Luiz Alberto Silvestre do Nascimento

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/ UFJF (2014). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Especialista em Acupuntura pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde-BH (2004). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e em Psicologia pela Universidade FUMEC (1991). Bolsista CAPES (2008) e FAPEMIG (2008-2014). Psicólogo - crianças, adolescentes e adultos, Terapeuta e Acupunturista. Docente desde 2005 no curso de Pós-Graduação de formação de medicina, terapias e pedagogia antroposóficas, atualmente na Faculdade de Ciência Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - SUPREMA. Seminarista (em formação) em Pedagogia Waldorf no Centro de Formação Clarice Lispector - Juiz de Fora - MG.

Informações coletadas do Lattes em 09/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2010 - 2014

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Corpo e Literatura
Sonia Maria Clareto. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

Mestrado em Educação

2008 - 2009

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: O Corpo da Experiência do Espaço e Espaço da Experiência do Corpo - Cartografias de uma Escola em Mudança,Ano de Obtenção: 2009
Sônia Maria Clareto.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: corpo/espaço; educação; conhecimento inventivo; Filosofia da Diferença.Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Especializacao em Acupuntura

2002 - 2004

Instituto Superior de Ciências da Saúde
Título: Homeopuntura
Orientador: Paulo César Barbosa Noleto

Graduação em Filosofia

1994 - 1998

Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Psicologia

1987 - 1991

Universidade FUMEC

Formação complementar

2012 - 2012

Gritos e falas cartográficas. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2012 - 2012

A poesia partilhada. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2012 - 2012

O cérebro desconhecido. (Carga horária: 8h). , Fisioquântic.

2012 - 2012

Dinâmica Regenerativa Celular. (Carga horária: 12h). , Fisioquântic.

2009 - 2009

Uma prática de movimento para acordar articulações. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2008 - 2008

Crianças, Infância e Contextos Culturais. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2008 - 2008

Cartografias da Invenção. (Carga horária: 30h). , PPG Educação - UFJF.

2008 - 2008

A crítica pós-estruturalista. (Carga horária: 4h). , Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação.

2005 - 2005

Aurículomedicina Francesa e Reflexologia Auricular. (Carga horária: 9h). , Associação Médica do Estado de MG.

2004 - 2004

Tui Na. (Carga horária: 66h). , Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagens.

2004 - 2004

Módulo VI -Recursos Especiais na Pedagogia Waldorf. (Carga horária: 30h). , Association for a Healing Education.

2003 - 2003

Curso sobre Funções Orais. , Fonoaudiologia PAdovan.

2003 - 2003

Módulo IV -Recursos Especiais na Pedagogia Waldorf. (Carga horária: 35h). , Association for a Healing Education.

2003 - 2003

Módulo V - Recursos Especiais na Pedagogia Waldorf. (Carga horária: 35h). , Association for a Healing Education.

2003 - 2003

Os Quatro Processos Orgânicos no Homem e na Terra. (Carga horária: 50h). , Grupo de Apoio às Iniciativas Antroposóficas do RJ.

2003 - 2003

Processos Palnetários e Zodiacais. (Carga horária: 44h). , Grupo de Apoio às Iniciativas Antroposóficas do RJ.

2002 - 2002

Módulo II -Recursos Especiais na PEdagogia Waldorf. (Carga horária: 25h). , Association for a Healing Education.

2002 - 2002

Módulo III-Recursos Especiais na Pedagogia Waldorf. (Carga horária: 25h). , Association for a Healing Education.

2002 - 2002

Goethe, Goetheanismo e os Doze Sentidos. (Carga horária: 47h). , Grupo de Apoio às Iniciativas Antroposóficas do RJ.

2002 - 2002

Ativ. práticas e teóricas de trabalho intensivo I. (Carga horária: 10h). , Association for a Healing Education.

2002 - 2002

ativ. práticas e teóricas de trabalho intensivo II. (Carga horária: 7h). , Association for a Healing Education.

2002 - 2002

Reiki nível I. , Avatamsaka-Sutra.

2001 - 2001

Extensão universitária em Homeopatia - 2ª Etapa. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal de Viçosa.

2001 - 2001

Módulo I - Recursos Especiais na Pedagogia Waldorf. (Carga horária: 20h). , Association for a Healing Education.

2001 - 2001

IV Módulo do Curso de Formação em Quirofonética. , Escola de Quirofonética.

2001 - 2001

Cosmogênese: a evolução da Terra e do homem. (Carga horária: 16h). , Escola de Quirofonética.

