Idalena Oliveira Chaves

Professora- Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa, coordenadora do Curso de Extensão em Português para Estrangeiros (CELIPE), do Programa Idiomas Sem Fronteiras (ISF-PortuguÊs), e do posto aplicador do Exame Celpe-bras. Também é vinculada ao programa de pós-graduação em Letras, na linha de pesquisa "Linguística Aplicada: Formação de Professores e Ensino e Aprendizagem de Línguas". Possui doutorado em Linguística teórica e descritiva (2013), mestrado em Estudos Linguísticos (2000) e graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Trabalhou com o Português como língua adicional, no curso de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (CENEX-FALE) durante mais de dez anos e atuou como professora assistente no departamento de estudos brasileiros da Hankuk University of Foreign Studies Yongin, South Korea, durante um ano. Pesquisa atualmente sobre a aprendizagem de Português como língua de herança (PLH) e aquisição da língua portuguesa não materna. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Linguística e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Aquisição de línguas, variação linguística, leitura, linguagem - escrita -alfabetização, fonética e fonologia, ortografia e português-língua estrangeira. Atua ainda, na elaboração, aplicação e avaliação do exame de proficiência em português como língua estrangeira (Celpe-bras). Autora de livros na área de português para estrangeiros. Atualmente é presidente da Associação Mineira de Professores de português como língua estrangeira (AMPPLIE).

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

2009 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Panorama dos estudos das vogais pretônicas no Português do Brasil: meta-análise das pesquisas desenvolvidas de 1980 a 2012
Prof. Dr. Seung Hwa Lee. Palavras-chave: vogais pretônicas.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Estudos Lingüísticos

1997 - 2000

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A construção da representação gráfica da nasalidade na fase inicial da aquisição da escrita,Ano de Obtenção: 2001
Marco Antônio de Oliveira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Aquisição da Língua Materna. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Letras

1991 - 1996

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Curso de Teorias e Práticas em aprendizagem fonética em segunda língua. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2019 - 2019

capacitação para os avaliadores da Parte Escrita do Exame para obtenção do. (Carga horária: 8h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe, Brasil.

2019 - 2019

Capacitação para avaliador da Parte Escrita do Exame para obtenção do certi. (Carga horária: 8h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe, Brasil.

2018 - 2018

apacitação para Elaboração de Itens para o Exame.. (Carga horária: 8h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe, Brasil.

2017 - 2017

Desenvolvimento de competências interculturais e cooperação internacional u. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2015 - 2016

I Ciclo de Debates IsF-portuguÊs. (Carga horária: 120h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em capacitação de tutores para EAD. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2015 - 2015

Treinamento para aplicação do Exame Celpe-Bras. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2015 - 2015

PRODUÇÃO DE AULAS NARRADAS. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2015 - 2015

Letras. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2014 - 2014

Curso básico de língua coreana. (Carga horária: 40h). , Hankuk University of Foreign Studies, HUFS, Coréia do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Aquisição da Língua Materna.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Português- Língua estrangeira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Português - Língua de herança.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística aplicada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Formação de professores de língua portuguesa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CHAVES, Idalena O. . I Encontro Mineiro de Ensino e Pesquisa em Português Língua Estrangeira/Língua adicional. 2018. (Outro).

CHAVES, Idalena O. . Semana de Pedagogia. 2010. (Outro).

CHAVES, Idalena O. . Semana de Pedagogia do UNIBH. 2008. (Outro).

CHAVES, Idalena O. . V Semana De iniciação científica. 2003. (Outro).

CHAVES, Idalena O. . II feira de livros de Paracatu. 2001. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Associação Brasileira de Linguística - Abralin. Panorama das vogais pretônicas no português do Brasil: resultados. 2019. (Congresso).

I Simpósio Internacional de Português Língua Estrangeira na República da Coreia - Ensino. Usos. Recepções..Vocabulário e ortografia no ensino de português língua adicional para coreanos. 2019. (Simpósio).

Semaine de la langue française et de la Francophonie."O ensino de português para francophones. 2019. (Outra).

SETED- Seminário de teses e dissertações da UFMG.O desempenho de examinandos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). 2019. (Seminário).

SETED- Seminário de teses e dissertações da UFMG.Escrita e autoridade: explorando as possibilidades da escrita acadêmica de enfermeiras imigrantes no contexto de uma universidade canadense. 2019. (Seminário).

SETED- Seminário de teses e dissertações da UFMG.Um olhar crítico sobre os discursos dos sujeitos envolvidos no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), no curso preparatório de português para estrangeiros de universidades brasileiras.. 2019. (Seminário).

VII Simposio Mundial de Língua Portuguesa.PORTUGUÊS TODO DIA: UMA PROPOSTA DE MINIAULASONLINE PARA APRENDER A LÍNGUA PORTUGUESA. 2019. (Simpósio).

XIV PLE-RJ & IV CPLI. Ensino de Português do Brasil para Asiáticos:uma experiência na Coreia do sul. 2019. (Congresso).

diproling. A volta ao mundo em várias histórias: uma proposta de Letramento literário para estudantes estrangeiros. 2018. (Congresso).

Diproling. Estudo sobre a Análise das necessidades de estudantes estrangeiros aprendendo Português do Brasi. 2018. (Congresso).

Diproling. Ensinar português do Brasil como língua de herança: uma proposta de atividades linguísti- cas e musicais. 2018. (Congresso).

Diproling. A volta ao mundo em várias histórias: uma proposta de Letramento literário para estudantes estrangeiros. 2018. (Congresso).

EMEPPLE/LA.Português Todo Dia: uso de outras plataformas para o ensino de PLE. 2018. (Encontro).

EMEPPLE/LA.Elaboração de atividades linguísticas a partir de uma websérie brasileira para desenvolver a compreensão auditiva em PLE/PLA. 2018. (Encontro).

II Jornada da APLE-RJ.A formação do professor de Português do Brasil para Estrangeiros: o papel das universidades e das associações profissionais.. 2018. (Outra).

Janelas para o Mundo.A importância da associação dos professores de português para estrangeiros na foração docente. 2018. (Outra).

Janelas Para o mundo.?Ensinar Português do Brasil na Coreia do Sul: relatos de uma experiência.?,. 2018. (Seminário).

I SIMPÓSIO DE PORTUGUÊS LÍNGUA DE HERANÇA.A produção de um portal educativo para a aprendizagem de Português do Brasil como língua de herança. 2017. (Simpósio).

VI ENCONTRO MUNDIAL SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS.?Do coreano para o português: implicações fonológicas no aprendizado da escrita. 2017. (Encontro).

o XI CONSIPLE ? Congresso Internacional da SIPLE ? Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira.. A produção de um portal educativo para o ensino e a aprendizagem de Português do Brasil no exterior para falantes de outras línguas e como língua de herança (PBLH). 2016. (Congresso).

IV Encontro Mundial sobre o Ensino de Português.?Ensinar português do Brasil como língua de herança: uma proposta de atividades linguístico-musical?. 2015. (Encontro).

