Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal
Graduada em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Piauí (2004), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2009) e Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2015). Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus de Maracanaú.Atua como Coordenadora do Curso Técnico em Meio Ambiente, docente nos Cursos de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária, Técnico em Meio Ambiente, Técnico Integrado em Química e Técnico Integrado em Mecânica.Trabalha com os temas ligados a : Geografia Física, Sistemas de Informações Geográficas, Meio Ambiente, Educação Ambiental , Desertificação, Degradação e Desenvolvimento Sustentável.
Informações coletadas do Lattes em 30/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Geografia
2010 - 2015
Universidade Federal do Ceará
Título: Indicadores de Desertificação: análise comparativa entre os Sertões dos Inhamuns e os Sertões do Médio Jaguaribe
Vládia Pinto Vidal de Oliveira. Palavras-chave: Degradação; Desenvolvimento; Suscetibilidade; Semiarido.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente
2007 - 2009
Universidade Federal do Ceará
Título: CONDICIONANTES NATURAIS E SÓCIOECONÔMICOS DA DESERTIFICAÇÃO NOS TRECHO MÉDIO E BAIXO DO VALE DO RIO JAGUARIBE NO ESTADO DO CEARÁ, Ano de Obtenção: 2009
José Gerardo Beserra de Oliveira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Desertificação; Suscetibilidade; Degradação Ambiental; Médioa e Baixo Jaguaribe.Grande área: OutrosSetores de atividade: Educação.
Especialização em Especialização em Geografia
2004 - 2005
Universidade Federal do Piauí
Título: Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável
Orientador: Mário Ângelo Meneses de Sousa
Graduação em Curso de Geografia
1999 - 2004
Universidade Federal do Piauí
Título: Sistema Regeneração de Agricultura Familiar
Orientador: José Luis Lopes Araújo
Formação complementar
2019 - 2019
Segurança do Trabalho em Instituições de Ensino. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCEParacuru, Brasil.
2018 - 2019
Introdução ao SIG com QGIS 3.0. (Carga horária: 20h). , Instituto Geo educ, IGEOEDUC, Brasil.
2010 - 2010
Curso Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Suste. (Carga horária: 120h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em inglês instrumental I. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Bases Geoambientais da Região Meio Norte do Brasil. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Inglês Instrumental II. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2004 - 2004
Recreação para Portadores de Necessidades Especiai. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, Brasil.
2004 - 2004
Rompendo as Barreiras das Dificuldades de Aprendiz. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em O mundo da Leitura e a Escola. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Engenharia Ambiental.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.
Organização de eventos
MUNIZ, A. C. F. . I SEMANA DE GEOGRAFIA DO IFCE - CAMPUS QUIXADÁ. 2017. (Outro).
MUNIZ, A. C. F. . Semana da Geografia. 2009. (Congresso).
MUNIZ, A. C. F. . V Semana do Meio Ambiente da UFC - O Nordeste no Contexto das Mudanças Climáticas: Análise das Políticas Públicas. 2007. (Congresso).
MUNIZ, A. C. F. . XXI Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste. 2004. (Outro).
MUNIZ, A. C. F. . I Encontro de Geografia Urbana do Piauí. 2002. (Outro).
Participação em eventos
XII XII CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA GEOGRAFIAS DE TRANSIÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE. Aplicação de SIG na delimitação dos Sistemas Ambientais: análise geobiofísica através de Indicadores de Desertificação para os municípios de Tauá e Arneiroz, Sertão dos Inhamuns/Ceará/Brasil. 2019. (Congresso).
XIX Encontro da Rede de Estudos Ambientais em Países de Língua Portuguesa (REALP.Indicadores de Desertificação: uma análise geobiofísica dos Municípios de Arneiroz e Tauá ? Ceará / Brasil.". 2017. (Seminário).
XVI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.A INFLUÊNCIA DA GEOMORFOLOGIA DO RELEVO PARA A OCORRÊNCIA DE SISTEMAS AMBIENTAIS DISTINTOS NOS MUNICIPÍOS DE JAGUARIBE E JAGUARETAMA /CEARÁ - BRASIL. 2015. (Simpósio).
V ENCONTRO PEDAGÓGICO DO IFCE - CAMPUS QUIXADÁ.AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO IFCE CAMPUS QUIXADÁ. 2013. (Encontro).
MANAGEMENT STUDIES INTERNATIONAL CONFERENCE ALGARVE 2012. Planejamento e Gestão: Uma releitura das políticas de desenvolvimento para a atividade turística no estado do Ceará/Brasil. 2012. (Congresso).
VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica. Aspectos Históricos, Naturais e Econômicos do Potencial da Atividade Turística no Arquipélago de Cabo Verde.. 2011. (Congresso).
2ª Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas - ICID-210.CONDICIONANTES NATURAIS E SÓCIOECONÔMICOS DA DESERTIFICAÇÃO NOS TRECHO MÉDIO E BAIXO DO VALE DO RIO JAGUARIBE NO ESTADO DO CEARÁ. 2010. (Seminário).
IX Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica - Climatologia e Gestão do Território.Apresentações Orais. 2010. (Simpósio).
VI Seminário Latino Americano de Geografia Física - II Seminário Ibero Americano de Geografia Física.CONDICIONANTES NATURAIS E SÓCIOECONÔMICOS DA DESERTIFICAÇÃO NOS TRECHO MÉDIO E BAIXO DO VALE DO RIO JAGUARIBE NO ESTADO DO CEARÁ. 2010. (Seminário).
I Seminário Internacional Brasil/Cabo Verde: degradação ambiental em áreas semiáridas.Unidades de Conservação e o Desenvolvimento Sustentável. 2009. (Seminário).
XII Semana da Geografia.Ecoturismo em Unidades de Conservação. 2009. (Seminário).
Semana de Geógrafos do Ceará. 2008. (Seminário).
V Semana do Meio Ambiente da UFC - O Nordeste no Contexto das Mudanças Climáticas: Análise das Políticas Públicas.. 2007. (Seminário).
XII Seminário Integrador/ VII Encontro de Mestres.Analise Geoambiental e Sócioeconômica da Suscetibilidade à Desertificação das Microrregiões do Baixo e Medio Jaguaribe/Ceará. 2007. (Seminário).
XXIV - EREGENE.Entre Serras e Vales Verdejantes: Maranguape. 2007. (Encontro).
II Simpósio Desenvolviemto do Trópico Ecotonal do Nordeste. 2006. (Simpósio).
I Mostra Científica da Pós-Graduação em Geografia.Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável. 2005. (Seminário).
II Encontro de Pesquisadores do CCHL.Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural na Comunidade Boi Manso. 2004. (Encontro).
II Seminário de Desenvolvimento Sustentável dos Cerrados. 2004. (Seminário).
I Simpósio Desenvolviento do Trópico Ecotonal do Nordeste. 2004. (Simpósio).
Reunião Regional da SBPC. 2004. (Congresso).
XXI Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste.Sistema Regeneração: Modelo de Desenvolvimento de Comunidade Agrícola-Boi Manso- Regeneração-PI. 2004. (Encontro).
III Mostra Científica de Geografia.Ligas Camponesas no Piauí. 2003. (Seminário).
XX Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste.Teresina Agenda 2015. 2003. (Encontro).
I Encontro de Geografia Urbana do Piauí.Ligas Camponesas no Piauí. 2002. (Encontro).
VI Simpósio de Geografia da UESPI. 2001. (Simpósio).
