Fernando Pinto Ribeiro

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano pela mesma instituição e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de São Paulo, com realização de estágio sanduíche no Instituto de Urbanismo de Grenoble, na França. Atua especificamente na linha de políticas públicas, organização territorial, urbanização latinoamericana, estadunidense e européia, teorias urbanística e ambiental. Atuou como estagiário do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis(IPUF) e desempenhou atividades junto ao Laboratório Cidade e Sociedade do departamento de Geociência da UFSC. Suas pesquisas em Planejamento Urbano e Regional buscaram analisar os processos espaciais concernentes à estruturação intra-urbana, especificamente a partir da atuação do mercado imobiliário de alta renda e da expansão de aglomerados informais de baixa renda. Em outro espectro, analisou teorias do urbanismo e do planejamento urbano e sua relação com os padrões de urbanização e de configuração do uso do solo, enfocando o caso norte-americano. Nesta trajetória, adquiriu especial interesse pelas abordagens em urbanidade e mobilidade urbana. No período mais recente, enfoca a cidade contemporânea sob a influência do mercado imobiliário e sua apropriação do discurso ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 14/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo

2010 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: OS PARADIGMAS NEOLIBERAL E AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO DA CIDADE CONTEMPORÂNEA: TRAMAS E TENDÊNCIAS DO DISCURSO HEGEMÔNICO DA SUSTENTABILIDADE NA EUROPA E NO BRASIL
Eduardo Alberto Cusce Nobre. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: sustentabilidade; neoliberalismo; AMBIENTALISMO; écoquartiers; paradigmas.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Geografia Urbana. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional / Especialidade: Teoria da Urbanização.

Doutorado em Planejamento Urbano e Regional

2012 - 2012

Universidade de São Paulo
Título: OS PARADIGMAS NEOLIBERAL E AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO DA CIDADE CONTEMPORÂNEA: TRAMAS E TENDÊNCIAS DO DISCURSO HEGEMÔNICO DA SUSTENTABILIDADE NA EUROPA E NO BRASIL
Orientador: em Institut d'Urbanisme de Grenoble ( Marcus Zepf)
com Eduardo Alberto Cusce Nobre. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Mestrado em Geografia

2007 - 2009

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: DO DISCURSO DA DIVERSIDADE URBANA À CIDADE-MERCADORIA: UM ESTUDO SOBRE AS IDÉIAS DO NEW URBANISM E SUA TRANSFERÊNCIA PARA O EMPREENDIMENTO PEDRA BRANCA EM PALHOÇA/SC.,Ano de Obtenção: 2009
ELSON MANOEL PEREIRA.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Geografia Urbana. Setores de atividade: Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional; Desenvolvimento Urbano.

Graduação em Geografia

2003 - 2007

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A AUTO SEGREGAÇÃO SÓCIO ESPACIAL EM PALHOÇA: O CASO DO LOTEAMENTO PEDRA BRANCA
Orientador: ELSON MANOEL PEREIRA

Ensino Médio (2º grau)

1998 - 2000

Colégio Salesiano Santa Teresinha

Ensino Fundamental (1º grau)

1990 - 1997

Colégio Salesiano Santa Teresinha

Formação complementar

2006 - 2006

Extensão universitária em Curso de Auditoria Ambiental. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2006 - 2006

Estatuto da Cidade: Novos instrumentos para o plan. (Carga horária: 16h). , Instituto de Arquitetos do Brasil - Matriz, IAB/RJ, Brasil.

2006 - 2006

Banco de Dados Geográficos. (Carga horária: 4h). , GeoBrasilSummit, GBS, Brasil.

2005 - 2005

Infodesign na Cartografia. , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2004 - 2004

Relações Brasil e China. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2004 - 2004

Análise Granulométrica de Solos e Sedimentos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2004 - 2004

Geografia e Movimentos Sociais: A América Latina. (Carga horária: 6h). , Associação dos Geógrafos Brasileiros, AGB, Brasil.

2003 - 2003

Linguagem Cartográfica: Conceitos e Práticas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Econômica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Organização de eventos

RIBEIRO, F. P. . Simpósio Nacional de Geografia Urbana. 2007. (Outro).

RIBEIRO, F. P. ; PEREIRA, E. M. . 2ª Jornada Universitária - A UFSC e o Plano Diretor de Florianópolis. 2007. (Outro).

RIBEIRO, F. P. ; PEREIRA, E. M. . 1ª Jornada Universitária - A UFSC e o Plano Diretor. 2007. (Outro).

