LEONARDO BORGES MURAD

Possui graduação em bacharelado em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Neurologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), Doutorado em Neurologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011) e Pós-doutorado em Oncologia na Divisão de Biologia Celular - Grupo de Biologia Estrutural do Instituto Nacional de Câncer (Rio de Janeiro, Brasil/2017). Atualmente é Tecnologista em Nutrição Clínica do Instituto Nacional de Câncer (Rio de Janeiro, Brasil) . É revisor dos periódicos Nutrition and Cancer, Nutrition in Clinical Practice e Scientific Reports. Tem experiência na área de Nutrição Clínica e Experimental, trabalhando atualmente com o seguinte tema: Nutrição em Oncologia

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Neurologia

2009 - 2011

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: SUPLEMENTAÇÃO CRÔNICA DE ALFA-TOCOFEROL PRESERVA A RESPOSTA NEUROLÓGICA E REVERTE OS EFEITOS DELETÉRIOS DA INIBIÇÃO DAS ISOFORMAS CONSTITUTUVAS DA ÓXIDO NÍTRICO SINTASE EM RATOS ESPONTANEAMENTE HIPERTENSOS PROPENSOS AO ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
Lucia Marques Alves Vianna. Palavras-chave: SHRSP; Alfa-tocoferol; Pressão Arterial Sistólica; Memória; AVE.Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Neurologia

2006 - 2007

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE DECILUBIQUINONA EM RATOS ESPONTANEAMENTE HIPERTENSOS COM PROPENSÃO À ISQUEMIA CEREBRAL (SHRSP),Ano de Obtenção: 2007
LUCIA MARQUES VIANNA.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: AVE; DECILUBIQUINONA; SHRSP.

Aperfeiçoamento em Nutrição Experimental

2005 - 2006

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Ano de finalização: 2006;

Graduação em bacharelado em nutrição

2001 - 2005

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Avaliação dos efeitos fisiológicos e tóxicos da niacina
Orientador: Lucia Marques Vianna

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014 - 2017

Pós-Doutorado. , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2005

Extensão universitária em Imunonutrologia:suporte nutricional e qualidade de. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Proteínas e a Tecnologia de Alimentos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2002 - 2002

Interpretação de Exames Bioquímicos. (Carga horária: 10h). , Sindicato dos Nutricionistas do Estado do Rio de Janeiro, SINERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Câncer.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN. 2018. (Congresso).

III SIMPOSIO DE NUTRICAO ONCOLOGICA DO INCA.Ambientes Promotores de Alimentação Saudável: O que tem sido feito?. 2018. (Simpósio).

II SIMPÓSIO DE NUTRIÇÃO ONCOLÓGICA DO INCA.MESA DE ABERTURA. 2017. (Simpósio).

I SIMPÓSIO DE NUTRIÇÃO ONCOLÓGICA DO INCA.Abreviação do jejum pré-operatório em pacientes submetidos a cirurgia oncológica de cabeça e pescoço. 2016. (Simpósio).

VII Jornada de Pós Graduação do INCA e XII Jornada de Iniciação Científica do INCA. 2015. (Outra).

VI Jornada de Pós Graduação do INCA e XI Jornada de Iniciação Científica do INCA. 2014. (Outra).

VI Projeto Acerto. 2013. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Nutrição Oncológica do INCA. 2011. (Congresso).

V Jornada Internacional de Nutrição Oncológica. 2011. (Outra).

I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE NUTRIÇÃO. 2010. (Congresso).

I SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE NUTRIÇÃO ESPORTIVA. 2010. (Simpósio).

XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO. 2010. (Congresso).

Áreas de Atuação do Nutricionista e Perspectivas de Mercado.O Conselho Regional de Nutrição e o Mercado de Trabalho. 2009. (Outra).

III CONGRESSO NACIONAL DO SISTEMA CRN/CFN. 2009. (Congresso).

II JORNADA DE NUTRIÇÃO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. 2009. (Outra).

II OFICINA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE FISCAIS. 2009. (Oficina).

I SEMANA ACADÊMICA DE NUTRIÇÃO E ENGENHARIA DE ALIMENTOS.O CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS E O MERCADO DE TRABALHO. 2009. (Simpósio).

1ª JORNADA DE NUTRIÇÃO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. 2008. (Encontro).

GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO: QUAL A CARGA HORÁRIA MÍNIMA NECESSÁRIA?. 2008. (Encontro).

