Vicente Mahfuz Joner
Ator, dançarino, praticante de yoga, professor de teatro e de yoga. Doutor em Teatro, Mestre em Teatro e Graduado em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista CAPES/Brasil ? Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PSDE) nas cidades de São Petersburgo e Moscou, Rússia (2017-2018), onde lecionou para alunos do Instituto Estatal Russo de Artes Performativas (RGISI). Fundador do Estúdio de Yoga Parampará com sede em Florianópolis (SC). Professor de Yoga pelo Núcleo de Estudos Yoga Natarája (2007) e pelo Studio de Yoga Carla Venturi (2006). Sua principal pesquisa artística investiga as interações entre teatro, dança e yoga desenvolvidas desde o século XIX até a atualidade, especialmente a partir de discursos e técnicas propostas por Konstantin Stanislávski.
Informações coletadas do Lattes em 30/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Teatro
2014 - 2019
Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Experiências de treinamento com yoga no Instituto Estatal Russo de Artes Performativas: uma investigação sobre os propósitos do yoga na prática teatral contemporânea, em diálogo com o legado de Konstantin Stanislávski
Orientador: em Instituto Estatal Russo de Artes Performativas ( Sergei Tcherkasski)
com Maria Brígida de Miranda. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Konstantin Stanislavski; Preparação de atores; Yoga; Experimentação; Técnicas psicofísicas.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Mestrado em Teatro
2012 - 2014
Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: O Yoga no Sistema de Konstantin Stanislavski: comunhão entre o espírito humano da personagem e o corpo humano do ator, Ano de Obtenção: 2014
Maria Brigida de Miranda.Palavras-chave: Konstantin Stanislavski; Yoga; Pesquisas de atuação; Técnicas psicofísicas.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Aperfeiçoamento em Curso de Aperfeiçoamento e Formação em Yoga
2006 - 2008
Núcleo de Estudos Yoga Natarája
Título: A influência dos livros de Ramacharaka no Yoga do século XX. Ano de finalização: 2008
Orientador: Carla Venturi
Aperfeiçoamento em Curso de Formação de Instrutores de Yoga
2005 - 2006
Studio de Yoga Carla Venturi
Título: Laya Yoga: influências divergentes na obra de Caio Miranda. Ano de finalização: 2006
Orientador: Carla Venturi
Graduação em Artes Cênicas
2001 - 2007
Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Influências do Yoga no Sistema Stanislavsky: uma análise dos elementos práticos e filosóficos do Yoga presentes no discurso e nás técnicas de Konstantin Stanislavsky
Orientador: Maria Brígida de Miranda
Curso técnico/profissionalizante em Administração de Empresas
1999 - 2000
Formação complementar
2016 - 2016
Russian language - Standard course. (Carga horária: 80h). , Derzhavin Institute, DERZHAVIN, Rússia.
2014 - 2014
Mitodologia em Arte no fomento ao ator de f(r)icção. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2002 - 2002
Dramaturgia - Leituras em Cena. (Carga horária: 60h). , SESC - Agência Regional de Santa Catarina, SESC/SC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Russo
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Yoga.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Execução da Dança.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
Organização de eventos
ALENCAR, C. A. ; MIRANDA, M. B. ; MAHFUZ, Vicente. . Oficina Noções Práticas do Treinamento do Atuante com base no Hatha Yoga e Kalarippayattu indianos e no T'ai Chi Ch'uan Wu Chinês. 2006. (Outro).
ARANHA, I. ; MIRANDA, M. B. ; MAHFUZ, Vicente. . Oficina Action e a Preparação do Ator, com Inês Aranha. 2006. (Outro).
Participação em eventos
VI Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas - 2017.Técnicas respiratórias do Yoga no Sistema Stanislávski de preparação de atores. 2017. (Simpósio).
5 Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA).O Yoga no Sistema de Konstantin Stanislávski: comunhão entre a personagem e o ator. 2015. (Seminário).
Palestra/Conversa sobre a pesquisa de Formação para Estratégia.Palestra/Conversa sobre a pesquisa de Formação para Estratégia. 2015. (Encontro).
Respiração e Consciência Corporal com Yoga.Respiração e Consciência Corporal com Yoga. 2015. (Oficina).
Semana Performática - Criações e Escritas da Performance.Práticas da atenção: deslocamentos orientais. 2015. (Simpósio).
