Glycia Melo de Oliveira

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), e Especialista em Corpo e Cultura de Movimento (2005) pela mesma Universidade. Mestre em Educação Física (2010) pelo Programa Associado de Pós-Graduação da Universidade de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba. Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/FAEF). Membro do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Linguagens (UEPB) e do Grupo de Pesquisa Cultura Corporal, Educação e Desenvolvimento Humano - UERN (de 2014 à junho de 2022). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar.

Informações coletadas do Lattes em 09/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação Física

2009 - 2010

Universidade de Pernambuco
Título: Formação do juizo moral e Educação Física Escolar: o jogo como espaço de convivência, Ano de Obtenção: 2010
Iraquitan de Oliveira Caminha.

Especialização em Corpo e Cultura de Movimento

2004 - 2005

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Experiência estética no contexto da Educação Física escolar (projeto de Pesquisa)
Orientador: Profª Drª Karenine de Oliveira Porpino

Graduação em Educação Física

1999 - 2004

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Ginástica Rítmica como conteúdo das aulas de Educação Física
Orientador: Profª Drª Karenine de Oliveira Porpino

Formação complementar

2004 - 2005

Extensão universitária em Corpo e Cultura de Movimento. (Carga horária: 375h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física Escolar.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Ginástica Geral/ Ginástica Rítmica.

Organização de eventos

OLIVEIRA, G. M. ; FREITAS, L. F. F. R. . III InCorporArte: Conexões em Dança,. 2020. (Congresso).

OLIVEIRA SILVA, G. M. ; CARLOS, C. U. B. ; SOEIRO, M. I. P. ; MEDEIROS, H. J. . I Ciclo de oficinas Recriança. 2017. (Outro).

DUARTE, S. L. ; OLIVEIRA SILVA, G. M. ; CARLOS, C. U. B. . Oficinas de dança do Projeto Incorporarte: GRUDUM. 2016. (Outro).

OLIVEIRA SILVA, G. M. . Comissão Científica e Comissão de apresentação de trabalhos no 28º ENAREL, 1º ENIPPEL, 6º CONECE. 2016. (Outro).

DUARTE, S. L. ; OLIVEIRA SILVA, G. M. ; CARLOS, C. U. B. . Seminário InCorporArte: Pensar e Sentir a Dança no Mundo Vivido. 2016. (Outro).

OLIVEIRA SILVA, G. M. ; CARLOS, C. U. B. . Colaboradora das apresentações de pôsteres. 2016. (Outro).

OLIVEIRA SILVA, G. M. ; CARLOS, C. U. B. . Coordenadora da Roda de Conversa: Práticas Corporais, Educação e Sociedade. 2016. (Outro).

OLIVEIRA SILVA, G. M. ; CARLOS, C. U. B. . Comissão Científica do III Dia Demasiadamente Humano: Quando o corpo vive aquilo que a boca recita. 2016. (Outro).

OLIVEIRA, G. M. . Avaliadora de trabalho cientifico na modalidade oral. 2009. (Congresso).

Participação em eventos

III Seminário Institucional de Avaliação dos Programas Formativos PIBID e Residência Pedagógica/UERN: (trans)formar-se professor(a) para uma sociedade em mudança. 2024. (Seminário).

V Simpósio de Educação: Educação, Transformação sociais e relações de trabalho. 2024. (Congresso).

Canva para Iniciantes, Ideias e Possibilidades. 2023. (Outra).

Como elaborar plano de curso no sigaa. 2023. (Outra).

I Conferência Nacional Desafios da BNCC e do novo ensino médio. 2023. (Outra).

Educação mediada por tecnologias na prática. 2020. (Outra).

V Seminário Nacional do Ensino Médio e II Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade.Formação inicial de professores de Educação Física: corpo, cultura de movimento e jogos indígenas. 2018. (Seminário).

X Colóquio de Extensão da UERN/ III Salão de Extensão: Extensão Universitária- Em prol de uma Universidade socialmente referenciada.(Re)Significados da dança a partir de laboratórios formativos no processo de construção coreográfica. 2018. (Simpósio).

VII Semana de Educação Física, Esporte e Lazer do CAMEAM, IV Encontro Regional de Educação Física; I Seminário Norte-rio-grandense de Narrativas de Vida e Formação de Professores de Educação Física..Projeto RECRIANÇA: Experiências formativas na educação infantil. 2017. (Seminário).

28º ENAREL-Encontro Nacional de Recreação e lazer, 1º ENIPPEL-Encontro Internacional de Políticas Públicas em Esporte e Lazer na Rede Cedes do RN, 6º CONECE-Congresso Nordeste de Ciências do Esporte.Composição Coreográfica em Dança: um relato de experiência de monitoria; O brincar na Educação Infantil; Formação inicial de profissionais de Educação Física: uma discussão sobre políticas públicas em esporte e lazer. 2016. (Encontro).

II Colóquio Internacional Estética e Existência.Formando bailarinos: descobrindo um novo olhar para a vida através da dança; Dança e existência: uma experiência vivida no Grupo de Dança Universitário de Mossoró. 2016. (Outra).

III Dia Demasiadamente Humano: Quando o corpo vive aquilo que a boca recita. 2016. (Outra).

III Semana de Humanidades. 2016. (Congresso).

XVIII Fórum de Esporte e Lazer.A influência do esporte e recreação na formação do cidadão/ Atividades circenses e educação infantil: experiência vivida nas UEIS de Mossoró/RN. 2016. (Outra).

Curso de Extensão - Esporte da Escola. 2015. (Outra).

Encontro Anual da Rede CEDES. 2015. (Encontro).

I Curso de Folclore/Cultura Popular do RN. 2015. (Outra).

I Simpósio Internacional de Cultura, Educação e Movimento Humano. 2015. (Simpósio).

IV Colóquio Internacional Corpo e Cultura de Movimento/ III Simpósio de Educação Física do RN/ II Symposium Internacional Franco-Brèsilien Corps, Édu ducation et Culture Du Mouvement/ II Jornada Internacional de Biossistêmica. 2015. (Outra).

Curso Pesquisa Qualitativa: Software ALCESTE como ferramenta para análise de dados. 2014. (Outra).

II Congresso Nacional de Educação Física e fisioterapia. Educação Física Escolar: do jogo lúdico ao jogo esportivo. 2013. (Congresso).

Portas abertas para a inclusão- Esporte para todos.Educação Física e Ginástica: Inclusão no cenário escolar. 2013. (Outra).

62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2010. (Outra).

7º Cogresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. Atividade Física e Princípios Alimentares: promovendo saúde na educação física escolar. 2009. (Congresso).

II Fórum Internacional de Pedagogia.Ginástica geral na escola: um projeto pedagógico. 2009. (Outra).

1º Ciclo Nacional de Capacitação de Coordenadores de Núcleos do Programa Segundo Tempo. 2008. (Outra).

Formação Continuada de coordenadores pedagógicos dos anos iniciais da EMPER.Leitura e Escrita: instrumento de participação social. 2008. (Outra).

IV Encontro Nacional de Ensino de Arte e Educação Física.Vivenciando o Circo na Educação Física escolar: uma experiência com crianças do ensino fundamental e Projeto Saltar - Ginasta cidadão: um caminho para a cidadania na rede de ensino de Natal. CURSO:Ginástica Geral. 2008. (Encontro).

Jornada Pedagógica: O ensino de Arte e Educação Física na escola.O ensino de Arte e Educação Física na escola. 2008. (Outra).