PEREIRA, E. M. ; RIBEIRO, F. P. . Seminário Planejamento Urbano no Brasil e na Europa. 2006. (Outro).

RIBEIRO, F. P. . XVI Semana de Geografia da UFSC. 2005. (Outro).

RIBEIRO, F. P. . II Encontro Sul Brasileiro de Geografia. 2005. (Outro).

Participação em eventos

32nd Internacional Geographical Congress 2012. From the origin of the environmental speech to the collapse of the public space: The paradox of the sustainable neoliberal city in Brazil. 2012. (Congresso).

XII Simposio Nacional de Geografia Urbana.Entre o conflito ambiental e o consenso da sustentabilidade: a dimensão ideológica na produção da cidade contemporânea. 2011. (Simpósio).

XIV Encontro Nacional da ANPUR.A matriz urbana Neoliberal e as demandas ambientais: uma discussão em torno do aglomerado urbano de Florianópolis. 2011. (Encontro).

Simpósio Ibero Americano ?Cidade e Cultura: novas espacialidades e territorialidades urbanas?.Fragmentação Urbana e a luta por espaço nas Regiões Metropolitanas de Florianópolis-SC e Porto Alegre ? RS. 2010. (Simpósio).

XIII Encontro Nacional da Anpur.Práticas e ações em Políticas Públicas: o caso do Plano de Hierarquização de Assentamentos de baixa renda em Palhoça, Santa Catarina. 2009. (Encontro).

7 Coloquio de Transformações Territoriais.Considerações Preliminares sobre o New Urbanism Americano e o Território Municipal de Palhoça-SC. 2008. (Outra).

XV Encontro Nacional de Geografia.Plano Estratégico de Hierarquização dos assentamentos irregulares do município de Palhoça-SC. 2008. (Encontro).

Encontro Nacional da Anpege.A auto-segregação em Palhoça: o caso do loteamento Pedra Branca. 2007. (Encontro).

GeoBrasil Summit. Geo Brasil Summit. 2006. (Congresso).

5ªSemana de Pesquisa e extensão da UFSC - SEPEX.A avanida das Torres no espaço urbano de São Jose. 2005. (Outra).

Encontro Sul Brasileiro de Geografia.Encontro Sul Brasileiro de Geografia. 2005. (Encontro).

Seminário Expressões Geográficas.Seminário Expressões Geográficas. 2005. (Seminário).

Seminário Turismo e Cultura no Séc XXI e as Cidades.Seminário Turismo e Cultura no Séc XXI e as Cidades. 2005. (Seminário).

V Simpósio de Geografia da UDESC.V Simpósio de Geografia da UDESC. 2005. (Simpósio).

X Encontro de Geógrafos da América Latina.X Encontro de Geógrafos da América Latina. 2005. (Encontro).

XVI Semana da Geografia da UFSC.XxVI Semana da Geografia da UFSC. 2005. (Outra).

4ª Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC.4ª Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC. 2004. (Outra).

IV Congresso Brasileiro de Geógrafos. IV Congresso Brasileiro de Geógrafos. 2004. (Congresso).

IV Simpósio de Geografia da UDESC.IV Simpósio de Geografia da Udesc. 2004. (Simpósio).

Simpósio Brasileiro de Desastres Naturais.Simpósio Brasileiro de Desastres Naturais. 2004. (Simpósio).

VI Jornada de Investigación en Geografia. VI Jornada de Investigación en Geografia. 2004. (Congresso).

XV Semana de Geografia.XXV Semana de Geografia. 2004. (Outra).

XXIV Semana de Geografia.XXIV Semana de Geografia. 2003. (Outra).

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, F. P. . Paradigmas globais e suas implicações no espaço urbano: a agenda hegemônica da sustentabilidade na esfera pública e privada. GEOGRAPHIA (UFF) , v. 17, p. 74-93, 2015.

  • RIBEIRO, F. P. . O FENÔMENO ÉCOQUARTIER NA EUROPA: TENDÊNCIAS DO DISCURSO SUSTENTÁVEL NA TRANSFORMAÇÃO DO TERRITÓRIO. Scripta Nova (Barcelona) , v. XVIII, p. 1-20, 2014.

  • RIBEIRO, F. P. . O PARADIGMA AMBIENTAL NA GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERAL: DA CONDIÇÃO CRÍTICA AO PROTAGONISMO DE MERCADO. Sociedade & Natureza (UFU. Online) , v. 24, p. 211-225, 2012.

