Aldicléya Lima Luz

Graduada em Medicina e Administração Pública (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA). Doutora em Medicina Tropical (UFPE), com pesquisas na área de Infectologia, virologia, HIV e infecções sexualmente transmissíveis. Mestra em Saúde da Família (UFMA).Infectologista (Sociedade Brasileira de Infectologia - SBI), Pediatra (Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP), Emergencista Adulta e Pediátrica ( Associação Brasileira de Medicina de Emergência - ABRAMEDE), e Especialista em Clínica Médica (Sociedade Brasileira de Clínica Médica - SBCM). Titulo Superior em Medicina de Emergência -TSME (BRAMEDE. Título de especialista em Hanseníase (Sociedade Brasileira de Hansenologia) Pós graduação em Medicina Intensiva (Faculdade Redentor - AMIB). Pós graduação em Hematologia e Banco de sangue (Instituto incursos). Pós graduação em Saúde da Pessoa Idosa (UFMA). Pós graduação em Nefrologia Multidisciplinar (UFMA), Pós graduação em Docência do Ensino Superior. Pós graduação em Emergências Pediátricas (Instituto IEXCEED), Pós graduação em Reumatologia (POSFG), pós graduação em Medicina Aeroespacial e Pós graduanda em Medicina Legal e Perícias Médicas. Experiência na área de docência há mais de 20 anos. Trabalhou como médica no ambulatório de Infectologia (Referência em HIV, Tuberculose, IST, Hanseníase etc), Atualmente, trabalha atendendo Infectologia e Pediatria, no ambulatório do Centro de Promoções da Unimed e em clínica privada, trabalha realizando visitas no setor de Clínica Médica e Medicina Tropical do Hospital Macrorregional de Imperatriz, Hospital Unimed, atende em todos os abrigos de idosos de Imperatriz e atendo nos Centros de Atenção Psicossociais de Imperatriz - CAPS III e CAPS infanto juvenil, Preceptora do curso de Medicina da Universidade Estadual do Sul do Maranhão - UEMASUL, Professora da especialização em Emergências pediátricas da pós graduação POSFG. Primeira Médica emergencista adulta e pediátrica, do estado do Maranhão. Tem experiência na área de Urgência e Emergência, SAMU, Medicina Intensiva, Clínica Médica, Pediatria, Infectologia, Geriatria e Saúde Mental. Exerce função, como Perita Médica, na Justiça Federal de Imperatriz-MA.

Informações coletadas do Lattes em 06/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Medicina Tropical

2020 - 2026

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Análise de resistência do HIV-1 em pares mães-filhos no Nordeste do Brasil
Heloisa Ramos Lacerda. Coorientador: Élcio de Souza Leal.

Mestrado profissional em Saúde da Família

2016 - 2019

Universidade Federal do Maranhão
Título: Atenção Primária como cenário de prática de uma escola médica no Brasil: Avaliação da integração ensino-serviço., Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Maria do Carmo Lacerda Barbosa
Coorientador: Maria do Rosário da Silva Ramos Costa. Palavras-chave: Avaliação; Atenção Primária; Ensino; MEDICINA.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Ensino em saúde.

Especialização em andamento em Perícia Criminal, Medicina Legal, Direito Penal

2021 - Atual

Faculdade Internacional Signorelli

Especialização em andamento em Especialização em Pneumologia

2016 - Atual

UniRedentor

Especialização em Título de especialista em Hanseníase - Área de atuação

2026 - 2026

Sociedade Brasileira de Hansenologia

Especialização em Título de especialista em Infectologia

2025 - 2025

Sociedade Brasileira de Infectologia
Título: Dispensado.

Especialização em Título de especialista em Pediatria

2025 - 2025

Sociedade Brasileira de Pediatria
Título: Dispensado.

Especialização em Título de Especialista em Emergências pediátricas - Área de atuação

2025 - 2025

Associação Brasileira de Medicina de Emergência (SP)

Especialização em Especialista em Medicina de Emergência

2022 - 2022

Associação Brasileira de Medicina de Emergência
Título: Dispensado

Especialização em Título Superior em Medicina de Emergência - TSME

2022 - 2022

Associação Brasileira de Medicina de Emergência
Título: Dispensado

Especialização em Título de Especialista em Medicina de Emergência

2021 - 2021

Associação Brasileira de Medicina de Emergencia - Abramede
Título: DIspensado
Orientador: Dispensado

Especialização em Especialização em Medicina Aeroespacial

2020 - 2021

POSFG
Título: Dispensado (Resolução Conselho Nacional de Educação CNE/CES 01, de 06/04/2018)

Especialização em Título de Especialista em Clínica Médica

2019 - 2019

Sociedade Brasileira de Clínica Médica
Título: Dispensado.
Orientador: Dispensado.

Especialização em Emergências Pediátricas

2018 - 2021

Instituto de Excelência em Educação
Título: Dipensado (Resolução Conselho Nacional de Educação CNE/CES 01, de 06/04/2018)

Especialização em Especialização em Reumatologia

2017 - 2022

POSFG
Título: DIspensado
Orientador: Dispensado

Especialização em Hematologia e Banco de Sangue

2014 - 2017

Instituto Incursos
Título: Diagnóstico diferencial entre Anemia Ferropriva, Betatalassemia, Alfatalassemia e seu tratamento
Orientador: Danilo Godoi

Especialização em Nefrologia Multidisciplinar

2014 - 2016

Universidade Federal do Maranhão
Título: Projeto de capacitação para otimização do diagnóstico de e assistência ao doente renal crônico, em Imperatriz-Ma.
Orientador: Marcelino Santos Neto.

Especialização em Saúde da Pessoa Idosa

2014 - 2015

Universidade Federal do Maranhão
Título: Proposta de Implantação de um centro de referência em Saúde da Pessoa em Imperatriz-Ma.
Orientador: Elza Bernardes Ferreira

Especialização em Medicina Intensiva (PI)

2013 - 2016

Associação de Medicina Intensiva Brasileira
Título: Trombocitopenia induzida por heparina em pacientes críticos
Orientador: Patrícia Veiga de Carvalho Melo

Especialização em Docência do Ensino Superior

2010 - 2011

Instituto educacional São francisco
Título: A importância da Formação Didático-pedagógica para os bacharéis que lecionam em uma Insituição de Ensino Superior em Caxias-Ma
Orientador: Honorina Maria Simões Carneiro

Graduação em Administração Pública

2009 - 2017

Universidade Estadual do Maranhão
Título: Administração hospitalar: Gestão no atendimento a pacientes de clínica médica do Hospital Municipal de Imperatriz-Ma
Orientador: Célia Regina Pereira da Silva

Graduação em Medicina Bacharelado

2005 - 2012

Universidade Estadual do Maranhão
Título: O curso de medicina em Caxias: desafios e perspectivas.
Orientador: Cynthia Carvalho Martins

Graduação interrompida em 2005 em Medicina Veterinária bacharelado

2003 - Atual

Universidade Estadual do Maranhão
Ano de interrupção: 2005

Curso técnico/profissionalizante em Curso de Formação de Professores, na modalidade Normal, no nível Médico.

2005 - 2007

Colégio Múltiplo

Curso técnico/profissionalizante em Técnica em Agropecuária

2001 - 2005

Instituto Universal Brasileiro

Formação complementar

2025 - 2025

Curso de formação de catequistas. (Carga horária: 6h). , Paróquia São José do Egito, SJE, Brasil.

2025 - 2025

1º Encontro Nacional de fortalecimento à epidemia de Mpox e AIDS avançada. (Carga horária: 20h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2025 - 2025

XVII Simpósio Internacional sobre HTLV no Brasil. (Carga horária: 24h). , Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão, SES/MA, Brasil.

2025 - 2025

XV Congresso da SBDST, XI Cong. Bras. de AIDS,VI Congresso Latino Americano. (Carga horária: 40h). , SOCIEDADE BRASILEIRA DE DST, SBDST, Brasil.

2025 - 2025

1º Congresso SUS digital 2025. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Imperatriz, PMI, Brasil.

2025 - 2025

Curso de formação de Médicos instrutores para determinação de morte encefál. (Carga horária: 8h). , Central estadual de transplantes do Maranhão, CTE-MA, Brasil.

2025 - 2025

1ª Conferência Regional da saúde do trabalhador e da trabalhadora. (Carga horária: 10h). , Prefeitura Municipal de Imperatriz, PMI, Brasil.

2024 - 2024

Botulismo: cenário epidemiológico atual, estratégias de vigilância no BR. (Carga horária: 2h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2024 - 2024

Oficina de Atualização do manejo clínico de PVHIV. (Carga horária: 20h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2024 - 2024

Seminário Integrado da Sífilis: Unindo forças para eliminação. (Carga horária: 11h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2023 - 2024

18º Curso de Pós-graduação em Doenças Infecciosas. (Carga horária: 24h). , Sociedade Brasileira de Infectologia, SBI, Brasil.

