Cristiane Gandolfi
Possui graduação em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1992), complementação pedagógica pela Uniabc(1998) e Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Desde 2001 atua como Professora no Ensino Superior Particular e seu último trabalho como celetista é o de professora associada 1 na Universidade Metodista de São Paulo no período de agosto de 2005 a dezembro de 2023. Tem experiência na área de Educação(no Curso de Pedagogia), com ênfase em Sociologia da Educação , Políticas públicas para infância e adolescência, Legislação e Políticas Educacionais, Projeto de Extensão em Educação, História da Educação e Metodologia do Ensino de História para as séries iniciais do Fundamental e Educação não-formal. Já nas demais licenciaturas tem trabalhado com Didática, Projeto Político Pedagógico, Legislação e Fundamento da Gestão. Além da Pedagogia Presencial já trabalhou na Educação a Distância como professora temática atuando na elaboração e realização de teleaulas e materiais didáticos para EAD da Universidade Metodista de São Paulo dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais. Seu último trabalho na Universidade Metodista de São Paulo ocorreu no período de 2021 a 2023 atuando como Professora de Projeto de Extensão com alunos de diversos cursos da Universidade. Atualmente tem desenvolvido aulas avulsas preparatórias para os concursos públicos destinados aos professores de diversas redes de ensino.
Informações coletadas do Lattes em 30/12/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade
1999 - 2001
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A relação entre escolaridade e trabalho na ótica de jovens de São Bernardo do Campo, provenientes de famílias metalúrgicas
, Ano de Obtenção: 2001.Celso João Ferretti.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Aperfeiçoamento em Aprimoramento em Med. Prev. em Saúde Ocupacinal
1993 - 1994
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Título: O Cotidiano de Seis Portadoras de Lesões por Esforços Repetitivos. Ano de finalização: 1994
Orientador: Marcília A Medrado Faria
Formação complementar
2010 - 2010
Português Instrumental. (Carga horária: 2h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2009 - 2009
Power Point. (Carga horária: 3h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2009 - 2009
Elaborando um Projeto de Extensão na Metodista. (Carga horária: 3h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2008 - 2008
Avaliação em Módulos - ATUALIZA- Módulo II. (Carga horária: 2h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2008 - 2008
Avaliação em Módulos- ATUALIZA - Módulo I. (Carga horária: 2h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2008 - 2008
Semana de Capacitação PRO-EAD. (Carga horária: 3h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Elaboração de Aulas Semipresenciais. (Carga horária: 8h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2007 - 2007
Novo SIGA do Programa Metodista de Educ. e Desenv.. (Carga horária: 4h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Planej. e Organ. de uma Disciplina a Distância. (Carga horária: 20h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Introdução à Educação a Distância. (Carga horária: 20h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2006 - 2006
CAPDOC-TV. (Carga horária: 16h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Idiomas
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política, Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Não-formal.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação/Pedagogia Social.
Organização de eventos
GANDOLFI, C. ; CASTRO, Dagmar Silva Pinto . Mesa-Redonda sobre " Desafios na implementação da experiência com a metodologia NEPSO no Grande ABC. 2009. (Exposição).
GANDOLFI, C. . Relato de experiência e mesa-redonda: Educação não-formal - um encontro com a Terceira Margem de Guimarães Rosa?. 2008. (Outro).
Participação em eventos
Extensão e Pesquisa de Impacto Social para o diálogo entre aAa Academia e a Sociedade. 2023. (Outra).
Palestra Fundos de Investimentos. 2023. (Outra).
Palestra Moodle Básico. 2023. (Outra).
palestra M-Teams/ Semana de Capacitação. 2023. (Outra).
XXIV CONGRESSO METODISTA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Memórias de uma trajetória educativa na rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo: compartilhando experiências..Proponente de Mesa-Redonda com a apresentação de experiência da Pedagoga Elaine Aparecida de Azevedo Marques.. 2022. (Congresso).
Boas Práticas em EAD. A relação professor-aluno em EAD: novos desafios para velhos problemas. 2014. (Exposição).
II ENCONTRO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO.A preponderância do papel androcêntrico no pensamento crítico. 2014. (Encontro).
Aula presencial no Polo Ribeirão Preto.As contribuições da sociologia da educação para a superação de práticas de bullying no contexto da violência escolar. 2011. (Encontro).
Forum Permanente: Compartilhando Experiências - I Simpósio sobre Estágio Curricular nos Cursos de Licenciatura - UFSCAR - Sorocaba.A EAD e as TIC nas práticas de estágio curricular. 2011. (Simpósio).
Seminário Direito à Educação e Acesso à justiça. 2011. (Seminário).
Cultura de Paz nas escolas. 2010. (Seminário).
I Semana de Educação em Direitos Humanos. 2010. (Seminário).
I Seminário Violar - Problematizando as Juventudes na Contemporaneidade.As Juventudes no Interior da Instituição Escola: Culturas, Modo de Ser. 2010. (Seminário).
