Aline de Mendonça Gomes

Atuo na área do Autismo (TEA) desde 2019 tanto nos atendimentos de fisioterapia no TEA, tenho experiência como coordenadora de terapias e atualmente coordeno as pós graduações de Psicomotricidade Clínica e Institucional e em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), sou tutora facilitadora da UniCesumar do curso de graduação em Fisioterapia com práticas em Laboratório. Meus temas de interesse são relacionados ao TEA tanto no diagnóstico, nas intervenções terapêuticas quanto no treino parental. Sou Bacharel em Fisioterapia pela Faculdade São Miguel (2013). Pós graduada em Transtorno do Espectro do Autismo em 2020.2 - Cbi Of Miami. Pós graduada em UTI Neonatal e pediatria - Centro Universitário Redentor Pós graduada em Psicomotricidade - Uninter. Pós graduanda em ABA - Universidade da inclusão. Tenho o curso de Modelo Bobath de prática clínica - 135h.Aplicadora ABA - CIA do Autismo - 100h, dentre outros na área do TEA e Fisioterapia geral.

Informações coletadas do Lattes em 17/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Análise do Comportamento Aplicada ABA

2024 - Atual

Universidade da Inclusão

Especialização em andamento em Uti Neonatal e Pediatria

2022 - Atual

INTERFISIO Pulmocardio
Título: Problemas respiratórios em Autistas
Orientador: Lívia Andrade

Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo

2018 - 2020

CBI OF MIAMI
Título: Transtorno do Espectro do autismo
Orientador: Gustavo Teixeira

Aperfeiçoamento em Psicomotricidade e aprendizagem na prática - avaliação e intervenção

2022 - 2022

Instituto Neuro Capacitacao Cursos e Eventos Ltda
Título: Capacitação de profissionais da área de saúde e ensino. Ano de finalização: 2022
Orientador: Jéssica

Aperfeiçoamento em Aba para aplicadores

2019 - 2020

Cia do Autismo
Título: ABA para aplicadores. Ano de finalização: 2020
Orientador: Curso de formação.

Graduação em Fisioterapia

2008 - 2013

faculdade sao miguel
Título: A Fisioterapia na Atenção Básica do SUS
Orientador: José Osnaldo de Souza Brito
Bolsista do(a): .

Formação complementar

2025 - 2025

Fisioterapia aquática no TEA. (Carga horária: 20h). , Centro de Estudo e Pesquisa Rogério Antunes, CEPRA, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em Bobath. (Carga horária: 135h). , International Bobath Instructors Training Association, IBITA, Brasil.

2020 - 2020

Aplicador ABA. (Carga horária: 100h). , Cia do Autismo, CIA DO AUTISMO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Autismo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos Cognitivos e Atencionais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos Perceptuais e Motores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Diversidade/Especialidade: Educação Inclusiva.

Participação em eventos

I Encontro Norte e Nordeste de Profissionais que atuam no TEA.TEA do nível 1 ao nível 3, desafios e particularidades. 2024. (Encontro).

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Instituto Paiva

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Ministro cursos de formação na pós graduação, Carga horária: 5

Outras informações:
Ministro curso de formação próprio sobre a Fisioterapia no Autismo e matéria na pós graduação de UTI Neonatal e Pediatria sobre autismo também.

2024 - Atual

Centro Universitário de Maringá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contratada CLT, Carga horária: 8

2024 - 2025

Instituto do Autismo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviço PJ, Carga horária: 15