2023 - 2023

Síndrome Clínica Major. (Carga horária: 22h). , Sociedade Brasileira de Infectologia, SBI, Brasil.

2023 - 2023

Perspectiva do uso de LPA para o manejo da tuberculose drograrresistente. (Carga horária: 2h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2023 - 2023

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia 2023. (Carga horária: 23h). , Sociedade Brasileira de Infectologia, SBI, Brasil.

2023 - 2023

Webinar - PREP sob demanda: atualização para profissionais de saúde. (Carga horária: 2h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2023 - 2023

II Congresso Brasileiro de Doenças Infecciosas e Parasitárias. (Carga horária: 60h). , SCI SAÚDE, SCI SAÚDE, Brasil.

2023 - 2023

IB Board Review. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Infectologia, SBI, Brasil.

2023 - 2023

17º Curso de Pós-graduação em Doenças Infecciosas - Módulo 3. (Carga horária: 21h). , Sociedade Brasileira de Infectologia, SBI, Brasil.

2023 - 2023

Módulo I: Princípios básicos de doenças e 18º Curso de Pós em Doencas infec. (Carga horária: 24h). , Sociedade Brasileira de Infectologia, SBI, Brasil.

2023 - 2023

II Congresso Brasileiro de Doenças Infecciosas e Parasitárias. (Carga horária: 60h). , SCI SAÚDE, SCI SAÚDE, Brasil.

2023 - 2023

Hanseníase na Atenção Primária: o cuidado integral em HAnseníase. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2023

Extensão universitária em Curso de Manejo e Vigilância da Tuberculose Drogarresistente. (Carga horária: 80h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em IV Curso de Atualização em HIV/AIDS. (Carga horária: 6h). , Instituto de Infectologia Emílio Ribas, EMILIORIBAS, Brasil.

2022 - 2022

Curso Manejo Clínico da Tuberculose em Adultos. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão, SES/MA, Brasil.

2022 - 2022

VIII Infecto Rio. (Carga horária: 30h). , Sociedade Brasileira de Infectologia, SBI, Brasil.

2022 - 2022

Habilitação em cateter central de inserção periférica guiado por ultrassom. (Carga horária: 10h). , Hammes cursos, HAMMES, Brasil.

2022 - 2022

Punção intraóssea. (Carga horária: 10h). , Hammes cursos, HAMMES, Brasil.

2022 - 2022

15º HEPATOAIDS. (Carga horária: 16h). , Sociedade Brasileira de Infectologia, SBI, Brasil.

2022 - 2022

Punção do cateter totalmente implantado. (Carga horária: 10h). , Hammes cursos, HAMMES, Brasil.

2022 - 2022

Habilitação em cateter central de inserção periférica - PICC. (Carga horária: 20h). , Hammes cursos, HAMMES, Brasil.

2022 - 2022

Habilitação em cateter venoso umbilical. (Carga horária: 10h). , Hammes cursos, HAMMES, Brasil.

2022 - 2022

Punção em veia jugular externa. (Carga horária: 10h). , Hammes cursos, HAMMES, Brasil.

2022 - 2022

Punção arterial para gasometria e monitorização. (Carga horária: 10h). , Hammes cursos, HAMMES, Brasil.

2022 - 2022

Curso Acesso vascular guiado por ultrassom. (Carga horária: 8h). , Medical Students, MEDICAL, Brasil.

2022 - 2022

Princípios Básicos de Doenças Infecciosas. (Carga horária: 21h). , Sociedade Brasileira de Infectologia, SBI, Brasil.

2022 - 2022

Habilitação em cateter central de inserção periférica - PICC. (Carga horária: 20h). , Zion Cursos, ZION, Brasil.

2022 - 2022

Punção do cateter totalmente implantado - Port - a - cath. (Carga horária: 20h). , Zion Cursos, ZION, Brasil.

2022 - 2022

Atualização em diagnóstico e tratamento da Tuberculose na APS. (Carga horária: 2h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2022 - 2022

Manejo e Vigilância da Tuberculose Drogarresistente. (Carga horária: 80h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

Workshop Nacional REDE-TB. (Carga horária: 20h). , Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, SBMT, Brasil.

2022 - 2022

57º Congresso Brasileiro de Medicina Tropical - Medtrop 2022. (Carga horária: 30h). , Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, SBMT, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em IX Congresso Brasileiro de AIDS e IV Congresso Latino Am. de IST/HIV/AIDS. (Carga horária: 20h). , SOCIEDADE BRASILEIRA DE DST, SBDST, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em 7º Congresso Brasileiro de Emergência. (Carga horária: 16h). , Associação Brasileira de Medicina de Emergência - ABRAMEDE, ABRAMEDE, Brasil.

2021 - 2021

14º Whorkshop Brasileiro para o Estudo de Hepatites, HIV e coinfecções. (Carga horária: 16h). , Programa Estadual de DST/AIDS - SP, HEPATOAIDS, Brasil.

2021 - 2021

Curso Avançado em ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea). (Carga horária: 30h). , Medical Students, MEDICAL STUDENTS, Brasil.

2021 - 2021

Monitorização gráfica da Ventilação mecânica. (Carga horária: 20h). , SLZ Eventos e cursos, SLZ CURSOS, Brasil.

2021 - 2021

Aula Magna: Argumentação Jurídica em Processo Penal - EAD. (Carga horária: 2h). , Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão, ESMAM, Brasil.

2021 - 2021

Monitorização hemodinâmica. (Carga horária: 20h). , Associação de Medicina Intensiva Brasileira, AMIB, Brasil.

2021 - 2021

VENUTI - Ventilação Mecânica em UTI. (Carga horária: 20h). , Associação de Medicina Intensiva Brasileira, AMIB, Brasil.

2021 - 2021

I Webinar-Atendimento a Crianças e Adolescentes vítimas de violência sexual. (Carga horária: 16h). , Delegacia de Proteção à criança e Adolescente de Imperatriz, DPCA, Brasil.

2021 - 2021

Ventilação mecânica básica. (Carga horária: 20h). , Itzfisio cursos, ITZFISIO CURSOS, Brasil.

2021 - 2021

V Webinar de Serviço Social: Serviços de Proteção e Promoção à Pessoa Idosa. (Carga horária: 4h). , Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão, IESMA, Brasil.

2021 - 2021

Antimicrobianos. , Sociedade Brasileira de Infectologia, SBI, Brasil.

2021 - 2021

Congresso Brasileiro de Infectologia. (Carga horária: 34h). , Sociedade Brasileira de Infectologia, SBI, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Virologia. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Virologia. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2020 - 2020

AIDPI - Capacitação da Estratégia Atenção Integrada às Doenças da Infância. (Carga horária: 36h). , Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão, SPPMA, Brasil.

2020 - 2020

I Congresso Online em Doenças Negligenciadas e Emergentes. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2020 - 2020

I Congresso Brasileiro Online de Medicina de Emergência - Summit. (Carga horária: 18h). , Associação Brasileira de Medicina de Emergência, ABRAMEDE, Brasil.

2020 - 2020

I Congresso Online de Medicina de Emergência contra a COVID-19. (Carga horária: 11h). , Associação Brasileira de Medicina de Emergência, ABRAMEDE, Brasil.

2020 - 2020

Suporte Avançado de Vida em cardiologia - ACLS. (Carga horária: 20h). , Medical Students, MEDICAL, Brasil.

2020 - 2020

AIDPI Criança. (Carga horária: 36h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2019 - 2020

Extensão universitária em Program de Atualização em Medicina de Emergência - PROMEDE. (Carga horária: 120h). , Associação Brasileira de Medicina de Emergência, ABRAMEDE, Brasil.

2019 - 2020

Extensão universitária em Programa de Atualização em Clínica Médica - PROCLIM. (Carga horária: 120h). , Sociedade Brasileira de Clínica Médica, SBCM, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Suporte Básico de Vida. (Carga horária: 10h). , Centro de Simulação Realística do Hospital São Domingos, HSD, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Atenção Integral às Doenças prevalentes na Infância - AIDPI. (Carga horária: 26h). , Hospital Unimed, UNIMED, Brasil.

2019 - 2019

XVIII Jornada da Associação Médica de Imperatriz. (Carga horária: 60h). , Associação Médica de Imperatriz, AMI, Brasil.

2019 - 2019

III Congresso Norte-Nordeste de Doenças Infecto-contagiosas. (Carga horária: 60h). , UFMA - Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2019 - 2019

AIDPI - Capacitação da Estratégia Atenção Integrada às Doenças da Infância. (Carga horária: 26h). , Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão, SPPMA, Brasil.

2019 - 2019

I Jornada de Dermatologia de Imperatriz. (Carga horária: 40h). , UFMA - Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2019 - 2019

15ºCongresso Brasileiro de Clínica Médica e 5ºCongresso Internacional Urgên. (Carga horária: 25h). , Sociedade Brasileira de Clínica Médica, SBCM, Brasil.