Mitodologia em Arte no fomento ao ator de f(r)icção.Mitodologia em Arte no fomento ao ator de f(r)icção. 2014. (Oficina).
VI Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais. Liberdade e Fidelidade: a tarefa da tradutora de Konstantin Stanislavsky. 2013. (Congresso).
Mostra de dança da FAP - Apresentação do espetáculo Lugar Nenhum. Espetáculo Lugar Nenhum. 2012. (Exposição).
Mostra de processos dos alunos do 4 ano do curso de dança da FAP.Mostra de processos dos alunos do 4 ano do curso de dança da FAP. 2012. (Simpósio).
Improvisação e criação em dança, com Zilá Muniz.Improvisação e criação em dança, com Zilá Muniz. 2011. (Oficina).
Improvisação e criação em dança com ZIlá Muniz.Improvisação e criação em dança com ZIlá Muniz. 2011. (Oficina).
Circuito Cênico.Espetáculo SOCORRO. Direção: Zilá Muniz.. 2009. (Outra).
FITA FLORIPA - Festival Internacional de Animação..Espetáculo SOCORRO. Direção: Zilá Muniz.. 2008. (Outra).
I JORNADA LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS TEATRAIS. INFLUÊNCIAS DO YOGA NO SISTEMA STANISLAVSKY. 2008. (Congresso).
5 Aniversário do MAINAH - Núcleo de Terapias Complementares.Vivência de Hatha Yoga. 2007. (Oficina).
CEART no MASC: de dentro para fora.Espetáculo cênico: Movimento para 6. 2007. (Outra).
2ª Semana Municipal de Yoga.Ásana Sádhana, aplicando estudo do movimento voltado para a dança.. 2006. (Oficina).
Encontro de Monitoria promovido pela Pró-Reitoria de Ensido da UDESC/SC. 2006. (Encontro).
Oficina Action e a Preparação do Ator, com Inês Aranha.Oficina Action e a Preparação do Ator, com Inês Aranha. 2006. (Oficina).
Oficina Noções Práticas do Treinamento do Atuante com base no Hatha Yoga e Kalarippayattu indianos e no T'ai Chi Ch'uan Wu Chinês.Oficina Noções Práticas do Treinamento do Atuante com base no Hatha Yoga e Kalarippayattu indianos e no T'ai Chi Ch'uan Wu Chinês. 2006. (Oficina).
Movimento para a cena: Princípios para o Ator em Meyerhold, com Maria Thaís Lima Santos.Movimento para a cena: Princípios para o Ator em Meyerhold, com Maria Thaís Lima Santos. 2005. (Oficina).
IX Jornada Acadêmica e XIV Seminário de Iniciação Científica. IX Jornada Acadêmica e XIV Seminário de Iniciação Científica. 2004. (Congresso).
Participação em bancas
MAHFUZ, V.; SCANSANI, A. C.; TERADA, I. S. D.. Sangue Dourado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Produções bibliográficas
-
MAHFUZ, V. . Konstantin Stanislávski e a perspectiva de um sistema holístico para o ator por meio do Eu Sou. REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES DA ESCOLA DE BELAS ARTES DA UFMG , v. 8, p. 302-313, 2018.
-
MAHFUZ, Vicente . Apontamentos sobre a energia prana a partir do discurso de Konstantin Stanislávski. Urdimento (UDESC) , v. 2, p. 109-122, 2016.
-
MAHFUZ, V. . Stanislavski e o Superconsciente Criativo: Consciência Expandida do Yoga Para o Ator. Moringa - Artes do Espetáculo (UFPB) , v. 6, p. 157-171, 2015.
-
MAHFUZ, Vicente ; MIRANDA, M. B. . Principios del Yoga en el Sistema Stanislavski: concentracion, yo soy y autoestudio. In: Percy Encinas. (Org.). Stanislavski desde nuestros teatros. 1ed.Lima: AIBAL, PUCP-Fact. de Artes Escénicas, 2015, v. 1, p. 105-118.
-
MAHFUZ, V. . Liberdade e Fidelidade: a tarefa da tradutora de Konstantin Stanislavsky. In: VI Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais, 2013, Blumenau. STANISLAVSKI E NÓS: PROBLEMAS DE RECEPÇÃO E ACULTURAÇÃO: TRADUÇÃO, CONCEITOS E NOÇÕES. Blumenau, 2013.
