Cláudio Lima Souza

Docente da Universidade Federal da Bahia - IMS/CAT da área de análises clínicas: Hematologia e Bioquímica clínica. Doutorado em Saúde Pública - área de concentração - Epidemiologia pela Faculdade de Medicina - UFMG. Mestrado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz (2003) Graduado em Farmácia Bioquímica - Análises Clínicas e Saúde Pública pela UFBA. Tem experiência na área de biologia molecular e Diagnóstico laboratorial nas áreas de hematologia, bioquímica clínica e imunohematologia. Pesquisa também nas áreas de Saúde pública, epidemiologia e avaliação em saúde e serviços de saúde . Produção científica nos seguintes temas: leucemias, hemoglobinopatias, imunohematologia e glutationa-S-tranferase (GST), avaliação de serviços, oportunidade perdida de diagnóstico.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Pública

2010 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: OPORTUNIDADE PERDIDA DE DIAGNÓSTICO OPORTUNISTA PARA DIABETES MELLITUS EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE VITORIA DA CONQUISTA - BAHIA
Mark Drew Crosland Guimarães. Palavras-chave: diabetes mellitus; Quilombolas; Oportunidade perdida.Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Biologia Celular e Molecular

1999 - 2003

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Investigação molecular das anormalidades cromossômicas e dos polimorfismos gênicos da glutationa-S-transferase em um grupo de portadores de Leucemia Mielóide Crônica(LMC) e Leucemia Mielóide Aguda tipo M3 em Salvador-Bahia,Ano de Obtenção: 2003
Marilda de Souza Gonçalves.Palavras-chave: Glutationa Leucemia LMC GST LMA polimorfismos.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular. Setores de atividade: Saúde Humana.

Graduação em Farmácia Bioquímica Análises Clínicas e Saúde Públ

1991 - 1996

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Analises Clínicas/Especialidade: Hematologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Analises Clínicas.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Analises Clínicas/Especialidade: Imunohematologia e Banco de Sangue.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GUIMARAES, M. D. C. ; SOUZA, C. L. . HIV and menthal Health. 2014. (Outro).

SOUZA, C. L. . I Encontro sobre a saúde da população Quilombola de Vitória da Conquista. 2013. (Outro).

SOUZA, C. L. . I Seminário de sensibilização da reorientação curricular do curso de farmácia. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Simpósio de Biomedicina do Sudoeste da Bahia: O olhar multiprofissional em saúde.Anemia falciforme - Diagnóstico laboratorial. 2019. (Simpósio).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Mesa de abertura da SNCT 2019. 2019. (Seminário).

II Nutrifarma: Interação entre fármacos e alimentos.Abordagem laboratorial no diabetes - Interpretação de exames. 2018. (Seminário).

IX Semana de Farmácia do IMS/UFBA.Atuação do farmacêutico analista clínico na equipe multiprofissional: qual a contribuição no processo de cuidado?. 2018. (Simpósio).

IX Semana de Farmácia do IMS/UFBA.A nova matriz curricular para os cursos de farmácia: o que mudou na prática formativa?. 2018. (Simpósio).

IX Semana de Farmácia do IMS/UFBA.Interpretação de exames laboratoriais. 2018. (Outra).

Mesa redonda - A nova matriz curricular para os cursos de far,ácia: O que mudou na prática formativa.A nova matriz curricular para os cursos de far,ácia: O que mudou na prática formativa. 2018. (Encontro).

Semiologia Farmacêutica - minicurso.Semiologia Farmacêutica. 2018. (Outra).

I semana de farmácia FAINOR.Assistência laboratorial. 2017. (Simpósio).

43 Congresso Brasileiro de Análises clínicas. Exames laboratoriais em unidades de terapia intensiva - otimização das rotinas. 2016. (Congresso).

HIV and Menthal health. 2014. (Simpósio).

VII Semana de farmácia UFBA-IMS.O papel social e político do farmacêutico na sociedade atual. 2014. (Simpósio).

I Encontro sobre saúde da população quilombola de Vitória da Conquista / Bahia.Oportunidade perdida de diagnóstico oportunista de diabetes mellitus em comunidades quilombolas de Vitória da COnquista. 2013. (Encontro).

II Semana de Enfermagem da UFBA/IMS-CAT: Desafios da e en.Interpretação de exames laboratoriais. 2011. (Encontro).

I SIMSAUDE UFBA / IMS-CAT.Abordagem laboratorial do diabetes nellitus. 2011. (Oficina).

Seminário Brasil-África de doença falciforme da FIOCRUZ.Diagnóstico laboratorial - Biologia molecular. 2011. (Seminário).

V Semana de farmácia da UFBA e I Simpósio de Hemoterapia e Imunohematologia da UFBA.Testes pré-transfusionais e anticospos irregulares. 2011. (Simpósio).

V Semana de farmácia da UFBA e I Simpósio de Hemoterapia e Imunohematologia da UFBA.Organização e legislação aplicada ao serviço de hemoterapia. 2011. (Simpósio).

Curso de capacitação para técnicos de enfermagem do Hospital Geral de Vitoria da Conqunquista - BA.Curso de capacitação para técnicos de enfermagem do Hospital Geral de Vitoria da Conqunquista - BA. 2010. (Outra).

III Semana de Farmácia -.Atenção farmacêutica - Relatos de experiência. 2009. (Outra).

III Jornada de Análises clínicas da secretaria Municipal de Saúde de Salvador.Padronização das técnicas do coagulograma. 2008. (Outra).

2a. Jornada de Atualização em Análises Clínicas da Secretaria Municicpal de Saúde.Bioquímica clínica na gravidez. 2006. (Outra).

2a. Jornada de Atualização em Análises Clínicas da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.Bioquímica Clínica na gravidez. 2006. (Outra).

5o. Congresso REegional de Análises Clínicas do Nordeste. Condições predisponentes para o desencadeamento de doenças sangrantes. 2006. (Congresso).

V Congresso Regional de Análises Clínicas do Nordeste. Condições predisponentes para o desencadeamento de doenças sangrantes. 2006. (Congresso).

1 Simposio de atualização - Imunohematologia no século XXI.Aplicações dos Grupos sangüíneos na prática transfusional. 2005. (Simpósio).

XVII Congresso brasileiro de genética clínica. Freqüência dos polimorfismos dos genes do TNF alfa e da MTHFR em um grupo de pacientes leucêmicos da cidade do Salvador-BA. 2005. (Congresso).

XXXI Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. Biologia molecular aplicada a imunohematologia. 2004. (Congresso).

II Simpósio Internacional de Hemoglobinopatias.Mesa Redonda - A saúde da mulher falcêmica. 2003. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Nivea Nara Novaes Andrade

Souza, Claudio Lima. Identificação, caracterização de resistência e patogenicidade de Escherichia coli e Klebsiella spp em amostras de doadoras de leite humano do Hospital Municiapal Esau Matos em Vitória da Conquista (BA). 2019. Dissertação (Mestrado em Biociências) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Nívea Nara Novais Andrade

SOUZA, CLAUDIO L.. Identificação, Caracterização de resistência e patogenicidade de Escherichia coli e Klebsiella spp em amostras de doadoras do banco de leite do hospital municipal Esau MAtos em Vitoria da Conquista. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Taís Andrade Viana

SOUZA, C. L.. Streptococcus agalactiae: prevalência e perfil de sensibilidade em cepas isoladas de gestantes atendidas nas unidades de saúde de Vitória da Conquista. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mauro Fernandes Teles

OLIVEIRA, M. V.;SOUZA, C. L.; BONFATI, R. J.. Avaliação do acesso aos exames laboratoriais para pacientes atendidos nas unidades de saúde da famiília de Vitória da Conquista - BA. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria Tania Silva Oliveira

SOUZA, C. L.. Fatores associados ao aborto espontâneo em mulheres atendidas em uma maternidade pública do Sudoeste da Bahia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jéssica Nunes Moreno

SOUZA, C. L.. Utilização do monitoramento residencial da pressão arterial como ferramenta do diagnóstico e acompanhamento de pacientes hipertensos pelo Sistema Único de Saúde. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Taís Andrade Viana

OLIVEIRA, M. V.; REIS, L. A.;SOUZA, C. L.. Streptococcus agalactiae: Prevalência e perfil de sensibilidade em cepas isoladas de gestantes atendidas nas unidades básicas de saúde de Vitória da Conquista - BA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Anna Karla do Nascimento Souza

ALMEIDA, J. B.; OLIVEIRA, M. V.;SOUZA, C. L.. Avaliação dos critérios para classificação de alterações na morfologia hematológica adotados pelos profissionais do laboratório de um hospital público do sudoeste da Bahia. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Urgência) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Márlon Soares Pereira Rodrigues

SOUZA, C. L.. Repetição de exames no laboratório de um Hospital público do sudoeste da Bahia e o custo associado. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Urgência) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Eder de Andrade Vieira

SOUZA, C. L.. PCR Ultra-sensível(PCR-us) na doença arterial coronariana: Correlação com a razão triglicérides/HDL; um possível preditor de LDL pequenas e densas e tamanho de partículas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tópicos avançados em diagnóstico laboratorial) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Breno Bittencourt de Brito

SOUZA, CLAUDIO L.. Estudo da relação patógeno-hospedeiro no desenvolvimento de doenças gástricas decorrentes da infecção pelo Helicobacter Pylori. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Isabela Roseno Guimarães

SOUZA, C. L.. Avaliação microbiológica de estetoscópios de profissionais de saúde em um hospital público de Vitória da Conquista - Bahia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Thamilles de Sousa Silveira Dias

SOUZA, C. L.. Avaliação microbiológica das mãos de profissionais de saúde em um hospital público de Vitória da Conquista - Bahiia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ariele Gonçalves de Sousa

SOUZA, C. L.. Prevalência dos tio de câncer assistidos pela casa de acolhimento ao paciente oncológico do sudoeste da bahia. 2016.

Aluno: Luma Cunha Freitas de Souza

SOUZA, C. L.. Ausência de associação entre o possível fator de risco genético do poliformismo das glutationas S-transferase GSTM! e GSTT1 e câncer de próstata em uma população brasileira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Argelia Bruna Fernandes Carvalho

SOUZA, C. L.. Avaliação parasitológica de hortaliças comercializadas em feiras livres e supermercados de Vitória da Conquista - BA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Muccio Gosta Gondim Pires

SOUZA, C. L.. Prevalência sífilis e fatores associados em pacientes atendidos no laboratório da fundação de saúde de Vitória da Conquista-BA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jéssica Ferraz Ribeiro de Barros

SOUZA, C. L.. Prevalência e fatores associados aos casos de teníase e esquitossomose em pacientes atendidos no laboratório central de Vitória da Conquista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Milena dos Santos Gomes

SOUZA, C. L.. Perfil da utilização de medicamentos por indivíduos residentes em comunidades quilombolas no sudoeste da Bahua. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Anderson Magalhaes Oliveira

SOUZA, C. L.. Avaliação da utilização de exames laboratoriais em unidade de terapia intensiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cinthia Wagner Caldeira Oliveira

SOUZA, C. L.. Uso de esteróides anabólicos androgênicos em academias de Vitória da Conquista, Bahia : Prevalência e fatores associados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Judde Lacerda Andrade Carlos

SOUZA, C. L.. Síndrome de Chediak-Higashi: Relato de caso e diagnóstico diferencial citomorfológico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: João Victor Souza Silva Martins

SOUZA, C. L.. Acesso a medicamentos por indivíduos residentes em comunidades quilombolas no sudoeste da Bahia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Anna Paula Anunciação Cardoso

SOUZA, C. L.. Perfil Nutricional de pacientes com neoplasias do sistema digestório e órgãos anexos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Taiana Gonçalves Noaves

SOUZA, C. L.. Deficiência de vitamina A e fatores determinantes em crianças menores de 5 anos atendidas em creches públicas de Vitória da Conquista - Bahia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Karine Chagas da Silveira

SOUZA, C. L.. Frequencia e determinantes de pasitoses intestinais em crianças assistidas em creches de Vitória da Conquista - Bahia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Laís Ferraz Brito

SOUZA, C. L.. Prevalência de desnutrição em pacientes oncológicos assistidos pela casa de acolhimento ao paciente oncológico do sudoeste da Bahia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Grazielle Prates Lourenço dos Santos

Souza, Claudio Lima. Resistência à insulina e alterações metabólicas induzidas por dietas hipercalóricas em ratas ovariectomizadas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Simone Gomes de Souza

SOUZA, C. L.. Isolamento e formação de biofilme em Staphylococcus aureus resistente a meticilina (MRSA) isolados de ambiente em dois hospitais públicos de Vitória da Conquista - Bahia.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Polliana Silva Oliveira

SOUZA, C. L.. Resistência, patogenicidade e desinfecção de Staphylococcus aureus veiculados por insetos em dois hospitais públicos de Vitória da Conquista - Bahia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jéssica de Oliveira Bomfim

SOUZA, C. L.. Métodos de ajuste de risco para taxa de mrtalidade hospitalar a partir de dados do SIH/SUS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Taís Andrade Viana

SOUZA, C. L.. Prevalência de Streptococcus agalctiae em gestantes em diferentes estudos brasileiros: uma revisão bibliográfica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Enéias Braga de Oliveira

SOUZA, C. L.. Caracterização do grau de desidratação e resposta glicêmica de praticantes de jiu-jitsu submetidos a suplementação com bebidas energéticas numa academia de Vitória da Conquista ? BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Laís Ferraz Brito

SOUZA, C. L.. Prevalência de desnutrição em pacientes oncológicos assistidos pela Casa de Acolhimento ao Paciente Oncológico do Sudoeste da Bahia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Karine Chagas da Silveira

SOUZA, C. L.. Frequência e determinantes de parasitoses intestinais em crianças assistidas em creches de Vitória da Conquista - Bahia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Melber Ribeiro Goncalves

SOUZA, C. L.. Protocolo dde identificação de Streptococcus agalctiae em gestantes no Brasil: uma reflexão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carolina Rosário Dantas

SOUZA, C. L.. Anemia falciforme na comunidade quilombola Boqueirão, Bahia, Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Tássia Neves Lobão

SOUZA, C. L.. Caracterização genotípica de Staphylococcus aureus isolados em dois hospitais públicos de Vitória da Conquista - BA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Katriana Araujo Firmo

SOUZA, C. L.. Soroprevalência de hepatite C em pacientes submetidos a hemodiálise. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.

Aluno: Marcos Augusto Andrade Couto

SOUZA, C. L.. Deficiência da Glicose-6-fosfato desidrogenas: Uma visão clínica e laboratorial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.

Aluno: Mateus Cardoso Vieira

SOUZA, C. L.. Inibidores do fator VIII em pacientes portadores de hemofilia A. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em biomedicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: MATEUS VIEIRA CARDOSO

MATEUS VEIRA CARDOSO; DONATO, J. O.;SOUZA, C. L.. Purificação do plasma para tratamento de hemfilicos usando sistema vertical de bolsas em PVC em banco de sangue. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em biomedicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Ricardo Duraes Carvalho

RICARDO DURAES CARVALHO;SOUZA, C. L.. Efeito da alta pressão hidrostática na inativação do Mycobacterium abcessus. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Rodrigo dos Reis Souza

SOUZA, C. L.. Análise de hemoglobinopatias estruturais em recém-nascidos submetidos ao teste do peznho entre janeiro de 2005 a dezembro de 2006 no Instituto Pediátrico do Recôncavo - Cruz das Almas - Bahia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.

Aluno: HILDELICIO DE JESUS SILVA

ALBUQUERQUE, A. B. L.;SOUZA, C. L.. Investigação de anemias microcíticas hipocrômicas em um grupo de gestantes da Maternidade Climério de Oliveira na cidade de Salvador-ba. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.

SOUZA, CLAUDIO L.. Banca de promoção de carreira Prof. Márcio Antonio Bortoloti. 2019. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SOUZA, CLAUDIO L.. Banca de promoção de carreira para titular Profa. Alexsandra Oliveira de Andrade. 2019. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SOUZA, C. L.. Nutrição clínica e humana. 2016. Universidade Federal da Bahia.

SOUZA, CLAUDIO L.. Docente área de conhecimento - Hematologia cllínica. 2019. Universidade Federal da Bahia.

SOUZA, C. L.. Análises clínicas, semiologia, deontologia, ética e legislação profissional farmacêutica. 2016. Universidade Federal da Bahia.

SOUZA, C. L.. Concurso público Magustério superior - Bioquímica, Legislação e deontologia farmacêutica e Estudo da utilização de medicamentos edital 137/2009. 2010. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SOUZA, C. L.. Concurso público Magustério superior - Bioquímica, Legislação e deontologia farmacêutica e Estudo da utilização de medicamentos edital 034/2010. 2010. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SOUZA, C. L.. Seleção professor substituto - UFBA/IMS - Microbiologia e tecnologia de alimentos. 2009. Universidade Federal da Bahia.

SOUZA, C. L.. Concurso Público para Magistério Superior -Microbiologia e Imunologia clínica. 2009. Universidade Federal da Bahia.

Souza, Claudio Lima. Processo seletivo para contratação de docentes por tempo determinado. 2019. Universidade Federal da Bahia.

Souza, Claudio Lima. Banca examinadora de promoção no magistério superior - Professor assistente para Adjunto. 2019. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Souza, Claudio Lima. Banca examinadora de promoção no magistério superior - Professor auxiliar para assistente. 2019. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Souza, Claudio Lima. Banca examinadora de promoção no magistério superior - Professor assistente Profa. Alinne Alves oliveira. 2019. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Souza, Claudio Lima. Banca examinadora de promoção no magistério superior - Professor assistente para Adjunto. 2019. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SOUZA, CLAUDIO L.. Banca promoção a classe de Prof, Adjunto Profa. Rita de Cássia Dias Viana. 2019.

SOUZA, CLAUDIO L.. Banca promoção a classe de Prof, Assistente. 2019. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SOUZA, CLAUDIO L.. Banca promoção a classe de Prof, Adjunto Claidio Henrique Meira Mascarenhas. 2019. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SOUZA, CLAUDIO L.. Banca promoção a classe de Prof, Adjunto Sumaya Medeiros Botelho. 2019. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SOUZA, C. L.. Processo seletivo Professor substituto - Farmacologia geral: Princípios de psicofarmacologia, lementos do fazer médico: da concepção ao nasciment; aspectos anatomofisiológicos e morfofuncionais em agravos do adulto; conduta diagnóstica e terapêutica nas doenças transmissíveis. 2018. Universidade Federal da Bahia.

Souza, Claudio Lima. Seleção professor substituto - Análises clínicas e áreas afins. 2018. Universidade Federal da Bahia.

SOUZA, C. L.. Processo seletivo para contratação de docentes por tempo determinado. 2014. Universidade Federal da Bahia.

SOUZA, C. L.. Processo seletivo para contratação de docentes por tempo determinado. 2013. Universidade Federal da Bahia.

SOUZA, C. L.. Processo seletivo para contratação de docentes por tempo determinado. 2013. Universidade Federal da Bahia.

SOUZA, C. L.. Processo seletivo para docentes por tempo determinado IMS/UFBA edital interno 01/2011. 2011. Universidade Deferal da Bahia.

SOUZA, C. L.. Seleção professor substituto - Patologia da Nutrição e Dietoterapia II, Dietoterapia Aplicada. 2010. Universidade Deferal da Bahia.

SOUZA, C. L.. Adesão dos portadores de HIV/AIDS ao monitoramento laboratorial e terapêutico no Centro de Referência em DST/AIDS de um munícipio do sudoeste da Bahia. 2009. Universidade Federal da Bahia.

SOUZA, C. L.. Seleção para professor assitente. 2005. Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria da Gloria Bomfim Arruda

GLORIA BOMFIM; FAHEL, Silvana; SOUZA, Marilda Gonçalves. Investigação molecular das anormalidades cromossômicas e dos polimorfismos gênicos da glutationa S-transferase em um grupo de portadores de leucemia mielóide aguda (M3) e leucemia mielóide crônica (LMC).. 2003. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Palmira de Fatima Bonolo

GUIMARÃES, M. D. C.; PASSOS, V. M. A.; MELENDEZ, J. G. V.;Bonolo, Palmira F.; ROCHA, D. S.. Oportunidade perdida de diagnóstico oportunístico para diabetes mellitus em comunidades quilombolas de Vitória da Conquista, Bahia. 2014. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Mitermayer Galvão dos Reis

Reis, Mitermayer G.. Investigação Molecular das Anormalidades Cromossômicas e dos Polimorfismos Gênicos da glutationa S-tranferase em um Grupo de Portadores de Leucemia Mielóide Crônica (LMC) e Leucemia Mielóide Aguda (M3) de Salvador-Bahia. 2003. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Mitermayer Galvão dos Reis

BONFIM, M. G.; FONSECA, S. F.; ALCANTARA, L. C. J.; ACOSTA, A. X.;Reis, Mitermayer G.. Investigação Molecular das Anormalidades Cromossômicas e dos Polimorfismos Gênicos da Glutationa S-transferase em um grupo de portadores de Leucemia Mielóide Crônica (LMC) e Leucemia Mielóide Aguda (M3) de Salvador-BA. 2002. Dissertação (Mestrado em Biologia Molecular e Celular) - Iinstituto Oswaldo Cruz.

ANGELINA XAVIER ACOSTA

SOUZA, C. L.;ACOSTA, A. X.; ALCÂNTARA, Luiz Carlos Júnior; FONSECA, Silvana Fahel da; BONFIM, G.; REIS, M. G.. Investigação Molecular das Anormalidades Cromossômicas e dos Polimorfismos Gênicos da Glutationa S-Transferase em um Grupo de Portadores de Leucemia Mielóide Crônica (LMC) e Leucemia Mielóide Aguda (M3) de Salvador-Bahia. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz Fundação Oswaldo Cruz.

Daniela da Silva Rocha

GUIMARAES, M. D. C.; PASSOS, V. M. A.; VELASQUEZ, J. G.; BONOLO, P. F.;ROCHA, DANIELA DA SILVA. Oportunidade perdida de diagnóstico oportunista para diabetes mellitus em comunidades quilombolas de Vitória da Conquista - Bahia. 2014. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Carla Jorge Machado

GUIMARÃES, Mark Drew Crosland; Velásquez-Melendéz, J. G. V.;BONOLO, Palmira de FátimaMACHADO, C. J.. Oportunidades perdidas de triagem diagnóstica para diabetes melittus tipo 2 em comunidades quilombolas de Vitória da Conquista - Bahia. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Jorge Gustavo Velasquez Melendez

GUIMARAES, M. D. C.; BONOLO, P. F.; MACHADO, C. J.;Velásquez-Meléndez, Gustavo. OPORTUNIDADES PERDIDAS DE TRIAGEM DIAGNOSTICA PARA DIABETES MELLITUS TIPO 2 EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE VITORIA DA CONQUISTA-BAHIA. 2012 - Faculdade de medicina da UFMG.

Valéria Maria de Azeredo Passos

GUIMARAES, M. D. C.;PASSOS, V. M. A.; MELENDEZ, J. G. V.; BONOLO, P. F.; ROCHA, D. S.. OPORTUNIDADE PERDIDA DE DIAGNÓSTICO OPORTUNISTA PARA DIABETES MELLITUS EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE VITÓRIA DA CONQUISTA. 2014. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Luiz Carlos Junior Alcântara

SOUZA, C. L.;ALCANTARA, L. C. J.; BONFIM, M. G.; FONSECA, S. F.. Investigação Molecular das Anormalidades Cromossômicas e dos Polimorfismos Gênicos da Glutationa S-Transferase em um Grupo de Portadores de Leucemia Mielóide Crônica (LMC) e Leucemia Mielóide Aguda (M3) de Salvador-BA.. 2003. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ícaro Garcia Viana

Avaliação do cuidado e seguimento de pacientes portadores de anemia falciforme no Sistema Único de Saúde no Sudoeste da Bahia; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Palloma Graziely Moitinho

Avaliação da solicitação de painel cardíaco em pacientes de um hospital do sudoeste da Bahia; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Urgência) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

DAMARES DIAS FERNANDES

HEMOCULTURA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: PREVALÊNCIA DE SOLICITAÇÕES, PERFIL E SUSCEPTIBILIDADE MICROBIANA EM UM HOSPITAL DO SUDOESTE DA BAHIA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Urgência) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Lauriane dos Santos Carneiro

Prevalencia de traço falciforme em doadores de sangue de um serviço de hematologia e hemoterapia na cidade de Salvador - BA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tópicos avançados em diagnóstico laboratorial) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Janine Louise Silva Moraes Albes

Caracterização do perfil clínico e sociodemográfico de pacientes com câncer de próstata da unidade de alta complexidade em oncologia de Vitória da Conquista - Ba; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Ana Catarine Oliveira Lima

Avaliação da performance do analisador de hbA1C Cobas b101; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Juliana de Jesus Silva

Perfil do uso de benzodiazepínicos em pacientes atendidos em um Hospital psiquiátrico no Sudoeste da Bahia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Jomara Cynthia Andrade Paim

Prevalência de hemoglobina S em um serviço de hemoterapia do Sudoeste da Bahia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Sharline Souza Lima

Perfil Epidemiológico dos pacientes submetidos ao tratamento de feridas crônicas com coberturas especiais em unidades de referência no SUdoeste da Bahia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Romário Farias Prates

Pseudotrombocitopenia: Incidência e estratégia para resolução em laboratório de análises clínicas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Larissa Gusmão de Oliveira Nunes

Avaliação do controle glicêmico de pacientes diabéticos insulinodependentes e não insulinodependentes atendidos no Laboratório Central de Vitória da Conquista - BA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Ludmila Rocha Ramos

Avaliação das variávis pré-analíticas em exames laboratoriais de pacientes atendidos no Laboratório Central de Vitória da Conquista - BA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Douglas da Silva Oliveira

Tabagismo como fator de risco para o câncer de próstata na população do sudoeste da Bahia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Carla Bruna Hora Ataíde

Prevalência de parasitoses intestinais no nordeste Brasileiro: uma revisão de literatura; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Kelly Almeida Andrade Ferreira

Soroprevalência das infecções transmissíveis por via transfusional em um serviço de hemoterapia de Vitória da Conquista BA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Hévila Maciel Queiroga

Avaliação de Êmese e Náusea em pacientes sob quimioterapia no Sistema Único de Saúde de Vitória da Conquista ? BA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Rudily de Souza Paixão

DENGUE: ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DE SURTO OCORRIDO NA CIDADE DE BARRA DA ESTIVA, ESTADO BAHIA, BRASIL, NO ANO 2014; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Erivan Santos Andrade

AVALIAÇÃO DA PREVENÇÃO DA NEUROPATIA DIABÉTICA EM PACIENTES ATENDIDOS NO LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA - BA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Nívea Nara Novais Andrade

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DE PANCREATITE AGUDA ASSOCIADA À HIPERTRIGLICERIDEMIA: UM RELATO DE CASO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Judde Lacerda Andrade Carlos

Síndrome de Chediak Higashi: Relato de caso e diagnóstico diferencial citomorfológico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Anderson Magalhaes Oliveira

Avaliação da utilização de exames laboratoriais em unidade de terapia intensiva; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Cinthia Wagner Caldeira Oliveira

Uso de esteróides anabólicos androgênicos em academias de Vitória da COnquista; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Laisa Sodre Silva

Prevalência de desnutrição em câncer de 2003 a 2013: uma revisão bibliográfica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Laís Ferraz Brito

Prevalência de desnutrição em pacientes oncológicos assistidos pela casa de acolhimento ao paciente oncológico do sudoeste da Bahia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Karine Chagas da Silveira

Frequencia e determinantes de pasitoses intestinais em crianças assistidas em creches de Vitória da Conquista - Bahia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Fabielly Gomes da Silva Nunes

Aloimunização na avaliação pré-transfusional nos serviços de hemoterapia do Brasil: importância da fenotipagem eritrocitária; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

André Luís Vivas de Almeida

Levantamento do nível de adequação dos requisitos da qualidade, segundo RDC 302/05 em laboratórios clínicos do município de Vitória da Conquista, Bahia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Marcos Aurélio Brito Fernandes

Dislipidemias e aterosclerose na infância e adolescência; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Geórgia Ferreira Mello

Caracterização do perfil clínico-laboratorial de um grupo de pacientes hemofílicos do hemocentro de Salvador - Bahia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

DENIZE DA SILVA SALES

Perfil e frequência de anticorpos irregulares em um serviço de hemoterapia da cidade de Salvador-BA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmacia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Claudio Lima Souza;

Jaciara Rodrigues de Oliveira

A importância da hemovigilância na prevenção da hepatite C em pacientes falcêmicos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmacia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Claudio Lima Souza;

RONE CÉSAR VIEIRA CAVALCANTE

Infecções bacterianas em pacientes portadores de anemia falciforme; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Ivonilde Vieira da Silva Santana

Tratamento da anemia da doença renal crônica com Eritropoetina humana recombinante; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Lauriane dos Santos Carneiro

Soroprevalência de Anti-HCV em doadores de sangue em dois serviços de hemoterapia na cidade de Salvador - Bahia; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmacia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Claudio Lima Souza;

LUANA MARIA RODRIGUEZ MALVAR

Anemia aplástica Grave adquirida em paciente jovem sem doador HLA compatível: Relato de caso; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

MÁRIO JOSÉ DOS SANTOS FILHO

Leucemia Mielóide Crônica: Das bases moleculares à terapia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmacia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Claudio Lima Souza;

Juliana Perrone Bezerra de Menezes

Investigação molecular das anormalidades cromossômicas associadas a Leucemia Mielóide Crônica e a Leucemia Mielóide aguda do tipo M3 em Salvador - Bahia; ; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Patologia Humana e Experimental) - Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz Fiocruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Lima Souza;

DAMARES DIAS FERNANDES

Análises clínicas ? monitoria e apoio técnico em projetos de extensão e pesquisa; 2010; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Deferal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Ramon Alves Pires

Análises clínicas ? monitoria e apoio técnico em projetos de extensão e pesquisa; 2010; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Deferal da Bahia; Orientador: Claudio Lima Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

MÁRIO JOSÉ DOS SANTOS FILHO

LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA: DAS BASES MOLECULARES À TERAPIA; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmácia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Mario Jose dos Santos Filho;

Mark Drew Crosland Guimarães

Oportunidade Perdida de Diagnóstico Oportunistico de Diabetes Mellitus em Comunidades Quilombolas de Vitória da Conquista ? Bahia; 2014; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mark Drew Crosland Guimaraes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, DAMARES DIAS ; ROCHA RAMOS, LUDIMILA ; VASCONCELOS OLIVEIRA, MÁRCIO ; SOUZA, CLÁUDIO LIMA . Hemocultura em Unidade de Terapia Intensiva: prevalência, perfil de solicitações e susceptibilidade microbiana em um hospital do Sudoeste da Bahia. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM SAÚDE , v. 20, p. 85-94, 2019.

  • ALCÂNTARA, TIAGO GOMES DE ; SOUZA, THAIS CRISTINA SANTOS ; SANTANA, ARIANE PEREIRA ; CARMO, TIAGO SILVEIRA DO ; GOMES, THIAGO CIDREIRA DOS SANTOS ; MENÊS, LUCAS SANTANA DE ; ESTRELA, ANTÔNIO RICARDO ROCHA ; FERRAZ, HALANNA ROCHA ; CÂNDIDO DE SÁ, MEIRE SANDRINE LOPES ; CHAVES, ANNY CAROLINNY TIGRE ALMEIDA ; Souza, Claudio Lima ; TELES, MAURO FERNANDES ; QUEIROZ, RAPHAEL FERREIRA . Prevalence of cardiovascular risk factors in two Brazilian quilombola communities in Southwest Bahia State. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE , v. 6, p. 297-302, 2019.

  • DE SOUZA, L.C.F. ; BRITO, T.L.S. ; ALMEIDA, A.T. ; MUNIZ, Y.P. ; NISHIYAMA, P.B. ; SOUZA, C.L. ; TOMAZI, L. . Research Article Association study between GSTM1 and GSTT1 genotypes and other possible risk factors in prostate cancer patients in a population from southwest Bahia, Brazil. GENETICS AND MOLECULAR RESEARCH , v. 18, p. 1-10, 2019.

  • REBOUÇAS, KELLY ALMEIDA ANDRADE FERREIRA ; NARICI, FLÁVIO MARINHO ; JUNIOR, MANOEL NERES SANTOS ; NERES, NAYARA SILVA DE MACÊDO ; OLIVEIRA, MÁRCIO VASCONCELOS ; SOUZA, CLÁUDIO LIMA . Seroprevalence of transfusion-transmissible infectious diseases at a hemotherapy service located in southwest Bahia, Brazil. Hematology, Transfusion and Cell Therapy , v. 19, p. S2531-1379(19)3, 2019.

  • MACEDO, J. C. L. ; SOUZA, C. L. ; OLIVEIRA, M. V. . Síndrome de Behçet: um relato de caso no Sudoeste da Bahia, Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde , v. 20, p. 112-118, 2018.

  • Souza, Claudio Lima ; PAIXÃO, RUDILY DE SOUZA ; OLIVEIRA, MÁRCIO VASCONCELOS . DENGUE: ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DE UM SURTO OCORRIDO EM BARRA DA ESTIVA, BAHIA, BRASIL, EM 2014. REVISTA BAIANA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE) , v. 41, p. 981-993, 2018.

  • SOUZA, ANNA KARLA N. ; CORDEIRO, PALLOMA GRAZIELLY M. ; SOUZA, CLÁUDIO L. ; OLIVEIRA, MÁRCIO V. . Review of peripheral blood smear slides: assessment of the compliance with criteria used by analysts in a laboratory of a public hospital in Bahia, Brazil. JORNAL BRASILEIRO DE PATOLOGIA E MEDICINA LABORATORIAL (IMPRESSO) , v. 54, p. 220-226, 2018.

  • GOMES, ANDRESSA TAVARES ; NOVAES, TAIANE GONÇALVES ; SILVEIRA, KARINE CHAGAS ; SOUZA, CLÁUDIO LIMA ; LAMOUNIER, JOEL ALVES ; NETTO, MICHELE PEREIRA ; CAPANEMA, FLÁVIO DINIZ ; ROCHA, DANIELA DA SILVA . Excess weight and factors associated in preschool of southwest of Bahia. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil , v. 17, p. 365-373, 2017.

  • SILVA, E. F. ; SOUZA, M. N. ; RODRIGUES, M. S. P. ; OLIVEIRA, C. N. T. ; Claudio Lima Souza ; OLIVEIRA, M. V. . Prevalência de colonização por Streptococcus Pyogenes em orofaringe de estudantes saudáveis da área de saúde e fatores associados. REVISTA CIÊNCIA & DESENVOLVIMENTO , v. 10, p. 96-109, 2017.

  • SOUZA, M. N. ; SILVA, E. F. ; RODRIGUES, M. S. P. ; OLIVEIRA, C. N. T. ; Claudio Lima Souza ; OLIVEIRA, M. V. . Comparação de métodos de identificação de Streptococcus pyogenes isolados em orofaringe de estudantes saudáveis da área de saúde.. REVISTA CIÊNCIA & DESENVOLVIMENTO , v. 10, p. 129-142, 2017.

  • OLIVEIRA, M. V. ; QUEIROGA, H. M. ; FERRAZ, M. N. ; GAMA, R. S. ; Claudio Lima Souza . Avaliação de Êmese e Náusea em pacientes sob quimioterapia no Sistema Único de Saúde de Vitória da Conquista ? BA. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM SAÚDE , v. 19, p. 126-132, 2017.

  • PRATES, R. F. ; VIANA, R. C. ; OLIVEIRA, M. V. ; SOUZA, C. L. . Pseudothrombocytopenia: incidence and strategy for resolution in clinical laboratory. JORNAL BRASILEIRO DE PATOLOGIA E MEDICINA LABORATORIAL (IMPRESSO) , v. 53, p. 382-387, 2017.

  • RODRIGUES, MÁRLON S. P. ; SOUZA, CLAUDIO L. ; OLIVEIRA, MÁRCIO V. . Repetition of biochemistry tests in a laboratory of public hospital in southwest of Bahia, Brazil, and associated cost. JORNAL BRASILEIRO DE PATOLOGIA E MEDICINA LABORATORIAL (IMPRESSO) , v. 53, p. 233-239, 2017.

  • SOUZA, CLAUDIO L. ; OLIVEIRA, MARCIO V. ; ANDRADE, NÍVEA NARA N. . Procedures to minimize the interference of hypertriglyceridemia in laboratory exams of lipemic samples in acute pancreatitis: a case report. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Impresso) , v. 52, p. 103-106, 2016.

  • NOVAES, TAIANE GONÇALVES ; GOMES, ANDRESSA TAVARES ; SILVEIRA, KARINE CHAGAS ; SOUZA, CLÁUDIO LIMA ; LAMOUNIER, JOEL ALVES ; NETTO, MICHELE PEREIRA ; CAPANEMA, FLÁVIO DINIZ ; ROCHA, DANIELA DA SILVA . Prevalence and factors associated to vitamin A deficiency in children attending public day care centers in the Southwest of Bahia. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil , v. 16, p. 337-344, 2016.

  • TELES, M. F. ; RODRIGUES, M. S. P. ; OLIVEIRA, C. N. T. ; SOUZA, C. L. ; OLIVEIRA, M. V. . PREVALÊNCIA DE STREPTOCOCCUS PYOGENES EM OROFARINGE DE PORTADORES ASSINTOMÁTICOS: revisão de literatura. Revista Ciência & Desenvolvimento , v. 8, p. 38-53, 2015.

  • FERNANDES, F. A. ; OLIVEIRA, C. N. T. ; Claudio Lima Souza ; OLIVEIRA, MÁRCIO VASCONCELOS DE . RELEVÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO EM GESTANTES: uma revisão da literatura. Revista Ciência & Desenvolvimento , v. 8, p. 54-70, 2015.

  • SANTOS, T. S. ; OLIVEIRA, C. N. T. ; Claudio Lima Souza ; OLIVEIRA, M. V. . APLICAÇÃO DE UM PLANO OPERATIVO COMO INSTRUMENTO CAPAZ DE MINIMIZAR O DESABASTECIMENTO EM UMA FARMÁCIA BÁSICA MUNICIPAL. Revista Ciência & Desenvolvimento , v. 8, p. 98-107, 2015.

  • VIANA, R. C. ; GONCALVES, M. R. ; ALMEIDA, A. L. V. ; ALMEIDA, J. B. ; OLIVEIRA, C. N. T. ; Claudio Lima Souza ; OLIVEIRA, M. V. . LEUCEMIA LINFOBLÁSTICA AGUDA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: uma revisão da literatura sobre os aspectos biológicos e genéticos. Revista Ciência & Desenvolvimento , v. 8, p. 66-78, 2015.

  • BEZERRA, VANESSA MORAES ; MEDEIROS, DANIELLE SOUTO DE ; GOMES, KARINE DE OLIVEIRA ; SOUZAS, RAQUEL ; GIATTI, LUANA ; STEFFENS, ANA PAULA ; KOCHERGIN, CLAVDIA NICOLAEVNA ; SOUZA, CLÁUDIO LIMA ; MOURA, CRISTIANO SOARES DE ; SOARES, DANIELA ARRUDA ; SANTOS, LUIS ROGÉRIO COSME SILVA ; CARDOSO, LUIZ GUSTAVO VIEIRA ; OLIVEIRA, MÁRCIO VASCONCELOS DE ; MARTINS, POLIANA CARDOSO ; NEVES, ORLANDO SÍLVIO CAIRES ; GUIMARÃES, MARK DREW CROSLAND . Inquérito de Saúde em Comunidades Quilombolas de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil (Projeto COMQUISTA): aspectos metodológicos e análise descritiva. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 19, p. 1835-1847, 2014.

  • SOUZA, CLÁUDIO LIMA ; BARROSO, SABRINA MARTINS ; GUIMARÃES, MARK DREW CROSLAND . Oportunidade perdida para diagnóstico oportunista de diabetes mellitus em comunidades quilombolas do sudoeste da Bahia, Brasil. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 19, p. 1653-1662, 2014.

  • CARLOS, JUDDE LACERDA ANDRADE ; OLIVEIRA, MÁRCIO VASCONCELOS ; Souza, Claudio Lima . Chediak-Higashi syndrome: case report in afro-descendant individual. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Impresso) , v. 50, p. 205-209, 2014.

  • OLIVEIRA, ANDERSON MAGALHÃES ; OLIVEIRA, MARCIO VASCONCELOS ; Souza, Claudio Lima . Prevalence of unnecessary laboratory tests and related avoidable costs in intensive care unit. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Impresso) , v. 50, p. 410-416, 2014.

  • PIRES, R. A. ; BILAC, M. C. ; BERBEL, R. C. ; SOUZA, C. L. . TRANSPLANTE RENAL E INCOMPATIBILIDADE ABO: uma revisão bibliográfica. Revista Ciência & Desenvolvimento , v. 6, p. 5-21, 2013.

  • PIRES, M. C. G. ; OLIVEIRA, C. N. T. ; SOUZA, C. L. ; OLIVEIRA, M. V. . PREVALÊNCIA DE SÍFILIS, E FATORES ASSOCIADOS EM PACIENTES ATENDIDOS NO LABORATÓRIO DA FUNDAÇÃO DE SAÚDE DE VITÓRIA DA CONQUISTA (/BA). DST. JORNAL BRASILEIRO DE DOENCAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS , v. 25, p. 171-176, 2013.

  • BRITO, L. F. ; SILVA, L. S. ; FERNANDES, D. D. ; PIRES, R. A. ; NOGUEIRA, A. D. R. ; Souza, Claudio Lima ; CARDOSO, L. G. V. . Perfil Nutricional de Pacientes com Câncer Assistidos pela Casa de Acolhimento ao Paciente Oncológico do Sudoeste da Bahia. Revista Brasileira de Cancerologia , v. 58, p. 163-171, 2012.

  • GONCALVES, M. S. ; MOURA NETO, J. P. ; SOUZA, C. L. ; MELO, P. ; REIS, M. G. . Evaluating glutathione S-Transferase ( GST ) null genotypes ( GSTT1 and GSTM1 ) as a potential biomarker of predisposition for developing leukopenia. International Journal of Laboratory Hematology , p. 521-529, 2009.

  • Souza, Claudio Lima ; Barbosa, Cynara Gomes ; Moura Neto, José Pereira de ; Barreto, José Henrique ; Reis, Mitermayer Galvão ; Gonçalves, Marilda Souza . Polymorphisms in the glutathione S-transferase theta and mu genes and susceptibility to myeloid leukemia in Brazilian patients. Genetics and Molecular Biology , v. 31, p. 39-41, 2008.

  • Barbosa, Cynara Gomes ; SOUZA, C. L. ; Moura Neto, José Pereira de ; Arruda, Maria da Glória Bomfim ; Barreto, José Henrique ; Reis, Mitermayer Galvão ; Goncalves, Marilda Souza . Methylenetetrahydrofolate reductase polymorphisms in myeloid leukemia patients from Northeastern Brazil. Genetics and Molecular Biology , v. 31, p. 29-32, 2008.

  • Cynara G Barbosa ; SOUZA, C. L. ; José Pereira de Moura Neto ; Maria da Glória Bomfim Arruda ; BARRETO, José Henrique Silva ; Mitermayer Galvão Reis ; Marilda S Gonçalves . Methylenetetrahydrofolate reductase polymorphism in myeloid leukemia patients from Northeatern Brazil. Genetics and Molecular Biology (Impresso) , v. 31, p. 29-32, 2008.

  • SOUZA, C. L. ; Cynara G Barbosa ; José Pereira de Moura Neto ; BARRETO, José Henrique Silva ; Mitermayer Galvão Reis ; Marilda S Gonçalves . Polymorphism in the glutatione S-trasnferase theta and mu genes and susceptibility to myeloid leukemia in Brazilian patients. Genetics and Molecular Biology (Impresso) , v. 31, p. 39-41, 2008.

  • Almeida, Andrei Teixeira ; Muniz, Yuri Pereira ; SOUZA, CLÁUDIO LIMA ; Tomazi, Laize . AUTOAVALIAÇÃO DE SAÚDE DE INDIVIDUOS COM CÂNCER DE PRÓSTATA NO SUDOESTE BAIANO. Bases Conceituais da Saúde 6. 1ed.: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. 6, p. 231-246.

  • SOUSA, D. F. ; Novaes, T ; SILVEIRA, K. ; GOMES, A. T. ; MELO, D. S. ; BILAC, M. C. ; SOUZA, C. L. ; Cardoso, LGV ; Martins, PC ; Rocha, DS . Enteroparasitoses: frequência e determinantes em crianças assistidas em creches públicas de Vitória da Conquista. In: IV Simpósio de Saúde Pública da Região Sudoeste: O SUS e a saúde do idoso, 2012, Jequié - Ba. Anais do IV Simpósio de Saúde Pública da Região Sudoeste: O SUS e a saúde do idoso, 2012. v. 1.

  • Novaes, T ; SILVEIRA, K. ; GOMES, A. T. ; MELO, D. S. ; SOUSA, D. F. ; BILAC, M. C. ; SOUZA, C. L. ; Martins, PC ; Rocha, DS . Prevalência e fatores associados a anemia em crianças que frequentam creches públicas no sudoesta da Bahia. In: IV Simpósio de Saúde Pública da Região Sudoeste: O SUS e a saúde do idoso, 2012, Jequié - Ba. Anais do IV Simpósio de Saúde Pública da Região Sudoeste: O SUS e a saúde do idoso, 2012. v. 1.

  • FERRAZ, H. R. ; SOUZA, C. L. ; GAMA, R. S. ; OLIVEIRA, M. V. . Características sociodemográficas dos pacientes atendidos em hospital psiquiátrico do Sudoeste da Bahia.. In: V FÓRUM BRASILEIRO SOBRE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E FARMACOENOMIA,, 2017, Salvador BA. Características sociodemográficas dos pacientes atendidos em hospital psiquiátrico do Sudoeste da Bahia., 2017.

  • GAMA, R. S. ; FERRAZ, H. R. ; OLIVEIRA, M. V. ; SOUZA, C. L. . Prevalência do uso de benzodiazepínicos em pacientes atendidos em hospital psiquiátrico do Sudoeste da Bahia. In: V FÓRUM BRASILEIRO SOBRE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E FARMACOENOMIA,, 2017, Salvador BA. Prevalência do uso de benzodiazepínicos em pacientes atendidos em hospital psiquiátrico do Sudoeste da Bahia, 2017.

  • FERRAZ, H. R. ; GAMA, R. S. ; OLIVEIRA, M. V. ; SOUZA, C. L. . Uso de substâncias psicoativas em pacientes atendidos em hospital psiquiátrico do Sudoeste da Bahia. In: V FÓRUM BRASILEIRO SOBRE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E FARMACOENOMIA,, 2017, Salvador BA. Uso de substâncias psicoativas em pacientes atendidos em hospital psiquiátrico do Sudoeste da Bahia, 2017.

  • SOUZA, CLÁUDIO LIMA ; TOMAZI, L. ; ALMEIDA, A. T. ; MUNIZ, Y. P. ; SOUZA, L. C. F. . Cracterização de uma amostra de indivíduos em tratamento de câncer de próstata atendidos no Sistema Único de Saúde em Vitória da Conquista. In: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, 2015, Vitória da Conquista. Cracterização de uma amostra de indivíduos em tratamento de câncer de próstata atendidos no Sistema Único de Saúde em Vitória da Conquista, 2015.

  • SOUZA, C. L. . Avaliação do Tratamento antiemético de pacientes em regime quimioterápico de alto potencial emetogênico. In: III Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica, 2015, Salvador Ba. Avaliação do Tratamento antiemético de pacientes em regime quimioterápico de alto potencial emetogênico, 2015.

  • SOUZA, C. L. ; NUNES, L. G. O. ; CORDEIRO, P. G. M. ; DIAS, T. S. S. . Uso de hipoglicemiantes e controle dos níveis glicêmicos em pacientes atendidos no laboratório central de Vitória da Conquista - BA. In: III Fórum Brasileiro sobre Assistência farmacêutica e farmacoeconomia, 2015, Salvador - BA. Uso de hipoglicemiantes e controle dos níveis glicêmicos em pacientes atendidos no laboratório central de Vitória da Conquista - BA, 2015.

  • BEZERRA, V. M. ; MEDEIROS, D. S. ; GOMES, K. O. ; SOUZA, C. L. ; OLIVEIRA, M. V. ; SOUSAS, R. ; GIATTI, L. ; GUIMARAES, M. D. C. ; COMQUISTA, G. P. . Inquérito de saúde em comunidades quilombolas de Vitória da Conquista/BA: Aspectos metodológicos e análise descritiva. In: 10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre - RS. Anais do 10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012.

  • CARDOSO, T. L. S. ; GOMES, A. T. ; SILVEIRA, K. ; BILAC, M. C. ; Novaes, T ; SOUZA, C. L. ; Cardoso, LGV ; Martins, PC ; Rocha, DS . Prevalência e fatores associados a anemia por deficiencia de ferro em crianças atendidas em creches públicas de Vitoria da Conquista. In: I SIMSAUDE UFBA/IMS-CAT, 2011, Vitória da Conquista. I SIMSAUDE - I simpósio de Saúde da Universidade Federal da Bahia, 2011.

  • GOMES, A. T. ; Novaes, T ; SILVEIRA, K. ; CARDOSO, T. L. S. ; SOUZA, C. L. ; Cardoso, LGV ; Martins, PC ; Rocha, DS . Avaliação do estado nutricional de crianças menores de 60 meses assistidas em creches públicas e conveniadas com a prefeitura municipal de Vitória da Conquista - BA. In: I SIMSAUDE UFBA/IMS-CAT, 2011, Vitória da Conquista. I SIMSAUDE - I simpósio de Saúde da Universidade Federal da Bahia, 2011.

  • Rocha, DS ; SOUZA, C. L. ; Cardoso, LGV ; Santos, LRC ; Martins, PC . Caracterização da situação de saúde e nutrição de crianças assistidas em creches municipais e conveniadas com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. In: Vivendo o IMS, 2009, Vitória da Conquista. Vivendo o IMS, 2009.

  • CARNEIRO, Lauriane dos Santos ; SOUZA, C. L. ; Araújo, FLV ; ANDRADE, F. S. . Characterization of irregular antibodies in blood donors in a service of hematology and hemotherapy in Salvador - Bahia. In: XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, 2009, Salvador. XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, 2009.

  • CARNEIRO, Lauriane dos Santos ; SOUZA, C. L. ; Araújo, FLV . Soroprevalência de doença de chagas em doadores de sangue em um serviço de hematologia e hemoterapia da cidade de Salvador - BA. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia 2009, 2009, Florianópolis. Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia 2009, 2009.

  • CARNEIRO, Lauriane dos Santos ; SOUZA, C. L. ; ANDRADE, F. S. ; Araújo, FLV . Soroprevalência de anti-HCV em doadores de sangue em um serviço de hematologia e hemoterapia da cidade de Salvador - BA. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia 2009, 2009, Florianópolis. Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia 2009, 2009.

  • CARNEIRO, Lauriane dos Santos ; SOUZA, C. L. ; ANDRADE, F. S. ; Araújo, FLV . Prevalênccia do traço falciforme em doadores de sangue em um serviço de hematologia e hemoterapia da cidade de Salvador - BA. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia 2009, 2009, Florianópolis. Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia 2009, 2009.

  • SOUZA, C. L. ; Dórea, AA ; CARNEIRO, Lauriane dos Santos ; Omoto, R ; Araújo, FLV . Anti-e like em paciente politransfundido com expressão de antígeno e+: Relato de caso. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia HEMO 2007, 2007, São Paulo. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Anais do Congresso brasileiro de hematologia e hemoterapia. São Paulo - SP: Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2007. v. 29. p. 373-373.

  • SOUZA, C. L. ; CARNEIRO, Lauriane dos Santos ; Dórea, AA ; Omoto, R ; Araújo, FLV . Freqüência de auto-anticorpos pelo teste da antiglobulina humana em candidatos a transplante hepático no Hospital São Rafael. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e hemoterapia, 2007, São Paulo. Revista Brasileira de hematologia e hemoterapia. São Paulo - SP: Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2007. v. 29. p. 319-319.

  • CARNEIRO, Lauriane dos Santos ; Dórea, AA ; SOUZA, C. L. ; Omoto, R ; Araújo, FLV . Caracterização dos anticorpos irregulares em doadores de sangue de um hospital da cidade de Salvador, Bahia. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2007, São Paulo. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - Anais do congresso Brasileiro de hematologia e hemoterapia, 2007. v. 29. p. 319-319.

  • Barbosa, C. G. ; SOUZA, C. L. ; MOURA NETO, J. P. ; Cajado, CC ; Arruda, MGB ; REIS, M. G. ; GONÇALVES, M. S. . Freqüência dos polimorfismos dos genes do TNF alfa e da MTHFR em um grupo de pacientes leucêmicos da cidade do Salvador-BA. In: XVII Congresso brasileiro de genética clínica, 2005, Curitiba. Anais do XVII Congresso Brasileiro de genética clínica, 2005.

  • GONÇALVES, M. S. ; ZANETE, A. ; QUEIROZ, I. L. ; MOURA NETO, J. P. ; SOUZA, C. L. ; MENEZES, J. P. B. ; DUPUIT, M. F. ; REIS, M. G. . Polymorphisms within glutation-S-Transferase genes GSTM1 and GSTT1 in sickle cell patients from salvador bahia. In: XXV Congresso Brasileiro de Hematologia Hemoterapia, 2002, Salvador. XXV Congresso Brasileiro de Hematologias Hemoterapia, 2002. v. único. p. 08-08.

  • SOUZA, C. L. ; STRAPAZZONI, A. C. C. ; ROCHA, L. G. ; ALENCAR, D. M. ; MOURA NETO, J. P. ; REIS, M. G. ; GONÇALVES, M. S. . Biologia Molecular Anormalidades Cromossômicas e Leucemias em Salvador Bahia. In: XXV Congresso Brasileiro de Hematologia Hemoterapia, 2002, Salvador. XXV Congresso Brasileiro de Hematologia Hemoterapia, 2002. v. único. p. 20-20.

  • SOUZA, C. L. ; STRAPAZZONI, A. C. C. ; ROCHA, L. G. ; ALENCAR, D. M. ; MOURA NETO, J. P. ; MENEZES, J. P. B. ; REIS, M. G. ; GONÇALVES, M. S. . Leucemia Mielóide Crônica e alterações moleculares nos genes theta (GSTT1) e Mu (GSTM1) da glutationa-S-transferase(GST).. In: XVIII Congresso Brasileiro do Colégio Brasileiro de hematologia, 2001, Fortaleza - CE. Série de Monografias da Escola Brasileira de Hematologia (Impresso), 2001. v. 8 -sup. p. 209-209.

  • COUTO, F. D. ; ABBEHUSEN, L. F. ; ADORNO, E. V. ; MENEZES, J. F. ; ALBUQUERQUE, A. B. L. ; SOUZA, C. L. ; REIS, M. G. ; GONÇALVES, M. S. . Polimorfismo C677T da MTHFR e sua associação com o perfil de hemoglobinas em recém-nascidos de Salvador-Bahia. In: XVIII Congresso Brasileiro do Colégio Brasileiro de hematologia, 2001, Fortaleza - CE. Série de Monografias da Escola Brasileira de Hematologia (Impresso), 2001. v. 8. p. 21-21.

  • COUTO, F. D. ; ABBEHUSEN, L. F. ; ADORNO, E. V. ; NOURA NETO, J. P. ; MENEZES, J. F. ; MENEZES, J. P. B. ; ALBUQUERQUE, A. B. L. ; SOUZA, C. L. ; REIS, M. G. ; GONÇALVES, M. S. . Hemoglobina C: Investigação dos haplótipos ligados aos genes da globina beta. In: XVIII Congresso Brasileiro do Colégio Brasileiro de hematologia, 2001, Fortaleza CE. Série de Monografias da Escola Brasileira de Hematologia (Impresso), 2001. v. 8. p. 50-50.

  • ADORNO, E. V. ; COUTO, F. D. ; MOURA NETO, J. P. ; BENDICHO, M. T. ; ALBUQUERQUE, A. B. L. ; SOUZA, C. L. ; ABBEHUSEN, L. F. ; MENEZES, J. P. B. ; GONÇALVES, M. S. . Triagem neonatal: Investigação de hemoglobinopatias em uma população de recém-nascidos de Salvador-Ba.. In: XVIII Congresso Brasileiro do Colégio Brasileiro de hematologia, 2001, Fortaleza CE. Série de Monografias da Escola Brasileira de Hematologia (Impresso), 2001. v. 8. p. 132-132.

  • SOUZA, C. L. ; ALENCAR, D. M. ; MENEZES, J. P. B. ; STRAPAZZONI, A. C. C. ; ROCHA, L. G. ; LIMA, M. ; REIS, M. G. ; GONÇALVES, M. S. . Leucemia Promielocítica Aguda e t(15;17)(q22;q11-21): Diagnóstico molecular na cidade de Salvador-BA.. In: XVIII Congresso Brasileiro do Colégio Brasileiro de hematologia, 2001, Fortaleza CE. Série de Monografias da Escola Brasileira de Hematologia (Impresso), 2001. v. 8. p. 206-206.

  • SOUZA, C. L. ; ALENCAR, D. M. ; STRAPAZZONI, A. C. C. ; ROCHA, L. G. ; LIMA, M. ; MENEZES, J. P. B. ; REIS, M. G. ; GONÇALVES, M. S. . Detecção molecular do Cromossomo Philadelphia Ph1 t(9;22)(q34;q11) em pacientes portadores de Leucemia Mielóide Crônica em Salvador-BA. In: XVIII Congresso Brasileiro do Colégio Brasileiro de hematologia, 2001, Fortaleza CE. Série de Monografias da Escola Brasileira de Hematologia (Impresso), 2001. v. 8. p. 206-206.

  • SOUZA, C. L. ; STRAPAZZONI, A. C. C. ; ROCHA, L. G. ; ALENCAR, D. M. ; MOURA NETO, J. P. ; MENEZES, J. P. B. ; REIS, M. G. ; GONÇALVES, M. S. . Leucemia Mielóide Crônica e alterações moleculares nos genes theta (GSTT1) e Mu (GSTM1) da glutationa-S-transferase. In: 35 Congresso Brasileiro de Patologia Clínica, 2001, Salvador. Jornal Brasileiro de Patologia, 2001. v. 37. p. 191-191.

  • COUTO, F. D. ; ABBEHUSEN, L. F. ; ADORNO, E. V. ; MOURA NETO, J. P. ; MENEZES, J. F. ; MENEZES, J. P. B. ; ALBUQUERQUE, A. B. L. ; SOUZA, C. L. ; REIS, M. G. ; GONÇALVES, M. S. . Polimorfismo C677T da MTHFR e sua associação com o perfil de hemoglobinas em recém-nascidos de Salvador-Bahia. In: 35 Congresso Brasileiro de Patologia Clínica, 2001, Salvador. Jornal Brasileiro de Patologia, 2001. v. 35. p. 32-32.

  • COUTO, F. D. ; ABBEHUSEN, L. F. ; ADORNO, E. V. ; MOURA NETO, J. P. ; MENEZES, J. P. B. ; MENEZES, J. F. ; ALBUQUERQUE, A. B. L. ; SOUZA, C. L. ; REIS, M. G. ; GONÇALVES, M. S. . Hemoglobina C: Investigação dos haplótipos ligados aos genes da globina beta. In: 35 Congresso Brasileiro de Patologia Clínica, 2001, Salvador BA. Jornal Brasileiro de Patologia, 2001. v. 37. p. 32-32.

  • SOUZA, C. L. ; MOURA NETO, J. P. ; MENEZES, J. P. B. ; ROCHA, L. G. ; REIS, M. G. ; GONÇALVES, M. S. . Polimorfismos do gene da glutationa-S-transferase (GST) em pacientes portadores de Leucemia Mielóide Crônica. In: II Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, 2000, Rio de Janeiro. Anais da II Bienal de pesquisa da FIOCRUZ, 2000.

  • ADORNO, E. V. ; COUTO, F. D. ; MENEZES, J. F. ; ABBEHUSEN, L. F. ; MENEZES, J. P. B. ; MOURA NETO, J. P. ; SOUZA, C. L. ; REIS, M. G. ; GONÇALVES, M. S. . Triagem de hemoglobinopatias em uma população de recém-nascidos de Salvador - Bahia. In: II Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, 2000, Rio de Janeiro. Anais da II Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, 2000.

  • ADORNO, E. V. ; ALBUQUERQUE, A. B. L. ; MOURA NETO, J. P. ; COUTO, F. D. ; MENEZES, J. F. ; SOUZA, C. L. ; QUEIROZ, I. L. ; REIS, M. G. ; GONÇALVES, M. S. . Análise das cadeias gama G e gama A da hemoglobina fetal em pacientes falcêmicos (SS) em Salvador - Bahia. In: II Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, 2000, Rio de Janeiro. Anais da II Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, 2000.

  • SOUZA, C. L. ; MENEZES, J. P. B. ; MOURA NETO, J. P. ; ROCHA, L. G. ; REIS, M. G. ; GONÇALVES, M. S. . Biologia molecular, anormalidades cromossômicas e leucemias: Perspectivas na cidade do Salvador-BA. In: II Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, 2000, Rio de Janeiro RJ. Anais da II Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, 2000.

  • GONÇALVES, M. S. ; SOUZA, C. L. ; MOURA NETO, J. P. ; REIS, M. G. . Polymorphisms of glutathione-S-transferase (GST) genes (GSTM1,GSTT1) and its association as a potential susceptibility biomarker of leukopenia. In: II Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, 2000, Rio de Janeiro. Anais da II Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, 2000.

  • ALBUQUERQUE, A. B. L. ; ADORNO, E. V. ; QUEIROZ, I. L. ; DUPUIT, M. F. ; COUTO, F. D. ; MOURA NETO, J. P. ; SOUZA, C. L. ; REIS, M. G. ; GONÇALVES, M. S. . Caracterização Bioquímica de híbridos alfa-2/beta-S/gama em pacientes falcêmicos (SS) de Salvador-BA. In: XVII Congresso Brasileiro do Colégio Brasileiro de hematologia, 1999, fOZ DO iGUAÇU pr. Série de Monografias da Escola Brasileira de Hematologia (Impresso), 1999. v. 6. p. 6-6.

  • GONÇALVES, M. S. ; SOUZA, C. L. ; MENEZES, J. F. ; MOURA NETO, J. P. . Leucopenia e Alterações moleculares nos genes theta (GSTT1) E mu (GSTM1) da glutationa-S-transferase. In: XVII Congresso Brasileiro do Colégio Brasileiro de hematologia, 1999, Foz do Iguaçu PR. Série de Monografias da Escola Brasileira de Hematologia (Impresso), 1999. v. 6. p. 66-66.

  • MACEDO, J. C. L. ; OLIVEIRA, C. N. T. ; SOUZA, C. L. ; OLIVEIRA, M. V. . SÍNDROME DE BEHÇET: UM RELATO DE CASO NO SUDOESTE DA BAHIA BRASIL.|. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM SAÚDE , 2018.

  • CARDOSO, A. P. A. ; Novaes, T ; GOMES, A. T. ; BILAC, M. C. ; CARDOSO, T. L. S. ; SOUZA, C. L. ; Cardoso, LGV ; Martins, PC ; Rocha, DS . Fatores determinantes de anemia em pré-escolares assistidos em creches públicas do estado da Bahia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Novaes, T ; GOMES, A. T. ; CARDOSO, A. P. A. ; SILVEIRA, K. ; BILAC, M. C. ; SOUZA, C. L. ; Cardoso, LGV ; Martins, PC ; Rocha, DS . Avaliação do estado nutricional de crianças menores de 60 meses assistidas em creches públicas do estado da Bahia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, D. F. ; Novaes, T ; SILVEIRA, K. ; GOMES, A. T. ; MELO, D. S. ; BILAC, M. C. ; SOUZA, C. L. ; Cardoso, LGV ; Martins, PC ; Rocha, DS . Enteroparasitoses: frequência e determinantes em crianças assistidas em creches públicas de Vitória da Conquista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Novaes, T ; SILVEIRA, K. ; GOMES, A. T. ; MELO, D. S. ; SOUSA, D. F. ; BILAC, M. C. ; CARDOSO, T. L. S. ; SOUZA, C. L. ; Martins, PC ; Rocha, DS . Prevalência e fatores associados a anemia em crianças que frequentam creches públicas no sudoesta da Bahia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, C. L. . Imunohematologia eritrocitária: testes pré-transfusionais e anticorpos irregulares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Novaes, T ; SILVEIRA, K. ; MAIA, D. ; MARTINS, P. C. ; CARDOSO, L. G. V. ; SOUZA, C. L. ; Rocha, DS . Avaliação da ocorrência de parasitose intestinal em crianças atendidas em período integral em creches municipais e conveniadas com a prefeitura de Vitoria da Conquista-Ba. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, C. L. . Organização e Legislação aplicada ao servi~ço de hemoterapia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MENEZES, S. P. ; SILVEIRA, K. ; Novaes, T ; CARDOSO, T. L. S. ; SOUZA, C. L. ; Rocha, DS . Prevalência de enteroparasitose intestinal em crianças atendidas em período integral em creches municipais e conveniadas de Vitoria da Conquista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Rocha, DS ; CARDOSO, L. G. V. ; Martins, PC ; SOUZA, C. L. ; Santos , LRCS . Caracterização da situação de saúde e nutrição de crianças assistidas em creches municipais e conveniadas com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista - BA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARNEIRO, Lauriane dos Santos ; SOUZA, C. L. ; Araújo, FLV . Soroprevalência de doença de chagas em doadores de sangue em um serviço de hematologia e hemoterapia da cidade de Salvador - BA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARNEIRO, Lauriane dos Santos ; SOUZA, C. L. ; Araújo, FLV . Prevalênccia do traço falciforme em doadores de sangue em um serviço de hematologia e hemoterapia da cidade de Salvador - BA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARNEIRO, Lauriane dos Santos ; SOUZA, C. L. ; Araújo, FLV . Soroprevalência de anti-HCV em doadores de sangue em um serviço de hematologia e hemoterapia da cidade de Salvador - BA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARNEIRO, Lauriane dos Santos ; SOUZA, C. L. ; Araújo, FLV . Characterization of irregular antibodies in blood donors in a service of hematology and hemotherapy in Salvador - Bahia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Barbosa, C. G. ; SOUZA, C. L. ; MOURA NETO, J. P. ; Arruda, MGB ; REIS, M. G. ; GONÇALVES, M. S. . Freqüência dos polimorfismos dos genes do TNF alfa e da MTHFR em um grupo de pacientes leucêmicos da cidade do Salvador-BA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUZA, C. L. . Aplicações dos grupos sangüíneos na prática transfusional. 2005.

SOUZA, C. L. . Alterações renais nas hemoglobinopatias. 2001.

SOUZA, C. L. . Biologia molecular em hemoglobinopatias. 2001.

SOUZA, C. L. . Hematologia clínica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SOUZA, C. L. . Hematologia clínica II. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SOUZA, C. L. . Hematologia clínica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SOUZA, C. L. . Interpretação de exames laboratoriais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SOUZA, C. L. . Assistência laboratorial em medicina intensiva. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SOUZA, C. L. . Assistência laboratorial em medicina intensiva. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SOUZA, C. L. . Relato de exoeriência: Laboraatório de análises clínicas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, C. L. . Interpretação de exames laboratoriais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SOUZA, C. L. . Interpretação de exames laboratoriais para profissionais de saúde. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, C. L. . SEMINÁRIO - LABORATÓRIO EM UTI. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SOUZA, C. L. . DIAGNOSTICO LABORATORIAL POR TECNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SOUZA, C. L. . TEMAS DE ATUALIZAÇÃO EM HEMATOLOGIA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SOUZA, C. L. . Farmacologia sangüínea e endócrina. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SOUZA, C. L. . O laboratório de análises clínicas na UTI. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SOUZA, C. L. . Imunohematologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, C. L. . IMUNOHEMATOLOGIA - REALIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, C. L. . Hematologia II - Série Branca. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SOUZA, C. L. . Tópicos avançados em diagnóstico laboratorial - Biologia molecular. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SOUZA, C. L. . Biologia molecular. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SOUZA, C. L. . Diagnóstico laboratorial das anemias. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, C. L. . Biologia molecular e aspectos clínicos relacionados a hemoglobinopatias. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, C. L. . Uroanálise - Atualização e padronização. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, C. L. . Coagulação sangüínea - Aspectos clínicos e laboratoriais. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, C. L. . Alterações leucocitárias. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    PREVALÊNCIA DE SOLICITAÇÕES INDEVIDAS DE TESTE ORAL DE TOLERÂNCIA A GLICOSE EM PACIENTES ATENDIDOS NO LABORATÓRIO CENTRAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA, Descrição: Diabetes Mellitus (DM) é caracterizado por distúrbios metabólicos, resultando em um quadro de hiperglicemia, proveniente da falha na ação e/ou secreção da insulina. O DM é umas das doenças crônicas mais prevalentes e mórbidas em todo o mundo, com aumento significativo de sua prevalência e mortalidade nos últimos anos. Este aumento é atribuído ao crescimento populacional e ao envelhecimento, atreladas as complicações crônicas do DM proveniente do controle glicêmico inadequado e da evolução da patologia no decorrer do tempo. Entre os parâmetros laboratoriais utilizados para rastreio do Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) e para o diagnóstico de DM2 destaca-se o Teste Oral de Tolerância a Glicose (TOTG) que avalia a capacidade de um indivíduo manter a homeostase da glicose sanguínea. O TOTG constitui-se como ferramenta de importância clínica, devido sua alta sensibilidade para o diagnóstico do DM, no entanto, o mesmo não é indicado como recurso aplicado para o acompanhamento do controle glicêmico em pacientes sabidamente portadores da doença. As solicitações equivocadas de TOTG para pacientes previamente diagnosticados com DM representa risco a saúde do mesmo, e resulta em um gasto desnecessário tanto para o paciente, quanto para o erário público, sendo dessa forma uma prática que necessita ser reavaliada. Este estudo se propõe a determinar a prevalência das solicitações indevidas de TOTG em pacientes atendidos no Laboratório Central de Vitória da Conquista (LACEN) localizado na região Sudoeste da Bahia, visando contribuir para a discussão acerca da necessidade de se estabelecer e seguir critérios mais específicos para as solicitações do TOTG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Lima Souza - Coordenador / Gabriele Amorim Silva - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Avaliação do cuidado e seguimento de pacientes portadores de anemia falciforme no Sistema Único de Saúde no Sudoeste da Bahia, Descrição: A anemia falciforme que é a doença hematológica hereditária mais comum no mundo. É caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante designada por hemoglobina S (ou Hb S) que provoca a distorção dos eritrócitos, fazendo-os tomar a forma de ?foice?. Sua distribuição é ampla, abrange todos os continentes. A maior prevalência ocorre na África tropical e entre os negros de países que participaram do tráfico de escravos. No Brasil, segundo o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) do Ministério da Saúde implantado no Brasil através da Portaria nº 822, do Ministério da Saúde no ano de 2001. Estima-se que nascem no Brasil 3.500 crianças por ano com DF e 200.000 com traço falciforme, e estima-se que 7.200.000 pessoas sejam portadoras do traço falcêmico (estado heterozigoto - HbAS) e entre 25.000 a 30.000 com doença falciforme. Sua distribuição populacional é heterogênea sendo mais frequente na região nordeste do Brasil com prevalência média entre 6 e 10%, enquanto que no sudeste ela representa cerca de 2%. Há predominância entre negros e pardos, mas também ocorre entre brancos. As manifestações clínicas da doença ocorrem a partir do primeiro ano, estendem-se durante toda a vida e apresentam grande variabilidade. O problema clínico mais frequente é a crise dolorosa vaso-oclusiva. Outras intercorrências de relevância clínica são a síndrome torácica aguda e as infecções bacterianas que, com a crise dolorosa, levam a internações hospitalares e aumento de morbidade e mortalidade. O tratamento e acompanhamento do doente de anemia falciforme são fundamentais. Além disso, a importância da profilaxia de infecções, vacinações e reconhecer também as demais intercorrências da doença. Diante disso, em 2006 o Ministério da Saúde lançou o Manual de Condutas Básicas Na Doença Falciforme. Neste volume são tratadas as diretrizes para o cuidado em condições mórbidas associadas às manifestações clínicas da doença tais como: crises de dor, úlceras de membros inferiores, síndrome torácica aguda (STA), sequestro esplênico, priapismo, necrose asséptica do fêmur, acidente vascular cerebral, além de programa específico de imunização e aspectos relacionados às necessidades transfusionais. A atual expectativa de vida para a população americana com anemia falciforme de 42 anos para homens e 48 anos para mulheres. Embora muito superior aos 14,3 anos de 3 décadas atrás, é bem inferior a da população geral, o que evidencia a necessidade de maiores investimentos e progressos no tratamento desses pacientes Diante da inequívoca situação de iniquidade (assumida inclusive pelas instituições governamentais com implementação de políticas afirmativas para comunidades negras, quilombolas e portadores de anemia falciforme), e da virtual dificuldade no acesso aos serviços de saúde, bem como a realização de exames e tratamento especializados nos níveis de atenção básica e principalmente na especializada, dada a complexidade da atenção devido as várias comorbidades que podem advir da doença que atinge vários sistemas. Considerando-se ainda a necessidade de se dar uma melhor qualidade de vida a um doente portador de tanta morbidade, julga-se útil e pertinente investigar-se o perfil epidemiológico e percurso terapêutico da população local, buscando elementos para avaliação da efetividade, qualidade da atenção e do acesso à saúde dispensada aos pacientes de anemia falciforme, oportunizando a demonstração do atual estágio da assistência, podendo assim subsidiar ou melhorar políticas de saúde ou afirmativas que visem à melhoria da assistência prestada a esses doentes e, sobretudo, aumento de sua qualidade de vida.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Claudio Lima Souza - Coordenador / Márcio Vasconcelos Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2018 - Atual

    PREVALÊNCIA DE COMPLICAÇÕES METABÓLICAS ASSOCIADAS A TERAPIA ANTIRRETROVIRAL EM INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DO SUDOESTE BAIANO, Descrição: A infecção pelo HIV e a AIDS se propagaram no mundo a partir da década de 80. O tratamento antirretroviral (TARV) permite a melhoria da qualidade de vida do paciente, reduz os riscos de morbimortalidade e reduzindo as taxas de transmissão do HIV e contribui para a manutenção de níveis elevados de LT-CD4+, além de permitir a supressão da carga viral. Embora os avanços terapêuticos permitiram aumentar a expectativa de vida, as PVHA possuem maior probabilidade de desenvolverem comorbidades metabólicas, visto que além do risco comum com o envelhecimento, a presença do estado de infecção crônica, o mecanismo de disfunção imunológica e o uso de terapia antirretroviral associam-se ao surgimento dessas alterações. Lauda, Mariath e Grillo (2010) encontraram a prevalência de 20,9% de síndrome metabólica em PVHA, sendo o aumento da circunferência da cintura o componente de maior alteração. Guimarães et al. (2007) demonstraram que os indivíduos em terapia antirretroviral apresentaram maior relação cintura/quadril e espessura da gordura visceral, quando comparado com os virgens de tratamento. Outra alteração metabólica em consequência do estado de inflamação crônica é a dislipidemia. Estudos mostram a prevalência de 32 a 77% de dislipidemia relacionada à hipertrigliceridemia e redução da lipoproteína de alta densidade HDL. Com base no exposto, este estudo propõe estudar as PVHA atendidas pelo Centro de Referência em HIV/AIDS de Vitória da Conquista a fim de produzir informações acerca dessa população e compará-las com as de outras regiões do país.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Claudio Lima Souza - Coordenador / Andreia Sousa Ribeiro - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Perfil Epidemiológico dos pacientes submetidos ao tratamento de feridas em unidade de referência no Sudoeste da Bahia, Descrição: No Brasil, as feridas acometem um elevado número de pessoas independentemente da idade, sexo, etnia e renda, gerando incapacitações, distúrbios da imagem corporal, interferência na autoestima e riscos de infecções e amputações. O tratamento de feridas é considerado um problema de saúde pública devido aos elevados custos para o paciente e para o serviço de saúde. A escolha da melhor cobertura para ser utilizada em uma ferida depende da avaliação do profissional em estabelecer qual o momento evolutivo da ferida em questão. Existem várias coberturas disponíveis no mercado e cabe ao profissional identificar o momento ideal de utilizar determinada cobertura, já que vários deles podem ser utilizados em vários estágios de cicatrização da ferida, sendo imprescindível conhecer as indicações das coberturas utilizadas. Como existem vários fatores que podem interferir com o processo de cicatrização de uma ferida, e as feridas crônicas podem desencadear no paciente diminuição da qualidade de vida, mobilidade restrita, ansiedade, depressão e dor contínua, é imprescindível o levantamento do perfil epidemiológico destes pacientes para identificar os principais fatores que podem estar interferindo na cicatrização das feridas, com o escopo de estabelecer de medidas de prevenção e controle e, consequentemente um restabelecimento epitelial mais precoce possível. Trata-se de um estudo do tipo corte transversal retrospectivo com objetivo de levantar dados sobre o perfil epidemiológico dos pacientes submetidos ao tratamento de feridas em unidade de referencia no sudoeste da Bahia. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Claudio Lima Souza - Coordenador / Márcio Vasconcelos Oliveira - Integrante / Caline Novais Teixeira Oliveira - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Identificação, caracterização de resistência e patogenicidade de Enterococcus ssp.e Enterobactérias em amostras de doadoras do Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Esaú Matos em Vitória da Conquista (BA)., Descrição: O leite humano é a primeira opção alimentar para recém-nascidos lactentes nos primeiros meses de vida. Estudos comprovam que o leite humano é uma fonte de micro-organismos para a colonização inicial da microbiota do recém-nascido. A microbiota do leite humano é constituída por bactérias comensais dos grupos Sthaphylococcus, Streptococcus, Corynebacteria, Bifidobacteria, que são frequentemente encontradas do mamilo, auréola e tecidos adjacentes, bem como dutos lactíferos que foram colonizados. Quando os recém-nascidos prematuros não dispõem de forças para sugar o leite materno ou quando algumas mães, por algum problema fisiológico ou emocional, não conseguem o produzir, os recém-nascidos podem ser alimentados com leite obtido em Bancos de Leite Humano. O leite humano ordenhado (LHO) pode ser um ótimo meio de cultura para o desenvolvimento de vários microrganismos, pois não dispõe de nenhuma barreira física que impeça a penetração de microrganismos contaminantes. Diante disso, um dos problemas mais importantes nos BLHs é o controle microbiológico do leite doado, pois este pode ser um excelente meio de cultura para vários tipos de microrganismos. Microrganismos pertencentes ao gênero Enterococcus e espécies de bactérias da família Enterobacteriacea como Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae e Enterobacter spp. podem colonizar principalmente o trato gastrointestinal de doadoras de LHO saudáveis e contaminar o LHO. Essas espécies podem ser patogênicas para os recém-nascidos com imunidade comprometida e precisam, portanto, ser efetivamente inativados pelo processo de pasteurização realizado no BLH. Enterococcus ssp. são micro-organismos comensais, mas que podem atuar como patógenos oportunistas principalmente em pacientes imunocomprometidos, ou com imunidade baixa como os recém-nascidos. Do mesmo modo, Enterobacteriaceae constituem um grande grupo heterogêneo de bacilos entéricos gram-negativos cujo habitat natural é o trato gastro-intestinal de seres humanos, comensais em sua maioria, podendo, portanto, algumas espécies estar entre as bactérias mais comuns que causam doenças. A presença dessas bactérias no leite humano indica que o mesmo entrou em contato, de forma direta ou indireta, com material de origem fecal, na maioria das vezes devido à realização de ordenha sem os critérios higiênico-sanitários recomendados, comprometendo a qualidade do LHO. Por isso, cabe ao BLH realizar processos adequados para desinfecção do LHO através da pasteurização. Caso o processo de pasteurização não seja executado corretamente, cepas bacterianas podem se apresentar viáveis no LHO a ser consumido por RNs, que em sua maioria são de UTI, pré-maturos e altamente vulneráveis, podendo levar a infecções bacterianas de branda a grave. As altas taxas de infecções hospitalares entre recém-nascidos são uma grande preocupação na área de saúde, pois fatores críticos mostraram estar associados com este problema, incluindo os alimentos, como o leite humano. Desta forma, a utilização de leite humano ordenhado precisa de cuidados em todas as etapas, desde a coleta pelas doadoras até o momento da distrubuição, pois mesmo com desinfecção adequada o LHO pode ser recontaminado por micro-organismos provenientes dos manipuladores ou de espécimes da microbiota hospitalar, em que também são muito comuns espécies de Enterococcus e Enterobactérias. Diante da importância de Enterococcus ssp., e Enterobacteriaceae em patologias humanas, sobretudo em neonatos, o presente estudo pretende avaliar, descrever a toxigenicidade e dispersão destes micro-organismos, os fatores de patogenicidade e virulência, utilizando técnicas de tipagem molecular para a identificação dos microrganismos presentes nas amostras de leite humano cru, pasteurizado e de amostras das mãos e da região auréolo-mamiolar de doadoras ligadas ao BLH do Hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Lima Souza - Integrante / Márcio Vasconcelos Oliveira - Coordenador / Nívea Nara Andrade - Integrante / Luana Andrade Mendes - Integrante.

  • 2016 - 2018

    treptococcus agalactiae: prevalência, perfil de sensibilidade, e comparação de métodos para identificação, em cepas isoladas de gestantes atendidas nas unidades básicas de saúde de Vitória da Conquista BA., Descrição: Os estreptococos do grupo B (EGB), ouStreptococcus agalactiae, são cocos Gram positivos que se caracterizam por ser a espécie que apresenta o antígeno do grupo B de Rebeca Lancefield. Possui grande relevância médica em relação à infecção de neonatos ocasionando quadros de septicemia, pneumonia e meningite. O maior conhecimento adquirido acerca das infecções causadas pelo EGB e o reconhecimento dos sintomas dos pacientes de alto risco levaram a uma melhora nos cuidados neonatais com consequente redução da mortalidade. Desta forma, este trabalho realizará o levantamento da prevalência de colonização, determinação perfil de sensibilidade e, em casos de sensibilidade intermediária e resistência, a Concentração Mínima Inibitória (CMI), além da comparação de metodologias para identificação do Streptococcus agalactiae (teste CAMP, sorotipagem, caldo Granada e ágar cromogênico) em gestantes de 32 a 40 semanas atendidas no pré-natal das unidades básicas de saúde de Vitória da Conquista-Ba. Os dados obtidos possibilitarão o embasamento para definição de protocolo terapêutico para gestantes e, além disso, poderá apontar o método diagnóstico para identificação do EGB dentro das possibilidades ofertadas pelo sistema de saúde do município... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Lima Souza - Integrante / Márcio Vasconcelos Oliveira - Coordenador / Fabricia Almeida Fernandes - Integrante / Tais Andrade Viana - Integrante.

  • 2016 - 2017

    AVALIAÇÃO DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO DE ALTERAÇÕES NA MORFOLOGIA HEMATOLÓGICA ADOTADOS PELOS PROFISSIONAIS DO LABORATÓRIO DE UM HOSPITAL PÚBLICO DO SUDOESTE DA BAHIA, Descrição: Existe uma grande variedade de sistemas e niveis de classificação utilizados para relatar e classificar alterações na morfologia sanguínea seguindo recomendações da literatura e publicações regionais de uma série de sociedades científicas. Visando a uniformização dos resultados liberados no laboratório clínico , a padronização em microscopia apresenta-se como uma ação importante dentro da garantia da qualidade . Objetivo: Comparar os critérios de classificação das alterações da morfologia hematológica adotados pelos profissionais do laboratório do Hospital Geral de Vitória da Conquista- BA. Material e Método: No período de 12 semanas foram selecionadas 159 lâminas de hemogramas provenientes de 53 pacientes das quatro UTIs do hospital, sendo 3 lâminas por paciente. Foram realizadas as leituras das lâminas pelo plantonista do dia e, posteriormente por mais duas analistas controle que utilizaram os mesmos critérios padronizados para leitura e interpretação dos parâmetros fornecidos pelo equipamento automatizado . Os resultados emitidos foram comparados por meio da realização de testes de concordância kappa de Cohen entre as analistas controle e entre as mesmas e os plantonistas do dia. Resultados: Entre as analistas controle foi observada concordância excelente a moderada e, quando comparadas aos plantonistas, verificou-se concordância substancial a ligeira. Observou-se menor concordância para os parâmetros poiquilocitose e atipia linfocitária. Discussão: Os parâmetros não fornecidos pelo equipamento dependem exclusivamente da capacidade de reconhecimento da estrutura pelo analista, evidenciando, portanto, a necessidade de padronização dos critérios para classificação dessas alterações. Conclusão: Recomenda-se a realização de treinamento e capacitação profissional , padronizando os critérios a serem seguidos para uniformização dos resultados. Palavras-chave: Hematologia, microscopia, controle de qualidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Lima Souza - Integrante / Márcio Vasconcelos Oliveira - Coordenador / Palloma Graziely Moitinho Cordeiro - Integrante / Anna Karla do Nascimento Souza - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Hemoglobina glicada e Diabetes Mellitus: Controle da doença e fatores associados em pacientes atendidos no Laboratório Central de Vitória da Conquista - Bahia, Descrição: O Diabetes Mellitus (DM), caracterizado como um grupo de desordens metabólicas marcado por hiperglicemia, resultante de falhas na secreção ou função da insulina. Atinge atualmente um contingente de 12 milhões de brasileiros com projeções de crescimento devido aumento de incidência e prevalência. Considerado importante problema de saúde no Brasil, as complicações crônicas relacionadas são responsáveis por expressiva morbimortalidade e significativas taxas de mortalidade cardiovascular e renal, além de cegueira, amputação de membros. A hiperglicemia prolongada está diretamente relacionada com o desenvolvimento das lesões orgânicas. Entre os parâmetros laboratoriais utilizados para acompanhamento destaca-se a hemoglobina glicada que constitui um importante preditor das complicações da doença, refletindo os níveis glicêmicos dos últimos três meses e tem sido utilizada como uma indispensável ferramenta de avaliação do controle glicêmico. Diante da inequívoca importância da hemoglobina glicada como ferramenta de acompanhamento do paciente diabético o presente estudo visa estima a prevalência de solicitação deste exame em indivíduos diabéticos atendidos no LACEN ? Laboratório Central de Vitória da Conquista, avaliar o controle dos níveis glicêmicos e investigar fatores associados a realização do exame e controle da doença.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Lima Souza - Coordenador / Márcio Vasconcelos Oliveira - Integrante / Thamilles de Sousa Silveira Dias - Integrante / Erivan Santos Andrade - Integrante / Palloma Graziely Moitinho Cordeiro - Integrante / Larissa Gusmão de Oliveira Nunes - Integrante.

  • 2010 - 2013

    PROJETO COMQUISTA - Comunidades Quilombolas de Vitória da Conquista - BA: Avaliação de saúde e seus condicionantes, Descrição: As desigualdades raciais no país revelam um panorama de marginalização socioeconômica e injustiça social, compondo um quadro de iniquidade étnica em saúde, colocando a população negra em situação de maior vulnerabilidade. Esta situação reflete-se na má qualidade de vida, pobreza, baixa escolaridade, dificuldade de acesso aos serviços, maiores taxas de morbimortalidade, fome, riscos ocupacionais, violência social, dentre outros fatores. No tocante às desigualdades étnico-raciais, os remanescentes de quilombos merecem destaque, por se tratar de um grupo em situação de maior vulnerabilidade social, correlacionada ao processo histórico de expropriação de sua cultura e direitos, cujos impactos refletem diretamente nos indicadores de saúde. O presente projeto propõe realizar uma avaliação das condições de vida, situação de saúde, acesso e uso de serviços de saúde de 25 comunidades Quilombolas, certificadas pela Fundação Palmares, em Vitória da Conquista-BA. Será realizado um estudo de corte transversal, de base populacional, sendo o universo amostral estimado em 7.609 indivíduos, oriundos das 25 comunidades que estão sediadas em 05 distritos. A amostra foi calculada em 878 indivíduos. O instrumento de coleta de dados será um questionário semi-estruturado, aplicado em visita domiciliar, tendo como dimensões de análise: avaliação do domicílio (características físicas da moradia, nº de habitantes, saneamento, água, energia elétrica, destinação de lixo); avaliação geral dos indivíduos (idade, sexo, escolaridade, profissão, ocupação, situação de trabalho, renda, situação conjugal, posse de bens materiais, estilo de vida); avaliação de grupos específicos como crianças, adolescentes, mulheres; adultos e idosos; informações sobre situação de saúde e utilização dos serviços de saúde. Serão também aferidas medidas antropométricas (peso, altura e circunferência da cintura) e pressão arterial. Espera-se com o estudo apresentar um diagnóstico de condições de saúde em que estão inser. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Lima Souza - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.

  • 2010 - 2013

    Avaliação do estado nutricional de ferro e vitamina A em crianças menores de cinco anos atendidas em creches públicas e conveniadas com a prefeitura municipal de Vitória da Conquista - BA, Descrição: As carências nutricionais são consideradas um problema de saúde pública na infância, devido à elevada prevalência, bem como, os agravos que podem causar a saúde e ao desenvolvimento psico-motor das crianças. Dentre as carências nutricionais a anemia ferropriva é a mais prevalente em crianças menores de cinco anos. Além dessa, outra deficiência de extrema relevância na região nordeste é a hipovitaminose A, por ser considerada uma área de risco para essa deficiência. Devido a isso, o objetivo do presente estudo é avaliar o estado nutricional de ferro e vitamina A e verificar as possíveis correlações entre estas deficiências em crianças menores de cinco anos atendidas em creches públicas e conveniadas com a prefeitura municipal de Vitória da Conquista - BA. Será realizada avaliação laboratorial com coleta de sangue por punção venosa para análise de eritrograma, ferritina, PCR e retinol sérico. Será realizada também a avaliação nutricional com coleta de peso e altura e avaliação dietética. Os pais ou responsáveis pelas crianças serão entevistados, com finalidade de se conhecer os fatores relacionados a essas carências nutricionais. As variáveis de estudo serão obtidas utilizando-se um questionário, o qual conterá as seguintes informações: identificação da criança, condições socioeconômicas, variáveis maternas, história de vacinação entre outros. Dessa forma, pretende-se conhecer o estado nutricional de ferro, bem como de vitamina A em crianças atendias em creches. Os estudos de diagnóstico são de extrema relevância, pois servem de embasamento para a implantação de políticas públicas de saúde, com finalidade de melhorar a saúde desse grupo populacional, bem como, prevenir essas carências nutricionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Lima Souza - Integrante / Daniela da Silva Rocha - Coordenador / Michelle Pereira Netto - Integrante / Flávio Diniz Capanema - Integrante / Márcio Vasconcelos Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Caracterização da situação de saúde e nutrição de crianças assistidas em creches municipais e conveniadas com a prefeitura municipal de Vitória da Conquista - BA, Descrição: A anemia ferropriva e os déficits nutricionais são problemas de saúde pública em várias regiões do país, afetando principalmente crianças menores de cinco anos. Estudos realizados com crianças atendidas em creches mostram que a prevalência de anemia é superior a 40%, assumindo grande dimensão, com alto nível de relevância de acordo com a classificação proposta pela Organização Mundial da Saúde. Diante desses dados, justifica-se a importância de se realizar estudo de diagnóstico da situação de saúde e nutrição em crianças assistidas em creches de Vitória da Conquista. Esse projeto se mostra inserido dentro da nossa realidade, apontando para uma nova estratégia de intervenção para a melhoria das condições de saúde e nutrição desse grupo populacional. Será realizado parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, com finalidade de se obter apoio logístico. A presença dos alunos acadêmicos do curso de enfermagem, farmácia e nutrição permitirão levar seus conhecimentos adquiridos na teoria e complementá-los com atividades práticas, além da melhor integração com a comunidade. O diagnóstico da situação de saúde dessas crianças atendidas em creches, etapa inicial do projeto, irá oferecer soluções para problemas diversos com os quais irá deparar-se, bem como para contextualizar o trabalho à realidade local, visando prevenir alterações do crescimento e desenvolvimento global das crianças, além de buscar soluções para os problemas de saúde básica encontrados. A equipe de execução é formada por professores da Universidade Federal da Bahia, campus Vitória da Conquista e apresentam competência para execução do trabalho, uma vez que, possuem linhas de pesquisa na área do projeto e também ministram disciplinas que serão aplicadas nos trabalhos de extensão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Lima Souza - Integrante / Daniela da Silva Rocha - Coordenador / Poliana Cardoso Martins - Integrante / Luiz Gustavo Vieira Cardoso - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde - Campus Anísio Teixeira. , Rua Hormindo Barros, 58, Quadra 17, Lote 58, Candeias, 45029094 - Vitória da Conquista, BA - Brasil, Telefone: (77) 34292709, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Clínica Cicatriza Centro de Tratamento de feridas

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2005 - 2006

    Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20

    Atividades

    • 06/2005 - 06/2006

      Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Banco de sangue e hematologia cllínica, Bioquímica Clínica

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2001 - 2002

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

  • 1997 - 1998

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Multidisciplinar em Saúde - Campus Anísio Teixeira, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2010 - 08/2011

      Direção e administração, Instituto Multidisciplinar em Saúde - Campus Anísio Teixeira, Colegiado do Curso de Farmácia.,Cargo ou função, Vice-coordenador.

    • 03/2010 - 12/2010

      Direção e administração, Instituto Multidisciplinar em Saúde - Campus Anísio Teixeira, Colegiado do Curso de Farmácia.,Cargo ou função, Vice-coordenador.

    • 06/2001 - 10/2002

      Ensino, Farmácia Bioquímica Análises Clínicas e Saúde Públ, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hematologia Clínica

    • 03/1997 - 03/1998

      Ensino, Farmácia Bioquímica Análises Clínicas e Saúde Públ, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica Clínica, Hematologia Clínica

  • 1998 - 1998

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Treinamento, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/1998 - 11/1998

      Estágios , Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - BA, Laboratório de Patologia e Biologia Molecular.,Estágio realizado, Treinamento em técnicas de biologia molecular.

  • 2004 - 2009

    Faculdade de Tecnologia e Ciências

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 30

    Atividades

    • 01/2004 - 01/2008

      Ensino, Farmacia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica clínica, Análise e interpretação de exames laboratoriais, Hematologia, Semiologia

  • 2007 - 2007

    Centro Universitário da Bahia

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 12

    Atividades

    • 03/2007 - 10/2007

      Ensino, Laboratorista para análises clínicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica hormonal

    • 03/2007 - 10/2007

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hematologia e Hemoterapia