Arthur Eduardo Grupillo Chagas

Professor Adjunto no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe (DFL/UFS). Graduado em comunicação social pela Universidade Federal de Pernambuco, no passado atuou como jornalista no Jornal do Commercio (PE) e atualmente é colaborador regular do Estado da Arte, revista de cultura e ideias do Estado de S. Paulo. Foi bolsista de doutorado do CNPq (2007 a 2012) na Universidade Federal de Minas Gerais, onde também obteve o mestrado (2006), com dissertação indicada pelo Programa de Pós-graduação ao Prêmio Anpof de Teses e Dissertações daquele ano. Realizou estágios de pesquisa (doutorado sanduíche) nas Universidades de Kassel e Frankfurt am Main (Alemanha) como bolsista do DAAD, sob orientação dos Profs. Drs. Stephan Majetschak e Martin Seel. É professor orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Sergipe e de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da mesma universidade. É membro titular no Comitê de Ética em Pesquisas nas áreas de Ciências Humanas e Sociais da UFS. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Filosofia da História e Modernidade (Nephem), mantém colaboração técnico-científica com diversas instituições de ensino e pesquisa no país e no exterior, tais como a Oblate School of Theology, com o Prof. Dr. Dale Schlitt, Universidade do Porto, Universidade de Washington, UFMG, USP, UFPE, UFJF. É editor de filosofia alemã na Prometeus Journal of Philosophy, do Departamento de Filosofia da UFS. Publicou em 2016 o livro "O homem de gosto e o egoísta lógico: uma introdução crítica à estética de Kant", pela Loyola. Tem trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de filosofia alemã, estética, filosofia da história e filosofia da religião. Atualmente pesquisa a filosofia da religião de Hegel e suas repercussões no pensamento contemporâneo.

Informações coletadas do Lattes em 04/04/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Filosofia

2007 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Limites e dissonâncias da razão comunicativa: uma crítica a partir do "Problema da Estética"
Orientador: em Universität Kassel ( Stephan Majetschak)
com , Ano de obtenção: 2012. Virginia de Araújo Figueiredo. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Habermas; Razão Comunicativa; abertura de mundo; estética; Heidegger; metafísica.

Mestrado em Filosofia

2004 - 2006

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O homem de gosto e o egoísta lógico: o princípio de Kant da comunicabilidade estética à luz de sua teoria do conhecimento
, Ano de Obtenção: 2006.Virginia de Araujo Figueiredo.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Comunicação Social

1999 - 2003

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Século XX: a comunicação no centro da tradição filosófica
Orientador: Dacier de Barros e Silva
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2009 - 2010

Sprachkurs. (Carga horária: 340h). , Goethe-Institut, Göttingen, GI, Alemanha.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética.

Organização de eventos

GRUPILLO, ARTHUR ; SANTOS, E. M. ; OLIVEIRA, E. . IX Seminário de Pesquisa do Nephem - Filosofias do idealismo, imagens da história. 2022. (Outro).

GRUPILLO, ARTHUR . Colóquio Virtual Filosofia, Estética e Juventude. 2021. (Congresso).

GRUPILLO CHAGAS, A. E. . IV Encontro Fé e Saber. 2017. (Outro).

GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Movimento Radical da Reforma: História e Atualidade. 2016. (Outro).

GRUPILLO CHAGAS, A. E. ; COVOLAN, R. . III Encontro Fé e Saber - Fé cristã e cosmologia contemporânea. 2016. (Outro).

GRUPILLO CHAGAS, A. E. . II Encontro Fé e Saber - Aprendendo com Biografias. 2015. (Outro).

MELO, F. A. B. C. ; GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Série de Palestras. 2014. (Outro).

GRUPILLO CHAGAS, A. E. . 2a. Semana Acadêmica - A fé religiosa na cultura universitária e na formação do saber. 2014. (Outro).

Participação em eventos

Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20_.Programa de voluntariado. 2012. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Cleibson Américo da Silva

SANTOS, E. M.;GRUPILLO, ARTHUR; RAMOS, D. R.. ACERCA DA ESSÊNCIA DA MORAL: MAX SCHELER CRÍTICO DE KANT. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Marcos Farjalla

GRUPILLO, ARTHUR; RAMALHO, J. R.; COELHO, H. S.. A multifacetada perspectiva religiosa na literatura de Goethe. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: BRENO VALENTINO LIMA SANTOS

GRUPILLO, ARTHUR; SANTOS, C. M. S. L.; CRUZ, E. L.. A ontologia fundamental à luz do projeto heideggeriano de uma destruição da história da ontologia: o exemplo de Descartes. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: THAÍS CUNHA CAVALCANTI FERREIRA CORDEIRO

CALVANI, C. E. B.; GREGGERSEN, G.;GRUPILLO, ARTHUR. OS ARGUMENTOS DA RAZÃO E DA MORAL EM MILAGRES DE C.S. LEWIS. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Rosmane Gabriele Varjão Alves de Albuquerque

GRUPILLO, ARTHUR; SANTOS, E. M.; PERTILLE, J. P.. O CONCEITO DE AUFHEBUNG EM HEGEL: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A DOUTRINA DO SER NA CIÊNCIA DA LÓGICA E NA ENCICLOPÉDIA. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Matheus Silva Freitas

GRUPILLO, ARTHUR; BRANDAO, E.; SANTOS, E. M.. Schopenhauer e o argumento por analogia na transição da aparência para a coisa em si. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: CAIO GRACO QUEIROZ MAIA

OLIVEIRA, E.;GRUPILLO, ARTHUR; ANDRADE JUNIOR, P. M.. A crítica de Walter Benjamin ao conceito de vivência no Ensaio ?As afinidades eletivas de Goethe?. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Priscila Kelly Silva Ferreira

GRUPILLO, ARTHUR; OLIVEIRA, E.; PIAUI, W. S.. De Habermas a Heidegger: uma análise crítica da noção de discurso. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Gustavo Andrade Prado

GRUPILLO CHAGAS, A. E.; SANTOS, C. M. S. L.; BALIEIRO, M.. A busca estética de Edmund Burke: uma distinção entre o sublime e o belo. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Carlos Kleyvon Araujo Souza

OLIVEIRA, E.;GRUPILLO CHAGAS, A. E.; SANTOS, C. M. S. L.. Arte e modernidade no jovem Hegel. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Ismar Francisco Prado Torres

OLIVEIRA, E.;GRUPILLO CHAGAS, A. E.; SANTOS, C. M. S. L.. Walter Benjamin e o cinema: obra de arte e a possibilidade da experiência na modernidade. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Altieris Bortoli

GRUPILLO CHAGAS, A. E.; OLIVEIRA, E.; SANTOS, C. M. S. L.. TECNOLOGIA, HISTÓRIA E ONTOLOGIA: A técnica como desvelamento, obscurecimento e compreensão na crítica de Heidegger à modernidade. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: João Roberto Marques Cordeiro

GRUPILLO CHAGAS, A. E.; CALVANI, C. E. B.; QUEIROZ, C. E. J.. Aspectos do cristianismo no texto dramático Hamlet de William Shakespeare. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Daniel Francisco dos Santos