2019 - 2019

I Simpósio de Urgências e Emergências Clínicas. (Carga horária: 10h). , Sociedade Brasileira de Clínica Médica, SBCM, Brasil.

2019 - 2019

Avaliação prática de patologias cardiovasculares - CARDIGEM. (Carga horária: 2h). , Sociedade Brasileira de Clínica Médica, SBCM, Brasil.

2019 - 2019

Semiologia Clínica. (Carga horária: 2h). , Sociedade Brasileira de Clínica Médica, SBCM, Brasil.

2019 - 2019

IX Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica. (Carga horária: 40h). , Sociedade Brasileira de Clínica Médica, SBCM, Brasil.

2019 - 2019

I Seminário Internacional em educação permanente: saúde e educação. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Ultrassonografia Abdominal. (Carga horária: 126h). , Escola de Imagem de Teresina, EIT, Brasil.

2019 - 2019

Hands on ecografia point-of-care básica no departamento de emergência. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Cardiologia - PI, SBC-PI, Brasil.

2019 - 2019

IX Congresso Piauiense de Cardiologia. (Carga horária: 40h). , Sociedade Brasileira de Cardiologia - PI, SBC-PI, Brasil.

2018 - 2019

Curso de Formação de Conciliadores - Justiça Federal - Imperatriz. (Carga horária: 100h). , Conselho Nacional de Justiça, CNJ, Brasil.

2018 - 2019

Curso de Ultrassonografia musculoesquelética. (Carga horária: 30h). , Escola de Imagem de Teresina, EIT, Brasil.

2018 - 2019

Regulação das Urgências. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2018 - 2019

Regulação do acesso ambulatorial. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2018 - 2019

Introdução à regulação no SUS. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2018 - 2019

Regulação nas Redes de Atenção a saúde. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2018 - 2018

VII Simpósio de Terapia Intensiva do Maranhão. (Carga horária: 30h). , Sociedade de Terapia Intensiva do Maranhão, SOTIMA, Brasil.

2018 - 2018

II Seminário sobre Doenças Endêmicas do Maranhão: Manejo Clínico. (Carga horária: 21h). , Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão, SES/MA, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Telerreguladores e teleconsultores - HUUFMA. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2018 - 2018

Oficina de Projetos Integradores. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2018 - 2018

Suporte Avançado de Vida em Pediatria - PALS. (Carga horária: 16h). , Medical Students, MEDICAL, Brasil.

2018 - 2018

Simulação Avançada Via Aérea difícil - SIMVAD. (Carga horária: 20h). , Medical Students, MEDICAL, Brasil.

2018 - 2018

Determinação de Morte Encefálica. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão, SES/MA, Brasil.

2018 - 2018

Suporte Avançado de Vida em cardiologia - ACLS. (Carga horária: 8h). , Medical Students, MEDICAL, Brasil.

2018 - 2018

AVC agudo: O que o emergencista precisa saber. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Medicina de Emergência - ABRAMEDE, ABRAMEDE, Brasil.

2018 - 2018

VI Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrico. (Carga horária: 30h). , Associação Brasileira de Medicina de Emergência - ABRAMEDE, ABRAMEDE, Brasil.

2018 - 2018

PHTLS - Prehospitalar Trauma Life Support. (Carga horária: 20h). , National Association of Emergency Medical Technicians, NAEMT, Brasil.

2018 - 2018

ATLS - Advanced Trauma Life Support. (Carga horária: 20h). , Comitê de Trauma brasileiro do Colégio Americano de Cirurgiões, COMITÊ DE TRAUMA, Brasil.

2018 - 2018

Seminário Internacional sobre formação médica. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Sul do Maranhão, UEMASUL, Brasil.

2018 - 2018

SEPSE. (Carga horária: 20h). , Associação de Medicina Intensiva Brasileira, AMIB, Brasil.

2017 - 2018

Programa de Atualização em Medicina Intensiva. (Carga horária: 120h). , SECAD, SECAD, Brasil.

2017 - 2018

Programa de Atualização em Terapêutica - Proterapêutica. (Carga horária: 120h). , SECAD - SBCM, SECAD - SBCM, Brasil.

2017 - 2017

Curso Básico de Eletrocardiograma. (Carga horária: 8h). , UFMA - Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2017 - 2017

ABC da Ventilação Mecânica. (Carga horária: 20h). , SLZ - Cursos, SLZ CURSOS, Brasil.

2017 - 2017

Fisioterapia na Saúde do Idoso. (Carga horária: 30h). , UNASUS, UNASUS/UFMA, Brasil.

2017 - 2017

Ventilação Mecânica Invasiva. (Carga horária: 20h). , Espaço Ciência, ESPAÇO CIÊNCIA, Brasil.

2017 - 2017

Terapia Ocupacional na Saúde da Pessoa Idosa. (Carga horária: 30h). , UNASUS, UNASUS/UFMA, Brasil.

2017 - 2017

Fonoaudiologia Geriátrica. (Carga horária: 30h). , UNASUS, UNASUS/UFMA, Brasil.

2017 - 2017

Assistência Farmacêutica. (Carga horária: 30h). , UNASUS, UNASUS/UFMA, Brasil.

2017 - 2017

Atividade Física na Terceira Idade. (Carga horária: 30h). , UNASUS, UNASUS/UFMA, Brasil.

2017 - 2017

Psicologia na Assistência ao Idoso. (Carga horária: 30h). , UNASUS, UNASUS/UFMA, Brasil.

2017 - 2017

ACLS - Suporte Avançado de Vida Cardiovascular. (Carga horária: 20h). , American Heart Association, AHA, Brasil.

2017 - 2017

Congresso Norte-Nordeste de Medicina de Emergência. (Carga horária: 60h). , Associação Brasileira de Medicina de Emergência, ABRAMEDE, Brasil.

2017 - 2017

Ecografia Point-of-care Básica no Departamento de Emergência. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Medicina de Emergência, ABRAMEDE, Brasil.

2017 - 2017

XVIII Jornada Médica de Imperatriz. (Carga horária: 40h). , Associação Médica de Imperatriz, AMI, Brasil.

2016 - 2017

Extensão universitária em Programa de Atualização em Clínica Médica - Ciclo 13. (Carga horária: 80h). , SECAD, SECAD, Brasil.

2016 - 2017

Extensão universitária em Programa de Atualização em Terapêutica - Ciclo 4. (Carga horária: 120h). , SECAD, SECAD, Brasil.

2016 - 2016

Atualidades em Ventilação Mecânica em Adultos. (Carga horária: 4h). , ASSOBRAFIR, ASSOBRAFIR, Brasil.

2016 - 2016

Cuidados Paliativos na UTI. (Carga horária: 30h). , Associação de Medicina Intensiva Brasileira, AMIB, Brasil.

2016 - 2016

Curso Básico de Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência. (Carga horária: 14h). , Associação Brasileira de Medicina de Urgência, ABRAMURGEM, Brasil.

2016 - 2016

I Congresso Médico Acadêmico do Meio Norte - COMAMN. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2016 - 2016

Treinamento de Codificação e Classificação de Causa Básica em Mortalidade. (Carga horária: 40h). , Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão, SES/MA, Brasil.

2016 - 2016

Programa de Educação Continuada 2016. (Carga horária: 30h). , Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz, SEMS, Brasil.

2016 - 2016

VENUTI - Ventilação Mecânica em UTI. (Carga horária: 30h). , Associação de Medicina Intensiva Brasileira, AMIB, Brasil.

2015 - 2016

Extensão universitária em Programa de Atualização em Terapêutica - Ciclo 3. (Carga horária: 120h). , SECAD, SECAD, Brasil.

2015 - 2016

Extensão universitária em Programa de Atualização em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto. (Carga horária: 190h). , SECAD, SECAD, Brasil.

2015 - 2015

Resgate e Transporte Aeromédico, com especificidade em asas fixas/rotativas. (Carga horária: 30h). , Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-Graduação, INESPO, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Capacitação em Saúde da Pessoa Idosa. (Carga horária: 180h). , UNASUS, UNASUS/UFMA, Brasil.

2015 - 2015

SAVIC - Suporte Avançado em Insuficiência Cardíaca. (Carga horária: 6h). , Centro de Treinamento e Simulação Médica - HUTec/UEL, HUTEC/UEL, Brasil.

2015 - 2015

Interpretação do Hemograma nas Hemoglobinopatias e nas Anemias. (Carga horária: 20h). , Incursos - Teresina, GPI CURSOS, Brasil.

2015 - 2015

SAVICO -Suporte Avançado de vida em Insuficiência Coronariana. (Carga horária: 8h). , Centro de Treinamento e Simulação Médica - HUTec/UEL, HUTEC/UEL, Brasil.

