Sandra Regina Soares Arôca
Graduada em Psicologia pela UFRJ, Mestre em Ciências (Políticas Públicas e Saúde) pela ENSP /FIOCRUZ, e especialista em Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial em nível de Residências (IPP - FIOCRUZ). Especialista em Psiquiatria Social pela FIOCRUZ, em Saúde Mental Infantojuvenil pelo Instituto Philippe Pinel e em Psicomotricidade Método Aucouturier.
Supervisora clínico-institucional em um CAPSi. Experiência de trabalho em gestão de serviços de saúde (CAPSad e CAPSi) como diretora e coordenadora técnica. Experiência em macrogestão no âmbito da infância e adolescência enquanto assessora técnica da Superintendência de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, e no campo Saúde Mental na Atenção Primária, como assessora de matriciamento pela Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Município do Rio de Janeiro, e articuladora da rede de Saúde Mental. Longa atuação como psicóloga clínica na rede de CAPS, CAPSi e CAPSad nesta cidade.
Psicóloga clínica em formação psicanalítica pelo Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ).
Informações coletadas do Lattes em 04/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Saúde Pública
2007 - 2009
Fundação Oswaldo Cruz
Título: ?Qualidade de Vida: comparação entre o impacto de ter transtorno mental comum e a representação do ?Sofrimento dos Nervos? em mulheres?,Ano de Obtenção: 2009
Monica Rodrigues Campos.Coorientador: Sandra Lucia Correa Linda Fortes. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: SAÚDE MENTAL. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Especialização em Residência em Reabilitação Psicossocial
1998 - 1999
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Trabalhando em Reabilitação Psicossocial
Orientador: Marta Zappa
Bolsista do(a): Fundação Insituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Especialização em Residência em Saúde Mental
1996 - 1998
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Uma abordagem sobre as relações técnico-paciente no âmbito da Reforma Psiquiátrica
Orientador: Marta Zappa
Bolsista do(a): Fundação Insituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Especialização em Especialização em Psiquiatria Social
1995 - 1995
Fundação Oswaldo Cruz
Título: A Reforma Psiquiátrica na Itália
Orientador: Paulo Amarante
Aperfeiçoamento em Saúde Mental Infantil
1999 - 1999
Instituto Municipal Philippe Pinel
Título: Apresentação de trabalho em grupo. Ano de finalização: 1999
Orientador: Sem orientador
Graduação em Psicologia
1988 - 1992
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Psicose, Criação e Rcomposição
Orientador: Raffaele Infante
Formação complementar
2012 -
Formação em Psicanálise. , Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro, CPRJ, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação em Saúde Mental na Atenção Primária. (Carga horária: 120h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de Capacitação de facilitadores do NASF. (Carga horária: 24h). , Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civbil, SMSDC, Brasil.
2006 - 2010
Formação em prática psicomotora Aucouturier. , Nectar, NECTAR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: SAÚDE MENTAL.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Atenção Primária.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicomotricidade infantil.
Participação em eventos
I Seminário Violência Urbana e Saúde Mental - Dimensões de Vulnerabilidade e Estratégia de Cuidadoaté. 2016. (Seminário).
Rede Unida. 2014. (Congresso).
I Congresso Brasileiro de CAPSi: CONCAPSI. 2013. (Congresso).
X Encontro Teórico-Clínico de Psicanálise com crianças e adolescentes. 2013. (Encontro).
10° Congresso Internacional Rede Unida. A implantação do apoio matricial em Saúde Mental na rede de Atenção Primária da cidade do Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).
Debates em Torno do DSM-5: Transtorn omental, psiquiatria e sociedade. 2012. (Outra).
III Congresso Regional de Medicina Familiar Wonca - Iberoamericana -CIMF/ X Seminário Internacional de Atencion Primaria de Salud. El Apoyo Matricial en la Salud Mental para los equips de la Estrategia de Salud Familiar. 2012. (Congresso).
Seminário Anual da Rede de Saúde Mental do Rio de Janeiro.Sobre o início do matriciamento em saúde mental na cidade do Rio de Janeiro: reflexões, relatos e recomendações. 2012. (Seminário).
Oficina Saúde Mental e Violência Urbana.Saúde Mental e Violência Urbana. 2011. (Oficina).
I Jornada de Práticas Integrativas de Saúde Mental na Atenção Primária.GT sobre Violência, Álcool e outras Drogas. 2010. (Outra).
Seminário Anual da Rede de Saúde Mental do Rio de Janeiro. 2010. (Seminário).
Seminário Anual da Rede de Saúde Mental do Rio de Janeiro. Saúde Mental e Atenção Primária. 2010. (Seminário).