O NUTRICIONISTA E O MERCADO DE TRABALHO.O PAPEL DO CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS: O QUE É? O QUE FAZ? E COMO ATUA?. 2008. (Encontro).

XX CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO - CONBRAN. 2008. (Congresso).

62 CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA. EFEITOS DA COENZIMA Q10 NA MODULAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL SISTÓLICA E NO PERFIL LIPÍDICO DE RATOS SHRSP. 2007. (Congresso).

6ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.VITAMINA D SUPLEMENTADA E ESCLEROSE MÚLTIPLA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2007. (Seminário).

4ª JORNADA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA.EFEITOS FISIOLÓGICOS DA NICOTINAMIDA SUPLEMENTADA POR GAVAGEM ORAL. 2005. (Seminário).

XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIFIL.A INFLUÊNCIA DA ANTROPOMETRIA NO ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2004. (Simpósio).

I CONGRESSO DA CONFEDERAÇÃO INTERNACIONAL DAS ORGANIZAÇÕES DE SUPORTE NUTRICIONAL (INCSO). 2003. (Congresso).

III CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA. 2003. (Congresso).

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE NUTRIÇÃO ESPORTIVA. 2003. (Congresso).

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO PARENTERAL E ENTERAL. 2003. (Congresso).

I SEMINÁRIO DE PESQUISAS E EXTENSÃO DA ESCOLA DE NUTRIÇÃO.ALCANCES E LIMITAÇÕES DA PRÁTICA DE PESQUISA NO INÍCIO DA GRADUAÇÃO. 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Júlio Cezar Sillos André

MARANHAO NETO, G.;MURAD, L. B.; MACHADO, S.. Estima da aptidão cardiorrespiratória, sem testes de exercícios, na atenção primária: associação com os diferentes pontos de corte para determinação da síndrome metabólica. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Atividade Física) - Universidade Salgado de Oliveira.

Aluno: Adriana Santos

LOPES, M. S. M. E. S.; PADILHA, P. C.; TOSCANO, U. B.;MURAD, L. B.. Relação entre o estado nutricional, parâmetros clínicos e sobrevida em pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos à laringectomia total. 2019. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Júlio Cezar Sillos André

MURAD, L. B.; GOMES, M. C.; MARANHAO NETO, G.; SIQUEIRA, A. P. L.. Síndrome Metabólica, condição socioeconômica e estilo de vida entre adultos de uma unidade de saúde em Japeri/RJ: indicadores para a educação em saúde a partir da realidade dos sujeitos.. 2013. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Rafaelle de Barros Caxiano Chissini

MURAD, L. B.; KUSCHNIR, M. C. C.; GIANNINI, D. T.; MARTUCCI, R. B.; KALE, P. L.; VEIGA, G. V.; SZTAJNBOK, F. R.. Ponto de corte para o Modelo Homeostático de Avaliação da Resistência à Insulina associado à síndrome metabólica para adolescentes brasileiros. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristiane Aline D`Almeida

ROSADO, E. L.; THULER, L. C. S.; CORREIA, M. I. T. D.; ROSA, G.; MATOS, A. C.;MURAD, L. B.. Triagem Nutricional em pacientes idosos oncológicos: estudo multicêntrico. 2018. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Wanélia Vieira Afonso

PERES, W. A. F.; PADILHA, P. C.;MURAD, L. B.. Inquerito Brasileiro de Nutrição Oncológica Pediátrica: Um estudo de base hospitalar. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe Melo

MURAD, L. B.; DALMEIDA, C. A.; AFONSO, W. V.. Could nutritional parameters predict 90-day mortality in patients with head and neck cancer?. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Residência Multiprofissional) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Gislaine Barbosa Bezerra

MARTUCCI, R. B.;MURAD, L. B.; FEIJO, P.. Caracterização do perfil alimentar e nutricional dos sobreviventes de cancer de cavidade oral e o grau de adesão as recomendações de prevenção ao câncer emitidas pela (WCRF/AICR). 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Residência Multiprofissional) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Aline Pereire Pedrosa

MARTUCCI, R. B.; CATHOUD, T.;MURAD, L. B.. Modified NUTRIC score (mNutric score) como preditor de desfechos clínicos desfavoráveis em pacientes oncológicos críticos. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Residência Multiprofissional) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Geisiane Alves da Silva

OLIVEIRA, L. C.; PERES, W. A. F.;MURAD, L. B.. Utilidade clínica do Escore Prognóstico de Glasgow modificado para classificação de cachexia em pacientes com câncer avançado em cuidados paliativos. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Residência Multiprofissional) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Fernanda Pacheco de Oliveira

MURAD, L. B.; CHAVES, G. V.. Perfil nutricional de pacientes com câncer de cavidade oral em pré-tratamento antineoplásico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Residência Multiprofissional) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Erika Elias Ferreira

GUERRA, D. C.;MURAD, L. B.; REIS, P.. Estado nutricional de pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopiéticas alogênico: Um estudo retrospectivo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Residência Multiprofissional) - Instituto Nacional de Câncer.