Curso Estadual de Arbitragem em Ginástica Rítmica. 2006. (Outra).

III Encontro Nacional de Ensino de Arte e Educação Física.Brincando na escola: uma experiência com crianças do ensino fundamental. 2006. (Encontro).

VII Jornada de Educação das escolas da Rede Municipal de Natal-Currículo: (re)visitando o cotidiano escolar.VII Jornada de Educação das escolas da Rede Municipal de Natal. 2006. (Outra).

I Curso de Formação de Tutores.I Curso de Formação de Tutores. 2005. (Outra).

II Encontro Nacional de Ensino de Arte e Educação Física: Arte e Educação Física - Ação na escola.Ginástica Rítmica como conteúdo das aulas de Educação Física. CURSO: Educação Física Escolar. 2005. (Encontro).

II Fórum Norte-Rio-Grandense de Educação Física e desporto Escolar.Participante. 2005. (Outra).

VI Jornada de Educação das escolas da Rede Municipal de Natal-Escola: espaço de vida, cultura e conhecimento.VI Jornada de Educação das escolas da Rede Municipal de Natal. 2005. (Outra).

I Encontro Nacional de Ensino de Artes e Educação Física: Linguagens artísticas e Práticas Corporais na Educação.I Encontro Nacional de Ensino de Artes e Educação Física. 2004. (Encontro).

1º Fórum Norte-Rio-Grandense de Educação Física e Esporte/ 2º Encontro de Implementação da Política Estadual de Desporto.1º Fórum Norte-Rio-Grandense de Educação Física e Esporte/ 2º Encontro de Implementação da Política Estadual de Desporto. 2003. (Encontro).

3º Forum de Dança, 8ª Mostra de Dança do DEART, 4ª Mostra de trabalhos experimentais.O gênero e a dança: uma reflexão no contexto escolar e Porque dançar? O caso do Grupo de Dança da UFRN. Participante dos cursos: "Fluidans with low base" e "Improvisação". 2003. (Outra).

Curso Estadual Técnico e Arbitragem em Ginástica Rítmica. 2003. (Outra).

I Colóquio Brasileiro sobre Epistemologia e Educação Física.I Colóquio Brasileiro sobre Epistemologia e Educação Física. 2002. (Outra).

I Encontro Luso-Brasileiro de Dança da UFRN/ VII Mostra de Dança do Departamento de Artes-UFRN.I Encontro Luso-Brasileiro de Dança da UFRN/ VII Mostra de Dança do Departamento de Artes-UFRN. 2002. (Encontro).

III Simpósio Internacional em Treinamento Desportivo.III Simpósio Internacional em Treinamento Desportivo. 2002. (Simpósio).

I Seminário Internacional sobre gênero e educação: construindo a equidade na vida e na escola.I Seminário Internacional sobre gênero e educação: construindo a equidade na vida e na escola. 2002. (Seminário).

13º Encontro Nacional de Recreação e Lazer.13º Encontro Nacional de Recreação e Lazer. 2001. (Encontro).

Curso Estadual de Arbitragem em Ginástica Rítmica Desportiva. 2001. (Outra).

I Colóquio Brasileiro sobre Corpo e Consciência.I Colóquio Brasileiro sobre Corpo e Consciência. 2001. (Outra).

II Congresso Latino-Americano/ III Congresso Brasileiro de Educação Motora. O Renascer do corpo-sujeito através da dança. CURSO: Vivências corporais através da dança. 2000. (Congresso).

11º Encontro Nacional de Recreação e Lazer: Lazer, Meio Ambiente e Participação Humana.A dança como lazer no carnatal. CURSO: Atividades lúdicas e meio ambiente no universo de sons, traços e gestos. 1999. (Encontro).

VIII Encontro de Ciência do Movimento Humano/ III Colóquio Norte-Rio-Grandense de Ciências do Esporte.VIII Encontro de Ciência do Movimento Humano/ III Colóquio Norte-Rio-Grandense de Ciências do Esporte. 1999. (Encontro).

XI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - Educação Física/Ciências do Esporte: intervenção e conhecimento. XI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. 1999. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Renata Sousa Azevedo

COSTA, E. M. B.;OLIVEIRA, G. M.; SALDANHA, M. W.. Cenário da ginástica rítmica em Campina Grande-PB: perfil de professores, instituições de ensino e objetivos de aprendizagem. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Mariana Freitas do Couto

CARLOS, C. U. B.;OLIVEIRA SILVA, G. M.; ARAUJO, A. O.. Fatores motivacionais de adesão e aderência de mulheres adultas praticantes do treinamento funcional. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Robson Gabriel dos Santos Silva

FREITAS, L. F. F. R.;OLIVEIRA SILVA, G. M.; CARLOS, C. U. B.. A Dança e suas razões: Um olhar sobre o dançar no Projeto Viva UERN Rio Branco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: ELLEN ARRUDA

CARLOS, C. U. B.;OLIVEIRA, G. M.. Luta olímpica e Educação Física Escolar: uma revisão sistemática. 2023.

Aluno: Mattheus Antônio da Silva Dantas

MAGALHAES, A. A.;OLIVEIRA, G. M.; CARLOS, C. U. B.. Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física escolar: Uma revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Willian Mateus Fontes Fernandes

CARLOS, C. U. B.;OLIVEIRA, G. M.. Inclusão de estudantes com deficiência física nas aulas de Educação Física: uma Revisão Integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ingrid Tainá da Silva Pinheiro

SILVA, M. H. A. F.;OLIVEIRA, G. M.; REBOUCAS, G. M.. OS ESPORTES DE AREIA COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alana Milla Vieira da Silva

MAGALHAES, A. A.;OLIVEIRA, G. M.; FREITAS, L. F. F. R.. QUESTÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Caroline dos Santos Monteiro

MAGALHAES, A. A.;OLIVEIRA, G. M.; SOUZA, F. E. S.. GÊNERO E FUTSAL NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DA INCLUSÃO DE MENINAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Amanda Kstolaynne Martins

FREITAS, L. F. F. R.;OLIVEIRA, G. M.; SOEIRO, M. I. P.. AVALIAÇÃO EM AVALIAÇÃO: COMPREENSÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: CAMILO PEREIRA DE PAULA BARROS

FREITAS, L. F. F. R.;OLIVEIRA, G. M.. A DANÇA POPULAR COMO ELEMENTO FORMADOR DA CIDADANIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Robson Gabriel dos Santos Silva

SOUZA, F. E. S.;OLIVEIRA, G. M.. BADMINTON: UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sabrina da Silva Neves

FREITAS, L. F. F. R.;OLIVEIRA, G. M.. UM OLHAR SENSÍVEL SOBRE O CORPO DURANTE O ESTÁGIO: A EXPERIÊNCIA DE REFLETIR E AGIR PARA ALÉM DOS PADRÕES. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Willa da Silva Lima

SOEIRO, M. I. P.;OLIVEIRA, G. M.. TACOBOL: UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Iuri Emanuel Alves da Silva

FREITAS, L. F. F. R.;OLIVEIRA, G. M.; SOEIRO, M. I. P.. DANÇAS DE MATRIZES INDIGENAS E AFRICANAS: UMA POSSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alex Melo de Menezes

CARLOS, C. U. B.;OLIVEIRA, G. M.; SOUZA, F. E. S.. ULTIMATE FRISBEE: experimentando possibilidades na educação física escolar.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Amanda Azevedo de Lemos

CARLOS, C. U. B.;OLIVEIRA, G. M.; SOEIRO, M. I. P.. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE AREIA BRANCA/RN: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: João Batista Marques Santos