OLIVEIRA, E.;GRUPILLO CHAGAS, A. E.; MOTA, V. O.. Benjamin e Freud: sobre a possibilidade do inconsciente histórico. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Washington dos Santos Oliveira

TOLLE, O.;GRUPILLO CHAGAS, A. E.; MOTA, V. O.. A questão do belo e sua manifestação na arquitetura nos Cursos de Estética de Hegel. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: José dos Anjos Junior

OLIVEIRA, E.;GRUPILLO CHAGAS, A. E.; MELO, F. A. B. C.. Teoria da modernidade e razão comunicativa em Habermas. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Antunes Ferreira da Silva

GRUPILLO, ARTHUR; SANTOS, E. M.; RODRIGUES JUNIOR, R. C.. O ateísmo na filosofia de Arthur Schopenhauer. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Matheus Silva Freitas

GRUPILLO, ARTHUR; DEBONA, V.; MOLINA, J. A.. As razões do pessimismo: Schopenhauer, sua Escola e as Reflexões sobre a Vaidade Humana. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: ENIO CALISTRO DE SOUZA

SILVA, R. J. V.; CAMPOS, C. S. S.;GRUPILLO, ARTHUR. O LADO OCULTO DA MERCADORIA: sobre o conceito de fetichismo n?O capital de Karl Marx. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Marcos Farjalla

GRUPILLO, ARTHUR; BEZERRA, C. C.; RAMALHO, J. R.. A multifacetada perspetiva religiosa na literatura de Goethe. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Religião) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Rosmane Gabriele Varjão Alves de Albuquerque

GRUPILLO, ARTHUR; SANTOS, E. M.; OLIVEIRA, E.. O CONCEITO DE AUFHEBUNG EM HEGEL: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A DOUTRINA DO SER NA CIÊNCIA DA LÓGICA E NA ENCICLOPÉDIA. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Cleibson Américo da Silva

SANTOS, E. M.;GRUPILLO, ARTHUR; MOTA, V. O.. ACERCA DA ESSÊNCIA DA MORAL: MAX SCHELER CRÍTICO DE KANT. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: THAÍS CUNHA CAVALCANTI FERREIRA CORDEIRO

CALVANI, C. E. B.;GRUPILLO, ARTHUR; GREGGERSEN, G.. O ARGUMENTO DA RAZÃO NAS APOLOGÉTICAS CRISTÃS DE C.S. LEWIS E PAUL TILLICH COMO POSSÍVEL RESPOSTA À DEMANDA DE LEGITIMAÇÃO DA AÇÃO NO SÉCULO XX - UM ESTUDO COMPARATIVO. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Religião) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: BRENO VALENTINO LIMA SANTOS

GRUPILLO, ARTHUR; HIDALGO, M.; SANTOS, C. M. S. L.. A ontologia fundamental à luz do projeto heideggeriano de uma destruição da história da ontologia: o exemplo de Descartes. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: CELIO WILLIAM ARAUJO SANTOS

SANTOS, J. M. G.;GRUPILLO, ARTHUR; BEZERRA, C. C.. A EXPERIÊNCIA RELIGIOSA ENTRE O PRAGMATISMO EM WILLIAM JAMES E A ABORDAGEM ONTOLÓGICO- EXISTENCIAL EM PAUL TILLICH. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Religião) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Priscila Kelly Silva Ferreira

GRUPILLO CHAGAS, A. E.; SANTOS, C. M. S. L.; OLIVEIRA, E.. De Heidegger a Habermas: um diálogo crítico a partir da noção de discurso. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Matheus Silva Freitas

GRUPILLO CHAGAS, A. E.; SANTOS, E. M.; MACHADO, B. M.. Schopenhauer e o argumento por analogia na transição da aparência para a coisa em si. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: CAIO GRACO QUEIROZ MAIA

OLIVEIRA, E.; SANTOS, E. M.;GRUPILLO, ARTHUR. A CRÍTICA DE WALTER BENJAMIN AO CONCEITO DE VIVÊNCIA NO ENSAIO ?AS AFINIDADES ELETIVAS DE GOETHE?. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Gustavo Andrade Prado

GRUPILLO CHAGAS, A. E.; BALIEIRO, M.; SANTOS, C. M. S. L.. A busca estética de Edmund Burke: uma distinção entre o sublime e o belo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: ANA PAULA AQUINO DA ROSA

COROA, P. P. C.; MEIRELLES, A. F.; SOUZA, L. E. R.;GRUPILLO CHAGAS, A. E.. PULCHRITUDO VAGA & PULCHRITUDO ADHAERENS: KANT E O EXPRESSIONISMO ABSTRATO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Carlos Kleyvon Araujo Souza

OLIVEIRA, E.; SANTOS, C. M. S. L.;GRUPILLO CHAGAS, A. E.. Modernidade e arte em Hegel. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Edvanio de Jesus Nascimento

BEZERRA, C. C.; BARBARA JUNIOR, C. A. S.;GRUPILLO, ARTHUR. A PRESENÇA DA MISTAGOGIA DE CIRILO DE JERUSALÉM NA CATEQUESE PÓS-VATICANO II. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Religião) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Altieris Bortoli

GRUPILLO CHAGAS, A. E.; OLIVEIRA, E.; SANTOS, C. M. S. L.. Tecnologia e ontologia da história: a técnica como compreensão, desvelamento e obscurecimento da crítica de Heidegger à modernidade. 2017.

Aluno: Ismar Francisco Prado Torres

OLIVEIRA, E.;GRUPILLO CHAGAS, A. E.; SANTOS, C. M. S. L.. Walter Benjamin, cinema e modernidade: desencantamento da arte e reprodutibilidade técnica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: João Roberto Marques Cordeiro

GRUPILLO CHAGAS, A. E.; CALVANI, C. E. B.; SILVA, R. J. V.. A influência do cristianismo no texto dramático Hamlet de William Shakespeare. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Religião) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Daniel Francisco dos Santos

OLIVEIRA, E.; SANTOS, E. M.;GRUPILLO CHAGAS, A. E.. Benjamin e Freud: sobre a possibilidade do inconsciente históriao. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: José dos Anjos Junior

OLIVEIRA, E.; SANTOS, E. M.;GRUPILLO CHAGAS, A. E.. Teoria da modernidade e razão comunicativa em Habermas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Rosângela Sousa de Almeida

PEREIRA FILHO, A.; OLIVEIRA, E.;GRUPILLO CHAGAS, A. E.. Narração e educação em Walter Benjamin. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Isis Carolina Garcia Bispo

SILVA, M.;GRUPILLO CHAGAS, A. E.; SEVERS, S. M. S. S.. Um médico criptojudeu e seu tesouro oculto: entre a perseguição e a conversão na Espanha do século XVI. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Religião) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Washington dos Santos Oliveira

TOLLE, O.; BALIEIRO, M.;GRUPILLO CHAGAS, A. E.. A questão do belo na arquitetura clássica nos cursos de estética de Hegel: a tensão natureza/espírito na configuração da beleza no templo grego. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe.