V Simelp - V Simpósio mundial de estudos de língua portuguesa.Testes de proficiência do Português do Brasil para intercambistas coreanos. 2015. (Simpósio).

X CONSIPLE 2013 ? Congresso da Associação Internacional de Português Língua Estrangeira. Estrutura sonora da língua portuguesa: Implicações no aprendizado de PLE. 2013. (Congresso).

III SIS- Vogais.As vogais pretônicas no português do Brasil. 2011. (Simpósio).

Congresso brasileiro de alfabetização Letremtno, leitura e produção de textos. 2010. (Congresso).

I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. Um panorama sobre os etudo das vogais médias pretônicas no portuguÊs do Brasil. 2010. (Congresso).

I Encontro sobre a diversidade linguistica de Minas Gerais: Cultura e Memória.A realização das vogais médias pretônicas no dialeto mineiro. 2010. (Encontro).

16a conferência de leitura, 1o forum ibero-americano de literacias. Letramento e formação de professores. 2009. (Congresso).

Seminário das Proposições curriculares da educação Infantil. Proposições curriculares para a educação infantil de Belo Horizonte. 2009. (Congresso).

I SENAPP Seminário nacional dos professores de português.a (in)apropriação do sistema ortográfico: um inicmigo inexorável. 2008. (Seminário).

I Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2007. (Simpósio).

VII SEMANA DE EVENTOS DA FACULDADE DE LETRAS DA UFMG.VOGAIS ATONAS PRETONICAS EM PARACATU. 2007. (Seminário).

III SEPEX.Letramento e formação de professores na era pós-construtivista: impactos no cotidiano das classes de alfabetização. 2006. (Seminário).

XI Simpósio Nacional e I Simpósio internacional de letras e linguistica.Letramento e formação de professores na era pós-construtivista: impactos no cotidiano das classes de alfabetização. 2006. (Outra).

Ser criança: encontro e encantos, ação e educação.A ortografia na escola e no dia- a- dia. 2005. (Encontro).

V semana de eventos da faculdade de letras - UFMG.A variação sonora das vogais pretônicas no dialeto de Paracatu. 2004. (Outra).

II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino.A variação Fônica na realização da pretônica /e/ e /o/ no dialeto de Paracatu-MG. 2003. (Encontro).

V semana de iniciação científica do Unileste MG.A pesquisa e a elaboração de projetos. 2003. (Oficina).

V semana de iniciação científica do Unileste MG.A pesquisa e a elaboração de projetos. 2003. (Oficina).

I congressp internacional de fonética e fonologia. Leitura e escrita no ensino de português-língua estrangeira: a contribuição da fonética e da fonologia. 2002. (Congresso).

IV semana de iniciação científica do Unileste-MG.A pesquisa e o projeto de pesquisa. 2002. (Oficina).

Participação no congresso Internacional de Alfabetização/ II semana de Alfabetização. 2001. (Congresso).

II Seminário nacional sobre linguagem e ensino.Da Linguagem Oral À Linguagem Escrita: a comprensão da representação da escrita nao como sistema de representação e não como simples transcrição da fala. 1999. (Seminário).

III Seminário da Sociedade Internacional de Português__Língua Estrangeira,.Atividades Lúdicas No Aprendizado Da Língua Portuguesa, Por Estrangeiros. 1996. (Seminário).

2 Encontro de Pesquisa da Fale-UFMG..da forma sonora da fala à forma gráfica da escrita: fundamentos lingüísticos da alfabetização. 1995. (Encontro).

Simpósio Nacional Interdisciplinar de Estruturalismo: Memória E Repercussões. UFMG.Mattoso Câmara Jr. E O Estruturalismo?, ?Abordagem Estrutural E Fonologia?.. 1995. (Simpósio).

1 Congresso Internacional Da Associação Brasileira De Lingüística. sem apresentação de trabalho. 1994. (Congresso).

II Encontro de estudos românicos.LA FRANCOPHONIE. 1994. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Sirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves

GEDIEL, A. L. B.; SOUZA, V. C. A.; VALADÃO, Michelle Nave;CHAVES, Idalena O.. ELSA SURDA EM UMA AVENTURA DA LINGUAGEM: A TRAJETÓRIA LINGUÍSTICA DE UMA CRIANÇA SURDA EM PROCESSO DE AQUISIÇÃO TARDIA DA LIBRAS. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: MAHULIKPLIMI OBED BRICE AGOSSA

CHAVES, Idalena O.; COURA-SOBRINHO, J.; MAGALHAES, H. M. G.; OLIVEIRA, S. M. G. P.. O EXAME CELPE-BRAS COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA: PERCEPÇÕES DE CANDIDATOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Glauber Heitor Sampaio

CHAVES, Idalena O.; SCHRODER, U. A.; GEDIEL, A. L. B.; LADEIRA, W. T.. A NEGOCIAÇÃO DE CATEGORIAS DE PERTENCIMENTO EM INTERAÇÃO INTERCULTURAL NA SALA DE AULA DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Augusto da Silva Costa

COURA-SOBRINHO, J.; DINIZ, L. R. A.; PERET, D. R. L. D.;CHAVES, Idalena O.. AVALIAÇÃO DE PROFICIÊNCIA ORAL NO EXAME CELPE-BRAS: ANÁLISE DA CONDUÇÃO DAS INTERAÇÕES FACE A FACE. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Frank da Silva Gonçalves O

COURA-SOBRINHO, J.; -, R. C. S.; SELLAN, A. R. B.; -, V. A. P.; MACHADO , I. L.;CHAVES, Idalena O.. O USO DA LITERATURA NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2019. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Simone Dornelas de Carvalho

COHEN, M. A. A. M.; MENDES, E. A. M.; SEABRA, M. C. T. C.; MENDES, S. T. P.;CHAVES, Idalena O.; COELHO, M. S. V.; DECAT, M. B. N.. os advérbios graduadores na fala rural e na fala urbana de Minas Gerais. 2019. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Tatiana Belmonte dos Santos Rodrigues

OLIVEIRA, M. A.; LEE, Seung Hwa; CRUZ, R. C. F.; MAGALHAES, J. O.;CHAVES, Idalena O.. ESTUDO DA VARIÁVEL (n ) EM MANAUS: VARIAÇÃO FONOLÓGICA EM PAROXÍTONAS TERMINADAS EM NIA E NIO. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Caroline Caputo Pires

SCHRODER, U. A.; DINIZ, L. R. A.; COURA-SOBRINHO, J.; LADEIRA, W. T.; ALMEIDA, V. C.;CHAVES, Idalena O.; ARANTES, P. C. C.. A negociação de Co-pertencimento de professores e alunos na sala de aula de PLE: Um estudo empírico sobre a interação face a face. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Flávia Rodrigues de Souza

VALADÃO, Michelle Nave;CHAVES, Idalena O.. "Língua, cultura e migração: desenvolvimento linguístico e cultural em crianças de famílias migrantes internacionais em Viçosa, Minas Gerais". 2019.