Carlos, Camila Ursulla Batista;OLIVEIRA, G. M.; MEDEIROS, R. C. S. C.. O CONTEÚDO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICIPÍO DE GOVERNADOR DIX- SEPT ROSADO/RN. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Weslley Kelson da C

CARLOS, C. U. B.;OLIVEIRA, G. M.; SOEIRO, M. I. P.. .Livro didático e sua aplicabilidade na Educação Física escolar no município de Mossoró/RN. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mikaely Jessica dos Santos Moura

SOEIRO, M. I. P.;OLIVEIRA, G. M.; MEDEIROS, R. C. S. C.. MOTIVAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO Mossoró - RN. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rebeca Micaelly de Souza Silva

SOEIRO, M. I. P.;OLIVEIRA, G. M.; CARLOS, C. U. B.. PROJETO RECRIANÇA: FORMAÇÃO PROFISSIONAL INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Antônia Adna dos Santos Nascimento

CARLOS, C. U. B.;OLIVEIRA, G. M.; FREITAS, L. F. F. R.. Concepções e insatisfações com a imagem corporal de estudantes do curso de educação física da UERN. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Iane Vanelly dos Santos Pereira

CARLOS, C. U. B.;OLIVEIRA, G. M.; FREITAS, L. F. F. R.. Voleibol feminino na terceira idade: uma sacada de lazer e saúde. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Lucas Amon Pereira Araújo

CARLOS, C. U. B.; MEDEIROS, H. J.;OLIVEIRA, G. M.. Espaços públicos para o esporte e o lazer na cidade de Mossoró/RN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Joyce Fernandes de Oliveira Souto

CARLOS, C. U. B.; FONSECA, I. A. T.;OLIVEIRA, G. M.. Voleibol estudantil do RN: A Representatividade da mulher à frente das equipes esportivas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Edilson Gomes Gonçalves Filho

SOEIRO, M. I. P.;OLIVEIRA SILVA, G. M.; CARLOS, C. U. B.. Formação profissional do docente que atua com o eixo movimento na Educação infantil das escolas particulares no município de Mossoró/RN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Clara Gomes de Araújo

SOEIRO, M. I. P.;OLIVEIRA SILVA, G. M.; SANTOS, I. K.. Jogos cooperativos e o comportamento de escolares da cidade de Mossoró/RN: um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rômulo Kennedy de Freitas Dias

SOEIRO, M. I. P.; MEDEIROS, H. J.;OLIVEIRA SILVA, G. M.. Prática docente da cultura corporal na educação física infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Abraão Morais

SANTOS, D. S. B.;OLIVEIRA SILVA, G. M.; CARLOS, C. U. B.. Estilo de danças populares trabalhadas pelos professores de educação física nas escolas municipais de Mossoró. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Allison Marinho dos Santos

CARLOS, C. U. B.;OLIVEIRA SILVA, G. M.; SANTOS, D. S. B.. Estratégias de ensino usadas pelos professores para motivar os escolares a participarem das aulas de educação física.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Emanuela Marcleide de Albuquerque Torres

CARLOS, C. U. B.;OLIVEIRA SILVA, G. M.; ANDRADE NETO, E. C.. Nível de motivação para atividades desportivas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luriany Thais de Oliveira Lima

CARLOS, C. U. B.;OLIVEIRA SILVA, G. M.; MEDEIROS, H. J.. Educação física na educação infantil na cidade de Mossoró/RN: lacunas e possibilidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Patrícia Rafaela Sabino da Costa

SOEIRO, M. I. P.;OLIVEIRA SILVA, G. M.; CARLOS, C. U. B.. Jogos e brincadeiras tradicionais nas aulas de educação física escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Tálita Rafaela da Cunha

SOEIRO, M. I. P.;OLIVEIRA SILVA, G. M.; CARLOS, C. U. B.. Atividades circenses como conteúdo para as aulas de educação física escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Adriana Medeiros Costa

SOEIRO, M. I. P.;OLIVEIRA SILVA, G. M.; CARLOS, C. U. B.. A prática pedagógica dos professores de educação física para inclusão de crianças com necessidades educativas especiais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Roseane Maria Bezerra Silva

SOEIRO, M. I. P.;OLIVEIRA SILVA, G. M.; CARLOS, C. U. B.. Vigorexia e Saúde: Percepção do professor de Educação Física no ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Tatiana Silva Damasceno de Lima

SOEIRO, M. I. P.;OLIVEIRA SILVA, G. M.; CARLOS, C. U. B.. Formação continuada de professores de educação física no ensino médio da rede publica de Mossoró -RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: DIANA FERNANDES FILGUEIRA

TIBURCIO, L. K. O. M.; PORPINO, K. O.;OLIVEIRA SILVA, G. M.. Uma reflexão sobre a Ginástica Rítmica nas aulas de educação física do ensino médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

COSTA, A. V.; SOUZA, M. H. F.; QUEIROZ, M. A. S.;OLIVEIRA SILVA, G. M.; DUARTE, S. L.; OLIVEIRA, F. F. A.. Arte e Corporeidade na Educação; Estágio Supervisionado em Espaço Escolar e Não Escolar. 2016. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

DUARTE, S. L.;OLIVEIRA SILVA, G. M.; QUEIROZ, J. S. S.. Seleção de bailarinos para compor o espetáculo "Vida Nua". 2017. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

DUARTE, S. L.;OLIVEIRA SILVA, G. M.; CARLOS, C. U. B.; LOPES, M. L. S.. Seleção do bolsista de dança do Grupo de Dança da Universidade do Estado do Rio Grande do Rio do Norte ? GRUDUM. 2016. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Orientou

Marília Iêda Carlos Fernandes

Atividades lúdicas e contação de histórias: considerações pedagógicas na educação infantil; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Infantil) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Lucas dos Santos Silva

Metamorfose e imagem corporal: Percepções de mulheres durante tratamento do câncer de mama; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Vitória Hávila da Silva Lima

Práticas Corporais de Aventura e Educação Física Escolar: Possibilidades Pedagógicas no ensino fundamental; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

ALISON ALVES XAVIER

A Educação Física no "novo" ensino médio: Implementação e percepções docentes; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Itala Fernanda Fernandes Lopes

O GÊNERO E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PARTICIPAÇÃO FEMINA NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Alicya Patrícya Paiva da Silva

A DANÇA COMO POSSIBILIDADE CRIATIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Lícia Maria Carlos de Queiróz

GINÁSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Ana Lívia Moura de Paiva Dantas

O CORPO E A CIDADE: Perspectivas para práticas corporais ao ar livre; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Daniel Rocha Rodrigues

INTERDISCIPLINARIDADE NA AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Giuliane Torquato Dantas

PERFIL PROFISSIONAL DO PERSONAL TRAINER EM MOSSORÓ/RN; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Alyson Araújo do Nascimento

Ensino da dança na escola: possibilidades pedagógicas nas aulas de educação física; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Pâmella Luana Pereira Vitorino

Brincando com a tradição: reflexões sobre brinquedos e brincadeiras populares do projeto cidadela; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Caio Renan da Silva Oliveira

Imagem corporal e educação física escolar: o corpo tematizado no ensino médio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Karoline Ferreira Gondim

Dança contemporânea na escola: reflexões sobre dança e educação estética; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Thiago Freitas de Carvalho

Políticas públicas de esporte: análise dos espaços e equipamentos no município de Serra do Mel; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Josuel Silva de Souza Queiroz