  • RIBEIRO, F. P. . O New Urbanism e sua influencia no Brasil: o caso da "Cidade Universitária Pedra Branca"em Palhoça, Santa Catarina. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP , v. 17, p. 36-54, 2011.

  • RIBEIRO, F. P. . Matrizes urbanas sustentáveis: um paralelo entre a cidade burguesa e a cidade de elite. Revista GEOgrafias , v. 11, p. 148-162, 2011.

  • RIBEIRO, F. P. . A matriz urbana Neoliberal e as demandas ambientais: uma discussão em torno do aglomerado urbano de Florianópolis. In: XIV Encontro Nacional da ANPUR, 2011, Rio de Janeiro. XIV Encontro Nacional da ANPUR, 2011.

  • RIBEIRO, F. P. . ntre o conflito ambiental e o consenso da sustentabilidade: a dimensão ideológica na produção da cidade contemporânea. In: XII Simposio Nacional de Geografia Urbana, 2011, Belo Horizonte. Anais do XIIX Simpurb - Ciência e Utopia: Por uma Geografia do possível, 2011.

  • RIBEIRO, F. P. ; FAGUNDES, J. R. . Fragmentação Urbana e a luta por espaço nas Regiões Metropolitanas de Florianópolis-SC e Porto Alegre ? RS. In: Simpósio Ibero Americano ?Cidade e Cultura: novas espacialidades e territorialidades urbanas?, 2010, São Carlos. Anais do 3 ° Simpósio Ibero Americano ?Cidade e Cultura: novas espacialidades e territorialidades urbanas?, 2010.

  • RIBEIRO, F. P. ; SANTOS, A. . Práticas e ações em Políticas Públicas: o caso do Plano de Hierarquização de Assentamentos de baixa renda em Palhoça, Santa Catarina. In: XIII Encontro Nacional da Anpur, 2009, Florianópolis. XIV Encontro Nacional da ANPUR, 2009.

  • RIBEIRO, F. P. . Plano Estratégico de Hierarquização dos Assentamentos Subnormais do Município de Palhoça - SC. In: XV Encontro Nacional de Geografia, 2008, São Paulo. Anais do XV Encontro Nacional de Geografia, 2008.

  • RIBEIRO, F. P. ; TOMAS, E. D. ; FAGUNDES, J. R. . O Estado na Regulação do Território em Florianópolis. In: Seminário Política e Planejamento - Economia, Sociedade e Território, 2008, Curitiba. Anais do Seminário Política e Planejamento - Economia, Sociedade e Território, 2008.

  • RIBEIRO, F. P. ; PEREIRA, E. M. . Considerações Preliminares sobre o New Urbanism Americano e o Território Municipal de. In: 7° Colóquio de Transformações Territorias, 2008, Curitiba. Anais do 7° Colóquio de Transformações Territorias. Curitiba: Editora Esplendor, 2008.

  • RIBEIRO, F. P. . A Auto-Segregação Sócio Espacial em Palhoça: o caso do loteamento Pedra Branca. In: Encontro Nacional da Anpege, 2007, Niterói. Anais do Sétimo Encontro Nacional da Anpege, 2007.

  • RIBEIRO, F. P. ; DUZZIONI, R. I. ; BASTOS, M. N. . ALTERNATIVAS DE RENDA PARA PEQUENOS PRODUTORES: PRÁTICAS E CAMINHOS NO ESTADO DE SANTA CATARINA. In: III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 2007, Londrina. Anais do 3 ° SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 2007.

  • RIBEIRO, F. P. . Maricultura: Uma alternativa de renda para os pescadores artesanais de Governador Celso Ramos. In: 4º Simpósio de Geografia da UDESC, 2004, Florianópolis. Anais- 4º Simpósio de Geografia da UDESC, 2004.

  • RIBEIRO, F. P. . From the origin of the environmental speech to the collapse of the public space: The paradox of the sustainable neoliberal city in Brazil. In: 32nd Internacional Geographical Congress 2012, 2012, Cologne. 32nd International Geographical Congress - Book of Abstracts, 2012.

  • RIBEIRO, F. P. . A Auto-Segregaçao Sócio-Espacial em Palhoça: o caso do loteamento Pedra Branca. In: XXVIII Semana de Geografia da UFSC, 2007, Florianópolis. Anais da XXVIII Semana de Geografia da UFSC, 2007.

