RAQUEL MORAES VITOR CORTEZ
FORMAÇÃO ACADÊMICAPossui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-graduação em Master em Arquitetura pelo IPOG (2012) e mestrado em Ciências da Cidade pela Universidade de Fortaleza (2018). Sua trajetória acadêmica integra conhecimentos de projeto arquitetônico, paisagismo, planejamento urbano, iluminação artificial, ergonomia e tecnologias aplicadas ao ambiente construído. Suas pesquisas abordam a aplicação de Soluções Baseadas na Natureza (Sbn) no sistema viário de Fortaleza, e planejamento através do Geodesign, explorando soluções de sustentabilidade e integração urbana.EXPERIÊNCIA DOCENTE E PROFISSIONALAtualmente é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), onde ministra disciplinas de Ateliê de Urbanismo e Paisagismo, Teoria e História da Arquitetura, Atividades de estágio e Composição Tridimensional, além de orientar Trabalhos de Conclusão de Curso, incluindo trabalho de conclusão premiado pelo CAU/CE no ano de 2021.Apresentou e publicou (2018) artigo no congresso de Paisagismo promovido pelo IFLA (International Federation of Landscape Architecture) em Singapura. Atuante na elaboração de artigos e pesquisas acadêmicas publicados em revistas e encontros científicos.Integra equipe de coordenação de disciplina extensionista do 5o semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, com o projeto "Caminhos AU", premiado em 2023 como melhor projeto de extensão do ano, na Universidade de Fortaleza.Faz parte da equipe do Núcleo de Extensão e Práticas (NEP) do Centro de Ciências técnológicas da Universidade de Fortaleza, orientando a equipe de projetos de paisagismo. Atualmente está colaborando com o desenvolvimento dos seguintes projetos da Universidade de Fortaleza: espaços de permanência ao ar livre, projeto da rota acessível e pesquisa e catalogação da flora do Campus. Sua atuação acadêmica e profissional integra docência, pesquisa aplicada e prática de projeto, consolidando uma abordagem que combina sustentabilidade urbana, infraestrutura verde, qualidade do espaço construído e inovação em projeto arquitetônico e urbanístico.Trabalhou em projetos públicos como estagiária (2005-2006) na Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza (SEINF), participando da reforma de praças e escolas, e em consultorias especializadas em aprovação de projetos arquitetônicos executivos.Ampliou sua experiência profissional em escritórios de arquitetura (2008-2014), atuando na elaboração de projetos arquitetônicos residenciais, desde a sua concepção até o projeto legal. Participou do desenvolvimento de projetos de interiores comerciais, principalmente de lojas nos principais shoppings da cidade de Fortaleza (2013-2014). Iniciou a carreira em loja de iluminação artificial com projetos luminotécnicos de interiores (2006-2008).
Informações coletadas do Lattes em 17/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Ciências da Cidade
2016 - 2017
Universidade de Fortaleza
Título: AVENIDAS JARDINS ESTRATÉGIAS PARA IMPLANTAÇÃO DE CORREDORES VERDES NO SISTEMA VIÁRIO DE FORTALEZA-CE, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Newton Célio Becker de Moura
Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo / Especialidade: Projetos de Espaços Livres Urbanos.
Especialização em MASTER EM ARQUITETURA
2010 - 2012
Instituto de Pós-Graduação e Graduação
Título: A relação de do sucesso de lojas de pequeno porte com a idealização de projetos que valorizam a comunicação visual e o design de interiores
Orientador: Farlley Derze
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2002 - 2006
Universidade Federal do Ceará
Título: Centro AMAR - Apoio a Meninos Abandonados nas Ruas
Orientador: Ricardo Alexandre Paiva
Formação complementar
2023 - 2023
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2023. (Carga horária: 44h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2022 - 2022
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2022. (Carga horária: 2h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2021 - 2021
Curso Biossegurança Na Prática Docente. (Carga horária: 20h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2021 - 2021
Recursos interativos em ambiente remoto. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2021 - 2021
Explorando O Questionário Como Ferramenta De Avaliação No Ava. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2021 - 2021
Programa de desenvolvimento profissional em Educação. (Carga horária: 26h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2019 - 2019
Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2019. (Carga horária: 47h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018
Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2018. (Carga horária: 55h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018
Tecnologias a Favor da Prática Docente: Novas perspectivas para à educação. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2003 - 2006
Extensão universitária em Língua Inglesa. (Carga horária: 420h). , Casa de Cultura Britânica - UFC, CASAS DE CULTURA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Ensino e pesquisa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projetos de Espaços Livres Urbanos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Planejamento e Projetos da Edificação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Iluminação Artificial.