Construção da identidade trangênero e intervenções corporais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Tatiana Márcia Bezerra Segundo

A dança do ventre na escuta sensível do corpo feminino; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Josuel Silva de Souza Queiroz

Construção da identidade transgênero e intervenções corporais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Andréia Sousa de Melo

Matriz Curricular e Educação Infantil: Reflexões em torno da formação profissional em Educação Física; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Letícia Medeiros de Lima

A Dança como expressão de sentidos e significados na infância; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Luana Felipe de Souza

Desenho animado e o brincar: considerações pedagógicas na educação infantil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Monalyse Carine Dantas da Silva

Projeto social e Educação Física: a intenção pedagógica em questão; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Nayara Katiúscia Rodrigues Gonçalves

Satisfação no trabalho e ciclo de vida profissional: um estudo com professores de Educação Física; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Isabelle Glícia de Sousa Ramalho

Estilo de Vida de docentes de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Mossoró-RN; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Francilmar Soares da Silva

EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS NO CENÁRIO ESCOLAR; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física- Licenciatura) - Centro Universitário do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Ana Cristina Souza Freire Araújo

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física- Licenciatura) - Centro Universitário do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Dejeane Domingos Soares

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CONCEPÇÃO DE DOCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física- Licenciatura) - Centro Universitário do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Elizel Orcino Carvalho de Oliveira

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E MOTIVAÇÃO: O QUE DIZ OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO?; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física- Licenciatura) - Centro Universitário do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Francisca Alexandre da Silva Luz

AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física- Licenciatura) - Centro Universitário do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Lidiane Silva Domingos

INFLUENCIA DA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR NO ESTILO DE VIDA ATIVO DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física- Licenciatura) - Centro Universitário do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Maria do Socorro de França

Conhecimento dos professores de Educação Física sobre Educação Inclusiva; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física- Licenciatura) - Centro Universitário do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Alyne Rayane Pereira de Azevedo

Lutas como conteúdo das aulas de educação física no ensino médio: desafios e possibilidades; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física- Licenciatura) - Centro Universitário do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Natália Regina de Oliveira

Monitoria na disciplina Metodologia das danças; 2017; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Sabrina da Silva Neves

Monitoria na disciplina Metodologia da dança escolar; 2016; Orientação de outra natureza; (Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Sabrina da Silva Neves

Monitoria na disciplina Metodologia da dança escolar; 2015; Orientação de outra natureza; (Educação Física (101020-0)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Glycia Melo de Oliveira;

Produções bibliográficas

  • SILVA, PRISCILLA PINTO COSTA DA ; SILVA, GLYCIA MELO DE OLIVEIRA ; CARLOS, CAMILA ÚRSULLA BATISTA ; ARAÚJO, LUCAS AMON PEREIRA ; PESSOA, KALINE LÍGIA ESTEVAM DE CARVALHO ; MENDES, MARIA ISABEL BRANDÃO DE SOUZA . Espaços e Equipamentos de Esporte e Lazer. Revista Licere , v. 22, p. 211-230, 2019.

  • RAMALHO, I. G. S. ; NASCIMENTO, G. L. ; LIMA, T. S. D. ; OLIVEIRA SILVA, G. M. . Estilo de vida de docentes de Educação Física de uma cidade na região do semiárido Potiguar brasileiro. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 20, p. 1, 2016.

  • OLIVEIRA SILVA, G. M. ; CAMINHA, IRAQUITAN DE OLIVEIRA . Epistemologia e Educação Física Escolar: o jogo como conhecimento. Revista Contexto & Educação , v. 30, p. 87-100, 2015.

  • DUARTE, S. L. ; OLIVEIRA SILVA, G. M. ; CARLOS, C. U. B. . Dança, desejos e descobertas: a dança vivida por bailarinos do Grupo de Dança Universitário de Mossoró-GRUDUM. Revista Extendere , v. 3, p. 98-111, 2015.

  • OLIVEIRA, GLYCIA MELO DE ; CAMINHA, IRAQUITAN DE OLIVEIRA . Epistemologia genética e educação física: algumas implicações pedagógicas. Revista Psicologia Escolar e Edcuacional , v. 18, p. 57-65, 2014.

  • OLIVEIRA, G. M. ; SOUZA, F. C. ; MELO, J. L. A. ; GOMES DA SILVA, P. N. . O Jogo na escola: uma análise da intenção pedagógica de professores de educação física. Conexões (Campinas. Online) , v. 10, p. 145-164, 2012.

  • OLIVEIRA, G. M. ; PORPINO, K. O. . Ginástica Rítmica e Educação Física Escolar: perspectivas críticas em discussão. Pensar a Prática (Online) , v. 13, p. 01-18, 2010.

  • AZEVEDO, A. M. P. ; OLIVEIRA, G. M. ; SILVA, P. P. C. ; NOBREGA, T. K. S. ; SOUZA JUNIOR, M. . Formação Continuada na Prática Pedagógica: a Educação Física em questão. Movimento (UFRGS. Impresso) , v. 16, p. 245-262, 2010.

  • OLIVEIRA, G. M. ; CAMINHA, I. O. ; Freitas, C.M.S.M . Relações de Convivência e princípios de justiça: a educação moral na escola. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso) , v. 14, p. 261-270, 2010.

  • OLIVEIRA SILVA, G. M. ; CAMINHA, I. O. . Formação moral e jogo na escola. 1. ed. Curitiba-PR: Editora Appris, 2017. 143p .

  • QUEIROZ, J. S. S. ; OLIVEIRA, G. M. ; CARLOS, C. U. B. . Construção da identidade transgênero e intervenções corporais. In: Patrícia Gonçalves de Freitas.. (Org.). Debates sobre gênero e sexualidade na sociedade contemporânea. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2021, v. 1, p. 317-327.

  • SILVA, P. P. C. ; SILVA, GLYCIA MELO DE OLIVEIRA ; BRITO, G. A. P. ; ANDRADE, E. H. S. ; LUCENA, M. D. ; CARLOS, CAMILA ÚRSULLA BATISTA . Uso dos Espaços e Equipamentos Públicos de Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte: notas da Rede Cedes-RN. In: Bertulino José de Souza; Gustavo André Pereira de Brito; Marcus Vinicius de Faria Oliveira; Allyson Carvalho de Araújo. (Org.). Cartografia das políticas Públicas em Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte. 1ed.Natal-RN: EDUFRN, 2020, v. 1, p. 59-72.

  • SOUSA, J. M. ; DANTAS, A. L. M. P. ; NASCIMENTO, L. C. ; CARLOS, C. U. B. ; OLIVEIRA, G. M. . CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES: CONCEPÇÃO DOS PRECEPTORES. In: Luciao Luan Gomes Paiva; Dayana Lúcia Rodrigues de Freitas. (Org.). Amplamente: Educação na contemporaneidade. 1ed.: , 2020, v. , p. 226-236.

  • SILVA, P. P. C. ; SILVA, GLYCIA MELO DE OLIVEIRA ; CARLOS, CAMILA ÚRSULLA BATISTA ; ARAUJO, L. A. ; PESSOA, K. L. E. C. ; MENDES, M. I. B. S. . Políticas Públicas do Estado do Rio Grande do Norte: os espaços e os equipamentos de esporte e lazer cartografados pela Rede Cedes-RN. In: Bertulino José de Souza; Gustavo André Pereira de Brito; Marcus Vinicius de Faria Oliveira; Allyson Carvalho de Araújo. (Org.). Cartografia das políticas Públicas em Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte. 1ed.Natal-RN: EDUFRN, 2020, v. 1, p. 41-58.

