Marilia Flavia de Camargo Borin

Doutoranda e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) na linha de Cultura, Filosofia e História da Educação. Integrante do grupo de pesquisa "Filosofia, Educação, Linguagem e Pragmática - FELP" sob a coordenação da Prof Dra Cristiane Maria Cornelia Gottschalk. Participou do grupo de estudos em Filosofia da Linguagem e do Conhecimento - FILICON (UNICAMP), sob a orientação do Prof Dr Arley Ramos Moreno. Graduada em Pedagogia e com especialização lato senso em Psicopedagogia Clínica e Educação Especial. Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I desde 1996. Lecionou, também, no Programa Especial de Formação Superior da FITO - Osasco. Atuou no Instituto Paidéia na formação de professores da Educação Infantil da rede pública da Cidade de Sumaré. Integrou o grupo de estudos para produção de sequências didáticas e atividades pedagógicas dos "Cadernos de Atividades Complementares - CAC", do Ensino Fundamental com direitos autorais reservados à Fundação Bradesco. Participou da análise, revisão e produção pedagógica de livros para as instituições de Educação Infantil da Fundação Bradesco- Centro Educacional (DEB). Atuou no Projeto de Apoio à Aprendizagem na Alfabetização em parceria com o CENPEC. Participou do projeto da FEUSP - Pós-Graduandos na Escola - Programa de Formação de Professores. Integrante do GEPAE (Grupo de estudos e pesquisas em Administração Escolar) - FEUSP - sob a orientação do Prof Dr Vitor Paro.

Informações coletadas do Lattes em 30/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Filosofia, Cultura e História da Educação

2022 - Atual

FEUSP - Universidade de São Paulo
Título: A terapia filosófica wittgensteiniana aplicada em produções acadêmicas sobre a alfabetização
Cristiane Maria Cornélia Gottschalk.

Mestrado em Cultura, Filosofia e História da Educação

2017 - 2020

Universidade de São Paulo
Título: Inquietações sobre o ensino e a aprendizagem na atividade da alfabetização:um estudo em diálogo com o pensamento de Wittgenstein, Ano de Obtenção: 2020
Orientador: Dra Cristiane Maria Cornelia Gottschalk
Palavras-chave: Wittgenstein, Jogo de Linguagem; Alfabetização, Construtivismo; Psicogênese da Língua Escrita.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Inclusão e Educação Especial

2010 - 2010

Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT
Título: Inclusão na Educação Infantil
Orientador: Ms Telma Valle Petersen

Especialização em Psicopedagogia Clínica

2000 - 2002

Unifieo
Título: A Elaboração do Complexo de Édipo na Figura Feminina
Orientador: Dra Aparecida Daltin Duarte

Graduação em Pedagogia

1996 - 1999

Unifieo

Formação complementar

2018 - 2018

Docência no Ensino Superior: uma primeira aproximação. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2017 - 2017

Jornadas de História da Educação e Filosofia da Educação. (Carga horária: 12h). , FEUSP - Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2012 - 2012

Treinamento de Capacitação da Metodologia OPEE. (Carga horária: 12h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em A Imaginação Infantil e a Arte Educação. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2009 - 2009

Iniciação a Reflexão Filosófica. (Carga horária: 40h). , Centro de Psicoterapia Existencial, CPE, Brasil.

2008 - 2008

O Olhar do Colecionador - Coleção Nemirovsky. (Carga horária: 8h). , Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.

2008 - 2008

Ambiência de Leitura. (Carga horária: 40h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2007 - 2008

Reinventando-se como professor de Arte. (Carga horária: 80h). , Espaço Pedagógico, EP, Brasil.

2005 - 2005

Formação Básica em Inclusão e Educação Especial. (Carga horária: 60h). , Associação de Assistência à Criança Deficiente de São Paulo, AACD, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Inclusão e Motricidade na Educação Infantil. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2004 - 2004

Formação Básica em Braille. (Carga horária: 30h). , Casa José Eduardo Cavichio, CAJEC, Brasil.

2003 - 2003

Jogos e Resolução de Problemas. (Carga horária: 12h). , Grupo Mathema, MATHEMA, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em O que é Psicanálise de Orientação Lacaniana. (Carga horária: 30h). , Instituto de Pesquisa em Psicanálise de São Paulo, EBP-SP, Brasil.