MURAD, L. B.. Membro da Comissão Própria de Avaliação de Curso de Nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo Período0. 2009. Universidade Federal do Espírito Santo.

MURAD, L. B.. Membro da Comissão Julgadora de Trabalhos da XII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E VII PÓS-GRADUAÇÃO DO INCA//SESSÃO PÔSTER. 2015. Instituto Nacional de Câncer.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elaine Marly Masini d'Avila

D'ÁVILA, E. M. M.. Avaliação dos efeitos fisiológicos e tóxicos da niacina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Escola de Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Gilson Teles Boaventura

VIANNA, Lucia Marques; Alvarenga, Regina Papais;BOAVENTURA, G. T.. Efeito da suplementação de Decilubiquinona em ratos espontaneamente hipertensos com propensão à isquemia cerebral (SHRSP). 2007. Dissertação (Mestrado em Neurologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Gilson Teles Boaventura

VIANNA, Lucia Marques; Alvarenga, Regina Papais; Basilio-de-Oliveira, C.A.; Serfaty, C.A.; Houzel, JC;BOAVENTURA, G. T.; BARROS, C. M. DE M. R.. Suplementação crônica de alfa-tocoferol preserva a resposta neurológica e reverte os efeitos deletérios da inibição da óxido nítico sintase endotelial em ratos espontaneamente hipertensos propensos ao acidende vascular encefálico. 2011. Tese (Doutorado em Neurologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Lucia Marques Alves Vianna

MURAD, L. B.; Telles G; Alvarenga,P;VIANNA, L. M. Efeitos fisiologicos da decilubiquinona. 2007. Dissertação (Mestrado em Neurologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Regina Maria Papais Alvarenga

Vianna, LAM;Papais-Alvarenga, R. M; BOAVENTURA, GT. Efeitos da suplementação de Decilubiquinona em ratos espontâneamente hipertensos com propensão à isquemia cerebral (SHRSP).. 2007. Dissertação (Mestrado em Neurologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Regina Maria Papais Alvarenga

MURAD, L. B.; Vianna, LAM;ALVARENGA, R.M.P.; OLIVEIRA, C. A. B.; HOUZEL, J. C.; SERFATY, C. A.. "Suplementação crônica de alfa-tocoferol preserva a resposta neurológica e reverte os efeitos deletérios da inibição do óxido nítrico sintase endotelial em ratos espontaneamente hipertensos propensos ao acidente vascular cerebral". 2011. Tese (Doutorado em Programa de 'pós graduação em neurologia - UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Lúcia Teixeira Polônio

POLÔNIO, M. L. T.. Avaliação dos efeitos fisiológicos e tóxicos da Niacina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Claudio Alberto Serfaty

Serfaty, C.A.. SUPLEMENTAÇÃO CRÔNICA DE ALFA TOCOFEROL PRESERVA A RESPOSTA NEUROLÓGICA E REVERTE OS EFEITOS DELETÉRIOS DA INIBIÇÃO DA ÓXIDO NÍTRICO SINTASE ENDOTELIAL EM RATOS ESPONTANEAMENTE HIPERTENSOS PROPOENSOS AO ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO. 2011. Tese (Doutorado em Neurologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Carlos Magno de marce Rodrigues Barros

BARROS, C. M. M. R.. SUPLEMENTAÇÃO CRÔNICA DE ALFA-TOCOFEROL PRESERVA A RESPOSTA NEUROLÓGICA E REVERTE OS EFEITOS DELETÉRIOS DA INIBIÇÃO DAS ISOFORMAS CONSTITUTUVAS DA ÓXIDO NÍTRICO SINTASE EM RATOS ESPONTANEAMENTE HIPERTENSOS PROPENSOS AO ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO. 2011. Tese (Doutorado em Neurologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Jean Christophe Houzel