ANDRADE JUNIOR, P. M.; SANTOS, M. J. A.;GRUPILLO CHAGAS, A. E.. Concurso público de provas e títulos. 2017. Universidade Federal de Sergipe.

OLIVEIRA, E.;GRUPILLO CHAGAS, A. E.; SILVA, A. A.. Concurso Pùblica de Provas e Títulos para Prof. Adjunto - Área Estética. 2016. Universidade Federal de Sergipe.

GRUPILLO CHAGAS, A. E.; SANTOS, E. M.; SERRA, A. M.. Concurso de provas e títulos para Prof. Adjunto (Idealismo alemão). 2014. Universidade Federal de Sergipe.

GRUPILLO, ARTHUR. SELETIVA NACIONAL PARA A 30ª OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA. 2022. Universidade Federal de Santa Maria.

BALIEIRO, M.; BRITO, R.;GRUPILLO CHAGAS, A. E.. Processo seletivo simplificado para professor substituto. 2015. Universidade Federal de Sergipe.

GRUPILLO CHAGAS, A. E.; Kaitel, Cristiane; Souza, Erich. Banca de Seleção de Professores. 2008. Faculdade de Ciências Jurídicas de Diamantina.

Comissão julgadora das bancas

Dacier de Barros e Silva

SILVA, D. B. E.. Século XX: A comunicação no centro da tradição filosófica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Dacier de Barros e Silva

SILVA, D. B. E.. Século XX: a comunicação no Centro da tradição Filosófica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Ricardo José Corrêa Barbosa

BARBOSA, R. J. C.; FREITAS, Verlaine; FIGUEIREDO, Virginia. O homem de gosto e o egoísta lógico: o princípio de Kant da comunicabilidade estética à luz de sua teoria do conhecimento. 2006. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Ricardo José Corrêa Barbosa

BARBOSA, R. J. C.; FIGUEIREDO, Virginia; CECCHINATO, Giorgia; SILVA, Eduardo S. Neves; NASCIMENTO, A.. Limites e dissonâncias da razão comunicativa: uma análise a partir do "problema da estética". 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Ricardo José Corrêa Barbosa

BARBOSA, R. J. C.; CECCHINATO, Giorgia; FIGUEIREDO, Virginia. Limites e dissonâncias da razão comunicativa: uma crítica a partir do "problema da estética". 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduaçãpo em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Eduardo Soares Neves Silva

FIGUEIREDO, Virgínia de AraújoBARBOSA, RicardoCECCHINATO, Giorgia; NASCIMENTO, Amós;NEVES SILVA, Eduardo S. LImites e dissonâncias da razão comunicativa: uma análise a partir do Problema da Estética. 2012. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Marconi Oliveira da Silva

SILVA, M. O.; CONVIDADO, P.; PROF.ORIENTADOR,. Século XX:a comunicação no centro da tradição filosófica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Giorgia Cecchinato

FIGUEIREDO, V. A.; Soares E.; BARBOSA, R.;CECCHINATO, G.; NASCIMENTO, A.. Limites e Dissonâncias da Razão Comunicativa: uma análise a partir do "Problema da Estética".. 2012 - Universidade Federal de Minas Gerais.

Verlaine Freitas

FREITAS, Verlaine; FIGUEIREDO, Virginia de Araujo; BARBOSA, Ricardo José Corrêa. O homem de gosto e o egoísta lógico: O princípio de Kant da comunicabilidade estética à luz de sua teoria do conhecimento. 2006. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Virginia de Araujo Figueiredo

FIGUEIREDO, V. A.; BARBOSA, R.; FREITAS, V.. O homem de gosto e o egoísta lógico: o princípio kantiano da comunicabilidade estética à luz de sua teoria do conhecimento. 2006. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Virginia de Araujo Figueiredo

FIGUEIREDO, V. A.; Cecchinato, G; BARBOSA, R.; Soares, Eduardo; NASCIMENTO, A.. Limites e Dissonâncias da Razão Comunicativa: uma análise a partir do "Problema da Estética". 2012. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia.

Virginia de Araujo Figueiredo

FIGUEIREDO, V. A.; BARBOSA, R.; Cecchinato, G. Limites e Dissonâncias da razão comunicativa: uma crítica a partir do 'Problema da Estética'. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia.

Orientou

Rosmane Gabriele Varjão Alves de Albuquerque

Filosofia, teologia e política em Hegel e Zizek: o cristianismo como base para uma crítica ao liberalismo; Início: 2022; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Matheus Silva Freitas

Schopenhauer e a analogia: retórica e romantismo na metafísica da vontade; Início: 2020; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);

Antunes Ferreira da Silva

O ateísmo na filosofia da Arthur Schopenhauer; Início: 2020; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);

Samara Gabrielle Santos do Nascimento

A "monstruosidade de Cristo" segundo Slavoj Zizek e John Milbank; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Rosmane Gabriele Varjão Alves de Albuquerque

O CONCEITO DE AUFHEBUNG EM HEGEL: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A DOUTRINA DO SER NA CIÊNCIA DA LÓGICA E NA ENCICLOPÉDIA; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

Marcos Farjalla

A multifacetada perspectiva religiosa na literatura de Goethe; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

Gustavo Andrade Prado

A busca estética de Edmund Burke: uma distinção entre o sublime e o belo; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

BRENO VALENTINO LIMA SANTOS

A questão da verdade sob a luz do projeto heideggeriano de destruição da história da ontologia; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

Matheus Silva Freitas

Schopenhauer e o mundo como vontade: transição da aparência para a coisa em si; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

Priscila Kelly Silva Ferreira

De Heidegger a Habermas: uma análise crítica da noção de discurso; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

João Roberto Marques Cordeiro

Aspectos do cristianismo no texto dramático Hamlet de William Shakespeare; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

Altieris Bortoli

TECNOLOGIA, HISTÓRIA E ONTOLOGIA: A técnica como desvelamento, obscurecimento e compreensão na crítica de Heidegger à modernidade; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

Ederaldo Silva Junior

O capítulo sobre Religião da Fenomenologia do Espírito; 2019; Iniciação Científica - Coordenação de Pesquisa-UFS; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

Iara Santos

A crítica de Schopenhauer ao conceito de razão da filosofia da história; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

Genilton de Souza Mota

A filosofia da religião e do cristianismo de Hegel; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências da Religião) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Pesquisa-UFS; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

Jacimara Santana dos Santos

Introdução à ortodoxia radical na teologia contemporânea; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências da Religião) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

Matheus Silva Freitas

A crítica de Schopenhauer ao conceito de razão da filosofia da história; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

Sara Morais Silva Almeida

Universo e totalidade em G; K; Chesterton; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

Matheus Silva Freitas

A crítica de Schopenhauer a Hegel: idealismo e pessimismo; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

[Nome removido após solicitação do usuário]

A ética do conceito de reificação; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

Janaynna Suanny Soares Silva

Os usos do paradoxo em G; K; Chesterton; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

Cinthia Almeida Lima

Os escritos teológicos do jovem Hegel; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