2015 - 2015

Programa de Educação Continuada 2015. (Carga horária: 25h). , Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz, SEMS, Brasil.

2015 - 2015

Emergências Cardiovasculares e Ressuscitação Cardiopulmonar. (Carga horária: 16h). , Hospital São Domingos, HSD, Brasil.

2015 - 2015

Atualização do Manejo Clínico da Dengue. (Carga horária: 10h). , UNASUS, UNASUS/UFMA, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Imaginologia torácica. (Carga horária: 20h). , Associação Médica de Imperatriz, AMI, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Programa de Atualização em Terapêutica - Ciclo 1. (Carga horária: 120h). , SECAD, SECAD, Brasil.

2014 - 2014

PALS - Suporte Avançado de Vida em Pediatria. (Carga horária: 16h). , Sociedade Brasileira de Cardiologia, SBC, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Ventilação Mecânica. (Carga horária: 10h). , ASSOBRAFIR, ASSOBRAFIR, Brasil.

2014 - 2014

Suporte Avançado de Vida em Insuficiência Cardíaca - SAVIC. (Carga horária: 6h). , Centro de Treinamento e Simulação Médica - HUTec/UEL, HUTEC/UEL, Brasil.

2013 - 2014

Extensão universitária em Programa de Atualização em Terapêutica - Ciclo 2. (Carga horária: 120h). , SECAD, SECAD, Brasil.

2013 - 2013

SEPSE. (Carga horária: 20h). , Associação de Medicina Intensiva Brasileira, AMIB, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Emergência pré-hospitalar. (Carga horária: 60h). , Kit Assessoria e Consultoria em Saúde, KIT, Brasil.

2013 - 2013

PHTLS - Prehospitalar Trauma Life Support. (Carga horária: 16h). , National Association of Emergency Medical Technicians, NAEMT, Brasil.

2013 - 2013

Programa de Educação Continuada 2013. (Carga horária: 20h). , Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz, SEMS, Brasil.

2013 - 2013

ECOTIN - Ecografia em Terapia Intensiva. (Carga horária: 30h). , Associação de Medicina Intensiva Brasileira, AMIB, Brasil.

2012 - 2012

Suporte Avançado de Vida em Cardiologia. (Carga horária: 13h). , SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA - MA, SBC, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Rotinas e Diagnósticos em Saúde. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Ministrante de Palestras Educativas e Preventivas. (Carga horária: 40h). , Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Ministrante da Palestra: Saúde da Mulher. (Carga horária: 4h). , Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em I Jornada de Clínica Médica da LACME. (Carga horária: 25h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em I Jornada de Cuidados Intensivos de Caxias-Ma. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2011 - 2011

Inglês Técnico. (Carga horária: 12h). , Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.

2011 - 2011

Suporte Básico de Vida. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2011 - 2011

X Seminário Temático de Pedagogia. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2011 - 2011

72ª Semana Brasileira de Enfermagem. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2011 - 2011

Abordagens no tratamento de feridas. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2011 - 2011

I Curso de Farmacologia Clínica. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2011 - 2011

II Curso de Eletrocardiograma. (Carga horária: 20h). , Sociedade Brasileira de Cardiologia - PI, SBC - PI, Brasil.

2011 - 2011

Competências Básicas. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, FNDE, Brasil.

2011 - 2011

Módulo de Controle Social para Conselheiros. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, FNDE, Brasil.

2011 - 2011

Prevenção/redução dos Impactos Ambientais: I Mostr. (Carga horária: 25h). , Secretaria Municipal de Educação de Caxias, SEMEDUC, Brasil.

2011 - 2011

X Seminário Temático de Pedagogia. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em I Simpósio de Cirurgia Geral do Piauí. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em I Curso de Urgência e Emergência da UEMA. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Curso de Urgência Cirúrgica. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em I Curso Multidisciplinar em Cardiologia. (Carga horária: 80h). , Centro de Ensino Unificado de Teresina, CEUT, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Medicina Intensiva. (Carga horária: 50h). , Sociedade de Terapia Intensiva do Piauí - SOTIPI, SOTIPI, Brasil.

2010 - 2010

I Curso Básico de Técnica Cirúrgica da LATECA. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2010 - 2010

II Simpósio Multiprofissional em Oncologia-Caxias. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2010 - 2010

Avaliação Geriátrica Ampla. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2010 - 2010

Hisória da Medicina e das Doenças no Brasil. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2010 - 2010

Curso em Obstetrícia. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2010 - 2010

VI Encontro Estadual de História. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Operador de Microcomputador - Informática. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI - Caxias-Ma, SENAI, Brasil.

2010 - 2010

XVII Congresso Médico Acadêmico do Piauí. (Carga horária: 40h). , Associação Piauiense de Medicina, ASPIMED, Brasil.

2010 - 2010

Doenças Endêmcias e Emergentes. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2010 - 2010

I Simpósio Multidisciplinar em Saúde de Caxias. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Caxias - MA, PMC, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Eletrocardiograma. (Carga horária: 40h). , Sociedade Barsileira de Cardiologia - PI, SBC - PI, Brasil.

2010 - 2010

Treinamento em Emergência Pré- Hospitalar Móvel. (Carga horária: 60h). , Kit Assessoria e Consultoria em Saúde, KIT, Brasil.

2010 - 2010

I Semana de Prevenção de Acidentes. (Carga horária: 40h). , Escola de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, NSG, Brasil.

2010 - 2010

71ª Semana Brasileira de Enfermagem. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2010 - 2010

3ª Jornada da Associação Piauiense de Ultrassom. (Carga horária: 7h). , SOCIEDADE BRASILEIRA DE ULTRASSONOGRAFIA -SBUS, SBUS, Brasil.

2009 - 2010

Extensão universitária em I Curso de Atendimento Pré-Hospitalar. (Carga horária: 238h). , Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão, FACEMA, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em I Jornada Caxiense de Feridas. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em I Simpósio de Trauma e Emergência de Caxias. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em IV Encontro de Pesquisadores e Movimentos Sociais. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2009 - 2009

I Simpósio Multiprofisssional em Oncologia-Caxias. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2009 - 2009

Abordagens na úlcera genital. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2009 - 2009

Eletrocardiograma. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2009 - 2009

Micoses de pele: prevenção e tratamento. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2009 - 2009

Tipos de anemia. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2009 - 2009

I Curso de Eletrocardiograma da UEMA. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2009 - 2009

A música como terepia. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2009 - 2009

70ª Semana Brasileira de Enfermagem. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em II Curso de Suporte Intra-Hospitalar Avançado. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2008 - 2008

HIV/AIDS - Medos e Desafios a serem enfrentados. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2008 - 2008

1ª Seminário de Iniciação Científica de Enfermagem. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2008 - 2008

Câncer de mama, colo de útero e próstata. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2008 - 2008

Dengue: Controle e preveñção. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2008 - 2008

Encontro Municipal de Educação em Direitos Humanos. (Carga horária: 20h). , UNESCO-Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a cultura, UNESCO, Brasil.

2008 - 2008

69ª Semana Brasileira de Enfermagem. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2008 - 2008

Verdades e Mitos sobre o uso de antibióticos. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2008 - 2008

Verdades e Mitos sobre o uso de Antibióticos. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2008 - 2008

Cuidado ao Indivíduo Queimado no domicilio. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2008 - 2008

O uso racional de Medicamentos. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2008 - 2008

Exercitando o controle das emoções. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2008 - 2008

I Jornada de Infectologia de Caxias-Ma. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2007 - 2008

Extensão universitária em Program de Atualização em Clínica Médica - PROCLIM. (Carga horária: 80h). , SECAD - SBCM, SECAD - SBCM, Brasil.

2007 - 2007

Automedicação. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2007 - 2007

Prevenção de Acidentes na Escola. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Caxias - MA, PMC, Brasil.

2007 - 2007

Planejamento Familiar, Métodos Anticoncepcionais.. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2007 - 2007

Infeccção Hospitalar. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2007 - 2007

Programa SESI - Cozinha Brasil. (Carga horária: 10h). , Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.

2007 - 2007

Implicações Psicológicas da Dor. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2007 - 2007

Câncer de Próstata. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Iniciação em Biologia. (Carga horária: 80h). , Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão, CETECMA, Brasil.

2007 - 2007

Queimaduras. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2007 - 2007

Neuroanatomia aplicada à imagem. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2007 - 2007

Acesso venoso no paciente oncológico. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2007 - 2007

Ciclo de palestras. (Carga horária: 16h). , Conselho Regional de Enfermagem - Ma, COREN - MA, Brasil.

2006 - 2006

V Curso de Emergências Cardiológicas. (Carga horária: 10h). , Sociedade Barsileira de Cardiologia - PI, SBC - PI, Brasil.

2006 - 2006

Curso de iniciação em Informática. (Carga horária: 100h). , Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão, CETECMA, Brasil.