2001 - 2001

III Módulo do Curso de Formação em Quirofonética. , Escola de Quirofonética.

2001 - 2001

II Mòdulo do Curso de Formação em Quirofonética. , Escola de Quirofonética.

1999 - 2001

I Curso de Ampliação em Pedagogia Terapêutica. (Carga horária: 285h). , Universidade de São Paulo.

2000 - 2000

Extensão universitária em Curso de Homeopatia. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal de Viçosa.

2000 - 2000

Embriologia dos Órgãos da Fala. (Carga horária: 16h). , Escola de Quirofonética.

2000 - 2000

I Módulo do Curso de Formação em Quirofonética. , Escola de Quirofonética.

2000 - 2000

Os Sete Planetas e o Zodíaco, Metais e Minerais. (Carga horária: 55h). , Grupo de Apoio às Iniciativas Antroposóficas do RJ.

1999 - 1999

Método Padovan de Reorganização Neurofuncional. , Pró Sinapse.

1999 - 1999

Os Doze SEntidos. (Carga horária: 54h). , Grupo de Apoio às Iniciativas Antroposóficas do RJ.

1999 - 1999

Os Três Primeiros Setênios. (Carga horária: 58h). , Grupo de Apoio às Iniciativas Antroposóficas do RJ.

1998 - 1999

Fundamentação Básica em MEdicina Antroposófica. , Grupo de Apoio às Iniciativas Antroposóficas do RJ.

1998 - 1998

Currículo de Matemática Waldorf de 1ª à 5ª série. (Carga horária: 24h). , Centro de Formação de Professores Waldorf.

1996 - 1996

Relações Transformadoras. , Rede Pitágoras.

1991 - 1991

30 anos de memórias, sonhos e reflexões. (Carga horária: 13h). , Fundação Mineira de Educação e Cultura.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Participação em eventos

VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação.O que Pode um Corpo-Escola das Américas?. 2014. (Outra).

Letras da Partilha: novas leituras de poesia. 2014. (Outra).

V Simpósio Internacional em Educação e Filosofia/I Seminário do Núcleo de Estudos sobre Filosofia, Poética e Educação1-12..V Simpósio Internacional em Educação e Filosofia/I Seminário do Núcleo de Estudos sobre Filosofia, Poética e Educação,. 2013. (Simpósio).

II Encontro Luso-Brasileiro sobre o trabalho Docente e Formação.Corpo e Afetos - pontes para um existir e pensar relações em educação. 2013. (Encontro).

Confiance et/on fiabilité - Confiança e/ou fiabilidade. 2013. (Outra).

VIII Seminário Anual de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educaçãoãoa. 2012. (Seminário).

Oficina de Dramaterapia - Contos de Fadas. 2012. (Oficina).

Oficina de Dramaterapia - Os sete passos de aprendizagem nos contos. 2012. (Oficina).

III Congresso de Medicina Antroposófica da Zona da Mata Mineira.Oficina de Quirofonética. 2012. (Oficina).

VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação.A Escola como Corpo - uma existência e pensamento éticos extramuros. 2012. (Outra).

X Congresso Brasileiro de Medicina Antrosófica V Simpósio das Terapias Antroposóficas - O Ser e o Adoecer: do Indivíduo à Comunidade. 2011. (Congresso).

I Seminário Pedagogia da Emergência no Brasil.Relato de Experiências. 2011. (Seminário).

O Fortalecimento do Eu pela Psicoterapia. 2011. (Seminário).

VII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF.Cartografias de um grupo por vir. 2010. (Seminário).

V Colóquio Internacional de Filosofia da Educação.Infância como pensamento: a experiência de uma geo-pedagogia numa tradição histórica e política de pensamento. 2010. (Outra).

V Seminário Internacional: As Redes de Conhecimentos e as Tecnologias: os outros como legítimo OUTRO.O continuum da razão ou: da possibilidade da história do outro da educação ou de estórias do outro na educação. 2009. (Seminário).

V Seminário Internacional: As redes de conhecimentos e as tecnologias: os outros como legítimo OUTRO. 2009. (Seminário).

Seminário de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação.Escola, Cartografia e uma Filosofia. 2009. (Seminário).

IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2009. (Encontro).

IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Pensamento-outro no mundo ou, do atual e do virtual como o real dos possíveis-outros modos de existir. 2009. (Encontro).

I Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, Tendências e Desafios Contemporâneos. 2008. (Seminário).

VI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2008. (Seminário).

II Encontro das Escolas Municipais de Educação em Tempo Integral de Juiz de Fora. 2008. (Encontro).

31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. 2008. (Outra).

IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação.A Dynamis dos Pensamentos de Nietzsche, Deleuze afins na Episteme do Mundo Contemporâneo. 2008. (Outra).

IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação. 2008. (Outra).

I Simpósio Espaço e Educação. 2007. (Simpósio).

V Congresso Iberoamericano de Pedagogia Terapêutica e Sócio-Terapia. 2005. (Congresso).

VIII Congresso de Sensibilização de Educadores. 1997. (Congresso).

Diagnóstico Operatório de Adolescentes Segundo a EDPL de Longeot.Diagnóstico Operatório de Adolescentes. 1997. (Oficina).

VI Congresso Mineiro de Sensibilização do Educador. 1996. (Congresso).

VII Congresso Mineiro de Sensibilização do Educador. 1996. (Congresso).

Os Jogos e o Construtivismo - diagnóstico de questões aritméticas.Diagnósticos de Questões Aritméticas. 1996. (Oficina).

Os jogos e o Construtivismo.Construtivismo e Linguagem / A Ortografia como Objeto de Reflexão. 1996. (Oficina).

XI Encontro Nacional dos EStudantes de Psicologia. 1988. (Encontro).

III Semana da Educação. 1987. (Outra).

Produções bibliográficas

  • CLARETO, S. M. ; NASCIMENTO, L. A. S. . A sala de aula e a constituição de um currículo-invenção. Currículo sem Fronteiras , v. 12, p. 306-321, 2012.

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; Entre-lãs: um escrito de muitos. In: Sônia Maria Clareto; Margareth A. Sacramento Rotondo; Ana Lygia Vieira Schil da Veiga. (Org.). Entre Composições:formação, corpo e educação. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011, v. 1, p. 5-16.

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; O que é Contemporâneo na Contemporaneidade? sobre o existir em tempos e espaços de biopolítica. In: Sônia Maria Clareto; Margareth A. Sacramento Rotondo; Ana Lygia Vieira Schil da Veiga. (Org.). Entre Composições: formação, corpo e educação. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011, v. 1, p. 223-251.

  • CLARETO, S. M. ; EUGENIO, C. L. ; OLIVEIRA, M. E. ; CARVALHO, B. D. ; ROTONDO, M. S. ; FERNANDES, F. S. ; NASCIMENTO, L. A. S. ; SILVA, A. A. ; GOMES, G. C. ; RIBEIRO, M. V. A. ; SA, E. A. . Cartografias de um grupo por vir. In: Sonia Regina Miranda; Luciana Pacheco Marques. (Org.). Trajetórias: Caminhos na Pesquisa em Educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2009, v. , p. 91-111.

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; Corpo e Afetos - pontes para um existir e pensar relações em educação. In: II Encontro Luso-Brasileiro sobre o trabalho Docente e Formação, 2013, Porto. Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. Porto: Edição CIIE - Centro de investigação e Intervenção educativa, 2013. v. unico. p. 4701-4711.

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; A Escola como Corpo - uma existência e pensamento éticos extramuros. In: VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2012, Rio de janeiro. Filosofar: aprender e ensinar, 2012.

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; CLARETO, S. M. . Infância como pensamento: a experiência de uma geo-pedagogia numa tradição histórica e política de pensamento - ressonâncias na e para uma educação contemporânea. In: V Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2010, Rio de Janeiro. Anais do V Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2010. p. 1-20.

  • CLARETO, S. M. ; NASCIMENTO, L. A. S. . A sala de aula como coletivo de forças e a constituição de um currículo-invenção. In: IX Colóquio Luso Brasileiro sobre questões curriculares, 2010, Porto. Anais do IX Colóquio Luso Brasileiro sobre questões curriculares, 2010.

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; O Continuum da Razão ou: da possibilidade da história do outro da educação ou de estórias do outro na educação. In: V Seminário Internacional: As Redes de Conhecimentos e as Tecnologias: os outros como legítimo OUTRO, 2009, Rio de Janeiro. As Redes de Conhecimento e as Tecnologias: os outros como legítimo OUTRO, 2009.

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; Pensamento-outro no mundo ou, do atual e do virtual como o real dos possíveis-outros modos de existir. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. Anais do IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009. p. 1-7.