Moisés Cruz Souza

A interpretação do cristianismo de Slavoj Zizek; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

Matheus Silva Freitas

Materialismo clássico e ontologia dialética; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Pesquisa-UFS; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

Luca Pineyro

Pressupostos religiosos da filosofia de Hegel; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Pesquisa-UFS; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

Marcio Jerônimo de Araujo Medeiros

Ortodoxia e heresia em G; K; Chesterton; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Arthur Eduardo Grupillo Chagas;

Foi orientado por

Dacier de Barros e Silva

Século XX: a comunicação no centro da tradição filosófica; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Dacier de Barros e Silva;

Virginia de Araujo Figueiredo

O lógico e o estético em Kant; Universalidade e comunicabilidade no juízo de gosto; 2006; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Virginia de Araujo Figueiredo;

Virginia de Araujo Figueiredo

Veracidade ou Abertura semântica ao mundo? Sobre os limites da razão comunicativa e sua contribuição ao; 2012; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Virginia de Araujo Figueiredo;

Produções bibliográficas

  • GRUPILLO, ARTHUR . Acontecimento, mundo e ente intramundano: alguns problemas na filosofia da arte de Martin Heidegger. KRITERION , v. 63, p. 449-470, 2022.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Da história como aventura: um ensaio sobre ansiedade, juventude e confiança no futuro. PROMETEUS. FILOSOFIA EM REVISTA , v. 14, p. 65-75, 2022.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Precisamos falar sobre nacionalismo. PROMETEUS. FILOSOFIA EM REVISTA , v. 13, p. 1-17, 2021.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Habermas e o desafio pós-moderno (ainda). Rapsódia - almanaque de filosofia e arte , v. 15, p. 32-51, 2021.

  • GRUPILLO, ARTHUR . -O- problema da estética: uma reflexão a partir do problema do conhecimento. REVISTA PORTUGUESA DE FILOSOFIA , v. 75, p. 2303-2328, 2020.

  • GRUPILLO, ARTHUR . A 'compulsão da identidade': a crítica de Habermas ao hegelianismo frankfurtiano. PROMETEUS. FILOSOFIA EM REVISTA , v. 12, p. 365-383, 2020.

  • GRUPILLO, ARTHUR ; FREITAS, M. S. . Necessidade metafísica e distanciamento social por pandemia: uma perspectiva schopenhaueriana. Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics , v. 3, p. 27-40, 2020.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Crise e subjetividade: por um 'perfil filosófico-político' de Jürgen Habermas (da atualidade aos anos 1970 e de volta). PROMETEUS. FILOSOFIA EM REVISTA , v. 11, p. 277-294, 2018.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Politeísmo, teísmo e panteísmo em O Homem que foi Quinta- feira de G.K. Chesterton. TEOLITERÁRIA: REVISTA BRASILEIRA DE LITERATURAS E TEOLOGIAS , v. 8, p. 348-372, 2018.

  • GRUPILLO, ARTHUR . A ovelha não foge porque o lobo não é belo, mas porque é seu inimigo natural: os fracassos de Kant e as fronteiras entre o estético e o metafísico-religioso. REVISTA PERSPECTIVA FILOSÓFICA , v. 44, p. 87-117, 2017.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Paixão do real e acessibilidade universal no futebol. PROMETEUS. FILOSOFIA EM REVISTA , v. 9, p. 111-134, 2016.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Fenomenologia da vida religiosa: história e método na interpretação das epístolas paulinas do jovem Heidegger. NUMEN: REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISA DA RELIGIÃO , v. 17, p. 73-98, 2015.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Judaísmo, cristianismo e idealismo alemão: a propósito da correspondência entre F. Rosenzweig e E. Rosenstock sobre Hegel. REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SERGIPE , v. 45, p. 76-83, 2015.

  • GRUPILLO, ARTHUR ; BEZERRA, C. C. . Representações do arcaico: João Cabral de Melo Neto e Clarice Lispector. Gragoatá , v. 20, p. 465-483, 2015.

  • GRUPILLO, ARTHUR . 'A urbanização da província': Molière e a categoria do ridículo. ARTEFILOSOFIA (UFOP) , v. 3, p. 193-200, 2007.

  • GRUPILLO, ARTHUR ; SILVA, D. B. E. . Semiótica da Violência na Cultura Brasileira. Memória e Movimento , v. 1, p. 18-30, 2007.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Esclarecimentos e estética numa série de paradoxos. KRITERION (UFMG. IMPRESSO) , v. 47, p. 191-198, 2006.

  • GRUPILLO, ARTHUR ; SILVA, D. B. E. . Crime e Razão: as raízes culturais da violência simbólica no Brasil. Comunicação e Espaço Público, Brasília, v. 1, p. 181-198, 2003.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Habermas e Rawls: sujeito, discurso e teorias democráticas contemporâmeas. Ágora Filosófica, Recife, v. 2, p. 7-15, 2002.

  • GRUPILLO, ARTHUR ; SANTOS, E. M. (Org.) ; OLIVEIRA, E. (Org.) . Religião, história e memória na modernidade. 1a. ed. São Cristóvão: Editora UFS, 2021. v. 1. 260p .

  • GRUPILLO, ARTHUR . O homem de gosto e o egoísta lógico: uma introdução crítica à estética de Kant. 1. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2016. 232p .

  • GRUPILLO, ARTHUR ; ALBUQUERQUE, R. G. V. A. . Exposição de Deus antes do espírito finito? Uma vez mais a relação entre a Ciência da Lógica e a Fenomenologia do Espírito. In: GRUPILLO, A.; MENEZES, E.; DE OLIVEIRA, E.. (Org.). Religião, história e memória na modernidade. 1aed.São Cristóvão: Editora UFS, 2021, v. 1, p. 199-238.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Ética e mística do trabalho em João Cabral de Melo Neto. In: CALVANI, C; BEZERRA, C.. (Org.). Religião: linguagens. 1aed.Curitiba: CRV, 2020, v. , p. 147-156.

  • GRUPILLO, ARTHUR . O estético entre naturalismo e religião: considerações sobre o sensus communis em Kant e Tomás de Aquino. In: Ulisses Razzante Vaccari. (Org.). Arte e estética. 1ed.Marília; São Paulo: Oficina Universitária; Cultura Acadêmica, 2018, v. , p. 169-188.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Por uma filosofia do acontecimento: o S. Paulo de Alain Badiou. In: Cicero Cunha Bezerra; Carlos Eduardo Brandão Calvani; Joe Marçal Gonçalves dos Santos. (Org.). Religião: olhares. 'ed.Curitiba: CRV, 2016, v. , p. 105-118.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Um poeta puro: o mar como trabalhador ideal em João Cabral de Melo Neto. In: Natário, C; Bezerra, C.C.; Carlos, E.M.; Epifânio, R.. (Org.). Errâncias de um Imaginário: entre Brasil, Cabo Verde e Portugal. 1ed.Porto: Faculdade de Letras/Universidade do Porto, 2015, v. , p. 21-29.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Servir e esperar: aspectos da leitura de Heidegger à Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses. In: Bezerra, C.C.; Costa, M.R.N.. (Org.). Éticas gregas e filosofia contemporânea. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2014, v. , p. 9-32.