2000 - 2000

Os jogos e a construção de competências. (Carga horária: 8h). , Laboratório de Psicopedagogia - USP, LAPP, Brasil.

1999 - 1999

Projetos de pesquisa no Ensino Fundamental. (Carga horária: 40h). , Centro de Formação - Escola da Vila, ESCOLA DA VILA, Brasil.

1998 - 1998

Avaliação e Resolução de Problemas na Matemática. (Carga horária: 40h). , Grupo Mathema, MATHEMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

CAMARGO, M. F. ; GOTTSCHALK, C. M. C. . I Colóquio FELP - Wittgenstein e Educação: questões contemporâneas. 2023. (Outro).

CAMARGO, M. F. . Política e filosofia na escola: a urgência do pensamento. 2022. (Congresso).

Participação em eventos

Novas Perspectivas em Vigotski. 2024. (Seminário).

V Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. O caso. 2024. (Congresso).

VII Seminário Nacional e III Seminário Internacional de Filosofia da Educação.Tempo de se falar de escola na pluralidade do mundo comum: Uma reflexão, à luz do pensamento de Hannah Arendt, para além do debate de teorias educacionais. 2024. (Seminário).

I Colóquio FELP - Wittgenstein e Educação: questões contemporâneas.Os jogos preparatórios e o treinamento na alfabetização: a autoterapia wittgensteiniana aplicada aos conceitos de ensino e de aprendizagem. 2023. (Outra).

Seminário do EDF - Educação e Democracia. 2023. (Seminário).

Seminários abertos "Disciplinas, In(ter)disciplinaridade, formação de professores e currículo da escola básica". 2023. (Seminário).

XXII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa - FEUSP. 2023. (Seminário).

1ª Jornada Combatendo desinformação e Fake News na sala de aula. 2022. (Outra).

III Encontro do Programa de Pós-graduação em Educação da FEUSP.É possível compreender o processo de alfabetização com base na teoria das neurociências e das ciências cognitivas?. 2022. (Encontro).

Política e Filosofia na escola: a urgência do pensamento. Da letra aos jogos complexos: a terapia filosófica do uso dos conceitos de ensino e de aprendizagem, na área da alfabetização. 2022. (Congresso).

Educação, política e emancipação no pensamento de Jacques Ranciére. 2021. (Congresso).

Paulo Freire e Jung: Um encontro necessário. 2021. (Seminário).

II Encontro do PPGE - FEUSP.A imposição do psicologismo no discurso educacional da alfabetização. 2020. (Encontro).

Congresso da Sociedade de Língua Portuguesa de Filosofia da Educação. 2019. (Congresso).

Letramentos e Método Fônico. 2019. (Encontro).

I Encontro do Programa de Pós-Graduação da USP.A terapia filosófica da dogmatização dos pressupostos construtivistas da psicogênese da língua escrita na alfabetização. 2018. (Encontro).

I Encontro do Programa de Pós-Graduação da USP. 2018. (Encontro).

III Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. Inquietações sobre o ensino e a aprendizagem na alfabetização: uma crítica à concepção construtivista em diálogo com a terapia filosófica do pensamento de Wittgenstein. 2018. (Congresso).

III Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. 2018. (Congresso).

O Discurso do Pisa: Questionando a interculturalidade de uma avaliação internacional. 2018. (Seminário).

Arte e Resistência - FEUSP- USP. 2017. (Encontro).

Docência no Ensino Superior: Questões e Perspectivas - USP. 2017. (Seminário).

Jornadas de História e Filosofia da Educação: democracia, escola e infância. 2017. (Encontro).

Seminário Pré-Coloquio: A escola consumida ou consumada? FEUSP. 2017. (Seminário).

Uma Abordagem Wittgensteiniana para o Ensino de Conceitos nas Ciências. 2017. (Seminário).

Debate: Reforma do Ensino Médio: Impactos da MP n°746 na Arte, Educação Física, Filosofia, Sociologia e Língua Moderna. 2016. (Outra).

IV Encontro da área de Filosofia e Educação - Programa de Pós-Graduação da FEUSP" FEUSP". 2015. (Encontro).

