Ralph José Rassweiler Filho
Mestre em Ciência da Computação pela PUC-RS, especialista em Gerenciamento de Projetos pelo SENAC-RS e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo. Desde 2003 atua com análise e desenvolvimento de software em projetos de diferentes naturezas de negócio como saúde, gestão pública e gestão de recursos. Proficiente em programação back-end (Java, PHP e Python) e aprendizado de máquina. Atua como docente desde 2012 em disciplinas de programação e inteligência artificial. Foi bolsista do GPIN - Grupo de Pesquisa em Inteligência de Negócios na PUCRS onde atuou com pesquisa e desenvolvimento na área de aprendizado de máquina com ênfase em sistemas de recomendação e deep learning. Atualmente, é pesquisador e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CETID - Centro de Pesquisa, Tecnologia e Inovação Digital da Fundação Meridional, no Projeto de Pesquisa "Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade".
Informações coletadas do Lattes em 13/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciência da Computação
2015 - 2017
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Aprendizado neural de representação de conteúdo para sistemas de recomendação de filmes, Ano de Obtenção: 2017
Rodrigo Coelho Barros.Bolsista do(a): Hewlett-Packard, HP, Brasil. Palavras-chave: sistemas de recomendação; aprendizado de máquina; redes neurais.
Especialização em Gerenciamento de Projetos
2010 - 2011
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS
Título: Plano do Projeto - Prontuário Eletrônico do Paciente Móvel
Orientador: Adilson Pize
Graduação em Ciência da Computação
2001 - 2008
Universidade de Passo Fundo
Título: Gerenciamento de Projetos: análise da aderência do PMBOK com o modelo CMMI
Orientador: Alexandre Lazaretti Zanatta
Formação complementar
2024 - 2024
Generative AI for Software Development Specialization. (Carga horária: 20h). , deeplearning.ai, DLAI, Estados Unidos.
2019 - 2019
Improving Deep Neural Networks: Hyperparameter tuning, Regularization. (Carga horária: 12h). , deeplearning.ai, DLAI, Estados Unidos.
2019 - 2019
Neural Networks and Deep Learning. (Carga horária: 44h). , deeplearning.ai, DLAI, Estados Unidos.
2018 - 2018
Machine Learning. (Carga horária: 74h). , Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
2016 - 2016
EF Level 11 - Upper Intermediate - CEFR Level B2. (Carga horária: 20h). , Education First (Dublin), EF, Irlanda.
2015 - 2015
EF Level 10 - Upper Intermediate - CEFR Level B2. (Carga horária: 20h). , Education First (Dublin), EF, Irlanda.
2015 - 2015
Introduction to Recommender Systems. (Carga horária: 120h). , University of Minnesota System, UMN, Estados Unidos.
2012 - 2012
Análise de Pontos por Função. (Carga horária: 16h). , Fatto CS, FATTO, Brasil.
2011 - 2011
Competências comportamentais em projetos. (Carga horária: 16h). , EUAX, EUAX, Brasil.
2009 - 2009
Treinamento Usuário RRC (Requirements Composer). (Carga horária: 16h). , Qualiti Assessoria e Consultoria S/A, QUALITI, Brasil.
2009 - 2009
Engenharia de Requisitos. (Carga horária: 20h). , Qualiti Assessoria e Consultoria S/A, QUALITI, Brasil.
2009 - 2009
Gerência de Configuração e Mudanças. (Carga horária: 12h). , Qualiti Assessoria e Consultoria S/A, QUALITI, Brasil.
2009 - 2009
Treinamento Administrativo RequisitePro. (Carga horária: 4h). , Qualiti Assessoria e Consultoria S/A, QUALITI, Brasil.
2009 - 2009
Treinamento Usuário RequisitePro. (Carga horária: 16h). , Qualiti Assessoria e Consultoria S/A, QUALITI, Brasil.
2009 - 2009
Treinamento Administrativo RTC (Team Concert). (Carga horária: 8h). , Qualiti Assessoria e Consultoria S/A, QUALITI, Brasil.
2009 - 2009
Rational Team Concert Básico. (Carga horária: 40h). , Inside IT, IIT, Brasil.
2008 - 2009
Java para Web e UML. (Carga horária: 200h). , Pólo de Informática de Passo Fundo, PÓLO SUL, Brasil.
2008 - 2008
Auditor ISO-9001. (Carga horária: 16h). , EJ Ros, EJROS, Brasil.