  • Carlos, Camila Ursulla Batista ; OLIVEIRA, GLYCIA MELO DE ; Domingos Junior, Moaldecir Freire . FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CORPO, CULTURA DE MOVIMENTO E JOGOS INDÍGENAS. In: Willian Douglas Guilherme. (Org.). Avaliação, Políticas e Expansão da Educação Brasileira. 1ed.Ponta Grossa- PR: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 122-131.

  • ARAUJO, L. A. ; OLIVEIRA, G. M. ; CARLOS, C. U. B. . Formação inicial de profissionais de Educação Física: uma discussão sobre políticas públicas em esporte e lazer. In: 28º ENCONTRO NACIONAL DE RECREAÇÃO E LAZER - ENAREL VI CONGRESSO NORDESTE DE CIÊNCIA DO ESPORTE - CONECE I ENCONTRO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM ESPORTE E LAZER DA REDE CEDES DO RN, 2016, Natal. XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE Anais e Autores, 2016.

  • OLIVEIRA, GLYCIA MELO DE ; CARLOS, C. U. B. ; PRAXEDES, V. L. M. . Escola em Movimento: Festival da cultura de movimento para estudantes de escolas públicas de Mossoró-RN. In: X Salão de Extensão - III ELO UERN: a Universidade junto à comunidade, 2024, Mossoró-RN. Anais do X Salão de extensão - III ELO UERN, 2024.

  • FREITAS, L. F. F. R. ; OLIVEIRA, G. M. ; ROCHA, L. T. S. C. ; SILVA, R. G. S. . Incorporações: ações do Projeto de extensão Incorporarte em 2023. In: X Salão de Extensão - III ELO UERN: a Universidade junto à comunidade, 2024, Mossoró-RN. Anais do X Salão de extensão - III ELO UERN, 2024.

  • FREITAS, L. F. F. R. ; OLIVEIRA, G. M. ; DUARTE, S. L. ; MAGALHAES, A. A. ; SILVA, A. C. S. . Incorporações: ações do Projeto de extensão Incorporarte em 2021. In: VIII Salão de extensão - ELO UERN, 2022, Mossoró-RN. Anais do VIII Salão de extensão - ELO UERN: a Universidade junto à comunidade, 2022.

  • FREITAS, L. F. F. R. ; OLIVEIRA, G. M. ; DUARTE, S. L. ; ROCHA, L. T. S. C. . A dança dos isolados: reflexões sobre a dança em tempo de pandemia. In: VII Salão de extensão da UERN, 2021, Mossoró-RN. Anais VII Salão de extensão da UERN, 2021.

  • SILVA, R. M. S. ; GONDIM, K. F. ; OLIVEIRA, G. M. ; CARLOS, C. U. B. . PROJETO RECRIANÇA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. In: VII SEMANA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UERN CAMEAM, 2017, Pau dos Ferros. VII SEMANA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UERN CAMEAM, 2017.

  • QUEIROZ, J. S. S. ; MACEDO, B. B. S. ; CARLOS, C. U. B. ; DUARTE, S. L. ; OLIVEIRA, G. M. . (RE)SIGNIFICADOS DA DANÇA A PARTIR DE LABORATÓRIOS FORMATIVOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COREOGRÁFICA. In: : X Colóquio de extensão da UERN/ III Salão de Extensão, 2017, Mossoró. Anais do X colóquio de extensão da UERN e do III salão de extensão., 2017.

  • QUEIROZ, J. S. S. ; MACEDO, B. B. S. ; OLIVEIRA SILVA, G. M. ; DUARTE, S. L. ; CARLOS, C. U. B. . Construção coreográfica e a formação de bailarinos: novos significados para o dançar. In: III Semana de Humanidades FAFIC/UERN, 2016, Mossoró/RN. III Semana de Humanidades FAFIC/UERN, 2016.

  • OLIVEIRA, G. M. ; DUARTE, S. L. ; CARLOS, C. U. B. ; Rodrigues, P.R.A . Corpos dançantes na construção da percepção de si a partir do espetáculo 'Vida Nua'.. In: V COLOQUIO INTERNACIONAL CORPO E CULTURA DE MOVIMENTO/ IV SIMPÓSIO FRANCO BRASILEIRO CORPO EM MOVIMENTO/ II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EMERSIOLOGIA/ I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTESIOLOGIA, 2018, Natal. . Anais do V Colóquio Internacional Corpo e Cultura, 2018.

  • OLIVEIRA, G. M. ; SILVA, M. H. A. F. . Atividade Física e Princípios Alimentares: promovendo saúde na educação física escolar. In: 7º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2009, Porto de Galinhas, Ipojuca- PE. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2009.

  • OLIVEIRA, G. M. . Ginástica geral na escola: um projeto pedagógico. In: II Fórum Internacional de Pedagogia, 2009, Campina Grande- PB. II Fórum Internacional de Pedagogia, 2009.

  • OLIVEIRA, G. M. ; FERNANDES, I. B. C. . Vivenciando o circo na educação física escolar: uma experiência com crianças do ensino fundamental. In: IV Encontro Nacional de ensino de arte e educação física/ I Encontro de formação de professores, 2008, Natal-RN. Educação física e arte no projeto pedagógico da escola, 2008.

  • GAMA., L. R. ; OLIVEIRA, G. M. ; BRAGA, M. N. ; DUTRA, A. T. . Projeto Saltar- Ginasta cidadão: um caminho para a cidadania na Rede de Ensino de Natal. In: IV Encontro Nacional de ensino de arte e educação física/ I Encontro de formação de professores, 2008, Natal-RN. Educação física e arte no projeto pedagógico da escola, 2008.

  • MARIA, E. ; OLIVEIRA, G. M. . Brincando na escola: uma experiência com crianças do ensino fundamental. In: III Encontro Nacional de Ensino de Arte e Educação Física, 2006, Natal-RN. III Encontro Nacional de Ensino de Arte e Educação Física, 2006.

  • OLIVEIRA, G. M. ; PORPINO, K. O. . Ginástica Rítmica como conteúdo das aulas de Educação Física. In: II Encontro Nacional de Ensino de Arte e Educação Física, 2005, Natal. Arte e Educação Física: Ação na Escola, 2005.

  • OLIVEIRA, G. M. ; FERNANDES, I. B. C. . Porque Dançar? O caso do Grupo de Dança da UFRN. In: 3º Forum de Dança, 2003, Natal. 3º Forum de Dança, 2003.

  • OLIVEIRA, G. M. ; TIBURCIO, L. K. O. M. . Uma reflexão sobre o gênero no contexto da Educação Física Escolar. In: I Seminário Internacional sobre Gênero e Educação: Construindo a equidade na vida e na escola, 2002, João Pessoa. I Seminário Internacional sobre gênero e educação: construindo a equidade na vida e na escola, 2002.

  • OLIVEIRA, G. M. . O gênero e a dança: uma reflexão no contexto escolar. In: 3º Forum de Dança do Departamento de Artes/UFRN, 2002, Natal. 3º Forum de Dança, 2002.

  • TIBURCIO, L. K. O. M. ; OLIVEIRA, G. M. ; CARVALHO, A. P. . O gênero e a atividade física: uma trajetória no ocidente. In: I Seminário Internacional sobre Gênero e Educação: construindo a equidade na vida e na escola, 2002, João Pessoa- PB. I Seminário Internacional sobre Gênero e Educação: construindo a equidade na vida e na escola, 2002.