III Seminário Científico Teoria Política do Socialismo: Gyorgy Lukacs e a emancipação humana. 2009. (Seminário).
XI Colóquio Internacional Poder Local: Desenvolvimento e Gestão Social de Territórios. Superação da sujeição: a experiência com a metodologia NEPSO. 2009. (Congresso).
XII Congresso de Iniciação e Produção Científica, XI Seminário de Extensão da Metodista, VI Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa- Mesa Redonda. Desafios na implementação da experiência com a metodologia NEPSO no Grande ABC. 2009. (Congresso).
XII Congresso de iniciação e Produção Cientifica, XI Seminário de Extensão da Metodista VI Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa da Universidade Metodista de São Paulo. Educação a Distância e Empregabilidade: Um Olhar Sociológico sobre o Cenário Educativo Contemporâneo do Ensino Supeior. 2009. (Congresso).
4ª Semana Cultural da FACEL.Relato de experiência e mesa-redonda: Educação não-formal - um encontro com a Terceira Margem de Guimarães Rosa?. 2008. (Outra).
Palestras Preparatórias para o Enade.As politicas públicas no contexto de redemocratização do país.. 2008. (Outra).
Questões Didático-pedagógicas do Atualiza. 2008. (Oficina).
Semana de Capacitação PROEAD.Extensão cultural - Semana de capacitação proead. 2008. (Encontro).
XI Congresso de iniciação e produção cientìfica- Mesa redonda. O papel da Educação na construção de Políticas Públicas integradas para infância e adolescência: relato de pesquisas e intervenções no grande ABC. 2008. (Congresso).
XI Congresso de Iniciação e Produção Científica -UMESP. Palestrante da mesa-redonda intitulada: O papel da Educação na construção de políticas Públicas Integradas para a Infância e adolescência: relatos de pesquisas e intervenções no Grande ABC. 2008. (Congresso).
9o. Congresso de História do Grande ABC. 2007. (Congresso).
A Aventura Pedagógica no Ensino Superior no Programa de Capacitação Docente/ UMESP. 2007. (Oficina).
Apresentação com Breeze do Programa de Capacitação Docente/ UMESP. 2007. (Oficina).
Avaliação em módulos do Atualiza- módulo II. 2007. (Oficina).
Curso Novo SIGA do Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento. 2007. (Oficina).
Desafios da Conjuntura"O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)"/ ONG Ação Educativa. 2007. (Seminário).
Educação e construção da Paz na América Latina e no Caribe. 2007. (Encontro).
Elaboração de aulas semipresenciais. 2007. (Oficina).
Mesa Redonda: Educação e Construção da Paz na America Latina e Caribe.Mesa redonda. 2007. (Encontro).
Pedagogia da Problematização do Programa de Capacitação Docente. 2007. (Oficina).
Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento: Avaliação em Módulos do Atualiza. 2007. (Oficina).
VII Seminário e II Colóquio Internacional/ UMESP. 2007. (Seminário).
X Congresso de Iniciação e Produção Científica, IX Seminário de Extensão da metodista e IV Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa da Univeridade Metodista de São Paulo- Coordenador de Sessão. A Metodologia Nepso e os Objetivos Democráticos em Duas escolas Públicas do Municipio de Mauá-SP. 2007. (Congresso).
9o. Congresso de Iniciação e Produção Científica, 8o. Seminário de Extensão , III Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa da Universidade Metodista de São Paulo- Coordenadora de Sessão. Coordenadora de Sessão. 2006. (Congresso).
III Encontro de Docentes- Vamos nos Conhecer.A Relação entre Escolaridade e Trabalho na Ótica de Jovens de Famílias Metalúrgicas de São Bernardo do Campo.. 2005. (Encontro).
IX Celacom- Colóquio Internacioanl sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação. 2005. (Seminário).
IX Celacom- Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação.A Repercursão das Novas Linguagens Educacionais e Cultura Midiática no Processo de Escolarização de Jovens provenientes de Familias Metalúrgicas de São bernardo do Campo.. 2005. (Seminário).
5o. Encontro de Professores e Autores da Editora Moderna.Geografia do Brasil: Uma Visão Integrada. 1996. (Encontro).
Parada Pedagógica. 1996. (Encontro).
Participação em bancas
GANDOLFI, C.. Educação Ambiental: hortas escolares, educação ambiental e a interdisciplinaridade nas escolas públicas.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. O enigma de Kaspar Hauser e a Teoria de Vygotsky sobre a aprendizagem e desenvolvimento humano.. 2021.
GANDOLFI, C.. .Fundação CASA: a medida socioeducativa.. 2021.