Aluno: Thaiana Oliveira Dias

ASSIS, J. F.;CHAVES, Idalena O.; VIEIRA, M. R.. A escola viçosence e a experiência de imigração venezuelana:questões linguistico-culturais de uma nova demanda. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Lara de Souza Moura

ASSIS, J. F.;CHAVES, Idalena O.; VIEIRA, M. R.. Espanhol na escola em contexto de imigração:fomentando a formação de professores e a inclusão social. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Josiane Caroline Guimarães

CAMPOS, T. S.; ASSIS, J. F.;CHAVES, Idalena O.. A representação da mulher nos livros didáticos de língua Espanhola: Uma análise das imagens da seção de leitura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Catia Ursula Casimiro

CHAVES, Idalena O.; DANTAS-LONGHI, S.; MARTINS, E.. Estudo das motivações para a aprendizagem do francês no contexto do Curso de Extensão em Língua Francesa (CELIF). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Luana De Oliveira Rodrigues

SAMPAIO, G. H.;CHAVES, Idalena O.; CAMPOS, T. S.. Cultura e Ensino de Português Língua Estrangeira: reflexões sobre a formação de professores como mediadores culturais.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Beatriz Gomes Reis

VALADÃO, Michelle Nave;CHAVES, Idalena O.; LUCAS, G. B.. Ensino e aprendizagem da Libras como segunda língua para estudantes ouvintes das séries finais do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Raquel Heckert César Bastos

CHAVES, Idalena O.; ZOLNIER, M. C. A. P.; ROCHA, P. V.. Atividades lúdicas para aulas de conversação de português como língua estrangeira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Marina de Paulo Nascimento

SAMPAIO, G. H.;CHAVES, Idalena O.; BARCELOS, A. M. F.. Crenças de alunos hispano-falantes sobre a proficiência em português brasileiro como língua estrangeira em um curso preparatório para o exame celpe-bras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

CHAVES, Idalena O.; BARCELOS, A. M. F.; ZOLNIER, M. C. A. P.. Uma nova abordagem para o nivelamento de alunos de língua inglesa de um curso de extensão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Rodrigo Abranches

CHAVES, Idalena O.; GOMES, R. C.. A produção escrita dem FLA: intervenção pedagógica e autonomia do aprendiz. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Viçosa.

AMARAL, E. T. R.; LONGHI, S. M. D.;CHAVES, Idalena O.. Professor Substituto de Língua Espanhola. 2019. Universidade Federal de Viçosa.

CHAVES, Idalena O.; ARAUJO, A. O.; TOFFOLO, A. C. R.. Professor substituto de Libras. 2019. Universidade Federal de Viçosa.

CHAVES, Idalena O.; SILVA, A.; OLIVEIRA, R. M.. Seleção de monitor nível II. 2019. Universidade Federal de Viçosa.

PEREIRA, J. V.; HIRAKAWA, D. A.;CHAVES, Idalena O.. Concurso Professor Substituto de Língua Francesa. 2019. Universidade Federal de Viçosa.

CHAVES, Idalena O.; GEDIEL, A. L.; ARAUJO, M. A.. seleção de mestrado. 2019. Universidade Federal de Viçosa.

CHAVES, Idalena O.; SOUZA, V. C. A.; FERNANDES, T. A. C.. Professor Substituto. 2017.

CHAVES, Idalena O.; SILVA, N. A. G.; CABRERA, J. P. C.. Prof. Visitante, língua e literatura Francesa. 2016. Universidade Federal de Viçosa.

SILVA, N. A. G.;CHAVES, Idalena O.; GOMES, R. C.; CABRERA, J. P. C.. Professor Substituto. 2016. Universidade Federal de Viçosa.

CHAVES, Idalena O.; SILVA, A.; VALE, R. P. G.. seleção de tutores para o Programa de tutoria. 2015. Universidade Federal de Viçosa.

CHAVES, Idalena O.; MITTELSTADT, D. D.; JUNHO, J.; LIM, S. R.; EL-JAICK, R.; Park, Won-bock. 3 Concurso Nacional de Língua Portuguesa. 2014. Korea Brazil Society.

CHAVES, Idalena O.; COSTA, A. S.; DINIZ, L. R. A.. Seleção de Estagiários PLA 2013. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHAVES, Idalena O.. Contação de histórias para crianças e jovens. 2010. Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.

CHAVES, Idalena O.. semana de pesquisa e extensão. 2008. Centro Universitário de Belo Horizonte.

CHAVES, Idalena O.. Seleção de estagiário para o curso de português para estrangeiros. 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Seung Hwa Lee

LEE, Seung-HwaOLIVEIRA, Marco Antônio de; ROTHE-NEVES, R.. Um panorama dos estudos das vogais pretônicas no Português do Brasil: análise das pesquisas desenvolvidas de 1980 a 2010. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Marco Antonio de Oliveira

OLIVEIRA, Marco Antonio deSILVA, Thaïs Cristófaro Alves da; CAGLIARI, Luiz Carlos. A construção da representação gráfica da nasalidade na fase inicial da aquisição da escrita. 2000. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras Estudos Lingüí) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Marco Antonio de Oliveira

LEE, Seung HwaOLIVEIRA, Marco Antonio de; MAGALHÃES, José Olímpio de; ROTHE-NEVES, Rui. Panorama dos estudos das vogais pretônicas no português do Brasil: meta-análise das pesquisas desenvolvidas de 1980 a 2012. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Marco Antonio de Oliveira

OLIVEIRA, Marco Antonio deLEE, Seung Hwa; NEVES, R. R.. Um panorama dos estudos das vogais pretônicas no português do Brasil: análise das pesquisas desenvolvidas de 1980 a 2010. 2012.

Soélis Teixeira do Prado Mendes

LEE, Seung Hwa; OLIVEIRA, M. A.;MENDES, Soélis Teixeira do Prado; ROTHE-NEVES, R.; MAGALHAES, J. O.. Panorama dos estudos das vogais pretônicas no Português do Brasil: meta-análise das pesquisas desenvolvidas de 1980 a 2012.. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

José Olímpio de Magalhães

LEE, S.; OLIVEIRA, Marco Antônio de; MENDES, S. T. P.; ROTHENEVES, Rui;MAGALHÃES, José Olímpio de. Panorama dos estudos das vogais pretônicas no português do Brasil: meta-análise das pesquisas desenvolvidas de 1980 a 2012. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

José Olímpio de Magalhães

LEE, S.; OLIVEIRA, Marco Antônio de; ROTHENEVES, Rui;MAGALHÃES, José Olímpio de. Um panorama dos estudos das vogais pretônicas no português do Brasil: análise das pesquisas desenvolvidas de 1980 a 2010. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Thaïs Cristófaro Alves da Silva

CRISTÓFARO SILVA, ThaïsOLIVEIRA, Marco Antonio de; CAGLIARI, Luiz Carlos. A construção da representação gráfica da nasalidade na fase inicial da aquisição da escrita. 2000. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Rui Rothe-Neves