I Jornada Internacional de Filosofia da Educaçao. 2014. (Congresso).

V Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. 2014. (Congresso).

IX Encontro da linha de Pesquisa Linguagem e Educação. 2013. (Encontro).

IX Congresso Brasileiro de Psicopedagogia - "Diálogos entre Neurociências, Saúde Mental e Educação". 2012. (Congresso).

X Congresso Nacional de Educação - Educere. 2011. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. 2009. (Congresso).

6° Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. 2008. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • CAMARGO, M. F. . É possível explicar o que é o fracasso da leitura? Uma breve discussão sobre o uso abstrato de conceitos de crise da leitura e de crise da escola. PROALE - Sede de ler , v. 13, p. 11-31, 2023.

  • CAMARGO, M. F. . O uso dogmático de conceitos educacionais na atividade da alfabetização. Revista Sede de ler , v. 8, p. 10-20, 2020.

  • GOTTSCHALK, C. M. C. ; REIS, M. F. M. ; SOUZA, M. A. ; GONCALVES, T. ; PEREIRA, R. F. S. M. ; LIBERATORI, R. S. M. ; OLIVEIRA, P. S. X. ; CAMARGO, M. F. . Indagações sobre a alfabetização construtivista em diálogo com a terapia filosófica de Wittgenstein. In: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk. (Org.). Ensaios filosóficos-educacionais de uma perspectiva wittgensteiniana. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2020, v. , p. 1-276.

  • CAMARGO, M. F. . A dogmatização dos pressupostos de hipóteses da escrita na atividade da alfabetização. In: Elio Carlos Ricardo;Ermelinda Moutinho Pataca;Flávia Ginzel;Hadassa Harumi Castelo Onisaki;Kimi Tomizaki;Larissa Jordão Pino;Livia Viana Ribeiro da Silva;Maria da Graça Jacintho Setton;Maurilane de Souza Biccas;Nuria Hanglei Cacete;Tatiana Carence Martins. (Org.). Pesquisa em educação: diversidade e desafios. 22ed.São Paulo: FEUSP, 2019, v. , p. 202-209.

  • CAMARGO, M. F. . Uma reflexão filosófica sobre a psicogênese da língua escrita e suas implicações na alfabetização. Revista Fermentario, Universidad de la República, p. 108 - 123, 29 dez. 2019.

  • CAMARGO, M. F. . Da letra aos jogos complexos: a terapia filosófica do uso dos conceitos de ensino e de aprendizagem, na área da alfabetização. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMARGO, M. F. . A terapia filosófica da dogmatização dos pressupostos construtivistas da psicogênese da língua escrita na alfabetização. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

CAMARGO, M. F. . A influência do psicologismo e seus impactos na alfabetização. 2020; Tema: II Encontro PPGE. (Site).

CAMARGO, M. F. . Inquietações sobre o ensino e a aprendizagem na alfabetização: Um estudo em diálogo com o pensamento de Wittgenstein. 2017. .