Participação em eventos
V Encontro de Curricularização da extensão.CAMINHOS DA UNIVERSIDADE: EXPONDO CONCEITOS DE URBANISMO E PAISAGISMO ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL. 2025. (Encontro).
ENEP - Encontro de Extensão e Práticas.Escola Yolanda Queiroz. 2023. (Encontro).
ENEP - Encontro de Extensão e Práticas.Instituo dos Cegos Ceará. 2023. (Encontro).
II Encontro de Curricularização da Extensão.Caminhos da Extensão. 2023. (Encontro).
IFLA WORLD CONGRESS. Greenways implementation Guidelines in Fortaleza-Ce, Brazil. 2018. (Congresso).
IFLA WORLD CONGRESS. Garden Avenues - Strategies for Implementation of Greenways in Fortaleza - Brazil Road System. 2018. (Congresso).
Dia T - Centro de Ciências Tecnológicas Unifor. Apresentação de Planejamento da Paisagem. 2017. (Exposição).
Dia T -Centro de Ciências Tecnológicas Unifor. Elementos que dão ideia de escala. 2016. (Exposição).
Dia T - Centro de Ciências Tecnológicas Unifor. Exposição de trabalhos de Planejamento da Paisagem. 2016. (Exposição).
Dia T - Centro de Ciências Tecnológicas Unifor. Apresentação de Planejamento da Paisagem. 2015. (Exposição).
Dia T - Centro de Ciências Tecnológicas Unifor. Apresentação de Maquetes - Elementos de Composição Tridimensional. 2015. (Exposição).
I MOSTRA DE TRABALHOS DE ARQUITETURA E URBANISMO. Orientador na exposição de trabalhos acadêmicos. 2015. (Exposição).
Feira de Milão. 2012. (Exposição).
FONAI - Forum Nacional de Iluminação. 2008. (Congresso).
Participação em bancas
VASCONCELOS, A. C. S. B.;CORTEZ, R. M. V.. Reuso da água em edificações residências com elementos paisagísticos e permaculturais. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Paisagismo) - Universidade de Fortaleza.
Oliveira, Marcos Bandeira de; Oliveira, Mariana Araújo de;Cortez, Raquel Moraes Vitor. Reestruturação da Praça Farias Brito. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
Menezes, Clarissa Salomoni de; MYASAKI, J. S.;Cortez, Raquel Moraes Vitor. Parque Raquel de Queiroz: projetando a natureza como iniciativa de recuperação ambiental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Christus.
MYASAKI, J. S.; CAMARA, G.;Cortez, Raquel Moraes Vitor. Abrigo para cães e gatos em situação de rua e vulnerabilidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Christus.