-
MAHFUZ, V. . O YOGA NO SISTEMA DE KONSTANTIN STANISLÁVSKI: COMUNHÃO ENTRE A PERSONAGEM E O ATOR. In: 5 Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA), 2015, São Paulo. Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo: USP, 2015. v. v.3.2. p. 1-302.
-
MAHFUZ, V. . Oficina: Contribuições do Yoga nos sintomas depressivos: uma aula prática. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MAHFUZ, V. . Stanislávski, Yoga e a experiência de pesquisa na Rússia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MAHFUZ, V. . Em toda atividade mental há um elemento físico: o valor da experiência corporal para atores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MAHFUZ, V. . Técnicas Respiratórias do Yoga no Sistema Stanislávski. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MAHFUZ, V. . Aula prática 'Yoga para Atores'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MAHFUZ, V. . Aula prática de Yoga para alunos do Instituto Estatal Russo de Artes Performativas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MAHFUZ, V. . Aula prática de Yoga ministrada no Instituto Estatal Russo de Artes Performativas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MAHFUZ, V. . Aula ministrada no Instituto Estatal Russo de Artes Performativas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MAHFUZ, V. . Aula ministrada no Instituto Estatal Russo de Artes Performativas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MAHFUZ, V. . Aula: Konstantin Stanislávski e Yoga. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MAHFUZ, V. . Aula prática: O Yoga na preparação de atores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MAHFUZ, V. . O Yoga no sistema de Konstantin Stanislávski: comunhão entre a personagem e o ator. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MAHFUZ, V. . Konstantin Stanislávski e a perspectiva de um sistema holístico para o ator. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MAHFUZ, Vicente . LIBERDADE E FIDELIDADE: A TAREFA DA TRADUTORA DE KONSTANTIN STANISLAVSKY. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MAHFUZ, Vicente ; MIRANDA, M. B. . PRINCIPIOS DEL YOGA EN EL SISTEMA STANISLAVSKY: CONCENTRACIÓN, YO SOY Y AUTOESTUDIO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MAHFUZ, V. . Congreso Internacional Konstantin Stanislavski. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MAHFUZ, V. . Liberdade e fidelidade: distorções nas traduções das obras de Konstantin Stanislavsky. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MAHFUZ, Vicente . INFLUÊNCIAS DO YOGA NO SISTEMA STANISLAVSKY. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MAHFUZ, V. . Influências do Yoga no Sistema Stanislavsky. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
MAHFUZ, V. . O trabalho do ator sobre si mesmo por meio do yoga. 2018. .
MAHFUZ, V. . Em toda atividade mental há um elemento físico: o valor da experiência corporal para atores. 2018. .
MAHFUZ, V. ; FARIAS, P. . Improvisação e Criação em Dança Contemporânea. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MAHFUZ, V. . Treinamento psicofísico e consciência corporal. 2012. .
MAHFUZ, V. ; MUNIZ, Z. . 4 Apresentações de estreia do espetáculo Formação para Estratégia. 2015. Teatral.
MAHFUZ, V. ; MUNIZ, Z. . Estratégia. 2013. Teatral.
MAHFUZ, V. ; MUNIZ, Z. . 3 Apresentações do espetáculo Cuida de Mim no Teatro do SESC Prainha. 2012. Teatral.
MAHFUZ, V. ; MUNIZ, Z. . Apresentação de Cuida de Mim no Projeto Aldeia Palco Giratório, SESC Joinville. 2012. Teatral.
MAHFUZ, V. ; MUNIZ, Z. . Apresentação de Cuida de Mim no Projeto Aldeia Palco Giratório, SESC Jaraguá do Sul. 2012. Teatral.
MAHFUZ, V. ; MUNIZ, Z. . Apresentação do espetáculo Lugar Nenhum na Mostra de Dança da FAP. 2012. Teatral.
MAHFUZ, V. ; MUNIZ, Z. . Apresentação de Lugar Nenhum na Maratona Cultural de Florianópolis. 2012. Teatral.
MAHFUZ, V. ; MUNIZ, Z. . Apresentação de Lugar Nenhum no Projeto Aldeia Palco Giratório, SESC Joinville. 2012. Teatral.
MAHFUZ, V. ; MUNIZ, Z. . Apresentação de Lugar Nenhum no Projeto Aldeia Palco Giratório, SESC Jaraguá do Sul. 2012. Teatral.
MAHFUZ, V. ; MUNIZ, Z. . Apresentação de Lugar Nenhum na programação do Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues. 2012. Teatral.