  • GRUPILLO, ARTHUR . O real é espesso: o materialismo pós-metafísico de João Cabral de Melo Neto. In: Natario, C; Bezerra, C.C.; Epifânio, R.. (Org.). (Im)possíveis (Trans)posições: Ensaios sobre Filosofia, Literatura e Cinema. 1aed.Sintra: Zéfiro, 2014, v. , p. 12-20.

  • GRUPILLO, ARTHUR . O problema fundamental do solipsismo metodológico. In: Leonel Ribeiro dos Santos; Ubirajara Rancan de Azevedo Marques; Gregorio Piaia; Marco Sgarbi; Riccardo Pozzo. (Org.). Was ist der Mensch? / Que é o homem? - Antropologia, Estética e Teleologia em Kant. 1ed.Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2010, v. , p. 421-430.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Sobre a idéia regulativa da obra de arte. In: I.Kangussu; R. Duarte; V. Freitas; V. Figueiredo; I. Macedo. (Org.). Dimensão Estética: Homenagem aos 50 anos de Eros e Civilização. 1ed.Belo Horizonte: ABRe- Associação Brasileira de Estética, 2006, v. , p. 1-.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Por que ainda ler (criticamente) Jürgen Habermas?. Blog do Labemus, 06 dez. 2022.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Uma ortodoxia dialética? Comentários sobre o livro História da liberdade religiosa, de Humberto Schubert Coelho. Estado da Arte - Revista de cultura, artes e ideias/Estado de S.Paulo, 07 jul. 2022.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Por uma filosofia da aventura: um ensaio sobre ansiedade, juventude e confiança no futuro. Estado da Arte - Revista de cultura, artes e ideias/Estado de S.Paulo, 18 mar. 2022.

  • GRUPILLO, ARTHUR . G.K. Chesterton, ou Como não filosofar com o porrete. Estado da Arte - Revista de cultura, artes e ideias/Estado de S.Paulo, São Paulo, p. 1, 22 jan. 2022.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Precisamos falar sobre nacionalismo. Estado da Arte - Revista de cultura, artes e ideias/Estado de S.Paulo, São Paulo, 04 out. 2021.

  • GRUPILLO, ARTHUR . O que pensa um conservador sobre a vacina obrigatória (e outras arengas). Estado da Arte - Revista de cultura, artes e ideias/Estado de S.Paulo, São Paulo, 01 abr. 2021.

  • GRUPILLO, ARTHUR . O mínimo que você precisa saber para não ser um completo ideólogo. Estado da Arte - Estadão (Revista de cultura, artes e ideias), São Paulo, 06 nov. 2020.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Pós-filosofia: versão conceitual da pós-verdade?. Estado da Arte - Revista de cultura, artes e ideias/Estado de S.Paulo, São Paulo, 23 maio 2020.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Em defesa da filosofia universitária. Gazeta do Povo, Curitiba, 13 maio 2019.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Sobre a importância da filosofia universitária pública. Amálgama, 03 maio 2019.

  • GRUPILLO, ARTHUR . A complexa honestidade da frustração. Amálgama, 24 maio 2018.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Essa moda pós-verdade de dizer que o outro passa ?vergonha?. Gazeta do Povo, Curitiba, 28 abr. 2018.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Como não ser um filósofo e duvidar do óbvio. Amálgama, 18 mar. 2018.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Fé fraterna: o anzol na boca de peixes livres. Jornal da Cidade, Aracaju, p. B-7, 23 dez. 2017.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Igreja não é Estado, ela é o espinho na carne do Estado. Jornal da Cidade, Aracaju, p. A-9, 16 dez. 2017.

  • KIENITZ, K. H. ; GRUPILLO, ARTHUR . Tão grande nuvem de testemunhas. Ultimato, Viçosa, 07 dez. 2015.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Novas e velhas parcerias no Poptical. JC Online, Recife, 03 jun. 2003.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Surrealismo cômico na tela do CinePE. JC Online, Recife, 29 abr. 2003.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Cinema busca inspiração nas guerras. JC Online, 20 mar. 2003.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Mostra Godard exibe cinco filmes do mestre francês. JC Online, Recife, 16 fev. 2003.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Evento resgata um ilustre esquecido do público. JC Online, Recife, 16 fev. 2003.

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . A filosofia e a ética dos contos de fada de G.K. Chesterton. In: V Congresso da ANPTECRE, 2015, Curitiba. Anais do V Congresso da ANPTECRE "Religião, Direitos Humanos e Laicidade", 2015. v. 5. p. ST1304.

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Cognitivismo e e expressivismo na Teoria da Ação Comunicativa. In: Colóquio Habermas, 2012, Rio de Janeiro. Mudança estrutural na esfera pública 50 anos depois. João Pessoa: Editora da UFPB, 2012. p. 415-434.

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Kant on Verisimilitude. In: X. Internationaler Kant-Kongress, 2008, São Paulo. Recht und Frieden in der Philosophie Kants: Akten des X. Internationalen Kant-Kongresses. Berlin: Walter de Gruyter, 2008. v. 3. p. 523-534.

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Duas coisas sobre a formação do homem moderno. In: VII Simpósio Sul-Barsileiro Sobre Ensino de Filosofia, 2007, Porto Alegre. VII Simpósio Sul-Barsileiro Sobre Ensino de Filosofia: Anais. Porto Alegre: PUCRS. EAD, 2007.

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . A especificidade do sistema das artes: uma leitura crítica de N. Luhmann. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. Desigualdade, Diferença, Reconhecimento, 2007.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Ambiguidade e ortodoxia em ?A religião nos limites da simples razão? de Kant. In: XX Semana de Filosofia: Filosofia e Literatura, 2019, São Cristóvão. Caderno de Resumos da XX Semana de Filosofia da UFS. São Cristóvão: Editora UFS, 2019. v. 1. p. 10-10.

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Ensinar tarde demais, aprender cedo demais: os dois pecados do ensino e da aprendizagem segundo Rosenstock-Huessy. In: XIX Semana de Filosofia - A Filosofia e o seu ensino, 2018, São Cristóvão. A Filosofia e o seu ensino: 25 anos de reabertura do curso de filosofia da UFS - Caderno de Resumo. Aracaju: J.Andrade, 2018. v. 1. p. 37-38.

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . O Espírito do Judaísmo segundo o jovem Hegel. In: I Simpósio Nacional de Estudos Criptojudaicos, 2015, Aracaju. Livro de Resumos. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2015. v. 1. p. 4.

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Hostilidade universal e separação infinita: o espírito do judaísmo segundo o jovem Hegel. In: VIII Colóquio Nacional de Filosofia da História, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos. São Cristóvão: Editora UFS, 2015. v. 1. p. 28.

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Paixão do real e autenticidade incorruptível no futebol. In: XVI Semana de Filosofia, 2015, São Cristóvão. Caderno de Resumos - XVI Semana de Filosofia. São Cristóvão: Editora UFS, 2015. p. 6.