Oliveira, Marília Diógenes;Cortez, Raquel Moraes Vitor; Cattony, Luiz Mattoso. More Escola Profissionalizante de Música. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
Mororó, Mayra Soares Mesquita;Cortez, Raquel Moraes Vitor; Alencar, Camila Osugi Cavalcante de. Centro de Reabilitação para Aves. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
Loureiro, Joisa Maria Barroso;CORTEZ, R. M. V.. Nova habitação no bairro Serviluz. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
CORTEZ, R. M. V.; Boaventura, P. A.; Vasconcelos, T. F.. Centro Comunitário Cristão Edson Queiroz. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
Costa, A. C. F;CORTEZ, R. M. V.; Barreira, K. M. A. L. Vila Florescer: Escola primária de Desenvolvimento Montessori. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
CORTEZ, R. M. V.; MYASAKI, J. S.; VASCONCELOS, A. C. S. B.. Centro de atendimento de arte e cultura para pessoas com deficiência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
CORTEZ, R. M. V.; Lopes, T. F.; BESSA, M. C. D. M. C.. Centro Socioeducativo para menores infratores em semiliberdade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
BESSA, M. C. D. M. C.; CRONEMBERGER, N. F.;CORTEZ, R. M. V.. Hotel para atletas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
VASCONCELOS, A. C. S. B.; RODRIGUES, K. D.;CORTEZ, R. M. V.. Parque do Povo: uma proposta de requalificação do Pólo de Lazer de Mombaça. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
BESSA, M. C. D. M. C.; LEON, R. P.;CORTEZ, R. M. V.. Arquitetura Holística. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
CORTEZ, R. M. V.; Soares, André Lopes; Simões, Paulo. Requalificação da Lagoa da Maraponga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
Cavalcante, Camila Bandeira;CORTEZ, R. M. V.; Maia, Rebeca Gaspar. Residência Universitária. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
CORTEZ, R. M. V.; Almeida, C. P. A.; Freitas, Clarissa. Centro Gastronômico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
MAGALHAES, W. C.;CORTEZ, R. M. V.; CAMARA, G.. Centro de Atenção Psicossocial - CAPS III. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
CORTEZ, R. M. V.; VIEIRA, L. D.; CRUZ, R. R. M.. SPA - Tratamentos alternativos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
CRUZ, R. R. M.; SOUZA, A. P. T.;CORTEZ, R. M. V.. Torre de uso para setor judiciário e serviços ao cidadão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
ROQUE, M. A. S. G.; PEIXOTO, C. S. D.;CORTEZ, R. M. V.. Abrigo Público Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
CORTEZ, R. M. V.. XIII Encontro de Práticas Docentes. 2021. Universidade de Fortaleza.
CORTEZ, R. M. V.. XX Encontro de Iniciação à Docência. 2020. Universidade de Fortaleza.
CORTEZ, R. M. V.. XIX Encontro de Iniciação à Docência. 2019. Universidade de Fortaleza.
CORTEZ, R. M. V.. XVIII Encontro de Iniciação à Docência. 2018. Universidade de Fortaleza.
Orientou
Cajá: Centro de apoio ao Jovem profissional; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Raquel Moraes Vitor Cortez;
Casa de Retiro - CEST; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Raquel Moraes Vitor Cortez;
Hotel Marenza; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Raquel Moraes Vitor Cortez;
Escola Rural Florescer; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Raquel Moraes Vitor Cortez;
Centro de educação ambiental: referência em Bioconstrução na Sabiaguaba; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Raquel Moraes Vitor Cortez;
Centro Socioeducativo para menores infratores em semiliberdade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Raquel Moraes Vitor Cortez;
Centro de atendimento de arte e cultura para pessoas com deficiência; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Raquel Moraes Vitor Cortez;
Requalificação da Lagoa da Maraponga; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Raquel Moraes Vitor Cortez;
Centro Gastronômico; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Raquel Moraes Vitor Cortez;
Centro de apoio ao Autista; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Raquel Moraes Vitor Cortez;
SPA - Tratamentos alternativos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Raquel Moraes Vitor Cortez;
Produções bibliográficas
-
Cortez, Raquel Moraes Vitor ; Bessa, Maria Christina Coelho ; Cronemberger, Nicole Campos Fiúza . ESTUDO DE CASO PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE BIORRETENÇÃO NA MICROBACIA DO CANAL DA AGUANAMBI FORTALEZA-CE. In: Robson José de Oliveira. (Org.). Águas e Florestas: desafios para conservação e utilização. 1ed.Guarujá: Científica Digital, 2020, v. 1, p. 246-261.