Participação em bancas
ARÔCA, S. R. S.. No Desenvolvimento de Processos de Ensino-Aprendizagem. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Ed) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ARÔCA, S. R. S.. Reflexões sobre a Influência da Metodologia Ativa. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Ed) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ARÔCA, S. R. S.. Metodologias Ativas como vetores de mudanças nas práticas de cuidado no contexto da atenção básica: como práticas de acompanhamento, monitoramento e avaliação podem apoiar esse processo?. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Ed) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Orientou
Percepção sobre a Formação Técnica do Agente Comunitário de Saúde ofertada pela Escola Técnica do SUS/ MA em um Município Maranhense; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Ed) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Regina Soares Arôca;
O Papel do Orientador Clínico - Pedagógico na Descentralização do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com Ênfase em Gestão de Redes de Atenção à Saúde; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Ed) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Regina Soares Arôca;
Caminhos do Cuidado em Pernambuco: avaliação da experiência; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Ed) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Regina Soares Arôca;
Os Saberes da Experiência nos Processos Formativos do Curso Técnico em Enfermagem realizados pela ETSUS-MA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Ed) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Regina Soares Arôca;
Integrando Áreas Técnicas e de Aprendizagem nos Processos de Formação na Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Ed) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Regina Soares Arôca;
Moreira, Raimunda Oliveira; Avaliação Afetiva: a inclusão das avaliações afetivas nos processos de avaliação; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Ed) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Regina Soares Arôca;
Implantação de Ferramenta Virtual para o Acompanhamento do Processos Educativos Desenvolvidos pela Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Maranhão; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Ed) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Regina Soares Arôca;
Elementos Constitutivos Rumo ao Plano de Desenvolvimento Institucional do Centro Formador de Recursos Humanos CEFOR-RH-SES-PB; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Ed) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Regina Soares Arôca;
REFLETINDO SOBRE A AVALIAÇÃO DE PROCESSOS PEDAGÓGICOS COMO PRÁTICA DOS NÚCLEOS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA NO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA TÉCNICA DO SUS/RS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Ed) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Regina Soares Arôca;
Implantação do processo de acompanhamento, monitoramento e avaliação do programa de residência multiprofissional em saúde coletiva com ênfase em gestão de redes de saúde -; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Ed) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Regina Soares Arôca;
Produções bibliográficas
-
FORTES, S. ; CAMPOS, M.R. ; GARCIA-CAMPAYO, J. ; ARÔCA, S. R. S. ; LOPES, C.S. . Medically Unexplained Symptoms, Nerves and Common Mental Disorders: three different idioms of distress in primary care in Brazil. In: 19th WONCA WORLD CONFERENCE, 2010, Cancun. Medically Unexplained Symptoms, Nerves and Common Mental Disorders: three different idioms of distress in primary care in Brazil, 2010.
-
FORTES, S. ; CAMPOS, M.R. ; ARÔCA, S. R. S. ; LOPES, C.S. . Studying the impact of illness or desease on quality of life: a model based on common mental disorders (CMD) in Brazil. In: 19th WONCA WORLD CONFERENCE, 2010, Cancun. Studying the impact of illness or desease on quality of life: a model based on common mental disorders (CMD), 2010.
-
CAMPOS, M.R. ; FORTES, S. ; ARÔCA, S. R. S. ; LOPES, C.S. . Nervos: um padrão cultural para transtornos mentais comuns. In: IX Congresso Brasileiro Saúde Coletiva, 2009, Recife. Nervos: um padrão cultural para transtornos mentais comuns, 2009.
-
ARÔCA, S. R. S. . Precisamos falar sobre adolescência: dores e sabores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARÔCA, S. R. S. . Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública: Autismos: Transmissão e Articulações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARÔCA, S. R. S. . Drogas Ilícitas: do que se trata?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARÔCA, S. R. S. . Integrando saberes e aproximando olhares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARÔCA, S. R. S. . Excessos e Limites na Relação Pais e Filhos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARÔCA, S. R. S. . Sobre o Início do Matriciamento em Saúde Mental na Cidade do Rio de Janeiro: Reflexões, Relatos e Recomendações.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARÔCA, S. R. S. . Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARÔCA, S. R. S. . Estratégias de Atenção à Saúde: abordagens ao problema do uso abusivo e prejudicial de álcool e drogas na atenção primária.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARÔCA, S. R. S. . Atualização na abordagem da criança e adolescente usuários de crack.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARÔCA, S. R. S. . I Fórum Municipal de Enfrentamento ao Uso Abusivo de Crack e Outras Substâncias Psicoativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARÔCA, S. R. S. . Crack: Repensando as Estratégias de Atenção à Saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARÔCA, S. R. S. . Construindo a Política sobre Drogas no Estado do Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARÔCA, S. R. S. . Internação para crianças e adolescentes: propostas e desafios.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARÔCA, S. R. S. . Arte, Loucura e Exclusão Social: os impasses e possibilidades deste agenciamento. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARÔCA, S. R. S. . Saúde Mental, Formação e Crítica. Rio de Janeiro: LAPS, 2008. (Tradução/Livro).
Outras produções
COELHO, D. A. M ; BURSZTYN, D. C. ; RAIULINO, L. E. G. ; ARÔCA, S. R. S. . Sobre o início do matriciamento em Saúde Mental na Cidade do Rio de Janeiro: Reflexões, Relatos e Recomendações. 2012.
ARÔCA, S. R. S. . Programa Socorro meu filho come mal!. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ARÔCA, S. R. S. . A clínica da infância e da adolescência no campo da atenção psicossocial. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARÔCA, S. R. S. . Consultório na Rua. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARÔCA, S. R. S. . Diretrizes para uma Rede Integrada e Intersetorial de Redução de Danos Sociais e à Saúde.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COELHO, D. A. M ; BURSZTYN, D. C. ; RAIULINO, L. E. G. ; ARÔCA, S. R. S. . Sobre o Início do Matriciamento em Saúde Mental na Cidade do Rio de Janeiro: reflexões, relatos e recomendações. 2012. (Livro técnico).
ARÔCA, S. R. S. ; COELHO, D. A. M ; BURSZTYN, D. C. ; RAIULINO, L. E. G. ; RAMOS, F. . Encontro de sensibilização para manejo de psicotrópicos na atenção primária. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COELHO, D. A. M ; BURSZTYN, D. C. ; RAIULINO, L. E. G. ; ARÔCA, S. R. S. ; RAMALHO, A. ; BELMONTE, P. ; SILVA, A.C. ; ALARCON, S. . Protocolo de Classificação de Risco em Saúde Mental. 2011. (Livro técnico).
COELHO, D. A. M ; BURSZTYN, D. C. ; RAIULINO, L. E. G. ; ARÔCA, S. R. S. ; RAMALHO, A. ; BELMONTE, P. ; SILVA, A.C. ; ALARCON, S. . Protocolo de Classificação de Risco em Saúde Mental. 2011. (Livro técnico).
ARÔCA, S. R. S. . Modelo de Atenção Extra-Hospitalares em Álcool e Outras Drogas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARÔCA, S. R. S. . Urgência e Emergência em álcool e outras drogas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2009
? Mestre em Políticas Públicas e Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública ? Fundação Oswaldo Cruz /FIOCRUZ.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. , Rua Alfonso Cavalcante,455, Cidade Nova, 22051002 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39711911
Experiência profissional
2014 - Atual
FIOCRUZ, GHC e MS, FIOCRUZVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 10
Outras informações:
Trabalha como educadora pelo Projeto Caminhos do Cuidado, Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para agentes comunitários de saúde e auxiliares/técnicos de enfermagem da Atenção Básica. A atividade de educadora inclui tanto formações presenciais como educação a distância. O projeto possui atuação em todo o Brasil, sendo sua área de abrangência o estado de Minas Gerais.
2012 - 2013
CAPSi Maurício de SousaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: coordenadora técnica, Carga horária: 40
2013 - Atual
Coordenação de Saúde MentalVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ASSESSORIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA, Carga horária: 32
Outras informações:
Atua como assessora técnica da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde para assuntos relacionados à infância e adolescência do município do Rio de Janeiro, bem como sua interface com o uso prejudicial de álcool e outras drogas.
2011 - 2013
Coordenação de Saúde MentalVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ASSESSORIA DE MATRICIAMENTO, Carga horária: 32
2010 - 2011
Coordenação de Saúde MentalVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ARTICULADORA DE SAÚDE MENTAL, Carga horária: 32
2007 - 2010
CAPSad Mané GarrinchaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DIRETORA, Carga horária: 40
2001 - 2007
CAPS Rubens CorrêaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: psicóloga, Carga horária: 32
2001 - 2002
Fundação Municipal de Saúde de NiteroiVínculo: ESTATUTÁRIO, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 24
2000 - 2001
Secretaria Municipal de Saúde de Nova FriburgoVínculo: ESTATUTÁRIO, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20
2000 - 2000
Caps Simão BacamarteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: psicóloga, Carga horária: 32
1995 - 1996
Secretaria Municipal de Saúde de ParacambiVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20
1993 - 1994
Unità Sanitaria Locale di TriesteVínculo: TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: OPERADORA EM SAÚDE MENTAL, Carga horária: 36
2016 - Atual
Capsi Heitor Villa LobosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisão clínico-institucional, Carga horária: 12
2015 - Atual
Abrigo Casa Viva Del CastilhoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisão clínico-institucional, Carga horária: 12
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sandra Regina Soares Arôca e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?