GANDOLFI, C.. O lúdico como ferramenta de aprendizagem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. Neurociência e educação: reflexos da motricidade na aprendizagem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. da Silva de Oliveira & Luciana Oliveira Hasckel.O aluno crítico na EJA pela perspectiva de Paulo Freire. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. Os desafios do professor na inclusão da criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental:um estudo sobre autismo.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. Sexualidade e identidade de gênero na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. O preconceito racial no ambito escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. Sexualidade e Gênero no ambito educacional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. Precarização e flexibilização do trabalho docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. Paulo Freire: Pedagogia da Autonomia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. Roberto da Matta: suas dúvidas e certezas sobre um país chamado Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. Paulo Freire e o conceito de educação libertadora. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. A contribuição da Sociologia para o Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. A importância da Sociologia no Ensino Médio no estado do Paraná na cidade de Rolândia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. O conceito de habitus no pensamento de Bourdieu e suas implicações nas ações pedagógicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. REFLEXÕES ACERCA DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE À LUZ DAS REFORMAS PROMOVIDAS NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO NO CONTEXTO DA LDB 9394/96. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. AS ORIGENS DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. O Ensino de Sociologia e as Novas Tecnologias. 2014.
GANDOLFI, C.. PROGRAMA DE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL:UM ESTUDO SOBRE O IDEÁRIO NEOLIBERAL NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. RESSOCIALIZAÇÃO DISCIPLINAR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. GRAMSCI E A EDUCAÇÃO DE CUNHO MARXISTA:APONTAMENTOS DE UM PROFESSOR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. EDUCAÇÃO BANCÁRIA:UM ESTUDO DA OBRA DE FREIRE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO EM SÃO PAULO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. AS CONSEQUÊNCIAS DAS DOUTRINAS NEOLIBERAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL A PARTIR DA DÉCADA DE NOVENTA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. A ESCOLA E A EDUCAÇÃO:UM ESTUDO HISTÓRICO COM ÊNFASE NO CONTEXTO NEOLIBERAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. O bullying e o agressor: desconstruindo paradigmas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. O brincar nas práticas pedagógicas da Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. Educação e Trabalho: diferentes concepções. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. Lei 10.639/03 e a formação docente para o ensino de história. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. Do mundo escolar ao mundo do trabalho: qual a perspectiva de futuro os jovens do ensino médio do colégio Ramos Lopes possuem para si mesmos?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. A sociologia no ensino médio e a formação docente em Ciências Sociais: uma reflexão acerca da formação crítica das juventudes no contexto da redemocratização brasileira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo.
GANDOLFI, C.. Sartre, o marxismo e Marx: um estudo da crítica do humanismo sobre a razão dialética. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo.
Orientou
A ARTE-EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DEMOCRÁTICA NA ADOLESCÊNCIA; ; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas para infancia e adolescencia) - Universidade Metodista de São Paulo; (Orientador);
A avaliação da política de acolhimento institucional: discutindo a eficácia do plano individual de atendimento a crianças e adolescentes provenientes de famílias reclusas; ; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas para infancia e adolescencia) - Universidade Metodista de São Paulo; (Orientador);
O E; C; A, o serviço social e a atuação do Fórum municipal de Assistência social de são bernardo do campo: um debate sobre controle social; ; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas para infancia e adolescencia) - Universidade Metodista de São Paulo; (Orientador);
O Conselho Tutelar e as Politicas Publicas Integradas visando à garantia de direitos para crianças e adolescentes; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas para infancia e adolescencia) - Universidade Metodista de São Paulo; (Orientador);
O olhar dos profissionais de educação de escolas públicas de São Bernardo do Campo sobre o abuso a crianças e adolescentes; ; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas para infancia e adolescencia) - Universidade Metodista de São Paulo; (Orientador);
A lei 12; 010/09 em movimento na cidade de São Bernardo do Campo: outros olhares sobre a política de acolhimento institucional preconizada no Estatuto da Criança e do Adolescente; ; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas para infancia e adolescencia) - Universidade Metodista de São Paulo; (Orientador);
A formação profissional do educador social de medida de acolhimento institucional em debate: saberes e experiência em ação; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas para infancia e adolescencia) - Universidade Metodista de São Paulo; (Orientador);
As ações do Sistema de Garantia do município de São Caetano do Sul no enfrentamento à violência escolar; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas para infancia e adolescencia) - Universidade Metodista de São Paulo; (Orientador);
A concepção de políticas públicas para infância no olhar de crianças e adolescentes em situação de rua das cidades de SBC e Diadema: denúncias e anúncios projetados no Encontro de meninos de rua; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas para infancia e adolescencia) - Universidade Metodista de São Paulo; (Orientador);
A metodologia da Polícia Comunitária da cidade de São Paulo utilizada pela Guarda Civil Metropolina no enfrentamento á situação de risco social para crianças e adolescentes que vivem nas ruas da região do centro da cidade de São Paulo; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas para infancia e adolescencia) - Universidade Metodista de São Paulo; (Orientador);
A formação docente em Santos: o olhar de professores da Rede Estadual sobre Educação Contínua; ; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; (Orientador);
AS MUDANÇAS RECENTES NO TRABALHO DOCENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE RIBEIRÃO PRETO?; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; (Orientador);
O adolescente infrator e a medida de liberdade assistida no município de Ribeirão Preto; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; (Orientador);
A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO E SUAS DIFICULDADES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
A importância da sociologia para alunos do Ensino Médio no município de Americana; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
A importância do sucesso escolar para crianças abrigadas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