2006 - 2006

i Jornada Multidisciplinar de Biologia e Saúde - Jorbios. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2004 - 2004

Seminário Nacional Agro future Pec. (Carga horária: 20h). , Matsuda - Sementes e Nutrição animal, MATSUDA, Brasil.

2004 - 2004

Educação para a cidadania. (Carga horária: 40h). , Gerência de Desenvolvimento Humano - MA, GDH-MA, Brasil.

2004 - 2004

Operadora de Sistema. (Carga horária: 40h). , Ação Informática Brasil, AÇÃO, Brasil.

2003 - 2003

Iniciação em Química. (Carga horária: 80h). , Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão, CETECMA, Brasil.

2001 - 2001

Aprender a empreender. (Carga horária: 30h). , Serviço Barsileiro de Apoio as Micro e Pequena Empresas do Maranhão, SEBRAE/MA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

Organização de eventos

LUZ, A. L. . II Curso teórico-prático de hanseníase do Maranhão. 2026. (Outro).

LUZ, A. L. . I Seminário Sul maranhense de Infectologia e Medicina Tropical. 2025. (Outro).

LUZ, A. L. . I Seminário de Urgência e Emergência do Maranhão. 2025. (Outro).

Participação em eventos

IV ELAS - Encontro das Ligas Acadêmicas da Saúde.Visita à UBS prisional e educação em saúde, para pessoas privadas de liberdade - Um relto de experiência. 2021. (Encontro).

I Webinário sobre Atendimentos às Crianças e Adolescentes vítimas de violência sexual.Condutas no atrendimento às Crianças e Adolescentes vítimas de violência sexual, nos serviços de Emergência. 2021. (Seminário).

Curso Introdutório para Agentes Comunitários e Saúde.Diagnóstico de saúde de uma comunidade. 2018. (Encontro).

Capacitação sobre os sinais e sintomas do Câncer Infantojuvenil.Sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. 2017. (Simpósio).

III Jornada Interdisciplinar de Saúde da Região Tocantina.Registro em Saúde. 2017. (Seminário).

I Simpósio Multidisciplinar de Saúde do Idoso e I Simpósio Multidisciplinar de Oncologia - IESMA/ UNISULMA.Correlação das Alterações Biopsicossociais com o câncer. 2017. (Simpósio).

Workshop sobre testes rápidos.A Visão do médico sobre os testes rápidos e sua importância para o diagnóstico de doenças. 2017. (Seminário).

Projeto: Mulheres que constroem a nação.Saúde da Mulher. 2011. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Rebeca Camacho Oliveira Araújo

MEIRELLES, E. R.MARQUES, A. L. B.LUZ, A. L.. Microcefalia no Sudoeste do Maranhão: Análise descritiva de fatores de risco, diagnóstico e seguimento. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Pedro Henrique Rocha Martins

COSTALONGA, A. S.MARQUES, A. L. B.LUZ, A. L.. O perfil epidemiológico de diabéticos no Sudoeste do Maranhão e uma relação entre o uso de Glibenclamida e o Infarto agudo do Miocárdio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Antonio Francisco e Silva Junior

Chaves, R. G. R.VIANA, A. I. S.LUZ, A. L.. Atendimento de urgência e emergência no policiamento ostensivo: análise sobre os primeiros socorros no 3º Batalhão de Polícia Militar em um município do Sudoeste do Maranhão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Gerson Alves Rodrigues Júnior

OLIVEIRA, I. R. N.LUZ, A. L.WALTER PITMAN. Fatores associados ao uso de substâncias psicoativas em estudantes de uma universidade pública do sul do Maranhão. 2019.

Aluno: FERNANDO AQUINO DE SOUSA

LUZ, A. L.SANTOS, F. S. S.BARROSO, C. B.. Conhecimento dos acadêmicos de medicina sobre o câncer de colo de útero e conduta frente aos resultados da colpocitologia oncótica. 2019.

Aluno: IRON DA RESSURREICAO GUEVARA

LUZ, A. L.MEIRELLES, E. R.GAMA, J. A. G. Prevalência da Síndrome de Burnout em professores da rede pública estadual de ensino em um município do Nordeste brasileiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Fábio Pimenta de Melo

GAMA, J. A. GLUZ, A. L.CHAVES, L. N.. Leishmaniose Visceral na população pediátrica: Uma abordagem clínico- epidemiológica de pacientes atendidos em um hospital público do interior do Maranhão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Yann Victor Oliveira Marques

LUZ, A. L.MARQUES, A. L. B.MEIRELLES, E. R.. Prevalência de fatores risco cardiovasculares e características sociodemográficas em idosos de um município do interior do Maranhão. 2019.

Aluno: Pedro Gustavo Moura de Sousa

LUZ, A. L.VIANA, A. I. S.Chaves, R. G. R.. Perfil clínico-epidemiológico de pacientes renais crônicos, em programa dialítico, na clínica de doenças renais de Imperatriz. 2019.

Aluno: Ruan Alencar Lourenço

LUZ, A. L.Chaves, R. G. R.MOREIRA, R. L. G.. Perfil clínico - epidemiológico dos pacientes acometidos por seps e em um hospital do nordeste brasileiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Gabriela Alencar de Lima Mota

PASCOAL, L. M.LUZ, A. L.GONTIJO, P. V. C.. Atenção ao paciente com risco para ulceração em pé diabético, na rede básica de saúde de um município do interior maranhense. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Reinaldo Moreira Leite da Silva Filho

LUZ, A. L.FIGUEREDO, R. C.NASCIMENTO, J. R. S.. Pneumonia Bacteriana adquirida na comunidade: Perfil clínico e epidemiológico de pacientes admitidos em hospital público de Imperatriz-Ma. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Denise de Souza Castro

GUIMARAES, J. A.LUZ, A. L.AGUIAR, A. M.. Parasitoses intestinais: Análise da relação entre o conhecimento preventivo e o perfil socioambiental em uma comunidade de Imperatriz-Ma. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luís Guilherme Mello Albuquerque

GAMA, J. A. GLUZ, A. L.CHAVES, A. S. C.. Satisfação da experiência acadêmica entre estudantes de medicina. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Gabriel Ricas Rezende

VIANA, A. I. S.LUZ, A. L.LOPES, W. S.. Caracterização dos acidentes de trânsito atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, no ano de 2017, em uma cidade do interior do nordeste brasileiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Eduardo Capuano Nery

FERREIRA, M. E. S.LUZ, A. L.CARVALHO, K. B. S. Avaliação da peroxidação lipídica e capacidade antioxidante de pacientes portadores de câncer de colo uterino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: João José Pacheco Neto

FIGUEREDO, R. C.LUZ, A. L.NASCIMENTO, J. R. S.. Prevalência de asma e sintomas associados em adolescentes no interior do Maranhão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Isabella Resende Martins

NAKAMURA, R. A.LUZ, A. L.TEIXEIRA, C. M. S.. Avaliação da qualidade de vida de pacientes com câncer de próstata em radioterapia, em Imperatriz-Ma. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Daniel Abner de Paiva Caetano

MARQUES, R. V. D. P.LUZ, A. L.MARQUES NETO, A.. Manejo Inadequado de sonda vesical: Risco para ITU nosocomial?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Leonardo de Campos Castro

AVANCINI, G. S.LUZ, A. L.MARINHO, S. C.. Ansiedade em estudantes de centro preparatório para graduação em medicina. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Leonardo Silva Melo

MEDEIROS, A. R. L.LUZ, A. L.FERREIRA, M. E. S.. Carcinoma de próstata metastático: sobrevida global da primeira linha de tratamento em unidade de referência de alta complexidade em oncologia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Layla Matos Silva

OLIVEIRA, I. R. N.LUZ, A. L.CHAVES, A. S. C.. Prevalência de depressão em idosos internados em um hospital da rede pública da Região Tocantina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Mateus Lima Cangussu

Santos, G. L. CLUZ, A. L.COSTALONGA, A. S.. Perfil Epidemiológico das lesões ortopédicas em esporte de vaquejada. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

CRUZ, E. M.LOBATO, J. S. M.LUZ, A. L.. Comissão Examinadora - Processo Seletivo de Prova e títulos para contratação de Professor Substituto. 2018.

LUZ, A. L.Sabino, C. M. S.. Perícia Médica - Concurso INSS. 2016. Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos.

LUZ, A. L.. Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). 2017. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

LUZ, A. L.BARBOSA, M. C. L.. I Congresso Online em Doenças Negligenciadas e Emergentes. 2020. Universidade Federal de Pernambuco.

LUZ, A. L.. I Jornada de Dermatologia de Imperatriz. 2019. UFMA - Universidade Federal do Maranhão.

LUZ, A. L.. II Fórum de Iniciação Científica - II FICMED. 2018.

Orientou

Lays Saraiva Rodrigues Carvalho

Perfil de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista em uma cidade do Sudoeste do Maranhão; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Saulo Almeida Santos

Resposta terapêutica e principais mutações de resistência à TARV das crianças nascidas de mães HIV positivas em um centro de referência da cidade de Imperatriz- MA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Aldicléya Lima Luz;

Cláudia de Sousa Fidélis

Avaliação do conhecimento dos Médicos Intensivistas de Imperatriz sobre Morte Encefálica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Aldicléya Lima Luz;

Edson Dorneles Miranda Viana

Perfil Epidemiológico da mortalidade por suicídio no Maranhão; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Aldicléya Lima Luz;

Alessandro dos Santos Silva

Perfil Epidemiológico de motociclistas envolvidos em acidentes, em Imperatriz; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Aldicléya Lima Luz;

Yann Victor Oliveira Marques

Prevalência de fatores de risco cardiovascular e características sociodemográficas em idosos, em um município do interior do Maranhão; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Aldicléya Lima Luz;

Hernanda Batista Lopes

Perfil epidemiológico e manifestações clínicas em pacientes submetidos à hemodiálise em um serviço de referência no interior do Maranhão; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Aldicléya Lima Luz;

Kleiton Ferreira Sousa

Análise da percepção dos cuidadores no Manejo de pacientes sequelados de AVC; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Aldicléya Lima Luz;

Marcus Henrique Bandeira Dourado

Avaliação da qualidade de vida em pacientes portadores de Insuficiência Cardíaca em um hospital público da Região Tocantina; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Aldicléya Lima Luz;

Produções bibliográficas

  • Romero, M. L. B. D. ; DOURADO, M. H. B. ; CAETANO, D. A. P. ; MENEZES JUNIOR, J. ; MARINHO, R. B. ; LUZ, A. L. . A Clínica médica sob a percepção do estudante de medicina. Revista Brazilian Journal of Heath Review , v. 1, p. 328, 2019.

  • LUZ, A. L. . Atenção, Educação e gestão. 3. ed. Porto Alegre - RS: Rede Unida, 2020. v. 3. 252p .

  • MARTINS, C. C. ; DAVI, P. J. ; Adaildo ; Maria José ; LUZ, A. L. . Nova Cartografia Social da Amazônia: A luta das Quebradeiras de coco, contra o carvão do coco inteiro.. 27. ed. Palmas: Casa 8 Design, 2008. v. 1. 12p .

  • DOURADO, M. H. B. ; Romero, M. L. B. D. ; MARINHO, R. B. ; MENEZES JUNIOR, J. ; LUZ, A. L. . Síndrome de Stevens-Johnson em um paciente com artrite gotosa: um relato de caso. In: Regiany Paula Gonçalves de Oliveira/ Reginaldo Gonçalves de Oliveira Filho. (Org.). Revisão da Teoria e da Prática Médica. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 186-186.

  • SOUSA, K. F. ; MARTINS, P. H. R. ; LUZ, A. L. . Análise da percepção dos cuidadores no manejo de pacientes sequelados de acidente vascular cerebral. In: Regiany Paula Gonçalves de Oliveira/ Reginaldo Gonçalves de Oliveira Filho. (Org.). Revisão da teoria e da prática médica. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 59-68.

  • CUNHA, K. A. ; LUZ, A. L. ; FERNANDES, I. D. . Acolhimento e Classificação de riscos nos serviços de emergência. In: Hélio Penna Guimarães, Luiz Alexandre Alegretti Borges. (Org.). Programa de Atualização em Medicina de Emergência - PROMEDE. 1ed.Porto Alegre - RS: Artmed Panamericana, 2019, v. 2, p. 9-36.

  • LUZ, A. L. ; LIMA, N. S. ; Sabino, C. M. S. ; IRISNALDO, F. S. . O paciente com trombocitopenia na Unidade de Terapia Intensiva. In: Nazah Cherif Mohamad Youssef, Gerson Luiz de Macedo. (Org.). Programa de Atualização em Medicina Intensiva - PROAMI. 2ed.Porto Alegre - RS: Artmed Panamericana Editora, 2017, v. 14, p. 41-112.

  • LUZ, A. L. ; LIMA, N. S. ; CANTINHO JUNIOR, J. D. . Ultrassonografia como refinamento do exame físico na alteração do nível de consciência, na insuficiência respiratória e no choque. In: Nazah Cherif Mohamad, Gerson Luiz de Macedo. (Org.). Programa de Atualização em Medicina Intensiva - PROAMI. 3ed.Porto Alegre - RS: Artmed Panamericana Editora, 2017, v. 14, p. 57-90.

  • LUZ, A. L. . XI Jornada de TCC da UNASUS/UFMA. In: Jornada de TCC da UFMA, 2015, São Luís. XI Jornada de TCC UNA-SUS/UFMA. São Luís: UFMA, 2015. v. 1. p. 5-105.

  • VIANA, E. D. M. ; SILVA, J. L. ; BRANCO, L. V. L. C. ; LUZ, A. L. . Revisão de Literatura: Aspectos gerais do Impetigo. In: I Jornada de Dermatologia de Imperatriz, 2019, Imperatriz. Anais da Primeira Jornada de Dermatologia de Imperatriz. Campinas - SP: Revista Eletrônica Acervo saúde, 2019. v. 1. p. 100-100.

  • LUZ, A. L. ; MENEZES, A. C. C. L. ; PEREIRA, E. S. ; QUEIROZ, F. O. ; SOUSA, T. S. ; FARIAS, J. V. M. . Endometriose - Mecanismos fisiopatológicos: uma revisão de literatura. In: I Congresso Norte-Nordeste de temas neurológicos, 2018, Imperatriz. Anais do I Congresso Norte-Nordeste de temas neurológicos. Paraíba: Revista da Associação dos Portadores de Epilepsia do Estado da Paraíba, 2018. v. I. p. 27-27.

  • LUZ, A. L. ; CAVALCANTE, A. F. R. ; PEREIRA, E. S. . Meningite bacteriana - Etiologia, quadro clínico, diagnóstico e tratamento: Revisão de literatura. In: I Congresso Norte-Nordeste de temas neurológicos, 2018, Imperatriz. Anais do I Congresso Norte-Nordeste de temas neurológicos. Paraíba: Revista da Associação dos Portadores de Epilepsia do Estado da Paraíba, 2018. v. I. p. 44-44.

  • LUZ, A. L. ; PEREIRA, E. S. ; OLIVEIRA, M. S. ; OLIVEIRA, J. G. ; SILVA, A. N. ; FROTA JUNIOR, A. P. . O uso de substâncias psicoativas : uma revisão de literatura. In: I Congresso Norte-Nordeste de temas neurológicos, 2018, Imperatriz. Anais do I Congresso Norte-Nordeste de temas neurológicos. Paraíba: Revista da Associação dos Portadores de Epilepsia do Estado da Paraíba, 2018. v. I. p. 67-67.

  • MARTINS, A. L. N. ; MARSARO, E. F. ; PORTO, R. Z. C. ; CARVALHO, T. R. A. ; LUZ, A. L. . Aneurisma intracraniano e seus aspectos clínicos: Relato de caso. In: I Congresso Norte-Nordeste de temas neurológicos, 2018, Imperatriz. Anais do I Congresso Norte-Nordeste de temas neurológicos. Paraíba: Revista da Associação dos Portadores de Epilepsia do Estado da Paraíba, 2018. v. I. p. 69-69.

  • SOUSA, T. S. ; MENEZES, A. C. C. L. ; QUEIROZ, F. O. ; PEREIRA, E. S. ; FARIAS, J. V. M. ; LUZ, A. L. . Síndrome de Guillain Barré: um relato de caso. In: I Congresso Norte-Nordeste de temas neurológicos, 2018, Imperatriz. Anais do I Congresso Norte-Nordeste de temas neurológicos. Paraíba: Revista da Associação dos Portadores de Epilepsia do Estado da Paraíba, 2018. v. I. p. 99-99.

  • QUEIROZ, F. O. ; TOMAZ, A. G. B. ; SILVA, E. M. ; PEREIRA, E. S. ; CARDOSO, P. V. O. ; LUZ, A. L. . Análise das notificações por atendimento a violência autoprovocada. In: I Congresso Norte-Nordeste de temas neurológicos, 2018, Imperatriz. Anais do I Congresso Norte-Nordeste de temas neurológicos. Paraíba: Revista da Associação dos Portadores de Epilepsia do Estado da Paraíba, 2018. v. I. p. 105-105.

  • LUZ, A. L. ; MENEZES, A. C. C. L. ; PEREIRA, E. S. ; SOUSA, T. S. . Indicadores epidemiológicos acerca da mortalidade por principais doenças infecciosas em um município maranhense. In: III Encontro maranhense dos grupos do programa de educação tutorial, 2017, Imperatriz. Anais do III Encontro maranhense dos grupos do programa de educação tutorial. São Luís: EDUFMA, 2017. v. 1. p. 38-39.

