Márcia Generoso Ribeiro
Possui graduação em Fonoaudiologia e Enfermagem pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2001, 2007). Atualmente é Fonoaudióloga - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE - SMS/SP e Mestre em Fonoaudiologia: Fonoaudiologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem e Fonoaudiologia na Saúde Pública, com ênfase em Fonoaudiologia. Membra do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fluência de Fala (NEPFF), vinculado ao Cefac - Saúde e Educação. Voluntária do CEFAC onde realiza aprimoramento no atendimento em grupo com crianças, adolescentes e adultos que gaguejam, sob supervisão da Fga. Dra. Silvia Friedman, Professora da PUC-SP.
Informações coletadas do Lattes em 30/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Fonoaudiologia
2010 - 2011
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Proposta de Acolhimento Diferenciado a Pais de Crianças com Queixas de Alterações de Linguagem,Ano de Obtenção: 2011
Silvia Friedman.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Acolhimento; Família; Criança; Saúde Pública; Desenvolvimento de Linguagem.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Graduação em Enfermagem
2004 - 2007
Universidade Bandeirante de São Paulo
Título: Construção de Diagnóstico e Plano de Cuidados de Enfermagem Para o Paciente com Necessidade de Nutrição Parenteral Total
Orientador: Lúcia Helena Ramos
Bolsista do(a): Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Graduação em Fonoaudiologia
1998 - 2001
Universidade Bandeirante de São Paulo
Bolsista do(a): Fies, FIES, Brasil.
Formação complementar
2009 -
Inglês Módulo I. (Carga horária: 20h). , wizard Ingles com liderança, WIZARD, Brasil.
2015 - 2015
II Seminário de Tecnologia Assistiva da CRSSUL. (Carga horária: 9h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
2014 - 2014
Conceito de Estimulação Tegumentar. (Carga horária: 20h). , Serviços em Fonoaudiologia GEAD, GEAD, Brasil.
2014 - 2014
Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas. (Carga horária: 75h). , Universidade Aberta do SUS, UNA -SUS, Brasil.
2014 - 2014
Curso Observacional em Disfagias Orofaríngeas. (Carga horária: 36h). , Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, SCM/SP, Brasil.
2013 - 2013
Avaliação e Intervenção Clínica nas Disfagias Oro. (Carga horária: 15h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP/SP, Brasil.
2011 - 2011
Avaliação e Tratamento dos Pacientes Disfágicos. (Carga horária: 16h). , Hospital Universitário da UNIFESP, UNIFESP, Brasil.
2008 - 2008
Abordagem Clinica de Acidentes por Animais Peçonhe. (Carga horária: 15h). , Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, FMT-HVD, Brasil.
2007 - 2007
Aprendizagem Acelerada. (Carga horária: 18h). , Motivo/Ação Consultoria Treinamento, MOTIVO/AÇÃO, Brasil.
2007 - 2007
Libras Lingua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 22h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
2003 - 2003
Emergências Pediatricas. (Carga horária: 8h). , Instituto Educacional São Paulo, INTESP, Brasil.
2003 - 2003
Atualização em doenças Infecto-contagiosas. (Carga horária: 4h). , Instituto Educacional São Paulo, INTESP, Brasil.
2000 - 2000
Windows, Word, Excel, Power Point e Access. (Carga horária: 62h). , Data Byte, DATA BYTE, Brasil.
1996 - 1997
Auxiliar de Enfermagem. (Carga horária: 1112h). , Colégio Técnico João Paulo I, JOÃO PAULO I, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Participação em eventos
19º Congresso Brasileiro e 8º Internacional de Fonoaudiologia. Problemas de Linguagem: Proposta de Acolhimento Diferenciado em Fila de Espera. 2011. (Congresso).
Repercussões Tardias da Prematuridade - Acompanhamento Ambulatorial. 2011. (Outra).
Seminário em Clínica e Pesquisa II - Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia PUC-SP. 2011. (Seminário).
II Mostra de Fonoaudiologia na Atenção Básica do Estado de São Paulo e I Encontro de Fonoaudiologia na Saúde Pública do Estado de São Paulo.Atraso de Linguagem: Proposta de Acolhimento Diferenciado em Fila de Espera. 2010. (Encontro).
II Semana de Saúde Fonoaudiologica. 2002. (Oficina).
Fonoaudiologia nas Disfunções da ATM. 2001. (Encontro).
A (In)Disciplina na Linguagem. 2000. (Encontro).
Encontro Cientifico Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Motricidade Oral. 2000. (Encontro).
III Encontro Internacional de Fonoaudiologia da UNIBAN. 2000. (Encontro).
II Mostra de Trabalhos sobre Prevenção em Fonoaudiologia. 2000. (Oficina).
II Simpósio e 5ºJornada de Fonoaudiologia. 2000. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
RIBEIRO, M. G. ; FRIEDMAN, S. . PROPOSTA DE ACOLHIMENTO DIFERENCIADO A PAIS DE CRIANÇAS COM QUEIXAS DE ALTERAÇÕES DE LINGUAGEM. Revista Distúrbios da Comunicação , v. 23, p. 269-283, 2011.
-
FRIEDMAN, S. ; LOPES, J. C. ; RIBEIRO, M. G. . O VÍNCULO NO TRABALHO TERAPÊUTICO FONOAUDIOLÓGICO COM GRUPOS. Revista Distúrbios da Comunicação , v. 23, p. 59-70, 2011.
-
RIBEIRO, M. G. . Fonoaudiologia em Núcleo Integrado de Reabilitação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIBEIRO, M. G. . Proposta de acolhimento diferenciado a pais de crianças com queixas de alterações de linguagem. São Paulo: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, vol.17, no.3., 2012 (Resumo).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2011
Proposta de Acolhimento Diferenciado a Pais de Crianças com Queixas de Alterações de Linguagem, Descrição: INTRODUÇÃO: Tem sido crescente na clínica fonoaudiológica, no âmbito público ou privado a demanda por atendimento, a crianças com queixas como: ?não fala?, ?fala pouco?, ?fala errado?, ou ?apresenta produções ininteligíveis?. No Sistema Único de Saúde, a possibilidade de acolher essa demanda constitui-se uma questão relevante em conformidade com as políticas públicas de saúde, baseada nos conceitos de promoção, prevenção e acolhimento. OBJETIVO: Verificar a eficácia de um procedimento de acolhimento diferenciado, com fins preventivos, a pais de crianças com queixas de alterações de linguagem oral, que aguardam por atendimento fonoaudiológico no Sistema Único de Saúde. METÓDO: Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa. Participaram da pesquisa seis famílias em fila de espera numa UBS de São Paulo. Foram utilizados 5 instrumentos: 1-Entrevista Inicial com os pais; 2-Avaliação de Linguagem; 3-Questionário de Habilidades e Dificuldades Comunicativas dos Pais; 4- Protocolo de Observação da Atitudes Comunicativas dos Pais preenchido a partir da filmagem de uma atividade lúdica entre pais e respectivos filho(a) e 1 instrumento que norteou a construção do acolhimento diferenciado; 5- Ações Favoráveis e Desfavoráveis à Comunicação, à Brincadeiras e aos Hábitos orais. Após 3 meses foram reaplicados os instrumentos 2, 3 e 4, para verificar se houveram mudanças. RESULTADOS: Apos o acolhimento diferenciado todas as famílias referiram compreender melhor a fala das crianças. Observou-se aumento geral das atitudes comunicativas favoráveis do tipo: reformulações no discurso; enunciados de continuidade; solicitação de esclarecimento e decréscimo nas atitudes desfavoráveis. Isto evidenciou a repercussão positiva na dialogia, nas interações e conseqüente nas habilidades comunicativas dos filhos. CONCLUSÃO: os resultados apontam que a proposta de acolhimento diferenciado foi efetiva como um dispositivo clínico fonoaudiológico em saúde pública e pode instituir novas práticas de atenção ce. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Márcia Generoso Ribeiro - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Especializado em Reabilitação Campo Limpo. , Rua Raul Gastão F. Bousquet, nº 377, Jardim Ipê, 05797000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 58272852, Fax: (11) 58252279
Experiência profissional
2012 - Atual
CEFAC - Saúde e EducaçãoVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 4
2008 - Atual
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAUDEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fonoaudiologa, Carga horária: 40
1997 - 2001
Hospital e Maternidade Panamericano LTDAVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Enfermagem, Carga horária: 36
2001 - 2001
Centro Auditivo AUDIBELVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 36
2002 - 2002
Kolynos do Brasil LtdaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Enfermagem, Carga horária: 36
2002 - 2006
Autarquia Hospitalar Municipal Regional CentralVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Enfermagem, Carga horária: 30
2006 - 2007
Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: fonoaudiologa, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Márcia Generoso Ribeiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?