  • RIBEIRO, F. P. . AVENIDA DAS TORRES: EIXO TRANSFORMADOR DO ESPAÇO E POLARIZADOR DA. In: Encontro Nacional da Anpege, 2007, Niterói. Anais do Sétimo Encontro Nacional da Anpege, 2007.

  • RIBEIRO, F. P. . Analise Ambiental Preliminar da Planicie Costeira do Distrito dos Ingleses do Rio Vermelho, Florianopolis, SC.. In: XXVII Semana da Geografia da UFSC, 2006, Florianopolis. Anais da XXVII Semana da Geografia da UFSC. Florianopolis: Ed. UFSC, 2006.

  • RIBEIRO, F. P. ; DALLAROSA, D. ; ANJOS, B.F. dos ; Voges, M. S. ; SOUZA, A. C. . ASPECTOS PRINCIPAIS DA ANÁLISE E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE O BAIRRO DE COQUEIROS Á LUZ DO ESTATUTO DA CIDADES. In: Congresso Ibero-Americano de Habitação Social, 2006, Florianópolis. Anais do II Congresso Ibero-Americano de Habitação Socia. Florianópolis: Ed. UFSC, 2006. v. 2.

  • RIBEIRO, F. P. ; CAMPOS, L. F. A. . Aspectos Sócio Econômicos do Canal da Barra. In: XVI Semana da Geografia da UFSC, 2005, Florianópolis. Anais da XVI Semana de Geografia da UFSC, 2005.

  • RIBEIRO, F. P. ; DUZZIONI, R. I. ; SOUZA, A. C. ; TURNES, E. C. C. . Mata Atlântica. In: 5a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2005, Florianópolis. 5° Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis: Editora da UFSC, 2005.

  • RIBEIRO, F. P. ; SOUZA, A. C. . A Avenida das Torres no Espaço Urbano de São José. In: I Seminário temático de Geografia do Norte do Paraná, 2005, Londrina. Anais do I Seminário temático de Geografia do Norte do Paraná, 2005.

  • RIBEIRO, F. P. . Análise e propostas de melhoramento dos aspectos sócio-econômicos do Canal e da Barra da Lagoa.. In: XXI Semana de Geografia da UEL, 2005, Londrina. Anais da XXI Semana de Geografia da UEL, 2005.

  • RIBEIRO, F. P. . A avenida das Torres no Espaço Urbano de São José. In: V Simpósio de Geografia da UDESC, 2005, Florianópolis. Anais do V Simpósio de Geografia da UDESC, 2005.

  • RIBEIRO, F. P. . Maricultura: Uma Alternativa de Renda para os pecadores artesanais de Governador Celso Ramos. In: Semana de Pesquisa e Extensão Universitária, 2004, Florianópolis. Anais da 4Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC, 2004.

  • RIBEIRO, F. P. ; DUZZIONI, R. I. . EMMA-Escola Ambiental de São José. In: 4ª Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC, 2004, Florianópolis. Anais da 4ªSemana de Pesquisa e Extensão da UFSC, 2004.

  • RIBEIRO, F. P. . A AUTO - SEGREGAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL EM PALHOÇA-SC: 2008 (Resumo).

Outras produções

PEREIRA, E. M. ; PINHEIRO, A. C. ; RIBEIRO, F. P. . Política Habitacional do Município de Palhoça. 2005.

RIBEIRO, F. P. . Relatório Final do Plano estratégico de Hierarquização dos assentamentos Subnormais do Município de Palhoça-SC. 2008.

RIBEIRO, F. P. . Identificação e Avaliação dos assentamentos subnormais de Palhoça-SC. 2007.

RIBEIRO, F. P. . Hierarquização dos Assentamentos Subnormais do município de Palhoça. 2007.

RIBEIRO, F. P. ; DUZZIONI, R. I. ; SILVA, H. L. . Relatório Integrado:Sistema da Qualidade, Gestão Ambiental, Saúde e Segurança do Trabalho. 2006.

RIBEIRO, F. P. . Videoaula - Planejamento Urbano. 2016.

RIBEIRO, F. P. . Videoaula - Oceania. 2016.

RIBEIRO, F. P. . Videoaula - Geografia do Turismo. 2016.

RIBEIRO, F. P. . Videoaula - Regionalização do Espaço mundial: Europa. 2015.

RIBEIRO, F. P. . Videoaula - Estudos Regionais do Brasil. 2015.

RAMIREZ, I. ; RIBEIRO, F. P. . Didática Específica. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro texto).

