Marcus Weydson Pinheiro

Professor do Magistério Superior da UFC. Graduado em licenciatura Letras/Libras pela Universidade Federal do Santa Catarina - UFSC (2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras. Especialista em educação à distância em Libras pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Mestre em Estudos da Tradução na Universidade Federal do Ceará - POET UFC.

Informações coletadas do Lattes em 08/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Estudos da Tradução

2015 - 2017

Universidade Federal do Ceará
Título: Tradução como ferramenta de compreensão da língua portuguesa no curso Letras Libras da UFC, Ano de Obtenção: 2018
Tito Livio Cruz Romão.

Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em LIBRAS

2011 - 2013

Universidade Cidade de São Paulo
Título: TCC Material Didático para o ensino de Língua Portuguesa como segunda Língua: Uma proposta para alunos Surdos do Ensino Médio
Orientador: Leociléa Aparecida Vieira

Graduação em Letras/Libras

2006 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Estágio Supervisionado
Orientador: Renata Peixoto

Graduação interrompida em 2006 em Gestão Empreendedora

2006 - Atual

Faculdade Integrada do Ceára
Ano de interrupção: 2006

Formação complementar

2019 - 2019

Curriculo Lattes e Orcid. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2019 - 2019

Pesquisa Cientifica em bases de dados. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2018 - 2018

Workshop - SEI/UFC: Sistema Eletrônico de Informações - DELLES/CH. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2018 - 2018

Wordpress para servidores. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Formação DTIC - Docência Integrada às Tecnologias. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em Curso de Formação em Tutores UFC Virtual. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2010 - 2010

PROLIBRAS - PROFICIENCIA EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇ. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Libras.

Organização de eventos

PINHEIRO, M. W. . II Encontro Nacional de Professores de Libras no Ensino Superior - ENPLES. 2015. (Outro).

PINHEIRO, M. W. . I Fórum Cearense sobre Ensino de Libras. 2014. (Outro).

PINHEIRO, M. W. . IV Encontro Nacional de Estudantes de Letras Libras (Libras em movimento: Apredizado, Ensino e Tradução). 2010. (Outro).

Participação em eventos

Semana de Lives em Libras.Lives em Libras. 2020. (Outra).

Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - FENEIS.Worksop de Libras: Documentação em Libra e Currículo em Libras. 2017. (Oficina).

1º Congresso Nacional Pesquisas em Linguísticas de Línguas de Sinais. Minicurso 3: Um corpus de língua de sinais vinculado aos dados. 2016. (Congresso).

1º Congresso Nacional Pesquisas em Linguísticas de Línguas de Sinais. 1º Congresso Nacional de Pesquisas em Linguísticas de Línguas de Sinais. 2016. (Congresso).

1º Congresso Nacional Pesquisas em Linguísticas de Línguas de Sinais. Minicurso 4: Narrative structure in sign languages. 2016. (Congresso).

5º Congresso Nacional Pesquisas em Tradução e Interpretação. 5º Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. 2016. (Congresso).

5º Congresso Nacional Pesquisas em Tradução e Interpretação. Tradução como ferramenta de compreensão de textos acadêmicos no curso Letras Libras. 2016. (Congresso).

Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.Minicurso: Método de Pesquisa - Projetos e Artigos. 2016. (Oficina).

Instituto Cearense de Educação de Surdos - ICES.Lei de LIBRAS. 2016. (Encontro).

Instituto Filippo Smaldone - IFS.Lei de Libras. 2016. (Encontro).

Secretária Executiva Regional IV - SER IV.Cultura e Identidade Surda. 2016. (Encontro).

APILCE - Associação dos Profissionais Intérpretes e Tradutores dada LIBRAS.OFICINA DE TRADUÇÃO LIBRAS - PORTUGUÊS. 2015. (Oficina).

APILCE - Associação dos Profissionais Intérpretes e Tradutores dada LIBRAS.I Encontro de Tradutores e Intérpretes de Libras do Ceará. 2015. (Encontro).

FA CRUZ EDUCADORA.OFICINA: EXPRESSÃO CORPORAL E FACIAL. 2015. (Oficina).

FENEIS - Federação Nacional Educação e Integração de Surdos.OFICINA DE GUIA: INTÉRPRETES SURDOS PARA SURDOSCEGOS. 2015. (Oficina).

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC.Espaço de discussão: "Acessibilidade: Desafios e Perspectivas", da VII Mostra Acadêmica de Enfermagem da UFC", com varga horária de 4 hs/a, organizada pelo PET Enfermagem UFC. 2015. (Outra).

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC.O que mãos falam? Organizada pelo C.A. em parceira com o corpo discente e docente do curso Letras-Libras, na UFC, com carga horáia de 4 horas complementares. 2015. (Outra).

Universidade Federal do Ceará - UFC.I Fórum Cearense sobre Ensino de Libras. 2014. (Outra).

Universidade Federal do Ceará - UFC.I Fórum Cearense sobre Ensino de Libras. 2014. (Outra).