  • OLIVEIRA, G. M. ; FERNANDES, I. B. C. ; SANTOS, V. H. G. . O homem e a dança: percepção dos alunos do curso de Educação Física da UFRN. In: II Congresso latino-americano/ III Congresso Brasileiro de Educação Motora, 2000, Natal. II Congresso latino-americano/ III Congresso Brasileiro de Educação Motora, 2000.

  • OLIVEIRA, G. M. ; TIBURCIO, L. K. O. M. . O renascer do corpo-sujeito através da dança. In: II Congresso Latino-Americano/ III Congresso Brasileiro de Educação Motora, 1999, Natal. II Congresso Latino-Americano/ III Congresso Brasileiro de Educação Motora, 1999.

  • OLIVEIRA, G. M. . A Dança como lazer no carnatal. In: 11º Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 1999, Foz do Iguaçu. Lazer, Meio Ambiente e Participação Humana, 1999.

  • OLIVEIRA, C. E. F. ; SILVA, A. C. S. ; PRAXEDES, V. L. M. ; SANTOS, G. E. M. ; SILVA, G.M.O. . MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS INTERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONECTADO AO FAZER DOCENTE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, L. V. S. ; MONTEIRO, A. M. C. ; FREITAS, L. F. F. R. ; SILVA, G.M.O. . UMA AVENTURA MEDIEVAL NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Aula de Esgrima no Residência Pedagógica. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENDONCA, M. R. D. ; SILVA JUNIOR, A. M. ; FERNANDES, M. S. R. R. V. ; SILVA, G.M.O. ; FREITAS, L. F. F. R. . CONECTANDO CORPOS E TELAS: Estratégias digitais para abordar a dança nas aulas de Educação Física. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PINTO, T. T. G. ; CARNEIRO, B. C. ; MEDEIROS, L. M. G. ; FREITAS, L. F. F. R. ; SILVA, G.M.O. . OS ESPORTES DE REDE E PAREDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: um relato de experiência. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MONTEIRO, A. M. C. ; VASCONCELOS, L. M. M. ; SILVA, G.M.O. ; FREITAS, L. F. F. R. . A educação que veste o corpo brincante. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, A. D. N. ; OLIVEIRA, G. M. . Danças populares e afro-brasileiras em aulas de Educação Física Escolar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELO, A. S. ; OLIVEIRA SILVA, G. M. ; CARLOS, C. U. B. . Os saberes de formação profissional da Educação Infantil na licenciatura em Educação Física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, L. M. ; SOUZA, L. F. ; OLIVEIRA SILVA, G. M. . Sentidos e significados da dança para as crianças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. F. ; LIMA, L. M. ; CARLOS, C. U. B. ; OLIVEIRA SILVA, G. M. . Reflexões em torno do desenho animado e do brincar na educação infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. C. D. ; OLIVEIRA SILVA, G. M. . A intenção pedagógica de gestores num projeto social de recreação e esporte. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONCALVES, N. K. R. ; MELO, A. S. ; CARLOS, C. U. B. ; OLIVEIRA SILVA, G. M. . Ciclo de vida profissional de professores de Educação Física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Y.Y.D. ; FIGUEIREDO, W.M. ; CARLOS, C. U. B. ; OLIVEIRA, G. M. . CULTURA EM/DE MOVIMENTO: a representação e ressignificação dos Caboclos de Major Sales/RN. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUTO, J. F. O ; CARLOS, C. U. B. ; OLIVEIRA, G. M. . VOLEIBOL ESTUDANTIL DO RN: a representatividade da mulher à frente das equipes esportivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, L. A. ; DANTAS, L. J. ; CARLOS, C. U. B. ; OLIVEIRA SILVA, G. M. . A influência do esporte e recreação na formação do cidadão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, A. S. ; GONDIM, K. F. ; SILVA, R. M. S. ; CARLOS, C. U. B. ; OLIVEIRA SILVA, G. M. . Atividades circenses e educação infantil: experiência vivida nas UEIs de Mossoró/RN. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DANTAS, L. J. ; ARAUJO, L. A. ; OLIVEIRA SILVA, G. M. ; CARLOS, C. U. B. . Ginástica Laboral: influência e mudanças no estilo de vida de operadores de caixa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GONDIM, K. F. ; LIMA, L. M. ; SOUZA, L. F. ; SILVA, R. M. S. ; OLIVEIRA SILVA, G. M. . Projeto Recriança: contribuições para a formação de docentes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DUARTE, S. L. ; OLIVEIRA SILVA, G. M. ; CARLOS, C. U. B. . Dança e existência: uma experiência vivida no Grupo de Dança Universitário de Mossoró. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • QUEIROZ, J. S. S. ; MACEDO, B. B. S. ; OLIVEIRA SILVA, G. M. ; DUARTE, S. L. ; CARLOS, C. U. B. . Formando bailarinos: descobrindo um novo olhar para a vida através da dança. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, S. S. ; GONCALVES, N. K. R. ; SILVA, M. C. D. ; OLIVEIRA SILVA, G. M. . Composição Coreográfica em Dança: um relato de experiência de monitoria. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, L. A. ; CARLOS, C. U. B. ; OLIVEIRA SILVA, G. M. . Formação inicial de profissionais em Educação Física: uma discussão sobre políticas públicas em esporte e lazer. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, L. M. ; MELO, A. S. ; SOUZA, L. F. ; GONDIM, K. F. ; OLIVEIRA SILVA, G. M. . O brincar na educação infantil: uma análise da intenção pedagógica dos professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA SILVA, G. M. . Pedagogia dos Esportes: reflexões teóricas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA SILVA, G. M. . Esporte escolar: repensando a prática profissional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA SILVA, G. M. . A Educação Física no contexto escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA SILVA, G. M. . Aulas teóricas de Educação Física: conteúdos, metodologia e avaliação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, G. M. . A Educação Física como espaço de convivência: jogar com dilemas morais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, G. M. . Formação do juízo moral e Educação Física Escolar: o jogo como espaço de convivência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, G. M. ; SILVA, M. H. A. F. . Atividade Física e Princípios Alimentares: promovendo saúde na Educação Física Escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, G. M. . Ginástica geral na escola: um projeto pedagógico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, G. M. ; FERNANDES, I. B. C. . Vivenciando o circo na educação física escolar: uma experiência com crianças do ensino fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, G. M. ; GAMA., L. R. ; BRAGA, M. N. ; DUTRA, A. T. . Projeto Saltar - Ginasta Cidadão: um caminho para a cidadania na Rede de Ensino de Natal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARIA, E. ; OLIVEIRA, G. M. . Brincando na escola:uma experiência com crianças do ensino fundamental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, G. M. ; PORPINO, K. O. . Ginástica Rítmica como conteúdo das aulas de Educação Física. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, I. B. C. ; OLIVEIRA, G. M. . Porquê dançar? O caso do Grupo de Dança da UFRN. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, G. M. . O gênero e a dança: uma reflexão no contexto escolar. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, G. M. ; TIBURCIO, L. K. O. M. . Uma reflexão sobre o gênero no contexto da Educação Física Escolar. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, G. M. ; TIBURCIO, L. K. O. M. . O Renascer do corpo-sujeito através da dança. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, G. M. . A Dança como lazer no carnatal. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, J. M. ; DANTAS, A. L. M. P. ; NASCIMENTO, L. C. ; CARLOS, C. U. B. ; OLIVEIRA SILVA, G. M. . Contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação de docentes: Concepção dos preceptores. Natal-RN: Amplamente Cursos, 2020 (e-book).

