Linder Cândido da Silva
Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com interesses em programação paralela e distribuída, processamento e análise de imagens e inteligência artificial. Do ponto de vista mais científico, atua em colaboração aplicando métodos numéricos e de simulação à problemas da área de Física e Biofísica.
Informações coletadas do Lattes em 21/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Física Computacional
2003 - 2008
Universidade de São Paulo Campus de São Carlos
Título: Simulações por dinâmica molecular aplicadas ao estudo de defeitos em cristais coloidais bidimensionais
Orientador: Osvaldo Novais de Oliveira Jr.
Coorientador: Luciano da Fontoura Costa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Simulação Computacional; Dinâmica molecular; cristais coloidais bidimensionais.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Mestrado em Ciência da Computação
2000 - 2002
Universidade Federal de São Carlos
Título: Um Framework para Adaptação de Aplicações Multimídia em Abientes de Redes Sem fio,Ano de Obtenção: 2002
Sérgio Donizetti Zorzo.Coorientador: Wanderley Lopes de Souza. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Adaptação da aplicação; Mobilidade; Comunicação sem fio.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Image processing.
Graduação em Ciência da Computação
1997 - 2000
Universidade Federal de São Carlos
Título: Qualidade de Serviço (QoS) em Ambiente Computacional Distribuído Mediado por Comunicação Sem Fio
Orientador: Sérigo Donizette Zorzo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Pós-doutorado
2013 - 2014
Pós-Doutorado. , Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas
Formação complementar
2009 - 2009
Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2002 - 2002
Microsoft Dot Net Training. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Informática e Admisnistração Paulista, FIAP, Brasil.
2000 - 2000
Visão Geral Sobre Sistemas Celulares. (Carga horária: 20h). , Instituto de Pesquisas Eldorado - Brasília, ELDORADO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação/Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Image processing.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Distributed systems.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Artificial Intelligence.
Organização de eventos
DaSilva, L. ; ALONSO, R. L. ; SANTOS, I. M. ; Lima A. C. . I Sismpósio de Computação do Araguaia. 2009. (Outro).
Participação em eventos
ERI - Escola Regional de Informática (SBC - MT). Introdução à simulação computacional de sistemas biomoleculares. 2014. (Congresso).
IX Workshop da Pós-Graduação. IX Workshop da Pós-Graduação em Física do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo.. 2005. (Congresso).
15ht Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing (SIBGRAPI). 15ht Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing (SIBGRAPI). 2002. (Congresso).
5th Symposium on Human Factors in Computer Systems (IHC). 5th Symposium on Human Factors in Computer Systems (IHC). 2002. (Congresso).
5th Symposium on Virtual Reality (SVR). 5th Symposium on Virtual Reality (SVR). 2002. (Congresso).
Participação em bancas
DaSilva, L. C.; FRANCA, E. L.; SANTOS, W. B.. Estudo computacional da solubilidade de ácidos fenólicos naturais e suas interações com a quitosana. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência de Materiais (CUA/UFMT)) - Universidade Federal de Mato Grosso.
DaSilva, L. C.; ALVES, F. M.; SOUSA, A. A.. Estudo de Órbitas Planetárias Utilizando Simulações Numéricas com Python. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Física (CUA/UFMT)) - Universidade Federal de Mato Grosso.
DaSilva, L. C.; SANTOS, I. M.; ALONSO, R. L.. Carro de Brinquedo Teleguiado Usando Arduino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação (Barra do Garças)) - Universidade Federal de Mato Grosso.
SANTOS, I. M.;DaSilva, L. C.; SOUSA, R. L.. Sistema de suporte à definição de rotas de entrega varejista usando metaheurística GRASP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação (Barra do Garças)) - Universidade Federal de Mato Grosso.
SANTOS, I. M.;DaSilva, L. C.; SOUSA, R. L.. Otimização do Banco de Dados Geográfico para o Sistema de Manipulação de Dados do Projeto TRMM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação (Barra do Garças)) - Universidade Federal de Mato Grosso.
DaSilva, L. C.; SANTOS, I. M.; ALONSO, R. L.. Implementação do Algoritmos Criptográficos OTP e Diffie-Hellman em Redes de Sensores Sem Fio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação (Barra do Garças)) - Universidade Federal de Mato Grosso.
SANTOS, I. M.;DaSilva, L. C.; ALONSO, R. L.. Implementação do Protocolo de Acesso ao Meio CSMA para uma Rede de Sensores Radiuino. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação (Barra do Garças)) - Universidade Federal de Mato Grosso.
SANTOS, I. M.;DaSilva, L. C.; CARMO, M. S.. Sistema de Extração de Dados de Precipitação do Projeto TRMM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação (Barra do Garças)) - Universidade Federal de Mato Grosso.
SANTOS, I. M.;DaSilva, L.; CARMO, M. S.. Implantação de um sistema de informação geográfico em ambiente web para simulação de vazão e pressão em uma rede de distribuição de água. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Informática) - Universidade Federal de Mato Grosso.
DaSilva, L.; SANTOS, I. M.; ALONSO, R. L.. confecção de Hardware Alternativo para Uso Educacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Informática) - Universidade Federal de Mato Grosso.
DaSilva, L.; SANTOS, I. M.; VITAL, R. A.. Serviços Web em Aplicações Móveis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Informática) - Universidade Federal de Mato Grosso.
DaSilva, L.; ALONSO, R. L.; VITAL, R. A.. Persistência de Objetos: Vantagens e Desvantagens. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Informática) - Universidade Federal de Mato Grosso.