Participação em bancas
MUNIZ, A. C. F.; OLIVEIRA, V. P. V. de. "Avaliação do modelo de gestão consorciada para gestão de resíduos sólidos no Ceará, à luz da experiência cartarinense".. 2023. Dissertação (Mestrado em PRODEMA - Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará.
MUNIZ, A. C. F.; HORTEGAL FILHA, M. S.; PINHEIRO, G. C.. Dificuldades na Implantação e Efetivação de Uma Política Pública Municipal para Pessoas Portadoras de Esclerose Múltipla. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Pública) - Universidade Aberta do Brasil - UAB - POLO UECE.
MUNIZ, A. C. F.; HORTEGAL FILHA, M. S.; PINHEIRO, G. C.. Articulação Local no Atendimento aos Refugiados no Ceará: Um olhar a partir do posto avançado de atendimento humanizado ao Migrante. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Pública) - Universidade Aberta do Brasil - UAB - POLO UECE.
CARNEIRO, M. F.;MUNIZ, A. C. F.. A Seca de 1958: a construção da História de Amontada, CE, pela memória de seu povo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia e Historia) - Faculdade Kurius.
MUNIZ, A. C. F.. O resgate da história de Amontada como proposta de currículo escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia e História) - Faculdade Kurios.
MUNIZ, A. C. F.. Resíduos sólidos urbanos um grave problema da sociedade: uma discussão teórica. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia e História) - Faculdade Kurios.
MUNIZ, A. C. F.. Os impactos sícios ambientais decorrentes da industrialização da carcinicultura no distrito de Mosquito Amostada Ceará. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia e História) - Faculdade Kurios.
MUNIZ, A. C. F.. A metodologia usada pelo professor para um aprendizado eficaz no Ensino de História. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia e História) - Faculdade Kurios.
MUNIZ, A. C. F.. Sustentabilidade Ambiental: dever de todos, atitudes de poucos: Um olhar diferente às atitudes sustentáveis da Escola Perilo Texeira. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia e História) - Faculdade Kurios.
OLIVEIRA, M.A.S.;MUNIZ, A. C. F.. Adequação do Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde do Hospital Dr. Eduardo Alves Dias no Municipio de Aracti - CE. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Vigilância em Saúde Amb) - Escola de Saúde Pública do Ceará.
SILVEIRA, D. A. L.; PEREIRA, N. A.;MUNIZ, A. C. F.. VALORAÇÃO ECONÔMICA AMBIENTAL APLICADA AO ZOOLÓGICO MUNICIPAL SARGENTO PRATA, FORTALEZA-CE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitaria) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará.
SILVEIRA, D. A. L.;MUNIZ, A. C. F.; SILVEIRA, R. B.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MARACANAÚ-CE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Maracanaú.
HORTEGAL FILHA, M. S.; AGUIAR, M. C. R.;MUNIZ, A. C. F.. Viabilidade Técnica de Utilização da Água de reuso: estudo de caso em um condominio vertical em Fortaleza-Ceará.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Maracanaú.
MUNIZ, A. C. F.; PINHEIRO, G. C.; CARLOS, J.. Avaliação e Adequação do Gerenciamento de Resíduos Sólidos em uma Industria de Sorvete em Maracanaú. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Maracanaú.
ABREU, S.; ROCHA, A. M.;MUNIZ, A. C. F.. Proposta de criação da Unidade de Conservação - APA dos Eolianitos em Trairi-CE.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Maracanaú.
ROCHA, A. M.; ABREU, S.;MUNIZ, A. C. F.. Mariana Alexandre de Oliveira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Maracanaú.
MUNIZ, A. C. F.; MARQUES, A.. O ESTUDO DO ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO PARA CONVIVÊNCIA COM A ESCASSEZ HÍDRICA NO MUNICÍPIO DE ARACATI/CEARÁ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Maracanaú.
MUNIZ, A. C. F.. Delimitação e análise das Áreas de Preservação Permanente so Alto Curso do Rio Sitia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.
GOMES, R. C.;OLIVEIRA, V. P. V.; BARBOSA, M. E. S.;MUNIZ, A. C. F.. Ensino de Geografia e Recursos Didáticos: a construção de conhecimentos sobre minerais, rochas e solos na EEFM. Profª. Maria Julia Fialho em Independência - Ceará. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.
MUNIZ, A. C. F.; MACEDO, M. B.. Cargo de Professor de Ensino Basico Técnico e Tecnológico. 2022. IDECAM.
MUNIZ, A. C. F.; TELES, G. A.; DUTRA, R. H. F.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Professor Efetivo da SEDUC. 2018. Universidade Estadual do Ceará.
MUNIZ, A. C. F.; MAGALHASE, S. M. F.; DUTRA, R. H. F.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Professor Efetivo da SEDUC. 2018. Universidade Estadual do Ceará.
MUNIZ, A. C. F.; ALBUQUERQUE, F. N.. Concurso Público EDITAL 10\2016 - PROFESSOR EFETIVO. 2017. Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.
JGS;MUNIZ, A. C. F.; SILVA, L.. Professor Substituto na área de Geografia Física. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE - Campus.
SILVEIRA, J. A.;MUNIZ, A. C. F.; ANDRADE, I. V.. Professor Substituto na área de meio ambiente. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE - Campus.
MUNIZ, A. C. F.. Integrante da Comissão Avaliadora do IFCE para a implantação da Licenciatura em Geografia - Campus Iguatu. 2017. INSTITUTO FEDERAL DO CEARA - CAMPUS TIANGUA.
MUNIZ, A. C. F.; CASTRO, G. L.. Integrante da Comissão Avaliadora do IFCE para a implantação da Licenciatura em Geografia - Campus Crateus. 2017. INSTITUTO FEDERAL DO CEARA - CAMPUS TIANGUA.
PABAS;MUNIZ, A. C. F.. Tópicos de Geologia. 2012. Instituto Federal de Sergipe.
MCJ;MUNIZ, A. C. F.. GESTÃO E AVALIAÇÃO DO DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE. 2012. Instituto Federal de Sergipe.
VGJ;MUNIZ, A. C. F.. O GÊNERO FEMININO NA INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL: LEVANTAMENTO DE DADOS PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DE ARACAJU-SE". 2012. Instituto Federal de Sergipe.