Projetos de pesquisa

  • 2003 - Atual

    A Formação de Conceitos no Contexto Escolar, Descrição: Trata-se de uma reflexão sobre a construção dos sentidos e sua transmissão no contexto escolar, sob a perspectiva das ideias da segunda fase do pensamento de Wittgenstein, sistematizadas por uma pragmática filosófica intitulada Epistemologia do Uso. A aplicação desta pragmática na educação distingue-se do pragmatismo de Dewey e de outras vertentes pragmáticas do construtivismo na educação. Caracteriza-se pela sua concepção não-referencial da linguagem, incorporando elementos pragmáticos para explicar o processo de compreensão e construção de sentidos pela criança. Inicialmente este projeto partiu dos resultados de minha tese de doutorado "Uma reflexão sobre a matemática nos PCN", que tinha como objetivo central uma crítica aos preceitos construtivistas na educação matemática, tendo como um de seus resultados a terapia filosófica de conceitos fundamentais do campo da matemática escolar. Esta investigação conceitual foi estendida para conceitos epistemológicos empregados na linguagem educacional em geral, como os de experiência, significado, conhecimento, compreensão, ensino, aprendizagem, avaliação etc., com a criação em 2004 do Grupo de Pesquisas Filosofia, Educação, Linguagem e Pragmática (FELP), coordenado por mim, e cadastrado no Diretório de Pesquisas do CNPq desde 2012. Atualmente, este projeto conta com a participação de alunos da pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo ( dois doutorandos e quatro mestrandos) e de outros pesquisadores pertencentes ao grupo de pesquisa FELP (três doutores, dois mestres e um graduado), tendo sido incorporados à temática inicial os seguintes subtemas: o papel dos conceitos psicológicos na aquisição de conhecimentos e formação de valores, o ensino e aprendizagem dos direitos humanos no contexto escolar, a alfabetização da língua materna e suas relações com o letramento, a alfabetização matemática, o ensino e aprendizado de conceitos fundamentais da química e da física, os conceitos de competência e de habilidade como propostos na pedagogia das competências subjacente à matriz do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e uma reflexão filosófica educacional sobre as atuais concepções pedagógicas no campo específico da enfermagem, tendo todas estas temáticas como metodologia comum a terapia filosófica de Wittgenstein, e como objetivo geral a dissolução de confusões filosóficas de natureza conceitual na área da filosofia da educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Marília Flavia de Camargo Borin - Integrante / Cristiane Maria Cornelia Gottschalk - Coordenador / Roseli Helena de Souza Salgado - Integrante / André de Paula Maia - Integrante / Eder Marques Loiola - Integrante / Cíntia Maria Cardoso - Integrante / Rafael Carlin - Integrante / Moisés da Silva Lara - Integrante / Rosely da Silva Matos Liberatori - Integrante / Marília Maria Polerá Sampaio - Integrante / Lucas Lopez Butenas - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Fundação Bradesco - Centro Educacional

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Outras informações:
Professora de Alfabetização do projeto de apoio à aprendizagem em parceria com a CENPEC.

2013 - 2013

Fundação Bradesco - Centro Educacional

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Autor de livros e sequências didáticas, Carga horária: 12

Outras informações:
Participou da autoria de atividades e sequências didáticas das instituições de Educação Infantil da Fundação Bradesco.

2020 - Atual

Coletivo Uneafro

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário

2007 - 2007

Faculdade de Ciências da FITO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente da disciplina Jogos e Matemática, Carga horária: 12

2006 - 2006

Faculdade de Ciências da FITO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente da disciplina de Oficinas de Leitura, Carga horária: 9

Outras informações:
Ministrou as discilplinas de Brinquedos e Brincadeiras, Oficinas de Leitura e Jogos e Matemática no Projeto Especial de Formação Pedagógica Superior.

2006 - 2006

Faculdade de Ciências da FITO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente: Brinquedos e Brincadeiras, Carga horária: 8

2015 - 2019

fundação bradesco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor - 1° ano do Ensino Fundamental, Carga horária: 25

1996 - 2016

fundação bradesco

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

Outras informações:
Atuou no Ensino da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental I.

2011 - 2011

fundação bradesco

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Autor de materiais didáticos e pedagógicos, Carga horária: 8

Outras informações:
Participou da co-autoria da produção de atividades e sequências didáticas para os Cadernos de Atividades Complementares - CAC, junto ao Departamento de Educação Básica, do Centro Educacional da Fundação Bradesco, para uso em âmbito nacional pelos alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I das escolas da Fundação Bradesco.

2008 - 2008

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Educacional Paidéia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Ministrou oficinas nas escolas da rede municipal da Cidade de Sumaré para professores de Educação Infantil, referente à temática "Musicalização na Educação Infantil"

2017 - 2017

FEUSP - Universidade de São Paulo

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Projeto Pós-Graduandos na Escola

Outras informações:
Inquietações sobre o ensino: Oficinas para análise e produção de atividades para Alfabetização Minicurso ministrado nos dias 22 e 23/06, para a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Cotia.

1998 - 1999

Colégio Haya

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

Outras informações:
Professor do 1° ano do Ensino Fundamental

2023 - 2023

Faculdade de Educação - USP

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professora monitora

Outras informações:
Professora monitora voluntária da disciplina Pesquisa Educacional: Questões Teórico - Metodológicas e Prática Pedagógica, ministrada pela professora Cristiane Maria Cornélia Gottschalk.