-
CORTEZ, R. M. V. ; Moura, N. C. B. de ; Machado, C. O. J . ANÁLISE DO DESEMPENHO DAS MELHORES PRÁTICAS DE MANEJO PARA CONSTITUIÇÃO DE CORREDORES VERDES EM FORTALEZA-CE.. Paisagem e Ambiente, Portal de Revistas da USP, p. 1 - 23, 14 ago. 2019.
-
CORTEZ, R. M. V. ; BESSA, M. C. D. M. C. ; Albuquerque, Nathalie Guerra Castro ; Araújo, Ellen Mateus ; Pinheiro, Maria Karoline Lopes Fonteles . As Built da Paisagem: Levantamento das espécies arbóreas do Campus da Unifor. In: Encontros Científicos Unifor 2024, 2024, Fortaleza. IX Encontro de Extensão Universitária, 2024.
-
Gomes, Arthur Machado ; Ibiapina, Bruna Gripp ; Albuquerque, Carla Camila Girão ; Cavalcante, Camila Bandeira ; CORTEZ, R. M. V. ; Araújo, Flávia Telis de Vilela . 'Desenvolvimento de protótipo para divulgação de hidroponia em escola de Fortaleza/CE. In: Encontros de Científicos, 2024, Fortaleza. Encontro de Extensão Universitária, 2024.
-
BESSA, M. C. D. M. C. ; Araújo, Ellen Mateus ; Pinheiro, Maria Karoline Lopes Fonteles ; CORTEZ, R. M. V. ; MARQUES, J. A. . Prestação de serviços técnicos na extensão: projetos de espaços de convivência no Campus da Universidade de Fortaleza. In: Encontros de Científicos, 2024, Fortaleza. Encontro de Extensão Universitária, 2024.
-
CORTEZ, R. M. V. ; Ibiapina, Bruna Gripp ; Cavalcante, Camila Bandeira ; Araújo, Flávia Telis de Vilela ; Frota, Naggila Taissa Silva . O REFLEXO DAS ATIVIDADES DE TEORIA, HISTÓRIA E PROJETO NO DESENVOLVIMENTO DO ATELIÊ DE PROJETO.. In: XV Encontro de Práticas Docentes, 2023, Fortaleza. XV Encontro de Práticas Docentes, 2023.
-
Cavalcante, Camila Bandeira ; Ibiapina, Bruna Gripp ; Araújo, Flávia Telis de Vilela ; Frota, Naggila Taissa Silva ; Cortez, Raquel Moraes Vitor . A extensão no currículo do Curso de Arquitetura e Urbanismo: uma primeira experiência. In: XV Encontro de Práticas Docentes, 2023, Fortaleza. XV Encontro de Práticas Docentes, 2023.
-
Araújo, Flávia Telis de Vilela ; Cavalcante, Camila Bandeira ; Frota, Naggila Taissa Silva ; Ibiapina, Bruna Gripp ; Cortez, Raquel Moraes Vitor . O uso do H5P nas aulas de tecnologia da construção do curso de Arquitetura e Urbanismo. In: XV Encontro de Práticas Docentes, 2023, Fortaleza. XV Encontro de Práticas Docentes, 2023.
-
Cavalcante, Camila Bandeira ; Ibiapina, Bruna Gripp ; Araújo, Flávia Telis de Vilela ; Frota, Naggila Taissa Silva ; Cortez, Raquel Moraes Vitor ; VASCONCELOS, A. C. S. B. . Caminhos da Extensão: Troca de Saberes e Vivências Junto à Comunidade do Dendê. In: II Encontro de Curricularização da extensão, 2023, Fortaleza. II ENCONTRO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO Troca de saberes com a sociedade em experiências de protagonismo estudantil. Fortaleza: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, 2023.
