Silvestre de Campos do Nascimento
Possui Mestrado Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Rondônia (2015) e especializações em Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (2010) e em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar pela Faculdade Conexão (2023). É graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Rondônia (2007) e em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2021). Atuou como professor das disciplinas de Termodinâmica, Física I, Física II e Biofísica na Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal. Atualmente, é coordenador pedagógico e professor de Física no Instituto Educacional Soma, além de Diretor Acadêmico do Centro de Formação Técnica e Profissional de Cacoal (CETEC). Possui experiência na área de Física, com ênfase em Instrumentação Específica de Uso Geral, e pesquisa em temas como robótica educacional, iniciação tecnológica, metodologias de ensino-aprendizagem e biofísica.
Informações coletadas do Lattes em 30/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Física
2013 - 2015
Universidade Federal de Rondônia
Título: Biofísica da visão e audição: Uma abordagem multidiciplinar no ensino da física no ensino fundamental, Ano de Obtenção: 2015
Orientador: João Batista Diniz
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Biofísica. Física. Ensino Fundamental..Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação.
Especialização em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR
2023 - 2023
FACULDADE CONEXÃO
Título: Inovações na Supervisão Escolar: Abordagens Pedagógicas para um Ensino de Qualidade
Orientador: Marcia Auxiliadora Fonseca
Especialização em Didática do Ensino Superior
2009 - 2010
Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal
Título: A Ludicidade e sua Importância no Ensino da Matemática
Formação complementar
2024 - 2024
BNCC Ciências da Natureza - Ensino Fundamental. (Carga horária: 30h). , Anglo Sistema de Ensino, ASE, Brasil.
2024 - 2024
20 anos da Lei 10.639/03 - Um direito para todos os estudantes brasileiros. (Carga horária: 3h). , Anglo Sistema de Ensino, ASE, Brasil.
2024 - 2024
DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR. (Carga horária: 30h). , Anglo Sistema de Ensino, ASE, Brasil.
2024 - 2024
COMO ENGAJAR A COMUNIDADE ESCOLAR. (Carga horária: 30h). , Anglo Sistema de Ensino, ASE, Brasil.
2024 - 2024
GESTÃO DO CORPO DOCENTE - CONTRATAÇÃO, AVALIAÇÃO E FEEDBACK. (Carga horária: 3h). , Anglo Sistema de Ensino, ASE, Brasil.
2024 - 2024
ENGAJAMENTO DOS ALUNOS. (Carga horária: 30h). , Anglo Sistema de Ensino, ASE, Brasil.
2024 - 2024
GESTÃO PEDAGÓGICO - ESTRATÉGIAS PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM. (Carga horária: 8h). , Anglo Sistema de Ensino, ASE, Brasil.
2024 - 2024
BNCC Ciências Humanas - Ensino Médio. (Carga horária: 30h). , Anglo Sistema de Ensino, ASE, Brasil.
2024 - 2024
PLURALL 360º. (Carga horária: 30h). , Anglo Sistema de Ensino, ASE, Brasil.
2024 - 2024
BNCC Matemática - Ensino Fundamental. (Carga horária: 30h). , Anglo Sistema de Ensino, ASE, Brasil.
2024 - 2024
BNCC Linguagens e suas Tecnologias - Ensino Médio. (Carga horária: 30h). , Anglo Sistema de Ensino, ASE, Brasil.
2024 - 2024
BNCC Matemática e suas Tecnologias - Ensino Médio. (Carga horária: 30h). , Anglo Sistema de Ensino, ASE, Brasil.
2024 - 2024
BNCC CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - Ensino Médio. (Carga horária: 30h). , Sistema Anglo de Ensino, SOMOS, Brasil.
2024 - 2024
[METODOLOGIAS ATIVAS] APRENDER PARA A VIDA: COMPETÊNCIAS EM FOCO. (Carga horária: 4h). , Anglo Sistema de Ensino, ASE, Brasil.
2024 - 2024
[NEUROCIÊNCIA] O CÉREBRO ADOLESCENTE - EFAF. (Carga horária: 2h). , Anglo Sistema de Ensino, ASE, Brasil.
2024 - 2024
GESTÃO DO TEMPO E SAÚDE MENTAL. (Carga horária: 4h). , Anglo Sistema de Ensino, ASE, Brasil.