Educação para Todos: os desafios entre o direito à educação e o fracasso escolar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
Educação para Todos: os desafios entre o direito à educação e o fracasso escolar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
A importância do brincar na educação infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
Jogos e Brincadeiras nos anos iniciais: por que não posso brincar mais?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
Inclusão Educacional da criança em situação de vulnerabilidade social:um caso de acolhimento institucional; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
O processo de escolarização na Fundação Casa: limites e possibilidades; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
História da Educação: influência de Paulo Freire na Educação Brasileira; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
A concepção de violência dentro das escolas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
O Ensino Médio no contexto das reformas voltadas exclusivamente para o trabalho: a importância e o lugar das ciências humanas diante da escola de classe; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
O ESTUDO DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RIBEIRÃO PRETO: EXPECTATIVAS DE PROFESSORES E ALUNOS QUANTO SEU SENTIDO NA CONTEMPORANEIDADE; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
O OLHAR DOS PROFESSORES, FAMÍLIA E ALUNOS SOBRE A PROGRESSÃO CONTINUADA NO ESTADO DE SÃO PAULO: ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
EDUCAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: ENTRE O PROJETO ANCORÁ E ARIBÁ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
A RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: ENTRE AVANOS E RETROCESSOS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E SISTEMA DE ENSINO: DESCORTINANDO DIFÍCEIS HORIZONTES; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
O TERCEIRO SETOR E AS POLÍITCAS PÚBLICAS DE COMBATE DA DROGADIÇÃO NO BRASIL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
O ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DAS REFORMAS VOLTADAS PARA O TRABALHO:A IMPORTÂNCIA E O LUGAR DAS CIÊNCIAS HUMANAS DIANTE DA ESCOLA DE CLASSE; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
A VIOLÊNCIA ESCOLAR DIANTE DA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NA CONTEMPORANEIDADE: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
O CONCEITO DE VIOLÊNCIA JUNTO A ADOLESCENTES AUTORES DE ATO INFRACIONAL DA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
Contribuições das políticas educacionais para a qualidade da educação básica e do ensino médio no Distrito Federal; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
O USO DOS CADERNOS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO:DESVELANDO O EMPOBRECIMENTO DAS CIÊNCIAS HUMANAS NO ESTADO DE SÃO PAULO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
EDUCAÇÃO LIBERAL NA CONTEMPORANEIDADE:ENTRE A ESCOLA NOVA E O NEOLIBERALISMO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
Sociologia no Ensino Médio:Razões de sua ausência no Ensino Médio; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
Políticas Públicas para as juventudes de Piracicaba: os desafios da participação política; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
A obrigatoriedade da inclusão da sociologia no Ensino Médio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
O jovem e a profissão: um estudo particular sobre a pesquisa " perfil da juventude brasileira"; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
A intencionalidade em cultura e educação para a compreensão do homem a margem de seu processo histórico:aproximações entre Thedor W; Adorno e Paulo Freire; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
Adolescentes em conflito com a lei e as medidas socioeducativas: avanços e retrocessos no município de Araçatuba; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
A importancia dos mitos na educação indigena: uma proposta socio-pedagógica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS E PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE: CONCEITOS E CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA SOCIAL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
Memória e educação: a contribuição da História Cultural na compreensão da cidadania brasileira; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
As mudanças recentes no trabalho docente no Estado de São Paulo: um estudo de caso em uma escola estadual de Ribeirão Preto; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
O adolescente infrator e a medida de liberdade assistida no município de Ribeirão Preto; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
A formação docente em Santos: o olhar de professores da Rede Estadual sobre educação continuada; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
Arquitetura escolar e violência simbólica: relações possíveis - o caso Hosana Salles; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
As mudanças recentes no trabalho docente no Estado de São Paulo: um estudo de caso em uma escola estadual de Ribeirão Preto; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
O debate sobre formação docente em História da educação brasileira: dos jesuítas aos nossos dias; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
O adolescente em conflito com a lei e a medida socioeducativa de liberdade assistida no município de Ribeirão Preto; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - modalidade EAD) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
A EXPERIÊNCIA NEPSO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE MAUÁ: UMA VIVÊNCIA CIDADÃ, AUTÔNOMA E DEMOCRÁTICA; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
AS POLÍTICAS DE ENFRENTAMENTO Á VIOLÊNCIA ESCOLAR NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
Educação e prevenção ao uso de substâncias entorpecentes no âmbito escolar e a parceria com o projeto educando para vida; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
O contexto histórico, político e social de um grupo de crianças do Núcleo comunitário Sitio Joaninha; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
Trabalho infantil: do texto do ECA ao contexto político-econômico da sociedade brasileira; 2006; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
Pedagogia Social de rua; 2006; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
As relações que as alunas do curso de pedagogia estabelecem com leitura; 2006; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
Divergência de opiniões entre especialistas quanto ao diagnóstico e prescrição de medicamentos para o TDAH; 2006; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
A importância do desenho na infância; 2006; Orientação de outra natureza - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
Ação educativa no MST; 2006; Orientação de outra natureza - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
Atividade lúdica, fator importante no processo ensino-aprendizagem da educação infantil; 2006; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
Avaliação e suas memórias; 2006; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
Creche : entre cuidar e educar a busca por sua identidade; 2006; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Cristiane Gandolfi;
Produções bibliográficas
-
CASTRO, Dagmar Silva Pinto ; GANDOLFI, C. ; OLIVEIRA, R. J. . Uma Nova Aquarela: Desenhando Politicas Públicas Integradas para o Enfrentamento da Violência Escolar em São Bernardo do Campo. 01. ed. São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2010. v. 15.000. 100p .