2007 - 2007
Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 36h). , Target Informática LTDA, Target, Brasil.
2001 - 2001
Montagem e Manutenção de Computadores. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
2000 - 2000
Corel Draw 8. (Carga horária: 35h). , Exame Informática, EI, Brasil.
1999 - 1999
Windows, Word e Excel Básicos. (Carga horária: 70h). , Centro de Informática da Serra Brasileira, CISB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Aprendizado de Máquina.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Linguagens de Programação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Banco de Dados.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.
Participação em eventos
The Developers Conference. 2018. (Seminário).
Escola regional de banco de dados. 2017. (Congresso).
XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2016. (Congresso).
BrazilJS 2015. 2015. (Encontro).
XVI Fórum Internacional do Software Livre.Produtividade & elegância com linux. 2015. (Seminário).
BrazilJS 2014. 2014. (Encontro).
The Developers Conference. 2014. (Seminário).
Comportamentos & Atitudes Vencedoras. 2012. (Encontro).
iPlanet.Checagem à beira do leito reduz erros de administração de medicamentos. 2011. (Simpósio).
Simpósio de Computação Aplicada.Mobilidade inova TI em saúde. 2011. (Simpósio).
Web Expo Forum. 2011. (Outra).
VII Seminário de Gerenciamento de Projetos. 2010. (Seminário).
I Seminário de EAD. 2006. (Seminário).
PHP Conference Brasil. 2006. (Seminário).
Tecnologia como fator de desenvolvimento sustentável e inclusão sócio-econômica. 2006. (Outra).
O que o mercado de trabalho espera de você. 2005. (Outra).
VI Simpósio de Informática do Planalto Médio. 2005. (Simpósio).
V Simpósio de Informática do Planalto Médio. 2004. (Simpósio).
IX Escola de Informática da SBC-Sul. 2001. (Seminário).
Participação em bancas
BECKER, A.; VARGAS, G. M.;RASSWEILER FILHO, R. J.. Gestão de projetos nos departamentos de tecnologia de informação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Atitus Educação.
SANTOS, M. R.;RASSWEILER FILHO, R. J.; KALIL, F.. Reconhecimento e detecção de componentes essenciais para a segurança do trabalho através de técnicas de visão computacional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Atitus Educação.
RASSWEILER FILHO, R. J.; MENDES, T. A.; MATOS, E.. Startup de gestão de infraestrutura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Atitus Educação.
RASSWEILER FILHO, R. J.; SANTOS, M. R.; KALIL, F.. Aplicativo para identificar ocorrência de doença na soja por meio de reconhecimento de imagem e visão computacional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Atitus Educação.
RASSWEILER FILHO, R. J.; KALIL, F.; MATOS, E.. Análise de sentimento na avaliação institucional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Atitus Educação.
RASSWEILER FILHO, R. J.; SANTOS, M. R.; KALIL, F.. Predição de preços de venda de imóveis utilizando machine learning. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Atitus Educação.
RASSWEILER FILHO, R. J.; SANTOS, M. R.; MATOS, E.. Predição do nível de câncer de pulmão com uso de aprendizado de máquina e arvore de decisão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Atitus Educação.
SANTOS, M. R.; MATOS, E.;RASSWEILER FILHO, R. J.. Análise de desempenho de técnicas de mineração em banco de dados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Atitus Educação.
KALIL, F.; SANTOS, M. R.;RASSWEILER FILHO, R. J.. Ontologias e algoritmos de similaridade como suporte à integração de schemas em ambientes heterogêneos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Atitus Educação.
ROSO, S. C.;RASSWEILER FILHO, R. J.; SANTOS, M. R.. Uso de ITILv3 para Gestão de Serviços de Suporte a Software. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Atitus Educação.
KALIL, F.;RASSWEILER FILHO, R. J.; BILIBIO, R. L.. Identificando e corrigindo problemas de performance em banco de dados oracle. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Atitus Educação.
ROSO, S. C.;RASSWEILER FILHO, R. J.; BILIBIO, R. L.. Gerenciamento de Serviços de TI com a utilização de ITL e ISO/IEC 20000. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Atitus Educação.
KALIL, F.; RIGO, W.;RASSWEILER FILHO, R. J.. Comparação entre Algoritmos Baseados em Inteligência Artificial para dotar o jogo Yu-Gi-Oh! Trading Card Game de Jogadores Artificiais Inteligentes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Atitus Educação.
