João Pedro Vieira Costa

Graduado em Tecnologia em Radiologia pela Faculdade LS (2013). Pós-graduado em Tomografia Computadorizada e Radioterapia (2015). Discente do curso de Física (2021). Operador de equipamentos de planejamento tridimensional e radioterapia na Hospital do Amor (HA), operador técnico de aparelhos de radiodiagnóstico no Hospital Dom Orione; experiente na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Tecnologia em Radiologia. Habilitado a realizar manutenção preventiva em equipamentos radiográficos. Profissional qualificado, com grande capacidade laboral e de liderança, possuidor de conhecimentos informáticos, exames radiológicos convencionais e contrastados, radiologia veterinária, processamento de imagens manual, automático e digital Computerized Radiology (CR) e Digital Radiology (DR), bem como exames da tomografia computadorizada e Ressonância magnética com e sem contraste, reconstruções de imagens, capacitado a realizar procedimentos relativos à urgência e emergência; Docente nas áreas de radiodiagnóstico complexo Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Incidências radiológicas I e II, Radiologia veterinária, Radiologia forense, Controle e qualidade de imagens, equipamentos radiológicos, processamento de imagens; bom comunicador e dotado de iniciativa com ênfase em tecnologia em Radiologia.Supervisor de estágio supervisionado com ênfase no diagnóstico em Imagem por Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, raios-X digital, veterinário e densitometria óssea.

Informações coletadas do Lattes em 29/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Especialização em radioterapia com ênfase em dosimetria.

2019 - Atual

INACI ASSOCIACAO DE ENSINO
Título: Aplicações de detectores Gama Câmara para verificação de programa de qualidade em radioterapia.

Especialização em Capacitação docente

2021 - 2021

Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos
Título: Capacitação profissional do professor 4.0

Especialização em Tomografia Computadorizada e Radioterapia

2014 - 2015

Faculdade LS
Título: Hemangioma cavernoso em crianças.
Orientador: Lincoln Agudo de Oliveira Benito

Aperfeiçoamento em Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem

2019 - 2019

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A relevância da promoção de saúde para homens no Brasil.. Ano de finalização: 2019

Aperfeiçoamento em Primeiros Socorros e Atendimento aPolitraumatizado

2013 - 2013

Faculdade LS
Título: Como proceder ao realizar procedimentos de emergência com pacientes politraumatizados. Ano de finalização: 2013
Orientador: Walmir Coelho Rosa

Aperfeiçoamento em Manutenção preventiva de aparelhos radiológicos

2012 - 2012

Faculdade LS
Título: Câmara escura detalhamento de porta giratória. Ano de finalização: 2012
Orientador: Walmir Coelho Rosa

Graduação em Licenciatura em Física

2020 - 2022

Grupo Educacional IBRA
Título: Análise de qualidade e distribuição de dose em tratamentos 3D e IMRT.

Graduação em Tecnologia em Radiologia

2010 - 2013

Faculdade LS

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Centro de Ensino Luzia Ayres Maranhão

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em PORTOS ? Português Online para a Saúde. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Prevenção e Manejo de Pacientes Oncológicos na APS. (Carga horária: 30h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Processo de Incorporação de Tecnologia em Saúde no SUS. (Carga horária: 20h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.

2019 - 2019

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2019 - 2019

Educação Financeira. (Carga horária: 10h). , DeMolay Brasil, SCODRFB, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Aperfeiçoamento em radiologia imaginologia.. (Carga horária: 280h). , CURSO ESCON, ESCON, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Noções de urgência e emergência. (Carga horária: 280h). , CURSO ESCON, ESCON, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Auxiliar de radiologia. (Carga horária: 80h). , WR educacional, WR, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Docência e pratica de ensino. (Carga horária: 280h). , CURSO ESCON, ESCON, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Radiologia em traumatologia. (Carga horária: 200h). , CURSO ESCON, ESCON, Brasil.