SERFATY, C.;HOUZEL, J.C.; PAPAIS-ALVARENGA, R. M.; BASILO-DE-OLIVEIRA, C. A.; VIANNA, L. M.. Suplementação crônica de alfa-tocoferol preserva a resposta neurológica e reverte os efeitos deletérios da inibição da óxido nítrico sintase endotelial em ratos espontaneamente hipertensos propensos ao acidente vascular encefálico. 2011. Tese (Doutorado em Neurologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Thiago Huaytalla Silva

RELAÇÃO ENTRE ESTADO NUTRICIONAL, MARCADORES INFLAMATÓRIOS, DESFECHOS CLÍNICOS E SOBREVIDA EM PACIENTES COM CÂNCER COLORRETAL; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Gabrielle Vargas

Relação entre ASG-PPP, marcadores inflamatórios e moleculares no câncer colorretal; Início: 2020; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Residência Multiprofissional) - Instituto Nacional de Câncer; (Orientador);

Hanelle Lysias Da Silva

Influência do perfil inflamatório sistêmico na composição lipídica de tumores colorretais e associação com desfechos clínicos; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Programa de Pós-Graduação em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer, Ministério da Saúde; (Orientador);

Celina Soares de Carvalho

Influência do jejum pré-operatório em pacientes com câncer de cabeça e pescoço; 2017; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Leonardo Borges Murad;

Bruna Cristina dos Santos Cruz

Avaliação dos efeitos do uso de probiótico e simbiótico na carcinogênese de cólon induzida por 1,2-dimetilhidrazina em camundongos; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência da Nutrição) - Universidade Federal de Viçosa,; Coorientador: Leonardo Borges Murad;

Luana Dalbem Murad

Relação do estado nutricional com parâmetros imunológicos, perfil do infiltrado linfocitário e, sua associação com indicadores de prognósticos em pacientes com carcinoma espinocelular de laringe; 2017; Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Leonardo Borges Murad;

Isadora Britto Kopke

Pretreatment albumin and leukocytes levels maybe useful as markers of postoperative complications and survival prognosis in colorectal cancer patients: a retrospective cohort study; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Residência Multiprofissional) - Instituto Nacional de Câncer; Orientador: Leonardo Borges Murad;

Thiago Huaytalla Silva

Papel do estado nutricional nos parâmetros prognósticos, desfechos clínicos e sobrevida em pacientes com câncer colorretal; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Residência Multiprofissional) - Instituto Nacional de Câncer; Orientador: Leonardo Borges Murad;

TAÍSSA MARIA DE SÁ RAMOS

Papel do ácido graxo docosahexaenóico na modulação da proliferação e sobrevivência celular mediada pela via Wnt/Beta-catenina em uma linhagem de câncer colorretal exposta a radiação ionizante; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo Borges Murad;

Ana Lúcia Miranda de Carvalho

Fatores associados ao estado nutricional e recaída em pacientes pediátricos com Leucemia Linfoblástica Aguda; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Residência Multiprofissional) - Instituto Nacional de Câncer; Orientador: Leonardo Borges Murad;

Yves Andriely

Suplementação de nutrientes antioxidantes durante a quimioterapia e a radioterapia: Uma revisão sistemática; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Residência Multiprofissional) - Instituto Nacional de Câncer; Orientador: Leonardo Borges Murad;

CAMILA FONSECA DE ANDRADE

Influência da abreviação do jejum peri-operatório em pacientes com câncer de cabeça e pescoço; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Residência Multiprofissional) - Instituto Nacional de Câncer; Orientador: Leonardo Borges Murad;

ÉRICA LOUBACK DA CUNHA

ABORDAGEM NUTRICIONAL EM PACIENTES OBESOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Clínica) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Leonardo Borges Murad;

LÍVIA MARIA DA SILVA

ASPECTOS MOTIVACIONAIS PARA EQUIPES DE TRABALHO NAS UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA DE ALIMENTO) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Leonardo Borges Murad;

Andrea Simone Costa Lizardo

Avaliação dos efeitos do ácido docosahexaenóico associado a radiação ionizante na linhagem de câncer colorretal HT-29; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Programa de Pós-Graduação em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo Borges Murad;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lucia Marques Alves Vianna

SUPLEMENTAÇÃO DE COENZIMA Q10 (ANALOGO) A RATOS SHR-SP; 2006; Dissertação (Mestrado em Neurologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Lucia Marques Alves Vianna;

Regina Maria Papais Alvarenga

"Suplementação crônica de alfa-tocoferol preserva a resposta neurológica e reverte os efeitos deletérios da inibição de òxido nítrico sintase endotelial em ratos espontaneamente hipertensos propensos ao acidente vascular encefálico'; ; 2011; Tese (Doutorado em Doutorado em Neurologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Regina Maria Papais Alvarenga;