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC.Seminário de Ambientação aos novos servidores. 2014. (Seminário).

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC.A gramática de LIBRAS como experiência visual entre surdos e ouvintes: Discutindo Verdades e Mitos. 2014. (Encontro).

Associação dos Profissionais Instrutores de Língua de Sinaisiais - ASPILS.I Seminário Nacional dos Movimentos Bilíngues de Surdos. 2013. (Seminário).

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ - UNIFOR.Roda de Conversa sobre Cultura Surda, no V CICLO de debates da UNIFOR. 2013. (Outra).

Universidade Federal do Ceará - UFC.O empoderamento das pessoas surdas em destque: novos papeis no cenário social. 2013. (Seminário).

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ - UNIFOR.Roda de Conversa sobre Cultura Surda, no IV CICLO de debates da UNIFOR. 2012. (Outra).

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará - IFCE.IV Semana da Química do Instituto Federal de Educação e Ciências Tecnologia do Ceará Campus de Quixadá. 2012. (Outra).

Centro de Línguas de Maracanaú - CLM.PROLIBRAS e Desvendando a Libras. 2011. (Encontro).

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.V Encontro Nacional de Estudantes de Letras Libras - IFRN e a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. 2011. (Encontro).

Movimento Surdo em Favor da Educação e da Cultura Surda.Seminário Estadual em Defesa das Escolas Bilingues para Surdos no PNE. 2011. (Seminário).

Centro de Cultura e Eventos da UFSC.5th Deaf Academics and Researchers Conference. 2010. (Outra).

Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.Curso de Pedagogia. Palestrante: Marcus Weydson - A Inclusão de pessoas com deficiência auditiva. 2010. (Outra).

Universidade Federal do Ceará - UFC.Defesa da Dissertação da mestranda Juliana Donato Nóbrega, intitulada "O mundo dos surdos: Representações, cotidiano e Políticas públicas". 2010. (Outra).

Centro de Eventos Dorotéias - CED.II Encontro Brasileiro Instituto Filippo Smaldone: Os novos desafios da Educação dos Surdos. 2009. (Encontro).

Faculdade Integrada do Ceará - FIC.II Seminário Comemorativo ao Dia do Surdo. Apresentador Marcus Weydson. 2009. (Seminário).

Universidade Estadual do Ceará - UECE.Oficina de Legendagem e Janela de Libras. Participou colaborador Marcus Weydson. 2009. (Oficina).

Universidade Federal do Ceará - UFC.O EXERCICIO DA MONITORIA DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2009. (Encontro).

Universidade Federal do Ceará - UFC.Contribuições da Informática Educativa na Aquisição da Escrita pelas pessoas surdas. 2008. (Encontro).

Participação em bancas

PINHEIRO, M. W.. Comissão Examinadora da seleção pública para o cargo de professor temporário da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. 2018. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

PINHEIRO, M. W.. Banca examinadora da 2ª Fase da Seleção Pública para a Composição do Núcleo Gestor da Escola Municipal Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota. 2015. Prefeitura Municipal de Fortaleza.

PINHEIRO, M. W.. Comissão Preliminar para análise e parecer de documentação dos candidatos inscritos. 2014. Universidade Federal do Ceará.

PINHEIRO, M. W.. Examinador(a) das bancas de avaliação de Professores e Assistentes do EMI. 2013. Instituto Centro de Ensino Tecnológico.

PINHEIRO, M. W.. Professor Avaliador na banca do curso de instrutor de Libras. 2012. Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.

PINHEIRO, M. W.. Professor Avaliador na banca Examinadora para o Curso de Formação de Intérpretes da LIBRAS. 2012. Associação dos Profissionais Intérpretes e Tradutores da LIBRAS do Ceará.

PINHEIRO, M. W.. Professor Avaliador na Banca para contratação de Instrutores Surdos. 2011. Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Estado CE.

PINHEIRO, M. W.. Professor Avaliador na Banca para o Curso de Conversação. 2011. Centro de Línguas de Maracanaú.

PINHEIRO, M. W.. Professor Avaliador na Banca par curso de conversação. 2011. Centro de Línguas de Maracanaú.

PINHEIRO, M. W.. Professor Avaliador na Banca para o Curso de Formação de Tradutor Intérprete da Lingua de Sinais. 2010. Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Estado CE.

PINHEIRO, M. W.. Professor Avaliador na Banca para o Curso de Conversação. 2010. Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Estado CE.

PINHEIRO, M. W.. Comissão de Seleção de Bolsistas/PREX para o ano 2022 em conformidade com o Edital 2/2022/PREX. 2022. Casas de Culturas Estrangeira.

Produções bibliográficas

  • PINHEIRO, M. W. . Gramática de Língua Brasileira de Sinais como experiência visual entre surdos e ouvintes: discutindo verdades e mitos. II Encontro sobre Gramática (Teoria & Prática) , v. 2, p. 52-52, 2014.

