CAMILLA VILA NOVA SOARES SILVA
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (2006), mestre em Saúde Humana e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e doutora em Biologia Aplicada à Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Tem experiência na área de Nanotecnologia Farmacêutica e Sistemas de Liberação Controlada de Fármacos, bem como nas áreas de Histologia, Citologia e Embriologia. Docente dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Estética e Cosmética, Fisioterapia e Nutrição no Centro Universitário Estácio do Recife.
Informações coletadas do Lattes em 16/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Biologia Aplicada à Saúde
2011 - 2016
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Estudo da encapsulação de ácido gálico em lipossomas e microesferas e avaliação da atividade gastroprotetora e antiulcerogênica em ratos Wistar
, Ano de obtenção: 2016. Nereide Stela Santos Magalhães. Coorientador: Noemia Pereira da Silva Santos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Farmacologia Geral. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacotécnica e tecnologia farmacêutica / Especialidade: Liberação Controlada de Fármacos.
Mestrado em Saúde Humana e Meio Ambiente
2009 - 2011
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Desenvolvimento de microesferas contendo complexos de inclusão ácido difractáico:2-hidroxipropil-beta-ciclodextrina e avaliação da atividade biológica, Ano de Obtenção: 2011
Noemia Pereira da Silva Santos.Coorientador: Nereide Stela Santos Magalhães. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil. Palavras-chave: ácido difractáico; método espectrofotométrico UV; 2-hidroxipropil-beta-ciclodextrina; microesferas; sistemas de liberação controlada.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Farmacologia Bioquímica e Molecular. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacotécnica e tecnologia farmacêutica / Especialidade: Liberação Controlada de Fármacos.
Especialização em andamento em Residência Multiprofissional em Vigilância em Saúde
2017 - Atual
Secretaria de Saúde do Recife
Bolsista do(a): Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, SES-PE, Brasil.
Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas
2003 - 2006
Universidade de Pernambuco
Título: "Avaliação Toxicológica da Beta-Lapachona em Ratos Wistar"
Orientador: Edvaldo Rodrigues de Almeida
Formação complementar
2023 - 2023
Metodologias Ativas na Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2022 - 2022
Ciclo de Estudos - Mortalidade Materna no Brasil. (Carga horária: 3h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2021 - 2021
Atualização,Ressignificação e Desenvolvimento de Competências Profissionais. (Carga horária: 4h). , Centro universitário Maurício de Nassau - Recife, UNINASSAU, Brasil.
2019 - 2019
Morbimortalidade por Causas Externas da Saúde do Homem. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Vigilância em Saúde Pública. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo, PROEPI, Brasil.
2018 - 2018
Vigilância e Prevenção das Violências e Acidentes. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Atualização para a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2018. (Carga horária: 4h). , Secretaria de Saúde do Recife, SESAU RECIFE, Brasil.
2018 - 2018
Análise de Situação de Saúde. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2018 - 2018
Vigilância em Saúde - Organização das ações de imunização no município. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2017 - 2017
Epidemiologia Descritiva 2017. (Carga horária: 4h). , Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, IMIP, Brasil.
2017 - 2017
Curso Básico de Metodologia Científica. (Carga horária: 20h). , Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, IMIP, Brasil.
2017 - 2017
Introdução às Boas Práticas para uma Assistência Segura (Resumido). (Carga horária: 20h). , Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, IMIP, Brasil.
2017 - 2017
Ações de Vigilância e Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2017 - 2017
Vigilância em saúde do trabalhador e trabalhadora. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2017 - 2017
Geoprocessamento e Análise Espacial em Saúde Pública. (Carga horária: 60h). , Instituto Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz, IAM/FIOCRUZ, Brasil.
2017 - 2017
Planejamento em Saúde. (Carga horária: 60h). , Instituto Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz, IAM/FIOCRUZ, Brasil.
2010 - 2010
Fundamentos de Imunologia. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2010 - 2010
Minicurso de Planejamento da Pesquisa Científica. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, Brasil.
2010 - 2010
Monitoria. (Carga horária: 40h). , Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, Brasil.
2008 - 2008
I Curso de Introdução ao Cultivo de Células-Tronco. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2006 - 2006
Minicurso de Genética Forense. , Sociedade Brasileira de Genética, SBG, Brasil.
2005 - 2005
Alemão básico nível G5. (Carga horária: 48h). , Centro Cultural Brasil-Alemanha, CCBA, Brasil.
2004 - 2004
Alemão básico nível G3. (Carga horária: 48h). , Centro Cultural Brasil-Alemanha, CCBA, Brasil.
2004 - 2004
Alemão básico nível G2. (Carga horária: 48h). , Centro Cultural Brasil-Alemanha, CCBA, Brasil.
2004 - 2004
Alemão básico nível G4. (Carga horária: 48h). , Centro Cultural Brasil-Alemanha, CCBA, Brasil.
2003 - 2003
Oficina de Emergência e Escape. (Carga horária: 2h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2003 - 2003
Alemão básico nível G1. (Carga horária: 48h). , Centro Cultural Brasil-Alemanha, CCBA, Brasil.
2000 - 2001
Upper-intermediate band of English Course. (Carga horária: 340h). , Cultura Inglesa, CI, Brasil.
1998 - 1999
Pre-intermediate band of English Course. (Carga horária: 170h). , Cultura Inglesa, CI, Brasil.
1997 - 1998
Young adult learner Course. , Cultura Inglesa, CI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Nanotecnologia Farmacêutica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Liberação Controlada de Fármacos.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Histologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Citologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Embriologia.
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Perfil epidemiológico da sífilis gestacional e congênita na cidade do Recife nos anos de 2012 a 2021, Descrição: A sífilis é uma doença infecciosa crônica secular, mas que ainda assombra o perfil de morbimortalidade mundial. É sistêmica e exclusiva do ser humano, sendo causada pela bactéria Treponema pallidum, tendo como principal via de transmissão a sexual (sífilisadquirida). É chamada de sífilis congênita a transmissão vertical do Treponema pallidumpor via transplacentária, que acontece quando a mãe portadora que não foi tratada ou teve tratamento de forma inadequada passa para o seu concepto, podendo ocorrer em qualquer fase da gestação. Testes sensíveis e baratos foram desenvolvidos historicamente para diagnóstico e monitoramento dos casos. Entretanto, a erradicação da doença não ocorreu, mesmo tendo sido observada pouca ou nenhuma resistência ao antibiótico utilizado convencionalmente. Tal constatação coloca a sífilis no patamar de um problema de saúde pública e demonstra a necessidade de um conhecimento maior do perfil dos casos na população em geral e de forma específica para que ações de promoção e prevenção sejam mais eficazes. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo descrever a incidência da sífilis em gestantes e sífilis congênita na cidade do Recife entre os anos de 2012 a 2021. Será realizado um estudo descritivo, de abordagem quantitativa e de corte transversal, com caráter retrospectivo. Os dados utilizados serão secundários, obtidos a partir de um banco de dados, de domínio público, do Sistema de Informação de Agravos de Notificações SINAN, no período correspondente aos anos de 2012 a 2021, sendo realizado um levantamento temporal de uma década. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Camilla Vila Nova Soares Silva - Coordenador / Caroline de Fátima Andrade Gil Rodrigues - Integrante / Matheus Hershiley Leite Ferreira Menezes - Integrante.
-
2022 - 2023
Perfil epidemiológico da mortalidade materna pela COVID-19 no estado de Pernambuco no biênio 2020-2021, Descrição: A mortalidade materna é todo óbito ocorrido durante uma gestação ou após 42 dias do seu término, independentemente da localização ou da duração da gravidez, devido a qualquer causa relacionada ao agravo da gestação, sendo de causas obstétricas diretas ou indiretas. A mortalidade materna reflete a qualidade de vida de uma região, especialmente os cuidados prestados à assistência à saúde da população feminina. A literatura descreve que 95 dos óbitos maternos no mundo poderiam ser evitados, se os serviços de saúde pública e privado ampliassem os direitos sexuais e reprodutivos à mulher, além de garantir uma atenção obstétrica segura e respeitosa. As alterações anatômicas e fisiológicas da gravidez em diversos sistemas, como cardiovasculares, respiratórias, imunológicas e da coagulação tornam a gestante mais susceptível a pneumonias virais, como aconteceu há pouco mais de 10 anos com o vírus H1N1 e mais recentemente com a SARS-CoV e com a MERS-CoV. Diante disso, a preocupação com os cuidados às gestantes e puérperas torna-se imprescindível, principalmente porque essa população apresenta dificuldades de acesso ao pré-natal de qualidade. Sendo assim, o objetivo deste estudo é descrever o perfil epidemiológico de mortalidade materna por COVID-19 no estado de Pernambuco nos anos de 2020 e 2021. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camilla Vila Nova Soares Silva - Coordenador.
-
2011 - 2016
Estudo da encapsulação de ácido gálico em lipossomas e microesferas e avaliação da atividade gastroprotetora e antiulcerogênica em ratos Wistar., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Camilla Vila Nova Soares Silva - Integrante / Noemia Pereira da Silva Santos - Integrante / Nereide Stela Santos Magalhães - Coordenador.
-
2009 - 2011
Desenvolvimento de microesferas contendo complexos de inclusão ácido difractáico:2-hidroxipropil-beta-ciclodextrina e avaliação da atividade biológica., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Camilla Vila Nova Soares Silva - Integrante / Noemia Pereira da Silva Santos - Coordenador / Nereide Stela Santos Magalhães - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
-
2006 - 2008
Identificação do perfil psicofarmacológico dos extratos aquoso e hidroalcoólico da casca do caule e análise histopatológica da ação da Dioclea grandiflora em roedores, Descrição: O projeto objetivou identificar a ação analgésica central da casca do caule da Dioclea grandiflora, e comparar a potência analgésica central presente nas sementes desta planta, e ainda verificar a possível ação embriofetotóxica dos extratos, e sua histopatologia em órgãos-mãe.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Camilla Vila Nova Soares Silva - Integrante / Edvaldo Rodrigues de Almeida - Coordenador / Flávia Raquel Santos Lucena - Integrante / Wilson da Silva Costa Junior - Integrante / Wellington do Amaral Silva - Integrante / Luiz Lucio Soares da Silva - Integrante / Diogenes Luís da Mota - Integrante / Jouse Bezerra Cavalcanti - Integrante.
-
2005 - 2006
Avaliação Toxicológica da Beta-Lapachona em Ratos Wistar, Descrição: Este projeto teve como objetivo avaliar a toxicidade da Beta-Lapachona em ratos Wistar, através da observação de parâmetros bioquímicos e histopatológicos. (trabalho de conclusão de curso). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Camilla Vila Nova Soares Silva - Integrante / Edvaldo Rodrigues de Almeida - Coordenador.
-
2004 - 2006
Avaliação Toxicológica e Embriofetotóxica da Beta-Lapachona em Roedores, Descrição: Este projeto teve como objetivo avaliar a toxicidade da Beta-Lapachona em roedores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Camilla Vila Nova Soares Silva - Integrante / Edvaldo Rodrigues de Almeida - Coordenador / Flávia Raquel Santos Lucena - Integrante / Wilson da Silva Costa Junior - Integrante / Wellington do Amaral Silva - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - Atual
Centro Universitário Estácio do RecifeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora das disciplinas de Histologia e Embriologia, Bases de Biologia Celular e Genética, Fundamentos de Bioquímica, Microbiologia e Imunologia, Biotecnologia e Bioinformática, Anatomia dos Sistemas Orgânicos e Fisiologia Humana, nos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Estética e Cosmética, Fisioterapia e Nutrição.
2021 - Atual
Centro Universitário Estácio do RecifeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante do Comitê de Ética em Pesquisa
2022 - 2023
Centro Universitário Estácio do RecifeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Produtividade, Carga horária: 20
2014 - 2017
Escola Técnica POLITECVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professora das disciplinas de Citologia I (40h), Citologia II (40h), Genética
(40h), Bioquímica I (40h) e Bioquímica II (40h) do curso técnico em Análises
Clínicas.
2012 - 2012
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário
Outras informações:
Estágio de Pesquisa no Laboratório de Farmacotécnica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais.
2011 - 2016
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Aluno de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2014
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estágio a Docência, Carga horária: 8
Outras informações:
Estágio a Docência (Doutorado) na Disciplina de Histologia (HE-011), no Departamento de Histologia e Embriologia da UFPE. Carga horária total de 60h ministradas para o Curso de Graduação em Nutrição.
2009 - 2011
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Aluno de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
2005 - 2007
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
A aluna foi estagiária do Laboratório de Drogas Psicobioativas e sua Toxicologia
Atividades
-
06/2005 - 12/2007
Estágios , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Antibióticos.,Estágio realizado, Laboratório de Drogas Psicobioativas e sua Toxicologia.
2011 - 2011
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Tutora Virtual, Enquadramento Funcional: Tutora Virtual
Outras informações:
Tutora Virtual da disciplina de Tecnologia Aplicada a Educação a Distância, com carga horária de 60h, do curso de Licenciatura em História, na modalidade a distância.
2005 - 2006
Escola Estadual Barros CarvalhoVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário
Outras informações:
Estagiária da disciplina de Biologia, ministrando aulas para o Ensino Médio, com carga horária total de 150h.
2005 - 2006
Universidade de PernambucoVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 4
Outras informações:
Monitora da disciplina de Anatomia Geral, perfazendo carga horária total de 960h.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de CAMILLA VILA NOVA SOARES SILVA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?