Paula Regina Mendes da Silva Serrão

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (2005), doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, onde foi bolsista de doutorado direto FAPESP (2012), trabalhando com osteoartrite de joelho, e título de especialista em Terapia da Mão pela mesma Universidade (2006). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos e orientadora no Programa de Pós-graduação em Fisioterapia, UFSCar. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Reumatologia e Reabilitação da mão. Membro Associado e Coordenadora do Grupo Especial de Reumatologia da ABRAFITO-BR. Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: osteoartrite, reabilitação da mão e fisioterapia em reumatologia.. Email: paula.serrao@ufscar.br .

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Fisioterapia

2008 - 2012

Universidade Federal de São Carlos
Título: Aspectos Funcionais, morfológicos e imunohistoquímicos do músculo quadríceps femoral de indivíduos com osteoartrite de joelho grau I ou II.
Stela Márcia Mattiello. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Cartilagem; ostoartrite; isocinético; controle neuromuscular; tempo de aceleração.

Especialização em Terapia da Mão e Reabilitação do Membro Superior

2006 - 2007

Universidade Federal de São Carlos
Título: Estudo do método figura em oito e da volumetria na avaliação da medida da mão: uma revisão da literatura
Orientador: Iracema Serrat Vergotti Ferrigno

Graduação em Fisioterapia

2002 - 2005

Universidade Federal de São Carlos
Título: Efeito do Treinamento Resistido Concêntrico e Excêntrico no Torque dos Músculos Flexores do Cotovelo
Orientador: Fábio Viadanna Serrão
Bolsista do(a): Programa Integrado de Apoio ao Docente Recém-Doutor - PUIC/UFSCAR, PIADRD, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Enfermagem

1996 - 1998

Colégio Técnico da Universidade Estadual de Campinas

Pós-doutorado

2013 - 2014

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Oficina Metodologias Ativas de ensino aprendizagem: Inovação necessária ou. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2019 - 2019

I Curso Multiprofissional em Reumatologia. (Carga horária: 8h). , Sociedade Paulista de Reumatologia, SPR, Brasil.

2018 - 2018

12o Curso de Revisão para Reumatologistas. (Carga horária: 12h). , Sociedade Paulista de Reumatologia, SPR, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Ciclo de Oficinas em Metodologias ATivas de Ensino-Aprendizagem. (Carga horária: 19h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2017 - 2017

Recent advances in applied biomechanics. (Carga horária: 6h). , AD Instruments, ADINSTRUMENTS, Brasil.

2017 - 2017

11o Curso de Revisão para Reumatologistas. (Carga horária: 12h). , Sociedade Paulista de Reumatologia, SPR, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional da Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Imunohistoquímica. (Carga horária: 19h). , Erviegas Instrumental Cirúrgico, ERVIEGAS, Brasil.

2010 - 2010

Estatística Básica no software STATISTICA. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2007 - 2007

Introdução à Técnica de Mobilização Neural. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2005 - 2007

Básico de Inglês. , Upper School, USCHOOL, Brasil.

2006 - 2006

Avaliação e tratamento das lesões do ombro. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2006 - 2006

Curso de Correção Postural sobre a Bola Suíça. (Carga horária: 15h). , SKIN, SKIN, Brasil.

2005 - 2005

Biomecânica Articular. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2004 - 2004

Fluir-Hidro-Hidroterapia. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2004 - 2004

Bandagens Funcionais. (Carga horária: 20h). , Núcleo de Fisioterapia Especializada Dominato, CLÍNICA, Brasil.

2004 - 2004

Reeducação e Controle Postural (teórico e prático). (Carga horária: 40h). , Núcleo de Fisioterapia Especializada Dominato, CLÍNICA, Brasil.

2004 - 2004

Terapia Manual. (Carga horária: 40h). , Núcleo de Fisioterapia Especializada Dominato, CLÍNICA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: FISIOTERAPIA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: FISIOTERAPIA/Especialidade: Terapia da Mão.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Reumatologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Biomecânica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Ortopedia.

Organização de eventos

SERRÃO, P.R.M.S. ; DRIUSSO, P. ; LIEBANO, R. E. ; AVILA, M. A. ; BELEZA, A. C. S. . II Simpósio: Atualização: agentes eletrofísicos em saúde da mulher. 2017. (Outro).

Participação em eventos

III Congresso Brasileiro e Internacional da Associação Brasil. de Fisioter. traumato-ortopédica (ABRAFITO)O)). Osteoartrite de mão. 2019. (Congresso).

I Simpósio de Ensino e Pesquisa em Fisioterapia da UFTM.Osteoartrose de mão. 2019. (Simpósio).

I Simpósio de Prótese e órtese da Associação Brasileira de Fisioterapia traumato-ortopédica (ABRAFITO). Utilização das órteses na reumatologia. 2019. (Congresso).

Jornada de Dor musculoesquelética no 4 Congresso Medicina da dor - USP. Intervenção fisioterapêutica na osteoartrite de quadril e joelho ? evidência na literatura. 2019. (Congresso).

VIII Congresso de Fisioterapia da UNESP de Marília. Evidências Científicas no tratamento da Osteoartrite de Joelho. 2019. (Congresso).

37o Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão. 2017. (Congresso).

Atualização: agentes eletrofísicos em saúde da mulher.Agentes eletrofísicos em mulheres fibromiálgicas. 2017. (Simpósio).

Jornada de Terapia da Mão, no 37o Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão. Mesa de Casos Clínicos: Tema Rizartrose. 2017. (Congresso).

Jornada de Terapia da Mão, no 37o Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão. Palestra Magna: Osteoartrite de Mão: um enfoque na força e na coativação entre flexores e extensores do punho. 2017. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Reabilitação da Mão. Artrite Reumatóide- Abordagem Baseada em evidência. 2017. (Congresso).

XX Congresso Sul Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. Reabilitação da Osteoartrite de joelho: evidências atuais sobre a abordagem da musculatura do quadril e tronco. 2017. (Congresso).

67ª. Reunião Anual da SBPC. Avaliadora de pôsteres. 2015. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Reabilitação da Mão. 2015. (Congresso).

I Congresso de atualizações em fisioterapia Ortopédica e Traumatológica da UFJF e III Evento de atualizações em fisioterapia Ortopédica e Traumatológica. Influência do quadril e do troncona osteoartrite tibiofemoral. 2012. (Congresso).

II Jornada de Reumatologia de São Carlos-Araraquara.Mesa Redonda: O papel efetivo do CoMAPRe na Rede Escola de Cuidados à saúde - as propostas e os encaminhamentos vigentes - A perspectiva da fisioterapia. 2011. (Simpósio).

VI Fórum Nacional de Pesquisa e Pós-graduação Strcito Sensu em Fisioterapia-atividade pré-evento. 2011. (Outra).

VI Fórum Nacional de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu em Fisioterapia. 2011. (Outra).

XIV Congresso Brasileiro de Biomecânica. Comparação do do torque extensor do joelho entre indiíduos saudáveis e indivíduos com osteoartrite de joelho graus I ou II. 2011. (Congresso).

XIX Encontro Rio-São Paulo de Reumatologia e XXI Jornada Paulista de Reumatologia. Avaliação do controle sensório-motor de homens com graus iniciais de osteoartrite de joelho - Estudo Piloto. 2011. (Congresso).

1o. Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia e 1a. Jornada Nacional de Procedimentos Mioterápicos. 2010. (Congresso).

I Ciclo de Palestras em Biomecânica do Curso de Fisioterapia da FMRP-USP. 2010. (Outra).

International Cartilage Repair Society - ICRS. 2008. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Biomecânica. Relação entre velocidade de arremesso e pico de torque dos rotadores do ombro em jogadores de handebol.. 2007. (Congresso).

Curso Internacional de fisioterapia Avaliação e Tratamento das Lesões do Ombro e Joelho. 2006. (Outra).

13 Simpósio de Fisioterapia da UFSCar.?Efeito do Treinamento Resistido no Desempenho Funcional dos Músculos Flexores do Cotovelo. 2005. (Simpósio).

II Congresso Brasileiro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva. 2005. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Biomecânica. ?Avaliação dos Riscos Posturais de Sobrecarga Mecânica de um Serviço de Coleta Seletiva de Lixo. 2005. (Congresso).

XIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. ?Efeitos do Treinamento Resistido Concentrico e Excentrico no Desempenho Funcional dos Músculos Flexores do Cotovelo. 2005. (Congresso).

12o. Simpósio de Fisioterapia da UFSCar, II Congresso de Pesquisas em Fisioterapia e suas Aplicações.?Avaliação da Condição de Riscos Posturais , Gerais de Acidentes e Sobrecarga Mecânica de um Serviço de Coleta Seletiva de Lixo. 2004. (Simpósio).

II SEAPA. 2004. (Simpósio).

A Enfermagem no Processo Cicatricial. 1998. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: MARINA GOMES FAGUNDES

SERRÃO, PAULA R.M.S.; SOUZA, M. C.; MATOS, A.. EFEITOS DE PALMILHAS ADAPTADAS EM CHINELOS PARA DOR PERSISTENTE NO CALCANHAR: UM ENSAIO CONTROLADO E ALEATORIZADO. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Rodrigo Pereira de Paula

SERRÃO, PAULA R.M.S.; LAURENTINO, G. C.; BASTOS, M. F.. Efeitos de diferentes modelos de exercícios com e sem restrição do fluxo sanguíneo sobre a massa e força muscular, funcionalidade e percepção de dor em idosos com disfunções dos joelhos. 2022. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DO ENVELHECIMENTO) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: Camila Marques de Araujo

SERRÃO, PAULA REGINA; VASILCEAC, F. A.; MEDEIROS, G.. Dual Energy X-Ray Absorptiometry: Desenvolvimento, validação e reprodutibilidade de recomendações técnicas para osteoartrite de ratos. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Gerontologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Claudia Trevisan

SERRÃO, PAULA REGINA M. S.; RUSSO, T. L.. Variabilidade da coordenação interarticular entre cotovelo e punho durante o alcance em indivíduos hemiparéticos crônicos. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Felipe Marrese Bersotti

M S SERRÃO, PAULA R; NATOUR, J.; MAGALHAES, F. H.; ERVILHA, U. F.. Comparação de protocolos de exercícios resistidos para tratamento de osteoartrite de joelho: estudo clínico randomizado cedo. 2021 - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Aluno: Tamiris Barbosa de Melo

M S SERRÃO, PAULA R; CAZARINI JUNIOR, C.; FREITAS, D. G.. Incapacidade como fator associado a qualidade de vida de indivíduos na espera cirúrgica para revisão de artroplastia total de quadril: um estudo transversal. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Geovane Elias Guidini Lima

SERRÃO, PAULA REGINA M. S.; BAPTISTA, A.; MAGALHAES, D. S. F.. EFEITOS DA FOTOBIOMODULAÇÃO NO TRATAMENTO DA OSTEOARTRITE DE JOELHO: ESTUDO CLÍNICO, PROSPECTIVO E RANDOMIZADO. 2020. Dissertação (Mestrado em Bioengenharia) - Universidade Brasil.

Aluno: Thaís Marques Fifolato

SERRÃO, PAULA REGINA M. S.; MATTIELLO-SVERZUT, A. C.; FONSECA, M. C. R.; ROCHA, F. L. R.. Análise das correlações entre força muscular, resistência à fadiga, capacidade para o trabalho e disfunção do membro superior em uma amostra de trabalhadores de um hospital universitário. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Amanda Santos Simão

SERRÃO, PAULA REGINA M. S.; FERNANDES, L. F. R. M.. Síndrome do Túnel do Carpo: avaliação e intervenção fsioterapêutca com interface entre a mão e a coluna vertebral. 2020. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Evaby Maria Espirito Santo Salvador

CABRAL, C. M. N.; COSTA, L. O. P.;SERRÃO, P.R.M.S.. Análise das propriedades de medida da escala TAMPA de Cinesiofobia-11 em pacientes com fibromialgia. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Cidade de São Paulo.

Aluno: Larissa Lavoura Balbi

FONSECA, M. C. R.; BEVILACQUA-GROSSI, D.; MARANHO, D. A. C.;SERRÃO, P.R.M.S.. Tradução com adaptação cultural para a Língua Portuguesa do questionário Patient Specific Functional Scale (PSFS) e análise das propriedades psicométricas nas lesões do membro superior. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mariane Santos Trevisan

VASILCEAC, FERNANDO A.;SERRÃO, P.R.M.S.; FREITAS, R. L.. Avaliação histológica na osteoartrite de ratos: desenvolvimento, validação e reprodutibilidade de uma nova ferramenta. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Gerontologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Emanuela Juvenal Martins

SERRÃO, P.R.M.S.; MATTIELLO-SVERZUT, A. C.; BEVILACQUA-GROSSI, D.. Análise comparativa da força, potência e fadiga muscular de crianças e adolescentes saudáveis e com mielomeningocele.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: FERNANDA MARIA FATURI

SERRÃO, P.R.M.S.; SATO, T. O.; PADULA, R. S.. Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho: avaliação da exposição ocupacional por meio de inclinometria e revisão sistemática sobre biomarcadores inflamatórios. 2014. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Eliana Isabel Rodríguez Grande

SERRÃO, P.R.M.S.; DIAZ, D. C. D.; RAMIREZ, L. C. R.. Efectos del ultrasonido terapéutico pulsado sobre el dolor, la movilidad articular, la fuerza muscular, la funcionalidad y la calidad de vida en personas con osteoartritis de rodilla. 2013. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidad Industrial de Santander.

Aluno: Natalia Claro

M S SERRÃO, PAULA R; FONSECA, M. C. R.; MATTIELLO-SVERZUT, A. C.; CASAROTO, R.; WALSH, I.. Análise da influência da cinesioterapia laboral no desempenho funcional e na sintomatologia nos membros superiores dos trabalhadores de um hospital universitário: estudo clínico randomizado e controlado. 2023. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional) - Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto.

Aluno: Jordana Barbosa da Silva

SERRÃO, PAULA R.M.S.; DRIUSSO, PATRICIA; SELISTRE, LUIZ FERNANDO A.; BRITO, L. G. O.; FERREIRA, E. A. G.. Instrumentos de medida para a área de Saúde da Mulher: signifcância clínica de questionários e diagnóstico de acurácia da função dos músculos do assoalho pélvico. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Lucas Araújo de Almeida

SERRÃO, PAULA R.M.S.; MATTIELLO, S. M.; HAIK, M. N.; SENDÍN, FRANCISCO ALBURQUERQUE; MEZIAT FILHO, N. A. M.. PENSANDO NA DOR CRÔNICA DO OMBRO ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEMBIOPSICOSSOCIAL. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Bianca Ferdin Carnavale

M S SERRÃO, PAULA R; TAKAHASHI, A.. COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA NA SÍNDROME DA FRAGILIDADE. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Claudio Gregorio Nuernberg Back

SERRÃO, PAULA R.M.S.; LIEBANO, R. E.; FERRARESI, C.; FREITAS, D. G.. Efeito imediato da terapia por ondas de choque extracorpórea em pacientes com dor lombar crônica não específica: Ensaio Clínico Randomizado, Duplo Cego, Placebo Controlado. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: JULIANA FALCÃO PADILHA

DRIUSSO, P.; PEREIRA, V. S.; RESENDE, A. P. M.; BELEZA, ANA CAROLINA SARTORATO;SERRÃO, PAULA REGINA M. S.. Efeitos da eletroestimulação transcutânea do nervo tibial e na região parassacral em mulheres com urgência miccional: ensaio clínico randomizado controlado. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Bianca M Reis

M S SERRÃO, PAULA RDRIUSSO, P.; PEREIRA, V. S.. Função da musculatura do assoalho pélvico em gestantes e puérperas: avaliação manométrica e efeito da massagem perineal.. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Jonathan Emanuel da Cunha

SERRÃO, PAULA REGINA M. S.; SALVINI, T. F.; AVILA, M. A.; MORISCOT, A. S.; MIYABARA, E. H.. Adaptações neuromusculares nos músculos quadríceps e tibial anterior associadas á osteoartrite de joelho (ratos Wistar). 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Cristina Arrais

SERRÃO, PAULA REGINA M. S.; MATTIELLO, S. M.. Analise das alterações musculares de ratos obesos frente a intervenção do exercício de natação ? um estudo envolvendo a composição corporal, morfologia muscular e citocinas circulantes.. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Fernanda Cabegi de Barros

SERRÃO, PAULA REGINA M. S.; SATO, T. O.. Avaliação da capacidade física em trabalhadores: relação com o trabalho e exercício físico. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Carolina Moraes da Costa Munno

JAMAMI, M.;SERRÃO, PAULA REGINA M. S.. TESTE CLÍNICO DE RESISTÊNCIA MUSCULAR INSPIRATÓRIA E EQUAÇÃO PREDITIVA PARA INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS.. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Maria Gabriela Pedroso

MATTIELLO SM; NAVEGA, M. T.; GRAMANI-SAY, K.; FREITAS JUNIOR, I. F.;SERRÃO, P.R.M.S.. A influência do infiltrado de gordura muscular e da composição corporal no controle postural em pacientes com osteoartrite de joelho. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Vilena Barros de Figueiredo

DRIUSSO, P.; AVILA, M. A.; PEREIRA, V. S.;SERRÃO, P.R.M.S.; FERREIRA, E. A. G.. Efeitos do treinamento dos músculos do assoalho pélvico individual versus individual com progressão para grupo versus grupo para mulheres com incontinência urinária de esforço: ensaio clínico randomizado. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Aline Castilho de Almeida

MATTIELLO SM;SERRÃO, P.R.M.S.; NORONHA, M. A.; CATAI, A. M.; GEREMIA, J. M.. Influência de um protocolo de treinamento em circuito na gordura intermuscular da coxa, composição corporal, parâmetros clínicos, funcionais e metabólicos de pacientes com osteoartrite de joelho. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Mariana de Almeida Lourenço

NAVEGA, M. T.; SCHEICHER, M.E.; MARQUES, A. E. Z. S.;SERRÃO, P.R.M.S.; Gramani-Say, Karina. Avaliação da força muscular, dor, edema, amplitude de movimento e capacidade funcional em mulheres com artrite reumatóide após infiltração intra-articular de hexacetonide de triancinolona no joelho: um ensaio clínico randomizado, controlado, cego. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e tecnologias) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Deborah Hebling Spinoso

NAVEGA, M. T.; MARQUES, N. R.;SERRÃO, P.R.M.S.; CROZARA, L. F.; MARQUES, A. E. Z. S.. Perspectivas biomecânicas de mulheres com osteoartrite de joelho e sua relação com a funcionalidade. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Universidade Estadual Paulista - Campus Rio Claro.