-
Cortez, Raquel Moraes Vitor ; Barbosa, Antônio Carlos ; Bessa, Maria Christina Coelho . O ENSINO SOBRE FUNÇÕES DA PAISAGEM E SUA RELEVÂNCIA EM PROJETOS ARQUITETÔNICOS NA DISCIPLINA DE ATELIÊ V.. In: Encontros Científicos 2022 - Unifor, 2022, Fortaleza. XXII Encontro de Iniciação à Docência - Universidade de Fortaleza/2022, 2022.
-
Cortez, Raquel Moraes Vitor ; Freitas, Libni Martins de . METODOLOGIA PARA O DIMENSIONAMENTO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL. In: Encontros Científicos 2022 - Unifor, 2022, Fortaleza. XXII Encontro de Iniciação à Docência - Universidade de Fortaleza/2022, 2022.
-
Cavalcante, Camila Bandeira ; Cortez, Raquel Moraes Vitor ; Araújo, Flávia Telis de Vilela ; Ibiapina, Bruna Gripp ; Frota, Naggila Taissa Silva . A PRÁTICA DE CORREÇÃO CONJUNTA DOS PROJETOS PAISAGÍSTICOS E URBANÍSTICOS DA DISCIPLINA DE ATELIÊ V. In: Encontros Científicos 2022 - Unifor, 2022, Fortaleza. XIV - Encontro de Práticas Docentes, 2022.
-
Araújo, Flávia Telis de Vilela ; Ibiapina, Bruna Gripp ; Cortez, Raquel Moraes Vitor ; Frota, Naggila Taissa Silva ; Cavalcante, Camila Bandeira . O ENSINO DE TECNOLOGIAS CONSTRUTIVAS NO CURRÍCULO INTEGRADO DE ATELIÊ DE PROJETO URBANÍSTICO E PAISAGÍSTICO. In: Encontros Científicos 2022 - Unifor, 2022, Fortaleza. XIV - Encontro de Práticas Docentes, 2022.
-
Albuquerque, E. L. F. ; Farias, L. M. ; ARRAIS, G. S. F. ; CORTEZ, R. M. V. . A aplicação da Infraestrutura Verde no projeto de paisagismo na disciplina de Ateliê VI. In: XXI Encontro de Iniciação à Docência, 2021, Fortaleza. XXI Encontro de Iniciação à Docência, 2021.
-
ARRAIS, G. S. F. ; Farias, L. M. ; Albuquerque, E. L. F. ; CORTEZ, R. M. V. . Uso de mídias digitais como forma de ensino para programa de georreferenciamento durante a pandemia. In: XXI Encontro de Iniciação à Docência, 2021, Fortaleza. XXI Encontro de Iniciação à Docência, 2021.
-
CORTEZ, R. M. V. ; BESSA, M. C. D. M. C. . PROJETANDO NOVOS CAMINHOS: A UTILIZAÇÃO DA MAQUETE VOLUMÉTRICA COMO FERRAMENTA DE COMPREENSÃO DA TOPOGRAFIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PAISAGISMO'. In: XI Encontro de Práticas Docentes, 2019, Fortaleza. Encontros Científicos 2019, 2019.
-
Guerra, Dantas Ian ; Cortez, Raquel Moraes Vitor . USO DE SOFTWARE SIG COMO PROGRAMA AUXILIAR NA DISCIPLINA DE ATELIÊ VI E O PAPEL DO MONITOR COMO CAPACITADOR.. In: Encontros Científicos 2019, 2019, Fortaleza. XIX Encontro de Iniciação à Docência, 2019.
-
CORTEZ, R. M. V. ; Moura, N. C. B. de . Greenways Implementation Guidelines in Fortaleza-Ce, Brazil. In: IFLA World Congress Singapore 2018, 2018, Singapura. IFLA World Congress 2018 e-Proceedings, 2018.
-
CORTEZ, R. M. V. . Análise comparativa sobre a utilização de redes sociais para a apresentação de seminários. In: X Encontro de Práticas Docentes 2018, 2018, Fortaleza. Encontros Científicos 2018, 2018.
-
CORTEZ, R. M. V. ; BESSA, M. C. D. M. C. ; CRONEMBERGER, N. F. . ESTUDO DE CASO PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE BIORRETENÇÃO NA MICROBACIA DO CANAL DA AGUANAMBI (FORTALEZA-CE). In: XI ENAU - ENCONTRO NACIONAL DE ÁGUAS URBANAS, 2017, BELO HORIZONTE. XI ENCONTRO NACIONAL DE ÁGUAS URBANAS, 2017.
-
CORTEZ, R. M. V. ; MARINHO, J. P. ; LISBOA, R. P. . A EXPERIÊNCIA DE PROJETOS INTEGRADORES NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA. In: Encontros Científicos 2016, 2016, Fortaleza. VIII Encontro de Práticas Docentes, 2016.
-
CORTEZ, R. M. V. . METODOLOGIAS DE ENSINO PARA A CONSTITUIÇÃO DA MAQUETE COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO ESPAÇO URBANO.. In: VII - ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES, 2015, Fortaleza. METODOLOGIAS INOVADORAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR., 2015.
-
Cortez, Raquel Moraes Vitor ; Ellen, Hortência ; ANDRADE, L. S. E. . ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DE SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA NA ZEIS DO MUCURIPE ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE GEORREFERENCIAMENTO. In: Geodesign South America 2023, 2023, Fortaleza. Anais do Geodesign South America: talks about transformations - urban waters, 2023.
-
CORTEZ, R. M. V. . IFLA WORLD CONGRESS SINGAPORE 2018. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORTEZ, R. M. V. . Proposta de implantação de infraestrutura verde nos corredores de Fortaleza. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CORTEZ, R. M. V. . Projetos de Iluminação, eficiência energética, conforto e estética.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
CORTEZ, R. M. V. . Oficina de Dimensionamento de Jardins de Chuva. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BESSA, M. C. D. M. C. ; CORTEZ, R. M. V. . Projetando Novos Caminhos. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BESSA, M. C. D. M. C. ; CORTEZ, R. M. V. . Aplicando Conceitos de Caminhabilidade no Desenho de Calçadas Acessíveis. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CORTEZ, R. M. V. . Projeto Luminotecnico e Eficiência Energética. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CORTEZ, R. M. V. . Projeto Luminotécnico Aplicado ao Design de Interiores. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CORTEZ, R. M. V. . Centro AMAR - Apoio a Meninos Abandonados nas Ruas. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Final de Graduação).
Prêmios
2022
1° Lugar como Orientadora do trabalho 'Parque Linear Jacarecanga' na 2ª Edição do Prêmio de Excelência de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Fortaleza. , Fundação Edson Queiroz Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Edson Queiroz, 60811905 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 34773400
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade de FortalezaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar 2, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2014
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho à mão livre e prespectiva, Desenho Arquitetônico e Urbanístico, Elementos de Composição Tridimensional, Ergonomia, Legislação Urbana, Planejamento da Paisagem, Construçao Civil
2011 - 2014
RI ArquiteturaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
05/2011 - 07/2014
Serviços técnicos especializados , RI Arquitetura.Serviço realizado, Aprovação de projetos arquitetônicos residenciais; Aprovação de projetos arqutetônicos comerciais em Shopping Centers; Projetos arquitetônicos executivos de residências, lojas e escolas.
2008 - 2011
Luce Galvão de SáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista, Carga horária: 40
2006 - 2008
Paroma LustresVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Luminotécnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2005 - 2006
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e InfraestruturaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
07/2005 - 06/2006
Estágios , SEINF - Secretaria de desenvolvimento urbano e infraestrutura.Estágio realizado, Projeto de revitalização do edifício Estoril na Praia de Iracema.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de RAQUEL MORAES VITOR CORTEZ e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?