LEE, S. H.; OLIVEIRA, M. A.;ROTHE-NEVES, R.; MAGALHÃES, José O; MENDES, S. T. P.. Panorama dos estudos das vogais pretônicas no Português do Brasil: metanálise das pesquisas desenvolvidas de 1980 a 2012. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Érica Fernandes Borges

DA LÍNGUA DE ORIGEM À LÍNGUA DE HERANÇA: A MANUTENÇÃO DO ESPANHOL POR HISPANOFALANTES NA ZONA DA MATA MINEIRA; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa; (Orientador);

Tamires de Castro Ferreira

PERFIL DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS NA UFV: ESTUDO INTRODUTÓRIO PARA A ELABORAÇÃO DE UM PORTAL EDUCATIVO PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa; (Orientador);

Matheus Figueira

A interferência na língua materna na escrita de hispanofalantes; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Viçosa; (Orientador);

Paula Ferreira Cardoso

o uso de mídias digitais para desenvolver a oralidade em Português para estrangeiros; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Mateus Lopes de Souza

Perfil dos estudantes estrangeiros na UFV: criação de um curso de português para estrangeiros intercultural on-line; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Caroline Campos Fraga

Português todo dia: um curso on-line de português do Brasil para estudantes estrangeiros residentes no exterior; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Viçosa; (Orientador);

Paloma de Paula Fagundes

A volta ao mundo em várias histórias: Uma proposta de letramento literário para estudantes estrangeiros; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Viçosa; institucional; (Orientador);

Mariana Alves Abrantes

A produção de um portal educativo para o ensino e a aprendizagem de Português do Brasil no exterior para falantes de outras línguas e como língua de herança (PBLH); Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Viçosa; intitucional; (Orientador);

Aline Souza dos Santos

Ensinar português como língua de herança: atividades linguísticas e musicais; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Viçosa; institucional; (Orientador);

Mariane Souza Pena

Ensinar português do Brasil como língua de herança: uma proposta de atividades linguísticas e musicais; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Viçosa; institucional; (Orientador);

Gracielle Fátima Arantes

A ATIVAÇÃO DO CONHECIMENTO PRÉVIO E O DOMÍNIO DO LETRAMENTO NA COMPREENSÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e produção de textos) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Mariana Neto Mendes

VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA ? ORTOGRAFIA NO GÊNERO INTERNETÊ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e produção de textos) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Alexandrina Paula Ferreira de Oliveira

Variação lingüística - a valorização cultural e lingüística nas diferenças vocabulares no Brasil; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e produção de textos) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

MARIA CECÍLIA SPERANDIO GUIMARÃES

O Trabalho com os gêneros Textuais e o Ensino / Aprendizagem do Português-inglês; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e produção de textos) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Selma Silva dos Santos Ragazzi

A importância do lúdico no processo de alfabetização; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Maria Fernanda Oliveira Pinto

os jogos e as crianças de três e quatro anos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Ângela Maria de Matos Gomes

CONCEPÇÕES DE LEITURA E DE ESCRITA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE - PERÍODO DE 1970 A 2006; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e produção de textos) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Janinne de Lima Fernandes

Análise da representação da escrita em textos veiculados em mídias populares; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Língua Portuguesa: Lei) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Glaucimeire Oliveira Campos

A interferência da Oralidade na produção de textos de alunos da 4a série; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em língua portuguesa) - Centro Universitário de Minas Gerais; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Pauline Dutra Machado e Walquíria Costa Lopes Dias

Palavras, tantas palavras, outras palavras, lutar com as palavras na escrita de Drummond; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Graziela Cristina Antunes Andrade

Trocas de letras na alfabetização: o caso do 'f' e 'v'; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Sônia Maria Teles e Maria Helena de Assis

A interferência da oralidade na segmentação da escrita em textos de alunos da 8a série; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Helena Andrade de Souza

O que o prof?essor sabe sobre a aquisição da leitura; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Cláudia Zopelari e Pollianny Pontes Paiva Ávila

O problema do; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Ramone Maria da Costa e Silva

A música popular brasileira (MPB) como suporte para trabalhar a interculturalidade em aulas de português para Estrangeiros (PLE); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Paloma de Paula Fagundes

A volta ao mundo em várias histórias- uma proposta de Letramento Literário para estudantes estramgeiros; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Mateus Lopes de Souza

Análise das Necessidades de Alunos Falantes de Línguas Germânicas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Matheus Pereira Figueira de Oliveira

Análise da Interferência da língua materna na escrita ortográfica de falantes de espanhol na prova escrita do exame Celpe-bras; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Renan Montico da Silva

Uma nova abordagem para o nivelamento de alunos de língua inglesa de um curso de extensão; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Carlos Roberto Porto

A (In) Apropriação do Sistema Ortográfico: Um Inimigo Inexorável; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Leitura e Produção de textos) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Alessandra Franke Pinheiro

Educação bilíngüe:uma opção para a aquisição de uma segunda língua; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Mateus Lopes de Souza

Perfil dos estudantes estrangeiros na UFV: criação de um curso-on-line intercultural de português para estrangeiros; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Tamires de Castro Ferreira

O perfil dos estudantes estrangeiros na UFV: estudo introdutório; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Michelle Fan Tian

Estágio língua e cultura chinesa; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa, intitucional; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

YANYANG LI

Estágio Língua e cultura chinesa; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Flavia Giorgio Fernandes

EStágio secretariado Celipe; 2019; Orientação de outra natureza; (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Viçosa, intitucional; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Mariana Alves Abrantes

A produção de um curso on-line para o ensino e a aprendizagem de Português do Brasil para estrangeiros residentes no exterior; 2018; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Mariane Souza Pena

Atividades lúdicas para aulas de conversação de Português como Língua Estrangeira; 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa, institucional; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Viviane de Oliveira Souza

Estágio portugues para estrangeiros; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Viçosa, intitucional; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Flávia Rodrigues de Souza

Estágio de Português para estrangeiros; 2015; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa, institucional; Orientador: Idalena Oliveira Chaves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Seung Hwa Lee

Panorama dos estudos das vogais pretônicas no Português do Brasil: meta-análise das pesquisas desenvolvidas de 1980 a 2012; 2014; Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Seung Hwa Lee;

Regina Lúcia Péret dell'Isola

A ortografia nas aulas de português como língua estrangeira; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras - Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Regina Lúcia Péret Dell'Isola;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CHAVES, Idalena O. ; ABRANTES, M. A. . A produção de curso on-line para o ensino e a aprendizagem de Português do Brasil para estrangeiros residentes no exterior. Tecnologias aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem , v. 1, p. 24-29, 2018.

  • SOUZA, F. R. ; CHAVES, Idalena O. . SIMULAÇÃO DE UM SPEED DATING COMO TÉCNICA DE CONVERSAÇÃO EM TURMAS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revista Práticas de Linguagem , v. 8, p. 196-202, 2018.

  • VALADÃO, Michelle Nave ; LUCAS, G. B. ; Sirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves ; CHAVES, Idalena O. . Experiência de ensino da língua portuguesa por meio de gêneros discursivos para uma estudante surda do ensino superior. GLÁUKS ONLINE , v. 17, p. 78-96, 2017.