  • PINHEIRO, M. W. ; ROMÃO, T. L. C. . Abordagem Funcionalista da Tradução Aplicada ao Ensino de Letras Libras como Ferramenta de Compreensão Leitora em Língua Portuguesa. In: Camila Teixeira Saldanha / Maria José Laiño Noemi Teles de Melo / Valdecy de Oliveira Pontes. (Org.). A TRADUÇÃO FUNCIONALISTA NO BRASIL: perspectivas teóricas e aplicadas ao ensino de línguas. 1ed.Curitiba PR: EDITORA CRV, 2020, v. 18, p. 73-91.

Outras produções

PINHEIRO, M. W. . A gramática de LIBRAS como experiência visual entre surdos e ouvintes: Discutindo Verdades e Mitos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PINHEIRO, M. W. ; SILVA, F. A. P. . Apostila Ilustrada de Libras. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didático).

PINHEIRO, M. W. . Apostila de LIBRAS - CREAECE. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso Básico de Libras).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades. , Rua Paulino Nogueira, 315, Benfica, 60020270 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 33667911, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - 2013

Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Coordenador de Libras, Carga horária: 20

Outras informações:
Administrar e coordenar no curso técnico profissionalizante Tradução e Interpretação e Instrução de Libras no ensino médio

2011 - 2013

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Libras, Carga horária: 40

Outras informações:
Lenciona disciplina Libras (Faculdade de Educação, Ciencias e Letras do Sertão Central de Quixadá - FECLESC)

2012 - 2012

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Libras, Carga horária: 68

Outras informações:
Lencionou disciplina Libras (Faculdade de Educação, Ciencias e Letras de Iguatu - FECLI)

2011 - 2013

Instituto Educação do Ceará

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Libras, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministrou curso básico (módulos I, II e III) e intermediário (módulo IV) de Libras, curso de instrutores surdos de Libras, curso de intérpretes de Libras e curso de conversação no Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará - CREAECE, na função de Professor de Libras.

2011 - 2012

Centro de Línguas de Maracanaú

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Libras, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministrou aulas de conversação (intermediário - LIBRAS)

2020 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do DELLES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ministro em Fundamentos Teóricos e Práticas de ensino da LIBRAS e suas literaturas

2014 - 2016

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Representante do DELLES juntos ao Conselho CH, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2015

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 64

Outras informações:
Atuou no programa Universidade Aberta do Brasil UAB/UFC, na modalidade semipresencial com carga horária 64 Hs no pólo UFC - Meruoca/CE. Curso: Licenciatura em Letras Inglês - Disciplina: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

2014 - 2015

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor substituto, código CD-3, DELLES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2014

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 64

Outras informações:
Atuou no programa Universidade Aberta do Brasil UAB/UFC, na modalidade semipresencial com carga horária 64 Hs no pólo UFC - Itapipoca/CE. Curso: Licenciatura em Português- Disciplina: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

2014 - 2014

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 64

Outras informações:
Atuou no programa Universidade Aberta do Brasil UAB/UFC, na modalidade semipresencial com carga horária 64 Hs no pólo UFC - Caucaia/CE. Curso: Licenciatura em Inglês - Disciplina: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

2012 - 2012

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 8

Outras informações:
Atuou no programa Universidade Aberta do Brasil UAB/UFC, na modalidade semipresencial com carga horária 64 Hs no pólo UFC - Quixeramobim/CE. Curso: Licenciatura em Física/Química - Disciplina: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

2012 - 2012

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 8

Outras informações:
Atuou no programa Universidade Aberta do Brasil UAB/UFC, na modalidade semipresencial com carga horária 64 Hs no pólo UFC - Quixadá/CE. Curso: Licenciatura em Matemática - Disciplina: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

2012 - 2012

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tradutor de Libras

Outras informações:
Exerceu no cargo Tradutor no projeto Primeiro, Aprender! Digital para a Língua Brasileira de Sinais, na Universidade Federal do Ceará - UFC. Aulas virtuais de Português no ensino médio com 60 aulas.

2011 - 2011

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista Tutor, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 8

Outras informações:
Atuou no programa Universidade Aberta do Brasil UAB/UFC, na modalidade semipresencial com carga horária 64 Hs no pólo UFC - Barbalha/CE. Curso: Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - Disciplina: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

2009 - 2009

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutor de Libras, Carga horária: 4

Outras informações:
Exerci como voluntário e ministrou o curso Língua Brasileira de Libras - módulo I, para os alunos universitários na Universidade Federal do Ceará - UFC, com carga horária de 60 hs. (Atividades Complementares).

2009 - 2009

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Curso de Letras, foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência - PID - exercendo atividade de monitoria na disciplina de FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS, do Departamento de Estudos Especializados, da Universidade Federal do Ceará - UFC

2006 - 2010

Instituto Cearense Educação dos Surdos

Vínculo: Empresa Terceirizada, Enquadramento Funcional: Instrutor de Libras, Carga horária: 40

Outras informações:
Ministrou as aulas de Libras no ensino fundamental, em Instituto Cearense Educação de Surdos - ICES. Exerceu o instrutor de informática no período de abril de 1999 à fevereiro de 2000.