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; A Dynamis dos Pensamentos de Nietzsche, Deleuze e afins na Episteme do Mundo Contemporâneo. In: IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação, 2008, Rio de Janeiro. Anais do IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação, 2008. p. 1-18.

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; Corpo e Afetos - pontes para um existir e pensar relações em educação. In: II Encontro Luso-Brasileiro sobre o trabalho Docente e Formação, 2013, Porto. Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativos, 2013. v. unico. p. 4701.

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; A Escola como Corpo - uma existência e pensamento éticos extramuros. In: VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2012, Rio de Janeiro. Filosofar: Aprender e Ensinar. Rio de Janeiro: UERJ, 2012. v. 1. p. 178-178.

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; Solidão e Solidariedade em Tempos de Tecnologia. In: CSS 2011 GFE-IF/UP Congresso Internacional III Congresso da SOFELP, 2011, O Porto. A Solidão nos Limiares da Pessoa e da Solidariedade: entre os laços e as fracturas sociais. O Porto, 2011. v. 1. p. 76-76.

  • CLARETO, S. M. ; NASCIMENTO, L. A. S. . A sala de aula como coletivo de forças e a constituição de um currículo-invenção. In: IX Colóquio Luso Brasileiro sobre Questões Curriculares: Debater o Currículo e seus Campos, 2010, Porto. Livro de Resumos. Porto: Livpsic, 2010. p. 185-185.

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; CLARETO, S. M. . Infância como pensamento: a experiência de uma geo-pedagogia numa tradição histórica e política de pensamento - ressonâncias na e para uma educação contemporânea. In: V Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2010, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos Devir-criança da filosofia: Infância da Educação. Rio de Janeiro: Gráfica da UERJ, 2010. v. 1. p. 208-209.

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; Pensamento-outro no mundo ou, do atual e do virtual como o real dos possíveis-outros modos de existir. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. Anais do IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: Cubo Multimídia, 2009. p. 492-493.

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; A Dynamis dos Pensamentos de Nietzsche, Deleuze e afins na Episteme do Mundo Contemporâneo. In: IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação, 2008, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Gráfica Minister, 2008. p. 156-157.

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; O que Pode um Corpo-Escola das Américas?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; Corpo e Afetos - pontes para um existir e pensar relações em educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; Com a Palavra, uma Educação entre a Voz e a Letra. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; A Escola como Corpo - uma existência e pensamento éticos extramuros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; Quirofonética. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; Solidão e Solidariedade em Tempos de Tecnologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CLARETO, S. M. ; NASCIMENTO, L. A. S. ; CARVALHO, B. D. ; EUGENIO, C. L. ; FERNANDES, F. S. ; GOMES, G. C. ; OLIVEIRA, M. E. ; RIBEIRO, M. V. A. ; ROTONDO, M. S. ; SA, E. A. ; SILVA, A. A. . Cartografias de um grupo por vir. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; CLARETO, S. M. . Infância como pensamento: a experiência de uma geo-pedagogia numa tradição histórica e política de pensamento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; Pensamento-outro no mundo ou, do autla e do virtual como o real dos possíveis-outros modos de existir. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NASCIMENTO, L. A. S. ; A Dynamis dos Pensamentos de Nietzsche, Deleuze afins na Episteme do Mundo Contemporâneo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

NASCIMENTO, L. A. S. ; Corpo e Literatura: ressonâncias de vida e educação - a Escola num modo de aprendizagem em ser divino com a palavra. 2011.

NASCIMENTO, L. A. S. ; A história da matemática como intercessora. 2010. (Debatedor).

Prêmios

1988

Menção Honrosa, Revista Brasília.

1987

Mérito Acadêmico, Faculdade de Ciência Humanas - FUMEC.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Terapeuticum Santa Helena, Consultório de Psicologia. , Rua Barão de Cataguases 572A, Santa Helena, 36015-710 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (032) 32124864

Experiência profissional

2006 - Atual

Terapeuticum Santa Helena

Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicólogo

2001 - 2004

Association for a Healing Education

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro

1987 - 1988

Fundação Mineira de Educação e Cultura

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 2

Outras informações:
EStagiou na área de Dinâmica de Grupo Vivencial, sob a supervisão de Rialdo Contigli, na Fauldade de Ciências Humanas da FUMEC

Atividades

  • 08/1987 - 12/1988

    Estágios , FUMEC, .,Estágio realizado, Área de Dinâmica de Grupo Vivencial.