José Andrés Morgado Díaz

2018; Instituto Nacional de Câncer,; José Andrés Morgado Díaz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, THIAGO HUAYTALLA ; PERES, WILZA ARANTES FERREIRA ; ROSA, KARLA SANTOS DA COSTA ; SCHILITHZ, ARTHUR ORLANDO CORREA ; DE OLIVEIRA, LIVIA COSTA ; MURAD, LEONARDO BORGES . Advanced Stage of Disease and Systemic Inflammation as Factors Associated With Referral of Patients With Colorectal Cancer to a Palliative Care Unit. American Journal of Hospice & Palliative Medicine , v. 2, p. 104990912090278, 2020.

  • HUAYATALLA, T. ; PERES, W. A. F. ; SCHILITHZ, A. O. C. ; MURAD, L. B. . Neutrophil-lymphocyte ratio and nutritional status are clinically useful in predicting prognosis in colorectal cancer patients. NUTRITION AND CANCER-AN INTERNATIONAL JOURNAL , v. 71, p. 1-10, 2019.

  • MURAD, L. B. ; NOGUEIRA, P. S. ; ARAUJO, W. M. ; SOUSA-SQUIAVINATO, A. C. M. ; ROCHA, M. R. ; SOUZA, W. F. ; DE-FREITAS-JUNIOR, J. ; BARCELLOS-DE-SOUZA, P. ; BASTOS, L. G. ; MORGADO-DIAZ, J. A. . Docosahexaenoic acid promotes cell cycle arrest and decreases proliferation through WNT/-catenin modulation in colorectal cancer cells exposed to -radiation. BIOFACTORS , v. 9999, p. 1-11, 2018.

  • CARVALHO, A. L. M. ; SCHRAMM, M. T. ; MURAD, L. B. ; SARAIVA, D. C. A. . Nutritional status and clinical outcomes in pediatric patients with acute lymphoblastic leukemia. REVISTA BRASILEIRA DE CANCEROLOGIA , v. 62, p. 329-336, 2017.

  • CAVARGERE, V. A. ; GUIMARAES, M. R. M. ; CHAVES, A. ; MURAD, L. B. ; VIANNA, L. M . Effects of Vitamin K1 Supplementation on the Risk Factors to the Stroke and on Memory in Spontaneously Hypertensive Rats Stroke Prone (SHR-sp). BRAZILIAN ARCHIVES OF BIOLOGY AND TECHNOLOGY (ONLINE) , v. 59, p. e16150572, 2016.

  • GUIMARAES, M. R. M. ; MURAD, L. B. ; OLIVEIRA, C. A. B. ; Vianna LM ; VIANNA, L. M . Effects of alpha-tocopherol associated to lovastatin on brain tissue and memory function in SHRSP. Physiology & Behavior , v. 149, p. 303-309, 2015.

  • GUIMARÃES M.R.M. ; MURAD, L. B. ; PAGANELI, A. ; OLIVEIRA, C. A. B. ; VIANNA, L. M. . Supplementation of alpha-tocopherol is able to modulate heart and kidney histopathological features of shrsp rats. Current Topics in Nutraceutical Research , v. 12, p. 19-24, 2014.

  • MURAD, L. B. ; GUIMARÃES M.R.M. ; PAGANELI, A. ; OLIVEIRA, C. A. B. ; VIANNA, L. M. . Alpha-tocopherol in the brain tissue preservation of stroke-prone spontaneously hypertensive rats. JOURNAL OF PHYSIOLOGY AND BIOCHEMISTRY , v. 69, p. 23949732, 2013.

  • MURAD, L. B. ; GUIMARÃES M.R.M. ; VIANNA, L. M. . Alpha-tocopherol protects against memory impairment caused by L-NAME and modulates the injury marker and blood coagulant parameters. BIOFACTORS , v. 37, p. 315-322, 2011.

  • MURAD, L. B. ; GUIMARÃES M.R.M. ; VIANNA, L. M. . Efeitos comparativos da suplementação de alfa-tocoferol e decilubiquinona (análogo da coenzima Q10) na pressão arterial sistólica e estresse oxidativo em ratos shrsp. Revista de Metabolismo e Nutrição , v. 10, p. 134-138, 2009.