Aluno: Nívia Cecília Kruta de Araújo

SATO, T. O.;SERRÃO, P.R.M.S.; CARNAZ, L.; CHAVES, T. C.; CARREIRA, R. F.. Análise ergonômica do trabalho de catadores de materiais recicláveis. 2017. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Mariana Vieira Batistão

SATO, T. O.;SERRÃO, P.R.M.S.; CHAVES, T. C.; PADULA, R. S.;SERRAO, F. V.. Avaliação cinemática e eletromiográfica em indivíduos com e sem lombalgia crônica durante atividade simulada de manuseio de cargas. 2017. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Luiz Fernando Approbato Selistre

MATTIELLO SM; SALVINI, T. F.;SERRÃO, P.R.M.S.; RESENDE, R. A.; MORAES, R.. Momento adutor do Joelho durante a marcha, torque abdutor do quadril e biomarcadores: estudo na progressão da osteoartrite. 2017. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Deborah Colucci Trevisan

PARIZOTTO, N. A.;SERRÃO, P.R.M.S.; AVEIRO, M. C.; BATISTA, L. H.; B FILHO, R.. O efeito da hidroterapia sobre o equilíbrio de mulheres som Síndrome Fibromiálgica. 2016. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Vinícius Ramon da Silva Santos

SERRÃO, PAULA R.M.S.; TAKAHASHI, A.; ANSAI, J.. Uso de estratégias de autogestão combinada à um treinamento multicomponente no padrão de comportamento sedentário de idosos pós medidas restritivas da pandemia de COVID-19: um ensaio clínico randomizado. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: VIVIANE DE FREITAS CARDOSO

SERRÃO, PAULA REGINA M. S.OLIVEIRA, A.B.; SATO, T. O.. Sintomas musculoesqueléticos e atividade física no trabalho e lazer em trabalhadoras domésticas e diaristas. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Jéssica Bianca Aily

MATTIELLO SM; TAKAHASHI, A.;SERRÃO, P.R.M.S.. Efeitos da telereabilitação na dor, função física e morfologia muscular de pacientes com osteoartrite de joelho: um ensaio clínico e randomizado controlado. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Natália Sanches Silva

SERRÃO, PAULA REGINA M. S.. Caracterização da curva força-tempo na preensão manual de pessoas com disfunções em membros superiores. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mariana de Almeida Lourenço

NAVEGA, M. T.; SCHEICHER, M.E.;SERRÃO, P.R.M.S.. Efeitos da infiltração intra-articular de hexacetonide de triancinolona em joelhos de mulheres com artrite reumatóide sobre mensurações estáticas, funcionais e atividade inflamatória: um ensaio clínico randomizado, controlado, cego. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e motor) - Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita F.

Aluno: Germanna de Medeiros Barbosa

SALVINI, T. F.; LIEBANO, R. E.;SERRÃO, P.R.M.S.. Efeitos da crioterapia na osteoartrite de joelho induzida por transecção do ligamento cruzado anterior: avaliação da dor, função e marcadores inflamatórios. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Cristina Arrais Lima

MATTIELLO SM; RUSSO, T. L.;SERRÃO, P.R.M.S.. Análise da osteoartrite de joelho em ratos obesos frente a intervenção do exercício de natação - um estudo envolvendo a composição corporal, morfologia da cartilagem articular e muscular. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Mariana Vieira Batistão

SERRÃO, P.R.M.S.; CHAVES, T. C.; PADULA, R. S.. Influence of smoking and low back pain characteristics on serum levels of inflammatory markers. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Nívia Cecília Kruta de Araújo

SATO, T. O.;SERRÃO, P.R.M.S.; CARREIRA, R. F.. Análise ergonômica do trabalho de coletores de material reciclável de uma cooperativa na cidade de São Carlos-SP. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SERRÃO, P.R.M.S.; REIS, M. J. D.. Avaliação da Eficácia de uma intervenção comportamental para insônia e dor em mulheres com fibromialgia. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Aline Castilho de Almeida

CATAI, A. M.;SERRÃO, P.R.M.S.; MATTIELLO, STELA M.. Influência de um programa de treinamento em circuito no tecido adiposo intermuscular de pacientes com osteoartrite de joelho. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Flávio de Oliveira Fida

SERRÃO, PAULA R.M.S.; LIEBANO, R. E.; SANTANA, J. M.. Validação de dispositivo placebo de terapia por ondas de choque. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Isabella Cabrini

M S SERRÃO, PAULA RCAMARGO, P. R.; PEREIRA, N. D.. Avaliação da coordenação entre úmero e escápula de indivíduos com e sem dor no ombro durante a realização de atividades funcionais e sua relação com o questionário Disabilities of the Arm, Shoulder and Hand (DASH). 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Rebecca Bianca Ramalho

SELISTRE, L. F. A.;SERRÃO, PAULA R.M.S.; TAKAHASHI, A.. A influência da catastrofização e cinesiofobia no nível de atividade física em indivíduos com osteoartrite de joelho: Um estudo observacional. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Rodrigo Pereira de Paula

SERRÃO, PAULA REGINA M. S.. Efeitos de diferentes modelos de exercícios com e sem restrição do fluxo sanguíneo sobre a força, a massa muscular, a funcionalidade e a percepção de dor em pacientes com osteoartrite de joelho. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS DO ENVELHECIMENTO) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: Tamiris Barbosa de Melo

M S SERRÃO, PAULA R; CAZARINI JUNIOR, C.; GOMES, C. A. F. P.. Caracterização do perfil dos pacientes com indicação de revisão de artroplastia total de quadril: um estudo transversal. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Stefany Lee

SERRÃO, PAULA R.M.S.; TAKAHASHI, A.; VASILCEAC, FA. Efeito da associação de treinamento multicomponente com técnicas de autogestão para redução de comportamento sedentário na massa, força e desempenho muscular de idosos. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Felipe Marrese Bersotti

SERRÃO, PAULA REGINA M. S.; ERVILHA, U. F.; MAGALHAES, F. H.. Comparação de protocolos de exercícios resistidos para tratamento de osteoartrite de joelho. Estudo Clínico Randomizado Cego. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Atividade Física) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Camila Marques de Araujo

SERRÃO, PAULA REGINA M. S.; VASILCEAC, F. A.. Dual Energy X-Ray Absorptiometry: Desenvolvimento, validação e reprodutibilidade de recomendações técnicas para osteoartrite de ratos. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Gerontologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Thaíse fernanda campos Penha

AVILA, M. A.;SERRÃO, P.R.M.S.OLIVEIRA, A.B.. Avaliação da atividade elétrica da musculatura lombar durante a realização de uma atividade funcional em indivíduos com dor lombar crônica não específica: estudo transversal. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Amanda Santos Simão

SERRÃO, PAULA REGINA M. S.; FERNANDES, L. F. R. M.. Síndrome do Túnel do Carpo: Avaliação eIntervenção Fisioterapêutica com Interface entre a Mão e a Coluna Vertebral. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Mariane Santos Trevisan

VASILCEAC, FERNANDO A.;SERRÃO, P.R.M.S.; BOSSINI, P. S.. Avaliação histológica da osteoartrite de ratos: Confecção, Validação e reprodutibilidade de uma nova ferramenta. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Gerontologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Evany Maria Espirito Santo Salvador

CABRAL, C. M. N.; COSTA, L. O. P.;SERRÃO, P.R.M.S.. Análise das propriedades de medida de questionários que avaliam cinesiofobia em pacientes com dor crônica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Cidade de São Paulo.

Aluno: Jordana Barbosa da Silva

DRIUSSO, P.SERRÃO, P.R.M.S.; BELEZA, A. C. S.. Confiabilidade e validade da palpação vaginal em diferentes faixas etárias. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Marcos Paulo Braz de Oliveira

ANDRADE, L. P.; RUSSO, T. L.;SERRÃO, P.R.M.S.. Velocidade de marcha, tarefa dupla funcional, força e cognição em idosos com comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Lucas Leonardo Zancanaro

OLIVEIRA, A.B.CAMARGO, P. R.SERRÃO, P.R.M.S.. Diferenças entre os sexos no controle sensório-motor do ombro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Carina Araujo de Facio

MENDES, R. G.; LORENZO, V. A. P.;SERRÃO, P.R.M.S.. Efeitos agudos do treinamento resistido com faixa elástica em Pacientes com DPOC exacerbada. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: María Alejandra Camacho

BARELA, J. A.;SERRÃO, P.R.M.S.. Efecto de dos dosis de aplicación de crioterapia sobre el dolor muscular de aparición tardía, la actividad electromiográfica y el desempeo muscular, en hombres jóvenes sometidos a un protocolo de ejercicio excêntrico. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Fisioterapia) - Universidad Industrial de Santander.

Aluno: Mônica Fernanda Favoreto

REIS, M. J. D.;SERRÃO, P.R.M.S.; WILIIAMS, L. C. A.. Vitimização e dor crônica: avaliação e intervenção em saúde de mulheres com fibromialgia. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Thaísa de Carvalho Jaoude

SERRÃO, P.R.M.S.; GENNARO, L. R. M.; REIS, M. J. D.. Caracterização e Referenciamento de pacientes de ambulatório reumatológico, portadores de dores crônicas, para intervenção e tratamento em saúde mental. 2013.

Aluno: Trabalhos de Conclusão do II Curso de Especialização em Fisi

SERRÃO, P.R.M.S.. II Curso de Especialização em Fisioterapia Geriátrica da Universidade Federal de São Carlos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia Geriátrica) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Estefany Camila Bomfim dos Santos

SERRÃO, PAULA R.M.S.; LIEBANO, R. E.. EFEITO DA FOTOBIOMODULAÇÃO LED SOBRE A VIABILIDADE E PROLIFERAÇÃO EM CÉLULAS FIBROBLÁSTICAS DÉRMICAS HUMANAS: ESTUDO IN VITRO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Vinicius Bianquini Viterbo Montilha

SERRÃO, FÁBIO VIADANNA; SELISTRE, LUIZ FERNANDO A.;SERRÃO, PAULA R.M.S.. ?Confiabilidade e validade do core set mínimo dos testes funcionais recomendados pela OARSI para indivíduos com osteoartrite de joelho. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Andreza Cristine Arcari Da Silva

SERRÃO, PAULA REGINA M. S.; TAVARES, L. R. C.; SALVINI, T. F.. Adesão de indivíduos com osteoartrite do joelho a um programa de exercícios terapêuticos: um estudo sobre crenças atribucionais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Luiza Campanharo Bezerra de Menezes

TAKAHASHI, A.; INOUE, K.;SERRÃO, P.R.M.S.. Rastreio da síndrome da fragilidade no setor de fisioterapia da Unidade Saúde Escola (USE). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: CRISTIANO CARVALHO

CARVALHO, G. H.;SERRÃO, P.R.M.S.; MATTIELLO, STELA M.. Relação entre torque muscular de flexores plantares de tornozelo e a capacidade funcional de indivíduos com osteoartrite de joelho nos graus 2 e 3. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Renan Borges

SERRAO, F. V.SERRÃO, P.R.M.S.; VIOTTO, M. S.. O ligamento anterolateral do joelho no período fetal: características morfológicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Ana Cecília Capoani Angélico

SERRÃO, P.R.M.S.; AVILA, M. A.. Efeitos de um programa de hidroterapia no limiar de dor dos tender points em mulheres com Síndrome Fibromiálgica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Ana Luisa Granado Ferreira

SERRÃO, P.R.M.S.; SILVA, R. S.;SERRAO, F. V.. Comparação entre o torque excêntrico do quadril e joelho entre mulheres com e sem varismo do antepé na fase final da puberdade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Livia Maria Verones

SERRÃO, P.R.M.S.; SILVA, R. S.;SERRAO, F. V.. Relação entre o torque excêntrico dos músculos abdutores e rotadores laterais do quadril e valgo do joelho durante a descida em indivíduos na fase final da puberdade - comparação entre o sexo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Paula Regina Mendes da Silva Serrão

SERRÃO, P.R.M.S.. Avaliação do edema pós-cirúrgico em mulheres com Síndrome do Túnel do Carpo e sua relação com a Dor e Atividades Funcionais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Ana Claudia Faralli Gimenez

SERRÃO, P.R.M.S.. Avaliação isocinética pré e pós intervenção fisioterapêutica em Portadores de Osteoartrite de Joelho graus I e II. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Andriette Camilo Turi

SERRÃO, P.R.M.S.. Análise da regeneração nervosa e da recuperação funcional em ratos com lesao por axoniotmese sob ação do laser de baixa potência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Fernanda Chile Bernardes

SERRÃO, P.R.M.S.; LESSI, G. C.;MATTIELLO-ROSA, S. M.. O efeito do tecido de biocerâmica em forma de luva no tratamento de edema em membros superiores. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Ana Claudia Faralli Gimenez

SERRÃO, P.R.M.S.; BALDON, R. M.;MATTIELLO-ROSA, S. M.. Avaliação da performance e do equilíbrio muscular da coxa em portadores de osteoartrite graus I ou II após intevenção fisioterapêutica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: LÍVIA PINHEIRO CARVALHO

SERRÃO, P.R.M.S.; BALDON, R. M.;SERRAO, F. V.. Comparação do valgo dinâmico do joelho durante o agachamento unipodal do torque excêntrico abdutor do quadril entre homens e mulheres sadias. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Rafaela Castro Rodrigues

SERRÃO, P.R.M.S.; GRAMANI-SAY, K.; MOCCELLIN, A. S.. Influência de um programa fisioterapêutico no controle postural de mulheres portadoras de osteoartrite de joelhos graus I ou II - estudo da oscilação postural. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: André Ricardo Ramos Stolses

SERRÃO, P.R.M.S.MATTIELLO-ROSA, S. M.; VOLLAND, J. M.. Relação entre a velocidade de arremesso e pico de torque dos rotadores do ombro em jogadores de handebol. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Daniela Silva Pedrazzani

SERRÃO, P.R.M.S.SERRAO, F. V.; CESAR, G. M.. Incidência de lesão em uma equipe profissional de voleibol feminino. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Larissa Hatsumi Hashimoto

SERRÃO, P.R.M.S.CAMARGO, P. R.; SALVINI, T. F.. Fortalecimento excêntrico dos músculos abdutores do ombro: uma análise do torque em portadores da síndrome do impacto subacromial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Rafaela Castro Rodrigues

SERRÃO, P.R.M.S.MATTIELLO-ROSA, S. M.; FILIPPIN, N. T.. Influência de um programa fisioterapêutico no controle postural de mulheres portadoras de osteoartrite de joelho graus I ou II - estudo da oscilação postural. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: LÍVIA PINHEIRO CARVALHO

SERRÃO, P.R.M.S.; BALDON, R. M.;SERRAO, F. V.. Comparação do valgo dinâmico do joelho durante agachamento unipodal e do torque excêntrico abdutor do quadril entre homens e mulheres saudáveis. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Carolina Ramos de Souza

SERRÃO, P.R.M.S.; LOBATO, D. F. M.;SERRAO, F. V.. Avaliação isocinética dos músculos abdutores e adutores do quadril em indivíduos portadores de osteíte púbica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Vanessa Santos Pereira

SERRÃO, P.R.M.S.; LOBATO, D. F. M.;SERRAO, F. V.. Influência da variação hormonal durante o ciclo menstrual no valgo dinâmico do joelho durante a aterrissagem de um salto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Thaís Helena Machado Marçal Vieira

SERRÃO, P.R.M.S.SERRAO, F. V.; AVILA, M. A.. Influência do tratamento fisioterapêutico no controle neuromuscular dos músculos extensores do joelho em indivíduos com osteoartrite graus I ou II. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Yurika Maria Fogaça kawaguchi

SERRÃO, P.R.M.S.; RICCI, N. A.; LOBATO, D. F. M.. Influência de um treinamento de força e sensório motor no controle motor de indivíduos com osteoartrite graus I e II. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Gisele Garcia Zanca

SERRÃO, P.R.M.S.CAMARGO, P. R.. Avaliação do controle sensório-motor do ombro em trabalhadoras portadoras de Síndrome do Impacto (Grau I e II) pelo teste de manutenção de força isométrica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Aluno: Daniela Silva Pedrazzani

SERRÃO, P.R.M.S.SERRAO, F. V.. Incidência de lesão em uma equipe profissional de voleibol feminino. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Fábio Albanez Rienzo

MATTIELLO-ROSA, S. M.SERRÃO, P.R.M.S.; VOLLAND, J. M.. Relação funcional entre a velocidade de arremesso da bola e o torque isocinético dos rotadores do ombro em jogadores de handebol. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) .

Aluno: Lígia Maria Estigarribia

SERRAO, F. V.SERRÃO, P.R.M.S.; LOBATO, D. F. M.. Avaliação da sensibilidade proprioceptiva do tornozelo e do torque excêntrico eversor e inversor em jogadores de futebol brasileiros e sul-coreanos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Aluno: Jerusa Barbosa Guarda de Souza

MATTIELLO-ROSA, S. M.SERRÃO, P.R.M.S.; STUART, A.. Determinação e análise dos valores de índice de fadiga e coeficiente de variância em triatletas e ciclistas da cidade de São Carlos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Aluno: Viviane Nakanishi

SERRAO, F. V.SERRÃO, P.R.M.S.; LOBATO, D. F. M.. Avaliação prospectiva da propriocepção e do desempenho funcional antes e após a reconstrução cirúrgica do ligamento cruzado anterior. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

RUSSO, T. L.; TAKAHASHI, A.;SERRÃO, P.R.M.S.. Banca do Concurso para Professor Substituto Prótese e Órtese e Eletroterapia. 2016. Universidade Federal de São Carlos.

GARCIA, A. S.; LIEBANO, R. E.;SERRÃO, P.R.M.S.. Concurso Público para docente Substituto na área de Fisioterapia em Cardiologia, sub-área: Estágio e Disiciplina de Fisioterapia cardiorespiratória.. 2016. Universidade Federal de São Carlos.

SERRÃO, P.R.M.S.. Membro da Comissão Científica do XXIV Simpósio de Fisioterapia e XIV Encontro de Ex-alunos da UFSCar. 2017. Universidade Federal de São Carlos.

SERRÃO, P.R.M.S.. Membro da Comissão Científica do XIV Congresso Brasileiro de Reabilitação da Mão. 2017. Universidade Federal de São Carlos.

SERRÃO, P.R.M.S.. Membro da Comissão Científica do XXIII Simpósio de Fisioterapia e Encontro de Ex-alunos da UFSCar. 2016.

RUSSO, T. L.; MENDES, R. G.;SERRÃO, P.R.M.S.. Membro da Comissão de análise do processo de revalidação de Diploma. 2016. Universidade Federal de São Carlos.

SERRÃO, P.R.M.S.. Membro da Comissão Científica do XXII Simpósio de Fisioterapia e Encontro de Ex-alunos da UFSCar. 2015. Universidade Federal de São Carlos.

SERRÃO, P.R.M.S.. Avaliador de Poster no XIII Congresso Brasileiro de Reabilitação da mão. 2015. Sociedade Brasileira de Terapeutas da Mão.

SERRÃO, P.R.M.S.. Membro da Comissão Científica do XX Simpósio de Fisioterapia e Encontro de Ex-alunos da UFSCar. 2013. Universidade Federal de São Carlos.

SERRÃO, P.R.M.S.. Membro da Comissão Científica do XIX Simpósio de Fisioterapia e Encontro de Ex-alunos da UFSCar. 2012. Universidade Federal de São Carlos.

SERRÃO, P.R.M.S.. Membro da Banca avaliadora dos Trabalhos de Conclusão do II Curso de Especialização em Fisioterapia Geriátrica da UFSCar. 2012. Universidade Federal de São Carlos.

SERRÃO, P.R.M.S.. Membro da Banca avaliadora dos Trabalhos de Conclusão do II Curso de Especialização em Fisioterapia Geriátrica da UFSCar. 2012. Universidade Federal de São Carlos.

Orientou

Ana Karoline Nazario

Características biomecânicas do tronco e membro inferior durante tarefas funcionais e da função dos músculos do quadril e joelho em indivíduos com osteoartrite patelofemoral; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Victor Carvalho Machado Coelho

RELAÇÃO DOS FATORES BIOPSICOSSOCIAIS NO DESEMPENHO FUNCIONAL DE ATLETAS DE HANDEBOL; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Beatriz Cardinal Prando

Desenvolvimento e validação de um aplicativo móvel em saúde para auxiliar na autogestão em saúde, dor e função de indivíduos com artrite reumatoide; Início: 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Gabriel Bernardi dos Santos

Efeitos de um protocolo interprofissional na dor, função, qualidade de vida, sono e saúde mental em mulheres com doenças reumatológicas, no pós-pandemia: ensaio clínico randomizado controlado; Início: 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Cristiane de Sousa Melo

Análise cinética e cinemática de indivíduos com osteoartrite de quadril; Início: 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Gustavo Viotto Gonçalves

Fisioterapia no Desporto Surdo Brasileiro: Atuação do Fisioterapeuta e Adaptação de Instrumentos de Avaliação Fisioterapêutica de Membros Superiores para Surdoatletas; Início: 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Tatyane Maria Albano

AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA COM ARTRITE REUMATOIDE BASEADA NA PREFERÊNCIA INDIVIDUAL: UM ESTUDO OBSERVACIONAL TRANSVERSAL HÍBRIDO; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Ana Paula Alves da Silva

Elaboração de material educativo padronizado sobre as principais doenças reumatológicas; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Laura Beatriz Lorevice

UTILIZAÇÃO DO MÉTODO SHAPING COM ENFOQUE NO FORTALECIMENTO DO 1 INTERÓSSEO DORSAL PARA TRATAMENTO DE INDIVÍDUOS COM RIZOARTROSE; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Débora Faria Wolf

EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NA FUNÇÃO MUSCULAR DO JOELHO, DOR E QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES PÓS-MENOPAUSADAS COM OSTEOARTRITE DE JOELHO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM METANÁLISE; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Gabriel Bernardi dos Santos

Avaliação da qualidade do sono, fadiga e saúde mental no período de pandemia da COVID-19 em mulheres brasileiras, com e sem doenças reumatológicas; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

ISABELA BIANCHINI MAROLDE

Hipermobilidade e dor no punho em ginastas jovens: perfil descritivo, análise de associação e relevância clínica; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

André Luís Simões Zacharias

Análise da expressão sistêmica dos biomarcadores de degradação articula: um comparativo entre atletas profissionais de futebol com e sem histórico de lesões articulares em membros inferiores; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Cristiane de Sousa Melo

Força e atividade elétrica dos músculos do quadril de indivíduos com osteoartrite de quadril; 2020; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Marcos Paulo Braz

Torque concêntrico e isométrico do joelho em idosos com doença de Alzheimer?; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Natália Barbosa Tossini

Avaliação da força e da coativação entre extensores e flexores do punho durante atividades funcionais em sujeitos com osteoartrite de mão; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Marina Petrela

Análise Cinemática e do Padrão de ativação muscular das atividades sentar e levantar e mini-agachamento em indivíduos com osteoartrite de joelho; 2016; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

rafaela de melo silva

Função Sexual de mulheres com fibromialgia; 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Natália Barbosa Tossini

INTERVENÇÕES FISIOTERAPÊUTICAS EM INDIVÍDUOS COM OSTEOARTRITE NA BASE DO POLEGAR; 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Marcos Paulo Braz de Oliveira

Testes clínicos adaptados para avaliação da força muscular em idosos com doença de Alzheimer: Um estudo de revisão sistemática, confiabilidade e validade; 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos,; Coorientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

CRISTIANO CARVALHO

Características biomecânicas do tronco e membro inferior durante tarefas funcionais e da função dos músculos do quadril e joelho em indivíduos com osteoartrite patelofemoral; 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Jean de Paula Ferreira

ESTUDO DO TORQUE EXCÊNTRICO, ISOMÉTRICO E PASSIVO E DA FUNÇÃO ELETROMIOGRÁFICA DO JOELHO E TORNOZELO EM DIABÉTICOS DO TIPO 2 COM E SEM NEUROPATIA PERIFÉRICA; 2020; Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Lucas Ogura Dantas

EFICÁCIA DA CRIOTERAPIA LOCAL NA REDUÇÃO DA DOR E MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM OSTEOARTRITE DE JOELHO; 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Coorientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Marina Petrella

ASPECTOS BIOMECÂNICOS DAS TAREFAS DE LEVANTAR-SE E SENTAR-SE REALIZADAS POR INDIVÍDUOS COM OSTEOARTRITE DOS JOELHOS LEVE E MODERADA; 2019; Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Natália Barbosa Tossini

INTERVENÇÕES FISIOTERAPÊUTICAS EM INDIVÍDUOS COM OSTEOARTRITE NA BASE DO POLEGAR; 2018; Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Cristiane de Sousa Melo

O IMPACTO DA DOR NAS ATIVIDADES FUNCIONAIS NOS INDIVÍDUOS COM OSTEOARTRITE DE QUADRIL; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Interdisciplinar em dor) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Felipe Marrese Bersotti

?FREQUÊNCIA DE ATIVIDADE FÍSICA INFLUÊNCIA NA DOR EM PORTADORES DE OSTEOARTRITE DE JOELHO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Interdisciplinar em dor) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Bruna Thais Erbereli

Efeito dos exercícios com enfoque no tronco e quadril na dor, equilíbrio e função em idosas com osteoartrite de joelho: estudo de caso; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde e Envelhecimento da Pessoa Idosa) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

CRISTIANO CARVALHO

Prevalência dos sintomas urinários em atletas de cheerleading; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização de Fisioterapia em Saúde da Mulher) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Michel da Silva Lima

Treino sensório-motor na tratamento da osteoartrite de joelho no envelhecimeno; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia Geriátrica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Maricy Cachulo Matiello

Influência da osteoartrite de joelho na qualidade de vida durante o envelhecimento; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia Geriátrica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Luisa Costa Figueiredo

Efeito do fortalecimento do quadril no tratamento da osteoartrite de joelho: uma revisão sistemática da literatura; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia Geriátrica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Luciana Botura Schiotti

Efeito do exercício resistido e sensório-motor no equilíbrio dos músculos da coxa na osteoartrite de joelho; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia Geriátrica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Raquel de Príncipe Italiano

INFLUÊNCIA DA LATERALIDADE NO DESEMPENHO DE ATIVIDADES FUNCIONAIS, NA PREENSÃO E MAGNITUDE DE ATIVAÇÃO DOS MÚSCULOS DO PUNHO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Gabriel Bernardi dos Santos

Efeitos da dança na dor, sono, função e qualidade de vida em mulheres com fibromialgia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Marcela Piai Rossi

Aplicaçao de um programa fisioterapêutico em mulheres portadoras de osteoartrite graus I ou II - Estudo do controle neuromuscular; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

André Ricardo Ramos Stolses

Relação entre a velocidade de arremesso e pico de torque dos rotadores do ombro em jogadores de handebol; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Fábio Albanez Rienzo

Relação funcional entre a velocidade de arremesso da bola e o torque isocinético dos rotadores do ombro em jogadores de handebol; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Leticia Perciani de Godoi

Perfil dos fisioterapeutas que atuam no desporto surdo brasileiro: um estudo transversal; ; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - UFSCar; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Leticia Mancini

FORÇA DOS MÚSCULOS DO QUADRIL E DO JOELHO, CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS COM E SEM OSTEOARTRITE PATELOFEMORAL ISOLADA; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Gabriela Sardeli de Oliveira

INFLUÊNCIA DA CONDIÇÃO DE SAÚDE RIZOARTROSE NOS DOMÍNIOS DE ATIVIDADE E PARTICIPAÇÃO EM ADULTOS E IDOSOS; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - UFSCar; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Beatriz Cardinal Prando

ESTUDO DA FORÇA E DA ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS FLEXORES E EXTENSORES DO PUNHO EM CHEERLEADERS COM E SEM DOR NO PUNHO; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Larissa Vasconcelos Chesman de Oliveira

ESTUDO DA FORÇA E DO PADRÃO DA ATIVAÇÃO DOS MÚSCULOS DA ARTICULAÇÃO COXOFEMORAL NOS GRAUS INICIAIS DE OSTEOARTRITE DE QUADRIL; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

André Luís Simões Zacharias

Avaliação da atividade elétrica de flexores e extensores do punho durante a execução de tarefas funcionais em sujeitos com graus iniciais de Osteoartrite de mão; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Gabriella Regina Correa e Silva

Coativação entre extensores e flexores do punho durante atividades funcionais em sujeitos com Osteoartrite de Mão; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Luiza Souza Seraphim Abrantes

INFLUÊNCIA DA OSTEORTRITE DE MÃOS NA PREENSÃO, NA FORÇA E NA FUNÇÃO DO MEMBRO SUPERIOR; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - UFSCar; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Isabella Bianchini Marolde

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DAS LESÕES EM ATLETAS DE CHEERLEADING NO BRASIL; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - UFSCar; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Gabriella Regina Correa e Silva

Influência da Realidade Virtual sobre a dor, capacidade funcional e qualidade de vida em mulheres com fibromialgia; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Programa Integrado de Apoio ao Docente Recém-Doutor - PUIC/UFSCAR; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

VIctor Eduardo Borges Soares

Perfil epidemiológico e funcional dos pacientes atendidos no Ambulatório de Reumatologia da Unidade Saúde Escola da Universidade Federal de São Carlos (USE-UFSCar); ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Programa Integrado de Apoio ao Docente Recém-Doutor - PUIC/UFSCAR; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Bruna Pirolla Martins

Análise da co-contração dos músculos da coxa durante flexão e extensão isocinética do joelho em sujeitos com osteoartrite; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Paulo Silva Pedrazanni

Estudo da atividade muscular e do controle neuromuscular de indivíduos portadores de osteoartrite de joelho graus I ou II; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Yurika Maria Fogaça kawaguchi

Influência de um treinamento de força no controle motor de portadores de osteoartrite grau I e II; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Thaís Helena Machado Marçal Vieira

Influência do tratamento fisioterapêutico no tempo de recrutamento motor do músculo quadríceps em indivíduos com osteoartrite graus I e II; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Vanessa Santos Pereira

Efeito do treinamento resistido concêntrico e excêntrico na performance funcional dos músculos flexores do cotovelo; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Programa Integrado de Apoio ao Docente Recém-Doutor - PUIC/UFSCAR, Programa Integrado de Apoio ao Docente Recém-Doutor - PUIC/UFSCAR; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Malu dos Santos Siqueira

Torque excêntrico do quadril, ativação da musculatura glútea e cinemática do tronco e do membro inferior durante agachamento unipodal e desempenho funcional em indivíduos com osteoartrite patelofemoral isolada; 2019; Orientação de outra natureza; (Programa de Pós graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Paula Fernanda Savio Ribeiro

Atendimento Fisioterapêutico nas lesões da mão; 2018; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Pro-Reitoria de Extensão UFSCar; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Djessica Aline Santos Bocardi

Atendimento Fisioterapêutico nas Lesões da mão; 2016; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Proex UFSCar; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Richard Ducatti

Atendimento Fisioterapêutico nas lesões da mão; 2016; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Pro-Reitoria de Extensão UFSCar; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

CRISTIANO CARVALHO

Atendimento Fisioterapêutico nas lesões da mão; 2015; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Pro-Reitoria de Extensão UFSCar; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Cecilia Capriogli Oliveira

Atendimento Fisioterapêutico nas lesões da mão; 2015; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Pro-Reitoria de Extensão UFSCar; Orientador: Paula Regina Mendes da Silva Serrão;

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, C. ; SERRÃO, FÁBIO VIADANNA ; MARTINEZ, ADALBERTO FELIPE ; SERRÃO, P.R.M.S. . Three-dimensional kinematics of the trunk, pelvis, hip, and knee during the single-leg squat and hip torque in subjects with isolated patellofemoral osteoarthritis compared to individually matched controls: Preliminary results. Archives Of Rheumatology , v. 33, p. 33-45, 2024.

  • TOSSINI, NATÁLIA BARBOSA ; MELO, CRISTIANE DE SOUSA ; BRAZ DE OLIVEIRA, MARCOS PAULO ; MOREIRA, ROBERTA DE FÁTIMA CARREIRA ; SERRÃO, PAULA REGINA MENDES DA SILVA . Effect of physical therapy interventions in individuals with primary thumb carpometacarpal osteoarthritis: a systematic review and meta-analysis. DISABILITY AND REHABILITATION , v. X, p. 1-15, 2024.

  • WOLF, DÉBORA FARIA ; CARVALHO, CRISTIANO ; MOREIRA PADOVEZ, ROBERTA DE FÁTIMA CARREIRA ; BRAZ DE OLIVEIRA, MARCOS PAULO ; MENDES DA SILVA SERRÃO, PAULA REGINA . Effects of physical exercise on muscle function of the knee, pain and quality of life in postmenopausal women with knee osteoarthritis: A systematic review with meta-analysis. Musculoskeletal Science and Practice , v. X, p. 102929, 2024.

  • CARVALHO, C. ; HELENA GONÇALVES, GLAUCIA ; FERNANDO APPROBATO SELISTRE, LUIZ ; PETRELLA, MARINA ; DE OLIVEIRA SATO, TATIANA ; SERRÃO, P.R.M.S. ; MÁRCIA MATTIELLO, STELA . Association between ankle torque and performance-based tests, self-reported pain, and physical function in patients with knee osteoarthritis. Archives Of Rheumatology , v. 38, p. i-x, 2023.

  • JORGE, ANA ELISA SERAFIM ; DANTAS, LUCAS OGURA ; ABURQUERQUE-SENDÍN, FRANCISCO ; FERRARI, ANGÉLICA VIANA ; CUNHA, JONATHAN EMANUEL ; DANTAS, GLAUKO ANDRE FIGUEIREDO ; BARBOSA, GERMANNA MEDEIROS ; SERRAO, PAULA REGINA MENDES SILVA ; SALVINI, TANIA FATIMA . Photobiomodulation does not provide incremental benefits to patients with knee osteoarthritis who receive a strengthening exercises program: a randomized controlled trial. Brazilian Journal of Physical Therapy , v. 23, p. 100519, 2023.

  • PEREIRA, TALES ANDRADE ; DE OLIVEIRA, MARCOS PAULO BRAZ ; SERRÃO, PAULA REGINA MENDES DA SILVA ; TSEN, CAROLINA ; COUTINHO, NATALY BARBIERI ; LETIERI, RUBENS VINÍCIUS ; SANTOS, ADRIANA TERESA SILVA ; REIS, LUCIANA MARIA DOS . Effect of lower limb resistance training on ICF components in chronic stroke: A systematic review and meta-analysis of RCTs. Annals of Physical and Rehabilitation Medicine , v. 66, p. 101766, 2023.

  • PRANDO, BEATRIZ CARDINAL ; CARVALHO, CRISTIANO ; PETRELLA, MARINA ; SERRÃO, PAULA REGINA MENDES DA SILVA . Test-retest reliability of isometric and isokinetic wrist strength. JOURNAL OF ORTHOPAEDIC SCIENCE , v. 28, p. 138-142, 2023.

  • DE MELO SILVA, RAFAELA ; DA ROZA, THUANE H. ; SECCHI, LEONARDO LUIZ BARRETI ; DA SILVA SERRÃO, PAULA REGINA MENDES ; RESENDE, ANA PAULA M. . Can running influence women?s sexual function?. INTERNATIONAL UROGYNECOLOGY JOURNAL , v. 34, p. 905-911, 2023.

  • PAULO BRAZ DE OLIVEIRA, MARCOS ; REGINA MENDES DA SILVA SERRÃO, PAULA ; BIANCA AILY, JÉSSICA ; GOMES DOS SANTOS, JULIMARA ; DUARTE PEREIRA, NATALIA ; PIRES DE ANDRADE, LARISSA . Factors associated with social participation in Brazilian older adults with Alzheimer?s disease: A correlational, cross-sectional study. HEALTH & SOCIAL CARE IN THE COMMUNITY , v. x, p. 1-11, 2022.

  • BRAZ DE OLIVEIRA, MARCOS PAULO ; MOREIRA PADOVEZ, ROBERTA DE FÁTIMA CARREIRA ; SERRÃO, PAULA REGINA MENDES DA SILVA ; GOMES DOS SANTOS, JULIMARA ; SILVA, DANIELLE CHAGAS PEREIRA DA ; ANDRADE, LARISSA PIRES DE . Is physical exercise effective at improving body structure & function and activity outcomes in individuals with Mild Cognitive Impairment? a systematic review with quality of evidence assessment. DISABILITY AND REHABILITATION , v. x, p. 1-13, 2022.

  • DE OLIVEIRA, MARCOS PAULO BRAZ ; DA SILVA SERRÃO, PAULA REGINA MENDES ; DE MEDEIROS TAKAHASHI, ANIELLE CRISTHINE ; PEREIRA, NATALIA DUARTE ; DE ANDRADE, LARISSA PIRES . Reproducibility of Assessment Tests Addressing Body Structure and Function and Activity in Older Adults With Dementia: A Systematic Review. PHYSICAL THERAPY , v. 102, p. 1, 2022.

  • BRAZ DE OLIVEIRA, MARCOS PAULO ; MOREIRA PADOVEZ, ROBERTA DE FÁTIMA CARREIRA ; SERRÃO, PAULA REGINA MENDES DA SILVA ; DE NORONHA, MARCOS AMARAL ; CEZAR, NATÁLIA OIRING DE CASTRO ; ANDRADE, LARISSA PIRES DE . Effectiveness of physical exercise at improving functional capacity in older adults living with Alzheimer's disease: a systematic review of randomized controlled trials. DISABILITY AND REHABILITATION , v. X, p. 1-12, 2022.

  • PISANI, GIULIA KEPPE ; CARVALHO, CRISTIANO ; MENDES DA SILVA SERRÃO, PAULA REGINA ; DE OLIVEIRA SATO, TATIANA ; SERRÃO, FÁBIO VIADANNA . Interventions used by Brazilian physiotherapists in the rehabilitation of patellofemoral pain: A web-based survey. Musculoskeletal Science and Practice , v. X, p. 102554, 2022.

  • TOSSINI, NATÁLIA BARBOSA ; PEREIRA, NATÁLIA DUARTE ; DE OLIVEIRA, GABRIELA SARDELI ; DA SILVA SERRÃO, PAULA REGINA MENDES . Effect of first dorsal interosseous strengthening on clinical outcomes in patients with thumb osteoarthritis: a study protocol for a randomized controlled clinical trial. Trials , v. 23, p. 1, 2022.

  • CARVALHO, CRISTIANO ; SERRÃO, FÁBIO VIADANNA ; PISANI, GIULIA KEPPE ; MARTINEZ, ADALBERTO FELIPE ; SERRÃO, PAULA REGINA MENDES DA SILVA . Frontal plane biomechanics during single-leg squat and hip strength in patients with isolated patellofemoral osteoarthritis compared to matched controls: A cross-sectionalstudy. PLoS One , v. 17, p. e0267446, 2022.

  • CARVALHO, C. ; PRANDO, BEATRIZ CARDINAL ; DANTAS, LUCAS OGURA ; SERRÃO, P.R.M.S. . Mobile health technologies for the management of spine disorders: A systematic review of mHealth applications in Brazil. Musculoskeletal Science and Practice , v. 60, p. 102562, 2022.

  • FERREIRA, J. P. ; ARAUJO, V. L. ; LEAL, A. M. O. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; PEREA, J. P. M. ; SANTUNE, A. H. A. ; POTT-JUNIOR, H. ; FERNANDES, R. A. S. ; ARANHA, G. D. A. ; SACCO, I. ; SALVINI, T. F. . DIABETES AND PERIPHERAL NEUROPATHY ARE RELATED TO HIGHER PASSIVE TORQUE AND STIFFNESS OF THE KNEE AND ANKLE JOINTS. Kinesiology , v. 54, p. 92-104, 2022.

  • CARVALHO, C. ; DE OLIVEIRA, MARCOS PAULO BRAZ ; PISANI, GIULIA KEPPE ; MAROLDE, ISABELA BIANCHINI ; SERRÃO, P.R.M.S. . Biomechanical characteristics and muscle function in individuals with patellofemoral osteoarthritis: A systematic review of cross-sectional studies. CLINICAL BIOMECHANICS , v. 98, p. 105721, 2022.

  • BIFANI, BIANCA ESCUER ; SATO, TATIANA DE OLIVEIRA ; DOS SANTOS, GABRIEL BERNARDI ; SERRÃO, P.R.M.S. ; ROCHA, ANA PAULA RODRIGUES ; CARVALHO, C. . Pelvic floor dysfunctions in women with systemic lupus erythematosus: A cross-sectional study. International Urogynecology Journal , v. x, p. 1-9, 2022.

  • SOUTO, LARISSA RODRIGUES ; SERRÃO, PAULA REGINA MENDES DA SILVA ; PISANI, GIULIA KEPPE ; TESSARIN, BRUNA MARIANA ; DA SILVA, HYGOR FERREIRA ; MACHADO, ELIANE DE MORAIS ; DE OLIVEIRA SATO, TATIANA ; SERRÃO, FÁBIO VIADANNA . Immediate effects of hip strap and foot orthoses on self-reported measures and lower limb kinematics during functional tasks in individuals with patellofemoral osteoarthritis: protocol for a randomised crossover clinical trial. Trials , v. 23, p. 746, 2022.

  • ARIAS AVILA, MARIANA ; REGINA MENDES DA SILVA SERRÃO, PAULA ; BERNARDI DOS SANTOS, GABRIEL ; GARCIA GODOY, AMANDA ; DOS SANTOS SOUSA, ANA JÉSSICA ; DRIUSSO, PATRICIA . Effects of aquatic therapy on people with osteopenia or osteoporosis: A systematic review. Musculoskeletal Care , v. 20, p. 454-470, 2022.

  • DOS SANTOS, GABRIEL BERNARDI ; BELEZA, ANA CAROLINA SARTORATO ; SATO, TATIANA DE OLIVEIRA ; CARVALHO, C. ; SERRÃO, P.R.M.S. . Fatigue, sleep quality and mental health symptoms in Brazilian women during the COVID-19 pandemic: longitudinal study. Scientific Reports , v. 12, p. 20346, 2022.

  • FERRARI, ANGELICA VIANA ; PEREA, JULYA PEGATIN MORENO ; DANTAS, LUCAS OGURA ; SILVA, HUGO JÁRIO ALMEIDA ; SERRÃO, PAULA REGINA MENDES DA SILVA ; SENDÍN, FRANCISCO ALBURQUERQUE ; SALVINI, TANIA F . Effect of compression by elastic bandages on pain and function in individuals with knee osteoarthritis: protocol of a randomised controlled clinical trial. BMJ Open , v. 12, p. e066542, 2022.

  • MARTINS, EMANUELA J. ; SERRÃO, PAULA ; LEONARDI-FIGUEIREDO, MARISA M. ; RAVANELLI, LETÍCIA S. ; SERENZA, FELIPE S. ; MATTIELLO, STELA ; AAGAARD, PER ; MATTIELLO-SVERZUT, ANA . Isokinetic arm and shoulder muscle torque-velocity characteristics in mobility limited children and adolescents with spina bifida. PHYSIOTHERAPY THEORY AND PRACTICE , v. x, p. 1-11, 2022.

  • DE OLIVEIRA, MARCOS PAULO BRAZ ; CALIXTRE, LETÍCIA BOJIKIAN ; DA SILVA SERRÃO, PAULA REGINA MENDES ; DE OLIVEIRA SATO, TATIANA ; DE MEDEIROS TAKAHASHI, ANIELLE CRISTHINE ; DE ANDRADE, LARISSA PIRES . Reproducibility of isokinetic measures of the knee and ankle muscle strength in community-dwelling older adults without and with Alzheimer?s disease. BMC Geriatrics , v. 22, p. 940, 2022.

  • SIMÕES ZACHARIAS, ANDRÉ LUÍS ; SERRÃO, PAULA R.M.S. . Risks, consequences and pathophysiologic pathways associated with lower limb Osteoarthritis in professional soccer athletes: a narrative review. New Approaches in Exercise physiology , v. 4, p. 151-170, 2022.

  • TOSSINI, NATÁLIA BARBOSA ; ZACHARIAS, ANDRÉ LUIS SIMÕES ; ABRANTES, LUIZA SOUZA SERAPHIM ; DA SILVA SERRÃO, PAULA REGINA MENDES . Initial stages of hand osteoarthritis do not affect the extrinsic muscles of the hand: a cross-sectional study. Scientific Reports , v. 11, p. 5381, 2021.

  • PETRELLA, MARINA ; SELISTRE, LUIZ FERNANDO A. ; SERRÃO, PAULA R.M.S. ; LESSI, GIOVANNA C. ; GONÇALVES, GLAUCIA H. ; MATTIELLO, STELA M. . Kinetics, kinematics, and knee muscle activation during sit to stand transition in unilateral and bilateral knee osteoarthritis. GAIT & POSTURE , v. 86, p. 38-44, 2021.

  • SELISTRE, LUIZ FERNANDO APPROBATO ; GONÇALVES, GLAUCIA HELENA ; VASILCEAC, FERNANDO AUGUSTO ; SERRÃO, PAULA REGINA MENDES DA SILVA ; NAKAGAWA, THERESA HELISSA ; PETRELLA, MARINA ; JONES, RICHARD KEITH ; MATTIELLO, STELA MÁRCIA . The relationship between urinary C-Telopeptide fragments of type II collagen, knee joint load, pain, and physical function in individuals with medial knee osteoarthritis. Brazilian Journal of Physical Therapy , v. 25, p. 62-69, 2021.

  • DANTAS, LUCAS OGURA ; CARVALHO, CRISTIANO ; PRANDO, BEATRIZ CARDINAL ; MCALINDON, TIMOTHY E. ; DA SILVA SERRÃO, PAULA REGINA MENDES . Mobile health technologies for the management of rheumatic diseases: a systematic review of online stores in Brazil. CLINICAL RHEUMATOLOGY , v. 40, p. 2601-2609, 2021.

  • CARVALHO, CRISTIANO ; SERRÃO, FÁBIO VIADANNA ; MANCINI, LETÍCIA ; SERRÃO, PAULA REGINA MENDES DA SILVA . Impaired muscle capacity of the hip and knee in individuals with isolated patellofemoral osteoarthritis: a cross-sectional study. Therapeutic Advances in Chronic Disease , v. 12, p. 204062232110287, 2021.

  • MAROLDE, ISABELA BIANCHINI ; CARVALHO, CRISTIANO ; SERRÃO, PAULA REGINA MENDES DA SILVA . Cheerleader injuries: a Brazilian cross-sectional study. Motriz , v. 27, p. 1, 2021.

  • TOSSINI, NATÁLIA BARBOSA ; Lessi, Giovanna Camparis ; SIMÕES ZACHARIAS, ANDRÉ LUÍS ; CORRÊA E SILVA, GABRIELLA REGINA ; SERAPHIM ABRANTES, LUIZA SOUZA ; MENDES DA SILVA SERRÃO, PAULA REGINA . Impairment of electrical activation of wrist flexor and extensor muscles during gripping and functional activities in the early stage of hand osteoarthritis: A cross-sectional study. Journal of Hand Therapy , v. 34, p. 109-115, 2021.

  • S JORGE, ANA E ; O DANTAS, LUCAS ; M S SERRÃO, PAULA R ; ALBURQUERQUE-SENDÍN, FRANCISCO ; SALVINI, TANIA F . Photobiomodulation therapy associated with supervised therapeutic exercises for people with knee osteoarthritis: a randomised controlled trial protocol. BMJ Open , v. 10, p. e035711, 2020.

  • OGURA DANTAS, LUCAS ; SERAFIM JORGE, ANA ELISA ; REGINA MENDES DA SILVA SERRÃO, PAULA ; ABURQUERQUE-SENDÍN, FRANCISCO ; DE FATIMA SALVINI, TANIA . Cryotherapy associated with tailored land-based exercises for knee osteoarthritis: a protocol for a double-blind sham-controlled randomised trial. BMJ Open , v. 10, p. e035610, 2020.

  • CARVALHO, CRISTIANO ; SANTOS, G. B. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Effects of a dancing intervention on mood states in a woman with fibromyalgia: A case report. Revista Andaluza de Medicina Del Deporte , v. 13, p. 173-176, 2020.

  • CARVALHO, CRISTIANO ; DA SILVA SERRÃO, PAULA REGINA MENDES ; BELEZA, ANA CAROLINA SARTORATO ; DRIUSSO, PATRICIA . Pelvic floor dysfunctions in female cheerleaders: a cross-sectional study. INTERNATIONAL UROGYNECOLOGY JOURNAL , v. 31, p. 999-1006, 2020.

  • DANTAS, G. ; SACCO, I. ; SANTOS, A. F. ; WATARI, R. ; MATIAS, A. B. ; SERRÃO, PAULA R. M. S. ; POTTY-JUNIOR, H. ; SALVINI, T. F. . Effects of a foot-ankle strengthening programme on clinical aspects and gait biomechanics in people with knee osteoarthritis: protocol for a randomised controlled trial. BMJ Open , v. 10, p. e039279, 2020.

  • DANTAS, L. O. ; MOREIRA, R. ; NORDE, F. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; SENDÍN, FRANCISCO ALBURQUERQUE ; SALVINI, T. F. . The effects of cryotherapy on pain and function in individuals with knee osteoarthritis: a systematic review of randomized controlled trials. CLINICAL REHABILITATION , v. 33, p. 1310-1319, 2019.

  • PETRELLA, MARINA ; SERRÃO, PAULA R.M.S. ; SELISTRE, LUIZ FERNANDO A. ; LESSI, GIOVANNA C. ; GONÇALVES, GLAUCIA H. ; MATTIELLO, STELA M. . Individual joint contributions to the total support moment during the sit-to-stand task differentiate mild and moderate knee osteoarthritis. CLINICAL BIOMECHANICS , v. 70, p. 52-58, 2019.

  • DANTAS, L. O. ; BREDA, C. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; SENDÍN, FRANCISCO ALBURQUERQUE ; JORGE, A. E. S. ; CUNHA, J. E. ; DURIGAN, J. L. Q. ; SALVINI, T. F. . Short-term cryotherapy did not substantially reduce pain and had unclear effects on physical function and quality of life in people with knee osteoarthritis: a randomised trial. Journal of Physiotherapy , v. 65, p. 215-221, 2019.

  • MELLO, A. S. ; MELLO, M.T. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; LUZ, R. P. ; RUIZ, F. ; BITTENCOURT, L. R. ; TUFIK, S. ; MATTIELLO, STELA M. . Influence of Obstructive Sleep Apnea in the Functional Aspects of Patients With Osteoarthritis. Journal of Clinical Sleep Medicine , v. 14, p. 265-270, 2018.

  • PETRELLA, M. ; Gramani-Say, Karina ; SERRÃO, PAULA REGINA M.S. ; Lessi, Giovanna Camparis ; BARELA, J. A. ; CARVALHO, R. P. ; MATTIELLO, STELA M. . Measuring postural control during mini-squat posture in men with early knee osteoarthritis. HUMAN MOVEMENT SCIENCE , v. 52, p. 108-116, 2017.

  • GONÇALVES, GLAUCIA HELENA ; SENDÍN, FRANCISCO ALBURQUERQUE ; DA SILVA SERRÃO, PAULA REGINA MENDES ; SELISTRE, LUIZ FERNANDO APPROBATO ; PETRELLA, MARINA ; CARVALHO, CRISTIANO ; MATTIELLO, STELA MÁRCIA . Ankle strength impairments associated with knee osteoarthritis. CLINICAL BIOMECHANICS , v. 46, p. 33-39, 2017.

  • SELISTRE, LUIZ FERNANDO APPROBATO ; GONÇALVES, GLAUCIA HELENA ; PETRELLA, MARINA ; DE OLIVEIRA SATO, TATIANA ; DA SILVA SERRÃO, PAULA REGINA MENDES ; VASILCEAC, FERNANDO AUGUSTO ; MATTIELLO, STELA MARCIA . The effects of strengthening, neuromuscular and lumbopelvic stabilization exercises on strength, physical function and symptoms in men with mild knee osteoarthritis: A pilot study. ISOKINETICS AND EXERCISE SCIENCE , v. 25, p. 1-9, 2017.

  • TOSSINI, N. B. ; SILVA, G. R. C. ; PETRELLA, M. ; SOARES, V. E. B. ; BRANDAO, A. F. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Influência da realidade virtual sobre a dor, fadiga, capacidade funcional e qualidade de vida na fibromialgia: estudo de caso. Acta Fisiatrica (USP) , v. 24, p. 161-169, 2017.

  • MELLO, A. S. ; MELLO, M.T. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; LUZ, R. P. ; BITTENCOURT, L. R. ; MATTIELLO, STELA M. . Influence of obstructive sleep apnea syndrome in the fluctuation of the submaximal isometric torque of knee extensors in patients with early-grade osteoarthritis. Revista Brasileira de Fisioterapia (Online) , v. 19, p. 271-278, 2015.

  • SERRÃO, PAULA REGINA M.S. ; VASILCEAC, FERNANDO A. ; Gramani-Say, Karina ; LESSI, GIOVANNA C. ; Oliveira, Ana Beatriz ; REIFF, RODRIGO B.M. ; MATTIELLO-SVERZUT, ANA CLÁUDIA ; MATTIELLO, STELA M. . Men with Early Degrees of Knee Osteoarthritis Present Functional and Morphological Impairments of the Quadriceps Femoris Muscle. American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation , v. 94, p. 70-81, 2015.

  • SERRÃO, P.R.M.S. ; VASILCEAC, FA ; SAY, Karina Gramani ; LESSI, G. C. ; REIFF, RODRIGO B. M. ; MATTIELLO-SVERZUT, A. C. ; MATTIELLO SM . Expression of receptors of advanced glycation end product (RAGE) and types I, III and IV collagen in the vastus lateralis muscle of men in early stages of knee osteoarthritis. Connective Tissue Research (Print) , v. 55, p. 331-338, 2014.

  • SERRÃO, P.R.M.S. ; GRAMANI-SAY, K. ; LESSI, G. C. ; MATTIELLO, S. M. . Knee extensor torque of men with early degrees of osteoarthritis is associated with pain, stiffness and function. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso) , v. 16, p. 289-294, 2012.

  • Lessi, Giovanna Camparis ; SERRÃO, P.R.M.S. ; Gramani-Say, Karina ; Mattiello, Stela MÃrcia . Male subjects with early-stage knee osteoarthritis do not present biomechanical alterations in the sagittal plane during stair descent. Knee (Oxford) , v. 19, p. 387-391, 2012.

  • MELLO, A. S. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; DRIUSSO, P. ; MATTIELLO, S. M. . Efeito de exercícios terapêuticos no equilíbrio de mulheres com osteoartrite de joelho: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso) , v. 16, p. 1-9, 2012.

  • ZANCA, G. ; CAMARGO, P. R. ; OLIVEIRA, A.B. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; MATTIELLO-ROSA, S. M. . Isometric medial and lateral rotations torque steadiness in female workers with shoulder impingement. Isokinetics and Exercise Science , v. 18, p. 115-118, 2010.

  • Castro, A.P. ; PEREIRA, V. S. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; DRIUSSO, P. . Eficácia do biofeedback para o tratamento da incontinência urinária de esforço: uma revisão sistemática. Scientia Medica (PUCRS. Impresso) , v. 20, p. 257-263, 2010.

  • SERRAO, F. V. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; FOERSTER, B. ; TANNUS, A. ; MONTEIRO-PEDRO, V. ; SALVINI, T. F. . Assessment of the quadriceps femoris muscle in women after injury induced by maximal eccentric isokinetic exercise with low angular speed. Journal of Sports Science and Medicine , v. 6, p. 106-116, 2007.

  • MARCOLINO, A. M. ; SERRAO, F. V. ; SELISTRE, L. F. A. ; SERRÃO, PAULA R.M.S. . Fisioterapia nas Lesões do Quadril. In: Rafael Inácio Barbosa e Marcelo Faria Silva. (Org.). Fisioterapia Traumato-Ortopédica. 1ed.: artmed, 2021, v. , p. 1-256.

  • FERNANDES, L. F. R. M. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Órteses de membro superior na fisioterapia traumato-ortopédica. In: Marcelo Faria Silva; Rafael Inácio Barbosa. (Org.). Programa de Atualização em Fisioterapia Traumato-ortopédica - PROFISIO. 1ed.Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2019, v. 2, p. 9-74.

  • SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; JORGE, A. E. S. ; DANTAS, L. O. ; SALVINI, TANIA F . Tratamento Conservador na Reabilitação da Osteoartrite do Joelho. In: Marcelo Faria Silva; Rafael Inácio Barbosa. (Org.). Programa de Atualização em Fisioterapia Traumato-ortopédica - PROFISIO. 1ed.Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2019, v. 1, p. 79-130.

  • SELISTRE, L. F. A. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; LESSI, GIOVANNA C. . Therapeutic exercises in the rehabilitation of knee osteoarthritis. In: Cleber Ferraresi. (Org.). Physical Exercises: An Important Tool for Physical Therapy. 1ed.: Nova Science Publishers, 2015, v. , p. 129-156.

  • ZACHARIAS, A. L. ; TOSSINI, N. B. ; ABRANTES, L. S. ; SILVA, G. R. C. ; LESSI, GIOVANNA C. ; SERRÃO, PAULA R. M. S. . Análise eletromiográfica de flexores e extensores de punho em sujeitos com osteoartrite de mão. In: XIV Congresso Brasileiro de Reabilitação da Mão - CBRM, 2017, Porto Alegre. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 2017. v. 1. p. 457-464.

  • ABRANTES, L. S. ; TOSSINI, N. B. ; ZACHARIAS, A. L. ; SERRÃO, PAULA REGINA M.S. . Influência da osteoartrite de mãos na força, na preensão e na função do membro superior. In: XIV Congresso Brasileiro de Reabilitação da Mão - CBRM, 2017, Porto Alegre. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 2017. v. 1. p. 475-481.

  • MARTINS, E. J. ; SERRÃO, Paula R. ; MATTIELLO, STELA M. ; MATTIELLO-SVERZUT, ANA CLÁUDIA . Análise comparativa da força, potência e fadiga muscular de crianças e adolescentes saudáveis e com mielomeningocele. In: 8o Congresso Internacional de Fisioterapia, 2016, Salvador. Anais do 8o Congresso Internacional de Fisioterapia, 2016.

  • SACCOL, M. F. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; ZANCA, G. ; MATTIELLO-SVERZUT, ANA CLÁUDIA ; EJNISMAN, B. ; MATTIELLO, STELA M. . Características do tipo de fibra muscular dos supraespinal e função do ombro em atletas com instabilidade anteriior ou lesão Slap: uma série de casos.. In: I Congresso Brasileiro de Reabilitação de Ombro e Cotovelo, 2014, Fortaleza. Anais do I Congresso Brasileiro de Reabilitação de Ombro e Cotovelo, 2014.

  • RIENZO, F. A. ; MATTIELLO-ROSA, S. M. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; STOLSES, A. R. ; VOLLAND, J. M. . Relação entre velocidade de arremesso e pico de torque dos rotadores do ombro em jogadores de handebol.. In: XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007, São Pedro. Anais do XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007. p. 1262-1267.

  • PEREIRA, V. S. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; SERRAO, F. V. . Efeito do treinamento concêntrico e excêntrico no pico de torque dos músculos flexores do cotovelo.. In: XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007, São Pedro. Anais do XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007. p. 478-483.

  • LUNA, N. M. S. ; SOUZA, J.B.G ; STUART, A. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; MATTIELLO-ROSA, S. M. . Análise e comparação dos valores de índice de fadiga e coeficiente de variância entre triatletas e ciclistas.. In: XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007. Anais do XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007. p. 1268-1273.

  • SERRÃO, P.R.M.S. ; PRADO, C. L. ; SILVA, Y. P. . Avaliação dos Riscos Posturais de sobrecarga Mecânica de um Serviço de Coleta Seletiva de Lixo. In: XI Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2005, João Pessoa. Anais do XI Congresso de Biomecânica, 2005. p. 115-115.

  • LOREVICE, L. ; TOSSINI, NATÁLIA BARBOSA ; DE OLIVEIRA, GABRIELA SARDELI ; MELO, C. S. ; GONCALVES, G. V. ; SERRÃO, PAULA R.M.S. . Utilização do método shaping com enfoque no fortalecimento do 1 interósseo dorsal para tratamento de indivíduos com rizoartrose: Relato de casos. In: I Fórum discente da ABRAPG-FT, 2023. Brazilian Journal of Physical Therapy, 2023. v. X.

  • TOSSINI, NATÁLIA BARBOSA ; MELO, C. S. ; LOREVICE, L. ; DE OLIVEIRA, GABRIELA SARDELI ; GONCALVES, G. V. ; DOS SANTOS, GABRIEL BERNARDI ; SERRÃO, PAULA R.M.S. . Efeito do fortalecimento do 1 interósseo dorsal no quadro clínico de indivíduos com osteoartrite carpometacarpal. In: IV Congresso Brasileiro e Internacional da ABRAFITO, 2023. Anais do IV Congresso Brasileiro e Internacional da ABRAFITO, 2023.

  • MELO, C. S. ; TOSSINI, NATÁLIA BARBOSA ; SELISTRE, LUIZ FERNANDO A. ; SERRÃO, PAULA R.M.S. . The impact of pain on funcional activities in individuals with hip osteoarthritis. In: 2023 OARSI World Congress on Osteoarthritis, 2023. Osteoarthritis and Cartilage, 2023. v. 31. p. 704.

  • MELO, C. S. ; TOSSINI, NATÁLIA BARBOSA ; GOMES, E. A. P. ; SELISTRE, LUIZ FERNANDO A. ; SERRÃO, PAULA R.M.S. . Existe relação entre redução da capacidade funcional, força e atividade elétrica em sujeitos com osteoartrite de quadril?. In: IV Congresso Brasileiro e Internacional da ABRAFITO, 2023. Anais do IV Congresso Brasileiro e Internacional da ABRAFITO, 2023.

  • GONCALVES, G. V. ; COELHO, V. C. M. ; PERCIANI, L. ; FERREIRA, J. A. C. S. ; BUENO NETO, D. ; SERRÃO, PAULA R.M.S. . Prática baseada em evidência de fisioterapeutas que atuam no desporto surdo - Estudo piloto. In: I Fórum discente da ABRAPGFT, 2023. Brazilian Journal of Physical Therapy, 2023.

  • GONCALVES, G. V. ; PERCIANI, L. ; COELHO, V. C. M. ; PEREIRA, N. D. ; GOMES, G. A. O. ; SERRÃO, PAULA R.M.S. . Elaboração de Roteiro para Grupo Focal com Fisioterapeutas que atuam no Desporto Surdo Brasileiro: Relato de Experiência.. In: II COBLICSS - II Congresso Brasileiro de Libras e Cultura Surda na Saúde, 2023. Anais do II COBLICSS - II Congresso Brasileiro de Libras e Cultura Surda na Saúde, 2023.

  • DOS SANTOS, GABRIEL BERNARDI ; CARVALHO, C. ; BELEZA, ANA CAROLINA SARTORATO ; SATO, T. O. ; SERRÃO, PAULA R.M.S. . Fadiga e aspectos da saúde mental de mulheres, com e sem doenças reumatológicas no período de pandemia da COVID-19. In: I Fórum discente da ABRAPG-FT, 2023. Brazilian Journal of Physical Therapy, 2023. v. X.

  • CARVALHO, C. ; SERRÃO, FÁBIO VIADANNA ; PISANI, G. K. ; MARTINEZ, A. F. ; SERRÃO, PAULA R.M.S. . CINEMÁTICA DO PLANO FRONTAL DURANTE O AGACHAMENTO UNIPODAL E FORÇA DO QUADRIL EM PACIENTES COM OSTEOARTRITE PATELOFEMORAL: UM ESTUDO TRANSVERSAL. In: I Congresso Internacional de Ciências do Movimento Humano CCMH 2022, 2022, online. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM SAÚDE, 2022. v. 24. p. 1.

  • CARVALHO, C. ; BIFANI, BIANCA ESCUER ; DOS SANTOS, GABRIEL BERNARDI ; SERRÃO, PAULA R.M.S. ; ROCHA, ANA PAULA RODRIGUES ; SATO, T. O. . Disfunções do assoalho pélvico em mulheres com lúpus eritematoso sistêmico: um estudo transversal. In: XXIV Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2022. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2022.

  • MANCINI, LETÍCIA ; CARVALHO, C. ; SERRAO, F. V. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Comprometimento da capacidade dos músculos da coxa em indivíduos com osteoartrite patelofemoral: Um estudo transversal. In: XXVII Simpósio de Fisioterapia da UFSCar, 2021, São Carlos. Anais do XXVII Simpósio de Fisioterapia da UFSCar, 2021.

  • MATTIELLO, S. M. ; FRANCISCO, P. J. ; Gramani-Say, Karina ; CARVALHO, C. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Does sensorimotor training improve postural stability in early stages of knee osteoarthritis?. In: 2021 OARSI Virtual World Congress, 2021, online. Osteoarthritis and Cartilage,, 2021. v. 22. p. S11-S12.

  • CARVALHO, C. ; PISANI, G. K. ; MANCINI, LETÍCIA ; SERRAO, F. V. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Análise da força dos músculos do quadril em indivíduos com osteoartrite patelofemoral isolada: resultados preliminares. In: XXIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2021, online. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2021. p. 138803.

  • CARVALHO, C. ; OGURA DANTAS, LUCAS ; PRANDO, B. C. ; MCALINDON, TIMOTHY E. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Tecnologias móveis em saúde para o manejo de doenças reumáticas: Uma análise a partir de lojas online do Brasil.. In: XXIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2021, online. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2021. p. 139192.

  • MANCINI, LETÍCIA ; CARVALHO, C. ; SERRAO, F. V. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Comprometimento da capacidade dos músculos do quadril em indivíduos com osteoartrite patelofemoral: Estudo transversal. In: XXVII Simpósio de Fisioterapia da UFSCar, 2021, online. Anais do XXVII Simpósio de Fisioterapia da UFSCar, 2021.

  • MELO, C. S. ; TOSSINI, N. B. ; GOMES, E. A. P. ; SELISTRE, LUIZ FERNANDO A. ; SERRÃO, PAULA R.M.S. . O comprometimento dos músculos flexores e extensores do quadril na presença de osteoartrite. In: XIX Congresso Brasileiro de Biomecânica, XI Simpósio de Neuromecânica Aplicada e III Encontro Latino Americano de Biomecânica, 2021, online. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2021. v. 15. p. 70.

  • DE OLIVEIRA, GABRIELA SARDELI ; TOSSINI, NATÁLIA BARBOSA ; PEREIRA, N. D. ; SERRÃO, PAULA R.M.S. . Influência da condição de Saúde Rizoartrose nos domínios de atividade e participação de adultos e idosos. In: XXVII Simpósio de Fisioterapia da UFSCar, 2021. Anais do XXVII Simpósio de Fisioterapia da UFSCar, 2021.

  • PRANDO, B. C. ; CARVALHO, C. ; PETRELLA, M. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Confiabilidade teste-reteste da força isométrica e isocinética do Punho. In: XXVI Simpósio de Fisioterapia da UFSCar, 2020, São Carlos. Anais do XXVI Simpósio de Fisioterapia da UFSCar, 2020.

  • SANTOS, G. B. ; CARVALHO, C. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Efeitos da dança nos estados de ânimo de uma mulher com fibromialgia: relato de caso.. In: XXVI Simpósio de Fisioterapia da UFSCar e XVI Encontro de Ex-Alunos, 2020. Anais do In: XXVI Simpósio de Fisioterapia da UFSCar, 2020.

  • CARVALHO, C. ; PISANI, G. K. ; MARTINEZ, A. F. ; MANCINI, LETÍCIA ; SERRAO, F. V. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Hip abductors strength and trunk, pelvis, hip and knee frontal plane kinematics analysis during single-leg squat in individuals with and without patellofemoral osteoarthritis.. In: EULAR 2020 E-CONGRESS, 2020, online. Annals of the Rheumatic Diseases, 2020. v. 79. p. 525.

  • DANTAS, L. O. ; CARREIRA, R. F. ; NORDE, F. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; SENDÍN, FRANCISCO ALBURQUERQUE ; SALVINI, T. F. . THE EFFECTS OF CRYOTHERAPY ON PAIN AND FUNCTION IN INDIVIDUALS WITH KNEE OSTEOARTHRITIS: A SYSTEMATIC REVIEW OF RANDOMIZED CONTROLLED TRIALS. In: 2019 OARSI World Congress, 2019, Boston. Osteoarthritis and Cartilage, 2019. v. 27. p. 439-440.

  • PRANDO, B. C. ; CARVALHO, C. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Comparação da força de preensão palmar e qualidade de vida entre duas cheerleaders com e sem dor no punho.. In: III Congresso Brasileiro e Internacional da ABRAFITO, 2019, Belo Hprizonte. III Congresso Brasileiro e Internacional da ABRAFITO. Uberaba, 2019. v. 3.

  • CARVALHO, C. ; SANTOS, G. B. ; MELO, C. S. ; PRANDO, B. C. ; GOMES, G. P. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Efeitos da dança na dor e qualidade de vida de uma mulher com fibromialgia: relato de caso. In: III Congresso Brasileiro e Internacional da ABRAFITO, 2019, Belo Horizonte. III Congresso Brasileiro e Internacional da ABRAFITO, 2019. v. 3.

  • MAROLDE, I. B. ; CARVALHO, C. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Lesões em cheerleaders do Brasil: um estudo transversal. In: III Congresso Brasileiro e Internacional da ABRAFITO, 2019, Belo Horizonte. Anais do Congresso Brasileiro da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica-ABRAFITO. Uberaba, 2019. v. 3.

  • CARVALHO, C. ; SERRAO, F. V. ; PISANI, G. K. ; MARTINEZ, A. F. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Biomecânica do plano frontal em indivíduos com e sem osteoartrite patelofemoral isolada: estudo piloto.. In: III Congresso Brasileiro e Internacional da ABRAFITO, 2019, Belo Horizonte. Anais do Congresso Brasileiro da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica-ABRAFITO. Uberaba, 2019. v. 3.

  • CARVALHO, C. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; BELEZA, A. C. S. ; DRIUSSO, P. . Prevalência dos sintomas urinários em mulheres praticantes de cheerleading. In: IV Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Saúde da Mulher, 2018, Belo Horizonte. Anais do Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Rio de Janeiro: Associação de Fisioterapeutas do Brasil, 2018. v. 2.

  • DANTAS, L. O. ; BREDA, C. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; JORGE, A. E. S. ; SALVINI, T. F. . Cryotherapy short-term use relieves pain, improves function and quality of life in individuals with knee osteoarthritis: randomized controlled trial. In: 2017 OARSI World Congress on Osteoarthritis, 2017, Las Vegas. Osteoarthritis and Cartilage, 2017. v. 25. p. S174.

  • MATTIELLO, STELA M. ; VASILCEAC, FERNANDO A. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; GONCALVES, G. H. ; PIMENTEL, E. R. . Collagen of medial meniscus resists ACL transection trauma in OA model defferently from articular cartilage. In: World Congress on Osteoporosis, Osteoarthritis and Musculoskeletal Diseases, 2017, Florence. Osteoporosis International with other metabolic bone diseases, 2017. v. 28. p. P1098.

  • GONCALVES, G. H. ; SELISTRE, L. F. A. ; SENDÍN, FRANCISCO ALBURQUERQUE ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; CARVALHO, CRISTIANO ; PETRELLA, MARINA ; MATTIELLO, STELA M. . Biomechanical impairments of ankle associated with knee osteoarthritis. In: World Congress on Osteoporosis, osteoarthrits and musculoskeletal diseases, 2017, Florence. Osteoporosis International with other metabolic bone diseases, 2017. v. 28. p. P540.

  • MARTINS, E. J. ; LEONARDI-FIGUEIREDO, M. M. ; SERENZA, F. S. ; RAVANELLI, L. S. ; SERRÃO, Paula R. ; MATTIELLO, STELA M. ; MATTIELLO-SVERZUT, ANA CLÁUDIA . Análise comparativa da força muscular isocinética de crianças e adolescentes saudáveis e com mielomeningocele. In: IV Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia e IV Jornada Nacional de Procedimentos Mioterápicos, 2016, Ribeirão Preto. Anais do IV Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia. Ribeirão Pret, 2016.

  • CARVALHO, G. H. ; CARVALHO, C. ; SELISTRE, L. F. A. ; PETRELLA, M. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; MATTIELLO, STELA M. . Plantar flexion torque can negatively compromisse the functional activities such as climbing stairs and walking in patients with knee osteoarthritis?. In: OARSI 2016 World Congress., 2016, Holanda. Osteoarthritis and Cartilage, 2016. p. S119.

  • PETRELLA, M. ; SERRÃO, PAULA REGINA M.S. ; SELISTRE, L. F. A. ; CARVALHO, G. H. ; MATTIELLO, STELA M. . Muscle imbalance and physical function measures in different degrees of radiographic knee osteoarthritis. In: OARSI 2016 World Congress, 2016, Holanda. Osteoarthritis and Cartilage, 2016. p. S476.

  • SELISTRE, L. F. A. ; CARVALHO, G. H. ; PETRELLA, M. ; VASILCEAC, F. A. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; MATTIELLO, STELA M. . Association of strengthening, neuromuscular training and trunk stability exercises improves strength, physical function and symptoms in men with mild knee OA. In: OARSI World Congress, 2015, Seattle. Osteoarthritis and Cartilage,, 2015. v. 23. p. A391-A391.

  • PETRELLA, M. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; Gramani-Say, Karina ; LESSI, GIOVANNA C. ; SELISTRE, L. F. A. ; MATTIELLO, STELA M. . Men with knee osteoarthritis grades I and II present impairments in performance and in electrical activity of the quadriceps femuris muscle. In: OARSI World Congress, 2015, Seattle. Osteoarthritis and Cartilage, 2015. v. 23. p. A369-A370.

  • PETRELLA, M. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; Gramani-Say, Karina ; SELISTRE, L. F. A. ; CARVALHO, G. H. ; MATTIELLO, STELA M. . Correlation between Self-Reported Physical Function and Isokinetic Total Muscle Work in Early Degrees of Knee Osteoarthritis. In: 15th EULAR Annual European Congress of Rheumatology, 2014, Paris. Ann Rheum Dis, 2014. v. 73. p. 1205.

  • MELLO, A. S. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; LUZ, R. P. ; GAVEA, S. ; RUIZ, F. ; BITTENCOURT, L. R. ; TUFIK, S. ; MELLO, M.T. ; MATTIELLO, STELA M. . The influence of obstructive sleep apnea on the functional aspects of patientes with knee osteoarthritis. In: ACSM's 61nd Annual Meeting, 2014, Orlando. Medicine &Science in Sports & Exercise, 2014. v. 46. p. 228-228.

  • MELLO, A. S. ; SERRÃO, Paula R. ; DRIUSSO, P. ; Mattiello, Stela MÃrcia . The effects of therapeutic exercise on the balance of women with knee osteoarthritis: a systematic review. In: 2013 World Congress - OARSI, 2013, Philadelphia. Osteoarthritis and Cartilage, 2013. v. 21. p. S208-S209.

  • Mattiello, Stela MÃrcia ; P.R. Serrão ; Gramani-Say, Karina ; VASILCEAC, F. A. ; Lessi, Giovanna Camparis ; OLIVEIRA, A.B. . Men with early degrees of knee OA have alterations in voluntary activity of the vastus lateralis muscle and decreases in eccentric knee extensor torque. In: 2013 World Congress - OARSI, 2013, Philadelphia. Osteoarthritis and Cartilage, 2013. v. 21. p. S250-S250.

  • Mattiello, Stela MÃrcia ; MELLO, A. S. ; LUZ, R. P. ; P.R. Serrão ; VASILCEAC, F. A. ; GAVEA, S. ; RUIZ, F. ; TUFIK, S. ; MELLO, M.T. . A program with a predominance of sensory-motor training positively influences the domains of the WOMAC in patients with osteoarthritis of the knee in the early stages?. In: 2013 World Congress - OARSI, 2013, Philadelphia. Osteoarthritis and Cartilage, 2013. v. 21. p. S278-S278.

  • MELLO, A. S. ; LUZ, R. P. ; GAVEA, S. ; P.R. Serrão ; VASILCEAC, F. A. ; BITTENCOURT, L. R. ; RUIZ, F. ; TUFIK, S. ; MELLO, M.T. ; Mattiello, Stela MÃrcia . Impact of strength training and sensory motor abou the sleep patterns in patients with osteoarthritis of the knee in early stages. In: 2013 World Congress - OARSI, 2013, Philadelphia. Osteoarthritis and Cartilage, 2013. v. 21. p. S278-S278.

  • SANTOS, A. A. ; SELISTRE, LUIZ FERNANDO APPROBATO ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; MATTIELLO, STELA M. . Correlação entre manutenção da ponte, torque abdutor e sintomas em indivíduos com osteoartrite. In: XX Simpósio de Fisioterapia da UFSCar e XI Encontro de ex-alunos, 2013, São Carlos. Suplemento Fisioterapia Brasil, 2013. v. 14. p. 21-21.

  • PEDRAZZANI, P. S. ; MATTIELLO, STELA M. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; SELISTRE, LUIZ FERNANDO APPROBATO ; SANTOS, A. A. . Efeito de um protocolo de tratamento fisioterapêutico com enfoque nos músculos do quadril, abdomen e tronco em sujeitos com osteoartrite de joelho: resultados preliminares. In: 10o Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar / XXI CIC UFSCar, 2013, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2013. v. 9.

  • SANTOS, A. A. ; MATTIELLO, STELA M. ; SELISTRE, LUIZ FERNANDO APPROBATO ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; MARCOLINO, A. M. . Correlação entre o tempo de manutenção da ponte lateral, torque abdutor do quadril e sintomas em indivíduos com osteoartrite de joelho em graus iniciais. In: 10o Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar / XXI CIC UFSCar, 2013, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2013. v. 9.

  • P.R. Serrão ; VASILCEAC, F. A. ; MATTIELLO-SVERZUT, A. C. ; MATTIELLO, S. M. . Early stages of knee osteoarthritis alter type 2b fibers of the vastus lateralis muscle and decrease eccentric knee extensor torque. In: 41st European Muscle Conference, 2012, Rhodes. J Muscle Research and Cell Motility, 2012. v. 33. p. 284-284.

  • GRAMANI-SAY, K. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; MEDEIROS, A. I. ; VASILCEAC, F. A. ; LESSI, G. C. ; BARELA, J. A. ; MATTIELLO, S. M. . Research Report Abstracts. In: 16th International WCPT Congress, 2011, Amsterdan. Physiotherapy. v. 97. p. 429-430.

  • SERRÃO, Paula R. ; Gramani-Say, Karina ; Lessi, Giovanna Camparis ; VIEIRA, T. H. M. M. ; Mattiello, Stela MÃrcia . Avaliação do controle sensório-motor de homens com graus iniciais de osteoartrite de joelho - Estudo Piloto. In: XIX Encontro Rio-São Paulo de Reumatologia e XXI Jornada Paulista de Reumatologia, 2011, São Paulo. Revista Paulista de Reumatologia, 2011. v. 10. p. 36-36.

  • GIMENEZ, A. C. F. ; MATTIELLO-ROSA, S. M. ; LESSI, G. C. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; GRAMANI-SAY, K. . Avaliação Isocinética Pré e Pós intervenção fisioterapêutica em portadores de Osteoartrite de joelho graus I e II. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2010, São Carlos. Anais Congressos de Iniciação Científica e Tecnológica, 2010.

  • MATTIELLO-ROSA, S. M. ; GRAMANI-SAY, K. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; LESSI, G. C. ; REIFF, R. B. M. ; BARELA, J. A. . Correlation between the presence of cytokines in the synovial fluid and postural control in early degrees of knee osteoarthritis. In: 9th Word Congress of the International Cartilage Repair Society, 2010, Barcelona. International Cartilage Repair Society Main Programme & Extended Abstracts, 2010. p. 116-116.

  • MATTIELLO-ROSA, S. M. ; GRAMANI-SAY, K. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; KAWAGUCHI, Y. M. F. ; LESSI, G. C. . The influence of a physical training in the motor control - quadriceps steadness of patients with osteoarthritis grade I or II.. In: 9th Word congress of the International Cartilage Repair Society, 2010, Barcelona. International Cartilage Repair Society Main Programme & Extended Abstracts, 2010. p. 118-118.

  • MELLO, A. S. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; DRIUSSO, P. ; MATTIELLO-ROSA, S. M. . EFEITO DE PROGRAMAS DE REABILITAÇÃO NO EQUILÍBRIO DE MULHERES COM OSTEOARTRITE DE JOELHO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. In: 5. Congresso Internacional de Fisioterapia, 2010, Fortaleza. 5. Congresso Internacional de Fisioterapia, 2010.

  • GRAMANI-SAY, K. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; LESSI, G. C. ; CARVALHO, R. P. ; BARELA, J. A. ; MATTIELLO-ROSA, S. M. . Controle Postural no Teste Unipodal em Portadores de Osteoartrite de Joelho - Grau I e II. In: 13o. Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2009, São Paulo. CD dos Trabalhos apresentados no XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2009.

  • ROSSI, M. P. ; MATTIELLO-ROSA, S. M. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; GRAMANI-SAY, K. ; LESSI, G. C. . Influência de um tratamento fisioterapêutico no pico de torque de mulheres com osteoartrite de joelho. In: XVII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2009, São Carlos. Anais Congressos de Iniciação Científica e Tecnológica, 2009. v. 5. p. 756-756.

  • RODRIGUES, R. C. ; MATTIELLO-ROSA, S. M. ; GRAMANI-SAY, K. ; SERRÃO, P.R.M.S. . Influência de um programa fisioterapêutico no controle postural de mulheres portadoras de osteoartrite de joelho - Estudo da oscilação postural. In: XVII Congresso de Iniciação Científica, 2009, São Carlos. Anais Congressos de Iniciação Científica e Tecnológica, 2009. p. 757-757.

  • GRAMANI-SAY, K. ; GARCIA, L. M. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; MATTIELLO-ROSA, S. M. . The effect of physiotherapy programme in the quality of life in subjects with osteoarthritis grade I an II. In: 19th IAGG World Congress of Gerontology and Geriatrics, 2009, Paris. The Journal of nutrition, health & aging., 2009. v. 13. p. S601-S601.

  • ROSSI, M. P. ; MATTIELLO-ROSA, S. M. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; GRAMANI-SAY, K. ; LESSI, G. C. . Efeito da Fisioterapia em mulheres com osteoartrite de joelho graus I e II. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. Fisioterapia e Pesquisa, 2009. v. 16.

  • RODRIGUES, R. C. ; ROSSI, M. P. ; GRAMANI-SAY, K. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; MATTIELLO-ROSA, S. M. . Efeito de um programa fisioterapêutico em mulheres com osteoartrite de joelho. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. Revista Fisioterapia e Pesquisa, 2009. v. 16.

  • GARCIA, L. M. ; GRAMANI-SAY, K. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; CARVALHO, R. P. ; BARELA, J. A. ; MATTIELLO-ROSA, S. M. . A fisioterapia no controle postural durante o sentar e levantar na osteoartrite. In: VIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. Revista Fisioterapia e Pesquisa, 2009. v. 16.

  • ROSSI, M. P. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; GRAMANI-SAY, K. ; LESSI, G. C. ; KAWAGUCHI, Y. M. F. ; OLIVEIRA, A.B. ; MATTIELLO-ROSA, S. M. . Comparação da força submáxima da músculo quadríceps entre homens e mulheres com osteoartrite grau I ou II. In: XI Encontro AAARL de Medicina Esportiva, 2008, Ribeirão Preto. Revista do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 2008. v. 41. p. 11-11.

  • VIEIRA, T. H. M. M. ; MATTIELLO-ROSA, S. M. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; GRAMANI-SAY, K. . Influência do tratamento fisioterapêutico em indivíduos com osteoartrite graus I ou II. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2008, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2008. v. 4.

  • KAWAGUCHI, Y. M. F. ; MATTIELLO-ROSA, S. M. ; GRAMANI-SAY, K. ; SERRÃO, P.R.M.S. . Influencia de um treinamento de força no controle motor de portadores de osteoartrite - Graus I e II. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2008, Sao Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2008. v. 4.

  • GARCIA, L. M. ; MATTIELLO-ROSA, S. M. ; GRAMANI-SAY, K. ; SERRÃO, P.R.M.S. . Efeito de um programa de tratamento fisioterapêutico na qualidade de vida de indivíduos com osteoartrite Grau I ou II. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2008, Sao Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2008. v. 4.

  • ZANCA, G. ; CAMARGO, P. R. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; OLIVEIRA, A.B. ; MATTIELLO-ROSA, S. M. . AVALIAÇÃO PROPRIOCEPTIVA DA ARTICULAÇÃO DO OMBRO EM PORTADORAS DE SÍNDROME DO IMPACTO (GRAU I E II) PELO TESTE DE REPRODUÇÃO DE FORÇA. In: XV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2007, Sao Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2007. v. 3. p. 520-520.

  • LESSI, G. C. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; MATTIELLO-ROSA, S. M. . Análise do controle motor na osteocondrite dissecante do joelho - um estudo de caso. In: XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007, São Paulo. Revista Brasileira de Fisioterapia (Online). São Carlos, 2007. v. 11.

  • ZANCA, G. ; CAMARGO, P. R. ; P.R. Serrão ; Mattiello, Stela MÃrcia . Resposta neuromuscular durante rotação medial e lateral isométrica em portadoras da síndrome do impacto subacromial. In: XV Simpósio de Fisioterapia da UFSCar, 2007, São Carlos. Fisioterapia Brasil, 2007. v. 8. p. 7-7.

  • PEREIRA, V. S. ; PALHARINI, R. C. ; SALVADOR, J. A. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; SERRAO, F. V. . Análise da Atividade Eletromiográfica do Músculo Bíceps Braquial Antes e Após Treinamento Resistido Concêntrico e Excêntrico. In: XIV Simpósio de Fisioterapia da UFSCar, 2006. Revista Fisioterapia e Pesquisa, 2006. v. 13. p. 39-39.

  • PEREIRA, V. S. ; PALHARINI, R. C. ; SALVADOR, J. A. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; SERRAO, F. V. . Estudo da atividade eletromiográfica do músculo bíceps braquial durante contrações isométricas em diferentes níveis de intensidade. In: XIV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2006, Sao Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2006. v. 2. p. 496-496.

  • LUNA, N. M. S. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; MATTIELLO-ROSA, S. M. . Determinação e análise dos valores de índice de fadiga e coeficiente de variância em triatletas e nadadores da cidade de Sao Carlos. In: XIV Congresso de Inicia~ção Científica da UFSCar, 2006, Sao Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2006. v. 2. p. 475-475.

  • SERRÃO, P.R.M.S. ; SERRAO, F. V. . Efeito do Treinamento Resistido Concêntrico e Excêntrico no Desempenho Funcional dos Músculos Flexores do Cotovelo. In: XIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2005, São Carlos. Anais do XIII Congresso de Iniciação Científica (CIC) da UFSCar, 2005.

  • PALHARINI, R. C. ; SALVADOR, J. A. ; SALVINI, T. F. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; SERRAO, F. V. . Comparação de Diferentes Métodos de Integração do sinal Eletromiográfico no Estudo do Recrutamento Muscular. In: XIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2005, São Carlos. Anais do XIII Congresso de Iniciação Científica (CIC) da UFSCar, 2005.

  • SERRÃO, P.R.M.S. ; SERRAO, F. V. . Efeito do Treinamento Resistido no Desempenho Funcional dos Músculos Flexores do Cotovelo. In: 13 Simpósio de Fisioterapia da UFSCar, 2005, Sao Carlos. Revista Brasileira de Fisioterapia. Sao Carlos, 2005. v. 1. p. 22-23.

  • SERRÃO, P.R.M.S. ; SANTOS, A. H. ; MARTINS, C. C. ; PRADO, C. L. ; SILVA, F. P. S. ; GIL COURY, H. J. C. ; SILVA, L. C. C. B. ; SILVA, Y. P. . Avaliação da Condição de Riscos Posturais, Gerais de Acidentes e Sobrecarga Mecânica de um Serviço de Coleta Seletiva de Lixo, segundo uma avaliação global de saúde e o sistema de observação OWAS. In: XII CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2004, São Carlos. Anais do XII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2004, 2004.

  • SERRÃO, P.R.M.S. ; SANTOS, A. H. ; MARTINS, C. C. ; PRADO, C. L. ; SILVA, F. P. S. ; SILVA, L. C. C. B. ; SILVA, Y. P. ; GIL COURY, H. J. C. . Avaliação das Condições de Riscos Posturais, Gerais de Acidentes e Sobrecarga Mecânica de um Serviço de Coleta Seletiva de Lixo. In: 12o. Simpósio de Fisioterapia da UFSCar, 2004, Sao Carlos. Fisioterapia Brasil, 2004. v. 5. p. 16-16.

  • SERRÃO, PAULA R.M.S. . Tratamento fisioterapêutico na osteoartrite de joelho: abordagem baseada em evidências científicas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, C. ; BIFANI, BIANCA ESCUER ; DOS SANTOS, GABRIEL BERNARDI ; M S SERRÃO, PAULA R ; ROCHA, ANA PAULA RODRIGUES ; SATO, T. O. . Disfunções do assoalho pélvico em mulheres com lúpus eritematoso sistêmico: um estudo transversal. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SERRÃO, PAULA R.M.S. . Reabilitação fisioterapêutica nas Fraturas distais do rádio. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Evidências Científicas da influência da musculatura do quadril e tronco na osteoartrite tibiofemoral medial. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; FERNANDES, L. F. R. M. ; FONSECA, M. C. R. ; METZKER, R. . Indicações de órteses nas lesões dos tendões flexores de punho e dedos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Workshop Desafios no Ensino da Graduação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Utilização das órteses na reumatologia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Osteoartrite de mão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Evidências Científicas no tratamento da Osteoartrite de Joelho. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Osteoartrose de mão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZACHARIAS, A. L. ; SILVA, G. R. C. ; TOSSINI, N. B. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Ativação muscular, força e função em sujeitos com graus iniciais de osteoartrite de mão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, E. J. ; FRANCO, C. S. B. ; LEMOS, T. W. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; MATTIELLO-SVERZUT, ANA CLÁUDIA . Velocidade Isocinética ideal para induzir fadiga nos movimentos de cotovelo em crianças e adolescentes típicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, E. J. ; CAMARGO, M. V. ; RAVANELLI, L. S. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; MATTIELLO-SVERZUT, A. C. . Teste dinamométrico de preensão palmar para estimar fadiga muscular em pacientes com mielomeningocele: dados parciais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, CRISTIANO ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; BELEZA, A. C. S. ; DRIUSSO, P. . Prevalência dos sintomas urinários em mulheres praticantes de cheerleading. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANCO, C. S. B. ; MARTINS, E. J. ; SERRÃO, PAULA REGINA M.S. ; MATTIELLO-SVERZUT, ANA CLÁUDIA . Velocidade isocinética ideal para avaliar fadiga muscular de membros superiores em adolescentes típicos: estudo piloto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ZACHARIAS, A. L. ; TOSSINI, N. B. ; SERRÃO, P.R.M.S. . Avaliação da força de preensão palmar em indivíduos com osteoartrite de mão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARVALHO, C. ; CABRAL, A. M. ; VASILCEAC, FERNANDO A. ; PETRELLA, MARINA ; TOSSINI, N. B. ; SERRÃO, PAULA REGINA M.S. . Atendimento fisioterapêutico nas Lesões da Mão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAROLDE, I. B. ; CARVALHO, C. ; SERRÃO, PAULA REGINA M.S. . ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DAS LESÕES EM ATLETAS DE CHEERLEADING NO BRASIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ABRANTES, L. S. ; TOSSINI, N. B. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Avaliação da qualidade de vida em sujeitos com osteoartrite de mão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GONCALVES, G. H. ; CARVALHO, CRISTIANO ; SELISTRE, LUIZ FERNANDO APPROBATO ; PETRELLA, MARINA ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; MATTIELLO, STELA M. . Alterações do torque articular do tornozelo associados com a osteoartrite de joelho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARTINS, E. J. ; LEONARDI-FIGUEIREDO, M. M. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; SERENZA, F. S. ; MATTIELLO-SVERZUT, A. C. . Análise comparativa da força, potência e fadiga muscular de crianças e adolescentes saudáveis e com mielomeningocele. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, E. J. ; LEONARDI-FIGUEIREDO, M. M. ; SERENZA, F. S. ; RAVANELLI, L. S. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; MATTIELLO, STELA M. ; MATTIELLO-SVERZUT, A. C. . Análise comparativa da força muscular isocinética de crianças e adolescentes saudáveis e com mielomeningocele. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, V. E. B. ; SERRÃO, PAULA REGINA M.S. ; PETRELLA, M. ; SILVA, G. R. C. . Perfil epidemiológico e funcional dos pacientes atendidos no ambulatório de reumatologia da Unidade Saúde Escola da Universidade Federal de São Carlos (USE-UFSCar). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, G. R. C. ; SOARES, V. E. B. ; PETRELLA, M. ; SERRÃO, PAULA REGINA M.S. . Influência da Realidade Virtual sobre a dor, capacidade funcional e qualidade de vida em mulheres com fibromialgia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SERRÃO, PAULA R. M. S. . Influência do quadril e do troncona osteoartrite tibiofemoral. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • P.R. Serrão . Resbilitação de fraturas da extremidade distal do rádio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SAY, Karina Gramani ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; VASILCEAC, FERNANDO A. ; LESSI, GIOVANNA C. ; AVILA, M. A. ; OLIVEIRA, A.B. ; MEDEIROS, A. I. ; MATTIELLO, S. M. . Correlação entre o teste excêntrico Submáximo do quadríceps e citocinas do líquido sinovial em pacientes com Osteoartrite Grau I e II. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SERRÃO, P.R.M.S. ; Gramani-Say, Karina ; Lessi, Giovanna Camparis ; VIEIRA, T. H. M. M. ; Mattiello, Stela MÃrcia . Avaliação do controle sensório-motor de homens com graus iniciais de osteoartrite de joelho - Estudo Piloto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • P.R. Serrão ; Lessi, Giovanna Camparis ; Gramani-Say, Karina ; Mattiello, Stela MÃrcia . Comparação do do torque extensor do joelho entre indiíduos saudáveis e indivíduos com osteoartrite de joelho graus I ou II. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELLO, A. S. ; MATTIELLO-ROSA, S. M. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; DRIUSSO, P. . Efeito de programas de reabilitação no equilíbrio de mulheres com osteoartrite de joelho: uma revisão sistemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIENZO, F. A. ; STOLSES, A. R. ; VOLLAND, J. M. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; MATTIELLO, S. M. . Relação entre a velocidade de arremesso e pico de torque dos rotadores do ombro em jogadores de handebol. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, R. P. ; SOUSA, E. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; IVO, C. R. ; PRADO, C. L. ; TUDELLA, E. . ?Guia de Orientação Para Pais de Crianças com Paralisia Cerebral: Exercícios de Alongamento?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SERRÃO, PAULA R. M. S. ; SERRAO, F. V. . Efeito do treinamento resistido no desempenho funcional de músculos flexores do cotovelo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SERRÃO, P.R.M.S. ; PRADO, C. L. ; SILVA, Y. P. . Avaliação dos riscos posturais de sobrecarga mecânica de um serviço de coleta seletiva de lixo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SERRÃO, P.R.M.S. ; SERRAO, F. V. . Efeito do treinamento resistido concêntrico e excêntrico no desempenho funcional dos músculos flexores do cotovelo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, L. C. C. B. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; SILVA, Y. P. ; MARTINS, C. C. ; SANTOS, A. H. ; SILVA, F. P. S. ; PRADO, C. L. . Avaliação das Condições de Trabalho dos Cooperados da ECOATIVA. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SERRÃO, P.R.M.S. ; SANTOS, A. H. ; MARTINS, C. C. ; PRADO, C. L. ; SILVA, F. P. S. ; SILVA, L. C. C. B. ; SILVA, Y. P. ; GIL COURY, H. J. C. . Avaliação das condições de riscos posturais, gerais de acidentes e sobrecarga mecânica de um serviço de coleta seletiva de lixo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Orientadora da Empresa Júnior de FIsioterapia da UFSCar - Plexus Jr. 2020.

SERRÃO, PAULA REGINA M. S. . Orientadora da Empresa Junior de Fisioterapia da UFSCar Plexus Junior. 2019.

DRIUSSO, P. ; SERRÃO, PAULA REGINA M. S. ; REIS, B. M. ; MELO, C. S. ; CARVALHO, C. ; SILVA, J. B. . assessoria aos alunos do ensino fundamental do SESI Brotas na elaboração do projeto para participação na competições FLL (First Lego League). 2018.

VASILCEAC, F. A. ; SERRÃO, P.R.M.S. . Tópicos Atuais em Fisioterapia Reumatológica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SERRÃO, P.R.M.S. . Cinesiologia e Biomecânica básica do punho e mão. 2011. (Aula).

SERRÃO, Paula R. . Biomecânica dos Membros Inferiores no Esporte. 2011. (Aula).

VASILCEAC, F. A. ; SERRÃO, P.R.M.S. ; LESSI, G. C. . Osteoartrite de membros inferiores: Princípio e reabilitação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SERRÃO, P.R.M.S. . Aula de Biomecanica dos Membros Inferiores e esporte. 2010. (Aula).

SERRÃO, P.R.M.S. ; SERRAO, F. V. . Relatório Parcial PIADRD. 2005. (Relatório de pesquisa).

SERRÃO, P.R.M.S. . Estágio em Reeducação do Controle Postural e Ortopedia. 2004 (estágio Curricular) .

SERRÃO, P.R.M.S. . Estágio de Observação em Fisioterapia em grupos de Alongamento e Reeducação Postural. 2003 (Estágio extra-curricular) .

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2022

    Avaliação da qualidade do sono, fadiga e saúde mental no período de pandemia da COVID-19 em mulheres brasileiras com e sem doenças reumatológicas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Paula Regina Mendes da Silva Serrão - Coordenador / Tatiana de Oliveira Sato - Integrante / Cristiano Carvalho - Integrante / Gabriel Bernardi dos Santos - Integrante / BELEZA, ANA CAROLINA SARTORATO - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2020 - Atual

    Atuação do fisioterapeuta no Desporto surdo: estudo dos métodos de avaliação, envolvendo facilitadores e barreiras, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Paula Regina Mendes da Silva Serrão - Coordenador / Leticia Perciani - Integrante / Gustavo Viotto Gonçalves - Integrante / Grace Angélica de Oliveria Gomes - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2019 - 2021

    Hipermobilidade e dor no punho em ginastas jovens: perfil descritivo, análise de associação e relevância clínica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Paula Regina Mendes da Silva Serrão - Coordenador / Isabela Bianchini Marolde - Integrante / Giulia Keppe Pisani - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2019 - 2021

    Análise da expressão sistêmica de biomarcadores de degradação articular: um comparativo entre atletas profissionais de futebol com e sem histórico de lesões articulares em membro inferiores, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Paula Regina Mendes da Silva Serrão - Coordenador / Fernando Augusto Vasilceac - Integrante / Andre Luis Zacharias - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Efeito de um protocolo de tratamento com enfoque no fortalecimento muscular do 1 interósseo dorsal sobre aspectos de atividade e participação em sujeitos com rizoartrose: estudo randomizado controlado, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Paula Regina Mendes da Silva Serrão - Coordenador / Natalia B Tossini - Integrante / Natalia Duarte Pereira - Integrante / DE OLIVEIRA, GABRIELA SARDELI - Integrante / Laura Lorevice - Integrante., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2018 - 2022

    Torque excêntrico do quadril, ativação da musculatura glútea e cinemática do tronco e do membro inferior durante agachamento unipodal e desempenho funcional em indivíduos com osteoartrite patelofemoral isolada, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Paula Regina Mendes da Silva Serrão - Coordenador / Fábio Viadanna Serrão - Integrante / Cristiano Carvalho - Integrante / Giulia Keppe Pisani - Integrante / Adalberto Felipe Martinez - Integrante / MANCINI, LETÍCIA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2018 - 2020

    Estudo da força e da atividade eletromiográfica dos músculos flexores e extensores do punho em cheerleaders com e sem dor no punho, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Paula Regina Mendes da Silva Serrão - Coordenador / Cristiano Carvalho - Integrante / Beatriz Cardinal Prando - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2018 - Atual

    Avaliação cinética, cinemática e elétrica dos músculos do quadril de indivíduos com osteoartrite de quadril, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Paula Regina Mendes da Silva Serrão - Coordenador / Cristiane de Sousa Melo - Integrante / Larissa Vasconcelos Chesman de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2016 - 2018

    Avaliação da força e da coativação entre extensores e flexores do punho durante atividades funcionais em sujeitos com osteoartrite de mão, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Paula Regina Mendes da Silva Serrão - Coordenador / Gabriella Regina Correa e Silva - Integrante / Luiza Seraphim Abrantes - Integrante / Andre Luis Zacharias - Integrante / TOSSINI, NATÁLIA BARBOSA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2016 - 2017

    Estudo epidemiológico das lesões em atletas de cheerleading no Brasil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Paula Regina Mendes da Silva Serrão - Coordenador / Cristiano Carvalho - Integrante / Isabela Bianchini Marolde - Integrante., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Avaliação e intervenção fisioterapêutica em pacientes com doenças reumatológicas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Regina Mendes da Silva Serrão - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Avaliação e intervenção fisioterapêutica na articulação de punho e mão, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Regina Mendes da Silva Serrão - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Perfil epidemiológico e funcional dos pacientes atendidos no Ambulatório de Reumatologia da Unidade Saúde Escola da Universidade Federal de São Carlos (USE-UFSCar)., Descrição: As doenças reumáticas são um dos principais problemas de incapacidade na população, sendo superada apenas pelas doenças psiquiátricas e cardiovasculares nos afastamentos de trabalho. Com a constatação da escassez de trabalhos sobre a prevalência dessas doenças, o presente estudo tem por objetivo traçar um perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no ambulatório de reumatologia de uma Unidade de Saúde Escola, verificando o grau de conhecimento dos pacientes acerca da doença e sua influência na vida diária. O estudo será descritivo transversal, com pacientes atendidos pelo ambulatório em reumatologia da Unidade de Saúde Escola da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e contará com o preenchimento de uma ficha de avaliação composta pelos dados demográficos, diagnósticos, tratamento medicamentoso, práticas de atividades físicas e doenças concomitantes; ficha de avaliação sobre o conhecimento da atuação do fisioterapeuta e intervenções fisioterapêuticas anteriores; serão avaliadas a localização, por meio de um mapa, e a intensidade da dor, por meio de uma Escala Analógica Visual (EVA); aplicação do questionário Health Assessment Questionnaire (HAQ) para avaliação da capacidade funcional; e por fim avaliação da preensão palmar por meio do dinamômetro hidráulico manual (JAMAR Hydraulic Hand Dynamometer ? Model PC-5030J1, Fred Sammons, Inc., Burr Ridge, IL: USA). Com a análise dos resultados obtidos, será possível elaborar e propor soluções e propostas condizentes para um maior esclarecimento da população acometida por doenças reumáticas atendidas no serviço em questão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Paula Regina Mendes da Silva Serrão - Coordenador / Marina Petrella - Integrante / Gabriella Regina Correa e Silva - Integrante / Victor Eduardo Borges Soares - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Influência da Realidade Virtual sobre a dor, capacidade funcional e qualidade de vida em mulheres com fibromialgia, Descrição: A Fibromialgia é uma doença reumatológica de etiologia desconhecida, caracterizada por dor musculoesquelética difusa e crônica. Além da dor os pacientes também se queixam de distúrbios cognitivos, rigidez matinal, parestesias, distúrbios do sono e consequente comprometimento da qualidade de vida. Observa-se uma baixa adesão dessa população aos programas de exercícios, que pode ser devido à catastrofização dessa dor (orientação negativa exagerada para com experiências de dor reais ou previstas). Dessa forma, o objetivo desse estudo será avaliar o efeito da realidade virtual na qualidade de vida, níveis de dor e capacidade funcional de mulheres com Fibromialgia. Hipotetiza-se que essas pacientes apresentem uma melhora nos níveis de dor, na qualidade de vida e na capacidade funcional após o uso da realidade virtual. Para tanto serão avaliadas 20 mulheres com fibromialgia (35 a 60 anos). As voluntárias que forem incluídas no estudo passarão inicialmente por avaliação física, avaliação do limiar de dor à pressão sobre os tender points, responderão ao Questionário de Impacto da Fibromialgia (FIQ), ao Questionário de Avaliação de Saúde (HAQ), à Escala Visual analógica de Dor, Escala de Pensamento catastrófico sobre a dor. Em seguida serão submetidas a 2 sessões de tratamento com Realidade Virtual durante 8 semanas, totalizando 16 semanas. Testes estatísticos adequados, de acordo com a distribuição dos dados, serão aplicados, para verificar o efeito do uso da Realidade virtual (0,05). Espera-se que os resultados desse estudo possam trazer uma nova abordagem de tratamento para mulheres com fibromialgia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Paula Regina Mendes da Silva Serrão - Coordenador / Marina Petrella - Integrante / Gabriella Regina Correa e Silva - Integrante / Victor Eduardo Borges Soares - Integrante.

  • 2011 - 2014

    INFLUÊNCIA DAS ALTERAÇÕES DE SONO NO CONTROLE SENSÓRIO-MOTOR E NA RESPOSTA INFLAMATÓRIA SISTÊMICA EM PACIENTES COM OSTEOARTRITE DE JOELHO GRAUS I OU II, Descrição: osteoartrite (OA) é um dos grandes problemas de saúde e a sua prevalência tem aumentado nas últimas décadas. Tem sido demonstrado que a OA provoca efeitos negativos no sono e que essas alterações no sono parecem ter uma correlação com a função e o desempenho físico de portadores de OA. No entanto, nenhum estudo até o presente momento demonstrou os efeitos das alterações de sono no controle sensório-motor e na resposta inflamatória sistêmica em portadores de OA. Assim, o objetivo desse estudo será avaliar a influência das alterações de sono no controle sensório-motor (controle postural e neuromuscular) e nos marcadores inflamatórios (citocinas) em pacientes com OA de joelho graus I ou II. Participarão desse estudo 60 voluntários do sexo masculino, com idade entre 40 e 65 anos. Esses voluntários serão distribuídos em quatro grupos: Grupo 1 (n=15): Osteoartrite e boa qualidade de sono; Grupo 2 (n=15): Osteoartrite e má qualidade de sono; Grupo 3 (n=15): Sem Osteoartrite e boa qualidade de sono; Grupo 4 (n=15): Sem Osteoartrite e má qualidade de sono. Todos os voluntários realizarão um exame de polissonografia para detectar ou não a presença de alterações de sono. Será realizado teste no dinamômetro isocinético para avaliação do tempo de aceleração, torque isométrico máximo e isocinético concêntrico e excêntrico máximo do músculo quadríceps e um teste de força submáxima para avaliar o controle neuromuscular. Também será realizado um teste na plataforma de força para avaliar o controle postural uni e bipodal, como também responderão ao questionário WOMAC que avalia a qualidade de vida em portadores de OA. Será coletado sangue para análise das citocinas inflamatórias (TNF-alfa, IL-1alfa, IL-1beta, IL-6, IL-8, IL-12, IL-10, TGF-beta). O nível de significância considerado será de 5% (p0.05). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Regina Mendes da Silva Serrão - Integrante / Andressa da Silva de Mello - Integrante / Mattiello, Stela MÃrcia - Coordenador / Marco Túlio de Mello - Integrante / Lia R. Bittencourt - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Associação entre controle sensório-motor, presença de citocinas e morfometria articular de indivíduos portadores de osteoartrite grau I e II, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Regina Mendes da Silva Serrão - Coordenador.

  • 2007 - 2012

    Correlação entre a morfologia do músculo vasto lateral e o controle neuromuscular de indivíduos portadores de osteoartrite do joelho Grau I e II, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Paula Regina Mendes da Silva Serrão - Integrante / Stela Márcia Mattiello-Rosa - Coordenador / Ana Cláudia Mattiello Sverzut - Integrante / Rodrigo Bezerra de Menezes Reiff - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Cooperação.

  • 2007 - 2008

    Efeito de um programa de tratamento fisioterapêutico na oscilação postural de indivíduos com osteoartrite grau I e II, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Paula Regina Mendes da Silva Serrão - Integrante / Giovanna Camparis Lessi - Integrante / Larissa Martins Garcia - Integrante / Stela Márcia Mattiello - Coordenador / Gramani-Say, Karina - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Avaliação prorpioceptiva da articulação do ombro em indivíduos portadores de Síndrome do Impacto (graus I e II) - Associação com teste de reprodução de força, Descrição: Pesquisadora Colaboradora do Projeto " Avaliação prorpioceptiva da articulação do ombro em indivíduos portadores de Síndrome do Impacto (graus I e II) - Associação com teste de reprodução de força". , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Paula Regina Mendes da Silva Serrão - Integrante / Stela Márcia Mattiello-Rosa - Coordenador / Paula Rezende Camargo - Integrante / Gisele Zanca - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2004 - 2006

    Efeito do treinamento resistido concêntrico e excêntrico na performance funcional dos músculos flexores do cotovelo. Fundo de Apoio ao Recém-Doutor da UFSCar. Of. ProPGP n 235/ 2004, Descrição: O estudo do padrão de recrutamento muscular durante os diferentes tipos de contração tem despertado grande interesse nos últimos anos. Entretanto, há pouca informação sobre o efeito do treinamento resistido concêntrico e excêntrico no padrão de recrutamento muscular. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar o efeito do treinamento resistido concêntrico e excêntrico no torque dos músculos flexores do cotovelo e na atividade elétrica (raiz quadrada da média dos quadrados RMS, a freqüência mediana FM e a integral do sinal) do músculo bíceps braquial. Essa avaliação será realizada antes do treinamento, e na 2ª e 5ª semanas após o início do treinamento resistido. Participarão desse estudo 14 voluntárias adultas, sedentárias, sem patologia osteomioarticular no membro superior não-dominante. As voluntárias serão divididas em 2 grupos: grupo 1 (n=7) submetidas ao treinamento resistido excêntrico (TRE), e grupo 2 (n=7) submetidas ao treinamento resistido concêntrico (TRC). Serão realizadas avaliações do torque isométrico máximo (90 de flexão do cotovelo), e do torque isocinético concêntrico e excêntrico máximo (de 20 a 100 de flexão do cotovelo; velocidade angular = 30/s). A atividade elétrica do músculo bíceps braquial será avaliada durante a contração isométrica máxima (CIM), a contração isocinética excêntrica máxima (CIEM), a contração isocinética concêntrica máxima (CICM) e durante a contração isométrica submáxima (CISM). A avaliação da atividade elétrica durante a CIM, a CIEM e a CICM será realizada simultaneamente à avaliação do torque isométrico máximo e o torque isocinético excêntrico e concêntrico máximo, respectivamente. A avaliação da atividade elétrica durante a CISM será realizada durante contrações a 20% e 60% do torque isométrico máximo. O treinamento resistido será realizado 3 vezes na semana durante um período de 5 semanas. O torque e a atividade elétrica obtidos antes, na 2ª semana e na 5ª semana após o início do treinamento serão comparados por testes. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Paula Regina Mendes da Silva Serrão - Integrante / Fábio Viadanna Serrão - Coordenador / Vanessa Santos Pereira - Integrante., Financiador(es): Programa Integrado de Apoio ao Docente Recém-Doutor - PUIC/UFSCAR - Bolsa., Número de produções C, T & A: 10

Prêmios

2023

Melhor trabalho na modalidade apresentação oral (EXISTE RELAÇÃO ENTRE REDUÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL, FORÇA E ATIVIDADE ELÉTRICA EM SUJEITOS COM OSTEOARTRITE DE QUADRIL?, IV Congresso Brasileiro e Internacional da ABRAFITO.

2023

2o lugar na modalidade de apresentação oral - (Função física autorrelatada e desempenho funcional em pacientes com osteoartrite patelofemoral),, XXIX Simpósio de Fisioterapia da UFSCar..

2022

Patronesse da turma 017 do Curso de Fisioterapia, UFSCar.

2021

Melhor trabalho na modalidade de apresentação oral - (Tecnologias móveis em saúde para o manejo de doenças reumáticas: Uma análise a partir de lojas online do Brasil), XXIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia.

2021

2° melhor trabalho na modalidade de apresentação oral - (Tecnologias móveis em saúde para manejo das desordens da coluna: Uma análise a partir das lojas online do Brasil), I Congresso Mineiro de Fisioterapia Traumato-Ortopédica do Membro Superior e Coluna Cervical..

2020

Professora Homenageada da turma 016 do Curso de Fisioterapia, UFSCar.

2019

Melhor apresentação oral "Confiabilidade teste-reteste da força isométrica e isocinética do punho". Prando, BC; Carvalho, C; Petrella, M; Serrão, PRMS, XXVI Simpósio de Fisioterapia da UFSCar.

2019

Paraninfa da turma 015 do Curso de Fisioterapia, UFSCar.

2017

Melhor trabalho oral: Análise Eletromiográfica de Flexores e Extensores de Punho em Sujeitos com Osteoartrite de Mão, XIV Congresso Brasileiro de Reabilitação da Mão.

2017

Menção Honrosa "INFLUÊNCIA DA OSTEOARTRITE DE MÃOS NA PREENSÃO, NA FORÇA E NA FUNÇÃO DO MEMBRO SUPERIOR", XIV Congresso Brasileiro de Reabilitação da Mão.

2016

Professora Homenageada da Turma de Fisioterapia 012, UFSCar.

2014

Patronesse da Turma de Formandos da Fisioterapia 010, Universidade Federal de São Carlos.

2014

Melhor pôster no I Congresso Brasileiro de Reabilitação de Ombro e Cotovelo "Características do tipo de fibra muscular do supraespinal e função do ombro em atletas com instabilidade ou SLAP", Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro.

2012

Aprovação em 1o lugar no Concurso publico para o Cargo de Professor Substituto nas disciplinas de Estágio Profissional em Fisioterapia em Reumatologia, Cinesiologia e Cinesiologia para Educação Física, Universidade Federal de São Carlos.

2005

Aprovação em Concurso publico para o Cargo de Fisioterapeuta Edital no. 13/2005, Prefeitura de Luís Antonio.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR. , Rodovia Washington Luiz Km 235, Monjolinho, 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676, Telefone: (16) 33518111, Ramal: 9579, Fax: (16) 33518132, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Universitário da UFSCar

2014 - Atual

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina de Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia- Tópicos de Lesões do Punho e Mão Disciplina de Fisioterapia em Reumatologia Disciplina de Cinesiologia - Tópico Complexo do Punho e Mão

2012 - Atual

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Professor de Especialização, Enquadramento Funcional: Professor Especialização

Outras informações:
Professor do Curso de Especialização em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa Disciplina Doenças Crônicas degenerativas, fibromialgia e dor crônica Professor do Curso de Especialização em Saúde da Mulher

2021 - 2023

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Cons. Gestor da Pandemia da UFSCar

2020 - 2022

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: chefe do departamento de Fisioterapia, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2014

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutorado, Carga horária: 40

2012 - 2014

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor SUbstituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Área de Reumatologia e Cinesiologia Área de Atenção Básica

2008 - 2012

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Projeto de Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2007

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Bolsista de Apoio Técnico, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de Apoio Técnico CNPq no Projeto "Utilização da Dinamometria Isocinética no Tratamento Fisioterapêutico" Processo no. 373531/2006-0

Atividades

  • 08/2020

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Ensino em Fisioterapia

  • 10/2017

    Ensino, Professor no Curso de Especialização Interdisciplinar em Dor da UFSCar, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Disciplina Dor nas Doenças Reumáticas

  • 03/2017

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia em Reumatologia

  • 03/2017

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Fisioterapia em Reumatologia

  • 03/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.,Linhas de pesquisa

  • 08/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Fisioterapia.,Linhas de pesquisa

  • 07/2014

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cinesiologia do Complexo do Punho e Mão, Estágio Profissional em Fisioterapia em Reumatologia, Lesões do punho e da mão na disciplina de Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia

  • 03/2019 - 02/2020

    Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Fisioterapia.,Cargo ou função, Vice-Chefe de Departamento.

  • 09/2017 - 12/2019

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aspectos Fisiopatogênicos e Biomecânicos das Doenças Reumatológicas: enfoque Fisioterapêutico

  • 02/2017 - 10/2018

    Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.,Cargo ou função, Membro suplente do Conselho de Pesquisa da UFSCar.

  • 03/2015 - 12/2016

    Direção e administração, Unidade Saúde Escola.,Cargo ou função, Coordenador da Linha de Cuidados Músculo Esquelética da Unidade Saúde Escola.

  • 03/2015 - 12/2016

    Direção e administração, Unidade Saúde Escola.,Cargo ou função, Membro efetivo do Conselho Gestor da Unidade Saúde Escola da UFSCar.

  • 03/2015 - 12/2016

    Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Coordenador da atividade de Extensão Atendimento Fisioterapêutico de pacientes com Lesão da Mão.

  • 02/2015 - 12/2016

    Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Fisioterapia.,Cargo ou função, Representante da USE no Conselho Departamental de Fisioterapia.

  • 04/2012 - 03/2014

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cinesiologia, Estágio Profissional de Fisioterapia na Atenção Básica, Estágio Profissional em Reumatologia

  • 08/2013 - 08/2013

    Ensino, Fisioterapia Geriátrica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Doenças articulares degenerativas

  • 01/2012 - 01/2013

    Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Atendimento Fisioterapêutico em Artropatias Inflamatórias.

  • 06/2012 - 06/2012

    Ensino, Fisioterapia Geriátrica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Doenças articulares degenerativas

  • 06/2011 - 06/2011

    Ensino, Fisioterapia Geriátrica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Professora convidada para ministrar aula no módulo de Doenças Articulares Degenerativas

  • 06/2011 - 06/2011

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professora Convidada para ministrar aula de "Cinesiologia e Biomecânica Básica do punho e da mão" na disciplina de Cinesiologia

  • 05/2011 - 05/2011

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professora convidada para ministrar aula de Cinesiologia do Punho e da Mão na disciplina de Cinesiologia do curso de Fisioterapia

  • 04/2011 - 04/2011

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professora convidada para ministrar a aula "Reabilitação da mão: lesões de tendões flexores e extensores e de nervos periféricos" e " Reabilitação das lesões do punho", na disciplina de "Fisioterapia Aplicada à Ortopedia e Traumatologia"

  • 10/2010 - 10/2010

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aula de Fibromialgia ministrada na disciplina de Fisioterapia em Ginecologia e obstetrícia

  • 04/2010 - 04/2010

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professora Convidada para ministrar aula de "Reabilitação da mão: lesões de tendões flexores e extensores, e nervos periféricos" na disciplina de Fisioterapia Aplicada à Ortopedia e Traumatologia

  • 01/2006 - 10/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR.,Atividade realizada, Atendimento Fisioterapêutico Voluntário na Unidade Saúde Escola - USE da Universidade Federal de São Carlos.

  • 09/2005 - 12/2005

    Estágios , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.,Estágio realizado, Estágio Profissional de Fisioterapia na área de Cardiologia, cumprindo um total de 240 horas.

  • 06/2005 - 09/2005

    Estágios , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.,Estágio realizado, Estágio Profissional na área de Ortopedia e Traumatologia, cumprindo um total de 268 horas.

  • 06/2005 - 09/2005

    Estágios , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.,Estágio realizado, Estágio Profissional de Fisioterapia na área de Fisioterapia Geral, cumprindo um total de 240 horas.

  • 03/2005 - 06/2005

    Estágios , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.,Estágio realizado, Estágio Profissional de Fisioterapia na área de Fisioterapia Respiratória, cumprindo um total de 236 horas.

  • 03/2005 - 06/2005

    Estágios , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.,Estágio realizado, Estágio Profissional de Fisioterapia na área de Neurologia Adulto, cumprindo um total de 236 horas.

  • 01/2005 - 03/2005

    Estágios , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.,Estágio realizado, Estágio Voluntário no setor de Fisioterapia em Neuropediatria, cumprindo um total de 136 horas.

  • 08/2004 - 12/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR.,Atividade realizada, Monitoria Voluntária junto a disciplina de Massoterapia.

2006 - 2008

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Participação Projeto