  • CHAVES, Idalena O. . Vocabulário e ortografia no ensino de português-língua adicional para coreanos. Brazilian English Language Teaching Journal , v. 5, p. 31-40-40, 2014.

  • CHAVES, Idalena O. . Panorama dos estudos das vogais pretônicas no Português do Brasil. Vozes dos Vales , v. 6, p. 1-25, 2014.

  • CHAVES, Idalena O. . Ortografia: um desafio na escolarização brasileira. Po'leutukal-beu'lajil Yeon'gu / Portuguese-Brazilian Studies , v. 11, p. 113-136, 2014.

  • CHAVES, Idalena O. . Letramento e formação de professores. REvista dda Pesquisa do Uni-BH , v. 1, p. 62-63, 2007.

  • CHAVES, Idalena O. . da codificação à representação: a Compreensão Da Escrita Como simples transcrição da fala. Interlitterae, Paracatu-MG, v. 1, n.1, p. 24-29, 2001.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CHAVES, Idalena O. . Evento de correção do Exame de proficiência em Língua portuguesa para estrangeiros. 2019.

CHAVES, Idalena O. . Evento Correção da parte escrita do Exame Celpe-Bras. 2018.

CHAVES, Idalena O. . Evento de correção do exame de proficiência em Língua portuguesa para estrangeiros. 2017.

CHAVES, Idalena O. . Elaboração de Itens para o Exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. 2016.

CHAVES, Idalena O. . ?Avaliação de livros didáticos de Alfabetização e Letramento e Língua Portuguesa ? PNLD 2016. 2015.

CHAVES, Idalena O. ; VANZELLI, J. C. . Aplicação da parte oral do Exame Celpe-bras. 2014.

CHAVES, Idalena O. . Evento de Correção do Celpe-Bras. 2013.

CHAVES, Idalena O. . A linguagem oral - proposicões Curriculares - Educação Infantil. 2009.

CHAVES, Idalena O. . Consultor Pedagógico da área de língua portuguesa. 2008.

CHAVES, Idalena O. ; REIS, G. S. . II JORNADA MUNDIAL SOBRE O ENSINO E APRENDIZADO DE PORTUGUÊS. 2019.

CHAVES, Idalena O. ; FURTOSO, V. B. . XII CONSIPLE.. 2019.

CHAVES, Idalena O. . ' Estereótipo Discursivo e Descortesia em Materiais de PLE'. 2017.

CHAVES, Idalena O. . LÍNGUAS ADICIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS: DISCUSSÃO A PARTIR DE UM CENÁRIO INTERCULTURAL. 2017.

CHAVES, Idalena O. . DISCURSOS SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E A CONSTITUIÇÃO DE UM SUJEITO GLOBAL E CONSUMIDOR DE CONHECIMENTO. 2017.

CHAVES, Idalena O. . Multimodalidade, Construção de Significados e Comunicação: Reflexões e Possibilidades para o Ensino-Aprendizagem de Línguas. 2016.

CHAVES, Idalena O. . ?Biblioteca Viva?: uma experiência de mediação em leitura no Salobrinho. 2015.

CHAVES, Idalena O. . Exame de proficiência em Língua estrangeira - CELP-Bras. 2004.

RICO, L. ; CHAVES, Idalena O. . La Corpas estuvo en modo portugués! Así fue la experiencia?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CHAVES, Idalena O. . lançamento do Portal Tremelengue. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CHAVES, Idalena O. ; SILVA, D. F. . CAfé Literário. 2012.

CHAVES, Idalena O. . Linguista comenta o uso das gírias no vocabulário dos jovens. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CHAVES, Idalena O. . Opinião Regional. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CHAVES, Idalena O. ; ABRANTES, M. A. ; FRAGA, C. C. ; CARMO, K. X. . PortuguÊs todo dia. 2019; Tema: Ensino de portuguÊs para estrangeiros. (Site).

CHAVES, Idalena O. ; ALMEIDA, S. G. ; ALMEIDA, V. C. . Tremelengue: atividades linguisticas e musicais para aprender português como língua de herança. 2016; Tema: Português como língua de herança. (Site).

CHAVES, Idalena O. . Como eu ensino ortografia. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CHAVES, Idalena O. ; FRAGA, C. C. . Ensinar português do Brasil como língua de herança: uma proposta de atividades linguísticas e musicais ? parte 2.. 2019. (Relatório de pesquisa).

CHAVES, Idalena O. . Curso de Português primer Nivel. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CHAVES, Idalena O. ; SHI, Y. . Introdução à cultura chinesa: caligrafia e arte no papel. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CHAVES, Idalena O. ; SHI, Y. . Introdução à cultura chinesa: FEstivais da China e simbologia chinesa. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CHAVES, Idalena O. ; SOUZA, M. L. . Perfil dos estudantes estrangeiros na UFV: criação de um curso-on-line intercultural de português para estrangeiros. 2018. (Relatório de pesquisa).

CHAVES, Idalena O. ; FAGUNDES, P. P. . A volta ao mundo em várias histórias: Uma proposta de letramento literário para estudantes estrangeiros. 2018. (Relatório de pesquisa).

CHAVES, Idalena O. ; PENA, M. S. . Ensinar português do Brasil como língua de herança: uma proposta de atividades linguísticas e musicais. 2018. (Relatório de pesquisa).

CHAVES, Idalena O. ; ABRANTES, M. A. . A produção de um curso on-line para o ensino e a aprendizagem de Português do Brasil para estrangeiros residentes no exterior. 2018. (Relatório de pesquisa).

CHAVES, Idalena O. . A influência dos princípios da Linguística Aplicada no CELPE-Bras. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CHAVES, Idalena O. . TremelenguePLH: atividades linguísticas e musicais para o ensino de português como língua de herança. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Portal Pedagógico).

CHAVES, Idalena O. ; VANZELLI, J. C. ; TEIXEIRA, H. G. . Estudos Brasileiros na Ásia. 2017. (Editoração/Livro).

CHAVES, Idalena O. ; FERREIRA, T. C. . Perfil dos estudantes estrangeiros na UFV: estudo introdutório para a elaboração de um portal educativo para o ensino de português. 2017. (Relatório de pesquisa).

CHAVES, Idalena O. . Elaboração de Tarefas da Parte Escrita e Elementos Provocadores e seus Roteiros de Interação Face a Face da Parte Oral do Celpe-Bras.. 2016. (elaboração de provas para concurso).

CHAVES, Idalena O. . Curso preparatório para o Celpe-Bras. 2014. .

CHAVES, Idalena O. . Curso preparatório para oCelpe-bras 2. 2014. .

CHAVES, Idalena O. . Pacto Nacional para a alfabetização na idade certa. 2013. .

CHAVES, Idalena O. . Curso Intensivo de Português Língua Adicional. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CHAVES, Idalena O. . Alfabetização e Letramento. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CHAVES, Idalena O. . Sequência didática em uma aula de língua portuguesa: leitura e produção de sentido. 2012. .