  • GUIMARÃES M.R.M. ; MURAD, L. B. ; CASTRO, R. B. ; VIANNA, L. M. . Oral treatment with alpha-tocopherol reduces systolic blood pressure,oxidative stress and modulates lipid profile of stroke pronespontaneously hypertensive rats. Current Topics in Nutraceutical Research , v. 7, p. 41-44, 2009.

  • MURAD, L. B. ; LONGHI, R. ; VIANNA, L. M. . Medidas antropométricas e acidente vascular encefálico. FISIOTERAPIA BRASIL , v. IX, p. 283-288, 2008.

  • MURAD, L. B. ; GUIMARÃES M.R.M. ; VIANNA, L. M. . Effects of decylubiquinone (coenzyme Q10) suplementation on SHRSP. BIOFACTORS , v. 30, p. 13-18, 2007.

  • MURAD, L. B. ; CASTRO, R. B. ; VIANNA, L. M. . Efeitos da suplementação suprafisiológica de nicotinamida na pressão arterial sistólica e na glicemia de ratos Wistar. Revista de Metabolismo e Nutrição , v. XIII, p. 110-113, 2006.

  • CASTRO, R. B. ; MURAD, L. B. ; VIANNA, L. M. . Nicotinamida e acidente vascular encefálico. NEUROCIÊNCIAS (RIO DE JANEIRO) , v. 3, p. 1-5, 2006.

