Marcos Rommel Cabanillas Silva
Possui doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia(1999). Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amazonas, PRESTADOR DE SERVIÇO da Universidade do Estado do Amazonas, PRESTADOR DE SERVIÇO da Universidade do Estado do Amazonas, PRESTADOR DE SERVIÇO da Universidade do Estado do Amazonas, PRESTADOR DE SERVIÇO da Universidade do Estado do Amazonas, PRESTADOR DE SERVIÇO da Universidade do Estado do Amazonas e Professsor do INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MATERDEI. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia Médica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Leishmaniose Visceral, Lutzomyia longipalpis, Roraima, Brasil.
Informações coletadas do Lattes em 04/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia)
1995 - 1999
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Título: PREVALÊNCIA DA LEISHMANIOSE VISCERAL EM VETORES E RESERVATÓRIOS DOMÉSTICOS E SILVESTRES NO MUNICÍPIO DE NORMANDIA, ESTADO DE RORAIMA, BRASIL
ELOY GUILLERMO CASTELLÓN BÉRMUDEZ. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Leishmaniose Visceral; Lutzomyia longipalpis; Roraima; Brasil.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Saúde Humana.
Formação complementar
2002 - 2002
Reciclagem de Materiais. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2002 - 2002
Pericia Ambiental. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2001 - 2001
Implementação do controle biológico de mosquitos. (Carga horária: 70h). , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
2000 - 2000
Insetos vetores de doenças. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2000 - 2000
Extração do DNA. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Entomologia Médica/Especialidade: Entomologia.
Participação em bancas
dos Santos C H A;SILVA, M. R. C.; Souza M G. Atividade Celulósica da Comunidade Fúngica Associada à Decomposição de Detrito Foliar em um Igarapé de Manaus, Amazonas. 2014. Dissertação (Mestrado em Biologia Urbana) - Universidade Nilton Lins.
Araújo C S O;SILVA, M. R. C.; Justiniano S C B. Histologia e Histopatologia do intestino do Pirarucu ARAPAIMA GIGAS (Schinz, 1822) parasitados pelo nemátodo SPIROCAMALLANUS INOPINATUS (Travassos, 1929). 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Urbana) - Universidade Nilton Lins.
Nozawa S R;SILVA, M. R. C.; Nozawa M S F. Expressão dos Genes Calmodulina (calm) e Miotrofina (mtpn) em Músculo Branco de Tambaqui. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Urbana) - Universidade Nilton Lins.
ARAUJO, C. S. O.;SILVA, M. R. C.; SILVA, A. L. G.. Histologia e Histopatologia do intestino do Pirarucu ARAPAIMA GIGAS (Schinz, 1822) parasitados pelo nemátodo SPIROCAMALLANUS INOPINATUS (Travassos, 1929). 2011. Dissertação (Mestrado em Biologia Urbana) - Universidade Nilton Lins.
dos Santos C H A;SILVA, M. R. C.. Expressão Gênica dos Genes CYP19a1a e CYP19a1b no Peixe Neotropical Arapaima gigas (Schinz, 1822) submetidos a três faixas de temperatura. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Urbana) - Universidade Nilton Lins.
Araújo C S O;SILVA, M. R. C.; Silva W C. Expressão Gênica da Calmodulina (Calm) e da Miotrofina (Mtpn) em Músculo Branco de Tambaqui, Colossoma macropomum (cuvier, 1818), Expostos a Antibióticos. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Urbana) - Universidade Nilton Lins.
Rocha SM;SILVA, M. R. C.. Revisão Taxonômica de Caenobrunettia Wagner (Diptera: Psychodidae) no Amazonas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas.
BUHRNHEIM, C. M.;SILVA, M. R. C.; BAIATTONE, R.. LEVANTAMENTO FAUNÍSTICO DOS INSETOS DO PARQUE DOS BILHARES, MANAUS-AM, POR MEIO DE PORTFÓLIO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas.
BUHRNHEIM, C. M.;SILVA, M. R. C.; BAIATTONE, R.. História Natural de Iguana iguana (Linnaeus, 1758) (Sauria: Iguanidae) no Parque Municipal do Mindu, Manaus - Amazonas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas.
BUHRNHEIM, C. M.;SILVA, M. R. C.; BAIATTONE, R.. UM LEVANTAMENTO ENTOMOLÓGICO POR MEIO DE IMAGENS NO PARQUE MUNICIPAL DO MINDU, MANAUS ? AMAZONAS.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas.
Raimunda Lucia F de andrade; Arcilene Carneiro Cruz;SILVA, M. R. C.. Ações de Enfermagem em Crianças de 2 a 8 Anos com Estresse. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MATERDEI.
Raimunda Lucia F de andrade; Arcilene Carneiro Cruz;SILVA, M. R. C.. Cuidados de Enfermagem para Paciente com Piomiosite. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MATERDEI.
Raimunda Lucia F de andrade; Kellen Carneiro Cruz;SILVA, M. R. C.. Intervenções de Enfermagem no Controle e Profilaxia em Pacientes Acometidos por Hantavirose. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MATERDEI.
Raimunda Lucia F de andrade; Kellen Carneiro Cruz;SILVA, M. R. C.. Medidas Educativas e Terapêuticas para Anorexia Nervosa em Adolescentes de 12 a 18 Anos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MATERDEI.
Raimunda Lucia F de andrade; Kellen Carneiro Cruz;SILVA, M. R. C.. A Contribuição do Marketing Pessoal para a Formação do Profissional de Enfermagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MATERDEI.
SILVA, M. R. C.; Lihsieh Marrero. Perfil emocinal de idosos em uma instituição de longa permanência na cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.
SILVA, M. R. C.; Lihsieh Marrero. Assistência de Enfermagem ao paciente idoso na clínica ortopédica de um hospital de referência da cidade de Manaus. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.
SILVA, M. R. C.; Lihsieh Marrero. Condições de morbi-mortalidade dos recém-nascidos na maternidade Balbina Mestrinho, Manaus - Amazonas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.
SILVA, M. R. C.; Lihsieh Marrero. Avaliação multidimensional em idosos cadastrados na Universidade Aberta da Terceira Idade da UEA: Presença de violência e maus tratos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.
SILVA, M. R. C.; Lihsieh Marrero; CASTRO, F. F.. Avaliação multidimensional dos idosos cadastrados na Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Estado do Amazonas: reastreamento de depressão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.
SILVA, M. R. C.; Lihsieh Marrero; ALMEIDA, A. B.. Perfil Sócio-demografico e a contribuição da assistência pré-natal de enfermagem para o controle da ansiedade de adolescentes primigestas na unidade básica de saúde Dr. José Rayol dos Santos, Manaus - Amazonas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.
SILVA, M. R. C.; Lihsieh Marrero; GUERRERO, J. C. H.. Perfil Sócio-funcional e as principais morbidades que acometem aos idosos e moram na abrangência da Unidade Básica de Saúde Lurenço Borghi, Bairro de Japinlandia, Manaus, Amazonas, Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.
OLIVEIRA, R. M.;SILVA, M. R. C.; Lihsieh Marrero. Analise dos estudos de tuberculose e desigualdades sociais publicados na primeira decáda do século XXI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.
RIBEIRO, J. H. S.; PINHEIRO, V. E.;SILVA, M. R. C.. Dependência química e adolescência: tópicos básicos de revisão de literatura no período de 2005 a 2010. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.
COSTA RS;SILVA, M. R. C.. OBESIDADE INFANTIL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MATERDEI.
SILVA, M. R. C.; DUARTE, M. A. M.; YNONE, L. C. C.. Intervenções de enfermagem na reabilitação do exame no adulto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MATERDEI.
SILVA, M. R. C.; YNONE, L. C. C.; FREITAS, M. N. S.. Proposta de procedimentos de enfermagem às vitimas de acidentes ofídicos da espécie Bothrops atrox. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MATERDEI.
SILVA, M. R. C.; YNONE, L. C. C.; DUARTE, M. A. M.. Um estudo sobre as ações de educação à saúde do adolescente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MATERDEI.
SILVA, M. R. C.. FUNDAMENTOS DE ASSISTÊNCIA AO PACIENTE. 2004. Universidade do Estado do Amazonas.
Orientou
bARATAS COMO VEICULADORAS DE BACTERIAS EM HOSPITAL DA ZONA SUL DA CIDADE DE MANAUS; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Marcos Rommel Cabanillas Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, M. R. C. . Flebotomíneos da Floresta de Terra Firme daAmazônia Peruana (Diptera:Psychodidae). Acta Amazonica , Manaus-Am, v. 31, n.2, p. 275-284, 2001.
-
SILVA, M. R. C. ; BÉRMUDEZ, E. G. C. . DISTRIBUTION OF SANDFLIES (DIPTERA:PSYCHODIDAE) ON TREE-TRUNKS IN A NON-FLOODED AREA OF THE DUCKE FOREST RESERVE, MANAUS, AM, BRAZIL. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , BRASIL, v. 94, n.3, p. 289-296, 1999.
-
SILVA, M. R. C. . Estrutura de Populações de Lutzomyia longipalpis na maloca Maracanã, Estado de Roraima, Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , Brasilia-DF, v. 34, n.1, p. 206-206, 2001.
Projetos de pesquisa
-
2009 - 2010
Formigas como veiculadora sde bacterias em ambientes hospitalares na znal sul da Cidade de Manaus- AM, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcos Rommel Cabanillas Silva - Coordenador / Jose Camilo Hurtado Guerrero - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Amazonas, ESCOLA NORMAL SUPERIOR. , Avenida Djalma Batista no 450, Chapada, 69050010 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 38787723, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - Atual
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PRESTADOR DE SERVIÇO, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuei como professor BOLSISTA, ministrando a disciplina Microbiologia - 60 horas, na data de 29.02.2016 a 16.03.2016, turno matutino, 2 Período (Semestre 2016/1), no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, ofertado no Núcleo de Ensino Superior de Iranduba - UEA.
2016 - Atual
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PRESTADOR DE SERVIÇO, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuei como professor BOLSISTA, ministrando a disciplina Química Orgânica e Experimental - 90 horas, na data de 14.06.2016 a 09.07.2016, turno matutino, 2 Período (Semestre 2016/1), no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, ofertado no Núcleo de Ensino Superior de Iranduba - UEA.
2015 - Atual
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PRESTADOR DE SERVIÇO, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuei como professor BOLSISTA, ministrando a disciplina Bioquímica - 60 horas, na data de 08.06.2015 a 26.06.2015, turno matutino, 2 Período (Semestre 2015/1), no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, ofertado no Núcleo de Ensino Superior de Manacapuru - UEA
2015 - Atual
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PRESTADOR DE SERVIÇO, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuei como professor BOLSISTA, ministrando a disciplina Química Geral e Inorgânica - 60 horas, na data de 07.10.2015 a 24.10.2015, turno matutino, 2 Período (Semestre 2015/2), no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, ofertado no Núcleo de Ensino Superior de Iranduba - UEA.
2015 - Atual
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PRESTADOR DE SERVIÇO, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuei como professor BOLSISTA, ministrando a disciplina Composição Química de Alimentos 60 horas, na data de 30.11.2015 a 18.12.2015, turno matutino, 3 Período (Semestre 2015/2), no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, ofertado no Núcleo de Ensino Superior de Presidente Figueiredo - UEA.
2014 - Atual
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2014 - 2016
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrou as disciplinas de: Bioquímica Química Orgânica
2003 - 2011
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Escola Superior de Ciências da Saúde
Atividades
-
07/2014
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica, Química Orgâmica, Química Geral II
-
05/2003 - 08/2011
Ensino, Ciências da Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica Celular e Metabólica
2002 - Atual
instituto de ensino superior materdeiVínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: Professsor, Carga horária: 40
Outras informações:
Encarregado da Direção de Pesquisa e Extensão no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2013
Atividades
-
03/2002
Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Histologia e Embriologia, Microbiologia e Imunologia
1999 - 2001
Instituto Nacional de Pesquisas da AmazôniaVínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 40
Atividades
-
11/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências da Saúde, Divisão de Vetores Sinantropicos.,Linhas de pesquisa
2002 - 2003
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcos Rommel Cabanillas Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?