CHAVES, Idalena O. . Dificuldades de aprendizagem: como lidar?. 2012. .

CHAVES, Idalena O. . Aquisição do Sistema de escrita e desenvolvimento da consciência fonológica. 2012. .

CHAVES, Idalena O. . Bases Psicomotoras da aprendizagem da leitura e da escrita. 2012. .

CHAVES, Idalena O. . PortuguÊs PAra Estrangeiros. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CHAVES, Idalena O. . PAR- Formação continuada de professores da educação básica. 2011. .

CHAVES, Idalena O. . Português PAra estrangeiros. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CHAVES, Idalena O. . Pró-Letramento - Alfabetização e Linguagem. 2010. .

CHAVES, Idalena O. . Pró-letramento: alfabetização e linguagem. 2009. .

CHAVES, Idalena O. . A linguagem oral. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de documento de Proposições curriculares da REde Municipal de Ensino de Belo Horizonte).

CHAVES, Idalena O. . As diversas formas de ampliar os encantos das histórias infantis:uma abordagem lingüística. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CHAVES, Idalena O. . Formação continuada de alfabetizadores. 2008. .

CHAVES, Idalena O. . a leitura como prática social. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CHAVES, Idalena O. . Atividades lúdicas no ensino da ortografia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CHAVES, Idalena O. . oficina para Educadores e professores: a linguagem oral. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CHAVES, Idalena O. . Maratona Fiat. 2008. (elaboração de provas para concurso).

CHAVES, Idalena O. . Novas tendências no processo de ensino -aprendizagem da Língua Portuguesa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CHAVES, Idalena O. . Métodos de Alfabetização. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CHAVES, Idalena O. . Linguagem oral. 2006. .

CHAVES, Idalena O. . Conhecimentos lingüísticos e alfabetização. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CHAVES, Idalena O. . Cadernos Unileste-MG/ Letras. 2002. (Editoração/Periódico).

CHAVES, Idalena O. . Interlitterae. 2001. (Editoração/Periódico).

CHAVES, Idalena O. . II Semana de Letras da FAculdade Tecsoma. 2001 (Seminário).

CHAVES, Idalena O. . II Feira de Livros de Paracatu. 2001 (Feira de livros).

CHAVES, Idalena O. . a ortografia na escola e no dia-a - dia. 2004 (minicurso) .

CHAVES, Idalena O. . A pesquisa e o projeto de pesquisa. 2002 (produção de apostila para oficina) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    o uso de mídias digitais para o desenvolvimento da oralidade em português para estrangeiros, Descrição: A proposta deste projeto é investigar as mídias digitais utilizadas para o ensino do Português do Brasil como língua estrangeira (PBLE), como os aplicativos, vídeos no Youtube e blogues1. Pretende-se averiguar o que já existe em curso e como é feito o uso dessas mídias, se nas aulas presenciais nos cursos de PBLE ou se como estudo autônomo. E ainda, analisar como eles podem contribuir para processos de aprendizagem de uma língua estrangeira, no caso desta pesquisa o português, possibilitando o aperfeiçoamento e vivência no idioma-alvo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador / Paula Ferreira Cardoso - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Perfil dos estudantes estrangeiros na UFV: criação de um curso-on-line intercultural, Descrição: Este projeto dá continuidade ao projeto anterior que traçou o perfil dos estrangeiros que vieram estudar na Universidade Federal de Viçosa, no período de 2015 a 2017, identificando, principalmente, o país de origem e o conhecimento da língua alvo que eles tinham (ou não) antes da chegada ao Brasil. Com os dados dessa pesquisa pretende-se criar um curso on-line, intercultural, para o ensino de português para estrangeiros. A pesquisa será conduzida a partir de três perguntas básicas: Que conhecimentos possuem do português do Brasil?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador / Mateus Lopes de Souza - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Perfil dos estudantes estrangeiros na UFV: estudo introdutório para a elaboração de um portal educativo para o ensino de português, Descrição: Este projeto busca traçar o perfil dos estrangeiros que vêm estudar na Universidade Federal de Viçosa, identificando, principalmente, o país de origem e o conhecimento da língua alvo que eles tinham (ou não) antes da chegada ao Brasil. Com essa pesquisa pretende-se obter dados para orientar a criação de um portal educativo para o ensino de português para estrangeiros. A pesquisa será conduzida a partir de três perguntas básicas: quem são esses estudantes estrangeiros? Por que decidem estudar na UFV? Que conhecimentos possuem do português do Brasil?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador / Tamires de Castro Ferreira - Integrante.

  • 2016 - Atual

    A internacionalização da língua portuguesa na UFV: Criação de portal pedagógico para ensino e aprendizagem de Português do Brasil como língua estrangeira e como língua de herança (PBLH), Descrição: O principal objetivo deste projeto é produzir material didático para o ensino do Português do Brasil na modalidade de Educação a Distância , para estrangeiros e crianças brasileiras residentes no exterior, e assim contribuir para a difusão do português do Brasil como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico e tecnológico. Específicos: a) produzir e desenvolver um portal educativo, em parceria com a Coordenadoria de Educação Aberta a Distância (CEAD) e o Departamento de Letras (DLA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com atividades interativas para o trabalho com leitura e produção em língua portuguesa para estrangeiros. b) produzir e desenvolver um portal educativo, em parceria com a CEAD/DLA/UFV, com atividades interativas para o trabalho com o ensino e aprendizagem do português como língua de herança com conteúdos dos anos iniciais do ensino fundamental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Gruppelhe - Grupo de pesquisa em português Língua estrangeira e língua de herança, Descrição: Investigar os estudos em português como língua estrangeira/língua adicional e língua de herança no Brasil e no exterior. Estudar sobre línguas de herança no Brasil. Elaborar materiais didáticos para o ensino de português para crianças fora do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador / Débora Racy - Integrante / Erica Fernandes Borges - Integrante.

  • 2005 - Atual

    Descrição Sócio-Histórica das Vogais do Português (do Brasil), Descrição: Este grupo realiza uma investigação multidisciplinar ? sócio-histórica e lingüística ? para descrever as realizações fonéticas das vogais nos dialetos do Sul ao Norte do Brasil, envolvendo 17 universidades dessas regiões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2016 - Atual

    A produção de um portal educativo para a aprendizagem de Português do Brasil como língua de herança, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador / Wânia Terezinha Ladeira - Integrante / Pedro Perini Santos - Integrante / Valdênia Carvalho Almeida - Integrante / MICHELLE NAVE VALADÃO - Integrante / Glauber heitor sampaio - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2016 - Atual

    A produção de um portal educativo para a aprendizagem de Português do Brasil como língua de herança, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador / Wânia Terezinha Ladeira - Integrante / Pedro Perini Santos - Integrante / Valdênia Carvalho Almeida - Integrante / MICHELLE NAVE VALADÃO - Integrante / Glauber heitor sampaio - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2016 - Atual