  • LONGHI, R. ; MURAD, L. B. ; VIANNA, L. M. . Influência da niacina no acidente vascular encefálico. Nutrição Brasil , v. 6, p. 362-366, 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MURAD, L. B. . Metabolismo I e II. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MURAD, L. B. . Nutrição Esportiva. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Adiposidade central e inflamação sistêmica em pacientes com câncer colorretal: um estudo epidemiológico e molecular sobre a transição epitélio-mesenquimal, Descrição: O tecido adiposo possui inúmeras funções fisiológicas essenciais à manutenção da homeostase. Contudo, o excesso de adiposidade, principalmente a alta concentração na região central (abdominal), pode estar ligado a diversas doenças crônico-degenerativas, incluindo as neoplasias. Em adição, trabalhos têm reportado que o excesso de adiposidade visceral tem sido associado ao aumento do risco de câncer gastrointestinal. Evidências sugerem que a inflamação sistêmica, assim como, as alterações metabólicas observadas na obesidade visceral, sustentam essa associação. A inflamação é considerada um processo chave para a ativação da transição epitélio-mesenquimal (TEM) relacionada com a progressão tumoral e a resistência à terapia antineoplásica. A TEM é um processo de alteração morfológica cujas células epiteliais são transformadas em células com fenótipo mesenquimal. Nesse processo, as células tumorais param de expressar proteínas de adesão celular, como a E-caderina e claudina-1, e aumentam a expressão de marcadores mesenquimais, incluindo a N-caderina, vimentina e SNAIL. A execução desse projeto, pode gerar conhecimento sobre os efeitos da adiposidade visceral na modulação das citocinas pró-inflamatórias e hormônios derivados dos adipócitos; na alteração da expressão de moléculas pró ou antitumorais; na indução da transição epitélio mesenquimal; na resposta as terapias antineoplásicas e nos desfechos clínicos de progressão tumoral e sobrevida nos pacientes com câncer colorretal. É esperado que a elucidação dessas questões contribua para o aperfeiçoamento do manejo clínico desses pacientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Leonardo Borges Murad - Coordenador / Wilza Arantes Ferreira Peres - Integrante / Julio Cesar Sillos Andre - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Caracterização do perfil lipídico tumoral, alterações moleculares e desfechos clínicos em pacientes com câncer colorretal, Descrição: Estudos prognósticos em contextos clínicos permitem que profissionais, pacientes e familiares tomem decisões mais esclarecidas a respeito de cuidados de saúde, evitando assim o manejo de equipamentos e tratamentos fúteis, que prejudicam a qualidade de vida do paciente. Os biomarcadores prognósticos são ferramentas importantes, associadas à progressão de doença, à resposta à terapia antineoplásica e à sobrevida em pacientes oncológicos. Com a enorme incidência e impacto na saúde pública é de extrema relevância o estudo de novos biomarcadores no câncer colorretal (CCR), constituindo-se um amplo e novo campo de pesquisa para melhora do diagnóstico, tratamento e sobrevida do paciente. A relação entre CCR e lipídios mostra-se essencial para compreender o complexo sistema de tumorigênese e progressão tumoral; entender as alterações metabólicas, genéticas e epigenética; identificar as principais estruturas lipídicas; funções e interações com outros lipídios; proteínas e metabólitos; e compreender diferenças nos distintos estágios da doença e também em diferentes partes do cólon e reto. Com isso, a identificação de lipídios no tecido tumoral envolvidos com vias moleculares, alterações na expressão gênica e desfechos clínicos específicos poderão resultar em potenciais biomarcadores, visando prognósticos mais acurados, maior grau de precisão na indicação terapêutica e consequentes benefícios clínicos aos pacientes com CCR.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Leonardo Borges Murad - Coordenador / Arthur Orlando Correa Schilithz - Integrante / Wilza Arantes Ferreira Peres - Integrante / Maria das Graças Tavares do Carmo - Integrante / Thiago Huayatalla - Integrante / Maria Theresa de Sousa Accioly - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Estado nutricional, indicadores prognósticos e status imunológico in situ em tumores sólidos, Descrição: Os escores dos indicadores prognósticos são ferramentas importantes associadas com a progressão de doença, a resposta a terapia antineoplásica e a sobrevida em pacientes oncológicos, incluindo os pacientes com câncer de cabeça e pescoço. O estado nutricional tem relação direta nos componentes de alguns desses indicadores como o IMC, a albumina e a proteína C reativa (PCR), além de influência na resposta imune, o que poderia causar um desequilíbrio nas concentrações de neutrófilos e outras células hematológicas da série branca. Indicadores como Razão Neutrófilo/Linfócito, Razão Plaqueta/Linfócito e Razão Monócito/Linfócito são conhecidamente índices de alto valor prognóstico em oncologia. Alterações nutricionais podem estar diretamente ligadas a alterações desses indicadores. Além disso, pacientes desnutridos podem ter arrefecimento do poder imune, desempenhado pelas células de defesa, principalmente linfócitos T, e esse evento estar relacionado a progressão tumoral, presença de metástases, aparecimento de recidivas e redução drástica da sobrevida. A classificação nutricional dos pacientes associada aos escores inflamatórios pode levar a acurácia da ferramenta prognóstica e servir a propósitos de decisão terapêutica. Além disso, a avaliação do status imunológico de TCD4, TCD8, dentre outras células imunes, nas amostras tumorais, permite esclarecer a relação entre estado nutricional, inflamação e comportamento do sistema imune na área oncológica... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leonardo Borges Murad - Coordenador / LUANA DALBEM MURAD - Integrante / Eliane Fialho de Oliveira - Integrante / Mariana Costa Monteiro - Integrante / Arthur Orlando Correa Schilithz - Integrante / Gustavo Costa Verardino - Integrante / Priscila Valverde Fernandes - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    Influência da abreviação de jejum pré-operatório em pacientes com câncer de cabeça e pescoço, Descrição: O jejum pré-operatório foi estabelecido quando as técnicas anestésicas ainda eram elementares, a fim de prevenir complicações pulmonares associadas a êmese e aspirações de conteúdo gástrico, por meio da garantia do esvaziamento estomacal, evitando, assim, broncoaspiração no momento da indução anestésica. Porém, nas últimas décadas, surgiram dúvidas sobre a real necessidade dessa conduta e vários estudos passaram a ser realizados. Os mais recentes guidelines recomendam a ingestão de líquidos claros duas horas antes da cirurgia com o objetivo de reduzir as complicações pós-operatórias. A oferta dessas soluções enriquecidas com carboidratos foi descrita como benéfica, sendo observada melhoria significativa na recuperação pós-operatória. Interessantemente, outras evidências já haviam sugerido que a adição de proteínas ou aminoácidos poderiam fornecer maior benefício para o paciente no período pós-operatório por meio da melhora da resposta orgânica ao trauma cirúrgico, da força muscular e da fadiga. Sendo assim, indivíduos com câncer de cabeça e pescoço, grupo de risco nutricional, podem ser favorecidos com a abreviação do jejum pré-operatório e, uma vez que a maioria dos estudos contemplam as cirurgias abdominais, e são limitadas na literatura pesquisas envolvendo pacientes oncológicos submetidos a cirurgias de cabeça e pescoço. Nesse trabalho, poderá ser avaliado o impacto da abreviação de jejum realizada com líquidos claros acrescidos de carboidrato e também averiguar se a adição de proteínas a esse líquido poderia potencializar os benefícios desse protocolo. A eficácia e segurança dessa nova técnica serão testados e poderão ser incorporados como nova condutas a esse grupo de pacientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leonardo Borges Murad - Coordenador / Wilza Arantes Ferreira Peres - Integrante / Celina Soares de Carvalho - Integrante.