2018 - 2018

Auxiliar de hemodinâmica. (Carga horária: 160h). , WR educacional, WR, Brasil.

2018 - 2018

Ética para profissionais da radiologia. (Carga horária: 200h). , WR educacional, WR, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Novas tendências metodológicas no ensino superior. (Carga horária: 20h). , Faculdade LS, FACELS, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Informática. (Carga horária: 60h). , Serviço Barsileiro de Apoio as Micro e Pequena Empresas do Maranhão, SEBRAE/MA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Tecnologia em Radiologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Tomografia Computadorizada.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Radioterapia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Ressonância Magnética.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Técnicas radiológicas convencionais.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Tomografia computadorizada de planejamento.

Organização de eventos

COSTA, J. P. V. . Primeiro Inter Radio- da FACIT. (Semana da Radiologia). 2019. (Festival).

Morais, F,T,S. ; COSTA, J. P. V. . 3° ERADIO- Encontro dos profissionais de Radiologia. 2019. (Congresso).

Participação em eventos

ERADIO.Avanços em radiodiagnóstico veterinário.. 2019. (Simpósio).

Palestra de radiologia veterinaria.Relevância do radiodiagnóstico veterinário. 2017. (Simpósio).

Palestra de radiodiagnóstico médico.A relevância da radiologia para o diagnóstico e tratamento.. 2016. (Oficina).

Avaliação da aprendizagem no ensino profissional.Avaliação da aprendizagem no ensino profissional. 2014. (Encontro).

A importância da cintilografia óssea com MDP- TC99M na oncologia. 2013. (Exposição).

A importância da irradiação para conservação dos alimentos. 2013. (Exposição).

A radiografia panorâmica na detecção precoce de ondotomas esuas vantagens para o paciente. 2013. (Exposição).

Feira de saúde da faculdade LS.Apresentações culturais e de conhecimentos específicos do radioagnóstico médico. 2013. (Simpósio).

II jornada de tecnologia em Radiologia. A imaginologia digital e gestão em clínica de imaginologia.. 2013. (Exposição).

Neoplasia pulmonar por tabagismo: Diagnóstico precoce e campanhas de prevenção.. 2013. (Exposição).

O CRTR e o tecnólogo. 2013. (Exposição).

Projeto LS móvel. Apresentação de radiologia em municípios do D.F. 2012. (Exposição).

VIII Semana acadêmica: inovação e tendências profissionais.. Apresentações culturais e de conhecimentos específicos do radiodiagnóstico. 2012. (Feira).

VIII Semana acadêmica: inovação e tendências profissionais.. Imobilizadores de crianças em radiologia pediátrica, protótipo de mamógrafo, câmara escura e colimador.. 2012. (Exposição).

XII Feira da saúde da faculdade lLS. 2012. (Feira).

Ciclo de palestras: E a proteção radiológica, como anda?. 2011. (Oficina).

VII Semana acadêmica: saúde, sociedade e envelhecimento. 2011. (Simpósio).

VII Semana acadêmica: saúde, sociedade e envelhecimento. Dramatização "Colapso". 2011. (Exposição).

VII Semana acadêmica: saúde, sociedade e envelhecimento. O envelhecimento ativo. 2011. (Exposição).

Visita técnica no centro regional de ciências nucleares do centro oeste..Visita técnica supervisionada ao CRCN-CO.. 2011. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Renner Leonardo Santos

SENA, E.; BRANDAO, E.;COSTA, J. P. V.. A relevância do deglutograma na área da radiologia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radiologia) - Faculdade LS.

Aluno: Carolina da Silva Besio

ROSA, W. C.; SENA, E.;COSTA, J. P. V.. A imaginologia em favor do acompanhamento gestacional canina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radiologia) - Faculdade LS.

Aluno: Fabiana Vasco da Silva

ROSA, W. C.;COSTA, J. P. V.. A importância da imagem radiológica forense na balística. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radiologia) - Faculdade LS.

Aluno: Daniel Azevedo da Silva

SENA, E.;COSTA, J. P. V.. Tuberculose extra pulmonar: Diagnóstico e visualização de imagens da tuberculose óssea.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radiologia) - Faculdade LS.

Aluno: EUZA GONÇALVES DOS SANTOS

HOLANDA, H.; SENA, E.;COSTA, J. P. V.. Biossegurança aplicada a radiologia na unidade de terapia intensiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radiologia) - Faculdade LS.

Orientou

EUZA GONÇALVES DOS SANTOS

Biossegurança aplicada a radiologia na unidade de terapia intensiva; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Radiologia) - Faculdade LS; Orientador: João Pedro Vieira Costa;

Produções bibliográficas

  • COSTA, J. P. V. . Aplicações da tomografia computadorizada em diagnóstico de condições traumáticas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, J. P. V. . Aplicações da radiologia industrial- Processo de valoração de gemas (irradiação de pedras preciosas). 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, J. P. V. . Ciência, tecnologia e inovação- Atuação do tecnologo em radiologia nas ciências forenses. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, J. P. V. . Aplicações da radiologia em ciências forenses: atuação do tecnólogo em radiologia legal.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, J. P. V. . Atuação do tecnólogo em Radiologia- Avanços diagnósticos e desafios profissionais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, J. P. V. . Avanços diagnósticos em radiodiagnóstico veterinário.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, J. P. V. . A importância do diagnóstico por imagens na elucidação de lesões forenses. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

COSTA, J. P. V. . Técnicas radiológicas especiais utilizadas em radiodiagnóstico. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de ebook).

COSTA, J. P. V. . Interações de radiação com a matéria. 2022. Ilustração.

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    IMPORTANCIA DA OBTENÇÃO DE IMAGENS TOMOGRÁFICAS DE CARCINOMA PULMONAR E SUA NECESSIDADE NO PLANEJAMENTO RADIOTERÁPICO., Descrição: O presente artigo visa definir os protocolos realizados com a finalidade de estudar e caracterizar carcinoma pulmonar, haja vista, que está é a terceira patologia mais ocorrente no Brasil, e por meio de um adequado planejamento radiográfico delimitar a área de tratamento de forma a otimizar processos e viabilizar terapias menos tóxicas aos pacientes submetidos a esta modalidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Pedro Vieira Costa - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    DIFERENÇA IMAGINOLÓGICA ENTRE ESPESSAMENTO DE MUCOSA E SINUSITE DOS SEIOS PARANASAIS, Descrição: Este trabalho visa a diferenciação imaginológica entre duas patologias comuns e que afetam uma grande parcela da população, sendo elas sinusite e espessamento de mucosa dos seios paranasais. demonstrando as características das patologias, estruturas afetadas e demonstradas nos exames, procedimento radiológico, e tratamento após identificação patológica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: João Pedro Vieira Costa - Coordenador / Filipe Ferreira LIma - Integrante / Walmir Coelho Rosa - Integrante / Andrea Barros de Aguiar - Integrante.

Prêmios

2015

Chevalier, Ordem Demolay.

2013

Past Mestre Conselheiro, Ordem Demolay.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade de Ciências do Tocantins, Departamento de Tecnologia em Radiologia., Rua D, Setor Rodoviário, 77818650 - Araguaína, TO - Brasil, Telefone: (63) 34144625, Fax: (63) 34144620

Experiência profissional

2019 - Atual

Faculdade de Ciencias do Tocantins

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor coordenador, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor do curso superior de tecnologia em radiologia com ênfase em radiobiologia e biossegurança, equipamentos e história da radiologia e sistemas de detecção a radiação.

2020 - Atual

Oncoradium

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Empregado, Carga horária: 24

Outras informações:
Operador de equipamento de radioterapia 3D- Synergy da Elekta Medical System. Operador de tomógrafo de Planejamento tridimensional de terapias- Big Bore da Siemens. Dosimetrista e suporte técnico.

2019 - 2021

Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de ensino superior, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor teórico prático do curso de tecnologia em radiologia com ênfase em diagnóstico pediátrico, ultrassonografia, ciências forenses, conhecimentos multidisciplinares, estágio e metodologias aplicadas ao ENADE.

2019 - 2021

Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), Carga horária: 2

Outras informações:
Membro do núcleo docente estruturante, responsável por revisar o P.P.C do curso, adequar laboratórios, prover evidências científicas relevantes ao curso, e revisar e prover com a equipe a literatura e referências bicbliograficaa necessária ao curso.

2019 - 2021

Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor âncora do Curso, Carga horária: 1

Outras informações:
Desenvolver atividades que exaltem a multidisciplinaridade no curso de forma a preparar os alunos para a vida profissional, abordando conceitos relevantes ao bom desenvolvimento de habilidades e competências ao aluno.

2019 - 2021

Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor responsável pela LIGA, Carga horária: 1

Outras informações:
Desenvolver atividades e projetos de extensão e qualificação profissional para alunos do curso de tecnologia em radiologia, de forma a prover conhecimentos centrais na interdisciplinaridade.

Atividades

  • 02/2019 - 07/2021

    Estágios , Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína.Estágio realizado, Ressonância magnética.

2014 - 2018

Faculdade LS

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Escola Tecnica LS, Carga horária: 40

Outras informações:
Docente nas áreas de Tomografia computadorizada, Ressonância Magnética Nuclear, Proteção e Higiene das Radiações- Proteção Radiológica, Equipamentos da Radiologia e Processamento de imagens.

2015 - 2015

Hospital São Mateus de Brasília, HSM/Bsb

Vínculo: , Enquadramento Funcional: operador de raios-X, Carga horária: 24

Outras informações:
Operador de raios-X durante oito meses com ênfase em procedimentos realizados em Unidade de Terapia Intensiva e em Ambientes Cirúrgicos, Tomografia Computadorizada e radiologia convencional.

2014 - 2018

Escola Técnica LS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 24

Outras informações:
Professor de radiodiagnóstico médico, em diversas disciplinas como radiologia veterinária, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

2017 - 2017

Centro Educacional Técnico em Saúde e Informática

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de ensino técnico, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor de tomografia computadorizada, técnicas de posicionamentos e ressonância magnética na instituição de ensino.

2017 - 2017

FACULDADE JK - GAMA - UNIDADE I

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Pós graduação, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor de pós graduação em diagnóstico por imagens com ênfase em: Definição de protocolos de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Qualidade de imagens em tomografia computadorizada e ressonância magnética. Análise imaginológica do aspecto normal e patológico de estruturas corporais por tomografia computadorizada e ressonância magnética.

2018 - 2019

HOSPITAL REGIONAL DE BALSAS

Vínculo: Plantonista, Enquadramento Funcional: Operador de tomografia e raios x convencional, Carga horária: 24

2017 - 2017

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de radiologia veterinária., Carga horária: 30

Outras informações:
Coordenador do setor diagnóstico por imagens do hospital veterinário do zoológico em Brasília. Instrutor de técnicas de posicionamentos radiográficos realizados com finalidades de promover diagnóstico de pequenos animais.

2015 - 2015

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal IGESDF

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio supervisionado e trabalho voluntário, Carga horária: 24

Outras informações:
Execução de procedimentos radioterápicos, posicionamentos, confecção de blocos e planejamentos de técnicas terapêuticas.

2021 - Atual

Física_imagem

Vínculo: Empresário, Enquadramento Funcional: Integral, Carga horária: 24

Outras informações:
Empresário no ramo de mentorias, cursos e capacitações institucionais com ênfase no ensino em saúde com atendimentos presenciais ou remotos (EAD).