    A produção de um portal educativo para a aprendizagem de Português do Brasil como língua de herança, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador / Wânia Terezinha Ladeira - Integrante / Pedro Perini Santos - Integrante / Valdênia Carvalho Almeida - Integrante / MICHELLE NAVE VALADÃO - Integrante / Glauber heitor sampaio - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    A produção de curso on-line para o ensino e a aprendizagem de Português do Brasil para estrangeiros residentes no exterior, Descrição: A proposta deste projeto é elaborar, em parceria com Coordenadoria de Educação Aberta a distância da Universidade Federal de Viçosa(Cead-UFV)), um curso totalmente On-line com atividades para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa no exterior. Pretende-se elaborar atividades linguísticas para atender os estrangeiros que escolhem a UFV como instituição brasileira para dar continuidade ou iniciar os estudos. O curso conterá atividades linguísticas envolvendo, leitura, vocabulário e ortografia, bem como os aspectos lexicais e gramaticais do português do Brasil , contextualizado com a cidade de Viçosa e a universidade. As atividades serão elaboradas pelo grupo de pesquisa Gruppelhe (Grupo de pesquisa em português como língua estrangeira e línguas de herança) e postada pelo bolsista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador / Mariana Alves Abrantes - Integrante.

  • 2016 - Atual

    A produção de um portal educativo para a aprendizagem de Português do Brasil como língua de herança, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador / Wânia Terezinha Ladeira - Integrante / Pedro Perini Santos - Integrante / Valdênia Carvalho Almeida - Integrante / MICHELLE NAVE VALADÃO - Integrante / Glauber heitor sampaio - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    A produção de curso on-line para o ensino e a aprendizagem de Português do Brasil para estrangeiros residentes no exterior, Descrição: A proposta deste projeto é elaborar, em parceria com Coordenadoria de Educação Aberta a distância da Universidade Federal de Viçosa(Cead-UFV)), um curso totalmente On-line com atividades para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa no exterior. Pretende-se elaborar atividades linguísticas para atender os estrangeiros que escolhem a UFV como instituição brasileira para dar continuidade ou iniciar os estudos. O curso conterá atividades linguísticas envolvendo, leitura, vocabulário e ortografia, bem como os aspectos lexicais e gramaticais do português do Brasil , contextualizado com a cidade de Viçosa e a universidade. As atividades serão elaboradas pelo grupo de pesquisa Gruppelhe (Grupo de pesquisa em português como língua estrangeira e línguas de herança) e postada pelo bolsista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador / Mariana Alves Abrantes - Integrante.

  • 2016 - Atual

    A produção de um portal educativo para a aprendizagem de Português do Brasil como língua de herança, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador / Wânia Terezinha Ladeira - Integrante / Pedro Perini Santos - Integrante / Valdênia Carvalho Almeida - Integrante / MICHELLE NAVE VALADÃO - Integrante / Glauber heitor sampaio - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    A produção de curso on-line para o ensino e a aprendizagem de Português do Brasil para estrangeiros residentes no exterior, Descrição: A proposta deste projeto é elaborar, em parceria com Coordenadoria de Educação Aberta a distância da Universidade Federal de Viçosa(Cead-UFV)), um curso totalmente On-line com atividades para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa no exterior. Pretende-se elaborar atividades linguísticas para atender os estrangeiros que escolhem a UFV como instituição brasileira para dar continuidade ou iniciar os estudos. O curso conterá atividades linguísticas envolvendo, leitura, vocabulário e ortografia, bem como os aspectos lexicais e gramaticais do português do Brasil , contextualizado com a cidade de Viçosa e a universidade. As atividades serão elaboradas pelo grupo de pesquisa Gruppelhe (Grupo de pesquisa em português como língua estrangeira e línguas de herança) e postada pelo bolsista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador / Mariana Alves Abrantes - Integrante.

  • 2016 - Atual

    A produção de um portal educativo para a aprendizagem de Português do Brasil como língua de herança, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador / Wânia Terezinha Ladeira - Integrante / Pedro Perini Santos - Integrante / Valdênia Carvalho Almeida - Integrante / MICHELLE NAVE VALADÃO - Integrante / Glauber heitor sampaio - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    A produção de curso on-line para o ensino e a aprendizagem de Português do Brasil para estrangeiros residentes no exterior, Descrição: A proposta deste projeto é elaborar, em parceria com Coordenadoria de Educação Aberta a distância da Universidade Federal de Viçosa(Cead-UFV)), um curso totalmente On-line com atividades para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa no exterior. Pretende-se elaborar atividades linguísticas para atender os estrangeiros que escolhem a UFV como instituição brasileira para dar continuidade ou iniciar os estudos. O curso conterá atividades linguísticas envolvendo, leitura, vocabulário e ortografia, bem como os aspectos lexicais e gramaticais do português do Brasil , contextualizado com a cidade de Viçosa e a universidade. As atividades serão elaboradas pelo grupo de pesquisa Gruppelhe (Grupo de pesquisa em português como língua estrangeira e línguas de herança) e postada pelo bolsista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador / Mariana Alves Abrantes - Integrante.

  • 2016 - Atual

    A produção de um portal educativo para a aprendizagem de Português do Brasil como língua de herança, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador / Wânia Terezinha Ladeira - Integrante / Pedro Perini Santos - Integrante / Valdênia Carvalho Almeida - Integrante / MICHELLE NAVE VALADÃO - Integrante / Glauber heitor sampaio - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    A produção de curso on-line para o ensino e a aprendizagem de Português do Brasil para estrangeiros residentes no exterior, Descrição: A proposta deste projeto é elaborar, em parceria com Coordenadoria de Educação Aberta a distância da Universidade Federal de Viçosa(Cead-UFV)), um curso totalmente On-line com atividades para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa no exterior. Pretende-se elaborar atividades linguísticas para atender os estrangeiros que escolhem a UFV como instituição brasileira para dar continuidade ou iniciar os estudos. O curso conterá atividades linguísticas envolvendo, leitura, vocabulário e ortografia, bem como os aspectos lexicais e gramaticais do português do Brasil , contextualizado com a cidade de Viçosa e a universidade. As atividades serão elaboradas pelo grupo de pesquisa Gruppelhe (Grupo de pesquisa em português como língua estrangeira e línguas de herança) e postada pelo bolsista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador / Mariana Alves Abrantes - Integrante.

  • 2016 - Atual

    A produção de um portal educativo para a aprendizagem de Português do Brasil como língua de herança, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador / Wânia Terezinha Ladeira - Integrante / Pedro Perini Santos - Integrante / Valdênia Carvalho Almeida - Integrante / MICHELLE NAVE VALADÃO - Integrante / Glauber heitor sampaio - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    A produção de curso on-line para o ensino e a aprendizagem de Português do Brasil para estrangeiros residentes no exterior, Descrição: A proposta deste projeto é elaborar, em parceria com Coordenadoria de Educação Aberta a distância da Universidade Federal de Viçosa(Cead-UFV)), um curso totalmente On-line com atividades para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa no exterior. Pretende-se elaborar atividades linguísticas para atender os estrangeiros que escolhem a UFV como instituição brasileira para dar continuidade ou iniciar os estudos. O curso conterá atividades linguísticas envolvendo, leitura, vocabulário e ortografia, bem como os aspectos lexicais e gramaticais do português do Brasil , contextualizado com a cidade de Viçosa e a universidade. As atividades serão elaboradas pelo grupo de pesquisa Gruppelhe (Grupo de pesquisa em português como língua estrangeira e línguas de herança) e postada pelo bolsista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador / Mariana Alves Abrantes - Integrante.