  • 2013 - 2017

    Efeitos do ácido graxo poliinsaturado docosahexaenóico na via Wnt/Beta-catenina de células de câncer colorretal submetidas à irradiação ionizante., Descrição: O tratamento radioterápico proposto para o câncer colorretal aponta para a redução da recidiva local, contudo sem aumento significativo da sobrevida global. A radiorresistência adquirida por células sobreviventes pode levar a um estado adaptativo com aumento da capacidade de invasão e de evasão da morte celular. Evidências recentes têm apontado envolvimento de algumas proteínas estruturais nesse processo. Adicionalmente, estudos têm demonstrado o acúmulo de beta-catenina no núcleo de tumores colorretais extraídos de pacientes submetidos a irradiação ionizante, e sugeriram associação da beta-catenina nuclear com a radiorresistência. Essa característica também foi observada em trabalhos prévios do nosso grupo que demonstrou aumento da atividade do fator de transcrição TCF/LEF dependente de Wnt/Beta-catenina em células de câncer colorretal tratadas com radiação ionizante. A translocação da beta-catenina para o núcleo pode ser responsável pelo aumento da expressão da survivina, a qual está intrinsecamente ligada aos processos de sobrevivência celular de alguns tipos de câncer incluindo o colorretal. Por outro lado, autores têm demonstrado que o ácido graxo poliinsaturado docosahexaenóico (DHA), pode ter um papel potencializador na terapia de radiação ionizante, com posterior elevação nas taxas de apoptose celular. Adicionalmente, alguns trabalhos têm apontado para a inibição da expressão da survivina e aumento da degradação de beta-catenina em células de câncer colorretal tratadas com o DHA. Objetivo: Avaliar a modulação da via Wnt/Beta-catenina pelo ácido docosahexaenóico em linhagens de células de câncer colorretal submetidas a irradiação ionizante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leonardo Borges Murad - Coordenador / Jose Andres Morgado-Díaz - Integrante / ANDREA SIMONE COSTA LIZARDO - Integrante., Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

PRÊMIO MELHOR TRABALHO CIENTÍFICO, GRUPO ONCOLOGIA DOR.

2015

MENÇÃO HONROSA EM ONCOLOGIA EXPERIMENTAL E CLÍNICA, FEDERAÇÃO DAS SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL.

2015

PRÊMIO DE 1 LUGAR NA XII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO INCA//SESSÃO PÔSTER, INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER.

2012

PRÊMIIO DE MELHOR TRABALHO, SOCIEDADE BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO PARENTERAL E ENTERAL.

2011

PRÊMIO DE MELHOR TRABALHO DE DOENÇA CÉREBRO VASCULAR NA APRESENTAÇÃO PÔSTER DURANTE O IV CONGRESSO DA ANERJ, ASSOCIAÇÃO DE NEUROLOGIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

2008

PRÊMIO DE 1 LUGAR NA SESSÃO DE TEMAS LIVRES ORAL NA VII JORNADA SOCERJ DE NUTRIÇÃO, 25 CONGRESSO DE CARIOLOGIA DA SOCERJ., SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

2007

PRÊMIO DE 1° LUGAR NA SESSÃO DE TEMAS LIVRES MURAIS DO 12° FÓRUM DE NUTRIÇÃO EM CARDIOLOGIA DO 62° CONGRESSO BRAILEIRO DE CARDIOLOGIA, SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Nacional de Câncer, Coordenação de Assistência Técnica, Hospital do Câncer I. , Praça da Cruz Vermelha, nº23, Centro, 29056940 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 32071188

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - Atual

Instituto Nacional de Câncer

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnologista Jr. - Nutrição Clínica, Carga horária: 40

Outras informações:
Hospital do Câncer I Docente e Preceptor da Pós-Graduação em Residência Multiprofissional do INCA Pesquisador

Atividades

  • 02/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Assistência Técnica, Hospital do Câncer I.,Linhas de pesquisa

  • 05/2011

    Ensino, Pós-Graduação em Residência Multiprofissional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Disciplina de Metabolismo I e II

  • 04/2013 - 12/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Pesquisa, Divisão de Biologia Celular.,Linhas de pesquisa

2007 - 2011

Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Nutricionista Fiscal, Carga horária: 35

2006 - 2007

Neurocor Clínica e Cirurgia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Nutricionista Clínico, Carga horária: 8