Outras produções

OLIVEIRA, G. M. . Parecerista - Edições UERN. 2022.

OLIVEIRA, G. M. . Dança, Criança e Currículo: Um panorama do ensino de Dança na Educação Infantil no Rio Grande do Norte. 2022.

DUARTE, S. L. ; OLIVEIRA, G. M. ; CARLOS, C. U. B. . Grupo de Dança Universitário de Mossoró-GRUDUM. 2017.

OLIVEIRA, G. M. . Os mil e um movimentos da Ginástica Rítmica. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, GLYCIA MELO DE . Dança, criança e currículo: um panorama do ensino de dança na educação infantil no Rio Grande do Norte. 2022. (Parecerista).

OLIVEIRA SILVA, G. M. . Atividades Rítmicas e Expressivas na escola. 2016. .

OLIVEIRA SILVA, G. M. ; DUARTE, S. L. . Vivências de lazer, Ritmo e Movimento. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, G. M. . Grupo de Ginástica da Escola Municipal Professora Emília Ramos - Imaginando..... 2008. Coreográfica.

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2022

    Base Nacional Comum Curricular- BNCC da Educação Física: uma revisão do trato das ginásticas no ensino médio, Descrição: A Base Nacional Comum Curricular-BNCC trata-se de um ordenamento legal que apresenta normativa para a educação básica brasileira, no tocante ao desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes nas etapas e modalidades da formação escolar, articulado ao Plano Nacional de Educação PNE. A BNCC não objetiva a unificação de um mesmo currículo para a educação básica brasileira, pois compreende que a Base é um documento referencial e instrumento de gestão pedagógica das redes de ensino para que as escolas e os sistemas de ensino possam construir seus próprios currículos. No entanto, apesar da BNCC se constituir como política educacional, autores apontam incoerências e inconsistências da BNCC, por exemplo, a valorização de uma eficiência do ensino na dimensão tecnocrática, o distanciamento da realidade dos estudantes e o que ensinar (como vivem, o que pensam, sabem e fazem), aprendizagem esperada e a visão instrumental com fins centralizados no trabalho, com demandas laborais onde sujeitos precisam ser adaptados e capazes de resolver problemas, dentre outras. No tocante a Educação Física como componentes curricular, ainda negligenciado nas escolas, há indícios de tornar-se ainda mais frágeis na vivência escolar, em especial no novo ensino médio, dada a ênfase de opção por uma área específica e preparação para o mercado de trabalho. Diante disso, os objetivos dessa pesquisa se constituem no sentido de refletir de forma propositiva a Educação Física no ensino médio. Assim, objetivamos: 1. apresentar o estado da arte sobre a BNCC do ensino médio a partir da data de sua homologação, delimitando ao campo das Linguagens e suas tecnologias/Educação Física; 2. Descrever e analisar problemáticas gerais e específicas apontadas pelos estudos sobre a BNCC do ensino médio, com destaque para o itinerário formativo Linguagens e suas tecnologias, delimitando-se à Educação Física e especialmente às ginásticas. 3. Descrever e analisar os encaminhamentos (teórico-metodológicos e/ou pedagógicos) para o trato das ginásticas no ensino médio na Educação Física. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se como uma revisão narrativa da literatura. A coleta de dados terá início com um levantamento junto às bases de dados Edubase e Scielo, utilizando-se de descritores como, BNCC ensino médio, BNCC Educação Física, BNCC Ginástica(s), Ginástica(s) ensino médio. A análise e tratamento dos dados consistirá, em princípio, na organização de dois eixos temáticos centrais: 1. Problemáticas associadas à BNCC ensino médio/componente curricular Educação Física/ginásticas; 2. Encaminhamentos (teórico-metodológicos e pedagógicos) associados à BNCC ensino médio/o trato das ginásticas na Educação Física.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Glycia Melo de Oliveira - Coordenador / Alison Alves Xavier - Integrante / Lícia Maria Carlos de Queiroz - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte e de Lazer da Rede Cedes do Rio Grande do Norte, Descrição: O presente projeto nasce do chamamento público do Ministério do Esporte para compor a Rede CEDES de pesquisa. O objetivo é Consolidar a Rede CEDES no Rio Grande do Norte com fins a desenvolver, através da articulação dos grupos de pesquisa, ações acadêmico-científicas para a produção e socialização de conhecimentos que contribuam com a qualificação das políticas públicas em Esporte e Lazer no estado. Para tal a UFRN aglutina em seu centro mais três instituições, a saber: UFERSA; IFRN; UERN. As ações compreendem cartografia das políticas públicas em esporte e lazer no estado, além de criação do centro de memória em Esporte e lazer e formação dos gestores em Esporte e Lazer no estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Glycia Melo de Oliveira - Integrante / Camila Ursulla Batista Carlos - Integrante / Maria Isabel Brandão de Souza Mendes - Integrante / Fábio Fonseca Figueiredo - Integrante / Bertulino José de Souza - Integrante / Marcus Vinícius de Faria Oliveira - Integrante / Lerson Fernandes dos Santos Maia - Integrante / Gustavo André Pereira de Brito - Integrante / Wagner Luiz Alves da Silva - Integrante / Ângelo Magalhães Silva - Integrante / Allyson Carvalho de Araújo - Coordenador., Financiador(es): Ministério do Esportes - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Formação do juízo moral e Educação Física Escolar: o jogo como espaço de convivência, Descrição: Projeto de Pesquisa vinculado ao Mestrado em Educação Física- UPE/UFPB. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Glycia Melo de Oliveira - Coordenador / Iraquitan de Oliveira Caminha - Integrante.

  • 2003 - 2003

    Educação Física escolar e exclusão: uma reflexão sobre o gênero, Descrição: Projeto desenvolvido como Bolsista voluntária de Iniciação Científica, sob orientação da profª Drª Larissa Kelly de Oliveira Marques Tibúrcio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Glycia Melo de Oliveira - Integrante / Larissa Kelly de Oliveira Marques Tibúrcio (orientadora) - Coordenador.

  • 1999 - 2000

    O Renascer do corpo-sujeito através da dança, Descrição: Pesquisa desenvolvida como Bolsista de iniciação Científica, da PPPg, sob orientação da profª Larissa Kelly de Oliveira Tibúrcio, lotada no Departamento de Educação Física, no período de julho/99 a agosto/00. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Glycia Melo de Oliveira - Integrante / Larissa Kelly de Oliveira Marques Tibúrcio (orientadora) - Coordenador.

Prêmios

2024

Seleção de trabalhos do X Salão de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN.

2013

Mérito Acadêmico, Centro Universitário do Rio Grande do Norte.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Faculdade de Educação Física- FAEF. , AC Mossoró, Centro, 59600970 - Mossoró, RN - Brasil - Caixa-postal: 59148520, Telefone: (84) 33152215, URL da Homepage:

Experiência profissional

2022 - Atual

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - Atual

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Docente no Plano Nacional de Formação Docente da Educação Básica - PARFOR. Disciplinas ministradas: Metodologia da Recreação e do Lazer escolar (2015) Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso I (2016.1) Manifestações da Cultura Popular (2016.2) Atividade Rítmica e Expressiva na escola básica (2017.1) Metodologia da Ginástica Escolar (2017.2) Metodologia da Dança Escolar (2018.1)

Atividades

  • 05/2023

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação Física- FAEF, Faculdade de Educação Física- FAEF.,Atividade realizada, Coordenadora de Estágio Curricular Supervisionado Curso Educação Física Licenciatura.