Orientou
ANÁLISE DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO LITORÂNEA E A SUA INFLUÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DE GUAJIRU ? TRAIRI/CEARÁ (ESTUDO DE CASO); Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Maracanaú; (Orientador);
Diagnóstico Ambientas das lagoas do Mingau e do Acaracuzinho no muniicpio de Maracanaú - Ceará/Brasil; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Maracanaú; (Orientador);
Análise da Percepção do Consumo sob a ótica ambiental dos docentes e discentes do Curso Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitaria do IFCE-Maracanaú; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Maracanaú; (Orientador);
Caracterização e Diagnostico Ambiental do Sedimento Superficial no Semiárido Cearence; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Bacharela em Engenharia Ambental e Sanitária) - INSTITUTO FEDERAL DO CEARA - CAMPUS TIANGUA; (Orientador);
Educação Ambiental na fornaceo de professores da E; E; F; Adolfo Caminha situado no conjunto COHAB, Alto da Cheia, Aracati, Ceará 2014; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Educação) - UINVERSIDADE SAN LORENZO,; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Estudo Sobre a Pesca Artesanal na Colônia Z - 18 na Praia de Caetanos no Município de Amontada - Ceará; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia e História) - Faculdade Kurios; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
O Ensino de História e Suas Transformações Sociais No Ensino Fundamental Da Escola Maria José Do Nascimento; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia e História) - Faculdade Kurios; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
A Seca de 1958: a construção da História de Amontada, CE, pela memória de seu povo; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia e História) - Faculdade Kurios; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
O resgate da história de Amontada como proposta de currículo escolar; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia e História) - Faculdade Kurios; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Resíduos sólidos urbanos um grave problema da sociedade: uma discussão teórica; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia e História) - Faculdade Kurios; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
A escola como alvo inicial para o desenvolvimento da educação ambiental; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia e História) - Faculdade Kurios; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
A educação racial no contexto escolar no município de Amontada; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia e História) - Faculdade Kurios; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
A metodologia usada pelo professor para um aprendizado eficaz no Ensino de História; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia e História) - Faculdade Kurios; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Os impactos sícios ambientais decorrentes da industrialização da carcinicultura no distrito de Mosquito Amostada Ceará; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia e História) - Faculdade Kurios; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Compreensão do processo histórico da educação especial e suas perspectivas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia e História) - Faculdade Kurios; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Sustentabilidade Ambiental: dever de todos, atitudes de poucos: Um olhar diferente às atitudes sustentáveis da Escola Perilo Texeira; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia e História) - Faculdade Kurios; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Zoneamento Ecológico e Econômico de Municípios com Escassez Hídrica no Estado do Ceará por Unidades de Negócio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Delimitação e Análise de Áreas de Preservação Permanente do Alto Curso da sub bacia hidrográfica do Rio Sitiá; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE - Campus; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Análise das condições ambientais da subbacia do rio Sitiá, através da aplicação de Sistemas de Informações Geográficas (SIGS), no municipio de Quixadá - Ceará - Brasil; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Geografia) - INSTITUTO FEDERAL DO CEARA - CAMPUS TIANGUA; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Análise das condições ambientais da subbacia do rio Sitiá, através da aplicação de Sistemas de Informações Geográficas (SIGS), no municipio de Quixadá - Ceará - Brasil; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Geografia) - INSTITUTO FEDERAL DO CEARA - CAMPUS TIANGUA; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Análise das condições ambientais da subbacia do rio Sitiá, através da aplicação de Sistemas de Informações Geográficas (SIGS), no municipio de Quixadá - Ceará - Brasil; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharela em Engenharia Ambental e Sanitária) - INSTITUTO FEDERAL DO CEARA - CAMPUS TIANGUA; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Análise Evolutiva da Qualidade da água mediante efeito de esgoto urbano na Lagoa José Caetano no município de Quixadá - CEARÁ - BRASIL (Estudo de Caso); 2016; Iniciação Científica - INSTITUTO FEDERAL DO CEARA - CAMPUS TIANGUA, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Indicadores de desertificação: uma análise geobiofísica e socioambiental para o Sertão do Médio Jaguaribe (Ceará/Brasil); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Indicadores Socioambientais aplicados a análise do processo dedegradação/desertificação: uma análise da Microrregião do Médio Jaguaribe (Ceará/Brasil; 2015; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE - Campus, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá ? Ceará/Brasil; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Controle Ambiental) - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá ? Ceará/Brasil; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Controle Ambiental) - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá ? Ceará/Brasil; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Indicadores Socioambientais aplicados a análise do processo de degradação/desertificação: uma análise da Microrregião do Médio Jaguaribe (Ceará/Brasil); ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá ? Ceará/Brasil; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá ? Ceará/Brasil; ; 2014; Iniciação Científica - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá ? Ceará/Brasil; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Controle Ambiental) - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá ? Ceará/Brasil; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Química) - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá ? Ceará/Brasil; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Controle Ambiental) - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Indicadores de desertificação: uma análise geobiofísica e socioambiental para o Sertão do Médio Jaguaribe (Ceará/Brasil); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá ? Ceará/Brasil; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Química) - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá ? Ceará/Brasil; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Química) - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá ? Ceará/Brasil; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Química) - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá ? Ceará/Brasil; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Química) - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Detalhamento da Aptidão Agrícola de Solos para a Produção de Mamona no Município de Quixadá; ; 2012; Iniciação Científica - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Análise de Indicadores de Aptidão Agrícola de Solos para a Produção de Mamona no Município de Quixadá; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Controle Ambiental) - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE - Campus; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Detalhamento da Aptidão Agrícola de Solos para a Produção de Mamona no Município de Quixadá; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Controle Ambiental) - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, PETROBRAS; Orientador: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal;
Produções bibliográficas
-
NASCIMENTO, R. K. O. ; JACO, R. O. ; MUNIZ, A. C. F. . Compartimentação Geomorfológica: Uma Análise Ambiental do Médio Jaguaribe / O Caso de Jaguaribara ? Ceará / Brasil. Anais do Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada , v. 15, p. 415, 2013.
-
MUNIZ, A. C. F. ; OLIVEIRA, Huáscar, P.V. de ; OLIVEIRA, V. P. V. de . PLANNING AND MANAGEMENT: A REASSESMENT OF THE POLICY DEVELOPMENT FOR TOURISM ACTIVITIES IN THE STATE OF CEARÁ / BRAZIL. REVISTA ENCONTROS CIENTIFICOS: TOURISM AND MANAGEMENT STUDIES , v. 1, p. 17-30, 2013.
-
MUNIZ, A. C. F. ; Oliveira.H.P.V. ; OLIVEIRA, V. P. V. . Planejamento e Gestão: Uma releitura das políticas de desenvolvimento para a atividade turística no estado do Ceará/Brasil. Book of Proceedings - Tourism and Management Studies International Conference Algarve 2012 , v. 1, p. 31, 2012.
-
MUNIZ, A. C. F. . Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável. Anais do II Encontro de Pesquisadores do CCHL, Teresina, v. 1, n.1, p. 1-10, 2004.
-
MUNIZ, A. C. F. . Ligas Camponesas no Piauí. Geografia (UFPI) , Teresina, v. 1, n.2, p. 1-23, 2003.
-
MUNIZ, A. C. F. ; OLIVEIRA, Huáscar, P.V. de ; OLIVEIRA, V. P. V. de . Planejamento e Gestão, uma reileitura das politicas de desenvolvimento para a atividade turistica no estado do Ceará. In: Vládia Pinto Vidal de Oliveira, Maria Losangela Martins Sousa. (Org.). A Geografia Aplicada ao Semiárido Cearence. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2018, v. 1, p. 27-374.
-
MUNIZ, A. C. F. ; Oliveira.J.G.B. . AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES DE SUSCETIBILIDADE GEOAMBIENTAL NATURAL (ISGND) E SUSCETIBILIDADE GEOAMBIENTAL NATURAL ANTRÓPICA À DEGRADAÇÃO (ISGNAD) EM MUNICÍPIOS DO MÉDIO/BAIXO VALES DO RIO JAGUARIBE - CE. In: José Gerardo Beserra de Oliveira, Marta Celina Linhares Sales. (Org.). Monitoramento da desertificação em Irauçuba. 1ed.Fortaleza: Imprensa Universitária, 2015, v. 1, p. 12-369.
-
MUNIZ, A. C. F. ; Oliveira.H.P.V. . Aspectos Históricos, Naturais e Econômicos do Potencial da Atividade Turística no Arquipélago de Cabo Verde. In: RABELO, L. S. ; OLIVEIRA, V. P. V. ; GOMES, Isildo Gonçalves ; BAPTISTA, Isaurinda.. (Org.). Análise sócioambiental do Desenvolvimento Sustentável em áreas semiáridas.. Fortaleza: Editora UFC, 2012, v. 1, p. 1-373.
-
MUNIZ, A. C. F. ; OLIVEIRA, V. P. V. . Geomorfologia e meio ambiente: uma contribuição ao estudo de áreas degradadas nos Sertões dos Inhamuns/Cratéus (Ceará, Brasil). In: QuintaFerreira, M., Barata, M. T., Lopes, F.C., Andrade, A. I., Henriques, M. H., Pena dos Reis, R., Ivo Alves, E.. (Org.). Para Desenvolver a Terra MEMÓRIAS E NOTÍCIAS DE GEOCIÊNCIAS NO ESPAÇO LUSÓFONO. 3ed.Coimbra: Universidade de Coimbra, 2012, v. 3, p. 1-.
-
MUNIZ, A. C. F. ; OLIVEIRA, V. P. V. . Geomorfologia e meio ambiente: uma contribuição ao estudo de áreas degradadas nos Sertões dos Inhamuns/Cratéus (Ceará, Brasil). In: Lopes, F. C., Andrade, A. I., Henriques, M. H., Quinta-Ferreira, M., Barata, M. T. & Pena dos Reis, R.. (Org.). Para Desenvolver a Terra MEMÓRIAS E NOTÍCIAS DE GEOCIÊNCIAS NO ESPAÇO LUSÓFONO. 3ed.Coimbra: Universidade de Coimbra, 2012, v. 3, p. 1-.
-
MUNIZ, A. C. F. ; Antonio Soares Farias ; SOUSA, M. A. M. . Ligas Camponesas no Piaui. In: Antonio Cardoso Façanha\Mario Angelo de Meneses Sousa. (Org.). Indicações Geográficas e Temas em Foco. Teresina: EDUFI, 2011, v. único, p. 1-384.
-
MUNIZ, A. C. F. ; OLIVEIRA, H. P. V. ; OLIVEIRA, V. P. V. . Planejamento e Gestão: Uma releitura das Políticas de Desenvolvimento para a Atividade Turística no Estado do Ceará-Brasil. ?Encontros Científicos ? TOURISM & MANAGEMENT STUDIES?, Universidade de Algarve, p. 31 - 38, 04 fev. 2013.
-
MUNIZ, A. C. F. ; OLIVEIRA, H. P. V. ; OLIVEIRA, V. P. V. de . Aplicação de SIG na delimitação dos Sistemas Ambientais: análise geobiofísica através de Indicadores de Desertificação para os municípios de Tauá e Arneiroz, Sertão dos Inhamuns/Ceará/Brasil. In: XII Congresso da Geografia Portuguesa/Geografia de Transição para a Sustentabilidade, 2020, Guimaraes. https://www.apgeo.pt/xii-congresso-da-geografia-portuguesa-geografias-de-transicao-para-sustentabilidade-13-14-e-15-de. Guimaráes: Departamento de Geografia da Universidade do Minho, 2020. v. 1. p. 2-734.
-
MUNIZ, A. C. F. ; Oliveira.H.P.V. ; OLIVEIRA, V. P. V. de . Aplicação de SIGs na delimitação dos Sistemas Ambientais: análise geobiofísica através de Indicadores de Desertificação para os municípios de Tauá e Arneiroz, Sertão dos Inhamuns/Ceará/Brasil.. In: XII Congresso da Geografia Portuguesa/Geografia de Transição para a Sustentabilidade, 2020, Guimaraes. XII CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA GEOGRAFIAS DE TRANSIÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE. Guimaráes: Departamento de Geografia da Universidade do Minho, 2019. v. 1. p. 2-734.
-
MUNIZ, A. C. F. ; OLIVEIRA, H. P. V. ; OLIVEIRA, V. P. V. de . SISTEMAS AMBIENTAIS E INDICADORES GEOBIOFÍSICOS DE DESERTIFICAÇÃO (IGBD) DOS MUNICÍPIOS DE ARNEIROZ E TAUÁ/SERTÃO DOS INHAMUNS/CEARÁ/BRASIL. In: XIX Encontro de Redes de Estudos Ambientais em Paises de Lingua Portuguesa, 2018, Fortaleza. Desenvolvimento e Sustentabilidade frente as Mudanças Climáticas Globais. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2018. v. 1. p. 15-472.
-
NASCIMENTO, R. K. O. ; JACO, R. O. ; MUNIZ, A. C. F. . A IMPORTANCIA DO ESTUDO DA EROSIVIDADE DA CHUVA COMO INDICADOR DE ÁREAS SUSCETÍVEIS À DEGRADAÇÃO/DESERTIFICAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DE NOVA JAGUARIBARA - CEARÁ. In: VIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AMBIENTAL, 2015, CURITIBA. SBEA SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AMBIENTAL - ANAIS DE RESUMOS. CURITIBA: PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ, 2015. v. 1. p. 1-952.
-
JACO, R. O. ; NASCIMENTO, R. K. O. ; MUNIZ, A. C. F. . AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO DO MÉDIO JAGUARIBE / CE ? BRASIL, ATRAVES DE ESTUDOS SOBRE O CLIMA E O USO E OCUPAÇÃO DO SOLO.. In: Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação do IFCE, 2013, Iguatu. Inovação Tecnológica, Inclusão Social e Saúde. Fortaleza: Publicações IFCE, 2013.
-
MUNIZ, A. C. F. ; AQUINO, A. C. F. ; FERNANDES, L. M. P. ; SANTOS, C. P. S. . NDICADORES AMBIENTAIS DE EUTROFIZAÇÃO: O CASO DA LAGOA JOSÉ CAETANO NO MUNICIPIO DE QUIXADÁ ? CEARÁ/BRASIL. In: Encontro Intercontinental Sobre a Natureza - Água Sonhar Não Basta, 2013, Fortaleza. Encontro Intercontinental Sobre a Natureza - Água Sonhar Não Basta.
-
MUNIZ, A. C. F. ; OLIVEIRA, V. P. V. . GEOMORPHOLOGY AND THE ENVIRONMENT: A CONTRIBUTION TO THE STUDY OF DEGRADED AREA IN THE SERTÕES Inhamuns \ Crateús \ Ceará ? BRAZIL.. In: I Congresso Internacional ?GeoCiências na CPLP? GeoCPLP2012., 2012, Coimbra. Memorias e Noticias, Publicacoes do Museu e Laboratorio Mineralogico e Geologico da Universidade de Coimbra (former title). Coimbra: Memorias e Noticias, 2012. v. 1. p. 1-15.
-
MUNIZ, A. C. F. ; OLIVEIRA, H. P. V. ; OLIVEIRA, V. P. V. . PLANNING AND MANAGEMENT: A REASSESMENT OF THE POLICY DEVELOPMENT FOR TOURISM ACTIVITIES IN THE STATE OF CEARÁ / BRAZIL. In: MANAGEMENT STUDIES INTERNATIONAL CONFERENCE ALGARVE 2012, 2012, Algarve. MANAGEMENT STUDIES INTERNATIONAL CONFERENCE ALGARVE 2012 Que terá lugar em Olhão, Portugal, de 21 a 24 de Novembro de 2012, 2012.
-
AEXANDRE, F. D. R. O. ; ARAUJO, M. F. C. ; MUNIZ, A. C. F. . POTENCIAL DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA PARA A MAMONA NO MUNICIPIO DE QUIXADÁ ? CEARÁ.. In: Conferencia da Terra - Fórum Internacional do Meio Ambiente, 2012, João Pessoa. Conferencia da Terra - Fórum Internacional do Meio Ambiente, 2012.
-
MUNIZ, A. C. F. ; OLIVEIRA, V. P. V. ; Oliveira.H.P.V. . Aspectos Históricos, Naturais e Econômicos do Potencial da Atividade Turística no Arquipélago de Cabo Verde. In: VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica Natal ? RN, 2011, Natal. VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica Natal ? RN. Natal: IFRN, 2011.
-
MUNIZ, A. C. F. ; Oliveira.J.G.B. . Condicionantes Naturais e Sócioeconômicos da Desertificação nos Trechos Médio e Baixo do Vale do Rio Jaguaribe no Estado do Ceará. In: VI Seminário Latino Americano de Geografia Física - II Seminário Ibero Americano de Geografia Física, 2010, Coimbra. Sustentabilidade da Gaia , Ambiente, Ordenanmento e Desenvolvimento - Livro de Actas. Coimbra: Departamento de Geografia - Faculdade de Letras de Coimbra, 2010. v. 1. p. 1-182.
-
MUNIZ, A. C. F. ; Oliveira.J.G.B. . Condicionantes Naturais e Sócioeconomicos A Desetificação no Vale do Médio e Baixo Curso do Rio Jaguaribe no Estado do Ceará.. In: XV - Encontro Nacional de Geógrafos, 2008, São Paulo. O Espaço para uma AGB em Movimento. São Paulo: AGB- Associação Brasileira de Geógrafos, 2008. p. 1-14.
-
MUNIZ, A. C. F. ; Oliveira.J.G.B. . Analise Geoambiental e Sócioeconômica da Suscetibilidade à Desertificação das Microrregiões do Baixo e Medio Jaguaribe/Ceará. In: VII Encontro Nacional da ANPEGE, 2007, Rio de Janeiro. Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia. Rio de Janeiro: ANPEGE, 2007.
-
MUNIZ, A. C. F. . Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural. In: 2 Encontro de Pesquisadores do CCHL, 2004, Teresina. Anais do 2 Encontro de Pesquisadores do CCHL. Teresina: Universidade Federal do Piauí, 2004. v. 1. p. 1-1.
-
MUNIZ, A. C. F. . Sistema Regeneração de Agricultura Familiar. In: XXI Encontro Regional de Estudantes de Geografia, 2004, Teresina. Anais do XXI Encontro Regional de Estudantes de Geografia. Teresina: UFPI, 2004. v. 1. p. 1-1.
-
MUNIZ, A. C. F. . Uma Leitura Crítica: Teresina Agenda 2015. In: XX Encontro Reginal de Estudantes de Geografia, 2003, Maceió. Anais do XX Encontro Regional de Estudantes de Geografia. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2003. v. 1. p. 1-1.
-
MUNIZ, A. C. F. . Ligas Camponesas no Piauí. In: I Encontro de Geografia Urbana do Piauí, 2002, Teresina. Livro de Resumos do I Encontro de Geografia Urbana/PI. Tersina: Universidade Federal do Piauí, 2002. v. 1. p. 2-2.
-
MUNIZ, A. C. F. ; OLIVEIRA, H. P. V. ; OLIVEIRA, V. P. V. . PLANNING AND MANAGEMENT: A REASSESMENT OF THE POLICY DEVELOPMENT FOR TOURISM ACTIVITIES IN THE STATE OF CEARÁ / BRAZIL. Tourism & Management Studies , 2012.
-
MUNIZ, A. C. F. ; OLIVEIRA, V. P. V. . GEOMORPHOLOGY AND THE ENVIRONMENT: A CONTRIBUTION TO THE STUDY OF DEGRADED AREA IN THE SERTÕES Inhamuns \ Crateús \ Ceará ? BRAZIL.. Memorias e Noticias, Publicacoes do Museu e Laboratorio Mineralogico e Geologico da Universidade de Coimbra (former title) , 2012.
-
MUNIZ, A. C. F. ; OLIVEIRA, H. P. V. ; OLIVEIRA, V. P. V. de . para os municípios de Tauá e Arneiroz, Sertão dos Inhamuns/Ceará/Brasil.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MUNIZ, A. C. F. ; OLIVEIRA, V. P. V. . A influencia da geomorfologia do relevo para a ocorrencia de sistemas ambientais distintos nos municipios de Jaguaribe e Jaguaretama/Ceará - Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MUNIZ, A. C. F. ; AQUINO, A. C. F. ; DIAS, G. G. ; SILVA, A. K. A. ; SANTOS, C. P. S. ; FERNANDES, L. M. P. . NDICADORES AMBIENTAIS DE EUTROFIZAÇÃO: O CASO DA LAGOA JOSÉ CAETANO NO MUNICIPIO DE QUIXADÁ ? CEARÁ/BRASIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JACO, R. O. ; NASCIMENTO, R. K. O. ; MUNIZ, A. C. F. . ÍNDICE CLIMÁTICO COMO INDICADOR DE ÁREAS DEGRADADAS SUSCETÍVEIS À DESERTIFICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE NOVA JAGUARIBARA - CEARÁ/BRASIL.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JACO, R. O. ; NASCIMENTO, R. K. O. ; MUNIZ, A. C. F. . AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO DO MÉDIO JAGUARIBE / CE ? BRASIL, ATRAVES DE ESTUDOS SOBRE O CLIMA E O USO E OCUPAÇÃO DO SOLO.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JACO, R. O. ; NASCIMENTO, R. K. O. ; MUNIZ, A. C. F. . AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO DO MÉDIO JAGUARIBE / CE ? BRASIL, ATRAVES DE ESTUDOS SOBRE O CLIMA E O USO E OCUPAÇÃO DO SOLO.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JACO, R. O. ; NASCIMENTO, R. K. O. ; MUNIZ, A. C. F. . AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO DO MÉDIO JAGUARIBE / CE ? BRASIL, ATRAVES DE ESTUDOS SOBRE O CLIMA E O USO E OCUPAÇÃO DO SOLO.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MUNIZ, A. C. F. ; SILVA, A. K. A. ; AQUINO, A. C. F. ; SANTOS, C. P. S. ; FERNANDES, L. M. P. . Indicadores Ambientais de Eutrofização:o caso da lagoa José Caetano - Quixadá - Ceará-Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MUNIZ, A. C. F. ; Oliveira.H.P.V. ; OLIVEIRA, V. P. V. . PLANNING AND MANAGEMENT: A REASSESMENT OF THE POLICY DEVELOPMENT FOR TOURISM ACTIVITIES IN THE STATE OF CEARÁ / BRAZIL. Tourism & Management Studies.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MUNIZ, A. C. F. ; OLIVEIRA, V. P. V. ; Oliveira.H.P.V. . Aspectos Históricos, Naturais e Econômicos do Potencial da Atividade Turística no Arquipélago de Cabo Verde.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MUNIZ, A. C. F. ; Oliveira.J.G.B. . Condicionantes Naturais e Socioeconomicos a Dissertação no Vale do Médio Curso do Vale d Rio Jaguaribe/Ceará. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MUNIZ, A. C. F. ; Oliveira.J.G.B. . " DEGRADAÇÃO/DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO DO MÉDIO/BAIXO CURSO DO VALE DO RIO JAGUARIBE NO ESTADO DO CEARÁ.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MUNIZ, A. C. F. ; Magalhães.A.S. . Unidades de Conservação e o Desenvolvimento Sustentável. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MUNIZ, A. C. F. ; Oliveira.H.P.V. . Ecoturismo em Unidades de Conservação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MUNIZ, A. C. F. ; Oliveira.J.G.B. . Condicionantes Naturais e Sócioeconomicos A Desetificação no Vale do Médio e Baixo Curso do Rio Jaguaribe no Estado do Ceará.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MUNIZ, A. C. F. ; Oliveira.J.G.B. . Analise Geoambiental e Sócioeconômica da Suscetibilidade à Desertificação das Microrregiões do Baixo e Medio Jaguaribe/Ceará. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MUNIZ, A. C. F. ; Oliveira.J.G.B. . Analise Geoambiental e Sócioeconômica da Suscetibilidade à Desertificação das Microrregiões do Baixo e Medio Jaguaribe/Ceará. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MUNIZ, A. C. F. . Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MUNIZ, A. C. F. . Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MUNIZ, A. C. F. . Sistema Regeneração: Modelo de Desenvolvimento de Comunidade Agrícola. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MUNIZ, A. C. F. . Teresina Agenda 2015. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MUNIZ, A. C. F. . Ligas Camponesas no Piauí. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MUNIZ, A. C. F. . Ligas Camponesas no Piauí. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MUNIZ, A. C. F. . Ligas Camponesas no Piauí. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
MUNIZ, A. C. F. . Fundamentos de Geociencias. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MUNIZ, A. C. F. . Créditos de Carbono. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MUNIZ, A. C. F. ; AQUINO, A. C. F. ; SILVA, A. K. A. ; SANTOS, C. P. S. ; DIAS, G. G. ; LIMA, F. S. ; FERNANDES, L. M. P. . Educação Ambiental. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MUNIZ, A. C. F. . Fundamentos de Geociencias. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MUNIZ, A. C. F. . Fundamentos de Metodologia Científica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MUNIZ, A. C. F. . Metodologia da Pesquisa Científica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MUNIZ, A. C. F. . Créditos de Carbono. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MUNIZ, A. C. F. . Unidades de Conservação e Desenvolvimento Sustentavel. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MUNIZ, A. C. F. ; Magalhães.A.S. . Unidades de Conservação e o Desenvolvimento Sustentável. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MUNIZ, A. C. F. ; Oliveira.H.P.V. . Ecoturismo em Unidades de Conservação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MUNIZ, A. C. F. ; MACEDO.M.B. . Entre Serras e Vales Verdejantes: Maranguape. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MUNIZ, A. C. F. . Gestão Ambiental e Agronegócio no Nordeste. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Caracterização e Diagnostico Ambiental do Sedimento Superficial no Semiárido Cearence, Descrição: A caracterização da matéria orgânica (MO) presente nas águas e nos sedimentos dos reservatórios (açudes) utilizados para o abastecimento para o consumo humano, quanto para os mais variados fins, constitui uma ferramenta importante para avaliação da qualidade ambiental dos mesmos. Nestes ambientes aquáticos a quantidade e a qualidade da matéria orgânica presentes variam muito em função da sua origem que, quando formado a partir de processos internos dos corpos de água, como a produção fitoplanctônica e de macrófitas, é chamado de autóctone, enquanto o provindo de aportes externos é dito alóctone. O monitoramento da água dos reservatórios do estado do Ceará é efetuado pela Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos (COGERH). No entanto, nada é feito em relação aos sedimentos, criando uma lacuna de conhecimento entre a composição dos sedimentos destes reservatórios e a influência dos mesmos na qualidade das águas. Este projeto visa contribuir no melhor entendimento da identidade ambiental destes sedimentos, por meio da caracterização espectral da matéria orgânica e da quantificação dos nutrientes presentes no mesmo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal - Coordenador / Maria do Socorro Pinheiro Filha - Integrante / Yann Cunha Lopes - Integrante.
-
2017 - 2017
Análise das condições ambientais da subbacia do rio Sitiá, através da aplicação de Sistemas de Informações Geográficas (SIGS), no municipio de Quixadá - Ceará - Brasil, Descrição: Projeto de Pesquisa desenvolvido com alunos da Licenciatura em Geografia e Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária. Visa gerar produtos cartgráficos de análise ambiental da bacia do rio Sitiá. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal - Coordenador.
-
2016 - 2017
Análise Evolutiva da Qualidade da água mediante efeito de esgoto urbano na Lagoa José Caetano no município de Quixadá - CEARÁ - BRASIL (Estudo de Caso), Descrição: Projeto de Pesquisa com iniciação científica no Bacharelado em Engenharia Ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal - Coordenador / Jhéssica Viana de Almeida - Integrante.
-
2013 - 2015
Indicadores Socioambientais aplicados a análise do processo dedegradação/desertificação: uma análise da Microrregião do Médio Jaguaribe (Ceará/Brasil)., Descrição: Projeto de Pesquisa referente a bolsa de iniciação científica .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal - Coordenador / Rodrigo Kleber Oliveira do Nascimento - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2012 - 2013
Detalhamento da Aptidão Agrícola de Solos para a Produção de Mamona no Município de Quixadá., Descrição: Projeto Petrobrás de Iniciação Científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal - Coordenador / Francisca Dayana Ross de Oliveira Alexandre - Integrante / Maria de Fátima Costa de Araújo - Integrante., Financiador(es): Programa Petrobras de Desenvolvimento de Recursos Humanos ? PFRH Nível Técn - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2012 - 2013
Indicadores de desertificação: uma análise geobiofísica e socioambiental para o Sertão do Médio Jaguaribe (Ceará/Brasil), Descrição: Projeto de pesquisa de iniciação científica e tecnológica, com o objetivo der determinar de analisar a problemática do processo de degradação\desertificação na área do Médio Jaguaribe, considerando a importância de uso de indicadores geobiofísicos e socioeconômicos à desertificação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal - Coordenador / Rodrigo Kleber Oliveira do Nascimento - Integrante / Rayara Oliveira Jacó - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2010 - 2012
Mapeamento de Solos para Optimização do Aproveitamento da Produtividade Agrícola nas Áreas de Influências do PRONAF: Região dos Inhamuns, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vládia Pinto Vidal de Oliveira em 31/07/2012., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal - Integrante / Vládia Pinto Vidal de Oliveira - Coordenador / Tasso Ivo de Oliveira Neto - Integrante / Ricardo Matos Machado - Integrante / Jefferson Roberto de Oliveira Marinho - Integrante / Renata Ribeiro Torquato - Integrante / Rosa Maria Ramos Maranhão - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2009
Análise socioambiental das áreas degradadas de Cabo Verde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vládia Pinto Vidal de Oliveira em 03/09/2012., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal - Integrante / Vládia Pinto Vidal de Oliveira - Coordenador / José Levi Furtado - Integrante / Rogério Cesar Pereira de Araújo - Integrante / Sebastião Cavalcante de Sousa - Integrante / Antonio Savio Magalhaes de Sousa - Integrante / Laudemira Silva Rabelo - Integrante / Zacharias Bezerra de Oliveira - Integrante / Isildo Gonçalves Gomes - Integrante / Isaurinda Gomes - Integrante / Huáscar Pinto Vidal de Oliveira - Integrante / Carlos Lineu Frota Bezerra - Integrante / Eliedir Ribeiro da Cunha Trigueiro - Integrante / Miguel Angelo Barreto da Moura - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
Projetos de desenvolvimento
-
2013 - 2014
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá Ceará/Brasil., Descrição: Projeto Cientifico e de Inovação Tecnológica para o Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental do IFCE - Campus Quixadá. Visa capacitar e incentivar profissionais na área de pesquisa e aproximar o Público de alunos da Engenharia Ambiental com a comunidade estudantil local. Convenio entre CNPq e. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Fernandes Muniz - Coordenador / Huáscar Pinto Vidal de Oliveira - Integrante / Ana Clenny Fernandes de Aquino - Integrante / Antônio Kassio de Araujo Silva - Integrante / Cícera Patrícia da Silva dos Santos - Integrante / Guilherme Garcia Dias - Integrante / Lydia Maria Pessoa Fernandes - Integrante / Mayhara Cordeiro Martins - Integrante / Carla Viviane de Lima Osório - Integrante / Fabiana dos Santos Lima - Integrante / Rodrigo Kleber do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 6
-
2013 - 2014
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá Ceará/Brasil., Descrição: Projeto Cientifico e de Inovação Tecnológica para o Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental do IFCE - Campus Quixadá. Visa capacitar e incentivar profissionais na área de pesquisa e aproximar o Público de alunos da Engenharia Ambiental com a comunidade estudantil local. Convenio entre CNPq e. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Fernandes Muniz - Coordenador / Huáscar Pinto Vidal de Oliveira - Integrante / Ana Clenny Fernandes de Aquino - Integrante / Antônio Kassio de Araujo Silva - Integrante / Cícera Patrícia da Silva dos Santos - Integrante / Guilherme Garcia Dias - Integrante / Lydia Maria Pessoa Fernandes - Integrante / Mayhara Cordeiro Martins - Integrante / Carla Viviane de Lima Osório - Integrante / Fabiana dos Santos Lima - Integrante / Rodrigo Kleber do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 6
-
2013 - 2014
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá Ceará/Brasil., Descrição: Projeto Cientifico e de Inovação Tecnológica para o Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental do IFCE - Campus Quixadá. Visa capacitar e incentivar profissionais na área de pesquisa e aproximar o Público de alunos da Engenharia Ambiental com a comunidade estudantil local. Convenio entre CNPq e. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Fernandes Muniz - Coordenador / Huáscar Pinto Vidal de Oliveira - Integrante / Ana Clenny Fernandes de Aquino - Integrante / Antônio Kassio de Araujo Silva - Integrante / Cícera Patrícia da Silva dos Santos - Integrante / Guilherme Garcia Dias - Integrante / Lydia Maria Pessoa Fernandes - Integrante / Mayhara Cordeiro Martins - Integrante / Carla Viviane de Lima Osório - Integrante / Fabiana dos Santos Lima - Integrante / Rodrigo Kleber do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 6
-
2013 - 2014
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá ? Ceará/Brasil., Descrição: Projeto Cientifico e de Inovação Tecnológica para o Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental do IFCE - Campus Quixadá. Visa capacitar e incentivar profissionais na área de pesquisa e aproximar o Público de alunos da Engenharia Ambiental com a comunidade estudantil local. Convenio entre CNPq e. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Fernandes Muniz - Coordenador / Huáscar Pinto Vidal de Oliveira - Integrante / Ana Clenny Fernandes de Aquino - Integrante / Antônio Kassio de Araujo Silva - Integrante / Cícera Patrícia da Silva dos Santos - Integrante / Guilherme Garcia Dias - Integrante / Lydia Maria Pessoa Fernandes - Integrante / Mayhara Cordeiro Martins - Integrante / Carla Viviane de Lima Osório - Integrante / Fabiana dos Santos Lima - Integrante / Rodrigo Kleber do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 6
-
2013 - 2014
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá ? Ceará/Brasil., Descrição: Projeto Cientifico e de Inovação Tecnológica para o Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental do IFCE - Campus Quixadá. Visa capacitar e incentivar profissionais na área de pesquisa e aproximar o Público de alunos da Engenharia Ambiental com a comunidade estudantil local. Convenio entre CNPq e. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Fernandes Muniz - Coordenador / Huáscar Pinto Vidal de Oliveira - Integrante / Ana Clenny Fernandes de Aquino - Integrante / Antônio Kassio de Araujo Silva - Integrante / Cícera Patrícia da Silva dos Santos - Integrante / Guilherme Garcia Dias - Integrante / Lydia Maria Pessoa Fernandes - Integrante / Mayhara Cordeiro Martins - Integrante / Carla Viviane de Lima Osório - Integrante / Fabiana dos Santos Lima - Integrante / Rodrigo Kleber do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 6
-
2013 - 2014
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá ? Ceará/Brasil., Descrição: Projeto Cientifico e de Inovação Tecnológica para o Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental do IFCE - Campus Quixadá. Visa capacitar e incentivar profissionais na área de pesquisa e aproximar o Público de alunos da Engenharia Ambiental com a comunidade estudantil local. Convenio entre CNPq e. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Fernandes Muniz - Coordenador / Huáscar Pinto Vidal de Oliveira - Integrante / Ana Clenny Fernandes de Aquino - Integrante / Antônio Kassio de Araujo Silva - Integrante / Cícera Patrícia da Silva dos Santos - Integrante / Guilherme Garcia Dias - Integrante / Lydia Maria Pessoa Fernandes - Integrante / Mayhara Cordeiro Martins - Integrante / Carla Viviane de Lima Osório - Integrante / Fabiana dos Santos Lima - Integrante / Rodrigo Kleber do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 6
-
2013 - 2014
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá ? Ceará/Brasil., Projeto certificado pela empresa Instituto Federal do Ceará - Reitoria em 24/02/2018., Descrição: Projeto Cientifico e de Inovação Tecnológica para o Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental do IFCE - Campus Quixadá. Visa capacitar e incentivar profissionais na área de pesquisa e aproximar o Público de alunos da Engenharia Ambiental com a comunidade estudantil local. Convenio entre CNPq e. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Fernandes Muniz - Coordenador / Huáscar Pinto Vidal de Oliveira - Integrante / Ana Clenny Fernandes de Aquino - Integrante / Antônio Kassio de Araujo Silva - Integrante / Cícera Patrícia da Silva dos Santos - Integrante / Guilherme Garcia Dias - Integrante / Lydia Maria Pessoa Fernandes - Integrante / Mayhara Cordeiro Martins - Integrante / Carla Viviane de Lima Osório - Integrante / Fabiana dos Santos Lima - Integrante / Rodrigo Kleber do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 6
-
2013 - 2014
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá ? Ceará/Brasil., Projeto certificado pela empresa Instituto Federal do Ceará - Reitoria em 24/02/2018., Descrição: Projeto Cientifico e de Inovação Tecnológica para o Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental do IFCE - Campus Quixadá. Visa capacitar e incentivar profissionais na área de pesquisa e aproximar o Público de alunos da Engenharia Ambiental com a comunidade estudantil local. Convenio entre CNPq e. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal - Coordenador / Huáscar Pinto Vidal de Oliveira - Integrante / Ana Clenny Fernandes de Aquino - Integrante / Antônio Kassio de Araujo Silva - Integrante / Cícera Patrícia da Silva dos Santos - Integrante / Guilherme Garcia Dias - Integrante / Lydia Maria Pessoa Fernandes - Integrante / Mayhara Cordeiro Martins - Integrante / Carla Viviane de Lima Osório - Integrante / Fabiana dos Santos Lima - Integrante / Rodrigo Kleber do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 6
-
2013 - 2014
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá ? Ceará/Brasil., Projeto certificado pela empresa Instituto Federal do Ceará - Reitoria em 24/02/2018., Descrição: Projeto Cientifico e de Inovação Tecnológica para o Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental do IFCE - Campus Quixadá. Visa capacitar e incentivar profissionais na área de pesquisa e aproximar o Público de alunos da Engenharia Ambiental com a comunidade estudantil local. Convenio entre CNPq e. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal - Coordenador / Huáscar Pinto Vidal de Oliveira - Integrante / Ana Clenny Fernandes de Aquino - Integrante / Antônio Kassio de Araujo Silva - Integrante / Cícera Patrícia da Silva dos Santos - Integrante / Guilherme Garcia Dias - Integrante / Lydia Maria Pessoa Fernandes - Integrante / Mayhara Cordeiro Martins - Integrante / Carla Viviane de Lima Osório - Integrante / Fabiana dos Santos Lima - Integrante / Rodrigo Kleber do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 6
-
2013 - 2014
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá ? Ceará/Brasil., Projeto certificado pela empresa Instituto Federal do Ceará - Reitoria em 24/02/2018., Descrição: Projeto Cientifico e de Inovação Tecnológica para o Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental do IFCE - Campus Quixadá. Visa capacitar e incentivar profissionais na área de pesquisa e aproximar o Público de alunos da Engenharia Ambiental com a comunidade estudantil local. Convenio entre CNPq e. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal - Coordenador / Huáscar Pinto Vidal de Oliveira - Integrante / Ana Clenny Fernandes de Aquino - Integrante / Antônio Kassio de Araujo Silva - Integrante / Cícera Patrícia da Silva dos Santos - Integrante / Guilherme Garcia Dias - Integrante / Lydia Maria Pessoa Fernandes - Integrante / Mayhara Cordeiro Martins - Integrante / Carla Viviane de Lima Osório - Integrante / Fabiana dos Santos Lima - Integrante / Rodrigo Kleber do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 6
-
2013 - 2014
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá ? Ceará/Brasil., Projeto certificado pela empresa Instituto Federal do Ceará - Reitoria em 24/02/2018., Descrição: Projeto Cientifico e de Inovação Tecnológica para o Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental do IFCE - Campus Quixadá. Visa capacitar e incentivar profissionais na área de pesquisa e aproximar o Público de alunos da Engenharia Ambiental com a comunidade estudantil local. Convenio entre CNPq e. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal - Coordenador / Huáscar Pinto Vidal de Oliveira - Integrante / Ana Clenny Fernandes de Aquino - Integrante / Antônio Kassio de Araujo Silva - Integrante / Cícera Patrícia da Silva dos Santos - Integrante / Guilherme Garcia Dias - Integrante / Lydia Maria Pessoa Fernandes - Integrante / Mayhara Cordeiro Martins - Integrante / Carla Viviane de Lima Osório - Integrante / Fabiana dos Santos Lima - Integrante / Rodrigo Kleber do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7
-
2013 - 2014
Efeitos do escoamento urbano na qualidade das águas da Lagoa José Caetano no perímetro urbano do município de Quixadá ? Ceará/Brasil., Projeto certificado pela empresa Instituto Federal do Ceará em 24/02/2018., Descrição: Projeto Cientifico e de Inovação Tecnológica para o Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental do IFCE - Campus Quixadá. Visa capacitar e incentivar profissionais na área de pesquisa e aproximar o Público de alunos da Engenharia Ambiental com a comunidade estudantil local. Convenio entre CNPq e. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal - Coordenador / Huáscar Pinto Vidal de Oliveira - Integrante / Ana Clenny Fernandes de Aquino - Integrante / Antônio Kassio de Araujo Silva - Integrante / Cícera Patrícia da Silva dos Santos - Integrante / Guilherme Garcia Dias - Integrante / Lydia Maria Pessoa Fernandes - Integrante / Mayhara Cordeiro Martins - Integrante / Carla Viviane de Lima Osório - Integrante / Fabiana dos Santos Lima - Integrante / Rodrigo Kleber do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Ceará - Campus Maracanaú. , Avenida Parque Central, Distrito Industrial I, 61939140 - Maracanaú, CE - Brasil, Telefone: (085) 38786300, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - Atual
Instituto Federal do CearáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do E. Básico, Técnico e Técnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bacharelado em Engenharia Ambiental.
Disciplinas Ministradas: Introdução a Engenharia Ambiental.
Integrado em Química e Edificações.
Disciplina Ministrada: Geografia Física .
Disciplinas para o Semestre Seguinte: Introdução a Engenharia Ambiental; Pedologia Ambiental; Geografia II.
Técnico em Controle Ambiental.
Disciplina Ministrada: Pedologia
2009 - 2010
Universidade Estadual do CearáVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
Geografia Humana do Brasil;
Geografia da População;
Geografia do Ceará;
Geografia do Nordeste;
Espaço Território e Região;
Biogeografia;
2009 - 2009
Faculdade Vale do JaguaribeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 30
Outras informações:
Pós- Graduação em Gestão de Pessoas com ênfase as Questões Ambientais (Latu Senso).
Disciplina Ministrada: Educação Coorporativa.
2008 - 2008
Faculdade KuriusVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Temporário
Outras informações:
Pós-Graduação em Geografia e História (Latu Senso)
Disciplina: O Papel da Tecnologia no Ensino de Ciências Humanas
2001 - 2010
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental/ Geografia, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora de Ensino Fundamental - Educação Básica - 2005 - 2007.
Professora de Educação de Jovens e Adultos - 2009 - 2010.
2006 - 2007
Universidade Federal do PiauíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2006 - 02/2007
Ensino, Curso de Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conservação dos Recursos Naturais, Geografia Urbana II, Organização do Espaço, Organização Espacial do Brasil II
2006 - 2006
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor do Período Especial
Atividades
-
01/2006 - 02/2006
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização Espacial do Nordeste, Conservação dos Recursos Naturais
1997 - 2001
escola lima da silveiraVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Atividades
-
01/1997 - 05/2001
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
2016 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador da Licenciatura em Geografia, Carga horária: 18, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atua na área de Gestão do Campus como coordenadora da Licenciatura em Geografia - IFCE - Campus Quixadá.
2012 - 2014
Universidade Aberta do Brasil - UAB - POLO UECEVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Modalidade a Distancia - UAB, Carga horária: 34
Outras informações:
Professor Colaborador no Curso de Biologia da UAB - Núcleo UECE.;
Disciplina: Fundamentos de Geociências.
2012 - 2013
Rede Escola Técnica Aberta do BrasilVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Modalidade a Distancia -, Carga horária: 160
Outras informações:
Tutora a distancia do Programa de Formação em Serviços Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público - PROFUNCIONARIO.
Disciplinas: Direito Administrativo e do Trabalho (80 horas); Gestão da Educação Escolar (80 horas).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Cristina Fernandes Muniz Vidal e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?