  • LUZ, A. L. ; FARIAS, J. V. M. ; SERENO, M. C. ; MACIEL, L. H. A. ; MENEZES, A. C. C. L. ; GENARO, A. S. ; MOURA, W. J. ; BATISTA, L. N. S. ; BRITO, L. M. ; AVILA, I. T. S. . Relação entre idade e hipertensão arterial sistêmica em uma comunidade de Imperatriz. In: III Encontro maranhense dos grupos do programa de educação tutorial, 2017, Imperatriz. Anais do III Encontro maranhense dos grupos do programa de educação tutorial. São Luís: EDUFMA, 2017. p. 88-89.

  • LUZ, A. L. ; MENEZES, A. C. C. L. ; SOUSA, T. S. ; RODRIGUES JUNIOR, G. A. ; FARIAS, J. V. M. . Panorama sobre residência e profissionais em Medicina da Família e Comunidade. In: III Encontro Maranhense dos grupos do Programa de Educação Tutorial, 2017, Imperatriz. Anais do III Encontro Maranhense dos grupos do Programa de Educação Tutorial. São Luís: EDUFMA, 2017. v. 1. p. 111-112.

  • LUZ, A. L. ; BATISTA, L. N. S. ; MOURA, W. J. ; FARIAS, J. V. M. ; SERENO, M. C. ; MACIEL, L. H. A. ; BRITO, L. M. ; AVILA, I. T. S. ; GENARO, A. S. ; MENEZES, A. C. C. L. . Teatro em uma comunidade de Imperatriz como estratégia de educação em primeiros socorros: um relato de experiência. In: III Encontro Maranhense dos grupos do Programa de Educação Tutorial, 2017, Imperatriz. Anais do III Encontro Maranhense dos grupos do Programa de Educação Tutorial. São Luís: EDUFMA, 2017. v. 1. p. 137-138.

  • GENARO, A. S. ; LUZ, A. L. ; QUEIROZ, F. O. ; SERENO, M. C. ; CARVALHO, S. F. . Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade promovendo saúde. In: III Encontro Maranhense dos grupos do Programa de Educação Tutorial, 2017, Imperatriz. Anais do III Encontro Maranhense dos grupos do Programa de Educação Tutorial. São Luís: EDUFMA, 2017. v. 1. p. 139-140.

  • LUZ, A. L. ; PEREIRA, E. S. ; OLIVEIRA, M. S. ; OLIVEIRA, J. G. ; SILVA, A. N. ; FROTA JUNIOR, A. P. . O uso de elementos visuais para conscientização sobre nutrição e a obesidade infantil: um relato de experiência. In: I Congresso Norte-Nordeste de temas neurológicos, 2017, Imperatriz. Anais do I Congresso Norte-Nordeste de temas neurológicos. Paraíba: Revista da Associação dos Portadores de Epilepsia do Estado da Paraíba, 2017. v. I. p. 8-8.

  • LUZ, A. L. ; LIMA, K. ; LEAL, E. S. ; SOUZA, M. M. ; SILVA, M. L. C. ; LIMA, M. M. ; LACERDA, H. R. . HIV-1 Integrase Resistance in the Context of Antiretroviral Therapy in Paediatric Patients - Northeast Brazil. ELSEVIER (AMSTERDAM) , 2026.

  • LUZ, A. L. ; LIMA, K. ; LEAL, E. S. ; PESSOA, F. S. ; RIBEIRO, G. O. ; ROSA, C. R. A. A. ; SOUSA, M. D. G. ; FARIAS, P. C. S. ; LACERDA, H. R. . Drug resistance mutations and phylogenetic analysis of HIV-1 subtypes B and F from mothers and children with vertical transmission. BMC INFECTIOUS DISEASES , 2025.

  • LUZ, A. L. . O que é posvenção e por que devemos nos preocupar com isso?. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LUZ, A. L. . Imunidade na melhor idade (Vacinação). 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LUZ, A. L. . Dia Nacional de combteà tuberculose. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LUZ, A. L. . Infecções sexualmente transmissíveis e câncer de colo uterino. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LUZ, A. L. . HIV e Infecções sexualmente trabsmissíveis. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LUZ, A. L. . Hanseníase: o que você precisa saber?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAUJO, E. S. ; ARRAIS, C. R. ; BARROS, A. K. ; PEREIRA, C. L. ; SOUSA JUNIOR, C. M. ; SANTANA, E. ; LUZ, A. L. . Cardiovascular Risk In People Living With Hiv With Less Than 5 Years Of Use Of Antiretrovirals. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LUZ, A. L. ; AZEVEDO, F. A. . Condutas no atrendimento às Crianças e Adolescentes vítimas de violência sexual, nos serviços de Emergência. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LUZ, A. L. . Capacitação de Atendimento em Urgência e Emergência. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LUZ, A. L. . Manejo da Violência Sexual em Mulheres. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DOURADO, M. H. B. ; BARCELLOS, G. L. ; LUZ, A. L. . Avaliação da qualidade de vida em pacientes portadores de Insuficiência cardíaca em um hospital de referência da Região Tocantina. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUE, C. N. S. ; OLIVEIRA, J. G. ; PEREIRA, E. S. ; OLIVEIRA, A. S. ; WILSEN, G. A. ; SOUSA, P. G. M. ; LUZ, A. L. . Perfil do uso de substâncias psicoativas entre estudantes de uma universidade pública. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUE, C. N. S. ; PEREIRA, E. S. ; OLIVEIRA, J. G. ; SOUSA, P. G. M. ; SILVA NETO, J. J. ; SILVA, A. N. ; LUZ, A. L. . Perfil de Morbimortalidade do HIV/AIDS em um Estado do Nordeste Brasileiro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LUZ, A. L. . Aplicação de Metodologias, em um curso de medicina do interior do Maranhão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LUZ, A. L. . Atenção Primária como cenário de prática de uma escola médica no Brasil: Avaliação da integração ensino-serviço. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LUZ, A. L. . Diagnóstico de saúde da Microárea Nº22, da Unidade Básica de Saúde dos Caldeirões, em Caxias-Ma,. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LUZ, A. L. ; BARBOSA, M. C. L. . Atenção primária como cenário de prática de uma escola médica do Brasil: Avaliação da integraçãp ensino serviço. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LUZ, A. L. . Diagnóstico de Saúde da Microárea Nº 22, da Unidade Básica de Saúde dos Caldeirões, em Caxias-MA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LUZ, A. L. ; IRISNALDO, F. S. ; LOPES, H. B. . Perfil Clínico Epidemiológico de pacientes submetidos ao tratamento hemodialítico em Imperatriz. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • QUEIROZ, F. O. ; GENARO, A. S. ; MENEZES, A. C. C. L. ; RODRIGUES JUNIOR, G. A. ; SOUSA, T. S. ; LUZ, A. L. . A holística de 'Slow Medicine' na efetivação de saúde. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENEZES, A. C. C. L. ; SANTOS, A. K. S. ; BRITO, L. S. ; LUZ, A. L. . A influência solar no desenvolvimento de melanoma: uma revisão de literatura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENEZES, A. C. C. L. ; SANTOS, A. K. S. ; BRITO, L. S. ; LUZ, A. L. . Síndrome do Impacto do ombro: Revisão de literatura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, A. K. S. ; LUZ, A. L. ; PORTO, R. Z. C. . Avaliação inicial do politrauma: Atualizações segundo a 10ª Edição do ATLS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LUZ, A. L. ; OLIVEIRA, R. C. ; MACIEL, L. H. A. . Intervenções não-farmacológicas na anemia ferropriva associada às enteropatias parasitárias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, E. S. ; MENEZES, A. C. C. L. ; LUZ, A. L. ; FARIAS, J. V. M. ; SOUSA, T. S. ; QUEIROZ, F. O. . Endometriose: Mecanismos fisiopatológicos: uma revisão de literatura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, E. S. ; CAVALCANTE, A. F. R. ; LUZ, A. L. . Meningite Bacteriana: Etiologia, quadro clínico, diagnóstico e tratamento: Uma revisão de literatura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, E. S. ; LUZ, A. L. ; OLIVEIRA, J. G. ; OLIVEIRA, M. S. ; SILVA, A. N. ; FROTA JUNIOR, A. P. . Uso de substâncias psicoativas: uma revisão de literatura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LUZ, A. L. ; MARTINS, A. L. N. ; PORTO, R. Z. C. ; MARSARO, E. F. ; CARVALHO, T. R. A. . Aneurisma intracraniano e seus aspectos clínicos: Relato de caso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, T. S. ; MENEZES, A. C. C. L. ; QUEIROZ, F. O. ; LUZ, A. L. ; FARIAS, J. V. M. ; PEREIRA, E. S. . Síndrome de Guillain Barré: Relato de caso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUEIROZ, F. O. ; MENEZES, A. C. C. L. ; PEREIRA, E. S. ; SOUSA, T. S. ; FARIAS, J. V. M. ; LUZ, A. L. . O uso de elementos visuais para a conscientização sobre a nutrição e a obesidade infantil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LUZ, A. L. ; PEREIRA, E. S. ; QUEIROZ, F. O. ; SILVA, J. L. ; SILVA, E. M. ; TOMAZ, A. G. B. . Avaliação dos indicadores de óbito por grupos de causas na cidade de Imperatriz. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUEIROZ, F. O. ; TOMAZ, A. G. B. ; PEREIRA, E. S. ; SILVA, E. M. ; LUZ, A. L. ; CARDOSO, P. V. O. . Análise das notificações por violência autoprovocada. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LUZ, A. L. ; TOMAZ, A. G. B. ; QUEIROZ, F. O. ; PEREIRA, E. S. . Análise da qualidade do sono em estudantes de medicina do Méttodo PBL em uma Universidade Federal do Interior do Maranhão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GENARO, A. S. ; LUZ, A. L. ; QUEIROZ, F. O. ; FARIAS, J. V. M. ; PEREIRA, E. S. ; SERENO, M. C. . Potencialidades da consideração do vício em jogo como distúrbio mental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENEZES, A. C. C. L. ; LUZ, A. L. ; PASSOS, M. S. ; SANTOS, A. K. S. ; BRITO, L. S. ; SILVA, L. M. . Câncer de pênis: Perfil Epidemiológico da mortalidade no Estado do Maranhão, nos anos de 2006 a 2015. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Romero, M. L. B. D. ; DOURADO, M. H. B. ; LUZ, A. L. ; MENEZES JUNIOR, J. ; CAETANO, D. A. P. ; MARINHO, R. B. . A Clínica Médica sob percepção do estudante de medicina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOJOSA, A. P. P. ; LIMA NETO, P. M. ; LUZ, A. L. . Avaliação do risco de morte dos pacientes de uma unidade de Terapia Intensiva segundo o Escore Apache II. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENEZES, A. C. C. L. ; PEREIRA, E. S. ; SOUSA, T. S. ; LUZ, A. L. . Indicadores Epidemiológicos, acerca da mortalidade por principais doenças infecciosas e parasitárias, em um Município Maranhense.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENEZES, A. C. C. L. ; PEREIRA, E. S. ; SOUSA, T. S. ; RODRIGUES JUNIOR, G. A. ; FARIAS, J. V. M. ; LUZ, A. L. . Panorama atual sobre residências e profissionais em Medicina da Família e Comunidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GENARO, A. ; LUZ, A. L. . A Liga de Saúde da Família e da Comunidade promovendo saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Romero, M. L. B. D. ; QUEIROZ, F. O. ; SOUSA, D. P. G. ; ASSUNCAO, L. H. ; CARVALHO, R. A. ; LUZ, A. L. . Violência contra a mulher, levando à procura da rede de emergência: Um panorama do Estado do Maranhão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LUZ, A. L. . Sexualidade - Conhecimento e preservação da vida. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Nascimento ; Melo ; Vale ; LUZ, A. L. ; Silveira . Desnutriçãoem Crianças até o segundo ano de vida. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

LUZ, A. L. . A importância dos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LUZ, A. L. . Prevenção das Infecções sexualmente transmissíveis. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LUZ, A. L. . Doenças infecciosas. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LUZ, A. L. . Prevenção das arbovirores. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LUZ, A. L. . Saúde do Homem e o HPV. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LUZ, A. L. . Dengue: Sinais e sintomas. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LUZ, A. L. . I Simpósio de Tuberculose de Imperatriz-MA. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LUZ, A. L. . Transmissão do HIV. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LUZ, A. L. . II Curso teórico-prático de hanseníase do Maranhão. 2026. .

LUZ, A. L. . II Curso teórico-prático de hanseníase do Maranhão. 2026. .

LUZ, A. L. . Minicurso: Antibioticoterapia: Indicações precisas e uso racional. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUZ, A. L. . Malária: Desafios e avançços no combate a uma doença global. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUZ, A. L. . Reação e resistência ao tratamento de Hanseníase. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUZ, A. L. . I Seminário Sul maranhense de Infectologia e Medicina Tropical. 2025. .

LUZ, A. L. . I Seminário Sul maranhense de Infectologia e Medicina Tropical. 2025. .

LUZ, A. L. . I Seminário Sul maranhense de Infectologia e Medicina Tropical. 2025. .

LUZ, A. L. . 1º Seminário de Capacitação: Desvandando a Toxoplasmose. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUZ, A. L. . Hepatite B. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUZ, A. L. . 1ª Jornada contra Tuberculose: Vamos eliminar esse mal. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUZ, A. L. . Simpósio Municipal de enfrentamento à Hanseníase. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUZ, A. L. . II Congesso brasileiro de doenças infecciosas e parasitárias: Tuberculose - aspectos importantes. 2024. .

LUZ, A. L. . IV Congresso Brasileira de Doenças infectocontagiosas: Hanseníase: Mecanismos de transmissão e controle de infecção. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUZ, A. L. . IV Congresso Brasileiro de Doenças infectocontagiosas: Sífilis - Diagnóstico, tratamento e prevenção na prática clínica. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUZ, A. L. . Dengue e Tuberculose: Diagnóstico e manejo clínico. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUZ, A. L. . I Simpósio de Medicina e Saúde do Bico do Papagaio. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUZ, A. L. . Infeccões Sexualmente transmissíveis. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUZ, A. L. . Capacitação de atendimento em Urgência e Emergência. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUZ, A. L. . Treinamento prático - Serviço de atendimento móvel de urgência. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático - vídeo de aula prática).

LUZ, A. L. . Treinamento prático - Urgência. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo instrucional - Urgência e Emergência).

LUZ, A. L. ; MACIEL, L. H. A. . Caso - Taquicardia supraventricular. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo de avaliação prática - OSCE - UFMA).

LUZ, A. L. . Manobra de rolamento a 90º. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento prático - Urgência).

LUZ, A. L. . Treinamento prático - Imobilização manobra Cavalero. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo instrucional - Urgência e Emergência).

LUZ, A. L. ; OLIVEIRA, A. E. B. . Imobilização em pé. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Emergência).

LUZ, A. L. ; OLIVEIRA, A. E. B. . Imobilização de vítima em beco.. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento urgência).

LUZ, A. L. ; MACIEL, L. H. A. ; OLIVEIRA, A. E. B. . Atendimento de parada cardiorrespiratória. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

MACIEL, L. H. A. ; OLIVEIRA, A. E. B. ; LUZ, A. L. . Caso clínico - parada cardiorrespiratória. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Médica, Carga horária: 24

Outras informações:
Hospital Municipal Infantil de Imperatriz

2012 - 2013

PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médica Plantonista, Carga horária: 24

2016 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Docente - Práticas Médicas, Carga horária: 40

2013 - Atual

Hospital Unimed

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médica - Plantonista, Carga horária: 6

2014 - 2016

Ministério da Educação/ MEC/MS

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisão Médica, Carga horária: 20

2012 - 2016

Prefeitura Municipal de Açailândia, PM/Açailândia

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Médica - Clínica Médica, Carga horária: 36

2012 - 2013

Prefeitura Municipal de Açailândia, PM/Açailândia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médica - Serviço de Atendimento Médico - SAMU, Carga horária: 24

2006 - 2012

Prefeitura Municipal de Caxias - MA

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Núcleo de Saúde do Escolar, Carga horária: 20

2013 - 2019

Hospital São Rafael - Imperatriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médica - Plantonista, Carga horária: 6

2002 - 2004

Gerência de Desenvolvimento de Estado de Imperatriz

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Química e Física - Ensino Médio, Carga horária: 20

1999 - 2001

Banco do Nordeste do Brasil

Vínculo: Bolsista (Médio), Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

2021 - 2025

Vigilância Epidemiológica de Imperatriz-MA

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Infectologista, Carga horária: 30

2022 - Atual

Casa do Idoso Feliz

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Médica, Carga horária: 6

2020 - 2023

HOSPITAL MUNICIPAL INFANTIL DE IMPERATRIZ-MA

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Médica, Carga horária: 30

2023 - Atual

Hospital Macrorregional de Impetratriz Dra Ruth Noleto

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Médica especialista, Carga horária: 24

2025 - Atual

Centro de Atenção Psicossocial de Infanto juvenil de Imperatriz

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Médica - Saúde Mental, Carga horária: 30

2025 - Atual

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE IMPERATRIZ

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Médica - Saúde Mental, Carga horária: 30

2025 - Atual

Centro de Promoções da Unimed - Imperatriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médica Pediatra e Infectologista, Carga horária: 12

2025 - Atual

Instituições de longa permanência de idosos - Imperatriz

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Médica, Carga horária: 6