  • 05/2023

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação Física - FAEF, Faculdade de Educação Física - FAEF.,Atividade realizada, Coordenação de estágio do curso de Licenciatura em Educação Física.

  • 02/2020

    Extensão universitária , Faculdade de Educação Física - FAEF.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão Escola em Movimento.

  • 10/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação Física - FAEF, Faculdade de Educação Física - FAEF.,Atividade realizada, Coordenadora de Estágio - Licenciatura em Educação Física.

  • 08/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação Física- FAEF.,Linhas de pesquisa

  • 04/2024 - 07/2024

    Ensino, Educação Física (101020-0), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática e desenvolvimento curricular na Educação Física escolar, Educação Física no ensino fundamental, Estágio Curricular Supervisionado III, Atividades Integradas de Pesquisa II

  • 09/2023 - 03/2024

    Ensino, Educação Física (101020-0), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática e desenvolvimento curricular na Educação Física escolar, Educação Física no ensino fundamental, Estágio Curricular Supervisionado III, Atividades Integradas de Pesquisa I

  • 05/2023 - 08/2023

    Ensino, Educação Física (101020-0), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática e desenvolvimento curricular na Educação Física escolar, Metodologia dos esportes técnico-combinatórios, Estágio Curricular Supervisionado II

  • 10/2022 - 06/2023

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação Física - FAEF, Faculdade de Educação Física - FAEF.,Atividade realizada, coordenação do Núcleo Docente Estruturante.

  • 06/2022 - 03/2023

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Popular, Estágio Curricular Supervisionado II, Metodologia dos esportes técnico-combinatórios

  • 11/2019 - 09/2022

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação Física- FAEF, Faculdade de Educação Física- FAEF.,Atividade realizada, Coordenação de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação Física.

  • 12/2021 - 05/2022

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Popular, Metodologia dos esportes técnico-combinatórios, Estágio Curricular Supervisionado III

  • 07/2021 - 10/2021

    Ensino, Educação Física (101020-0), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Popular, Metodologia da Ginástica Rítmica, Estágio Curricular Supervisionado II

  • 09/2020 - 12/2020

    Ensino, Educação Física (101020-0), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Manifestações da Cultura Popular (Ensino Remoto), Estágio Curricular Supervisionado II (Ensino Remoto)

  • 11/2018 - 03/2019

    Ensino, Educação Física (101020-0), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Dança Escolar, Estágio Curricular Supervisionado I

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Educação Física (101020-0), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da dança escolar, Metodologia das danças, Estágio Supervisionado Curricular III

  • 06/2017 - 11/2017

    Ensino, Educação Física (101020-0), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da Educação Física, Manifestações da Cultura Popular, Estágio Supervisionado Curricular II

  • 02/2017 - 05/2017

    Ensino, Educação Física (101020-0), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado Curricular III- Ensino médio, Metodologia da Dança Escolar- Licenciatura, Metodologia das danças - Bacharelado, Metodologia dos jogos- Licenciatura (Turma especial), Orientação em Trabalho de Conclusão de Curso- TCC II

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Educação Física (101020-0), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da Educação Física- Curso de Bacharelado, Estágio Curricular Supervisionado II- Orientação à 10 alunos- Curso de Licenciatura, Manifestações da Cultura Popular- Curso de Licenciatura, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso- Licenciatura

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Educação Física (101020-0), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado I (Orientação à 11 alunos- Licenciatura), Metodologia da dança escolar (Licenciatura), Metodologia das danças (Bacharelado)

  • 03/2015 - 12/2015

    Ensino, Educação Física (101020-0), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da educação física (bacharelado), Lazer e Recreação (bacharelado), Manifestações da cultura popular (licenciatura), Estágio Supervisionado Curricular III (Orientação à 9 alunos- licenciatura)

  • 07/2015 - 07/2015

    Ensino, Desenvolvimento Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos pedagógicos da educação infantil

  • 09/2014 - 02/2015

    Ensino, Educação Física (101020-0), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado Curricular IV (Orientação à 9 alunos- licenciatura), Metodologia da dança escolar (licenciatura), Metodologia das danças (bacharelado)

  • 04/2014 - 08/2014

    Ensino, Educação Física (101020-0), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da educação física (bacharelado), Estágio supervisionado curricular III (Orientação à 9 alunos- licenciatura), Manifestações da cultura popular (licenciatura)

2004 - 2017

Prefeitura Municipal de Natal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Atualmente aguarda publicação de solicitação de Exoneração.

2008 - 2014

Prefeitura Municipal de Natal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Vínculo exonerado, à pedido, sob Portaria Nº. 1156/2014-GS/SEGELM, publicado em DOM na data de 17 de julho de 2014.

2003 - 2003

Academia Tutubarão

Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 2

Outras informações:
Estágio Supervisionado, vinculado a disciplina de conclusão do curso de Educação Física

Atividades

  • 10/2003 - 12/2003

    Estágios .,Estágio realizado, Estágio Supervisionado, vinculado a disciplina de conclusão do curso de Educação Física.

2011 - 2012

Associação Paraibana de Ensino Renovado

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Outras informações:
Disciplinas Lecionadas: 2011.1 Prática de Ensino: Componente Curricular; Corporeidade, Motricidade e Educação Física. 2011.2 Recreação 2012.1 Prática de Ensino: Introdução à docência Prática de Ensino: Estágio Supervisionado 2012.2 Recreação Prática de Ensino: vivência no ambiente educativo

2006 - 2008

Centro de Educação Integrada

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 10

2013 - 2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

2012 - 2012

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

2006 - 2006

Colégio Bereiano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de hidroginástica, Carga horária: 2

2001 - 2006

Colégio Bereiano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física (3º ao 5º ano), Carga horária: 6

2001 - 2006

Colégio Bereiano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ginástica Rítmica, Carga horária: 2

Atividades

  • 04/2001 - 06/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física, Ginástica Rítmica

2006 - 2006

Colégio Nossa Senhora das Neves

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ginastica Ritmica, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora de Ginástica Rítmica, durante licença maternidade da Professora Hosana Cláudia Matias.

2004 - 2004

Colégio Nossa Senhora das Neves

Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física (Ed. Infantil), Carga horária: 8

Atividades

  • 08/2003 - 12/2003

    Estágios , Colégio Nossa Senhora das Neves.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado, disciplina de conclusão do curso de Educação Física.

2002 - 2002

Humanitas Cidade Verde

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ginástica Rítmica, Carga horária: 3

2006 - 2006

Instituto do Coração

Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora de Hidroginástica, Carga horária: 3

2009 - 2010

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Discente

2008 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Avaliadora de planos pedagógicos do PST, Carga horária: 12

Outras informações:
Integrante da Equipe Colaboradora 2 para a região norte-nordeste do Brasil como avaliadora no projeto de extensão universitária Apoio e Acompanhamento de planos pedagógicos do Programa Segundo Tempo (PST) - Ministério do Esporte sob coordenação do Profº Dr. João Roberto Liparotti.

2003 - 2004

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 2

Outras informações:
Estágio Supervisionado, no Grupo de Dança da UFRN, sob orientação do profº Esp. Edeilson Matias, como disciplina de conclusão do curso de Educação Física.

Atividades

  • 03/1999 - 12/2006

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Artes.,Atividade de extensão realizada, Bailarina do Grupo de Dança da UFRN.

2018 - Atual

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Atividades

  • 03/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa