Débora Cecília Ribeiro Costa

Mestre em Sociologia pela UFMG, especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pelo Crisp/UFMG, e graduada em Serviço Social e em Jornalismo pela PUC/MG. É assistente social na ALMG, atua na área da saúde ocupacional. Trabalhou por 10 anos no sistema socioeducativo, e foi docente na Fundação João Pinheiro em 2020, para curso de graduação em administração pública. Ocupou um mandato como Conselheira Tutelar. Fez, ainda, um treinamento para instrutora de desenvolvimento na ONG Internacional IICD, nos EUA, e em seguida trabalhou como educadora social em Angola (2009), pela ONG ADPP. Tem quatro anos de experiência profissional na área de comunicação social.

Informações coletadas do Lattes em 17/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Sociologia

2017 - 2019

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: ATÉ QUANDO? O TEMPO POR TRÁS DAS GRADES - Uma análise das estratégias dos adolescentes frente à indeterminação temporal da medida socioeducativa de internação
, Ano de Obtenção: 2019.Andréa Maria Silveira.Coorientador: Ana Marcela Ardila Pinto. Palavras-chave: Internação; Medida socioeducativa; Tempo; Punição; Racionalização.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Estudos de criminalidade e segurança pública

2014 - 2015

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O tempo do indivíduo: Uma análise dos efeitos da indeterminação do tempo de privação de liberdade para adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa de internação
Orientador: Cláudio Santiago

Graduação em Bolsa de Iniciação Cientifíca

2011 - 2011

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Estratégias e técnicas do trabalho social em estabelecimentos prisionais:experiências do estado de Minas Gerais
Orientador: Maria Raquel Lino de Freitas
Bolsista do(a): Fundo de Incentivo à Pesquisa, FIP, Brasil.

Graduação em Serviço Social

2010 - 2013

Pontifícia Universidade Católica
Título: Ninguém mata sozinho: o tiro é individual, mas o crime é socialmente condicionado
Orientador: Cristina Magalhães

Graduação em Comunicação Social - Especialização em Jornalismo

2003 - 2006

Pontifícia Universidade Católica
Título: A participação das fontes político-partidárias nas notícias da eleição presidencial de 2006
Orientador: Ana Thereza Soares

Formação complementar

2025 - 2025

Lendo Freud hoje: As pulsões e seus destinos. (Carga horária: 30h). , Ana Suy Cesariano Kuss, ANA, Brasil.

2025 - 2025

Fundamentos da clínica psicanalítica. (Carga horária: 30h). , Ana Suy Cesariano Kuss, ANA, Brasil.

2025 - 2025

Clube de palavras: escrita. (Carga horária: 30h). , Ana Suy Cesariano Kuss, ANA, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Violência na Sociedade Brasileira: Causas e Consequências. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Introdução à clínica psicanalítica com adolescentes: laços e desenlaces. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Criminologia e psicologia jurídica. (Carga horária: 16h). , FEAD, FEAD, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Curso de extensão para formação de socioeducadores. (Carga horária: 24h). , Pontifícia Universidade Católica, PUC MINAS, Brasil.

2012 - 2012

Justiça restaurativa. (Carga horária: 63h). , TRIBUNAL DA JUSTICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, TJMG, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Direitos Humanos: teoria e prática. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2011 - 2011

Grupo de formação em advocacia em direitos humanos. (Carga horária: 40h). , Escritório de Direitos Humanos de MG, EDH, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Gênero, sexualidade e educação - módulos iniciante e aprofundamentos. (Carga horária: 48h). , Centro de Ensino Superior de São Gotardo, CESG, Brasil.

2010 - 2010

Direito a diferença. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica, PUC MINAS, Brasil.

2010 - 2010

Orçamento público e mecanismos de participação. (Carga horária: 10h). , Escola do Legislativo - Câmara Municipal de Belo Horizonte, CMBH, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

XI Congresso Internacional da ABraSD. A incerteza do tempo como mecanismo de controle de adolescentes em cumprimento de internação. 2020. (Congresso).

II Simpósio Nacional em Socioeducação.Sendo o tempo o principal elemento da punição, pode ficar a mercê da imprecisão?. 2019. (Simpósio).

V Seminário Discente do PPGS UFMG.TÉ QUANDO? O TEMPO POR TRÁS DAS GRADES Uma análise das estratégias dos adolescentes frente à indeterminação temporal da medida socioeducativa de internação.. 2019. (Seminário).

V Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão.ATÉ QUANDO? O TEMPO POR TRÁS DAS GRADES Uma análise das estratégias dos adolescentes frente à indeterminação temporal da medida socioeducativa de internação. 2019. (Seminário).

Fórum Brasileiro de Segurança Pública - Priorizando a vida: estratégias para a redução dos homicídios no país. 2015. (Encontro).

IV Simpósio Internacional de pesquisa em dependências químicas e comportamentais. 2014. (Simpósio).

Juventude e Violência: reflexões sobre a justiça penal e juvenil e a redução da maioridade penal. 2014. (Simpósio).

Congresso Internacional de Psicanálise sobre violência e processos segregatórios: subjetividades e realidade social. 2012. (Congresso).

Fórum técnico - Segurança pública: drogas, criminalidade e violência. 2010. (Outra).

Produções bibliográficas

  • Costa, D. C. R. . ATÉ QUANDO? O TEMPO POR TRÁS DAS GRADES UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DOS ADOLESCENTES FRENTE À INDETERMINAÇÃO TEMPORAL DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO. In: Adaylson Wagner Sousa de Vasconcelos. (Org.). Ética, Direitos Humanos e Dignidade 2. 1ed.: Atena Editora, 2020, v. , p. 61-77.

  • Costa, D. C. R. . O feminino por trás das grades: O Serviço Social em instituições socioeducativas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, D. C. R. . Como pensar e trabalhar a responsabilização na socioeducação. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, D. C. R. . Privação de liberdade: dor institucionalizada?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, D. C. R. . Por que prender? Uma análise da função das prisões no século XXI. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, D. C. R. . O quê desliga o adolescente? Discussões sobre o tempo, a responsabilização e a reavaliação da medida socioeducativa. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, D. C. R. . O feminino por trás das grades: O Serviço Social no Centro Socioeducativo São Jerônimo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, D. C. R. . A incerteza temporal como mecanismo de controle de adolescentes em cumprimento de internação. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, D. C. R. . ATÉ QUANDO? O TEMPO POR TRÁS DAS GRADES. Uma análise das estratégias dos adolescentes frente à indeterminação temporal da medida socioeducativa de internação.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, D. C. R. . Sendo o tempo o principal elemento da punição, pode ficar a mercê da imprecisão?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, D. C. R. . ATÉ QUANDO? O TEMPO POR TRÁS DAS GRADES Uma análise das estratégias dos adolescentes frente à indeterminação temporal da medida socioeducativa de internação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, D. C. R. . ATÉ QUANDO? O TEMPO POR TRÁS DAS GRADES Uma análise das estratégias dos adolescentes frente à indeterminação temporal da medida socioeducativa de internação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Prêmios

2011

Destaque acadêmico do curso de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica.

2010

Destaque acadêmico do curso de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2024

Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40

Outras informações:
Trabalhou por 10 anos no sistema socioeducativo de MG, com experiência em unidade de internação masculina e feminina, e no CIA-BH.

2020 - 2020

Fundação João Pinheiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora da disciplina optativa: Por que insistimos nas prisões? ofertado aos alunos da graduação em Administração Pública.

2013 - 2014

Conselho Tutelar Nordeste - BH

Vínculo: Cargo eletivo, Enquadramento Funcional: Conselheira Tutelar, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades: atuação voltada para a garantia de direitos de crianças e adolescentes.

2012 - 2012

Tribunal da Justiça do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Estagiária de Serviço Social, Enquadramento Funcional: Estagiária de Serviço Social, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades: atendimento e acolhimento ao adolescente e suas famílias, entrevistas iniciais para encaminhamento para as medidas de liberdade assistida e prestação de serviços comunitários e elaboração de relatórios.

2012 - 2012

Fica Vivo

Vínculo: Estagiária de Serviço Social, Enquadramento Funcional: Estagiária de Serviço Social, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades: auxílio na execução, elaboração e desenvolvimento de ações relacionadas à prevenção à criminalidade de jovens entre 12 e 24 anos.

2011 - 2012

Programa de Reintegração Social de Egressos do Sistema Prisional

Vínculo: Estagiária de Serviço Social, Enquadramento Funcional: Estagiária de Serviço Social, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades: acolher e orientar egressos do sistema prisional e seus familiares, articulação com a rede parceira, elaboração de relatórios e realização de grupo na Penitenciária Estevão Pinto (PIEP)

2010 - 2011

CENTRAL DE APOIO A PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

Vínculo: Estagiária de Serviço Social, Enquadramento Funcional: Estagiária de Serviço Social, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades: Acolher, acompanhar e orientar as pessoas em cumprimento de medidas alternativas através do atendimento psicossocial e jurídico; captar e capacitar rede parceira para inclusão social do beneficiário; atendimento do beneficiário buscando sua socialização; promoção de palestras, seminários e cursos para inclusão social e produtiva dos beneficiários; dar suporte as instituições que recebem o prestador de serviços.

2010 - 2010

Associação Profissionalizante do Menor

Vínculo: Estagiária de serviço social, Enquadramento Funcional: Estagiária de serviço social, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades: Participação e contribuição na articulação da Assprom com conselhos e fóruns, em debates, seminários e palestras, relacionados à criança e ao adolescente. Educadora Social do projeto Jubra Jovem, em parceria com a PUC Minas, que visa estimular o protagonismo juvenil e a cidadania da juventude brasileira.

2009 - 2009

Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo

Vínculo: voluntária, Enquadramento Funcional: Instrutora de Desenvolvimento, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades: - Subcoordenação da escola - Clube de crianças: professora de artesanato e teatro. - Escola Artes e Ofícios: professora de artes, moral, ética e atualidades. Organização de atividades recreativas nos fins de semana e das Olimpíadas da escola. - Escola Professores do Futuro (EPF): professora de atualidades e de poesia. - Clube de mulheres: professora de educação sexual. - Atualização do quadro de avisos da escola

2008 - 2009

Instituto Internacional para Cooperação e Desenvolvimento

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Promotion e estudante, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades: Treinamento para trabalho social na África, a partir do estudo da história e cultura africana e formas de atuação em projetos sociais. Estabelecimento de metas e estratégias para a arrecadação de fundos, no total de 54 mil dólares, em conjunto com um time de nove pessoas, de quatro nacionalidades diferentes (japoneses, coreanos, americanos e brasileiros). Divulgação dos projetos sociais a partir de visitas à universidades americanas e propaganda na Internet. Atendimento e auxílio a novos interessados.

2024 - Atual

Assembléia Legislativa de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social

Outras informações:
Atuação voltada para a saúde do trabalhador.