RASSWEILER FILHO, R. J.; ROSO, S. C.; BILIBIO, R. L.. Gestão Ágil de Projetos Estratégicos de Sistemas de Informação: Um Estudo de Caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Atitus Educação.
Orientou
Coleta de Sinais Vitais em Pacientes Home Care Utilizando Protocolo HL7; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Desenvolv; inovações tecnológicas para a Web) - Atitus Educação; Orientador: Ralph José Rassweiler Filho;
Interfaces Gráficas em Java; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Desenvolv; inovações tecnológicas para a Web) - Atitus Educação; Orientador: Ralph José Rassweiler Filho;
Desenvolvimento de Sistema Simulador de Safras Multiplataforma; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Desenvolv; inovações tecnológicas para a Web) - Atitus Educação; Orientador: Ralph José Rassweiler Filho;
Desenvolvimento de um ambiente integrado na Criação de Softwares; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Desenvolv; inovações tecnológicas para a Web) - Atitus Educação; Orientador: Ralph José Rassweiler Filho;
Desenvolvimento Seguro de Aplicações Web com PHP; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Desenvolv; inovações tecnológicas para a Web) - Atitus Educação; Orientador: Ralph José Rassweiler Filho;
Categorização automática de produtos para integração com Marketplace; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Computação) - Atitus Educação; Orientador: Ralph José Rassweiler Filho;
Recomendada: recomendação de vestuário baseado em imagens; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Computação) - Atitus Educação; Orientador: Ralph José Rassweiler Filho;
Smartprofile; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Computação) - Atitus Educação; Orientador: Ralph José Rassweiler Filho;
Controle e gerenciamento de exames digitais; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Computação) - Atitus Educação; Orientador: Ralph José Rassweiler Filho;
Análise de interações medicamentosas; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Computação) - Atitus Educação; Orientador: Ralph José Rassweiler Filho;
Chatbot inserido no ambiente educacional superior; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Computação) - Atitus Educação; Orientador: Ralph José Rassweiler Filho;
Predição de câncer de pulmão baseado em reconhecimento de padrões; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Computação) - Atitus Educação; Orientador: Ralph José Rassweiler Filho;
Análise de Sentimento na Avaliação Institucional; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Computação) - Atitus Educação; Orientador: Ralph José Rassweiler Filho;
Predição de preços de venda de imóveis utilizando Machine Learning; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Computação) - Atitus Educação; Orientador: Ralph José Rassweiler Filho;
Aplicativo para identificar ocorrência de doença na soja por meio de reconhecimento de imagem e visão computacional; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Computação) - Atitus Educação; Orientador: Ralph José Rassweiler Filho;
Veed Software Intelligence (startup de desenvolvimento de software); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Computação) - Atitus Educação; Orientador: Ralph José Rassweiler Filho;
Aplicação inteligente de análise de dados através do monitoramento de logs, utilizando K-means com base nos logs gerados pelo Squid; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Atitus Educação; Orientador: Ralph José Rassweiler Filho;
Web design responsivo: Análise e implementação de um estudo de caso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Atitus Educação; Orientador: Ralph José Rassweiler Filho;
Produções bibliográficas
-
RASSWEILER FILHO, R. J. . O uso da programação aliada na educação. Comunicação IMED, 01 out. 2014.
-
RASSWEILER FILHO, R. J. ; WEHRMANN, J. ; BARROS, R. C. . Leveraging Deep Visual Features for Content-based Movie Recommender Systems. International Joint Conference on Neural Networks. Proceedings , 2017.
-
RASSWEILER FILHO, R. J. . Produtividade e Elegância com Linux. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RASSWEILER FILHO, R. J. ; PINTO, M. C. . Sistema de Busca de Padrões com Ìndices de Relevância. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
RASSWEILER FILHO, R. J. ; WEHRMANN, J. ; BARROS, R. C. . Sistema de recomendação de filmes com base em atributos extraídos de frames de trailers. 2017.
RASSWEILER FILHO, R. J. ; FONSECA, L. A. ; VARGAS, D. M. . Praeter - Sistema de gestão. 2013.
RASSWEILER FILHO, R. J. ; VARGAS, D. M. . Portal de documentos eletrônicos. 2012.
RASSWEILER FILHO, R. J. ; SCHIMMOCK, C. . Prontuário Eletrônico do Paciente Móvel. 2010.
RASSWEILER FILHO, R. J. ; SCHIMMOCK, C. . Checagem de medicamentos. 2010.
RASSWEILER FILHO, R. J. ; SCHIMMOCK, C. ; VEIGA, J. E. . Gestor de fluxo. 2009.
RASSWEILER FILHO, R. J. ; SCHIMMOCK, C. ; VEIGA, J. E. . Sistema de Acolhimento e Classificação de Risco. 2008.
RASSWEILER FILHO, R. J. ; SCHIMMOCK, C. ; VEIGA, J. E. . Painel de chamados eletrônico. 2008.
RASSWEILER FILHO, R. J. ; SCHIMMOCK, C. ; VEIGA, J. E. . Totem para geração de senhas. 2008.
RASSWEILER FILHO, R. J. ; DURR, C. . Cielo - Gestão de projetos. 2007.
RASSWEILER FILHO, R. J. . Conversor de modelo Entidade-Relacionamento em código-fonte PHP. 2007.
RASSWEILER FILHO, R. J. ; BOENO, E. ; DURR, C. ; OGLIARI, N. S. . Cielo - Sistema de gestão interna. 2006.
RASSWEILER FILHO, R. J. ; LAMAISON, D. . Eagle - Sistema de monitoramento de veículos via satélite. 2005.
RASSWEILER FILHO, R. J. ; MAZZUTI, D. ; NUNES, A. M. ; MULLER, E. ; PIOVESAN, R. . Sistema de gestão para distribuidoras de alimentos. 2003.
RASSWEILER FILHO, R. J. . ExpoCooperlate - Oitava Edição. 2015. (Computacional).
RASSWEILER FILHO, R. J. ; BIANCHI, L. L. . Programação web com PHP. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, Descrição: O projeto em questão tem como objetivo acelerar a adoção, o desenvolvimento e a disseminação das tecnologias digitais em produtos, processos e serviços inteligentes para solução dos desafios do mercado, seja uma empresa, seja uma cidade ou outra entidade. Busca-se, em geral, soluções inovadoras desenvolvidas localmente como instrumento de evolução da sociedade brasileira, capaz de aumentar a competitividade da economia, fortalecer as cadeias produtivas e promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Nesse sentido, busca: a) Ampliar a força de trabalho qualificada nas tecnologias digitais capaz de promover a adoção de soluções inteligentes (smart solutions) desenvolvidas localmente para desafios do mercado. b) Despertar interesse dos jovens pesquisadores para as tecnologias digitais e as soluções inteligentes (smart solutions). c) Fortalecer o corpo técnico do ecossistema de inovação local dedicado às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação digital e ao empreendedorismo inovador. Elo #1. Módulos inteligentes: compreendem os elementos constitutivos dos objetos inteligentes, contemplando desde componentes básicos, tais como processadores, sensores, atuadores, memórias, modems e baterias, até dispositivos mais complexos. Em algumas situações, podem atuar como gateways de dispositivos com limitada capacidade de processamento e comunicação. Os atores são fabricantes de: processadores, memórias, sensores, atuadores, agregadores / modems, SIM cards, entre outros. Durante o planejamento mais amplo do ecossistema de inovação regional de Passo Fundo, foram identificados 6 (seis) elos da cadeia de valor que servem atualmente de diretrizes para a ação investigativa e evolutiva de todos os atores que participam do ecossistema de inovação regional, cada qual com sua dinâmica e características próprias de atuação. São eles: Elo #1. Módulos inteligentes: compreendem os elementos constitutivos dos objetos inteligentes, contemplando desde componentes básicos, tais como processadores, sensores, atuadores, memórias, modems e baterias, até dispositivos mais complexos. Em algumas situações, podem atuar como gateways de dispositivos com limitada capacidade de processamento e comunicação. Os atores são fabricantes de: processadores, memórias, sensores, atuadores, agregadores / modems, SIM cards, entre outros. Elo #2. Objetos inteligentes: consistem nos elementos tangíveis com os quais interagimos no universo da IoT. Os atores são fabricantes de eletrodomésticos, veículos, estações de monitoramento, equipamentos de automação, entre outros. Elo #3. Conectividade: contempla fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços de telecomunicações, que garantem a comunicação entre os elementos que compõem as soluções inteligentes (smart solutions). Os atores são provedores de soluções de PAN2 e NAN3, operadoras, MVNO, provedores de soluções de segurança para redes e de gestão de rede e fabricantes de equipamentos de rede. Elo #4. Habilitador: oferece os sistemas de suporte para coleta, armazenamento, transformação, análise, visualização dos dados e gerenciamento dos objetos inteligentes. Os atores são provedores de armazenamento de dados, orquestração de dados, middleware, analytics, controle dos endpoints e de soluções de gerenciamento de endpoints. lo #5. Integrador: combina diferentes sistemas, processos e objetos para atuarem conforme as regras de negócios do cliente. Na maioria dos casos, a integração é realizada por meio de interfaces padronizadas de programação de aplicativo (APIs). Os atores são provedores de: interfaces de APIs, orquestração de serviços e integração com sistemas back-end (ERP). Elo #6. Provedor de serviço: presta serviços inovadores para consumidores e empresas com base em solução end-to-end composta por hardware, software e conectividade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (2) . , Integrantes: Ralph José Rassweiler Filho - Coordenador / Fahad Kalil - Integrante / Marcos Roberto dos Santos - Integrante / Everton Matos - Integrante / Thaísa Leal da Silva - Integrante / Vinícuis Borges Fortes - Integrante / Amilton Martins - Integrante / Márcia Capellari - Integrante / Suelle Sotille - Integrante / Ariane Pazinato - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2010 - 2011
Prontuário Eletrônico do Paciente móvel e adaptável a diferentes contextos e dispositivos móveis, Descrição: Projeto de pesquisa para definição de um framework para desenvolvimento de produtos multi-plataforma para dispositivos móveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ralph José Rassweiler Filho - Coordenador / Alexandre Lazaretti Zanatta - Integrante / Marco Trentin - Integrante / Marcos Brusso - Integrante / Jaqson Dalbosco - Integrante / Alex Sandro Gomes - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2011
Prontuário Eletrônico do Paciente móvel e adaptável a diferentes contextos e dispositivos móveis, Descrição: Projeto de pesquisa para definição de um framework para desenvolvimento de produtos multi-plataforma para dispositivos móveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ralph José Rassweiler Filho - Coordenador / Alexandre Lazaretti Zanatta - Integrante / Marco Trentin - Integrante / Marcos Brusso - Integrante / Jaqson Dalbosco - Integrante / Alex Sandro Gomes - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2011
Prontuário Eletrônico do Paciente móvel e adaptável a diferentes contextos e dispositivos móveis, Descrição: Projeto de pesquisa para definição de um framework para desenvolvimento de produtos multi-plataforma para dispositivos móveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ralph José Rassweiler Filho - Coordenador / Alexandre Lazaretti Zanatta - Integrante / Marco Trentin - Integrante / Marcos Brusso - Integrante / Jaqson Dalbosco - Integrante / Alex Sandro Gomes - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2011
Prontuário Eletrônico do Paciente móvel e adaptável a diferentes contextos e dispositivos móveis, Descrição: Projeto de pesquisa para definição de um framework para desenvolvimento de produtos multi-plataforma para dispositivos móveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ralph José Rassweiler Filho - Coordenador / Alexandre Lazaretti Zanatta - Integrante / Marco Trentin - Integrante / Marcos Brusso - Integrante / Jaqson Dalbosco - Integrante / Alex Sandro Gomes - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2011
Prontuário Eletrônico do Paciente móvel e adaptável a diferentes contextos e dispositivos móveis, Descrição: Projeto de pesquisa para definição de um framework para desenvolvimento de produtos multi-plataforma para dispositivos móveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ralph José Rassweiler Filho - Coordenador / Alexandre Lazaretti Zanatta - Integrante / Marco Trentin - Integrante / Marcos Brusso - Integrante / Jaqson Dalbosco - Integrante / Alex Sandro Gomes - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2011
Prontuário Eletrônico do Paciente móvel e adaptável a diferentes contextos e dispositivos móveis, Descrição: Projeto de pesquisa para definição de um framework para desenvolvimento de produtos multi-plataforma para dispositivos móveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ralph José Rassweiler Filho - Coordenador / Alexandre Lazaretti Zanatta - Integrante / Marco Trentin - Integrante / Marcos Brusso - Integrante / Jaqson Dalbosco - Integrante / Alex Sandro Gomes - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2011
Prontuário Eletrônico do Paciente móvel e adaptável a diferentes contextos e dispositivos móveis, Descrição: Projeto de pesquisa para definição de um framework para desenvolvimento de produtos multi-plataforma para dispositivos móveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ralph José Rassweiler Filho - Coordenador / Alexandre Lazaretti Zanatta - Integrante / Marco Trentin - Integrante / Marcos Brusso - Integrante / Jaqson Dalbosco - Integrante / Alex Sandro Gomes - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2011
Prontuário Eletrônico do Paciente móvel e adaptável a diferentes contextos e dispositivos móveis, Descrição: Projeto de pesquisa para definição de um framework para desenvolvimento de produtos multi-plataforma para dispositivos móveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2010 - 2011
Prontuário Eletrônico do Paciente móvel e adaptável a diferentes contextos e dispositivos móveis, Descrição: Projeto de pesquisa para definição de um framework para desenvolvimento de produtos multi-plataforma para dispositivos móveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ralph José Rassweiler Filho - Coordenador / Alexandre Lazaretti Zanatta - Integrante / Marco Trentin - Integrante / Marcos Brusso - Integrante / Jaqson Dalbosco - Integrante / Alex Sandro Gomes - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2011
Prontuário Eletrônico do Paciente móvel e adaptável a diferentes contextos e dispositivos móveis, Descrição: Projeto de pesquisa para definição de um framework para desenvolvimento de produtos multi-plataforma para dispositivos móveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ralph José Rassweiler Filho - Coordenador / Alexandre Lazaretti Zanatta - Integrante / Marco Trentin - Integrante / Marcos Brusso - Integrante / Jaqson Dalbosco - Integrante / Alex Sandro Gomes - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2011
Prontuário Eletrônico do Paciente móvel e adaptável a diferentes contextos e dispositivos móveis, Descrição: Projeto de pesquisa para definição de um framework para desenvolvimento de produtos multi-plataforma para dispositivos móveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ralph José Rassweiler Filho - Coordenador / Alexandre Lazaretti Zanatta - Integrante / Marco Trentin - Integrante / Marcos Brusso - Integrante / Jaqson Dalbosco - Integrante / Alex Sandro Gomes - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2019
Atitus EducaçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 16
Outras informações:
Docente nas disciplinas de
Orientação a Objetos Avançada
Gestão de Projetos
Linguagens Formais
Inteligência Artificial
2015 - 2015
Atitus EducaçãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 16
Outras informações:
Docente nas disciplinas de
Orientação a Objetos Avançada
Programação para Dispositivos Móveis
Gestão de Projetos e Serviços
Projeto Integrado de Software
2014 - 2015
Atitus EducaçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 8
Outras informações:
MInistradas as disciplinas de
Programação Orientada a Objetos Avançada
Programação para Dispositivos Móveis
2013 - 2013
Atitus EducaçãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 12
Outras informações:
Ministradas as disciplinas de
Programação Web
Programação Orientada a Objetos
Programação Orientada a Objetos Avançada
2012 - 2013
Atitus EducaçãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 12
Outras informações:
Ministradas as disciplinas de:
Sistemas Inteligentes
Programação Web
Programação Orientada a Objetos
2020 - Atual
Fundação MeridionalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Pesquisador da Fundação Meridional, desenvolvendo atividades no projeto de pesquisa "Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade".
2021 - 2025
QuintoAndarVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Machine Learning, Carga horária: 40
Outras informações:
Como Engenheiro de Machine Learning no QuintoAndar, atuei na equipe de MLOps, responsável por manter e evoluir toda a plataforma de machine learning e seus pipelines de modelos para ingestão de dados, treinamento e serving.Meu trabalho diário inclui:(I) implementar bibliotecas, funcionalidades e testes unitários utilizando Python;(II) monitorar clusters de alta disponibilidade para jobs batch e streaming;(III) implementar e manter processos de ETL para o nosso feature store.
2018 - 2021
Compasso TecnologiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 44
Outras informações:
Líder do time de data science. Pesquisa e desenvolvimento de soluções com aprendizado de máquina.
2015 - 2017
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista pesquisador do GPIN - Grupo de Pesquisa em Inteligência de Negócio
2012 - 2015
AlfasigVínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 44
Outras informações:
Líder de time de desenvolvimento composto por 07 pessoas.
Controle de atividades, escopo, prazo e qualidade de um software de gestão para os setores: financeiro, faturamento, vendas, compras e contabilidade.
Especificação de requisitos.
Visita a clientes para análise de negócio.
Organização da arquitetura do software (Java EE com as especificações JSF, JPA, JTA, EJB, JAXB, JAX-RS e JAX-WS) multi-camadas (Domain Driven Design).
Validação das entregas dos desenvolvedores sob aspectos funcionais e técnicos.
Gestão da configuração do projeto.
2012 - 2012
AlfasigVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40
Outras informações:
Análise e implementação de um software para gestão de documentos eletrônicos (Nota Fiscal Eletrônica, Conhecimento de Frete Eletrônico e Nota Fiscal de Serviço Eletrônica), ações sobre estes documentos (cancelamento, inutilização, acesso a logs, etc.)
Utilizado arquitetura Java EE (JSF, EJB, JPA, JTA).
2010 - 2011
MV SistemasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Pleno IV, Carga horária: 40
Outras informações:
Gerente de projetos de softwares para dispositivos móveis multi-plataforma.
Controle de escopo, prazo, custos, recursos humanos, comunicações, fornecedores, riscos e qualidade de diversos projetos.
Análise e controle de qualidade de especificação de requisitos e de negócio.
Coordenador de pesquisa científica para criação de arquitetura para implementação de soluções multi-plataforma para dispositivos móveis.
Apresentação de softwares em clientes.
2009 - 2010
MV SistemasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Pleno II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Análise e proposta de soluções para um sistema de acolhimento e classificação de risco de pacientes, painel eletrônico de chamadas, totem eletrônico para emissão de senhas, gestão de fluxo de pacientes.
Documentação de negócio e requisitos de todos os projetos citados acima.
Visita a clientes e treinamento de usuários de todos os projetos citados acima.
Gestão de configuração de todos os projetos citados acima.
Líder de time de desenvolvimento composto por 08 pessoas.
Atribuição e controle de tarefas dos desenvolvedores em quatro projetos diferentes.
2009 - 2009
MV SistemasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Pleno III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Análise e proposta de soluções para um sistema de acolhimento e classificação de risco de pacientes.
2008 - 2009
Cielo Indústria MecatrônicaVínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Pleno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Análise e proposta de soluções de um sistema de gestão para os setores financeiro, vendas, faturamento, produção, compras, consertos e pesquisa.
Treinamento de usuários e apresentação de funcionalidades.
Implementação de funcionalidades em PHP, HTML, Javascript, CSS e banco de dados Oracle.
Auxílio ao setor de controle de qualidade para conquistar a certificação ISO-9001. Elaboração de documentação do setor de desenvolvimento de software.
Lider de equipe de desenvolvimento de software.
2007 - 2008
Cielo Indústria MecatrônicaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Júnior, Carga horária: 40
Outras informações:
Análise e proposta de soluções de um sistema de gestão para os setores financeiro, vendas, faturamento, produção, compras, consertos e pesquisa.
Análise e proposta de soluções de um sistema de controle de projetos com fases, tarefas e atividades.
Análise e proposta de soluções de um sistema de controle de tickets para toda a empresa para controlar as tarefas do setor de desenvolvimento.
Treinamento de usuários e apresentação de funcionalidades.
Implementação de funcionalidades em PHP, HTML, Javascript, CSS e banco de dados Oracle.
2006 - 2006
Cielo Indústria MecatrônicaVínculo: , Enquadramento Funcional: Programador de Sistemas Pleno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Análise e proposta de soluções de um sistema de gestão para os setores financeiro, vendas, faturamento, produção, compras, consertos e pesquisa.
Treinamento de usuários e apresentação de funcionalidades.
Implementação de funcionalidades em PHP, HTML, Javascript, CSS e banco de dados Oracle.
2005 - 2006
Cielo Indústria MecatrônicaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programador de Sistemas Júnior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Análise e proposta de soluções para um sistema de monitoramento remoto de veículos com base em rastreadores via satélite.
Implementação de funcionalidades em PHP, HTML, Javascript, CSS e banco de dados Oracle.
Projeto de interfaces web.
2011 - 2012
Softplan Planejamento e SistemasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Negócios, Carga horária: 40
Outras informações:
Análise e desenho de processos de clientes (órgãos públicos) em BPMN 2.0 (Bizagi).
Proposta de melhorias em processos.
Análise de aderência dos processos dos clientes com sistema de controle de compras e licitações.
Implantação, treinamento de usuários e apresentação de sistema.
Especificação de requisitos com base em análise de negócio.
Estimativa de esforço com técnica de pontos por função.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ralph José Rassweiler Filho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?