Efézio de Siqueira Gimenes Junior

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) e mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atualmente atende crianças e adolescentes na modalidade extra-consultório pela empresa Pró-Estudo Serviços de Psicologia Ltda.. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental e Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento verbal, desenvolvimento atípico, comportamento governado verbalmente, psicologia da educação e gamificação.

Informações coletadas do Lattes em 30/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

2014 - 2016

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Ensino de comportamentos de segurança para pessoas diagnosticadas com autismo: uma revisão da literatura,Ano de Obtenção: 2016
Paula Suzana Gioia.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: comportamentos de segurança; autismo; revisão da literatura; análise do comportamento; práticas baseadas em evidência; prevenção. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Graduação em Psicologia

2008 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Identificação e Análise de Contingências Encontradas em uma Partida de Dardos do Jogo 'Kinect Sports 2'
Orientador: Maria de Lourdes Zanotto
Bolsista do(a): Fundação São Paulo - PUC-SP, FUNDASP, Brasil.

Formação complementar

2015 - 2015

Extending behavior analysis to contextual analysis: metaphors, methods.... (Carga horária: 4h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.

2015 - 2015

Diálogos entre análise do comportamento e neurociências. (Carga horária: 4h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.

2012 - 2012

Gestão do comportamento em organizações. (Carga horária: 4h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.

2012 - 2012

Comportamento simbólico, teoria dos quadros relacionais e cultura. (Carga horária: 4h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.

2009 - 2009

Vicissitudes do comportamento verbal. (Carga horária: 4h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.

2009 - 2009

O organismo em modificação: aspectos orgânicos da aprendizagem. (Carga horária: 4h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

Organização de eventos

Gimenes Jr., E. S. . IV Encontro de Análise do Comportamento da PUC-SP. 2010. (Outro).

Gimenes Jr., E. S. . III Encontro de Análise do Comportamento da PUC-SP. 2009. (Outro).

Participação em eventos

XX LABEX. 2016. (Simpósio).

XX LABEX.Ensino de comportamentos de segurança para pessoas diagnosticadas com autismo: uma revisão da literatura.. 2016. (Simpósio).

XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental Co. 2015. (Congresso).

XVI LABEX.Identificação e Análise de Contingências Encontradas em uma Partida de Dardos do Jogo 'Kinect Sports 2'. 2012. (Simpósio).

XVI LABEX. 2012. (Simpósio).

XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2012. (Congresso).

XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Identificação e Análise de Contingências Encontradas em uma Partida de Dardos do Jogo 'Kinect Sports 2'. 2012. (Congresso).

IV Jornada de Análise do Comportamento de Jundiaí. 2011. (Encontro).

V Encontro de Análise do Comportamento da PUC-SP. 2011. (Encontro).

IV Encontro de Análise do Comportamento da PUC-SP. 2010. (Encontro).

III Encontro de Análise do Comportamento da PUC-SP. 2009. (Encontro).

XVIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2009. (Congresso).

II Encontro de Análise do Comportamento da PUC-SP. 2008. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • Gimenes Jr., E. S. ; GIOIA, P. .S. . Ensino de comportamentos de segurança para pessoas diagnosticadas com autismo: uma revisão da literatura.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Gimenes Jr., E. S. . Identificação e Análise de Contingências Encontradas em uma Partida de Dardos do Jogo 'Kinect Sports 2'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Gimenes Jr., E. S. . Identificação e Análise de Contingências Encontradas em uma Partida de Dardos do Jogo 'Kinect Sports 2'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PERGHER, N. K. ; BOLDRINI, C. R. ; Gimenes Jr., E. S. ; MARTINS, I. A. ; MONTEIRO, L. T. ; ABUCHACRA, M. C. ; SANTOS, R. S. ; EUZEBIO, V. P. . O uso da Gamificação Para o Ensino da Matemática 2014 (Publicação do Laboratório de Psicologia Experimental da PUCSP).

Outras produções

Gimenes Jr., E. S. ; LEITE, E. F. C. ; GENTIL, M. G. . Comportamento Verbal - Aula ministrada no 7° Curso de Verão de Análise do Comportamento da PUC-SP (2016).. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Gimenes Jr., E. S. . 7° Curso de Verão de Análise do Comportamento. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Gimenes Jr., E. S. . 6º Curso de Verão de Análise do Comportamento. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Gimenes Jr., E. S. ; CRUZ, L. F. M. ; FLORIANO, R. N. . Comportamento Verbal - Aula ministrada no 6° Curso de Verão de Análise do Comportamento da PUC-SP (2015).. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Gimenes Jr., E. S. ; CRUZ, L. F. M. . Esquemas de Reforçamento - Aula ministrada no 6° Curso de Verão de Análise do Comportamento da PUC-SP (2015).. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Pró-Estudo Serviços de Psicologia Ltda.

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Acompanhante Terapêutico, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhamento psicopedagógico com enfoque no ensino de habilidades de estudo para crianças e adolescentes.

2014 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitoria da matéria Análise do Comportamento III. As atividades consistiam na leitura dos textos referentes as aulas programadas, participação em reuniões semanais com os professores e no oferecimento de plantão de dúvidas aos alunos.

2011 - 2011

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitoria da matéria Bases Epistemológicas I. As atividades consistiam na leitura dos textos referentes as aulas programadas, participação em reuniões semanais com os professores e no oferecimento de plantão de dúvidas aos alunos.

2010 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitoria da matéria Análise do Comportamento I. As atividades consistiam na leitura dos textos referentes as aulas programadas, participação em reuniões semanais com os professores e no oferecimento de plantão de dúvidas aos alunos.

2009 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitoria da matéria Análise do Comportamento I. As atividades consistiam na leitura dos textos referentes as aulas programadas, participação em reuniões semanais com os professores e no oferecimento de plantão de dúvidas aos alunos.

Atividades

  • 02/2014 - 03/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, Laboratório de Psicologia Experimental.,Linhas de pesquisa