-
GANDOLFI, C. ; Bernardes, Thaís ; Coelho, Antonio ; Mendes, Daniel ; CASTRO, Dagmar Silva Pinto . A experiência NEPSO em duas escolas públicas do município de Mauá: a vivencia de uma experiência progressista na Educação Básica. In: Luiz Roberto Alves & José de Sá. (Org.). Políticas Integradas de Governança: participação, transparência e inclusão social. 1ed.São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2011, v. 01, p. 01-238.
-
GANDOLFI, C. ; Bernardes, Thaís ; Coelho, Antonio ; Mendes, Daniel ; CASTRO, Dagmar Silva Pinto . A Experiência NEPSO em duas escolas públicas do município de Mauá: a vivência de uma experiência progressista na Educação Básica. In: Alves, Luiz Roberto ; Sá, José.. (Org.). Politicas publicas integradas de governança: participação, transparência e inclusão social. 1ed.: , 2011, v. 1, p. 1-238.
-
GANDOLFI, C. . A função social da instituição escola na modernidade: a análise crítica da sociologia da educação. O mundo em movimento:capitalismo, processo civilizatório e relações de trabalho no Século XX. 1ed.São Bernardo do Campo: UMESP: Editora do Autor, 2008, v. , p. 1-120.
-
GANDOLFI, C. . A função social da escola na relação educação e trabalho:da era fordista/taylorista à acumulação flexível. O mundo em movimento:capitalismo, processo civilizatório e relações de trabalho no século XX. são Bernardo do Campo: UMESP: Editora do Autor, 2008, v. , p. 1-120.
-
GANDOLFI, C. . A escola a serviço da sociedade capitalista:a inculcação de valores burgueses. Pedagogia:Licenciatura/Universidade Metodista de São Paulo. 1ªed.São Bernardo do Campo: Editora do autor(UMESP), 2007, v. v.2, p. 01-108.
-
GANDOLFI, C. . A crítica a escola capitalista:entre a reprodução e a resistência. Pedagogia-Licenciatura?Universidade Metodista de São Paulo. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora do autor, 2007, v. v.2, p. 01-108.
-
GANDOLFI, C. . A formulação de novos paradigmas no campo do trabalho e da educação. Pedagogia-Licenciatura/Universidade Metodista de São Paulo(Cadernos didáticos Metodista - Campus EAD). 1ªed.São Bernardo do Campo: UMESP, 2006, v. v.1, p. 01-112.
-
GANDOLFI, C. . A relação professor-aluno na contemporaneidade:a busca pela Educação de Qualidade. Revista O Professor, p. 18 - 19, 01 nov. 2014.
-
GANDOLFI, C. . A vivência de aula sobre o ECA no curso de Pedagogia. Portal ANDI, Brasília, p. - - -, 12 jan. 2012.
-
GANDOLFI, C. . A vivência de aula sobre o ECA no curso de Pedagogia. site do conanda: portal de notícias, Brasilia, p. - - -, 11 jan. 2012.
-
GANDOLFI, C. . Lugar de Criança é na escola. Jornal ABCD Maior, São Bernardo do Campo, p. 2 - 2, 02 out. 2011.
-
GANDOLFI, C. . Perdemos Antonio Carlos Gomes da Costa. Diário do Grande ABC, São Bernardo do Campo, p. 2 - 2, 19 mar. 2011.
-
GANDOLFI, C. . A educação no debate eleitoral. Jornal ABCD Maior, São Bernardo do Campo, p. 2 - 2, 21 set. 2010.
-
GANDOLFI, C. . Democracia e o voto. Diário do Grande ABC, Santo André, 30 ago. 2010.
-
GANDOLFI, C. . Entre o Shopping e o farol. Jornal ABCD Maior, São Bernardo do Campo, p. 2 - 2, 16 jul. 2010.