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Servir e esperar: aspectos da leitura de Heidegger à Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses. In: I Congresso Internacional sobre Éticas gregas e Filosofia contemporânea, 2013, São Cristóvão. Anais do I Congresso Internacional sobre Éticas gregas e Filosofia contemporânea, 2013. p. 22.

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Pressupostos antropológicos dissonantes em dois conceitos de liberdade. In: XIV Encontro Nacional de Filosofia, 2010, Águas de Lindóia. XIV Encontro Nacional ANPOF - Livro de Atas. Águas de Lindóia, 2010. p. 70.

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . O Problema da Estética, (do conhecimento e da filosofia). In: IV Encontro do GT de Estética da ANPOF, 2008, Ilhéus-BA. IV Encontro do GT de Estética da ANPOF. Caderno de resumos. Ilhéus: UESC, 2008. p. 4.

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Contracultura e expressivismo: reflexões sobre o fundamentalismo estético. In: Estéticas do Deslocamento, 2007, Belo Horizonte. Estéticas do Deslocamento, 2007. p. 17.

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . O princípio de Kant da comunicabilidade estética e sua teoria do conhecimento. In: III Encontro do GT Estética da ANPOF: Arte e Natureza, 2006, Ilha Grande. Caderno de Resumos, 2006.

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . A urbanização da província: reflexões sobre o risível e o ridículo em Molière. In: O Cômico e o Trágico, 2006, Ouro Preto. Livro de Resumos, 2006. p. 38.

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Sobre a idéia regulativa da obra de arte. In: Dimensão Estética, 2005, Belo Horizonte. Dimensão Estética - Homenagem aos 50 anos de Eros e Civilização, 2005. v. 1. p. 16-17.

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Kant on Verisimilitude. In: X Congresso Kant Internacional, 2005, Sao Paulo. Resumos. Sao Paulo: Sociedade Kant Brasileira, 2005. p. 86.

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . O juízo reflexionante como condição transcendental de possibilidade das operações da (nova) retórica. In: XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2004, Salvador. XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF - Livro de Atas, 2004. p. 73-74.

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Mercado de Bens Simbólicos: o significado da violência nos meios de comunicação. In: CONIC, 2001, Recife. XI CONIC, 2001.

  • GRUPILLO, ARTHUR . Por que ainda ler (criticamente) Jürgen Habermas?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO, ARTHUR . A sinceridade como paradigma filosófico da arte, da moral e da religião em Madame de Staël. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO, ARTHUR . Da história como aventura: um ensaio sobre ansiedade, juventude e confiança no futuro. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO, ARTHUR . Pode a vacinação obrigatória ser considerada uma tirania?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO, ARTHUR . O mínimo que você precisa saber para não ser um completo ideólogo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO, ARTHUR . Ambiguidade e ortodoxia em ?A religião nos limites da simples razão? de Kant. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Figuras do messianismo na ?Religião nos limites da simples da razão?, de Kant. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Ensinar tarde demais, aprender cedo demais: os dois pecados do ensino e da aprendizagem segundo Rosenstock-Huessy. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . O homem de gosto e o egoísta logico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . O homem de gosto e o egoísta lógico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . As ideias estéticas de Wittgenstein. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Entre naturalismo e religião: considerações sobre o sensus communis em Kant e Tomás de Aquino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Crise da filosofia, realismo e revelação: alguns temas em torno de Schelling. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Homem de gosto, egoísta lógico e egoísta estético: aspectos antropológicos da estética de Kant. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Politeísmo, teísmo e panteísmo em 'O Homem que foi Quinta-feira' de G.K. Chesterton. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Las angustias de la alienación en el joven Hegel: judaísmo y cristianismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . 'A reforma da reforma': introdução à filosofia e teologia do movimento anabatista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . As angústias do jovem Hegel quanto ao Sumo Bem kantiano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . 'A ovelha não foge porque o lobo não é belo, mas porque é seu inimigo natural': os fracassos de Kant e as fronteiras do estético. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Conhecimento e liberdade em Fichte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO, ARTHUR . Se tudo é subjetividade, linguagem e cultura, então é tudo ficção?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Idealismo alemão e cristianismo: afinidades eletivas por intermédio do pensamento judaico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Estudo de textos de filosofia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . A pragmática universal de Jürgen Habermas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . O Espírito do Judaísmo segundo o jovem Hegel. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Hostilidade universal e separação infinita: o espírito do judaísmo segundo o jovem Hegel. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . A dedução transcendental da faculdade de juízo estética. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Paixão do real e autenticidade incorruptível no futebol. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . A filosofia e a ética dos contos de fada de G.K. Chesterton. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Chesterton biógrafo de Francisco de Assis e Tomás de Aquino. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . O real é espesso: a poesia pós-metafísica de João Cabral de Melo Neto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Um poeta puro: o mar como trabalhador ideal em João Cabral de Melo Neto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Ética e mística do trabalho em João Cabral de Melo Neto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Entre filosofia, literatura e teologia: aspectos da leitura de Heidegger à Segunda Epístola de Paulo aos Tessalonicenses. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Fenomenologia da Vida Religiosa: História e Método na Interpretação das Epístolas Paulinas do Jovem Heidegger. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Apropriações filosóficas de S.Paulo: A atualidade de Teixeira de Pascoaes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Por uma filosofia do acontecimento: o S.Paulo de Alain Badiou. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Breve história do conceito de sensus communis: a crítica estética como crítica da crítica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . A fé religiosa na cultura universitária e na construção do saber. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . O que significa a metáfora médica da 'sã doutrina'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Idealismo alemão e cristianismo: aproximações e divergências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Paradoxo da ação: uma chave para o entendimento entre filosofia da história e ortodoxia cristã. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Servir e esperar: aspectos da leitura de Heidegger à Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Cognitivismo e expressivismo na Teoria da Ação Comunicativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Pressupostos antropológicos dissonantes em dois conceitos de liberdade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . O ensaio de Habermas sobre Benjamin. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . O problema fundamental do solipsismo metodológico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . O problema da estética, do conhecimento e da filosofia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Investigações estéticas em Wittgenstein. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Contracultura e expressivismo: reflexões sobre o fundamentalismo estético. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Duas coisas sobre a formação do homem moderno. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . A especificidade do sistema das artes: uma leitura crítica de N. Luhmann. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . O homem de gosto e o egoísta lógico: o princípio de Kant da comunicabilidade estética à luz de sua teoria do conhecimento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Sobre a "idéia regulativa" da obra de arte. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Kant on Verisimilitude. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Kant sobre a Verossimilhança. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . O juízo reflexionante como condição transcendental de possibilidade das operações da (nova) retórica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . O sujeito na concepção habermasiana e rawlsiana de democracia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUPILLO, ARTHUR . Apresentação. São Cristóvão, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GRUPILLO, ARTHUR . O essencial sobre a filosofia dos sábios africanos. São Cristóvão: Prometeus, 2022. (Tradução/Artigo).

  • GRUPILLO, ARTHUR . Apresentação. São Cristóvão, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GRUPILLO, ARTHUR . A lógica hegeliana do puro pensamento (uma reflexão crítica). São Cristóvão: Editora UFS, 2021. (Tradução/Artigo).

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Prometeus Filosofia em Revista - Dossiê Filosofia e Esporte. São Cristóvão, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Fé e Saber em Jürgen Habermas - A religião numa sociedade "pós-secular". Uberlândia: Interações - Cultura e Comunidade. Revista de Ciências da Religião, 2011. (Tradução/Artigo).

Outras produções

GRUPILLO, ARTHUR . Parecer sobre publicação de artigo na Revista Portuguesa de Filosofia. 2022.

GRUPILLO, ARTHUR . Parecer sobre publicação de artigo no periódico Analytica. 2021.

GRUPILLO, ARTHUR . Parecer sobre publicação de artigo no periódico Sofia. 2021.

GRUPILLO, ARTHUR . Parecer sobre publicação de artigo no periódico Cadernos EBAPE.BR. 2020.

GRUPILLO, ARTHUR . Parecer sobre publicação de artigo no periódico Cadernos EBAPE.BR. 2020.

GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Parecer sobre publicação de artigo nos Cadernos EBAPE.BR. 2019.

GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Parecer sobre publicação de artigo na Revista Plura (Associação Brasileira de História das Religiões). 2018.

GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Parecer sobre publicação de artigo na Revista Perspectiva Filosófica. 2017.

GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Parecer sobre publicação de artigo na Revista Plura (Associação Brasileira de História das Religiões). 2016.

GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Paracer sobre publicação de artigo nos Cadernos EBAPE.BR. 2014.

GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Parecer sobre publicação de artigo na Revista Numen. 2014.

GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Parecer sobre publicação de artigo nos Cadernos EBAPE.BR. 2013.

GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Paracer sobre publicação de artigo na Revista Aproximação. 2013.

GRUPILLO, ARTHUR . Podcast Ideias - Gazeta do Povo. 2021.

GRUPILLO CHAGAS, A. E. ; OREILLY, F. ; CAMEJO, M. . Bajo La Lupa. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GRUPILLO CHAGAS, A. E. . A utopia de que tudo está aqui. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GRUPILLO, ARTHUR . Dossiê Filosofia, Estética e Juventude, Prometeus Filosofia em Revista. 2022. (Editoração/Periódico).

GRUPILLO CHAGAS, A. E. . 29 Encontro de Iniciação Científica -. 2019. (Avaliador).

GRUPILLO CHAGAS, A. E. . 28 Encontro de Iniciação Científica. 2018. (Avaliador).

GRUPILLO CHAGAS, A. E. . O belo segundo Kant: a teoria dos juízos de gosto da Crítica da Faculdade de Julgar. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GRUPILLO CHAGAS, A. E. . O Circo da Solidão. 2004. Registro Fonográfico.

GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Antrax-cola. 2001 (Filme).

GRUPILLO CHAGAS, A. E. . Kant sobre a Verossimilhança. 2004 (Comunicação em evento) .

GRUPILLO CHAGAS, A. E. . O sujeito na concepção habermasiana e rawlsiana de democracia. 2002 (Comunicação em evento) .

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Idealismo alemão e cristianismo: Sobre a comparação entre Hegel e Chesterton proposta por Slavoj ?i?ek, Descrição: Desde a década de 1970 e, de modo expressivo, há mais ou menos duas décadas, a religião vem recuperando, até que recuperou, a relevância que parecia haver perdido no cenário filosófico como um todo, tanto na filosofia de língua inglesa quando na tradição continental. Em especial, as reflexões surgidas no âmbito europeu, vistas de perto, não se caracterizam exatamente como uma filosofia da religião em geral, da forma como aprendemos a distingui-la da teologia e da metafísica especulativa, mas como aquilo que eu gostaria de chamar de 'filosofia do cristianismo', cuja obra inaugural é sem dúvida o livro de Alain Badiou sobre o apóstolo Paulo e as origens do universalismo. Isto aconteceu porque, em parte, a crítica da razão teve consequências tão profundas que levou a cultura racional a revirar novamente os supostos escombros da tradição religiosa na busca de conteúdos normativos, e nada mais natural do que o cristianismo, como tradição religiosa do Ocidente, oferecer-se como uma fonte possível desses conteúdos. Alguns suspeitaram ter encontrado na dogmática cristã, mantida a devida distância, orientações que procuravam, sem deixar, no entanto, que a filosofia se transformasse num discurso apologético. Outros pensadores persistiram, por assim dizer, na não persistência da religião. Uma dessas últimas tentativas é o livro de Slavoj ?i?ek 'The Puppet and the Dwarf: The perverse core of Christianity' . Apesar da metáfora referente à primeira das teses sobre a filosofia da história de Benjamin, é o subtítulo que contém o cerne da obra. Nela, o esloveno desenvolve sistematicamente uma intuição publicada também no artigo 'Hegel ? Chesterton: German Idealism and Cristianity', no qual toma seriamente em consideração um dos maiores representantes do pensamento cristão ortodoxo, a saber, o escritor inglês Gilbert Keith Chesterton, ainda de um modo geral pouco explorado pelos filósofos e, revirando-o, chega à conclusão de que tudo a respeito do cristianismo estaria muito mais bem dito e esclarecido em Hegel. Ou, melhor dizendo, que haveria uma extraordinária aproximação entre um e outro. Embora ciente das filosofias heréticas e da longa tradição do hermetismo gnóstico, ?i?ek identifica demasiado Chesterton e Hegel, ou cristianismo e idealismo alemão, como se não se importasse com a teologia cristã ortodoxa em geral. Este projeto parte do pressuposto de que ?i?ek conhece muito bem Hegel, mas não suficientemente Chesterton, para sustentar essa comparação que nós, desde então, tivemos a ideia de tentar refutar com dois principais argumentos. Primeiramente, concentramo-nos em Hegel, a fim de chamar atenção para as diferenças entre sua filosofia e o cristianismo; diferenças, aliás, de que ele mesmo estava consciente. Pensamos ser possível esclarecer que a diferença fundamental entre o cristianismo e Hegel reside na concessão de um momento contingência, presente tanto na esperança cristã da graça e da salvação quanto na abordagem histórica das origens do cristianismo. Aquele é sufocado pela absoluta mediação da razão consigo mesma, enquanto este cai fora do quadro conceitual da visão hegeliana da história da religião. Em segundo lugar, enfatizamos o fato paradoxal de o cristianismo ser uma religião na qual um Messias já vindo continua motivando a transformação histórica, fato que caracteriza, como sugere ?i?ek, seu núcleo supostamente 'perverso', mas, na verdade, segundo Chesterton, constitui sua principal virtude e significado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Arthur Eduardo Grupillo Chagas - Coordenador / Matheus Silva Freitas - Integrante / Priscila Kelly Silva Ferreira - Integrante / Jacimara Santana dos Santos - Integrante / Genilton de Souza Mota - Integrante / Rosmane Gabriele Varjão Alves de Albuquerque - Integrante / Marcos Farjalla - Integrante., Número de produções C, T & A: 13