  • 2016 - Atual

    A produção de um portal educativo para a aprendizagem de Português do Brasil como língua de herança, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador / Wânia Terezinha Ladeira - Integrante / Pedro Perini Santos - Integrante / Valdênia Carvalho Almeida - Integrante / MICHELLE NAVE VALADÃO - Integrante / Glauber heitor sampaio - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    A produção de curso on-line para o ensino e a aprendizagem de Português do Brasil para estrangeiros residentes no exterior, Descrição: A proposta deste projeto é elaborar, em parceria com Coordenadoria de Educação Aberta a distância da Universidade Federal de Viçosa(Cead-UFV)), um curso totalmente On-line com atividades para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa no exterior. Pretende-se elaborar atividades linguísticas para atender os estrangeiros que escolhem a UFV como instituição brasileira para dar continuidade ou iniciar os estudos. O curso conterá atividades linguísticas envolvendo, leitura, vocabulário e ortografia, bem como os aspectos lexicais e gramaticais do português do Brasil , contextualizado com a cidade de Viçosa e a universidade. As atividades serão elaboradas pelo grupo de pesquisa Gruppelhe (Grupo de pesquisa em português como língua estrangeira e línguas de herança) e postada pelo bolsista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador / Mariana Alves Abrantes - Integrante.

  • 2016 - Atual

    A produção de um portal educativo para a aprendizagem de Português do Brasil como língua de herança, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Idalena Oliveira Chaves - Coordenador / Wânia Terezinha Ladeira - Integrante / Pedro Perini Santos - Integrante / Valdênia Carvalho Almeida - Integrante / MICHELLE NAVE VALADÃO - Integrante / Glauber heitor sampaio - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Certificate of appreciation, Hankuk University of Foreign Studies.

2013

Paraninfa, Centro Universitário de Belo Horizonte.

2013

Professora Homenageada, UNIBH.

2012

Professora homenageada, Unibh.

2006

Honra ao Mérito, Uni BH.

2005

Honra Ao Mérito, Uni BH.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Letras. , Universidade Federal de Viçosa, Campus Universitário, 36570900 - Viçosa, MG - Brasil, Telefone: (31) 38991585, Fax: (31) 38992410, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunta A, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .,Cargo ou função, membro.

  • 04/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .,Cargo ou função, presidente.

  • 08/2018

    Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Formação de professores de línguas

  • 08/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Técnico da Diretoria de relações internacionais, .,Cargo ou função, membro suplente.

  • 04/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .,Cargo ou função, membro.

  • 03/2016

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, O Ensino de português como língua estrangeira, Português para estrangeiros

  • 03/2016

    Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e produção de texto para estrangeiros

  • 08/2015

    Direção e administração, Centro de Extensão em Língua portuguesa para estrangeiros, .,Cargo ou função, coordenação.

  • 08/2015

    Extensão universitária , Departamento de Letras, .,Atividade de extensão realizada, curso de extensão em lingua portuguesa para estrangeiros.

  • 08/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .,Cargo ou função, membro comissão de extensão.

  • 07/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras, .,Linhas de pesquisa

  • 07/2015

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Letras, Departamento de Letras.,Atividade realizada, coordenador grupo de pesquisa no CNPQ GRUPPELHE.

  • 06/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .,Cargo ou função, membro comissão de ensino.

  • 03/2015

    Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português para estrangeiros

2018 - 2018

Fundación Universitaria Juan N. Corpa

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora Convidada para ministrar aulas de português para estrangeiros.

2014 - 2015

Hankuk University of Foreign Studies

Vínculo: Professora Assistente, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2014

Centro Universitário de Belo Horizonte

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor assistente B, Carga horária: 26

Atividades

  • 03/2004

    Ensino, Pós-graduação lato sensu em Língua portugue, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Aquisição e desenvolvimento da Escrita: uma perspectiva lingüística

  • 02/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A criança e a linguagem, Fundamentos teóricos e metodológicos da língua portuguesa, Oralidade, escrita e letramento

  • 10/2008 - 10/2008

    Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, oralidade e escrita

  • 05/2006 - 05/2008

    Ensino, Pós-graduação lato sensu em Língua portugue, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, aquisição e desenvolvimento da escrita

  • 03/2008 - 03/2008

    Ensino, Pós-graduação lato sensu em Língua portugue, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, fundamentos psicolinguisticos da leitura

  • 05/2007 - 09/2007

    Ensino, Pós-graduação lato sensu em Língua portugue, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e escrita: pressupostos linguisticos

2011 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: EStagiária, Carga horária: 6

1997 - 2002

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Estagiário - Cenex -FALE, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4

2002 - 2006

Centro Universitário do Leste de Minas Gerais

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 28

Atividades

  • 02/2001

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português

  • 11/2002 - 12/2002

    Ensino, Especializacao Lato Sensu de Lingua inglesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do trabalho cientifico

2000 - 2002

Centro de Ensino de Paracatu LTDA

Vínculo: particular, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Atividades

  • 11/2000 - 01/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, língua portuguesa e literatura brasileira

2006 - 2007

Universidade Presidente Antônio Carlos

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: adjunto I-A, Carga horária: 18

Atividades

  • 01/2006

    Ensino, administração de empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português instrumental

2007 - 2007

Centro de seleções de promoção de eventos

Vínculo: Consultor Pedagógico, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
Correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM/2007)

2001 - 2002

Faculdade TECSOMA

Vínculo: particular, Enquadramento Funcional: coordenadora pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2000 - 2002

Faculdade TECSOMA

Vínculo: Professor de ensino superior, Enquadramento Funcional: professora assistente, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador de curso

2007 - 2007

Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora do curso Licenciatura do Campo - projeto do MST

Atividades

  • 01/2007 - 02/2007

    Ensino, Letras - licenciatura do campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, sociolinguistica

2009 - 2009

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Vínculo: Corretoa do Enceja, Enquadramento Funcional: Corretora de avaliações

Outras informações:
Correção de redações do exame nacional para certificação de competencias de jovens e adultos- Enceja - 2008

2003 - 2004

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/2003

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos introdutórios: aquisição da fala e da escrita

2016 - Atual

Associação Mineira dos Professores de Português como língua estrangeira

Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: presidente, Carga horária: 10

Outras informações:
Presidente da associação mineira dos professores de português para estrangeiros- instituição sem Sens fins lucrativos que tem como função apoiar os professores que atuam no ensino de português para estrangeiros em Minas Gerais. A associação está sediada atualmente na Universidade Federal de Viçosa