-
GANDOLFI, C. . Educação, Proteção e Pedagogia. Diário do Grande ABC, Santo André, p. 2 - 2, 14 jul. 2010.
-
GANDOLFI, C. . Cidadania infantil em nosso País. Jornal ABCD Maior, São Bernardo do Campo, 06 jul. 2010.
-
GANDOLFI, C. . Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário do Grande ABC, Santo André, p. 2 - 2, 25 jun. 2010.
-
GANDOLFI, C. . ECA 20 anos: o que temos a comemorar. Jornal ABCD Maior, 22 jun. 2010.
-
CASTRO, Dagmar Silva Pinto ; GANDOLFI, C. ; Coelho, Antonio . "Um novo direito à cidade - Políticas Públicas Integradas: um estudo de caso de Escolas Municipais em função da experiência com a Metodologia NEPSO".. In: Seminário Internacional de Políticas Públicas Integradas - SIPPI, 2009, Metodista. Anais do Seminário Internacional de Políticas Públicas Integradas - SIPPI. São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2009.
-
GANDOLFI, C. . A Importância do Grupo de Pares na Formação da Identidade Estudantil de Jovens de Escolas Públicas. In: 9º Congresso de Iniciação e produção científica, 2006, São Bernardo do Campo. 9o. Congresso de Iniciação e Produção Científica, 2006.
-
GANDOLFI, C. . A interface família metalúrgica/rede de proteção no contexto de dilaceramento da condição operária em São Bernardo do Campo. In: 32º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos, 2005, São Paulo, 2005.
-
GANDOLFI, C. . A Repercussão da Novas Linguagens Educacionais e Cultura Midiática no Processo de Escolarização de Jovens Provenientes de Famílias Metalúrgicas de São Bernardo do Campo. In: IX Celacom - Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação, 2005, São Bernardo do Campo. IX CELACOM, 2005.
-
GANDOLFI, C. . De Gramsci a Makarenko: um possível lugar de enfrentamento ao individualismo de nosso tempo. In: 8º Congresso de Iniciação Científica, 7º Seminário de extensão científica da universidade metodista de São Paulo, 2005, São Bernardo do Campo, 2005.
-
GANDOLFI, C. . O Olhar de Jovens Provenientes de Famílias Metalúrgicas de São Bernardo do Campo sobre o Trabalho e a Escolaridade:Herança e Ruptura. In: III Seminário de Pesquisa: As Múltiplas Faces da Memória, 2003, Campinas. III Sipa, 2003.
-
GANDOLFI, C. . As contribuições de Paulo Freire para a reinvenção das cidades. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GANDOLFI, C. . O Estatuto da Criança e do Adolescente, a Educação e a Escola: Uma análise desta relação vinte anos após a promulgação da Lei 8069. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GANDOLFI, C. . As juventudes no interior da instituição escola: culturas, modos de ser, de partilhar, de ressignificar os temas de vida: desejo de reencontro com a perspectiva sociocultural em educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GANDOLFI, C. ; CASTRO, Dagmar Silva Pinto ; Coelho, Antonio ; Bernardes, Thaís . A experiência NEPSO em duas escolas públicas do município de Mauá: a vivência de uma experiência progressista na educação básica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GANDOLFI, C. ; Costa, Leandro Garcia . O sentido da escolaridade para alunos da modalidade de Educação a Distância: uma aproximação à Teoria de Karl Marx. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GANDOLFI, C. . O contexto histórico, politico e social de um grupo de crianças do Núcleo Comunitário Sítio Joaninha/Diadema e sua interface com as políticas públicas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GANDOLFI, C. ; CALIXTO, A. P. . As políticas de atendimento às crianças e aos adolescentes trabalhadores do município de São Bernardo do Campo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GANDOLFI, C. ; Souza, Elen Karina . A metodologia NEPSO e os objetivos democráticos em duas escolas públicas do município de Mauá. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Back, Tatiane Fernandes ; GANDOLFI, C. ; Pinheiro, Simone Andrade ; Elen Karina de Souza . A presença do Parque Cidade das Crianças na memória coletiva da população de São Bernardo do Campo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
GANDOLFI, C. . Análise dos resultados de pesquisa sobre violência escolar realizada pela Apeoesp SPaulo. 2014.
GANDOLFI, C. . Curso Preparatório para o Concurso Público de Professor de Educação Básica (PMSBC). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GANDOLFI, C. . Antonio Gramsci e Anton Makarenko: por uma educação de qualidade para o povo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GANDOLFI, C. . Curso Preparatório para Concurso Público - sub-sede Apeoesp de SBCAMPO. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GANDOLFI, C. . Curso Preparatório do Concurso Público para professor de Educação Básica do Município de Santo André. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GANDOLFI, C. . Políticas Públicas Gandolfi: curso preparatório para o concurso público do magistério de S.B.Campo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GANDOLFI, C. . Atividade acadêmica e intervenção social : estrutura de ensino no Brasil. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula- história da educação/legislação).
GANDOLFI, C. . Atividade acadêmica e intervenção social : projeto político-pedagógico, pedagogia de projetos e a articulação de sujeito coletivo. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula EAD Ciências Sociais).
GANDOLFI, C. . Ciência e sociedade : estrutura e funcionamento da educação básica. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula professor temático - ead).
GANDOLFI, C. . Ciência e sociedade : prática docente no ensino fundamental e médio. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo digital/teleuala didática ead).
GANDOLFI, C. . Ciência e sociedade : prática docente no ensino fundamental e médio. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula - EAD - Curso de Pedagogia/Ciência Social).
GANDOLFI, C. . Curso preparatório oferecido pela Apeoesp Santo André para os professores da rede pública de ensino do estado de São Paulo.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GANDOLFI, C. . Atividade acadêmica e intervenção social : estrutura de ensino no Brasil. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula professor temático - ead).
GANDOLFI, C. . Ciência e sociedade : Émile Durkheim e o estatuto da cientificidade da sociologia. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula professor temático - ead).
GANDOLFI, C. . Estrutura do Ensino, gestão educacional e cotidiano. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CADERNOS DIDÁTICOS METODISTA - CAMPUS EAD).
GANDOLFI, C. . Projeto Político Pedagógico: elemento fundante da democracia escolar. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CADERNOS DIDÁTICOS METODISTA - CAMPUS EAD).
GANDOLFI, C. . A atuação do(a) pedagogo(a) entre a educação formal e não-formal:princípios, saberes e experiências.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CADERNOS DIDÁTICOS METODISTA - CAMPUS EAD).
GANDOLFI, C. . Elaboração e correção de questões discursivas na área de História. 2009. (Elaboração de prova para processo de transferência externa).
GANDOLFI, C. . Estatuto da criança e do adolescente: a concepção de integração em Política Pública. 2008. .
GANDOLFI, C. . Ciência e Sociedade: Durkheim e o estudo de cientificidade da sociologia. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video Digital - Teleaula/Filme).
GANDOLFI, C. . A prática de ensino em sociologia: uma breve reflexão sobre as dimensões política, humana e técnica nas Ciências Sociais.. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CADERNOS DIDÁTICOS METODISTA - CAMPUS EAD).
GANDOLFI, C. . Sociologia, sociedade contemporânea e mundo do trabalho : sociologia e educação. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula professor temático - ead).
GANDOLFI, C. . As políticas públicas no contexto de redemocratização do país. 2008. (Palestra para alunas e alunos de graduação em Pedagogia).
GANDOLFI, C. . A Sociedade como um palco onde tudo acontece, inclusive a educação: educação brasileira:leituras históricas, sociológicas e filosóficas. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video Digital - Teleaula/Filme).
GANDOLFI, C. . A sociedade como um palco onde tudo acontece, inclusive a educação : educação brasileira : leituras históricas, sociológicas e filosóficas. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula - EAD - Curso de Pedagogia/sociologia da educação).
GANDOLFI, C. . A sociedade como um palco onde tudo acontece, inclusive a educação : educação brasileira : leituras históricas, sociológicas e filosóficas. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula - EAD - Curso de Pedagogia/sociologia da educação).
GANDOLFI, C. . As contribuções da Sociologia da Educação para a superação das práticas de bullying no ambiente escolar. 2011 (palestra) .