DaSilva, L.; SANTOS, I. M.; GODOY, M.. Uma metaheuristica GRASP com reconexão por caminhos aplicada ao PMCCG. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Informática) - Universidade Federal de Mato Grosso.
DaSilva, L. C.. Ataques Polimórficos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Gennari Peartree.
DaSilva, L. C.. Técnicas e Procedimentos em Redes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Gennari Peartree.
DaSilva, L.; ALONSO, R. L.; SANTOS, I. M.. Concurso público de Provas e Títulos para Provimento de Cargo na Carreira Docente. 2009. Universidade Federal de Mato Grosso.
DaSilva, L.; GODOY, M.; Lima MD. Comissão de Seleção de Professor Substituto. 2006. Universidade Federal de Mato Grosso.
Orientou
Aplicativo para sintetização de voz via extração automática de textos de imagens; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação (Barra do Garças)) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Linder Cândido da Silva;
Avaliação do aprendizado de crianças pré-diagnosticadas com TDAH usando material interativo e animado desenvolvido com a ferramenta scratch; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação (Barra do Garças)) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Linder Cândido da Silva;
Uma proposta de middleware, que explora a correlação espacial de dados, dedicado a diminuir o gasto de energia em RSSFs; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação (Barra do Garças)) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Linder Cândido da Silva;
Avaliação de algoritmos de classificação e algoritmos de combinação de classificadores em bases de dados da área de saúde; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação (Barra do Garças)) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Linder Cândido da Silva;
ACHEI CASA! - Um sistema para locação de imóveis; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação (Barra do Garças)) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Linder Cândido da Silva;
Simulações por dinâmica molecular aplicadas ao estudo do gás nobre argônio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Informática) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Linder Cândido da Silva;
Um modelo de mobilidade de grupos para redes móveis Ad Hoc; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Informática) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Linder Cândido da Silva;
O uso de dispositivos móveis no processo de ensino/aprendizagem; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Informática) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Linder Cândido da Silva;
Projeto e Implementação de Protocolos de Roteamento Para Redes de Sensores Sem Fio; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Linder Cândido da Silva;
Reconhecimento automático de folhas e frutos para identificação de plantas típicas do cerrado brasileiro; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Linder Cândido da Silva;
Produções bibliográficas
-
BRITO, BRAULIO G. A. ; DASILVA, LINDER C. ; HAI, GUO'QIANG ; CÂNDIDO, LADIR . Anharmonic Quantum Effects in Cubic Boron Nitride Crystal by Path Integral Monte Carlo Simulations. PHYSICA STATUS SOLIDI B-BASIC SOLID STATE PHYSICS , v. 2, p. 1900164, 2019.
-
DASILVA, LINDER C ; GURRY, THOMAS ; STULTZ, COLLIN M . Toward a consensus in protein structure nomenclature. Intrinsically Disordered Proteins , v. 2, p. e29700, 2014.
-
LongaresiI, R. H. ; TRAVENCOLO, BAN ; DaSilva, L. C. ; SILVA, P. ; CARVALHO, A. J. F. ; L. da F. Costa ; Farias, R. M. . Replication of Submicrometric Organized Structures of Block Copolymer from Coordination-Polymer Templates. Advanced Science, Engineering and Medicine , v. 5, p. 414-419, 2013.
-
DaSilva, L. C. ; Cândido, L. ; Hai, G-Q. ; Oliveira Jr., O. N. . Mechanism of point-defect diffusion in a two-dimensional colloidal crystal. Applied Physics Letters , v. 99, p. 031904-1, 2011.
-
DaSilva, L. C. ; Cândido, L. ; L. da F. Costa ; Oliveira Jr., O. N. . Formation energy and interaction of point defects in two-dimensional colloidal crystals. Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics , v. 76, p. 035441, 2007.
-
DaSilva, L. C. ; SOUZA, Douglas Ferrari Marquart ; ZORZO, Sergio Donizetti ; SOUZA, Wanderley Lopes de . Um Framework para Adaptação de Aplicações de Mídia Contínua em Ambientes de Computação Móvel. In: SBMIDIA, 2002, Fortaleza - CE. Proceedings of VIII Brazilian Symposium on Multimedia and Hypermedia Systems, 2002. p. 278-286.
-
DaSilva, L. ; Cândido, L. ; OLIVEIRA JR, Osvaldo N ; COSTA, Luciano da Fontoura . Formation energy and interaction of point defects in two-dimensional colloidal crystals. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DaSilva, L. ; OLIVEIRA JR, Osvaldo N . Simulation Environment for investigating adsorption mechanisms in layer-by-layer films. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DaSilva, L. ; Furuya, N . Visão estereoscópica para medida de distância. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Campus Universitário do Araguaia. , Rodovia BR-070, Km 5, São José, 78600000 - Barra do Garças, MT - Brasil, Telefone: (66) 34021100, Fax: (66) 34021110, URL da Homepage:
Experiência profissional
2008 - Atual
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - 2012
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Cargo Administrativo, Enquadramento Funcional: Coordenador de Ensino de Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador de Ensino de Gradução dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Licenciatura em Informática.
2006 - 2008
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Campus Universitário do Araguaia.,Linhas de pesquisa
2005 - 2005
Faculdade Gennari PeartreeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 18
2002 - 2003
Faculdade Gennari PeartreeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2005 - 12/2005
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura e Organização de Computadores, Redes de Computadores, Estruturas de Dados
-
01/2003 - 07/2003
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura e Organização de Computadores, Sistemas Operacionais
-
07/2002 - 12/2002
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura e Organização de Computadores
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Linder Cândido da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?