MAHFUZ, V. ; MUNIZ, Z. . Apresentação de Lugar Nenhum na programação do SESC Caxias do Sul. 2012. Teatral.
MUNIZ, Z. ; FARIAS, P. ; MAHFUZ, Vicente . CUIDA DE MIM. 2010. Coreográfica.
MUNIZ, Z. ; MAHFUZ, Vicente . LUGAR NENHUM. 2010. Coreográfica.
MAHFUZ, Vicente . VALSA DOS AMANTES. 2010. Teatral.
MUNIZ, Z. ; MAHFUZ, Vicente ; FARIAS, P. ; SEIDLER, E. . SOCORRO. 2008. Coreográfica.
MAHFUZ, V. ; SILVESTRE, L. . Apresentação de BWV.BACH.SHOW.BR - Um concerto diferente. 2008. Teatral.
MAHFUZ, V. ; MUNIZ, Z. . Apresentação de Movimento para 6 no evento CEART no MASC: de dentro para fora. 2007. Teatral.
MUNIZ, Z. ; MAHFUZ, Vicente ; FARIAS, P. . MOVIMENTO PARA 6. 2006. Coreográfica.
MUNIZ, Z. ; MAHFUZ, V. . Apresentações do espetáculo Movimento para 6 no Centro de Artes da UDESC. 2006. Coreográfica.
MAHFUZ, V. . Apresentação do espetáculo Frágil na Mostra de Dança de Florianópolis. 2006. Teatral.
MAHFUZ, V. . A uma hora da manhã. 2005. Audiovisual.
MAHFUZ, V. . Epílogo - curta metragem. 2005. Audiovisual.
MAHFUZ, V. ; CONSENTINO, M. T. . Apresentação do espetáculo Fulaninha e Dona Coisa na Mostra de Rua do X Festival Isnard Azevedo. 2002. Teatral.
MAHFUZ, V. ; CONSENTINO, M. T. . Apresentação de Fulaninha e Dona Coisa/Um dia a coisa cai no 16 Festival Universitário de Blumenau. 2002. Teatral.
MAHFUZ, V. ; CONSENTINO, M. T. . 2 Apresentações de Fulaninha e Dona Coisa na Programação Palco Habitasul. 2002. Teatral.
MAHFUZ, V. ; CONSENTINO, M. T. . Apresentação de Fulaninha e Dona Coisa na Abertura da Mostra de Teatro Didascálico. 2002. Teatral.
MAHFUZ, V. ; CONSENTINO, M. T. . Apresentação de Fulaninha e Dona Coisa na Mostra Paralela de Teatro-Educação, UFSC. 2002. Teatral.
MAHFUZ, V. ; CONSENTINO, M. T. . Apresentação de Fulaninha e Dona Coisa na Feirarte - Arte na Praça. 2002. Teatral.
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2018
O trabalho do ator sobre si mesmo por meio do yoga, Descrição: Pesquisa realizada entre 2017 e 2018 no Instituto Estatal Russo de Artes Performativas em São Petersburgo, Rússia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Vicente Mahfuz Joner - Coordenador.
-
2012 - 2012
Formação para Estratégia, Descrição: Artista e pesquisador no projeto de pesquisa, totalizando 90 horas de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) . , Integrantes: Vicente Mahfuz Joner - Coordenador / Zilá Muniz - Integrante / Paula Farias - Integrante / egon seidler - Integrante.
Prêmios
2012
Edital de Apoio às Culturas - Fundo Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura Franklin Cascaes.
2011
Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro, Fundação Nacional de Artes - Ministério da Cultura..
2010
Premio Klauss Vianna de Dança - projeto Circulação Socorro, dançarino, Fundação Nacional de Artes (FUNARTE).
2009
Premio Klauss Vianna de Dança - Projeto de Montagem Utopia, dançarino., Fundação Nacional de Artes (FUNARTE).
2008
Concurso de Artes Cênicas N 001, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
Histórico profissional
Experiência profissional
2005 - Atual
Ronda Grupo de Dança e TeatroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Dançarino; Ator; Intérprete., Carga horária: 15
2007 - Atual
Núcleo de Estudos Yoga NatarájaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor do curso de formação à distância, Carga horária: 4
2017 - 2018
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado
Outras informações:
Bolsa CAPES - Doutorado Sanduíche no Exterior (Rússia).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vicente Mahfuz Joner e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?