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2011
Parceria na Construção de Uma Cultura de Paz, Descrição: A cidade é um espaço de diferentes culturas e a superação das antigas administrações públicas somente é possível a partir de estratégias envolvendo ação direta, avaliação contínua e métodos participativos envolvendo os diferentes setores da sociedade. Considera-se, pois, que a experiência só se faz cultural quando se concretiza na educatividade das pessoas e instituições (FREIRE) e, nesse fazer, organiza-se como símbolo aceito e pactuado coletivamente. Deste modo, ela ocorre continuamente por meio de novas interlocuções, leituras de mundo e abordagens. A Cátedra Gestão de Cidades, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o Projeto Força-Tarefa Enfrentamento à Violência nas Escolas (São Bernardo do Campo), propôs-se a analisar a constituição da Força Tarefa como estudo de caso para investigar as representações sociais da violência na escola, a partir do discurso dos diversos atores que a constituem. Essa investigação inicial levou à elaboração deste projeto piloto de intervenção, vinculado ao Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da Fapesp, cujo título é "Um novo direito às cidades: políticas públicas integradas Um estudo de caso de escolas municipais em função da experiência com a metodologia NEPSO". O projeto piloto aqui proposto passa assim a ser um desdobramento da parceria já em andamento com a Ação Educativa, e transforma as escolas em laboratório para a construção de uma metodologia específica, baseada na experiência inovadora da metodologia NEPSO, que utiliza a pesquisa de opinião como instrumento pedagógico em escolas públicas. O projeto pretende, assim, criar e desenvolver metodologias específicas a partir da experiência de capacitação de professores/gestores e da participação dos alunos na pesquisa de opinião NEPSO, em diálogo com o acúmulo da Cátedra Gestão de Cidades em torno das Políticas Públicas Integradas, com vistas ao enfrentamento da violência nas escolas. Pretende-se, assim, configurar educação e cultura da cidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristiane Gandolfi - Integrante / Dagmar Silva Pinto de Castro - Coordenador / Judith Zuquim - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2007 - 2010
Um novo direito à cidade: Políticas Públicas Integradas, Descrição: A cidade é um espaço de diferentes culturas e a superação das antigas administrações públicas somente é possível a partir de estratégias envolvendo ação direta, avaliação contínua e métodos participativos envolvendo os diferentes setores da sociedade. Considera-se pois que a experiência só se faz cultural quando se concretiza na educatividade das pessoas e instituições (FREIRE) e, nesse fazer, organiza-se como símbolo aceito e pactuado coletivamente. Deste modo, ela ocorre continuamente por meio de novas interlocuções, leituras de mundo e abordagens. A Cátedra em parceria com a Ação Educativa e Secretaria de Educação e Cultura de Mauá, EM Cora Coralina e EMEJA Clarice Lispector, propõe pesquisa para construir conhecimentos em relação aos processos de planejamento e monitoramento das Políticas Públicas Integradas, a partir das experiências educacionais e culturais, com base na história concreta de homens, mulheres, crianças e jovens da cidade de Mauá. Para isso, a Cátedra opta analisar os materiais produzidos nos três anos de experiência do Projeto NEPSO nas escolas citadas como fonte documental (escrita e oral) da primeira fase da pesquisa. Os resultados dessa análise serão confrontados com o acúmulo da Cátedra. A partir disso propõe-se a elaboração de metodologia visando o processo de apropriação do jovem estudante enquanto ator social com direito à cidade... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cristiane Gandolfi - Integrante / Elen Karina de Souza - Integrante / Dagmar Silva Pinto de Castro - Coordenador / Ludmila Dantas Feitosa - Integrante / Márcia Velasquez - Integrante / Thiago de Paula Cruz - Integrante / Anderson Rafael Barros do Nascimento - Integrante / Suze de Oliveira Piza - - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2008
Paraninfa da Turma Profa.Ms.Iara Tamagnini Montibeller- Curso de Pedagogia, Universidade Metodista de São Paulo.
2006
Professora homenageada da Turma Profa. Claudia Panizzolo Batista da Silva - Curso de Pedagogia, Universidade Metodista de São Paulo.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Metodista de São Paulo. , Av. Senador Vergueiro, nº 1301, Jardim do Mar, 09750-001 - Sao Bernardo do Campo, SP - Brasil, Telefone: () 43665405, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - 2011
Universidade Federal de São Carlos - Campus SorocabaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: concurso de caráter temporário, Carga horária: 40
2002 - 2002
Universidade do Grande ABCVínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II - 1, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplinas Lecionadas:
Filosofia da Educação I e II
História da Educação II
2001 - 2008
Universidade Anhanguera de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora Colaboradora, Carga horária: 8
Outras informações:
Em 2009 a Faculdade Anhanguera adquiriu o Centro Universitário de Santo André ( UNIA)
Disciplinas Lecionadas:
Estrutura e Funcionamento de Ensino Fundamental
Filosofia I
Estrutura e Funcionamento do Ensino Médio
Estrutura e Funcionamneto da Educação Básica
Históriia da Educação II ( Brasileira)
História da Educação I
Metodologia da Pesquisa Científica
Sociologia I ( Geral)
História da Educação Brasileira
1992 - 2002
Secretária de Educação do Estado de São PauloVínculo: ACT, Enquadramento Funcional: Professor de sociologia Educação Básica, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor de sociologia do Ensino Médio regular e de Jovens e Adultos.
2005 - 2023
Universidade Metodista de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Associado
2010 - 2011
Universidade Metodista de São PauloVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Latu Senso, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora do Curso Politicas Publica Integradas para a infancia e Adoloescencia sob a responsabilidade da Faculdade de Administração e Economia, ministrando no 2o. semestre de 2010 as disciplibnas:Politicas Publicas Integradas e seminário de Pesquisa Integrada.
Atividades
-
01/2007
Ensino, Ciências Sociais - modalidade EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Político e Pedagógico, Estrutura e funcionamento da Educação Básica, Sociologia da Educação, A sociologia de Emile Durkheim
-
08/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação, As contribuições da sociologia para a Educação, Espaços e processos de educação não-formal, Fundamentos legais, organizacionais da Educação Infantil, Metodologia de ensino fundamental e médio, Metodologia de Pesquisa Científica, Organização escolar brasileira, Prática em Gestão
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cristiane Gandolfi e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?