RAMIREZ, I. ; RIBEIRO, F. P. . Planejamento urbano e espaço rural. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro texto).

RIBEIRO, F. P. ; RAQUEL, R. . O Estatuto das Cidades e seus instrumentos. 2008. .

RIBEIRO, F. P. . Mapa dos Assentamentos Subnormais do município de Palhoça. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2014

    A questão ambiental e o mercado imobiliário em Florianópolis: tramas e tendências do paradigma ambiental sob a lógica neoliberal, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido a nível de doutorado que analisa os processos de produção da cidade contemporanea a partir da atuação dos agentes do mercado imobiliário. Especificamente, o projeto enfoca a articulaçao entre questão urbana e ambiental, cujo alicerce principal aponta para a crescente incoporação, pelo mercado, das reinvindicacões trazidas pelo dilema ambiental, tanto em ambito global, quanto urbano. Dessa forma, o projeto se circuscreve na tentativa de compreender o fenomeno dos empreendimentos sustentáveis como estratégia recente encontrada pelo mercado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernando Pinto Ribeiro - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2007 - 2009

    Do Discurso da diversidade urbana à Cidade Mercadori: um estudo sobre as ideias do New Urbanism e sua transferência para o empreendimento Pedra Branca em Palhoça, SC., Descrição: Realizado em nivel de mestrado, cujo objetivo principal analisa um projeto urbano específico baseado em princípios do New Urbanism Americano. Neste projeto são enfocadas as técnicas e princípios desta corrente urbanística no projeto para o setor da cidade Pedra Branca, em Palhoça. Partindo de um viés crítico, a abordagem procura contrapor os objetivos do movimento urbanístico e dos empreendedores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Pinto Ribeiro - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2005 - 2006

    A Auto Segregação Sócio Espacial em Palhoça -SC: o caso do Loteamento Pedra Branca, Descrição: Projeto que estuda as dinâmicas sócio-espaciais intra-urbanas, em especial o fenômeno de Auto-Segregação Sócio-Espacial, a partir da Expansão do empreendimento Cidade Universiaria Pedra Branca e sua relação com o município de Palhoça.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernando Pinto Ribeiro - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2014

Facudade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Vínculo: Pesquisador Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

  • 03/2011 - 06/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Facudade de Arquitetura e Urbanismo, .,Linhas de pesquisa

2010 - 2010

COLÉGIO INTEGRAL INACI

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 8

2010 - 2010

Colégio Mazzo Gimenez

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 2

2009 - 2009

Secretaria Municipal de São José - SC

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor em Regime ACT, Carga horária: 20

2007 - 2009

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós Graduação

2007 - 2007

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista do Projeto GeoCanoas, Carga horária: 30

Outras informações:
Projeto de cadastro técnico aplicado ao município de Canoas,RS, na qual se utilizam técnicas Geoprocessamento.

2003 - 2007

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2005 - 01/2006

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação a distância, .,Serviço realizado, Tutoria sobre programas realizados em ambito nacional em defesa civil, como cursos de capacitações e semanas educacionais.

  • 03/2005 - 07/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa

2008 - 2008

Fundação do Ensino da Engenharia em Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor em Educação a distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutor no Curso: Acesso a Terra Urbanizada - implementação de planos diretores e regularização fundiária

2007 - 2007

Fundação do Ensino da Engenharia em Santa Catarina

Vínculo: Bolsista de projeto, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação na área de Geoprocessamento, mais especificamente no trabalho de cadastro técnico multifinalitário do município de Canoas/RS, no qual demandou o trabalho de geração de informações referentes aos lotes urbarnos.

Atividades

  • 02/2007 - 08/2007

    Extensão universitária , Geocanoas, .,Atividade de extensão realizada, Trabalho na área de Geoprocessamento, mais especificamente na área de cadastro técnico multifinálitário do municipio de Canoas. Responsável pelo cadastramento dos lotes e pela geração de um banco de dados concernete as informações de cada lote..

2006 - 2007

Instituto de Planejamento Urbano de Florianopolis

Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Estagiario de Geografia, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2006 - 03/2007

    Estágios , GCI-Gerência de Cartografia, .,Estágio realizado, Atividades de consultoria na área de planejamento urbano e afins. Manuseio de materiais cartográficos e documentações referentes ao patrimônio histórico, meio ambiente e planejamaneto urbano de Florianópolis..

2014 - Atual

Curso e Colégio Objetivo de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 30

2015 - Atual

Universidade Paulista

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia