FRANCISCO DE ASSIS SANTOS

Francisco de Assis Santos. Mestre em Educação pela UFPI. Licenciado em Normal Superior Pela Universidade Estadual do Piauí ? UESPI; Licenciado em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu ? ISESJT; Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Administração e Supervisão Escolar pela Faculdade Internacional de Curitiba ? FACINTER; Especialista em Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono pela Universidade Federal do Vale do São Francisco ? UNIVASF. Atualmente é Extensionista Rural da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária ? SADA-PI, atuando na Secretaria de Agricultura Familiar - SAF como Agente de Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Território Entre Rios. É pesquisador vinculado ao Núcleo de estudos e Pesquisa em Educação do Campo (NUPECAMPO) e discute sobre Educação do Campo e Agroecologia.

Informações coletadas do Lattes em 30/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2019 - 2021

Universidade Federal do Piauí
Título: Educação do Campo e Agroecologia: Diferentes espaços/tempos de formação e construção coletiva do conhecimento, Ano de Obtenção: 2021
ELMO DE SOUZA LIMA.Palavras-chave: Educação do Campo; Agroecologia; Ecoescola; Prática interdisciplinar; Agricultura Camponesa.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Especialização em Tecnologias para Agricultura de Baixo Carbono no Forta..

2021 - 2022

Universidade Federal do Vale do São Francisco
Título: ?BIODIGESTORES IMPLEMENTAÇÃO, RELATOS, RESULTADOS E APRIMORAMENTOS.?
Orientador: PROF. DR. FRANCISCO RICARDO DUARTE

Especialização em Especialização em GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: ADMINISTRAÇÃO, ORIENTAÇÃO

2006 - 2007

Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão
Título: Instrumentos de Participação na Gestão Democrática da Escola Pública: Estudo de Caso sobre a estrutura e dinâmica de funcionamento
Orientador: João Batista Rodrigues dos Santos

Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

2009 - 2010

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU
Título: Artigo Cientifico :Gestão Escolar Participativa e os Canais de Participação
Orientador: José Luis da Silva

Graduação em Licenciatura Plena em Normal |Superior

2001 - 2005

Universidade Estadual do Piauí

Curso técnico/profissionalizante

1986 - 1988

Universidade Federal do Piauí

Formação complementar

2019 - 2019

OFICINA DE INTRODUÇÃO AS REGRAS DA ABNT. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2017 - 2017

CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE ATER - MODULO I. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Ass. Técnica e Extensão Rural, ANATER, Brasil.

2015 - 2016

CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES EM EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2013 - 2015

ESPANHOL. (Carga horária: 360h). , CENTRO CULTURAL DE LÍNGUAS PADRE RAIMUNDO JOSÉ AYREMORAES SOARES, CCL, Brasil.

2011 - 2011

FORMAÇÃO DE AGENTES DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL. (Carga horária: 88h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2005 - 2006

PROGESTÃO - Cap. a Distancia para Gestores Escola. (Carga horária: 274h). , Secretaria Estadual de Educação e Cultura, SEDUC, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Capacitação Continuada em Conselhos Escolares - Cu. (Carga horária: 80h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2004 - 2004

CAPACITAÇÃO EM GESTÃO E INSPEÇÃO ESCOLAR. (Carga horária: 32h). , SECRETARIA ESTADUAL DER EDUCAÇÃO E CULTURA, SEDUC PI, Brasil.

2003 - 2003

Formação de Gestores de Sistema de Ensino. (Carga horária: 24h). , Centro de desenvolvimento Humano Aplicado, CEDHAP, Brasil.

1999 - 1999

ELABORAÇÃO DE PLANOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAV. (Carga horária: 120h). , Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, INCRA, Brasil.

1997 - 1997

Capacitação IMERSA - ITOG. (Carga horária: 100h). , Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, INCRA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.

Participação em eventos

FRANCISCO DE ASSIS SANTOS.Educação do Campo e Agroecologia: uma articulação rumo a transformação da escola e da realidade. 2019. (Encontro).

VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2019. (Encontro).

I CONGRESSO NACIONAL DE TURISMO COMUNITÁRIO - VI SIMPÓSIO DE TURISMO SERTANEJO. 2012. (Congresso).

1ª Conferencia Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. 2008. (Encontro).

1ª Conferencia Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentavel e Solidário do Território do Tabuleiros do Alto Parnaiba. 2008. (Encontro).

I Seminário das Sements Crioulas da Região de Floriano. 2007. (Seminário).

CONFERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO. 2005. (Encontro).

ENCONTRO DE COOPERATIVISMO. 1999. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, F. A. ; LIMA, Elmo de Souza. . As interfaces entre a Educação do Campo e Agroecologia nos projetos educativos da Ecoescola Thomas a Kempis. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 20, p. 2-24, 2024.

  • SANTOS, F. A. ; LIMA, Elmo de Souza. . AS INTERFACES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS ENTRE AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO. AS INTERFACES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS ENTRE AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO. 1ªed.: , 2022, v. , p. 15-33.

  • SANTOS, F. A. . Foi assim com o Carimbó, com o Sambaiba, a bola da vez é o Campo do Riacho Fundo. Revista Fonte, FLORIANO, 05 jul. 2010.

  • SANTOS, F. A. . FLORIANO PEDE SOCORRO. A OPINIÃO, FLORIANO - PI, p. 02 - 02, 23 out. 2003.

  • SANTOS, F. A. . MODERNIDADE NÃO RIMA COM TRABALHO ESCRAVO. FÉ E VIDA: PASTORAL, FLORIANO - PI, p. 04 - 04, 01 set. 2003.

  • SANTOS, F. A. . LEI NOVA, PRÁTICA POLÍTICA VELHA. JORNAL O GURGÚEIA, FLORIANO - PI, p. 02 - 02, 23 dez. 2000.

  • SANTOS, F. A. . O EDUCADOR E A EDUCAÇÃO RURAL. JORNAL VOZ DE FLORIANO.

  • SANTOS, F. A. . As Contribuições de Paulo Freire e da Agroecologia na Construção de Processos Educativos nas Escolas do Campo. In: XI COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 2021. XI COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE. Eixo 9. Ensino, Pesquisa e Extensão como Práticas Emancipatórias. Recife- Pe: Editora Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas, 2021. v. 1. p. 115-128.

  • SANTOS, F. A. . EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: UMA ARTICULAÇÃO RUMO A TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA E DA REALIDADE. In: VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, 2019, TERESINA. VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, 2019.

  • SANTOS, F. A. ; LIMA, H. S. . EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: UMA ARTICULAÇÃO RUMO A TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA E DA REALIDADE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, F. A. . Oficina de Tratamento de Água e Produção de Mudas. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Governo do Estado do Piauí, SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR. , Rua João Cabral (Zona Norte) - de 1295/1296 ao fim, Matinha, 64002150 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 32163858, URL da Homepage:

Experiência profissional

2005 - Atual

Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piaui

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EXTENSIONISTA RURAL II, Carga horária: 40

Outras informações:
Atualmente a disposição da Secretaria de Estado de Planejamento exercendo a função de Agente de Desenvolvimento Territorial.

2003 - 2005

Secretaria Estadual da Educação e Cultura

Vínculo: ASSESSORIA, Enquadramento Funcional: COORD. DE GESTÃO E INSPEÇÃO ESCOLAR - 10ª GR, Carga horária: 40

2001 - 2003

Centro Educacional São Francisco de Assis

Vínculo: ASSESSOR TECNICO, Enquadramento Funcional: TECNICO EM AGROPECUÁRIA, Carga horária: 40

1997 - 2000

Associação Estadual de Cooperação Agrícola

Vínculo: , Enquadramento Funcional: TECNICO EM AGROPECUÁRIA, Carga horária: 40

2021 - Atual

Governo do Estado do Piaui - Secretaria de Estado do Planejamento

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente de Desenvolvimento Territorial, Carga horária: 40

Outras informações:
Servidor de outro orgão cedido por tempo indeterminado

2023 - Atual

SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Extensionista Rural/ADAF, Carga horária: 40

Outras informações:
CEDIDO DE OUTRO ORGÃO