STEFAN HOPPE
Fui incorporado ao Exército Brasileiro para trabalhar como músico no ano 2000 na cidade de São Miguel do Oeste, no ano de 2005, passei no processo seletivo de Cabo Músico em Cascavel ? PR, fui transferido para a banda de música daquela unidade em 2006 e lá permaneci até setembro de 2007. Sou formado em Geografia - Licenciatura - pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2006). Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Assis Gurgacz - FAG (2007). Especialização em Formação em Educação a Distância - Unip (2015) e Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2009).Sou licenciado em Sociologia - Unip (2017). Trabalhei como tutor presencial na Pós Graduação em Gestão Ambiental em Municípios da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e como Professor/Diretor Auxiliar no Colégio Estadual Almiro Sartori (Foz do Iguaçu - PR). Tenho experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Rural. Sou idealizador e professor voluntário do projeto de musicalização ?Portal da Música? que atende crianças e adolescentes carentes da comunidade do Portal da Foz de Foz do Iguaçu ? PR, projeto criado em março de 2015.
Informações coletadas do Lattes em 30/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio
2007 - 2009
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Da Fronteira Agrícola a Agroindustrialização: o caso de São João do Oeste,Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Erneldo Schallenberger
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Formação em Educação a Distância
2013 - 2015
Universidade Paulista
Título: Por quê fazer uma graduação Educação a distância? Estudo de caso com alunos do Colégio Estadual Almiro Sartori
Orientador: Prof. Dra Eva Mendes
Especialização em Docência do Ensino Superior
2006 - 2007
Faculdade Assis Gurgacz
Título: Avaliação no esino superior: Etapa pedagógica no processo ensino aprendizagem.
Orientador: Rosimara Saraiva Carvalho
Graduação em Sociologia
2015 - 2017
Universidade Paulista
Título: A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIDICIPLINAR NA VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRODESCENDENTE E INDÍGENA: ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO ESTADUAL ALMIRO SARTORI
Orientador: Profª: Dra Neusa Meirelles Costa
Graduação em Geografia
2002 - 2006
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Título: A Poluição do Rio Uruguai na Extensão Urbana de Itapiranga-SC
Orientador: Antônio Carlos Moreira
Formação complementar
2010 - 2010
Disseminadores da Educação Fiscal. (Carga horária: 160h). , Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2009 - 2010
Curso de prevenção ao uso de drogas. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Agrária.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Política.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia da População.
Participação em eventos
XVI Encontro Nacional de Geógrafos. 2010. (Encontro).
XVI Encontro Nacional de Geógrafos.Impactos causados pela agroindustrialização: O caso de São João do Oeste. 2010. (Encontro).
IV Colóquio Internacional Cultura e Memória Social.Associativismo e ocupação da fronteira agrícola do oeste catarinense. 2009. (Outra).
XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. 2007. (Congresso).
GEOGRAFIA E ESPAÇO REGIONAL. 2003. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
HOPPE, Stefan ; SHIKIDA, P. F. A. ; SILVA, J. R. . ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA IMPLANTAÇÃO DE UMA DESTILARIA PARA PRODUÇÃO DE ÁLCOOL CARBURANTE A PARTIR DA MANDIOCA. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana , v. 1, p. nº2, 2009.
-
HOPPE, Stefan ; DAHLEM . Impactos causados pela agroindustrialização: O caso de São João do Oeste. In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010, Porto Alegre. Crises, Práxis e Autonomia: Espaços de Resistência e de Esperança, 2010.
-
HOPPE, Stefan . Rede de distribuição de água: Estudo de caso de um grupo de agricultores da comunidade da Linha Medianeira. In: VII ENABER, 2009, São Paulo. Rede de distribuição de água: Estudo de caso de um grupo de agricultores da comunidade da Linha Medianeira, 2009.
-
HOPPE, Stefan ; SHALLENBERGER Erneldo . Associativismo e ocupação da fronteira agrícola do oeste de Santa Catarina. In: VI Colóquio Internacional Cultura e Memória Social, 2009, Toledo-PR. Associativismo e ocupação da fronteira agrícola do oeste de Santa Catarina, 2009.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Uniguaçu/Faesi. , Rua Valentim Celeste Palavro, 1501, Conjunto Panorama, 85877000 - São Miguel do Iguaçu, PR - Brasil, Telefone: (45) 35653181
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade Tecnológica Federal do ParanáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 20
2009 - 2011
uniguaçu/faesiVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Geografia, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor das Disciplinas: Organização do Espaço Mundial; Geografia Política e Geopolítica; Geografia Agrária; Fisiologia da Paisagem.
2009 - Atual
Colegio Estadual Almir SartoriVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor de Geografia do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
2016 - Atual
Colégio Estadual Almiro SartoriVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Curso de Empreendedorismo em parceria com o SEBRAE.
2018 - Atual
Secretaria de Educação do Estado do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Sociologia, Carga horária: 14
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de STEFAN HOPPE e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?