2024 - 2024
[PLURALL IA] ASSITENTE INTELIGENTE. (Carga horária: 2h). , Anglo Sistema de Ensino, ASE, Brasil.
2024 - 2024
BNCC Ciências da Natureza - Ensino Fundamental. (Carga horária: 30h). , Anglo Sistema de Ensino, ASE, Brasil.
2024 - 2024
LIDERANÇA CRIATIVA NA GESTÃO ESCOLAR. (Carga horária: 3h). , Anglo Sistema de Ensino, ASE, Brasil.
2024 - 2024
BNCC Linguagens - Ensino Fundamental. (Carga horária: 30h). , Anglo Sistema de Ensino, ASE, Brasil.
2023 - 2023
SEMANA PEDAGÓGICA MOONSHOT. (Carga horária: 50h). , CENTRO UNIVERSITÁRIO INTEGRADO, CUI, Brasil.
2021 - 2021
AULA DADA - AULA ESTUDADA. (Carga horária: 2h). , Instituto Educacional Soma, IES, Brasil.
2021 - 2021
CURSO DE EXTENSÃO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. (Carga horária: 15h). , CIAP Educacional, CIAP, Brasil.
2012 - 2012
Iniciação a Robótica Educacional - Ensino Médio. (Carga horária: 16h). , SESI - Memorina Rosa Campos, SESI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Instrumentação Específica de Uso Geral em Física.
Participação em eventos
68ª Reunião anula da SBPC. 2016. (Congresso).
Jornada Pedagógica - 11 a 15/07. 2016. (Encontro).
Semana Pedagógica - 25 a 29/01. 2016. (Encontro).
ASTRONOMIA NA ESCOLA. 2014. (Outra).
Jornada Pedagógica - 20 a 23/01. 2014. (Encontro).
Iniciação a Robótica Educacional - Ensino Médio - NXT. 2013. (Oficina).
IV Simpósio das Licenciaturas: Matemática, Física e Química-.Física Aplicada a Robótica. 2013. (Simpósio).
III Simpósio das Licenciaturas - Matemática, Química e Física.Física Lúdica. 2012. (Simpósio).
Iniciação a Robótica Educacional - Ensino Médio - NXT. 2012. (Oficina).
I Workshop de Integração Docente: Avaliação da Aprendizagem como componente do fazer pedagógico. 2012. (Encontro).
Semana Pedagógica - 16 a 20 de Julho. 2012. (Encontro).
Semana Pedagógica - 23 a 27 de Janeiro. 2012. (Encontro).
II Simpósio das Licenciaturas - Matemática, Química e Física.Recursos didáticos para o Ensino da Física. 2011. (Simpósio).
Semana Pedagógica - 31/01 a 04/02. 2011. (Encontro).
III Seminário Estadual de Educação do Campo: Ensino Médio mudando paradigmas. 2010. (Seminário).
I Simpósio das Licenciaturas - Matemática, Química e Física.Experimentos na área de Física. 2010. (Simpósio).
Semana de Exatas da UNIR - V Semana de Física e VIII Semana da Matemática. 2008. (Simpósio).
A Importância da contextualização e interdisciplinaridade no currículo da Física, da Química e da Biologia, no ensino médio.. 2005. (Seminário).
Aplicação do Laboratório Didático Móvel no Ensino das Ciências Experimentais. 2004. (Oficina).
Parâmetros em ação na MODALIDADE/SEGMENTO 1ª a 4ª série do ensino fundamental. 2004. (Encontro).
Parâmetros em ação na MODALIDADE/SEGMENTO Matemática. 2003. (Encontro).
Parâmetros em ação na MODALIDADE/SEGMENTO Matemática 2º Segmento. 2003. (Encontro).
A Alfabetização com Enfoque Sócio-Interacionista e Interdisciplinar; O Estudo da Ciência e sua Relação com outras disciplinas.. 1999. (Oficina).
Participação em bancas
TEOFILO, F. T.;NASCIMENTO, S. C.; ZAMBERLAM, E. S.. da Fonseca e Natiele L. F. Fonseca.A técnica do origami como metodologia alternativa para o ensino da geometria na educação fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal.
BARANEK, E. F. Z.;NASCIMENTO, S. C.; BERTINO NETO, S.; KOJO, E.. Softwares Educativos: Google Sketchup como Opção no Ensino da Geometria. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal.