  • 2013 - 2016

    Materialismo como pensamento pós-metafísico: pressupostos e desdobramentos da crítica de Habermas ao 'conceito de razão da filosofia da história', Descrição: Tendo em vista seus pressupostos e desdobramentos tomados de maneira integral, este projeto coloca a hipótese de que se complementam, em Habermas, as críticas ao conceito de razão centrado no sujeito e ao conceito de razão da filosofia da história. Para Habermas, não só ante um conceito excessivamente epistêmico de razão, mas, sobretudo, diante de um ?conceito de razão da filosofia da história? é que se justifica o ambicioso projeto de uma concepção comunicativa da racionalidade. Além disso, há reconhecidamente o propósito concomitante de uma reconstrução adequada do materialismo, já que, tendo em vista tal conceito de razão da filosofia da história, o materialismo clássico é denunciado apenas como uma ?apropriação materialista da lógica hegeliana? , isto é, como uma continuação do idealismo por outros meios. Paralelamente à crítica ao conceito de razão centrado no sujeito há que se compreender como este mesmo conceito é transposto para a filosofia da história, se bem que despido do enfoque mentalista, mas ainda assim nos limites das formas de autorreflexão. Sendo assim, os esforços por uma concepção alternativa de racionalidade fundada na interação comunicativa não devem ser dissociados do empenho por uma concepção adequada do que vem a ser, então, materialismo, quando retiradas as premissas lógicas da ontologia hegeliana. O objetivo da presente pesquisa é mostrar que materialismo adquire, em Habermas, o mesmo sentido que ?hermenêutica empiricamente controlada?, isto é, como complexidade na formulação de hipóteses a ser empiricamente testadas, o que significa uma substituição da lógica ontológica de matriz idealista por uma lógica das ciências sociais que precisa equilibrar modos e procedimentos heterogêneos das ciências da natureza e da cultura, e cujo ponto de culminância é o que se denomina afinal de pensamento pós-metafísico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Arthur Eduardo Grupillo Chagas - Coordenador / Matheus Silva Freitas - Integrante / Roberta Ferreira de Santana - Integrante / Altieris Bortoli - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2007 - 2012

    Veracidade ou abertura semântica do mundo: sobre os limites da razão comunicativa e sua contribuição ao "problema da estética", Descrição: A crítica da razão é tão antiga quanto ela mesma, pois a razão não passa disso: a capacidade de pôr as coisas em suspenso, subtrair-lhes a obviedade, exigir-lhes fundamento, como se exige de um proprietário o seu título de propriedade. Em torno da metade do século XX, esta crítica parece ter esgotado as possibilidades de se renovar, o que estimulou pensadores como Jürgen Habermas à formulação de um conceito ampliado ou enriquecido de razão, que teria essencialmente duas vantagens sobre o modelo ultrapassado. A primeira diz respeito à aptidão desta figura renovada da razão para incluir o outro excluído da razão centrada na subjetividade, a saber, a experiência estética. A segunda incide sobre o modo como esta inclusão é realizada a partir de uma incorporação da razão à linguagem, conseqüentemente através de uma lingüistificação da experiência estética. A presente pesquisa propõe-se a investigar como esta estratégia conceitual, embora justificada, esbarra em limites que, a rigor, não deveriam ser imputados à própria racionalidade. A razão comunicativa, portanto, não deveria ser passível de uma crítica autofágica, algo assim como uma dialética negativa. Porém, na medida em que ela precisa levar em consideração o potencial cognitivo destes limites impostos pela linguagem que abre o mundo, ela interioriza pressupostos normativos dissonantes consigo mesma. Uma vez que a experiência com a arte oferece o exemplo mais claro deste potencial, sem deixar de levantar uma pretensão racional específica, ela tem a prerrogativa metodológica de permitir uma crítica à razão comunicativa que não se torna auto-referente, mas que se coloca a partir de um problema: o problema da estética.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Arthur Eduardo Grupillo Chagas - Coordenador.

  • 2004 - 2006

    O lógico e o estético em Kant, Descrição: Trata-se de uma investigação ou análise de cunho lógico-argumentativo da Dedução dos Juízos Estéticos Puros da Crítica da Faculdade do Juízo de Kant. Isso com a intenção profunda de avaliar a viabilidade de um princípio de comunicabilidade estética segundo os limites impostos pela própria teoria kantiana do conhecimento. O métron avaliador é o próprio modelo de dedução transcendental empregado na Crítica da Razão Pura, também porque o filósofo pretende deduzir a universal comunicabilidade dos juízos de gosto puros a partir da universal comunicabilidade do conhecimento em geral.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Arthur Eduardo Grupillo Chagas - Coordenador.

Prêmios

2009

Dissertação de mestrado selecionada pelo PPG em Filosofia da UFMG (indicada ao prêmio Anpof de melhor tese e dissertação do biênio 2006-2007)., PPGFIL, UFMG.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Sergipe, Centro de Educação de Ciências Humanas. , Av. Mal. Rondon, s/nº, Jardim Rosa Elze, 49100000 - São Cristóvão, SE - Brasil, Telefone: (79) 21056737, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/2013 - 05/2013

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Contemporânea I

  • 04/2013 - 05/2013

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia II

  • 04/2013 - 05/2013

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia II

2015 - Atual

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Tutoria, Carga horária: 8

2013 - Atual

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia e Historia.,Cargo ou função, Membro do Colegiado de curso de graduação em Filosofia.

  • 03/2015 - 01/2018

    Ensino, Mestrado em Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conhecimento e linguagem, Tópicos Especiais em Filosofia da História e Modernidade

  • 10/2014 - 12/2017

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética; Leitura e composição de textos filosóficos I; Leitura e composição de textos filosóficos II, História da Filosofia Contemporânea II, Introdução à filosofia, Introdução à metodologia científica, Leitura e composição de textos filosóficos VII;, Teoria das ciências humanas, Tópicos Especiais em História da Filosofia Moderna (Idealismo alemão)

  • 05/2015 - 02/2017

    Ensino, Ciências da Religião, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência, religião e magia, História do Cristianismo I, História do Cristianismo II

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Ciências da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Religião

2009 - 2010

Universität Kassel

Vínculo: Bolsista CNPq-DAAD, Enquadramento Funcional: Doutorado Sanduíche, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2007

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/2007 - 07/2007

    Ensino, Arte e Cultura Barroca, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estética

2007 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista Procad, Enquadramento Funcional: Pesquisador, intercâmbio doutoral

Outras informações:
Créditos do doutorado e estágio de pesquisa cumpridos numa outra instituição de ensino superior, através do convênio Capes-Procad.

2006 - 2006

Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/2006 - 12/2006

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia, Filosofia do Direito

2005 - 2006

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12

Atividades

  • 08/2005 - 07/2006

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Religiosa II, Filosofia I

  • 08/2005 - 07/2006

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Religiosa II, Filosofia I, Filosofia II

2004 - 2006

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional: