Mário Cézar Amorim de Oliveira
Professor Assistente H de Prática de Ensino em Biologia da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde trabalha com Formação Inicial (Licenciatura em Ciências Biológicas - FACEDI-UECE) e Continuada (Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia - PROFBIO-UECE) de Professores de Ciências e Biologia. Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS, 2025), Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC, 2011), Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (UVA, 2001) e Filosofia (UNESA, 2019) e Licenciado em Ciências Biológicas (UFC, 2000). Possui experiência no ensino de Ciências Naturais (6 a 9 anos do Ensino Fundamental), Biologia e Práticas de Laboratório de Ciências (1 a 3 anos do Ensino Médio) e na docência no Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação na UECE, UESC e UFC). Membro da Regional Nordeste (Gestão 2021-2023) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (DER-5-SBEnBio), da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro fundador da Rede de Pesquisa de Educação em Ciências da UECE (REPENCI-UECE). Pesquisador vinculado ao Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia da UFBA (LEFHBio-UFBA) e colaborador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE). Interessa-se por pesquisas educacionais que abordem 'História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) no Ensino de Biologia', 'Controvérsias Sociocientíficas no ensino de Ciências e Biologia', 'Questões de Gênero, Sexualidade e Heteronormatividade na Escola' e suas implicações na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia.Produção Bibliográfica disponível em:https://uece.academia.edu/marioamorim e https://www.researchgate.net/profile/Mario_Oliveira27
Informações coletadas do Lattes em 07/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências
2017 - 2025
Universidade Federal da Bahia
Título: Rumo a uma Natureza da Biologia: estado da questão na pesquisa brasileira sobre aspectos da Natureza da Ciência (NdC) e sua abordagem no ensino de Biologia
Charbel Niño El-Hani. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: Didática das Ciências Naturais; análise documental; Educação em Ciências; Epistemologia da Biologia; História, Filosofia e Sociologia das Ciências.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica
2008 - 2011
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Aspectos da pesquisa acadêmica brasileira sobre o ensino dos temas 'Origem da Vida' e 'Evolução Biológica'
, Ano de Obtenção: 2011.Vivian Leyser da Rosa.Palavras-chave: Origem da Vida; Evolução Biológica; Estado da Arte; Dissertações e Teses; Ensino de Biologia.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Filosofia
2018 - 2019
Universidade Estácio de Sá
Título: Contribuição da História e Filosofia da Ciência (HFC) para abordagem da Natureza da Ciência (NdC) no ensino de Ecologia
Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio
2001 - 2001
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: A motivação dos alunos para a aprendizagem no ensino médio
Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas
1995 - 2000
Universidade Federal do Ceará
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2022 - 2022
Extensão universitária em Tecnologias Educacionais, Aprendizagem e Inovação Pedagógica. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2022 - 2022
Filosofia Contemporânea. (Carga horária: 80h). , marciatiburi.com, MARCIATIBURI.COM, Brasil.
2022 - 2022
Feminismo em Comum. (Carga horária: 32h). , marciatiburi.com, MARCIATIBURI.COM, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Estágio Superv.: Contextos formativos e a docência em tempos de pandemia. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Prática Docente no Ensino Superior: Planejamento, metodologias e avaliação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2020 - 2020
VIII EFPEC - Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências. (Carga horária: 12h). , Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, Brasil.
2020 - 2020
Curso Educação 3.0 e Ferramentas da Web. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2019 - 2020
Introdução à Divulgação Científica. (Carga horária: 30h). , Campus Virtual da Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2018 - 2018
VII EFPEC - Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências. (Carga horária: 32h). , Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, Brasil.
2015 - 2015
Cosmologia - Da origem ao fim do universo. (Carga horária: 120h). , Observatório Nacional, ON, Brasil.
2015 - 2015
III Escola Paranaense HFC-2015. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2014 - 2015
Desenvolvimento Profissional Docente. (Carga horária: 40h). , Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UECE, PIBID-UECE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Astronomia e Astronáutica para Professores. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2012 - 2012
Leituras Darwinianas (Disciplina Isolada). (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2012 - 2012
Filosofia e História da Biologia (Disc. Isolada). (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2012 - 2012
Teoria do Conhecimento I (Disciplina Isolada). (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2012 - 2012
Teoria do Conhecimento II (Disciplina Isolada). (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2012 - 2012
Ecopedagogia. (Carga horária: 150h). , GPEC - Grupo de Produção em Educação e Cultura LTDA, GPEC, Brasil.
2011 - 2011
Professor Respresentante na XIV O.B.A.. (Carga horária: 200h). , Sociedade Astronômica Brasileira, SAB, Brasil.
2010 - 2010
Iniciação à Robótica Pedagógica na Escola. (Carga horária: 40h). , EDAcom Tecnologia e Divisão Educacional LEGO, LEGO, Brasil.
2010 - 2010
Formação - Coordenação de Laboratórios de Ciências. (Carga horária: 120h). , Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza/Secretaria de Educação, SEFOR/SEDUC-CE, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Revisão de Textos. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Filogenia Animal (Disciplina Isolada). (Carga horária: 108h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Evolução (Disciplina Isolada). (Carga horária: 36h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Prevenção do Uso de Drogas para Educadores. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em LINUX - Informática para todos. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2004 - 2006
Inglês. (Carga horária: 400h). , Curso de Línguas Estrangeiras do CEFET/CE, CLEC, Brasil.
2001 - 2003
Formação de professores em Informática Educativa. (Carga horária: 117h). , Centro de Referência do Professor, PMF, Brasil.
2002 - 2002
Projeto Amor à Vida: Educando pela Paz. (Carga horária: 80h). , Secretaria do Trabalho e Ação Social, SETAS, Brasil.
1996 - 2000
PET - Programa de Educação Tutorial. , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências e Biologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia da Pesquisa.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História e Filosofia da Ciência.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: História e Filosofia da Biologia.
Organização de eventos
OLIVEIRA, Mário C. A. ; FEITOSA, Edinilza M. A. ; LINS, F. F. T. . Curso de Extensão para professores da rede municipal de Itapipoca, intitulado FAZER E ESCREVER CIÊNCIA NA ESCOLA: DOS FUNDAMENTOS À PUBLICAÇÃO. 2022. (Outro).
D.E.N. SBEnBio ; D.E.R.-5 SBEnBio ; OLIVEIRA, Mário C. A. ; CARDOSO, Nilson S. ; LIMA, J. R. . Coordenação Geral do VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (VIII ENEBIO), VIII Encontro Regional Nordeste de Ensino de Biologia (VIII EREBIO-NE) e II Simpósio Cearense de Ensino de Biologia (II SCEB). 2021. (Congresso).
OLIVEIRA, Mário C. A. ; Organização I SCEB . I SCEB - Simpósio Cearense de Ensino de Biologia. 2018. (Congresso).
D.E.N. SBEnBio ; D.E.R.-5 SBEnBio ; OLIVEIRA, Mário C. A. . VII EREBIO-NE - Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste. 2017. (Congresso).
OLIVEIRA, Mário C. A. ; OLIVEIRA, Ana P. S. ; PIBID-BIO-FACEDI, B. . I Workshop TEMAS: Educação Sexual na Escola do Século XXI. 2015. (Outro).
OLIVEIRA, Mário C. A. . I ENID/FACEDI - 1º Encontro de Iniciação à Docência da FACEDI. 2014. (Outro).
OLIVEIRA, M.F.S.S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. ; Área de Ensino de Biologia - UESC . Curso Formação Continuada para Professores 'A água que nos cerca: uma abordagem interdisciplinar'.. 2012. (Outro).
Bio-EaD, C.C.B. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . II Jornada Baiana de Biologia EaD - UESC (II JORNABIO). 2012. (Outro).
OLIVEIRA, Mário C. A. ; UESC e IFBA . SNCT/2012 - Semana Nacional de C&T 2012: a ciência a serviço de todos.. 2012. (Outro).
Docentes e Discentes do PPGECT-UFSC ; OLIVEIRA, Mário C. A. . VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2009. (Congresso).
Grupo PET-Biologia/UFC ; OLIVEIRA, Mário C. A. . VII Encontro ABCciências & UFC. 2000. (Outro).
Grupo PET-Biologia/UFC ; OLIVEIRA, Mário C. A. . VIII Encontro ABCciências & UFC. 2000. (Outro).
Grupo PET-Biologia/UFC ; OLIVEIRA, Mário C. A. . II Fórum de Atualidades sobre AIDS do Campus do Pici. 2000. (Outro).
Grupo PET-Biologia/UFC ; OLIVEIRA, Mário C. A. . VI Encontro ABCciências & UFC. 1999. (Outro).
Grupo PET-Biologia/UFC ; OLIVEIRA, Mário C. A. . I Fórum de Atualidades sobre AIDS do Campus do Pici. 1999. (Outro).
Grupo PET-Biologia/UFC ; OLIVEIRA, Mário C. A. . IV Encontro Semestral ABCciências & UFC. 1998. (Outro).
Grupo PET-Biologia/UFC ; OLIVEIRA, Mário C. A. . V Encontro ABCciências & UFC. 1998. (Outro).
Grupo PET-Biologia/UFC ; OLIVEIRA, Mário C. A. . II Encontro de Educação em Biociências. 1998. (Outro).
Grupo PET-Biologia/UFC ; OLIVEIRA, Mário C. A. . II Encontro Semestral ABCciências & UFC. 1997. (Outro).
Grupo PET-Biologia/UFC ; OLIVEIRA, Mário C. A. . I Encontro de Educação em Biociências. 1997. (Outro).
Grupo PET-Biologia/UFC ; OLIVEIRA, Mário C. A. . I Encontro Semestral ABCciências & UFC. 1996. (Outro).
OLIVEIRA, Mário C. A. ; UESC e IFBA . SNCT/2012 - Semana Nacional de C&T 2012: a ciência a serviço de todos.. 2012. (Outro).
Participação em eventos
III Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino. 2021. (Congresso).
IV Encontro Nacional do PROFBIO. 2021. (Encontro).
VIII CONEDU - Congresso Nacional de Educação. Educação Científica: de que(m)? para que(m)?. 2021. (Congresso).
VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE e II SCEB.O que são Ciência e Biologia afinal?. 2021. (Encontro).
VIII Jornada de História da Ciência e Ensino. 2021. (Seminário).
VII CONEDU - Congresso Nacional de Educação. 2020. (Congresso).
VI CONEDU - Congresso Nacional de Educação. Percepção de bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do PIBID-Bio/FACEDI sobre sua formação para o desafio de enfrentar a epidemia de HIV/AIDS no Brasil. 2019. (Congresso).
XII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Apresentando 2 trabalhos: "Abordagem explícita da Natureza da Ciência (NdC) a partir da Ecologia do Ensino Médio" e "Alfred Russel Wallace nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio aprovados no PNLD-2015". 2019. (Encontro).
VII ENEBIO e I EREBIO-Reg.6 - VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro da Regional de Ensino de Biologia - 6ª Região.Participante do Café Pai D'égua intitulado 'Um currículo único para uma vida múltipla?' e Apresentador de três (3) trabalhos de licenciandos sob a orientação do prof. Mário Amorim. 2018. (Encontro).
XI ENPEC - Encontro Nacional de Pequisa em Educação em Ciências.'Análise das abordagens históricas presentes em apostilas didáticas de Biologia utilizadas por escolas particulares no interior do Ceará' e 'Educação em Saúde na pesquisa científica da área de Ensino de Biologia'.. 2017. (Encontro).
I CONAPESC - Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. Seis trabalhos apresentados por estudantes sob orientação do Prof. Mário Amorim. 2016. (Congresso).
II CIEDIC - Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências: Perseverança e Superação Escolar. 'Abordagens da Natureza da Ciência (NdC) na Biologia do Ensino Médio' e 'Visão de Licenciandos em Ciências Biológicas sobre o tema Origem da Vida em sua formação docente'. 2016. (Congresso).
VI ENEBIO e VIII EREBIO-Reg.3 - VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia e VIII Encontro da Regional 3 de Ensino de Biologia.Cinco trabalhos apresentados por estudantes sob orientação do Prof. Mário Amorim.. 2016. (Encontro).
III EREBIO-Reg.4 - III Encontro Regional de Ensino de Biologia da 4ª Região.DINÂMICA DA COISA: o uso do lúdico na abordagem da Natureza da Ciência (NdC) no ensino fundamental. 2015. (Encontro).
III Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência. 2015. (Outra).
IV JORNABIO.Temas polêmicos no ensino de Ciências: discutindo Evolução. 2015. (Encontro).
VI EREBIO-NE - VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste.Quatorze trabalhos apresentados por estudantes sob orientação do Prof. Mário Amorim. 2015. (Encontro).
X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Prática como Componente Curricular (PCC) no Projeto Pedagógico (PP) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI-UECE. 2015. (Encontro).
XX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará.Vinte e sete (27) resumos apresentados por estudantes sob orientação do Prof. Mário Amorim. 2015. (Encontro).
CONEMCI - Conferência Nacional de Educação Matemática e Ensino de Ciências.O Livro Didático de Biologia e o novo ensino médio: mudanças à vista?. 2014. (Outra).
I Encontro de Iniciação à Docência da FACEDI (I ENID-FACEDI) e 25ª Semana da FACEDI.Treze trabalhos apresentados por estudantes sob orientação do Prof. Mário Amorim. 2014. (Encontro).
III Congresso Brasileiro de Educação Sexual e VII Colóquio Internacional de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Educadores e Educação Sexual. 'PIBID-Bio/FACEDI e a emergência da educação sexual no município de Itapipoca, Ceará' e 'Sexualidade em Foco: contribuições para o processo de formação inicial docente das atividades desenvolvidas no PIBID-Bio/FACEDI'. 2014. (Congresso).
XIX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará.Quinze resumos apresentados por estudantes sob orientação do Prof. Mário Amorim. 2014. (Encontro).
XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2014. (Encontro).
9º Congresso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Práticas ecopedagógicas em uma aldeia tupinambá, no distrito de Olivença, região sul da Bahia, Brasil: conciliando formação de professores em espaços não escolares e sustentabilidade. 2013. (Congresso).
V EREBIO-NE - Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste.Apresentação de Banners e Ministrando a Oficina: 'O que é Ciência, afinal?': Ludicidade e Epistemologia no ensino de Ciências e Biologia. 2013. (Encontro).
VI Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia e XVI Semana Acadêmica de Ciências Biológicas.A importância do estágio em espaços não escolares no Projeto Acadêmico Curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESC. 2013. (Encontro).
IV ENEBIO - Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia (II EREBIO)..Ensino de Evolução. 2012. (Encontro).
Seminário em Desenvolvimento Colaborativo de Inovações Educacionais no Ensino de Ciências e Biologia. 2012. (Seminário).
VI EREBIO - Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 2.O ensino de 'Origem da Vida' na pesquisa acadêmica brasileira em ensino de Ciências e Biologia. 2012. (Encontro).
VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental."Prática sustentável na implementação de uma horta comunitária na Aldeia Tupinambá de Olivença, sul da Bahia" e "A compostagem como prática sustentável para o manejo do solo e dos resíduos orgânicos na Aldeia Tupinambá de Olivença, sul da Bahia".. 2012. (Outra).
V Encontro Regional de Biologia Sul e IV Simpósio Latino-americano e Caribenho de Educação em Ciências.O ensino dos temas 'Origem da Vida' e 'Evolução Biológica' nos Encontros 'Perspectivas do Ensino de Biologia' - EPEB (1984-2006) e A origem dos seres vivos na biologia do ensino médio: Construindo conhecimentos a partir da dinâmica do júri simulado.. 2011. (Simpósio).
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências & I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. Base Institucional da pesquisa acadêmica brasileira sobre o ensino dos temas 'origem da vida' e 'evolução biológica' / Abordagens Temáticas e Metodológicas da pesquisa acadêmica brasileira sobre o ensino dos temas 'origem da vida' e 'evolução biológica'.. 2011. (Congresso).
III Encontro Nacional de Ensino de Biologia, IV Encontro Regional de Ensino de Biologia da regional 5 e V Congreso Iberoamericano de Educación en Ciencias Experimentales. 2010. (Congresso).
II Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências.História das disciplinas escolares e conhecimento escolar: Perspectivas de pesquisa para a Educação em Ciências.. 2009. (Outra).
II Simpósio Internacional Darwinismo Hoje. 2009. (Simpósio).
VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A Evolução Biológica e seu ensino nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) / Ensino de Evolução Biológica: Implicações éticas da abordagem de conflitos de natureza religiosa em sala de aula.. 2009. (Encontro).
3º EREBIO-SUL Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 3-Sul.Minicurso: Abordagens éticas para o tratamento do conflito Criacionismo x Evolucionismo.. 2008. (Encontro).
7ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Os saberes docentes dos biólogos-educadores e o ensino de Evolução Biológica. 2008. (Encontro).
VI Encontro de Filosofia e História da Biologia. 2008. (Encontro).
VIII Encontro sobre Investigação na Escola.Reorganizando o programa anual da disciplina de Biologia em busca da melhoria de sua aprendizagem no Ensino Médio. 2008. (Encontro).
X Semana da Biologia e XI Mostra de Trabalhos do Curso de Ciências Biológicas.Minicurso: Ensino de Evolução Biológica - problema religioso ou ético?. 2008. (Encontro).
3º Congresso Internacional sobre Formação de Professores e Prática Pedagógica. 2007. (Congresso).
8ª Jornada de Educação do Norte-Nordeste. 2006. (Congresso).
4ª Jornada de Educação do Norte-Nordeste. 2002. (Outra).
III Fórum de Atualidades sobre AIDS do Campus do Pici. 2001. (Outra).
Oficina de formação de multiplicadores adolescentes em DST/AIDS - PSF. 2001. (Oficina).
1º Encontro Nordestino de Biologia.Variabilidade genética em cinco espécies de ofídios do Ceará. 2000. (Encontro).
II Jornada de Educação do Norte-Nordeste. 2000. (Congresso).
XXIII Reunião Nordestina de Botânica.Contagem cromossômica de quatro espécies do gênero Plectranthus (Labiatae). 2000. (Outra).
I Simpósio Latino-americano de Citogenética e Evolução Vegetal. 1999. (Simpósio).
Jornada de Educação do Norte-Nordeste. 1999. (Congresso).
VII Encontro de Extensão.Projeto Integrado de Educação em Biociências: O Ensino como forma de pesquisa. 1999. (Encontro).
VIII Encontro de Extensão.Projeto Integrado de Educação em Biociências. 1999. (Encontro).
XVIII Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa.Variabilidade genética em três espécies de anfíbios da ordem Anura: Estudos preliminares.. 1999. (Encontro).
XIII Encontro de Genética do Nordeste. 1998. (Encontro).
IX Congresso Brasileiro de Genética Clínica. 1997. (Congresso).
XII Encontro de Genética do Nordeste. 1997. (Encontro).
Participação em bancas
LIMA, Daniel C.; GUERRA, M. Elane C.;OLIVEIRA, Mário C. A.. Uma Viagem Evolutiva: o jogo didático como mecanismo educacional de atratividade para o conteúdo de Evolução no Ensino Médio. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO) - Universidade Estadual do Ceará.
LIMA, Daniel C.; GUERRA, M. Elane C.;OLIVEIRA, Mário C. A.. Abordagem investigativa da Biologia das Abelhas por meio da sugestão de uma eletiva no Novo Ensino Médio. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO) - Universidade Estadual do Ceará.
NASCIMENTO, Patrícia L.; PANTOJA, Lydia D. M.;OLIVEIRA, Mário C. A.. Estratégias de Educação Sexual no contexto do Ensino de Biologia utilizando Estudos de Caso.. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO) - Universidade Estadual do Ceará.
MARTINS, M. M. M. C.; SOBREIRA, A. C. M.;OLIVEIRA, Mário C. A.. A Constituição da Autonomia do aluno bolsista de Iniciação à Docência: Um caminho possível?. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO) - Universidade Estadual do Ceará.
FIALHO, J. S.; SILVEIRA, Andréa P.; SOUSA, A. F.;OLIVEIRA, Mário C. A.. Biointegrada: Avaliação da influência do uso de aplicativo de jogo na compreensão da relação Homem e Meio Ambiente. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO) - Universidade Estadual do Ceará.
SILVA, F. R. F.; LIMA, J. R.;OLIVEIRA, Mário C. A.. Jogo Didático para abordar o Sistema Nervoso no componente curricular de Biologia do Ensino Médio. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO) - Universidade Estadual do Ceará.
SILVA, F. W. F.;OLIVEIRA, Mário C. A.; TEIXEIRA, A. C. C.. A importância das aulas práticas de fisiologia humana para os cursos de graduação na área da saúde em uma faculdade particular na região do baixo Jaguaribe-CE. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia Humana) - Universidade Estadual do Ceará.
NASCIMENTO, Viviane B.;OLIVEIRA, Mário C. A.; KERBER, Leandro O.. O ensino de Astronomia nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC: das primeiras evidências às visões contemporâneas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
FROTA, P. V.;OLIVEIRA, Mário C. A.; LOPES, J. L. S.. Educação Ambiental: uma análise do projeto abordagem ambiental e consciência ecológica (ABRACE) - Fortaleza, Ceará.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE.
FROTA, P. V.;OLIVEIRA, Mário C. A.; LOPES, J. L. S.. Resíduos sólidos: uma prática escolar e comunitária.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE.
LUCENA, Emerson A.R.M.;OLIVEIRA, Mário C. A.; OLIVEIRA, M.F.S.S.; CORREIA, D.S.. A percepção de alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre a educação ambiental na escola municipal do Salobrinho. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
LUCENA, Emerson A.R.M.;OLIVEIRA, Mário C. A.; DIAS, V.B.; OLIVEIRA, M.F.S.S.. Lixo e Escola combinam?. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
OLIVEIRA, Ana P. S.;OLIVEIRA, Mário C. A.; BARBOSA, M.G.. Saúde nas questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN&T) das provas de 1998 a 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OLIVEIRA, Ana P. S.;OLIVEIRA, Mário C. A.; RODRIGUES, Nadine T.. Respeito e Diálogo na relação professor-aluno: a construção desses valores nas aulas de Biologia e sua influência no processo de ensino-aprendizagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OLIVEIRA, Ana P. S.;OLIVEIRA, Mário C. A.; BARBOSA, M.G.. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial docente na visão de ex-bolsistas do subprojeto do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (PIBID-Bio/FACEDI-UECE). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.
SILVA, F. R. F.; SILVA, H. C.;OLIVEIRA, Mário C. A.. A percepção dos gestores e professores de Biologia sobre a adolescência em escolas do ensino médio na cidade de Iguatu-CE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu.
SILVA, F. R. F.; RAMIREZ, N. M. S.;OLIVEIRA, Mário C. A.. O que é Vida? : Análise dos perfis conceituais na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu.
OLIVEIRA, Ana P. S.; PRATA, D. G. B.;OLIVEIRA, Mário C. A.. Aspectos sobre a gravidez na adolescência segundo a coordenação pedagógica de uma escola quilombola do município de Tururu-CE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.
FEITOSA, Edinilza M. A.; MALLMANN, Eduardo J. J.;OLIVEIRA, Mário C. A.. Contribuições do subprojeto PIBID-QUÍMICA/FACEDI para a formação continuada dos professores supervisores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Ceará.
SILVEIRA, Andréa P.; PONTE, Fabiann L.;OLIVEIRA, Mário C. A.. Abordagem dos tipos de vegetação do Ceará no ensino médio: análise dos livros didáticos e da prática docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.
PEREIRA, Álvaro. J.;OLIVEIRA, Mário C. A.; RODRIGUES, Nadine T.. Uso do jogo didático 'Transfusões Sanguíneas: erros e acertos' no ensino de Genética em uma turma de 3º ano do C.E. Joaquim Magalhães em Itapipoca-CE.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.
ALMEIDA, Norma O.;OLIVEIRA, Mário C. A.; LIMA, Daniel C.. Metodologias utilizadas no ensino de Zoologia em escolas estaduais no município de Itapipoca-CE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OLIVEIRA, Ana P. S.;OLIVEIRA, Mário C. A.; MOURA, Rui C. P.. Abordagens de Educação em Saúde no livro didático de Biologia do ensino médio.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDOSO, Nilson S.;OLIVEIRA, Mário C. A.; NASCIMENTO, Patrícia L.. Investigação sobre o papel do professor tutor nos Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UECE, Campus do Itaperi. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.
MARANHÃO, Renata Q.;OLIVEIRA, Mário C. A.; MOURA, Rui C. P.. Educação Sexual: reflexões sobre a prática no ensino fundamental de uma escola pública do município de Itapipoca. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará.
PEREIRA, Álvaro. J.;OLIVEIRA, Mário C. A.; PAULA, F. W. S.. II Seleção Pública para Professor Substituto do Setor de Estudos 'Prática de Ensino em Ciências e Biologia' da FACEDI-UECE. 2021. Universidade Estadual do Ceará.
CARDOSO, Nilson S.;OLIVEIRA, Mário C. A.; COSTA, Rafael C.. I Seleção Pública de 2021 para Professor Temporário do Setor de Estudos 'Ensino de Ciências e Biologia' do CCS-UECE. 2021. Universidade Estadual do Ceará.
CARDOSO, Nilson S.;OLIVEIRA, Mário C. A.; COSTA, Rafael C.. I Seleção Pública de 2021 para Professor Temporário do Setor de Estudos 'Ensino de Ciências e Biologia' da FECLI-UECE. 2021. Universidade Estadual do Ceará.
CARDOSO, Nilson S.;OLIVEIRA, Mário C. A.; COSTA, Rafael C.. I Seleção Pública de 2021 para Professor Temporário do Setor de Estudos 'Ensino de Ciências e Biologia' da FAFIDAM-UECE. 2021. Universidade Estadual do Ceará.
GURGEL, Luilma A.; MAGALHÃES JUNIOR, A. Germano;OLIVEIRA, Mário C. A.. XXII Seleção Pública para Professor Substituto do Setor de Estudos 'Metodologia, Didática e Avaliação em Educação Física'. 2015. Universidade Estadual do Ceará.
OLIVEIRA, Mário C. A.; SANTANA, Isabel C. H.; CARDOSO, Nilson S.. XXI Seleção Pública para Professor Substituto do Setor de Estudos 'Metodologia e Pesquisa em Educação'. 2014. Universidade Estadual do Ceará.
SANTANA, Isabel C. H.;OLIVEIRA, Mário C. A.; CARDOSO, Nilson S.. XXI Seleção Pública para Professor Substituto do Setor de Estudos 'Prática de Ensino de Ciências e Biologia. 2014. Universidade Estadual do Ceará.
OLIVEIRA, Mário C. A.. Concurso público para o cargo de Professor Classe Pleno I da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE). 2013. Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília.
BRITO, L. D.;OLIVEIRA, Mário C. A.; OLIVEIRA, M.F.S.S.. Seleção pública para Professor Visitante da Área de Ensino de Biologia da UESC.. 2012. Universidade Estadual de Santa Cruz.
Orientou
Educação em Sexualidade em uma abordagem investigativa; ; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Biologia Celular e Natureza da Ciência em uma abordagem investigativa; ; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
A DEFINIR - Evolução Biológica e Natureza da Ciência; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
A DEFINIR - Educação em Sexualidade no Novo Ensino Médio; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
A DEFINIR - Educação em Sexualidade no Novo Ensino Médio; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
A DEFINIR - Educação Científica; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
A DEFINIR - Ensino de Evolução nos Livros Didáticos de CN&T do PNLD-2021; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Desafios da maternidade no percurso acadêmico na FACEDI-UECE; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
A DEFINIR - Música e Educação Científica; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
A DEFINIR - Educação Científica e/na Educação do Campo; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Quanta Biologia há no ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN&T)? Considerações a partir da análise de Livros Didáticos do Ensino Médio de autoria de César, Sezar e Caldini; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
A DEFINIR - Mulheres na Ciência; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) nos livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Médio (PNLD-2021); ; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Natureza da Ciência (NdC) na organização curricular da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN&T) do Novo Ensino Médio (NEM); ; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Abordagem evolutiva como eixo integrador na Biologia do novo ensino médio: uma proposta curricular; ; 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Guia de viagem ao mundo de Pandora: avaliação de uma sequência didática investigativa (SDI) de ensino de Evolução e Ecologia a partir do filme Avatar; 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Natureza da Ciência (NdC) nas Ciências da Natureza: avaliação de uma sequência didática baseada na aprendizagem cooperativa; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Evolução Biológica como eixo integrador de conteúdos escolares de Biologia do Novo Ensino Médio (NEM), sob uma abordagem investigativa; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Unidade de Apoio Contextual (UAC): uma estratégia didática para o ensino de Natureza da Ciência (NdC) na Biologia do Ensino Médio; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Avaliação de Objetos de Aprendizagem (OA) sobre Evolução Biológica (EB) a partir da Teoria da Carga Cognitiva (TCC); 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Análise da temática 'Origem da Vida' nos livros didáticos de Biologia do ensino médio aprovados na edição de 2012 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2012); 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
A Natureza da Ciência (NdC) veiculada nos módulos didáticos do curso de Biologia da UESC, modalidade EaD; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Análise de imagens referentes ao ensino de Anatomia e Fisiologia Humanas em apostilas didáticas de Biologia; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências e Matemática (EECM-UESC)) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Ensino de Ciências em tempos de pandemia de Covid-19 no Brasil: um estado da questão no Congresso Nacional de Educação (CONEDU); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Revista Conexão ComCiências: análise da produção de um periódico acadêmico multidisciplinar da FAEC-UECE; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Natureza da Ciência (NdC) na área de Ciências da Natureza: revisão bibliográfica das atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
ECODESAFIO: Utilização de jogo digital como facilitador do processo de ensino-aprendizagem em Ecologia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Abordagem do Método Científico em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Da Origem à Evolução da Vida na pesquisa acadêmica brasileira de Ensino de Biologia (2008-2018); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
A(s) Biologia(s) segundo os Livros Didáticos do Ensino Médio aprovados no PNLD-2018; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
História da Vida nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Concepções de professores de Biologia do município de Itapipoca-CE acerca da Morte no ensino das Ciências da Vida; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
O domínio Caatinga na Biologia do ensino médio; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI) - Universidade Estadual do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Análise das abordagens históricas em apostilas de Biologia de uma escola particular do município de Itapipoca; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Análise dos temas HIV/AIDS nos livros didáticos de Biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2015); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI) - Universidade Estadual do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
O PNLD-2015 de Biologia no Ensino Médio: saberes mobilizados na escolha do livro didático; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI) - Universidade Estadual do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Alfred Russel Wallace nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio aprovados no PNLD-2015; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Aprender brincando ou brincando de aprender?: o lúdico na formação inicial docente segundo formadores de professores; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
O papel do estágio supervisionado na formação docente inicial segundo os licenciandos em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI-UECE); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI) - Universidade Estadual do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
A Prática como Componente Curricular (PCC) no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE); ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI) - Universidade Estadual do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Aproximação dos licenciandos em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE) com as ideias criacionistas e evolucionistas acerca da Origem da Vida; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Lamarck e lamarckismo(s) nos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD-2015; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
"QUEM QUER SER PROFESSOR?" um estudo a partir dos licenciandos em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE); ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI) - Universidade Estadual do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
O livro paradidático pelo olhar dos alunos concluintes do ensino fundamental de uma escola pública do município de Trairi, Ceará; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
A LIBRAS como ferramenta no processo de aprendizagem de alunos surdos no ensino de Ciências; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Pesquisa autobiográfica sobre a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação docente inicial; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Aspectos da discussão acerca do Criacionismo e Evolucionismo na pesquisa científica publicada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Análise de artigos apresentados no Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) sobre o tema atividades práticas experimentais; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (Diurno)) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
A importância do Estágio Curricular Supervisionado em espaços não escolares na formação de futuros professores de Ciências e Biologia; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
A Contextualização da Biologia no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
O Reino Monera nos Livros Didáticos de Biologia do PNLD 2012; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Natureza da Ciência (NdC) na organização curricular da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN&T) do Novo Ensino Médio; ; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Natureza da Ciência (NdC) na organização curricular da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN&T) do Novo Ensino Médio; ; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Natureza da Ciência (NdC) na organização curricular da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN&T) do Novo Ensino Médio; ; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
A Evolução vai de Caminhão; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
A Evolução vai de Caminhão; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Iniciação Científica da UESC; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
A Evolução vai de Caminhão; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas (Noturno)) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Iniciação Científica da UESC; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Trabalho no Núcleo de Acompanhamento de Estágio da Faculdade de Educação de Itapipoca (NAE-FACEDI); 2016; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Programa de Bolsas de Estudos e Permanência Universitária; Orientador: Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Produções bibliográficas
-
FELIX, FRANCISCO HENRIQUE MESQUITA ; CÉZAR AMORIM DE OLIVEIRA, MÁRIO . Abordagens temáticas e metodológicas da pesquisa acadêmica brasileira de 2008 a 2018 sobre o ensino dos temas `Origem da Vida? e `Evolução Biológica?. Revista Insignare Scientia - RIS , v. 5, p. 144-173, 2022.
-
CARNEIRO, Talita M. ; OLIVEIRA, Mário C. A. ; OLIVEIRA, Ana P. S. . Conhecer e exercer a docência a partir das ações do PIBID-Bio/FACEDI-UECE na visão de ex-bolsistas de iniciação à docência. Revista Conexão ComCiência , v. 1, p. 1-28, 2021.
-
FELIX, F. H. M. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Base institucional da pesquisa acadêmica brasileira de 2008 a 2018 sobre o ensino dos temas ?Origem da Vida? e ?Evolução Biológica?. Revista Conexão ComCiência , v. 1, p. 1-26, 2021.
-
SANTOS, M. A. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . PEDAGOGIA DA OPRESSÃO NO ESPAÇO ESCOLAR: RESGATE DE MEMÓRIAS DE EXPERIÊNCIAS COM A HOMOFOBIA NA BUSCA DE FORMAS DE RESISTÊNCIA. Revista Mais Educação , v. 3, p. 1480-1495, 2020.
-
LIMA, S. A. D. ; OLIVEIRA, Mário C. A. ; D'AQUINO ROSA, MARCELO . Análise das imagens de história da vida em livros didáticos de biologia do ensino médio. ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS , v. 5, p. 1-24, 2020.
-
LIMA, S. A. D. ; OLIVEIRA, Mário C. A. ; LIMA, Daniel C. ; D'AQUINO ROSA, MARCELO . História da Vida no conteúdo textual de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Revista Insignare Scientia - RIS , v. 3, p. 460-483, 2020.
-
PORTELA, TEREZA CRISTINA LIMA ; OLIVEIRA, MARIO CEZAR AMORIM DE . Avaliação de Objetos de Aprendizagem (OA) sobre Evolução Biológica (EB) a partir da Teoria da Carga Cognitiva (TCC). Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 13, p. 400-425, 2020.
-
D'AQUINO ROSA, MARCELO ; AMORIM DE OLIVEIRA, MÁRIO CÉZAR ; ALVES GIL DUARTE, ANDREZA ; MUNIZ MELO ANTUNES, CAMILA ; BRAGA SOUZA, DAISY ; DE ABREU LEHRBACH, DELIANE ; ROCHA DE OLIVEIRA E SILVA, JANINA ; PEREIRA RODRIGUES KIRCHNER, JIMENA ; ADRIANA CAMPOS GONÇALVES, KELI ; TEIXEIRA PEREIRA ERKMANN, LAFAIETE ; OLCZYK, LUANA ; APARECIDA WILLEMANN, MARILETE ; ALEXANDER SCHWEITZER, MICHAEL ; CAROLINE DE SOUZA FOSSA, PAMELA ; PASSAGLIA, PAULO ; ROCHA DA ROSA, SIMONE ; RUZZA ALTENHOFEN, SOLIETE ; DRECHSLER-SANTOS, ELISANDRO RICARDO . A Micologia como conteúdo da disciplina de Biologia no Ensino Médio: uma análise dos livros didáticos aprovados no PNLD-2018. REVISTA THEMA , v. 16, p. 617-635, 2019.
-
PORTELA, Tereza C. L. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OA) A PARTIR DA TEORIA DA CARGA COGNITIVA (TCC). Revista Mais Educação , v. 2, p. 1161-1176, 2019.
-
SOUSA, R. F. N. ; VASCONCELOS, M. G. S. ; RODRIGUES, J. M. ; OLIVEIRA, A. P. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE E PARA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO ÂMBITO DO PIBID-Bio/FACEDI-UECE. Revista Mais Educação , v. 2, p. 1186-1199, 2019.
-
AZEVEDO, M.E.O. ; OLIVEIRA, Mário C. A. ; LIMA, Daniel C. . A Zoologia no Ensino Médio de escolas estaduais do município de Itapipoca, Ceará.. Revista da SBEnBIO , v. 9, p. 6143-6154, 2016.
-
FERREIRA, Rafael A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Instrumental para análise de imagens em materiais didáticos de Ciências e Biologia. Revista da SBEnBIO , v. 9, p. 3963-3971, 2016.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. ; MORAES, C.B. ; PIRES, J. M. R. ; LIMA, S. A. D. . Origem da Vida em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio. Revista da SBEnBIO , v. 9, p. 6190-6201, 2016.
-
CARNEIRO, Michel D. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Aproximação de licenciandos em Ciências Biológicas com as ideias criacionistas e evolucionistas acerca da Origem da Vida. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 9, p. 5356-5367, 2016.
-
ALMEIDA, K. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A Natureza da Ciência (NdC) veiculada nos módulos didáticos (MD) do curso de Biologia da UESC, modalidade a distância (EaD). Revista da SBEnBIO , v. 1, p. 7753-7764, 2016.
-
AZEVEDO, M.E.O. ; BARBOSA, M.G. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . O Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental (ESEF) sob um olhar investigativo: refletir sobre o aprender da docência. Revista da SBEnBIO , v. 7, p. 5461-5470, 2014.
-
BARBOSA, M.G. ; AZEVEDO, M.E.O. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Contribuições da monitoria acadêmica para o processo de formação inicial docente de licenciandas do Curso de Ciências Biológicas da FACEDI/UECE. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 7, p. 5471-5479, 2014.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. ; TRINDADE, G. S. ; MOTA, Gabriela M. . Práticas ecopedagógicas em uma aldeia tupinambá, no distrito de Olivença, região sul da Bahia, Brasil: conciliando formação de professores em espaços não escolares e sustentabilidade. Ensenanza de Las Ciencias , v. 2013, p. 2569-2573, 2013.
-
LUCENA, Emerson A.R.M. ; OLIVEIRA, Ryanne S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Análise da temática seleção natural nos livros didáticos de Biologia do ensino médio utilizados no colégio estadual do Salobrinho, Ilhéus, Bahia.. Revista da SBEnBIO , v. 5, p. 4461, 2012.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. . O ensino dos temas 'Origem da Vida' e 'Evolução Biológica' nos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO).. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 5, p. 2176, 2012.
-
CASTRO, Eric C.V.de ; OLIVEIRA, Mário C. A. ; LEYSER, Vivian . Teaching about Evolution: when Science, Ethics and Religion come together.. REVISTA PORTUGUESA DE FILOSOFIA , v. 66, p. 587-608, 2010.
-
DUSO, L. (Org.) ; SANTOS, S. P. (Org.) ; ODA, W. Y. (Org.) ; OLIVEIRA, Mário C. A. (Org.) . Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2022. v. 1. 196p .
-
LIMA, J. R. (Org.) ; OLIVEIRA, Mário C. A. (Org.) ; CARDOSO, Nilson S. (Org.) . E-book VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB - Itinerários de Resistência: Pluralidade e Laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. 1. ed. Campina Grande: Realize Editora, 2021. v. 1. 5500p .
-
RAMOS, M. B. (Org.) ; TROPIA, G. (Org.) ; OLIVEIRA, Mário C. A. (Org.) . Práticas Diferenciadas em Ensinos e Biologias. 1. ed. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2018. v. 1. 174p .
-
FIGUEIRA, João P. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . "Suspiro" no Ensino Remoto Emergencial: a série One Strange Rock como recurso no Ensino de Biologia e na (auto)formação. In: Ana Cristina de Moraes; Izabel Cristina Soares da Silva Lima; Juliane Gonçalves Queiroz. (Org.). Cultura(s), educação e arte nos caminhos da (auto)formação docente. 1ed.Fortaleza: Editora da UECE, 2023, v. 1, p. 172-190.
-
MEDEIROS, Vaneria M. P. ; OLIVEIRA, Mário C. A. ; SILVEIRA, Andréa P. . Docência remota em tempos de pandemia segundo professores da rede pública de ensino do estado do Ceará. In: Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro; Ana Cristina de Moraes; Cícera Sineide Dantas Rodrigues. (Org.). Docência(s): experiências e sentidos. 1ed.Fortaleza: Editora da UECE, 2022, v. 1, p. 94-101.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. . Natureza da Ciência (NdC) no contexto das reformas curriculares brasileiras: contribuições para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN&T) como itinerário formativo no Ensino Médio. In: Leandro Duso; Sandro Prado Santos; Welton Yudi Oda; Mário Cézar Amorim de Oliveira. (Org.). Itinerários de Resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2022, v. 1, p. 33-46.
-
MARIA ARAÚJO DE AGUIAR, CAMILA ; CEZAR AMORIM DE OLIVEIRA, MARIO ; HENRIQUE MESQUITA FELIX, FRANCISCO . ENSINO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA EM ARTIGOS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO). In: Jaqueline Rabelo de Lima; Mário Cezar Amorim de Oliveira; Nilson de Souza Cardoso. (Org.). Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. 1ed.Campina Grande: Editora Realize, 2021, v. 1, p. 3951-3960.
-
HENRIQUE MESQUITA FELIX, FRANCISCO ; CEZAR AMORIM DE OLIVEIRA, MARIO . ENSINO DE ECOLOGIA EM ARTIGOS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO). In: Jaqueline Rabelo de Lima; Mário Cezar Amorim de Oliveira; Nilson de Souza Cardoso. (Org.). Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. 1ed.Campina Grande: Editora Realize, 2021, v. 1, p. 3880-3889.
-
HENRIQUE MESQUITA FELIX, FRANCISCO ; CEZAR AMORIM DE OLIVEIRA, MARIO . ENSINO DE ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA EM ARTIGOS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO). In: Jaqueline Rabelo de Lima; Mário Cezar Amorim de Oliveira; Nilson de Souza Cardoso. (Org.). Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. 1ed.Campina Grande: Editora Realize, 2021, v. 1, p. 3449-3460.
-
PATRICIO, Giselly S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . O projeto de trabalho no ambiente escolar baseado na autonomia do aluno: limites e potencialidades a partir de uma revisão integrativa. In: Paula Almeida de Castro. (Org.). E-book 1: VI CONEDU. 1ed.Campina Grande: Editora Realize, 2020, v. 1, p. 2838-2855.
-
SOUSA, F. V. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Representações docentes sobre o processo de ensino-aprendizagem em classes multisseriadas de escolas do campo. In: Paula Almeida de Castro. (Org.). E-book 3: VI CONEDU. 3ed.Campina Grande: Editora Realize, 2020, v. 3, p. 1677-1694.
-
MEDEIROS, Vaneria M. P. ; OLIVEIRA, Mário C. A. ; SILVEIRA, Andréa P. . Jogo 'Caminhos do DNA' como potencializador da apropriação conceitual sobre os ácidos nucleicos e suas aplicações no Ensino Médio. In: Ana Cristina de Moraes; Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro; Cicera Sineide Dantas Rodrigues. (Org.). Arte, docência e práticas educativas: experiências e contextos. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2020, v. 1, p. 592-610.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. ; SILVA, R. P. P. ; SOUSA, R. F. N. . Natureza da Ciência (NdC) na Biologia do Ensino Médio: do Livro Didático para a Sala de Aula.. In: Mariana Brasil Ramos, Guilherme Trópia e Mário Cézar Amorim de Oliveira. (Org.). Práticas Diferenciadas em Ensinos e Biologias. 1ed.Campinas - SP: Mercado de Letras, 2018, v. 1, p. 131-152.
-
SALES, S. K. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Evolução Biológica: abordagem da Natureza da Ciência (NdC) no ensino de assuntos controversos.. In: Raphael Alves Feitosa; Anne Karoline Cardoso Silva; Solonildo Almeida da Silva; Francisco Regis Vieira Alves. (Org.). O que o cenário atual revela ao ensino de Biologia?. 1ed.São Paulo: Editora Na Raiz, 2018, v. 1, p. 45-66.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. ; BRITO, L. D. . Por entre as palmas deste lugar... a prática como componente curricular nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas de duas universidades estaduais do nordeste. In: Adriana Mohr; Hamilton de Godoy Wielewicki. (Org.). Prática como Componente Curricular: que novidade é essa 15 anos depois?. 1ed.Florianópolis: NUP-CED-UFSC, 2017, v. 1, p. 87-106.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. . A origem da vida no ensino de Biologia: revisando as pesquisas e revendo a prática. In: Nilson de Souza Cardoso; Antonia Dalva França-Carvalho. (Org.). Ensino e Pesquisa em Ciências Biológicas na Educação Básica. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2014, v. , p. 74-95.
-
FREIRE, R. M. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Horta Escolar como instrumento da Educação Ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental.. In: IX Encontro Nacional de Ensino de Biologia (IX ENEBIO) & VII Encontro de Ensino de Biologia da Regional 4 (VII EREBIO-Reg.4), 2025, Belo Horizonte. Anais do IX ENEBIO & VII EREBIO-Reg.4 - Ensinar Biologia, Ensinar Vida: entrelaçando histórias, docências e afetos.. Belo Horizonte: SBEnBio Nacional, 2024. v. 1. p. 1-11.
-
LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Construção de modelos de células eucarióticas e procarióticas e a busca da autonomia discente em aulas práticas de Biologia no ensino médio.. In: IX Encontro Nacional de Ensino de Biologia (IX ENEBIO) & VII Encontro de Ensino de Biologia da Regional 4 (VII EREBIO-Reg.4), 2025, Belo Horizonte. Anais do IX ENEBIO & VII EREBIO-Reg.4 - Ensinar Biologia, Ensinar Vida: entrelaçando histórias, docências e afetos.. Belo Horizonte: SBEnBio Nacional, 2025. v. 1. p. 1-9.
-
SILVA, R. P. P. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Validação da ?Dinâmica da Coisa (DdC)? como atividade lúdica para ensino de Metodologia Científica e abordagem explícita e consensual de Natureza da Ciência (NdC). In: IX Encontro Nacional de Ensino de Biologia (IX ENEBIO) & VII Encontro de Ensino de Biologia da Regional 4 (VII EREBIO-Reg.4), 2025, Belo Horizonte. Anais do IX ENEBIO & VII EREBIO-Reg.4 - Ensinar Biologia, Ensinar Vida: entrelaçando histórias, docências e afetos.. Belo Horizonte: SBEnBio Nacional, 2024. v. 1. p. 1-13.
-
FELIX, F. H. M. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Origem e Evolução da Vida e seu ensino em artigos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2021. Anais do XIII ENPEC. Campina Grande: Realize Editora, 2021. v. 1. p. 1.
-
SALES, S. K. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Alfred Russel Wallace nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio aprovados no PNLD-2015. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019, Natal. Anais do XII ENPEC. Natal: ABRAPEC, 2019. v. 1. p. 1-7.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. ; EL-HANI, Charbel N. . Abordagem explícita da Natureza da Ciência (NdC) a partir da Ecologia do Ensino Médio. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019, Natal. Anais do XII ENPEC. Natal: ABRAPEC, 2019. v. 1. p. 1-7.
-
SOUSA, F. V. A. ; SANTOS, F. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Percepção de bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do PIBID-Bio/FACEDI sobre sua formação para o desafio de enfrentar a epidemia de HIV/AIDS no Brasil. In: VI Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2019, Fortaleza. Anais do VI CONEDU. Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2019. v. 1.
-
PORTELA, Tereza C. L. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Uma forma de revisão lúdica de conteúdos de Biologia. In: I Seminário de Inovação e Pesquisa em Ensino de Biologia, 2018, Fortaleza. Anais do I SIPEBIO, 2018.
-
MOURA, L. R. ; SANTOS, M. A. A. ; SOUSA, R. F. N. ; MATIAS, F. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . CULTURA DO CHÁ: Práticas de Educação Ambiental no cotidiano de estudantes do ensino superior. In: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Norte, 2018, Belém. Anais do VII ENEBIO e I EREBIO-N. Belém: Biblioteca do IEMCI - UFPA, 2018. v. 1. p. 1443-1450.
-
RODRIGUES, M. L. B. ; SOUSA, R. F. N. ; RODRIGUES, J. M. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . GonoZine: Relato de experiência sobre a abordagem do tema Gonorreia com estudantes do ensino médio nas aulas de Biologia. In: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Norte, 2018, Belém. Anais do VII ENEBIO e I EREBIO-N. Belém: Biblioteca do IEMCI - UFPA, 2018. v. 1. p. 2227-2236.
-
SOUSA, R. F. N. ; SANTOS, M. A. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A importância da compreensão da Natureza da Ciência (NdC) na educação científica e o papel do PIBID na formação inicial docente. In: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Norte, 2018, Belém. Anais do VII ENEBIO e I EREBIO-N. Belém: Biblioteca do IEMCI - UFPA, 2018. v. 1. p. 3396-3405.
-
OLIVEIRA, A. P. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Educação em Saúde na pesquisa científica da área de Ensino de Biologia. In: XI Encontro Nacional de Pequisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas do XI ENPEC, 2017.
-
VASCONCELOS, M. G. S. ; RODRIGUES, M. A. F. ; MOURA, J. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Concepções de licenciandos de pedagogia acerca da educação para a morte nas séries iniciais. In: III Encontro Internacional de Jovens Investigadores (Edição Brasil), 2017, Fortaleza. Anais JOIN Brasil. Campina Grande: Realize Eventos, 2017.
-
BRAGA, F. A. A. ; VASCONCELOS, M. G. S. ; MOURA, J. A. ; SILVEIRA, Andréa P. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . O ensino do domínio caatinga por professores de Biologia da rede estadual do município de Itapipoca-CE. In: III Encontro Internacional de Jovens Investigadores (Edição Brasil), 2017, Fortaleza. Anais do JOIN-Brasil. Campina Grande: Realize Eventos, 2017.
-
BRAGA, F. A. A. ; RODRIGUES, M. A. F. ; SILVEIRA, Andréa P. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . O Domínio Caatinga: percepções de professores de Biologia da rede estadual do município de Itapipoca-CE. In: III Encontro Internacional de Jovens Investigadores (Edição Brasil), 2017, Fortaleza. Anais do JOIN-Brasil. Campina Grande: Realize Eventos, 2017.
-
OLIVEIRA, A. P. S. ; BARBOSA, M.G. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A Configuração Curricular para Educação Sexual na Formação de Professores de Ciências e Biologia. In: I Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2016, Campina Grande. Anais I CONAPESC. Campina Grande: Realize Eventos & Editora, 2016. v. 1.
-
AVELINO, C. V. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. ; OLIVEIRA, A. P. S. . A LIBRAS como ferramenta no processo de aprendizagem de alunos surdos no Ensino de Ciências. In: I Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2016, Campina Grande. Anais do I CONAPESC, 2016. v. 1.
-
BARBOSA, C. N. ; OLIVEIRA, Mário C. A. ; OLIVEIRA, A. P. S. . A visão de estudantes concludentes do ensino fundamental sobre o Livro Paradidático nas aulas de Ciências Naturais. In: I Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2016, Campina Grande. Anais do I CONAPESC, 2016. v. 1.
-
MARQUES, Erica Z. F. ; OLIVEIRA, Mário C. A. ; SANTANA, Isabel C. H. . Aprender brincando ou brincando de aprender?: o lúdico na formação inicial docente segundo formadores de professores. In: I Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2016, Campina Grande. Anais do I CONAPESC, 2016. v. 1.
-
NEVES, D. B. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Domínio Archea e Bacteria nos Livros Didáticos de Biologia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). In: I Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2016, Campina Grande. Anais do I CONAPESC. Campina Grande: Realize Eventos & Editora, 2016. v. 1.
-
PATRICIO, Giselly S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . O PNLD-2015 de Biologia no Ensino Médio: saberes mobilizados pelos professores na escolha do Livro Didático. In: I Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2016, Campina Grande. Anais do I CONAPESC. Campina Grande: Realize Eventos & Editora, 2016. v. 1.
-
VASCONCELOS, M. G. S. ; RODRIGUES, M. A. F. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Concepções de Morte e o Homem nos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD-2015. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal-RN. Anais III CONEDU. Campina Grande-PB: Realize Eventos e Editora, 2016. v. 1.
-
MOURA, J. A. ; VASCONCELOS, M. G. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Percepção dos bolsistas ID do PIBID-Bio/FACEDI acerca da importância da abordagem da Natureza da Ciência (NdC) na educação científica. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal-RN. Anais III CONEDU. Campina Grande - PB: Realize Eventos e Editora, 2016. v. 1.
-
SOUSA, R. F. N. ; VASCONCELOS, M. G. S. ; RODRIGUES, J. M. ; OLIVEIRA, A. P. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A importância de discussão sobre DST-AIDS e Métodos Contraceptivos para educação em sexualidade: um relato de experiência no âmbito do PIBID-Bio/FACEDI. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal - RN. Anais III CONEDU. Campina Grande - PB: Realize Eventos e Editora, 2016. v. 1.
-
SOUSA, F. V. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Análise dos temas HIV/AIDS nos livros didáticos de Biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2015). In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal - RN. Anais III CONEDU. Campina Grande - PB: Realize Eventos e Editora, 2016. v. 1.
-
SANTOS, M. A. A. ; PRATA, D. G. B. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Pedagogia da Opressão no espaço escolar: Resgatando memórias de experiências com a homofobia. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal - RN. Anais III CONEDU. Campina Grande - PB: Realize Eventos e Editora, 2016. v. 1.
-
RODRIGUES, M. A. F. ; VASCONCELOS, M. G. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A presença das concepções de morte nos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD-2015. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal - RN. Anais III CONEDU. Campina Grande - PB: Realize Eventos e Editora, 2016. v. 1.
-
LIMA, L.A.R. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A importância do Estágio Curricular Supervisionado em espaços não escolares na formação docente em Ciências e Biologia na visão dos professores formadores. In: III Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 4, 2015, Juiz de Fora. Anais do III EREBIO - Regional 4, 2015.
-
ANDRADE, Ana K. S. ; SANTOS, Thaiane A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A parceria entre escola e PIBID na formação do professor. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015, Vitória da Conquista - BA. Anais do VI EREBIO-NE, 2015. v. 1. p. 34910.
-
SOUSA, R. M. ; SANTOS, Thaiane A. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A utilização de recursos didáticos no ensino de Biologia: um estudo de caso a partir de observações em sala de aula como bolsista ID do PIBID-Bio/FACEDI. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015, Vitória da Conquista - BA. Anais do VI EREBIO-NE, 2015. v. 1. p. 34985.
-
EUFRASIO, Maria C. V. ; EUFRASIO, Maria A. V. ; SANTANA, Isabel C. H. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Concepção de alunos do ensino médio acerca do curso 'Saúde, Sexualidade, Saúde, Diversidade', do subprojeto PIBID-Bio/FACEDI. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015, Vitória da Conquista - BA. Anais do VI EREBIO-NE, 2015. v. 1. p. 34931.
-
PATRICIO, Giselly S. ; BRAGA, F. A. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Concepções de bolsistas do PIBID-Bio/FACEDI sobre o livro didático de Biologia. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015, Vitória da Conquista - BA. Anais do VI EREBIO-NE, 2015. v. 1. p. 34836.
-
EUFRASIO, Maria A. V. ; EUFRASIO, Maria C. V. ; OLIVEIRA, Mário C. A. ; LIMA, F. H. C. . Concepções de bolsistas ID do PIBID-Bio/FACEDI acerca da importância e dos desafios da Educação Sexual na escola. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015, Vitória da Conquista - BA. Anais do VI EREBIO-NE, 2015. v. 1. p. 34891.
-
CARNEIRO, Michel D. A. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Contribuição das oficinas pedagógicas do PIBID-Bio/FACEDI na formação inicial docente em Ciências Biológicas. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015, Vitória da Conquista - BA. Anais do VI EREBIO-NE, 2015. v. 1. p. 34899.
-
MARA, Régila ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Contribuição para a formação docente inicial dos cursos sobre sexualidade promovidos pelo PIBID-Bio/FACEDI nas escolas de ensino médio do município de Itapipoca, Ceará.. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015, Vitória da Conquista - BA. Anais do VI EREBIO-NE, 2015. v. 1. p. 34905.
-
BRAGA, F. A. A. ; VASCONCELOS, M. G. S. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Contribuições da escrita de Diários de Bordo no processo de formação inicial de bolsistas do projeto PIBID-Bio/FACEDI. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015, Vitória da Conquista - BA. Anais do VI EREBIO-NE, 2015. v. 1. p. 34850.
-
BRAGA, F. A. A. ; PATRICIO, Giselly S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . O espaço da Caatinga nos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD-2015. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015, Vitória da Conquista - BA. Anais do VI EREBIO-NE, 2015. v. 1. p. 34847.
-
VIANA, Roberislândia S. L. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Oficina de produção de fanzine do PIBID-Bio/FACEDI: formação de bolsistas ID para a Educação em Sexualidade na escola.. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015, Vitória da Conquista - BA. Anais do VI EREBIO-NE, 2015. v. 1. p. 34861.
-
NUNES, Bruna G. B. ; GOMES, Liduína S. ; SANTOS, Thaiane A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Reflexões sobre o impacto do PIBID-Bio/FACEDI na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015, Vitória da Conquista - BA. Anais do VI EREBIO-NE, 2015. v. 1. p. 34879.
-
MARQUES, Erica Z. F. ; SANTOS, Thaiane A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Sexualidade em Foco: uma proposta de Educação em Sexualidade voltada para estudantes do ensino médio.. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015, Vitória da Conquista - BA. Anais do VI EREBIO-NE, 2015. v. 1. p. 34893.
-
VASCONCELOS, M. G. S. ; RODRIGUES, M. A. F. ; PIRES, J. M. R. ; ALVES, J. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Uso de metodologias alternativas como estratégia potencializadora do diálogo nas palestras de Educação em Sexualidade do PIBID-Bio/FACEDI. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015, Vitória da Conquista - BA. Anais do VI EREBIO-NE, 2015. v. 1. p. 34965.
-
MELO, L. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Análise do impacto dos momentos formativos proporcionados pelo PIBID-Bio/FACEDI no fazer docente dos bolsistas de iniciação à docência (ID). In: II Congresso Nacional de Educação - II CONEDU, 2015, Campina Grande. Anais II CONEDU. Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2015. v. 2.
-
AZEVEDO, M.E.O. ; ALMEIDA, Norma O. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Experiências na monitoria acadêmica em Zoologia de Invertebrados II: contribuições para a formação inicial docente. In: VII Encontro Regional de Ensino de Biologia ? Regional 2, 2015, Niterói. Anais do VII EREBIO RJ/ES. Niterói: MGSC Editora, 2015. p. 559-563.
-
SOUSA, Maria E. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Contribuições e limitações do estágio supervisionado na formação docente inicial segundo os licenciandos em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI-UECE). In: VII Encontro Regional de Ensino de Biologia ? Regional 2, 2015, Niterói. Anais do VII EREBIO RJ/ES. Niterói: MGSC Editora, 2015. p. 892-896.
-
MATOSO, J. R. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Discursos sobre a Prática como Componente Curricular (PCC) de licenciandos em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE).. In: VII Encontro Regional de Ensino de Biologia ? Regional 2, 2015, Niterói. Anais do VII EREBIO RJ/ES. Niterói: MGSC Editora, 2015. p. 897-902.
-
LIMA, L.A.R. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A representação de professores formadores sobre a importância do estágio curricular supervisionado em espaços não escolares na formação docente em Ciências Biológicas. In: VII Encontro Regional de Ensino de Biologia ? Regional 2, 2015, Niterói. Anais do VII EREBIO RJ/ES. Niterói: MGSC Editora, 2015. p. 903-907.
-
LIMA, L.A.R. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A importância do estágio em espaços não escolares no Projeto Acadêmico Curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESC, Ilhéus-BA. In: VI Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia e XVI Semana Acadêmica de Ciências Biológicas, 2013, Santo Ângelo - RS. Atas do VI EREBIO-Sul, 2013.
-
ALMEIDA, K. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Concepções de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESB sobre a importância da HFC na sua formação docente. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia - SP. Anais do IX ENPEC, 2013.
-
DIAS, V.B. ; PITOLLI, A. M. S. ; PRUDENCIO, C. A. V. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . O Diário de Bordo como ferramenta de reflexão durante o Estágio Curricular Supervisionado do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz ? Bahia. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia - SP. Anais do IX ENPEC, 2013.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. ; TRINDADE, G. S. . Análise de artigos apresentados nos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO) sobre o tema aulas práticas experimentais. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia - SP. Anais do IX ENPEC, 2013.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. . O ensino de 'Origem da Vida' na pesquisa acadêmica brasileira em ensino de Ciências e Biologia. In: VI EREBIO - Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 2, 2012, Rio de Janeiro. Anais do VI EREBIO, 2012.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. . A origem dos seres vivos na biologia do ensino médio: Construindo conhecimentos a partir da dinâmica do júri simulado.. In: V Encontro Regional de Biologia Sul e IV Simpósio Latino-americano e Caribenho de Educação em Ciências, 2011, Londrina. V EREBIO-Sul e IV ICASE, 2011.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. ; ROSA, Vivian Leyser . O ensino dos temas 'Origem da Vida' e 'Evolução Biológica' nos Encontros 'Perspectivas do Ensino de Biologia' - EPEB (1984-2006). In: V Encontro Regional de Biologia Sul e IV Simpósio Latino-americano e Caribenho de Educação em Ciências, 2011, Londrina. V EREBIO-Sul e IV ICASE, 2011.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. ; LEYSER, Vivian . Abordagens temáticas e metodológicas da pesquisa acadêmica brasileira sobre o ensino dos temas 'origem da vida' e 'evolução biológica'.. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011, Campinas. Anais do VIII ENPEC & I CIEC, 2011.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. ; LEYSER, Vivian . Base Institucional da pesquisa acadêmica brasileira sobre o ensino dos temas 'origem da vida' e 'evolução biológica'.. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011, Campinas. Anais do VIII ENPEC & I CIEC, 2011.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. ; ROSA, Vivian Leyser . A Evolução Biológica e seu ensino nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências. In: VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis - SC. Anais do VII ENPEC, 2009.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. ; LEYSER, Vivian . Ensino de Evolução Biológica: Implicações éticas da abordagem de conflitos de natureza religiosa em sala de aula.. In: VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis - SC. Anais do VII ENPEC, 2009.
-
CASTRO, Eric C.V.de ; OLIVEIRA, Mário C. A. ; LEYSER, Vivian . Teaching about Evolution: When Science, ethics and religion come together.. In: International Congress, 2009, Braga. Annals of the International Congress, 2009.
-
ARAUJO, J. P. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A importância do estágio supervisionado na construção da identidade docente. In: VIII SEPE - Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas, 2024, Itapipoca. Educação, Diversidade e Formação Docente: por uma práxis transformadora. Fortaleza: Editora dos Autores, 2024. v. 1. p. 17-20.
-
SOUSA, F. F. A. ; MOURA, A. L. R. ; NUNES, Bruna G. B. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Elaboração de fanzines nas atividades de Estágio Supervisionado II no Ensino Médio. In: VIII SEPE - Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas, 2024, Itapipoca. Educação, Diversidade e Formação Docente: por uma práxis transformadora. Fortaleza: Editora dos Autores, 2024. v. 1. p. 50-53.
-
SOUSA, A. C. P. ; MOURA, A. L. R. ; NUNES, Bruna G. B. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Ensino e aprendizagem através da investigação científica nas regências do Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental. In: VIII SEPE - Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas, 2024, Itapipoca. Educação, Diversidade e Formação Docente: por uma práxis transformadora. Fortaleza: Editora dos Autores, 2024. v. 1. p. 59-62.
-
FERREIRA, V. K. G. ; SANTOS, J. K. R. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Estágio Supervisionado no Ensino Médio: aprendizagem significativa. In: VIII SEPE - Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas, 2024, Itapipoca. Educação, Diversidade e Formação Docente: por uma práxis transformadora. Fortaleza: Editora dos Autores, 2024. v. 1. p. 102-106.
-
OLIVEIRA, M. M. ; TEIXEIRA, F. R. G. R. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Estágio Supervisionado: relato de experiência abordando misturas e substâncias no Ensino Fundamental. In: VIII SEPE - Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas, 2024, Itapipoca. Educação, Diversidade e Formação Docente: por uma práxis transformadora. Fortaleza: Editora dos Autores, 2024. v. 1. p. 112-115.
-
SOUSA, C. S. ; PINTO, M. L. F. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Experiências e contribuições do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. In: VIII SEPE - Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas, 2024, Fortaleza. Educação, Diversidade e Formação Docente: por uma práxis transformadora. Fortaleza: Editora dos Autores, 2024. v. 1. p. 127-130.
-
PINTO, S. V. ; BARBOSA, M.G. ; RODRIGUES, J. M. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Fanzine como recurso didático para o ensino de Biologia: concepções de licenciandos das Ciências Biológicas da FACEDI-UECE. In: VIII SEPE - Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas, 2024, Itapipoca. Educação, Diversidade e Formação Docente: por uma práxis transformadora. Fortaleza: Editora dos Autores, 2024. v. 1. p. 136-140.
-
SANTOS, L. B. ; ARAUJO, I. I. M. ; RODRIGUES, J. M. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Fanzine e o ensino de Origem e Evolução da Vida: relato de experiência vivenciada no ESEM 2. In: VIII SEPE - Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas, 2024, Itapipoca. Educação, Diversidade e Formação Docente: por uma práxis transformadora. Fortaleza: Editora dos Autores, 2024. v. 1. p. 141-145.
-
FREITAS, M. D. ; RODRIGUES, J. M. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Oficinas de fanzinagem no Estágio Supervisionado II do Ensino Médio: um estudo descritivo-analítico. In: VIII SEPE - Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas, 2024, Itapipoca. Educação, Diversidade e Formação Docente: por uma práxis transformadora. Fortaleza: Editora dos Autores, 2024. v. 1. p. 165-169.
-
ROCHA, J.T. ; RODRIGUES, J. M. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Reflexões acerca do livro didático oriundas das vivências nos estágios supervisionados. In: VIII SEPE - Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas, 2024, Itapipoca. Educação, Diversidade e Formação Docente: por uma práxis transformadora. Fortaleza: Editora dos Autores, 2024. v. 1. p. 198-202.
-
PEREIRA, J. L. ; RODRIGUES, J. M. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Relato de experiência acerca das práticas docentes vivenciadas no ESEM 3 da Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI. In: VIII SEPE - Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas, 2024, Itapipoca. Educação, Diversidade e Formação Docente: por uma práxis transformadora. Fortaleza: Editora dos Autores, 2024. v. 1. p. 203-207.
-
MONTENEGRO, E. A. ; ARAUJO, J. C. H. ; RODRIGUES, J. M. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Utilização de fanzines no ensino de sistemas do corpo humano: um relato de experiência no estágio supervisionado. In: VIII SEPE - Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas, 2024, Itapipoca. Educação, Diversidade e Formação Docente: por uma práxis transformadora. Fortaleza: Editora dos Autores, 2024. v. 1. p. 221-225.
-
NASCIMENTO, C.F. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Conexão com a Diversidade Vegetal: o ensino de Botânica sob a abordagem evolutiva. In: XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023, Fortaleza. Anais da XXVIII Semana Universitária da UECE. Fortaleza: EdUECE, 2023. v. 1. p. 1-4.
-
CRISTOVAO, J. V. F. ; SOUSA, F. J. P. ; SOUSA, J. A. A. ; OLIVEIRA, Luciana S. D. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Método 5S e o gerenciamento de modelos didáticos de Ciências no contexto da qualificação de Laboratórios Didáticos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI-UECE. In: XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023, Fortaleza. Anais da XXVIII Semana Universitária da UECE. Fortaleza: EdUECE, 2023. v. 1. p. 1-4.
-
NASCIMENTO, C.F. ; OLIVEIRA, Luciana S. D. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Na velocidade do micélio: a abordagem de conceitos micológicos no álbum 'Fossora' de Björk. In: XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023, Fortaleza. Anais da XXVIII Semana Universitária da UECE. Fortaleza: EdUECE, 2023. v. 1. p. 1-4.
-
ROCHA, J.T. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Relato de experiências docentes que evoca a importância dos Estágios Supervisionados para a formação profissional. In: XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023, Fortaleza. Anais da XXVIII Semana Universitária da UECE. Fortaleza: EdUECE, 2023. v. 1. p. 1-4.
-
SANTOS, M.T.A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Reflexões acerca das Competências e Habilidades nas áreas de Ciências da Natureza (CN&T) e Matemática e suas Tecnologias a partir da BNCC. In: XXVII Semana Universitária da UECE, 2022, Fortaleza. Anais da XXVII SU-UECE, 2022. v. 1. p. 1.
-
RIBEIRO, R. L. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Análise de Similitude (AS) de pesquisas acerca da Natureza da Ciência (NdC) publicadas nos anais do ENPEC. In: XXVII Semana Universitária da UECE, 2022, Fortaleza. Anais da XXVII SU-UECE. Fortaleza: Editora da UECE, 2022. v. 1. p. 1.
-
RIBEIRO, R. L. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Nuvem de palavras das pesquisas acerca da Natureza da Ciência (NdC) publicadas nos anais do ENPEC. In: XXVII Semana Universitária da UECE, 2022, Fortaleza. Anais da XXVII SU-UECE. Fortaleza: Editora da UECE, 2022. v. 1. p. 1.
-
NASCIMENTO, C.F. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Investigando as contribuições mútuas da abordagem de aspectos da Natureza da Ciência e do ensino de Biologia Evolutiva. In: XXVII Semana Universitária da UECE, 2022, Fortaleza. Anais da XXVII SU-UECE. Fortaleza: Editora da UECE, 2022. v. 1. p. 1.
-
ROCHA, J.T. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Revisão Bibliográfica acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no Ensino de Biologia. In: XXVII Semana Universitária da UECE, 2022, Fortaleza. Anais da XXVII SU-UECE. Fortaleza: Editora da UECE, 2022. v. 1. p. 1.
-
FELIX, F. H. M. ; AGUIAR, C. M. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Representação de Célula em livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. In: XXIV Semana Universitária da UECE, 2019, Fortaleza. Anais da XXIV Semana Universitária da UECE. Fortaleza: EdUECE, 2019.
-
VASCONCELOS, M. G. S. ; RODRIGUES, M. A. F. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Morte como conteúdo escolar: ideias de professores em formação inicial. In: XXIV Semana Universitária da UECE, 2019, Fortaleza. Anais da XXIV Semana Universitária da UECE. Fortaleza: EdUECE, 2019.
-
SOUSA, R. F. N. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Elementos caracterizadores da autonomia das Ciências Biológicas: ensaio teórico a partir da epistemologia de Ernst Mayr. In: XXIV Semana Universitária da UECE, 2019, Fortaleza. Anais da XXIV Semana Universitária da UECE. Fortaleza: EdUECE, 2019.
-
LIMA, S. A. D. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . História da Vida na Biologia do ensino médio: revisando a literatura da área de pesquisa de educação em Ciências. In: XXIII Semana Universitária da UECE, 2018, Fortaleza. Anais da XXIII Semana Universitária da UECE, 2018. p. 1-4.
-
LIMA, F. X. D. ; LEITE, N. S. B. ; SOARES, P. B. A. ; LIMA, S. A. D. ; RODRIGUES, J. M. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Reflexões de licenciandas/os em Ciências Biológicas sobre o uso de fanzines no ensino de Biologia. In: XXIII Semana Universitária da UECE, 2018, Fortaleza. Anais da XXIII Semana Universitária da UECE, 2018. p. 1-4.
-
SOUSA, R. F. N. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Representações da Ciência e da Biologia em Livros Didáticos (LD) do Ensino Médio: Resultados Preliminares. In: XXXIII Semana Universitária da UECE, 2018, Fortaleza. Anais da XXIII Semana Universitária da UECE, 2018. p. 1-4.
-
SOUSA, R. F. N. ; MOURA, J. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Concepções dos estudantes de pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca sobre a Natureza da Ciência (NdC). In: VII Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2017, Crato. Anais do VII EREBIO-NE, 2017. p. 667.
-
RODRIGUES, M. A. F. ; VASCONCELOS, M. G. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Concepções dos licenciandos em Ciências Biológicas da FACEDI-UECE acerca da educação para a morte. In: VII Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordese, 2017, Crato. Anais do VII EREBIO-NE, 2017.
-
SALES, S. K. S. ; CASTRO, J. G. ; SOUSA, F. J. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Relato de experiência com o ensino de conteúdos biológicos e a abordagem da Natureza da Ciência (NdC). In: VII Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2017, Crato. Anais do VII EREBIO-NE, 2017.
-
LIMA, F. X. D. ; LEITE, N. S. B. ; SOARES, P. B. A. ; RODRIGUES, J. M. ; SOUSA, F. J. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Percepções de licenciandos em Ciências Biológicas sobre o uso de fanzines no ensino de Biologia. In: VII Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2017, Crato. Anais do VII EREBIO-NE, 2017. p. 510.
-
MORAES, C.B. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . O ensino de Origem da Vida em periódicos e eventos da área de ensino de Ciências e Biologia. In: V Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste (V EREBIO-NE), 2013, Natal. Atas do V EREBIO-NE, 2013.
-
ALMEIDA, K. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Implicações na educação em ciências de aspectos do pensamento de Lucrécio: pesquisa histórico-bibliográfica. In: V Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste (V EREBIO-NE), 2013, Natal. Atas do V EREBIO-NE, 2013.
-
MOTA, G. M. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Investigação de artigos sobre ensino de Origem da Vida e Evolução Biológica publicados nos Encontros Regionais de Ensino de Biologia do Nordeste (EREBIO/NE). In: V Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste (V EREBIO-NE), 2013, Natal. Atas do V EREBIO-NE, 2013.
-
YAMAZAKI, Regiani M. O. ; SOUZA, Veronyca R. C. ; SANTOS, João V. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A experimentação no ensino de Biologia. In: V Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste (V EREBIO-NE), 2013, Natal. Atas do V EREBIO-NE, 2013.
-
NAVACK, Kelly I. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . O conde de Buffon & L'Histoire Naturelle: sua ausência no ensino de Ciências e Biologia. In: V Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste (V EREBIO-NE), 2013, Natal. Atas do V EREBIO-NE, 2013.
-
FERREIRA, Rafael A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Jean Baptiste Lamarck: equívocos históricos e implicações para o ensino de Biologia. In: V Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste (V EREBIO-NE), 2013, Natal. Atas do V EREBIO-NE, 2013.
-
ROCHA, J.T. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Contribuições do Programa Residência Pedagógica para formação inicial de professores. In: VIII SEPE - Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas, 2024, Itapipoca. Educação, Diversidade e Formação Docente: por uma práxis transformadora. Fortaleza: Editora dos Autores, 2024. v. 1. p. 547-548.
-
HOLANDA, J. I. ; SOUSA, A. M. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Etnobotânica na reutilização de garrafas PET para o cultivo de plantas medicinais. In: VIII SEPE - Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas, 2024, Itapipoca. Educação, Diversidade e Formação Docente: por uma práxis transformadora. Fortaleza: Editora dos Autores, 2024. v. 1. p. 549-550.
-
VIANA, A. V. S. ; SOUSA, A. M. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Grupos de estudos na preparação para a Olimpíada Nacional de Ciências - ONC-2023. In: VIII SEPE - Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas, 2024, Itapipoca. Educação, Diversidade e Formação Docente: por uma práxis transformadora. Fortaleza: Editora dos Autores, 2024. v. 1. p. 550-551.
-
SOUSA, L.L.A. ; BARBOSA, N. N. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Importância da ludicidade para as ciências dos anos finais do ensino fundamental. In: VIII SEPE - Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas, 2024, Itapipoca. Educação, Diversidade e Formação Docente: por uma práxis transformadora. Fortaleza: Editora dos Autores, 2024. v. 1. p. 552-553.
-
FERREIRA, A. T. ; BARBOSA, N. N. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Modelos didáticos de células no 6º ano do ensino fundamental. In: VIII SEPE - Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas, 2024, Itapipoca. Educação, Diversidade e Formação Docente: por uma práxis transformadora. Fortaleza: Editora dos Autores, 2024. v. 1. p. 553-554.
-
SOUSA, F. F. A. ; MONTEIRO, G. N. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Modelos didáticos para ensinar os movimentos da Terra: um relato de experiência. In: VIII SEPE - Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas, 2024, Itapipoca. Educação, Diversidade e Formação Docente: por uma práxis transformadora. Fortaleza: Editora dos Autores, 2024. v. 1. p. 554-554.
-
SOUSA, V. B. ; BARBOSA, N. N. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Protagonismo estudantil como objetivo para o Ensino de Ciências por Investigação (EnCI). In: VIII SEPE - Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas, 2024, Itapipoca. Educação, Diversidade e Formação Docente: por uma práxis transformadora. Fortaleza: Editora dos Autores, 2024. v. 1. p. 555-556.
-
UCHOA, L. P. ; BARBOSA, N. N. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Recursos didáticos lúdicos na educação científica dos anos finais do ensino fundamental. In: VIII SEPE - Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas, 2024, Itapipoca. Educação, Diversidade e Formação Docente: por uma práxis transformadora. Fortaleza: Editora dos Autores, 2024. v. 1. p. 557-558.
-
RIBEIRO, R. L. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Identidade de gênero na Biologia do ensino médio: ausência que reforça os preconceitos e discriminação. In: XXVI Semana da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) e II Encontro de Iniciação à Docência da FACEDI (ENID-FACEDI), 2016, Itapipoca. Anais do XXVI Semana da FACEDI e II ENID-FACEDI, 2016.
-
BRANDAO, F. L. L. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Análise quantitativa do acervo de relatórios finais de estágio do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI-UECE. In: XXVI Semana da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) e II Encontro de Iniciação à Docência da FACEDI (ENID-FACEDI), 2016, Itapipoca. Anais da XXVI Semana da FACEDI e II ENID-FACEDI, 2016.
-
PINTO, J. A. M. ; LIMA, F. G. M. ; LIMA, S. A. D. ; RAMOS, M. L. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Boneco da Forca: confecção de material didático para intervenções de educação não formal por bolsistas do PIBID-Bio/FACEDI. In: XXVI Semana da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) e II Encontro de Iniciação à Docência da FACEDI (ENID-FACEDI), 2016, Itapipoca. Anais da XXVI Semana da FACEDI e II ENID-FACEDI, 2016.
-
XIMENES, A. P. ; BRAGA, A. L. S. ; RODRIGUES, M. L. B. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Higiene íntima e conscientização sobre as DST através do lúdico em uma escola no município de Uruburetama. In: XXVI Semana da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) e II Encontro de Iniciação à Docência da FACEDI (ENID-FACEDI), 2016, Itapipoca. Anais da XXVI Semana da FACEDI e II ENID-FACEDI, 2016.
-
PINTO, M. R. F. ; RAMOS, M. L. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A importância do PIBID na formação de professores de Ciências e Biologia da FACEDI-UECE. In: XXVI Semana da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) e II Encontro de Iniciação à Docência da FACEDI (ENID-FACEDI), 2016, Itapipoca. Anais da XXVI Semana da FACEDI e II ENID-FACEDI, 2016.
-
SALES, S. K. S. ; MOTA, L. S. ; BENIGNO, M. S. ; MOURA, M. V. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Isto é Biologia: compreendendo a natureza das ciências da vida para a melhoria da educação científica no ensino médio. In: XXVI Semana da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) e II Encontro de Iniciação à Docência da FACEDI (ENID-FACEDI), 2016, Itapipoca. Anais da XXVI Semana da FACEDI e II ENID-FACEDI, 2016.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. ; SILVA, R. P. P. . DINÂMICA DA COISA: o uso do lúdico na abordagem da Natureza da Ciência (NdC) no ensino fundamental. In: III Encontro Regional de Ensino de Biologia ? Regional 4, 2015, Juiz de Fora. Anais do III EREBIO - Regional 4, 2015.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. ; SILVA, R. P. P. . Abordagem lúdica da Natureza da Ciência (NdC) a partir da 'Dinâmica da Coisa'. In: VII Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 2, 2015, Rio de Janeiro. Anais do VII EREBIO RJ/ES: tecendo laços docentes entre Ciência e culturas. Niterói: MGSC Editora, 2015. p. 1123.
-
VASCONCELOS, M. G. S. ; MOURA, J. A. ; GOMES, J. L. ; SILVA, A. R. ; BRAGA, F. A. A. ; SANTOS, Thaiane A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Abordagem da diversidade sexual a partir de estratégias de educação não formal. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
MARQUES, Erica Z. F. ; SANTOS, Thaiane A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A Educação em Sexualidade sob a perspectiva da educação não formal: uma abordagem a partir de atividades lúdicas. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
SANTOS, M. A. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A escola e a Pedagogia da Opressão: resgatando memórias de experiências homofóbicas no espaço escolar. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
BARROS, A. C. X. ; PAULA, M. V. S. ; EUFRASIO, Maria C. V. ; SANTOS, Thaiane A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A importância da educação não formal na formação inicial docente dos bolsistas ID do PIBID-Bio/FACEDI. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
BRAGA, F. A. A. ; SANTOS, F. A. ; PIRES, J. M. R. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A importância da escrita do diário de bordo como estratégia potencializadora da formação docente crítico-reflexiva. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
PINTO, J. A. M. ; BARROS, A. C. X. ; NUNES, Bruna G. B. ; EUFRASIO, Maria A. V. ; LIMA, S. A. D. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A importância das atividades lúdicas como estratégia de Educação em Sexualidade do PIBID-Bio/FACEDI. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
VASCONCELOS, M. G. S. ; RODRIGUES, M. A. F. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A Morte e o Homem nos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD-2015. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
RODRIGUES, M. A. F. ; VASCONCELOS, M. G. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Análise da presença da morte nos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD-2015. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
PIRES, J. M. R. ; LIMA, S. A. D. ; RODRIGUES, M. A. F. ; VASCONCELOS, M. G. S. ; GOMES, J. L. ; BRAGA, F. A. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Análise das imagens referentes à História da Vida nos Livros Didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD-2015. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
LIMA, S. A. D. ; PIRES, J. M. R. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Análise de imagens referentes à Origem da Vida nos Livros Didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD-2015. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
VIANA, Roberislândia S. L. ; PINHEIRO, D. T. ; SANTOS, R. M. B. ; BRAGA, F. A. A. ; GOMES, J. L. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A trilha dos Métodos Contraceptivos: ludicidade e sexualidade em uma atividade de educação não formal. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
SOUSA, R. M. ; SANTOS, F. A. ; SOUSA, Luana T. ; SOUSA, M. A. S. ; SANTOS, Thaiane A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Educação Sexual Não Formal: reflexão discente sobre as atividades do PIBID-Bio/FACEDI. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
BARBOSA, M.G. ; AZEVEDO, M.E.O. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Estágio Supervisionado II no Ensino Médio (ESEM II): experiências na avaliação de livros didáticos de Biologia e prática docente. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
BRAGA, F. A. A. ; RODRIGUES, M. A. F. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Ilustrações da Caatinga nos Livros Didáticos de Biologia aprovados no PNLD-2015. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
SANTOS, R. M. B. ; RODRIGUES, M. A. F. ; VIANA, Roberislândia S. L. ; BANDEIRA, W. S. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Impacto do planejamento coletivo das atividades de Educação em Sexualidade realizadas pelo PIBID-Bio/FACEDI. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. XX Semana Universitária da UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
FROTA, F. V. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . O Diário de Bordo como ferramenta reflexiva na formação inicial docente: Pesquisa Autobiográfica. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
SOUSA, R. V. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . O ensino religioso nas escolas públicas: discriminação, intolerância e seu impacto nas discussões sobre sexualidade e gênero. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
BRAGA, F. A. A. ; PATRICIO, Giselly S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . O Estágio (ESEM II) e a mobilização de saberes docentes na formação inicial de professores de Biologia na FACEDI-UECE. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
EUFRASIO, Maria A. V. ; PINTO, J. A. M. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . O PIBID-Bio/FACEDI e a importância das observações de aulas de Biologia na formação inicial docente. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
NUNES, Bruna G. B. ; ANDRADE, Ana K. S. ; PINTO, J. A. M. ; SOUSA, M. J. B. ; SANTOS, Thaiane A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . O PIBID-Bio/FACEDI e a Sexualidade Humana: Educação não formal no espaço escolar. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
VIANA, Roberislândia S. L. ; PINHEIRO, D. T. ; SANTOS, R. M. B. ; BRAGA, F. A. A. ; GOMES, J. L. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . O uso de modelos didáticos para a discussão sobre Métodos Contraceptivos a partir da Educação não formal. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
ANDRADE, Ana K. S. ; SANTOS, R. M. B. ; BANDEIRA, W. S. ; SANTOS, Thaiane A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . PIBID-Bio/FACEDI como ligação dos professores em formação inicial às escolas da rede estadual de ensino médio de Itapipoca, Ceará. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
CARNEIRO, Michel D. A. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . PIBID-Bio/FACEDI na Escola: o desafio de orientar estudantes do ensino médio nas etapas de uma pesquisa científica. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
RODRIGUES, M. A. F. ; BRAGA, F. A. A. ; PIRES, J. M. R. ; OLIVEIRA, Ana P. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . PIBID-Bio/FACEDI na prevenção às DST/AIDS a partir da Educação Sexual não formal. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
PIRES, J. M. R. ; RODRIGUES, M. A. F. ; VASCONCELOS, M. G. S. ; BRAGA, F. A. A. ; SILVA, A. R. ; OLIVEIRA, Ana P. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Promoção da Saúde Sexual de estudantes do ensino médio a partir de atividades de educação não formal realizadas pelo PIBID-Bio/FACEDI. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
PINHEIRO, D. T. ; VIANA, Roberislândia S. L. ; BANDEIRA, W. S. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Reflexões discentes sobre a abordagem não formal de Educação em Sexualidade realizada pelo PIBID-Bio/FACEDI. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
SOUSA, F. V. A. ; PATRICIO, Giselly S. ; SILVA, R. B. ; SOUSA, M. S. E. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Relato de experiências com Métodos Anticoncepcionais vivenciadas no Estágio Supervisionado no Ensino Médio da FACEDI-UECE. In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais 2015 - XX SU-UECE. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1.
-
FROTA, F. V. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Análise quantitativa da pesquisa científica sobre avaliação escolar no ensino de Ciências e Biologia. In: I CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2014, Campina Grande - PB. Anais I CONEDU - (2014). Campina Grande - PB: Realize Eventos e Editora, 2014. v. 1.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. ; OLIVEIRA, A. P. S. ; SANTANA, Isabel C. H. . PIBID-Bio/FACEDI e a emergência da educação sexual no município de Itapipoca, Ceará. In: III Congresso Brasileiro de Educação Sexual e VII Colóquio Internacional de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Educadores e Educação Sexual, 2014, Florianópolis - SC. Livro de Resumos III Congresso Brasileiro de Educação sexual UNESP-UEL-UDESC; VII Colóquio Internacional Grupos de Pesquisa sobre Formação de Educadores e Educação Sexual; V Simpósio de Sexualidade e Educação Sexual "PR-SC-SP". Florianópolis: Editora da UDESC, 2014. v. 1. p. 1-238.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. ; AZEVEDO, M.E.O. ; BARBOSA, M.G. . Sexualidade em Foco: contribuições para o processo de formação inicial docente das atividades desenvolvidas no PIBID-Bio/FACEDI. In: III Congresso Brasileiro de Educação Sexual e VII Colóquio Internacional de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Educadores e Educação Sexual, 2014, Florianópolis - SC. Livro de Resumos III Congresso Brasileiro de Educação sexual UNESP-UEL-UDESC; VII Colóquio Internacional Grupos de Pesquisa sobre Formação de Educadores e Educação Sexual; V Simpósio de Sexualidade e Educação Sexual "PR-SC-SP". Florianópolis: Editora da UDESC, 2014. v. 1. p. 1-238.
-
RODRIGUES, M. A. F. ; VASCONCELOS, M. G. S. ; BRAGA, F. A. A. ; PIRES, J. M. R. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A educação em Sexualidade no PIBID-Bio/FACEDI: reflexões sobre a prática docente e a formação para a cidadania. In: XIX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2014, Fortaleza - CE. Anais da XIX SU-UECE, 2014.
-
MOURA, M. V. ; SALES, S. K. S. ; CASTRO, J. G. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A importância do Diário Reflexivo no contexto do PIBID. In: XIX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2014, Fortaleza - CE. Anais da XIX SU-UECE, 2014.
-
FROTA, F. V. S. ; MELO, L. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A importância do planejamento nas aulas de Biologia: reflexões a partir de uma experiência.. In: XIX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2014, Fortaleza - CE. Anais da XIX SU-UECE, 2014.
-
MATOSO, J. R. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Análise da Prática como Componente Curricular (PCC) no Projeto Pedagógico (PPP-2007) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI-UECE. In: XIX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2014, Fortaleza - CE. Anais da XIX SU-UECE, 2014.
-
SOUSA, A. J. N. ; PIRES, J. M. R. ; CASTRO, J. G. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Análise das contribuições para a constituição da identidade docente das primeiras experiências no PIBID-Bio/FACEDI. In: XIX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2014, Fortaleza - CE. Anais da XIX SU-UECE, 2014.
-
ALVES, F. G. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Atratividade docente e os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas: resultados preliminares. In: XIX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2014, Fortaleza - CE. Anais da XIX SU-UECE, 2014.
-
SOUSA, R. M. ; SOUSA, M. A. S. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A utilização de recursos didáticos no ensino de Biologia na visão de futuros professores, bolsistas ID do PIBID-Bio/FACEDI. In: XIX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2014, Fortaleza - CE. Anais da XIX SU-UECE, 2014.
-
PIRES, J. M. R. ; SOUSA, A. J. N. ; VASCONCELOS, M. G. S. ; RODRIGUES, M. A. F. ; FROTA, F. V. S. ; MELO, L. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Formação docente para a Educação em Sexualidade a partir do uso de fanzines: o olhar de uma bolsista ID do PIBID-Bio/FACEDI. In: XIX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2014, Fortaleza - CE. Anais da XIX SU-UECE, 2014.
-
SOUSA, F. V. A. ; FROTA, F. V. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Movimento grevista como espaço formativo: a atuação de discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI-UECE) em atividades pedagógicas. In: XIX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2014, Fortaleza - CE. Anais da XIX SU-UECE, 2014.
-
MARCOS, I. N. T. ; SANTOS, N. C. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . O uso de fanzines no projeto de Educação em Sexualidade do PIBID-Bio/FACEDI. In: XIX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2014, Fortaleza - CE. Anais da XIX SU-UECE, 2014.
-
SOUSA, F. V. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Pesquisa bilbliográfica sobre HIV/AIDS e Ensino de Ciências nas atas do ENPEC. In: XIX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2014, Fortaleza - CE. Anais da XIX SU-UECE, 2014.
-
SANTOS, F. A. ; CORDEIRO, A. S. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Planejamento da prática docente em ensino de Biologia. In: XIX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2014, Fortaleza - CE. Anais da XIX SU-UECE, 2014.
-
VASCONCELOS, M. G. S. ; RODRIGUES, M. A. F. ; PIRES, J. M. R. ; BRAGA, F. A. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . 'Que diferença da mulher o homem tem?': experiência lúdica sobre corpo no projeto de Educação em Sexualidade do PIBID-Bio/FACEDI. In: XIX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2014, Fortaleza - CE. Anais da XIX SU-UECE, 2014.
-
TEIXEIRA, G. K. P. ; MESQUITA, L. D. A. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Reflexões acerca da Avaliação Escolar no ensino de Biologia na E.E.F.M. Cel. Murilo Serpa, em Itapipoca-Ceará. In: XIX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2014, Fortaleza - CE. Anais da XIX SU-UECE, 2014.
-
SOUSA, Luana T. ; OLIVEIRA, J. N. C. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Reflexões acerca do impacto da mudança de professores regentes de Biologia no ensino médio no comportamento dos estudantes. In: XIX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2014, Fortaleza - CE. Anais da XIX SU-UECE, 2014.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. ; OLIVEIRA, Ana P. S. . PIBID-Bio/FACEDI: formação de professores de Biologia para a abordagem de controvérsias sociocientíficas no ensino médio. In: VI Encontro Nacional das Licenciaturas e IV Seminário Nacional do PIBID, 2014, Natal. Professores em espaços de formação [recurso eletrônico]: mediações, práxis e saberes docentes - Caderno de Resumos. Natal: EDUFRN, 2014. p. 3585.
-
SOUSA, F. V. A. ; FROTA, F. V. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Atuação de discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI-UECE) em atividades pedagógicas em cenário de greve. In: I CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2014, Campina Grande - PB. Anais I CONEDU - (2014). Campina Grande - PB: Realize Eventos e Editora, 2014. v. 1.
-
MAGALHAES, A. ; SOUZA, A. C. ; VAZ, A. C. F. ; CARVALHO, A. A. S. ; JESUS, J. ; NERES, J. N. ; CARILO, L. M. ; BOMFIM, M. G. ; SANTOS, M. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Aplicação de jogos didáticos no ensino de Biologia. In: II Encontro Nacional do PIBID/UNISC, 2013, Santa Cruz do Sul - RS. Anais do II Encontro Nacional do PIBID/UNISC - 2013, 2013.
-
MAGALHAES, A. ; VAZ, A. C. F. ; BOMFIM, M. G. ; SANTOS, M. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Dinamizando processos biológicos com o stop motion.. In: II Encontro Nacional do PIBID/UNISC, 2013, Santa Cruz do Sul - RS. Anais do II Encontro Nacional do PIBID/UNISC - 2013, 2013.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. . Variabilidade genética em cinco espécies de ofídios do ceará. In: 1º Encontro Nordestino de Biologia, 2000, Jequié - Bahia. Anais do 1º Encontro Nordestino de Biologia, 2000.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. . Contagem cromossômica de quatro espécies do gênero Plectranthus (Labiatae). In: XXIII Reunião Nordestina de Botânica, 2000, Recife - PE. Programa e Resumos da XXIII Reunião Nordestina de Botânica, 2000.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. . Variabilidade genética em três espécies de anfíbios da ordem Anura: Estudos preliminares. In: XVIII Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 1999, Fortaleza. XVIII Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 1999.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. . Projeto Integrado de Educação em Biociências. In: VIII Encontro de Extensão, 1999, Fortaleza. VIII Encontro de Extensão, 1999.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. . Projeto Integrado de Educação em Biociências: O ensino como forma de pesquisa.. In: VII Encontro de Extensão, 1999, Fortaleza - Ceará. Anais do VII Encontro de Extensão, 1999.
-
OLIVEIRA, Mário C. A. . História e Filosofia das Ciências (HFC) para e no Ensino de Biologia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, Mário C. A. . Questões de Gênero e Sexualidade: ciência ou ideologia?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, M. A. F. ; BRAGA, F. A. A. ; VASCONCELOS, M. G. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Flora da Caatinga representada nos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD-2015. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VASCONCELOS, M. G. S. ; BRAGA, F. A. A. ; RODRIGUES, M. A. F. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Representações da Fauna da Caatinga nos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD-2015. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRAGA, F. A. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A importância da fitofisionomia Caatinga nos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD-2015. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIRES, J. M. R. ; SOUSA, A. J. N. ; VASCONCELOS, M. G. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Processo de Formação Docente: contribuições de um minicurso sobre literatura de cordel proporcionado pelo PIBID-Bio/FACEDI voltado à educação em sexualidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, F. A. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Alterações nos aspectos comportamentais pré-estabelecidos aos gêneros no ambiente escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUSA, Luana T. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Exercitando a docência na construção do minicurso 'Entendendo a adolescência / desenvolvimento psicossexual' na Escola de Ensino Médio Coronel Murilo Serpa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, Mário C. A. . O Livro Didático de Biologia e o novo ensino médio: mudanças à vista?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AZEVEDO, M.E.O. ; SANTANA, Isabel C. H. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Reflexões sobre a importância da atuação no curso ?Sexualidade em Foco? na formação inicial docente de bolsistas do PIBID-BIO/FACEDI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, M. A. F. ; VASCONCELOS, M. G. S. ; BRAGA, F. A. A. ; PIRES, J. M. R. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Relato de experiência: percepção acerca das palestras sobre educação e sexualidade do PIBID-Bio/FACEDI no ensino médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, L. D. A. ; TEIXEIRA, G. K. P. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A utilização da literatura de cordel como ferramenta pedagógica para o ensino de Biologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, Maria E. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A importância dos estágios supervisionados na formação inicial de uma futura professora de ciências biológicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FROTA, F. V. S. ; MELO, L. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Relato de experiência: PIBID com suas mediações para reflexão docente com a escrita de diários de campo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, F. A. ; CORDEIRO, A. S. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Relato de Experiência: os subsídios do PIBID-Bio/FACEDI na formação docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VASCONCELOS, M. G. S. ; RODRIGUES, M. A. F. ; BRAGA, F. A. A. ; PIRES, J. M. R. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Questão de gênero no ensino médio: reflexões de bolsistas ID a partir de sua atuação no PIBID-Bio/FACEDI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATOSO, J. R. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A prática como Componente Curricular (PPC) no projeto pedagógico (PPP-2007) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI/UECE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VIANA, Roberislândia S. L. ; PONTE, Fabiann L. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A importância do planejamento para ensinar 'Classificação dos Seres Vivos' na regência na disciplina de Estágio Supervisionado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, J. N. C. ; SOUSA, Luana T. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Reflexões sobre o estudo da ?Apostila Amor à Vida? utilizada no projeto PIBID-Bio/FACEDI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, N. C. ; MARCOS, I. N. T. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A importância da relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SALES, S. K. S. ; MOURA, M. V. ; CASTRO, J. G. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A escola como espaço de Educação Sexual no contexto do PIBID-Bio/FACEDI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, M. A. S. ; SOUSA, R. M. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A observação da rotina escolar como meio de conhecimento para a formação inicial do professor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, L. A. ; FROTA, F. V. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Contribuição da preparação para a 10ª Olimpíada Brasileira de Biologia na formação docente de bolsistas ID do PIBID-Bio/FACEDI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VIANA, Roberislândia S. L. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Melhoria do ensino-aprendizagem de Matemática e Ciências Naturais a partir do projeto 'Aprender Brincando' do Programa Mais Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, A. J. N. ; PIRES, J. M. R. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Importância da escrita de diários reflexivos na formação docente no contexto das experiências proporcionadas pelo PIBID-Bio/FACEDI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, L. D. A. ; LIMA, F. H. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Reflexões acerca do impacto da participação no PIBID-Bio/FACEDI na formação de futuros professores de Biologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIRES, J. M. R. ; OLIVEIRA, Mário C. A. ; CASTRO, J. G. . Impacto da atuação no Ciclo de Palestras de Educação em Sexualidade do PIBID-Bio/FACEDI na formação docente inicial: primeiras reflexões de uma bolsista ID. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, F. V. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A importância de atividades pedagógicas realizadas em cenário de greve na formação para a docência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, M. A. F. ; VASCONCELOS, M. G. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . A importância do planejamento coletivo para o desenvolvimento do ciclo de palestras de educação em sexualidade do PIBID-Bio/FACEDI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VASCONCELOS, M. G. S. ; RODRIGUES, M. A. F. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Uso da 'caixinha de perguntas' como estratégia potencializadora do diálogo nas palestras de educação em sexualidade do PIBID-Bio/FACEDI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, L.A.R. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . O estágio supervisionado em espaço não escolar na visão de estudantes e egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESC. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, Mário C. A. ; TRINDADE, G. S. ; MOTA, Gabriela M. . Práticas ecopedagógicas em uma aldeia tupinambá, no distrito de Olivença, região sul da Bahia, Brasil: conciliando formação de professores em espaços não escolares e sustentabilidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, L.A.R. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . O estágio supervisionado em espaço não escolar na visão de professores formadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESC. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, Mário C. A. ; BEZERRA, L. A. ; HUMBERTO, E. N. G. ; MOTA, G. M. . Prática sustentável na implementação de uma horta comunitária na Aldeia Tupinambá de Olivença, sul da Bahia.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, Mário C. A. ; CERQUEIRA, A. F. ; TRINDADE, G. ; RODRIGUES, V. O. . A compostagem como prática sustentável para o manejo do solo e dos resíduos orgânicos na Aldeia Tupinambá de Olivença, sul da Bahia.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, Mário C. A. . A Evolução Biológica na Educação Básica: o que nos dizem as pesquisas brasileiras da área de ensino de Ciências?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORAES, C.B. ; TRINDADE, G. ; RODRIGUES, F.M. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Desvendando o olho humano: um jogo como estratégia didática para o ensino de Biologia.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAES, C.B. ; TRINDADE, G. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Análise do conceito de visão em livros didáticos de Biologia do ensino médio aprovados pelo PNLEM/2012.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOMFIM, M. G. ; SANTOS, M. C. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Animação em 'stop motion' no ensino de Biologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
REIS, M. R. A. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Análise das questões de Biologia do Exame Nacional de Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES JUNIOR, I. J. ; LOPES, M. B. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Análise do conteúdo serpentes nos livros didáticos de Biologia do PNLEM 2012. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TRINDADE, G. S. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Análise preliminar dos artigos sobre atividades práticas experimentais apresentados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, Mário C. A. . Reorganizando o programa anual da disciplina de Biologia em busca da melhoria de sua aprendizagem no Ensino Médio.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, Mário C. A. ; LEYSER, Vivian . Os saberes docentes dos biólogos-educadores e o ensino de Evolução Biológica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, Mário C. A. ; SANTOS, M. A. A. . Editorial - Educação em Tempos de COVID-19. São Caetano do Sul: Editora Centro Educacional Sem Fronteiras, 2020 (Editorial).
Outras produções
PNLD-2026/29 - Biologia - Ensino Médio. ; OLIVEIRA, Mário C. A. . PNLD-2026 - Coordenador Adjunto da Comissão de Avaliação para análise e elaboração de parecer técnico de avaliação do Objeto 1 (Obras Didáticas por Componente Curricular: BIOLOGIA) do Ensino Médio. 2025.
OLIVEIRA, Mário C. A. . Comissão Avaliadora do IX ENEBIO & VII EREBIO-Reg.4. 2024.
PNLD-2023 Objeto 1 Anos Iniciais ; OLIVEIRA, Mário C. A. . PNLD-2023 - Membro da Comissão de Avaliação para análise e elaboração de parecer técnico de avaliação do Objeto 1 - Obras Didáticas de Ciências da Natureza para os Anos Iniciais (1º a 5º Ano) do Ensino Fundamental. 2022.
PNLD-2023 Objeto 2 Anos Iniciais ; OLIVEIRA, Mário C. A. . PNLD-2023 - Membro da Comissão de Avaliação para análise e elaboração de parecer técnico de avaliação do Objeto 2 - Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem da área de Ciências da Natureza para os Anos Iniciais (1º a 5º Ano) do Ensino Fundamental. 2022.
D.E.N. SBEnBio ; D.E.R.-5 SBEnBio ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Membro da Comissão Científica do VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (VIII ENEBIO), VIII Encontro Regional Nordeste de Ensino de Biologia (VIII EREBIO-NE) e II Simpósio Cearense de Ensino de Biologia (II SCEB). 2021.
D.E.N. SBEnBio ; D.E.R.-5 SBEnBio ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Coordenação de Apresentação de Trabalhos das AT-02 Formação de Professores de Ciências e Biologia e AT-03 História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) no VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE e II SCEB.. 2021.
PNLD-2021 CN&T Ensino Médio ; OLIVEIRA, Mário C. A. . PNLD-2021 - Coordenador Adjunto da Comissão de Avaliação para análise e elaboração de parecer técnico de avaliação do Objeto 2 (Obras Didáticas por Áreas do Conhecimento e Específicas) para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN&T) do Ensino Médio. 2021.
OLIVEIRA, Mário C. A. . Avaliador de trabalhos no V Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias. 2020.
PNLD-2021 PI-CN&T Ensino Médio ; OLIVEIRA, Mário C. A. . PNLD-2021 - Coordenador Adjunto da Comissão de Avaliação para análise e elaboração de parecer técnico de avaliação de Livro Didático de Projetos Integradores para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN&T) do Ensino Médio. 2020.
OLIVEIRA, Mário C. A. . Avaliador da Comissão Científica VII CONEDU - Congresso Nacional de Educação. 2020.
OLIVEIRA, Mário C. A. . Avaliador de Trabalhos Científicos do VII Congresso Nacional de Educação (CONEDU) dos GT-1 Formação de Professores, GT-7 Gênero, Sexualidade e Educação e GT-16 Ensino de Ciências.. 2020.
OLIVEIRA, Mário C. A. . Avaliador do Comitê Científico do VI CONEDU - Congresso Nacional de Educação. 2019.
OLIVEIRA, Mário C. A. ; SBEnBio - RJ/ES . Membro da Comissão Científica do IX Encontro Regional de Ensino de Biologia - RJ/ES (IX EREBIO-RJ/ES). 2019.
OLIVEIRA, Mário C. A. ; SEDUC, CE . Leitor Crítico do Componente Curricular Ciências do Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). 2019.
OLIVEIRA, Mário C. A. ; VII ENALIC, Comitê Científico . Avaliador do Comitê Científico do VII ENALIC - Encontro Nacional das Licenciaturas. 2018.
OLIVEIRA, Mário C. A. ; SBEnBio, DEN e DER-6 . Comissão Avaliadora do VII ENEBIO e I EREBIO-N - Encontros Nacional e Regional de Ensino de Biologia. 2018.
OLIVEIRA, Mário C. A. . Parecerista do IX ENFOCO - Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências ? Ensino de Ciências e Educação Ambiental: pesquisas, práticas e formação de professores. 2017.
OLIVEIRA, Mário C. A. . Comissão Avaliadora do VII EREBIO-NE - Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste. 2017.
PNLD-2018 Biologia Ensino Médio ; OLIVEIRA, Mário C. A. . PNLD-2018 - Membro da Comissão de Avaliação para análise e elaboração de parecer técnico de avaliação de Livro Didático de Biologia do Ensino Médio. 2017.
OLIVEIRA, Mário C. A. . Avaliador do VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia e VIII Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia. 2016.
FACEDI, UECE ; OLIVEIRA, Mário C. A. . Parecerista ad hoc de resumos inscritos na XXVI Semana da FACEDI e no II ENID-FACEDI. 2016.
OLIVEIRA, Mário C. A. . Parecerista, membro da Comissão Científica da XX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 2015.
OLIVEIRA, Mário C. A. . Membro da Comissão Científica do VI EREBIO-NE (Encontro Regional de Ensino do Nordeste). 2015.
OLIVEIRA, Mário C. A. . Avaliador da VIII Feira Regional de Ciência e Cultura da CREDE 2. 2015.
PNLD-2015 Biologia Ensino Médio ; OLIVEIRA, Mário C. A. . PNLD-2015 - Membro da Comissão de Avaliação para análise e elaboração de parecer técnico de avaliação de Livro Didático de Biologia do Ensino Médio. 2014.
OLIVEIRA, Mário C. A. . Membro da Comissão Científica do V ENEBIO (Encontro Nacional de Ensino de Biologia ) e II EREBIO-1 (II Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 01). 2014.
OLIVEIRA, Mário C. A. . Parecerista, membro da Comissão Científica da XIX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 2014.
OLIVEIRA, Mário C. A. . Avaliador de Iniciação à Docência na XIX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 2014.
OLIVEIRA, Mário C. A. . Membro da Comissão Científica do V EREBIO-NE (Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste). 2013.
OLIVEIRA, Mário C. A. ; PEREIRA, Marsílvio G. ; NASCIMENTO JR, Antônio F. . Moderação da Mesa Redonda 1 'O que são Ciência e Biologia, afinal?' no ENEBIOnLine. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
OLIVEIRA, Mário C. A. ; SELLES, S ; SOUZA, M. F. ; RODRIGUES, A. L. . Café Pai D'égua - Um currículo único para uma vida múltipla?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
OLIVEIRA, Mário C. A. . Heteronormatividade e Homofobia no contexto escolar: os desafios e dilemas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
OLIVEIRA, Mário C. A. ; MARTINEZ, Romari ; CARVALHO FILHO, Antônio F. . Temas Polêmicos no ensino de Ciências: discutindo Evolução. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
OLIVEIRA, Mário C. A. ; MARANHÃO, Renata Q. ; HOLANDA, Rochelly P. . Educação em Sexualidade para o respeito à Diversidade. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
OLIVEIRA, Mário C. A. ; PIBID UECE . Heteronormatividade e Homofobia na Escola: um desafio à inclusão e ao respeito à diversidade.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
OLIVEIRA, Mário C. A. ; CARDOSO, Nilson S. ; PONTES, M.G.O. . Formação de Professores para a Educação Científica do século XXI. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
OLIVEIRA, Mário C. A. ; MALLMANN, Eduardo J. J. ; BONFIM, A. C. F. . Estágio Supervisionado: o que fizemos, fazemos e pretendemos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
OLIVEIRA, Mário C. A. ; TEIXEIRA, Pedro ; OLIVEIRA, Leandro G. . Ensino de Evolução. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
OLIVEIRA, Mário C. A. ; MARQUES, Roberta S. . A Construção das Ciências no Ensino de Biologia. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, Mário C. A. . História e Filosofia da Ciência (HFC) no Ensino de Biologia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, Mário C. A. . Natureza da Ciência: Ludicidade no ensino de Ciências e Biologia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, Mário C. A. . Pesquisa em Ensino de Ciências: do projeto à publicação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, Mário C. A. ; OLIVEIRA, Ana P. S. ; SANTANA, Isabel C. H. . Princípios e métodos de Educação em Sexualidade para a escola do século XXI: emergências e persistências. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, Mário C. A. . A morte e o ensino das ciências da vida. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, Mário C. A. . Natureza da Ciência no ensino de Biologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, Mário C. A. . 'O que é Ciência, afinal?': Ludicidade e Epistemologia no ensino de Ciências e Biologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, Mário C. A. . A morte como um aspecto no ensino das ciências da vida. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, Mário C. A. . O método científico no ensino de Ciências e Biologia.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, Mário C. A. ; CASTRO, Eric C.V.de . Ensino de Evolução Biológica: problema religioso ou ético?. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, Mário C. A. ; CASTRO, Eric C.V.de . Abordagens éticas para o tratamento do conflito Criacionismo x Evolucionismo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
Natureza das Ciências Biológicas (NoBS) na Formação Inicial para o Ensino de Biologia, Descrição: A importância da Natureza da Ciência (NdC) na educação científica tem sido consideravelmente defendida nas pesquisas de educação em Ciências, de modo a ressaltar a necessidade de redefinir como e por que ensinar os conteúdos das Ciências e de reformular seus pressupostos, com vistas a uma educação científica contextualizada que possibilite o exercício da cidadania. Segundo a literatura da área de didática das Ciências, a NdC é um constructo pedagógico que envolve um arcabouço de saberes sobre as bases epistemológicas, filosóficas, históricas e culturais da Ciência e sua compreensão envolve saber do que ela é feita, como elaborá-la, o que e por que ela influencia e é influenciada. Para autores como Ernst Mayr, a constituição da Biologia como ciência é recente e, por este motivo, é que possivelmente ainda hoje, muitos fenômenos próprios desse conhecimento sejam compreendidos a partir das ciências que se estabeleceram antes mesmo da Biologia, tais como a Química e a Física. No entanto, na construção do conhecimento biológico tem se concentrado discussões sobre princípios e características próprias dessa ciência que lhe conferem sua autonomia. Desse modo, nossa investigação se fundamenta na hipótese de que a organização de elementos epistemológicos, históricos, sociológicos e culturais das Ciências Biológicas na construção do que estamos denominando de Natureza das Ciências Biológicas (NoBS, na abreviatura do termo em inglês, Nature of Biological Sciences) pode contribuir na melhoria da formação docente para o ensino de Ciências e, mais especificamente, da Biologia. Assim, o objetivo principal dessa pesquisa de doutoramento consiste em organizar os elementos da Natureza das Ciências Biológicas (NoBS), como constructo pedagógico que contribua para a melhoria do ensino de Biologia na educação básica e se articule na formação docente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Mário Cézar Amorim de Oliveira - Coordenador / Charbel Niño El-Hani - Integrante.
-
2012 - 2013
Estado da arte da pesquisa acadêmica brasileira sobre o ensino dos temas 'Origem da Vida' e 'Evolução Biológica'., Descrição: Considerando a relevância dos temas 'Origem da Vida' e 'Evolução Biológica' e a centralidade deste último para as Ciências Biológicas, pela sua importância para a constituição da Biologia escolar como uma ciência unificada expressa, como também os quase 40 anos de investigações acerca do ensino de Biologia no Brasil; tendo em vista o panorama construído em pesquisa anterior (OLIVEIRA, 2011), que aponta claramente para a pertinência e necessidade de se ampliar e aprofundar as investigações sobre o ensino desses temas, o objetivo desse projeto de pesquisa, identificado como um estudo do tipo 'estado da arte', é o mapeamento da produção acadêmica brasileira, na forma de artigos publicados em eventos e periódicos nacionais da área de pesquisa e ensino de Ciências e Biologia, que aborda o ensino dos temas 'Origem da Vida' e 'Evolução Biológica'. A partir da pesquisa bibliográfica em que serão identificados os documentos, será realizada a análise documental dessa produção, através de instrumentos qualiquantitativos: o preenchimento de fichas descritivas, compostas de descritores pré-estabelecidos e posterior análise dos conteúdos dos documentos. Espera-se, ao final do projeto, a construção de um acervo físico e virtual de trabalhos sobre o ensino dos temas 'Origem da Vida' e 'Evolução Biológica' que possa colaborar com futuros pesquisadores em ensino de Biologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mário Cézar Amorim de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2013
A Evolução vai de Caminhão, Descrição: Em virtude da importância regional do projeto de extensão 'Caminhão com Ciência' como veículo de difusão de conhecimentos científicos pelo sul da Bahia. O objetivo desse projeto é, a partir do mapeamento da produção acadêmica e científica brasileira, na forma de dissertações, teses, artigos publicados em eventos e periódicos nacionais da área de pesquisa e ensino de Ciências e Biologia, que aborda o ensino da 'Origem e Evolução dos Seres Vivos', fornecer subsídios para a elaboração de uma exposição itinerante sobre o tema. Será realizada uma pesquisa bibliográfica em que serão identificados os documentos, a partir do qual será realizada a análise documental dessa produção, através de instrumentos qualiquantitativos: o preenchimento de fichas a partir de descritores pré-estabelecidos e posterior análise dos conteúdos dos documentos. Espera-se, ao final do projeto, fundamentar a construção de uma exposição itinerante, vinculada ao projeto de extensão 'Caminhão com Ciência', a respeito da 'Origem e Evolução dos Seres Vivos', a seguir, investigar o impacto dessa exposição nas comunidades atendidas pelo caminhão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Mário Cézar Amorim de Oliveira - Coordenador / Maria Rafaela de Andrade Reis - Integrante / Gabriela de Moraes Mota - Integrante / Andreia Xavier da Silva Santos - Integrante.
Prêmios
2018
Paraninfo da Turma 2017.2 do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI-UECE, Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE)..
2017
Paraninfo da Turma 2017.1 do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI-UECE, Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
2013
1º lugar no I Concurso Público de Provas e Títulos para provimento do cargo de Professor classe Assistente do quadro de magistério superior da FUNECE-2012 para o setor de Prática de Ensino de Biologia, Universidade Estadual do Ceará.
2011
1º lugar no Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Professor Assistente , nível "A", da UESC, para a matéria de Ensino de Biologia, Universidade Estadual de Santa Cruz.
2003
1º lugar no Concurso Público para Professor de Biologia da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (2º lugar geral - 2003).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação de Itapipoca. , Av. Monsenhor Tabosa, s/n, Coqueiro, 62500000 - Itapipoca, CE - Brasil, Telefone: (88) 36737051, Fax: (88) 36737051, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade Estadual do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente H, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
10/2024
Direção e administração, Faculdade de Educação de Itapipoca.,Cargo ou função, Coordenação do Núcleo de Acompanhamento de Estágios (NAE) da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI-UECE).
-
09/2024
Direção e administração, Faculdade de Educação de Itapipoca.,Cargo ou função, Coordenação dos Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI-UECE.
-
10/2022
Direção e administração, Faculdade de Educação de Itapipoca.,Cargo ou função, Coordenador do Grupo de Estudos em Educação Científica (GEEC) da FACEDI-UECE.
-
11/2021
Direção e administração, Faculdade de Educação de Itapipoca.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI-UECE.
-
05/2021
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplinas da área de PRÁTICA DE ENSINO e ESTÁGIO:, ESEF - Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, ESEM I - Estágio Supervisionado I no Ensino Médio, ESEM II - Estágio Supervisionado II no Ensino Médio, ESEM III - Estágio Supervisionado III no Ensino Médio
-
05/2021
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História e Filosofia da Biologia, Metodologia da Pesquisa, Origem da Vida
-
05/2021
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplinas da área de METODOLOGIA DA PESQUISA:, Fundamentos de Filosofia da Ciência, Metodologia da Pesquisa Educacional, Projeto de Monografia, Trabalho de Conclusão de Curso
-
02/2023 - 01/2024
Direção e administração, Faculdade de Educação de Itapipoca.,Cargo ou função, Coordenador do Laboratório de Prática de Ensino (LAPEN) da FACEDI-UECE.
-
07/2014 - 05/2017
Direção e administração, Faculdade de Educação de Itapipoca.,Cargo ou função, Coordenação geral do Núcleo de Acompanhamento de Estágio da Faculdade de Educação de Itapipoca (NAE-FACEDI/UECE).
-
08/2013 - 05/2017
Direção e administração, Faculdade de Educação de Itapipoca.,Cargo ou função, Coordenação de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI-UECE.
-
07/2013 - 05/2017
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A - Disciplinas da área de PRÁTICA DE ENSINO e ESTÁGIO:, Didática, ESEF - Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, ESEM I - Estágio Supervisionado I no Ensino Médio, ESEM II - Estágio Supervisionado II no Ensino Médio, ESEM III - Estágio Supervisionado III no Ensino Médio
-
06/2013 - 05/2017
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, B - Disciplinas da área de METODOLOGIA DA PESQUISA:, Fundamentos de Filosofia da Ciência, Metodologia da Pesquisa Educacional, Projeto de Monografia
-
06/2014 - 06/2016
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação de Itapipoca.,Serviço realizado, Coordenação do Grupo de Estudos de Educação em Ciências (GEEC/FACEDI).
-
02/2015 - 02/2016
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação de Itapipoca.,Serviço realizado, Participação como Professor Colaborador do Grupo de Estudos sobre Heteronormatividades na Escola (GEHE/FACEDI).
2023 - 2024
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente Orientador, Carga horária: 20
Outras informações:
Participação como Docente Orientador na etapa final do Subprojeto EXPERIMENTANDO A CIÊNCIA, SABOREANDO CONHECIMENTO ATRAVÉS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, do Programa Residência Pedagógica (Edital 2022) do Curso de Licenciatura em Ciencias Biologicas da Faculdade de Educação de Itapipoca FACEDI/UECE, que fomentou a formação continuada em exercício de 3 professoras preceptoras dos anos finais do Ensino Fundamental de 3 escolas públicas muniicipais e a formação inicial de 15 bolsistas residentes do curso.
2014 - 2017
Programa Institucional de Iniciação à Docência da UECEVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Área, Carga horária: 10
Outras informações:
Coordenador de área do subprojeto intitulado 'Formação de professores de Biologia para a abordagem de temas controversos: o uso de estratégias inovadoras em contextos multiculturais', vinculado ao PIBID-UECE e que tem como principal objetivo mobilizar nos professores em formação inicial (bolsistas ID) e continuada (professores supervisores) saberes necessários para a abordagem de controvérsias sociocientíficas no ensino de Biologia (ensino médio) a partir da perspectiva do multiculturalismo e das atividades investigativas. Conta com 60 bolsistas ID e 6 professores supervisores atuando em 3 escolas estaduais parceiras (Escola de Educação Básica Anastácio Alves Braga, Escola de Ensino Fundmanetal e Médio Cel. Murilo Serpa e Colégio Estadual Joaquim Magalhães) no município de Itapipoca, Ceará.
2017 - Atual
Instituto Nacional de Ciência e TecnologiaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 1
Outras informações:
Colaborador vinculado como 'estudante de doutorado' ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), participando do Projeto INCT IN-TREE (INCT em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução). O INCT IN-TREE, coordenado pelo Prof. Dr. Charbel Niño El-Hani, conta com 300 pesquisadores e atua em pesquisa em ecologia, evolução, comportamento animal, desenvolvimento, sociologia rural, etnoecologia, modelagem matemática, modelagem computacional, estatística, pesquisa em educação científica, epistemologia e ética, além de investigar práticas inter-e transdisciplinares de pesquisa de uma perspectiva epistemológica, e desenvolver e investigar práticas educacionais na educação formal e não-formal (incluindo ciência cidadã).
2021 - 2023
Associação Brasileira de Ensino de BiologiaVínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor da Regional Nordeste (DER-5), Carga horária: 2
Outras informações:
https://www.sbenbio.org.br/mapa/regional-5/
2019 - 2021
Associação Brasileira de Ensino de BiologiaVínculo: Diretoria Executiva Nacional, Enquadramento Funcional: Tesoureiro, Carga horária: 2
2017 - 2019
Associação Brasileira de Ensino de BiologiaVínculo: Diretoria Executiva Regional, Enquadramento Funcional: Vice-Diretor da Regional Nordeste (DER-5), Carga horária: 2
2014 - 2016
Associação Brasileira de Ensino de BiologiaVínculo: Conselho Deliberativo da DER-5, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Deliberativo da Reg.NE, Carga horária: 2
2011 - 2013
Universidade Estadual de Santa CruzVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente 'Nível A', Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
11/2011 - 06/2013
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado I e III (Bio-EaD - Turma UAB), Estágio Curricular Supervisionado I e II (Presencial), Prática de Ensino (Bio-EaD), Módulo Interdisciplinar para o Ensino de Biologia V, VI e VII, Metodologia do Ensino de Biologia, Evolucionismo, Criacionismo e o Papel do Professor (Bio-EaD - Turmas UAB e Prolicen II), Ética profissional e Deontologia (Bio-EaD - Turmas UAB e Prolicen II)
-
11/2011 - 04/2013
Extensão universitária , Departamento de Ciências Biológicas - DCB/UESC.,Atividade de extensão realizada, Participante do Projeto de "Formação Continuada de Professores de Ciências Naturais e Biologia dos municípios de Ilhéus e Itabuna"..
-
11/2011 - 04/2013
Extensão universitária , Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas - DCET-UESC.,Atividade de extensão realizada, Participante da Área de Biologia do Projeto "Caminhão com Ciência".
-
01/2013 - 01/2013
Ensino, Ensino de Ciências e Matemática (EECM-UESC), Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Epistemologia e História das Ciências - 45 h/a
2012 - 2013
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UESCVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador de Área, Carga horária: 10
Outras informações:
Coordenou as atividades de ensino de Ciências Naturais (EEF Moysés Bohana) e Biologia (EEFM Horizontina Conceição) em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de um grupo de 20 bolsistas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESC e 02 bolsistas professoras supervisoras.
Atividades
-
04/2012 - 08/2012
Estágios , Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UESC.,Estágio realizado, Coordenador de Área voluntário do grupo PIBID-Biologia/2009, auxiliando as atividades da Profa. Aparecida Zerbo Tremacoldi.
2012 - 2012
Programa Nacional de Formação de ProfessoresVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador II, Carga horária: 5
Outras informações:
Professor formador, responsável pela disciplina de Metodologia da Pesquisa em Educação II - TCC, da Turma 2, do Curso de Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (PARFOR/UESC).
2003 - 2004
Universidade Federal do CearáVínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Ministrei aulas teóricas e orientei estágios nas disciplinas de "Prática de Ensino em Biologia I", "Práticas de Ensino em Biologia II" e "Práticas de Ensino em Biologia III".
2004 - 2011
Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Manoel RodriguesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Mestre Nível 25, Carga horária: 40
Outras informações:
Aprovado em 1º lugar no concurso público de provas e títulos para o cargo de Professor de Biologia do estado do Ceará (2º lugar geral).
- Professor de Biologia no Ensino Médio (Teoria e Prática de Laboratório);
- Coordenador do Laboratório Didático de Ciências da Natureza (2007 a 2010);
- Professor Coordenador da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias (PCA).
Atividades
-
03/2011 - 10/2011
Direção e administração, EEFM Deputado Manoel Rodrigues.,Cargo ou função, Professor Coordenador da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias (PCA).
-
08/2004 - 10/2011
Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia (Teoria e Prática de Laboratório)
-
01/2007 - 02/2011
Direção e administração, EEFM Deputado Manoel Rodrigues.,Cargo ou função, Coordenação do Laboratório de Ciências da Natureza (Fìsica, Química e Biologia).
2003 - 2004
Escola de Ensino Médio Liceu de MessejanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia, Carga horária: 38
Outras informações:
Professor de Biologia (Teórica e Prática de Laboratório)
2001 - 2011
Secretaria Municipal de Educação de FortalezaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências - Séries Finais do E.F., Carga horária: 40
Outras informações:
Atuei como professor de Ciências do 6º ao 9º ano (séries finais do Ensino Fundamental), em algumas escolas do município de Fortaleza, tais como: E.M. Francisca Oriá Serpa (03/2001 a 12/2004), E.M. Belarmina Campos (01/2005 a 06/2006), E.M.E.I.F. Frei Tito de Alencar Lima (02/2010 a 10/2011), dentre outras.
No início da carreira docente, na E.M. Francisca Oriá Serpa, também lecionei Ensino Religioso na 8ª série e Língua Estrangeira (Inglês) nas duas turmas de 9ª série, como complementação de carga horária. Coordenei a formação do GEMP (Grupo de Estudos e Multiplicação de Prevenção às DST/AIDS) na Escola, que contava com a participação de 35 adolescentes. Coordenei por meses a elaboração do PDE - Plano de Desenvolvimento da Escola.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mário Cézar Amorim de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?