOCAD 2D. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, C. B. . Simualção numérica de escoamentos reativos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

PEREIRA, C. B. ; PEREIRA, C. B. . Dispositivo de Proteção de um Torno Horizontal. 2017. (Melhoria Técnica).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Aplicação de Tocha de Plasma em Gasificador de Duplo Estágio, Projeto certificado pela empresa Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em 08/01/2016., Descrição: Simulação do escoamento dos gases do gasificador ao longo do caminhamento até o canhão de plasma e o incinerador de gases utilizando o código comercial FLUENT ANSYS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Clarissa de Brito Pereira - Integrante / Manoel Fernandes Martins Nogueira - Coordenador.

Prêmios

2017

Docente do Ano, Senai.

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2010

Universidade Federal do Pará

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - 2013

Tracbel

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária

Outras informações:
Elaboração de proposta comercial de equipamentos. Acompanhamento na previsão de faturamento mensal. Acompanhamento e treinamento na área de engenharia de aplicação prospecção e manutenção da carteira de clientes. Elaboração de relatórios de market share e planejamento estratégico para a área comercial de vendas de equipamentos industriais.

2016 - 2017

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente - Pronatec, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente na área de Engenharia Mecânica para cursos de curta duração do Pronatec-IFPA Parauapebas. Ministração de aulas nas disciplinas de Tecnologia dos Materiais, Elementos de Máquinas, Lubrificação Industrial e Processos de Fabricação Mecânica. Práticas de tornearia e soldagem, elaboração de materiais didáticos, avaliação contínua e planejamentos de aulas.

Atividades

  • 10/2016 - 02/2017

    Ensino, Mecânico de Manutenção, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Tecnologia dos materiais, Elementos de máquinas, Lubrificação industrial, Processos de fabricação mecânica

2017 - Atual

SENAI - Departamento Regional do Amapá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor Horista, Carga horária: 40

Outras informações:
Ministração de aulas nas unidades curriculares: Projeto em Climatização, Manutenção de Sistemas Mecânicos, Manutenção de Compressores, Projetos em Refrigeração e Desenvolvimento de Projetos em Sistemas Eletromecânicos, Saúde e Segurança do Trabalho, Fundamentos de Mecânica, Termodinâmica, Mecânica dos fluidos, Comandos elétricos, Introdução à climatização e refrigeração, Manutenção de compressores, Introdução à fabricação mecânica, Automação aplicada à refrigeração e climatização, NR 20.

2017 - Atual

SENAI - Departamento Regional do Amapá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor Horista, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pelos cursos técnicos em eletromecânica, refrigeração e segurança do trabalho. Designada como interlocutora regional do inova senai e projetos integradores com o objetivo de fomentar inovação nas indústrias. Criação de plano de manutenção e requisição de compras de materiais. Elaboração de especificação técnica de máquinas industriais (tornos, fresas, retíficas). Levantamento de quantitativo de ferramentas e consumíveis para realização de manutenção corretiva e preventiva nas áreas de eletromecânica e refrigeração. Acionamentos elétricos: montagem de circuito de comando e de força (partida direta, estrela-triângulo, partida compensadora, com reversão, intertravamento, temporizador e contato de selo). Leitura e montagem de diagramas e esquemas elétricos. Comissionamento de inversores de frequência. Práticas de noções de soldagem de eletrodo revestido (Invertec V205) com eletrodo E6013 e E7018. Corte de plasma através da Inversora Nagano 40A. Práticas de tornearia no torno Nardini Mascote, Romi Tormax 20A com bits e bedames. Inspeção de peças através do uso de paquímetro e micrômetro. Responsável pela manutenção dos compressores abertos bitzer tipo II no laboratório de refrigeração industrial. Acompanhamento na execução de serviços como troca de rolamentos em motores elétricos trifásicos. Execução de teste de dureza com durômetro Rockwell. Aplicação de 5S no laboratório de refrigeração. Realização de projetos de câmaras frigoríficas de pequeno porte e túneis de congelamento. Atividades práticas na área de instrumentação em segurança do trabalho para uso de termômetro de globo negro digital (IBUTG), explosímetro, decibelímetro, anemômetro e luxímetro. Gerenciamento de riscos. Emissão de lados de insalubridade, mapas de risco, rotas de fuga, PPRA e APR.

Atividades

  • 02/2017

    Ensino, Técnico em Refrigeração e Climatização, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Comandos Elétricos, NR 20 - Saúde e Segurança com Inflamáveis e Combustíveis, Projetos de instalação em climatização e refrigeração, Saúde e segurança do trabalho , Mecânica dos fluidos, Termodinâmica, Desenvolvimento de projetos em sistemas eletromecânicos