KOJO, E.;NASCIMENTO, S. C.; LUZ, A. A. A.; RIBEIRO, J. L.. Resíduos Orgânicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal.
FAQUIM, E.; BERTINO NETO, S.; KOJO, E.;NASCIMENTO, S. C.. Estatística no Ensino da Matemática como tema Transversal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal.
NASCIMENTO, S. C.; KOJO, E.;FAQUIM, E.. Uso do origami como instrumento didático na aprendizagem da geometria no ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal.
Orientou
Condutividade Elétrica dos Gases: O Uso do Tubo de Geissler no Ensino da Química; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal; Orientador: Silvestre de Campos do Nascimento;
Energia Nuclear; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal; Orientador: Silvestre de Campos do Nascimento;
O Ensino da Matemática nos anos iniciais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal; Orientador: Silvestre de Campos do Nascimento;
O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal; Orientador: Silvestre de Campos do Nascimento;
FÍSICA NO TRÂNSITO: Fatores que influenciam na eficiência da frenagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal; Orientador: Silvestre de Campos do Nascimento;
A interdisciplinaridade no ensino da Física: Situações de estudo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal; Orientador: Silvestre de Campos do Nascimento;
DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal; Orientador: Silvestre de Campos do Nascimento;
Produções bibliográficas
-
NASCIMENTO, S. C. . Biofísica da Visão e da Audição. 1. ed. Republic of Moldova: Novas Edições Acadêmicas - Is a trademark of Dodo Books Indian Ocean Ltd,, 2021. v. 1. 123p .
-
ABREU, C. J. ; NASCIMENTO, S. C. . Física e Biofísica. 1/1. ed. Cacoal: FACIMED, 2015. v. 1. 165p .
-
NASCIMENTO, S. C. ; DINIZ, J. B. . BIOFÍSICA DA VISÃO E AUDIÇÃO: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DO ENSINO DA FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: 68ª Reunião anula da SBPC, 2016, Porto Seguro - BA. 68ª Reunião anula da SBPC, 2016.
-
NASCIMENTO, S. C. . ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA ABORDAGEM MULTIDICIPLINAR DO ENSINO DE FÍSICA DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO NUCLEO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CACOAL-RO. In: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 2014, Rio Branco - AC. Anais/Resumos da 66ª Reunião Anual da SBPC, 2014.
-
NASCIMENTO, S. C. ; CHIME, J. A. ; PEDRO, M. F. C. ; KALCK, A. S. . A UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS E O AUMENTO DE ÍNDICES DE CÂNCER NA SOCIEDADE. In: 1º Congreso Latinoamericano sobre Conflictos Ambientales, 2014, Buenos Aires. Libro de Resúmenes del 1º Congreso Latinoamericano sobre Conflictos Ambientales, 2014.
-
NASCIMENTO, S. C. ; ROSATI, M. N. ; LOPES, B. E. R. . POSSÍVEIS CAUSAS DAS CHEIAS DO RIO MADEIRA NA REGIÃO DE PORTO VELHO - RO. In: 1º Congreso Latinoamericano sobre Conflictos Ambientales, 2014, Buenos Aires. Libro de Resúmenes del 1º Congreso Latinoamericano sobre Conflictos Ambientales, 2014.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Educacional Soma, Instituto Educacional Soma. , Avenida Belo Horizonte - de 2966 a 3246 - lado par, Jardim Clodoaldo, 76963678 - Cacoal, RO - Brasil - Caixa-postal: 76963678, Telefone: (69) 34412020, Ramal: 115
Experiência profissional
2017 - Atual
Instituto Educacional SOMAVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico do CETEC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - Atual
Instituto Educacional SOMAVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2010 - 2016
Faculdade de Ciências Biomédicas de CacoalVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2010 - 2015
Governo do Estado de RondôniaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2010 - 2014
SESI - Memorina Rosa CamposVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
1999 - 2010
Prefeitura Municipal de Alta Floresta D'Oeste - RondôniaVínculo: Professor-Funcionário Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2023 - Atual
Centro de Formação Técnica e Profissional de CacoalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DIRETOR ACADÊMICO, Carga horária: 20
2018 - 2019
Centro de Formação Técnica e Profissional de CacoalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ASSESSOR PEDAÔGICO, Carga horária: 20
2024 - Atual
Faculdades Integradas de CacoalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 6
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Silvestre de Campos do Nascimento e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?